BR112018013683B1 - Aparelho de refrigeração - Google Patents

Aparelho de refrigeração Download PDF

Info

Publication number
BR112018013683B1
BR112018013683B1 BR112018013683-2A BR112018013683A BR112018013683B1 BR 112018013683 B1 BR112018013683 B1 BR 112018013683B1 BR 112018013683 A BR112018013683 A BR 112018013683A BR 112018013683 B1 BR112018013683 B1 BR 112018013683B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ice
evaporator
tray
fresh food
maker
Prior art date
Application number
BR112018013683-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018013683A2 (pt
Inventor
Nilton Carlos Bertolini
Zhuochen Shi
Thomas McCollough
Jorge Montalvo
Original Assignee
Electrolux Home Products, Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/989,014 external-priority patent/US9976788B2/en
Application filed by Electrolux Home Products, Inc filed Critical Electrolux Home Products, Inc
Publication of BR112018013683A2 publication Critical patent/BR112018013683A2/pt
Publication of BR112018013683B1 publication Critical patent/BR112018013683B1/pt

Links

Abstract

Trata-se de um aparelho de refrigeração que inclui um compartimento de alimento fresco e um compartimento de congelador. Uma máquina de produzir gelo com uma fôrma de gelo é disposta dentro do compartimento de alimento fresco para congelar água em pedaços de gelo. Um sistema de refrigeração inclui um evaporador do sistema e um evaporador da máquina de produzir gelo dedicado a resfriar a fôrma de gelo. Uma armação sustenta de maneira giratória a fôrma de gelo dentro do compartimento de alimento fresco entre uma posição de formação de gelo e uma posição de coleta de gelo. A armação sustenta o evaporador da máquina de produzir gelo em uma posição estacionária que serve como um eixo geométrico de articulação para a fôrma de gelo, de modo que a fôrma de gelo possa girar ao redor do evaporador da máquina de produzir gelo entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo, enquanto o evaporador da máquina de produzir gelo permanece estacionário. Em um exemplo, um aquecedor é girável com a fôrma de gelo, e uma bandeja de gotejamento está localizada debaixo da fôrma de gelo e é girável com a fôrma de gelo.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[0001] Este pedido se refere, de modo geral, a uma máquina de produzir gelo para um aparelho de refrigeração e, mais particularmente, a um aparelho de refrigeração que inclui uma máquina de produzir gelo disposta dentro de um compartimento de armazenamento de alimentos de um refrigerador que é mantido a uma temperatura acima de uma temperatura de congelamento de água em condições atmosféricas.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[0002] Os aparelhos de refrigeração convencionais, tais como refrigeradores domésticos, tipicamente têm tanto um compartimento de alimento fresco quanto um compartimento ou seção de congelador. O compartimento de alimento fresco é onde os itens alimentícios, tais como frutas, vegetais e bebidas são armazenados, e o compartimento de congelador é onde os itens alimentícios que devem ser mantidos em uma condição de congelamento são armazenados. Os refrigeradores são fornecidos com um sistema de refrigeração que mantém o compartimento de alimento fresco em temperaturas acima de 0 °C e o compartimentos do congelador em temperaturas abaixo de 0 °C.
[0003] As disposições do compartimento de comida fresca e compartimento de congelamentos relacionados entre si em outros ditos refrigeradores variam. Por exemplo, em alguns casos, o compartimento de congelador está localizado acima do compartimento de alimento fresco e, em outros casos, o compartimento de congelador está localizado abaixo do compartimento de alimento fresco. Adicionalmente, diversos refrigeradores modernos podem ter seus compartimentos de congelamento e compartimentos de comida fresca dispostos lado a lado. Seja qual for a disposição do compartimento de congelamento e o compartimento de comida fresca a ser empregado, normalmente, portas de acesso separadas são fornecidas para os compartimentos refrigerados de modo que ambos os compartimentos possam ser acessados sem expor o outro compartimento ao ar ambiente.
[0004] Tais refrigeradores convencionais são, geralmente, dotados de uma unidade para fazer pedaços de gelo, comumente chamados de “cubos de gelo”, apesar do formato não cúbico de muitos dos tais pedaços de gelo. Essas unidades que fazem gelo estão normalmente localizadas nos compartimentos do congelador dos refrigeradores e fabricam gelo por convecção, isto é, pela circulação de ar frio sobre água em uma bandeja de gelo para congelar a água em cubos de gelo. Os reservatórios de armazenamento para armazenar os pedaços de gelo congelados também são frequentemente fornecidos adjacentes às unidades de fabricação de gelo. Os pedaços de gelo podem ser dispensados a partir dos reservatórios de armazenamento, através de uma porta de dispensação na porta que fecha o congelador para o ar do ambiente. A dispensação do gelo ocorre, geralmente, por meio de um mecanismo de entrega de gelo que se estende entre o reservatório de armazenamento e a porta de dispensação na porta do compartimento de congelador.
[0005] No entanto, para refrigeradores, tais como o chamado refrigerador “de montagem inferior”, que inclui um compartimento de congelador disposto verticalmente embaixo de um compartimento de alimento fresco, colocar a máquina de produzir gelo dentro do compartimento de congelador é impraticável. Seria necessário que os usuários recuperassem pedaços de gelo congelados a partir de um local próximo ao chão no qual o refrigerador está apoiado. Fornecer um dispensador de gelo localizado em uma altura conveniente, tal como em uma porta de acesso para o compartimento de alimento fresco, necessitaria de um sistema de transporte elaborado para transportar os pedaços de gelo congelados do compartimento de congelador para o dispensador na porta de acesso para o compartimento de alimento fresco. Assim, as máquinas de produzir gelo são, normalmente, incluídas no compartimento de alimento fresco de refrigeradores de montagem inferior, o que cria muitos desafios na produção e armazenamento de gelo dentro de um compartimento que é tipicamente mantido acima da temperatura de congelamento de água. A operação de tais máquinas de produzir gelo pode ser afetada por oscilações na temperatura e outros eventos que ocorrem dentro dos compartimentos de alimentos frescos que alojam as máquinas de produzir gelo, e a exposição prolongada do gelo ao meio ambiente do compartimento de alimento fresco pode resultar no derretimento parcial dos pedaços de gelo. Adicionalmente, a montagem de tais refrigeradores pode ser complexa e trabalhosa devido, em parte, às medidas que devem ser tomadas para armazenar pedaços de gelo dentro do compartimento de alimento fresco.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[0006] O citado a seguir apresenta um resumo simplificado de exemplos de realizações da invenção. Esse resumo não pretende identificar elementos críticos da invenção ou delinear o escopo da invenção. O único propósito do sumário é apresentar algumas realizações de uma forma simplificada como um prelúdio para a descrição mais detalhada que é apresentada depois.
[0007] De acordo com um aspecto, um aparelho de refrigeração é fornecido, que compreende um compartimento de alimento fresco para armazenar itens alimentícios em um ambiente refrigerado que tem uma temperatura-alvo acima de zero graus Centígrados. Um compartimento de congelador armazena itens alimentícios em um ambiente subcongelante que tem uma temperatura-alvo abaixo de zero graus Centígrados. Uma máquina de produzir gelo é disposta dentro do compartimento de alimento fresco para congelar água para pedaços de gelo, sendo que a máquina de produzir gelo compreende uma fôrma de gelo com uma pluralidade de cavidades para os pedaços de gelo. Uma armação se estende a partir de uma primeira extremidade da fôrma de gelo até uma segunda extremidade da fôrma de gelo, sendo que a armação sustenta, de maneira giratória, a fôrma de gelo dentro do compartimento de alimento fresco entre uma posição de formação de gelo e uma posição de coleta de gelo. Um sistema de refrigeração compreende um evaporador do sistema para fornecer um efeito de resfriamento a pelo menos um dentre os compartimentos de alimento fresco e do congelador, e um evaporador da máquina de produzir gelo disposto adjacente à fôrma de gelo e dedicado a resfriar a fôrma de gelo até uma temperatura abaixo de zero graus Centígrados. A armação sustenta o evaporador da máquina de produzir gelo em uma posição estacionária, que serve como um eixo geométrico de articulação para a primeira extremidade da fôrma de gelo, de modo que a fôrma de gelo possa girar ao redor do evaporador da máquina de produzir gelo entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo, enquanto o evaporador da máquina de produzir gelo permanece estacionário.
[0008] De acordo com outro aspecto, um aparelho de refrigeração compreende um compartimento de alimento fresco para armazenar itens alimentícios em um ambiente refrigerado que tem uma temperatura-alvo acima de zero graus Centígrados. Um compartimento de congelador armazena itens alimentícios em um ambiente subcongelante que tem uma temperatura-alvo abaixo de zero graus Centígrados. Uma máquina de produzir gelo é disposta dentro do compartimento de alimento fresco para congelar água para pedaços de gelo, sendo que a máquina de produzir gelo compreende uma fôrma de gelo com uma pluralidade de cavidades para os pedaços de gelo. A fôrma de gelo é sustentada de maneira giratória dentro do compartimento de alimento fresco entre uma posição de formação de gelo e uma posição de coleta de gelo. Um sistema de refrigeração compreende um evaporador do sistema para fornecer um efeito de resfriamento a pelo menos um dentre os compartimentos de alimento fresco e do congelador, e um evaporador da máquina de produzir gelo em contato com a fôrma de gelo e dedicado a resfriar a fôrma de gelo até uma temperatura abaixo de zero graus Centígrados. Um aquecedor é girável com a fôrma de gelo e é operável para fornecer um efeito de aquecimento à fôrma de gelo para, desse modo, separar pedaços de gelo congelados a partir da fôrma de gelo durante uma operação de coleta de gelo. Uma bandeja de gotejamento está localizada debaixo da fôrma de gelo e girável com a fôrma de gelo. A bandeja de gotejamento se estende entre uma primeira extremidade e uma segunda extremidade da fôrma de gelo para coletar gotas d'água criadas quando o aquecedor é operado.
[0009] É para ser entendido que tanto a descrição geral anterior quanto a descrição detalhada a seguir apresentam exemplos e realizações. Os desenhos anexos são incluídos para proporcionar uma compreensão adicional das realizações descritas, e são incorporados e constituem uma parte desta especificação. Os desenhos ilustram várias realizações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0010] Os antecedentes e outros aspectos da presente invenção se tornarão evidentes aos técnicos no assunto aos quais a presente descrição se refere mediante leitura da seguinte descrição com referência aos desenhos em anexo, em que:
[0011] A Figura 1 ilustra uma vista em perspectiva de uma realização de um refrigerador que inclui uma máquina de produzir gelo disposta em um compartimento de alimento fresco;
[0012] A Figura 2 ilustra uma vista em perspectiva de uma realização de um refrigerador que inclui uma máquina de produzir gelo disposta em um compartimento de alimento fresco com portas francesas que fornecem acesso para o compartimento de alimento fresco;
[0013] A Figura 3 é uma vista de topo em perspectiva de uma máquina de produzir gelo;
[0014] A Figura 4 é uma vista inferior em perspectiva da máquina de produzir gelo;
[0015] A Figura 5 é uma vista de topo da máquina de produzir gelo;
[0016] A Figura 6 uma vista em corte tomada ao longo da linha 6-6 da Figura 5; e
[0017] A Figura 7 é uma vista em perspectiva explodida da máquina de produzir gelo.
DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO
[0018] As realizações são descritas e ilustradas nos desenhos. Esses exemplos ilustrados não se destinam a serem uma limitação dos presentes exemplos. Por exemplo, um ou mais aspectos podem ser utilizados em outras realizações e até mesmo outros tipos de dispositivos. Além disso, certa terminologia é usada aqui apenas por conveniência e não pode ser interpretada como uma limitação. Ainda adicionalmente, nos desenhos, as mesmas referências numéricas são empregadas para designar elementos iguais.
[0019] Com relação ao exemplo mostrado da Figura 1, é ilustrado um aparelho de refrigeração na forma de um refrigerador doméstico, indicado de modo geral em 10. Embora a descrição detalhada que segue seja referente a um refrigerador doméstico 10, a invenção pode ser incorporada por aparelhos de refrigeração que não sejam um refrigerador doméstico 10. Adicionalmente, uma realização é descrita em detalhes abaixo e mostrada nas Figuras como uma configuração de montagem inferior de um refrigerador 10, que inclui um compartimento de alimento fresco 14 disposto verticalmente acima de um compartimento de congelador 12. No entanto, o refrigerador 10 pode ter qualquer configuração desejada que inclua pelo menos um compartimento de alimento fresco 14 e uma máquina de produzir gelo 20 (Figura 2). Vários exemplos de tal refrigerador doméstico são revelados nas Patentes nos U.S. 7.681.406. depositada em 13 de janeiro de 2006, e 8.511.106, depositada em 26 de fevereiro de 2010, cedidas à mesma cessionária, ambas das quais estão incorporadas em sua totalidade ao presente documento a título de referência.
[0020] Uma ou mais portas 16 mostradas na Figura 1 são acopladas de maneira giratória a um armário 19 do refrigerador 10 para restringir e garantir acesso ao compartimento de alimento fresco 14. A porta 16 pode incluir uma única porta que abrange toda a distância lateral ao longo da entrada para o compartimento de alimento fresco 14, ou pode incluir um par de portas do tipo francesas 16, conforme mostrado na Figura 1, que abrangem coletivamente toda a distância lateral da entrada para o compartimento de alimento fresco 14 para cercar o compartimento de alimento fresco 14. Para a última configuração, uma barra vertical divisora de impulsão “flipper mullion” 21 (Figura 2) é acoplada de modo articulado a pelo menos uma das portas 16, para estabelecer uma superfície onde se apoia uma vedação fornecida à outra porta 16 que pode vedar a entrada para o compartimento de alimentos frescos 14 em um local entre superfícies laterais opostas 17 (Figura 2) das portas 16. A barra vertical divisora de impulsão pode ser acoplada de modo articulado à porta 16 para se articular entre uma primeira orientação que é substancialmente paralela a uma superfície plana da porta 16 quando a porta 16 é fechada e, uma orientação diferente quando a porta 16 é aberta. A superfície exposta externamente da barra vertical divisora de impulsão 21 é substancialmente paralela à porta 16 quando a barra vertical divisora de impulsão 21 está na primeira orientação, e forma um ângulo que não seja paralelo em relação à porta 16 quando a barra vertical divisora de impulsão 21 está na segunda orientação. A vedação e a superfície exposta externamente da barra vertical divisora de impulsão 21 cooperam, aproximadamente, no meio do caminho entre os lados laterais do compartimento de alimento fresco 14.
[0021] Um dispensador 18 para dispensar pelo menos pedaços de gelo e, opcionalmente água, pode ser fornecido a uma dentre as portas 16 que restringem o acesso ao compartimento de alimento fresco 14 mostrado na Figura 1. O dispensador 18 inclui uma alavanca, um comutador, um sensor de proximidade ou outro dispositivo com o qual um usuário pode interagir para fazer com que os pedaços de gelo congelados sejam dispensados a partir de um reservatório de gelo 35 (Figura 2) fornecido a uma máquina de produzir gelo 20 disposta dentro do compartimento de alimento fresco 14 através da porta 16. O pedaços de gelo do reservatório de gelo 35 podem ser entregues ao dispensador por meio de uma calha de gelo 25, que se estende, pelo menos parcialmente, através da porta 16 entre o dispensador 18 e o reservatório de gelo 35.
[0022] Em referência novamente à Figura 1, o compartimento de congelador 12 é disposto verticalmente embaixo do compartimento de alimento fresco 14. Uma montagem de gavetas (não mostrada), que inclui uma ou mais cestas do congelador (não mostradas), pode ser retirada do compartimento de congelador 12 para garantir um acesso do usuário a itens alimentícios armazenados no compartimento de congelador 12. A montagem de gavetas pode ser acoplada a uma porta do congelador 11 que inclui um manípulo 15. Quando um usuário pega no manípulo 15 e puxa a porta do congelador 11 para abri-la, pelo menos uma ou mais das cestas do congelador é feita com que seja pelo menos parcialmente retirada do compartimento de congelador 12.
[0023] O compartimento de congelador 12 é usado para congelar e/ou manter artigos de alimentos armazenados no compartimento de congelador 12 em uma condição congelada. Para esse fim, o compartimento de congelador 12 está em comunicação térmica com um evaporador da máquina de produzir gelo (Figura 2) que remove energia térmica do compartimento de congelador 12 para manter a temperatura no mesmo a uma temperatura de 0 °C ou menos durante a operação do refrigerador 10, de uma maneira descrita abaixo.
[0024] O compartimento de alimento fresco 14 localizado na porção superior do refrigerador 10 nesse exemplo serve para minimizar o vencimento da validade de artigos de alimentação armazenados no mesmo por meio da manutenção da temperatura no compartimento de alimento fresco 14, durante a operação, a uma temperatura fria que é tipicamente menor do que uma temperatura ambiente do refrigerador 10, mas um pouco acima de 0 °C, de modo a não congelar os artigos de alimentação no compartimento de alimento fresco 14. De acordo com algumas realizações, o ar frio a partir do qual a energia térmica foi removida pelo evaporador da máquina de produzir gelo pode também ser soprado para dentro do compartimento de alimento fresco 14 para manter a temperatura no mesmo a uma temperatura fria que é maior do que 0 °C. Para realizações alternativas, um evaporador separado pode opcionalmente ser dedicado a manter, separadamente, a temperatura dentro do compartimento de alimento fresco 14 independente do compartimento de congelador 12. De acordo com uma realização, a temperatura no compartimento de alimento fresco pode ser mantida a uma temperatura fria dentro de uma tolerância próxima de uma faixa entre 0 °C e 4,5 °C, que inclui quaisquer subfaixas e quaisquer temperaturas individuais que estão em tal faixa. Por exemplo, outras realizações podem, opcionalmente, manter a temperatura fria dentro do compartimento de alimento fresco 14 dentro de uma tolerância próxima razoável de uma temperatura entre 0,25 °C e 4 °C.
[0025] O refrigerador 10 inclui adicionalmente um sistema de refrigeração que compreende um evaporador do sistema 27 para fornecer um efeito de resfriamento a pelo menos um dentre os compartimentos de alimento fresco e do congelador. Uma realização do evaporador do sistema 27 para resfriar o ar, tanto para o compartimento de congelador 12 quanto para o compartimento de alimento fresco, 14 é mostrada na Figura 2. O evaporador do sistema 27 é sustentado dentro do compartimento de congelador 12, e um ventoinha elétrica 29 está localizada adjacente ao evaporador do sistema 27. Em um exemplo, a operação da ventoinha elétrica 29 extrai o fluxo de ar para cima sobre as palhetas e bobinas do evaporador do sistema 27 e, então, em uma direção para frente, geralmente paralela à porção do teto do compartimento de congelador 12 e em direção a uma frente do compartimento de congelador 12. Uma cobertura (não mostrado) posicionada na frente da ventoinha elétrica orientada horizontalmente 29 redireciona pelo menos uma porção do fluxo de ar horizontal geralmente para cima através de um duto de ar frio que deve ser reintroduzido no compartimento de alimento fresco 14.
[0026] O evaporador do sistema 27 é incluído como parte de um circuito de refrigeração fornecido ao refrigerador 10 para remover energia térmica a partir do ar que deve ser usado para controlar as temperaturas em pelo menos um dentre o compartimento de alimento fresco 14 e o compartimento de congelador 12, e também para reduzir uma temperatura de um evaporador da máquina de produzir gelo (Figura 3) para congelar água para os pedaços de gelo e para manter uma temperatura no reservatório de gelo 35 fornecido à máquina de produzir gelo 20. Em um exemplo, o circuito de refrigeração inclui um compressor de velocidade variável para comprimir refrigerante gasoso para um gás refrigerante de alta pressão. O compressor pode, opcionalmente, ser infinitamente variável, ou pode ser variado entre uma pluralidade de velocidades operacionais predeterminadas discretas que dependem da demanda para resfriar. O gás refrigerante de alta pressão do compressor pode ser transportado, através de um conduto adequado tal como um tubo de cobre, para um condensador, o que resfria o gás refrigerante de alta pressão e faça com que condense, pelo menos parcialmente, para um refrigerante líquido. A partir do condensador, o refrigerante líquido pode, opcionalmente, ser transportado através de um tubo eliminador que é embutido dentro de uma porção da barra vertical divisora central. O refrigerante líquido que flui através do tubo eliminador eleva a temperatura da superfície externa da barra vertical divisora central para minimizar a condensação de umidificação a partir de um meio ambiente do refrigerador 10 no mesmo. Alternativamente, um aquecedor de barra vertical divisora (mullion) de CA ou CC pode ser utilizado para controlar a condensação sobre a barra vertical divisora central. De acordo com realizações alternativas, o refrigerador 10 inclui um sensor de umidade para detectar uma umidade de um meio ambiente no qual o refrigerador 10 está em uso, e controlar a operação do tubo eliminador ou aquecedor de barra vertical divisora.
[0027] Durante a operação, o compressor comprime o refrigerante substancialmente gasoso para um gás refrigerante de alta pressão e alta temperatura. À medida que esse refrigerante percorre através do condensador, o mesmo resfria e condensa para um refrigerante líquido de alta pressão. O refrigerador entra, subsequentemente, no evaporador do sistema 27, onde o refrigerante se expande e, pelo menos parcialmente, evapora para um gás. Durante essa mudança de fase, o calor latente de vaporização é extraído a partir do ar que é direcionado sobre palhetas e bobinas do evaporador do sistema 27, resfriando, desse modo, o ar que deve ser direcionado pela ventoinha elétrica 29 para o interior de pelo menos um dentre o compartimento de congelador 12 e o compartimento de alimento fresco 14. Esse ar resfriado traz a temperatura dentro do respectivo compartimento para dentro de uma tolerância aceitável de uma temperatura-alvo. A partir do evaporador do sistema 27, o refrigerador flui para o evaporador da máquina de produzir gelo. Em um exemplo, o evaporador da máquina de produzir gelo é disposto em série com o evaporador do sistema 27. Assim, a operação do evaporador do sistema 27 para resfriar o compartimento de congelador 12 e o compartimento de alimento fresco 14 também faz com que o evaporador da máquina de produzir gelo forneça ar resfriado até uma temperatura abaixo de zero graus Centígrados para máquina de produzir gelo 20. Um deslocador de ar, tal como uma ventoinha, pode acionar ou circular o fluxo de ar sobre o evaporador da máquina de produzir gelo para facilitar um efeito de resfriamento para a água na bandeja de água suficiente para congelar a água para pedaços de gelo, e também para os pedaços de gelo armazenados no reservatório de gelo 35 para minimizar o derretimento de tais pedaços de gelo. A partir do evaporador da máquina de produzir gelo, o refrigerante retorna para o compressor; no entanto, contempla-se também que o refrigerante poderia primeiro ser fornecido ao evaporador da máquina de produzir gelo e, segundo, ao evaporador do sistema 27, e então, finalmente, é retornado para o compressor.
[0028] Contempla-se que o evaporador da máquina de produzir gelo pode ser disposto em série ou em paralelo com o evaporador do sistema 27, ou poderia até ser fornecido como um sistema separado. Ao longo dessas linhas, várias válvulas de controle, reguladores de pressão, secadores, acumuladores, etc. podem ser fornecidos em entre o evaporador do sistema e o evaporador da máquina de produzir gelo, e/ou o evaporador da máquina de produzir gelo e o compressor. Onde o evaporador da máquina de produzir gelo é disposto em série com o evaporador do sistema 27, interromper e iniciar a operação de qualquer um dos evaporadores também interromperá/iniciará a operação do outro. No entanto, onde o evaporador da máquina de produzir gelo é disposto em paralelo com o evaporador do sistema 27, interromper e iniciar o evaporador da máquina de produzir gelo poderia ser alcançado por meio da abertura ou fechamento de uma válvula ou similar. Onde o evaporador da máquina de produzir gelo é independente do evaporador do sistema 27, interromper e iniciar o evaporador da máquina de produzir gelo poderia ser alcançado por válvulas ou até mesmo pelo controle da operação do compressor de refrigerante associado. Finalmente, onde um compressor de velocidade variável de refrigerante é usado, entende-se que "interromper” a operação do compressor pode ser alcançado pela operação do compressor em uma configuração operacional baixa, tal como a mais baixa, acima da desativação para reduzir substancialmente o fluxo de refrigerante. Ainda, o compressor poderia também ser completamente desativado.
[0029] Adicionalmente, contempla-se que a máquina de produzir gelo circuito de refrigeração poderia incluir uma válvula de expansão eletrônica que é configurada para controlar o fluxo de refrigerante que entra no evaporador da máquina de produzir gelo. A válvula de expansão eletrônica permite o fluxo de refrigerante para a porção do circuito de refrigeração que inclui o evaporador da máquina de produzir gelo (sendo que essa porção é tratada no presente documento como "Caminho da Máquina de Produzir Gelo") independentemente da porção do circuito de refrigeração que inclui o evaporador do sistema 27 para controlar a temperatura dentro de pelo menos um dentre o compartimento de congelador 12 e o compartimento de alimento fresco 14 (sendo que essa porção é tratada no presente documento como "Caminho do Sistema"). Assim, o fluxo de refrigerante para o evaporador da máquina de produzir gelo pode ser descontinuado, conforme apropriado, durante a fabricação de gelo, conforme descrito em detalhe abaixo, apesar de o compressor estar em operação e o refrigerante sendo entregue para o evaporador do sistema 27. Adicionalmente, a abertura e fechamento da válvula de expansão eletrônica podem ser controladas para regular a temperatura de pelo menos um do evaporador da máquina de produzir gelo. Um ciclo de trabalho da válvula de expansão eletrônica, adicionalmente ou em vez da operação do compressor, pode ser ajustado para mudar a quantidade de refrigerante que flui através do evaporador da máquina de produzir gelo com base na demanda por resfriamento. Existe uma demanda maior por resfriamento pelo evaporador da máquina de produzir gelo, enquanto a água é congelada para formar os pedaços de gelo, do que existe quando os pedaços de gelo não estão sendo produzidos. A válvula de expansão eletrônica pode ser localizada em um ponto antes (isto é, a montante) do evaporador da máquina de produzir gelo, de modo que o refrigerador 10 possa operar em seu estado desejado. Em outras palavras, o evaporador do sistema 27 pode ser abastecido com o refrigerante pelo compressor mesmo quando a máquina de produzir gelo não está produzindo pedaços de gelo. É, portanto, possível para impedir mudança da operação do compressor enquanto a válvula de expansão eletrônica está operacional para dar conta das necessidades do evaporador da máquina de produzir gelo.
[0030] Quando o gelo deve ser produzido pela máquina de produzir gelo, um controlador pode abrir, pelo menos parcialmente, a válvula de expansão eletrônica. O refrigerante do secador entregue ao Caminho da Máquina de Produzir Gelo através de um tubo capilar fornece energia térmica por meio de um trocador de calor da máquina de produzir gelo para o refrigerante que retorna do Caminho da Máquina de Produzir Gelo. Após passar através da válvula de expansão eletrônica, o refrigerante entra no evaporador da máquina de produzir gelo, onde o mesmo se expande e, pelo menos parcialmente, evapora em um gás. O calor latente de vaporização exigido para alcançar a mudança de fase é extraído a partir do meio ambiente do evaporador da máquina de produzir gelo, baixando, desse modo, a temperatura de uma superfície externa do evaporador da máquina de produzir gelo até uma temperatura que é abaixo de 0 °C. A água exposta à superfície externa do evaporador da máquina de produzir gelo é congelada para formar os pedaços de gelo. Uma ventoinha opcional ou outro deslocador de ar pode direcionar o fluxo de ar através de toda a compartimento da máquina de produzir gelo, para resfriar o meio ambiente dos pedaços de gelo armazenados no reservatório de gelo, para minimizar derretimento de tais pedaços de gelo.
[0031] Ainda, contempla-se que o evaporador da máquina de produzir gelo pode ser disposto em série com o evaporador do sistema 27. Em tal configuração, uma válvula de expansão eletrônica pode não ser usada. Ao invés disso, o evaporador da máquina de produzir gelo será resfriado junto com o evaporador do sistema 27, por meio da operação do compressor e do resto do sistema de refrigeração. A máquina de produzir gelo pode receber refrigerante primeiro, e, então, o refrigerante flui para o congelador (ou vice-versa, dependendo do projeto do sistema). Assim, o resfriamento do evaporador da máquina de produzir gelo pode ocorrer a cada vez que um ciclo de resfriamento for iniciado para o evaporador do sistema 27, ou a operação do sistema de refrigeração pode ser controlada por uma chamada para resfriar do evaporador da máquina de produzir gelo (por exemplo, pelo início de uma operação de produção de gelo). Adicionalmente, durante a coleta de gelo ou degelo, uma válvula de três vias pode ser usada para desviar o refrigerante ao redor da máquina de produzir gelo e para longe do evaporador da máquina de produzir gelo. Como pode ser observado, vários esquemas de controle para o evaporador do sistema e evaporação da máquina de produzir gelo podem ser usados.
[0032] Uma realização da máquina de produzir gelo 20 disposta dentro do compartimento de alimento fresco 14 do refrigerador 10 é mostrada na Figura 2. A máquina de produzir gelo 20 pode ser presa dentro do compartimento de alimento fresco pela utilização de qualquer prendedor adequado, e inclui uma cobertura 40, removível ou não, para fornecer isolamento térmico entre o compartimento de alimento fresco 14 e o interior da máquina de produzir gelo 20. Adicionalmente, a cobertura 40 pode incluir uma partição substancialmente plana que pode ser acoplada, de maneira removível ou não, a um lado lateral da máquina de produzir gelo 20, pode ter uma aparência geralmente em formato de "L" quando vista na extremidade de modo a cercar um lado lateral e porção inferior da máquina de produzir gelo 20 quando instalada, pode ter um aparência geralmente em formato de "U" quando vista na extremidade de modo a cercar tanto os lados lateral quanto a porção inferior da máquina de produzir gelo 20 quando instalada, ou qualquer outro formato desejado. Tais realizações da cobertura isolada 40 pode incluir as porções laterais e inferiores monoliticamente formadas como uma única unidade. De acordo com realizações alternativas, a cobertura isolada 40 pode incluir uma pluralidade de painéis isolados que são separados entre si para estabelecer uma passagem entre os painéis isolados individuais, através dos quais os pedaços de gelo podem ser dispensados da máquina de produzir gelo 20. Tais realizações podem eliminar a necessidade de formar painéis complexos que definam todo o perímetro de uma abertura de dispensação de gelo, através da qual o gelo pode ser dispensado da máquina de produzir gelo 20. Por exemplo, um painel isolado inferior para isolar uma porção inferior da máquina de produzir gelo 20 pode ser espaçado em direção à traseira, para o compartimento de alimento fresco, a partir de um painel isolado frontal que é oposto a uma porta que restringe o acesso ao compartimento de alimento fresco e isola uma porção frontal da máquina de produzir gelo 20. O espaço resultante entre os painéis isolados frontal e inferior forma uma abertura através da qual pedaços de gelo podem ser dispensados.
[0033] Várias vistas em perspectiva e vistas laterais da máquina de produzir gelo 20 removida do interior do compartimento de alimento fresco 14 são ilustradas nos desenhos. Um corpo geralmente retangular define uma câmara de produção de gelo na qual uma montagem produtora de gelo é disposta. O corpo é equipado com uma pluralidade de receptores compatíveis com os prendedores usados para prender a máquina de produzir gelo 20 dentro do compartimento de alimento fresco 14 do refrigerador 10. O reservatório de gelo e a cobertura 40 podem ser seletivamente removidos do corpo, e presos ao mesmo, conforme desejado. Embora a cobertura 40 forneça um grau de isolamento entre a câmara de produção de gelo da máquina de produzir gelo 20 e o compartimento de alimento fresco 14, sua construção pode inibir uma vedação hermética a partir de ser formada entre a câmara de produção de gelo e compartimento de alimentos frescos 14. Em outras palavras, a cobertura 40 pode opcionalmente permitir que quantidades mínimas de transferência de energia térmica ocorram entre a câmara de produção de gelo da máquina de produzir gelo 20 e o compartimento de alimento fresco 14. Alternativamente, várias vedações e/ou tolerâncias relativamente apertadas podem ser usadas para obter uma vedação quase hermética ou totalmente hermética. A cobertura 40 pode, opcionalmente, ser presa de maneira removível no lugar na máquina de produzir gelo 20 por prendedores mecânicos liberáveis que podem ser removidos pela utilização de uma ferramenta adequada, exemplos dos quais incluem parafusos, porcas e cavilhas; ou qualquer encaixe por fricção adequado que, possivelmente, inclua um sistema de abas que permitam a remoção da cobertura 40 da máquina de produzir gelo 20 manualmente e sem ferramentas. Alternativamente, a cobertura 40 pode, opcionalmente, ser presa de maneira não removível no lugar na máquina de produzir gelo 20, tal como por meio de adesivos, soldagem, prendedores não removíveis, etc. Em vários outros exemplos, um trinco escondido é desejável por razões cosméticas e ergonômicas. A aparência da frente do reservatório de gelo 35 pode ser limpada com apenas uma mão segurando na lateral. Pode haver pouca ou nenhuma descontinuidade na superfície pela razão de trincos e alavancas serem expostos.
[0034] O reservatório de gelo 35 pode, opcionalmente, ser instalado de maneira removível na máquina de produzir gelo 20 para garantir acesso aos pedaços de gelo armazenados no mesmo. Uma abertura 42, formada ao longo de uma superfície inferior do reservatório de gelo 35, é alinhada com a abertura 30 que leva para o interior da calha de gelo 25 quando a porta 16 que inclui o dispensador 18 é fechada, e permite que pedaços de gelo congelados armazenados no mesmo sejam transportados para a calha de gelo 25 e dispensados pelo dispensador 18. Um trado girável pode se estender ao longo de um comprimento do reservatório de gelo 35, pode, opcionalmente, ser fornecido para que seja girado e force o gelo em direção à abertura 42 formada ao longo da superfície inferior adjacente a uma porção frontal do reservatório de gelo 35 para que seja transportado para a calha de gelo 25 e para o dispensador 18. O trado pode, opcionalmente, ser ativado automaticamente e girado por um motor elétrico em resposta a uma solicitação por pedaços de gelo iniciada pelo usuário no dispensador 18.
[0035] Voltando-se agora para a Figura 3, uma realização de uma máquina de produzir gelo 20 é mostrada para congelar e solidificar água por congelamento em pedaços de gelo. A máquina de produzir gelo é geralmente sustentada adjacente a um teto dentro da câmara de produção de gelo. Embora a câmara de produção de gelo seja mostrada ilustrada dentro do armário de armazenamento interior principal do compartimento de alimento fresco, contempla-se que a máquina de produzir gelo 20 poderia ser sustentada parcialmente ou completamente sobre a porta (ou portas) do compartimento de alimento fresco. A máquina de produzir gelo 20 inclui uma fôrma de gelo 52 com uma pluralidade de cavidades para armazenar água que deve ser congelada para os pedaços de gelo. As cavidades são definidas por barragens, e algumas ou todas as barragens têm uma abertura através das mesmas para permitir que água flua dentre as cavidades. As cavidades da fôrma de gelo 52 podem ter múltiplas variantes. Diferentes formatos e tamanhos de cubos são possíveis (por exemplo, crescente, cúbica, hemisférica, cilíndrica, estrela, lua, logotipo da empresa, uma combinação de formatos e tamanhos simultaneamente, etc.), uma vez que os cubos são colhidos com gravidade. Essa flexibilidade de formato da fôrma é possível pela modificação da bandeja da fôrma de gelo, na fábrica, por um técnico de serviço, ou até mesmo, possivelmente, pelo usuário final, se o sistema for projetado dessa maneira.
[0036] Como será descrito no presente documento, a fôrma de gelo 52 é girável entre uma posição de formação de gelo (por exemplo, uma posição de operação normal da fôrma de gelo ou com o lado direito para cima) e uma posição de coleta de gelo (por exemplo, lado superior para baixo). Na posição de coleta de gelo, a fôrma de gelo 52 é posicionada de modo que os pedaços de gelo congelados caiam por gravidade em um reservatório de gelo subjacente 35 (consultar a Figura 2, não mostrado na Figura 3) para armazenamento e descarga posterior para um usuário. Em um exemplo, a posição de coleta de gelo é invertida pelo menos 180 graus com relação à posição de formação de gelo. Em outros exemplos, a posição de coleta de gelo pode ser invertida para qualquer ângulo entre 90 graus e 180 graus, ou alternativamente, para um ângulo maior do que 180 graus. Ainda, em outras realizações, a fôrma de gelo poderia compreender um tipo de bandeja de torção, na qual a fôrma de água é girada com o lado superior para baixo e torcida ao longo de seu eixo geométrico longitudinal para, desse modo, quebrar os pedaços de gelo congelados para que se libertem das cavidades de gelo onde caem no interior do reservatório de gelo localizado abaixo da fôrma de gelo, ou até mesmo uma fôrma metálica convencional, na qual uma pluralidade de braços varredores são usados para descarregar de maneira forçada os pedaços de gelo a partir da forma.
[0037] A máquina de produzir gelo 20 pode também incluir um braço de suspensão ou outro sensor de contato, ou que não é de contato, para detectar a presença de pedaços de gelo dentro do reservatório de gelo. Um termistor, ou outro sensor de temperatura adequado conectado de maneira operacional ao controlador, pode ser acoplado à fôrma de gelo 52, tal como conectado a uma superfície da fôrma de gelo ou embutido dentro de uma reentrância formada na fôrma de gelo, para detectar a temperatura para determinar a situação de congelamento da água contida na fôrma de gelo 52 para facilitar a coleta de gelo. O sensor de temperatura pode também ser usado para determinar a duração do tempo para operar o aquecedor. Um ou mais comutadores podem também ser fornecidos para a montagem produtora de gelo para determinar quando a fôrma alcança um limite de deslocamento. O braço de suspensão pode atuar um comutador para significar um limite superior e/ou uma ausência de pedaços de gelo no reservatório de gelo.
[0038] A máquina de produzir gelo 20 do pedido instantâneo emprega uma abordagem de resfriamento direto, na qual um evaporador da máquina de produzir gelo 54 está em contato direto (ou substancialmente direto) com a fôrma de gelo 52. Os pedaços de gelo são feitos sem ar frio conduzido a partir de um local remoto (por exemplo, um congelador) para criar ou manter o gelo. Em vez disso, todo o resfriamento pode ser feito dentro do compartimento da máquina de produzir gelo pelo evaporador da máquina de produzir gelo 54. Entende-se que o contato direto é destinado a significar que o evaporador da máquina de produzir gelo 54 se apoia de encontro à fôrma de gelo 52, ou está substancialmente em contato com a fôrma de gelo por meio de um intermediário relativamente pequeno, tal como uma graxa/mástique térmica que pode ser usada entre a superfície exterior do evaporador da máquina de produzir gelo e a superfície da fôrma de gelo para facilitar a transferência de calor. Vários outros intermediários sólidos, líquidos ou até gasosos poderiam também ser usados. Adicionalmente, embora nenhum ar seja tipicamente conduzido a partir de um local remoto (por exemplo, um congelador) para criar ou manter o gelo, contempla-se que ar frio poderia ser conduzido a partir de outro local, tal como ao redor do evaporador do sistema 27, se desejado para aumentar uma taxa de produção de gelo ou para manter os pedaços de gelo armazenados no reservatório de gelo em um estado congelado. Isso poderia ser útil, por exemplo, em uma configuração em que o reservatório de gelo é separado ou fornecido em uma distância separada do evaporador da máquina de produzir gelo 54, ou em que a formação acelerada de gelo é desejada.
[0039] O evaporador dedicado da máquina de produzir gelo 54 remove energia térmica a partir de água na fôrma de gelo 52 para criar os pedaços de gelo. Conforme descrito anteriormente no presente documento, o evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode ser configurado para ser uma porção do mesmo laço de refrigeração que o evaporador do sistema 27 que fornece resfriamento aos compartimentos de alimentos frescos e/ou do congelador do refrigerador. Em vários exemplos, o evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode ser fornecido em configurações em série ou em paralelo com o evaporador do sistema 27. Em ainda outro exemplo, o evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode ser configurado como um sistema de refrigeração completamente independente. O evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode incluir um tubo metálico 55 ou similares, com um eixo geométrico longitudinal e uma superfície exterior geralmente arredondada (ou até mesmo vários outros perfis de superfície exterior). O tubo metálico 55 envolve uma linha de entrada de refrigerante 56a e uma linha de saída de refrigerante 56b, de modo que o refrigerador possa fluir para dentro de para fora do evaporador da máquina de produzir gelo 54 durante a operação do sistema refrigerante. A linha de entrada 56a está em comunicação fluida com o tubo capilar, o qual poderia estar localizado próximo, ou até mesmo dentro, do tubo metálico 55 do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Adicionalmente, um anel isolante 58, ou similar, pode ser usado para sustentar, parcialmente, as linhas de entrada e/ou de saída 56a, 56b. Ainda assim, embora o termo "evaporador" seja usado para fins de simplicidade, em ainda outra realização o evaporador da máquina de produzir gelo poderia, ao invés disso, ser um elemento termoelétrico (ou outro elemento resfriamento) que seja operável para resfriar a fôrma de gelo até uma quantidade suficiente para congelar a água para pedaços de gelo. As linhas de serviço operativas similares (tais como linhas elétricas) podem ser fornecidas similarmente às linhas de entrada/saída descritas acima.
[0040] O evaporador da máquina de produzir gelo 54 também serve como um eixo geométrico de articulação para a fôrma de gelo 52, a qual gira ao redor do evaporador da máquina de produzir gelo 54 entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo, enquanto o evaporador da máquina de produzir gelo 54 permanece estacionário. Por exemplo, um eixo geométrico giratório da fôrma de gelo é coaxial com o eixo geométrico longitudinal do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Em vista desse recurso de rotação, é benéfico para a superfície exterior do evaporador da máquina de produzir gelo 54 ter uma geometria substancialmente circular, embora contempla-se que várias outras geometrias poderiam ser usadas. De maneira similar, o lado embaixo superfície da fôrma de gelo 52 que está em contato com o evaporador da máquina de produzir gelo 54 é uma geometria complementar que facilita a rotação da fôrma de gelo 52 ao redor do evaporador estacionário da máquina de produzir gelo 54.
[0041] Uma armação 60 é fornecida para sustentar a fôrma de gelo 52 e o evaporador da máquina de produzir gelo 54 dentro da câmara de produção de gelo. A armação 60 pode ser fornecida com várias estruturas de montagem, tais como porcas de montagem 61, em uma superfície superior da mesma para montar à estrutura de recepção em um teto do compartimento de produção de gelo ou compartimento de alimento fresco. Várias outras estruturas de prendedores mecânicos podem também ser usadas. É claro que, várias outras estruturas de montagem podem ser fornecidas na armação 60, conforme desejado, para montar a máquina de produzir gelo 20 em vários locais dentro do compartimento de alimento fresco ou até mesmo na porta (ou portas) do compartimento de alimento fresco. A armação 60 se estende a partir de uma primeira extremidade 62 da fôrma de gelo 52 até uma segunda extremidade 64 da fôrma de gelo 52, e sustenta, de maneira giratória, a fôrma de gelo 52 dentro do compartimento de alimento fresco entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo. Adicionalmente, a armação 60 sustenta o evaporador da máquina de produzir gelo 54 em uma posição estacionária que serve como um eixo geométrico de articulação para a primeira extremidade 62 da fôrma de gelo 52, de modo que a fôrma de gelo 52 possa girar ao redor do evaporador da máquina de produzir gelo 54 entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo, enquanto o evaporador da máquina de produzir gelo 54 permanece estacionário. O uso da palavra "estacionário" destina-se a ser aplicado às linhas de refrigerante (isto é, linhas de entrada e saída do evaporador), com o entendimento que alguma porção do tubo metálico externo 55 que envolve as linhas de refrigerante poderia, potencialmente, ser configurada para girar (por exemplo, girar com a fôrma de gelo 52).
[0042] A armação 60 pode sustentar de maneira girável a fôrma de gelo 52 de várias maneiras. Em um exemplo, uma primeira extremidade da armação 60 pode incluir uma parede para baixo 66 com um furo atravessante 68 que se estende através da mesma. O furo atravessante 68 pode ter uma geometria circular que corresponda com um pino de articulação da primeira extremidade 62 da fôrma de gelo 52. Um suporte giratório, tal como um mancal ou bronzinas, poderia ser fornecido entre a fôrma de gelo 52 e o furo atravessante 68. Um lado embaixo da armação 60 pode ser geralmente aberto, de modo que quando a fôrma de gelo 52 é invertida para a posição de coleta de gelo, os pedaços de gelo colhidos possam cair pela gravidade sem obstrução no reservatório de gelo. A armação 60 inclui adicionalmente uma segunda extremidade 69, localizada em oposição à primeira extremidade 62, que pode conter outros elementos da máquina de produzir gelo 20.
[0043] A máquina de produzir gelo 20 pode incluir adicionalmente uma placa de resfriamento 70 acoplada a um lado embaixo da fôrma de gelo 52. A placa de resfriamento 70 pode se estender entre a primeira e a segunda extremidades 62, 64 da fôrma de gelo 52. A placa de resfriamento 70 pode incluir palhetas de troca de calor, ou similares, em uma superfície inferior ou lateral da mesma para aprimorar a transferência de calor através de todo o compartimento de produção de gelo. A placa de resfriamento 70 é, preferencialmente, metálica ou de outro material que tenha um alto coeficiente de troca de calor, e pode ser do mesmo material que a fôrma de gelo 52 ou de material diferente. A placa de resfriamento 70 é usada como um dissipador de calor térmico com o evaporador da máquina de produzir gelo 54 para permitir a transferência de calor substancialmente uniforme através de toda a fôrma de gelo 52, ou em uma operação de resfriamento (por exemplo, formação de gelo) ou operação de aquecimento (por exemplo, coleta de gelo ou degelo).
[0044] O evaporador da máquina de produzir gelo 54 é retido entre a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52, conforme mostrado no exemplo das Figuras 6 a 7). O evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode ser fisicamente montado a qualquer uma dentre a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52, ou a ambas, ou pode ser retido por uma ação de aperto quando a placa de resfriamento 70 é presa à fôrma de gelo 52. Dessa maneira, o evaporador da máquina de produzir gelo 54 tem capacidade para resfriar, simultaneamente, tanto a fôrma de gelo 52 quanto a placa de resfriamento 70. A placa de resfriamento 70 tem uma reentrância interior 72 que é complementar à geometria exterior do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Preferencialmente, a reentrância interior 72 facilita a rotação da fôrma de gelo 52 e da placa de resfriamento 70 ao redor do evaporador estacionário da máquina de produzir gelo 54. Um suporte giratório 74 é interposto entre o evaporador da máquina de produzir gelo 54 e a reentrância interior 72 da placa de resfriamento 70 para facilitar a rotação. O suporte giratório 74 é um dentre um mancal e uma bucha, ou similares. Múltiplos suportes giratórios 74 podem ser usados, tais como os três ilustrados na Figura 7. A reentrância interior 72 da placa de resfriamento 70 pode ter bolsos ou outros pontos de montagem para receber os suportes giratórios 74. De maneira similar, o lado embaixo superfície da fôrma de gelo 52 pode ter geometria similar. Uma tampa de extremidade opcional 74b pode ser fornecida com uma geometria adequada para sustentar de maneira giratória a extremidade do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Em um exemplo, um conjunto de mancais/bronzinas separam o evaporador da máquina de produzir gelo e a montagem da fôrma de gelo, e uma graxa/mástique térmica é usada no espaço entre o superfície exterior do evaporador e a superfície interna da montagem da fôrma para transferência de calor. Uma extremidade do espaço para o evaporador da máquina de produzir gelo é fechada, enquanto uma vedação giratória é usada na outra extremidade para cercar a graxa/mástique térmica.
[0045] A armação 60 sustenta de maneira giratória tanto a fôrma de gelo 52 quanto a placa de resfriamento 70. A placa de resfriamento 70 pode ter um pino de articulação que corresponde ao furo atravessante 68 da armação 60. Em um exemplo, a fôrma de gelo 52 e a placa de resfriamento 70 podem formar, juntas, um pino de articulação combinado que é sustentado de maneira giratória pela armação 60. No exemplo mostrado na Figura 7, uma primeira extremidade 71 da placa de resfriamento 70 e a primeira extremidade 62 da fôrma de gelo 52, quando montadas juntas, formam um pino de articulação que é sustentado de maneira giratória pelo furo atravessante 68 da armação 60 para sustentar de maneira giratória tanto a fôrma de gelo 52 quanto a placa de resfriamento 70. Cada uma dentre a fôrma de gelo 52 e a placa de resfriamento 70 pode fornecer, for exemplo, uma metade do pino de articulação. Nesse caso, uma face de divisão do pino de articulação é formada em um plano que passa por um centro axial do pino, de modo que o pino de articulação seja substancialmente bifurcado em dois pedaços 76a, 76b formados, cada um, em um formato aproximadamente metade cilíndrico. Em outras palavras, a face de divisão do pino de articulação pode ser substancialmente paralela ao plano horizontal. Contempla-se, é claro, que cada uma dentre a fôrma de gelo 52 e a placa de resfriamento 70 pode fornecer mais ou menos do que a metade da geometria do pino de articulação. O pino de articulação formado pela fôrma de gelo 52 e placa de resfriamento 70 montados pode ser diretamente sustentado de maneira giratória pelo furo atravessante 68, ou pode haver um suporte giratório interposto entre o mesmo, tal como um mancal ou bucha. Em ainda outro exemplo, o pino de articulação pode ser recebido dentro de um suporte giratório intermediário 78, que pode ser usado para sustentar outros elementos da máquina de produzir gelo 20, conforme será descrito em maior detalhe no presente documento.
[0046] Ademais, para permitir que a fôrma de gelo 52 e placa de resfriamento 70 sejam giráveis ao redor do evaporador estacionário da máquina de produzir gelo 54, o evaporador da máquina de produzir gelo 54 pode se estender através de uma passagem interior do pino de articulação que é formado pela fôrma de gelo 52 e placa de resfriamento 70 montadas. Dessa maneira, o pino de articulação é um pino oco. Conforme mostrado no exemplo da Figura 7, cada um dos dois pedaços 76a, 76b do pino de articulação montado pode ter um interior cilíndrico aberto que permite que alguma porção do evaporador da máquina de produzir gelo 54, tal como qualquer um dentre os tubos de entrada e de saídas 56a, 56b, ou ambos, passem através do mesmo. Suportes giratórios podem ser fornecidos, se desejado, ou a passagem interior do pino de articulação pode ser relativamente maior do que o espaço ocupado pelos tubos de entrada/saída, etc. Isso pode ser útil onde, por exemplo, suportes giratórios 74 já estão no lugar. De fato, conforme mostrado na Figura 7, um dentre os suportes giratórios 74 pode estar localizado adjacente aos pedaços 76a, 76b do pino de articulação. Adicionalmente, um suporte ou um espaçador, tal como um dispositivo de isolamento 77, pode ser interposto entre as linhas de entrada/saída do evaporador da máquina de produzir gelo e a parede para baixo 66 da armação. O dispositivo 77 pode ser conectado à parede 66, ou pode simplesmente se apoiar em relação à parede.
[0047] As segundas extremidades 64, 73, tanto da fôrma de gelo 52 quanto da placa de resfriamento 70, são também sustentadas de maneira giratória pela segunda extremidade 69 da armação 60. Em um exemplo, uma segunda extremidade 73 da placa de resfriamento é sustentada por um motor 80 que fornece força motriz para girar tanto a placa de resfriamento quanto a fôrma de gelo entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo. Essa configuração também fornece suporte para a segunda extremidade 64 da fôrma de gelo 52, uma vez que a fôrma de gelo 52 é anexada diretamente à placa de resfriamento 70. O motor 80 pode incluir um motor elétrico, por exemplo, que é alojado dentro de uma cavidade interior da segunda extremidade 69 da armação 60 (que pode ser fechada por uma parede de extremidade 81 ). Assim, o motor 80 aciona a fôrma de gelo 52 entre a posição de produção de gelo e uma posição de coleta de gelo. O motor 80 pode incluir uma caixa de engrenagem interna ou externa, e tem um eixo de acionamento de saída que é posicionado ao longo do eixo geométrico de articulação da fôrma de gelo 52. A placa de resfriamento 70 é conectada de maneira operacional ao eixo de acionamento de saída do motor 80 por um pino de acionamento reto rígido 75 ou similares. Alternativamente, a placa de resfriamento 70 poderia ter uma reentrância com chave, ou similares, para receber o eixo do motor 80. Alternativamente, o eixo de acionamento de saída do motor 80 poderia ser conectado de maneira operacional à fôrma de gelo 52, ao invés da placa de resfriamento 70. Durante a operação, os pedaços de gelo são colhidos pela rotação da montagem da fôrma de gelo, que inclui tanto a fôrma de gelo 52 quanto a placa de resfriamento 70, em até 180 graus (ou um ângulo maior ou menor) enquanto aquece a fôrma de gelo 52, de modo que os pedaços de gelo possam cair para fora da fôrma devido à gravidade quando liberados por derretimento a partir da forma.
[0048] Contempla-se adicionalmente que a armação 60 poderia ser acoplada à estrutura adicional da máquina de produzir gelo e/ou reservatório de gelo. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 7, um invólucro auxiliar 84 pode estar localizado em uma extremidade 69 da armação 60 e pode envolver a estrutura auxiliar 86, tal como um controlador, montagem do braço de suspensão, vários sensores, uma ventoinha, etc. Contempla-se que o invólucro auxiliar 84 poderia ser montado ao refrigerador, e a armação 60 poderia ser montada ao mesmo; vice-versa, a armação 60 pode ser montada ao refrigerador com o invólucro auxiliar 84 sustentado pela armação 60. Contempla-se adicionalmente que o motor 80 poderia ser alojado dentro do invólucro 84. O motor 80 poderia até mesmo ser acoplada eletricamente ou mecanicamente à estrutura auxiliar 86.
[0049] A máquina de produzir gelo 20 pode incluir adicionalmente um aquecedor 90 que é operável para fornecer um efeito de aquecimento à fôrma de gelo 52 para, desse modo, separar pedaços de gelo congelados da fôrma de gelo 52 durante uma operação de coleta de gelo. O aquecedor 90 pode ser um aquecedor de resistência elétrica, e pode ser retido entre a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52. O aquecedor 90 é preferencialmente recebido dentro de uma reentrância correspondente 94 que se estende através de todo o bloco de resfriamento 70. Como um resultado, o bloco de resfriamento 70 facilita transferência de calor substancialmente uniforme através de toda a fôrma de gelo 52 durante uma operação de aquecimento (por exemplo, coleta de gelo ou degelo). Adicionalmente, devido ao fato de que o aquecedor 90 é anexado ao bloco de resfriamento 70, o aquecedor 90 é girável junto com o bloco de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52. O aquecedor 90 poderia ser, adicionalmente, acoplado ao suporte giratório intermediário 78, e pode até mesmo formar um submontagem com o mesmo.
[0050] Energia elétrica pode ser abastecida ao aquecedor 90 por um bloco de conexão elétrica 92, o qual pode ter várias geometrias para permitir a rotação da fôrma de gelo 52 e do bloco de resfriamento 70. Um cabo de abastecimento elétrico 93 do bloco de conexão elétrica 92 pode ter um perfil curvo, e pode ser disposto como um laço que se estende ao redor do exterior dos pedaços do pino de articulação 76a, 76b, de modo que haja flexão e comprimento suficientes no cabo 93 para permitir a rotação do aquecedor 90 junto com a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52, sem ligar os cabos elétricos. Preferencialmente, o aquecedor 90 está em contato direto, ou substancialmente direto, com a fôrma de gelo 52 para transferência de calor aumentada. Contempla-se, adicionalmente, que o aquecedor 90 possa ser recebido dentro de uma reentrância correspondente da fôrma de gelo 52, ou que o bloco de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52 possam fornecer, cada um, uma porção da reentrância para montar o aquecedor 90.
[0051] Enquanto o aquecedor 90 é usado para derreter o gelo para que seja liberado da fôrma durante coleta de gelo, é também usado para aquecer a placa de resfriamento 70 para degelá-la periodicamente após uso contínuo. Ocasionalmente, durante operação do refrigerador, a placa de resfriamento da máquina de produzir gelo 70 (e/ou até mesmo uma porção da fôrma de gelo 52) acumulará gelo no mesmo e necessitará de degelo. A umidade do fluxo de ar pode condensar e congelar em porções expostas da placa de resfriamento 70 e/ou da fôrma de gelo 52, fazendo com que gelo se acumule no mesmo. O aquecedor 90 pode ser usado como um elemento de aquecimento de gelo, e pode ser ativado conforme apropriado pelo controlador fornecido ao refrigerador para derreter o gelo. De modo a facilitar a operação de degelo, o aquecedor 90 preferencialmente se estende ao longo de um pouco do perímetro, ou todo o perímetro, da placa de resfriamento 70. Conforme mostrado na Figura 7, o aquecedor 90 pode ter uma geometria em formato de U que se estende ao redor do perímetro exterior da placa de resfriamento 70 e do evaporador da máquina de produzir gelo 54.
[0052] A operação do aquecedor 90 para uma operação de degelo pode ser acionada para operar de várias maneiras, tais como periodicamente ou em resposta a uma condição particular. Em um exemplo, o aquecedor 90 pode ser acionado com base em um cronômetro, um sensor de umidade, histórico operacional da máquina de produzir gelo, abrir/fechar das portas do refrigerador, a operação do braço de suspensão, e/ou outras condições. Em outro exemplo, um sensor de temperatura pode, opcionalmente, ser posicionado de maneira variada dentro do refrigerador 10 para detectar uma temperatura limiar indicativa da acumulação de gelo. Por exemplo, o sensor de temperatura da fôrma de gelo 52 pode ser usado, ou outro sensor de temperatura. Em resposta à detecção de tal temperatura limiar, o sensor de temperatura transmite um sinal para o controlador que, por sua vez, ativa o aquecedor 90 até que o sensor de temperatura não detecte mais a temperatura limiar. De acordo com várias realizações, o aquecedor 90 pode, opcionalmente, ser ativado por uma duração de tempo predeterminada, e a duração de tempo predeterminada pode ser variada com base em vários fatores. Adicionalmente, durante a coleta de gelo ou degelo, uma válvula de três vias pode ser usada para desviar o refrigerante ao redor da máquina de produzir gelo e para longe do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Isso permite que o sistema pare de resfriar a máquina de produzir gelo, enquanto continua a resfriar os compartimentos do congelador ou de alimentos frescos. Após a coleta de gelo, a válvula redireciona o refrigerante através do evaporador da máquina de produzir gelo 54. Como pode ser observado, uma operação de degelo normalmente não ocorreria durante uma operação de produção de gelo, mas, ao invés disso, seria atrasado até depois que a fôrma de gelo 52 tenha descarregado os pedaços de gelo.
[0053] Durante a operação do aquecedor 90, ou durante uma operação de coleta de gelo ou, especialmente, durante uma operação de degelo, água líquida pingará e cairá para baixo, por meio da gravidade, para longe da placa de resfriamento 70 e da fôrma de gelo 52. Isso pode apresentar um problema quando um reservatório de armazenamento de gelo está localizado diretamente embaixo desses componentes, à medida que as gotas de água líquida cairiam nos pedaços de gelo armazenados e congela, fazendo com que o gelo se aglomere. De modo a aliviar esse problema, a máquina de produzir gelo 20 inclui adicionalmente uma bandeja de gotejamento 96 localizada debaixo da placa de resfriamento 70 e é girável junto com a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52. A bandeja de gotejamento 96 pode ser conectada a qualquer uma dentre a fôrma de gelo 52 e a placa de resfriamento 70, ou a ambas, de tal modo que a armação 60 sustenta de maneira giratória toda a fôrma de gelo, a placa de resfriamento e a bandeja de gotejamento. As extremidades opostas da bandeja de gotejamento 96 são, preferencialmente, pelo menos parcialmente abertas para permitir a passagem do pino de articulação da fôrma de gelo 52 e da placa de resfriamento 70, e também para permitir a conexão do motor 80 ao pino de acionamento 75 na outra extremidade.
[0054] A bandeja de gotejamento 96 se estende entre a primeira e a segunda extremidades 71, 73 da placa de resfriamento 70 para coletar gotas d'água criadas quando o aquecedor 90 é operado. Preferencialmente, a bandeja de gotejamento 96 também se estende entre a primeira e a segunda extremidades 62, 64 da fôrma de gelo 52 para coletar gotas d'água criadas quando o aquecedor é operado. Mais preferencialmente, a bandeja de gotejamento 96 se estende para além tanto da primeira quanto das segundas extremidades 71, 73 da placa de resfriamento 70, e da primeira e das segundas extremidades 62, 64 da fôrma de gelo 52, para capturar substancialmente todas as gotas d'água. Adicionalmente, conforme mostrado nos exemplos das Figuras 4 e 6, as paredes laterais 97 da bandeja de gotejamento 96 se estendem para cima a partir de uma parede inferior 98 para cercar a placa de resfriamento 70 e a fôrma de gelo 52 na mesma, e, preferencialmente, envolve substancialmente completamente os lados e o fundo da mesma. Dessa maneira, as paredes laterais 97 da bandeja de gotejamento 96 formam um sub-invólucro que ajuda a reter e a focar o resfriamento do evaporador da máquina de produzir gelo 54 para acelerar o resfriamento da água na fôrma de gelo 52, e ajuda adicionalmente a reter e a focar o calor abastecido pelo aquecedor 90 durante as operações de coleta de gelo ou degelo. Adicionalmente, as paredes laterais para cima podem, adicionalmente, ajudar a capturar e reter quaisquer gotas d'água que podem se formar e cair das paredes laterais da fôrma de gelo 52 localizada acima da placa de resfriamento 70. Dessa maneira, o motor 80 fornece a força motriz para girar toda a placa de resfriamento, a fôrma de gelo e a bandeja de gotejamento entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo.
[0055] Após a bandeja de gotejamento 96 coletar as gotas d'água, a mesma pode, então, direcioná-las para um tubo de drenagem adequado (mostrado esquematicamente na Figura 4) do refrigerador. Contempla-se que o termo tubo de drenagem inclui um tubo de drenagem de água convencional 88 que leva água de drenagem até um espaço de descarga exterior, mas pode também incluir outro recipiente de armazenamento ou similares. De modo a guiar a água de drenagem para fora da bandeja de gotejamento 96, a parede inferior 98 da bandeja de gotejamento 96 tem uma superfície inclinada, em relação ao eixo geométrico de articulação da fôrma de gelo 52, que direciona as gotas d'água coletadas em uma direção para baixo em direção a um tubo de drenagem 88. A parede inferior 98 pode ter uma superfície inclinada para baixo, em relação a uma posição de operação normal da fôrma de gelo 52. Por exemplo, conforme mostrado na Figura 4, um plano longitudinal B da parede inferior 98 pode divergir a partir do eixo geométrico de articulação A da fôrma de gelo 52 em um ângulo a que é suficiente para encorajar o fluxo das gotas d'água coletadas em direção ao tubo de drenagem 88. Entende-se que o ângulo um pode ser leve, moderado ou agressivo, conforme desejado, desde que a inclinação entre as extremidades 99a, 99b da parede inferior 98 encoraje a drenagem da água (isto é, a extremidade 99b está localizada em uma posição vertical mais alta em relação à extremidade 99a). Adicionalmente, de modo a encorajar o fluxo de água em direção à direção desejada, a superfície inclinada para baixo da parede inferior 98 da bandeja de gotejamento 96 é aberta em uma extremidade 99a para descarregar as gotas d'água coletadas em direção ao tubo de drenagem 88. A extremidade aberta 99a pode incluir a estrutura de bico ou similares para direcionar adicionalmente as gotas d'água para o tubo de drenagem 88. Preferencialmente, a extremidade oposta 99b da parede inferior 98 ou é fechada, ou é em rampa/em curva para cima para desencorajar a descarga das gotas d'água a partir de tal extremidade. Em um exemplo, conforme mostrado na Figura 4, a extremidade fechada 99b poderia ter um perfil relativamente mais amplo, e a extremidade aberta 99a poderia ter um perfil relativamente mais estreito que define um funil e/ou bico para encorajar a água a fluir em direção à extremidade aberta 99a. Adicionalmente, um pouco da parede inferior 98, ou toda a mesma, pode incluir adicionalmente um perfil curvado ou arredondado que facilite a rotação da fôrma de gelo 52, da placa de resfriamento 70 e da bandeja de gotejamento 96. Pelo menos o exterior da parede inferior 98 tem um perfil curvo para fornecer folga com a estrutura de sustentação superior da armação 60 quando a montagem é girada para a posição de coleta de gelo invertida. O interior da parede inferior 98 pode ou não ter um perfil curvo correspondente.
[0056] Em outra realização, contempla-se que um deslocador de ar, tal como uma ventoinha elétrica (não mostrada), pode ser usada para promover a circulação de ar ao redor da fôrma de gelo 52 e da placa de resfriamento 70 para encorajar adicionalmente a formação de gelo acelerada, similar a uma abordagem usada em um sistema de máquina de produzir gelo de alimento fresco mais convencional. A ventoinha pode acionar o fluxo de ar sobre a fôrma de gelo 52 para alcançar um efeito de resfriamento para a água, suficiente para congelar a água em pedaços de gelo, e também através dos pedaços de gelo armazenados no reservatório de gelo para minimizar o derretimento de tais pedaços de gelo. Adicionalmente ou alternativamente, a ventoinha pode ser disposta para soprar fluxo de ar através da fôrma de gelo e/ou da placa de resfriamento 70 para, desse modo, resfriar o ar e ajudar a manter o gelo no reservatório de gelo em uma condição congelada. O fluxo de ar pode até mesmo ser direcionado ou afunilado através da bandeja de gotejamento 96 abaixo da placa de resfriamento 70 para aprimorar adicionalmente a transferência para o ar. Finalmente, contempla-se que o projeto da máquina de produzir gelo giratória descrito no presente documento poderia até mesmo ser instalado em um compartimento de congelador (por exemplo, um ambiente abaixo de 0 graus Centígrados), ou dentro do armário do congelador ou mesmo em uma porta do congelador, sem o evaporador da máquina de produzir gelo 52 em uma configuração mais convencional para produzir gelo com o ar do congelador frio.
[0057] Adicionalmente ou alternativamente, a máquina de produzir gelo giratória 20 do pedido instantâneo pode ser adicionalmente adaptado para que seja montado e usado em uma porta de alimentos frescos. Nessa configuração, embora ainda disposta dentro do compartimento de alimento fresco, a máquina de produzir gelo 20 (e, possivelmente, um reservatório de gelo) é, pelo menos, montada na superfície interior da porta de alimentos frescos. Por exemplo, a armação 60 poderia ser montada no forro interior da porta de alimentos frescos, e sustentar de maneira giratória toda a fôrma de gelo 52, a placa de resfriamento 70 e a bandeja de gotejamento 96.
[0058] Adicionalmente ou alternativamente, o ar frio pode ser conduzido a partir de outro evaporador no compartimento de alimentos frescos ou do congelador, tal como o evaporador do sistema 27. O ar frio pode ser conduzido em várias configurações, tais como dutos que se estendem sobre a porta de alimentos frescos, ou na mesma, ou possivelmente dutos que são posicionados sobre as paredes laterais, ou nas mesmas, do forro de alimentos frescos ou no teto do forro de alimentos frescos. Em um exemplo, um duto de ar frio pode se estender através do teto do compartimento de alimento fresco, e pode ter uma extremidade adjacente à máquina de produzir gelo 20 (quando a porta de alimentos frescos está na condição fechada) que descarrega ar frio sobre e através da fôrma de gelo 52. Se um reservatório de gelo é também localizado no interior da porta de alimentos frescos, o ar frio pode fluir para baixo através do reservatório de gelo para manter os pedaços de gelo em um estado congelado. O ar frio pode, então, ser retornado ao compartimento de alimento fresco, ou pode ser, alternativamente, conduzido de volta para o compartimento de congelador. Uma configuração de dutos similar pode também ser usada onde o ar frio é transferido por meio de dutos sobre a porta de alimentos frescos ou na mesma. A placa de resfriamento 70 pode ser benéfica para agir como um dissipador de calor a frio que é resfriado pelo ar frio conduzido para manter a fôrma de gelo 52 em uma temperatura abaixo da temperatura de congelamento. A fôrma de gelo 52 pode ser girada para um estado invertido para a coleta de gelo, conforme descrito no presente documento, e um aquecedor 90 pode ser usado de modo similar. Contempla-se adicionalmente que tal sistema de produção de gelo giratório poderia utilizar um evaporador da máquina de produzir gelo 54, com ou sem condução de ar frio. Contempla-se adicionalmente que, embora um evaporador da máquina de produzir gelo, conforme descrito no presente documento, possa não ser usado, um arrefecedor termoelétrico ou outro dispositivo de arrefecimento alternativo poderia ser usado em seu lugar. Em ainda outra alternativa, um cano de aquecimento, ou outro corpo de transferência térmica, pode ser usado no lugar do evaporador da máquina de produzir gelo, que pode ser resfriado pelo conduzido ar frio para facilitar e/ou acelerar a formação de gelo na fôrma de gelo 52. Contempla-se, é claro, que a máquina de produzir gelo giratória 20 do pedido instantâneo poderia ser adaptado, de modo similar, para montagem e uso em uma porta ou uma gaveta do congelador.
[0059] Este pedido foi descrito com referência às realizações descritas acima. Modificações e alterações irão ocorrer para outros mediante uma leitura e compreensão deste relatório descritivo. Realizações que incorporam um ou mais aspectos da invenção destinam-se a incluir todas as tais modificações e alterações, conquanto que as mesmas estejam dentro do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (10)

1. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10) que compreende: um compartimento de alimento fresco (14) para armazenar itens alimentícios em um ambiente refrigerado que tem uma temperatura-alvo acima de zero graus Centígrados; um compartimento de congelador (12) para armazenar itens alimentícios em um ambiente subcongelante que tem uma temperatura-alvo abaixo de zero graus Centígrados; uma máquina de produzir gelo (20) disposta dentro do compartimento de alimento fresco para congelar água em pedaços de gelo, sendo que a máquina de produzir gelo (20) compreende uma fôrma de gelo (52) com uma pluralidade de cavidades para os pedaços de gelo; uma armação (60) que se estende de uma primeira extremidade (62) da fôrma de gelo (52) até uma segunda extremidade (64) da fôrma de gelo (52), sendo que a armação (60) sustenta de maneira giratória a fôrma de gelo (52) dentro do compartimento de alimento fresco (14) entre uma posição de formação de gelo e uma posição de coleta de gelo; e um sistema de refrigeração que compreende um evaporador do sistema (27) para fornecer um efeito de resfriamento a pelo menos um dentre os compartimentos de alimento fresco (14) e do congelador (12), e um evaporador da máquina de produzir gelo (54) disposto adjacente à fôrma de gelo (52) e dedicado a resfriar a fôrma de gelo até uma temperatura abaixo de zero graus Centígrados, o aparelho (10) caracterizado pela armação (60) sustentar o evaporador da máquina de produzir gelo (54) em uma posição estacionária que serve como um eixo geométrico de articulação para a primeira extremidade (62) da fôrma de gelo (52), de modo que a fôrma de gelo (52) possa girar ao redor do evaporador da máquina de produzir gelo (54) entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo, enquanto o evaporador da máquina de produzir gelo (54) permanece estacionário.
2. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo evaporador da máquina de produzir gelo (54) estar em contato direto com a fôrma de gelo (52).
3. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um eixo geométrico giratório da fôrma de gelo (52) ser coaxial com um eixo geométrico longitudinal do evaporador da máquina de produzir gelo (54).
4. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente uma placa de resfriamento (70) acoplada a um lado embaixo da fôrma de gelo (52) e que se estende entre a primeira e segunda extremidades (62, 64) da fôrma de gelo (52), em que o evaporador da máquina de produzir gelo (54) é retido entre a placa de resfriamento (70) e a fôrma de gelo (52).
5. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender adicionalmente um suporte giratório (74) interposto entre o evaporador da máquina de produzir gelo (54) e um interior da placa de resfriamento (70), em que o suporte giratório (74) é um dentre um mancal e uma bucha.
6. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por uma primeira extremidade (71) da placa de resfriamento (70) e a primeira extremidade (62) da fôrma de gelo (52), quando montadas juntas, formarem um pino de articulação que é sustentado de maneira giratória por um furo atravessante (68) da armação (60) para sustentar de maneira giratória a fôrma de gelo (52).
7. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo evaporador da máquina de produzir gelo (54) se estender através de uma passagem interior do pino de articulação.
8. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por uma segunda extremidade (73) da placa de resfriamento (70) ser sustentada por um motor (80) que fornece força motriz para girar tanto a placa de resfriamento (70) quanto a fôrma de gelo (52) entre a posição de formação de gelo e a posição de coleta de gelo.
9. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender adicionalmente um aquecedor (90) que é operável para fornecer um efeito de aquecimento à fôrma de gelo (52) para, desse modo, separar pedaços de gelo congelados da fôrma de gelo (52) durante uma operação de coleta de gelo, em que o aquecedor (90) é retido entre a placa de resfriamento (70) e a fôrma de gelo (52).
10. APARELHO DE REFRIGERAÇÃO (10), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender adicionalmente uma bandeja de gotejamento (96) localizada debaixo da placa de resfriamento (70) e girável junto com a mesma, sendo que a bandeja de gotejamento (96) se estende entre a primeira e a segunda extremidades (71, 73) da placa de resfriamento (70) para coletar gotas d'água criadas quando o aquecedor (90) é operado, em que a bandeja de gotejamento (96) tem uma superfície inclinada, em relação ao eixo geométrico de articulação da fôrma de gelo (52), que direciona as gotas d'água coletadas em uma direção para baixo em direção a um tubo de drenagem.
BR112018013683-2A 2016-01-06 2017-01-04 Aparelho de refrigeração BR112018013683B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/989,014 2016-01-06
US14/989,014 US9976788B2 (en) 2016-01-06 2016-01-06 Ice maker with rotating ice tray
PCT/US2017/012077 WO2017120153A1 (en) 2016-01-06 2017-01-04 Ice maker with rotating ice tray

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018013683A2 BR112018013683A2 (pt) 2019-01-22
BR112018013683B1 true BR112018013683B1 (pt) 2023-06-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10837689B2 (en) Ice maker with rotating ice tray
KR101650303B1 (ko) 제빙유닛 및 이를 포함하는 냉장고
US11022358B2 (en) Direct cooling ice maker
US8978406B2 (en) Refrigeration apparatus for refrigeration appliance and method of minimizing frost accumulation
US8429926B2 (en) Ice storage bin and icemaker apparatus for refrigerator
EP3062048A2 (en) Refrigerator
BRPI0706502A2 (pt) sistema de fabricação de gelo para dispositivo de refrigeração
BR122020016603B1 (pt) Aparelho de refrigeração e método de fazer gelo em um aparelho de refrigeração
KR20110081704A (ko) 냉장고 및 냉장고의 제빙 시스템
KR20190103807A (ko) 냉장고 및 냉장고의 제어 방법
KR20100113207A (ko) 냉장고
BR112018013683B1 (pt) Aparelho de refrigeração
US20220364778A1 (en) Direct cooling ice maker with cooling system
KR20230089217A (ko) 제빙기 및 이를 포함하는 냉장고
JP2002107037A (ja) 冷蔵庫