BR112018068962B1 - Sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho, disposição de espelho, disposição de espelho virtual, método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho, método para controlar um espelho virtual, e mídia legível por computador para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho - Google Patents

Sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho, disposição de espelho, disposição de espelho virtual, método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho, método para controlar um espelho virtual, e mídia legível por computador para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho Download PDF

Info

Publication number
BR112018068962B1
BR112018068962B1 BR112018068962-9A BR112018068962A BR112018068962B1 BR 112018068962 B1 BR112018068962 B1 BR 112018068962B1 BR 112018068962 A BR112018068962 A BR 112018068962A BR 112018068962 B1 BR112018068962 B1 BR 112018068962B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
mirror
user
light sources
head
lighting system
Prior art date
Application number
BR112018068962-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018068962A2 (pt
Inventor
Frederik Jan De Bruijn
Vincentius Paulus Buil
Karl Catharina Van Bree
Leo Jan Velthoven
Daniel Willem Elisabeth Schobben
Original Assignee
Koninklijke Philips N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninklijke Philips N.V. filed Critical Koninklijke Philips N.V.
Priority claimed from PCT/EP2017/056187 external-priority patent/WO2017162504A1/en
Publication of BR112018068962A2 publication Critical patent/BR112018068962A2/pt
Publication of BR112018068962B1 publication Critical patent/BR112018068962B1/pt

Links

Abstract

A presente invenção apresenta um sistema de iluminação adaptável (100), uma disposição de espelho (virtual), um método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável, um método para controlar um espelho virtual e um produto de programa de computador. O sistema de iluminação adaptável destina-se a um componente de espelho que é configurado para mostrar uma imagem em espelho do usuário na superfície de espelho do componente de espelho. O sistema de iluminação adaptável compreende uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente (111 a 119), um sensor (102) e um controlador (104). O sensor detecta uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho. O controlador gera sinais de controle (121 a 129) para as fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor. O controlador gera os sinais de controle para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário se o sinal de sensor indicar que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A invenção se refere a um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho que é configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho. O componente de espelho pode ser um espelho e pode também ser um espelho virtual no qual uma câmera obtém uma imagem da face de uma pessoa posicionada diante de uma tela e a tela apresenta a imagem obtida como a imagem em espelho.
[002] A invenção se refere adicionalmente a uma disposição de espelho e a uma disposição de espelho virtual.
[003] A invenção também se refere a um método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho que é configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho, a um método para controlar um espelho virtual e a um produto de programa de computador para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[004] Atualmente, muitos espelhos ou espelhos virtuais (por exemplo, o brinquedo que simula a transformação digital da Barbie) têm fontes de luz dispostas próximo às bordas do espelho. Há também muitos espelhos que têm um sistema de iluminação integrado. Por exemplo, as fontes de luz são fornecidas atrás de um espelho semitranslúcido e, em funcionamento, emitem luz através do espelho semitranslúcido direcionada a um usuário posicionado diante do espelho. Em particular, é útil integrar um sistema de iluminação em um espelho de toucador que está sendo usado por usuários para fazer sua maquiagem, para pentear seus cabelos ou se depilar. O caso de uso de tal espelho de toucador exige que a face do usuário esteja bem iluminada. Entretanto, enquanto faz sua maquiagem ou durante um procedimento de barbeamento ou depilação, é comum o usuário colocar a face relativamente próximo ao espelho de toucador e, como resultado, experimentar ofuscamento. O ofuscamento é uma sensação de cegueira momentânea que ocorre quando não se pode ver bem por causa de uma alta quantidade de luz brilhante que incide sobre os olhos. O ofuscamento não é apenas uma deficiência em ver bem; também é um desconforto experimentado pelo usuário quando uma alta quantidade de luz brilhante é recebida a partir de uma ou mais fontes de luz.
[005] O documento de patente WO2011158143A1 apresenta uma disposição de exibição e iluminação que compreende uma unidade de exibição, um sistema sensor, uma unidade de controle e um sistema de iluminação, sendo que o sistema sensor é configurado para detectar uma pessoa em uma área predeterminada e gerar um sinal de sistema sensor correspondente. O sistema de iluminação compreende uma primeira fonte de luz configurada para fornecer luz de face frontal a um usuário e uma segunda fonte de luz configurada para fornecer luz de topo ao usuário na área determinada. A unidade de controle é configurada para obter um atributo de pessoa a partir do sinal do sistema sensor e controlar, com base no atributo de pessoa, a luz da primeira fonte de luz e a luz da segunda fonte de luz.
[006] O documento de patente EP2515526A2 revela uma tela eletrônica que inclui um recurso de captura e análise de imagem. A tela pode ser configurada para detectar um parâmetro de usuário de um usuário posicionado diante da tela. O dispositivo pode analisar a imagem e ajustar dinamicamente os tipos de letra e/ou configurações preferenciais do usuário e/ou fornecer análise ergonômica. Um dispositivo de videoconferência móvel inclui uma câmera embutida no compartimento do dispositivo e configurada para capturar, detectar e reconhecer imagens de um usuário que está visualizando a tela. Uma fonte de luz infravermelha (IR, de “infrared”) e um sensor de imagem sensível a IR podem ser usados para capturar imagens do usuário sob pouca luz, nenhuma luz ou condições de luz irregulares para melhorar e transmitir para um participante da videoconferência remota uma imagem da face do usuário.
[007] O documento de patente US20140160019A1 revela um método para melhorar a interação do usuário com dispositivos eletrônicos móveis. O método inclui determinar a orientação da tela no dispositivo, detectando primeiramente a presença de um usuário com o uso de dados capturados por uma câmera do dispositivo eletrônico portátil. O método inclui adicionalmente procurar nos dados provenientes da câmera uma pluralidade de características físicas do usuário se um usuário for detectado. O método inclui, também, determinar uma orientação facial do usuário com base em informações referentes a ao menos uma característica física do usuário determinada a partir dos dados. Finalmente, o método inclui definir uma orientação de tela de um dispositivo de exibição do dispositivo eletrônico portátil com base na orientação facial determinada do usuário.
[008] O pedido de patente japonês JP2008018058 apresenta um dispositivo de espelho que pode iluminar uma face diante do espelho a um nível suficiente ao mesmo tempo em que impede que o usuário experimente o ofuscamento. Um sensor mede uma distância entre o espelho e o usuário diante do espelho. Uma seção de controle usa a distância medida para ligar ou desligar as fileiras de painéis emissores de luz dispostos próximo a uma circunferência do espelho. Embora a emissão de luz seja controlada com base em uma distância entre o espelho e o usuário na frente do espelho, ainda há situações nas quais o usuário experimenta o ofuscamento.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[009] É um objetivo da invenção fornecer um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho que seja mais conveniente para um usuário.
[0010] Para esse propósito, de acordo com um aspecto da invenção e conforme definido nas reivindicações, é fornecido um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho.
[0011] Para esse propósito, de acordo com um aspecto adicional da invenção e conforme definido nas reivindicações, é fornecido um método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho.
[0012] Para esse propósito, de acordo com outros aspectos da invenção e conforme definido nas reivindicações, são fornecidos uma disposição de espelho, uma disposição de espelho virtual, um método para controlar um espelho virtual e um produto de programa de computador.
[0013] O sistema de iluminação adaptável para o componente de espelho que é configurado para mostrar a imagem em espelho do usuário na superfície de espelho do componente de espelho de acordo com o aspecto da invenção compreende uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente, um sensor e um controlador. A pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente é colocada em ou próximo de ao menos uma porção de uma circunferência da superfície de espelho ou são posicionadas atrás de uma superfície de espelho semitranslúcido. As fontes de luz são dispostas para, em uso, emitir luz em direção à cabeça do usuário que está diante da superfície de espelho. O sensor detecta uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho. O sensor fornece um sinal de sensor indicando se a cabeça do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho. A direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho. O controlador gera sinais de controle para as fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor. O controlador gera os sinais de controle para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário se o sinal de sensor indicar que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
[0014] O método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho que é configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho de acordo com o aspecto adicional da invenção compreende: i) detectar uma orientação relativa da cabeça de um usuário em relação à superfície de espelho e gerar um sinal de sensor indicando se a cabeça do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho, sendo que a direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho, e ii) gerar sinais de controle para fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor, sendo que a geração dos sinais de controle é realizada de modo a resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário caso o sinal de sensor indique que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
[0015] As características do sistema de iluminação adaptável e do método aqui fornecidos reduzem a experiência de ofuscamento que pode ser o resultado da luz emitida pelas fontes de luz dispostas na, ou próximas à circunferência da superfície de espelho. Em particular, se o usuário move sua cabeça em uma direção para cima, para baixo, lateralmente à esquerda ou à direita, os olhos se movem para uma posição onde eles ficam mais próximos de uma porção das fontes de luz dispostas nos, ou próximas dos lados superior, inferior, esquerdo ou direito, respectivamente, da superfície de espelho. O usuário olha mais provavelmente com os olhos para o espelho e, então, recebe uma quantidade relativamente alta de luz das fontes de luz que estão mais próximas de seus olhos. Dependendo da orientação da cabeça, o sistema de iluminação adaptável e o método da presente invenção reduzem automaticamente a quantidade de luz emitida na direção dos olhos e, dessa forma, reduzem substancialmente o ofuscamento. Isso é obtido pela redução da quantidade de luz emitida pelas fontes de luz que estão mais próximas dos olhos do usuário. Em comparação com os espelhos com luz integrada conhecidos nos quais o nível de iluminação é controlado com base em uma distância entre o usuário e o espelho, o sistema de iluminação adaptável e o método aqui revelados fornecem o efeito de que o ofuscamento é evitado caso a cabeça do usuário seja girada em relação à superfície do espelho.
[0016] De acordo com uma modalidade, o controlador é configurado para gerar os sinais de controle que indicam que uma porção das fontes de luz que estão mais próximas dos olhos do usuário precisa emitir menos luz se a cabeça estiver girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo, e a luz emitida por essas fontes de luz é reduzida. Dessa forma, as fontes de luz adequadas são atenuadas e, portanto, menos luz é emitida em direção aos olhos do usuário.
[0017] De acordo com outra modalidade, pode ser que as fontes de luz sejam adaptadas para controlar ao menos uma dentre uma largura de um feixe de luz emitido e uma direção do feixe de luz emitido. Por exemplo, as fontes de luz compreendem um elemento óptico que pode ser movido em relação a um elemento que realmente emite a luz com base nos sinais de controle. Assim, as características do feixe de luz emitido podem ser controladas. Então, o controlador pode ser configurado para gerar os sinais de controle indicando que uma porção das fontes de luz que, em uso, emitem luz em direção aos olhos do usuário precisa adaptar ao menos uma dentre a direção do feixe de luz emitido e a largura do feixe de luz emitido para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário. Dessa forma, nessa modalidade, a quantidade de luz emitida pela porção das fontes de luz não é necessariamente adaptada, mas as características do feixe de luz emitido são alteradas para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário. Por exemplo, uma direção do feixe de luz emitido pode ser alterada, de modo que, o feixe de luz emitido não ilumine os olhos do usuário. Por exemplo, a largura do feixe de luz emitido pode ser ampliada para que a quantidade de luz emitida para os olhos do usuário seja reduzida, ou a largura do feixe de luz emitido seja relativamente pequena de modo que o feixe de luz emitido relativamente pequeno não ilumine os olhos do usuário. Deve- se notar que o controle das características do feixe de luz pode ser combinado com o controle da quantidade de luz emitida pela fonte de luz.
[0018] Opcionalmente, o controlador é configurado adicionalmente para gerar os sinais de controle indicando que fontes de luz opostas precisam emitir mais luz em direção à cabeça. As fontes de luz opostas são um subconjunto da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente que são posicionadas ao longo de uma circunferência da superfície de espelho, e são dispostas em oposição às fontes de luz que estão mais próximas dos olhos do usuário. Assim, uma área da face do usuário que está diretamente voltada em direção à superfície de espelho é mais bem iluminada e, dessa forma, o usuário consegue ver e/ou inspecionar melhor essa área da face. Essa modalidade opcional não resulta em uma sensação aumentada de ofuscamento devido ao fato de que a maior parte da luz emitida pelas fontes de luz opostas não é emitida diretamente para os olhos do usuário. De acordo com uma modalidade discutida acima, o nível de iluminação das fontes de luz opostas pode ser aumentado. Adicional ou alternativamente, de acordo com uma modalidade discutida acima e caso as fontes de luz sejam capazes de adaptar as características de seu feixe de luz emitido, as fontes de luz opostas podem ser controladas para adaptar as características de seus feixes de luz emitidos de modo que mais luz incida sobre a cabeça do usuário.
[0019] Opcionalmente, o controlador é configurado adicionalmente para armazenar perfis de usuário que incluem ao menos uma característica do usuário e um indicador de sensibilidade a ofuscamento pertencentes ao usuário. O sensor é adicionalmente configurado para detectar a ao menos uma característica do usuário no caso do usuário estar na frente do componente de espelho, e para incluir as informações detectadas no sinal de sensor. O controlador é configurado adicionalmente para selecionar um perfil de usuário armazenado com base nas características do usuário detectadas, conforme fornecidas pelo sinal de controle, e para usar o indicador de sensibilidade a ofuscamento do perfil de usuário selecionado para gerar os sinais de controle. Os sinais de controle indicam uma redução maior da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o indicador de sensibilidade a ofuscamento for relativamente alto, e uma redução menor da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o indicador de sensibilidade a ofuscamento for relativamente baixo. Algumas pessoas são mais sensíveis a ofuscamento do que outras pessoas, e esta modalidade fornece meios para levar isso em conta. O indicador de sensibilidade pode ser a idade do usuário, porque é fato conhecido que quanto mais velho for o usuário, maior será sua sensibilidade ao ofuscamento. O indicador de sensibilidade também pode ser um número que é armazenado como o resultado de uma entrada recebida do usuário e pode, dessa forma, refletir a sensibilidade dessa pessoa específica.
[0020] A característica do usuário que é armazenada depende em grande medida de como o sensor é capaz de detectar as características do usuário. Em uma modalidade, o sensor compreende uma câmera e software de reconhecimento de vídeo e a característica do usuário são elementos da face do usuário e o reconhecimento facial é usado para detectar qual pessoa está diante da superfície de espelho. Em uma modalidade, cada usuário recebe um identificador exclusivo que pode ser recebido ou detectado eletronicamente (por exemplo, pela tecnologia de comunicação de campo próximo) enquanto o usuário estiver usando uma etiqueta legível eletronicamente, ou se o usuário usar um transmissor que transmite o identificador, o sinal sensorial pode compreender um receptor para receber o identificador.
[0021] Opcionalmente, o sensor é adicionalmente configurado para detectar uma distância entre o usuário que está presente diante do componente de espelho, e o controlador é adicionalmente configurado para gerar sinais de controle indicando uma quantidade de luz a ser emitida pelas fontes de luz com base na distância detectada. Por exemplo, se o usuário estiver entre uma primeira e uma segunda distância do espelho, os sinais de controle indicam que as fontes de luz precisam emitir uma quantidade relativamente alta de luz. Se, subsequentemente, os olhos do usuário ficarem relativamente perto do espelho, por exemplo, quando o usuário está entre uma terceira e a segunda distância do espelho, os sinais de controle indicam que as fontes de luz precisam emitir uma quantidade média de luz para evitar o ofuscamento. Pode ser também que, quando um usuário está relativamente distante e/ou nenhum usuário é detectado, então, os sinais de controle indicam que as fontes de luz devem ser desligadas. Essa modalidade opcional fornece uma melhor experiência de usuário, porque a quantidade de luz emitida é automaticamente adaptada e pode ser controlada de modo que, com base na distância, o ofuscamento seja evitado.
[0022] Opcionalmente, o sensor compreende uma câmera e uma unidade de processamento de imagens. A câmera é disposta e configurada para obter imagens da cabeça do usuário se o usuário estiver diante do componente de espelho. A unidade de processamento de imagens é acoplada à câmera e é configurada para reconhecer a cabeça do usuário nas imagens, para detectar uma orientação relativa da cabeça em relação à superfície de espelho nas imagens e para gerar o sinal de sensor correspondente. Dessa forma, por meio de técnicas de reconhecimento de imagens, a orientação relativa da cabeça em relação à superfície de espelho pode ser determinada com precisão.
[0023] Opcionalmente, o sistema de iluminação adaptável compreende, ainda, um sensor de presença de usuário de baixo consumo para detectar se um usuário está ou não presente diante do componente de espelho, sendo que o sensor e/ou o controlador é ligado ou desligado com base na detecção do usuário diante do componente de espelho. Se o usuário estiver presente diante do componente de espelho, o sensor e/ou o controlador serão ligados. Se o usuário não estiver presente diante do componente de espelho, o sensor e/ou o controlador serão desligados e, assim, o sistema de iluminação adaptável entra em um modo de economia de energia. Isso também pode resultar em um aprimoramento da experiência do usuário, uma vez que o usuário não precisa ligar ou desligar o componente de espelho. O sensor de presença de usuário de baixo consumo usa, por exemplo, menos que 500 miliwatts, menos que 100 miliwatts ou mesmo menos que 10 miliwatts. O termo “baixo consumo” refere-se pelo menos ao fato de que o consumo de energia do sensor de presença de usuário de baixo consumo é significativamente menor (por exemplo, 10 vezes menor ou 100 vezes menor) que o consumo de energia do sensor e/ou do controlador.
[0024] Opcionalmente, o sistema de iluminação adaptável compreende um detector de nível de luz ambiente para detectar um nível de iluminação de um ambiente do componente de espelho, e o controlador é configurado para levar em conta o nível de iluminação detectado enquanto gera os sinais de controle. Os sinais de controle indicam uma redução maior da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente baixo, e uma redução menor da emissão da luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente alto. Se o ambiente, que é o ambiente do espelho, estiver bem iluminado, os usuários serão menos sensíveis a ofuscamento. Então, as fontes de luz que são atenuadas podem emitir mais luz em comparação com uma situação com um nível de iluminação ambiente mais baixo para assegurar que o usuário ainda receba luz suficiente em sua face.
[0025] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecida uma disposição de espelho que compreende um espelho e inclui uma das modalidades discutidas acima do sistema de iluminação adaptável. O componente de espelho, definido nas modalidades do sistema de iluminação adaptável, é formado pelo espelho, e a superfície de espelho, definida nas modalidades do sistema de iluminação adaptável, é formada por uma superfície reflexiva do espelho. As fontes de luz são fornecidas ao menos próximo de uma porção de uma circunferência do espelho. No caso de um espelho semitranslúcido, as fontes de luz podem ser dispostas atrás do espelho semitranslúcido, próximo à circunferência do espelho. A disposição de espelho tem modalidades, vantagens e efeitos similares às modalidades do sistema de iluminação adaptável discutido acima.
[0026] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecida uma disposição de espelho virtual que compreende uma tela, uma câmera, um processador e uma das modalidades discutidas acima do sistema de iluminação adaptável. A câmera é disposta e configurada para registrar imagens de um espaço diante de uma tela. O processador é acoplado à câmera e à tela. A câmera e o processador são configurados para implementar as funções do sensor do sistema de iluminação adaptável, ou, em outras palavras, a câmera e o processador formam o sensor. A tela e o processador são configurados também para apresentar as imagens registradas pela câmera como a imagem em espelho em pelo menos uma porção da tela. A disposição de espelho virtual tem modalidades, vantagens e efeitos similares às modalidades do sistema de iluminação adaptável discutido acima.
[0027] Opcionalmente, a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente é fornecida em ou próximo de ao menos uma porção da circunferência da tela. Ou, a tela e o processador também são configurados para usar porções da tela que estão situadas em ou próximo da circunferência da tela pela pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente. Em particular, pixels dispostos próximo à borda (próximo à circunferência) da tela podem ser controlados para emitir luz branca de uma intensidade de luz controlável. Em teoria, cada pixel pode ser controlado individualmente e é possível também que a quantidade de luz emitida pelos grupos de pixels possa ser controlada.
[0028] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho. O componente de espelho é configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho. O método compreende: i) detectar uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho e gerar um sinal de sensor indicando se a cabeça do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho, sendo que a direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho, e ii) gerar sinais de controle para as fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor, sendo que a geração dos sinais de controle é realizada de modo a resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário caso o sinal de sensor indique que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo. O método tem modalidades, vantagens e efeitos similares às modalidades do sistema de iluminação adaptável discutido acima.
[0029] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um método para controlar um espelho virtual. O método compreende i) uma modalidade do método discutido acima para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável, ii) obter uma imagem da cabeça do usuário diante de uma tela, sendo que a tela é disposta para atuar uma superfície de espelho, iii) apresentar a imagem da cabeça do usuário em uma porção da tela, sendo que a imagem obtida da cabeça também é usada no estágio de detecção de uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho. O método tem modalidades, vantagens e efeitos similares às modalidades do método discutido acima para controlar fontes de luz e o sistema de iluminação adaptável discutido acima.
[0030] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um produto de programa de computador para controlar fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho. O programa tem a finalidade de fazer com que um processador execute uma modalidade do método discutido acima para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho. O produto de programa de computador tem modalidades, vantagens e efeitos similares às modalidades do método discutido acima para controlar as fontes de luz e o sistema de iluminação adaptável discutido acima.
[0031] De acordo com um aspecto da invenção, é fornecido um programa de computador para controlar um espelho virtual. O programa tem a finalidade de fazer com que um processador execute uma modalidade do método discutido acima para controlar um espelho virtual.
[0032] São apresentadas modalidades preferenciais adicionais do dispositivo e método de acordo com a invenção nas reivindicações anexas, sendo que a revelação das mesmas é incorporada ao presente documento a título de referência.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0033] Esses e outros aspectos da invenção se tornarão evidentes e serão elucidados a seguir com referência às modalidades descritas a título de exemplo na descrição a seguir, e com referência aos desenhos anexos, nos quais: a Figura 1 mostra esquematicamente uma modalidade de um sistema de iluminação adaptável, a Figura 2 mostra esquematicamente um exemplo de uma modalidade de uma disposição de espelho, a Figura 3 mostra esquematicamente uma modalidade de uma disposição de espelho virtual, a Figura 4 mostra esquematicamente a cabeça de um usuário diante de um espelho, a Figura 5 mostra esquematicamente o sistema de iluminação adaptável da disposição de espelho em funcionamento, a Figura 6 mostra esquematicamente uma modalidade de um método para controlar as fontes de luz do sistema de iluminação adaptável e uma modalidade de um método para controlar o espelho virtual, e a Figura 7 mostra esquematicamente uma modalidade de um produto de programa de computador.
[0034] As Figuras são puramente diagramáticas e não estão em escala. Nas Figuras, os elementos que correspondem a elementos já descritos podem ter as mesmas referências numéricas.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0035] A Figura 1 mostra esquematicamente uma modalidade de um sistema de iluminação adaptável 100 para um componente de espelho. O componente de espelho é configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho. O sistema de iluminação adaptável 100 compreende uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119, um sensor 102 e um controlador 104. Em uso, a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 é disposta em ou próximo de ao menos uma porção de uma circunferência da superfície de espelho de modo que, se a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 emitir luz, a luz será emitida em direção à cabeça (não mostrada) de um usuário posicionado diante da superfície de espelho. A expressão “em ou próximo à circunferência da superfície de espelho” significa que a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 pode ser disposta ao redor de uma porção da superfície de espelho, ou que elas podem ser dispostas dentro da circunferência da superfície de espelho e são dispostas mais próximo à circunferência da superfície de espelho do que a um centro da superfície de espelho. A pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 pode ser disposta em uma posição onde elas são diretamente adjacentes à porção da circunferência da superfície de espelho.
[0036] A pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 é controlável, o que significa que ao menos a quantidade de luz que uma fonte de luz individual 111 a 119 emite pode ser controlável. Isso pode ser feito por meio de sinais de controle 121 a 129. Cada fonte de luz 111 a 119 pode compreender um único emissor de luz ou pode compreender um grupo de emissores de luz. Em um exemplo, a fonte de luz 111 a 119 são tiras alongadas que compreendem grupos de diodos emissores de luz. Em um exemplo, as fontes de luz 111 a 119 compreendem um ou mais diodos emissores de luz que são opcionalmente dotados de material luminescente. Opcionalmente, as fontes de luz 111 a 119 são configuradas para emitir luz substancialmente branca que tem um ponto de cor próximo a uma linha de corpo negro de um espaço de cor.
[0037] Opcionalmente, as fontes de luz 111 a 119 são capazes de emitir um feixe de luz em uma direção controlável e/ou uma largura do feixe de luz é controlável. Tal fonte de luz 111 a 119 pode compreender um ou mais emissores de luz e um elemento óptico. Por exemplo, o elemento óptico é, por exemplo, uma lente que pode ser controlada em posições variáveis em relação ao um ou mais emissores de luz e, assim, a direção e/ou a largura do feixe de luz é controlada.
[0038] Pode ser utilizada qualquer fonte de luz adequada que compreende um emissor de luz adequado, como, por exemplo, um ou mais emissores de luz de estado sólido, como diodos emissores de luz (LEDs), ou um tubo de iluminação fluorescente, uma ou mais lâmpadas incandescentes etc. Cada fonte de luz pode compreender um circuito de acionamento que é fornecido ao um ou mais emissores de luz, dependendo de um sinal de controle.
[0039] A Figura 1 pode sugerir que há 9 fontes de luz 111 a 119. Entretanto, as modalidades do sistema de iluminação adaptável 100 não estão limitadas a apenas 9 fontes de luz. É relevante no contexto deste documento que haja uma pluralidade de fontes de luz que são dispostas, em uso, em ou próximo de uma porção da circunferência do componente de espelho. Por exemplo, em uma modalidade, um espelho tem uma fonte de luz 111 a 119 em seus lados esquerdo, direito e superior.
[0040] O sensor 102 é configurado para detectar uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho. O sensor 102 é configurado para fornecer um sinal de sensor 103 que indica, em uso, se a cabeça do usuário está ou não girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho. Em vez do verbo “girar”, pode-se ler “ao menos parcialmente girar”. A direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho; a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou à direita; e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho. A expressão “girar a cabeça em direção ao espelho” significa que a cabeça não é virada em relação à superfície de espelho, ou, em outras palavras, o lado frontal da cabeça fica voltado para a superfície de espelho. O sinal de sensor 103 pode também indicar uma combinação de direções nas quais a cabeça é girada, por exemplo, a cabeça pode ser simultaneamente virada para cima e na direção lateral à esquerda. Opcionalmente, o sensor 102 é configurado também para detectar uma distância entre a cabeça do usuário e a superfície de espelho.
[0041] Uma referência é feita à Figura 4 em que são mostrados diferentes parâmetros da orientação de uma cabeça 460 em relação a um espelho 440. A Figura 4 mostra esquematicamente a cabeça 460 de um usuário diante do espelho 440. A distância entre o espelho 440 e a cabeça 460 é indicada com D. Além disso, um sistema de coordenadas é esquematicamente desenhado através do espelho 440. Para fins de explicação, presume-se que o sistema de coordenadas seja fixo em relação ao espelho 440 e que, se o usuário move a cabeça 460, o movimento resulta em diferentes coordenadas de elementos da cabeça 460 no sistema de coordenadas. Deve-se notar que o sistema de coordenadas pode também ser fixo em relação à cabeça 460 do usuário e que, se o usuário move a cabeça 460 ou quando o espelho 440 é movido, o espelho 440 obtém coordenadas diferentes no sistema de coordenadas.
[0042] Um eixo z 462 é disposto em um plano do espelho 440 e é orientado em uma direção de cima para baixo do espelho 440. Um eixo x 466 é disposto perpendicularmente ao eixo z 462 e é disposto no plano do espelho 440 e é orientado em uma direção do lado esquerdo do espelho 440. Um eixo Y 464 é perpendicular ao eixo x 466 e ao eixo z 462 e, assim, o eixo y 464 também é disposto perpendicularmente ao espelho 440. Uma distância da cabeça 460 do usuário em relação ao espelho 440 é definida pela diferença nas coordenadas y do espelho 440 e um lado frontal da cabeça 460. Se o usuário vira sua cabeça 460 em uma direção lateral à esquerda (que é vista lateralmente à esquerda do ponto de vista do usuário), a cabeça 460 do usuário gira em relação ao eixo z 462 no sentido anti-horário. Então, por exemplo, as coordenadas x dos olhos da usuária mudam para um valor mais alto (presumindo que uma porção esquerda do eixo x 466, conforme vista do ponto de vista do usuário, é uma parte positiva do eixo x 466), as coordenadas z dos olhos permanecem as mesmas, e a coordenada y do olho esquerdo do usuário aumenta e a coordenada y do olho direito do usuário diminui (presumindo que uma porção do eixo y 464 que aponta para a direção da cabeça 460 do usuário é uma parte positiva do eixo y 464). Se o usuário vira sua cabeça 460 em uma direção lateral à direita (que é vista lateralmente à direita do ponto de vista do usuário), a cabeça 460 do usuário gira em relação ao eixo z 462 no sentido horário. Se o usuário vira sua cabeça 460 em uma direção ascendente, a cabeça 460 do usuário gira em relação ao eixo x 466 no sentido horário. Se o usuário gira a cabeça 460 em uma direção descendente, a cabeça 460 do usuário gira em relação ao eixo x 466 no sentido anti-horário. Frequentemente, os termos “movimento de arfagem”, “movimento de rolamento”, “movimento de guinada” são usados para objetos orientados para frente, como, por exemplo, a cabeça 460 do usuário (e também, por exemplo, para aviões). Na Figura 4, o movimento de arfagem é uma rotação em torno do eixo x 466, que é um movimento ascendente/descendente da cabeça 460. Na Figura 4, o movimento de guinada é uma rotação da cabeça 460 ao redor do eixo z 462 que é um movimento lateral à esquerda/lateral à direita da cabeça 460. Na Figura 4, o movimento de rolamento é uma rotação em torno do eixo y 464. Um tipo adicional de movimento que pode ser relevante é uma translação da cabeça 460. Na translação, a cabeça 460 não é girada ao longo de um dos eixos, mas movida ao longo de um ou mais dos eixos. As translações para cima e para baixo são feitas ao longo do eixo z 462 e as translações à esquerda e à direita são feitas ao longo do eixo x 466.
[0043] O sensor 102 pode compreender uma câmera 110 que é disposta para obter uma imagem da cabeça 460 do usuário se o usuário estiver diante do componente de espelho. Por exemplo, a câmera 110 é disposta diretamente acima da superfície de espelho e obtém imagens do espaço na frente da superfície da imagem. A câmera 110 pode também ser disposta atrás de uma superfície de espelho semitranslúcido, ou a superfície de espelho pode ser interrompida por uma região transparente atrás da qual a câmera 110 é fornecida. No contexto deste documento, não é importante se a câmera 110 está disposta diretamente adjacente à superfície de espelho ou atrás da superfície de espelho. A câmera 110 pode também ser disposta a uma distância da superfície de espelho. É sempre importante que o sistema de iluminação adaptável 100 saiba como a câmera 110 está posicionada em relação à superfície de espelho para poder usar as imagens obtidas para detectar como a cabeça 460 do usuário está orientada em relação à superfície de espelho.
[0044] O sensor 102 pode compreender também uma unidade de processamento de imagens 112 que é acoplada à câmera 110 para receber as imagens obtidas pela câmera 110. A unidade de processamento de imagens 112 é configurada para reconhecer a cabeça 460 do usuário nas imagens e para detectar uma orientação relativa da cabeça 460 em relação à superfície de espelho. Como resultado desse reconhecimento da orientação relativa, a unidade de processamento de imagens 112 pode gerar o sinal de sensor 103. A unidade de processamento de imagens 112 pode ser configurada também para estimar, com base nas imagens recebidas da câmera 110, a distância entre a superfície de espelho e a cabeça 460 do usuário. Embora na Figura 1 a unidade de processamento de imagens 112 e o controlador 104 sejam desenhados como unidades separadas, as tarefas/funções de processamento de imagens podem também ser realizadas pelo controlador 104 e, então, os componentes do sensor 102 são distribuídos sobre a câmera 110 e o controlador 104.
[0045] A unidade de processamento de imagens 110 pode compreender algoritmos para detectar uma face humana nas imagens e/ou pontos de referência de uma face humana na imagem. Em particular, os pontos de referência podem ser usados para detectar uma orientação relativa da cabeça 460 do usuário em relação à superfície de espelho. Exemplos de pontos de referência são olhos, nariz, boca, orelhas, sobrancelhas etc. Se, por exemplo, uma pequena porção de uma parte esquerda da face e uma grande porção de uma parte direita da face são mostradas nas imagens, a unidade de processamento de imagens 112 pode decidir que a cabeça está virada em uma direção lateral à esquerda em relação à superfície de espelho. Se, por exemplo, apenas uma orelha esquerda é vista nas imagens, a unidade de processamento de imagens 112 pode detectar que a cabeça 460 está virada para a direita em uma direção lateral à direita. A unidade de processamento de imagens 112 também pode levar em conta os movimentos da cabeça 460, o que significa que as diferenças entre imagens consecutivas são analisadas para detectar se a cabeça 460 se move relativamente à superfície da imagem. Por exemplo, se em imagens subsequentes os olhos e o queixo estão se movendo em uma direção ascendente, e se ao mesmo tempo os olhos se tornam menores e o queixo se torna maior, a unidade de processamento de imagens 112 pode detectar que a cabeça 460 está virada na direção ascendente. A unidade de processamento de imagens 112 pode usar o tamanho da cabeça 460 nas imagens como um parâmetro com base no qual a distância entre a cabeça 460 e a superfície de espelho é estimada. A detecção da distância da cabeça 460 do usuário em relação à superfície de espelho também pode ser feita com outros tipos de sensores 102 e/ou tecnologias de processamento de imagens, dos quais alguns exemplos são: detecção capacitiva, medições de tempo de voo nas quais mede-se, por exemplo, o tempo que uma onda eletromagnética leva para se deslocar do sensor 102 até a cabeça 460 do usuário e subsequentemente da cabeça 460 do usuário até o sensor 102; registro de imagens 3D e técnicas de processamento de imagens 3D; iluminação texturizada; registro de imagens 2D juntamente com a estimativa ou detecção de profundidade, por exemplo, alternar as fontes de luz que são ativadas rapidamente de modo que pareçam estar continuamente acesas e observar com uma alta taxa de captura as sombras que são formadas sobre a face a partir do nariz, sobrancelhas etc.
[0046] Alternativamente, o sensor 102 pode ser configurado para detectar uma orientação da cabeça 460 do usuário com o uso de dois elementos dispostos em uma posição conhecida na cabeça 460 do usuário e a orientação é detectada com base, por exemplo, em campos eletromagnéticos gerados (por exemplo, gerados pelos dois elementos) e/ou alterações nesses campos magnéticos gerados. Por exemplo, o usuário pode usar um par de óculos que tem um gerador de campo lateral esquerdo e um gerador de campo lateral direito e o sistema de iluminação adaptável compreende um sensor de campo disposto em uma posição próxima à superfície de espelho e mede as intensidades dos campos laterais esquerdo e direito recebidos como base para detectar a orientação da cabeça 460 do usuário em relação à superfície de espelho. Além disso, o sensor 102 pode gerar um campo específico e elementos que têm uma posição fixa próximo à cabeça do usuário influenciam esse campo específico e o sensor pode detectar variações no campo como resultado da alteração das posições dos elementos.
[0047] Alternativamente, o sensor 110 pode ser configurado para detectar a direção do olhar dos olhos do usuário através da avaliação da reflexão da córnea das fontes de luz montadas ao redor das superfícies de espelho. Sabe-se a partir do campo de rastreamento do olhar baseado na câmera que o ponto de olhar momentâneo do olho pode ser estimado pela avaliação do centro da pupila contra a reflexão da córnea da cena observada - mais detalhes são fornecidos na patente US n° de série US9237844B2. Essa modalidade é vantajosa em relação a soluções tradicionais de rastreamento de olhar, porque ela usa fontes de luz visível ativas incorporadas do dispositivo. As soluções tradicionais de rastreamento de olhar tendem a usar iluminação infravermelha invisível ativa para capturar imagens do olho e a reflexão da córnea por infravermelho. Como tal, a reflexão da córnea existente pode ser usada para identificar o segmento luminoso na (ou próximo à) direção do olhar no espelho.
[0048] Uma modalidade alternativa tem por base a combinação de iluminação visível e infravermelha e captura de imagens visível e infravermelha, seja para rastreamento de face ou para rastreamento do olhar.
[0049] O controlador 104 do sistema de iluminação adaptável 100 é acoplado ao sensor 102 para receber o sinal de sensor 103. O controlador 104 é configurado para gerar uma pluralidade de sinais de controle 121 a 129 com base no sinal de sensor 103. O controlador 104 é acoplado à pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 para fornecer os sinais de controle 121 a 129 à pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119. O controlador 104 tem o conhecimento da posição da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 em relação à superfície de espelho, por exemplo, qual dentre a pluralidade de fontes de luz 111 a 119 está disposta (conforme visto a partir do usuário que está presente na frente do componente de espelho) em um lado esquerdo da superfície de espelho, qual dentre a pluralidade de fontes de luz 111 a 119 está disposta acima, qual dentre a pluralidade de fontes de luz 111 a 119 está disposta abaixo etc. A geração dos sinais de controle 121 a 129 se dá de modo que, se o sinal de sensor 103 indicar que a cabeça 460 está virada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo, as fontes de luz 111 a 119 que emitem luz em direção aos olhos do usuário sejam controladas para emitir menos luz na direção dos olhos do usuário. Em outras palavras, os sinais controlados 121 a 129 são controlados para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário. Dessa forma, se a cabeça 460 é girada em uma direção lateral à esquerda, os olhos podem receber a maior parte de luz das fontes de luz 111 a 119 dispostas no lado esquerdo da superfície de espelho e, portanto, as fontes de luz 111 a 119 no lado esquerdo da superfície de espelho são controladas para emitir menos luz. Se a cabeça 460 do usuário for virada diagonalmente em uma direção à direita/para baixo, os olhos podem receber a maior parte da luz das fontes de luz 111 a 119 no lado inferior/direito da superfície de espelho e, portanto, essas fontes de luz 111 a 119 são atenuadas. Dessa forma, evita-se que o usuário experimente ofuscamento ou, ao menos, se o usuário experimentar ofuscamento, sua quantidade será reduzida. Em resumo, o controlador 104 é configurado para controlar as fontes de luz 111 a 119 de modo que as fontes de luz que possam contribuir para o ofuscamento sejam atenuadas.
[0050] Em uma modalidade, o controlador 104 é configurado para determinar quais fontes de luz 111 a 119 estão mais próximas dos olhos do usuário e, assim, essas fontes de luz 111 a 119 são controladas para emitir menos luz em comparação com as outras fontes de luz 111 a 119. Por exemplo, o controlador 104 determina quais 20%, ou alternativamente, quais 30%, das fontes de luz 111 a 119 estão mais próximas dos olhos.
[0051] Em uma modalidade, as fontes de luz 111 a 119 que são opostas às fontes de luz 111 a 119 que precisam emitir menos luz são controladas pelo controlador 104 para emitir mais luz. Nesse contexto, “oposto” significa que, conforme visto ao longo da circunferência da superfície de espelho, as fontes de luz 111 a 119 que são controladas para emitir mais luz estão no outro lado da superfície de espelho em relação às fontes de luz 111 a 119 que são controladas para emitir menos luz. As fontes de luz opostas 111 a 119 não emitem muita luz diretamente aos olhos do usuário e, dessa forma, um aumento de seu nível de emissão de luz não resulta em mais ofuscamento, e o aumento de seu nível de emissão de luz resulta em uma melhor iluminação de uma porção da face do usuário.
[0052] Em uma modalidade, conforme anteriormente discutido, a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 pode ser adaptada para controlar ao menos um dentre uma largura de um feixe de luz emitido e uma direção do feixe de luz emitido com base nos sinais de controle recebidos 121 a 129. Na modalidade, presume-se que o controlador 104 tenha o conhecimento da posição relativa da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 em relação à cabeça 460 do usuário diante da superfície de espelho e, opcionalmente, da posição dos olhos em relação à superfície de espelho. O controlador 104 pode ser configurado para gerar os sinais de controle 121 a 129 indicando que uma porção das fontes de luz 111 a 119 que emitem, em uso, luz em direção aos olhos do usuário precisa adaptar ao menos uma dentre a direção do feixe de luz emitido e a largura do feixe de luz emitido para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário. Segundo uma modalidade anteriormente discutida, a largura e/ou a direção do feixe de luz das fontes de luz 111 a 119 que estão mais próximas dos olhos do usuário podem ser adaptadas para evitar ou reduzir a experiência de ofuscamento.
[0053] Em uma modalidade, o controlador 104 compreende um armazenamento de dados 106. O controlador 104 pode ser configurado para armazenar, no armazenamento de dados 106, perfis de usuário que incluem ao menos uma característica do usuário e um indicador de sensibilidade a ofuscamento pertencentes ao respectivo usuário. Nessa modalidade, o sensor 102 pode ser configurado também para detectar ao menos uma característica do usuário se o usuário estiver diante do componente de espelho, e o sensor 102 pode incluir ao menos uma característica detectada no sinal de sensor 103. O controlador 104 pode ser configurado para selecionar a partir do armazenamento de dados 106 um perfil de usuário que corresponde a pelo menos uma característica do usuário detectada (conforme fornecida pelo sinal de controle 103). O controlador 104 pode subsequentemente usar o indicador de sensibilidade a ofuscamento do perfil de usuário selecionado para gerar os sinais de controle 121 a 129. Se o indicador de sensibilidade a ofuscamento for maior, as emissões de luz em direção aos olhos do usuário são mais reduzidas do que a situação na qual o indicador de sensibilidade a ofuscamento é menor.
[0054] A ao menos uma característica pode ser uma característica biométrica do usuário que pode ser reconhecida a partir de uma informação que o sensor 102 detecta. Por exemplo, a característica biométrica pode ser posições relativas de pontos de referência de uma face humana como, por exemplo, de que forma uma distância entre os olhos se refere a uma distância de um olho ao nariz, e a uma distância do nariz à boca. Tais características biométricas podem ser facilmente detectáveis quando o sensor 102 compreende a câmera 110 e a unidade de processamento de imagens 112, conforme anteriormente discutido, e a unidade de processamento de imagens 112 pode ser adicionalmente configurada para detectar características biométricas nas imagens da face do usuário. Pode ser também que o usuário tenha uma etiqueta (eletrônica) (por exemplo, como parte de seus óculos) que pode ser lida pelo sensor 102 e que um ID de usuário pode ser recebido pelo sensor 102. Dentro de uma família relativamente pequena, o sensor 102 pode também determinar qual usuário da família está posicionado diante do espelho ao estimar um comprimento do usuário e comparando o comprimento estimado com um valor de comprimento armazenado no armazenamento de dados 106. O usuário pode também produzir um gesto específico que é registrado pela câmera 110 e reconhecido pela unidade de processamento 112 e, assim, diferentes usuários podem ser reconhecidos mediante a atribuição de gestos diferentes a eles. Alternativamente, o sistema de iluminação adaptável 100 pode ser acoplado a uma balança posicionada na frente do espelho e um peso medido pode ser usado para determinar qual pessoa de uma família está em pé diante do espelho. Alternativamente, o sistema de iluminação adaptável 100 pode ser acoplado a uma escova de dentes ou aparelho para barbear ou depilar que incorpora um sensor de impressão digital e uma impressão digital detectada do usuário é usada para identificar o usuário diante do espelho. O valor de sensibilidade a ofuscamento pode ser a idade do usuário, porque, quase sempre, as pessoas mais velhas são mais sensíveis ao ofuscamento. O valor de sensibilidade ao ofuscamento pode também ser um valor do qual um valor alto, por exemplo, indica que o usuário é relativamente sensível a ofuscamento.
[0055] Em uma modalidade, o controlador 104 pode ser configurado para controlar a emissão de luz da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 com base na distância detectada entre o usuário e o componente de espelho. Conforme discutido anteriormente, o sensor 102 pode também ser configurado para detectar tal distância. Por exemplo, o controlador 104 pode ativar a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 se o usuário estiver dentro de uma primeira distância máxima do componente de espelho. Por exemplo, se o usuário chegar (muito) mais próximo e ficar, por exemplo, mais próximo do que uma segunda distância máxima do componente de espelho, a emissão de luz da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 pode ser reduzida para evitar o ofuscamento. Se o usuário estiver além da primeira distância máxima do componente de espelho, o controlador 104 pode desligar a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119. Dessa forma, em uma modalidade, a distância é usada para ligar e/ou desligar a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119. Em outra modalidade, a distância pode ser usada também para controle de ofuscamento, por exemplo, se o usuário ficar relativamente próximo ao componente de espelho, a emissão de luz da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 será reduzida para evitar o ofuscamento.
[0056] Nesse contexto, deve-se notar, também, que o usuário pode mover sua cabeça 460 paralelamente à superfície de espelho, por exemplo, em uma translação lateral à esquerda ou uma translação lateral à direita. O sensor 102 pode também ser configurado para detectar os movimentos de translação da cabeça 460 e comunicar essa informação ao controlador 104 através do sinal de sensor 103. O controlador 104 pode ser configurado para gerar os sinais de controle 121 a 129 que reduzem uma emissão de luz de um subgrupo da pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 que está mais próximo dos olhos do usuário. Em uma modalidade, o sensor 102 e o controlador 104 podem ser configurados para operar de maneira similar se a cabeça 460 do usuário fizer um movimento de rolamento, que é, conforme discutido no contexto da Figura 4, uma rotação da cabeça ao redor de um eixo perpendicular à superfície de espelho.
[0057] Em uma modalidade, o sistema de iluminação adaptável 100 pode compreender um sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 que é configurado para detectar se um usuário está ou não presente diante do espelho. Tal sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 pode fornecer um sinal ao controlador 104 e/ou ao sensor 102 no qual o sensor de presença indica se o usuário está presente diante do componente de espelho. O controlador 104 e/ou o sensor 102 podem ser configurados para entrar em um modo de baixo consumo se o sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 não detectar nenhum usuário diante do componente de espelho, e o controlador 104 e/ou o sensor 102 podem ser configurados para iniciar sua operação se o sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 detectar o usuário diante do componente de espelho. Dessa forma, a energia pode ser economizada, porque o controlador 104 e/ou o sensor 102 não consomem muita energia se nenhum usuário estiver presente. O sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 é configurado para consumir uma quantidade relativamente baixa de energia, por exemplo, menos que 500 miliwatts, menos que 100 miliwatts ou mesmo menos que 10 miliwatts. Um exemplo de um sensor de presença de usuário de baixo consumo é um circuito integrado - CI - de sensor de proximidade Si1102 da Silicon Labs - este sensor tem por base uma reflexão da luz infravermelha emitida e a quantidade de energia consumida pelo circuito de detecção é menor que 1 miliwatt e, além disso, é preciso fornecer um diodo emissor de luz infravermelha que pode consumir, por exemplo, 100 miliwatts. Tal sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 pode gerar, por exemplo, um campo eletromagnético e alterações detectadas no campo eletromagnético são usadas para detectar a presença de um usuário. Ou, esse sensor de presença de usuário de baixo consumo 108 compreende eletrodos e alterações detectadas na capacitância entre os eletrodos são usadas para detectar a presença do usuário. Frequentemente, são usados sensores de infravermelho passivos (PIR), que também são frequentemente usados para detectar ocupação de cômodo. Alternativamente, o sistema de iluminação adaptável 100 é acoplado a uma balança que é colocada diante do espelho ou a ladrilhos de piso sensíveis em um banheiro, e esses elementos são usados para detectar se alguém está presente próximo ao espelho. Alternativamente, o sensor pode detectar que uma luz de banheiro é ligada, e isso é usado como uma indicação da presença do usuário.
[0058] Em uma modalidade, o sistema de iluminação adaptável 100 compreende um sensor de nível de luz ambiente 114 que é configurado e adaptado para detectar um nível de iluminação de um ambiente do componente de espelho. O controlador 104 pode ser acoplado ao sensor de nível de luz ambiente 114 para receber informações sobre o nível de iluminação detectado no ambiente. O controlador 104 pode ser configurado para levar em conta o nível de iluminação detectado enquanto gera os sinais de controle 121 a 129. Os sinais de controle 121 a 129 indicam uma redução maior da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente baixo, e os sinais de controle indicam uma redução menor da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente alto.
[0059] A Figura 2 mostra esquematicamente uma modalidade de uma disposição de espelho 200. A disposição de espelho 200 compreende um espelho 240 e uma modalidade de um sistema de iluminação adaptável 100, conforme discutido no contexto da Figura 1. O espelho 240 tem uma superfície reflexiva especular que apresenta uma imagem em espelho a um usuário que posiciona sua cabeça 460 diante do espelho 240. O espelho 240 forma um componente de espelho e a superfície reflexiva especular do espelho é a superfície de espelho das modalidades discutidas no contexto da Figura 1. A borda externa do espelho 240 define uma circunferência 242 do espelho 240. Por exemplo, uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente, 211, 211’, 211” etc., são dispostas ao redor da circunferência 242 do espelho 240. No topo da disposição de espelho 200 é fornecido um olho de uma câmera 202. A câmera 202 é direcionada para um espaço que está na frente do espelho 240 e obtém imagens, por exemplo, da cabeça do usuário que está diante do espelho 240. A disposição de espelho 200 compreende também um controlador 204 que pode ser disposto atrás do espelho 240 e o controlador 204 pode ser acoplado à câmera 202 e à pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 211, 211’, 211” etc. No contexto da Figura 1, foi discutida a unidade de processamento de imagens 112 que inclui, juntamente com a câmera 110, um sensor 102. Deve-se notar que a função das tarefas da unidade de processamento de imagens 112 também pode ser realizada ou executada pelo controlador 204. De acordo com a discussão da Figura 1, se a cabeça 460 do usuário estiver diante do espelho 240, e se o usuário virar sua cabeça, por exemplo, em uma direção lateral à direita para baixo, seus olhos se moverão para mais perto do subgrupo de fontes de luz dentre as quais as fontes de luz foram indicadas com 211, 211’, 211” na Figura 2. Se esse movimento for observado pela câmera 202 e detectado pelo controlador 204, o controlador 204 pode gerar sinais de controle para as fontes de luz 211, 211’, 211” que indicam que elas precisam reduzir sua emissão de luz. De acordo com uma modalidade do sistema de iluminação adaptável, as fontes de luz que estão em um lado oposto do espelho 240 podem, então, ser controladas para aumentar sua iluminação de luz.
[0060] A disposição de espelho 200 da Figura 2 é, por exemplo, um espelho de toucador que é frequentemente usado para barbeamento ou depilação ou para aplicação ou remoção de maquiagem.
[0061] A Figura 3 mostra esquematicamente uma modalidade de uma disposição de espelho virtual 300. A disposição de espelho virtual 300 é, por exemplo, fornecida por um telefone móvel que compreende uma tela 350, uma câmera 302, um processador 304 e, por exemplo, um botão 360. Uma modalidade do sistema de iluminação adaptável 100 que foi discutido anteriormente pode ser implementada na disposição de espelho virtual 300. A câmera 302 obtém imagens de um espaço na frente da tela 350 e as imagens obtidas são apresentadas em uma porção central relativamente grande 354 da tela 350 como uma imagem em espelho. Dessa forma, se um usuário posicionar sua cabeça na frente da disposição de espelho virtual 300, ele poderá ver sua própria face na porção 354 da tela 350. Uma borda ou uma circunferência da tela 350 é indicada na Figura 3 por um número 352. As áreas da tela 350 próximo da circunferência 352 são controladas pelo processador 304 para operar como fontes de luz controláveis individualmente 311. O processador 304 pode, por exemplo, controlar a cor dos pixels das áreas da tela 350 próximo da circunferência 352 para serem brancos a um nível relativamente alto de emissão de luz e, assim, as áreas da tela 350 próximo da circunferência 352 da tela 350 atuam como as fontes de luz 311 que iluminam a face da pessoa que posiciona sua cabeça na frente da disposição de espelho virtual 300. De acordo com as modalidades discutidas do sistema de iluminação adaptável 100, os níveis de iluminação das áreas da tela 350 próximo da circunferência 352 são controlados com base em uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à disposição de espelho virtual 300. O usuário pode virar a cabeça, ou o usuário pode mover a disposição de espelho virtual 300 em torno da cabeça para inspecionar, por exemplo, uma superfície lateral da cabeça. O processador 304 da disposição de espelho virtual 300 pode executar um programa de computador que implementa as funções da unidade de processamento de imagens 112 do sensor 102 do sistema de iluminação adaptável 100 e do controlador 104 do sistema de iluminação adaptável 100. Assim, o processador 304 pode detectar uma rotação da cabeça em relação à tela e, então, pode reduzir um nível de iluminação de algumas das áreas/fontes de luz 311 da tela 350 que agem como fontes de luz controláveis, em particular, a emissão de luz das áreas/fontes de luz 311 mais próximo dos olhos do usuário é reduzida.
[0062] A Figura 5 mostra esquematicamente o sistema de iluminação adaptável 100 da disposição de espelho 200 em funcionamento. Na Figura 5 é desenhada uma típica configuração de banheiro na qual, por exemplo, durante o barbeamento ou a depilação, um usuário posiciona sua cabeça 560/560’ diante de um espelho de toucador 540. Na Figura 5, é indicado um eixo 562 que é, no contexto da Figura 4, o eixo z 462. No lado esquerdo (A), o usuário girou a cabeça 560 em uma direção lateral à direita - a cabeça 560 foi girada no sentido horário em torno do eixo 562. No lado direito (B), o usuário girou a cabeça 560’ em uma direção lateral à esquerda - a cabeça 560’ foi girada no sentido anti-horário em torno do eixo 562. No exemplo da Figura 5, o espelho de toucador 540 é, por exemplo, semitranslúcido. Uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente 111 a 119 é fornecida atrás do espelho de toucador semitranslúcido 540 e é disposta próxima a uma borda do espelho de toucador 540. Além disso, uma câmera 110 pode ser fornecida atrás do espelho semitranslúcido 540. A câmera 110 obtém imagens de um espaço na frente do espelho de toucador 540 e, dessa forma, em uso, da cabeça 560, 560’ do usuário. Uma unidade de processamento de imagens 112 detecta se o usuário virou sua cabeça para a esquerda, para a direita, para cima e/ou para baixo. Se for detectado que o usuário virou a cabeça 560, 560’, um controlador 104 do sistema de iluminação adaptável 100 controla ao menos uma porção das fontes de luz 111 a 119 que são relativamente mais próximas dos olhos do usuário para emitir menos luz e, opcionalmente, para controlar outra porção das fontes de luz para emitir mais luz. Por exemplo, é mostrado em (A) que, se o usuário vira sua cabeça 560 na direção à direita, uma porção 512 das fontes de luz 111 a 119, que são as fontes de luz dispostas próximo a uma borda direita do espelho de toucador 540, é controlada para emitir uma quantidade relativamente baixa de luz (o que é esquematicamente mostrado não desenhando qualquer indicação visível das fontes de luz). Dessa forma, a porção 512 das fontes de luz 111 a 119, que são as fontes de luz que estão mais próximas dos olhos da cabeça virada 560, é atenuada. Deve-se notar que o termo “atenuação” pode significar que a porção 512 das fontes de luz 111 a 119 é desligada ou a quantidade de luz emitida pela porção 512 das fontes de luz 111 a 119 é reduzida em comparação com a situação em que a cabeça 560 do usuário não está virada. Por exemplo, é mostrado em (A) que, se o usuário vira sua cabeça na direção à direita, uma porção 511 das fontes de luz 111 a 119, que são as fontes de luz que são dispostas próximo a uma borda esquerda do espelho de toucador 540, é controlada para emitir uma quantidade relativamente alta de luz (o que é esquematicamente mostrado desenhando-se as fontes de luz como círculos claramente visíveis). Por exemplo, é mostrado em (B) que, se o usuário vira sua cabeça 560’ na direção à esquerda, uma porção 512’ das fontes de luz, que são as fontes de luz que são dispostas próximo a uma borda direita do espelho de toucador 540, é controlada para emitir uma quantidade relativamente alta de luz. Por exemplo, é mostrado em (B) que, se o usuário vira sua cabeça 560’ na direção à esquerda, uma porção 511’ das fontes de luz, que são as fontes de luz que são dispostas próximo a uma borda esquerda do espelho de toucador 540, é controlada para emitir uma quantidade relativamente baixa de luz. Em ambas as situações (A) e (B), os olhos do usuário recebem menos luz das fontes de luz do espelho de toucador 540 e, dessa forma, o ofuscamento é evitado. Em ambas as situações (A) e (B) o lado da cabeça 560, 560’ que está voltado em direção ao espelho de toucador 540 recebe uma quantidade relativamente alta de luz de modo a ficar bem iluminado e, então, o usuário é capaz de inspecionar aquele lado da cabeça 560, 560’.
[0063] A Figura 6 mostra esquematicamente uma modalidade de um método 600 de controle das fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável e uma modalidade de um método 650 de controle de um espelho virtual. O método 600 de controle das fontes de luz do sistema de iluminação adaptável compreende: i) detectar 602 uma orientação relativa da cabeça de um usuário em relação à superfície de espelho e gerar um sinal de sensor indicando se a cabeça do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho, sendo que a direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho; e ii) gerar 604 sinais de controle para as fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor, sendo que a geração dos sinais de controle é realizada de modo a resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário caso o sinal de sensor indique que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo. O método 650 de controle do espelho virtual compreende a) o método 600 de controle das fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável; b) obter 652 uma imagem da cabeça do usuário diante de uma tela, sendo que a tela é disposta para agir como uma superfície de espelho; e c) apresentar 654 a imagem da cabeça do usuário em uma porção da tela. Nesse contexto, deve-se notar que os estágios de detecção 602 de uma orientação relativa da cabeça do usuário e de obtenção 652 da imagem da cabeça do usuário podem ser combinados em um estágio de obtenção 656 da imagem da cabeça do usuário diante da tela e detecção na imagem obtida da orientação relativa da cabeça do usuário.
[0064] A Figura 7 mostra esquematicamente uma modalidade de um produto de programa de computador 770 que compreende um programa de computador 780. O produto de programa de computador 770 é fornecido para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho. O programa 780 tem a finalidade de fazer com que um processador execute uma modalidade do método 600 de controle das fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável. Opcionalmente, o produto de programa de computador 770 é fornecido para controlar um espelho virtual e, assim, o programa 780 tem a finalidade de fazer com que um processador execute uma modalidade do método 650 de controle do espelho virtual.
[0065] As modalidades estendem-se a produtos de programa de computador 770, particularmente programas de computador 780 sobre ou dentro de uma portadora, adaptados para colocar a invenção em prática. O produto de programa de computador pode compreender um programa de computador 780. O programa pode estar sob a forma de código fonte, código objeto, um código intermediário entre código fonte e código objeto, como em uma forma parcialmente compilada, ou em qualquer outra forma adequada para uso na implementação dos métodos acima discutidos. Deve-se entender também que tal programa pode ter muitos designs arquiteturais diferentes. Por exemplo, um código de programa implementando a funcionalidade do método ou dispositivo pode ser subdividido em uma ou mais sub-rotinas. Muitas formas diferentes de distribuir a funcionalidade entre essas sub-rotinas ficarão evidentes para o versado na técnica. As sub-rotinas podem ser armazenadas juntas em um arquivo executável para formar um programa autocontido. Esse arquivo executável pode compreender instruções executáveis em computador, por exemplo, instruções de processador e/ou instruções de interpretador (por exemplo, instruções do interpretador Java). Alternativamente, uma ou mais ou todas as sub-rotinas podem ser armazenadas em ao menos um arquivo de biblioteca externo e estática ou dinamicamente vinculadas a um programa principal, por exemplo, em tempo de execução. O programa principal contém ao menos uma chamada para ao menos uma das sub-rotinas. Além disso, as sub-rotinas podem compreender chamadas de funções umas para as outras. Uma modalidade relacionada a um produto de programa de computador 770 compreende instruções executáveis por computador 780 que correspondem a cada uma das etapas de processamento de pelo menos um dos métodos apresentados. Essas instruções podem ser subdivididas em sub-rotinas e/ou ser armazenadas em um ou mais arquivos que podem estar estática ou dinamicamente ligados. Outra modalidade relacionada a um produto de programa de computador 770 compreende instruções executáveis por computador 780 que correspondem a cada um dos meios de pelo menos um dos sistemas e/ou produtos apresentados. Essas instruções podem ser subdivididas em sub-rotinas e/ou ser armazenadas em um ou mais arquivos que podem estar estática ou dinamicamente ligados.
[0066] A portadora de um programa de computador pode ser uma entidade ou um dispositivo capaz de portar o programa. Por exemplo, a portadora pode incluir uma mídia de armazenamento, como uma memória de leitura somente (ROM), por exemplo, um CD-ROM, ou uma memória ROM baseada em semicondutor, ou uma mídia de gravação magnética, por exemplo, um disquete ou disco rígido. Além disso, a portadora pode ser uma portadora transmissível, como um sinal elétrico ou óptico, que pode ser transportado através de um cabo elétrico ou cabo óptico, ou por rádio ou por outros meios. Quando o programa é incorporado nesse sinal, a portadora pode ser constituída por um cabo ou outro dispositivo ou meio. Alternativamente, a portadora pode ser um circuito integrado no qual o programa é incorporado, sendo o circuito integrado adaptado para executar ou para ser utilizado na execução do método relevante.
[0067] O programa de computador 780 pode ser um programa de computador para um sistema processador distribuído, e pode compreender um código de computador que faz com que um primeiro sistema processador execute um subconjunto das etapas do método discutido acima e que faz com que um segundo sistema processador execute um outro subconjunto das etapas do método discutido acima. O subconjunto de etapas e o outro subconjunto de etapas podem ser mutuamente exclusivos.
[0068] Em resumo, são fornecidos um sistema de iluminação adaptável, uma disposição de espelho (virtual), um método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável, um método para controlar um espelho virtual e um produto de programa de computador. O sistema de iluminação adaptável destina-se a um componente de espelho que é configurado para mostrar uma imagem em espelho do usuário na superfície de espelho do componente de espelho. O sistema de iluminação adaptável compreende uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente, um sensor e um controlador. O sensor detecta uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho. O controlador gera sinais de controle para as fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor. O controlador gera os sinais de controle para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário se o sinal de sensor indicar que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
[0069] Deve-se notar que a invenção pode ser implementada em hardware e/ou software, com o uso de componentes programáveis. Um método para implementar a invenção tem as etapas correspondentes às funções definidas para o sistema conforme descrito com referência à Figura 1.

Claims (15)

1. SISTEMA DE ILUMINAÇÃO ADAPTÁVEL (100) PARA UM COMPONENTE DE ESPELHO (240, 440, 540) CONFIGURADO PARA MOSTRAR UMA IMAGEM EM ESPELHO DE UM USUÁRIO EM UMA SUPERFÍCIE DE ESPELHO, o sistema de iluminação adaptável compreendendo: - uma pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente (111 a 119) para serem dispostas em ou próximo de ao menos uma porção de uma circunferência (242) da superfície de espelho ou para serem posicionadas atrás de uma superfície de espelho semitranslúcido, sendo que as ditas fontes de luz (111 a 119) são dispostas para emitir, durante o uso, luz em direção à cabeça (460, 560, 560’) do usuário que está em frente à superfície de espelho, - um sensor (102) para detectar uma orientação relativa da cabeça (460, 560, 560’) do usuário em relação à superfície de espelho, sendo que o sensor é (102) configurado para fornecer um sinal de sensor (103) indicando se a cabeça (460, 560, 560’) do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho, sendo que a direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho, caracterizado pelo sistema de iluminação adaptável compreender adicionalmente: - um controlador (104, 204) configurado para gerar sinais de controle (121 a 129) para a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente (111 a 119), com base no sinal de sensor (103), sendo que o controlador (104, 204) é configurado para gerar os sinais de controle (121 a 129) para que as fontes de luz que estão mais próximas dos olhos do usuário emitam uma quantidade menor de luz se o sinal de sensor indicar que a cabeça está virada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
2. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo controlador (104, 204) ser configurado para gerar os sinais de controle (121 a 129) indicando que uma porção das ditas fontes de luz (111 a 119) que estão mais próximas dos olhos do usuário precisa emitir menos luz se a cabeça estiver virada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
3. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo controlador (104, 204) ser adicionalmente configurado para gerar os sinais de controle (121 a 129) indicando que fontes de luz opostas precisam emitir mais luz em direção à cabeça, sendo que as fontes de luz opostas são um subconjunto das ditas fontes de luz (111 a 119) que são, vistas ao longo da circunferência da superfície de espelho, dispostas em oposição à porção das fontes de luz que estão mais próximas dos olhos.
4. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3 caracterizado pelas ditas fontes de luz (111 a 119) serem adaptadas para controlar ao menos uma dentre uma largura de um feixe de luz emitido e uma direção do feixe de luz emitido, e pelo controlador (104, 204) ser configurado para gerar os sinais de controle (121 a 129) indicando que uma porção das fontes de luz que emitem, em uso, luz em direção aos olhos do usuário precisa adaptar ao menos uma dentre a direção do feixe de luz emitido e a largura do feixe de luz emitido para resultar numa emissão de luz menos intensa na direção dos olhos do usuário.
5. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por - o controlador (104, 204) ser adicionalmente configurado para armazenar perfis de usuário que incluem ao menos uma característica do usuário e um indicador de sensibilidade a ofuscamento pertencentes ao usuário, - o sensor (102) ser adicionalmente configurado para detectar ao menos uma característica do usuário se o usuário estiver diante do componente de espelho, e para incluir as informações detectadas no sinal de sensor, - o controlador (104, 204) ser adicionalmente configurado para selecionar um perfil de usuário armazenado com base nas características do usuário conforme fornecidas pelo sinal de controle, e para usar o indicador de sensibilidade a ofuscamento do perfil de usuário selecionado para gerar os sinais de controle, sendo que os sinais de controle (121 a 129) indicam uma redução maior da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o indicador de sensibilidade a ofuscamento indicar que o usuário é relativamente sensível a ofuscamento, e uma redução menor da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o indicador de sensibilidade a ofuscamento indicar que o usuário tem uma sensibilidade relativamente baixa ao ofuscamento.
6. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo sensor (102) ser adicionalmente configurado para detectar uma distância (D) entre o espelho e o usuário que está presente diante do componente de espelho (240, 440, 540), e pelo controlador (104, 204) ser adicionalmente configurado para gerar os sinais de controle (121 a 129) indicando uma quantidade de luz a ser emitida pelas ditas fontes de luz (111 a 119) com base na distância detectada (D).
7. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo sensor (102) compreender - uma câmera (110, 202) que é disposta para obter imagens da cabeça (460, 560, 560’) do usuário se o usuário estiver diante do componente de espelho (240, 440, 540), - uma unidade de processamento de imagens (112) que é acoplada à câmera (110, 202), sendo que a unidade de processamento de imagens (112) é configurada para reconhecer a cabeça (460, 560, 560’) do usuário nas imagens, para detectar uma orientação relativa da cabeça em relação à superfície de espelho nas imagens e para gerar o sinal de sensor (103).
8. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender adicionalmente um sensor de presença de usuário de baixo consumo (108) para detectar se o usuário está presente diante do componente de espelho, e pelo sensor e/ou o controlador (104, 204) ser ligado ou desligado com base na detecção do usuário diante do componente de espelho.
9. SISTEMA, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender adicionalmente um sensor de nível de luz ambiente (114) para detectar um nível de iluminação do ambiente do componente de espelho, e pelo controlador (104, 204) ser configurado para levar em conta o nível de iluminação detectado durante a geração dos sinais de controle (121 a 129), sendo que os sinais de controle (121 a 129) indicam uma grande redução da emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente baixo e uma redução menor de emissão de luz em direção aos olhos do usuário se o nível de iluminação detectado for relativamente alto.
10. DISPOSIÇÃO DE ESPELHO (200), caracterizada por compreender: - um espelho (240, 440, 540), - o sistema de iluminação adaptável (100), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, sendo que o componente de espelho é formado pelo espelho (240, 440, 540) e a superfície de espelho é a superfície reflexiva do espelho (240, 440, 540).
11. DISPOSIÇÃO DE ESPELHO VIRTUAL (300), caracterizada por compreender: - uma tela (350), - uma câmera (302) disposta para registrar imagens de um espaço na frente tela, - um processador (304) que é acoplado à câmera e à tela, e - o sistema de iluminação adaptável (100), conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, sendo que - a câmera (302) e o processador (304) são configurados para implementar o sensor do sistema de iluminação adaptável, - a tela (350) e o processador (3040) também são configurados para apresentar as imagens registradas pela câmera (302) como uma imagem em espelho em pelo menos uma porção da tela (350).
12. DISPOSIÇÃO, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada por: a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente ser fornecida em ou próximo de ao menos uma porção da circunferência da tela, ou a tela (350) e o processador (304) também serem configurados para usar porções da tela (305) que estão situadas em ou próximo da circunferência da tela como a pluralidade de fontes de luz controláveis individualmente.
13. MÉTODO (600) PARA CONTROLAR AS FONTES DE LUZ DE UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO ADAPTÁVEL PARA UM COMPONENTE DE ESPELHO CONFIGURADO PARA MOSTRAR UMA IMAGEM EM ESPELHO DE UM USUÁRIO EM UMA SUPERFÍCIE DE ESPELHO DO COMPONENTE DE ESPELHO, o método compreendendo: - detectar (602) uma orientação relativa da cabeça de um usuário em relação à superfície de espelho e gerar um sinal de sensor indicando se a cabeça do usuário está girada em uma direção específica em relação à superfície de espelho, sendo que a direção específica compreende ao menos uma dentre as seguintes situações: a cabeça está girada em uma direção ascendente ou descendente em relação à superfície de espelho, a cabeça está girada em uma direção lateral à esquerda ou em uma direção lateral à direita e a cabeça está disposta em direção à superfície de espelho, caracterizado pelo método compreender adicionalmente as etapas de: - gerar (604) sinais de controle para fontes de luz controláveis individualmente com base no sinal de sensor, sendo que a geração dos sinais de controle é realizada para resultar numa emissão de luz menos intensa pelas fontes de luz que estão mais próximas dos olhos do usuário se o sinal de sensor indicar que a cabeça está girada lateralmente à esquerda, para cima, lateralmente à direita e/ou para baixo.
14. MÉTODO (650) PARA CONTROLAR UM ESPELHO VIRTUAL, caracterizado por compreender: - o método (600) para controlar as fontes de luz do sistema de iluminação adaptável conforme definido na reivindicação 13, - obter (652) uma imagem da cabeça do usuário diante de uma tela, sendo que a tela é disposta para agir como a superfície de espelho, - apresentar (654) a imagem da cabeça do usuário em uma porção da tela, sendo que a imagem obtida da cabeça também é usada no estágio de detecção de uma orientação relativa da cabeça do usuário em relação à superfície de espelho.
15. MÍDIA LEGÍVEL POR COMPUTADOR (770) PARA CONTROLAR AS FONTES DE LUZ DE UM SISTEMA DE ILUMINAÇÃO ADAPTÁVEL PARA UM COMPONENTE DE ESPELHO, caracterizado por ser operacional para fazer com que um processador execute o método (600), conforme definido na reivindicação 13.
BR112018068962-9A 2016-03-21 2017-03-16 Sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho, disposição de espelho, disposição de espelho virtual, método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho, método para controlar um espelho virtual, e mídia legível por computador para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho BR112018068962B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16161319 2016-03-21
EP16161319.5 2016-03-21
PCT/EP2017/056187 WO2017162504A1 (en) 2016-03-21 2017-03-16 An adaptive lighting system for a mirror component and a method of controlling an adaptive lighting system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018068962A2 BR112018068962A2 (pt) 2019-01-22
BR112018068962B1 true BR112018068962B1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2729045C2 (ru) Адаптивная система освещения для зеркального компонента и способ управления адаптивной системой освещения
EP3192330B1 (en) Lighting preference arbitration.
US10375326B2 (en) Gaze tracking variations using selective illumination
US20180160079A1 (en) Pupil detection device
KR101967281B1 (ko) 동적 카메라 또는 광의 동작
CN108700932B (zh) 能够进行眼睛追踪的可穿戴设备
ES2742374T3 (es) Selección de modo usuario inteligente en un sistema de seguimiento ocular
TWI509274B (zh) 被動紅外測距接近偵測器
ES2936342T3 (es) Control por gestos
TW201508552A (zh) 透過深度相機的眼動追蹤
US9942529B2 (en) Image projection device
CN104272168A (zh) 用于眨眼检测的接近感测
TWI534687B (zh) 光學觸控系統及其物件分析方法
EP3198992B1 (en) Control of lighting
US11315483B2 (en) Systems, devices, and methods for an infrared emitting display
BR112018068962B1 (pt) Sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho, disposição de espelho, disposição de espelho virtual, método para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho configurado para mostrar uma imagem em espelho de um usuário em uma superfície de espelho do componente de espelho, método para controlar um espelho virtual, e mídia legível por computador para controlar as fontes de luz de um sistema de iluminação adaptável para um componente de espelho
JP2018028728A (ja) 眼部画像処理装置
JP6430813B2 (ja) 位置検出装置、位置検出方法、注視点検出装置、及び画像生成装置
TWI497378B (zh) 光學觸控系統及其懸浮判斷方法