BR112018072469B1 - Sistema de conexão de elemento tubular e método para conectar elementos tubulares - Google Patents

Sistema de conexão de elemento tubular e método para conectar elementos tubulares Download PDF

Info

Publication number
BR112018072469B1
BR112018072469B1 BR112018072469-6A BR112018072469A BR112018072469B1 BR 112018072469 B1 BR112018072469 B1 BR 112018072469B1 BR 112018072469 A BR112018072469 A BR 112018072469A BR 112018072469 B1 BR112018072469 B1 BR 112018072469B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pin
slot
housing
key
diameter surface
Prior art date
Application number
BR112018072469-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018072469A2 (pt
Inventor
William Alexander Loose-Mitchell
Mayur MANSUKH
Joseph W. Pallini Jr.
Dennis Robert Martinchich
Original Assignee
Vetco Gray, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Vetco Gray, Inc. filed Critical Vetco Gray, Inc.
Publication of BR112018072469A2 publication Critical patent/BR112018072469A2/pt
Publication of BR112018072469B1 publication Critical patent/BR112018072469B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/02Couplings; joints
    • E21B17/04Couplings; joints between rod or the like and bit or between rod and rod or the like
    • E21B17/042Threaded
    • E21B17/043Threaded with locking means
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16LPIPES; JOINTS OR FITTINGS FOR PIPES; SUPPORTS FOR PIPES, CABLES OR PROTECTIVE TUBING; MEANS FOR THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16L15/00Screw-threaded joints; Forms of screw-threads for such joints
    • F16L15/08Screw-threaded joints; Forms of screw-threads for such joints with supplementary elements

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)
  • Management, Administration, Business Operations System, And Electronic Commerce (AREA)
  • Financial Or Insurance-Related Operations Such As Payment And Settlement (AREA)

Abstract

Um sistema de conexão de elemento tubular (11) inclui uma caixa (27) com uma superfície de diâmetro interno e roscas de caixa internas (29). Um pino (15) tem uma superfície de diâmetro externo e roscas de pino externas (17), as roscas de pino moldadas para se encaixarem com as roscas de caixa para prender, de maneira liberável, o pino na caixa de maneira que o pino e a caixa estejam alinhados ao longo de um eixo central comum (16). Uma fenda (35) está localizada em uma dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo, em que a fenda possui um par de paredes laterais (37). Um perfil anti-rotação (47) está localizado na outra dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo. Uma chave (41) é dimensionada para encaixar dentro da fenda e possui um perfil de chave moldado para engatar o perfil anti-rotação (47) e impedir o movimento de rotação relativo entre a caixa e o pino.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] Esta invenção se refere, de modo geral, a conexões tubulares roscadas, tais como para tubos de grande diâmetro utilizados em operações de perfuração e produção de hidrocarbonetos no mar (offshore), e particularmente a um dispositivo para impedir a rotação de elementos tubulares depois de serem confeccionados.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Os poços de produção de hidrocarbonetos podem ter várias séries de cobertura de diferentes diâmetros cimentados no poço. Cada série de cobertura pode ser feita de juntas de tubo tendo extremidades roscadas que são presas juntas. A parte do conector com roscas internas é comumente conhecida como conector fêmea ou caixa. A parte do conector que possui roscas externas é comumente conhecida como um conector macho ou pino. Algumas juntas de cobertura têm um elemento de pino em uma primeira extremidade e um elemento de caixa em uma segunda extremidade. Normalmente, o operador depende do atrito da junta confeccionada para evitar que os conectores rosqueados se soltem durante a operação da série no poço. Com uma cobertura de maior diâmetro, por exemplo, de 16 polegadas a 36 polegadas, o atrito do conector confeccionado pode ser inadequado para evitar o afrouxamento durante a operação da cobertura.
[003] Os operadores empregaram chaves anti-rotação para evitar o afrouxamento. Alguns projetos de chaves anti-rotação atuais exigem ferramentas especiais para instalar o mecanismo de travamento. Alguns projetos exigem armas com explosivos para ajustar o mecanismo de travamento. Outros projetos podem ser difíceis de desbloquear, caso seja necessário desparafusar a conexão do tubo. Outros projetos atuais de chave anti-rotação requerem a perfuração de um furo para o elemento de travamento após a conexão do tubo ser feita. A perfuração pode resultar em aparas de metal caindo na série de tubo, o que pode causar problemas. Além disso, a perfuração de uma conexão de tubo confeccionado requer uma broca complexa. Se desconectado, em seguida, reconectado, pode ser necessário perfurar outro orifício, e esse orifício pode se sobrepor ao orifício perfurado anteriormente, limitando a capacidade de travamento.
[004] Em outras realizações de cobertura atuais, a chave anti- rotação pode ser inserida através de um furo na caixa e um martelo ou chave inglesa pode ser empregado para posicionar e prender a chave. A chave anti- rotação de tais sistemas pode ter dentes que perfuram os elementos do conector, seja na inserção ou quando o pino começa a girar para fora da caixa, aplicando uma carga compressiva axial nos elementos do conector e deformando permanentemente os elementos do conector para evitar a rotação relativa entre a caixa e o pino. Isso também pode afetar o caminho de carga do conector e a condição de carregamento inicial e resultar em uma redução do tempo de vida em carga cíclico.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[005] Os sistemas e métodos aqui descritos fornecem uma chave anti-rotação que produz uma carga compressiva axial significativamente menor do que alguns dispositivos anti-rotação atuais. As formas de realização desta invenção fornecem uma chave anti-rotação que não cria uma compressão radial ou axial da conexão roscada, não gera uma carga radial entre o pino e a caixa, e não altera o caminho da carga através da conexão roscada, melhorando a vida de fadiga da conexão roscada.
[006] De acordo com uma forma de realização desta invenção, um sistema de conexão de elemento tubular inclui uma caixa com uma superfície de diâmetro interno, roscas de caixa internas e um ressalto de caixa anular na superfície de diâmetro interno da caixa. O sistema de conexão de elemento tubular também inclui um pino que possui uma superfície de diâmetro externo, roscas de pino externas e uma aba de pino anular em uma superfície de extremidade do pino. As roscas de pino são moldadas para se encaixarem com as roscas de caixa para prender, de maneira liberável, o pino na caixa de maneira que o pino e a caixa estejam alinhados ao longo de um eixo central comum. Uma fenda está localizada em uma dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo, em que a fenda possui um par de paredes laterais. Um perfil anti-rotação está localizado na outra dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo. Uma chave é dimensionada para encaixar na fenda e possui um perfil de chave moldado para engatar o perfil anti-rotação e impedir o movimento de rotação relativo entre a caixa e o pino.
[007] Em uma forma de realização alternativa desta invenção, um sistema de conexão de elemento tubular inclui um pino que tem uma superfície de diâmetro externo, roscas de pino externas e uma aba de pino anular em uma primeira extremidade do pino. Um primeiro elemento tubular se estende a partir do pino em uma direção oposta à primeira extremidade do pino. O sistema de conexão de elemento tubular também inclui uma caixa com uma superfície de diâmetro interno, roscas de caixa internas e um ressalto de caixa anular voltado para uma primeira extremidade da caixa na superfície de diâmetro interno da caixa. As roscas de caixa são moldadas para se encaixarem com as roscas de pino para prender, de maneira liberável, o pino na caixa de modo que o pino e a caixa estejam alinhados ao longo de um eixo central comum. Um segundo elemento tubular se estende a partir da caixa em uma direção oposta ao ressalto da caixa. Uma fenda está localizada na superfície de diâmetro externo do pino e um perfil anti-rotação está localizado na superfície de diâmetro interno da caixa. Uma chave é dimensionada para encaixar dentro da fenda e possui um perfil de chave que se estende radialmente para fora a partir da chave e moldado para engatar o perfil anti- rotação quando a chave está localizada na fenda.
[008] Ainda em uma outra forma de realização desta invenção, um método para conectar elementos tubulares inclui o fornecimento de uma caixa com uma superfície de diâmetro interno, roscas de caixa internas e um ressalto de caixa anular na superfície de diâmetro interno da caixa. Um pino é fornecido tendo uma superfície de diâmetro externo, roscas de pino externas e uma aba de pino anular em uma superfície de extremidade do pino. As roscas de pino são acopladas com as roscas de caixa para prender, de maneira liberável, o pino na caixa de maneira que o pino e a caixa estejam alinhados ao longo de um eixo central comum. Uma chave é colocada dentro de uma fenda, de modo que um perfil de chave da chave engate um perfil anti-rotação e evite o movimento de rotação relativo entre a caixa e o pino. A fenda está localizada em uma dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo, e o perfil anti-rotação está localizado na outra dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] De modo que a maneira na qual as características, vantagens e objetivos da invenção, bem como outros que se tornarão evidentes, seja alcançada e possa ser compreendida em mais detalhes, pode ser dada uma descrição mais particular das formas de realização resumidas acima por referência à forma de realização das mesmas que é ilustrada nas figuras anexas, figuras essas que fazem parte deste relatório descritivo. Deve notar-se, no entanto, que as figuras ilustram exemplos de formas de realização da invenção e, portanto, não devem ser considerados como limitativos do seu escopo, dado que a invenção pode admitir outras formas de realização igualmente eficazes.
[010] A Figura 1 é uma vista em corte de um sistema de conexão de elemento tubular de acordo com uma forma de realização desta invenção.
[011] A Figura 2 é uma vista em corte de uma parte de um sistema de conexão de elemento tubular de acordo com uma forma de realização desta invenção.
[012] A Figura 3 é uma vista em altura de uma parte de um sistema de conexão de elemento tubular de acordo com uma forma de realização desta invenção.
[013] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de uma chave de um sistema de conexão de elemento tubular de acordo com uma forma de realização desta invenção.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[014] O método e sistema da presente invenção serão agora descritos mais detalhadamente a seguir com referência às figuras em anexo, nas quais as formas de realização são mostradas. O método e sistema da presente invenção podem estar em muitas formas diferentes e não devem ser interpretados como limitados às formas de realização ilustradas aqui apresentadas; em vez disso, estas formas de realização são proporcionadas para que esta invenção seja inteira e completa, e transmita totalmente seu escopo para os técnicos no assunto. Os números semelhantes referem-se a elementos semelhantes em todo o texto.
[015] Deve ser ainda entendido que o escopo da presente invenção não está limitado aos detalhes exatos de construção, operação, materiais exatos, ou formas de realização mostradas e descritas, uma vez que modificações e equivalentes serão evidentes para um técnico no assunto. Nas figuras e no relatório descritivo, foram divulgadas formas de realização ilustrativas e, embora termos específicos sejam empregues, são utilizados em um sentido genérico e descritivo apenas, e não para efeitos de limitação.
[016] Com referência à Figura 1, o sistema de conexão de elemento tubular (11) inclui um primeiro elemento tubular ou superior (13) com pino (15) formado em uma extremidade do elemento tubular superior (13). Os termos “superior” e “inferior” são usados apenas para conveniência, uma vez que o pino (15) pode estar localizado na extremidade superior do elemento tubular (13) se o elemento tubular estiver invertido. O pino (15) tem um eixo central longitudinal (16) e roscas de pino externas (17) localizadas em uma superfície de diâmetro externo cônica. O pino (15) tem uma ponta (19) em uma primeira extremidade do pino (15) que está localizada em um lado axialmente externo das roscas de pino (17). A aba de pino (21) é uma superfície anular em uma superfície de extremidade da ponta (19) do pino (15). O elemento tubular superior (13) estende-se a partir do pino (15) em uma direção oposta à ponta (19) do pino (15).
[017] O sistema de conexão de elemento tubular (11) também inclui um segundo elemento tubular ou inferior (25) com a caixa (27) formada em uma extremidade do elemento tubular inferior (25). A caixa (27) tem roscas de caixa internas (29) localizadas em uma superfície de diâmetro interno da caixa (27). As rocas de caixa (29) são moldadas para se acoplarem com as roscas de pino (17) para prender, de maneira liberável, o pino (15) à caixa (27) de modo que o pino (15) e a caixa (27) fiquem alinhados ao longo do eixo central comum (16). A caixa (27) tem um ressalto de caixa anular (31) na superfície de diâmetro interno da caixa (27). O ressalto de caixa (31) é voltado para uma extremidade aberta ou primeira extremidade da caixa (27). O ressalto de caixa (31) é dimensionado para encaixar com a aba de pino (21) quando o pino (15) é enroscado na caixa (27). O elemento tubular inferior (25) prolonga- se a partir da caixa (27) em uma direção oposta ao ressalto de caixa (31).
[018] O elemento tubular superior (13) pode ter uma segunda caixa (27) em uma extremidade oposta do elemento tubular superior (13) do pino (15) e o elemento tubular inferior (25) pode ter um segundo pino (15) em uma extremidade oposta do elemento tubular inferior da caixa. Um pino (15) de um elemento tubular próximo ou adjacente pode ser fixado, de maneira liberável, à caixa (27) do elemento tubular superior (13) para formar uma série tubular. De modo semelhante, uma caixa (27) de um elemento tubular anterior ou adjacente pode ser fixada, de maneira liberável, ao pino (15) do elemento tubular inferior (25). O elemento tubular superior (13) e o pino (15), bem como o elemento tubular inferior e a caixa (27), podem todos incluir um orifício interno (33). O orifício interno (33) do elemento tubular superior (13), o pino (15), o elemento tubular inferior e a caixa (27) podem registrar fluidicamente entre si e podem ser utilizados para transferir fluidos e materiais associados ao longo de um comprimento da série tubular.
[019] A fenda (35) pode ser formada na superfície de diâmetro interno da caixa (27) ou na superfície de diâmetro externo do pino (15). No exemplo de forma de realização da Figura 1, a fenda (35) é formada na superfície de diâmetro externo do pino (15) e se estende radialmente para dentro a partir da superfície de diâmetro externo do pino (15). A fenda (35) estende-se geralmente paralela ao eixo central (16). A fenda (35) tem um par de paredes laterais (37) que se estendem geralmente paralelas ao eixo central (16) e definem as superfícies laterais da fenda (35). Uma parte inferior da fenda estende-se entre as paredes laterais (37). A fenda (35) tem uma profundidade radial que é menor que a espessura da parede lateral do pino (15), de modo que a fenda (35) tem uma parede traseira (39) (Figura 2). A fenda (35) pode ter paredes laterais planas (37) e uma parede traseira plana (39). Em formas de realização alternativas, a parede traseira (39) pode ser curva, por exemplo tendo uma curvatura semelhante à superfície de diâmetro externo da superfície de diâmetro externo do pino (15) ou a superfície de diâmetro interno caixa (27).
[020] Olhando para a Figura 3, a chave (41) pode ser dimensionada para encaixar na fenda (35). Uma largura W da chave (41) pode ser ligeiramente menor que a distância D entre as paredes laterais (37) da fenda (35) para que a chave (41) possa deslizar facilmente na fenda (35). As paredes laterais (37) da fenda (35) podem encaixar os lados da chave (41) de modo que a chave (41) tenha movimento circunferencial limitado dentro da fenda (35). O retentor (42) (Figura 1) pode ser utilizado para assegurar que a chave (41) permaneça dentro da fenda (35). O retentor (42) pode ser um parafuso, um trinco ou outro tipo de fixador ou mecanismo de retenção.
[021] Olhando para a Figura 4, a chave (41) pode incluir um corpo de chave principal (43) e um perfil de chave (45). O corpo de chave (43) e o perfil de chave (45) podem ser um único elemento integrado ou alternadamente, o perfil de chave (45) pode ser um ou mais elementos separados que estão presos ao corpo da chave (43). No exemplo da Figura 4, o perfil de chave (45) estende-se radialmente para fora a partir do corpo de chave (43) e inclui uma pluralidade de saliências. Em formas de realização em que a fenda (35) está localizada na superfície de diâmetro interno da caixa (27), o perfil de chave (45) pode, em vez disso, estender-se radialmente para dentro a partir do corpo de chave (43). As saliências da realização são geralmente de formato quadrado. Em outras formas de realização alternativas, o perfil de chave (45) pode ter outras formas, tais como elementos de forma retangular, triangular ou curva. Uma face posterior da chave (41) pode ser plana ou, em formas de realização alternativas, a face posterior da chave (41) pode ser uma superfície curva, conforme aplicável, para coincidir com a forma da parede traseira (39) da fenda (35).
[022] O perfil anti-rotação (47) pode estar localizado em uma superfície oposta à fenda (35). No exemplo das Figuras 1 a 2, o perfil anti- rotação (47) está em uma superfície de diâmetro interno da caixa (27). Em formas de realização alternativas, onde a fenda (35) está em uma superfície de diâmetro interno da caixa (27), o perfil anti-rotação (47) pode estar em uma superfície de diâmetro externo do pino (15). Quando a chave (41) está localizada dentro da fenda (35), o perfil anti-rotação (47) pode encaixar o perfil de chave (45) para impedir o movimento de rotação relativo entre caixa (27) e chave (41). As cargas rotacionais relativas serão transferidas entre o perfil anti- rotação (47) e o perfil de chave (45), e para as paredes laterais (37) da fenda (35). Nas formas de realização mostradas, o perfil anti-rotação (47) inclui uma série de ranhuras (49). As ranhuras (49) podem estender-se através de uma parede lateral da caixa (27), partindo da extremidade aberta da caixa (27). Em formas de realização alternativas, as ranhuras (49) podem estender-se para a parede lateral da caixa (27), mas não se estender por todo caminho através da parede lateral da caixa (27).
[023] A fenda (35) está localizada no pino (15) em uma posição tal que cada uma da pluralidade de saliências do perfil de chave (45) pode engatar em uma das ranhuras (49) quando o pino (15) é enroscado na caixa (27) até que a aba de pino (21) engate no ressalto da caixa (31). Para assegurar que a fenda (35) se alinhará rotativamente com o perfil anti-rotação (47) quando o pino (15) é fixado, de maneira liberável, à caixa (27) em uma posição totalmente confeccionada, a localização da fenda (35) pode ser pré- determinada pela cronometragem da posição final confeccionada da fenda (35) ou perfil anti-rotação (47), ou ambos. Este procedimento de cronometragem pode ser completado pela confecção do pino (15) com uma caixa fictícia (dummy box) que tem uma configuração idêntica de roscas de caixa (29) e localização relativa do perfil anti-rotação (47) como caixa real (27). Devido a este procedimento de cronometragem para determinar a posição da fenda (35) no pino (15), cada uma das saliências do perfil de chave (45) pode encaixar em uma das ranhuras (49) do perfil anti-rotação (47) quando o pino (15) é enroscado na caixa (27) para uma posição totalmente confeccionada.
[024] De modo a acomodar uma série de posições finais da fenda (35), o número de saliências do perfil de chave (45) é menor que o número de ranhuras do perfil anti-rotação (47). Desta forma, quando o pino (15) é fixado, de maneira liberável, à caixa (27), existem opções quanto a quais ranhuras do perfil anti-rotação (47) são encaixadas pelas saliências do perfil de chave (45). Por exemplo, olhando para a forma de realização da Figura 4, existe uma ranhura em cada lado da chave (41) que não aloja qualquer saliência do perfil de chave (45). Em exemplos alternativos, o número de ranhuras vazias em cada lado da chave (41) pode ser tão pequeno quanto zero ou pode ser dois ou mais.
[025] Além disso, a diferença entre a largura W da chave (41) e a distância D entre as paredes laterais (37) da fenda (35) permite que o perfil de chave (45) seja colocado em uma série de localizações na fenda (35) para permitir que o perfil de chave (45) engate o perfil anti-rotação (47), após a conexão roscada ter sido feita entre o pino (15) e a caixa (27).
[026] Em um exemplo de operação, a caixa (27) pode ser proporcionada no elemento tubular inferior (25). O perfil anti-rotação (47) pode ser formado em uma superfície de diâmetro interno da caixa (27). Como um exemplo de perfil anti-rotação (47), pode ser uma série de ranhuras usinadas em ou inteiramente através de uma parede lateral da caixa (27). O pino (15) pode ser proporcionado no elemento tubular superior (13). A fenda (35) pode ser formada em uma superfície de diâmetro externo do pino (15), tal como por usinagem da fenda (35) no pino (15). A localização da fenda (35) pode ser cronometrada de modo a que a fenda (35) se alinhe com o perfil anti-rotação (47) quando o pino (15) e a caixa (27) forem totalmente confeccionados.
[027] A ponta (19) do pino (15) pode então ser colocada dentro da caixa (27) e o pino (15) pode ser girado de modo que as roscas de caixa (29) possam acoplar com as roscas de pino (17). O pino (15) pode ser rosqueado na caixa (27) em uma direção de rotação de confecção até a aba de pino (21) engatar no ressalto de caixa (31). Uma vez que o pino (15) é totalmente confeccionado com a caixa (27), a chave (41) pode ser inserida na fenda (35). A chave (41) é inserida na fenda (35) simplesmente deslizando a chave (41) na fenda (35) em uma direção axial. Não são necessárias ferramentas especiais ou força significativa para deslizar a chave (41) para dentro da fenda (35). O deslizamento da chave (41) na fenda (35) pode ser feito manualmente por um operador. A fenda (35) tem uma altura axial suficiente para que a chave (41) possa entrar facilmente na fenda (35). Não é necessário que o material do pino (15), a caixa (27) ou a chave (41) sejam deformados ou cortados durante a etapa de deslizamento da chave (41) para a fenda (35). Uma extremidade inferior do corpo da chave (43) pode entrar primeiro na fenda (35). Ao deslizar a chave (41) na fenda (35), as saliências do perfil de chave (45) podem ser alinhadas rotativamente com as ranhuras (49) do perfil anti-rotação (47) de modo que as saliências do perfil de chave (45) possam entrar nas ranhuras (49). A interação do perfil de chave (45) com ranhuras (49) de perfil anti-rotação (47), juntamente com o encaixe de um lado da chave (41) com uma parede lateral (37) da fenda (35), restringirá a rotação relativa entre o pino (15) e a caixa (27). O retentor (42) pode ser inserido de modo que a chave (41) permaneça dentro da fenda (35).
[028] O sistema de conexão de elemento tubular (11) pode não precisar ser desparafusado uma vez confeccionado. Em algumas ocasiões, no entanto, o operador pode querer desparafusar o sistema de conexão de elemento tubular (11). Nesse caso, um operador pode remover manualmente o retentor (42), em seguida a chave (41) e o pino (15) podem ser girados em relação à caixa (27) em uma direção de desparafusamento para liberar o pino (15) da caixa (27) de modo que o elemento tubular superior (13) possa ser separado do elemento tubular inferior (25).
[029] Os sistemas e métodos revelados aqui são, portanto, bem adaptados para realizar os objetos e alcançar os fins e vantagens mencionados, bem como outros inerentes a eles. Embora tenha sido dado um exemplo de forma de realização da invenção para fins de invenção, existem numerosas alterações nos detalhes dos procedimentos para obter os resultados desejados. Estas e outras modificações similares irão prontamente sugerir-se aos técnicos no assunto, e devem ser abrangidas no sentido desta invenção e no escopo das reivindicações anexas. Os termos “vertical”, “horizontal”, “para cima”, “para baixo”, “superior” e “inferior” são aqui utilizados apenas por conveniência, uma vez que os elementos tubulares podem ser instalados em várias posições.

Claims (14)

1. SISTEMA DE CONEXÃO DE ELEMENTO TUBULAR (11), caracterizado por compreender: uma caixa (27) com uma superfície de diâmetro interno, roscas de caixa internas (29) e um ressalto de caixa anular (31) na superfície de diâmetro interno da caixa (27); um pino (15) com uma superfície de diâmetro externo, roscas de pino externas (17) e uma aba de pino anular (21) em uma superfície de extremidade do pino (15), as roscas de pino (17) moldadas para se encaixarem com as roscas de caixa (29) para prender, de maneira liberável, o pino (15) na caixa (27) de maneira que o pino (15) e a caixa (27) estejam alinhados ao longo de um eixo central comum (16); uma fenda (35) em uma dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo, em que a fenda (35) possui um par de paredes laterais (37) e uma parede traseira (39) integral à caixa (27) ou ao pino (15); um perfil anti-rotação (47) compreendendo uma superfície não lisa e se estendendo pelo menos parcialmente em torno da circunferência da outra dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo; e uma chave (41) dimensionada para encaixar na fenda (35) e possuindo um perfil de chave (45) moldado para engatar o perfil anti-rotação (47) e impedir o movimento de rotação relativo entre a caixa (27) e o pino (15), em que o perfil anti-rotação (47) inclui uma pluralidade de ranhuras (49) e o perfil de chave (45) inclui uma pluralidade de saliências localizadas para encaixar na pluralidade de ranhuras (49).
2. SISTEMA (11), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um número de ranhuras (49) ser maior que um número de saliências.
3. SISTEMA (11), de acordo a reivindicação 1, caracterizado pela fenda (35) se estender paralela ao eixo central (16).
4. SISTEMA (11), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender ainda um retentor (42) que retém seletivamente a chave (41) na fenda (35).
5. SISTEMA (11), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela fenda (35) estar posicionada de modo que a fenda (35) se alinhe radialmente com o perfil anti-rotação (47) quando o pino (15) é enroscado na caixa (27) até a aba de pino (21) engatar no ressalto da caixa (31).
6. SISTEMA (11), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela fenda (35) se estender radialmente para dentro a partir da superfície de diâmetro externo do pino (15).
7. SISTEMA (11), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo perfil anti-rotação (47) incluir uma pluralidade de ranhuras (49) que se estendem radialmente através de uma parede lateral da caixa (27) a partir de uma extremidade da caixa (27).
8. MÉTODO PARA CONECTAR ELEMENTOS TUBULARES (13, 25), caracterizado por compreender: fornecer uma caixa (27) com uma superfície de diâmetro interno, roscas de caixa internas (29) e um ressalto de caixa anular (31) na superfície de diâmetro interno da caixa (27); fornecer um pino (15) com uma superfície de diâmetro externo, roscas de pino externas (17) e uma aba de pino anular (21) em uma superfície de extremidade do pino (15), acoplar as roscas de pino (17) com as roscas de caixa (29) para prender, de maneira liberável, o pino (15) na caixa (27) de maneira que o pino (15) e a caixa (27) estejam alinhados ao longo de um eixo central comum (16); e colocar uma chave (41) dentro de uma fenda (35), de modo que um perfil de chave (45) da chave engate um perfil anti-rotação (47) compreendendo uma superfície não lisa e se estendendo pelo menos parcialmente em torno da circunferência da caixa (27) ou do pino (15), evitando o movimento de rotação relativo entre a caixa (27) e o pino (15), a fenda (35) possuindo um par de paredes laterais (37) e uma parede traseira (39) integral à caixa (27) ou ao pino (15); em que a fenda (35) está localizada em uma dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo, e o perfil anti-rotação (47) está localizado na outra dentre a superfície de diâmetro interno e a superfície de diâmetro externo; e o perfil anti-rotação (47) inclui uma pluralidade de ranhuras (49) e o perfil de chave (45) incluir uma pluralidade de saliências e a colocação da chave (41) dentro da fenda (35) incluir o encaixe das saliências dentro da pluralidade de ranhuras (49).
9. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por um número de saliências ser menor do que um número de ranhuras (49), e em que a colocação da chave (41) dentro da fenda (35) inclui a localização de cada saliência dentro de uma das ranhuras (49).
10. MÉTODO, de acordo a reivindicação 8, caracterizado pela fenda (35) se estender paralela ao eixo central (16) e a colocação da chave (41) dentro da fenda (35) incluir o deslizamento da chave (41) em uma direção axial dentro da fenda (35).
11. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por compreender ainda a retenção da chave (41) dentro da fenda (35) com um retentor (42).
12. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo acoplamento das roscas de pino (17) com as roscas de caixa (29) para prender, de maneira liberável, o pino (15) na caixa (27) incluir acoplar as roscas de pino (17) com as roscas de caixa (29) até que a aba de pino (21) encaixe no ressalto da caixa (31) e a fenda (35) seja alinhada rotativamente com o perfil anti-rotação (47).
13. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela fenda (35) se estender radialmente para dentro a partir da superfície de diâmetro externo do pino (15).
14. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo perfil anti-rotação (47) incluir uma pluralidade de ranhuras (49) que se estendem radialmente através de uma parede lateral da caixa (27) a partir de uma extremidade da caixa (27).
BR112018072469-6A 2016-05-10 2017-04-17 Sistema de conexão de elemento tubular e método para conectar elementos tubulares BR112018072469B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US15/151,032 US10605012B2 (en) 2016-05-10 2016-05-10 Drop in anti-rotation key
US15/151,032 2016-05-10
PCT/US2017/027882 WO2017196499A1 (en) 2016-05-10 2017-04-17 Drop in anti-rotation key

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018072469A2 BR112018072469A2 (pt) 2019-02-19
BR112018072469B1 true BR112018072469B1 (pt) 2023-01-17

Family

ID=59215903

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018072469-6A BR112018072469B1 (pt) 2016-05-10 2017-04-17 Sistema de conexão de elemento tubular e método para conectar elementos tubulares

Country Status (5)

Country Link
US (1) US10605012B2 (pt)
EP (1) EP3455448B1 (pt)
BR (1) BR112018072469B1 (pt)
SG (1) SG11201809715SA (pt)
WO (1) WO2017196499A1 (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11680493B2 (en) 2018-06-19 2023-06-20 Raytheon Technologies Corporation Anti-rotation pin for compression fitting
US11512799B2 (en) * 2020-07-07 2022-11-29 Baker Hughes Oilfield Operations Llc System and method for anti-rotation between tubulars
US11459833B2 (en) 2020-07-07 2022-10-04 Baker Hughes Oilfield Operations Llc System and method for anti-rotation between tubulars
ES2942899T3 (es) * 2020-12-18 2023-06-07 Danfoss As Conjunto de tubos, intercambiador de presión y sistema de ósmosis inversa

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2440257A (en) * 1946-09-07 1948-04-27 Anthony J Keel Safety joint
US3948545A (en) * 1974-03-11 1976-04-06 Mcevoy Oilfield Equipment Co. Mechanically operated breech block
US4261599A (en) 1978-10-12 1981-04-14 Koch Fiberglass Products Co. Joint for connecting pipes
FR2524112A1 (fr) 1982-03-29 1983-09-30 Vallourec Joint tubulaire filete muni d'un dispositif de freinage
US4902047A (en) * 1989-04-14 1990-02-20 Vetco Gray Inc. Thread connector anti-rotation device
US5785357A (en) * 1995-09-22 1998-07-28 Utd, Inc. Locking joint
NO20034158L (no) * 2003-09-18 2005-03-21 Hydralift Asa Laseanordning av sammenskrudd rorforbindelse
US7146704B2 (en) 2004-05-20 2006-12-12 Grant Prideco, L.P. Method for coupling connectors using an anti-rotation device
GB0805719D0 (en) * 2008-03-29 2008-04-30 Petrowell Ltd Improved tubing section coupling
US8474876B2 (en) * 2010-04-22 2013-07-02 Vetco Gray Inc. Cam style anti-rotation key for tubular connections
US9410647B2 (en) * 2012-10-12 2016-08-09 Vetco Gray Inc. Anti-rotation system for box and pin connection
US9714731B2 (en) * 2012-10-12 2017-07-25 Vetco Gray Inc. Threaded connector locking device
US8950785B2 (en) * 2012-11-08 2015-02-10 Vetco Gray Inc. Broach style anti rotation device for connectors
US9708865B2 (en) * 2012-12-13 2017-07-18 Vetco Gray Inc. Ratcheting anti-rotation lock for threaded connectors
US8690200B1 (en) * 2012-12-13 2014-04-08 Vetco Gray Inc. Radially-inserted anti-rotation key for threaded connectors
US9890598B2 (en) 2012-12-17 2018-02-13 Vetco Gray Inc. Anti-rotation wedge

Also Published As

Publication number Publication date
US20170328138A1 (en) 2017-11-16
SG11201809715SA (en) 2018-11-29
EP3455448A1 (en) 2019-03-20
BR112018072469A2 (pt) 2019-02-19
EP3455448B1 (en) 2023-05-31
WO2017196499A1 (en) 2017-11-16
US10605012B2 (en) 2020-03-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112018072469B1 (pt) Sistema de conexão de elemento tubular e método para conectar elementos tubulares
US20220372851A1 (en) Perforating gun orientation system
US8690200B1 (en) Radially-inserted anti-rotation key for threaded connectors
US1407335A (en) Pipe and tool joint
BR112017027122B1 (pt) Sistema de conexão de membro tubular e método para conectar membros tubulares
US10597950B2 (en) Pre-installed anti-rotation key for threaded connectors
IE41692B1 (en) Control line positioning device for use in wells
BRPI1101981A2 (pt) Chave anti-rotação, conexão rosqueada entre membros tubulares e método de prevenir conectores machos e fêmeas de desparafusar
BR112018071593B1 (pt) Conector para unir dois segmentos de coluna ascendente, processo de união de dois segmentos de coluna ascendente e processo de separação de dois segmentos de coluna ascendente
US5273121A (en) Intercarrier mechanism for connecting and orienting tubing conveyed perforating guns
GB2153027A (en) Pipe connector
US4382618A (en) Hydraulic coupling device
GB2279119A (en) Connector assembly for connecting two cylindrical members
US20180148997A1 (en) Control line retainer for a downhole tool
EP2992262B1 (en) Anti-rotation device for pipe string
US20140070526A1 (en) Protected Integral Metal to Metal Seal
US20170219141A1 (en) Quick connect connection
US20220243539A1 (en) Connector for wellbore tubulars
BR112014017325B1 (pt) tubo de perfuração duplo
US10695987B2 (en) Lobular connection for tubulars
NO155355B (no) Kobling for loesbar forbindelse mellom den nedre enden av en oevre broennroermontasje og den oevre enden av en nedre broennroermontasje.
US2267716A (en) Threadless drill pipe
BR102017009518B1 (pt) Sistema e método de conexão com meios antirotação, bem como aparelho
US1603721A (en) Tool joint
US9745802B2 (en) Connection between wellbore components

Legal Events

Date Code Title Description
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/04/2017, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS