BR112018013119B1 - Método de processamento de percurso e equipamento de usuário - Google Patents

Método de processamento de percurso e equipamento de usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112018013119B1
BR112018013119B1 BR112018013119-9A BR112018013119A BR112018013119B1 BR 112018013119 B1 BR112018013119 B1 BR 112018013119B1 BR 112018013119 A BR112018013119 A BR 112018013119A BR 112018013119 B1 BR112018013119 B1 BR 112018013119B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
connection
target
pdn connection
user equipment
satisfies
Prior art date
Application number
BR112018013119-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018013119A2 (pt
Inventor
Hui NI
Yongcui Li
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Priority claimed from PCT/CN2015/099165 external-priority patent/WO2017113046A1/zh
Publication of BR112018013119A2 publication Critical patent/BR112018013119A2/pt
Publication of BR112018013119B1 publication Critical patent/BR112018013119B1/pt

Links

Abstract

Este pedido de patente revela um método e aparelho de processamento de percurso, e um terminal. No método de processamento de percurso, equipamento de usuário pode determinar (S101), baseado em informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão de rede de pacotes de dados, PDN, existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente. Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, o equipamento de usuário pode transmitir (S102) um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo. Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, o equipamento de usuário pode iniciar (S103) estabelecimento da conexão PDN alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida. Como pode ser aprendido, quando da transmissão do pacote de serviços, o equipamento de usuário pode transmitir o pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo. Portanto, a qualidade de transmissão de serviços é melhorada, por exemplo, uma latência de transmissão de serviços é reduzida.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se ao campo de tecnologias de comunicações e, em particular, a um método e aparelho de processamento de percurso, e a um terminal.
FUNDAMENTOS
[002] Uma rede básica é uma parte importante de um sistema evoluído de pacotes (Evolved Packet System, EPS). Elementos chave de rede lógica de uma rede básica podem incluir uma entidade de gestão de mobilidade (Mobility Management Entity, MME), um portal de serviço (Serving Gateway, S-GW), um portal de rede de pacotes de dados (Packet Data Network Gateway, P-GW), um servidor de assinante doméstico (Home Subscriber Server, HSS), e similares. O P- GW é um portal conectado a uma rede de dados externos, e é uma âncora de plano de usuário entre uma rede de acesso e uma rede sem acesso. Para ser específico, o equipamento de usuário pode estabelecer uma conexão de rede de pacotes de dados (Packet Data Network, PDN) mediante utilização do P- GW, para acessar a rede externa de dados. Quando o equipamento de usuário se move, um endereço de IP e percursos de enlace ascendente e de enlace descendente do equipamento de usuário necessitam ser ancorados em um dispositivo de plano de encaminhamento tal como o P-GW, para garantir continuidade de serviço quando um usuário se move.
[003] Contudo, é verificado na prática que quando equipamento de usuário se move, percursos de transmissão de pacotes de serviços do equipamento de usuário necessitam ser ancorados em um elemento de rede de plano de encaminhamento, levando a percursos longos de enlace ascendente e enlace descendente e a uma latência de rede relativamente longa. À medida que tecnologias de comunicações se desenvolvem, tecnologias de acesso de banda ampla para equipamento de usuário, tais como fidelidade sem fio (Wireless-Fidelity, Wi-Fi), Interoperacionalidade no Mundo Todo para Acesso de Micro-ondas (Worldwide Interoperability for Microwave Access, WiMAX), e uma tecnologia de comunicações móveis de terceira ou quarta gerações 3G/4G, fizeram progressos significativos. Além disso, um sistema EPS também suporta uma pluralidade de conexões PDN entre equipamento de usuário e uma rede PDN, permitindo que o equipamento de usuário tenha uma pluralidade de conexões PDN a um nó alvo ao mesmo tempo. Contudo, para equipamento de usuário com uma pluralidade de conexões PDN, como selecionar uma conexão PDN adequada a partir da pluralidade de conexões PDN para melhorar a qualidade de transmissão de pacotes de serviços é um problema que necessita urgentemente ser solucionado.
SUMÁRIO
[004] Este pedido de patente revela um método e aparelho de processamento de percurso, e um terminal, para selecionar uma conexão PDN adequada para equipamento de usuário melhorar a qualidade de transmissão de pacotes de serviços.
[005] De acordo com um primeiro aspecto, este pedido de patente revela um método de processamento de percurso. No método, o equipamento de usuário pode determinar, baseado em informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão PDN de rede de pacotes de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente. Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, o equipamento de usuário pode transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo. Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, o equipamento de usuário inicia o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
[006] Quando uma transferência é provocada por movimento do equipamento de usuário, ou quando o equipamento de usuário inicia um novo fluxo de serviços, o equipamento de usuário pode selecionar, mediante utilização do método de processamento de percurso de acordo com o primeiro aspecto, a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, e executar transmissão mediante utilização da conexão PDN alvo, deste modo reduzindo uma latência de transmissão de serviços, melhorando a qualidade de transmissão de serviços, e assim por diante.
[007] De acordo com o primeiro aspecto, em uma primeira possível implementação do primeiro aspecto, as informações de parâmetros de conexão da conexão PDN podem incluir ao menos um dentre uma área de localização, um indicador de recursos de serviços, e uma prioridade. A prioridade da conexão PDN é uma prioridade de uma conexão PDN selecionada como a conexão PDN alvo. A área de localização da conexão PDN pode ser representada mediante utilização de uma lista de identificadores de célula, uma lista de identificadores de estações base, ou similares. O indicador de recursos de serviços da conexão PDN pode incluir uma latência de transmissão, uma taxa de perda de pacotes, e similares da conexão PDN.
[008] De acordo com o primeiro aspecto ou a primeira possível implementação do primeiro aspecto, em uma segunda possível implementação do primeiro aspecto, a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo pode satisfazer uma ou mais das seguintes condições: uma área de localização correspondente à conexão PDN alvo é ou inclui uma localização atual do equipamento de usuário; um indicador de recursos de serviços correspondente à conexão PDN alvo satisfaz uma condição de recursos de serviços exigida por um fluxo de serviços; e a conexão PDN alvo tem uma maior prioridade.
[009] De acordo com o primeiro aspecto ou a primeira ou a segunda possível implementação do primeiro aspecto, em uma terceira possível implementação do primeiro aspecto, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN de rede de pacotes de dados existente são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de um ponto de acesso sem fio, ou são obtidas pelo equipamento de usuário a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso ANDSF.
[0010] De acordo com qualquer um do primeiro aspecto ou da primeira à terceira possível implementação do primeiro aspecto, em uma quarta possível implementação do primeiro aspecto, a iniciação, pelo equipamento de usuário, do estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo pode ser: transmitir, pelo equipamento de usuário, uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN para o elemento de rede de plano de controle. A solicitação de estabelecimento de conexão PDN pode incluir a localização atual do equipamento de usuário, e a localização atual do equipamento de usuário é usada para selecionar um elemento de rede de plano de encaminhamento. A condição de transmissão de serviços ou a qualidade de transmissão de serviços tal como uma latência de transmissão e uma taxa de perda de pacotes exigidas pelo fluxo de serviços pode também ser satisfeita pela transmissão do pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
[0011] De acordo com um segundo aspecto, este pedido de patente revela ainda um aparelho de processamento de percurso. O aparelho pode incluir: um módulo de determinação, configurado para determinar, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão PDN de rede de pacote de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente; e um módulo de comunicações, configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo. O módulo de comunicações é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, iniciar o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida. A condição de conexão alvo pode ser pré- configurada no aparelho de processamento de percurso. O aparelho de processamento de percurso pode alternativamente incluir outros módulos ou unidades, e executar qualquer uma ou mais das etapas ou implementações do método de processamento de percurso revelado no primeiro aspecto.
[0012] De acordo com um terceiro aspecto, este pedido de patente revela um equipamento de usuário. O equipamento de usuário pode incluir um processador, uma memória e uma interface de comunicações. O processador é configurado para determinar, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão PDN de rede de pacote de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente. A memória é configurada para armazenar as informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN existente. O processador é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, transmitir um pacote de serviços mediante utilização da interface de comunicações e da conexão PDN alvo. O processador é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, iniciar, mediante utilização da interface de comunicações, estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida. A condição de conexão alvo pode ser pré- configurada no equipamento de usuário. O equipamento de usuário pode ainda executar uma ou mais das etapas ou implementações do método de processamento de percurso revelado no primeiro aspecto.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[0013] Para descrever as soluções técnicas nas modalidades da presente invenção mais claramente, a seguir são descritos resumidamente os desenhos anexos necessários para descrever as modalidades. Aparentemente, os desenhos anexos na descrição a seguir mostram meramente algumas modalidades da presente invenção, e uma pessoa versada na técnica pode ainda obter outros desenhos a partir destes desenhos anexos sem esforços criativos.
[0014] A Figura 1 é um diagrama esquemático de um percurso de transmissão de fluxo de serviços após o equipamento de usuário se mover de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0015] A Figura 2 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de sistema com uma pluralidade de conexões PDN de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0016] A Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de processamento de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[0017] A Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho de processamento de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
[0018] A Figura 5 é um diagrama estrutural esquemático de um equipamento de usuário de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
[0019] A seguir são descritas clara e completamente as soluções técnicas nas modalidades da presente invenção com referência aos desenhos anexos nas modalidades da presente invenção. Aparentemente, as modalidades descritas são meramente uma parte ao invés de todas as modalidades da presente invenção. Todas as outras modalidades obtidas por uma pessoa versada na técnica com base nas modalidades da presente invenção sem esforços criativos deverão cair dentro do âmbito de proteção da presente invenção.
[0020] Com referência à Figura 1, a Figura 1 é um diagrama esquemático de um percurso de transmissão de fluxo de serviços após o equipamento de usuário se mover de acordo com uma modalidade da presente invenção. O equipamento de usuário mostrado na Figura 1 pode ser qualquer dispositivo eletrônico móvel ou portátil, incluindo um telefone móvel, um computador móvel, um computador tablet, um assistente digital pessoal (Personal Digital Assistant, PDA), um reprodutor de mídia, uma televisão inteligente, ou uma combinação de dois ou mais dos dispositivos anteriormente mencionados. Isto não é limitado nesta modalidade da presente invenção. Um elemento de rede de plano de encaminhamento mostrado na Figura 1 pode incluir um portal de serviço (Serving Gateway, S-GW), um portal de rede de pacotes de dados (Packet Data Network Gateway, P-GW), ou um elemento de rede de plano de encaminhamento do S-GW/P-GW. O portal de serviço (Serving Gateway, S-GW) é uma âncora de dados em uma rede de acesso, é configurado para canalizar e encaminhar pacotes de dados, e é uma âncora para gestão de mobilidade local. O portal de rede de pacotes de dados (Packet Data Network Gateway, P-GW) é um portal conectado a uma rede externa de dados, e é uma âncora de plano de usuário entre uma rede de acesso e uma rede sem acesso. O equipamento de usuário necessita estabelecer uma conexão PDN mediante utilização de um dispositivo de plano de encaminhamento, a redes de pacotes de dados externas de acesso. As redes de pacotes de dados podem ser Internet, uma rede privada virtual, uma rede IP de serviço multimídia, uma rede de Protocolo de Aplicação Sem Fio propiciada por um operador, ou similares. O elemento de rede de plano de encaminhamento do S-GW/P-GW é uma unidade lógica que tem uma função de plano de encaminhamento após controle e encaminhamento do S-GW/P- GW serem separados, e é configurado para encaminhar um pacote de usuário. Como mostrado na Figura 1, percursos de transmissão de fluxo de serviços para transmitir pacotes de serviços quando o equipamento de usuário se move necessitam ser ancorados em um elemento de rede de plano de encaminhamento (isto é, um elemento de rede de plano de encaminhamento 1) no qual um percurso de transmissão de fluxo de serviços está ancorado antes de movimento. Isto é, um pacote de serviços necessita ser transmitido por uma rede PDN mediante utilização do elemento de rede de plano de encaminhamento 2 e do elemento de rede de plano de encaminhamento 1. Consequentemente, após movimento, um percurso de fluxo de serviços iniciado mediante utilização da conexão PDN é relativamente longo, e a qualidade de transmissão de serviços é ruim.
[0021] Para solucionar o problema acima mencionado, um sistema EPS suporta uma pluralidade de conexões PDN entre o equipamento de usuário e uma rede PDN, e um pacote de serviços pode ser migrado para uma conexão PDN adequada para reduzir uma latência de rede e melhorar a qualidade de transmissão de serviços. Com referência à Figura 2, a Figura 2 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de sistema com uma pluralidade de conexões PDN de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 2, a arquitetura de sistema com uma pluralidade de conexões PDN inclui equipamento de usuário, um ponto de acesso sem fio associado ao equipamento de usuário em uma localização atual (onde o ponto de acesso sem fio inclui ao menos um dentre um ponto de acesso sem fio 3G 1, um ponto de acesso sem fio 4G 2, ou um ponto de acesso sem fio Wi-Fi 3), um elemento de rede de plano de controle, um elemento de rede de plano de encaminhamento 1, um elemento de rede de plano de encaminhamento 2, e similares. O ponto de acesso sem fio é um dispositivo que propicia acesso sem fio ao equipamento de usuário, e inclui uma estação base em 3G/4G, Evolução de Longo Prazo (Long Term Evolution, LTE) de Sistema Universal de Telecomunicações Móveis, ou WiMAX, ou ponto de acesso sem fio em Wi-Fi, mas não é limitado a estes. O elemento de rede de plano de controle é configurado para ser responsável pela execução da gestão de mobilidade em uma rede móvel e alocação de um dispositivo de plano de encaminhamento com um percurso ótimo para cada conexão PDN. O elemento de rede de plano de controle pode incluir algumas funções de uma entidade de gestão de mobilidade (Mobility Management Entity, MME) e um controlador de portal móvel e similar. O elemento de rede de plano de encaminhamento é configurado para fornecer ancoragem de endereço de IP ao equipamento de usuário e é, por exemplo, um dispositivo de encaminhamento físico ou virtual tal como um P-GW, um roteador, ou um comutador. Como mostrado na Figura 2, o equipamento de usuário pode estabelecer uma pluralidade de conexões PDN mediante utilização de um mesmo elemento de rede de plano de encaminhamento ou de uma pluralidade de elementos de rede de plano de encaminhamento, para acessar uma rede PDN. Cada uma da pluralidade de conexões PDN é uma conexão de comunicação usada pelo equipamento de usuário para acessar a rede PDN baseada em um endereço de IP. A pluralidade de conexões PDN permite que o equipamento de usuário tenha simultaneamente uma pluralidade de percursos para um nó alvo, por exemplo, um percurso 1 baseado em uma conexão PDN 1, um percurso 2 baseado em uma conexão PDN 2, um percurso 3 baseado em uma conexão PDN 3, e um percurso 4 baseado em uma conexão PDN 4. Contudo, para equipamento de usuário que tenha uma pluralidade de conexões PDN, como selecionar uma conexão PDN adequada para otimizar um percurso de transmissão de serviços e melhorar a qualidade de transmissão de serviços é um problema que necessita ser urgentemente solucionado.
[0022] Para solucionar o problema acima mencionado, uma modalidade da presente invenção revela um método de processamento de percurso, para selecionar uma conexão PDN adequada para o equipamento de usuário otimizar um percurso de transmissão de serviços e melhorar a qualidade de transmissão de serviços. Descrições detalhadas são fornecidas abaixo.
[0023] Com referência à Figura 3, a Figura 3 é um fluxograma esquemático de um método de processamento de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 3, o método de processamento de percurso pode incluir as seguintes etapas: S101: O equipamento de usuário determina, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão PDN de rede de pacotes de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente.
[0024] Nesta modalidade da presente invenção, quando uma transferência é provocada por movimento do equipamento de usuário, o equipamento de usuário pode executar as etapas S101 a S104 para selecionar um percurso adequado para um fluxo de serviços que está sendo transmitido pelo equipamento de usuário, para reduzir uma latência de transmissão de pacote de serviços; ou quando o equipamento de usuário inicia um novo fluxo de serviços, o qual pode também ser um subfluxo de serviços iniciado pelo equipamento de usuário antes da transferência móvel, o equipamento de usuário pode executar as etapas S101 a S104 para selecionar um percurso adequado para o novo fluxo de serviços, para reduzir uma latência de transmissão de pacote de serviços. A transferência provocada por movimento do equipamento de usuário inclui uma transferência de célula em uma rede celular tal como uma rede 3G/4G, uma transferência de ponto de acesso sem fio em uma rede Wi-Fi ou WiMAX, e similar. Isto não é limitado nesta modalidade da presente invenção.
[0025] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à conexão PDN existente incluem ao menos um dentre um indicador de recursos de serviços que a conexão PDN pode satisfazer, uma área de localização correspondente à conexão PDN, ou uma prioridade correspondente à conexão PDN. A prioridade é usada para indicar que quando existe uma pluralidade de conexões PDN que satisfazem a condição de conexão alvo, uma conexão PDN alvo é selecionada baseada na prioridade.
[0026] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à conexão PDN são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de uma estação base, ou são obtidas a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso (Access Network Discovery and Selection Function, ANDSF). Por exemplo, a obtenção das informações de parâmetros de conexão a partir do elemento de rede de plano de controle no processo de estabelecimento de cada conexão PDN pode incluir as seguintes etapas: O equipamento de usuário transmite uma solicitação de estabelecimento de conexão a um ponto de acesso sem fio (por exemplo, uma estação base em 3G/4G, LTE, ou WiMAX, ou um ponto de acesso sem fio em Wi Fi). A solicitação de estabelecimento de conexão inclui informações de localização atual do equipamento de usuário (por exemplo, um identificador de célula, um identificador de estação base, ou um identificador de localização física para posicionamento). O ponto de acesso sem fio transmite a solicitação de estabelecimento de conexão ao elemento de rede de plano de controle. Após receber a solicitação de estabelecimento de conexão, o elemento de rede de plano de controle seleciona, para o equipamento de usuário baseado em uma localização indicada pelas informações de localização atual do equipamento de usuário e faixas de serviço de elementos de rede de plano de encaminhamento, um elemento de rede de plano de encaminhamento que tem um percurso ótimo e que satisfaz uma condição de recursos de um serviço a ser transmitido mediante utilização da conexão, e determina informações de área de localização da conexão (onde uma faixa de localização indicada pelas informações de área de localização inclui a localização indicada pelas informações de localização atual do equipamento de usuário). O elemento de rede de plano de controle ou o dispositivo de plano de encaminhamento pode atribuir, à conexão, um endereço de conexão PDN ancorado no dispositivo de plano de encaminhamento. O elemento de rede de plano de controle transmite uma mensagem de resposta de estabelecimento de conexão ao ponto de acesso sem fio. A mensagem de resposta de estabelecimento de conexão inclui as informações de parâmetros de conexão da conexão. As informações de parâmetros de conexão da conexão usam um IP como um índice, e são, por exemplo, uma ou mais das informações de área de localização, um indicador de recursos de serviços que satisfaz a condição de recurso do serviço a ser transmitido mediante utilização da conexão, ou uma prioridade.
[0027] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à conexão PDN podem ser armazenadas no equipamento de usuário em uma forma de uma tabela relacional. Alternativamente, uma correspondência entre uma conexão PDN e as informações de área de localização pode ser implementada de outro modo, por exemplo, mediante utilização de um algoritmo de dispersão. A Tabela 1 é uma tabela relacional de informações de parâmetros de conexão correspondentes a uma pluralidade de conexões PDN que é determinada por equipamento de usuário de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Tabela 1, na tabela relacional, um endereço de IP de cada conexão PDN é usada como um índice. O endereço de IP é um endereço lógico que é atribuído quando a conexão PDN é estabelecida ou que é usado para acessar uma rede. Cada conexão PDN usa um endereço de IP como um índice. Uma área de localização de cada conexão PDN, um indicador de recursos de serviços tal como latência e uma taxa de perda de pacote que cada conexão PDN pode satisfazer, e uma prioridade de cada conexão PDN são correspondentemente armazenados. A área de localização é uma área à qual a conexão PDN é aplicável, e pode ser representada mediante utilização de uma lista de identificadores de célula, uma faixa de localização física, uma lista de identificadores de área, uma lista de distinções de rota, uma lista de identificadores de encaminhamento, uma lista de identificadores de estação base, ou similares. S102: Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, o equipamento de usuário transmite um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo.
[0028] Nesta modalidade da presente invenção, a condição de conexão alvo pode ser pré-configurada no equipamento de usuário. A condição de conexão alvo pode incluir ao menos um dos seguintes: uma área de localização correspondente à conexão PDN inclui ou está em uma localização atual do equipamento de usuário; um indicador de recursos de serviços da conexão PDN satisfaz uma condição de recursos de serviços exigida pelo fluxo de serviços; e a conexão PDN tem uma maior prioridade. A condição de recursos de serviços pode ser um valor QCI (Identificador de Classe de QoS) tal como uma latência máxima e taxa de perda de pacotes exigido pelo fluxo de serviços. O valo QCI é usado para medir um comportamento de encaminhamento de pacote específico fornecido ao fluxo de serviços. Se uma lista de identificadores de estação base da área de localização da conexão PDN inclui um identificador de estação base atual do equipamento de usuário, o mesmo indica que a área de localização da conexão PDN inclui a localização atual do equipamento de usuário. Similarmente, se a área de localização indicada por informações de localização física da conexão PDN é ou inclui uma localização indicada por informações de localização física obtidas pelo equipamento de usuário por posicionamento, a mesma indica que a área de localização da conexão PDN inclui a localização atual do equipamento de usuário.
[0029] Nesta modalidade da presente invenção, o pacote de serviços transmitido pelo equipamento de usuário mediante utilização da conexão PDN alvo pode ser um pacote de um fluxo de serviços iniciado pelo equipamento de usuário antes da transferência móvel, ou pode ser um pacote de um novo fluxo de serviços iniciado por um usuário após a transferência móvel. Isto não é limitado nesta modalidade da presente invenção. S103: Quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, o equipamento de usuário inicia o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
[0030] Nesta modalidade da presente invenção, o equipamento de usuário iniciar estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo inclui as etapas a seguir: O equipamento de usuário transmite uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN ao elemento de rede de plano de controle mediante utilização da estação base atual. A solicitação de estabelecimento de conexão PDN inclui a localização atual e/ou a condição de recursos de serviços do equipamento de usuário. O elemento de rede de plano de controle seleciona um elemento de rede de plano de encaminhamento para o equipamento de usuário baseado na localização atual e/ou na condição de recursos de serviços do equipamento de usuário. O elemento de rede de plano de encaminhamento ou o elemento de rede de plano de controle atribui um endereço de IP à conexão PDN. Correspondentemente, o equipamento de usuário pode receber uma mensagem de resposta de estabelecimento de conexão PDN retornada pelo elemento de rede de plano de controle mediante utilização da estação base. A mensagem de resposta de estabelecimento de conexão PDN inclui o endereço de IP da conexão PDN, e pode ainda incluir ao menos um dentre a área de localização, o indicador de recursos de serviços, e uma prioridade correspondente à conexão PDN.
[0031] Como pode ser aprendido, no método de processamento de percurso mostrado na Figura 3, o equipamento de usuário determina, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN de rede de pacote de dados existente, se a ao menos uma conexão PDN existente inclui a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo; quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, o equipamento de usuário pode transmitir o pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo; ou quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, o equipamento de usuário pode iniciar o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir o pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida. Como pode ser aprendido, nesta modalidade da presente invenção, quando o pacote de serviços é transmitido, o pacote de serviços pode ser transmitido mediante utilização da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, deste modo reduzindo uma latência de transmissão de serviços, melhorando a qualidade de transmissão de serviços, e assim por diante.
[0032] Por exemplo, uma pluralidade de conexões PDN mantidas pelo equipamento de usuário após uma transferência móvel é mostrada na Figura 2. Antes da transferência, um pacote de serviços de um fluxo de serviços do equipamento de usuário é transmitido mediante utilização da conexão PDN 2 na Figura 2. Após a transferência, o equipamento de usuário pode determinar o uso da conexão PDN 3 para transmissão de serviços do fluxo de serviços mediante utilização do método de processamento de percurso nesta modalidade. Uma vez que a conexão PDN 3 se pode conectar diretamente a uma rede PDN mediante utilização de um dispositivo de plano de encaminhamento 3, uma latência de transmissão de serviços do fluxo de serviços é reduzida. Quando o equipamento de usuário inicia um novo fluxo de serviços, as conexões PDN que satisfazem a condição de conexão alvo de que a área de localização correspondente à conexão PDN é ou inclui a localização atual do equipamento de usuário incluem a conexão PDN 3 e a conexão PDN 4. Na conexão PDN 3 e na conexão PDN 4, a conexão PDN 4 satisfaz a condição de conexão alvo de que o indicador de recursos de serviços correspondente à conexão PDN satisfaz uma condição de recursos de serviços exigidos pelo novo fluxo de serviços ou a conexão PDN tem uma prioridade relativamente alta. O equipamento de usuário pode executar transmissão de pacote de serviços para o novo fluxo de serviços mediante utilização da conexão PDN 4, para obter qualidade de transmissão de serviços tal como uma latência de transmissão ou uma taxa de perda de pacotes exigida pelo novo fluxo de serviços. Opcionalmente, se nenhum dos indicadores de recursos de serviços correspondentes à conexão PDN 3 e à conexão PDN 4 satisfizer a condição de recursos de serviços exigida pelo novo fluxo de serviços, o equipamento de usuário pode estabelecer, mediante transmissão de uma solicitação de estabelecimento de conexão ao elemento de rede de plano de controle, a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, e transmitir o pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida, para obter qualidade de transmissão de serviços tal como uma latência de transmissão ou uma taxa de perda de pacotes exigida pelo novo fluxo de serviços.
[0033] Com referência à Figura 4, a Figura 4 é um diagrama estrutural esquemático de um aparelho de processamento de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 4, o aparelho de processamento de percurso pode incluir um módulo de determinação 210 e um módulo de comunicações 220.
[0034] O módulo de determinação 210 é configurado para determinar, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes a ao menos uma conexão PDN de rede de pacote de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente.
[0035] O módulo de comunicações 220 é configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo.
[0036] O módulo de comunicações 220 é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, iniciar o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
[0037] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão podem incluir ao menos um de uma área de localização, um indicador de recursos de serviços, e uma prioridade. A prioridade é uma prioridade de uma conexão PDN selecionada como a conexão PDN alvo. A conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo satisfaz uma ou mais das seguintes condições: uma área de localização correspondente à conexão PDN alvo é ou inclui uma localização atual do equipamento de usuário do aparelho de processamento de percurso; um indicador de recursos de serviços correspondente à conexão PDN alvo satisfaz uma condição de recursos de serviços exigida por um fluxo de serviços; e a conexão PDN alvo tem uma maior prioridade.
[0038] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN de rede de pacotes de dados existente são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de um ponto de acesso sem fio, ou são obtidas pelo equipamento de usuário do aparelho de processamento sem fio a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso ANDSF.
[0039] Nesta modalidade da presente invenção, o módulo de comunicações 220 iniciar o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo pode ser especificamente: o módulo de comunicações 220 transmite uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN ao elemento de rede de plano de controle. A solicitação de estabelecimento de conexão PDN inclui a localização atual do equipamento de usuário, e a localização atual do equipamento de usuário é usada para selecionar um elemento de rede de plano de encaminhamento. A solicitação de estabelecimento de conexão PDN pode ainda incluir uma condição de recursos de serviços exigida pelo fluxo de serviços.
[0040] Nesta modalidade da presente invenção, o aparelho de processamento de percurso pode executar qualquer uma ou mais das etapas de implementação do método de processamento de percurso mostrado na Figura 3. Isto não é limitado nesta modalidade da presente invenção.
[0041] Com referência à Figura 5, a Figura 5 é um diagrama estrutural esquemático de um equipamento de usuário de percurso de acordo com uma modalidade da presente invenção. Como mostrado na Figura 5, o equipamento de usuário pode incluir um processador 310, uma memória 320 e uma interface de comunicações 330. Uma pessoa versada na técnica pode entender que a estrutura do equipamento de usuário mostrado na Figura 5 não constitui uma limitação à presente invenção. O equipamento de usuário pode ser uma estrutura de barramento ou uma estrutura de estrela, e pode incluir mais ou menos componentes do que aqueles mostrados na figura, ou alguns componentes podem ser combinados, ou pode ser usada uma diferente implementação de componentes.
[0042] Em uma implementação da presente invenção, o processador 310 é um centro de controle do equipamento de usuário, e conecta diversas partes do equipamento de usuário mediante utilização de diversas interfaces e circuitos. O processador opera ou executa um programa e/ou módulo de software armazenado em uma unidade de armazenamento, e invoca dados armazenados na unidade de armazenamento para executar diversas funções e/ou processamento de dados de um dispositivo eletrônico. O processador 310 pode incluir um circuito integrado (Integrated Circuit, IC abreviado), por exemplo, pode incluir um único IC empacotado, ou pode incluir uma pluralidade de ICs empacotados conectados que têm a mesma ou diferentes funções. Por exemplo, o processador 310 pode incluir apenas uma unidade de processamento central (Central Processing Unit, CPU abreviado), ou pode ser uma combinação de uma CPU, um processador digital de sinais (Digital Signal Processor, DSP abreviado), e um núcleo de controle (por exemplo, um núcleo de banda base) de uma unidade de comunicações. Em uma implementação da presente invenção, a CPU pode incluir um único núcleo de computação, ou pode incluir uma pluralidade de núcleos de computação.
[0043] Em uma implementação da presente invenção, a memória 320 pode ser configurada para armazenar um programa e módulo de software. O processador 310 opera o programa e módulo de software armazenado na memória 320, para implementar diversas aplicações funcionais e processamento de dados do equipamento de usuário. A memória 320 inclui principalmente uma área de armazenamento de programa e uma área de armazenamento de dados. A área de armazenamento de programa pode armazenar um sistema operacional e um programa de aplicação exigidos por ao menos uma função, tal como um programa de processamento de percurso. A área de armazenamento de dados pode armazenar dados criados baseados no uso do equipamento de usuário, e similares. Em uma implementação específica da presente invenção, a memória 320 pode incluir uma memória volátil, por exemplo uma memória de acesso aleatório dinâmica não-volátil (Nonvolatile Random Access Memory, NVRAM abreviado), uma memória de acesso aleatório de mudança de fase (Phase Change RAM, PRAM abreviado), uma memória de acesso aleatório magneto- resistiva (Magnetoresistive RAM, MRAM abreviado), ou similar, e pode ainda incluir uma memória não-volátil, por exemplo, ao menos um dispositivo de armazenamento de disco magnético, uma memória apenas de leitura programável eletricamente apagável (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory, EEPROM abreviado), ou um dispositivo de memória flash tal como uma memória flash NOR (NOR flash memory) ou uma memória flash NAND (NAND flash memory). A memória não-volátil armazena um sistema operacional e um programa de aplicação executado por uma unidade de processamento. O processador 310 carrega um programa de operação e dados da memória não-volátil para uma memória, e armazena conteúdo digital em um aparelho de armazenamento de massa. O sistema operacional inclui diversos componentes e/ou unidades que são configurados para controlar e gerir tarefas de sistema de rotinas tais como gestão de memória, controle de dispositivo de armazenamento, e gestão de fonte de alimentação, e que facilitam comunicação entre diversos softwares e hardwares. Em uma implementação da presente invenção, o sistema operacional pode ser um sistema Android desenvolvido pela Google, um sistema iOS desenvolvido pela Apple, um sistema operacional Windows desenvolvido pela Microsoft, ou um sistema operacional embutido tal como Vxworks.
[0044] Em uma implementação da presente invenção, a interface de comunicações 330 é configurada para estabelecer um canal de comunicação, de modo que o equipamento de usuário se conecte a um servidor remoto mediante utilização do canal de comunicação e dados de transferência provenientes do servidor remoto. A interface de comunicações 330 pode incluir um módulo de comunicações tal como um módulo de rede de área local sem fio (Wireless Local Area Network, LAN sem fio abreviado), um módulo Bluetooth, ou um módulo de banda base (Base Band), e um circuito de radiofrequência (Radio Frequency, RF abreviado) correspondente ao módulo de comunicações, e é configurado para executar comunicação de rede de área local sem fio, comunicação de Bluetooth, comunicação infravermelha, e/ou comunicação de um sistema celular de comunicações, por exemplo, Acesso Múltiplo por Divisão de Código de Banda Ampla (Wideband Code Division Multiple Access, W-CDMA abreviado) e/ou Acesso de Pacotes de Enlace Descendente de Alta Velocidade (High Speed Downlink Packet Access, HSDPA abreviado). O módulo de comunicações é configurado para controlar comunicação de componentes no dispositivo eletrônico, e suporta acesso direto de memória (Direct Memory Access).
[0045] Em uma implementação da presente invenção, o processador 310 é configurado para determinar, baseado nas informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN de rede de pacote de dados existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente. A memória 320 pode ser configurada para armazenar as informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN existente. O processador 310 é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo existir, transmitir um pacote de serviços mediante utilização da interface de comunicações 330 e da conexão PDN alvo. O processador 310 é ainda configurado para: quando a conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo não existir, iniciar, mediante utilização da interface de comunicações 330, o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviços mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
[0046] As informações de parâmetros de conexão incluem ao menos um dentre uma área de localização, um indicador de recursos de serviços, e uma prioridade. A prioridade é uma prioridade de uma conexão PDN selecionada como a conexão PDN alvo. A conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo satisfaz uma ou mais das seguintes condições: uma área de localização correspondente à conexão PDN alvo é ou inclui uma localização atual do equipamento de usuário; um indicador de recursos de serviços correspondente à conexão PDN alvo satisfaz uma condição de recursos de serviços exigida por um fluxo de serviços; e a conexão PDN alvo tem uma maior prioridade de seleção.
[0047] Nesta modalidade da presente invenção, as informações de parâmetros de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN de rede de pacotes de dados existente são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de um ponto de acesso sem fio, ou são obtidas pelo equipamento de usuário a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso ANDSF.
[0048] Nesta modalidade da presente invenção, o processador 310 iniciar, mediante utilização da interface de comunicações 330, o estabelecimento da conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo pode ser: o processador 310 transmite uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN ao elemento de rede de plano de controle mediante utilização da interface de comunicações 330. A solicitação de estabelecimento de conexão PDN pode incluir a localização atual do equipamento de usuário, e a localização atual do equipamento de usuário é usada para selecionar um elemento de rede de plano de encaminhamento.
[0049] Nesta modalidade da presente invenção, o processador 310 no equipamento de usuário pode executar qualquer uma ou mais das etapas ou implementações do método de processamento de percurso mostrado na Figura 3. Isto não é limitado nesta modalidade da presente invenção.
[0050] Em uma modalidade, uma modalidade da presente invenção ainda revela um meio de armazenamento de computador, onde o meio de armazenamento de computador armazena um programa de computador. Quando o programa de computador no meio de armazenamento de computador é lido para um computador, o computador pode ficar habilitado a completar todas as etapas do método de processamento de percurso revelado nesta modalidade da presente invenção.
[0051] Deverá ser observado que, para descrição resumida, as modalidades de método acima mencionadas são representadas como uma série de ações. Contudo, uma pessoa versada na técnica deverá entender que a presente invenção não é limitada à ordem descrita das ações, uma vez que de acordo com a presente invenção, algumas etapas podem ser executadas em outras ordens ou simultaneamente. Além disso, uma pessoa versada na técnica também entenderá que todas as modalidades descritas na especificação são modalidades exemplificativas, e as seções e módulos correspondentes não são necessariamente mandatários para a presente invenção.
[0052] Uma pessoa versada na técnica pode entender que todas ou algumas das etapas dos métodos nas modalidades podem ser implementadas por um programa que instrui hardware relevante. O programa pode ser armazenado em um meio de armazenamento legível por computador. O meio de armazenamento pode incluir uma memória flash, uma memória apenas de leitura (Read-Only Memory, ROM), uma memória de acesso aleatório (Random Access Memory, RAM), um disco magnético, e um disco ótico.
[0053] O acima mencionado descreve em detalhe o método e aparelho de processamento de percurso, e o equipamento de usuário fornecido nas modalidades da presente invenção. Neste relatório descritivo, exemplos específicos são usados para descrever o princípio e implementação da presente invenção, e a descrição das modalidades destina-se apenas a auxiliar a entender o método e a ideia central da presente invenção. Além disso, uma pessoa versada na técnica pode, baseada na ideia da presente invenção, fazer modificações em relação às implementações específicas e ao aplicação. Portanto, o conteúdo deste relatório não deve ser considerado como uma limitação invenção.

Claims (10)

1. Método de processamento de percurso quando uma transferência é causada por movimento de um equipamento de usuário, ou quando o equipamento de usuário inicia um novo fluxo de serviço, caracterizado pelo fato de que compreende: determinar (S101), pelo equipamento de usuário baseado em informações de parâmetro de conexão correspondentes a ao menos uma conexão de rede de pacotes de dados, PDN, existente, se uma conexão PDN que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente, em que as informações de parâmetro de conexão compreendem um indicador de recurso de serviço, em que a conexão PDN que satisfaz a condição de conexão alvo satisfaz: o indicador de recurso de serviço correspondente à conexão PDN alvo satisfaz uma condição de recurso de serviço exigida pelo fluxo de serviço; e quando há uma conexão PDN existente que satisfaz a condição de conexão alvo, a conexão PDN existente é considerada uma conexão PDN alvo, transmitir (S102), pelo equipamento de usuário, um pacote de serviço mediante utilização da conexão PDN alvo; ou quando não há conexão PDN existente que satisfaz a condição de conexão alvo, iniciar (S103), pelo equipamento de usuário, estabelecimento de uma conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviço mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as informações de parâmetro de conexão compreendem ainda ao menos um dentre uma área de localização e uma prioridade, e a prioridade é uma prioridade de uma conexão PDN selecionada como a conexão PDN alvo.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a conexão PDN que satisfaz a condição de conexão alvo satisfaz uma ou mais das seguintes condições: uma área de localização correspondente à conexão PDN alvo é ou compreende uma localização atual do equipamento de usuário; e a conexão PDN alvo tem uma maior prioridade.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que as informações de parâmetro de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN existente são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de um ponto de acesso sem fio, ou são obtidas pelo equipamento de usuário a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso, ANDSF.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que iniciar, pelo equipamento de usuário, do estabelecimento de uma conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo compreende: transmitir, pelo equipamento de usuário, uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN a um elemento de rede de plano de controle, em que a solicitação de estabelecimento de conexão PDN compreende uma localização atual do equipamento de usuário, e a localização atual do equipamento de usuário é usada para seleção de um elemento de rede de plano de encaminhamento.
6. Equipamento de usuário, compreendendo um processador (310), uma memória (320) e uma interface de comunicações (330), quando uma transferência é causada por movimento de um equipamento de usuário, ou quando o equipamento de usuário inicia um novo fluxo de serviço, caracterizado pelo fato de que: o processador é configurado para determinar, baseado em informações de parâmetro de conexão correspondentes a ao menos uma conexão de rede de pacote de dados, PDN, existente, se uma conexão PDN alvo que satisfaz uma condição de conexão alvo existe na ao menos uma conexão PDN existente, em que as informações de parâmetro de conexão compreendem um indicador de recurso de serviço em que a conexão PDN alvo satisfazendo a condição de conexão alvo satisfaz: um indicador de recurso de serviço correspondente à conexão PDN alvo satisfaz uma condição de recurso de serviço exigida por um fluxo de serviço; e em que a memória é configurada para armazenar as informações de parâmetro de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN existente; em que o processador é ainda configurado para: quando há uma conexão PDN existente que satisfaz a condição de conexão alvo, a conexão PDN existente é considerada como uma conexão PDN alvo, transmitir um pacote de serviço mediante utilização da interface de comunicações e da conexão PDN alvo; e quando não há conexão PDN existente que satisfaz a condição de conexão alvo, iniciar, mediante utilização da interface de comunicações, estabelecimento de uma conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo, para transmitir um pacote de serviço mediante utilização da conexão PDN alvo estabelecida.
7. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que as informações de parâmetro de conexão compreendem ainda ao menos um dentre uma área de localização e uma prioridade, e a prioridade é uma prioridade de uma conexão PDN selecionada como a conexão PDN alvo.
8. Equipamento de usuário, de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizado pelo fato de que a conexão PDN que satisfaz a condição de conexão alvo satisfaz uma ou mais das seguintes condições: uma área de localização correspondente à conexão PDN alvo é ou compreende uma localização atual do equipamento de usuário; e a conexão PDN alvo tem uma maior prioridade de seleção.
9. Equipamento de usuário, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo fato de que as informações de parâmetro de conexão correspondentes à ao menos uma conexão PDN existente são obtidas a partir de um elemento de rede de plano de controle em um processo de estabelecimento de cada conexão PDN, ou são obtidas a partir de uma mensagem de radiodifusão de um ponto de acesso sem fio, ou são obtidas pelo equipamento de usuário a partir de um servidor de função de descoberta e seleção de rede de acesso, ANDSF.
10. Equipamento de usuário, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 9, caracterizado pelo fato de que o processador inicia, mediante utilização da interface de comunicações, estabelecimento de uma conexão PDN alvo que satisfaz a condição de conexão alvo ser especificamente: transmitir uma solicitação de estabelecimento de conexão PDN a um elemento de rede de plano de controle, em que a solicitação de estabelecimento de conexão PDN compreende uma localização atual do equipamento de usuário, e a localização atual do equipamento de usuário é usada para seleção de um elemento de rede de plano de encaminhamento.
BR112018013119-9A 2015-12-28 Método de processamento de percurso e equipamento de usuário BR112018013119B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2015/099165 WO2017113046A1 (zh) 2015-12-28 2015-12-28 一种路径处理方法、装置及终端

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018013119A2 BR112018013119A2 (pt) 2018-12-11
BR112018013119B1 true BR112018013119B1 (pt) 2023-08-08

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2816381T3 (es) Método y aparato para determinar capacidades de servicio de punto de acceso
US11490353B2 (en) Path processing method and apparatus, and terminal
US20170086115A1 (en) Systems and methods for mobility management in a distributed software defined network packet core system
CN110831094B (zh) 一种数据传输通道的处理方法及装置
BR112021002578A2 (pt) método e aparelho de transmissão de fluxo de serviço e método e aparelho de comunicações
BR112020016560A2 (pt) Método, aparelho, meio de armazenamento legível por computador e sistema para determinar o elemento de rede de serviço de sessão de unidade de dados de protocolo
KR102586114B1 (ko) 다운링크 데이터의 무질서를 제어하기 위한 방법 및 장치와 컴퓨터 판독가능 매체
JP2016506190A (ja) オフロード処理方法、制御ユニット、およびシステム
US9001836B2 (en) Method and apparatus for efficient signaling message processing in a communications network
US20230144074A1 (en) Active mode traffic steering and switching between cellular and non-cellular systems
BR112021001461A2 (pt) método e aparelho de comunicações
WO2020088545A1 (zh) 测量事件中的SpCell确定方法和装置
BR112018013119B1 (pt) Método de processamento de percurso e equipamento de usuário
CN108432336B (zh) 一种pdn连接的释放方法、装置及用户设备
WO2020011173A1 (zh) 搬迁管理方法及装置