BR112018013230B1 - Resseleção rápida de células - Google Patents

Resseleção rápida de células Download PDF

Info

Publication number
BR112018013230B1
BR112018013230B1 BR112018013230-6A BR112018013230A BR112018013230B1 BR 112018013230 B1 BR112018013230 B1 BR 112018013230B1 BR 112018013230 A BR112018013230 A BR 112018013230A BR 112018013230 B1 BR112018013230 B1 BR 112018013230B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cell
signal quality
threshold
reselect
neighboring cell
Prior art date
Application number
BR112018013230-6A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018013230A2 (pt
Inventor
Ling Xie
Shiau-He Tsai
Jie Mao
Yan Zhang
Huichun CHEN
Shanshan WANG
Song Tian
Yong Xie
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Filing date
Publication date
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Priority claimed from PCT/CN2015/099491 external-priority patent/WO2017113107A1/en
Publication of BR112018013230A2 publication Critical patent/BR112018013230A2/pt
Publication of BR112018013230B1 publication Critical patent/BR112018013230B1/pt

Links

Abstract

RESSELEÇÃO RÁPIDA DE CÉLULA. Um equipamento de usuário (UE) agiliza resseleção de célula. Em uma instância, o UE inicia o temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. O UE então agiliza a resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar.

Description

Antecedentes Campo
[001] Aspectos da presente revelação se referem em geral a sistemas de comunicação sem fio, e mais particularmente, a resseleção de células agilizada.
ANTECEDENTES
[002] Redes de comunicação sem fio são amplamente usadas para fornecer vários serviços de comunicação, como telefonia, vídeo, dados, envio de mensagens, broadcasts e etc. tais redes, que são normalmente redes de acesso múltiplo, suportam comunicações para múltiplos usuários por compartilhar os recursos de rede disponíveis. Um exemplo de tal rede é a rede de acesso por rádio terrestre universal (UTRAN). A UTRAN é a rede de acesso por rádio (RAN) definida como parte do sistema de telecomunicações móveis universal (UMTS), uma tecnologia de telefonia móvel de terceira geração (3G) suportada pelo Projeto de Sociedade de 3a geração (3GPP). O UMTS, que é o sucessor das tecnologias de sistema global para comunicação móvel (GSM), suporta atualmente vários padrões de interface de ar, como acesso múltiplo por divisão de código de banda larga (W-CDMA), acesso múltiplo por divisão de código de tempo (TD-CDMA), e acesso múltiplo por divisão de código síncrona de divisão de tempo (TD-SCDMA). Por exemplo, a China está buscando TD-SCDMA como a interface de ar subjacente na arquitetura de UTRAN com sua infraestrutura de GSM existente como a rede de núcleo. O UMTS também suporta protocolos de comunicação de dados 3G aperfeiçoados, como acesso de pacote em alta velocidade (HSPA), que fornece velocidades mais altas de transferência de dados e capacidade a redes UMTS associadas. HSPA é uma coleção de dois protocolos de telefonia móvel, acesso de pacote downlink em alta velocidade (HSDPA) e acesso de pacote uplink em alta velocidade (HSUPA) que estende e melhora o desempenho de protocolos de banda larga existentes.
[003] À medida que a demanda por acesso de banda larga móvel continua a aumentar, existe necessidade por aperfeiçoamentos adicionais em tecnologia sem fio. Preferivelmente, esses aperfeiçoamentos devem ser aplicáveis a LTE e a outras tecnologias de multi-acesso e aos padrões de telecomunicações que empregam essas tecnologias.
Sumário
[004] De acordo com um aspecto da presente revelação, um método de comunicação sem fio inclui iniciar um temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma quantidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida em um primeiro limiar. O método também inclui acelerar a resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está compreendida abaixo de um segundo limitar.
[005] De acordo com outro aspecto da presente revelação, um aparelho para comunicação sem fio inclui meio para iniciar um temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. O aparelho pode incluir também meio para acelerar resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar.
[006] Outro aspecto revela um aparelho para comunicação sem fio e inclui uma memória e pelo menos um processador (por exemplo, um ou mais processadores) acoplados à memória. O(s) processador(es) é(são) configurado(s) para iniciar um temporização de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. O(s) processador(es) também é(são) configurado(s) para acelerar a resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está compreendida baixo de um segundo limiar.
[007] Ainda outro aspecto revela uma mídia de armazenagem legível em computador não transitória tendo código de programa não transitório gravado na mesma que, quando executado pelo(s) processador(es) faz com que o(s) processador(es) inicie um temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. O código de programa também faz com que o(s) processador(es) acelere(m) a resseleção para a célula vizinha e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar.
[008] Isso delineou, de forma bem ampla, as características e vantagens técnicas da presente revelação para que a descrição detalhada que segue possa ser mais bem entendida. Características e vantagens adicionais da revelação serão descritas abaixo. Deve ser reconhecido por aqueles versados na técnica que essa revelação pode ser prontamente utilizada como base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar as mesmas finalidades da presente revelação. Também deve ser percebido por aqueles versados na técnica que tais construções equivalentes não se afastam dos ensinamentos da revelação como exposto nas reivindicações apensas. Os aspectos novos, que se acredita serem característicos da revelação, tanto com relação a sua organização como método de operação, juntamente com objetivos e vantagens adicionais, serão mais bem entendidos a partir da descrição a seguir quando considerada com relação às figuras em anexo. Deve ser expressamente entendido, entretanto, que cada das figuras é fornecida para fins de ilustração e descrição somente e não é destinada como uma definição dos limites da presente revelação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] As características, natureza e vantagens da presente revelação tornar-se-ão mais evidentes a partir da descrição detalhada exposta abaixo quando tomada em combinação com os desenhos nos quais caracteres de referência similares identificam de modo correspondente do início ao fim.
[0010] A figura 1 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma arquitetura de rede.
[0011] A figura 2 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma estrutura de quadro downlink em evolução de longo prazo (LTE).
[0012] A figura 3 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma estrutura de quadro uplink em evolução de longo prazo (LTE).
[0013] A figura 4 é um diagrama de blocos ilustrando de modo conceptual um exemplo de um sistema de telecomunicações empregando um padrão de acesso múltiplo por divisão de código síncrona de divisão de tempo (TD- SCDMA).
[0014] A figura 5 é um diagrama de blocos ilustrando de modo conceptual um exemplo de uma estrutura de quadro para uma portadora de acesso múltiplo por divisão de código síncrona de divisão de tempo.
[0015] A figura 6 é um diagrama de blocos ilustrando de modo conceptual um exemplo de uma estação base em comunicação com um equipamento de usuário (UE) em um sistema de telecomunicações.
[0016] A figura 7 é um diagrama ilustrando áreas de cobertura de rede de acordo com aspectos da presente revelação.
[0017] A figura 8 é um diagrama de blocos ilustrando a medição e avaliação da célula em serviço e células de intra/inter-frequência.
[0018] Células de acordo com um aspecto da presente revelação.
[0019] A figura 9 é um fluxograma ilustrando um processo de exemplo de acordo com aspectos da presente revelação.
[0020] A figura 10 é um diagrama de blocos ilustrando a medição e avaliação da célula em serviço e células de intra/inter-frequencia, de acordo com um aspecto da presente revelação.
[0021] A figura 11 é um diagrama de blocos ilustrando um método para agilizar resseleção de células de acordo com um aspecto da presente revelação.
[0022] A figura 12 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma implementação de hardware para um aparelho empregando um sistema de processamento de acordo com um aspecto da presente revelação.
Descrição detalhada
[0023] A descrição detalhada exposta abaixo, com relação aos desenhos apensos, é destinada como uma descrição de várias configurações e não pretende representar as únicas configurações nas quais os conceitos descritos aqui podem ser postos em prática. A descrição detalhada inclui detalhes específicos para fins de fornecer uma compreensão completa dos vários conceitos. Entretanto, será evidente para aqueles versados na técnica que esses conceitos podem ser postos em prática sem esses detalhes específicos. Em algumas ocorrências, estruturas e componentes bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos para evitar obscurecer tais conceitos.
[0024] A figura 1 é um diagrama ilustrando uma arquitetura de rede 100 de uma rede de evolução de longo prazo (LTE). A arquitetura de rede de LTE 100 pode ser mencionada como um sistema de pacote desenvolvido (EPS) 100. O EPS 100 pode incluir um ou mais equipamentos de usuário (UE) 102, uma rede de acesso de rádio terrestre UMTS desenvolvida (E-UTRAN) 104, um núcleo de pacote desenvolvido (EPC) 110, um servidor de assinante nativo (HSS) 120 e serviços IP de uma operadora 122. O EPS pode interconectar com outras redes de acesso, porém para simplicidade aquelas entidades/interfaces não são mostradas. Como mostrado, o EPS 100 fornece serviços de pacote comutado, entretanto, como aqueles versados na técnica prontamente reconhecerão, os vários conceitos apresentados em toda essa revelação podem ser estendidos para redes que fornecem serviços de circuito comutado.
[0025] A E-UTRAN 104 inclui um Nó B desenvolvido (eNodeB) e outros eNodeBs 108. O eNodeB 106 fornece terminações de protocolo de plano de controle e usuário em direção ao UE 102. O eNodeB 106 pode ser conectado aos outros eNodeBs 108 através de um backhaul (por exemplo, uma interface X2). O eNodeB 106 pode ser também mencionado como uma estação base, uma estação de transceptor base, uma estação base de rádio, um transceptor de rádio, uma função de transceptor, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendidos (ESS) ou alguma outra terminologia adequada. O eNodeB 106 fornece um ponto de acesso ao EPC 110 para um UE 102. Os exemplos de UEs 102 incluem um telefone celular, um smart phone, um fone de protocolo de iniciação de sessão (SIP), um laptop, um notebook, um netbook, um smartbook, um assistente pessoal digital (PDA), um rádio de satélite, um sistema de posicionamento global, um dispositivo de multimídia, um dispositivo de vídeo, um tocador de áudio digital (por exemplo, tocador de MP3), uma câmera, um console de jogos ou qualquer outro dispositivo de funcionamento similar. O UE 102 pode ser também mencionado por aqueles versados na técnica como uma estação móvel ou aparelho, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um aparelho telefônico, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra terminologia adequada.
[0026] O eNodeB 106 é conectado ao EPC 110 através, por exemplo, de uma interface S1. O EPC 110 inclui uma entidade de gerenciamento de mobilidade (MME) 112, outras MMEs 114, um gateway em serviço 116 e um gateway de rede de dados de pacote (PDN) 118. O MME 112 é o nó de controle que processa a sinalização entre o UE 102 e o EPC 110. Em geral, a MME 112 fornece gerenciamento de conexão e portador. Todos os pacotes de IP de usuário são transferidos através do gateway em serviço 116, que ele próprio é conectado ao gateway de PDN 118. O gateway de PDN 118 fornece alocação de endereço de IP UE bem como outras funções. O gateway de PDN 118 é conectado aos serviços de IP da operadora 122. Os serviços de IP da operadora 122 podem incluir a Internet, a intranet, um subsistema de multimídia IP (IMS), e um serviço de streaming de OS (PSS).
[0027] A figura 2 é um diagrama 200 ilustrando um exemplo de uma estrutura de quadro downlink em LTE. Um quadro (10 ms) pode ser dividido em 10 subquadros igualmente dimensionados. Cada subquadro pode incluir duas partições de tempo consecutivas. Uma grade de recursos pode ser usada para representar duas partições de tempo, cada partição de tempo incluindo um bloco de recursos. A grade de recursos é dividida em múltiplos elementos de recurso. Em LTE, um bloco de recursos contém 12 subportadoras consecutivas no domínio de frequência e, para um prefixo cíclico normal em cada símbolo de OFDM, 7 símbolos de OFDM consecutivos no domínio de tempo, ou 84 elementos de recursos. Para um prefixo cíclico estendido, um bloco de recursos contém 6 símbolos de OFDM consecutivos no domínio de tempo e tem 72 elementos de recursos. Alguns dos elementos de recursos, como indicado como R 202, 204, incluem sinais de referência downlink (DL-RS). O DL-RS inclui RS específico de célula (CRS) (também chamado às vezes de RS comum) 202 e RS específico de UE (UE-RS) 204. UE-RS 204 são transmitidos somente nos blocos de recursos após o que o canal compartilhado downlink físico correspondente (PDSCH) é mapeado. O número de bits carregado por cada elemento de recurso depende do esquema de modulação. Desse modo, quanto mais blocos de recursos que um UE recebe e quanto mais alto o esquema de modulação, mais alta a taxa de dados para o UE.
[0028] A figura 3 é um diagrama 300 ilustrando um exemplo de uma estrutura de quadro uplink em LTE. Os blocos de recursos disponíveis para o uplink podem ser divididos em uma seção de dados e uma seção de controle. A seção de controle pode ser formada nas duas bordas da largura de banda de sistema e pode ter um tamanho configurável. Os blocos de recursos na seção de controle podem ser atribuídos a UEs para transmissão de informações de controle. A seção de dados pode incluir todos os blocos de recursos não incluídos na seção de controle. A estrutura de quadro uplink resulta na seção de dados incluindo subportadoras contíguas, que podem permitir que um único UE seja atribuído a todas as subportadoras contíguas na seção de dados.
[0029] Um UE pode ser atribuído blocos de recursos 310a, 310b na seção de controle para transmitir informações de controle para um eNodeB. O UE pode ser também atribuído blocos de recursos 320a, 320b na seção de dados para transmitir dados para o eNodeB. O UE pode transmitir informações de controle em um canal de controle uplink (PUCCH) nos blocos de recursos atribuídos na seção de controle. O UE pode transmitir somente dados ou tanto dados como informações de controle em um canal compartilhado uplink (PUSCH) nos blocos de recursos atribuídos na seção de dados. Uma transmissão uplink pode cobrir ambas as partições de um subquadro e pode pular através de frequência.
[0030] Um conjunto de blocos de recursos pode ser usado para executar acesso inicial do sistema e obter sincronização de uplink em um canal de acesso aleatório físico (PRACH) 330. O PRACH 330 carrega uma sequência aleatória e não pode carregar nenhuma sinalização/dados uplink. Cada preâmbulo de acesso aleatório ocupa uma largura de banda correspondendo a seis blocos de recursos consecutivos. A frequência de partida é especificada pela rede. Isto é, a transmissão do preâmbulo de acesso aleatório é limitada a certos recursos de frequência e tempo. Não há salto de frequência para o PRACH. A tentativa do PRACH é carregada em um único subquadro (1 ms) ou em uma sequência de alguns subquadros contíguos e um UE pode fazer somente uma única tentativa de PRACH por quadro (10 ms).
[0031] Voltando agora para a figura 4, um diagrama de blocos é mostrado ilustrando um exemplo de um sistema de telecomunicações 400. Os vários conceitos apesentados do início a fim dessa revelação podem ser implementados através de uma ampla variedade de sistemas de telecomunicações, arquitetura de rede e padrões de comunicação. Como exemplo e sem limitação, os aspectos da presente revelação ilustrada na figura 4 são apresentados com referência a um sistema UMTS empregando um padrão TD- SCDMA. Nesse exemplo, o sistema UMTS inclui uma rede de acesso de rádio (RAN) 402 (por exemplo, UTRAN) que fornece vários serviços sem fio incluindo telefonia, vídeo, dados, envio de mensagens, broadcasts e/ou outros serviços. A RAN 402 pode ser dividida em diversos subsistemas de rede de rádio (RNSs) como um NS 407, cada controlado por um controlador de rede de rádio (RNC), como um RNC 406. Para clareza, somente o RNC 406 e o RNS 407 são mostrados; entretanto, a RAN 402 pode incluir qualquer número de RNCs e RNSs além do RNC 406 e RNS 407. O RNC 406 é um aparelho responsável por, entre outras coisas, atribuir, reconfigurar e liberar recursos de rádio no RNS 407. O RNC 406 pode ser interconectado a outros RNCs (não mostrados) na RAN 402 através de vários tipos de interfaces como uma conexão física direta, uma rede virtual ou similar, usando qualquer rede de transporte adequada.
[0032] A região geográfica abrangida pelo RNS 407 pode ser dividida em diversas células, com um aparelho transceptor de rádio servindo a cada célula. Um aparelho transceptor de rádio é comumente mencionado como um nó B em aplicativos de UMTS, porém também pode ser mencionado por aqueles versados na técnica como uma estação base (BS), uma estação de transceptor base (BTS), uma estação base de rádio, um transceptor de rádio, uma função de transceptor, um conjunto de serviços básicos (BSS), um conjunto de serviços estendidos (ESS), um ponto de acesso (AP) ou alguma outra terminologia adequada. Para clareza, dois nós Bs 408 são mostrados; entretanto, o RNS 407 pode incluir qualquer número de nós Bs sem fio. Os nós Bs 408 fornecem pontos de acesso sem fio a uma rede de núcleo 404 para qualquer número de aparelhos móveis. Para fins ilustrativos, três UEs 410 são mostrados em comunicação com os nós Bs 408. O downlink (DL), também chamado o link direto, se refere ao link de comunicação de um nó B para um UE, e o uplink (UL), também chamado o link inverso, se refere ao link de comunicação de um UE para um nó B.
[0033] A rede de núcleo 404, como mostrado inclui uma rede de núcleo GSM. Entretanto, como aqueles versados na técnica reconhecerão, os vários conceitos apresentados em toda essa revelação podem ser implementados em uma RAN, ou outra rede de acesso adequado, para fornecer aos UEs acesso a tipos de redes de núcleo diferentes de redes de GSM.
[0034] Nesse exemplo, a rede de núcleo 404 suporta serviços de circuito comutado com um centro de comutação móvel (MSC) 412 e um MSC de gateway (GMSC) 414. Um ou mais RNCs, como o RNC 406, podem ser conectados ao MSC 412. O MSC 412 é um aparelho que controla configuração de chamada, roteamento de chamada e funções de mobilidade de UE. O MSC 412 também inclui um registro de localização de visitante (VLR) (não mostrado) que contém informações relacionadas a assinante para a duração que um UE está na área de cobertura do MSC 412. O GMSC 414 fornece um gateway através do MSC 412 para o UE acessar uma rede de circuito comutado 416. O GMSC 414 inclui um registro de localização doméstica (HLR) (não mostrado) contendo dados de assinante, como os dados que refletem os detalhes dos serviços para os quais um usuário específico subscreveu. O HLR também é associado a um centro de autenticação (AuC) que contém dados de autenticação específicos de assinante. Quando uma chamada é recebida para um UE específico, o GMSC 414 consulta o HLR para determinar a localização do UE e envia a chamada para o MSC específico que serve àquela localização.
[0035] A rede de núcleo 404 também suporta serviços de dados de pacote com um nó de suporte de GPRS em serviço (SGSN) 418 e um nó de suporte de GPRS de gateway (GGSN) 420. O serviço de rádio de pacote geral (GPRS) é projetado para fornecer serviços de dados de pacote em velocidades mais altas que aquelas disponíveis com serviços de dados de circuito comutado de GSM padrão. O GGSN 420 fornece uma conexão para a RAN 402 para uma rede baseada em pacote 422. A rede baseada em pacote 422 pode ser a Internet, uma rede de dados privada, ou alguma outra rede baseada em pacote adequada. A função principal da GGSN 420 é fornecer aos UEs 410 com conectividade de rede baseada em pacote. Pacotes de dados são transferidos entre o GGSN 420 e os UEs 410 através da SGSN 18, que executa principalmente as mesmas funções no domínio baseado em pacote que o MSC 412 executa no domínio de circuito comutado.
[0036] A interface de ar de UMTS é um sistema de acesso múltiplo por divisão de código de sequência de espectro espalhado direto (DS-CDMA). O DS-CDMA de espectro espalhado espalha dados de usuário através de uma largura de banda muito maior através da multiplicação por uma sequência de bits pseudoaleatórios chamados chips. O padrão TD-SCDMA é baseado em tal tecnologia de espectro espalhado de sequencia direta e adicionalmente pede uma duplexagem de divisão de tempo (TDD), ao invés de uma duplexagem de divisão de frequência (FDD) como usado em muitos sistemas UMTS/W-CDMA de modo FDD. TDD usa a mesma frequência portadora para uplink (UL) e downlink (DL) entre um nó B 408 e um UE 410, porém divide transmissões uplink e downlink em partições de tempo diferentes na portadora.
[0037] A figura 5 mostra uma estrutura de quadro 500 para uma portadora TD-SCDMA. A portadora TD- SCDMA, como ilustrado tem um quadro 502 que tem 10ms de comprimento. A taxa de chip em TD-SCDMA é 1.28 Mcps. O quadro 502 tem dois subquadros de 5 ms 504, e cada dos subquadros 504 inclui sete partições de tempo, TS0 até TS6. A primeira partição de tempo, TS0, é normalmente alocada para comunicação downlink, enquanto a segunda partição de tempo, TS1, é normalmente alocada para comunicação uplink. As partições de tempo restantes, TS2 até TS6, podem ser usadas para uplink ou downlink que permite maior flexibilidade durante tempos de tempos de transmissão de dados mais altos nas direções de uplink ou downlink. Uma partição de tempo piloto downlink (DwPTS) 506, um período de proteção (GP) 508 e uma partição de tempo piloto uplink (UpPTS) 510 (também conhecido como o canal piloto uplink (UpPCH)) são localizados entre TS0 e TS1. Cada partição de tempo, TS0-TS6, pode permitir transmissão de dados multiplexados em um máximo de 16 canais de código. A transmissão de dados em um canal de código inclui duas porções de dados 512 (cada com um comprimento de 352 chips) separadas por um midamble 514 (com um comprimento de 144 chips) e seguida por um período de proteção (GP) 516 (com um comprimento de 16 chips). O midamble 514 pode ser usado para características, como estimação de canal, enquanto o período de proteção 516 pode ser usado para evitar interferência inter-rajada. Também transmitidas na porção de dados são algumas informações de controle de Camada 1, incluindo bits de deslocamento de sincronização (SS) 518. Bits de deslocamento de sincronização 518 imediatamente após o midamble podem indicar três casos: diminuir deslocamento, aumentar deslocamento ou não fazer nada na temporização de transmissão de upload. As posições dos bits de deslocamento de sincronização 518 não são usadas em geral durante comunicações uplink.
[0038] A figura 6 é um diagrama de blocos de uma estação base (por exemplo, eNodeB ou nó B) 610 em comunicação com um UE650 em uma rede de acesso. No downlink, pacotes de camada superior a partir da rede de núcleo são fornecidos para um controlador/processador 675. O controlador/processador 675 implementa a funcionalidade da camada L2. No downlink, o controlador/processador 675 fornece compressão de cabeçalho, cifragem, segmentação e reordenação de pacotes, multiplexagem entre canais de transporte e lógico e alocações de recurso de rádio para o UE 650 com base em várias métricas de prioridade. O controlador/processador 675 também é responsável por operação de HARQ, retransmissões de pacotes perdidos e sinalização para o UE650.
[0039] O processador TX 616 implementa várias funções de processamento de sinais para a camada L1 (isto é, camada física). As funções de processamento de sinais incluem codificação e intercalação para facilitar correção antecipada de erro (FEC) no UE 650 e mapeamento para constelações de sinais com base em vários esquemas de modulação (por exemplo, chaveamento de deslocamento de fase binário (BPSK), chaveamento de deslocamento de fase em quadratura (QPSK), chaveamento de deslocamento de fase M (M-PSK), modulação de amplitude de quadratura M (M-QAM)). Os símbolos codificados e modulados são então divididos em fluxos paralelos. Cada fluxo é então mapeado para uma subportadora OFDM, multiplexado com um sinal de referência (por exemplo, piloto) no domínio de tempo e/ou frequência, e então combinado junto usando uma Transformada Fourier rápida inversa (IFFT) para produzir um canal físico carregando um fluxo de símbolo OFDM de domínio de tempo. O fluxo OFDM é espacialmente codificado previamente para produzir múltiplos fluxos espaciais. Estimativas de canal a partir de um estimador de canal 674 podem ser usadas para determinar o esquema de codificação e modulação, bem como para processamento espacial. A estimativa de canal pode ser derivada de um sinal de referência e/ou feedback de condição de canal transmitido pelo UE 650. Cada fluxo espacial é então fornecido a uma antena diferente 720 através de um transmissor separado (TX) 618. Cada transmissor (TX) 618 modula uma portadora RF com um fluxo espacial respectivo para transmissão.
[0040] No UE 650, cada receptor (RX) 654 recebe um sinal através de sua antena respectiva 652. Cada receptor (RX) 654 recupera informações moduladas sobre uma portadora RF e fornece as informações para o processador receptor (RX) 656. O processador RX 656 implementa várias funções de processamento de sinal da camada L1. O processador RX 656 executa processamento espacial sobre as informações para recuperar quaisquer fluxos espaciais destinados ao UE 650. Se múltiplos fluxos espaciais forem destinados para o UE 650, podem ser combinados pelo processador RX 656 em um único fluxo de símbolo OFDM. O processador RX 656 então converte o fluxo de símbolos OFDM a partir do domínio de tempo em domínio de frequência usando uma Transformada Fourier Rápida (FFT). O sinal de domínio de frequência compreende um fluxo de símbolo OFDM separado para cada subportadora do sinal OFDM. Os símbolos em cada subportadora e o sinal de referência, são recuperados e demodulados por determinar os pontos de constelação de sinal mais prováveis transmitidos pela estação base 610. Essas decisões soft podem ser baseadas em estimativas de canal computadas pelo estimador de canal 658. As decisões soft são então decodificadas e desintercaladas para recuperar os sinais de controle e dados que foram originalmente transmitidos pela estação base 610 no canal físico. Os sinais de controle e dados são então fornecidos para o controlador/processador 659.
[0041] O controlador/processador 659 implementa a camada L2. O controlador/processador pode ser associado a uma memória 660 que armazena códigos de programa e dados. A memória 660 pode ser mencionada como uma mídia legível em computador. No uplink, o controlador/processador 659 fornece demultiplexagem entre canais lógicos e de transporte, remontagem de pacote, decifragem, descompressão de cabeçalho, processamento de sinais de controle para recuperar pacotes de camada superior a partir da rede de núcleo. Os pacotes de camada superior são então fornecidos a um depósito de dados 662, que representa todas as camadas de protocolo acima da camada L2. Vários sinais de controle também podem ser fornecidos para o depósito de dados 662 para processamento L3. O controlador/processador 659 também é responsável por detecção de erro usando um protocolo de confirmação (ACK) e/ou confirmação negativa (NACK) para suportar operações HARQ.
[0042] No Uplink, uma fonte de dados 667 é usada para fornecer pacotes de camada superior para o controlador/processador 659. A fonte de dados 667 representa todas as camadas de protocolo acima da camada L2. Similar à funcionalidade descrita com relação à transmissão Downlink pela estação base 610, o controlador/processador 659 implementa a camada L2 para o plano de usuário e o plano de controle por fornecer compressão de cabeçalho, cifragem, segmentação e reordenação de pacotes e multiplexagem entre canais lógicos e de transporte com base em alocações de recurso de rádio pela estação base 610. O controlador/processador 659 também é responsável por operações HARQ, retransmissão de pacotes perdidos e sinalização para a estação base 610.
[0043] Estimativas de canal derivadas por um estimador de canal 658 a partir de um sinal de referência ou feedback transmitido pela estação base 610 podem ser usadas pelo processador TX 668 para selecionar os esquemas de codificação e modulação apropriados e facilitar processamento espacial. Os fluxos espaciais gerados pelo processador 668 podem ser fornecidos para antena diferente 652 através de transmissores separados (TX) 654. Cada transmissor (TX) 654 modula uma portadora RF com um fluxo espacial respectivo para transmissão.
[0044] A transmissão Uplink é processada na estação base 610 em um modo similar àquele descrito com relação à função de receptor no UE 650. Cada receptor (RX) 618 recebe um sinal através de sua antena respectiva 620. Cada receptor (RX) 618 recupera informações moduladas sobre uma portadora RF e fornece as informações para um processador RX 470. O processador RX 470 pode implementar a camada L1.
[0045] O controlador/processador 675 implementa a camada L2. O controlador/processador 675 e 659 pode ser associado a memórias 676 e 660, respectivamente, que armazenam códigos de programa e dados. Por exemplo, os controladores/processadores 675 e 659 podem fornecer várias funções incluindo temporização, interfaces periféricas, regulagem de tensão, gerenciamento de energia e outras funções de controle. As memórias 676 e 660 podem ser mencionadas como uma mídia legível em computador. Por exemplo, a memória 660 do UE 650 pode armazenar um módulo de comunicação sem fio 691 que, quando executado pelo controlador/processador 659, configura o UE 650 para acelerar resseleção de célula de acordo com aspectos da presente revelação.
[0046] No UL, o controlador/processador 675 fornece demultiplexagem entre canais de transporte e lógicos, remontagem de pacote, decifragem, descompressão de cabeçalho, processamento de sinais de controle para recuperar pacotes de camada superior a partir do UE 650. Pacotes de camada superior a partir do controlador/processador 675 podem ser fornecidos para a rede de núcleo. O controlador/processador 675 é também responsável por detecção de erro usando um protocolo de ACK e/ou NACK para suportar operações HARQ.
[0047] Algumas redes podem ser implantadas com múltiplas tecnologias de acesso de rádio. A figura 7 ilustra uma rede utilizando múltiplos tipos de tecnologias de acesso de rádio (RATs), como, porém não limitadas a GSM (segunda geração (2G)), TD-SCDMA (terceira geração (3G)), LTE (quarta geração (4G)) e quinta geração (5G). Múltiplas RATs podem ser implantadas em uma rede para aumentar a capacidade. Tipicamente, 2G e 3G são configurados com prioridade mais baixa que 4G. Adicionalmente, múltiplas frequências no LTE (4G) podem ter configurações de prioridade iguais ou diferentes. Regras de resseleção são dependentes de prioridades de RAT definidas. RATs diferentes não são configurados com prioridade igual.
[0048] Em um exemplo, a área geográfica 700 inclui células RAT-1 702 e células RAT-2 704. Em um exemplo, as células RAT-1 são células 2G ou 3G e as células RAT-2 são células LTE. Entretanto, aqueles versados na técnica reconhecerão que outros tipos de tecnologias de acesso de rádio podem ser utilizadas nas células. Um equipamento de usuário (UE) 706 pode mover de uma célula, como uma célula RAT-1 702, para outra célula, como uma célula RAT-2 704. O movimento do UE 706 pode especificar um handover ou uma resseleção de célula.
[0049] O handover ou resseleção de célula pode ser executado quando o UE move de uma área de cobertura de uma primeira RAT para a área de cobertura de uma segunda RAT, ou vice-versa. Um handover ou resseleção de célula pode ser também executado quando há um furo de cobertura ou ausência de cobertura em uma rede, quando há equilíbrio de tráfego entre uma primeira RAT e as segundas redes de RAT ou pode ser baseado em um tipo de comunicação desejado pelo UE. Como parte do processo de handover ou resseleção de célula, enquanto em um modo conectado ou modo de recepção descontínua (DRX) com um primeiro sistema ou RAT (por exemplo, TD-SCDMA) um UE pode ser especificado para executar atividades com uma ou mais células vizinhas. Por exemplo, o UE pode executar medição de uma célula vizinha da primeira, segunda e/ou terceira RAT (como célula GSM, LTE ou TD-SCDMA). O modo de recepção descontínua pode incluir modo inativo, modo de canal de paging de célula (CELL_PAGE), modo de canal de acesso avançado (FACH) e canal de paging de área de registro (URA_PCH) de rede de acesso de rádio terrestre universal (UTRAN).
[0050] O UE pode sintonizar da primeira RAT para executar as atividades na segunda (e/ou terceira) RAT. As atividades executadas ao sintonizar podem incluir selecionar e monitorar um canal de indicador de paging indicado (PICH) e canal de paging (PCH), monitorar em relação a informações de paging da segunda (ou terceira) RAT, monitorar e coletar informações de sistema da segunda (ou terceira) RAT (por exemplo, frequência da segunda (ou terceira) RAT), executar medições (por exemplo, medições de tecnologia de acesso inter-rádio) para célula(s) da primeira RAT e células vizinhas da segunda (ou terceira) RAT, executar processos de avaliação de resseleção de célula e/ou executar resseleção de célula para selecionar novamente para uma célula vizinha da segunda (ou terceira) RAT quando as condições de disparo de resseleção de célula são atendidas.
[0051] Em algumas redes, quando o UE está acampado em ou conectado a uma célula em serviço de uma primeira RAT, o UE pode ser informado de múltiplas células vizinhas. As células vizinhas podem ser de uma mesma RAT e podem ter frequências diferentes ou ser de RATs diferentes com frequências iguais e/ou diferentes. Por exemplo, o UE pode receber ou ser informado de células/frequências vizinhas de LTE com ou sem identificadores de célula enquanto acampado em uma célula TD-SCDMA. As informações de células vizinhas podem ser feitas broadcast de uma rede (por exemplo, rede TD-SCDMA). Em algumas instâncias, somente frequências de uma RAT específica (por exemplo, LTE) são feitas broadcast para o UE.
[0052] De acordo com o procedimento de resseleção, o UE executa medição de tecnologia de acesso inter-rádio (IRAT) em células vizinhas (por exemplo, frequências/células vizinhas LTE). Por exemplo, o UE pode medir as células vizinhas de uma segunda rede para intensidade de sinal, canal de frequência código de identidade de estação base (BSIC). O UE pode então conectar-se à célula mais forte da segunda rede. Tal medição pode ser mencionada como medição de tecnologia de acesso inter-rádio (IRAT).
[0053] Durante a medição IRAT, se as condições de disparo de resseleção de célula forem continuamente atendidas após término de um temporizador de resseleção (por exemplo, Treselection), a RAT em serviço informa à RAT alvo para iniciar a resseleção de célula para uma célula detectada da RAT alvo durante a medição IRAT. O temporizador de resseleção controla quando um UE pode selecionar novamente para uma célula nova. O UE pode não ser permitido selecionar novamente para uma RAT alvo desejada até término do temporizador de resseleção. Desse modo, o UE seleciona novamente para a célula alvo se as condições de disparo de resseleção de célula forem continuamente atendidas após término do temporizador de resseleção. Por exemplo, um módulo de TD-SCDMA do UE informa um módulo de LTE do UE para iniciar a resseleção de célula para a frequência/célula de LTE alvo detectada durante a medição IRAT. O módulo de LTE do UE então começa a aquisição na frequência de LTE da célula LTE alvo detectada. O módulo LTE então tenta acampar na célula LTE alvo após coleta de blocos de informação de sistema feitos broadcast (SIBs).
[0054] Com observado, após o UE determinar que condições de disparo sejam atendidas para uma resseleção de célula, o UE espera até que um término de uma resseleção para o UE selecione novamente para a célula nova. Em algumas ocorrências, entretanto, esperar pelo término da resseleção do temporizador de resseleção resulta em um evento de falha de RAT. Por exemplo, o evento de falha de RAT pode incluir falha de configuração de chamada ou uma queda de chamada quando o UE tenta executar configuração de chamada em uma célula em serviço deteriorada.
RESSELEÇÃO RÁPIDA DE CÉLULAS
[0055] Aspectos da presente revelação são dirigidos a acelerar a resseleção de células de uma primeira tecnologia de acesso por rádio (RAT) para uma segunda RAT com base em uma diferença entre uma qualidade de sinal de uma célula/frequência da RAT em serviço e uma qualidade de sinal de uma RAT vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está abaixo de um limiar. Quando um equipamento de usuário (UE) está acampado na primeira RAT e o UE está na área de cobertura da segunda RAT, o UE busca uma ou mais frequências (correspondendo a uma ou mais células) e mede qualidade de sinal de uma ou mais células detectadas. Quando os resultados da medição indicam que condições de disparo de resseleção de célula são atendidas, o UE inicia um temporizador de resseleção de célula ou tempo para disparo. Por exemplo, o UE inicia o temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal da célula vizinha da segunda RAT é determinada exceder um limiar de célula vizinha, quando a qualidade de sinal da célula em serviço está abaixo de um primeiro limiar.
[0056] Em um aspecto da revelação, o UE acelera a resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está abaixo de um segundo limiar. Por exemplo, o UE acelera a resseleção de célula quando a diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha está acima de um terceiro limiar. A resseleção de célula é agilizada por selecionar novamente para a célula vizinha antes de um término programado do temporizador de resseleção. A resseleção pode ocorrer antes de uma configuração de chamada no UE. O UE evita quedas de chamadas ou falha de chamada por acelerar a resseleção para a célula vizinha. Em um aspecto da revelação cada dos limiares é independentemente definido pelo UE e/ou rede.
[0057] A resseleção de célula é um procedimento disparado por equipamentos de usuário (UEs) no modo inativo para determinar em qual célula acampar. A resseleção de célula pode se basear em parâmetros de sistema e qualidade de radiofrequência (RF) medidos feitos broadcast a partir de redes. Por exemplo, um UE móvel observa (por exemplo, busca e/ou mede) qualidade de sinal das células em serviço e vizinhas.
[0058] No modo inativo (bem como nos estados de (por exemplo, canal de acesso avançado (FACH)/canal de paging de célula (CELL_PCH)/canal de paging de área de registro (URA_PCH) de rede de acesso de rádio terrestre universal (UTRAN) no modo conectado), o UE executa várias atividades como medições de célula em serviço, medições de célula vizinha e resseleção de células.
[0059] Após receber uma solicitação de medição de acordo com um protocolo de controle de recurso de rádio (RRC) com configuração originada de um bloco de informações de sistema (SIB), uma camada de protocolo (Camada 1) do UE configura o UE para medição e inicia a medição da célula em serviço e outras células (tecnologia de acesso inter- rádio/intra/inter-frequência (RAT)) como configurado por um controle de recurso de rádio (RRC).
[0060] O UE avalia uma qualidade de sinal da célula em serviço para determinar se a qualidade de sinal da célula em serviço atende um critério (por exemplo, limiar de intensidade de sinal) para servir o UE. O UE também avalia a qualidade de sinal das células vizinhas para determinar se a qualidade de sinal das células vizinhas atende um critério, e classifica as células vizinhas com base em sua qualidade de sinal medida.
[0061] Se critérios de resseleção para uma célula vizinha forem atendidos, então o UE inicia resseleção para a célula vizinha (por exemplo, a célula vizinha com classificação mais alta).
[0062] Aspectos da presente revelação são dirigidos a um esquema de resseleção de célula rápida que pode ser aplicado a redes, como, porém não limitado a, sistema de telecomunicações móvel universal (UMTS), o acesso múltiplo de divisão de código-divisão de tempo (TD- CDMA) e evolução de longo prazo (LTE).
[0063] A figura 8 é um diagrama ilustrando a medição e avalição da célula em serviço e células de intra/inter-frequência. A medição da célula em serviço pode incluir: medir e avaliar critérios S de célula em serviço (por exemplo, critério de qualidade de sinal) uma vez a cada ciclo de recepção descontínua (DRX). Se o critério S falhou para número definido (Nserv) de ciclos DRX consecutivos, UE inicia medições de célula vizinha.
[0064] Para a medição de células intra/inter- frequência, o UE executa medição intra-frequência se Sserv (por exemplo, qualidade de sinal de célula em serviço) <= SintraSearch (por exemplo, limiar intra-frequência). O UE executa medições inter-frequencia se Sserv<= SinterSearch (por exemplo, limiar inter-frequência), e: S_rxlev=Q_rxlevmeas- (Q_rxlevmin+Q_rxlevminOffset)-P_comp
[0065] A resseleção de célula é disparada quando Treselection termina.
[0066] A figura 9 ilustra um fluxograma de exemplo de acordo com um aspecto da presente revelação e inclui as seguintes variáveis: Onde Qmeas,s é a medição de intensidade/qualidade de sinal (por exemplo, qualidade recebida do sinal de referência) da célula em serviço; Qhysts,s é um valor de histerese da célula em serviço; Qmeas,n é a medição de intensidade/qualidade de sinal da célula vizinha; Qoffset,n é um deslocamento entre a célula em serviço e a célula vizinha; Srxlev (por exemplo, S ou Sservingcell) é um valor ou nível recebido de resseleção de célula como qualidade de sinal da célula em serviço; Qrxlevmin é um nível de recebimento exigido ou mínimo especificado em uma célula; Qrxlevminoffset é um deslocamento a partir do nível de recebimento exigido ou especificado mínimo na célula; Ppowerclass é uma potência de transmissão do UE; Pmax é uma potência de transmissão máxima; Rs é uma classificação de célula em serviço; e Rn é uma classificação de célula vizinha (célula não em serviço).
[0067] A variável S intrasearch (por exemplo, limiar intra-frequência) controla se o UE deve fazer medições de células intra-frequência enquanto acampado em uma célula atual. Além disso, S intersearch (por exemplo, limiar inter-frequencia) controla se o UE deve fazer medições de células inter-frequência enquanto acampado em uma célula atual. A Treselection (temporizador de resseleção) controla quando o UE pode selecionar novamente para uma célula nova. Qrxlevmeas é a potência recebida de sinal de referência de célula atual (RSRP). Pcomp é um valor de compensação cower para comunicação uplink e/ou downlink.
[0068] Problemas com a abordagem atual podem incluir falha de configuração de chamada devido à resseleção lenta. Por exemplo, a falha de configuração de chamada devido à falha de link de rádio (RLF) causada por uma célula em serviço ruim de uma rede (por exemplo, TD- SCDMA, WCDMA ou LTE).
[0069] A resseleção lenta pode causar uma queda de chamada durante configuração de chamada para modo conectado. Quando um UE está conectado e deseja comutar para uma célula melhor, mensagem de handover é facilmente retardada por mensagens de controle de medição e mensagens de portador de rádio (RB) (por exemplo, RB3), por exemplo, para configuração de chamada após configuração de conexão de RRC. Condições downlink (DL) podem deteriorar rapidamente resultando em queda de chamada antes do UE receber a mensagem de handover completo, especialmente para os casos de largura de banda limitada.
[0070] Esse tipo de falha de configuração de chamada pode ser evitado se o UE tiver uma chance de acampar em uma célula melhor antes de configuração de chamada, a saber, disparar um procedimento de resseleção de célula antes de um temporizador de tempo para disparo (TTT) ou resseleção terminar se a célula em serviço não for boa o suficiente (por exemplo, potência de código de sinal recebido (RSCP) ou qualidade de sinal da célula em serviço for mais baixa que um limiar) e houver uma célula vizinha bem melhor.
[0071] Aspectos da revelação são aplicáveis a WCDMA, TD-SCDMA, LTE ou outras tecnologias de acesso de rádio (RATs).
[0072] A figura 10 é um diagrama de blocos ilustrando a medição e avaliação da célula em serviço e células intra/inter-frequencia. A resseleção de célula é disparada mais cedo antes de término de um temporizador de resseleção, por exemplo, T_reselection, quando a seguinte condição é satisfeita: Se (TTT for iniciado e t<Treselection){ Se Q_(meas,s)^[(Tresh)]_fastresel e Q_(eas,n)- Q_(meas,s)^delta (dB) Disparar resseleção de célula imediatamente; }
[0073] O Treshfastresel e delta podem ser configurados diferentemente para sistemas diferentes, onde o Treshfastresel é um limiar de intensidade/qualidade de sinal para resseleção rápida.
[0074] A figura 11 mostra um método de comunicação sem fio 1100 para acelerar resseleção de acordo com um aspecto da revelação. No bloco 1102, um equipamento de usuário (UE) inicia um temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinar estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. No bloco 1104, o UE acelera selecionar novamente para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está abaixo de um segundo limiar.
[0075] A figura 12 é um diagrama ilustrando um exemplo de uma implementação de hardware para um aparelho 1200 empregando um sistema de processamento 1214. O sistema de processamento 1214 pode ser implementado com uma arquitetura de barramento, representada em geral pelo barramento 1224. O barramento 1224 pode incluir qualquer número de barramentos e pontes de interconexão dependendo da aplicação específica do sistema de processamento 1214 e limitações de design em geral. O barramento 1224 liga juntos vários circuitos incluindo um ou mais processadores e/ou módulos de hardware, representados pelo processador 1222 os módulos 1202, 1204 e a mídia legível em computador não transitória 1226. O barramento 1224 pode ligar também vários outros circuitos como fontes de temporização, periféricos, reguladores de tensão e circuitos de gerenciamento de energia, que são bem conhecidos na técnica, e portanto, não serão adicionalmente descritos.
[0076] O aparelho inclui um sistema de processamento 1214 acoplado a um transceptor 1230. O transceptor 1230 é acoplado a uma ou mais antenas 1220. O transceptor 1230 habilita comunicação com vários outros aparelhos através de uma mídia de transmissão. O sistema de processamento 1214 inclui um processador 1222 acoplado a uma mídia legível em computador 1226. O processador 1222 é responsável por processamento geral, incluindo a execução de software armazenado na mídia legível em computador 1226. O software, quando executado pelo processador 1222, faz com que o sistema de processamento 1214 execute as várias funções descritas para qualquer aparelho específico. A mídia legível em computador 1226 pode ser também usada para armazenar dados que são manipulados pelo processador 1222 ao executar software.
[0077] O sistema de processamento 1214 inclui um módulo de temporização 1202 para iniciar um temporizador de resseleção para selecionar novamente para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula em serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar. O sistema de processamento 1214 também inclui um módulo de resseleção 1204 para acelerar a resseleção para a célula vizinha com base em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula em serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula em serviço está abaixo de um segundo limiar. Os módulos 1202 e 1204 podem ser módulos de software que rodam no processador 1222, residentes/armazenados na mídia legível em computador 1226, um ou mais módulos de hardware acoplados ao processador 1222, ou algumas combinações dos mesmos. O sistema de processamento 1214 pode ser um componente do UE 650 da figura 6 e pode incluir a memória 660, e/ou o controlador/processador 659.
[0078] Em uma configuração, um aparelho como um UE 650 é configurado para comunicação sem fio incluindo meio para iniciar um temporizador de resseleção. Em um aspecto, o meio de iniciar temporizador de resseleção pode ser o processamento de recebimento 656, o controlador/processador 659, a memória 660, o módulo de comunicação sem fio 691, o módulo de temporização 1202, e/ou o sistema de processamento 1214 configurado para executar o meio acima mencionado. Em uma configuração, as funções do meio correspondem às estruturas acima mencionadas. Em outro aspecto, os meios acima mencionados podem ser um módulo ou qualquer aparelho configurado para executar as funções mencionadas pelo meio de iniciar temporizador de resseleção.
[0079] O UE 650 também é configurado para incluir meio para acelerar a resseleção para a célula vizinha. Em um aspecto, o meio de aceleração pode incluir as antenas 652/920, o receptor 654, o transceptor 1230, o processador de recebimento 656, o controlador/processador 659, a memória 660, o módulo de resseleção 1204, e/ou o sistema de processamento 1214 configurados para executar as funções citadas pelo meio de identificação. Em uma configuração, o meio e funções correspondem às estruturas acima mencionadas. Em outro aspecto, o meio acima mencionado pode ser um módulo ou qualquer aparelho configurado para executar as funções citadas pelo meio de aceleração.
[0080] Vários aspectos de um sistema de telecomunicação foram apresentados com referência a sistemas LTE, TD-SCDMA e GSM. Como aqueles versados na técnica prontamente reconhecerão, vários aspectos descritos do início ao fim dessa revelação podem ser estendidos para outros sistemas de telecomunicação, arquiteturas de rede e padrões de comunicação, incluindo aqueles com capacidade de transmissão alta e baixa latência como sistemas 4G, sistemas 5G e além. Como exemplo, vários aspectos podem ser estendidos a outros sistemas UMTS como W-CDMA, acesso de pacote downlink de alta velocidade (HSDPA), acesso de pacote uplink de alta velocidade (HSUPA), acesso de pacote de alta velocidade mais (HSPA+) e TD-CDMA. Vários aspectos podem ser também estendidos a sistemas empregando evolução de longo prazo (LTE) (em FDD, TDD ou ambos os modos), LTE- avançado (LTE-A) (em FDD, TDD ou ambos os modos), CDMA2000, dados de evolução otimizados (EV-DO), banda larga ultra móvel (UMB), IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Banda ultra larga (UWB), Bluetooth, e/ou outros sistemas adequados. O padrão de telecomunicação efetivo, arquitetura de rede, e/ou padrão de comunicação empregado dependerá da aplicação específica e limitações de design em geral impostas no sistema.
[0081] Vários processadores foram descritos com relação a vários aparelhos e métodos. Esses processadores podem ser implementados usando hardware eletrônico, software de computador, ou qualquer combinação dos mesmos. O fato de se tais processadores são implementados como hardware ou software dependerá da aplicação específica e limitações de design em geral impostas sobre o sistema. Como exemplo, um processador, qualquer porção de um processador, ou qualquer combinação de processadores apresentados nessa revelação pode ser implementada com um microprocessador, microcontrolador, processador de sinais digitais (DSP), uma disposição de porta programável em campo (FPGA), um dispositivo lógico programável (PLD), uma máquina de estado, lógica gated, circuitos de hardware discretos e outros componentes de processamento adequados configurados para executar as várias funções descritas em toda essa revelação. A funcionalidade de um processador, qualquer porção de um processador, ou qualquer combinação de processadores apresentados nessa revelação pode ser implementada com software sendo executado por um microprocessador, microcontrolador, DSP ou outra plataforma adequada.
[0082] Software será interpretado amplamente como significando instruções, conjuntos de instruções, código, segmentos de código, código de programa, programas, subprogramas, módulos de software, aplicativos, aplicativos de software, pacotes de software, rotinas, sub-rotinas, objetos, executáveis, threads de execução, procedimentos, funções, etc., quer mencionados como software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware, ou de outro modo. O software pode residir em uma mídia legível em computador não transitória. Uma mídia legível em computador pode incluir, como exemplo, memória como um dispositivo de armazenagem magnética (por exemplo, disco rígido, disco flexível, tira magnética), um disco ótico (por exemplo, compact disc (CD), digital versatile disc (DVD)), um cartão inteligente, um dispositivo de memória flash (por exemplo, cartão, stick, unidade principal), memória de acesso aleatório (RAM), memória somente de leitura (ROM), ROM programável (PROM), PROM apagável (EPROM), PROM eletricamente apagável (EEPROM), um registro, ou um disco removível. Embora a memória seja mostrada separada dos processadores nos vários aspectos apresentados em toda essa revelação, a memória pode ser interna aos processadores (por exemplo, cache ou registro).
[0083] Mídia legível em computador pode ser incorporada em um produto de programa de computador. Como exemplo, um produto de programa de computador pode incluir uma mídia legível em computador em materiais de embalagem. Aqueles versados na técnica reconhecerão a forma melhor de implementar a funcionalidade descrita apresentada em toda essa revelação dependendo da aplicação específica e limitações de design em geral impostas sobre o sistema geral.
[0084] Deve ser entendido que o termo “qualidade de sinal” não é limitador. Qualidade de sinal pretende cobrir qualquer tipo de métrica de sinal como potência de código de sinal recebido (RSCP), potência recebida de sinal de referência (RSRP), qualidade recebida de sinal de referência (RSRQ), indicador de intensidade de sinal recebido (RSSI), razão de sinal para ruído (SNR), razão de sinal para interferência mais ruído (SINR), etc.
[0085] Deve ser entendido que a ordem ou hierarquia específica de etapas nos métodos revelados é uma ilustração de processos exemplificadores. Com base nas preferências de design, é entendido que a ordem ou hierarquia específica de etapas nos métodos pode ser reorganizada. As reivindicações do método em anexo apesentam elementos das várias etapas em uma ordem de amostra, e não pretendem ser limitadoras da ordem ou hierarquia específica apesentada a menos que especificamente mencionado nas mesmas.
[0086] A descrição anterior é fornecida para permitir que qualquer pessoa versada na técnica ponha em prática os vários aspectos descritos aqui. Várias modificações nesses aspectos serão prontamente evidentes para aqueles versados na técnica e os princípios genéricos definidos aqui podem ser aplicados a outros aspectos. Desse modo, as reivindicações não pretendem ser limitadas aos aspectos mostrados aqui, porém devem ser acordadas o escopo total compatível com a linguagem das reivindicações, em que referência a um elemento no singular não pretende significar “um e somente um” a menos que especificamente assim mencionado, porém ao invés “um ou mais.” A menos que especificamente mencionado de outro modo, o termo “algum” se refere a um ou mais. Uma frase se referindo a “pelo menos um de” uma lista de itens se refere a qualquer combinação daqueles itens, incluindo elementos únicos. Como exemplo, “pelo menos um de: a, b, ou c” pretende abranger: a; b; c; a e b; a e c; b e c; e a, b e c. Todos os equivalentes estruturais e funcionais equivalentes aos elementos dos vários aspectos descritos do início ao fim dessa revelação são conhecidos ou posteriormente se tornarão conhecidos por aqueles com conhecimentos comuns na técnica são expressamente incorporados aqui por referência e pretendem ser abrangidos pelas reivindicações. Além disso, nada revelado aqui pretende ser dedicado ao público independente de se tal revelação é explicitamente mencionada nas reivindicações. Nenhum elemento de reivindicação deve ser interpretado de acordo com as disposições de 35 U.S.C. §112, sexto parágrafo, a menos que o elemento seja expressamente mencionado usando a frase “meio para”, ou, no caso de uma reivindicação de método, o elemento seja mencionado usando a frase “etapa para.”

Claims (13)

1. Método para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: Iniciar um temporizador de resseleção para resselecionar para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula de serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar e quando uma qualidade de sinal da célula vizinha exceder um limiar de célula vizinha; e Acelerar uma resseleção para a célula vizinha com base pelo menos em parte em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula de serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar, no qual acelerar a resseleção para a célula vizinha compreende resselecionar para a célula vizinha antes de uma expiração programada do temporizador de resseleção sem modificar o temporizador de resseleção.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda acelerar a resseleção para a célula vizinha quando a diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha está acima de um terceiro limiar.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a resseleção ocorre antes de uma configuração de chamada em um equipamento de usuário.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro limiar é um limiar definido por equipamento de usuário, UE.
5. Aparelho para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: Uma unidade de memória; e Pelo menos um processador acoplado à unidade de memória, pelo menos um processador configurado: Iniciar um temporizador de resseleção para resselecionar para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula de serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar e quando uma qualidade de sinal da célula vizinha exceder um limiar de célula vizinha; e Acelerar uma resseleção para a célula vizinha com base pelo menos em parte em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula de serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar, no qual o pelo menos um processador é configurado ainda para acelerar a resseleção ao resselecionar para a célula vizinha antes de uma expiração programada do temporizador de resseleção sem modificar o temporizador de resseleção.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um processador é adicionalmente configurado para acelerar a resseleção para a célula vizinha quando a diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha está acima de um terceiro limiar.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a resseleção ocorre antes de uma configuração de chamada em um equipamento de usuário.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o primeiro limiar é um limiar definido por equipamento de usuário, UE.
9. Aparelho para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: Meios para iniciar um temporizador de resseleção para resselecionar para uma célula vizinha quando uma qualidade de sinal de uma célula de serviço é determinada estar compreendida abaixo de um primeiro limiar e quando uma qualidade de sinal da célula vizinha exceder um limiar de célula vizinha; e Meios para acelerar uma resseleção para a célula vizinha com base pelo menos em parte em uma diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha quando a qualidade de sinal da célula de serviço está compreendida abaixo de um segundo limiar, no qual os meios para acelerar a resseleção compreendem meios para resselecionar para a célula vizinha antes de uma expiração programada do temporizador de resseleção sem modificar o temporizador de resseleção.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende ainda meios para acelerar a resseleção para a célula vizinha quando a diferença entre a qualidade de sinal da célula de serviço e a qualidade de sinal da célula vizinha está acima de um terceiro limiar.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a resseleção ocorre antes de uma configuração de chamada em um equipamento de usuário.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o primeiro limiar é um limiar definido por equipamento de usuário, UE.
13. Memória, caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executadas por um computador para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
BR112018013230-6A 2015-12-29 Resseleção rápida de células BR112018013230B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2015/099491 WO2017113107A1 (en) 2015-12-29 2015-12-29 Fast cell reselection

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018013230A2 BR112018013230A2 (pt) 2018-12-04
BR112018013230B1 true BR112018013230B1 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11147005B2 (en) Fast cell reselection
US20170019819A1 (en) Dynamic handover synchronization
US20160277991A1 (en) Location id based cell selection method for circuit switched fallback calls
US20160353340A1 (en) Inter-rat (radio access technology) and intra-rat measurement reporting
US20160366619A1 (en) Reduced handover failure for single radio voice call continuity
WO2016137585A1 (en) Cell selection for a high speed scenario
WO2016164396A1 (en) Sharing measurement resources within multi-receive multi-sim user equipment
US20170034757A1 (en) Inter-radio access technology measurement scheduling based on measurement gap
US20160360455A1 (en) Signal quality based synchronization channel decoding
WO2015183484A1 (en) Priority based cell reselection
WO2015026466A1 (en) Measurement reporting when communicating with weak serving cell
US20160366627A1 (en) Downlink timing detection in multi-receive chain device
US20160360457A1 (en) Fast return based on frequencies ranked according to suspended application and frequency characteristics
WO2016137586A1 (en) Gap scheduling for single radio voice call continuity
WO2016111842A1 (en) Intra-rat (radio access technology) and inter-rat measurement reporting
US8886241B2 (en) GSM base station identity code (BSIC) method for irat cell reselection to conserve UE battery power
US9179342B2 (en) FCCH burst detection abort method for inter-radio access technology (IRAT) measurement
US20160057685A1 (en) Multiple frequency measurement scheduling for cell reselection
BR112018013230B1 (pt) Resseleção rápida de células
WO2015038291A1 (en) Tone detection scheduling method and apparatus
JP2020114010A (ja) 高速なセル再選択