BR112018068401B1 - Sistema para transporte e / ou armazenamento de meia parte de invólucro de lâmina de turbina eólica e método relacionado - Google Patents

Sistema para transporte e / ou armazenamento de meia parte de invólucro de lâmina de turbina eólica e método relacionado Download PDF

Info

Publication number
BR112018068401B1
BR112018068401B1 BR112018068401-5A BR112018068401A BR112018068401B1 BR 112018068401 B1 BR112018068401 B1 BR 112018068401B1 BR 112018068401 A BR112018068401 A BR 112018068401A BR 112018068401 B1 BR112018068401 B1 BR 112018068401B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
blade housing
housing half
half part
casing
Prior art date
Application number
BR112018068401-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018068401A2 (pt
Inventor
Bernard Willem De Waal Malefijt
Jacobus Van Der Zee
Khajasab KHAJASAB
Original Assignee
Lm Wp Patent Holding A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP16159944.4A external-priority patent/EP3217011B1/en
Application filed by Lm Wp Patent Holding A/S filed Critical Lm Wp Patent Holding A/S
Publication of BR112018068401A2 publication Critical patent/BR112018068401A2/pt
Publication of BR112018068401B1 publication Critical patent/BR112018068401B1/pt

Links

Abstract

Um sistema de transporte para o transporte de meias partes do invólucro de uma lâmina de turbina eólica, as meias partes de invólucro tendo cada uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz, em que o sistema de transporte compreende um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte; e um primeiro conjunto de um ou mais elementos separadores, o primeiro conjunto de elementos separadores incluindo um primeiro elemento separador primário configurado para separar uma primeira meia parte de invólucro de lâmina e uma segunda meia parte do invólucro da lâmina adjacente da primeira meia parte do invólucro da lâmina, de tal modo que a segunda a meia-parte do invólucro da lâmina é empilhada, pelo menos parcialmente, acima da primeira meia parte de invólucro de lâmina. Além disso, é divulgado um sistema de meia parte de invólucro de lâmina compreendendo o sistema de transporte e uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina e método relacionado.

Description

Campo da invenção
[001] A presente divulgação refere-se ao campo de manuseamento de peças de lâminas de turbinas eólicas. Em particular, a presente divulgação refere-se a um sistema para transporte e / ou armazenamento de meias partes de invólucro de lâmina e um método de manipulação, por exemplo, transporte e / ou armazenamento de peças de lâmina de turbina eólica.
Antecedentes da invenção
[002] As lâminas de turbinas eólicas utilizadas para turbinas eólicas de eixo horizontal para geração de energia elétrica a partir do vento podem ser bastante grandes e podem hoje exceder 70 metros de comprimento e 4 metros de largura. As lâminas são tipicamente feitas de um material polimérico reforçado com fibras e compreendendo uma parte de invólucro contra o vento e uma parte do invólucro a favor do vento. Devido ao tamanho e à fragilidade dessas grandes lâminas do rotor, as lâminas podem ser danificadas durante o transporte, bem como durante o carregamento e o descarregamento. Tais danos podem degradar seriamente o desempenho das lâminas. Portanto, as lâminas precisam ser cuidadosamente embaladas para garantir que não sejam danificadas.
[003] No entanto, devido ao aumento do comprimento das modernas lâminas das turbinas eólicas, está gradualmente a tornar-se mais complicado e dispendioso transportar as lâminas montadas. Não é incomum que os custos de transporte representem 20% dos custos totais de fabricação, transporte e montagem da lâmina de turbina eólica no rotor de uma lâmina de turbina eólica. Além disso, algumas lâminas são transportadas para o local de montagem através de diferentes modos de transporte, como por caminhão, trem e navio. Alguns desses modos de transporte podem ter restrições sobre grandes cargas, alturas máximas, larguras máximas, distâncias máximas entre estruturas de transporte ou suportes, por exemplo, ditados por regulamentos locais. Portanto, existe um problema logístico de fornecer soluções de transporte adequadas para vários tipos de transporte.
[004] No geral, existe uma demanda para tornar as soluções de transporte mais simples, mais seguras e mais baratas. A técnica anterior mostra várias soluções para transportar mais do que uma lâmina de rotor utilizando um único contentor ou outro sistema de embalagem, o que é uma maneira óbvia de reduzir os custos de transporte. No entanto, as restrições e limites acima mencionados podem aumentar a dificuldade de transportar uma pluralidade de lâminas usando o mesmo sistema de embalagem.
[005] É portanto um objetivo da invenção obter um novo método e sistema para armazenar e / ou transportar uma pluralidade de lâminas de turbinas eólicas, as quais superam ou melhoram pelo menos uma das desvantagens da técnica anterior ou que proporcionam uma alternativa útil.
Resumo da invenção
[006] Por conseguinte, é proporcionado um sistema de transporte para transporte e / ou armazenamento de meia-parte de invólucro de lâmina de uma lâmina de turbina eólica, as meias partes de invólucro de lâmina tendo cada uma, uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz, em que o sistema de transporte compreende um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte; e um primeiro conjunto de um ou mais elementos separadores. O primeiro conjunto de elementos separadores inclui um primeiro elemento separador primário configurado para separar uma primeira meia parte de invólucro da lâmina e uma segunda meia parte de invólucro da lâmina adjacente da primeira meia parte do invólucro da lâmina. A primeira meia-parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte de invólucro da lâmina podem ser separadas de tal modo que a segunda meia parte de invólucro da lâmina é, pelo menos parcialmente, empilhada acima da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[007] Também é fornecido um sistema de meia parte do invólucro da lâmina que compreende um sistema de transporte conforme aqui definido e uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina cada uma tendo uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz e incluindo uma primeira meia parte do invólucro da lâmina e um segunda meia parte do invólucro da lâmina , em que a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina são empilhadas no conjunto da estrutura do sistema de transporte.
[008] Além disso, é fornecido um método para transportar e / ou armazenar uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina, o método compreendendo: suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte; arranjar um primeiro elemento separador primário numa superfície da primeira meia parte do invólucro da lâmina; e empilhar uma segunda meia parte do invólucro da lâmina no primeiro elemento separador primário.
[009] Os sistemas e métodos revelados permitem um transporte e / ou armazenamento mais eficiente em volume das meias partes do invólucro da lâmina para as lâminas da turbina eólica. Em particular, é fornecida uma estrutura de transporte de altura reduzida para um determinado número de meias partes de invólucro de lâmina, permitindo um manuseamento relativamente mais fácil da estrutura de transporte. A presente divulgação refere-se ao transporte e / ou armazenamento de meias partes de invólucro de lâmina que não são montadas para formar uma lâmina de turbina eólica.
[010] Uma meia parte do invólucro da lâmina estende-se desde uma extremidade de raiz até uma extremidade de ponta e compreende uma região de raiz, uma região de transição e uma região de aerofólio. A região de transição da meia parte do invólucro da lâmina compreende um ombro que define uma corda máxima da meia parte do invólucro da lâmina.
[011] O método e / ou sistemas referem-se vantajosamente ao transporte, tais como transporte rodoviário, transporte ferroviário e / ou transporte marítimo, e armazenamento de meias partes de invólucro de lâmina, por exemplo, com um comprimento de lâmina de pelo menos 40 metros, ou pelo menos 45 metros, ou até pelo menos 50 metros. O método e / ou sistemas podem, em particular, ser adequados para levantar e manusear meias partes de invólucro de lâmina. As meias partes do invólucro da lâmina podem ser pré-montadas de modo que, quando montadas em uma lâmina e montadas em uma turbina eólica horizontal configurada contra vento em um estado sem carga, elas se curvarão para fora do plano do rotor para que a altura da ponta à torre seja aumentada. Uma meia parte do invólucro da lâmina tem uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz com uma superfície interna e uma superfície externa. A superfície interna de uma meia- parte de invólucro de lâmina é uma superfície que não é exposta ao meio ambiente quando a meia parte do invólucro de lâmina é montada em uma lâmina de turbina eólica. A superfície externa de uma meia-parte de invólucro de lâmina é uma superfície que é exposta ao meio ambiente quando a meia parte do invólucro de lâmina é montada em uma lâmina de turbina eólica.
[012] O sistema de transporte compreende um conjunto de estrutura que compreende pelo menos uma primeira estrutura de transporte. O conjunto de estrutura tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade e estende-se ao longo de um eixo longitudinal. O conjunto de estrutura pode compreender uma segunda estrutura de transporte e / ou uma terceira estrutura de transporte. A primeira estrutura de transporte pode ser conectada, opcionalmente conectada de maneira destacável ou articulada, à segunda estrutura de transporte. Se presente, a segunda estrutura de transporte pode ser conectada, opcionalmente conectada de maneira destacável ou articulada, à terceira estrutura de transporte. As estruturas de transporte destacáveis permitem a desmontagem do sistema de transporte quando não estão em uso, ou seja, o sistema de transporte pode ocupar muito menos espaço durante o transporte de retorno, enquanto as estruturas de transporte articuladas podem permitir fácil reconfiguração, por exemplo, empilhamento da estrutura da estrutura para uma configuração mais conveniente. transporte de retorno, por exemplo, comprimento reduzido e altura ligeiramente aumentada.
[013] Uma estrutura de transporte, tal como a primeira estrutura de transporte e / ou a segunda estrutura de transporte, tem uma primeira extremidade e uma segunda extremidade. Uma estrutura de transporte, tal como a primeira estrutura de estrutura de transporte e / ou a segunda estrutura de transporte, pode compreender um corpo de estrutura e pelo menos um elemento de suporte. O pelo menos um elemento de suporte inclui um primeiro elemento de suporte configurado para suportar uma superfície de uma meia parte do invólucro da lâmina. O primeiro elemento de suporte pode ser configurado para suportar a superfície externa ou a superfície interna de uma meia parte do invólucro da lâmina, tal como a região de raiz e/ou a região de transição de uma meia parte do invólucro da lâmina. O pelo menos um elemento de suporte pode compreender um segundo elemento de suporte e/ou um terceiro elemento de suporte configurados para suportar uma superfície de meia parte do invólucro da lâmina. O segundo elemento de suporte e / ou o terceiro elemento de suporte podem ser configurados para suportar a superfície externa ou a superfície interna de uma meia-parte de invólucro de lâmina, tal como a região de transição e / ou a região de aerofólio de meia-parte de invólucro de lâmina.
[014] O conjunto de estrutura pode compreender uma primeira parede lateral e / ou uma segunda parede lateral. As paredes laterais do conjunto da estrutura aumentam a rigidez do sistema de transporte e podem proporcionar proteção das meias partes do invólucro da lâmina. A (s) parede (s) lateral (ais) pode (m) ser conectada (s), opcionalmente conectada de forma destacável, ao corpo da estrutura da primeira estrutura de transporte. A conexão destacável da (s) parede (s) lateral (ais) permite a desmontagem do sistema de transporte durante o transporte / armazenamento das meias partes do invólucro da lâmina.
[015] O conjunto da estrutura pode compreender um ou mais braços de suporte. O (s) braço (s) de suporte pode (m) ser conectado (s), opcionalmente conectado (a), ao corpo da estrutura da primeira estrutura de transporte e / ou outras estruturas de transporte. O (s) braço (s) de suporte pode (m) ser extensível (s), como o telescópico. O (s) braço (s) de suporte pode (m) ser em forma de L com o lado curto montado horizontalmente no corpo da estrutura, por exemplo, de tal modo que o lado comprido do braço de suporte é substancialmente vertical (± 25 graus em relação à vertical). A conexão destacável do (s) braço (s) de suporte permite a desmontagem do sistema de transporte durante o transporte / armazenamento das meias partes do invólucro da lâmina. O (s) braço (s) de suporte pode (m) ser configurado (s) para manter as meias partes do invólucro da lâmina contra o deslocamento lateral durante o transporte. Os braços de suporte podem ser distribuídos longitudinalmente ao longo do eixo longitudinal do conjunto da estrutura.
[016] Assim, os custos de transporte e manuseio reduzidos do sistema de transporte são fornecidos quando o sistema de transporte não está em uso, apoiando as meias partes do invólucro de lâmina.
[017] O sistema de transporte compreende um ou mais conjuntos de elementos separadores. Um conjunto de elementos separadores, tal como um primeiro conjunto de elementos separadores, pode compreender um ou mais elementos separadores, tais como um, dois, três, quatro, cinco, seis ou mais elementos separadores. O sistema de transporte compreende um primeiro conjunto de elementos separadores, o primeiro conjunto de elementos separadores incluindo um primeiro elemento separador primário. O primeiro conjunto de elementos separadores pode compreender um primeiro elemento separador secundário. O primeiro conjunto de elementos separadores pode compreender um primeiro elemento separador terciário. O primeiro conjunto de elementos separadores pode compreender um primeiro elemento separador quaternário. O primeiro conjunto de elementos separadores pode compreender um primeiro elemento separador quinário.
[018] O primeiro conjunto de elementos separadores, ou pelo menos uma parte do mesmo, pode ser configurado de modo a que pelo menos uma parte da segunda parte do invólucro da segunda lâmina seja recebida dentro de uma cavidade da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Por exemplo, o primeiro elemento separador primário pode ser configurado de modo que uma parte de uma região de raiz e / ou uma região de transição da segunda meia parte do invólucro de lâmina seja recebida dentro de uma cavidade de uma região de raiz da primeira meia parte do invólucro de lâmina. Em um ou mais sistemas de transporte exemplificativos, o primeiro elemento separador primário pode ser configurado de modo que uma parte de uma região de aerofólio da segunda meia parte do invólucro de lâmina seja recebida dentro de uma cavidade de uma região de raiz e / ou região de transição da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[019] Os elementos separadores, ou pelo menos uma parte do mesmo, podem ser feitos de um polímero. Polímeros adequados incluem polietileno, polipropileno, poliéster e poliuretano. O polímero pode ser um polímero em espuma.
[020] O (s) elemento (s) separador (es) pode (m) compreender uma superfície convexa ou uma superfície côncava configurada para contatar a superfície interna de uma meias partes de invólucro de lâmina. Além disso, o (s) elemento (s) separador (es) pode (m) compreender uma superfície convexa ou côncava configurada para contatar uma superfície interna ou uma superfície externa de uma meia-parte do invólucro de lâmina adjacente. Por exemplo, o primeiro elemento separador primário pode compreender uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Num sistema de transporte para uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com uma superfície interna virada para baixo, o primeiro elemento separador primário pode compreender uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas de transporte exemplificativos, o primeiro elemento separador primário compreende uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina ou uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da segunda meia peça do invólucro da lâmina.
[021] O primeiro conjunto de elementos separadores pode ser configurado para separar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina e uma segunda meia parte do invólucro da lâmina adjacente da primeira meia parte do invólucro da lâmina, de tal modo que uma superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina está voltada para uma superfície externa da segunda meia parte do invólucro da lâmina. É evidente que se deve ter em atenção que as meias partes do invólucro da lâmina podem ser empilhadas de modo a que uma superfície externa da primeira meia parte do invólucro da lâmina fique virada para a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina, por exemplo numa configuração onde as superfícies internas das meias partes do invólucro da lâmina estão voltadas para baixo. Essas configurações podem ser úteis ao empilhar o mesmo tipo de meia peça de invólucro de lâmina.
[022] O primeiro conjunto de elementos separadores pode ser configurado para separar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina e uma segunda meia parte do invólucro da lâmina adjacente da primeira meia parte do invólucro da lâmina, de tal modo que uma superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina está voltada para uma superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Tal configuração pode ser útil para diferentes tipos de meias partes de invólucro de lâmina.
[023] Sistema de transporte pode compreender um segundo conjunto de um ou mais elementos separadores, o segundo conjunto de elementos separadores incluindo um segundo elemento separador primário configurado para separar a segunda meia parte do invólucro da lâmina e uma terceira meia parte do invólucro da lâmina adjacente à segunda meia parte do invólucro da lâmina.
[024] O segundo conjunto de elementos separadores pode compreender um segundo elemento separador secundário. O segundo conjunto de elementos separadores pode compreender um segundo elemento separador terciário. O segundo conjunto de elementos separadores pode compreender um segundo elemento separador quaternário. O segundo conjunto de elementos separadores pode compreender um segundo elemento separador quinário.
[025] O segundo conjunto de elementos separadores, ou pelo menos uma parte do mesmo, pode ser configurado de modo a que pelo menos uma parte da segunda parte do invólucro da terceira lâmina seja recebida dentro de uma cavidade da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Por exemplo, o segundo elemento separador primário pode ser configurado de modo que uma parte de uma região de raiz e / ou uma região de transição da terceira meia parte do invólucro de lâmina seja recebida dentro de uma cavidade de uma região de raiz da segunda meia parte do invólucro de lâmina.
[026] O segundo elemento separador primário pode compreender uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Num sistema de transporte para uma segunda meia parte de invólucro da lâmina com uma superfície interna virada para baixo, o segundo elemento separador primário pode compreender uma superfície côncava configurada para contactar a superfície externa da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas de transporte exemplificativos, o segundo elemento separador primário compreende uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da meia-parte do invólucro da lâmina ou uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da meia-parte do invólucro da lâmina.
[027] O segundo conjunto de elementos separadores pode ser configurado para separar uma segunda meia-parte do invólucro da lâmina e uma terceira meia parte do invólucro da lâmina adjacente à segunda meia parte do invólucro da lâmina, por exemplo, de modo que uma superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina fique voltada para uma superfície externa a terceira meia parte do invólucro da lâmina. Essas configurações podem ser úteis ao empilhar o mesmo tipo de meia peça de invólucro de lâmina.
[028] O segundo conjunto de elementos separadores pode ser configurado para separar uma segunda meia-parte do invólucro da lâmina e uma terceira meia parte do invólucro da lâmina adjacente à segunda meia parte do invólucro da lâmina, por exemplo, de modo que uma superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina fique voltada para uma superfície interna a terceira meia parte do invólucro da lâmina. Tal configuração pode ser útil para diferentes tipos de meias partes de invólucro de lâmina.
[029] O sistema de transporte pode compreender pelo menos três conjuntos de elementos separadores, em que cada conjunto de elementos separadores é configurado para separar duas meias partes do invólucro das lâminas vizinhas.
[030] O sistema de transporte pode compreender um terceiro conjunto de um ou mais elementos separadores, o terceiro conjunto de elementos separadores incluindo um terceiro elemento separador primário configurado para separar a meia parte do invólucro da lâmina e uma meia parte do invólucro da quarta lâmina adjacente à meia parte do invólucro da lâmina.
[031] O sistema de transporte pode compreender um quarto conjunto de um ou mais elementos separadores, o terceiro conjunto de elementos separadores incluindo um quarto elemento separador primário configurado para separar a meia parte do invólucro da lâmina e uma meia parte do invólucro da quinta lâmina adjacente as quarta meias partes de invólucro.
[032] O sistema de transporte pode compreender um quinto conjunto de um ou mais elementos separadores, o quinto conjunto de elementos separadores incluindo um quinto elemento separador primário configurado para separar a quinta meia parte do invólucro da lâmina e uma sexta meia parte do invólucro da quinta lâmina adjacente as quinta meias partes de invólucro. Um sistema de transporte incluindo cinco conjuntos de elementos separadores permite, de um modo vantajoso, que todas as meias partes do invólucro das lâminas para uma turbina eólica de três lâminas sejam empilhadas no mesmo conjunto de estrutura.
[033] O sistema de meia-parte de invólucro de lâmina compreende uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina, incluindo uma primeira meia parte do invólucro da lâmina e uma segunda meia parte do invólucro da lâmina. Uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser um de dois tipos diferentes. Um primeiro tipo é uma meia parte do invólucro contra o vento (ou uma meia parte de invólucro de pressão), isto é, configurada para formar o lado contra o vento de uma lâmina de turbina eólica. Um segundo tipo é uma meia parte do invólucro a favor do vento (ou uma meia parte do invólucro de sucção), isto é, configurada para formar o lado a favor do vento de uma lâmina de turbina eólica. Uma meia parte do invólucro da lâmina pode apontar em uma primeira direção, isto é, a extremidade de raiz da meia parte do invólucro da lâmina é disposta perto da primeira extremidade do conjunto de estrutura. Uma meia parte do invólucro da lâmina pode apontar em uma segunda direção, isto é, a meia parte do invólucro da lâmina de extremidade de ponta é disposta próxima ou na primeira extremidade do conjunto de estrutura.
[034] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, os elementos de separação do primeiro conjunto de elementos separadores são distribuídos ao longo do eixo longitudinal entre a extremidade de raiz e a extremidade de ponta da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[035] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, o primeiro elemento separador primário e um segundo elemento separador primário sobrepõem-se, pelo menos parcialmente, na direção longitudinal. Em outras palavras, o primeiro elemento separador primário e um segundo elemento separador primário podem ser dispostos na mesma, ou substancialmente na mesma, posição longitudinal ou serem alinhados longitudinalmente. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, um primeiro elemento separador secundário e um segundo elemento separador secundário sobrepõem-se, pelo menos parcialmente, na direção longitudinal. Elementos separadores sobrepostos previnem ou pelo menos reduzem a tensão mecânica na meia parte do invólucro da lâmina disposta entre os elementos separadores.
[036] A primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina podem ser empilhadas ou dispostas numa disposição extremidade de raiz até extremidade da raiz, isto é, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina apontam na mesma direção.
[037] A primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina podem ser empilhadas ou dispostas numa disposição extremidade de raiz até extremidade de ponta, isto é, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina apontam em diferentes direções (primeira ou segunda direção).
[038] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, todas as meia partes do invólucro da lâmina podem ser dispostas numa disposição alternada extremidade de raiz até extremidade de ponta, isto é, onde meia partes do invólucro da lâmina vizinhas apontam em direções diferentes (primeira ou segunda direção). Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, a pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode ser disposta numa disposição combinada extremidade de raiz até extremidade de raiz e extremidade de raiz até extremidade de ponta, isto é, onde meia partes do invólucro da lâmina vizinhas apontam em direções diferentes (primeira ou segunda direção).
[039] No sistema de meia parte do invólucro da lâmina, pelo menos uma parte de uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade de uma meia parte do invólucro da lâmina vizinha.
[040] A primeira meia parte do invólucro da lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo.
[041] A segunda parte do invólucro da segunda lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo. A primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina podem ser meia partes do invólucro da lâmina do mesmo tipo ou meia partes do invólucro da lâmina de tipos diferentes. A segunda meia parte do invólucro da lâmina pode aproximar a primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[042] No sistema de meia parte do invólucro da lâmina, pelo menos uma parte da segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Por exemplo, uma parte da região de raiz e/ou da região de transição da segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, uma parte da região de aerofólio da segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[043] A pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode incluir pelo menos três meia partes do invólucro da lâmina do primeiro tipo e/ou pelo menos três meia partes do invólucro da lâmina do segundo tipo.
[044] A pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode incluir uma terceira meia parte do invólucro da lâmina. A terceira parte do invólucro da segunda lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo. A terceira meia parte do invólucro da lâmina pode aproximar a segunda meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina com uma segunda e terceira meia parte do invólucro da lâmina, pelo menos uma parte da terceira meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Por exemplo, uma parte da região de raiz e/ou da região de transição da terceira meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina com uma segunda e terceira meia parte do invólucro da lâmina, uma parte da região de aerofólio da terceira meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da segunda meia parte do invólucro da lâmina.
[045] A pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode incluir uma quarte meia parte do invólucro da lâmina. A quarta parte do invólucro da segunda lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo. A quarta meia parte do invólucro da lâmina pode aproximar a terceira meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina com uma terceira e quarta meia parte do invólucro da lâmina, pelo menos uma parte da quarta meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da terceira meia parte do invólucro da lâmina. Por exemplo, uma parte da região de raiz e/ou da região de transição da quarta meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da terceira meia parte do invólucro da lâmina. Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina com uma terceira e quarta meia parte do invólucro da lâmina, uma parte da região de aerofólio da quarta meia parte do invólucro da lâmina pode ser recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da terceira meia parte do invólucro da lâmina.
[046] A pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode incluir uma quinta meia parte do invólucro da lâmina. A quinta parte do invólucro da segunda lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo. A quinta meia parte do invólucro da lâmina pode aproximar a quarta meia parte do invólucro da lâmina.
[047] A pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina pode incluir uma sexta meia parte do invólucro da lâmina. A sexta parte do invólucro da segunda lâmina pode ser do primeiro tipo ou do segundo tipo. A sexta meia parte do invólucro da lâmina pode aproximar a quinta meia parte do invólucro da lâmina.
[048] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta de tal modo que a superfície interna da meia parte do invólucro da lâmina fique voltada para a superfície externa de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente. Portanto, a primeira meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta de tal modo que a superfície interna da primeira meia parte do invólucro de lâmina fique voltada para superfície externa da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Além disso, a segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta de tal modo que a superfície interna da segunda meia parte do invólucro de lâmina fique voltada para superfície externa da terceira meia parte do invólucro da lâmina. Isto pode ser vantajoso se a segunda meia parte do invólucro da lâmina e a terceira meia parte do invólucro da lâmina forem do mesmo tipo.
[049] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta de tal modo que a superfície interna da meia parte do invólucro da lâmina fique voltada para a superfície interna de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente. Portanto, a primeira meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta de tal modo que a superfície interna da primeira meia parte do invólucro de lâmina fique voltada para superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina. Isto pode ser vantajoso se a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina estiverem dispostas numa disposição extremidade de raiz até extremidade de ponta e/ou forem de tipo diferente.
[050] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta numa distância longitudinal de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente apontando na mesma direção. Uma distância longitudinal é medida ao longo de um eixo longitudinal do conjunto de estrutura. Por exemplo, numa configuração extremidade de raiz até extremidade de raiz, a segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta com uma distância longitudinal da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Em outras palavras, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina podem ser deslocadas longitudinalmente.
[051] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, um ou mais componentes de lâmina de turbina eólica, tal como uma alma, podem ser dispostos entre duas meia partes do invólucro da lâmina adjacentes, tal como entre a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina meia e/ou entre a terceira meia parte do invólucro da lâmina e a quarta meia parte do invólucro da lâmina.
[052] Configurações exemplares da meia parte do invólucro da lâmina (Emb 1, Emb 2,..., Emb 9) de um sistema da meia parte do invólucro da lâmina são mostradas na tabela 1 abaixo, onde T1 indica que a meia parte do invólucro da lâmina é do primeiro tipo (contra o vento) e T2 indica que a meia parte do invólucro da lâmina é do segundo tipo (a favor do vento). Além disso, A indica que a meia parte do invólucro da lâmina está disposta com a superfície externa voltada para baixo e apontando na primeira direção, B indica que a meia parte do invólucro da lâmina está disposta com a superfície externa virada para baixo e apontando na segunda direção, C indica que a meia parte do invólucro da lâmina está disposta com a superfície interna voltada para baixo e apontando na primeira direção, D indica que a meia parte do invólucro da lâmina está disposta com a superfície interna voltada para baixo e apontando na segunda direção.
[053] Tabela 1. Configurações de meia-parte de invólucro de lâmina exemplars
[054] O método compreende suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte. O ato de suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com um conjunto de estrutura pode compreender suportar uma região de raiz e / ou uma região de transição, por exemplo, uma superfície externa e / ou uma superfície interna de uma região de raiz e / ou uma região de transição da primeira meia parte do invólucro da lâmina com um primeiro elemento de suporte da primeira estrutura de transporte. O ato de suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte pode compreender suportar uma região de aerofólio, por exemplo, uma superfície externa e/ou uma superfície interna de uma região de aerofólio, da primeira meia parte do invólucro da lâmina com um segundo elemento de suporte. O ato de suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte pode compreender suportar uma região de transição e/ou uma região de aerofólio, por exemplo, uma superfície externa e/ou uma superfície interna, da primeira meia parte do invólucro da lâmina com um terceiro elemento de suporte.
[055] O método pode compreender suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com uma segunda estrutura de transporte. O ato de suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com uma segunda estrutura de transporte pode compreender suportar uma região de aerofólio, por exemplo, uma superfície externa e/ou uma superfície interna de uma região de aerofólio, da primeira meia parte do invólucro da lâmina com um primeiro elemento de suporte da segunda estrutura de transporte.
[056] O método pode compreender suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com uma terceira estrutura de transporte. O ato de suportar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina com uma terceira estrutura de transporte pode compreender suportar uma região de transição e/ou uma região de aerofólio, por exemplo, uma superfície externa e/ou uma superfície interna, da primeira meia parte do invólucro da lâmina com um primeiro elemento de suporte da terceira estrutura de transporte.
[057] O método compreende dispor um primeiro elemento separador primário numa superfície, por exemplo, uma superfície externa ou uma superfície interna, da primeira meia parte do invólucro da lâmina. O ato de dispor um primeiro elemento separador primário numa superfície da primeira meia parte do invólucro da lâmina pode compreender dispor o primeiro elemento separador primário numa região de raiz e/ou numa região de transição da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[058] O método pode compreender dispor um primeiro elemento separador secundário numa superfície, por exemplo, uma superfície externa ou uma superfície interna, da primeira meia parte do invólucro da lâmina e empilhar a segunda meia parte do invólucro da lâmina no primeiro elemento separador secundário. O ato de dispor um primeiro elemento separador secundário numa superfície da primeira meia parte do invólucro da lâmina pode compreender dispor o primeiro elemento separador secundário numa região de aerofólio da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[059] O método pode compreender dispor um primeiro elemento separador terciário numa superfície, por exemplo, uma superfície externa ou uma superfície interna, da primeira meia parte do invólucro da lâmina e empilhar a segunda meia parte do invólucro da lâmina no primeiro elemento separador terciário. O ato de dispor um primeiro elemento separador terciário numa superfície da primeira meia parte do invólucro da lâmina pode compreender dispor o primeiro elemento separador terciário numa região de transição e/ou numa região de aerofólio da primeira meia parte do invólucro da lâmina.
[060] O método compreende empilhar uma segunda meia parte do invólucro da lâmina no primeiro elemento separador primário. O método pode compreender empilhar uma segunda meia parte do invólucro da lâmina no primeiro elemento separador primário, de tal modo que pelo menos uma parte da segunda meia parte do invólucro da lâmina é recebida dentro de uma cavidade da meia parte do invólucro da lâmina e/ou, de tal modo que pelo menos uma parte da primeira meia parte do invólucro da lâmina é recebida dentro de uma cavidade da segunda meia parte do invólucro da lâmina.
[061] O método pode compreender dispor um segundo elemento separador primário numa superfície da segunda meia parte do invólucro da lâmina e empilhar uma terceira meia parte do invólucro da lâmina no segundo elemento separador primário. O método pode compreender dispor um segundo elemento separador primário numa superfície da segunda meia parte do invólucro da lâmina e empilhar uma terceira meia parte do invólucro da lâmina no segundo elemento separador primário, de tal modo que pelo menos uma parte da terceira meia parte do invólucro da lâmina é recebida dentro de uma cavidade da segunda meia parte do invólucro da lâmina e/ou, de tal modo que pelo menos uma parte da segunda meia parte do invólucro da lâmina é recebida dentro de uma cavidade da terceira meia parte do invólucro da lâmina.
[062] Nos sistemas e/ou método, uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta, de modo que a extremidade de ponta da meia parte do invólucro da lâmina numa disposição extremidade de raiz até extremidade de ponta se estenda para além da extremidade de raiz de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente. Por exemplo, a segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta, de modo que a extremidade de ponta da segunda meia parte do invólucro da lâmina numa disposição extremidade de raiz até extremidade de ponta se estenda para além da extremidade de raiz da meia parte do invólucro da lâmina.
[063] A primeira e segunda meia partes do invólucro da lâmina podem ser dispostas substancialmente paralelas umas às outras e orientadas em direções opostas.
[064] De acordo com uma ou mais modalidades vantajosas, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina são empilhadas e/ou dispostas uma sobre a outra, ou seja, de modo que a segunda meia parte do invólucro da lâmina está disposta acima da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Vantajosamente, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina são dispostas de modo que os planos cordais das suas respectivas extremidades de ponta estejam dispostos substancialmente horizontalmente. Por "substancialmente horizontalmente" entende-se que o plano cordal pode variar até +/- 25 graus para horizontal.
[065] O conjunto de estrutura incluindo a primeira estrutura de transporte e/ou estruturas de transporte adicionais pode ser usado como uma ferramenta de elevação, de modo que duas ou mais meia partes do invólucro da lâmina possam ser levantadas de uma só vez e sem impor tensão às meia partes do invólucro da lâmina.
[066] Num dos sistemas de transporte exemplares adicionais, a extensão longitudinal da primeira estrutura de transporte é de pelo menos 5 metros. Preferencialmente, a largura da primeira estrutura de transporte é igual ou maior do que o diâmetro do círculo de parafuso das meia partes do invólucro da lâmina a ser disposta na primeira estrutura de transporte. Num dos sistemas de transporte mais exemplificativos, a extensão longitudinal do conjunto de estrutura é de pelo menos 30 metros, tal como pelo menos 40 metros, tal como pelo menos 50 metros.
[067] O sistema de transporte é, preferencialmente, usado no transporte de meia partes do invólucro da lâmina tendo uma pré- dobra Δy, e/ou meia partes do invólucro da lâmina varridas.
[068] Será entendido que qualquer uma das características descritas acima pode ser combinada em qualquer modalidade dos sistemas e/ método, conforme descrito.
Descrição detalhada
[069] A invenção é explicada em detalhes abaixo com referência aos desenhos, nos quais
[070] A Figura 1 mostra uma turbina eólica,
[071] A Figura 2 mostra uma vista esquemática de uma lâmina de turbina eólica,
[072] A Figura 3 mostra uma vista esquemática de um perfil de aerofólio
[073] A Figura 4 mostra uma vista esquemática da lâmina de turbina eólica da , vista de cima e de lado,
[074] A Figura 5 mostra uma vista lateral esquemática de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina de acordo com a invenção;
[075] A Figura 6 mostra uma vista superior esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 5,
[076] A Figura 7 mostra uma vista em perspectiva esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 5,
[077] A Figura 8 mostra uma vista lateral esquemática de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina de acordo com a invenção;
[078] A Figura 9 mostra uma vista superior esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 8,
[079] A Figura 10 mostra uma vista em perspectiva esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 8,
[080] A Figura 11 mostra uma vista lateral esquemática de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina de acordo com a invenção;
[081] A Figura 12 mostra uma vista superior esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 11,
[082] A Figura 13 mostra uma vista em perspectiva esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 11,
[083] A Figura 14 mostra uma vista lateral esquemática de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina de acordo com a invenção;
[084] A Figura 15 mostra uma vista superior esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 14, e
[085] A Figura 16 mostra uma vista em perspectiva esquemática do sistema da meia parte do invólucro da lâmina da Figura 15.
[086] A presente invenção refere-se ao transporte e armazenamento de meia partes do invólucro da lâmina de lâminas de turbina eólica para turbinas eólicas de eixo horizontal (HAWTs).
[087] A Figura 1 ilustra uma turbina eólica moderna convencional contra o vento de acordo com o chamado "Conceito dinamarquês" com uma torre (4), uma nacele (6) e um rotor com um eixo de rotor substancialmente horizontal. O rotor inclui um cubo (8) e três lâminas (10) prolongando-se radialmente a partir do cubo (8), cada uma tendo uma raiz de lâmina (16) mais próxima do cubo e uma ponta de lâmina (14) mais afastada do cubo (8). O rotor tem um raio denotado por (R).
[088] A Figura 2 mostra uma vista esquemática exemplificativa de uma lâmina de turbina eólica (10). A lâmina de turbina eólica (10) tem a forma de uma lâmina de turbina eólica convencional com uma extremidade de raiz e extremidade de ponta e compreende uma região de raiz (30) mais próxima do cubo, uma região perfilada ou de aerofólio (34) mais afastada do cubo e uma região de transição (32) entre a região de raiz (30) e a região de aerofólio (34). A lâmina (10) compreende um bordo de ataque (18) voltado para a direção de rotação da lâmina (10), quando a lâmina é montada no cubo, e um bordo de fuga (20) voltado para a direção oposta do bordo de ataque (18).
[089] A região de aerofólio (34) (também chamada de região perfilada) tem uma forma de lâmina ideal ou quase ideal em relação à geração de elevação, enquanto a região de raiz (30), devido às considerações estruturais, tem uma seção transversal substancialmente circular ou elíptica, o que, por exemplo, facilita e torna mais seguro montar a lâmina (10) no cubo. O diâmetro (ou a corda) da região de raiz (30) pode ser constante ao longo de toda a região de raiz (30). A região de transição (32) tem um perfil de transição mudando gradualmente da forma circular ou elíptica, da região de raiz (30), para o perfil de aerofólio, da região de aerofólio (34). O comprimento da corda da região de transição (32) tipicamente aumenta com o aumento da distância (r) do cubo. A região de aerofólio (34) tem um perfil de aerofólio com uma corda prolongando-se entre o bordo de ataque (18) e o bordo de fuga (20) da lâmina (10). A largura da corda diminui com o aumento da distância (r) do cubo.
[090] Um ressalto (40) da lâmina (10) é definido como a posição, onde a lâmina (10) tem o seu maior comprimento de corda. O ressalto (40) é tipicamente fornecido no limite entre a região de transição (32) e a região de aerofólio (34).
[091] Deve-se notar que as cordas de diferentes seções da lâmina normalmente não estão em um plano comum, uma vez que a lâmina pode ser torcida e/ou curvada (ou seja, pré-dobrada), fornecendo assim o plano de corda com um curso correspondente torcido e/ou curvado, sendo este o caso mais frequente para compensar a velocidade local da lâmina que depende do raio do cubo.
[092] A lâmina de turbina eólica (10) compreende um invólucro que compreende duas meia partes do invólucro da lâmina feitas de polímero reforçado com fibra e é tipicamente fabricado como um lado de pressão ou meia parte do invólucro da lâmina contra o vento (24) e um lado de sucção ou meia parte do invólucro da lâmina a favor do vento (26) que são colados ao longo das linhas de ligação (28) prolongando-se ao longo do bordo de fuga (20) e do bordo de ataque (18) da lâmina (10).
[093] As Figuras 3 e 4 descrevem parâmetros, que podem ser utilizados para explicar a geometria das meia partes do invólucro da lâmina a serem armazenadas e transportadas de acordo com a invenção.
[094] A Figura 3 mostra uma vista esquemática de um perfil de aerofólio (50) de uma lâmina típica de uma turbina eólica representada com os vários parâmetros, que são tipicamente utilizados para definir a forma geométrica de um aerofólio. O perfil de aerofólio (50) tem um lado de pressão (52) e um lado de sucção (54), que durante o uso - isto é, durante a rotação do rotor - normalmente estão voltados para o lado de barlavento (ou contra o vento) e o lado de sotavento (ou a favor), respectivamente. O aerofólio (50) tem uma corda (60) com um comprimento de corda (c) prolongando-se entre um bordo de ataque (56) e um bordo de fuga (58) da lâmina. O aerofólio (50) tem uma espessura (t), que é definida como a distância entre o lado de pressão (52) e o lado de sucção (54). A espessura (t) do aerofólio varia ao longo da corda (60). O desvio de um perfil simétrico é dado por uma linha de arqueamento (62), que é uma linha mediana através do perfil de aerofólio (50). A linha mediana pode ser encontrada ao desenhar círculos inscritos a partir do bordo de ataque (56) para o bordo de fuga (58). A linha mediana segue os centros desses círculos inscritos e o desvio ou distância da corda (60) é chamado de arqueamento (f). A assimetria também pode ser definida pelo uso de parâmetros chamados de arqueamento superior (ou arqueamento do lado de sução) e arqueamento inferior (ou arqueamento do lado de pressão), que são definidos como as distâncias da corda (60) e do lado de sucção (54) e do lado de pressão (52), respectivamente.
[095] Os perfis de aerofólio são frequentemente caracterizados pelos seguintes parâmetros: o comprimento da corda (c), o arqueamento máximo (f), a posição (df) do arqueamento máximo (f), a espessura máxima do aerofólio (t), que é o maior diâmetro dos círculos inscritos ao longo da linha de arqueamento média (62), a posição (df) da espessura máxima (t) e um raio de nariz (não mostrado). Esses parâmetros são geralmente definidos como relações para o comprimento da corda c.. Portanto, uma espessura de lâmina relativa local t/c é dada como a relação entre a espessura máxima local t e o comprimento da corda local c. Além disso, a posição dp do arqueamento máximo do lado de pressão pode ser usada como um parâmetro de projeto e, claro, também a posição do arqueamento máximo do lado de sução.
[096] A Figura 4 mostra outros parâmetros geométricos da lâmina e das meia partes do invólucro da lâmina. A lâmina e as meia partes do invólucro da lâmina têm um comprimento total de lâmina L. Conforme mostrado na Figura 3, a extremidade de raiz está localizada na posição r = 0, e a extremidade de ponta localizada em r = L. O ressalto (40) das meia partes do invólucro da lâmina está localizado em uma posição r = Lw, e tem uma largura de ressalto W, que é igual ao comprimento de corda no ressalto (40). O diâmetro da raiz é definido como X. Além disso, a lâmina/meia partes do invólucro da lâmina é provida com uma pré-dobra, que é definida como (Δy), que corresponde à deflexão fora do plano a partir de um eixo transversal (22) da lâmina.
[097] As lâminas tornaram-se, ao longo do tempo, mais e mais longas e podem, agora, exceder um comprimento de 70 metros. Além disso, o diâmetro da raiz, das lâminas, aumentou. O comprimento da lâmina, o diâmetro da raiz, bem como a forma das lâminas em relação ao ressalto, a torção e a pré-dobra tornam cada vez mais difícil o transporte das lâminas, em particular se uma pluralidade de lâminas for transportada e armazenada em conjunto. A forma e o tamanho das lâminas também limitam o quanto as lâminas podem ser armazenadas em uma disposição empilhada.
[098] As Figuras 5-7 mostra diferentes vistas esquemáticas de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina, de acordo com a invenção, para transportar e armazenar uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina. O sistema da meia parte do invólucro da lâmina (100) compreende um sistema de transporte (102) e uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina que inclui uma primeira meia parte do invólucro da lâmina (104), uma segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e uma terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) opcional. As meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108) são de um primeiro tipo (a favor do vento). Cada meia parte do invólucro da lâmina (104, 106, 108) tem uma extremidade de ponta (110) e uma extremidade de raiz (112). O sistema de transporte (102) compreende um conjunto de estrutura (114) que compreende uma primeira estrutura de transporte (116) que compreende um corpo de estrutura (118) e pelo menos um elemento de suporte configurado para suportar a superfície externa (120) da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104). As extremidades de raiz das meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108) estão dispostas numa primeira extremidade (121) do conjunto de estrutura que aponta na primeira direção. O pelo menos um elemento de suporte compreende um primeiro elemento de suporte (122), um segundo elemento de suporte (124), um terceiro elemento de suporte (126), um quarto elemento de suporte (128) e um quinto elemento de suporte (130) distribuídos longitudinalmente ao longo da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104). Os elementos de suporte (122, 124, 126, 128, 130) são, preferencialmente, feitos de, ou pelo menos compreende, um polímero em espuma e cada um tem uma superfície, tal como uma superfície côncava, configurada para contactar e suportar a superfície externa (120) da primeira meia parte do invólucro da (104). Os elementos de suporte são montados, tal como montados separavelmente, no corpo de estrutura (118) da primeira estrutura de transporte (116).
[099] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (100), as meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108) são empilhadas numa configuração extremidade de raiz até extremidade de raiz no conjunto de estrutura (114) com a superfície externa das meia partes do invólucro da lâmina voltadas para baixo. Outras meia partes do invólucro da lâmina podem ser empilhadas acima da terceira meia parte do invólucro da lâmina (108). A superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) está voltada para a superfície externa da segunda meia parte da parte do invólucro (106) adjacente, e a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) está voltada para a superfície externa da terceira meia parte do invólucro (108) adjacente. As extremidades de raiz das meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108) estão alinhadas longitudinalmente ao longo do eixo longitudinal indicado pela linha pontilhada X na Figura 6.
[100] O sistema de transporte (102) compreende um primeiro conjunto de um ou mais elementos separadores dispostos entre e que separam a primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) e a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106). O primeiro conjunto de elementos separadores compreende um primeiro elemento separador primário (132) configurado e disposto para separar a primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) e a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) adjacente à primeira meia parte do invólucro da lâmina, de tal modo que a segunda meia parte do invólucro da lâmina é empilhada, pelo menos parcialmente, acima da primeira meia do invólucro da lâmina. O primeiro elemento separador (132) é disposto na região de raiz e/ou na região de transição da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104), de tal modo que uma parte da região de raiz da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) é recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104), ver Figura 7. O primeiro conjunto de elementos separadores compreende no sistema ilustrado cinco elementos separadores (132, 134, 136, 138, 140). Cada elemento separador (132, 134, 136, 138, 140), pelo menos parcialmente, sobrepõe os respectivos elementos de suporte (122, 124, 126, 128, 130) numa direção longitudinal paralela ao eixo longitudinal X.
[101] O primeiro conjunto de elementos separadores é configurado para contatar a superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) e configurado para contatar a superfície externa da segunda meia parte da parte do invólucro da lâmina (106).
[102] O primeiro elemento separador primário (132) e o primeiro elemento separador secundário (134) compreende, cada um, uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104). Além disso, o primeiro elemento separador primário (132) e os primeiros elementos separadores secundários (134) compreendem, cada um, uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106).
[103] O sistema de transporte (102) compreende um segundo conjunto de um ou mais elementos separadores dispostos entre e que separam a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108). O segundo conjunto de elementos separadores compreende um segundo elemento separador primário (142) configurado e disposto para separar a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) adjacente à segunda meia parte do invólucro da lâmina, de tal modo que a terceira meia parte do invólucro da lâmina é empilhada, pelo menos parcialmente, acima da segunda meia do invólucro da lâmina. O segundo elemento separador primário (142) é disposto na região de raiz e/ou na região de transição da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106), de tal modo que uma parte da região de raiz da terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) é recebida dentro de uma cavidade da região de raiz da segunda meia parte do invólucro lâmina (106), ver Figura 7. O segundo conjunto de elementos separadores compreende, no sistema ilustrado, cinco elementos separadores (142, 144, 146, 148, 150). Cada elemento separador (142, 144, 146, 148, 150), pelo menos parcialmente, sobrepõe os respectivos elementos de suporte (122, 124, 126, 128, 130) numa direção longitudinal paralela ao eixo longitudinal X.
[104] O segundo conjunto de elementos separadores é configurado para contatar a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e configurado para contatar a superfície externa da terceira meia parte da parte do invólucro da lâmina (108).
[105] O segundo elemento separador primário (142) e o segundo elemento separador secundário (144) compreende, cada um, uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106). Além disso, o segundo elemento separador primário (142) e o segundo elemento separador secundário (144) compreendem, cada um, uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da terceira meia parte do invólucro da lâmina (108).
[106] Embora a modalidade acima tenha sido descrita em relação a um primeiro tipo (contra o vento) de meia partes do invólucro da lâmina, é claro que uma modalidade semelhante pode ser utilizada para um segundo tipo (a favor do vento) de meia partes do invólucro. Portanto, o primeiro tipo e o segundo tipo de meios invólucros da lâmina podem ser transportados separadamente para um local de montagem ou construção de uma turbina eólica.
[107] As Figuras 8-10 mostram vistas esquemáticas diferentes de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina, de acordo com a invenção, para transportar e armazenar uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina semelhante ao sistema da meia parte do invólucro da lâmina (100). No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (200), a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) é disposta numa distância longitudinal da primeira meia do invólucro da lâmina (104). Além disso, a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) é disposta numa distância longitudinal da segunda meia parte do invólucro da lâmina (106). Em outras palavras, as posições das meia partes do invólucro da lâmina são mutuamente deslocadas na direção longitudinal.
[108] Em um ou mais sistemas exemplificativos da meia parte do invólucro da lâmina, uma meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta numa distância longitudinal de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente apontando na mesma direção. Uma distância longitudinal é medida ao longo de um eixo longitudinal do conjunto de estrutura. Por exemplo, numa configuração extremidade de raiz até extremidade de raiz, a segunda meia parte do invólucro da lâmina pode ser disposta com uma distância longitudinal da primeira meia parte do invólucro da lâmina. Em outras palavras, a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte do invólucro da lâmina podem ser deslocadas longitudinalmente.
[109] As Figuras 11-13 mostram diferentes vistas esquemáticas de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina, de acordo com a invenção, para transportar e armazenar uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina. O sistema da meia parte do invólucro da lâmina (300) compreende um sistema de transporte (102) e uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina que inclui uma primeira meia parte do invólucro da lâmina (104), uma segunda meia parte do invólucro da lâmina (106), uma terceira meia parte do invólucro da lâmina (108), uma quarta meia parte do invólucro da lâmina (152), uma quinta meia parte do invólucro da lâmina (154) e uma sexta meia parte do invólucro da lâmina (156). As meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108) são de um primeiro tipo (contra o vento), e as meia partes do invólucro da lâmina (152, 154, 156) são de um segundo tipo (a favor do vento). Cada meia parte do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152, 154, 156) tem uma extremidade de ponta (110) e uma extremidade de raiz (112). O sistema de transporte (102) compreende um conjunto de estrutura (114) que compreende uma primeira estrutura de transporte (116) que compreende um corpo de estrutura (118) e pelo menos um elemento de suporte configurado para suportar a superfície externa (120) da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104). As extremidades de raiz das meia partes do invólucro da lâmina (104, 108 e 154) estão dispostas numa primeira extremidade (121) do conjunto de estrutura que aponta na primeira direção. As extremidades de ponta das meia partes do invólucro da lâmina (106, 152, 156) estão dispostas na primeira extremidade (121) do conjunto de estrutura, as meia partes do invólucro da lâmina (106, 152, 156) apontam numa segunda direção oposta à primeira direção.
[110] O pelo menos um elemento de suporte compreende um primeiro elemento de suporte (122), um segundo elemento de suporte (124), um terceiro elemento de suporte (126), um quarto elemento de suporte (128) e um quinto elemento de suporte (130) distribuídos longitudinalmente ao longo da primeira meia parte do invólucro da lâmina (104). Os elementos de suporte (122, 124, 126, 128, 130) são, preferencialmente, feitos de, ou pelo menos compreende, um polímero em espuma e cada um tem uma superfície, tal como uma superfície côncava, configurada para contactar e suportar a superfície externa (120) da primeira meia parte do invólucro da (104). Os elementos de suporte são montados, tal como montados separavelmente, no corpo de estrutura (118) da primeira estrutura de transporte (116).
[111] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (300), as meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152, 154, 156) são empilhadas numa configuração ou disposição alternada extremidade de raiz até extremidade de ponta no conjunto de estrutura (114) com a superfície externa das meia partes do invólucro da lâmina voltada para baixo. Noutros sistema da meia parte do invólucro da lâmina, a superfície interna das meia partes do invólucro da lâmina (152, 154, 156) do segundo tipo (a favor do vento) pode ficar voltada para baixo. O sistema da meia parte do invólucro da lâmina (300) pode ser vantajoso em compreender meia partes do invólucro da lâmina para um HAWT completo de três lâminas.
[112] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (300), a superfície externa das respectivas meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152, 154, 156) está voltada para baixo. Além disso, as meia partes do invólucro da lâmina estão dispostas de modo que a extremidade de ponta das respectivas meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152, 154, 156) se estende para além da extremidade de raiz de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente.
[113] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (300), o sistema de transporte (102) compreende um primeiro conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) e a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106), um segundo conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108), um terceiro conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) e a quarta meia parte do invólucro da lâmina (152), um quarto conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a quarta meia parte do invólucro da lâmina (152) e a quinta meia parte do invólucro da lâmina (154), e um quinto conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a quinta meia parte do invólucro da lâmina (154) e a sexta meia parte do invólucro da lâmina (156). Cada elemento separador de um conjunto de elementos separadores sobrepõe, pelo menos parcialmente, elementos separadores correspondentes nos outros conjuntos de elementos separadores. Por exemplo, um elemento separador terciário de cada conjunto de elementos separadores sobrepõe-se, pelo menos parcialmente, com elementos separadores terciários dos outros conjuntos de elementos separadores.
[114] As Figuras 14-16 mostram diferentes vistas esquemáticas de um sistema exemplificativo da meia parte do invólucro da lâmina, de acordo com a invenção, para transportar e armazenar uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina. O sistema da meia parte do invólucro da lâmina (400) compreende um sistema de transporte (102) e uma pluralidade de meia partes do invólucro da lâmina que inclui pelo menos quatro meia partes do invólucro da lâmina. O sistema da meia parte do invólucro da lâmina (400) compreende uma primeira meia parte do invólucro da lâmina (104), uma segunda meia parte do invólucro da lâmina (106), uma terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) e uma quarta meia parte do invólucro da lâmina (152) do mesmo tipo (a favor do vento) numa disposição alternada extremidade de raiz até extremidade de ponta.
[115] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (400), a superfície externa das respectivas meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152) está voltada para baixo. Além disso, as meia partes do invólucro da lâmina estão dispostas de modo que a extremidade de ponta das respectivas meia partes do invólucro da lâmina (104, 106, 108, 152) se estende para além da extremidade de raiz de uma meia parte do invólucro da lâmina adjacente.
[116] No sistema da meia parte do invólucro da lâmina (400), o sistema de transporte (102) compreende um primeiro conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a primeira meia parte do invólucro da lâmina (104) e a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106), um segundo conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a segunda meia parte do invólucro da lâmina (106) e a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108), e um terceiro conjunto de cinco elementos separadores dispostos entre e separando a terceira meia parte do invólucro da lâmina (108) e a quarta meia parte do invólucro da lâmina (152). Cada elemento separador de um conjunto de elementos separadores sobrepõe, pelo menos parcialmente, elementos separadores correspondentes nos outros conjuntos de elementos separadores. Por exemplo, um elemento separador terciário de cada conjunto de elementos separadores sobrepõe-se, pelo menos parcialmente, com elementos separadores terciários dos outros conjuntos de elementos separadores.
[117] A invenção foi descrita com referência às modalidades preferidas. Contudo, o escopo da invenção não é limitado às modalidades ilustradas, e alterações e modificações podem ser realizadas sem se desviar do escopo da invenção que é definido pelas reivindicações seguintes. A invenção não está limitada às modalidades descritas aqui e pode ser modificada ou adaptada sem se afastar do âmbito da presente invenção. Por exemplo, é notado que as modalidades são descritas para configurações em que as meia partes do invólucro da lâmina estão dispostas com as suas superfícies internas voltadas para cima. Contudo, reconhece-se que é igualmente possível dispor as meia partes do invólucro da lâmina, ou pelo menos uma parte da meia partes do invólucro da lâmina, numa configuração inversa com as superfícies internas voltadas para baixo. É também possível utilizar a forma dos meio invólucros e empilhar as meia partes do invólucro da lâmina para adjacentes. os lados, isto é, com as lâminas dispostas horizontalmente
[118] Lista de numerais de referência 2 turbinas eólicas 4 torre 6 nacele 8 cubo 10 lâminas 14 ponta de lâmina 15 seção da extremidade de ponta 16 raiz de lâmina 17 face da extremidade de raiz 18 bordo de ataque 20 bordo de fuga 22 eixo transversal 24 meia parte do invólucro da lâmina do lado de pressão/meia parte do invólucro da lâmina contra o vento 26 meia parte do invólucro da lâmina do lado de sucção/meia parte do invólucro da lâmina a favor do vento 28 linhas de ligação 29 horizontal 30 região de raiz 32 região de transição 34 região de aerofólio 50 perfil de aerofólio 52 lado de pressão/lado contra o vento 54 lado de sucção/lado a favor do vento 56 bordo de ataque 58 bordo de fuga 60 corda 62 linha de arqueamento/linha mediana 100, 200, 300, 400 sistema da meia parte do invólucro da lâmina 102 sistema de transporte 104 primeira meia parte do invólucro da lâmina 106 segunda meia parte do invólucro da lâmina 108 terceira meia parte do invólucro da lâmina 110 extremidade de ponta (da meia parte do invólucro da lâmina) 112 extremidade de raiz (da meia parte do invólucro da lâmina) 114 conjunto de estrutura 116 primeira estrutura de transporte 118 corpo de estrutura 120 superfície externa da primeira meia parte do invólucro da lâmina 121 primeira extremidade do conjunto de estrutura 121A segunda extremidade do conjunto de estrutura 122 primeiro elemento de suporte 124 segundo elemento de suporte 126 terceiro elemento de suporte 128 quarto elemento de suporte 130 quinto elemento de suporte 132 primeiro elemento separador primário 134 primeiro elemento separador secundário 136 primeiro elemento separador terciário 138 primeiro elemento separador quaternário 140 primeiro elemento separador quinário 142 segundo elemento separador primário 144 segundo elemento separador secundário 146 segundo elemento separador terciário 148 segundo elemento separador quaternário 150 segundo elemento separador quinário 152 quarta meia parte do invólucro da lâmina 154 sexta meia parte do invólucro da lâmina 156 sexta meia parte do invólucro da lâmina c comprimento da corda dt posição de espessura máxima df posição de arqueamento máximo dp posição de arqueamento máximo do lado de pressão f arqueamento lf distância longitudinal entre as estruturas da extremidade de raiz lo comprimento longitudinal da saliência da ponta de lâmina L comprimento de lâmina r raio local, distância radial da raiz de lâmina t espessura D diâmetro da raiz da lâmina Δy pré-dobra H altura da estrutura de transporte da extremidade de raiz W largura da estrutura de transporte da extremidade de raiz Df profundidade da estrutura de transporte da extremidade da extremidade de raiz h altura da estrutura de transporte da extremidade de ponta X eixo longitudinal

Claims (16)

1. Sistema de transporte para o transporte de meias partes de invólucro de lâmina de uma lâmina de turbina eólica, as meias partes de invólucro de lâmina tendo, cada uma, uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz, caracterizado pelo fato de que o sistema de transporte compreende: um conjunto de estrutura compreendendo uma primeira estrutura de transporte; e um primeiro conjunto de um ou mais elementos separadores, o primeiro conjunto de elementos separadores incluindo um primeiro elemento separador primário configurado para separar uma primeira meia parte do invólucro da lâmina e uma segunda meia-parte do invólucro da lâmina adjacente à primeira meia-parte do invólucro da lâmina de modo que a segunda meia parte de invólucro da lâmina é empilhada pelo menos parcialmente acima da primeira meia parte de invólucro de lâmina, em que o primeiro conjunto de elementos separadores é configurado de modo a que pelo menos uma parte da segunda meia parte de invólucro de lâmina seja recebida dentro de uma cavidade da primeira meia parte de invólucro de lâmina .
2. Sistema de transporte de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento separador primário compreende uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da primeira meia parte de invólucro de lâmina.
3. Sistema de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-2, caracterizado pelo fato de que o primeiro conjunto de elementos separadores é configurado para separar uma primeira meia parte de invólucro de lâmina e uma segunda meia parte de invólucro de lâmina adjacente da primeira meia parte de invólucro de lâmina, de tal modo que uma superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina está voltada para uma superfície externa da segunda meia parte do invólucro da lâmina.
4. Sistema de transporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-2, caracterizado pelo fato de que o primeiro conjunto de elementos separadores é configurado para separar uma primeira meia parte de invólucro de lâmina e uma segunda meia parte de invólucro de lâmina adjacente da primeira meia parte de invólucro de lâmina, de tal modo que uma superfície interna da primeira meia parte do invólucro da lâmina está voltada para uma superfície interna da segunda meia parte do invólucro da lâmina.
5. Sistema de transporte de acordo com qualquer das reivindicações 1-4, caracterizado pelo fato de que o primeiro elemento separador primário compreende uma superfície convexa configurada para contatar a superfície interna da segunda meia parte do invólucro de lâmina ou uma superfície côncava configurada para contatar a superfície externa da segunda meia parte do invólucro de lâmina.
6. Sistema de transporte de acordo com qualquer das reivindicações 1-4, caracterizado pelo fato de que o sistema de transporte compreende um segundo conjunto de um ou mais elementos separadores, o segundo conjunto de elementos separadores incluindo um segundo elemento separador primário configurado para separar a segunda meia parte do invólucro da lâmina e uma terceira meia parte do invólucro da lâmina adjacente à segunda meia parte de invólucro de lâmina.
7. Sistema de transporte de acordo com qualquer das reivindicações 1-6, caracterizado pelo fato de que a primeira estrutura de transporte compreende: um corpo de estrutura; e pelo menos um elemento de suporte incluindo um primeiro elemento de suporte configurado para suportar uma superfície de meia parte de invólucro de lâmina.
8. Sistema de transporte de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o conjunto de estrutura compreende uma primeira parede lateral.
9. Sistema de transporte de acordo com qualquer das reivindicações 7-8, caracterizado pelo fato de que o conjunto de estrutura compreende um ou mais braços de suporte.
10. Sistema de meia parte de invólucro de lâmina caracterizado pelo fato de que compreende um sistema de transporte definido de acordo com qualquer uma das reivindicações 1-9 e uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina cada uma tendo uma extremidade de ponta e uma extremidade de raiz e incluindo uma primeira meia parte de invólucro de lâmina e um segunda meia parte de invólucro de lâmina , em que a primeira meia parte do invólucro da lâmina e a segunda meia parte de invólucro de lâmina são empilhadas no conjunto da estrutura do sistema de transporte.
11. Sistema de meia-parte de invólucro de lâmina de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a primeira meia parte do invólucro de lâmina e a segunda meia parte de invólucro de lâmina são empilhadas numa disposição de extremidade de raiz para raiz.
12. Sistema de meia-parte de invólucro de lâmina de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que a primeira meia parte do invólucro de lâmina e a segunda meia parte de invólucro de lâmina são empilhadas numa disposição de extremidade de raiz para ponta.
13. Sistema de meia-parte de invólucro de lâmina de acordo com qualquer uma das reivindicações 10-12, caracterizado pelo fato de que a primeira meia parte de invólucro de lâmina e a segunda meia parte de invólucro de lâmina são meias partes de partes de invólucro de lâmina do mesmo tipo ou meias partes de diferentes tipos.
14. Sistema de meia-parte de invólucro de lâmina de acordo com qualquer das reivindicações 10-13, caracterizado pelo fato de que, pelo menos, uma segunda meia parte de invólucro de lâmina é recebida dentro de uma cavidade da primeira meia parte do invólucro de lâmina.
15. Método para transportar ou armazenar uma pluralidade de meias partes de invólucro de lâmina, caracterizado pelo fato de que compreende: suportar uma primeira meia parte de invólucro de lâmina com um conjunto de estrutura compreendendo um primeiro estrutura de transporte; arranjar um primeiro elemento separador primário numa superfície da primeira meia parte do invólucro da lâmina; e empilhar uma segunda meia parte de invólucro de lâmina no primeiro elemento separador primário.
16. Método de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que compreende: arranjar um segundo elemento separador primário numa superfície da segunda meia parte do invólucro da lâmina; e empilhar uma terceira meia parte do invólucro da lâmina no segundo elemento separador primário.
BR112018068401-5A 2016-03-11 2017-03-09 Sistema para transporte e / ou armazenamento de meia parte de invólucro de lâmina de turbina eólica e método relacionado BR112018068401B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP16159944.4 2016-03-11
EP16159944.4A EP3217011B1 (en) 2016-03-11 2016-03-11 System for transport and/or storage of wind turbine blade shell half parts and related method
PCT/EP2017/055579 WO2017153535A1 (en) 2016-03-11 2017-03-09 System for transport and/or storage of wind turbine blade shell half parts and related method

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018068401A2 BR112018068401A2 (pt) 2019-01-15
BR112018068401B1 true BR112018068401B1 (pt) 2023-06-20

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2861823T3 (es) Sistema modular para el transporte de palas de turbina eólica
BR112015008854B1 (pt) método e sistema para transporte e armazenamento de pelo menos duas pás de turbinas eólicas das turbinas eólicas
ES2715511T3 (es) Panel de borde de salida dentado para una pala de turbina eólica
US9759185B2 (en) Rotor blade for a wind power plant
US10589941B2 (en) Method and system for transporting and storing at least two wind turbine blades
JP5749777B2 (ja) オフセットした負圧面側を持つ風力タービン
US9039380B2 (en) Winglet for a wind turbine rotor blade
US10731634B2 (en) Transportation and storage system for a wind turbine blade
BR112018068401B1 (pt) Sistema para transporte e / ou armazenamento de meia parte de invólucro de lâmina de turbina eólica e método relacionado
ES2929189T3 (es) Pala de turbina eólica y procedimiento de fabricación de una pala de turbina eólica
CN109072865B (zh) 用于运输和/或存储风力涡轮机叶片壳体半部件的系统及相关方法
ES2881709T3 (es) Pala de turbina eólica con segmento de raíz de borde plano y procedimiento relacionado