BR112019012811B1 - Elemento resistente à corrosão - Google Patents

Elemento resistente à corrosão Download PDF

Info

Publication number
BR112019012811B1
BR112019012811B1 BR112019012811-5A BR112019012811A BR112019012811B1 BR 112019012811 B1 BR112019012811 B1 BR 112019012811B1 BR 112019012811 A BR112019012811 A BR 112019012811A BR 112019012811 B1 BR112019012811 B1 BR 112019012811B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
corrosion
coating
resistant element
corrosion resistant
base
Prior art date
Application number
BR112019012811-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019012811A2 (pt
Inventor
Hiroyuki Okuhira
Original Assignee
Smc Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Smc Corporation filed Critical Smc Corporation
Priority claimed from PCT/JP2017/031528 external-priority patent/WO2018116532A1/ja
Publication of BR112019012811A2 publication Critical patent/BR112019012811A2/pt
Publication of BR112019012811B1 publication Critical patent/BR112019012811B1/pt

Links

Abstract

Elemento resistente à corrosão (10), provido com: um material de base (16), feito de alumínio ou uma liga de alumínio; um filme de carbono semelhante a diamante (18) formado sobre a superfície do material de base (16) e feito de carbono amorfo (a-C) ou carbono amorfo hidrogenado (a- C:H); e um material de revestimento contendo resina (20), que pelo menos preenche os poros abertos (24) do filme de carbono semelhante a diamante (18).

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção se refere a um elemento resistente à corrosão tendo uma base contendo alumínio ou uma liga de alumínio e um filme de carbono semelhante a diamante formada sobre uma superfície da base.
ANTECEDENTES DA TÉCNICA
[002] Por exemplo, um aparelho para tratar uma bebida ou um alimento é frequentemente colocado em contato com água, água salgada, um alimento ou bebida ácido ou alcalino, um agente de limpeza, um agente desinfetante, um agente sanitizante, etc. De modo a prevenir a corrosão em tal ambiente, o aparelho é preparado usando um elemento resistente à corrosão tendo uma resistência à corrosão suficiente. Em geral, o elemento resistente à corrosão é composto de um aço inoxidável como descrito na Publicação de Patente Japonesa Aberta ao Público Número 2003-160839, etc.
[003] Entretanto, embora o aço inoxidável tenha uma excelente resistência à corrosão, o aço inoxidável tem uma densidade mais alta e requer custos de material e processamento mais altos, em comparação com muitos materiais de metal. Portanto, o elemento resistente à corrosão composto pelo aço inoxidável pode ter um peso maior e pode requerer custos de produção mais altos. Além disso, o aço inoxidável tem uma baixa lubricidade e, portanto, é provável que se desgaste devido à adesão. Assim, o aço inoxidável apresenta pouca capacidade de deslizamento, e é difícil usar o elemento resistente à corrosão composto do aço inoxidável como um elemento de haste ou semelhante a ser deslizado ao longo de um elemento conjugado de um elemento de rolamento ou semelhante.
[004] Em uma tecnologia proposta na Publicação de Patente Japonesa Aberta Número 2001-191292, um revestimento de óxido anódico tratado com alumita ou um revestimento de fluororesina é formado em uma superfície de uma base de alumínio para obter um elemento resistente à corrosão com uma resistência à corrosão melhorada ou semelhante. O alumínio tem uma densidade menor que a do aço inoxidável e requer menos material e custos de processamento. Portanto, o peso e os custos do elemento resistente à corrosão podem ser reduzidos usando o alumínio em vez do aço inoxidável.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005] Quando o elemento anterior resistente à corrosão utilizando a base possuindo o revestimento de óxido anódico ou o revestimento de fluororesina é colocado em contato com um ácido forte, um álcali forte ou semelhante, a corrosão da base não pode ser suficientemente impedida, e assim o elemento resistente à corrosão não pode ter uma resistência suficiente à corrosão. Além disso, o revestimento de óxido anódico ou o revestimento de fluororesina na base não podem funcionar para melhorar satisfatoriamente a capacidade de deslizamento e a resistência à abrasão do elemento resistente à corrosão. Além disso, em um caso em que o revestimento de fluororesina é formado na base por um processo de cozedura a uma temperatura elevada, a dureza da base pode ser deteriorada devido à alta temperatura.
[006] Um objetivo principal da presente invenção é proporcionar um elemento resistente à corrosão que possa ter um peso leve, possa ser obtido a baixo custo, e possa apresentar melhor capacidade de deslizamento e resistência à abrasão sem deterioração da dureza de uma base.
[007] Outro objetivo da presente invenção é proporcionar um elemento resistente à corrosão que tenha uma excelente resistência à corrosão contra um ácido forte, um álcali forte ou semelhante.
[008] De acordo com um aspecto da presente invenção, é proporcionado um elemento resistente à corrosão compreendendo uma base, um filme de carbono semelhante a diamante e um revestimento, em que a base contém alumínio ou uma liga de alumínio, o filme de carbono semelhante a diamante é formada em uma superfície da base e contém um carbono amorfo (a-C) ou um carbono amorfo hidrogenado (a- C:H), e pelo menos um orifício aberto do filme de carbono semelhante a diamante é preenchido com o revestimento que contém uma resina epóxi.
[009] O elemento resistente à corrosão da presente invenção tem a base contendo o alumínio ou liga de alumínio. O alumínio ou liga de alumínio tem uma densidade inferior à do aço inoxidável ou semelhante, e requer menos material e custos de processamento. Portanto, o peso e os custos do elemento resistente à corrosão podem ser reduzidos usando esta base.
[0010] O filme de carbono semelhante a diamante contendo o a-C ou a-C:H (doravante referido também como o filme DLC) é formado na superfície da base. Cada um de a-C e a-C:H tem uma proporção maior de ligações sp2 a ligações sp3 e tem uma maior flexibilidade quando comparado com um carbono amorfo tetraédrico (ta-C) ou um carbono amorfo tetraédrico hidrogenado (ta-C:H).
[0011] Por conseguinte, o filme DLC contendo a-C ou a- C:H com uma espessura desejada pode ser apropriadamente ligado à superfície da base contendo o material relativamente macio do alumínio ou liga de alumínio, e o filme DLC é dificilmente retirado da base. Além disso, o filme DLC possui alta dureza e excelente lubricidade. Assim, o elemento resistente à corrosão contendo o filme DLC formado na base pode manter uma excelente capacidade de deslizamento e uma excelente resistência à abrasão por um longo tempo.
[0012] O filme DLC tem o orifício aberto (poro) que se estende para o exterior. O orifício aberto é preenchido com o revestimento. Em outras palavras, o orifício aberto do filme DLC é fechado pelo revestimento. O revestimento contém a resina epóxi, que tem uma resistência à corrosão maior do que a dos outros materiais de resina ou semelhantes. Portanto, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão pode ser significativamente melhorada usando o revestimento e o filme DLC que dificilmente é retirado da base.
[0013] O revestimento pode ser formado por um chamado tratamento de cozedura contendo uma etapa de aplicação de um material de resina contendo a resina epóxi, um solvente e semelhantes à base que possui o filme DLC e uma etapa de aquecimento do material de resina aplicado. Por exemplo, o tratamento de cozedura pode ser realizado a uma temperatura de no máximo 140°C a 180°C, isto é, uma temperatura na qual a dureza da base não se deteriora. Portanto, ao contrário de uma tecnologia convencional que contém um tratamento de cozedura em alta temperatura para formar um revestimento de fluororesina, a dureza da base não é deteriorada devido a uma alta temperatura no processo de formação do revestimento. Consequentemente, o elemento resistente à corrosão resultante pode ser usado adequadamente como peça de máquina.
[0014] Como descrito acima, uma vez que o elemento resistente à corrosão contém a base contendo o alumínio ou liga de alumínio, o elemento resistente à corrosão pode ter um peso leve, pode ser obtido a baixo custo, e pode exibir uma excelente capacidade de deslizamento e uma excelente resistência à abrasão devido ao filme DLC formado na superfície da base. Além disso, uma vez que o orifício do filme DLC é fechado pelo revestimento, o elemento resistente à corrosão tem uma excelente resistência à corrosão não só contra água e água salgada, mas também contra um ácido forte, um álcali forte e um agente desinfetante/sanitizante, tal como hipoclorito de sódio. Além disso, o revestimento pode ser formado sem aquecimento à alta temperatura em que a dureza da base é deteriorada.
[0015] No elemento resistente à corrosão, é preferido que o revestimento contenha ainda um óxido de titânio e um negro de fumo. Neste caso, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão pode ser ainda melhorada, e particularmente a resistência ácida pode ser significativamente melhorada. Portanto, o elemento resistente à corrosão resultante pode exibir uma excelente resistência à corrosão mesmo contra um ácido forte.
[0016] No elemento resistente à corrosão, é preferível que a proporção de massa da resina epóxi: óxido de titânio: negro de fumo seja de 5:1:1 a 20:10:10 no revestimento. Neste caso, a resistência à corrosão, particularmente a resistência aos ácidos do elemento resistente à corrosão pode ser ainda melhorada de forma eficaz.
[0017] No elemento resistente à corrosão, é preferido que o revestimento contenha ainda um óxido de cromo. Neste caso, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão pode ser ainda melhorada e, particularmente, a resistência ao álcali pode ser significativamente melhorada. Portanto, o elemento resistente à corrosão resultante pode exibir uma excelente resistência à corrosão, mesmo contra um álcali forte.
[0018] No elemento resistente à corrosão, é preferível que a proporção de massa da resina epóxi: óxido de cromo é de 5:1 a 20:10 no revestimento. Neste caso, a resistência à corrosão, particularmente a resistência ao álcali, do elemento resistente à corrosão pode ser ainda melhorada de forma eficaz.
[0019] No elemento resistente à corrosão, é preferível que uma camada intermediária contendo o carbono amorfo (aC) ou o carbono amorfo hidrogenado (a-C:H) do filme de carbono semelhante a diamante e alumínio seja interposta entre o filme de carbono semelhante a diamante e a superfície da base.
[0020] A camada intermediária e a base contêm o mesmo material metálico de alumínio e, portanto, a camada intermediária é compatível com a base. De um modo semelhante, a camada intermediária e o filme DLC contêm o mesmo material a-C ou a-C:H e, por conseguinte, a camada intermediária é compatível com o filme DLC. Portanto, a camada intermediária é firmemente fixada em ambos a base e o filme DLC. Assim, o filme DLC pode ser firmemente conectado à base interpondo a camada intermediária. Consequentemente, o elemento resistente à corrosão pode manter a excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão com base na alta dureza e lubricidade do filme DLC e a excelente resistência à corrosão com base nas propriedades do filme DLC e do revestimento por um longo tempo.
[0021] No elemento resistente à corrosão, é preferido que o revestimento forme uma camada de revestimento que cubra pelo menos uma parte do filme de carbono semelhante a diamante. Neste caso, mesmo quando o elemento resistente à corrosão é colocado em contato com um ácido ou um álcali, o ácido ou álcali pode ser eficazmente impedido de atingir o filme DLC ou a base pela camada de revestimento. Portanto, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão pode ser ainda melhorada.
[0022] No elemento resistente à corrosão, é preferido que o filme de carbono semelhante a diamante inclua uma superfície deslizante exposta a partir da camada de revestimento, enquanto o orifício aberto é preenchido com o revestimento. No caso em que o filme DLC tem a superfície de deslizamento exposta, é possível aproveitar as vantagens da excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão do filme DLC. Portanto, neste caso, o elemento resistente à corrosão pode ser usado adequadamente como um elemento deslizante. O orifício aberto na superfície de deslizamento do filme DLC é preenchido com o revestimento. Portanto, o elemento resistente à corrosão pode manter a excelente resistência à corrosão contra a água, água salgada, ácido forte, álcali forte, agente desinfetante/sanitizante (hipoclorito de sódio), etc. Consequentemente, o elemento resistente à corrosão tem toda a excelente capacidade de deslizamento, resistência à abrasão e resistência à corrosão.
[0023] No elemento resistente à corrosão, é preferível que a superfície de deslizamento seja deslizada ao longo de um elemento correspondente que contém um aço inoxidável, uma resina poliacetal ou um politetrafluoretileno (PTFE). Neste caso, a abrasão da superfície de deslizamento e o elemento conjugado e a abrasão do elemento resistente à corrosão podem ser prevenidas com eficácia. Portanto, as durações do elemento resistente à corrosão e do elemento conjugado podem ser melhoradas. É ainda preferido que o elemento conjugado contenha um aço inoxidável de SUS304, SUS303 ou SUS316.
[0024] No elemento resistente à corrosão, é preferível que uma graxa à base de flúor seja interposta entre a superfície de deslizamento e o elemento conjugado. Neste caso, a abrasão da superfície de deslizamento ou do elemento conjugado pode ser ainda evitada pela graxa à base de flúor. A graxa à base de flúor tem uma resistência à corrosão maior do que a das outras graxas. Ao usar um lubrificante para uma maquinaria alimentar como a graxa à base de flúor, o elemento resistente à corrosão pode ser colocado em contato com segurança com uma bebida ou alimento.
[0025] O elemento resistente à corrosão pode ser usado adequadamente como um elemento de eixo com o elemento correspondente de um elemento de rolamento. A superfície de deslizamento do elemento resistente à corrosão pode exibir uma capacidade de deslizamento e resistência à abrasão satisfatórias no elemento de rolamento, e todo o elemento do eixo pode exibir uma resistência à corrosão suficiente.
[0026] É preferível que o elemento resistente à corrosão seja um elemento de um aparelho para tratar uma bebida ou um alimento. Como descrito acima, o elemento resistente à corrosão tem a excelente resistência à corrosão. Portanto, a corrosão do elemento resistente à corrosão pode ser efetivamente evitada mesmo quando colocada em contato com a água, água salgada, alimentos ou bebidas ácidas ou alcalinas, agente de limpeza, agente desinfetante/sanitizante, etc. Tanto o filme DLC quanto o revestimento pode ser colocado em contato com a bebida ou alimento com segurança. Por conseguinte, utilizando o elemento resistente à corrosão para o aparelho para tratar a bebida ou comida, enquanto se alcança a segurança alimentar, a resistência à corrosão do aparelho pode ser melhorada, e o peso e custo do aparelho podem ser reduzidos. Os objetos, características e vantagens acima e outros da presente invenção tornar-se-ão mais evidentes a partir da descrição que se segue, quando tomados em conjunto com os desenhos anexos, nos quais uma modalidade preferida da presente invenção é mostrada a título de exemplo ilustrativo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0027] A figura 1 é uma vista esquemática em corte transversal de uma peça principal de um elemento resistente à corrosão de acordo com uma modalidade da presente invenção e um elemento correspondente.
[0028] A figura 2 é uma vista em corte ampliada de uma peça principal do elemento resistente à corrosão da figura 1.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[0029] Uma modalidade preferida do elemento resistente a corrosão da presente invenção será descrita em detalhes abaixo com referência aos desenhos anexos.
[0030] Por exemplo, o elemento resistente à corrosão da presente invenção pode ser adequadamente utilizado como um elemento de um aparelho para tratar uma bebida ou um alimento. Exemplos de tais aparelhos incluem máquinas para misturar, amassar, mexer, pulverizar, aquecer, secar, resfriar, encher, embalar ou armazenar uma matéria-prima ou um produto de bebida ou alimento.
[0031] O elemento resistente à corrosão é particularmente adequado para uso como um elemento de haste em um eixo rotativo ou um eixo linear, por exemplo, em uma máquina de processamento para amassar, mexer ou pulverizar a bebida ou o alimento. No exemplo seguinte desta modalidade, o elemento resistente à corrosão é um elemento de haste, e é usado em conjunto com um elemento conjugado em um aparelho de mancal plano para processamento de alimentos. O elemento conjugado é um elemento de rolamento para suportar de forma deslizante o elemento de eixo. A propósito, o elemento resistente à corrosão pode ser usado em um aparelho diferente do aparelho para tratar a bebida ou comida, e o aparelho não precisa ter o elemento conjugado. Além disso, o elemento resistente à corrosão e o elemento conjugado não estão limitados ao elemento do eixo e ao elemento do rolamento, respectivamente. Por exemplo, o elemento resistente à corrosão pode ser um corpo de cilindro, e o elemento conjugado pode ser um pistão.
[0032] Como mostrado na figura 1, um elemento resistente à corrosão 10 de acordo com esta modalidade é um elemento de eixo para um eixo rotativo, e é usado em conjunto com um elemento conjugado 12 de um elemento de rolamento em um aparelho de rolamento deslizante 14. O elemento resistente à corrosão 10 tem uma base 16, um filme de carbono semelhante a diamante (filme DLC) 18, e um revestimento 20.
[0033] A base 16 um eixo sólido contendo ou consistindo em alumínio ou uma liga de alumínio. Exemplos preferidos das ligas de alumínio incluem A2017, A6060, ADC12 e A5052 de acordo com os Padrões Industriais Japoneses (JIS).
[0034] O filme DLC 18 é formado em uma superfície da base 16 e uma camada intermediária 22 sendo interposta entre o filme de DLC 18 e a base 16. O filme DLC 18 contém ou consiste em um carbono amorfo (a-C) ou em um carbono amorfo hidrogenado (a-C:H). O a-C ou a-C:H tem uma proporção maior de ligações sp2 para ligações sp3 em comparação com um carbono amorfo tetraédrico (ta-C) ou um carbono amorfo tetraédrico hidrogenado (ta-C:H). O a-C consiste em átomos de carbono e o a-C:H contém um átomo de hidrogênio.
[0035] A espessura do filme DLC 18 é de preferência de 1 a 4 μm, mais preferencialmente de 2,5 a 3,5 μm. A dureza Vickers do filme DLC 18 é de preferência de 1.000 a 4.000 HV, mais preferivelmente de 1.400 a 3.000 HV. Controlando a espessura e a dureza Vickers do filme DLC 18 dentro das faixas acima, a capacidade de deslizamento, a resistência à abrasão e a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão 10 podem ser adequadamente melhoradas como descrito a seguir.
[0036] A camada intermediária 22 e a base 16 contêm o mesmo material metálico de alumínio, e a camada intermediária 22 e o filme DLC 18 contêm o mesmo a-C ou a- C:H (doravante referido também como o DLC). Na camada intermediária 22, é preferido que uma porção mais próxima da base 16 contenha uma proporção maior do material de alumínio e uma proporção menor de DLC. Em outras palavras, é preferido que uma porção mais distante da base 16 contenha uma proporção menor do material de alumínio e uma proporção maior de DLC. Neste caso, a proporção da composição de alumínio/DLC da camada intermediária 22 pode ser gradualmente alterada na direção da espessura, e assim a camada intermediária 22 pode ser uma camada de gradiente. Como resultado, a camada intermediária 22 pode ser ligada mais firmemente a cada um dentre filme DLC 18 e base 16. A espessura da camada intermediária 22 não é particularmente limitada e pode ser de cerca de 0,01 a 1,0 μm.
[0037] A figura 2 é uma vista em corte transversal ampliada de uma parte principal do elemento resistente a corrosão 10. Como mostrado na figura 2, o filme DLC 18 e a camada intermediária 22 podem ter um defeito de um orifício aberto 24. O orifício aberto 24 estende-se para o exterior na superfie do filme DLC 18. Pelo menos, o orifício aberto 24 preenchido com o revestimento 20. Assim, o orifício aberto 24 do filme DLC 18 é fechado pelo revestimento 20.
[0038] Nesta modalidade, o orifício aberto 24 é preenchido com o revestimento 20, e uma porção do filme DLC 18 (uma porção diferente de uma superfície deslizante 26) é coberta com uma camada de revestimento 20a do revestimento 20. A superfície de deslizamento 26 é deslizada ao longo do elemento conjugado 12 como descrito a seguir, e também o orifício aberto 24 na superfície de deslizamento 26 é preenchido com o revestimento 20. A espessura da camada de revestimento 20a pode ser apropriadamente selecionada dependendo da utilização e forma do elemento resistente à corrosão 10, do ambiente de utilização, etc. Por exemplo, quando a camada de revestimento 20a tem uma espessura de 5 a 30 μm, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão 10 pode ser apropriadamente melhorada.
[0039] O revestimento 20 contém uma resina epóxi. É preferido que o revestimento 20 contenha ainda um óxido de titânio e um negro de fumo ou que o revestimento 20 contenha ainda óxido de cromo. Em um caso em que o revestimento 20 contém a resina epóxi, o óxido de titânio e o negro de fumo, a proporção de massa da resina epóxi: óxido de titânio: negro de fumo é de um modo preferido de 5:1:1 a 20:10:10. Neste caso, a resistência à corrosão, particularmente a resistência aos ácidos, do elemento resistente à corrosão 10 pode ser eficazmente melhorada.
[0040] Por outro lado, em um caso em que o revestimento 20 contém a resina epóxi e o óxido de cromo, a proporção de massa em massa da resina epóxi: óxido de cromo é de preferência de 5:1 a 20:10. Neste caso, a resistência à corrosão, particularmente a resistência ao álcali, do elemento resistente à corrosão 10 pode ser efetivamente melhorada.
[0041] Como mostrado na figura 1, o elemento conjugado 12 é um elemento de apoio para suportar de forma rotativa e deslizante o elemento resistente à corrosão 10. A superfície interna do elemento conjugado 12 é deslizada ao longo da superfície deslizante 26 do elemento resistente à corrosão 10. O material para o elemento conjugado 12 não é particularmente limitado. Por exemplo, o elemento conjugado 12 contém, de preferência, um aço inoxidável, uma resina poliacetal, um politetrafluoretileno (PTFE) ou semelhantes. O aço inoxidável para o elemento conjugado 12 é de preferência SUS304, SUS303, SUS316 ou semelhante. Quando da seleção apropriada do material, a abrasão da superfície de deslizamento 26 e do elemento conjugado 12 pode ser eficazmente evitada, e a durabilidade do elemento resistente à corrosão 10 e do elemento conjugado 12 pode ser ainda melhorada como descrito a seguir.
[0042] Como mostrado na figura 1, é preferido que uma graxa à base de flúor 28 seja interposta entre a superfície de deslizamento 26 do elemento resistente à corrosão 10 e a superfície interna do elemento conjugado 12. A graxa à base de flúor 28 é um lubrificante para uma maquinaria alimentícia, e a superfície de deslizamento 26 é coberta com a graxa à base de flúor 28. Neste caso, a abrasão da superfície de deslizamento 26 e do elemento conjugado 12 pode ser impedida apropriadamente pela graxa à base de flúor 28. A graxa à base de flúor 28 tem uma resistência à corrosão maior do que a das outras graxas, e pode ser colocada em contato com a bebida ou alimento com segurança.
[0043] O elemento resistente à corrosão 10 desta modalidade tem a estrutura básica acima. Um exemplo de um método para produzir o elemento resistente à corrosão 10 será descrito a seguir.
[0044] Em primeiro lugar, a base 16 é submetida a um tratamento de limpeza com plasma utilizando um íon de argônio ou semelhante. A camada intermediária 22 pode ser ainda mais firmemente ligada à base 16, realizando o tratamento de limpeza com plasma. Depois, a camada intermediária 22 e o filme DLC 18 são formados na base 16 por um método de pulverização utilizando um alvo de grafite e um gás inerte tal como um gás de argônio.
[0045] O método para formar a camada intermediária 22 e o filme DLC 18 não está limitado ao método de pulverização acima, e pode ser selecionado de métodos conhecidos. Por exemplo, o filme DLC 18 contendo a-C pode ser formado por um método de deposição física por vapor (PVD), e o filme DLC 18 contendo o a-C:H pode ser formado por um método de deposição química de vapor (CVD).
[0046] Em seguida, um material de resina para formar o revestimento 20 é aplicado ao filme DLC 18. Por exemplo, em um caso em que o revestimento 20 não contém o óxido de titânio, o negro de fumo, ou o óxido de cromo, o material de resina para formar o revestimento 20 contém preferencialmente 3% em peso da resina epóxi e o restante de um solvente.
[0047] Por exemplo, em um caso em que o revestimento 20 contém o óxido de titânio e o negro de fumo, o material de resina contém de preferência 5% a 20% em peso da resina epóxi, 1% a 10% em peso do óxido de titânio, 1% a 10% em peso do negro de fumo e o restante sendo um solvente.
[0048] Por exemplo, em um caso em que o revestimento 20 contém o óxido de cromo, o material de resina contém de preferência 5% a 20% em peso da resina epóxi, 1% a 10% em peso do óxido de cromo e o restante de um solvente.
[0049] Nesta etapa da aplicação, o orifício aberto 24 no filme DLC 18 é enchido com o material de resina, e todo o filme DLC 18 é coberto com o material de resina, para formar uma camada de aplicação. Um método de aplicação conhecido, tal como um método de revestimento com escova, um método de revestimento por rolo, um método de revestimento por pulverização, um método de revestimento por barra, um método de revestimento por rolo, um método de revestimento por cozedura ou um método de revestimento por imersão podem ser utilizados na etapa de aplicação.
[0050] Em seguida, por exemplo, o material de resina aplicado à base 16 é aquecido a uma temperatura de 180°C ou inferior em um tratamento de cozedura. No tratamento de cozedura, o material de resina é endurecido para formar o revestimento 20. Assim, o orifício aberto 24 no filme DLC 18 é preenchido com o revestimento 20, e todo o filme DLC 18 é coberto com a camada de revestimento 20a da camada de resina endurecida.
[0051] O revestimento 20 pode ser formado pelo tratamento de cozedura a uma temperatura relativamente baixa, em que a dureza da base, deste modo, não se deteriora. Portanto, ao contrário de uma tecnologia convencional que contém um tratamento de cozedura de alta temperatura para formar um revestimento de fluororesina, a dureza da base 16 não é deteriorada devido a uma alta temperatura no processo de formação do revestimento 20.
[0052] Então, em uma porção correspondente à superfície de deslizamento 26 no elemento resistente à corrosão 10, o revestimento 20 é removido e o filme 18 de DLC é exposto a partir da camada de revestimento 20a. O revestimento 20 pode ser removido por um método conhecido, tal como um método de corte ou um método de moagem.
[0053] O elemento resistente à corrosão 10 é produzido da maneira acima. O aparelho de rolamento deslizante 14 é obtido por ligação do elemento conjugado 12 ao elemento resistente a corrosão 10 de uma tal maneira que a superfie interna do elemento conjugado 12 pode ser deslizada ao longo da superfie de deslizamento 26.
[0054] Tal como descrito acima, o elemento resistente à corrosão 10 tem a base 16 contendo a liga de alumínio ou alumínio. O alumínio ou liga de alumínio tem uma densidade menor que a do aço inoxidável e semelhantes, e requer menos material e custos de processamento. Por conseguinte, o peso e os custos do elemento resistente à corrosão 10 podem ser reduzidos utilizando a base 16 acima descrita.
[0055] O filme DLC 18 na base 16 contém a-C ou a-C:H. O a-C ou o a-C:H tem uma proporção maior de ligações sp2 para ligações sp3 e tem uma maior flexibilidade. Portanto, o filme DLC 18 com uma espessura desejada pode ser apropriadamente ligado à superfície da base 16 contendo o material relativamente macio do alumínio ou liga de alumínio. Além disso, o filme DLC 18 tem um baixo coeficiente de atrito e uma excelente capacidade de deslizamento, e tem uma alta dureza e uma excelente resistência à abrasão. Portanto, utilizando o filme DLC 18, a capacidade de deslizamento e a resistência à abrasão do elemento resistente à corrosão 10 podem ser significativamente melhoradas.
[0056] A camada intermediária 22 contendo o alumínio e a-C ou a-C:H é interposta entre o filme de DLC 18 e a base 16. A camada intermediária 22 e a base 16 contêm o mesmo material metálico e, portanto, a camada intermediária 22 é compatível com a base 16. De um modo semelhante, a camada intermediária 22 e o filme DLC 18 contêm o mesmo a-C ou a- C:H, e por isso a camada intermediária 22 é compatível com o filme DLC 18. Portanto, a camada intermediária 22 está fixada firmemente a ambas a base 16 e o filme DLC 18. Assim, o filme DLC 18 pode ser firmemente ligado à base 16 interpondo a camada intermediária 22. Consequentemente, o filme DLC 18 pode ser impedido de ser descascado da base 16, e a superfície de deslizamento 26 do elemento resistente à corrosão 10 pode manter a excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão do filme DLC 18 durante um longo período de tempo.
[0057] Os poros do filme de DLC 18 e da camada intermediária 22 são fechados pelo revestimento 20, e as porções do filme de DLC 18 (uma porção diferente da superfície de deslizamento 26) são cobertas com a camada de revestimento 20a do revestimento 20. O revestimento 20 contém a resina epóxi, e a resina epóxi tem uma resistência à corrosão superior à dos outros materiais de resina e semelhantes.
[0058] O orifício aberto 24 é fechado pelo revestimento 20. Portanto, mesmo quando o elemento resistente à corrosão 10 é colocado em contato com um ácido, um álcali ou semelhante, o ácido ou álcali pode ser impedido de alcançar a base 16 através do orifício aberto 24. Além disso, na porção coberta com a camada de revestimento 20a no elemento resistente à corrosão 10, o ácido ou álcali pode ainda ser eficazmente impedido de alcançar o filme DLC 18 ou a base 16. Consequentemente, o elemento resistente à corrosão 10 tem uma excelente resistência à corrosão, não só contra a água e a água salgada, mas também contra um ácido forte, um álcali forte e um agente desinfetante/sanitizante, como o hipoclorito de sódio.
[0059] Além disso, em um caso em que o revestimento 20 contém ainda o óxido de titânio e o negro de fumo, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão 10 pode ser ainda melhorada, e particularmente a resistência ao ácido pode ser significativamente melhorada. Portanto, o elemento resistente à corrosão 10 resultante pode exibir uma excelente resistência à corrosão, mesmo contra um ácido forte.
[0060] No caso em que o revestimento 20 contém ainda o óxido de cromo, a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão 10 pode ser ainda melhorada e, em particular, a resistência do álcali pode ser significativamente melhorada. Portanto, o elemento resistente à corrosão 10 resultante pode apresentar uma excelente resistência à corrosão, mesmo contra um álcali forte.
[0061] Na superfície de deslizamento 26 do filme de DLC 18 exposta a partir da camada de revestimento 20a, é possível tirar vantagem da excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão do filme DLC 18 de forma eficaz. Assim, a capacidade de deslizamento e a resistência à abrasão do elemento resistente à corrosão 10 podem ser melhoradas formando a superfície de deslizamento 26. O orifício aberto 24 na superfície deslizante 26 do filme DLC 18 é preenchido com o revestimento 20. Portanto, o elemento resistente a corrosão 10 pode manter a excelente resistência à corrosão, mesmo quando a superfície de deslizamento 26 é formada. Consequentemente, o elemento resistente à corrosão 10 tem toda a excelente capacidade de deslizamento, resistência à abrasão e resistência à corrosão.
[0062] A presente invenção não está particularmente limitada à modalidade acima, e várias alterações e modificações podem ser feitas sem sair do âmbito da invenção.
[0063] Por exemplo, embora o elemento resistente à corrosão 10 tenha a camada intermediária 22 na modalidade acima, o elemento resistente à corrosão 10 não precisa ter a camada intermediária 22.
[0064] Embora o elemento resistente à corrosão 10 tenha a superfície de deslizamento 26 na acima da modalidade, o elemento resistente à corrosão 10 não precisa ter a superfície de deslizamento 26, e todo o filme DLC 18 pode ser coberto com a camada de revestimento 20a. Neste caso, particularmente a resistência à corrosão do elemento resistente à corrosão 10 pode ser melhorada. Por conseguinte, o elemento resistente à corrosão 10 pode ser utilizado adequadamente como um elemento diferente do elemento deslizante requerido para ter uma elevada resistência à corrosão. Entretanto, todo o filme DLC 18 pode ser exposto sem formar a camada de revestimento 20a no elemento resistente à corrosão 10. Neste caso, todo o elemento resistente à corrosão 10 tem uma excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão.
[0065] A presente invenção será descrita em detalhes a seguir, com referência aos Exemplos sem intenção de restringir o âmbito da invenção.
Exemplo 1
[0066] Um eixo A6061-T6 sólido tendo um diâmetro de 10 mm e um comprimento de 50 mm foi submetido a um tratamento de superfície de polimento de espelho para preparar uma base 16. Uma camada intermediária 22 e um filme DLC 18 foram formados na base 16. A espessura total foi de 2,0 a 2,2 μm e a dureza Vickers média da superfície do filme DLC 18 foi de 1.350 HV. A dureza Vickers média foi uma média de três valores medidos por um método de acordo com JIS Z 2244 sob uma carga de 10 gf. O mesmo se aplica a seguir.
[0067] Um material de resina para formar o revestimento 20 continha 3,0% em peso de resina epóxi, 17,0% em peso de xileno, 11,0% em peso de etilbenzeno, 5,0% a 10,0% em peso de n-butanol, 1,0% a 5,0% em peso de isobutanol, 1,0% a 5,0% em peso de éter monobutila de etilenoglicol, 0,1% a 1,0% em peso de metanol, 0,8% em peso de aldeído fórmico, 16,0% em peso de uma resina de melamina e 37,0% em peso de uma fonte alquídica. O material de resina foi aplicado ao filme DLC 18 e submetido a um tratamento de cozedura, de modo que um orifício aberto 24 do filme DLC 18 foi fechado por um revestimento 20, e todo o filme DLC 18 foi coberto com uma camada de revestimento 20a tendo uma espessura de 22,0 a 26,0 μm, para produzir um elemento resistente à corrosão 10. Este elemento resistente à corrosão 10 é usado como um elemento de teste do Exemplo 1. No Exemplo 1, a superfície da camada de revestimento 20a tinha uma dureza Vickers média de 12 HV.
Exemplo 2
[0068] Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo 2 da mesma maneira que no Exemplo 1, exceto que o material de resina para formar o revestimento 20 continha 5% a 20% em peso de uma resina epóxi, 1% a 10% em peso de óxido de titânio, 1% a 10% em peso de negro de fumo, 5% a 15% em peso de xileno, 15% a 25% em peso de metiletilcetona, 5% a 15% em peso, de acetato de 2-etoxietila, 10% a 20% em peso de tolueno, e 1% a 10% em peso de éter monobutílico de etilenoglicol e que a camada de revestimento 20-a tinha uma espessura de 21,0 a 25,0 μm. Assim, o revestimento 20 no elemento de teste do Exemplo 2 continha o óxido de titânio e o negro de fumo. No Exemplo 2, a superfície da camada de revestimento 20a tinha uma dureza Vickers média de 50 HV.
Exemplo 3
[0069] Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo 3, da mesma maneira que no Exemplo 1, exceto que o material de resina continha 5% a 20% em peso de uma resina epóxi, 1% a 10% em peso de óxido crômico, 15% a 25% em peso de 1,2- dicloroetano, 5% a 15% em peso de metil isobutil cetona, 5% a 15% em peso de metil etil cetona, 10% a 20% em peso de álcool diacetona, 10% a 20% em peso de etanol e que a camada de revestimento 20a tinha uma espessura de 25,0 a 30,0 μm. Assim, o revestimento 20 no elemento de teste do Exemplo 3 continha o óxido de cromo. No Exemplo 3, a superfície da camada de revestimento 20a tinha uma dureza Vickers média de 20 HV.
Exemplos 4 a 6
[0070] Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo 4 da mesma maneira que no Exemplo 1, exceto pelo uso de A2017 como um material da base 16. Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo 5 da mesma maneira que no Exemplo 2, exceto pelo emprego de A2017 como um material da base 16. Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo 6, da mesma maneira que no Exemplo 2, exceto pelo emprego de ADC12 como material da base 16.
Exemplo Comparativo 1
[0071] A base 16 preparada no Exemplo 1 foi empregada como um elemento de teste do Exemplo Comparativo 1. Assim, o elemento de teste do Exemplo Comparativo 1 não tem a camada intermediária 22, o DLC filme 18, e o revestimento 20.
Exemplo Comparativo 2
[0072] Um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste do Exemplo Comparativo 2 da mesma maneira que no Exemplo 1, exceto que o revestimento 20 não foi formado. Assim, no elemento de teste do Exemplo Comparativo 2, o poro do filme DLC 18 não foi fechado pelo revestimento 20.
Exemplos Comparativos 3 a 5
[0073] A base 16 preparada no Exemplo 1 foi submetida a um tratamento de oxidação anódica para formar um revestimento de óxido anódico (Al2O3) apresentando uma espessura de 13,0 a 16,0 μm, pelo que foi produzido um elemento de teste do Exemplo comparativo 3. O revestimento de óxido anódico no elemento de teste do Exemplo Comparativo 3 foi fechado e coberto com o revestimento 20 do Exemplo 1 para formar uma camada de revestimento 20a tendo uma espessura de 22,0 a 26,0 μm, pelo que foi produzido um elemento de teste do Exemplo Comparativo 4. Um elemento de teste do Exemplo Comparativo 5 foi produzido da mesma maneira que no Exemplo Comparativo 4, exceto por utilizar o revestimento 20 do Exemplo 2. Nos elementos de teste dos Exemplos Comparativos 3 a 5, a superfície do revestimento de óxido anódico tinha uma dureza média Vickers de 320 HV.
Exemplo Comparativo 6
[0074] Um elemento de teste do Exemplo Comparativo 6 foi produzido da mesma maneira que no Exemplo 4, exceto por não utilizar o revestimento 20. Assim, no elemento de teste do Exemplo Comparativo 6, o poro do filme DLC 18 não estava fechado pelo revestimento 20.
[0075] Os testes de avaliação da resistência à corrosão foram realizados utilizando os elementos de teste dos Exemplos 1 a 6 e os Exemplos Comparativos 1 a 6 e sete líquidos diferentes A a G. Um primeiro teste de avaliação de resistência à corrosão foi realizado para obter as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 3 e Exemplos Comparativos 1 a 3 e 5 contra o Líquido A (pH 3,5) de uma cerveja do tipo pilsner. Especificamente, todo o elemento de teste foi imerso no Líquido A à temperatura normal durante 30 dias, e o peso do elemento de teste foi medido antes e depois da imersão para obter a mudança de peso. Considerou-se que o elemento de teste com uma menor variação de peso foi impedido de ser corroído e teve uma maior resistência à corrosão.
[0076] Um segundo teste de avaliação de resistência à corrosão para avaliar as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 5 e Exemplos Comparativos 1 a 3, 5 e 6 contra o Líquido B (pH 1,0) foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido B era uma solução aquosa contendo 3,0% em peso de um detergente ácido para um produto relacionado com alimentos e o detergente ácido continha 35,0% em peso de um ácido fosfórico como componente principal.
[0077] Um terceiro teste de avaliação da resistência à corrosão para avaliar as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 4 e Exemplos Comparativos 1 a 3, 5 e 6 contra o Líquido C (pH 11,0) foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido C era uma solução aquosa contendo 3,0% em peso de um detergente alcalino para um produto relacionado com alimento e o detergente alcalino continha 15,0% em peso de hidróxido de sódio como componente principal.
[0078] Um quarto teste de avaliação de resistência à corrosão para avaliar as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 3 e Exemplo Comparativo 5 contra o Líquido D (pH 12,0) foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido D era uma solução aquosa contendo 0,04% em peso de hidróxido de sódio.
[0079] Um quinto teste de avaliação de resistência à corrosão para obtenção das resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 3 contra o Líquido E (pH 13,0) foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido E era uma solução aquosa contendo 0,4% em peso de hidróxido de sódio.
[0080] Um sexto teste de avaliação de resistência à corrosão para avaliar as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 6 e Exemplo Comparativo 5 contra o Líquido F (pH 14,0) foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido F era uma solução aquosa contendo 4,0% em peso de hidróxido de sódio.
[0081] Um sétimo teste de avaliação de resistência à corrosão para avaliar as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 1 a 3 e Exemplos Comparativos 1, 3 e 4 contra o Líquido G foi realizado da mesma maneira que o primeiro teste acima. O Líquido G era uma solução aquosa contendo 500 ppm de concentração de hipoclorito de sódio (um agente sanitizante/desinfetante). Além disso, as resistências à corrosão dos elementos de teste dos Exemplos 4 e 5 contra o Líquido G foram avaliadas da mesma maneira como no primeiro teste acima, exceto que o elemento de teste foi imerso no Líquido G durante 17 dias.
[0082] Os resultados do primeiro ao sétimo teste são mostrados na Tabela 1. Tabela 1
[0083] Como fica claro na Tabela 1, os elementos de teste dos Exemplos 1 a 6 tendo ambos o filme DLC 18 e o revestimento 20 apresentaram melhores resistências à corrosão contra todos os Líquidos A a G, em comparação com o elemento de teste do Exemplo Comparativo 1 tendo apenas a base 16, os elementos de teste dos Exemplos Comparativos 2 e 6 tendo apenas o filme DLC 18, e o elemento de teste do Exemplo Comparativo 3 apresentando apenas o revestimento de óxido anódico.
[0084] Os elementos de teste dos Exemplos 2, 5 e 6 tendo o revestimento 20 contendo a resina epóxi, o óxido de titânio e o negro de fumo apresentaram excelente resistência à corrosão contra todos os Líquidos A a G e também apresentaram particularmente excelente resistência à corrosão contra os ácidos fortes dos Líquidos A e B.
[0085] O elemento de teste do Exemplo 3 tendo o revestimento 20 contendo a resina epóxi e o óxido de cromo apresentou excelente resistência à corrosão contra todos os Líquidos A a G e também excelente resistência à corrosão contra os fortes álcalis dos Líquidos C a F.
[0086] Fica claro a partir dos resultados acima que o elemento resistente à corrosão 10 de acordo com a modalidade da presente invenção exibe excelente resistência à corrosão contra o ácido forte, o alcalino forte e o agente sanitizante/desinfetante, tal como o hipoclorito de sódio, porque o filme DLC 18 é fechado e coberto com o revestimento 20 contendo a resina epóxi.
[0087] Além disso, em um caso em que o revestimento 20 contém ainda o óxido de titânio e o negro de fumo além da resina epóxi, a resistência à corrosão pode ser ainda melhorada, e particularmente a resistência ao ácido pode ser significativamente melhorada.
[0088] Entretanto, no caso em que o revestimento 20 contém ainda o óxido de cromo em adição à resina epóxi, a resistência à corrosão pode ser ainda melhorada, e particularmente a resistência ao álcali pode ser significativamente melhorada.
[0089] Como descrito acima, o filme DLC 18 usado nos Exemplos 1 a 6 tinha a dureza Vickers de 1.350 HV, que é significativamente maior que a dureza Vickers de 320 HV do revestimento de óxido anódico usado nos Exemplos Comparativos 3 a 5. Além disso, o filme DLC 18 teve a excelente capacidade de deslizamento e resistência à abrasão, embora o revestimento de óxido anódico não pode ter as excelentes propriedades. Por conseguinte, o elemento resistente à corrosão 10 que possui o filme DLC 18 é excelente também na resistência ao deslizamento e à abrasão.
[0090] Em contraste, os elementos de teste dos Exemplos Comparativos 4 e 5 tinham o revestimento de óxido anódico, e os poros do revestimento de óxido anódico foram fechados pelo revestimento 20. Como resultado, embora os elementos de teste dos Exemplos Comparativos 4 e 5 tivessem maior mais resistências à corrosão em comparação com o elemento de teste do Exemplo Comparativo 1 não tendo revestimentos, os elementos de teste dos Exemplos Comparativos 4 e 5 eram pobres na capacidade de deslizamento e resistência à abrasão.
[0091] Em seguida, um elemento resistente à corrosão 10 foi produzido como um elemento de teste da mesma maneira que no Exemplo 5, exceto que a base 16 tinha uma forma de disco com um diâmetro de 40 mm e uma espessura de 7 mm e que a camada de revestimento 20a foi parcialmente removida para formar uma superfície de deslizamento 26 em uma superfície de extremidade. A superfície de deslizamento 26 foi submetida a um teste de avaliação do desgaste por fricção usando um método "ball-on-disk". No método "ballon-disk", uma pluralidade de materiais diferentes foi usada para os elementos correspondentes, o elemento de teste foi usado como um disco, e o elemento conjugado foi usado como um pino.
[0092] Especificamente, o teste de avaliação do desgaste por atrito foi realizado sob uma carga de 1 kgf, uma velocidade linear de 1.000 mm/segundo, uma velocidade de rotação de 660 rpm e uma distância de deslizamento de 1 km. O elemento conjugado era um eixo sólido com um diâmetro de 10 mm. Um aço inoxidável (SUS303), uma resina poliacetal (POM), um politetrafluoretileno (PTFE), uma liga de alto silício (NH41), uma liga de alumínio para fundição (ADC12), uma fundição de bronze (LBC), um latão (C3604), uma fundição de bronze de alumínio (CAC703), e um aço carbono para uma estrutura mecânica (S45C) foram usados como material do elemento conjugado. Os resultados são mostrados na Tabela 2. Tabela 2
[0093] Tal como está claro na Tabela 2, no caso em que a superfície de deslizamento 26 do elemento resistente à corrosão 10 foi deslizada ao longo do SUS303 do elemento conjugado, os volumes de perda de abrasão de ambos os elementos resistentes à corrosão 10 e do elemento conjugado poderiam ser reduzidos. Além disso, no caso em que a superfície de deslizamento 26 do elemento resistente à corrosão 10 foi deslizada ao longo do POM ou PTFE do elemento conjugado, o volume de perda de abrasão do elemento resistente à corrosão 10 pode ser efetivamente reduzido.
[0094] Assim, quando o elemento resistente à corrosão 10 de acordo com a modalidade da presente invenção é usado em combinação com o elemento conjugado 12 contendo aço inoxidável, a resina poliacetal (POM), ou o politetrafluoretileno (PTFE), a abrasão de ambos a superfície de deslizamento 26 e o elemento conjugado 12 podem ser eficazmente impedidos de melhorar as durabilidades do elemento resistente à corrosão 10 e do elemento conjugado 12.

Claims (11)

1. Elemento resistente à corrosão (10), caracterizado pelo fato de que compreende uma base (16), um filme de carbono semelhante a diamante (18) e um revestimento (20), em que a base (16) contém alumínio ou uma liga de alumínio, o filme de carbono semelhante a diamante (18) é formado sobre uma superfície da base (16) e contém um carbono amorfo (a-C) ou um carbono amorfo hidrogenado (a-C:H), pelo menos um orifício aberto (24) do filme de carbono semelhante a diamante (18) é preenchido com o revestimento (20) que contém uma resina epóxi, o revestimento (20) forma uma camada de revestimento (20a) que cobre pelo menos uma parte do filme de carbono semelhante a diamante (18), e o filme de carbono semelhante a diamante (18) inclui uma superfície deslizante (26) exposta da camada de revestimento (20a), enquanto o orifício aberto (24) é preenchido com o revestimento (20).
2. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o revestimento (20) contém ainda um óxido de titânio e um negro de fumo.
3. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que uma proporção de massa da resina epóxi: óxido de titânio: negro de fumo é 5:1:1 a 20:10:10 no revestimento (20).
4. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o revestimento (20) contém ainda um óxido de cromo.
5. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que uma proporção de massa da resina epóxi: óxido de cromo é de 5:1 a 20:10 no revestimento (20).
6. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma camada intermediária (22) contém o carbono amorfo (a-C) ou o carbono amorfo hidrogenado (a-C:H) do filme de carbono semelhante a diamante (18) e o alumínio é interposta entre o filme de carbono semelhante a diamante (18) e a superfície da base (16).
7. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a superfície deslizante (26) é deslizada ao longo de um elemento conjugado (12) que contém um aço inoxidável, uma resina poliacetal ou um politetrafluoretileno.
8. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o elemento conjugado (12) contém um aço inoxidável de SUS304, SUS303 ou SUS316.
9. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que uma graxa à base de flúor (28) é interposta entre a superfície deslizante (26) e o elemento conjugado.
10. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o elemento resistente à corrosão (10) é um elemento de eixo, e o elemento conjugado (12) é um elemento de rolamento para o elemento de eixo.
11. Elemento resistente à corrosão (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o elemento resistente à corrosão (10) é um elemento de um aparelho para tratar uma bebida ou um alimento.
BR112019012811-5A 2016-12-19 2017-09-01 Elemento resistente à corrosão BR112019012811B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
JP2016-245205 2016-12-19
JP2016245205 2016-12-19
PCT/JP2017/031528 WO2018116532A1 (ja) 2016-12-19 2017-09-01 耐食部材

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019012811A2 BR112019012811A2 (pt) 2019-11-26
BR112019012811B1 true BR112019012811B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0910862B1 (pt) anel de pistão com um revestimento dlc
BR112020002358B1 (pt) Componentes de válvula revestidos com superfícies deslizantes resistentes à corrosão
US11457766B2 (en) Corrosion-resistant member
Sheu et al. A comparison of the corrosion resistance and wear resistance behavior of Cr-C, Ni-P and Ni-B coatings electroplated on 4140 alloy steel
Dalibón et al. Mechanical and corrosion behaviour of DLC and TiN coatings deposited on martensitic stainless steel
EP2657551A1 (en) Ball joint
BR112019012811B1 (pt) Elemento resistente à corrosão
BR112014008486B1 (pt) combinação de duas peças de atrito e um lubrificante incluindo um modificador de atrito
JP2006008853A (ja) 硬質炭素皮膜摺動部材及びその製造方法
TW201510111A (zh) 為了相對於另一較軟之組件滑動而塗佈有一層非晶形碳的機械零件
Imran Ansari et al. A high performance of ENi–P coatings on mechanical and tribological properties with influence of bath pH on AZ91 magnesium alloy
Masuko et al. Effect of surface roughening of substrate steel on the improvement of delamination strength and tribological behavior of hydrogenated amorphous carbon coating under lubricated conditions
US6875330B2 (en) Process for coating workpieces with bearing metal
JP2006002221A (ja) クロム含有ダイヤモンド状炭素膜及び摺動部材
Lesnevskiy et al. Tribological properties of TiN-Pb system solid lubricant coatings with various morphologies
Sun et al. Synthesis of Nitrogen-Doped Diamond-Like Carbon Films Produced by Plasma-Enhanced Chemical Vapor Deposition and their Tribocorrosion Behavior in Hanks’ Solution
BR102012014337A2 (pt) bronzina para motores de combustão interna
Pan et al. Wear and Corrosion Resistance Performance of Iron-Based Metallic Amorphous Coating Produced by Twin Wire Arc Spraying
JP2004302396A (ja) 自由雲台
JP2007108406A (ja) ゴムローラー
Recanati et al. Engineering the next generation of carbon based (DLC) coatings for demanding applications
罗状子 et al. Tribological properties of solid lubricating film/microarc oxidation coating on Al alloys
Soltani et al. Effect of Ni-P electroless coating and heat treatment on tribological and corrosion properties of copper substrate
Guo et al. Tribological performance of DLC coating under aqueous solutions
Druet et al. Wear of Si or B doped amorphous carbon coatings