BR112019005692B1 - Sistema, método e bomba de infusão para a administração com revezamento guiado de medicação - Google Patents

Sistema, método e bomba de infusão para a administração com revezamento guiado de medicação Download PDF

Info

Publication number
BR112019005692B1
BR112019005692B1 BR112019005692-0A BR112019005692A BR112019005692B1 BR 112019005692 B1 BR112019005692 B1 BR 112019005692B1 BR 112019005692 A BR112019005692 A BR 112019005692A BR 112019005692 B1 BR112019005692 B1 BR 112019005692B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
syringe
flow rate
rate
medical fluid
guided relay
Prior art date
Application number
BR112019005692-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112019005692A2 (pt
Inventor
Jeffrey DERN
Samuel Garcia
Original Assignee
Carefusion 303, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Carefusion 303, Inc filed Critical Carefusion 303, Inc
Priority claimed from PCT/US2017/056651 external-priority patent/WO2018075364A1/en
Publication of BR112019005692A2 publication Critical patent/BR112019005692A2/pt
Publication of BR112019005692B1 publication Critical patent/BR112019005692B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção refere-se a sistemas e métodos de infusão com revezamento guiado. O sistema de revezamento guiado pode ser uma porção de uma bomba de infusão capaz de administrar simultaneamente um fluido médico a partir de duas seringas. Quando o fluido médico da primeira seringa está acabando e a segunda seringa contém mais fluido médico do que a primeira seringa, mensagens de revezamento guiado são providas para a transferência revezada a partir da primeira seringa para a segunda seringa, garantindo assim uma administração contínua e suave de uma quantidade de fluido médico maior do que a primeira seringa é capaz de prover.

Description

CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente invenção refere-se, em geral, à administração de fluidos médicos e, em particular, um sistemas e métodos de administração de fluidos médicos por meio de múltiplas seringas.
ANTECEDENTES
[0002] Fluidos médicos são frequentemente administrados aos pacientes por meio de uma seringa. No entanto, em alguns cenários, a administração de um fluido médico a partir de uma única seringa pode ser problemática.
SUMÁRIO
[0003] Aspectos da tecnologia em questão referem-se um sistemas e métodos de revezamento guiado de infusão a partir de uma fonte recipiente para outra fonte recipiente da mesma medicação.
[0004] De acordo com certos aspectos, um sistema é provido, o qual inclui um primeiro componente acionável configurado para acoplar-se a um êmbolo de uma primeira seringa que contém a medicação, um segundo componente acionável configurado para acoplar-se a um êmbolo de uma segunda seringa que contém a mesma medicação, uma tela e um processador. O processador é configurado para operar o primeiro componente acionável para mover o êmbolo da primeira seringa em uma primeira taxa, operar o segundo componente acionável para mover o êmbolo da segunda seringa em uma segunda taxa e ao mesmo tempo operar o primeiro componente acionável na primeira taxa e operar a tela para prover uma mensagem que descreve uma diminuição na primeira taxa e um aumento correspondente na segunda taxa.
[0005] De acordo com certos aspectos, um método implantado em computador é provido, o qual inclui a operação de uma primeira seringa para administrar um fluido médico a partir da primeira seringa, detectar uma segunda seringa e prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado para um usuário efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa.
[0006] De acordo com certos aspectos, uma bomba de infusão que possui um circuito de processamento e um meio não transitório legível por máquina é provido, o meio não transitório legível por máquina armazenando instruções que, quando executadas pelo circuito de processamento fazem o circuito de processamento operar uma primeira seringa que está acoplada à bomba de infusão para mover um fluido médico a partir da primeira seringa para dentro da tubulação de infusão, detectar uma segunda seringa acoplada à bomba de infusão e prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado em uma tela da bomba de infusão para efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa.
[0007] É válido observar que várias configurações da tecnologia em questão se tornarão imediatamente evidentes para aqueles versados na técnica a partir da presente descrição, na qual várias configurações da tecnologia em questão são mostradas e descritas na forma de ilustração. Conforme será compreendido, a tecnologia em questão pode ser aplicada a outras configurações diferentes cujos detalhes são passíveis de modificação em vários outros sentidos sem que haja desvio do escopo da tecnologia em questão. Consequentemente, o sumário, os desenhos em anexo e a descrição detalhada devem ser considerados como sendo de natureza ilustrativa e não restritiva.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0008] Os desenhos em anexo, os quais foram incluídos para prover uma maior compreensão da invenção e que são incorporados como uma parte constituinte deste relatório descritivo, ilustram modalidades apresentadas e, em conjunto com essa descrição, servem para explicar os princípios das modalidades apresentadas. Nos desenhos:
[0009] A figura 1A é um diagrama que ilustra um sistema para a administração de fluido médico a um paciente usando-se múltiplas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0010] A figura 1B é um diagrama que ilustra múltiplas seringas usadas para administrar um fluido médico de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0011] A figura 2 ilustra exemplos de taxas de fluxo durante o tempo de administração de um fluido médico a partir de duas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0012] A figura 3 ilustra vários exemplos de riscos aos pacientes durante a administração de um fluido médico a partir de duas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0013] A figura 4 ilustra exemplos de taxas de fluxo durante o tempo de administração com revezamento guiado de um fluido médico a partir de duas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0014] A figura 5 ilustra características adicionais de exemplos de taxas de fluxo durante o tempo de administração com revezamento guiado de um fluido médico a partir de duas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
[0015] As figuras 6A-6N ilustram exemplos de telas de exibição que podem ser utilizadas em vários estágios durante um processo exemplar para a administração com revezamento guiado de um fluido médico a partir de duas seringas de acordo com certos aspectos da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0016] A descrição detalhada que será apresentada abaixo descreve várias configurações da tecnologia em questão e não visa a representar as únicas configurações nas quais a tecnologia em questão pode ser praticada. A descrição detalhada inclui detalhes específicos com a intenção de prover uma compreensão completa da tecnologia em questão. Consequentemente, dimensões podem ser providas em relação a certos aspectos como exemplos não limitantes. No entanto, se tornará evidente para aqueles versados na técnica que a tecnologia em questão pode ser praticada sem esses detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e componentes bem conhecidos são mostrados na forma de diagrama em bloco para não complicar os conceitos da tecnologia em questão.
[0017] Entende-se que a presente invenção inclui exemplos da tecnologia em questão e não limitam o escopo das reivindicações em anexo. Vários aspectos da tecnologia em questão serão descritos agora de acordo com exemplos particulares, porém, não limitantes. Várias modalidades descritas na presente invenção podem ser executadas de diferentes formas dependendo da aplicação ou implantação desejada.
[0018] Na descrição detalhada a seguir, numerosos detalhes específicos serão apresentados de modo a prover um entendimento completo da presente invenção. No entanto, uma pessoa versada na técnica perceberá que as modalidades da presente invenção podem ser praticadas sem alguns desses detalhes específicos. Em outros casos, estruturas e técnicas bem conhecidas não serão mostradas em detalhes para não complicar a descrição.
[0019] Fluidos médicos, tais como fármacos inotrópicos, podem ser providos aos pacientes a partir de uma ou mais seringas. Fármacos inotrópicos podem ser providos por um período de tempo, tal como de 24 horas a partir de uma seringa. No entanto, em alguns cenários, uma seringa para a administração de um fluido médico, tal como um fármaco inotrópico, pode precisar ser trocada com mais frequência do que o tempo necessário para a administração de uma dose completa, por exemplo, dependendo da condição do paciente. Fluidos médicos, tais como fármacos inotrópicos também possuem uma meia-vida curta (por exemplo, 2 minutos) e a concentração errada desses fármacos no corpo pode causar efeitos negativos e/ou perigosos para o paciente. Consequentemente, outra seringa contendo um fármaco inotrópico relativamente mais novo do que a seringa atual a partir da qual o fármaco inotrópico está sendo administrado pode ser necessária durante a administração contínua do fármaco inotrópico. Exemplos de fármacos inotrópicos incluem dopamina, dobutamina, noradrenalina e furosemida.
[0020] De acordo com alguns aspectos, sistemas e métodos podem ser providos para a administração com revezamento guiado de fluido médico a partir de múltiplas seringas. Por exemplo, uma primeira seringa pode ser provida a partir da qual um fluido médico é administrado a um paciente (por exemplo, conforme controlado por uma bomba de infusão) por um primeiro período de tempo. Uma segunda seringa pode ser provida a partir da qual o fluido médico é administrado durante um segundo período de tempo depois do primeiro período de tempo. Durante um período de transição entre os primeiro e segundo períodos de tempo, uma administração combinada do fluido médico pode ser provida a partir das primeira e segunda seringas. Durante o período de transição, a administração dos fluidos médicos pode ser revezada a partir da primeira seringa para a segunda seringa diminuindo-se a taxa de administração da primeira seringa e aumentando-se ao mesmo tempo a taxa de administração da segunda seringa para manter uma taxa de administração global constante. Várias mensagens de revezamento guiado, tais como alertas e notificações de orientação, podem ser providas (por exemplo, pela bomba de infusão e/ou por outro equipamento de monitoramento) para prevenir riscos aos pacientes passíveis de ocorrer durante essa transição de revezamento, conforme descrito em mais detalhes posteriormente.
[0021] De acordo com alguns aspectos, os sistemas e métodos para a administração com revezamento guiado de fluido médico conforme descritos aqui são capazes de ajudar a garantir que um profissional da saúde possa transferir seus pacientes de uma seringa atual para uma nova seringa sem interrupção da administração do fármaco e com aumentos mínimos na carga horária. Os sistemas e métodos para a administração com revezamento guiado de fluido médico conforme descritos aqui podem ajudar a estabelecer uma dose e taxa de administração combinadas a partir de múltiplas seringas na taxa de administração desejada para o paciente, bem como monitorar e guiar um profissional da saúde, tal como uma enfermeira para manter a dose e a taxa de administração desejadas com um efeito final consistente no paciente no decorrer da transição de seringa (por exemplo, fármaco inotrópico).
[0022] De acordo com alguns aspectos, os sistemas e métodos para a administração com revezamento guiado de fluido médico conforme descritos aqui podem ajudar a prevenir erros de paciente, por exemplo: por meio de (i) monitoramento da taxa de fluidos totais combinados de duas ou mais seringas para garantir que a taxa de fluidos totais combinados atinja continuamente os níveis alvo apropriados para a administração no paciente, (ii) exibição de um ou mais lembretes de etapas futuras e/ou atrasadas para a transição de seringa, os lembretes sendo visíveis no leito do paciente e remotamente em algumas modalidades e (iii) fornecimento de dados de infusão combinados para um sistema de gerenciamento de dados de paciente (PDMS) para facilitar o procedimento de documentação da infusão.
[0023] De acordo com alguns aspectos, os sistemas e métodos para a administração com revezamento guiado de fluido médico conforme descritos aqui podem ajudar a prevenir riscos a pacientes, tais como (A) acidentes com pacientes em função da medicação em sua corrente sanguínea ser inconsistente, potencialmente causados por uma taxa combinada não terapêutica de múltiplas seringas, (B) o esquecimento de um profissional da saúde, tal como uma enfermeira de efetuar a transição entre as seringas deixando uma primeira seringa vazia, e/ou (C) erros na documentação pelo fato de a infusão combinada ser a soma de dois módulos de bomba associados com as duas seringas.
[0024] De acordo com alguns aspectos, o monitoramento da taxa de fluidos totais combinados de duas ou mais seringas para garantir que a taxa de fluidos totais combinados continuamente atinja os níveis apropriados de administração no paciente pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com o risco A descrito acima. De acordo com alguns aspectos, a exibição de um ou mais lembretes de etapas futuras e/ou atrasadas para a transição de seringa pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com o risco B descrito acima. De acordo com alguns aspectos, o fornecimento de dados de infusão combinados para um sistema de gerenciamento de dados de paciente (PDMS) para facilitar o procedimento de documentação da infusão pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com o risco C descrito acima.
[0025] Em algumas modalidades, o sistema de revezamento guiado pode prover notificações para um ou mais sistemas de monitoramento de sinais vitais informando que uma transição de seringa está ocorrendo ou está prestes a ocorrer. O sistema de revezamento guiado e/ou o sistema de monitoramento de sinais vitais pode prover limites de sinais vitais relativamente mais rigorosos para os sistemas de monitoramento de sinais vitais durante a transição. De acordo com alguns aspectos, a provisão de notificações para um ou mais sistemas de monitoramento de sinais vitais informando que uma transição de seringa está ocorrendo ou está prestes a ocorrer pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com um ou mais dos riscos A, B e C descritos acima.
[0026] Em algumas modalidades, o sistema de revezamento guiado pode incluir um ou mais sensores dispostos em um ou mais locais dentro das linhas de infusão para medir as taxas de fluxo reais dentro de ou entre diferentes segmentos de linhas de infusão. As taxas de fluxo podem ser exibidas a um profissional da saúde, tal como uma enfermeira para o monitoramento da transição. De acordo com alguns aspectos, a provisão de um ou mais sensores dispostos em um ou mais locais dentro das linhas de infusão para medir as taxas de fluxo reais dentro de ou entre diferentes segmentos de linhas de infusão pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com um ou mais dos riscos A, B e C descritos acima.
[0027] Em algumas modalidades, o sistema de revezamento guiado pode receber informações sobre as condições do paciente, tais comas informações sobre sinais vitais a partir de um sistema de monitoramento de sinais vitais e pode ajustar dinamicamente o período durante o qual o fluxo de uma ou mais seringas de medicação será controlado com base nas informações sobre as condições do paciente. De acordo com alguns aspectos, ajustar dinamicamente o período durante o qual o fluxo de uma ou mais seringas de medicação será controlado com base nas informações sobre as condições do paciente pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com um ou mais dos riscos A, B e C descritos acima.
[0028] Em algumas modalidades, o sistema de revezamento guiado pode prover acesso por controle remoto para o ajuste à distância de uma taxa de infusão (por exemplo, de volta para uma configuração mais segura) de acordo com as leituras dos sinais vitais provenientes do paciente (por exemplo, a partir de um sistema de monitoramento de sinais vitais). De acordo com alguns aspectos, a provisão de acesso por controle remoto para o ajuste à distância de uma taxa de infusão (por exemplo, de volta para uma configuração mais segura) de acordo com as leituras dos sinais vitais do paciente (por exemplo, a partir de um sistema de monitoramento de sinais vitais) pode ajudar a prevenir erros na medicação associados com um ou mais dos riscos A, B e C descritos acima.
[0029] Referindo-se agora aos desenhos, a figura 1A mostra o exemplo de um sistema 100 para a administração de fluidos médicos. Conforme mostrado na figura 1A, o sistema 100 pode incluir uma bomba de infusão 102 e um ou mais módulos de bomba, tais como os módulos de bomba 104 para controlar a administração de fluidos médicos a partir de bolsas intravenosas (IV) por meio da manipulação de uma tubulação acoplada às bolsas IV e ao módulo de seringa 106. Um ou mais módulos de bomba 104, módulos de seringa 106, e/ou outros módulos, tais como os módulos de monitoramento de sinais vitais (por exemplo, pressão sanguínea, frequência cardíaca, saturação de oxigênio (Spo2), pressão parcial ou concentração máxima de dióxido de carbono (EtCo2) ou outros monitores de sinais vitais), ou módulos de identificação (por exemplo, módulos de varredura para capturar um identificador de paciente (ID), um ID de profissional da saúde e/ou informações farmacológicas) podem ser acoplados e/ou operados pela bomba de infusão 102.
[0030] Embora apenas um módulo de seringa 106 seja mostrado na figura 1A, dois, três ou mais de três módulos de seringa podem ser acoplados e/ou operados pela bomba de infusão 102. Por exemplo, a bomba de infusão 102 pode incluir um circuito de processamento (por exemplo, uma ou mais unidades centrais de processamento ou módulos de processamento dedicados) e um meio não transitório legível por máquina (por exemplo, uma memória volátil ou não volátil que inclui memória permanente e/ou removível). O meio não transitório legível por máquina pode armazenar sequências de instruções ou um código que, quando executado pelo circuito de processamento faz o circuito de processamento operar um ou mais dentre módulos de bomba 104, módulos de seringa 106 e/ou outros módulos ou componentes (por exemplo, a tela 112, componentes de entrada/saída 114, e/ou circuito de comunicações para comunicações com outros sistemas ou dispositivos). O meio não transitório legível por máquina pode armazenar sequências de instruções ou um código que, quando executado pelo circuito de processamento faz o circuito de processamento efetuar o processo de revezamento guiado que promove a administração com transição de um fluido médico a partir de uma primeira seringa em um primeiro módulo de seringa 106 para a administração do fluido médico de uma segunda seringa em um segundo módulo de seringa 106. Desse modo, um sistema de revezamento guiado pode ser incorporado a um sistema de bomba de infusão.
[0031] A bomba de infusão 102 pode operar múltiplos módulos de seringa 106 para controlar a administração de um fluido médico a partir de múltiplas seringas, cada um sendo disposto em um respectivo recesso de seringa 108 de um módulo de seringa correspondente (por exemplo, apertando-se de forma controlada o êmbolo da seringa por meio da moção de um componente acionável, tal como uma plataforma de acionamento 110). A figura 1B mostra duas seringas exemplares 150, cada uma disposta em um recesso de seringa correspondente 108 de um respectivo módulo de seringa 106.
[0032] Conforme mostrado na figura 1B, o êmbolo 151 de cada seringa 150 é mecanicamente acoplado ao componente acionável 110 de um módulo de seringa para que a bomba 102 possa acionar o êmbolo e assim controlar o fluxo de um fluido médico a partir da seringa até uma tubulação médica 152 (por exemplo, tubulação de infusão). A tubulação médica pode ser acoplada a um paciente receptor de fluido médico por via intravenosa. Conforme mostrado na figura 1B, sensores 154, tais como sensores de fluxo podem ser dispostos na tubulação médica para detectar a taxa de fluxo do fluido médico na tubulação (para o monitoramento, por exemplo, da bomba 102, das taxas de fluxo individuais das seringas 150 e/ou da taxa de fluxo global de ambas as seringas). Também é válido observar que as taxas de fluxo individuais das seringas 150 e/ou a taxa de fluxo global de ambas as seringas pode ser monitorada de maneira adicional ou alternativa acompanhando-se a moção dos elementos de acionamento 110 para os tamanhos e volumes conhecidos de seringa. Conforme será descrito em mais detalhes posteriormente, um ou mais alertas podem ser gerados com base em uma taxa de fluxo medida conforme obtida usando-se um ou mais de sensores 154.
[0033] Embora os processos de revezamento guiado detalhados aqui sejam às vezes descritos como sendo executados por uma bomba de infusão 102 acoplada a um módulo de seringa, deve ser compreendido que em outras modalidades, os processos de revezamento guiado podem ser executados em parte ou totalmente por outros sistemas separados do sistema de bomba de infusão, tal como por um sistema de revezamento guiado independente que é comunicativamente acoplado à bomba de infusão 102.
[0034] A figura 2 mostra um fluxograma ilustrativo de exemplos de taxas de fluxo em um período de transição 200 durante o qual a administração de um fluido médico a partir de uma primeira seringa é revezada ou "transferida" suavemente para uma segunda seringa. Conforme mostrado na figura 2, no bloco 210 durante um primeiro período de tempo 201, uma primeira seringa ou seringa atual 152 com fluido médico remanescente pode estar funcionando (por exemplo, sendo operada mediante aperto do êmbolo 151 da primeira seringa com um primeiro elemento 110) para administrar o fluido médico na taxa terapêutica 202A, por exemplo, de 2ml/h. Durante um primeiro período de tempo 201, no bloco 212 uma segunda seringa ou seringa de substituição 150 começa a funcionar (por exemplo, sendo operada mediante aperto do êmbolo 151 da segunda seringa com um segundo elemento 110) para administrar o mesmo fluido médico em uma taxa de preparação 204A (por exemplo, 0,5 ml/h) (por exemplo, para preparar uma linha de infusão secundária 154 proveniente da segunda seringa).
[0035] Durante um segundo período de tempo 203 (por exemplo,depois que a linha secundária tiver sido preparada), no bloco 214 a seringa de substituição pode continuar funcionando na taxa de preparação 204A enquanto a taxa de administração da seringa atual é reduzida (por exemplo, automaticamente ou por um profissional da saúde, tal como uma enfermeira) para uma taxa relativamente mais baixa 202B (por exemplo, 1,5 ml/h) de modo a acomodar a administração do fluido médico na taxa de preparação da seringa de substituição.
[0036] Depois do segundo período de tempo 203, a taxa de administração da primeira seringa pode ser diminuída e a taxa de administração da segunda seringa pode ser aumentada de forma correspondente (por exemplo, em 0,5 ml/h de incremento), até que a administração do fluido médico seja transferida da administração da primeira seringa para a administração da segunda seringa. Por exemplo, durante um terceiro período de tempo 205, a administração da primeira seringa pode ser provida em uma taxa 202C (por exemplo, 1 ml/h) que é igual à taxa de administração 204B da segunda seringa. Durante um quarto período de tempo 207, a administração da primeira seringa pode ser reduzida para uma taxa 202D (por exemplo, 0,5 ml/h) e a administração da segunda seringa pode ser aumentada de forma correspondente para uma taxa de administração 204C (por exemplo, 1,5 ml/h). Durante um quinto período de tempo 209, a administração da primeira seringa pode ser reduzida para uma taxa 202E (por exemplo, a administração da primeira seringa pode ser pausada reduzindo-se a taxa de administração 0 ml/h) e a administração da segunda seringa pode ser aumentada de forma correspondente para uma taxa de administração 204D (por exemplo, 2,0 ml/h) igual à taxa terapêutica para completar a transição e a transferência da administração para segunda seringa. A administração da primeira seringa pode ser pausada antes de todo o fluido presente na primeira seringa ter sido administrado para garantir uma transição suave e uma transferência consistente para a segunda seringa.
[0037] A figura 3 mostra o gráfico da figura 2 com indicadores referentes aos vários momentos durante o período de transição 200 em que um ou mais dos riscos aos pacientes A, B e C (descritos acima) podem ocorrer sem o uso de um sistema de revezamento guiado conforme descrito aqui.
[0038] A figura 4 mostra um fluxograma de várias operações que podem ser executadas para o revezamento guiado, sobreposto no gráfico da figura 2. Conforme mostrado no exemplo da figura 4, no bloco 400, um sistema, tal como um sistema de revezamento guiado para uma bomba de infusão detecta que uma segunda infusão (por exemplo, uma segunda seringa quando uma primeira seringa está sendo operada para administrar um fluido médico) está sendo preparada e solicita à enfermeira que selecione um modo de "Revezamento Guiado" (por exemplo, fornecendo um lembrete na tela 112). No bloco 402, faltando, por exemplo, três minutos para a próxima transição das taxas de fluxo, uma mensagem com alerta informativo pode ser provida pelo sistema de revezamento guiado (por exemplo, uma mensagem de alerta pode ser exibida ou piscar em uma tela do sistema, tal como a tela 112 da figura 1). No bloco 404, se for determinado pelo sistema de revezamento guiado (por exemplo, com base nos sensores dos recessos de seringa, com base no acionamento dos êmbolos de seringa ou com base nas informações de um sensor de dentro das linhas de infusão) que a transição programada não ocorreu dentro de um certo período de tempo (por exemplo, três minutos) após o tempo para a transição programada, um alarme pode soar (por exemplo, por meio de um autofalante da bomba de infusão). No bloco 406, informações sobre infusão podem ser combinadas e providas pelo sistema de revezamento guiado para o PDMS.
[0039] A figura 5 mostra outro fluxograma de várias operações que podem ser executadas durante o revezamento guiado, sobreposto no gráfico da figura 2. Conforme mostrado no exemplo da figura 5, no bloco 500, um sistema tal como um sistema de revezamento guiado para uma bomba de infusão detecta que uma segunda infusão (por exemplo, uma segunda seringa quando uma primeira seringa está sendo operada para administrar um fluido médico) está sendo preparada e solicita à enfermeira que selecione um modo de "Revezamento guiado". Os números de etapas e intervalos para o revezamento guiado podem ser automaticamente ajustados pelo sistema com base nas informações do paciente. No bloco 502, os limites de monitoramento dos sinais vitais do paciente podem ser definidos com mais rigor durante o período de transição 200. Por exemplo, os limites aceitáveis de pressão sanguínea, teor de oxigênio no sangue, frequência cardíaca etc. do paciente podem ser modificados para que alterações nos sinais vitais do paciente causadas por mudanças na infusão possam ser rapidamente detectadas e tratadas (por exemplo, retornando-se para um estado de infusão anterior). No bloco 504, um ou mais sensores localizados dentro de diferentes componentes da linha (por exemplo, um ou mais sensores dentro da tubulação de infusão associada com uma seringa individual e/ou um ou mais sensores dentro da tubulação que recebe o fluido médico a partir das duas seringas) podem prover sinais para a medição da taxa de fluxo real nos mesmos. Os sinais provenientes dos sensores podem ser usados para gerar um aviso informando se o gerenciamento da linha impede a transição consistente. No bloco 506, se uma transição de taxa de fluxo causar a queda nos sinais vitais do paciente (por exemplo, uma queda que extrapola um dos limites estipulados), as bombas revertem o processo para as configurações de taxa de fluxo da etapa anterior e o sistema gera então um alarme ou alerta. Todas e quaisquer operações descritas em conexão com a figura 5 podem ser executadas de forma separada ou em conjunto com e/ou todas as operações descritas em conexão com a figura 4.
[0040] A figura 6A mostra uma tela de exibição exemplar 700 gerada por um sistema de revezamento guiado, tal como o sistema 100 da figura 1. Por exemplo, a tela de exibição 700 pode ser exibida usando-se a tela 112 da figura 1 em algumas implantações. No exemplo da figura 6A, a tela de exibição 700 mostra as informações de monitoramento 701 sobre um primeiro fármaco (por exemplo, Propofol 1%) em uma primeira bomba e informações de monitoramento 703, 705 e 707 respectivamente sobre infusões de insulina e dopamina em uma segunda bomba. Por exemplo, uma primeira seringa de dopamina de 50ml pode estar injetando em uma taxa de fluxo de 2ml/h por meio de um primeiro módulo de seringa enquanto um profissional da saúde prepara uma seringa de substituição de dopamina e em seguida introduz a seringa de substituição dentro de um segundo módulo de seringa, dispondo o segundo módulo de seringa no modo de espera.
[0041] Conforme mostrado na figura 6B, a tela de exibição 700 pode ser modificada em resposta à detecção, feita pelo sistema de revezamento guiado, de duas infusões do mesmo fluido médico (por exemplo, dopamina) fornecendo um alerta 702 com um pedido visual para inserção de usuário (por exemplo, uma exibição visual de uma pergunta, tal como "Foram detectadas duas infusões de dopamina para este paciente, você gostaria de iniciar o modo de ‘Revezamento Guiado’?"). Opções de resposta, tais como "Sim" e "Não" também podem ser providas na alerta 702 conforme mostrado. O usuário (por exemplo, um profissional da saúde, tal como uma enfermeira) pode prover uma resposta de usuário para o sistema de revezamento guiado digitando, por exemplo, "Sim" (por exemplo, efetuando uma inserção de texto pelo teclado digital da tela 112 ou usando-se componentes de entrada/saída 114, tais como botões para inserir uma resposta).
[0042] Conforme mostrado na figura 6C, ao receber uma resposta "Sim" para selecionar o modo ‘Revezamento Guiado’, um alerta adicional 704 pode ser provido solicitando-se uma confirmação do usuário ou ajustando-se as configurações do revezamento guiado. Por exemplo, o alerta 704 pode incluir a exibição visual de uma pergunta, tal como "Você gostaria que o modo de ‘Revezamento Guiado’ seja de 3 etapas durante 60 minutos?", conforme mostrado. As opções de resposta, tais como "Sim" e "Não - Ajustar Configurações" também podem ser providas no alerta 704, conforme mostrado. O usuário pode digitar "Sim" para aceitar as configurações ou "Não - Ajustar Configurações" para selecionar um modo de configuração em que o usuário pode definir as taxas de fluxo e/ou períodos de transição para a transição guiada.
[0043] Conforme mostrado na figura 6D, ao receber a resposta "Sim" para aceitar as configurações de revezamento guiado, durante um período de transição para infusão do fluido médico tanto de uma primeira quanto de uma segunda seringa, um indicador 708 pode ser provido para indicar a segunda seringa ou a seringa de substituição, e um indicador 710 pode ser provido para indicar a primeira seringa ou seringa atual. Versões ampliadas dos indicadores 708 e 710 também são mostradas na figura 6D detalhando como os indicadores 708 e 710 podem ser ícones que identificam visualmente qual seringa possui uma taxa de fluxo que está aumentando ou diminuindo. No momento de ajuste da taxa de fluxo, o sistema de revezamento guiado pode prover um alerta visual 706 contendo uma mensagem para instruir o profissional da saúde a fazer o ajuste da primeira taxa de fluxo (por exemplo, reduzindo a primeira taxa de fluxo da primeira seringa e efetuando um aumento correspondente da segunda taxa de fluxo da segunda seringa). Por exemplo, o alerta visual 706 pode incluir um texto, tal como "Mensagem de Revezamento Guiado: Por favor, reduza a seringa que está acabando para 1,5ml/h e aumente a seringa de revezamento para 0,5ml/h" conforme mostrado. Um ícone adicional 712 pode ser provido para quaisquer infusões que ocorrem sob revezamento guiado.
[0044] Conforme mostrado na figura 6E, uma mensagem constant 714 (por exemplo, uma mensagem com um texto, tal como "Mensagem de Revezamento Guiado: 15 Minutos para a Próxima Mudança de Taxa. A Próxima Mudança de Taxa que modificará a seringa que está acabando para 1ml e a seringa de revezamento para 1ml") pode estar disponível a partir do tempo para o próximo momento para a mudança de taxa. A mensagem 714 pode ser exibida, por exemplo, durante o período de tempo 203 da figura 4.
[0045] A tela de exibição 700 das figuras 6A-6E pode ser uma visualização de paciente de um sistema de revezamento guiado que exibe informações sobre infusão para um paciente particular. Conforme mostrado na figura 6F, um sistema de revezamento guiado, tal como o sistema 100 também pode prover uma tela de exibição de visualização de ala 800 que exibe informações sobre infusão, tais como as porções de exibição 802 e 804 para múltiplos pacientes em uma ala particular de uma unidade de assistência médica. Conforme mostrado na porção de exibição 802 da visualização de ala 800, a visualização de ala pode incluir uma indicação 805 dos fármacos em revezamento guiado e uma mensagem informativa 806 que inclui a quantidade de tempo até as próximas mudanças nas taxas de cada seringa.
[0046] Conforme mostrado na figura 6G, um alerta adicional 716 pode ser provido, durante um intervalo de tempo definido, para fazer uma mudança de taxa. Por exemplo, o sistema de revezamento guiado pode atualizar a tela de exibição 700 para incluir uma mensagem no alerta 716 informando ao profissional da saúde que a mudança de taxa está no intervalo de tempo para a mudança de taxa. Por exemplo, o alerta 716 pode incluir um texto, tal como a "Mensagem de Revezamento Guiado: Momento para fazer uma mudança de taxa. Por favor, mude a seringa que está acabando para 0,5 ml e a seringa de revezamento para 1,5 ml", conforme mostrado.
[0047] Conforme mostrado na figura 6H, um alerta adicional 718 pode ser provido se a mudança de taxa programada não for feita. Por exemplo, o sistema de revezamento guiado pode atualizar a tela de exibição 700 para incluir uma mensagem em alerta 718 com um texto, tal como "Mensagem de Revezamento Guiado: passaram 5 minutos do momento para a mudança de taxa. Por favor, mude a seringa que está acabando para 0,5 ml e a seringa de revezamento para 1,5 ml". Um alarme audível também pode ser gerado. O alerta 718 pode ser provido em uma cor (por exemplo, vermelha) diferente dos outros alertas e/ou mensagens (por exemplo, alertas e/ou mensagens em amarelo) para indicar um alerta mais sério ou que um erro está prestes a ocorrer ou já ocorreu.
[0048] Conforme mostrado na figura 6I, se as taxas de fluxo combinadas entre as duas infusões de dopamina não coincidirem com a taxa combinada desejada (por exemplo, 2ml/h), um alerta 720 pode ser provido, por exemplo, com o texto que afirmando "Mensagem de Revezamento Guiado: As taxas de fluxo combinadas de infusões de dopamina não coincidem com a taxa desejada de 2ml/h!".
[0049] Conforme mostrado nas figuras 6J e 6K, depois de um ajuste apropriado em resposta ao alerta 718 ou 720, a tela de exibição 720 pode ser modificada para exibir um alerta 722 indicando o horário e os parâmetros para a próxima mudança de taxa de fluxo e em seguida um alerta 724 indicando que chegou o momento para a próxima mudança de faixa na taxa de fluxo. A mensagem 722 pode ser exibida, por exemplo, durante o período de tempo 205 da figura 4.
[0050] Conforme mostrado nas figuras 6L e 6M, depois da transição associada com os alertas 722 e 724, a tela de exibição 720 pode ser modificada para exibir um alerta 726 indicando o horário e os parâmetros para a próxima mudança de taxa de fluxo e em seguida um alerta 728 indicando que chegou o momento para a próxima mudança de faixa na taxa de fluxo. A mensagem 726 pode ser exibida, por exemplo, durante o período de tempo 207 da figura 4.
[0051] Conforme mostrado na figura 6N, após a conclusão da transição do revezamento guiado a partir da primeira seringa para a segunda seringa, a tela de exibição 700 pode ser atualizada para incluir a mensagem 730 solicitando uma resposta referente ao que foi comunicado. Por exemplo, a mensagem 730 pode incluir um texto, tal como "O revezamento guiado está completo. Enviar as informações de transição de seringa para PDMS?", conforme mostrado. Opções de resposta, tais como "Sim" e "Não - Mantê-las Separadas" também podem ser providas no alerta 730 conforme mostrado. O usuário pode digitar "Sim" para transmitir as informações de transição de seringa para o PDMS ou "Não - Mantê-las Separadas" para impedir ou adiar a transmissão.
[0052] Embora as mensagens de revezamento guiado e os alertas descritos aqui incluam instruções para um profissional da saúde fazer ajustes, deve ser compreendido que os sistemas e métodos apresentados aqui também podem ser aplicados a mensagens de revezamento guiado e alertas que simplesmente informam ao profissional da saúde que as taxas de fluxo para uma transmissão de revezamento a partir de uma primeira seringa para uma segunda seringa (ou de uma primeira bolsa IV para uma segunda bolsa IV) conforme descrito aqui estão sendo automaticamente ajustadas (por exemplo, por uma bomba de infusão que opera tanto a primeira quanto a segunda seringa).
[0053] A tecnologia em questão é ilustrada, por exemplo, de acordo com vários aspectos descritos acima, os quais são apresentados como conceitos ou cláusulas numeradas (1, 2, 3, etc.) por questões de conveniência. Esses conceitos ou cláusulas são providos apenas como exemplos e não limitam a tecnologia em questão. Nota-se que quaisquer conceitos dependentes podem ser combinados de qualquer maneira uns com os outros ou com um ou mais conceitos independentes diferentes para formar um conceito independente. O trecho a seguir é um resumo não limitante de alguns conceitos apresentados aqui:
[0054] Conceito 1. Um método implantado em computador que compreende:
[0055] operar uma primeira seringa para administrar um fluido médico em um paciente a partir da primeira seringa;
[0056] detectar uma segunda seringa;
[0057] prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado para um usuário efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa.
[0058] Conceito 2. Método de acordo com o Conceito 1 ou qualquer outro Conceito, em que a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa compreende, durante um período de transição, provê o fluido médico para o paciente simultaneamente a partir da primeira seringa e da segunda seringa para pelo menos uma parte do período de transição.
[0059] Conceito 3. Método de acordo com o Conceito 2 ou qualquer outro Conceito, em que a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa também compreende, durante o período de transição, reduzir periodicamente uma primeira taxa de fluxo do fluido médico para o paciente a partir da primeira seringa e aumentar de forma correspondente uma segunda taxa de fluxo do fluido médico para o paciente a partir da segunda seringa.
[0060] Conceito 4. Método de acordo com o Conceito 3 ou qualquer outro Conceito, em que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma primeira mensagem de revezamento guiado contendo instruções para o usuário aumentar a segunda taxa de fluxo do fluido médico do paciente proveniente da segunda seringa e reduzir a primeira taxa de fluxo do fluido médico do paciente proveniente da primeira seringa.
[0061] Conceito 5. Método de acordo com o Conceito 4 ou qualquer outro Conceito, em que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma segunda mensagem de revezamento guiado que inclui o momento até um próximo ajuste da primeira taxa de fluxo e da segunda taxa de fluxo.
[0062] Conceito 6. Método de acordo com o Conceito 5 ou qualquer outro Conceito, em que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma terceira mensagem de revezamento guiado contendo um alerta informando que um ajuste programado não ocorreu.
[0063] Conceito 7. Método de acordo com o Conceito 5 ou qualquer outro Conceito, em que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma terceira mensagem de revezamento guiado contendo um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa de fluxo e à segunda taxa de fluxo não é igual a uma taxa de fluxo alvo.
[0064] Conceito 8. Método de acordo com o Conceito 1 ou qualquer outro Conceito, em que a operação compreende acionar a primeira seringa com uma bomba.
[0065] Conceito 9. Método de acordo com o Conceito 1 ou qualquer outro Conceito, em que a provisão compreende o fornecimento de uma ou mais mensagens de revezamento guiado usando-se uma tela de uma bomba de infusão, a tela sendo operada por um sistema de revezamento guiado da bomba de infusão.
[0066] Conceito 10. Uma bomba de infusão que compreende um circuito de processamento e um meio não transitório legível por máquina, o meio não transitório legível por máquina armazenando instruções que, quando executadas pelo circuito de processamento fazem o circuito de processamento:
[0067] operar uma primeira seringa que está acoplada à bomba de infusão para mover um fluido médico a partir da primeira seringa para dentro da tubulação de infusão;
[0068] detectar uma segunda seringa acoplada à bomba de infusão; e
[0069] prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado em uma tela da bomba de infusão para efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa.
[0070] Conceito 11. Bomba de infusão de acordo com o Conceito 10 ou qualquer outro Conceito, em que uma ou mais mensagens de revezamento guiado inclui o momento até o ajuste de uma primeira taxa de fluxo para a primeira seringa e o ajuste correspondente de uma segunda taxa de fluxo para a segunda seringa.
[0071] Conceito 12. Bomba de infusão de acordo com o Conceito 11 ou qualquer outro Conceito, em que o ajuste correspondente da segunda taxa de fluxo é igual e oposto ao ajuste da primeira taxa de fluxo.
[0072] Conceito 13. Bomba de infusão de acordo com o Conceito 11 ou qualquer outro Conceito, em que uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende um alerta informando que um ajuste programado da primeira taxa de fluxo ou da segunda taxa de fluxo não ocorreu.
[0073] Conceito 14. Bomba de infusão de acordo com o Conceito 11 ou qualquer outro Conceito, em que uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa de fluxo e à segunda taxa de fluxo não é igual a uma taxa de fluxo alvo.
[0074] Conceito 15. Um sistema, que compreende:
[0075] um primeiro componente acionável configurado para acoplar-se a um êmbolo de uma primeira seringa que contém a medicação;
[0076] um segundo componente acionável configurado para acoplar-se a um êmbolo de uma segunda seringa que contém a mesma medicação;
[0077] uma tela; e
[0078] um processador configurado para:
[0079] operar o primeiro componente acionável para mover o êmbolo da primeira seringa em uma primeira taxa;
[0080] operar o segundo componente acionável para mover o êmbolo da segunda seringa em uma segunda taxa e ao mesmo tempo operar o primeiro componente acionável na primeira taxa; e
[0081] operar a tela para prover uma mensagem que descreve uma diminuição na primeira taxa e um aumento correspondente na segunda taxa.
[0082] Conceito 16. Sistema de acordo com o Conceito 15 ou qualquer outro Conceito, em que o processador também é configurado para operar a tela para prover uma mensagem que descreve outra diminuição na primeira taxa e mais um aumento correspondente na segunda taxa.
[0083] Conceito 17. Sistema de acordo com o Conceito 15 ou qualquer outro Conceito, que também compreende linhas de infusão acopladas à primeira seringa e à segunda seringa, e pelo menos um sensor de fluxo configurado para a obtenção de uma taxa de fluxo medida da medicação nas linhas de infusão.
[0084] Conceito 18. Sistema de acordo com o Conceito 17 ou qualquer outro Conceito, em que o processador também é configurado para operar a tela para gerar, com base na taxa de fluxo medida, um alerta informando que um ajuste programado da primeira taxa ou da segunda taxa não ocorreu.
[0085] Conceito 19. Sistema de acordo com o Conceito 17 ou qualquer outro Conceito, em que o processador também é configurado para operar a tela para gerar, com base na taxa de fluxo medida, um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa e a segunda taxa não é igual a uma taxa de fluxo alvo.
[0086] Conceito 20. Sistema de acordo com o Conceito 15 ou qualquer outro Conceito, em que a mensagem compreende instruções para diminuir a primeira taxa e aumentar a segunda taxa.
[0087] A presente invenção é provida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica pratique os vários aspectos descritos aqui. A descrição provê vários exemplos da tecnologia em questão, a qual não se limita a esses exemplos. Várias modificações nesses aspectos se tornarão imediatamente evidentes para aqueles versados na técnica, com os princípios gerais definidos aqui podendo ser aplicados a outros aspectos.
[0088] A referência feita a um elemento no singular não significa "apenas uma unidade", a menos que isso seja especificamente afirmado, mas sim "um ou mais". E a menos que seja especificamente dito o contrário, o termo "algum" refere-se a um ou mais. Pronomes no masculino (por exemplo, dele) incluem o gênero feminino e vice-versa. Títulos e subtítulos, se houver, são usados apenas por questões de conveniência e não limitam a invenção.
[0089] A palavra "exemplar" é usada aqui no sentido de "servindo como um exemplo ou ilustração". Qualquer aspecto ou modelo descrito aqui como "exemplar" não deve necessariamente ser interpretado como sendo preferido ou mais vantajoso que outros aspectos ou modelos. Em um aspecto, várias configurações e operações alternativas que foram descritas aqui podem ser consideradas pelo menos como equivalentes.
[0090] Conforme usada aqui, a expressão "pelo menos um dentre" precedendo uma série de itens, com o termo "ou" para separar qualquer um dos itens, modifica a lista como um todo, e não cada item da lista. A expressão "pelo menos um dentre" não exige a seleção de pelo menos um item; mas sim permite um sentido que inclui pelo menos um de qualquer um dos itens, e/ou pelo menos um de qualquer combinação dos itens, e/ou pelo menos um de cada um dos itens. A título de exemplo, a expressão "pelo menos um de A, B ou C" pode referir-se a: apenas A, apenas B ou apenas C; ou qualquer combinação de A, B e C.
[0091] Uma expressão, tal como um "aspecto" não significa que tal aspecto é essencial para a tecnologia em questão ou que tal aspecto se aplica a todas as configurações da tecnologia em questão. Uma descrição referente a um aspecto pode se aplicar a todas as configurações, ou a uma ou mais configurações. Um aspecto pode prover um ou mais exemplos. Uma expressão, tal como um aspecto pode referir-se a um ou mais aspectos e vice-versa. Uma expressão, tal como uma "modalidade" não significa que tal modalidade é essencial para a tecnologia em questão ou que tal modalidade se aplica a todas as configurações da tecnologia em questão. Uma descrição referente a uma modalidade pode se aplicar a todas modalidades ou uma ou mais modalidades. Uma modalidade pode prover um ou mais exemplos. Uma expressão, tal uma modalidade pode referir-se a uma ou mais modalidades e vice-versa. Uma expressão, tal como a "configuração" não significa que tal configuração é essencial para a tecnologia em questão ou que tal configuração se aplica a todas as configurações da tecnologia em questão. Uma descrição referente à configuração pode se aplicar a todas as configurações, ou a uma ou mais configurações. A configuração pode prover um ou mais exemplos. Uma expressão, tal como uma configuração pode referir-se a uma ou mais configurações e vice-versa.
[0092] Em um aspecto, a menos que dito o contrário, todas as medições, valores, classificações, posições, magnitudes, tamanhos e outras especificações que são apresentados neste relatório descritivo, inclusive nas reivindicações que se seguem, são aproximações e não valores exatos. Em um aspecto, eles visam a ter uma faixa razoável que é consistente com as funções às quais se referem e com o que é costumeiro na técnica à qual pertencem.
[0093] É válido observar que a ordem ou hierarquia específica das etapas ou operações nos processos ou métodos descritos aqui são ilustrações de abordagens exemplares. E com base nas preferências ou cenários de implantação, é válido observar que a ordem ou hierarquia específica das etapas, operações ou processos pode ser redefinida e algumas das etapas, operações ou processos podem ser executados simultaneamente. Em algumas preferências ou cenários de implantação, determinadas operações podem ser executadas ou não. Algumas ou todas as etapas, operações ou processos podem ser executados automaticamente, sem a intervenção de um usuário. As reivindicações do método em anexo apresentam elementos das várias etapas, operações ou processos em uma ordem de amostra e não devem ser limitadas à ordem ou hierarquia específica que foi apresentada.
[0094] Todos os equivalentes estruturais e funcionais dos elementos presentes nos vários aspectos descritos ao longo deste documento que forem conhecidos ou que vierem a ser descobertos posteriormente por pessoas versadas na técnica estão expressamente incorporados aqui por referência e fazem parte do escopo de proteção das reivindicações a seguir. Além disso, nada do que foi descrito aqui se destina a ser de domínio público independentemente de tal descrição ser explicitamente mencionada nas reivindicações. Nenhum elemento das reivindicações deve ser construído sob as disposições de 35 U.S.C. §112 (f), a menos que o elemento seja expressamente mencionado usando-se a expressão "meio para" ou, no caso de uma reivindicação de método, que o elemento seja mencionado usando-se a expressão "etapa para". Além disso, no contexto em que os termos "incluem", "possuem" ou similares são usados, o significado dos mesmos se destina a ser inclusivo de um modo similar ao termo "compreende", conforme sua interpretação quando empregado como uma palavra transicional em uma reivindicação.
[0095] Os títulos Antecedentes, Sumário, Breve Descrição dos Desenhos e Resumo são incorporados pelo presente à descrição e providos como exemplos ilustrativos da mesma, e não como descrições restritivas, estando subentendido que eles não serão usados para limitar o escopo nem o significado das reivindicações. Além disso, na Descrição Detalhada, pode ser visto que tal descrição provê exemplos ilustrativos e várias características são agrupadas entre si em diversas modalidades com a intenção de simplificar a descrição. Contudo, esse método de descrição não deve ser interpretado como se o assunto reivindicado exigisse mais características do que são expressamente mencionadas em cada reivindicação. Preferivelmente, assim como as reivindicações a seguir refletem, o assunto inventivo está presente em todas características de uma única configuração ou operação descrita. As reivindicações a seguir são incorporadas pelo presente à descrição detalhada, com cada reivindicação sendo independente e como um assunto reivindicado separadamente.
[0096] As reivindicações não devem ser limitadas aos aspectos descritos aqui, pois estão de acordo com o escopo global consistente com a linguagem das mesmas e abrangem todas as equivalentes legais. Não obstante, nenhuma das reivindicações se destina a abarcar o assunto que não cumpra as exigências de 35 U.S.C. § 101, 102 ou 103 nem deve ser interpretada de tal maneira.

Claims (20)

1. Sistema (100), que compreende: um primeiro componente acionável (110) configurado para acoplar-se a um êmbolo (151) de uma primeira seringa (150) que contém a medicação; um segundo componente acionável (110) configurado para acoplar-se a um êmbolo (151) de uma segunda seringa (150) que contém a mesma medicação; pelo menos um sensor de fluxo (154) configurado para a obtenção de uma taxa de fluxo medida da medicação em uma linha de infusão acoplada a pelo menos uma dentre a primeira e a segunda seringas (150); uma tela (112); e um processador configurado para: operar o primeiro componente acionável (110) para mover o êmbolo (151) da primeira seringa (150) em uma primeira taxa; operar o segundo componente acionável (110) para mover o êmbolo (151) da segunda seringa (150) em uma segunda taxa e ao mesmo tempo operar o primeiro componente acionável (110) na primeira taxa; receber um ou mais sinais vitais do paciente tendo primeiros limites de monitoramento durante a operação apenas da primeira seringa (150); operar a tela (112) para prover uma mensagem que descreve uma diminuição na primeira taxa e um aumento correspondente na segunda taxa. operar a tela (112) para gerar, com base na taxa de fluxo medida, um alerta informando que um ajuste programado da primeira taxa ou da segunda taxa não ocorreu; e caracterizado pelo fato de que compreende ajustar segundos limites de monitoramento dos um ou mais sinais vitais do paciente mais rigorosos que os primeiros limites de monitoramento durante um período de transição da operação apenas da primeira seringa (150) para a operação apenas da segunda seringa (150).
2. Sistema (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o processador também é configurado para operar a tela (112) de modo a prover uma mensagem que descreve outra diminuição na primeira taxa e mais um aumento correspondente na segunda taxa; e operar a tela (112) para prover um ícone (708, 710) que indica visualmente um dentre uma taxa de fluxo atualmente em aumento ou uma taxa de fluxo atualmente em diminuição da primeira seringa (150).
3. Sistema (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o processador também é configurado para: operar a tela (112) para gerar, com base na taxa de fluxo medida, um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa e a segunda taxa não é igual a uma taxa de fluxo alvo; e operar a tela (112) para prover uma visualização de ala que compreende informações para vários conjuntos da primeira seringa (150) e da segunda seringa (150).
4. Sistema (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem compreende instruções para diminuir a primeira taxa e aumentar a segunda taxa.
5. Sistema (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a segunda taxa é uma taxa de preparação inicial para preparar a primeira seringa (150).
6. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o processador é configurado para reverter o primeiro componente atuável (110) e o segundo componente atuável (110) de volta para as configurações de taxa de fluxo de uma etapa imediatamente precedente com base na ultrapassagem dos segundos limites de monitoramento rigorosos dos um ou mais sinais vitais do paciente.
7. Método implantado em computador, que compreende: operar uma primeira seringa (150) para administrar um fluido médico a partir da primeira seringa; detectar uma segunda seringa (150); obter, de pelo menos um sensor de fluxo (154), uma taxa de fluxo medida do fluido médico em uma linha de infusão acoplada a pelo menos um dentre a primeira seringa (150) ou a segunda seringa (150); receber, dos um ou mais monitores de sinais vitais, um ou mais sinais vitais do paciente tendo primeiros limites de monitoramento durante a operação apenas da primeira seringa (150); prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado para um usuário efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa (150) para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa (150); prover um alerta, com base na taxa de fluxo medida, de que um ajuste programado de uma taxa de fluxo de um dentre a primeira seringa (150) ou a segunda seringa (150) não ocorreu; e caracterizado pelo fato de que compreende ajustar, por um processador, segundos limites de monitoramento dos um ou mais sinais vitais do paciente mais rigorosos que os primeiros limites de monitoramento durante um período de transição da operação apenas da primeira seringa (150) para a operação apenas da segunda seringa (150).
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa (150) para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa (150) compreende, durante um período de transição, provê o fluido médico simultaneamente a partir da primeira seringa (150) e da segunda seringa (150) para pelo menos uma parte do período de transição.
9. Método de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa (150) para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa (150) também compreende, durante o período de transição, reduzir periodicamente uma primeira taxa de fluxo do fluido médico a partir da primeira seringa (150) e aumentar de forma correspondente uma segunda taxa de fluxo do fluido médico a partir da segunda seringa (150).
10. Método de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma primeira mensagem de revezamento guiado contendo instruções para o usuário aumentar a segunda taxa de fluxo do fluido médico a partir da segunda seringa (150) e a redução da primeira taxa de fluxo do fluido médico a partir da primeira seringa (150).
11. Método de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma segunda mensagem de revezamento guiado que inclui o momento até um próximo ajuste da primeira taxa de fluxo e a segunda taxa de fluxo.
12. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma terceira mensagem de revezamento guiado contendo um alerta informando que um ajuste programado não ocorreu.
13. Método de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a provisão de uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende o fornecimento de uma terceira mensagem de revezamento guiado contendo um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa de fluxo e à segunda taxa de fluxo não é igual a uma taxa de fluxo alvo.
14. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a operação compreende acionar a primeira seringa (150) com uma bomba (102).
15. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a provisão compreende o fornecimento de uma ou mais mensagens de revezamento guiado usando-se uma tela (112) de uma bomba de infusão (102), a tela (112) sendo operada por um sistema de revezamento guiado da bomba de infusão, em que a tela (112) é operada para prover primeiros ícones que indicam visualmente, cada um, uma dentre uma taxa de fluxo atualmente em aumento ou uma taxa de fluxo atualmente em diminuição da primeira seringa (150) e da segunda seringa (150), respectivamente, e prover segundos ícones que indicam visualmente cada uma dentre a primeira seringa (150) e a segunda seringa (150) que são submetidas a revezamento guiado.
16. Bomba de infusão (102), que compreende um circuito de processamento e um meio não transitório legível por máquina, o meio não transitório legível por máquina armazenando instruções que, quando executadas pelo circuito de processamento fazem o circuito de processamento: operar uma primeira seringa (150) que está acoplada à bomba de infusão (102) para mover um fluido médico a partir da primeira seringa (150) para dentro da tubulação de infusão; detectar uma segunda seringa (150) acoplada à bomba de infusão (102); obter, de pelo menos um sensor de fluxo (154), uma taxa de fluxo medida do fluido médico em uma linha de infusão acoplada a pelo menos um dentre a primeira seringa (150) ou a segunda seringa (150); receber um ou mais sinais vitais do paciente tendo primeiros limites de monitoramento; prover uma ou mais mensagens de revezamento guiado em uma tela (112) da bomba de infusão (102) para efetuar a transição a partir da administração do fluido médico proveniente da primeira seringa (150) para a administração do fluido médico proveniente da segunda seringa (150); prover um alerta, com base na taxa de fluxo medida, de que um ajuste programado de uma taxa de fluxo de um dentre a primeira seringa (150) ou a segunda seringa (150) não ocorreu; e caracterizada pelo fato de que compreende ajustar segundos limites de monitoramento dos um ou mais sinais vitais do paciente mais rigorosos que os primeiros limites de monitoramento durante um período de transição da primeira seringa (150) e da segunda seringa (150).
17. Bomba de infusão (102) de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que uma ou mais mensagens de revezamento guiado inclui o momento até o ajuste de uma primeira taxa de fluxo para a primeira seringa (150) e o ajuste correspondente de uma segunda taxa de fluxo para a segunda seringa (150).
18. Bomba de infusão (102) de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que o ajuste correspondente da segunda taxa de fluxo é igual e oposto ao ajuste da primeira taxa de fluxo.
19. Bomba de infusão (102) de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende um alerta informando que um ajuste programado da primeira taxa de fluxo ou da segunda taxa de fluxo não ocorreu.
20. Bomba de infusão (102) de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que uma ou mais mensagens de revezamento guiado compreende um alerta informando que uma taxa de fluxos combinados que corresponde à primeira taxa de fluxo e à segunda taxa de fluxo não é igual a uma taxa de fluxo alvo.
BR112019005692-0A 2016-10-17 2017-10-13 Sistema, método e bomba de infusão para a administração com revezamento guiado de medicação BR112019005692B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201662409316P 2016-10-17 2016-10-17
US62/409,316 2016-10-17
PCT/US2017/056651 WO2018075364A1 (en) 2016-10-17 2017-10-13 Systems and methods for guided relay delivery of medication

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112019005692A2 BR112019005692A2 (pt) 2019-07-02
BR112019005692B1 true BR112019005692B1 (pt) 2023-06-13

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9155833B2 (en) Systems and methods for monitoring the use of medications
JP6940637B2 (ja) 流体流路を通る流体流れの選択的制御
BR122016030041A2 (pt) bomba de seringa para administrar um agente a um paciente
US20220096735A1 (en) Systems and methods for guided relay delivery of medication
Kan et al. Infusion Pumps
BR112019005692B1 (pt) Sistema, método e bomba de infusão para a administração com revezamento guiado de medicação
KR101918694B1 (ko) 인퓨전 펌프를 이용하여 환자에게 약물을 주입하기 위한 인터페이스를 제공하는 방법, 서버 및 컴퓨터 판독 가능한 기록 매체
CN112447271A (zh) 计数器设备
US20240207505A1 (en) Systems and methods for guided relay delivery of medication
KR101888489B1 (ko) 인퓨전 펌프를 이용하여 환자에게 약물을 주입하는 방법, 서버 및 컴퓨터 판독 가능한 기록 매체
BR122016030038A2 (pt) sistema e aparelho para fixar uma seringa à bomba de seringa
Bain The Cellnovo insulin delivery system
Makobore et al. Early feasibility study of an electronically controlled gravity feed infusion set for intravenous fluids in adults
ANUAR et al. IOT SYRINGE INFUSION PUMP
Dubauskienė et al. Challenges of Close Loop Electronic Medical Systems
WO2023015005A1 (en) System and method for detection and control of a syringe pump empty condition
EP4021371A1 (en) Syringe with disposable body and reusable cap enabling dose capture
Diba Infusion equipment and