BR112019010469B1 - Método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, método em um nó de rede de rádio para controlar acesso ao nó de rede de rádio, terminal sem fio, nó de rede de rádio, e, método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações - Google Patents

Método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, método em um nó de rede de rádio para controlar acesso ao nó de rede de rádio, terminal sem fio, nó de rede de rádio, e, método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações Download PDF

Info

Publication number
BR112019010469B1
BR112019010469B1 BR112019010469-0A BR112019010469A BR112019010469B1 BR 112019010469 B1 BR112019010469 B1 BR 112019010469B1 BR 112019010469 A BR112019010469 A BR 112019010469A BR 112019010469 B1 BR112019010469 B1 BR 112019010469B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
access
wireless terminal
radio network
coverage
indication
Prior art date
Application number
BR112019010469-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019010469A2 (pt
Inventor
Märten Sundberg
Olof Liberg
Original Assignee
Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Filing date
Publication date
Application filed by Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) filed Critical Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ)
Priority claimed from PCT/EP2016/078890 external-priority patent/WO2018095542A1/en
Publication of BR112019010469A2 publication Critical patent/BR112019010469A2/pt
Publication of BR112019010469B1 publication Critical patent/BR112019010469B1/pt

Links

Abstract

São propostos métodos e aparelhos para controlar uma conexão de rede de acesso por rádio a uma rede de telecomunicações. A fim de permitir a restrição de acesso com base em recursos, um terminal sem fio realiza um retardo ao prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio, com base em uma indicação obtida de restrição de acesso. A restrição de acesso é uma restrição de acesso com base em recursos; com base no uso de recursos de um terminal sem fio.

Description

Campo técnico
[001] O presente pedido refere-se a um método e aparelho para adiar um procedimento de acesso à rede para conexão a uma rede de telecomunicações.
Fundamentos
[002] O 3GPP Release 13 introduziu uma nova tecnologia de acesso por rádio denominada Internet das Coisas de Banda Estreita (NB-IoT) destinada a prover conectividade do tipo máquina para máquina. No mesmo release, foram especificados aprimoramentos de Evolução de Longo Prazo (LTE) destinados a comunicações do tipo máquina (eMTC), incluindo um tipo de Equipamento de usuário (UE) de baixa complexidade com largura de banda reduzida (BL) (UE Categoria M1). Também para o GSM, uma nova solução denominada EC-GSM- IoT foi especificada com o objetivo de atender aos tipos de tráfego da Internet das Coisas (IoT). Um dispositivo NB-IoT ou dispositivo MTC que se conecta a uma rede de telecomunicações via transmissões de rádio pode ser considerado como compreendendo um terminal sem fio; neste documento, a referência a um terminal sem fio deve incluir qualquer dispositivo NB-IoT ou dispositivo MTC, a menos que explicitamente indicado em contrário.
[003] Comum às soluções mencionadas acima é que elas foram projetadas para atender a serviços caracterizados por requisitos em alcance de cobertura de rádio estendido, longa vida útil da bateria, baixa complexidade, bem como transferências de dados curtas. A principal tecnologia usada por essas soluções para facilitar a cobertura estendida são esquemas de transmissão com base em repetição, também conhecidos como repetições cegas nas especificações do EC-GSM-IoT 3GPP, ou apenas repetições nas especificações do NB-IoT e LTE 3GPP.
[004] Espera-se que o número de dispositivos de IoT cresça exponencialmente. NB-IoT, LTE e EC-GSM-IoT foram especificados para oferecer suporte à funcionalidade de restrição de classe de acesso estendida (EAB), em que cada dispositivo é associado a uma entre 10 classes de acesso, e uma entre 5 classes de acesso especiais. A rede pode, a qualquer momento, escolher restringir os dispositivos em uma determinada classe de acesso de fazer um acesso ao sistema. A rede indica isso através de um bitmap sinalizado nas informações do sistema.
[005] A restrição de classe de acesso estendida (EAB) é um mecanismo grosseiro que restringe todos os dispositivos em uma determinada classe de acesso. Não considera o impacto de um determinado dispositivo na carga da rede de acesso por rádio nem leva em conta as características da interface de rádio.
[006] As tecnologias listadas acima (por exemplo, eMTC, NB-IoT e EC-GSM-IoT) introduzem repetições cegas para lidar com usuários que estão em um cenário de cobertura desafiador. Repetições do mesmo bloco de transporte são transmitidas (sem um reconhecimento negativo do receptor) para o receptor combiná-las, fornecendo ganho de processamento. Do ponto de vista de rede, esses dispositivos tipicamente não causam uma quantidade desproporcional de interferência de rede, pois os dispositivos estão em um cenário de cobertura desafiador (ou seja, o nível de sinal recebido na célula de serviço é baixo), mas consumirão uma quantidade desproporcional de recursos que normalmente não podem ser usados por outros dispositivos. Isso pode levar rapidamente a uma situação de congestionamento da rede.
[007] No documento US 9462611, é proposto focar no buffer de dados de transmissão de um UE, significando que uma condição de restrição ocorre com base na quantidade de dados que um UE gostaria de transmitir. Esse método, no entanto, não considera o equipamento de usuário que requer apenas transmitir uma pequena quantidade de dados, mas é um dispositivo de baixa potência e/ou está em condições de rádio desafiadoras.
[008] É um objetivo da presente descrição prover métodos e dispositivos que permitam um melhor controle do acesso por rádio, incluindo técnicas de restrição de acesso melhoradas.
Sumário
[009] O objetivo acima e objetivos adicionais alcançados de acordo com uma primeira modalidade em um método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, o método compreendendo realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a restrição de acesso baseia-se em um uso de recursos de rádio do terminal sem fio. O método oferece a vantagem de que um terminal sem fio que usaria uma grande quantidade de recursos, por exemplo, devido à cobertura estendida, evita acessar a rede de rádio, permitindo que outros terminais sem fio com uma melhor cobertura e, consequentemente, menor consumo de recursos acessem a rede de rádio. Além disso, isso permite que a indicação de restrição de acesso seja específica para terminais sem fio que consomem grandes quantidades de recursos, em vez de ser uma restrição mais aleatória que impediria o acesso à rede de rádio por terminais sem fio que têm boa cobertura e, portanto, não produziriam uma grande quantidade de carga.
[0010] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão. A indicação pode ser definida de forma simples para indicar que qualquer terminal sem fio em cobertura estendida está restrito de acessar o sistema. Alternativamente, um nível estruturado de restrição é conseguido através de um bitmap que proporciona o benefício de, por exemplo, indicar uma ou mais classes de cobertura específicas como sendo restritas. Diferentes tipos de terminal sem fio e terminais sem fio em diferentes situações podem determinar a classe de cobertura à qual pertencem ou são atribuídos. Em outros exemplos, os terminais sem fio têm um modo de transmissão particular para o qual a restrição é indicada.
[0011] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia. Isso provê o benefício de restringir separadamente terminais sem fio de uma determinada classe de potência, por exemplo, dispositivos de baixa potência e/ou terminais sem fio operando em modos de cobertura estendida ou extrema, por exemplo, em um subsolo de um prédio.
[0012] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, o uso de recursos de rádio compreende que o terminal de acesso sem fio realize repetições cegas, repetições ou retransmissão de transmissões para um nó de rede de rádio.
[0013] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, o terminal sem fio determina o uso de recursos de rádio com base na força estimada do sinal da célula e/ou na qualidade e nos limites de uso de recursos de rádio. Isso provê a vantagem de o terminal sem fio ser capaz de determinar seu uso de recursos de rádio dinamicamente e, como resultado, basear sua decisão de realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio como resultado da determinação.
[0014] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende uma pluralidade de sinalizadores ou bitmaps de restrição de classe de acesso com base em recursos, em que cada sinalizador ou bitmap corresponde a uma indicação de uso de recursos de rádio.
[0015] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos. Isso provê a vantagem de que o método aprimora a solução de EAB e, portanto, não está em conflito com esse sistema.
[0016] Em um aspecto adicional da primeira modalidade, o terminal sem fio realiza um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado baseia-se em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso. Isso provê a vantagem de que, se vários terminais sem fio tentarem estabelecer conexão com um acesso por rádio e estiverem restritos, o período durante o qual aguardarão antes de tentar novamente será distribuído aleatoriamente ou aumentará cada vez que tentarem novamente, melhorando assim a recuperação da célula para suportar mais tentativas de acesso.
[0017] Em uma segunda modalidade, é provido um método em um nó de rede de rádio para controlar o acesso ao nó de rede de rádio, o método compreende para prover uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. Isso provê a vantagem de que um nó de rede de rádio que atende a uma célula com alta carga de sinalização pode restringir seletivamente certos terminais sem fio com base nos recursos de rádio que usariam na tentativa de acessar a rede de rádio. Isso provê uma melhoria em relação à EAB, que apenas restringe dispositivos com base na classe de acesso alocada aleatoriamente e não em relação aos recursos que usariam.
[0018] Em um aspecto adicional da segunda modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão.
[0019] Em um aspecto adicional da segunda modalidade, o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia.
[0020] Em um aspecto adicional da segunda modalidade, a provisão de uma indicação de restrição de acesso é sinalizada pelo nó de rede de rádio para o terminal sem fio em um ou mais de: um sinal de sincronização; um sinal de difusão de informações do sistema; um sinal de difusão de informações principais; ou uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado.
[0021] Em um aspecto adicional da segunda modalidade, o nó de rede de rádio provê um período de tempo em que o terminal sem fio realiza um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio, em que o período de tempo é gerado aleatoriamente.
[0022] Em uma terceira modalidade, é provido um terminal sem fio, em que o terminal sem fio é configurado para retardar um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a restrição de acesso baseia-se em um uso de recursos de rádio do terminal sem fio.
[0023] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão.
[0024] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia.
[0025] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, o uso de recursos de rádio compreende que o terminal de acesso sem fio realize repetições cegas, repetições ou retransmissão de transmissões para um nó de rede de rádio.
[0026] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, o terminal sem fio é configurado para determinar o uso de recursos de rádio com base na força estimada do sinal da célula e/ou na qualidade e nos limites de uso de recursos de rádio.
[0027] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende uma pluralidade de sinalizadores ou bitmaps de restrição de classe de acesso com base em recursos, em que cada sinalizador ou bitmap corresponde a uma indicação de uso de recursos de rádio.
[0028] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos.
[0029] Em um aspecto adicional da terceira modalidade, o terminal sem fio é configurado para realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado baseia-se em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso.
[0030] Em uma quarta modalidade, é provido um nó de rede de rádio em que o nó de rede de rádio é configurado para prover uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[0031] Em um aspecto adicional da quarta modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão.
[0032] Em um aspecto adicional da quarta modalidade, o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia.
[0033] Em um aspecto adicional da quarta modalidade, o nó de rede de rádio é adicionalmente configurado para prover um período de tempo em que o terminal sem fio retarda um procedimento de acesso à rede de rádio, em que o período de tempo é gerado aleatoriamente.
[0034] Em um aspecto adicional da quarta modalidade, o nó de rede de rádio é configurado para sinalizar a indicação de restrição de acesso em um ou mais de: um sinal de sincronização, um sinal de difusão de informações do sistema, um sinal de difusão de informações principais, ou uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado.
[0035] Em uma quinta modalidade, é provido um terminal sem fio, compreendendo um conjunto de circuitos de processador, uma memória e um conjunto de circuitos de transceptor. A memória contém instruções executáveis pelo dito conjunto de circuitos de processador e o terminal sem fio é operativo para receber, através do dito conjunto de circuitos de transceptor, uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição é com base no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio e o dito conjunto de circuitos de processador é configurado para determinar o uso de recursos de rádio do terminal sem fio e realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com o nó de rede de rádio com base na indicação de restrição de acesso e no uso de recursos de rádio determinado.
[0036] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão.
[0037] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia.
[0038] Em Um Aspecto Adicional Da Quinta Modalidade, O Uso De Recursos De Rádio Compreende Que O Terminal De Acesso Sem Fio Realize Repetições Cegas, Repetições Ou Retransmissão De Transmissões Para Um Nó De Rede De Rádio.
[0039] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, o conjunto de circuitos de processador é configurado para determinar o uso de recursos de rádio com base na força estimada do sinal da célula e/ou na qualidade e nos limites de uso de recursos de rádio.
[0040] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, a indicação de restrição de acesso compreende uma pluralidade de sinalizadores ou bitmaps de restrição de classe de acesso com base em recursos, em que cada sinalizador ou bitmap corresponde a uma indicação de uso de recursos de rádio.
[0041] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos.
[0042] Em um aspecto adicional da quinta modalidade, o conjunto de circuitos de processador é configurado para realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado baseia- se em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso.
[0043] Em uma sexta modalidade, é provido um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações, em que o nó de rede de rádio compreende uma memória, conjunto de circuitos de processador e conjunto de circuitos de transceptor. A memória contém instruções executáveis pelo dito conjunto de circuitos de processador, pelo que o dito nó de rede de rádio é operativo para prover, através do dito conjunto de circuitos de transceptor, uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[0044] Em um aspecto adicional da sexta modalidade, o conjunto de circuitos de transceptor é adicionalmente configurado para prover um período de tempo em que o terminal sem fio realiza um retardo de um procedimento de acesso à rede de rádio, em que o período de tempo é gerado aleatoriamente.
[0045] Em um aspecto adicional da sexta modalidade, o conjunto de circuitos de transceptor (1203) é adicionalmente configurado para sinalizar a indicação de restrição de acesso e/ou o período de tempo para o terminal sem fio em um ou mais de: um sinal de sincronização, um sinal de difusão de informações do sistema, um sinal de difusão de informações principais, ou uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado.
[0046] Em uma sétima modalidade, é provido um método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações, o método compreendendo um ou mais nós de rede de rádio e uma pluralidade de terminais sem fio, o método compreendendo obter uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição de acesso se baseia no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio, determinar o uso de recursos de rádio do terminal sem fio e fazer com que o terminal sem fio realize um retardo em um procedimento de acesso de rede de rádio com o nó de rede de rádio, com base na indicação de restrição de acesso e o uso determinado de recursos de rádio do terminal sem fio.
[0047] Em uma oitava modalidade, é provido um programa de computador, compreendendo instruções que, quando executadas em pelo menos um processador, fazem com que o pelo menos um processador realize o método de acordo com qualquer um dos métodos descritos aqui.
Breve descrição dos desenhos
[0048] O exposto acima será aparente a partir da seguinte descrição mais detalhada de modalidades exemplificativas, como ilustrado nos desenhos anexos.
[0049] A Figura 1 ilustra uma modalidade exemplificativa de um método em um terminal sem fio; a Figura 2 ilustra uma modalidade exemplificativa adicional de um método em um terminal sem fio; a Figura 3 ilustra uma modalidade exemplificativa adicional de um método em um terminal sem fio; a Figura 4 ilustra uma modalidade exemplificativa adicional de um método em um terminal sem fio; a Figura 5 ilustra uma modalidade exemplificativa adicional de um método em um terminal sem fio; a Figura 6 ilustra uma modalidade exemplificativa adicional de um método em um terminal sem fio; a Figura 7 ilustra uma modalidade exemplificativa de um método em um nó de rede de rádio; a Figura 8 ilustra uma modalidade exemplificativa de um método em um sistema de telecomunicações; a Figura 9 ilustra um aparelho exemplificativo para um terminal sem fio adaptado para as modalidades descritas aqui; a Figura 10 ilustra um aparelho exemplificativo para um nó de rede de rádio adaptado para as modalidades descritas aqui; a Figura 11 ilustra um aparelho exemplificativo adicional para um terminal sem fio adaptado para as modalidades descritas aqui; e a Figura 12 ilustra um aparelho exemplificativo adicional para um nó de rede de rádio adaptado para as modalidades descritas aqui.
Descrição Detalhada
[0050] Os métodos e aparelhos aqui descritos proveem uma melhoria para a restrição de classe de acesso, com consideração específica para o consumo de recursos de rádio, aliviando assim o congestionamento potencial em uma célula com equipamento de usuário que pode realizar repetições cegas, repetições, ou retransmissão de transmissões para um nó de rede de rádio.
[0051] Pode haver várias razões para o uso de repetições cegas, por exemplo, que os dispositivos são implantados em condições desafiadoras (por exemplo, no porão de edifícios), dispositivos de formatos pequenos ou de custo ultrabaixo que fazem com que as propriedades de rádio do dispositivo sejam subideais (por exemplo, usando antenas não ideais pequenas) ou, por exemplo, que os dispositivos usam uma potência de saída menor para acessar a rede.
[0052] Um dispositivo NB-IoT em cobertura estendida pode, por exemplo, usar 128 repetições sob condições de rádio extremas para acessar o sistema no Canal de Acesso Aleatório Físico (NPRACH) NB-IoT, ou seja, o canal físico usado para fazer um acesso inicial ao sistema. Para um dispositivo em cobertura de rádio normal, pode, por outro lado, ser suficiente para enviar uma única instância de NPRACH para acessar o sistema. A EAB não leva esse fator em conta ao restringir UEs para evitar o congestionamento da interface de rádio.
[0053] Para alguns canais, uma quantidade desproporcional de recursos pode ser aliviada/removida por não programar os usuários que usam repetições cegas. No entanto, isso não é possível no acesso ao sistema, onde a rede não tem controle sobre quais dispositivos acessam a rede e nenhum conhecimento relacionado ao seu nível de cobertura e/ou qual quantidade de recursos de rede eles podem usar. Além disso, mesmo no caso de usar a programação para impedir que os dispositivos usem recursos de rede, não é uma solução preferida, pois esses dispositivos ainda consumirão (uma quantidade desproporcional de) recursos no canal de acesso aleatório / canal de controle antes que a rede possa controlar os recursos dedicados programados.
Controle de acesso melhorado
[0054] Para NB-IoT e eMTC, os exemplos consideram melhorias visando o controle de congestionamento para acesso ao sistema. Ambas as interfaces de rádio NB-IoT e eMTC para acesso ao sistema estão fragmentadas em diferentes recursos de rádio (N)PRACH para UEs de diferentes níveis de aprimoramento de cobertura (CE). O controle de congestionamento com base em classe de acesso, no entanto, aplica-se a todos os níveis de CE e, nesse sentido, não é adequado para combater uma situação em que ocorre congestionamento em um nível de CE isolado. Um mecanismo de restrição que leve em conta a configuração da interface de rádio pode melhorar a situação.
[0055] Para o NB-IoT e o eMTC 3GPP, por exemplo, Aprimoramentos adicionais do NB-IoT e eMTC, Release 15, é benéfico especificar um melhor controle de congestionamento levando em consideração as especificidades da interface de rádio.
[0056] Um meio para restringir/rejeitar um acesso de rede para um terminal sem fio com base no nível de cobertura de rádio de um terminal sem fio e, portanto, o uso esperado de recursos do terminal sem fio na rede em relação ao seu nível de cobertura é benéfico. A funcionalidade de restrição/rejeição pode ser dinâmica, no sentido de que, no caso de congestionamento de rede, a restrição pode ser ativada, enquanto em cenários de rede mais leves, pode ser desativada. Um terminal sem fio retarda um procedimento de acesso à rede de rádio, tal como um acesso aleatório, com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio do terminal sem fio.
[0057] Um procedimento de acesso de rede de rádio é, por exemplo, a transmissão de um sinal de enlace ascendente para um nó de rede de rádio que se relaciona ao acesso inicial do terminal sem fio a uma rede de rádio. Em alguns exemplos, esse é um procedimento realizado no modo INATIVO. Em alguns exemplos, o procedimento compreende a sincronização com o nó de rede de rádio. Em outros exemplos, o procedimento é executado após a sincronização com o nó de rede de rádio. Em alguns exemplos, o nó de rede de rádio é uma estação de base, como um eNode B de LTE. Em outros exemplos, o nó de rede de rádio pode ser outro terminal sem fio, por exemplo, operando em um dispositivo para o cenário de dispositivo.
[0058] Uma vantagem provida é que a restrição de terminais sem fio usa mais recursos por oportunidade de transmissão, por exemplo, usuários em cobertura estendida, liberará uma quantidade significativa de recursos de rádio. O resultado líquido é que menos terminais sem fio podem precisar ser restringidos, já que o nó de rede de rádio pode ser mais seletivo através de restrição com base na classe de cobertura do terminal sem fio ou no modo de transmissão (e, portanto, consumo de recursos) para resolver um cenário de congestionamento da rede de rádio.
Uso de Recursos de rádio
[0059] O uso de recursos do terminal sem fio está diretamente ligado ao seu nível de cobertura de rádio. O uso de recursos pode ser o consumo de recursos de rádio, por exemplo, quantas repetições cegas, repetições ou retransmissões HARQ serão executadas. Em outros exemplos, o uso de recursos pode estar relacionado ao consumo de potência. Os terminais sem fio de baixa potência podem exigir mais recursos de sinalização, que podem incluir repetições cegas, repetições ou retransmissão HARQ, devido às transmissões ocorrerem em uma potência menor.
[0060] Um nível de extensão de cobertura (CE) pode ser descrito como um modo de cobertura ou classe de cobertura. O nível de extensão de cobertura pode estar relacionado à perda de acoplamento absoluta de um dispositivo. Em alguns exemplos, há uma relação direta entre o nível de extensão de cobertura e a quantidade de recursos consumidos por um dispositivo. Dependendo do sistema (EC-GSM-IoT, NB-IoT ou LTE), diferentes termos para o nível de extensão de cobertura são usados e também diferentes números de níveis podem ser definidos. Em alguns exemplos, a classe de cobertura estendida inclui níveis de cobertura estendida e níveis de classe de cobertura extrema. Nas especificações LTE, pode-se dizer que uma classe de cobertura mapeia para um nível de extensão de cobertura (CE). Em alguns exemplos, há uma pluralidade de níveis de extensão de cobertura ou classe de cobertura, cada um representando um número de repetições cegas, retransmissão.
[0061] Em alguns exemplos, o uso de recursos de rádio depende de um modo de transmissão específico usado pelo terminal, em que um modo de transmissão difere de outros modos de transmissão pela quantidade de recursos consumidos na rede. Por exemplo, cobertura estendida, ou classe de cobertura, pode ser um modo de transmissão. Outro modo de transmissão pode ser a classe de potência, por exemplo, classe de potência reduzida ou modo de potência reduzida.
[0062] O nível de cobertura ou classe de cobertura pode ser determinado pelo terminal sem fio. Em alguns exemplos, o terminal sem fio lê um conjunto de níveis de sinal e/ou limites de qualidade transmitidos pelo nó de rede de rádio que permite ao UE deduzir seu nível de cobertura. Em alguns exemplos, os ditos níveis e/ou limites de sinal de difusão são transmitidos pelo nó de rede de rádio de serviço (célula de serviço) que é recebido pelo terminal sem fio depois de sincronizar com o nó de rede de rádio.
[0063] Em alguns exemplos, o terminal sem fio é acionado por camadas mais altas para realizar uma ação, por exemplo, um acesso de origem móvel (MO), despertar e sincronizar em tempo e frequência com o nó de rede de rádio. O terminal sem fio pode então estimar a intensidade do sinal de enlace descendente, e/ou qualidade, para estabelecer que o acampado na célula é adequado antes de ler os níveis e/ou limites de sinal de difusão para determinar o nível de cobertura/classe de cobertura.
Indicação de Restrição de Acesso
[0064] A indicação de restrição de acesso é uma indicação de restrição de acesso com base em recursos, ou seja, com base no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. Em um exemplo, a indicação é um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, por exemplo, sinalizador de Restrição de Classe de Acesso com base em Recursos (RACB). Quando o sinalizador RACB é definido, os terminais sem fio em um modo de cobertura estendida são restringidos de se conectar ao nó de rede de rádio. Um terminal sem fio que recebe o sinalizador RACB retarda um procedimento de acesso à rede de rádio, por exemplo, executando um procedimento de acesso aleatório. O retardo pode ser por um período de tempo ou até que o sinalizador RACB seja recebido com o sinalizador desativado. Ligar e desligar o sinalizador a tempo pelo nó de rede de rádio provê a restrição de uma fração distinta de todas as tentativas de acesso dos UEs em cobertura estendida.
[0065] Em outros exemplos, a indicação compreende um bitmap de restrição de acesso com base em recursos, por exemplo, restrição de classe de acesso com base em recursos (RACB), onde cada bit está relacionado a uma determinada classe de acesso com base em recursos. Quando um bit no bitmap é definido, isso indica que uma determinada classe de acesso com base em recursos é restringida. O terminal sem fio é configurado com uma classe de acesso com base em recursos e, se o bit associado à classe de acesso com base em recursos configurado para o terminal sem fio estiver definido, o terminal sem fio deverá executar um retardo no procedimento de acesso à rede de rádio. Em alguns exemplos, o bitmap RACB é lido apenas por um terminal sem fio que requer uma quantidade maior de recursos, por exemplo, devido a estar em cobertura estendida e, portanto, usando repetições cegas, antes de tentar um acesso ao sistema.
[0066] Em outros exemplos, vários mapas de bit RACB podem ser sinalizados, por exemplo, difundidos nas informações do sistema. Cada bitmap pode ser aplicável a um certo uso predefinido de recursos, por exemplo, nível de extensão de cobertura.
[0067] Em outro exemplo, o sinalizador ou sinalizadores mencionados acima são usados sem o uso de um bitmap RACB/EAB específico. Ou seja, uma combinação de ponto/bit de código, bit ou sinalizador é usada para indicar que uma classe de cobertura específica não tem permissão para acessar a rede. Isso pode ser chamado de um bitmap de restrição de recursos (RBB). Qualquer terminal sem fio pertencente a uma classe de cobertura sinalizada no RBB não terá permissão para acessar a rede.
Sinalização da indicação de restrição de acesso
[0068] Em alguns exemplos, a indicação de restrição de acesso, que é uma restrição de acesso com base em recursos, é sinalizada nas informações do sistema ou em outra mensagem de difusão. A mensagem de difusão pode ser uma mensagem de protocolo de controle de recursos de rádio (RRC). Dependendo do sistema em uso, diferentes mensagens de informações do sistema se aplicam, por exemplo, uma mensagem de informações de cobertura estendida (EC-SI) para EC-GSM-IoT, uma mensagem LTE SI para eMTC e outros recursos de LTE ou uma mensagem de banda estreita de informações do sistema (SI-NB) para NB-IoT.
[0069] Em outro exemplo, a sinalização da indicação de restrição de acesso, ou uma alteração da mesma, é realizada usando um canal de sincronização (SCH), por exemplo, o EC-SCH para EC-GSM-IoT, o sinal de sincronização primária de LTE (PSS) ou sinal de sincronização secundária SSS (SSS) para eMTC e outros recursos de LTE ou o sinal de sincronização primária de NB (NPSS ) ou o sinal de sincronização secundária de NB (NSSS) para NB- IoT.
[0070] Em um outro exemplo, a sinalização do bitmap RACB, ou uma alteração da mesma, é realizada usando uma mensagem de bloco de informações principais (MIB), isto é, o MIB para LTE ou o MIB-NB para NB-IoT.
[0071] Em um outro exemplo, a sinalização da indicação de restrição de acesso, ou uma alteração da mesma, é realizada usando uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado, isto é, o Canal de Controle Comum de EC (EC-CCCH) para EC-GSM-IoT, o canal de controle de enlace descendente físico (PDCCH) para LTE, ou uma versão do mesmo, o canal de controle de enlace descendente físico de MTC (MPDCCH) para eMTC ou o canal de controle de enlace descendente físico de banda estreita (NPDCCH) para NB-IoT.
[0072] Em um outro exemplo, a sinalização da indicação de restrição de acesso, ou uma alteração da mesma, é realizada usando uma combinação das opções de sinalização mencionadas acima.
[0073] Em uma primeira etapa, um canal de sincronização ou o bloco de informações principais pode ser usado para indicar ao UE uma alteração na restrição de acesso. Em uma segunda etapa, o UE lê as informações principais ou as informações do sistema para adquirir o estado mais recente da restrição de acesso com base em recursos.
[0074] Os bits que comunicam as informações de restrição podem ser colocados, por exemplo, nas informações de sistema mencionadas acima, informações principais. Para um controle mais dinâmico do mecanismo de restrição, as informações de restrição podem ser colocadas no canal de sincronização, canal de controle comum, outro canal monitorado pelo terminal sem fio ou um novo canal que o terminal sem fio é solicitado a monitorar e decodificar antes de tentar acesso ao sistema. As informações do sistema normalmente não têm a propriedade que um terminal sem fio sempre tem para decodificá-lo antes do acesso ao sistema, mas pode ser adquirida com menos frequência pelo terminal (para minimizar o retardo do sistema e melhorar o consumo de energia do terminal sem fio).
[0075] Com um mecanismo de restrição dinâmica, o bitmap de restrição de classe de cobertura (por exemplo, RACB, RBB) também pode ser alternado pela rede para que fique ativo por exemplo 15% do tempo e, portanto, 15% das tentativas de acesso ao terminal sem fio serão restringidas. Isso provê uma funcionalidade similar ao uso do bitmap de restrição de acesso, mas que apenas o bitmap da restrição de classe de cobertura precisa ser sinalizado pela rede. Em vez disso, os terminais sem fio são restringidos aleatoriamente, dependendo de sua classe de cobertura e quando estão tentando acessar a rede, em vez de serem restringidos por pertencerem a uma determinada classe de acesso.
Retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio
[0076] Quando ocorre uma situação de restrição, a fim de limitar o consumo de energia no terminal sem fio, um temporizador pode ser implementado. Em alguns exemplos, o valor do temporizador é predefinido. Em outros exemplos, o temporizador é sinalizado em, por exemplo, informações do sistema ou diretamente ao terminal sem fio, por exemplo, em uma mensagem de controle de recursos de rádio (RRC). O terminal sem fio pode retornar a um modo de inatividade até que o temporizador expire e, em seguida, o acesso ao sistema pode ser tentado novamente. Em alguns exemplos, o temporizador é configurado para um período progressivamente mais longo se o acesso ao sistema for negado em tentativas consecutivas de acesso. Em alguns exemplos, o valor do temporizador é determinado aleatoriamente pelo terminal sem fio ou pelo nó de rede de rádio (e, portanto, transmitido ao terminal sem fio). Em alguns exemplos, o valor é provido em uma janela de tempo predefinida. Ao selecionar um período de tempo gerado aleatoriamente se muitos terminais sem fio estiverem tentando acessar a rede de rádio em horários semelhantes e tiverem acesso negado devido a restrições de acesso com base em recursos, esses terminais sem fio terão um retardo distribuído aleatoriamente antes de tentarem acessar novamente o sistema.
Dispositivos de Baixa Potência
[0077] Os sistemas NB-IoT, EC-GSM-IoT e LTE suportam terminais sem fio de diferentes classes de potência de saída. Terminais sem fio com uma potência de saída máxima baixa podem terminar antes na cobertura estendida, devido ao seu fraco enlace ascendente. Em alguns exemplos, condições de restrição separadas para terminais sem fio de classe de baixa potência são implementadas. Tais mecanismos podem ser realizados através da indicação de restrição de acesso como descrito acima, em que a indicação corresponde a um terminal sem fio que suporta baixa potência de saída. Em alguns exemplos, os modos ou classes de baixa potência correspondem a um ou mais modos de transmissão, em que a indicação de restrição de acesso corresponde a um modo de transmissão que é restringido.
Exemplos detalhados de acordo com os desenhos
[0078] Com referência detalhada agora aos desenhos, ilustrado na Figura 1, é provido um método em um terminal sem fio, começando em 100, em que o terminal sem fio, em 110, realiza um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso. A indicação de restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio do terminal sem fio.
[0079] O procedimento de acesso à rede de rádio, em alguns exemplos, é um procedimento de acesso aleatório em que o terminal sem fio se conecta ao nó de rede de rádio para transmitir ou receber dados.
[0080] A indicação de restrição de acesso pode ser um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, indicando que os terminais sem fio que requerem maiores quantidades de recursos (por exemplo, devido à execução de repetições cegas) são restringidos de realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. A indicação pode alternativamente ser um bitmap de restrição de acesso com em recursos de rádio, em que, por exemplo, o bitmap corresponde a uma classe de restrição de acesso com base em recursos predefinida ou previamente configurada no terminal sem fio. Em outros exemplos, a indicação compreende um nível de classe de cobertura que corresponde a uma das várias classes de cobertura. As classes de cobertura podem ser determinadas pelo terminal sem fio. Em alguns exemplos, a indicação compreende um modo de transmissão do terminal sem fio, por exemplo, um modo de cobertura ou um modo de potência. Deve ser reconhecido a partir da descrição que a indicação de restrição de acesso pode compreender uma combinação das técnicas descritas acima. O método termina em 120.
[0081] Na Figura 2 é representado um outro método, começando em 200, em que um terminal sem fio determina primeiro seu uso de recursos de rádio 210; isso pode ser derivado dos modos específicos de operação do terminal sem fio, por exemplo o tipo de dispositivo (baixa potência, fator de forma pequeno) ou pode ser derivado por meio de medições de células que determinam se o terminal sem fio opera em uma determinada classe de cobertura.
[0082] O terminal sem fio obtém 220 uma indicação de restrição de acesso com base em recursos. A indicação pode compreender um ou mais de um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, um mapa de bits de restrição de acesso com base em recursos, um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão. Embora a Figura 2 represente a etapa de obtenção 220 que ocorre após o terminal sem fio ter determinado seu uso de recursos de rádio 210, em outros exemplos, o terminal sem fio obtém a restrição de acesso com base em recursos de rádio antes de determinar seu uso de recursos de rádio.
[0083] O terminal sem fio então compara 230 seu uso de recursos de rádio determinado com a indicação de restrição de acesso com base em recursos obtida. Se a indicação corresponder ao uso de recursos determinado do terminal sem fio, o terminal sem fio executará um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio. Se a indicação não corresponder ao uso de recursos de rádio determinado pelo terminal sem fio, isto é, o terminal sem fio não estiver operando em um modo para o qual a restrição de acesso com base em recursos está definida, o terminal sem fio prossegue com a realização de um procedimento de acesso à rede de rádio. O método termina em 260.
[0084] A Figura 3 descreve o processo para um terminal sem fio determinando seu uso de recursos de rádio. O método começa em 300 e, nesse exemplo, o terminal sem fio está em modo de espera. O terminal sem fio desperta 310 para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. Em alguns exemplos, o terminal sem fio é acionado por camadas mais altas para realizar uma ação, por exemplo, um acesso de origem móvel (MO).
[0085] O terminal sem fio é sincronizado com uma célula 320. Em alguns exemplos, isso compreende sincronizar em tempo e frequência com a rede de acesso por rádio, em particular a do nó de rede de rádio que serve a célula detectada pelo terminal sem fio.
[0086] O terminal sem fio estima a força do sinal de enlace descendente, e/ou a qualidade, para estabelecer que o acampado na célula é adequado para o terminal sem fio se comunicar. Se esse for o caso, o terminal sem fio adquire 340 as informações do sistema difundidas e lê um conjunto de níveis de sinal e/ou limites de qualidade.
[0087] O terminal sem fio determina, então, o uso de recursos de rádio, por exemplo, seu nível de classe de cobertura com base na intensidade e/ou qualidade do sinal medido e os limites da classe de cobertura obtidos a partir das informações do sistema. O método termina em 360.
[0088] Na Figura 4 é provida uma modalidade da descrição para determinar a restrição com base em recursos, com base em um bitmap de restrição de acesso com base em recursos. O processo começa em 400, em que um terminal sem fio é configurado com um valor de Classe de Acesso (por exemplo, valor Y), por exemplo, a classe de acesso de restrição de classe de acesso estendida (EAB). O terminal sem fio determina 410 o uso de recursos de rádio, por exemplo, uma classe/nível de cobertura. Em alguns exemplos, o terminal sem fio determina sua classe/nível de cobertura, conforme descrito na Figura 3.
[0089] O terminal sem fio obtém 420 uma indicação de restrição de acesso com base em recursos, essa etapa corresponde à etapa 220 na Figura 2. O terminal sem fio seleciona e lê o bitmap de RACB que está associado ao seu nível de cobertura 430. Se o bitmap de RACB indicar que uma ou mais classes de Acesso estão barradas, o terminal sem fio compara sua própria classe de acesso com as classes de acesso restringidas para determinar se o terminal sem fio está restringido de acessar o sistema.
[0090] Se o terminal sem fio estiver restringido (por exemplo, a Classe de acesso Y estiver restringida) do acesso ao sistema, o terminal sem fio realizará 440 um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio. Se o terminal sem fio não estiver restringido, o terminal sem fio continuará realizando 450 um procedimento de acesso à rede de rádio. O método termina em 460.
[0091] Na Figura 5, começando em 500, é provida uma modalidade da descrição para determinar a restrição com base em recursos, com base em um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos. O terminal sem fio é configurado com uma classe de acesso, por exemplo, Classe EAB conforme descrito acima e o terminal sem fio determina 510 sua classe de cobertura, por exemplo, conforme descrito anteriormente.
[0092] O terminal sem fio obtém 520 uma indicação de restrição de acesso com base em recursos, essa etapa corresponde à etapa 220 na Figura 2. Nessa modalidade, a indicação compreende um sinalizador RACB. Se o sinalizador estiver definido, todos os terminais sem fio que exigem um nível mais alto de recursos, por exemplo, devido a estar em cobertura estendida e que suportam RACB e EAB, devem ler o bitmap de EAB para determinar se eles estão restringidos antes de tentar um acesso ao sistema. O sinalizador poderia ser, na sua forma mais simples, um único bit. Em outras modalidades, a indicação de restrição de acesso pode ser composta por mais pontos de código em que cada ponto de código determina se os terminais sem fio em uma determinada classe de cobertura, ou uma combinação de classes de cobertura, devem ler o bitmap de EAB.
[0093] O terminal sem fio examina então o sinalizador de RACB, por exemplo, para a sua classe de cobertura determinada 530. Se o respectivo sinalizador de RACB for definido, o terminal sem fio lê os valores do bitmap de EAB e compara com o valor da classe EAB 550. Se a classe de EAB (por exemplo, classe Y) for definida, o terminal sem fio será restringido do acesso ao sistema e realiza 560 um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio. Se o terminal sem fio não estiver restringido, o terminal sem fio continuará realizando 570 um procedimento de acesso à rede de rádio. O método termina em 580.
[0094] Na Figura 6 é representada uma modalidade em que o terminal sem fio determina a restrição de acesso com base em recursos durante a fase de sincronização. O processo começa em 600 e aplica-se a um terminal sem fio com uma classe de cobertura específica (por exemplo, classe de cobertura X), a classe de cobertura pode ser pré-configurada ou determinada pelo seu modo de operação, por exemplo, nível de potência 610.
[0095] O terminal sem fio sincroniza 620 a uma célula através do canal de sincronização e lê a indicação de restrição de acesso, por exemplo, o bitmap de restrição de recursos (RBB), que é sinalizado no canal de sincronização. O terminal sem fio, em seguida, verifica se a classe de cobertura à qual pertence (por exemplo, classe X) é definida, de acordo com o RBB 630. Se o bit no RBB correspondente à classe de cobertura do terminal sem fio for definido, o terminal sem fio será restringido do acesso ao sistema e realiza 640 um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio. Se o terminal sem fio não estiver restringido, o terminal sem fio continuará realizando 670 um procedimento de acesso à rede de rádio.
[0096] Opcionalmente, o terminal sem fio pode determinar a duração em que retarda o procedimento de acesso à rede de rádio com base em tentativas de acesso anteriores 650. Se o terminal sem fio tentou anteriormente realizar um procedimento de acesso à rede de rádio no qual foi restringido de acessar o sistema, o período de retardo é aumentado 660. Em alguns exemplos, a duração do retardo é proporcional ao número de tentativas de acesso com falha. O processo termina em 680.
[0097] Na Figura 7 é provida uma modalidade para um método em um nó de rede de rádio, começando em 700. O nó de rede de rádio provê 710 uma indicação de restrição de acesso, em que a restrição de acesso baseia-se em um uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. O procedimento de acesso à rede de rádio, em alguns exemplos, é um procedimento de acesso aleatório em que o terminal sem fio se conecta ao nó de rede de rádio para transmitir ou receber dados.
[0098] A indicação de restrição de acesso pode ser um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, indicando que os terminais sem fio que requerem maiores quantidades de recursos (por exemplo, devido à execução de repetições cegas) são restringidos de realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. A indicação pode alternativamente ser um bitmap de restrição de acesso com em recursos de rádio, em que o bitmap corresponde a uma classe de restrição de acesso com base em recursos predefinida ou previamente configurada no terminal sem fio. Em outros exemplos, a indicação compreende um nível de classe de cobertura que corresponde a uma das várias classes de cobertura que podem ser determinadas pelo terminal sem fio. Em alguns exemplos, a indicação compreende um modo de transmissão do terminal sem fio, por exemplo, um modo de cobertura ou um modo de potência. Deve ser reconhecido a partir da descrição que a indicação de restrição de acesso pode compreender uma combinação das técnicas descritas acima.
[0099] O nó de rede de rádio pode sinalizar a indicação de restrição de acesso ao terminal sem fio. O tipo de sinal usado pode depender do sistema no qual o método é implementado. Em alguns exemplos, a indicação é provida em um sinal de sincronização. Em outros exemplos, a indicação é provida em uma difusão de informações do sistema ou em uma difusão de informações principais. Em exemplos adicionais, a indicação é provida em uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado. Em alguns exemplos, a indicação é provida em uma pluralidade dos meios de sinalização mencionados acima e ou outros mecanismos de sinalização que alcançam o mesmo resultado.
[00100] Em alguns exemplos, o nó de rede de rádio fornece um período de tempo durante o qual o terminal sem fio deve retardar o procedimento de acesso à rede de rádio. Em alguns exemplos, o período de tempo é gerado aleatoriamente para prover uma distribuição aleatória do tempo em que os terminais sem fio tentam realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. O procedimento termina em 720.
[00101] A Figura 8 representa uma modalidade para um método em um sistema para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações. O procedimento começa em 800, em que o sistema compreende um ou mais nós de rede de rádio e uma pluralidade de terminais sem fio. O sistema obtém em 810 uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a indicação de restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[00102] No 820, o sistema determina o uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. Isso pode ser conseguido pelo terminal sem fio em questão, conforme descrito acima. Em outros exemplos, isso pode ser configurado ou determinado pelo modo do terminal, por exemplo, sua classe de potência ou modo de transmissão e, portanto, conhecido ou obtido pelo sistema. Embora a Figura 8 represente a etapa de obtenção 810 que ocorre antes da etapa de determinação do uso de recursos de rádio de um terminal sem fio 820, em outros exemplos, o sistema obtém a restrição de acesso com base em recursos de rádio após determinar o uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[00103] Em 830, o sistema faz com que o terminal sem fio realize um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com o nó de rede de rádio com base na indicação de restrição de acesso e no uso de recursos de rádio determinado do terminal sem fio. Por exemplo, o sistema pode se comunicar com o terminal sem fio por meio de um protocolo de camada de gerenciamento, como o LWM2M. O processo termina em 840.
[00104] A Figura 9 representa um terminal sem fio 900 configurado para realizar um ou mais dos métodos aqui descritos. Em particular, o terminal sem fio é configurado para retardar um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a restrição de acesso baseia-se em um uso de recursos de rádio do terminal sem fio. O procedimento de acesso à rede de rádio, em alguns exemplos, é um procedimento de acesso aleatório em que o terminal sem fio se conecta ao nó de rede de rádio para transmitir ou receber dados.
[00105] A indicação de restrição de acesso pode ser um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, indicando que os terminais sem fio que requerem maiores quantidades de recursos (por exemplo, devido à execução de repetições cegas) são restringidos de realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. A indicação pode alternativamente ser um bitmap de restrição de acesso com em recursos de rádio, em que, por exemplo, o bitmap corresponde a uma classe de restrição de acesso com base em recursos predefinida ou previamente configurada no terminal sem fio. Em outros exemplos, a indicação compreende um nível de classe de cobertura que corresponde a uma das várias classes de cobertura. Em alguns exemplos, a indicação compreende um modo de transmissão do terminal sem fio, por exemplo, um modo de cobertura ou um modo de potência. Deve ser reconhecido a partir da descrição que a indicação de restrição de acesso pode compreender uma combinação das técnicas descritas acima.
[00106] Em alguns exemplos, o terminal sem fio 900 é adicionalmente configurado para determinar o uso de recursos de rádio com base na força estimada do sinal da célula e/ou na qualidade e nos limites de uso de recursos de rádio. Em alguns exemplos, o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida (EAB) para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos. Em outros exemplos, o terminal sem fio é configurado para realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado baseia- se em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso.
[00107] A Figura 10 representa um nó de rede de rádio 1000 configurado para realizar um ou mais dos métodos aqui descritos. Em particular, o nó de rede de rádio é configurado para prover (1000) uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição de acesso baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. O procedimento de acesso à rede de rádio, em alguns exemplos, é um procedimento de acesso aleatório em que o terminal sem fio se conecta ao nó de rede de rádio para transmitir ou receber dados.
[00108] A indicação de restrição de acesso pode ser um sinalizador de restrição de acesso com base em recursos, indicando que os terminais sem fio que requerem maiores quantidades de recursos (por exemplo, devido à execução de repetições cegas) são restringidos de realizar um procedimento de acesso à rede de rádio. A indicação pode alternativamente ser um bitmap de restrição de acesso com em recursos de rádio, em que, por exemplo, o bitmap corresponde a uma classe de restrição de acesso com base em recursos predefinida ou previamente configurada no terminal sem fio. Em outros exemplos, a indicação compreende um nível de classe de cobertura que corresponde a uma das várias classes de cobertura que podem ser determinadas pelo terminal sem fio. Em alguns exemplos, a indicação compreende um modo de transmissão do terminal sem fio, por exemplo, um modo de cobertura ou um modo de potência, ou uma combinação dos dois. Deve ser reconhecido a partir da descrição que a indicação de restrição de acesso pode compreender uma combinação das técnicas descritas acima.
[00109] O nó de rede de rádio 1000 pode ser configurado para sinalizar a indicação de restrição de acesso ao terminal sem fio. O tipo de sinal usado pode depender do sistema no qual o método é implementado. Em alguns exemplos, a indicação é provida em um sinal de sincronização. Em outros exemplos, a indicação é provida em uma difusão de informações do sistema ou em uma difusão de informações principais. Em exemplos adicionais, a indicação é provida em uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado. Em alguns exemplos, a indicação é provida em uma pluralidade dos meios de sinalização mencionados acima e ou outros mecanismos de sinalização que alcançam o mesmo resultado.
[00110] Em alguns exemplos, o nó de rede de rádio 1000 é configurado para prover um período de tempo durante o qual o terminal sem fio deve retardar o procedimento de acesso à rede de rádio. Em alguns exemplos, o período de tempo é gerado aleatoriamente para prover uma distribuição aleatória do tempo em que os terminais sem fio tentam realizar um procedimento de acesso à rede de rádio.
[00111] A Figura 11 representa um exemplo adicional de um terminal sem fio 1100 compreendendo um conjunto de circuitos de processador 1101, uma memória 1102 e um conjunto de circuitos de transceptor 1103, a dita memória contendo instruções executáveis pelo dito conjunto de circuitos de processador em que as instruções habilitam o terminal sem fio para realizar um ou mais dos métodos aqui descritos. O conjunto de circuitos de transceptor 1103 compreende os componentes necessários para comunicação com um ou mais nós de rede de rádio. Para esse fim, pode incluir qualquer número de unidades ou conjunto de circuitos de transcepção, recepção e/ou transmissão de transceptor. Deve ser adicionalmente apreciado que o conjunto de circuitos de transceptor 1103 pode estar na forma de qualquer porta de comunicações de entrada/saída conhecida na técnica e pode compreender conjunto de circuitos de RF e conjunto de circuitos de processamento de banda base.
[00112] A memória 1102 armazena instruções, na forma de um programa de computador, para fazer com que o conjunto de circuitos de processador 1101 execute as etapas descritas aqui. O programa de computador pode ser instalado na memória 1102 antes de o terminal sem fio ser colocado em operação ou alternativamente ser descarregado subsequentemente como um aplicativo separado. A memória 1102 pode ser configurada para armazenar dados recebidos ou transmitidos e/ou instruções de programas executáveis, bem como qualquer forma de classes de restrição, modos de transmissão ou classes de potência, sinais de referência e/ou dados ou informações de medição. A memória 1102 pode ser qualquer tipo adequado de memória legível por computador e pode ser do tipo volátil e/ou não volátil. O conjunto de circuitos de processador 1102 pode incluir qualquer tipo adequado de unidade de computação, por exemplo, um microprocessador, processador de sinal digital (DSP), arranjo de portas programáveis em campo (FPGA) ou circuito integrado de aplicação especifica (ASIC) ou qualquer outra forma de conjunto de circuitos. Deve ser reconhecido que o conjunto de circuitos de processador 1102 não precisa ser provido como uma única unidade, mas pode ser provido como qualquer número de unidades.
[00113] Em uma modalidade particular, o terminal sem fio 1100 é operativo para receber, através do dito conjunto de circuitos de transceptor 1103, uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio. O conjunto de circuitos de processador 1102 é configurado para determinar o uso de recursos de rádio do terminal sem fio e realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com o nó de rede de rádio com base na indicação de restrição de acesso e no uso de recursos de rádio determinado.
[00114] A Figura 12 representa um exemplo adicional de uma rede de rádio 1200 compreendendo um conjunto de circuitos de processador 1201, uma memória 1202 e um conjunto de circuitos de transceptor 1203, a dita memória contendo instruções executáveis pelo dito conjunto de circuitos de processador 1201 em que as instruções habilitam o nó de rede de rádio para realizar um ou mais dos métodos aqui descritos. O conjunto de circuitos de transceptor 1103 compreende os componentes necessários para comunicação com uma pluralidade de terminais sem fio um ou mais nós de rede de rádio. Para esse fim, pode incluir qualquer número de unidades ou conjunto de circuitos de transcepção, recepção e/ou transmissão de transceptor. Deve ser adicionalmente apreciado que o conjunto de circuitos de transceptor 1103 pode estar na forma de qualquer porta de comunicações de entrada/saída conhecida na técnica e pode compreender conjunto de circuitos de RF e conjunto de circuitos de processamento de banda base.
[00115] A memória 1202 armazena instruções, na forma de um programa de computador, para fazer com que o conjunto de circuitos de processador 1201 execute as etapas descritas aqui. O programa de computador pode ser instalado na memória 1202 antes de o nó de rede de rádio ser colocado em operação ou alternativamente ser descarregado subsequentemente como um aplicativo separado. A memória 1202 pode ser configurada para armazenar dados recebidos ou transmitidos e/ou instruções de programas executáveis, bem como qualquer forma de classes de restrição, informações do sistema, sinais de referência e/ou dados ou informações de medição. A memória 1202 pode ser qualquer tipo adequado de memória legível por computador e pode ser do tipo volátil e/ou não volátil. O conjunto de circuitos de processador 1202 pode incluir qualquer tipo adequado de unidade de computação, por exemplo, um microprocessador, processador de sinal digital (DSP), arranjo de portas programáveis em campo (FPGA) ou circuito integrado de aplicação específica (ASIC) ou qualquer outra forma de conjunto de circuitos. Deve ser reconhecido que o conjunto de circuitos de processador 1202 não precisa ser provido como uma única unidade, mas pode ser provido como qualquer número de unidades.
[00116] Em uma modalidade particular, o nó de rede de rádio 1200 é operativo para prover, através do conjunto de circuitos de transceptor 1203, uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a restrição baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[00117] Em algumas modalidades, o terminal sem fio compreende um módulo de retardo para realizar um retardo em um procedimento de acesso à rede de rádio com o nó de rede de rádio com base na indicação de restrição de acesso e no uso de recursos de rádio determinado. Em exemplos adicionais, o terminal sem fio compreende um módulo de determinação para determinar um uso de recursos de rádio do terminal sem fio de acordo com os métodos aqui descritos. Em exemplos adicionais, o terminal sem fio compreende um módulo de determinação para determinar a restrição de acesso com base em recursos, através de um ou mais dos métodos aqui descritos.
[00118] Em exemplos adicionais, o terminal sem fio compreende um módulo de obtenção para obter a indicação de restrição de acesso, em que a indicação baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[00119] Em alguns exemplos, o nó de rede de rádio compreende um módulo de provisão para prover a indicação de restrição de acesso, em que a indicação baseia-se no uso de recursos de rádio de um terminal sem fio.
[00120] Nesta descrição detalhada, são apresentados inúmeros detalhes específicos de modo a prover uma compreensão completa das modalidades da invenção. Será entendido pelos versados na técnica, no entanto, que as modalidades da invenção podem ser praticadas sem esses detalhes específicos. Em outros casos, métodos, procedimentos, componentes e circuitos bem conhecidos não foram descritos em detalhe de modo a não obscurecer as modalidades da invenção. Pode ser reconhecido que os detalhes estruturais e funcionais específicos aqui descritos podem ser representativos e não limitam necessariamente o escopo da invenção.
[00121] Em uma modalidade, é provido um programa de computador, compreendendo instruções que, quando executadas em pelo menos um processador, fazem com que o pelo menos um processador realize o método de acordo com qualquer um dos métodos descritos aqui. Uma modalidade da invenção pode incluir funcionalidade que pode ser implementada como software executado por um processador, circuitos ou estruturas de hardware, ou uma combinação de ambos. O processador pode ser um processador dedicado ou de uso geral, como um processador da família de processadores da Intel Corporation, da Motorola Incorporated, da Sun Microsystems Incorporated e outros. O software pode compreender lógica de programação, instruções ou dados para implementar certa funcionalidade para uma modalidade da invenção. O software pode ser armazenado em um meio acessível por uma máquina ou meio legível por computador, como memória somente de leitura (ROM), memória de acesso aleatório (RAM), disco magnético (por exemplo, disquete e disco rígido), disco óptico (por exemplo, CD-ROM) ou qualquer outro meio de armazenamento de dados. Em uma modalidade da invenção, os meios podem armazenar instruções de programação em um formato comprimido e/ou encriptado, bem como instruções que podem ter de ser compiladas ou instaladas por um instalador antes de serem executadas pelo processador.
[00122] Alternativamente, uma modalidade da invenção pode ser implementada como componentes de hardware específicos que contêm uma lógica com fio para realizar a funcionalidade descrita, ou por qualquer combinação de componentes de computador de uso geral programados e componentes de hardware personalizados.
[00123] Será evidente para o versado que a ordem exata e o conteúdo das ações realizadas no método descrito aqui podem ser alterados de acordo com os requisitos de um conjunto particular de parâmetros de execução. Consequentemente, a ordem na qual as ações são descritas e/ou reivindicadas não deve ser interpretada como uma limitação rigorosa na ordem em que as ações devem ser realizadas.
[00124] Deve ser observado que as modalidades mencionadas acima ilustram em vez de limitar a invenção, e que os versados na técnica serão capazes de projetar muitas modalidades alternativas sem se afastar do escopo das reivindicações anexas. A palavra “compreendendo” não exclui a presença de elementos ou etapas além daqueles listados em uma reivindicação, “um” ou “uma” não exclui uma pluralidade, e um único processador ou outra unidade pode cumprir as funções de várias unidades citadas nas reivindicações. Quaisquer sinais de referência nas reivindicações não devem ser interpretados de forma a limitar seu escopo. Abreviações CE Extensão de cobertura EAB Restrição de classe de acesso estendida EC-GSM-IoT GSM de cobertura estendida para Internet das Coisas eMTC Aprimoramentos de LTE para comunicação do tipo máquina LWM2M Máquina para máquina de peso leve RACB Restrição de classe de acesso com base em recursos RBB Bitmap de restrição de recursos

Claims (15)

1. Método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, o método caracterizado pelo fato de que compreende realizar (110, 640) um retardo em prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a indicação de restrição de acesso compreende um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão, em que o nível de classe de cobertura corresponde a uma de uma série de classes de cobertura e o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia, e o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão tem um uso de recurso de rádio correspondente do terminal sem fio, e o dispositivo sem fio é determinado a operar de acordo com o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o uso de recursos de rádio compreende que o terminal de acesso sem fio realize repetições cegas, repetições ou retransmissão de transmissões para um nó de rede de rádio.
3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o terminal sem fio determina (350) o nível de classe de cobertura com base na força do sinal da célula medida e/ou na qualidade e nos limites de classe de cobertura obtidos.
4. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a indicação de restrição de acesso compreende ainda uma pluralidade de sinalizadores ou mapas de bits de restrição de classe de acesso com base em recursos, em que cada sinalizador ou mapa de bits corresponde a uma indicação de uso de recursos de rádio e/ou em que o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB, e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB, para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos e/ou compreendendo adicionalmente que o terminal sem fio realize um retardo em prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado se baseia em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso.
5. Método em um nó de rede de rádio para controlar acesso ao nó de rede de rádio, o método caracterizado pelo fato de que compreende: prover (710), a um terminal sem fio, uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a indicação de restrição de acesso compreende um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão, em que o nível de classe de cobertura corresponde a uma de uma série de classes de cobertura e o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia, e o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão tem um uso de recurso de rádio correspondente do terminal sem fio, e o dispositivo sem fio é determinado a operar de acordo com o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão.
6. Método de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a indicação de restrição de acesso compreende ainda uma pluralidade de sinalizadores de restrição de classe de acesso com base em recursos ou bitmaps, em que cada sinalizador ou bitmap corresponde a uma indicação de uso de recurso de rádio e/ou em que o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recurso de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB, o qual se aplica a restrição de acesso baseado em recursos.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 ou 6, caracterizado pelo fato de que o fornecimento de uma indicação de restrição de acesso é sinalizado pelo nó de rede de rádio para o terminal sem fio em um ou mais dos seguintes: um sinal de sincronização; um sinal de difusão de informações do sistema; um sinal de difusão de informações principais; ou uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado.
8. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 5 a 7, caracterizado pelo fato de que o método compreende adicionalmente prover um período de tempo em que o terminal sem fio realiza um retardo em prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio, em que o período de tempo é gerado aleatoriamente.
9. Terminal sem fio (900), caracterizado pelo fato de que é configurado para retardar um procedimento de acesso à rede de rádio com base em uma indicação obtida de restrição de acesso, em que a indicação de restrição de acesso compreende um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão, em que o nível de classe de cobertura corresponde a uma de uma série de classes de cobertura e o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia, e o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão tem um uso de recurso de rádio correspondente do terminal sem fio, e o dispositivo sem fio é determinado para operar de acordo com o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão.
10. Terminal sem fio de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o uso de recursos de rádio compreende que o terminal de acesso sem fio realize repetições cegas, repetições ou retransmissão de transmissões para um nó de rede de rádio.
11. Terminal sem fio de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que o terminal sem fio é configurado para determinar o nível de classe de cobertura com base na força medida do sinal da célula e/ou na qualidade e nos limites de classe de cobertura obtidos.
12. Terminal sem fio de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo fato de que a indicação de restrição de acesso compreende uma pluralidade de sinalizadores ou mapas de bits de restrição de classe de acesso com base em recursos, em que cada sinalizador ou mapa de bits corresponde a uma indicação de uso de recursos de rádio e/ou em que o terminal sem fio é configurado com um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB, e a indicação de restrição de acesso indica, para uma determinada indicação de uso de recursos de rádio, um valor de restrição de classe de acesso estendida, EAB, para o qual se aplica a restrição de acesso com base em recursos e/ou em que o terminal sem fio é configurado para realizar um retardo em prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio até que um período de tempo especificado tenha decorrido, em que o período de tempo especificado se baseia em um período aleatório ou derivado de um número de tentativas consecutivas de acesso.
13. Nó de rede de rádio (1000), caracterizado pelo fato de que é configurado para prover a um dispositivo sem fio uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a indicação de restrição de acesso compreende um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão, em que o nível de classe de cobertura corresponde a um de um número de classes de cobertura e o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia, e o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão tem um uso de recurso de rádio correspondente do terminal sem fio, e o dispositivo sem fio é determinado para operar de acordo com o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão.
14. Nó de rede de rádio de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o nó de rede de rádio é adicionalmente configurado para prover um período de tempo em que o terminal sem fio retarda prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio, em que o período de tempo é gerado aleatoriamente e/ou sinalizar a indicação de restrição de acesso em um ou mais dos seguintes: um sinal de sincronização; um sinal de difusão de informações do sistema; um sinal de difusão de informações principais; ou uma mensagem transportada por um canal de controle comum ou dedicado.
15. Método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações, compreendendo um ou mais nós de rede de rádio e uma pluralidade de terminais sem fio, o método caracterizado pelo fato de que compreende: obter (810) uma indicação de restrição de acesso para um nó de rede de rádio, em que a indicação de restrição de acesso compreende um nível de classe de cobertura ou um modo de transmissão, em que o nível de classe de cobertura corresponde a um de um número de classes de cobertura e o modo de transmissão é um ou mais de um modo de cobertura ou um modo de energia, e o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão tem um correspondente uso de recursos de rádio de um terminal sem fio; determinar (820) que o terminal sem fio opera de acordo com o nível de classe de cobertura ou modo de transmissão; e, fazer (830) com que o terminal sem fio realize um retardo em prosseguir com um procedimento de acesso à rede de rádio com o nó de rede de rádio com base na indicação de restrição de acesso e no nível de classe de cobertura determinado ou modo de transmissão.
BR112019010469-0A 2016-11-25 Método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, método em um nó de rede de rádio para controlar acesso ao nó de rede de rádio, terminal sem fio, nó de rede de rádio, e, método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações BR112019010469B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2016/078890 WO2018095542A1 (en) 2016-11-25 2016-11-25 Method and apparatus for controlling a radio access connection to a telecommunications network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019010469A2 BR112019010469A2 (pt) 2019-09-10
BR112019010469B1 true BR112019010469B1 (pt) 2024-03-26

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2824475T3 (es) Transmisión de enlace ascendente en intervalos de tiempo de transmisión acortados en un sistema de comunicación inalámbrico
ES2959776T3 (es) Métodos, aparatos y sistemas para realizar un procedimiento de acceso aleatorio en una comunicación inalámbrica
RU2736529C2 (ru) Способы и устройство для обеспечения эффективного энергосбережения в беспроводных сетях
CN109963339B (zh) 控制信道配置及检测方法和装置、程序及介质
US11026161B2 (en) Method and apparatus for controlling a radio access connection to a telecommunications network
KR101605048B1 (ko) 무선 네트워크 재진입 시스템 및 프로세스
BR112021005261A2 (pt) métodos, aparelhos e sistemas para melhorar a flexibilidade de programação em uma comunicação sem fio
BR112019019684A2 (pt) método e aparelho para procedimento de relatório de capacidade de potência para agregação de portadora de novo rádio
BR112019019359A2 (pt) solicitações de programação e relatórios de estado de armazenador para comunicações sem fios de baixa latência
ES2967197T3 (es) Configuración de esquemas de mejora de cobertura que involucran tamaños de bloques de transporte y número de repeticiones del SIB
BR112019014164A2 (pt) Recursos de configuração de controle
US9538476B2 (en) Method and system for power adjustment, base station, and user equipment
BR112021005922A2 (pt) sinalização para repetição
BR112019027786A2 (pt) equipamento de usuário e método de equipamento de usuário
BR112019019000A2 (pt) método de configuração de direção de transmissão, dispositivo, e sistema
BR112020020350A2 (pt) Método de envio de informação, método de recepção de informação, aparelho e sistema de comunicações, e meio de armazenamento
WO2020030169A1 (zh) 状态确定、状态指示方法、通信设备、通信系统及存储介质
WO2019184696A1 (zh) 配置物理下行控制信道的方法、用户设备和网络侧设备
BR112018073336B1 (pt) Método e aparelho de envio de sinal de referência de enlace ascendente, método e aparelho de recebimento de sinal de referência de enlace ascendente, sistema de comunicação e meio de armazenamento legível por computador
EP3909177A1 (en) Enhanced single downlink control information multi-slot scheduling
WO2017049906A1 (zh) 发现信号和物理下行共享信道复用发送、接收方法和设备
US20230319845A1 (en) Method, apparatus and system for a control channel monitoring procedure
BR112019010469B1 (pt) Método em um terminal sem fio para realizar um procedimento de acesso à rede de rádio, método em um nó de rede de rádio para controlar acesso ao nó de rede de rádio, terminal sem fio, nó de rede de rádio, e, método para controlar o acesso a um nó de rede de rádio em um sistema de telecomunicações
ES2973031T3 (es) Sistemas y métodos para la coordinación entre dispositivos de transmisiones de enlace lateral basada en CE MAC
WO2024026648A1 (en) Method and apparatus for channel occupancy time