BR112018011222B1 - SURGICAL DEVICE - Google Patents

SURGICAL DEVICE Download PDF

Info

Publication number
BR112018011222B1
BR112018011222B1 BR112018011222-4A BR112018011222A BR112018011222B1 BR 112018011222 B1 BR112018011222 B1 BR 112018011222B1 BR 112018011222 A BR112018011222 A BR 112018011222A BR 112018011222 B1 BR112018011222 B1 BR 112018011222B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
actuator
drive shaft
end actuator
elongated drive
friction member
Prior art date
Application number
BR112018011222-4A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR112018011222A2 (en
Inventor
Barry C. Worrell
Jason R. Lesko
Original Assignee
Ethicon Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/959,361 external-priority patent/US10357269B2/en
Application filed by Ethicon Llc filed Critical Ethicon Llc
Publication of BR112018011222A2 publication Critical patent/BR112018011222A2/en
Publication of BR112018011222B1 publication Critical patent/BR112018011222B1/en

Links

Abstract

DISPOSITIVOS E MÉTODOS PARA AUMENTAR O TORQUE ROTACIONAL DURANTE A ARTICULAÇÃO DO ATUADOR DE EXTREMIDADE. São fornecidos dispositivos e métodos para aumentar o torque rotacional durante a articulação de um atuador de extremidade. Em geral, um dispositivo cirúrgico pode incluir um atuador de extremidade configurado para se articular. O atuador de extremidade pode ser configurado para se mover entre diferentes orientações angulares em relação a um eixo de acionamento alongado do dispositivo que tem o atuador de extremidade em uma extremidade distal do mesmo. O eixo de acionamento alongado e o atuador de extremidade podem ser configurados para girar em relação a uma porção de cabo do dispositivo. O dispositivo pode incluir pelo menos um elemento de fricção configurado para fornecer resistência aumentada à rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade, quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. O pelo menos um elemento de fricção pode ser, dessa forma, configurado para aumentar o torque rotacional quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado.DEVICES AND METHODS FOR INCREASE ROTATIONAL TORQUE DURING END ACTUATOR HINGING. Devices and methods are provided for increasing rotational torque during pivoting of an end actuator. In general, a surgical device may include an end actuator configured to pivot. The end actuator can be configured to move between different angular orientations relative to an elongated drive shaft of the device having the end actuator at a distal end thereof. The elongated drive shaft and end actuator can be configured to rotate with respect to a cable portion of the device. The device may include at least one friction member configured to provide increased resistance to rotation of the elongated drive shaft and the end actuator when the end actuator is pivotal compared to when the end actuator is not pivotal. The at least one friction element may thus be configured to increase the rotational torque when the end actuator is pivoted compared to when the end actuator is not pivoted.

Description

CAMPO DA INVENÇÃOFIELD OF THE INVENTION

[001] Dispositivos e métodos são fornecidos para aumentar o torque rotacional durante a articulação do atuador de extremidade.[001] Devices and methods are provided to increase rotational torque during end actuator articulation.

ANTECEDENTESBACKGROUND

[002] Instrumentos cirúrgicos endoscópicos são, frequentemente, preferenciais a dispositivos cirúrgicos abertos tradicionais, já que uma incisão, ou incisões menores associadas a técnicas cirúrgicas endoscópicas, tendem a reduzir o tempo de recuperação e as complicações no período pós-operatório. Consequentemente, tem havido um desenvolvimento significativo em uma variedade de instrumentos cirúrgicos endoscópicos que são adequados ao posicionamento preciso de um atuador de extremidade distal em um sítio cirúrgico desejado através de uma cânula de um trocarte. Estes atuadores de extremidade distal se engatam ao tecido de várias formas para obter um efeito diagnóstico ou terapêutico (por exemplo, endocortadores, garras, cortadores, grampeadores, aplicadores de presilhas, dispositivo de acesso, dispositivo de aplicação de fármaco/terapia gênica e dispositivo de energia com o uso de ultrassom, radiofrequência (RF), laser, etc.).[002] Endoscopic surgical instruments are often preferred over traditional open surgical devices, as an incision, or smaller incisions associated with endoscopic surgical techniques, tend to reduce recovery time and complications in the postoperative period. Consequently, there has been significant development in a variety of endoscopic surgical instruments that are suited to precisely positioning a distal end actuator at a desired surgical site through a cannula of a trocar. These distal end actuators engage tissue in a variety of ways to achieve a diagnostic or therapeutic effect (e.g., endocutters, grippers, cutters, staplers, clip appliers, access device, drug delivery device/gene therapy device, and device). energy using ultrasound, radiofrequency (RF), laser, etc.).

[003] A fim de fornecer melhor manobrabilidade e posicionamento do atuador de extremidade, muitos dispositivos cirúrgicos permitem a articulação do atuador de extremidade, bem como a rotação do eixo de acionamento que tem o atuador de extremidade em uma extremidade distal do mesmo. A articulação e a rotação do atuador de extremidade podem permitir que o cirurgião alcance o tecido que, de outro modo, seria inacessível. Em um estado articulado, uma carga sobre o atuador de extremidade cria um braço de momento que pode causar a rotação indesejada do atuador de extremidade.[003] In order to provide better maneuverability and positioning of the end actuator, many surgical devices allow articulation of the end actuator, as well as rotation of the drive shaft that has the end actuator at a distal end thereof. Pivoting and rotating the end actuator can allow the surgeon to reach tissue that would otherwise be inaccessible. In an articulated state, a load on the end actuator creates a moment arm that can cause unwanted rotation of the end actuator.

[004] Consequentemente, existe uma necessidade de aumentar o torque rotacional durante a articulação do atuador de extremidade.[004] Consequently, there is a need to increase the rotational torque during articulation of the end actuator.

SUMÁRIO DA INVENÇÃOSUMMARY OF THE INVENTION

[005] Em geral, são fornecidos dispositivos e métodos para aumentar o torque rotacional durante a articulação do atuador de extremidade.[005] In general, devices and methods are provided to increase the rotational torque during the articulation of the end actuator.

[006] Em um aspecto, é fornecido um dispositivo cirúrgico que, em uma modalidade, inclui um cabo, um eixo de acionamento alongado estendendo-se distalmente a partir do cabo e sendo configurado para girar em relação ao cabo, e um atuador de extremidade em uma extremidade distal do eixo de acionamento alongado e que tem uma primeira e uma segunda garras configuradas para engatar o tecido entre as mesmas. O atuador de extremidade é configurado para se articular em relação ao eixo de acionamento alongado de modo que o atuador de extremidade é angularmente orientado em relação ao eixo de acionamento alongado. Quando o atuador de extremidade é articulado em relação ao eixo de acionamento alongado, a força necessária para girar o eixo de acionamento alongado em relação ao cabo é maior que a força necessária para girar o eixo de acionamento alongado em relação ao cabo quando o atuador de extremidade está em uma orientação substancialmente linear não articulada em relação ao eixo de acionamento alongado.[006] In one aspect, a surgical device is provided which, in one embodiment, includes a handle, an elongated drive shaft extending distally from the handle and being configured to rotate with respect to the handle, and an end actuator at a distal end of the elongate drive shaft and having first and second claws configured to engage tissue therebetween. The end actuator is configured to pivot with respect to the elongated drive shaft such that the end actuator is angularly oriented with respect to the elongated drive shaft. When the end actuator is pivoted relative to the elongated drive shaft, the force required to rotate the elongated drive shaft relative to the cable is greater than the force required to rotate the elongated drive shaft relative to the cable when the end actuator is pivoted. end is in a non-pivoting substantially linear orientation with respect to the elongated drive shaft.

[007] O dispositivo cirúrgico pode variar em qualquer número de formas. Por exemplo, o dispositivo cirúrgico pode incluir um membro de atrito disposto no interior do cabo e configurado para aplicar uma força de atrito aumentada ao eixo de acionamento alongado quando o atuador de extremidade é articulado, em comparação a quando o atuador de extremidade está na orientação substancialmente linear não articulada. A força de atrito pode ser configurada para aumentar em proporção ao aumento da articulação do atuador de extremidade, o membro de atrito pode ser configurado para deformar cada vez mais em formato proporcional à articulação crescente do atuador de extremidade, o membro de atrito pode ser elastomérico, o dispositivo cirúrgico pode incluir um atuador configurado para ser atuado de modo a causar a articulação do atuador de extremidade e a atuação do atuador pode também causar a compressão do membro de atrito, e/ou o dispositivo cirúrgico pode incluir um atuador configurado para ser atuado de modo a causar a rotação do eixo de acionamento alongado. Em modalidades nas quais o dispositivo cirúrgico inclui o atuador, a força necessária para girar o eixo de acionamento alongado em relação ao cabo quando o atuador de extremidade é articulado em relação ao eixo de acionamento alongado pode ser aplicada ao atuador, e a força necessária para girar o eixo de acionamento alongado em relação ao cabo quando o atuador de extremidade está em uma orientação substancialmente linear não articulada em relação ao eixo de acionamento alongado pode ser aplicada ao atuador, de modo que é necessária a aplicação de uma força maior ao atuador para girar o eixo de acionamento alongado quando o atuador de extremidade é articulado em relação ao eixo de acionamento alongado.[007] The surgical device can vary in any number of ways. For example, the surgical device may include a friction member disposed within the handle and configured to apply an increased frictional force to the elongated drive shaft when the end actuator is pivoted, as compared to when the end actuator is in the orientation. substantially linear non-articulated. Frictional force can be configured to increase in proportion to increasing end actuator linkage, friction member can be configured to deform more and more in proportion to increasing end actuator linkage, friction member can be elastomeric , the surgical device may include an actuator configured to be actuated to cause articulation of the end actuator and actuation of the actuator may also cause compression of the friction member, and/or the surgical device may include an actuator configured to be actuated so as to cause rotation of the elongated drive shaft. In embodiments in which the surgical device includes the actuator, the force required to rotate the elongated drive shaft with respect to the handle when the end actuator is pivoted with respect to the elongated drive shaft can be applied to the actuator, and the force required to rotating the elongated drive shaft with respect to the cable when the end actuator is in a substantially linear orientation not pivoted with respect to the elongated drive shaft can be applied to the actuator such that a greater force is required to be applied to the actuator to rotate the elongated drive shaft when the end actuator is pivoted relative to the elongated drive shaft.

[008] Em outro exemplo, o dispositivo cirúrgico pode incluir um membro de atrito disposto no interior do cabo e configurado para resistir à rotação do eixo de acionamento alongado quando o atuador de extremidade é articulado em relação ao eixo de acionamento alongado. O membro de atrito pode ser configurado para não resistir à rotação do eixo de acionamento alongado quando o atuador de extremidade está na orientação substancialmente linear não articulada, e/ou o dispositivo cirúrgico pode incluir um mecanismo de atuação configurado para se mover em relação ao eixo de acionamento alongado de modo a causar a articulação do atuador de extremidade, e/ou o dispositivo cirúrgico pode incluir um atuador configurado para ser atuado de modo a causar o movimento rotacional do atuador e, desse modo, causar a articulação do atuador de extremidade. Em modalidades nas quais o dispositivo cirúrgico inclui o mecanismo de atuação, o membro de atrito pode ter uma ou mais ranhuras formadas no mesmo, que são configuradas para serem travadas com o mecanismo de atuação quando o atuador de extremidade for articulado em relação ao eixo de acionamento alongado, e para serem destravadas do mecanismo de atuação quando o atuador de extremidade está em orientação substancialmente linear não articulada. Em modalidades nas quais o dispositivo cirúrgico inclui o atuador, o membro de atrito pode ser acoplado operacionalmente ao atuador de modo que o movimento rotacional do atuador causa o movimento rotacional do mecanismo de engate.[008] In another example, the surgical device may include a friction member disposed within the handle and configured to resist rotation of the elongated drive shaft when the end actuator is pivoted relative to the elongated drive shaft. The friction member may be configured to not resist rotation of the elongated drive shaft when the end actuator is in the non-pivoting substantially linear orientation, and/or the surgical device may include an actuation mechanism configured to move with respect to the shaft. elongated actuator to cause pivoting of the end actuator, and/or the surgical device may include an actuator configured to be actuated to cause rotational movement of the actuator and thereby cause pivot of the end actuator. In embodiments in which the surgical device includes the actuation mechanism, the friction member may have one or more grooves formed therein which are configured to lock with the actuation mechanism when the end actuator is pivoted with respect to the axis of engagement. elongated drive, and to be unlocked from the actuation mechanism when the end actuator is in non-pivoting substantially linear orientation. In embodiments in which the surgical device includes the actuator, the friction member can be operatively coupled to the actuator such that rotational movement of the actuator causes rotational movement of the engagement mechanism.

[009] Em ainda outro exemplo, o atuador de extremidade pode ser configurado para girar com o eixo de acionamento alongado em relação ao cabo.[009] In yet another example, the end actuator can be configured to rotate with the drive shaft elongated relative to the cable.

[010] Em outra modalidade, um dispositivo cirúrgico inclui um eixo de acionamento alongado que tem um eixo geométrico longitudinal, um atuador de extremidade em uma extremidade distal do eixo de acionamento alongado, um primeiro atuador configurado para ser atuado de modo a causar a rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado, um segundo atuador configurado para ser atuado de modo a ajustar angularmente o atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado, e um membro de atrito configurado para ajustar uma quantidade de força necessária para ser aplicada ao primeiro atuador de modo a causar a rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade com base em um ângulo do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado. O atuador de extremidade é configurado para manipular o tecido durante a realização de um procedimento cirúrgico.[010] In another embodiment, a surgical device includes an elongated drive shaft having a longitudinal axis, an end actuator at a distal end of the elongated drive shaft, a first actuator configured to be actuated to cause rotation of the elongated drive shaft and the end actuator with respect to the longitudinal axis of the elongated drive shaft, a second actuator configured to be actuated to angularly adjust the end actuator with respect to the longitudinal axis of the elongated drive shaft, and a friction member configured to adjust an amount of force required to be applied to the first actuator to cause rotation of the elongated drive shaft and the end actuator based on an angle of the end actuator relative to the longitudinal axis of the elongated drive shaft. The end actuator is configured to manipulate tissue while performing a surgical procedure.

[011] O dispositivo cirúrgico pode ter qualquer número de variações. Por exemplo, quanto maior o ângulo do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado, maior a quantidade de força que o membro de atrito pode exigir que seja aplicada ao primeiro atuador para causar a rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade. Em outro exemplo, o membro de atrito pode incluir um mecanismo de engate configurado para se deformar cada vez mais em formato quanto maior for o ângulo do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado, e a quantidade de força pode corresponder a um grau de deformação de formato do mecanismo de engate. Em ainda outro exemplo, o membro de atrito pode incluir um mecanismo de engate configurado para se mover entre uma configuração travada e uma configuração destravada com base no ângulo do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado, e a quantidade de força pode corresponder a se o mecanismo de engate está na configuração travada ou na configuração destravada. Em mais outro exemplo, o dispositivo cirúrgico pode incluir um cabo, o eixo de acionamento alongado pode se estender distalmente a partir do cabo, e o membro de atrito pode estar disposto no interior do cabo.[011] The surgical device can have any number of variations. For example, the greater the angle of the end actuator relative to the longitudinal axis of the elongated drive shaft, the greater the amount of force the friction member can require to be applied to the first actuator to cause the elongated drive shaft to rotate. and the end actuator. In another example, the friction member may include a clutch mechanism configured to increasingly deform in shape the greater the angle of the end actuator relative to the longitudinal axis of the elongated drive shaft, and the amount of force may correspond to a degree of deformation of the coupling mechanism's shape. In yet another example, the friction member can include a clutch mechanism configured to move between a locked configuration and an unlocked configuration based on the angle of the end actuator relative to the longitudinal axis of the elongated drive shaft, and the amount of force can correspond to whether the engagement mechanism is in the locked configuration or in the unlocked configuration. In yet another example, the surgical device may include a handle, the elongated drive shaft may extend distally from the handle, and the friction member may be disposed within the handle.

[012] Em outro aspecto, é fornecido um método para tratamento de tecido que, em uma modalidade, inclui aplicar uma primeira força a um primeiro atuador em um cabo de um dispositivo para girar um eixo de acionamento alongado do dispositivo em relação ao cabo, atuar um segundo atuador no cabo de modo a fazer com que um atuador de extremidade em uma extremidade distal do eixo de acionamento alongado se articule em relação ao eixo de acionamento alongado, e manipular o dispositivo para fazer com que o atuador de extremidade atue no tecido. Com o atuador de extremidade articulado em relação ao eixo de acionamento alongado, o eixo de acionamento alongado é impedido de girar em relação ao cabo até que uma segunda força maior que a primeira força seja aplicada ao primeiro atuador.[012] In another aspect, a method for treating tissue is provided which, in one embodiment, includes applying a first force to a first actuator on a cable of a device to rotate an elongated drive shaft of the device relative to the cable, actuating a second actuator on the handle so as to cause an end actuator at a distal end of the elongated drive shaft to pivot relative to the elongated drive shaft, and manipulating the device to cause the end actuator to act on the tissue . With the end actuator pivoted relative to the elongated drive shaft, the elongated drive shaft is prevented from rotating relative to the cable until a second force greater than the first force is applied to the first actuator.

[013] O método pode ter qualquer número de variações. Por exemplo, a primeira força pode ser aplicada ao primeiro atuador com o atuador de extremidade não estando articulado em relação ao eixo de acionamento alongado. Em outro exemplo, o primeiro atuador pode incluir um botão de rotação, a primeira força pode incluir uma primeira força rotacional que gira o botão de rotação, o segundo atuador pode incluir um botão de articulação, e atuar o segundo atuador pode incluir girar o botão de articulação.[013] The method can have any number of variations. For example, the first force can be applied to the first actuator with the end actuator not being pivoted with respect to the elongated drive shaft. In another example, the first actuator can include a rotation knob, the first force can include a first rotational force that rotates the rotation knob, the second actuator can include a pivot knob, and actuating the second actuator can include rotating the knob. of articulation.

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOSBRIEF DESCRIPTION OF THE DRAWINGS

[014] As modalidades descritas a seguir podem ser compreendidas mais completamente a partir da descrição detalhada a seguir tomada em conjunto com os desenhos em anexo. Os desenhos não são destinados a serem feitos em escala. Por uma questão de clareza, nem todos os componentes podem estar identificados em cada desenho. Nos desenhos:[014] The embodiments described below can be understood more fully from the detailed description below taken in conjunction with the attached drawings. Drawings are not intended to be made to scale. For the sake of clarity, not all components can be identified on each drawing. In the drawings:

[015] a Figura 1 é uma vista lateral de uma modalidade de um dispositivo cirúrgico;[015] Figure 1 is a side view of an embodiment of a surgical device;

[016] a Figura 2 é uma vista em perspectiva do dispositivo da Figura 1;[016] Figure 2 is a perspective view of the device of Figure 1;

[017] a Figura 3 é uma vista em perspectiva de uma porção distal do dispositivo da Figura 1 com elementos selecionados do dispositivo omitidos para fins de clareza de ilustração;[017] Figure 3 is a perspective view of a distal portion of the device of Figure 1 with selected elements of the device omitted for purposes of clarity of illustration;

[018] a Figura 4 é uma vista em perspectiva da seção transversal de uma porção da porção do cabo do dispositivo da Figura 1;[018] Figure 4 is a cross-sectional perspective view of a portion of the cable portion of the device of Figure 1;

[019] a Figura 5 é uma vista lateral da seção transversal de outra porção da porção do cabo do dispositivo da Figura 1;[019] Figure 5 is a side cross-sectional view of another portion of the cable portion of the device of Figure 1;

[020] a Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma porção da porção do cabo do dispositivo da Figura 1 com elementos selecionados do dispositivo omitidos para fins de clareza de ilustração;[020] Figure 6 is a perspective view of a portion of the cable portion of the device of Figure 1 with selected elements of the device omitted for purposes of clarity of illustration;

[021] a Figura 7 é outra vista em perspectiva de uma porção da porção do cabo do dispositivo da Figura 1 com elementos selecionados do dispositivo omitidos para fins de clareza de ilustração;[021] Figure 7 is another perspective view of a portion of the cable portion of the device of Figure 1 with selected elements of the device omitted for purposes of clarity of illustration;

[022] a Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma haste de conexão do dispositivo da Figura 1;[022] Figure 8 is a perspective view of a connecting rod of the device of Figure 1;

[023] a Figura 9 é uma vista lateral da seção transversal de um atuador do dispositivo da Figura 1;[023] Figure 9 is a side view of the cross section of an actuator of the device of Figure 1;

[024] a Figura 10 é uma vista em perspectiva de um tambor do dispositivo da Figura 1;[024] Figure 10 is a perspective view of a barrel of the device of Figure 1;

[025] a Figura 11 é uma vista lateral do tambor da Figura 10;[025] Figure 11 is a side view of the drum of Figure 10;

[026] a Figura 12 é uma vista de extremidade do tambor da Figura 10;[026] Figure 12 is an end view of the drum of Figure 10;

[027] a Figura 13 é outra vista em perspectiva de uma porção da porção do cabo do dispositivo da Figura 1 com elementos selecionados do dispositivo omitidos para fins de clareza de ilustração;[027] Figure 13 is another perspective view of a portion of the cable portion of the device of Figure 1 with selected elements of the device omitted for purposes of clarity of illustration;

[028] a Figura 14 é uma vista em perspectiva de um membro de atrito do dispositivo da Figura 1;[028] Figure 14 is a perspective view of a friction member of the device of Figure 1;

[029] a Figura 15 é outra vista em perspectiva do membro de atrito da Figura 14;[029] Figure 15 is another perspective view of the friction member of Figure 14;

[030] a Figura 16 é uma vista em perspectiva de outra modalidade de um membro de atrito engatado ao tambor da Figura 10;[030] Figure 16 is a perspective view of another embodiment of a friction member engaged with the drum of Figure 10;

[031] a Figura 17 é uma vista em perspectiva de ainda outra modalidade de um membro de atrito engatado ao tambor da Figura 10;[031] Figure 17 is a perspective view of yet another embodiment of a friction member engaged with the drum of Figure 10;

[032] a Figura 18 é uma vista em perspectiva parcialmente em seção transversal, parcialmente transparente de uma porção de outra modalidade de um dispositivo cirúrgico;[032] Figure 18 is a partially transparent, partially transverse, perspective view of a portion of another embodiment of a surgical device;

[033] a Figura 19 é uma vista em perspectiva parcialmente em seção transversal, parcialmente transparente de uma porção de cabo do dispositivo da Figura 18;[033] Figure 19 is a perspective view partially in cross-section, partially transparent of a cable portion of the device of Figure 18;

[034] a Figura 20 é outra vista em perspectiva parcialmente em seção transversal, parcialmente transparente da porção do cabo da Figura 19;[034] Figure 20 is another perspective view partially in cross-section, partially transparent of the cable portion of Figure 19;

[035] a Figura 21 é uma vista em seção transversal da extremidade do dispositivo da Figura 18 com um atuador do mesmo em uma primeira posição;[035] Figure 21 is a cross-sectional view of the end of the device of Figure 18 with an actuator thereof in a first position;

[036] a Figura 22 é uma vista em seção transversal da extremidade do dispositivo da Figura 21 com o atuador em uma segunda posição;[036] Figure 22 is a cross-sectional view of the end of the device of Figure 21 with the actuator in a second position;

[037] a Figura 23 é uma vista em perspectiva parcialmente transparente de uma porção de outra modalidade de um dispositivo cirúrgico;[037] Figure 23 is a partially transparent perspective view of a portion of another embodiment of a surgical device;

[038] a Figura 24 é uma vista em seção transversal de uma porção do dispositivo da Figura 23;[038] Figure 24 is a cross-sectional view of a portion of the device of Figure 23;

[039] a Figura 25 é uma vista em perspectiva parcialmente em seção transversal, parcialmente transparente de outra modalidade de um dispositivo cirúrgico; e[039] Figure 25 is a partially transparent, partially transverse perspective view of another embodiment of a surgical device; It is

[040] a Figura 26 é um gráfico mostrando os resultados de teste para o dispositivo da Figura 23.[040] Figure 26 is a graph showing the test results for the device in Figure 23.

DESCRIÇÃO DETALHADADETAILED DESCRIPTION

[041] Certas modalidades exemplificadoras serão agora descritas para propiciar o entendimento geral dos princípios da estrutura, da função, da fabricação e do uso dos dispositivos e métodos aqui revelados. Um ou mais exemplos dessas modalidades estão ilustrados nos desenhos em anexo. Os versados na técnica entenderão que os dispositivos e os métodos especificamente descritos na presente invenção e ilustrados nos desenhos anexos são modalidades exemplificadoras não limitadoras, e que o escopo da presente invenção é definido somente pelas concretizações. As características ilustradas ou descritas em relação a uma modalidade exemplificadora podem ser combinadas com as características de outras modalidades. Tais modificações e variações destinam-se a estar incluídas no escopo da presente invenção.[041] Certain exemplary embodiments will now be described to provide a general understanding of the principles of structure, function, fabrication and use of the devices and methods disclosed herein. One or more examples of such embodiments are illustrated in the accompanying drawings. Those skilled in the art will understand that the devices and methods specifically described in the present invention and illustrated in the accompanying drawings are non-limiting exemplary embodiments, and that the scope of the present invention is defined only by the embodiments. Features illustrated or described in relation to an exemplary embodiment may be combined with features of other embodiments. Such modifications and variations are intended to be included within the scope of the present invention.

[042] Adicionalmente, na presente revelação, os componentes com os mesmos nomes das modalidades têm, em geral, recursos similares, e, dessa forma, em uma modalidade particular, cada recurso de cada componente com os mesmos nomes não é necessariamente totalmente elaborado sobre isso. Adicionalmente, até o ponto em que medidas lineares ou circulares são usadas na descrição dos sistemas, dispositivos e métodos apresentados, tais dimensões não se destinam a limitar os tipos de formatos que podem ser usados em conjunto com tais sistemas, dispositivos e métodos. Um versado na técnica reconhecerá que um equivalente a tais dimensões lineares e circulares podem facilmente ser determinadas para qualquer formato geométrico. Tamanhos e formatos dos sistemas e dispositivos, e os componentes dos mesmos, podem depender pelo menos da anatomia do indivíduo sendo que os sistemas e dispositivos serão usados, o tamanho e formato de componentes com os quais os sistemas e dispositivos serão usados, e os métodos e procedimentos nos quais os sistemas e dispositivos serão usados.[042] Additionally, in the present disclosure, components with the same names as the embodiments have, in general, similar features, and thus, in a particular embodiment, each feature of each component with the same names is not necessarily fully elaborated on that. Additionally, to the extent that linear or circular measurements are used in describing the systems, devices and methods presented, such dimensions are not intended to limit the types of formats that may be used in conjunction with such systems, devices and methods. One skilled in the art will recognize that an equivalent of such linear and circular dimensions can easily be determined for any geometric shape. Sizes and shapes of the systems and devices, and the components thereof, may depend at least on the anatomy of the individual with which the systems and devices will be used, the size and shape of components with which the systems and devices will be used, and the methods and procedures in which the systems and devices will be used.

[043] Dispositivos e métodos para aumentar o torque rotacional durante a articulação do atuador de extremidade são fornecidos. Em geral, um dispositivo cirúrgico pode incluir um atuador de extremidade configurado para se articular. O atuador de extremidade pode ser configurado para se mover entre diferentes orientações angulares em relação a um eixo de acionamento alongado do dispositivo que tem o atuador de extremidade em uma extremidade distal do mesmo. O eixo de acionamento alongado e o atuador de extremidade podem ser configurados para serem girados em relação a uma porção do cabo do dispositivo. O dispositivo pode incluir ao menos um membro de atrito configurado para fornecer resistência aumentada à rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade, quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. O pelo menos um membro de atrito pode, dessa forma, ser configurado para aumentar o torque rotacional quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. Em outras palavras, o pelo menos um membro de atrito pode ser configurado para aumentar uma quantidade de força necessária para girar o eixo de acionamento alongado e o atuador de extremidade, isto é, uma quantidade de força necessária para ser aplicada por um usuário ao dispositivo para causar a rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. O atuador de extremidade pode, dessa forma, ser menos suscetível à rotação involuntária quando articulado, uma vez que uma força de torque rotacional maior deve ser aplicada ao dispositivo para causar a rotação do eixo de acionamento alongado e do atuador de extremidade quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado, o que pode permitir o controle mais preciso da posição do atuador de extremidade durante a realização de um procedimento cirúrgico e, desse modo, auxiliar o atuador de extremidade a manipular o tecido como previsto sem perder a aderência sobre o tecido e/ou sem danificar nenhum tecido adjacente ou quaisquer outras estruturas adjacentes.[043] Devices and methods to increase rotational torque during end actuator articulation are provided. In general, a surgical device may include an end actuator configured to pivot. The end actuator can be configured to move between different angular orientations relative to an elongated drive shaft of the device having the end actuator at a distal end thereof. The elongated drive shaft and end actuator can be configured to rotate with respect to a portion of the device handle. The device may include at least one friction member configured to provide increased resistance to rotation of the elongated drive shaft and the end actuator when the end actuator is pivotal compared to when the end actuator is not pivotal. The at least one friction member can thus be configured to increase the rotational torque when the end actuator is pivoted compared to when the end actuator is not pivoted. In other words, the at least one friction member can be configured to increase an amount of force required to rotate the elongated drive shaft and end actuator, i.e., an amount of force required to be applied by a user to the device. to cause the elongated drive shaft and end actuator to rotate when the end actuator is pivoted compared to when the end actuator is not pivoted. The end actuator can therefore be less susceptible to involuntary rotation when pivoted, since a greater rotational torque force must be applied to the device to cause the elongated drive shaft and end actuator to rotate when the end actuator is pivoted. The end actuator is pivoted compared to when the end actuator is non-articulated, which may allow for more precise control of the end actuator position while performing a surgical procedure and thereby assist the end actuator in manipulating tissue. as intended without losing adherence over the tissue and/or without damaging any adjacent tissue or any other adjacent structures.

[044] A Figura 1 ilustra uma modalidade de um dispositivo cirúrgico 2 que pode incluir uma porção de cabo proximal 4 que tem um conjunto de eixo de acionamento 6 que se estende distalmente a partir do mesmo. Conforme também mostrado nas Figuras 2 e 3, o dispositivo 2 pode incluir um elemento de trabalho 8, também chamado na presente invenção de "atuador de extremidade", acoplado a uma extremidade distal do conjunto de eixo de acionamento 6. O atuador de extremidade 8 pode ser acoplado ao conjunto de eixo de acionamento 6 em uma junta pivô 10. Uma extremidade proximal do atuador de extremidade 8 pode ser acoplada de modo pivotante à junta 10 na extremidade distal do conjunto de eixo de acionamento 6.[044] Figure 1 illustrates an embodiment of a surgical device 2 that may include a proximal handle portion 4 having a drive shaft assembly 6 extending distally therefrom. As also shown in Figures 2 and 3, the device 2 can include a working element 8, also called in the present invention an "end actuator", coupled to a distal end of the drive shaft assembly 6. The end actuator 8 can be coupled to the driveshaft assembly 6 on a pivot joint 10. A proximal end of the end actuator 8 can be pivotally coupled to the joint 10 at the distal end of the driveshaft assembly 6.

[045] O atuador de extremidade 8 pode ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. Conforme mostrado nas Figuras de 1 a 3, o atuador de extremidade 8, que inclui a primeira e a segunda garras 12a, 12b, pode ser disposto em uma extremidade distal do dispositivo cirúrgico 2. O atuador de extremidade 8, nesta modalidade ilustrada, inclui uma pinça de tecidos, tendo um par de garras opostas 12a, 12b, configurada para mover-se entre a posição aberta e fechada. O atuador de extremidade 8 pode ter outras configurações, por exemplo, tesouras, uma pinça babcock, um retrator, etc. Em uma modalidade exemplificadora, o atuador de extremidade 8 pode ser rígido. O atuador de extremidade 8 pode incluir a primeira garra de topo, ou superior, 12a e a segunda garra de base, ou inferior, 12b, conectadas de maneira pivotável entre si na junta pivô 10.[045] End actuator 8 can have a variety of sizes, shapes and configurations. As shown in Figures 1 to 3, the end actuator 8, which includes the first and second claws 12a, 12b, can be arranged at a distal end of the surgical device 2. The end actuator 8, in this illustrated embodiment, includes a tissue gripper, having a pair of opposing jaws 12a, 12b, configured to move between the open and closed position. End actuator 8 can have other configurations, for example scissors, a babcock forceps, a retractor, etc. In an exemplary embodiment, the end actuator 8 may be rigid. End actuator 8 may include top, or first, top jaw 12a and bottom, or second, bottom jaw, 12b, pivotally connected to each other at pivot joint 10.

[046] Uma ou ambas as garras 12a, 12b podem incluir eletrodos 24 em suas superfícies de engate de tecido. Os eletrodos 24 podem ser configurados para entrar em contato com o tecido posicionado entre as garras 12a e 12b e para aplicar energia às mesmas. Os eletrodos 24 desta modalidade ilustrada incluem um eletrodo em formato de U na garra inferior 12b e um eletrodo correspondente em formato de U (obscurecido nas Figuras) na garra superior 12a, mas os eletrodos 24 podem ser dispostos de várias maneiras na garra superior 12a e/ou na garra inferior 12b. Os eletrodos 24 do dispositivo 2 podem ser, em geral, configurados e usados de modo similar aos eletrodos descritos no pedido de patente US N° 14/658.944, intitulado "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", depositado em 16 de março de 2015, o qual está aqui incorporado a título de referência, em sua totalidade.[046] One or both of the claws 12a, 12b may include electrodes 24 on their tissue-engaging surfaces. Electrodes 24 can be configured to contact tissue positioned between jaws 12a and 12b and to apply energy thereto. The electrodes 24 of this illustrated embodiment include a U-shaped electrode on the lower jaw 12b and a corresponding U-shaped electrode (obscured in the Figures) on the upper jaw 12a, but the electrodes 24 can be arranged in a variety of ways on the upper jaw 12a and /or in the bottom jaw 12b. The electrodes 24 of the device 2 can be, in general, configured and used similarly to the electrodes described in the US patent application No. 14/658,944, entitled "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", filed on March 16, 2015 , which is incorporated herein by reference in its entirety.

[047] A porção de cabo 4 pode ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. A porção de cabo 4 pode incluir um compartimento principal 32, que pode alojar uma variedade de elementos nesta e pode ter alguns elementos acessíveis do lado externo da mesma, tais como um primeiro atuador 13, um segundo atuador 14, um terceiro atuador 16 e um quarto atuador 18.[047] The cable portion 4 can have a variety of sizes, shapes and configurations. The cable portion 4 can include a main compartment 32, which can house a variety of elements in it and can have some elements accessible from the outside thereof, such as a first actuator 13, a second actuator 14, a third actuator 16 and a fourth actuator 18.

[048] O primeiro atuador 13 pode ser configurado para atuar na abertura e fechamento das garras opostas 12a, 12b, isto é, no movimento das garras 12a, 12b em direção uma da outra e na direção contrária. As garras 12a e 12b nas Figuras de 1 a 3 são mostradas na posição aberta. Como nessa modalidade ilustrada, a garra superior 12a pode ser configurada para se mover em relação à garra inferior 12b, que pode permanecer estacionária em relação ao conjunto de eixo de acionamento 6, para atuar na abertura e fechamento do atuador de extremidade 8. Em outras modalidades, a fim de afetar a abertura e fechamento do atuador de extremidade, a garra inferior pode ser configurada para se mover em relação à garra superior, ou ambas as garras superior e inferior podem ser configuradas para se moverem em relação ao conjunto de eixo de acionamento.[048] The first actuator 13 can be configured to act on the opening and closing of the opposing claws 12a, 12b, that is, on the movement of the claws 12a, 12b towards each other and in the opposite direction. Jaws 12a and 12b in Figures 1 to 3 are shown in the open position. As in this illustrated embodiment, the upper jaw 12a can be configured to move in relation to the lower jaw 12b, which can remain stationary in relation to the drive shaft assembly 6, to act in the opening and closing of the end actuator 8. modalities, in order to affect the opening and closing of the end actuator, the lower jaw can be configured to move relative to the upper jaw, or both the upper and lower jaws can be configured to move relative to the drive shaft assembly. drive.

[049] O primeiro atuador 13 pode ser configurado para trasladar um elemento de corte (obscurecido nas Figuras) (por exemplo, uma faca, uma lâmina etc.) ao longo do atuador de extremidade 8. O elemento de corte pode ser configurado para cortar o tecido posicionado entre as garras 12a e 12b, conforme será entendido pelo versado na técnica. Conforme mostrado na Figura 3, as garras 12a, 12b podem incluir uma fenda alongada 28 nas superfícies de engate de tecido das mesmas (a fenda na garra superior 12a é obscurecida na Figura 3) através das quais o elemento de corte pode ser configurado para deslizar.[049] The first actuator 13 can be configured to move a cutting element (obscured in the Figures) (for example, a knife, a blade, etc.) along the end actuator 8. The cutting element can be configured to cut the tissue positioned between the grips 12a and 12b, as will be understood by one skilled in the art. As shown in Figure 3, the jaws 12a, 12b may include an elongated slit 28 in the tissue engaging surfaces thereof (the slit in the upper jaw 12a is obscured in Figure 3) through which the cutting element may be configured to slide .

[050] Em uma modalidade exemplificadora, o primeiro atuador 13 pode incluir um braço de pinça, também chamado na presente invenção de "gatilho de fechamento", e um "cabo móvel". O gatilho de fechamento 13 pode, em outras modalidades, ter diferentes tamanhos, formatos e configurações, por exemplo, sem descansos de polegar, múltiplos laços de dedo, formatos arqueados diferentes etc. Como nesta modalidade ilustrada, o gatilho de fechamento 13 pode ser fixado de modo pivotante ao compartimento principal 32. O gatilho de fechamento 13 pode ser configurado para se mover na direção e para longe do compartimento principal 32, causando assim a abertura e o fechamento do atuador de extremidade 8, conforme discutido mais abaixo.[050] In an exemplary embodiment, the first actuator 13 may include a clamp arm, also called in the present invention a "closing trigger", and a "mobile cable". The closing trigger 13 can, in other embodiments, have different sizes, shapes and configurations, for example, without thumb rests, multiple finger loops, different arched shapes, etc. As in this illustrated embodiment, the closing trigger 13 can be pivotally attached to the main compartment 32. The closing trigger 13 can be configured to move towards and away from the main compartment 32, thereby causing the opening and closing of the compartment. end actuator 8 as discussed further below.

[051] O segundo atuador 14 pode ser configurado para atuar na articulação do atuador de extremidade 8, por exemplo, no movimento de ambas as garras 12a, 12b na mesma direção em relação a um eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento 6. A articulação pode ser independente da abertura e fechamento das garras 12a e 12b. O atuador de extremidade 8 é mostrado nas Figuras de 1 a 3 em uma posição não articulada, por exemplo, a um ângulo substancialmente zero em relação ao eixo geométrico longitudinal A de modo a estar em uma orientação substancialmente linear ao longo do eixo geométrico longitudinal A. Um versado na técnica irá entender que o atuador de extremidade 8 pode não estar precisamente a um ângulo zero em relação ao eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento 6, mas mesmo assim será considerado como sendo substancialmente zero em relação ao eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento 6 devido a qualquer um ou mais fatores, como tolerância à fabricação e sensibilidade dos dispositivos de medição de ângulo. O segundo atuador 14 pode ser conectado de modo operacional a um mecanismo de acionamento, que pode estar disposto dentro do compartimento principal 32 e é discutido mais abaixo, de modo que a atuação do segundo atuador 14, isto é, o movimento manual do mesmo por um usuário, possa causar a articulação do atuador de extremidade 8. Em uma modalidade exemplificadora, o segundo atuador 14 pode ser configurado para ser atuado de modo a fazer com que as garras 12a e 12b se articulem em direções opostas D1 e D2 (mostrados na Figura 3) em relação ao eixo geométrico longitudinal A.[051] The second actuator 14 can be configured to act on the joint of the end actuator 8, for example, on the movement of both claws 12a, 12b in the same direction with respect to a longitudinal axis A of the drive shaft assembly 6 The articulation can be independent of the opening and closing of the claws 12a and 12b. The end actuator 8 is shown in Figures 1 to 3 in an unhinged position, for example at a substantially zero angle with respect to the longitudinal axis A so as to be in a substantially linear orientation along the longitudinal axis A One skilled in the art will understand that the end actuator 8 may not be at precisely zero angle with respect to the longitudinal axis A of the drive shaft assembly 6, but it will still be considered to be substantially zero with respect to the axis longitudinal A of the driveshaft assembly 6 due to any one or more factors such as manufacturing tolerance and sensitivity of the angle measuring devices. The second actuator 14 can be operatively connected to a drive mechanism, which can be disposed within the main compartment 32 and is discussed further below, so that the actuation of the second actuator 14, i.e. the manual movement thereof by a user, could cause the end actuator 8 to pivot. In an exemplary embodiment, the second actuator 14 can be configured to be actuated to cause the jaws 12a and 12b to pivot in opposite directions D1 and D2 (shown in Fig. Figure 3) in relation to the longitudinal geometric axis A.

[052] O segundo atuador 14 pode ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. Como nessa modalidade ilustrada, o segundo atuador 14 pode incluir um botão giratório. A rotação do segundo atuador 14 em uma direção (por exemplo, em sentido horário) pode ser configurada para causar a articulação do atuador de extremidade 8 na primeira direção D1 (por exemplo, direita) e a rotação do segundo atuador 14 na direção oposta (por exemplo, em sentido anti-horário) pode ser configurada para causar a articulação do atuador de extremidade 8 na segunda direção, durante a segunda direção D2 (por exemplo, esquerda). O botão 14 pode ser rígido, isto é, pode ser formado a partir de um material rígido. O botão 14 pode incluir um anel móvel, conforme mostrado na Figura 5. O botão 14 pode incluir uma ou mais depressões para os dedos sobre a superfície externa do mesmo, como nesta modalidade ilustrada. As depressões para os dedos podem facilitar o movimento manual do botão 14 usando um ou mais dedos situados nas depressões para dedos. Como nessa modalidade ilustrada, as depressões para os dedos podem se estender ao redor de toda a circunferência da superfície externa do botão.[052] The second actuator 14 can have a variety of sizes, shapes and configurations. As in this illustrated embodiment, the second actuator 14 can include a rotary knob. Rotation of the second actuator 14 in one direction (e.g. clockwise) can be configured to cause end actuator 8 to pivot in the first D1 direction (e.g. right) and rotation of the second actuator 14 in the opposite direction ( counterclockwise, for example) can be configured to cause end actuator 8 to pivot in the second direction, during the second D2 direction (for example, left). The button 14 can be rigid, i.e. it can be formed from a rigid material. Button 14 may include a movable ring, as shown in Figure 5. Button 14 may include one or more finger depressions on the outer surface thereof, as illustrated in this embodiment. The finger depressions can facilitate manual movement of the knob 14 using one or more fingers located in the finger depressions. As in this illustrated embodiment, the finger depressions may extend around the entire circumference of the outer surface of the button.

[053] O terceiro atuador 16 pode ser configurado para girar o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 em torno do eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento 6. Na modalidade ilustrada, o terceiro atuador 16 inclui um botão giratório que pode ser girado ao redor do eixo geométrico longitudinal A, mas o terceiro atuador 16 pode ter uma variedade de outras configurações, por exemplo, uma alavanca, um botão, um cabo móvel, etc. Como na modalidade ilustrada, o terceiro atuador 16 pode ser configurado para girar continuamente e repetidamente o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 em 360°, tanto no sentido horário como no sentido anti-horário. Em outras palavras, o conjunto de eixo de acionamento 6 pode ser configurado para rotação bidirecional ilimitada. Conforme será entendido por um versado na técnica, o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 podem ser girados menos de 360° conforme desejado durante a realização de um procedimento cirúrgico (por exemplo, girado a 20°, girado 90°, girado 150°, etc.) e podem ser girados mais de 360° conforme desejado durante a realização de um procedimento cirúrgico (por exemplo, girado 450°, girado 480°, girado 720°, etc.).[053] The third actuator 16 can be configured to rotate the drive shaft assembly 6 and the end actuator 8 around the longitudinal axis A of the drive shaft assembly 6. In the illustrated embodiment, the third actuator 16 includes a rotary knob that can be rotated about the longitudinal axis A, but the third actuator 16 can have a variety of other configurations, for example a lever, a button, a movable handle, etc. As in the illustrated embodiment, the third actuator 16 can be configured to continuously and repeatedly rotate the drive shaft assembly 6 and end actuator 8 through 360°, either clockwise or counterclockwise. In other words, driveshaft assembly 6 can be configured for unlimited bi-directional rotation. As will be appreciated by one skilled in the art, the drive shaft assembly 6 and end actuator 8 can be rotated less than 360° as desired during the performance of a surgical procedure (e.g., rotated 20°, rotated 90° , rotated 150°, etc.) and can be rotated more than 360° as desired while performing a surgical procedure (eg, rotated 450°, rotated 480°, rotated 720°, etc.).

[054] Como na modalidade ilustrada, o dispositivo cirúrgico 2 pode ser energizado e configurado como uma ferramenta eletrocirúrgica configurada para aplicar energia ao tecido, como energia de radiofrequência (RF). A porção de cabo 4 pode ter um cabo de alimentação (não mostrado) que se estende proximalmente a partir do mesmo que pode ser configurado para fornecer energia elétrica ao dispositivo 2, como pela conexão a um gerador, plugando-se a uma tomada elétrica, etc. Em outras modalidades, o dispositivo cirúrgico pode estar desenergizado, isto é, não configurado para aplicar energia ao tecido.[054] As in the illustrated embodiment, the surgical device 2 can be powered and configured as an electrosurgical tool configured to apply energy to tissue, such as radiofrequency (RF) energy. The cord portion 4 may have a power cord (not shown) extending proximally therefrom which may be configured to supply electrical power to the device 2, such as by connecting to a generator, plugging into an electrical outlet, etc. In other embodiments, the surgical device may be de-energized, i.e., not configured to deliver energy to tissue.

[055] O quarto atuador 18 pode ser configurado para ligar e desligar a aplicação da energia que pode ser aplicada ao tecido através dos eletrodos 24. Na modalidade ilustrada, o quarto atuador 18 inclui um botão, mas o quarto atuador 18 pode ter outras configurações, por exemplo, um botão, uma alavanca, um cabo móvel, uma chave, etc. Em outras modalidades, o quarto atuador 18, em vez do primeiro atuador 13, pode ser configurado para trasladar o elemento de corte.[055] The fourth actuator 18 can be configured to turn on and off the application of energy that can be applied to the tissue through the electrodes 24. In the illustrated embodiment, the fourth actuator 18 includes a button, but the fourth actuator 18 can have other configurations , for example, a button, a lever, a movable cable, a switch, etc. In other embodiments, the fourth actuator 18, instead of the first actuator 13, can be configured to translate the cutting element.

[056] O conjunto de eixo de acionamento 6 pode ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. O conjunto de eixo de acionamento 6 pode ter qualquer comprimento longitudinal, embora em uma modalidade exemplificadora possa ser longo o suficiente para permitir que a porção de cabo 4 seja manipulada fora do corpo do paciente enquanto o conjunto de eixo de acionamento 6 se estende através de uma abertura no corpo com o atuador de extremidade 8 disposto dentro da cavidade do corpo, isto é, tendo um comprimento longitudinal na faixa de cerca de 25 a 50 cm, como um comprimento longitudinal de cerca de 33 cm. Dessa forma, o atuador de extremidade 8 pode ser facilmente manipulado quando o dispositivo 2 está em uso durante um procedimento cirúrgico. O conjunto de eixo de acionamento 6 pode ter qualquer diâmetro. Por exemplo, o diâmetro do conjunto de eixo de acionamento pode ser menor ou igual a cerca de 15 mm, por exemplo, menor ou igual a cerca de 10 mm, menor ou igual a cerca de 7 mm, menor ou igual a cerca de 5 mm, etc., que pode permitir a inserção do conjunto de eixo de acionamento 6 através de um dispositivo de acesso minimamente invasivo, como durante um procedimento cirúrgico laparoscópico. O atuador de extremidade 8 acoplado à extremidade distal do conjunto de eixo de acionamento pode ter um diâmetro igual ou menor que o diâmetro do conjunto de eixo de acionamento, ao menos quando as garras 12a, 12b estão na posição fechada, o que pode facilitar a inserção da porção distal do dispositivo no corpo de um paciente.[056] The drive shaft assembly 6 can have a variety of sizes, shapes and configurations. The drive shaft assembly 6 can be of any longitudinal length, although in an exemplary embodiment it can be long enough to allow the cable portion 4 to be manipulated outside the patient's body while the drive shaft assembly 6 extends through an opening in the body with the end actuator 8 disposed within the body cavity, i.e. having a longitudinal length in the range of about 25 to 50 cm, with a longitudinal length of about 33 cm. In this way, the end actuator 8 can be easily manipulated when the device 2 is in use during a surgical procedure. The driveshaft assembly 6 can be of any diameter. For example, the diameter of the drive shaft assembly can be less than or equal to about 15 mm, for example less than or equal to about 10 mm, less than or equal to about 7 mm, less than or equal to about 5 mm, etc., which may allow insertion of the driveshaft assembly 6 through a minimally invasive access device, such as during a laparoscopic surgical procedure. The end actuator 8 coupled to the distal end of the drive shaft assembly can have a diameter equal to or less than the diameter of the drive shaft assembly, at least when the jaws 12a, 12b are in the closed position, which can facilitate insertion of the distal portion of the device into a patient's body.

[057] Como na modalidade ilustrada, o conjunto de eixo de acionamento 6 pode incluir um eixo de acionamento alongado externo 34 (também chamado aqui de "carcaça externa") e pelo menos um eixo de atuação estendendo-se entre a porção de cabo 4 e o atuador de extremidade 8. O um ou mais eixos de atuação podem ser configurados para facilitar a articulação do atuador de extremidade 8, de modo a facilitar a abertura/fechamento do atuador de extremidade 8 e/ou para facilitar o movimento do elemento de corte ao longo do atuador de extremidade 8. Como nesta modalidade ilustrada, mostrada na Figura 3, o dispositivo 2 pode incluir um primeiro e segundo eixos de atuação 26a, 26b configurados para facilitar a articulação do atuador de extremidade 8, e um terceiro eixo de acionamento 26c configurado para facilitar o movimento do elemento de corte 26 ao longo do atuador de extremidade 8. Em outras modalidades, um dispositivo cirúrgico pode incluir qualquer combinação dos eixos de atuação configurados para facilitar a articulação do atuador de extremidade e o movimento do elemento de corte ao longo do atuador de extremidade, isto é, somente incluir o primeiro e segundo eixos de atuação; incluir apenas o terceiro eixo de atuação; incluir o primeiro, o segundo e o terceiro eixos de atuação; etc. Os eixos de atuação podem ter, cada um, diâmetros relativamente pequenos, o que pode facilitar sua inclusão em um dispositivo configurado para uso em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo.[057] As in the illustrated embodiment, the drive shaft assembly 6 may include an elongated outer drive shaft 34 (also called "outer housing" herein) and at least one actuation shaft extending between the cable portion 4 and the end actuator 8. The one or more actuation shafts can be configured to facilitate the articulation of the end actuator 8, in order to facilitate the opening/closing of the end actuator 8 and/or to facilitate the movement of the control element. cut along the end actuator 8. As in this illustrated embodiment, shown in Figure 3, the device 2 can include a first and second actuation axis 26a, 26b configured to facilitate the articulation of the end actuator 8, and a third axis of drive 26c configured to facilitate movement of the cutting element 26 along the end actuator 8. In other embodiments, a surgical device may include any combination of actuation axes configured to facilitate articulation of the end actuator and movement of the end actuator. cut along the end actuator, i.e. only include the first and second actuation axes; include only the third axis of action; include the first, second and third lines of action; etc. The actuation shafts can each have relatively small diameters, which can facilitate their inclusion in a device configured for use in a minimally invasive surgical procedure.

[058] O primeiro, o segundo e o terceiro eixos de atuação 26a, 26b e 26c podem ter, cada um, uma variedade de configurações. Como ilustrado nesta modalidade, cada um dos eixos de atuação 26a, 26b e 26c pode incluir um elemento plano alongado. Exemplos de eixos de atuação são adicionalmente descritos no pedido de patente US n° 14/658.944 intitulado "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", depositado em 16 de março de 2015.[058] The first, second and third actuation axes 26a, 26b and 26c can each have a variety of configurations. As illustrated in this embodiment, each of the actuation shafts 26a, 26b and 26c may include an elongated flat element. Examples of actuation axes are further described in US patent application No. 14/658,944 entitled "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", filed on March 16, 2015.

[059] O primeiro e segundo eixos de atuação 26a, 26b podem ser conectados de modo operacional ao segundo atuador 14 do dispositivo para facilitar a articulação do atuador de extremidade 8. O primeiro e segundo eixos de atuação 26a, 26b podem ser conectados de modo operacional ao segundo atuador 14 do dispositivo de várias formas. Como mostrado nesta modalidade ilustrada pelas Figuras de 4 a 7, e conforme discutido mais abaixo, o dispositivo 2 pode incluir uma primeira e segunda porcas 44a, 44b e uma primeira e segunda hastes de conexão 22a e 22b. O segundo eixo de atuação 22b também é mostrado como um elemento autônomo na Figura 8. A primeira porca 44a e a primeira haste de conexão 22a podem ser configuradas para acoplar de modo operacional o primeiro eixo de atuação 26a ao segundo atuador 14, e a segunda porca 44b e a segunda haste de conexão 22b podem ser configuradas para acoplar de modo operacional o segundo eixo de atuação 22b ao segundo atuador 14.[059] The first and second actuation axes 26a, 26b can be operatively connected to the second actuator 14 of the device to facilitate articulation of the end actuator 8. The first and second actuation axes 26a, 26b can be operatively connected operational to the second actuator 14 of the device in several ways. As shown in this embodiment illustrated by Figures 4 to 7, and as discussed further below, device 2 may include first and second nuts 44a, 44b and first and second connecting rods 22a and 22b. The second actuation shaft 22b is also shown as a stand-alone element in Figure 8. The first nut 44a and the first connecting rod 22a can be configured to operatively couple the first actuation shaft 26a to the second actuator 14, and the second nut 44b and second connecting rod 22b may be configured to operatively couple second actuation shaft 22b to second actuator 14.

[060] O terceiro eixo de atuação 26c pode ser conectado de modo operacional ao quarto atuador 18 do dispositivo para facilitar o movimento do elemento de corte através do atuador de extremidade 8. O terceiro eixo de atuação 26c pode ser conectado de modo operacional ao primeiro atuador 13 de modo que a atuação do primeiro atuador 13 pode ser configurada para causar o movimento do terceiro eixo de atuação 26c e, assim, mover o elemento de corte ao longo do atuador de extremidade 8 e fazer com que as garras 12a, 12b se fechem (isto é, o atuador de extremidade 8 move-se para uma posição fechada). O terceiro eixo de atuação 26c pode ter um elemento de compressão 30 (vide Figura 3) acoplado a uma extremidade distal do mesmo. O elemento de compressão 30 pode ter o elemento de corte em uma extremidade distal do mesmo, como nesta modalidade ilustrada. O elemento de compressão 30 pode ser configurado para trasladar ao longo do atuador de extremidade 8 em canais opostos (ocultados nas Figuras) formados na primeira e na segunda garras 12a, 12b para fazer com que as garras 12a, 12b se fechem, conforme o elemento de corte no elemento de compressão 30 translada ao longo do atuador de extremidade 8. Exemplos de elementos de compressão são descritos com mais detalhes na publicação de patente US n° 2015/0209059 intitulada "Methods And Devices For Controlling Motorized Surgical Devices", depositada em 28 de janeiro de 2014, que está aqui incorporada a título de referência em sua totalidade, e na publicação de patente US n° 2012/0078247, intitulada "Articulation Joint Features For Articulating Surgical Device", depositada em 19 de setembro, 2011.[060] The third actuation axis 26c can be operatively connected to the fourth actuator 18 of the device to facilitate the movement of the cutting element through the end actuator 8. The third actuation axis 26c can be operatively connected to the first actuator 13 so that actuation of the first actuator 13 can be configured to cause movement of the third actuation axis 26c and thus move the cutting member along the end actuator 8 and cause the jaws 12a, 12b to close (i.e. end actuator 8 moves to a closed position). The third actuation shaft 26c may have a compression element 30 (see Figure 3) coupled to a distal end thereof. The compression element 30 may have the cutting element at a distal end thereof, as in this illustrated embodiment. The compression element 30 can be configured to translate along the end actuator 8 in opposing channels (concealed in the Figures) formed in the first and second jaws 12a, 12b to cause the jaws 12a, 12b to close as the element cutting edge on the compression element 30 translated along the end actuator 8. Examples of compression elements are described in more detail in US Patent Publication No. 2015/0209059 entitled "Methods And Devices For Controlling Motorized Surgical Devices", filed in January 28, 2014, which is incorporated herein by reference in its entirety, and in U.S. Patent Publication No. 2012/0078247, entitled "Articulation Joint Features For Articulating Surgical Device", filed on September 19, 2011.

[061] O terceiro eixo de atuação 26c pode ser conectado de modo operacional ao primeiro atuador 13 de várias maneiras. Como na modalidade ilustrada, conforme mostrado nas Figuras de 4 a 6, o primeiro atuador 13 pode ser acoplado de modo operacional a um mecanismo de fechamento 36 através de uma alavanca 38. O movimento do primeiro atuador 13 em direção ao compartimento 32, por exemplo, em direção a um cabo estacionário 15 (vide Figuras 1 e 2) do mesmo, pode ser configurado para causar o movimento pivotante da alavanca 38, que pode ser configurada para fazer com que o mecanismo de fechamento 36 se mova em uma direção distal. O terceiro eixo de atuação 26c pode ser acoplado de modo fixo ao mecanismo de fechamento 36, conforme mostrado nas Figuras 4 e 5, de modo que o movimento distal do mecanismo de fechamento 36 causa o movimento distal do terceiro eixo de atuação 26c e do elemento de compressão 30 acoplado ao mesmo, causando assim o fechamento do atuador de extremidade 8 e o movimento distal do elemento de corte ao longo do atuador de extremidade 8. Da mesma forma, o movimento do gatilho de fechamento 13 para longe do compartimento 32, por exemplo, na direção contrária ao cabo estacionário 15, pode causar o movimento proximal do mecanismo de fechamento 36 e, assim, fazer com que o atuador de extremidade 8 se abra e o elemento de corte se mova proximalmente ao longo do atuador de extremidade 8.[061] The third actuation shaft 26c can be operatively connected to the first actuator 13 in several ways. As in the illustrated embodiment, as shown in Figures 4 to 6, the first actuator 13 can be operatively coupled to a closing mechanism 36 through a lever 38. The movement of the first actuator 13 towards the compartment 32, for example , toward a stationary handle 15 (see Figures 1 and 2) thereof, can be configured to cause pivotal movement of lever 38, which can be configured to cause closing mechanism 36 to move in a distal direction. Third actuation axis 26c can be fixedly coupled to closure mechanism 36, as shown in Figures 4 and 5, such that distal movement of closure mechanism 36 causes distal movement of third actuation axis 26c and element of compression 30 coupled thereto, thus causing the closing of the end actuator 8 and the distal movement of the cutting element along the end actuator 8. Likewise, the movement of the closing trigger 13 away from the compartment 32, by For example, in the opposite direction to the stationary cable 15, could cause proximal movement of the closing mechanism 36 and thus cause the end actuator 8 to open and the cutting element to move proximally along the end actuator 8.

[062] Em outras modalidades, em vez do primeiro atuador 13 ser configurado para causar a translação do elemento de corte e o fechamento do atuador de extremidade 8, o dispositivo 2 pode incluir um atuador (por exemplo, o primeiro atuador 13) configurado para acionar o fechamento do atuador de extremidade 8 e outro atuador (por exemplo, um quinto atuador, não mostrado) configurado para causar o movimento do elemento de corte.[062] In other embodiments, instead of the first actuator 13 being configured to cause the translation of the cutting element and the closing of the end actuator 8, the device 2 may include an actuator (for example, the first actuator 13) configured to actuating end actuator 8 and another actuator (for example, a fifth actuator, not shown) configured to cause movement of the cutting element to close.

[063] O quarto atuador 18 pode ser conectado de modo operacional a um condutor condutivo 20 (mostrado nas Figuras 4 e 5), que nesta modalidade ilustrada inclui um cabo de RF configurado para estar em comunicação elétrica com o cabo de alimentação e com os eletrodos 24. A atuação do quarto atuador 18, por exemplo, empurrando o botão, pode ser configurada para fechar um circuito e, assim, permitir que a energia seja fornecida ao cabo de RF 20, o que pode, consequentemente, permitir que a energia seja fornecida aos eletrodos 24.[063] The fourth actuator 18 can be operatively connected to a conductive conductor 20 (shown in Figures 4 and 5), which in this illustrated embodiment includes an RF cable configured to be in electrical communication with the power cable and with the electrodes 24. The actuation of the fourth actuator 18, for example pushing the button, can be configured to close a circuit and thus allow energy to be supplied to the RF cable 20, which may consequently allow energy to is supplied to electrodes 24.

[064] O dispositivo 2 pode incluir uma região de flexão 41 configurada para facilitar a articulação do atuador de extremidade 8. A região de flexão pode incluir uma carcaça externa flexível 43, mostrada na Figura 2. A carcaça externa flexível 43 pode, como um elemento flexível, ser configurada para se flexionar ou dobrar sem craqueamento, ruptura ou, de outro modo, ser danificada, o que pode facilitar a articulação do atuador de extremidade 8. A carcaça externa flexível 43 pode ter um lúmen interno estendendo-se através da mesma, uma coluna superior estendendo-se longitudinalmente ao longo dela, uma coluna inferior estendendo-se longitudinalmente ao longo da mesma, e uma pluralidade de nervuras espaçadas estendendo-se entre as colunas superior e inferior em ambos os lados (por exemplo, os lados esquerdo e direito) da carcaça externa flexível 43. O primeiro, o segundo e o terceiro eixos de atuação 26a, 26b e 26c e o cabo de RF 20 podem, cada um, se estender através do lúmen interno da carcaça externa flexível 43. Modalidades exemplificadoras de carcaças externas flexíveis são adicionalmente descritas na publicação de patente US n° 2012/0078247, intitulada "Articulation Joint Features For Articulating Surgical Device", depositada em 19 de setembro de 2011, e no pedido de patente US n° 14/659.037 intitulado "Flexible Neck For Surgical Instruments", depositado em 16 de março de 2015, que estão aqui incorporados, por referência, em sua totalidade.[064] The device 2 can include a flexion region 41 configured to facilitate the articulation of the end actuator 8. The flexion region can include a flexible outer casing 43, shown in Figure 2. The flexible outer casing 43 can, as a flexible element, be configured to flex or bend without cracking, tearing, or otherwise being damaged, which can facilitate articulation of the end actuator 8. The flexible outer housing 43 may have an inner lumen extending through the itself, an upper column extending longitudinally therealong, a lower column extending longitudinally therealong, and a plurality of spaced ribs extending between the upper and lower columns on either side (e.g., the sides left and right) of the flexible outer housing 43. The first, second and third actuation shafts 26a, 26b and 26c and the RF cable 20 can each extend through the inner lumen of the flexible outer housing 43. Embodiments Examples of flexible outer housings are further described in US Patent Publication No. 2012/0078247, entitled "Articulation Joint Features For Articulating Surgical Device", filed on September 19, 2011, and US Patent Application No. 14/659,037 entitled "Flexible Neck For Surgical Instruments", filed March 16, 2015, which are incorporated herein, by reference, in their entirety.

[065] Conforme mencionado acima, o segundo atuador 14 pode ser configurado para facilitar a articulação do atuador de extremidade 8, que também como mencionado acima, pode incluir a inclinação ou a flexão da carcaça externa flexível 43. O mecanismo de atuação conectado de modo operacional ao segundo atuador 14 pode ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. Como nessa modalidade ilustrada, o mecanismo de atuação pode ser acoplado à porção proximal do cabo 4 do dispositivo 2 e pode incluir o segundo atuador 14, que, conforme descrito na presente invenção, pode ser configurado para ser acionado manualmente por um usuário para atuar na articulação do atuador de extremidade 8. A Figura 9 ilustra o segundo atuador 14 como um elemento autônomo em seção transversal. Como nessa modalidade ilustrada, o segundo atuador 14 pode incluir uma porção em formato de anel configurada para ser acessível a um usuário fora do compartimento principal 32 e pode incluir uma porção tubular alongada estendendo-se proximalmente a partir da porção em formato de anel e sendo configurada para estar contida no interior do compartimento principal 32. O segundo atuador 14 pode, dessa forma, ser canulado.[065] As mentioned above, the second actuator 14 can be configured to facilitate the articulation of the end actuator 8, which also as mentioned above, can include the inclination or flexion of the flexible outer housing 43. The actuation mechanism connected in such a way operational to the second actuator 14 can have a variety of sizes, shapes and configurations. As in this illustrated embodiment, the actuation mechanism can be coupled to the proximal portion of the cable 4 of the device 2 and can include the second actuator 14, which, as described in the present invention, can be configured to be activated manually by a user to act on the end actuator pivot 8. Figure 9 illustrates the second actuator 14 as a self contained element in cross section. As in this illustrated embodiment, the second actuator 14 may include a ring-shaped portion configured to be accessible to a user outside the main compartment 32 and may include an elongated tubular portion extending proximally from the ring-shaped portion and being configured to be contained within the main compartment 32. The second actuator 14 can thus be cannulated.

[066] O segundo atuador 14 pode incluir uma primeira e segunda roscas 42a, 42b formadas em uma superfície interna 14i da mesma. A primeira rosca 42a pode ser associada ao primeiro eixo de atuação 26a e a segunda rosca 42b pode ser associada ao segundo eixo de atuação 26b, conforme discutido mais abaixo. A primeira e segunda roscas 42a e 42b podem ser independentes uma da outra, como nesta modalidade ilustrada, com cada uma dentre a primeira e a segunda roscas 42a e 42b definindo caminhos separados. A primeira e segunda roscas 42a e 42b podem enrolar-se em direções opostas em torno do segundo atuador 14, isto é, uma no sentido esquerdo e uma no sentido direito. A primeira e segunda roscas 42a e 42b podem ter qualquer comprimento em torno da superfície interna 14i do segundo atuador. Em uma modalidade exemplificadora, a primeira e segunda roscas 42a e 42b podem ter o mesmo comprimento em torno da superfície interna do segundo atuador 14i, que pode facilitar a articulação simétrica do atuador de extremidade 8. A primeira e segunda roscas 42a e 42b nessa modalidade ilustrada incluem ranhuras configuradas para se encaixar com as protuberâncias correspondentes configuradas para deslizar dentro das ranhuras. Em outras modalidades, a primeira e segunda roscas 42a e 42b do segundo atuador 14 podem incluir protuberâncias configuradas para se encaixar de maneira deslizante com as ranhuras correspondentes.[066] The second actuator 14 may include first and second threads 42a, 42b formed on an inner surface 14i thereof. The first thread 42a can be associated with the first actuation axis 26a and the second thread 42b can be associated with the second actuation axis 26b, as discussed further below. The first and second threads 42a and 42b may be independent of each other, as in this illustrated embodiment, with each of the first and second threads 42a and 42b defining separate paths. The first and second threads 42a and 42b can wrap in opposite directions around the second actuator 14, i.e., one in the left direction and one in the right direction. The first and second threads 42a and 42b can be of any length around the inner surface 14i of the second actuator. In an exemplary embodiment, the first and second threads 42a and 42b can be the same length around the inner surface of the second actuator 14i, which can facilitate symmetrical articulation of the end actuator 8. The first and second threads 42a and 42b in this embodiment illustrated include slots configured to mate with corresponding protrusions configured to slide within the slots. In other embodiments, the first and second threads 42a and 42b of the second actuator 14 may include protrusions configured to slidably engage with corresponding grooves.

[067] O mecanismo de acionamento pode incluir a primeira e segunda porcas 44a, 44b, também chamadas na presente invenção de "tambores", configuradas para se encaixar de maneira móvel ao segundo atuador 14. O primeiro e segundo tambores 44a, 44b podem ter uma variedade de tamanhos, formatos e configurações. A primeira porca 44a pode ser associada ao primeiro eixo de atuação 26a e a segunda porca 44b pode ser associada ao segundo eixo de atuação 26b, conforme discutido mais abaixo. Como nesta modalidade ilustrada, cada um dentre o primeiro e segundo tambores 44a e 44b pode ter um formato genericamente cilíndrico e pode ser canulado. O primeiro e segundo tambores 44a e 44b podem ser configurados para serem dispostos dentro do interior canulado do segundo atuador 14, conforme ilustrado nas Figuras de 4 a 7 (o primeiro tambor 44a é omitido da Figura 7 para clareza de ilustração). As Figuras de 10 a 12 ilustram o primeiro tambor 44a como um elemento autônomo.[067] The drive mechanism may include the first and second nuts 44a, 44b, also called "drums" in the present invention, configured to moveably fit the second actuator 14. The first and second drums 44a, 44b may have a variety of sizes, shapes and configurations. The first nut 44a can be associated with the first actuation shaft 26a and the second nut 44b can be associated with the second actuation shaft 26b, as discussed further below. As in this illustrated embodiment, each of the first and second drums 44a and 44b can be generally cylindrical in shape and can be cannulated. The first and second barrels 44a and 44b can be configured to be disposed within the cannulated interior of the second actuator 14, as illustrated in Figures 4 through 7 (the first barrel 44a is omitted from Figure 7 for clarity of illustration). Figures 10 to 12 illustrate the first drum 44a as an autonomous element.

[068] O primeiro tambor 44a pode incluir uma terceira rosca 46a em uma superfície externa do mesmo que pode ser configurada para se encaixar de modo rosqueado com a primeira rosca 42a do segundo atuador 14, e o segundo tambor 44b pode incluir uma quarta rosca 46b em uma superfície externa do mesmo que pode ser configurada para encaixar de forma rosqueada com a segunda rosca 42b do segundo atuador 14. A terceira e quarta roscas 46a e 46b podem ser independentes uma da outra, como nesta modalidade ilustrada, com cada uma dentre a terceira e quarta roscas 46a e 46b definindo caminhos separados. A terceira e quarta roscas 46a e 46b podem enrolar-se em direções opostas em torno de seus respectivos tambores 44a e 44b, por exemplo, uma no sentido esquerdo e uma no sentido direito, facilitando assim seu encaixe com a primeira e segunda roscas opostas no sentido esquerdo e no sentido direito 42a e 42b. A terceira e quarta roscas 46a e 46b podem ter qualquer comprimento em torno de suas respectivas superfícies externas de tambores 44c, 44d. Em uma modalidade exemplificadora, a terceira e quarta roscas 46a e 46b podem ter o mesmo comprimento em torno de suas respectivas superfícies externas de tambores, o que pode facilitar a articulação simétrica do atuador de extremidade 8. A terceira e quarta roscas 46a e 46b nessa modalidade ilustrada incluem protuberâncias configuradas para se encaixar de maneira deslizante com ranhuras correspondentes (por exemplo, as ranhuras 42a e 42b), mas em outras modalidades, a terceira e quarta roscas 46a e 46b podem incluir ranhuras configuradas para se encaixar de maneira deslizante com protuberâncias correspondentes.[068] The first barrel 44a may include a third thread 46a on an outer surface thereof that may be configured to threadably engage with the first thread 42a of the second actuator 14, and the second barrel 44b may include a fourth thread 46b on an outer surface thereof which may be configured to threadably engage with the second thread 42b of the second actuator 14. The third and fourth threads 46a and 46b may be independent of one another, as in this illustrated embodiment, with each of the third and fourth threads 46a and 46b defining separate paths. The third and fourth threads 46a and 46b can wrap in opposite directions around their respective barrels 44a and 44b, for example, one in the left direction and one in the right direction, thus facilitating their engagement with the first and second opposite threads in the left and right 42a and 42b. The third and fourth threads 46a and 46b can be any length around their respective outer surfaces of barrels 44c, 44d. In an exemplary embodiment, the third and fourth threads 46a and 46b can be the same length around their respective outer surfaces of barrels, which can facilitate symmetrical articulation of the end actuator 8. The third and fourth threads 46a and 46b in this illustrated embodiment include protrusions configured to slideably engage with corresponding grooves (e.g., the grooves 42a and 42b), but in other embodiments, the third and fourth threads 46a and 46b may include grooves configured to slidably engage with protrusions correspondents.

[069] Em resposta à atuação do segundo atuador 14, por exemplo, em resposta à rotação pelo usuário do segundo atuador 12, o segundo atuador 14 pode ser configurado para girar ao redor de um eixo geométrico longitudinal A2 (mostrado na Figura 9) no mesmo. Como nessa modalidade ilustrada, o segundo eixo geométrico longitudinal do atuador A2 pode ser coaxial ao eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento A. O segundo atuador 14 pode ser configurado para permanecer estacionário ao longo de seu eixo geométrico longitudinal A2 durante a rotação. Em outras palavras, o segundo atuador 14 pode ser configurado para não se mover distalmente ou proximalmente durante sua rotação. A rotação do segundo atuador 14 pode fazer com que o primeiro e segundo tambores 44a e 44b dispostos dentro do segundo atuador 14 e engatados de maneira rosqueável ao mesmo (por exemplo, a primeira rosca 42a engatada de maneira rosqueável com a terceira rosca 46a e a segunda rosca 42b engatada de maneira rosqueável com a quarta rosca 46b) se movam simultaneamente. O rosqueamento oposto da primeira e da segunda roscas 42a e 42b, e de suas terceira e quarta roscas correspondentes 46a, 46b do primeiro e segundo tambores 44a e 44b, pode fazer com que o primeiro e segundo tambores 44a e 44b se movam em direções opostas. Um dentre o primeiro e o segundo tambores 44a e 44b pode se mover proximalmente, e o outro dentre o primeiro e o segundo tambores 44a e 44b pode se mover distalmente. O movimento do primeiro e do segundo tambores 44a e 44b pode incluir translação longitudinal ao longo do eixo geométrico longitudinal A2 do segundo atuador, que, como nesta modalidade ilustrada, também pode estar ao longo do eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento. O primeiro e segundo tambores 44a e 44b podem ser configurados para se mover alternadamente distalmente e proximalmente durante a atuação do segundo atuador 14. Em outras palavras, a rotação do segundo atuador 14 em uma mesma direção, seja no sentido horário ou no sentido anti-horário, pode fazer com que o primeiro tambor 44a se mova primeiramente de modo distal e o segundo tambor 44b se mova de modo proximal e, então, faça com que o primeiro e segundo tambores 44a e 44b alternem as direções de modo que o primeiro tambor 44a se mova proximalmente e o segundo tambor 44b se mova distalmente. O primeiro eixo atuador 26a pode ser conectado de modo operacional ao primeiro tambor 44a, conforme discutido neste documento, de modo que o movimento do primeiro tambor 44a pode fazer com que uma força seja aplicada ao primeiro eixo atuador 26a e então cause movimento correspondente do primeiro eixo atuador 26a, por exemplo, a translação longitudinal do primeiro tambor 44a em uma direção proximal pode causar a translação longitudinal do primeiro eixo atuador 26a na direção proximal. O segundo eixo atuador 26b pode ser conectado de modo operacional ao segundo tambor 44b, conforme discutido neste documento, de modo que o movimento do segundo tambor 44b pode fazer com que uma força seja aplicada ao segundo eixo atuador 26b e então cause o movimento correspondente do segundo eixo atuador 26b, por exemplo, a translação longitudinal do segundo tambor 44b em uma direção distal pode causar a translação longitudinal do segundo eixo atuador 26b na direção distal. O movimento do primeiro e do segundo eixos de acionamento 26a, 26b pode ser configurado para fazer com que o atuador de extremidade 8 seja articulado. Exemplos de articulação do atuador de extremidade que utilizam os tambores móveis são adicionalmente descritos no pedido de patente US n° 14/658.944 intitulado "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", depositado em 16 de março de 2015.[069] In response to actuation of the second actuator 14, for example, in response to rotation by the user of the second actuator 12, the second actuator 14 can be configured to rotate around a longitudinal axis A2 (shown in Figure 9) in the same. As in this illustrated embodiment, the second longitudinal axis of the actuator A2 may be coaxial with the longitudinal axis of the drive shaft assembly A. The second actuator 14 may be configured to remain stationary along its longitudinal axis A2 during rotation. In other words, the second actuator 14 can be configured not to move distally or proximally during its rotation. Rotation of the second actuator 14 can cause the first and second barrels 44a and 44b to be disposed within the second actuator 14 and threadably engaged therewith (for example, the first thread 42a threadably engaged with the third thread 46a and the second thread 42b threadably engaged with the fourth thread 46b) move simultaneously. Opposite threading of the first and second threads 42a and 42b, and their corresponding third and fourth threads 46a, 46b of the first and second barrels 44a and 44b, can cause the first and second barrels 44a and 44b to move in opposite directions . One of the first and second drums 44a and 44b can move proximally, and the other of the first and second drums 44a and 44b can move distally. Movement of the first and second drums 44a and 44b may include longitudinal translation along the longitudinal axis A2 of the second actuator, which, as in this illustrated embodiment, may also be along the longitudinal axis A of the drive shaft assembly. The first and second drums 44a and 44b can be configured to alternately move distally and proximally during actuation of the second actuator 14. In other words, rotation of the second actuator 14 in the same direction, either clockwise or counterclockwise clockwise, you can first move the first drum 44a distally and the second drum 44b move proximally, and then cause the first and second drums 44a and 44b to alternate directions so that the first drum 44a moves proximally and the second drum 44b moves distally. The first actuator shaft 26a may be operably connected to the first drum 44a, as discussed herein, such that movement of the first drum 44a may cause a force to be applied to the first actuator shaft 26a and then cause corresponding movement of the first actuator shaft 26a. Actuator shaft 26a, for example, longitudinal translation of the first drum 44a in a proximal direction can cause longitudinal translation of the first actuator shaft 26a in the proximal direction. The second actuator shaft 26b can be operatively connected to the second drum 44b, as discussed herein, such that movement of the second drum 44b can cause a force to be applied to the second actuator shaft 26b and then cause corresponding movement of the second actuator shaft 26b, for example, longitudinal translation of the second drum 44b in a distal direction can cause longitudinal translation of the second actuator shaft 26b in the distal direction. The movement of the first and second drive shafts 26a, 26b can be configured to cause the end actuator 8 to pivot. Examples of end actuator articulation utilizing movable barrels are further described in US Patent Application No. 14/658,944 entitled "Methods and Devices for Actuating Surgical Instruments", filed March 16, 2015.

[070] O primeiro eixo de atuação 26a pode ser conectado de modo operacional ao primeiro tambor 44a e o segundo eixo de atuação 26b pode ser conectado de modo operacional ao segundo tambor 44b de várias maneiras. Como nessa modalidade ilustrada, o dispositivo 2 pode incluir a primeira haste de conexão 22a configurada para acoplar o primeiro eixo de atuação 26a ao primeiro tambor 44a, e pode incluir a segunda haste de conexão 22b configurada para acoplar o segundo eixo de atuação 26b ao segundo tambor 44b. Conforme mostrado nas Figuras de 6 a 8, a segunda haste de conexão 22b pode incluir um primeiro elemento de encaixe 21 configurado para se encaixar com um recurso de encaixe correspondente 21b do segundo eixo de atuação 26b. O primeiro elemento de encaixe 21 inclui uma protuberância e o recurso de encaixe 21b inclui um orifício nesta modalidade ilustrada, mas o primeiro elemento de encaixe 21 e seu recurso de encaixe correspondente 21b podem ter outras configurações, por exemplo, o primeiro recurso de encaixe incluindo um orifício e um recurso de encaixe incluindo uma protuberância, um dentre o primeiro elemento de encaixe e o recurso de encaixe incluindo um conector fêmea e o outro dentre o primeiro elemento de encaixe e o recurso de encaixe incluindo um conector macho, etc. A segunda haste de conexão 22b pode incluir um segundo elemento de encaixe 23 configurado para encaixar-se ao segundo tambor 44b. O segundo elemento de encaixe 23 nesta modalidade ilustrada inclui um recorte longitudinal. O recorte 23 pode ter um comprimento 23L maior que uma largura de um diâmetro interno do segundo tambor 44b, permitindo, assim, que a segunda haste de conexão 22b se estenda através de uma passagem interna do segundo tambor 44b com o segundo tambor 44b assentado no segundo elemento de encaixe da segunda haste de conexão 23, conforme mostrado nas Figuras 6 e 7. A primeira haste de conexão 22a pode acoplar de modo similar o primeiro eixo de atuação 26a ao primeiro tambor 44a com o primeiro eixo de atuação 26a estendendo-se através de uma passagem interna 44i do primeiro tambor 44a, por exemplo, um terceiro elemento de encaixe (obscurecido nas figuras) da primeira haste de conexão 22a pode ser encaixado ao correspondente elemento de encaixe (obscurecido nas figuras) do primeiro eixo de atuação 26a e um quarto elemento de encaixe (obscurecido nas figuras) da primeira haste de conexão 22a pode ser encaixado ao primeiro tambor 44a.[070] The first actuation shaft 26a can be operatively connected to the first drum 44a and the second actuation shaft 26b can be operatively connected to the second drum 44b in various ways. As in this illustrated embodiment, the device 2 can include the first connection rod 22a configured to couple the first actuation axis 26a to the first drum 44a, and can include the second connection rod 22b configured to couple the second actuation axis 26b to the second drum 44b. As shown in Figures 6 to 8, the second connecting rod 22b may include a first engagement element 21 configured to mate with a corresponding engagement feature 21b of the second actuation shaft 26b. The first socket 21 includes a protrusion and the socket 21b includes a hole in this illustrated embodiment, but the first socket 21 and its corresponding socket 21b may have other configurations, for example, the first socket including a hole and a socket feature including a protrusion, one of the first socket element and the socket feature including a female connector and the other of the first socket element and the socket feature including a male connector, etc. The second connecting rod 22b may include a second engagement member 23 configured to mate with the second barrel 44b. The second locking element 23 in this illustrated embodiment includes a longitudinal cutout. The cutout 23 may have a length 23L greater than a width of an inside diameter of the second drum 44b, thus allowing the second connecting rod 22b to extend through an inner passageway of the second drum 44b with the second drum 44b seated in the second engagement member of the second connecting rod 23, as shown in Figures 6 and 7. The first connecting rod 22a can similarly couple the first actuation shaft 26a to the first drum 44a with the first actuation shaft 26a extending through an internal passage 44i of the first drum 44a, for example, a third coupling element (obscured in the figures) of the first connecting rod 22a can be fitted to the corresponding coupling element (obscured in the figures) of the first actuation axis 26a and a fourth engagement element (obscured in the figures) of the first connecting rod 22a can be engaged with the first drum 44a.

[071] O dispositivo 2 pode incluir um primeiro e um segundo membros de atrito 40a, 40b, conforme mostrado nas Figuras de 4 a 6 e 13 (o primeiro membro de atrito 40a é omitido da Figura 6 para clareza de ilustração). As Figuras 14 e 15 ilustram o segundo membro de atrito 40b como um elemento autônomo. O primeiro e segundo membros de atrito 40a e 40b podem ser configurados para fornecer resistência aumentada à rotação do conjunto de eixo de acionamento 6 e do atuador de extremidade 8 fixado ao mesmo, quando o atuador de extremidade 8 é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade 8 não é articulado. O primeiro e segundo membros de atrito 40a e 40b podem, dessa forma, ser configurados para aumentar o torque rotacional quando o atuador de extremidade 8 é articulado, isto é, está na posição articulada, em comparação a quando o atuador de extremidade 8 não é articulado, isto é, está na posição não articulada. Em outras palavras, o primeiro e segundo membros de atrito 40a e 40b podem ser configurados para aumentar uma quantidade de força necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 fixado ao mesmo, quando o atuador de extremidade 8 é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade 8 não é articulado. Como mencionado acima, o atuador de extremidade 8 pode, dessa forma, ser menos suscetível à rotação involuntária quando articulado, uma vez que uma força de torque rotacional maior deve ser aplicada ao terceiro atuador 18 para causar a rotação do conjunto de eixo de acionamento 6 e do atuador de extremidade 8 quando o atuador de extremidade 8 é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade 8 não é articulado, o que pode permitir controle mais preciso da posição do atuador de extremidade durante a realização de um procedimento cirúrgico e, desse modo, auxiliar o atuador de extremidade a manipular o tecido como previsto sem perder a aderência sobre o tecido e/ou sem danificar nenhum tecido adjacente ou quaisquer outras estruturas adjacentes.[071] The device 2 may include a first and a second friction member 40a, 40b, as shown in Figures 4 to 6 and 13 (the first friction member 40a is omitted from Figure 6 for clarity of illustration). Figures 14 and 15 illustrate the second friction member 40b as a self-contained element. The first and second friction members 40a and 40b can be configured to provide increased resistance to rotation of the drive shaft assembly 6 and the end actuator 8 attached thereto when the end actuator 8 is pivoted compared to when the actuator is pivoted. end cap 8 is not hinged. The first and second friction members 40a and 40b can thus be configured to increase the rotational torque when the end actuator 8 is pivoted, i.e. it is in the pivoted position, compared to when the end actuator 8 is not. articulated, that is, it is in the non-articulated position. In other words, the first and second friction members 40a and 40b can be configured to increase an amount of force required to rotate the drive shaft assembly 6 and the end actuator 8 attached thereto, when the end actuator 8 is pivoted compared to when the end actuator 8 is not pivoted. As mentioned above, the end actuator 8 may therefore be less susceptible to involuntary rotation when pivoted, as a greater rotational torque force must be applied to the third actuator 18 to cause rotation of the drive shaft assembly 6 and end actuator 8 when the end actuator 8 is hinged compared to when the end actuator 8 is not hinged, which may allow for more precise control of the position of the end actuator while performing a surgical procedure, and thereby thereby assisting the end actuator to manipulate the tissue as intended without losing grip on the tissue and/or without damaging any adjacent tissue or any other adjacent structures.

[072] O primeiro e segundo membros de atrito 40a e 40b podem ter uma variedade de configurações. Conforme mostrado nas Figuras de 4 a 6 e de 13 a 15, o segundo membro de atrito 40b pode incluir um elemento geralmente cilíndrico que tem uma passagem interna 40i que se estende através do mesmo. Uma superfície externa do segundo membro de atrito 40b pode incluir um canal 40c formado na mesma ao redor de uma circunferência do mesmo. O canal 40c pode ser configurado para assentar o segundo tambor 44b no mesmo. Uma face distal 40d, por exemplo, uma borda voltada distalmente, do segundo membro de atrito 40b pode incluir uma pluralidade de ranhuras 40g formadas na mesma. O segundo membro de atrito 40b inclui cinco ranhuras 40g nesta modalidade ilustrada, mas pode incluir outro número de ranhuras. Em uma modalidade exemplificadora, as ranhuras 40g podem ser espaçadas de modo equidistante ao redor da circunferência do membro de atrito, como nesta modalidade ilustrada na qual as ranhuras 40g estão localizadas a 0°, 72°, 144°, 216° e 288° radialmente em torno da face distal 40d. Cada uma das ranhuras 40b tem um formato retangular nesta modalidade ilustrada, mas as ranhuras 40b podem ter outro formato. Cada uma das ranhuras 40g ilustradas nesta modalidade se estendem ao longo de uma largura completa da face distal do membro de atrito 40d, o que pode facilitar o assentamento seguro da segunda haste de conexão 22b no mesmo.[072] The first and second friction members 40a and 40b can have a variety of configurations. As shown in Figures 4 to 6 and 13 to 15, the second friction member 40b may include a generally cylindrical member having an internal passage 40i extending therethrough. An outer surface of the second friction member 40b may include a channel 40c formed therein around a circumference thereof. Channel 40c can be configured to seat the second drum 44b therein. A distal face 40d, for example a distally facing edge, of the second friction member 40b may include a plurality of grooves 40g formed therein. Second friction member 40b includes five grooves 40g in this illustrated embodiment, but may include any other number of grooves. In an exemplary embodiment, the slots 40g may be spaced equidistantly around the circumference of the friction member, as in this illustrated embodiment in which the slots 40g are located at 0°, 72°, 144°, 216° and 288° radially around the distal surface 40d. Each of the slots 40b is rectangular in shape in this illustrated embodiment, but the slots 40b can be shaped differently. Each of the grooves 40g illustrated in this embodiment extends over a full width of the distal face of the friction member 40d, which can facilitate secure seating of the second connecting rod 22b therein.

[073] O segundo membro de atrito 40b pode ser configurado para ser assentado com a passagem interna do segundo tambor 44b, de modo que a segunda haste de atuação 26b pode se estender através da passagem interna do segundo tambor 44b e da passagem interna 40i do segundo membro de atrito 40b. Cada uma das ranhuras 40g pode ser configurada para se assentar na mesma, a segunda barra de conexão 22b (por exemplo, um suporte 23s da mesma) acoplada ao segundo tambor 44b através do qual a segunda barra de conexão 22b também pode se estender. Uma largura 40w de cada uma das ranhuras 40g pode ser maior que uma profundidade 23d do suporte 23s (vide Figuras 8 e 14) da segunda barra de conexão 22b configurada para ser alternadamente assentada e não assentada em uma ranhura 40g. A segunda barra de conexão 22b pode ser, dessa forma, configurada para ser completamente assentada em uma das ranhuras 40g.[073] The second friction member 40b can be configured to be seated with the inner passage of the second drum 44b, so that the second actuation rod 26b can extend through the inner passage of the second barrel 44b and the inner passage 40i of the second friction member 40b. Each of the slots 40g can be configured to seat therein, the second connecting bar 22b (e.g. a support 23s thereof) coupled to the second barrel 44b through which the second connecting bar 22b can also extend. A width 40w of each of the slots 40g may be greater than a depth 23d of the support 23s (see Figures 8 and 14) of the second connecting bar 22b configured to be alternately seated and unseated in a slot 40g. The second connection bar 22b can thus be configured to be fully seated in one of the slots 40g.

[074] O fato de uma das ranhuras 40g assentar a segunda barra de conexão 22b pelo menos parcialmente na mesma ou nenhuma das ranhuras 40g assentar a segunda barra de conexão 22b pelo menos parcialmente na mesma, pode depender de uma quantidade da articulação do atuador de extremidade. Quando o atuador de extremidade 8 não é articulado, nenhuma das ranhuras 40g pode assentar a segunda barra de conexão 22b na mesma. A quantidade de torque rotacional necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8, por exemplo, uma quantidade de torque rotacional necessária para ser aplicada ao terceiro atuador 16 (por exemplo, uma quantidade de força manual aplicada a este por um usuário), pode, dessa forma, estar no seu mínimo. O conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 podem ser, dessa forma, facilmente girados através da atuação do terceiro atuador 16. Quando o atuador de extremidade 8 está na posição articulada, uma das ranhuras 40g pode assentar a segunda barra de conexão 22b pelo menos parcialmente na mesma. A quantidade de torque rotacional necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 pode ser, dessa forma, maior que quando o atuador de extremidade 8 não é articulado, desde que a ranhura 40g, na qual a segunda haste de conexão 22b é ao menos parcialmente assentada, possa fornecer resistência à força rotacional. Quando o atuador de extremidade 8 é articulado a um ângulo diferente de zero que é menor que um ângulo de articulação máximo do atuador de extremidade 8, uma das ranhuras 40g pode assentar a segunda barra de conexão 22b parcialmente na mesma. Quanto mais o atuador de extremidade 8 é articulado, por exemplo, quanto maior o ângulo diferente de zero, mais a segunda haste de conexão 22b é assentada na ranhura 40g e, dessa forma, maior a resistência que o segundo membro de atrito 40b fornece à rotação. Quando o atuador de extremidade 8 é articulado a um ângulo diferente de zero que é o ângulo de articulação máximo do atuador de extremidade 8, uma das ranhuras 40g pode assentar a segunda barra de conexão 22b completamente na mesma. O segundo membro de atrito 40b pode ser, dessa forma, configurado para fornecer resistência máxima à rotação quando o atuador de extremidade 8 é completamente articulado. Dessa maneira, o torque rotacional necessário para girar o conjunto de eixo de acionamento 6 e o atuador de extremidade 8 pode aumentar em proporção à quantidade de articulação do atuador de extremidade.[074] The fact that one of the grooves 40g seats the second connection bar 22b at least partially in the same or none of the grooves 40g seats the second connection bar 22b at least partially in it, may depend on an amount of the actuator linkage of far end. When the end actuator 8 is not pivoted, none of the slots 40g can seat the second connection bar 22b therein. The amount of rotational torque required to rotate the drive shaft assembly 6 and end actuator 8, for example, an amount of rotational torque required to be applied to the third actuator 16 (for example, an amount of hand force applied to this by a user), can therefore be at its minimum. The drive shaft assembly 6 and the end actuator 8 can thus be easily rotated through the actuation of the third actuator 16. When the end actuator 8 is in the pivoted position, one of the slots 40g can seat the second drive bar. connection 22b at least partially therein. The amount of rotational torque required to rotate the drive shaft assembly 6 and end actuator 8 can therefore be greater than when end actuator 8 is not pivoted, provided that the groove 40g in which the second rod connector 22b is at least partially seated, can provide resistance to the rotational force. When the end actuator 8 is pivoted at a non-zero angle that is less than a maximum pivot angle of the end actuator 8, one of the slots 40g can seat the second connecting rod 22b partially therein. The more the end actuator 8 is pivoted, for example the greater the non-zero angle, the more the second connecting rod 22b is seated in the groove 40g and thus the greater the resistance that the second friction member 40b provides to the rotation. When the end actuator 8 is pivoted at a non-zero angle which is the maximum pivot angle of the end actuator 8, one of the slots 40g can seat the second connecting bar 22b completely therein. Second friction member 40b can thus be configured to provide maximum resistance to rotation when end actuator 8 is fully pivoted. In this way, the rotational torque required to rotate the driveshaft assembly 6 and end actuator 8 can increase in proportion to the amount of end actuator pivot.

[075] Conforme mostrado nas Figuras 4, 6 e 15, uma face proximal 40p, por exemplo, uma borda voltada proximalmente, do segundo membro de atrito 40b pode ser isenta de ranhuras. Em outras modalidades, a face proximal do membro de atrito pode incluir uma pluralidade de ranhuras formadas na mesma e a face distal do segundo membro de atrito pode ser isenta de ranhuras, ou cada uma das faces proximal e distal do membro de atrito pode incluir uma pluralidade de ranhuras. Em modalidades nas quais ambas as faces proximal e distal incluem uma pluralidade de ranhuras, várias ranhuras nas faces proximal e distal podem ser iguais e as ranhuras podem ser radialmente alinhadas ao redor da circunferência do membro de atrito (por exemplo, colocadas a 0°, 60°, 120°, 180°, 240° e 300° ao redor da circunferência em cada uma das faces proximal e distal) para facilitar o assentamento simultâneo da segunda barra de conexão 22b em uma ranhura sobre cada uma das faces, de modo que as forças de atrito sejam equilibradas nas faces.[075] As shown in Figures 4, 6 and 15, a proximal face 40p, for example a proximally facing edge, of the second friction member 40b may be free of grooves. In other embodiments, the proximal face of the friction member can include a plurality of grooves formed therein and the distal face of the second friction member can be free of grooves, or each of the proximal and distal faces of the friction member can include a groove. plurality of grooves. In embodiments in which both the proximal and distal faces include a plurality of grooves, the plurality of grooves on the proximal and distal faces may be the same and the grooves may be radially aligned around the circumference of the friction member (e.g., placed at 0°, 60°, 120°, 180°, 240° and 300° around the circumference on each of the proximal and distal faces) to facilitate the simultaneous seating of the second connection bar 22b in a groove on each of the faces, so that frictional forces are balanced on the faces.

[076] O primeiro membro de atrito 40a pode ser configurado de modo similar ao segundo membro de atrito 40b, por exemplo, pode ter uma passagem interna estendendo-se através do mesmo, pode ser configurado para assentar-se em uma primeira passagem interna 44i do primeiro tambor 44a, pode incluir um canal circunferencial 40h (vide Figura 4) configurado para assentar o primeiro tambor 44a no mesmo, e pode ter uma pluralidade de ranhuras 40r formadas no mesmo (nesta modalidade ilustrada, somente na face distal do primeiro membro de atrito) (duas das ranhuras são obscurecidas na Figura 13) configuradas para assentar a primeira barra de conexão 22a no mesmo com base em uma quantidade da articulação do atuador de extremidade. Várias ranhuras 40r, 40g nos primeiro e segundo membros de atrito 40a, 40b podem ser iguais e as ranhuras 40r, 40g podem ser radialmente alinhadas ao redor das circunferências do segundo membro de atrito para facilitar o assentamento simultâneo (parcial ou total) da primeira e da segunda barras de conexão 22a e 22b em suas respectivas ranhuras associadas 40r, 40g, de modo que as forças de atrito sejam equilibradas.[076] The first friction member 40a can be configured similarly to the second friction member 40b, for example, it can have an internal passageway extending therethrough, it can be configured to rest in a first internal passageway 44i of the first barrel 44a, may include a circumferential channel 40h (see Figure 4) configured to seat the first barrel 44a therein, and may have a plurality of grooves 40r formed therein (in this illustrated embodiment, only on the distal face of the first barrel member 44a). friction) (two of the slots are obscured in Figure 13) configured to seat the first connecting bar 22a thereon based on an end actuator linkage quantity. Various grooves 40r, 40g on the first and second friction members 40a, 40b may be matched and the grooves 40r, 40g may be radially aligned around the circumferences of the second friction member to facilitate simultaneous seating (partial or full) of the first and second friction members. of the second connecting rods 22a and 22b into their respective associated grooves 40r, 40g, so that the frictional forces are balanced.

[077] A Figura 16 ilustra outra modalidade de um membro de atrito 48 que inclui uma pluralidade de ranhuras 48g, oito nessa modalidade ilustrada. O membro de atrito 48 é mostrado, nessa modalidade ilustrada, posicionado dentro do primeiro tambor 44a, mas o membro de atrito 48 pode ser acoplado a outras modalidades de tambores. As ranhuras 48g nesta modalidade ilustrada têm, cada uma, um formato retangular e cada uma se estende ao longo de uma largura completa da face proximal do membro de atrito 48p. Conforme mencionado acima, o membro de atrito 48 pode incluir também ranhuras em uma face distal do mesmo ou pode incluir apenas as ranhuras 48g na face proximal 48p.[077] Figure 16 illustrates another embodiment of a friction member 48 that includes a plurality of grooves 48g, eight in that illustrated embodiment. The friction member 48 is shown, in this illustrated embodiment, positioned within the first drum 44a, but the friction member 48 may be coupled with other types of drums. Slots 48g in this illustrated embodiment are each rectangular in shape and each extends over a full width of the proximal face of friction member 48p. As mentioned above, friction member 48 may also include grooves on a distal face thereof, or it may include grooves 48g on proximal face 48p only.

[078] A Figura 17 ilustra ainda outra modalidade de um membro de atrito 50 que inclui uma pluralidade de ranhuras 50g, oito nessa modalidade ilustrada. O membro de atrito 50 é mostrado, nessa modalidade ilustrada, posicionado dentro do primeiro tambor 44a, mas o membro de atrito 50 pode ser acoplado a outras modalidades de tambores. As ranhuras 50g nesta modalidade ilustrada têm, cada uma, um formato retangular e cada uma se estende ao longo de uma largura parcial da face proximal do membro de atrito 50p. As ranhuras que se estendem ao longo de uma largura parcial de uma face do membro de atrito, em vez de ao longo da largura completa da face, podem facilitar a fabricação do membro de atrito, por exemplo, facilitando a estampagem das ranhuras na face. Conforme mencionado acima, o membro de atrito 50 pode incluir também ranhuras em uma face distal do mesmo, ou pode incluir apenas as ranhuras 50g na face proximal 50p.[078] Figure 17 illustrates yet another embodiment of a friction member 50 that includes a plurality of grooves 50g, eight in this illustrated embodiment. The friction member 50 is shown, in this illustrated embodiment, positioned within the first drum 44a, but the friction member 50 may be coupled with other types of drums. Slots 50g in this illustrated embodiment are each rectangular in shape and each extends along a partial width of the proximal face of friction member 50p. Slots extending along a partial width of a face of the friction member, rather than along the full width of the face, can facilitate fabrication of the friction member, for example, by facilitating stamping the slots into the face. As mentioned above, the friction member 50 may also include grooves on a distal face thereof, or it may only include grooves 50g on the proximal face 50p.

[079] Novamente, com referência à modalidade da Figura 1, a primeira e segunda hastes de conexão 22a e 22b podem ser configuradas para facilitar a atuação do segundo atuador de extremidade 14 e, consequentemente, facilitar a articulação do atuador de extremidade 8, independentemente da posição rotacional do conjunto de eixo de acionamento 6 em torno do eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento. Em outras palavras, o terceiro atuador 16 pode ser configurado para estar em qualquer posição rotacional ao redor do eixo geométrico longitudinal A quando o segundo atuador 14 é atuado para articular o atuador de extremidade 8. A rotação do conjunto de eixo de acionamento 6 pode girar o primeiro e segundo eixos de atuação 26a, 26b do conjunto de eixo de acionamento 6, conforme discutido neste documento, que ajusta a posição do primeiro e do segundo eixos de atuação 26a, 26b em relação ao segundo atuador 14 e ao mecanismo de atuação. A primeira e segunda hastes de conexão 22a e 22b podem ser configuradas para girar dentro de e em relação a seus respectivos tambores 44a e 44b e respectivos membros de atrito 40a, 40b, durante a rotação do conjunto de eixo de acionamento 6 e do atuador de extremidade 8, em resposta à atuação do terceiro atuador 16. Consequentemente, independentemente da posição rotacional da primeira e da segunda hastes de conexão 22a e 22b em relação a seus respectivos tambores 44a e 44b e seus respectivos membros de atrito 40a e 40b, o primeiro e segundo eixos de atuação 26a, 26b acoplados à primeira e segunda hastes de conexão 22a, 22b podem ser movidos proximalmente/distalmente em resposta ao movimento proximal/distal dos tambores 44a e 44b e seus respectivos membros de atrito 40a e 40b durante a atuação do segundo atuador 14. Similar à primeira e segunda hastes de conexão 22a e 22b, o mecanismo de fechamento 36 pode ser configurado para facilitar a atuação do primeiro atuador 13 e, consequentemente, facilitar o movimento do elemento de corte, independentemente da posição rotacional do conjunto de eixo de acionamento 6 em torno do eixo geométrico longitudinal A do conjunto de eixo de acionamento.[079] Again, with reference to the embodiment of Figure 1, the first and second connection rods 22a and 22b can be configured to facilitate the actuation of the second end actuator 14 and, consequently, facilitate the articulation of the end actuator 8, regardless of the rotational position of the driveshaft assembly 6 about the longitudinal axis A of the driveshaft assembly. In other words, the third actuator 16 can be configured to be in any rotational position about the longitudinal axis A when the second actuator 14 is actuated to pivot the end actuator 8. The rotation of the drive shaft assembly 6 can rotate the first and second actuation shafts 26a, 26b of the actuation shaft assembly 6, as discussed herein, which adjust the position of the first and second actuation shafts 26a, 26b relative to the second actuator 14 and the actuation mechanism. The first and second connecting rods 22a and 22b can be configured to rotate within and relative to their respective pulleys 44a and 44b and respective friction members 40a, 40b during rotation of the drive shaft assembly 6 and the shift actuator. end 8, in response to actuation of the third actuator 16. Consequently, regardless of the rotational position of the first and second connecting rods 22a and 22b relative to their respective drums 44a and 44b and their respective friction members 40a and 40b, the first and second actuation shafts 26a, 26b coupled to the first and second connecting rods 22a, 22b can be moved proximally/distally in response to proximal/distal movement of the drums 44a and 44b and their respective friction members 40a and 40b during actuation of the second actuator 14. Similar to the first and second connection rods 22a and 22b, the closing mechanism 36 can be configured to facilitate the actuation of the first actuator 13 and, consequently, facilitate the movement of the cutting element, regardless of the rotational position of the assembly drive shaft assembly 6 about the longitudinal axis A of the drive shaft assembly.

[080] A Figura 18 ilustra outra modalidade de um dispositivo cirúrgico 100. O dispositivo 100 pode ser, em geral, configurado e usado de modo similar ao dispositivo cirúrgico 2 da modalidade da Figura 1 e similar a outras modalidades de dispositivos cirúrgicos aqui descritos. O dispositivo 100 pode incluir uma porção de cabo proximal 102 que inclui um compartimento principal 118, um conjunto de eixo de acionamento 104 estendendo-se distalmente a partir da porção do cabo 102, um atuador de extremidade (não mostrado) incluindo um par de garras opostas (ou, em outras modalidades, outro tipo de elemento de atuação) e sendo acoplado a uma extremidade distal do conjunto de eixo de acionamento 104 em uma junta pivô (não mostrada), eletrodos (não mostrados), um primeiro atuador 106 configurado para atuar na abertura e fechamento das garras opostas e para realizar o movimento de um elemento de corte (não mostrado) ao longo do atuador de extremidade, um segundo atuador 108 configurado para atuar na articulação do atuador de extremidade, um terceiro atuador (não mostrado) configurado para girar o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade em torno de um eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento 104, um quarto atuador 112 configurado para ligar e desligar a aplicação de energia, um mecanismo de acionamento conectado de modo operacional ao segundo atuador 108, um cabo estacionário 116 e uma região de flexão (não mostrada).[080] Figure 18 illustrates another embodiment of a surgical device 100. The device 100 can generally be configured and used similarly to the surgical device 2 of the embodiment of Figure 1 and similar to other embodiments of surgical devices described herein. Device 100 may include a proximal handle portion 102 including a main housing 118, a drive shaft assembly 104 extending distally from the handle portion 102, an end actuator (not shown) including a pair of jaws (or, in other embodiments, another type of actuation member) and being coupled to a distal end of the drive shaft assembly 104 at a pivot joint (not shown), electrodes (not shown), a first actuator 106 configured to to actuate the opening and closing of the opposing jaws and to effect movement of a cutting element (not shown) along the end actuator, a second actuator 108 configured to act on the end actuator linkage, a third actuator (not shown) configured to rotate the drive shaft assembly 104 and end actuator about a longitudinal axis of the drive shaft assembly 104, a fourth actuator 112 configured to turn the application of power on and off, a connected drive mechanism operational mode to the second actuator 108, a stationary cable 116 and a bending region (not shown).

[081] O dispositivo 100, nessa modalidade ilustrada, inclui um condutor condutivo 114 que está sob a forma de um cabo de RF nesta modalidade ilustrada, e pode, portanto, ser energizado. Em outras modalidades, o dispositivo cirúrgico pode não ser energizado, por exemplo, não ser configurado para aplicar energia ao tecido.[081] The device 100, in this illustrated embodiment, includes a conductive conductor 114 that is in the form of an RF cable in this illustrated embodiment, and can therefore be energized. In other embodiments, the surgical device may not be energized, for example, not configured to apply energy to tissue.

[082] O segundo atuador 108 do dispositivo 100 pode ser configurado para atuar na articulação do atuador de extremidade de modo similar ao segundo atuador 14 do dispositivo 2 discutido acima. Conforme mostrado nas Figuras de 18 a 20, o segundo atuador 108 pode ser acoplado de modo operacional a um primeiro tambor 110, uma primeira haste de conexão 120a, um primeiro eixo de atuação 122a, um segundo tambor (omitido nas figuras para clareza da ilustração), uma segunda haste de conexão 120b e um segundo eixo de atuação 122b. A rotação do segundo atuador 108 pode fazer com que o atuador de extremidade se articule em resposta ao movimento dos tambores 110, das primeira e segunda hastes de conexão 120a e 120b, e dos primeiro e segundo eixos de atuação 122a, 122b acoplados ao mesmo, similar ao discutido acima em relação ao segundo atuador 14 do dispositivo 2 discutido acima.[082] The second actuator 108 of the device 100 can be configured to act on the end actuator joint in a similar way to the second actuator 14 of the device 2 discussed above. As shown in Figures 18 to 20, the second actuator 108 can be operatively coupled to a first barrel 110, a first connecting rod 120a, a first actuation shaft 122a, a second barrel (omitted in the figures for clarity of illustration ), a second connecting rod 120b and a second actuation shaft 122b. Rotation of the second actuator 108 can cause the end actuator to pivot in response to movement of the drums 110, the first and second connecting rods 120a and 120b, and the first and second actuation shafts 122a, 122b coupled thereto, similar to that discussed above with respect to the second actuator 14 of the device 2 discussed above.

[083] O dispositivo 100 pode incluir um primeiro membro de atrito 124 associado ao primeiro tambor 110, à primeira haste de conexão 120a e ao primeiro eixo de atuação 122a. O dispositivo 100 pode também incluir um segundo membro de atrito (omitido nas figuras para clareza da ilustração) associado ao segundo tambor, à segunda haste de conexão 120b e ao segundo eixo de atuação 122b. O primeiro e segundo membros de atrito 124 podem ser configurados para fornecer resistência aumentada à rotação do conjunto de eixo de acionamento 104 e do atuador de extremidade fixado ao mesmo, quando o atuador de extremidade 8 é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado, similar ao primeiro e segundo membros de atrito 40a, 40b discutidos acima. Nesta modalidade ilustrada, o primeiro e segundo membros de atrito 124 incluem, cada um, um mecanismo de engate configurado para aplicar uma força de atrito aumentada a um eixo de acionamento alongado interno 126 do conjunto de eixo de acionamento 104 quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. Dessa forma, de modo similar ao primeiro e segundo membros de atrito 40a, 40b discutidos acima, o primeiro e segundo membros de atrito 124 podem ser configurados para aumentar o torque rotacional quando o atuador de extremidade é articulado, por exemplo, está na posição articulada, em comparação a quando o atuador de extremidade não é articulado, por exemplo, está na posição não articulada. Em outras palavras, o primeiro e segundo membros de atrito 124 podem ser configurados para aumentar uma quantidade de força necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade fixado ao mesmo, quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado.[083] The device 100 may include a first friction member 124 associated with the first drum 110, the first connecting rod 120a and the first actuation axis 122a. Device 100 may also include a second friction member (omitted in the figures for clarity of illustration) associated with the second barrel, second connecting rod 120b, and second actuation shaft 122b. The first and second friction members 124 can be configured to provide increased resistance to rotation of the drive shaft assembly 104 and the end actuator attached thereto when the end actuator 8 is pivoted compared to when the end actuator is not. is hinged, similar to the first and second friction members 40a, 40b discussed above. In this illustrated embodiment, the first and second friction members 124 each include an engagement mechanism configured to apply an increased frictional force to an inner elongated drive shaft 126 of the drive shaft assembly 104 when the end actuator is engaged. articulated compared to when the end actuator is not articulated. Thus, similar to the first and second friction members 40a, 40b discussed above, the first and second friction members 124 can be configured to increase rotational torque when the end actuator is pivoted, for example, in the pivoted position. , compared to when the end actuator is not pivoted, for example, it is in the non-pivot position. In other words, the first and second friction members 124 can be configured to increase an amount of force required to rotate the drive shaft assembly 104 and the end actuator attached thereto when the end actuator is pivoted compared to when the end actuator is not pivoted.

[084] O primeiro e segundo membros de atrito 124 podem ter uma variedade de configurações. Em geral, cada um dentre o primeiro e o segundo membros de atrito 124 pode ser configurado para deformar-se em formato. Cada um dentre o primeiro e o segundo membros de atrito 124 pode ser elastomérico, por exemplo, ser produzido a partir de um ou mais materiais elastoméricos (por exemplo, isopreno, silicone etc.), para facilitar a deformação de seu formato. Cada um dentre o primeiro e o segundo membros de atrito 124 pode ser configurado para deformar- se em formato em resposta à pressão aplicada ao mesmo pelo segundo atuador 108, conforme discutido mais abaixo. Em geral, o grau de deformação de cada um dentre o primeiro e o segundo membros de atrito 124 pode corresponder ao ângulo de articulação do atuador de extremidade e a uma quantidade de torque rotacional necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade. Quanto maior o ângulo de articulação do atuador de extremidade (por exemplo, quanto mais próximo for o ângulo máximo de articulação do atuador de extremidade em relação ao eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento 104), maior o grau de deformação e mais torque rotacional precisa ser aplicado ao terceiro atuador (por exemplo, uma quantidade de força manual aplicada ao mesmo por um usuário) para girar o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade.[084] The first and second friction members 124 can have a variety of configurations. In general, each of the first and second friction members 124 can be configured to deform to shape. Each of the first and second friction members 124 may be elastomeric, e.g., made from one or more elastomeric materials (e.g., isoprene, silicone, etc.), to facilitate deformation out of shape. Each of the first and second friction members 124 can be configured to deform to shape in response to pressure applied thereto by the second actuator 108, as discussed further below. In general, the degree of deformation of each of the first and second friction members 124 can correspond to the pivot angle of the end actuator and an amount of rotational torque required to turn the drive shaft assembly 104 and the actuator. end. The greater the end actuator pivot angle (i.e., the closer the maximum pivot angle of the end actuator is to the longitudinal axis of the drive shaft assembly 104), the greater the degree of deformation and the more torque. rotational force needs to be applied to the third actuator (eg, an amount of hand force applied to it by a user) to rotate the driveshaft assembly 104 and the end actuator.

[085] Conforme mostrado nas Figuras de 18 a 21, o primeiro membro de atrito 124 pode ter um formato de anel e pode ter uma passagem interna 124i estendendo-se através do mesmo. A passagem interna 124i pode ter um primeiro diâmetro quando o primeiro membro de atrito 124 está em um primeiro estado não-deformado não- comprimido padrão. O primeiro membro de atrito 124 é mostrado no primeiro estado nas Figuras de 18 a 21. O diâmetro da passagem interna 124i pode ser configurado para se tornar menor em resposta à pressão aplicada ao primeiro anel de atrito 124 de modo que o primeiro membro de atrito 124 está em um segundo estado deformado comprimido. O primeiro membro de atrito 124 é mostrado no segundo estado na Figura 22.[085] As shown in Figures 18 to 21, the first friction member 124 may be ring-shaped and may have an internal passage 124i extending therethrough. The inner passage 124i may have a first diameter when the first friction member 124 is in a standard first undeformed uncompressed state. The first friction member 124 is shown in the first state in Figures 18 through 21. The diameter of the inner passage 124i can be configured to become smaller in response to pressure applied to the first friction ring 124 so that the first friction member 124 is in a second compressed deformed state. The first friction member 124 is shown in the second state in Figure 22.

[086] O dispositivo 100 pode incluir um primeiro elemento não giratório 128 configurado para manter o primeiro membro de atrito 124 em uma posição rotacional fixa em relação ao eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento 104. O primeiro elemento não giratório 128 pode, dessa forma, ser configurado para não girar em resposta à rotação do segundo atuador 104 e, assim, não permitir que o primeiro membro de atrito 124 gire quando o segundo atuador 104 gira para articular o atuador de extremidade. Conforme mostrado nas Figuras de 18 a 22, o primeiro elemento não giratório 128 pode ser configurado para ser disposto dentro do segundo atuador 108. O primeiro elemento não giratório 128 pode ser configurado para estar em uma posição rotacional fixa dentro do segundo atuador 108 e para estar em uma posição axial fixa ao longo do eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento dentro do segundo atuador 108. O dispositivo 100 pode incluir um ou mais pinos de guia 130a, 130b configurados para se acoplarem ao primeiro elemento não giratório 128 para manter o primeiro elemento de came 128 em uma posição rotacional fixa. O segundo atuador 108 pode incluir uma nervura circunferencial 132, em uma superfície interna do mesmo, que pode ser configurada para ser assentada em um canal circunferencial correspondente 134 formado em uma superfície externa do primeiro elemento não giratório 128. A nervura 132, sendo circunferencial, pode ajudar a segurar o primeiro elemento não giratório 128 em uma posição axial fixa, independentemente da posição rotacional do segundo atuador 108 ao redor do eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento 104.[086] The device 100 may include a first non-rotating element 128 configured to maintain the first friction member 124 in a fixed rotational position with respect to the longitudinal axis of the drive shaft assembly 104. The first non-rotating element 128 may, thus be configured not to rotate in response to rotation of the second actuator 104 and thus not allow the first friction member 124 to rotate when the second actuator 104 rotates to pivot the end actuator. As shown in Figures 18 to 22, the first non-rotating element 128 can be configured to be disposed within the second actuator 108. The first non-rotating element 128 can be configured to be in a fixed rotational position within the second actuator 108 and to be in a fixed axial position along the longitudinal axis of the drive shaft assembly within the second actuator 108. The device 100 may include one or more guide pins 130a, 130b configured to mate with the first non-rotating member 128 to maintain the first cam element 128 in a fixed rotational position. The second actuator 108 may include a circumferential rib 132, on an inner surface thereof, which may be configured to seat in a corresponding circumferential groove 134 formed on an outer surface of the first non-rotating element 128. The rib 132, being circumferential, can help hold the first non-rotating member 128 in a fixed axial position, regardless of the rotational position of the second actuator 108 around the longitudinal axis of the drive shaft assembly 104.

[087] O primeiro elemento não giratório 128 pode ser fixado rigidamente ao primeiro membro de atrito 124 e, assim, ser configurado para manter o primeiro membro de atrito 124 em uma posição rotacional fixa dentro do segundo atuador 108. O primeiro elemento não giratório 128 e o primeiro membro de atrito 124 podem ser fixamente anexados juntos de várias formas, conforme será entendido pelo versado na técnica, como por adesivo, moldagem com sobreposição do primeiro membro de atrito 124 ao primeiro elemento não giratório 128, encaixe por atrito, etc.[087] The first non-rotating element 128 can be rigidly attached to the first friction member 124 and thus be configured to maintain the first friction member 124 in a fixed rotational position within the second actuator 108. The first non-rotating element 128 and first friction member 124 may be fixedly attached together in a variety of ways, as will be understood by one skilled in the art, such as by adhesive, overlap molding of first friction member 124 to first non-rotatable member 128, friction fit, and the like.

[088] O segundo atuador 108 pode incluir um primeiro came 130 na superfície interna do mesmo, configurado para engatar seletivamente o primeiro membro de atrito 124. O engate do primeiro came 130 com o primeiro membro de atrito 124 pode ser configurado para fazer com que o primeiro membro de atrito 124 se deforme em formato. Em outras palavras, o primeiro came 130 pode ser configurado para aplicar pressão ao primeiro membro de atrito 124 para fazer com que o primeiro membro de atrito 124 se deforme em formato, isto é, se mova do primeiro estado para o segundo estado, ou se mova de um grau de deformação no segundo estado para outro grau maior de deformação no segundo estado. De modo similar, a liberação da pressão aplicada ao primeiro membro de atrito 124 pelo primeiro came 130 pode fazer com que o primeiro membro de atrito 124 se deforme em formato, isto é, se mova do segundo estado para o primeiro estado ou se mova de um grau de deformação no segundo estado para outro grau menor de deformação no segundo estado. O primeiro came 130 pode ter uma superfície de engate angulada 130s configurada para engatar o primeiro membro de atrito 124, que pode permitir que a pressão aplicada ao primeiro membro de atrito 124 pelo primeiro came 130 aumente em proporção à articulação aumentada do atuador de extremidade.[088] The second actuator 108 can include a first cam 130 on the inner surface thereof, configured to selectively engage the first friction member 124. The engagement of the first cam 130 with the first friction member 124 can be configured to cause the first friction member 124 deforms in shape. In other words, the first cam 130 can be configured to apply pressure to the first friction member 124 to cause the first friction member 124 to deform in shape, i.e., move from the first state to the second state, or move from one degree of deformation in the second state to another, greater degree of deformation in the second state. Similarly, the release of pressure applied to the first friction member 124 by the first cam 130 can cause the first friction member 124 to deform in shape, i.e., move from the second state to the first state or move from one state to another. one degree of second state strain to another lesser degree of second state strain. The first cam 130 may have an angled engagement surface 130s configured to engage the first friction member 124, which may allow the pressure applied to the first friction member 124 by the first cam 130 to increase in proportion to the increased pivot of the end actuator.

[089] O segundo membro de atrito pode ser configurado de modo similar ao primeiro membro de atrito 124, isto é, pode ter um formato de anel, pode ter uma passagem interna estendendo-se pelo mesmo, pode ser configurado para se mover entre o primeiro e segundo estados, pode ser acoplado a um segundo elemento não rotacional (não mostrado) que pode ser configurado de modo similar ao primeiro elemento não rotacional 128 e pode ser configurado para engatar seletivamente um segundo came (não mostrado) formado na superfície interna do segundo atuador 108.[089] The second friction member can be configured similarly to the first friction member 124, that is, it can have a ring shape, can have an internal passage extending therethrough, can be configured to move between the first and second states, may be coupled to a second non-rotating member (not shown) which may be configured similarly to the first non-rotating member 128 and may be configured to selectively engage a second cam (not shown) formed on the inner surface of the second actuator 108.

[090] Em ao menos algumas modalidades, em vez de incluir tanto o primeiro como o segundo membros de atrito 124, o dispositivo cirúrgico pode, em vez disso, incluir apenas o primeiro membro de atrito 124 ou apenas o segundo membro de atrito. Incluir apenas um dos membros de atrito pode reduzir o custo do dispositivo e/ou pode facilitar a montagem de dispositivo.[090] In at least some embodiments, instead of including both first and second friction members 124, the surgical device may instead include only the first friction member 124 or only the second friction member. Including only one of the friction members can reduce the cost of the device and/or can facilitate device assembly.

[091] As Figuras 21 e 22 ilustram uma modalidade da atuação do segundo atuador 108, desse modo causando o movimento do primeiro membro de atrito 124 e causando o movimento do primeiro e do segundo eixos de atuação e, portanto, causando o movimento angular do atuador de extremidade 8. A Figura 21 ilustra uma primeira posição do segundo atuador 108 e do primeiro membro de atrito 124 em seu primeiro estado, que corresponde ao atuador de extremidade estando em sua posição não articulada, por exemplo, a um ângulo substancialmente igual a zero em relação ao eixo geométrico longitudinal do conjunto de eixo de acionamento 104. Com o primeiro membro de atrito 124 em seu primeiro estado, a passagem interna 124i do mesmo pode ter um primeiro diâmetro mínimo, de modo que existe um vão 136 entre o eixo de acionamento alongado interno 126 e o primeiro membro de atrito 124. O primeiro came 130 é desengatado do primeiro membro de atrito 124, por exemplo, a superfície de engate 130s do mesmo não entra em contato com o primeiro membro de atrito 124, de modo a não aplicar pressão ao mesmo com o atuador de extremidade em sua posição não articulada, por exemplo, com o segundo atuador 108 em sua primeira posição.[091] Figures 21 and 22 illustrate an embodiment of the actuation of the second actuator 108, thereby causing movement of the first friction member 124 and causing movement of the first and second actuation axes and, therefore, causing angular movement of the end actuator 8. Figure 21 illustrates a first position of the second actuator 108 and the first friction member 124 in its first state, which corresponds to the end actuator being in its non-pivoting position, for example, at an angle substantially equal to zero with respect to the longitudinal axis of the drive shaft assembly 104. With the first friction member 124 in its first state, the internal passage 124i thereof may have a minimum first diameter such that a gap 136 exists between the shaft elongated inner drive member 126 and the first friction member 124. The first cam 130 is disengaged from the first friction member 124, i.e. the engagement surface 130s thereof does not come into contact with the first friction member 124, so not to apply pressure to it with the end actuator in its non-pivoting position, for example, with the second actuator 108 in its first position.

[092] A Figura 22 ilustra uma segunda posição do segundo atuador 108 na qual o segundo atuador 108 é girado a partir da primeira posição da Figura 21, por exemplo, girado em sentido anti-horário, conforme mostrado pela seta R1. A rotação do segundo atuador 108 faz com que o primeiro tambor 110 se mova distalmente e o segundo tambor se mova proximalmente. O primeiro tambor 110 move-se dentro do segundo atuador 108 devido ao seu engate rosqueado com a primeira rosca do segundo atuador, e o segundo tambor move-se dentro do segundo atuador 108 devido ao seu engate rosqueado com a segunda rosca do segundo atuador. O movimento distal do primeiro tambor 110 faz com que o primeiro eixo de atuação, conectado de modo operacional ao mesmo, se mova distalmente de modo correspondente. De modo similar, o movimento distal do segundo tambor faz com que o segundo eixo de atuação, conectado de modo operacional ao mesmo, se mova distalmente de modo correspondente. O atuador de extremidade foi, consequentemente, articulado para a esquerda a partir de sua posição na Figura 21. O primeiro elemento não giratório 128 não é movido em resposta à atuação do segundo atuador 108 entre as Figuras 21 e 22.[092] Figure 22 illustrates a second position of the second actuator 108 in which the second actuator 108 is rotated from the first position of Figure 21, for example, rotated counterclockwise, as shown by arrow R1. Rotation of the second actuator 108 causes the first barrel 110 to move distally and the second barrel to move proximally. The first barrel 110 moves within the second actuator 108 due to its threaded engagement with the first thread of the second actuator, and the second barrel moves within the second actuator 108 due to its threaded engagement with the second thread of the second actuator. Distal movement of the first drum 110 causes the first actuation shaft operatively connected thereto to move distally correspondingly. Similarly, distal movement of the second drum causes the second actuation shaft operatively connected thereto to move distally correspondingly. The end actuator has accordingly been pivoted to the left from its position in Figure 21. The first non-rotating member 128 is not moved in response to actuation of the second actuator 108 between Figures 21 and 22.

[093] O movimento giratório do segundo atuador 108 da Figura 21 para a Figura 22 faz o primeiro came 130, isto é, a superfície de engate 130s do mesmo, engate o primeiro membro de atrito 124 e aplique pressão ao mesmo. O primeiro membro de atrito 124 foi, consequentemente, deformado em formato, conforme mostrado na Figura 22. O primeiro membro de atrito 124 foi movido para dentro do vão 136 de modo a ser pressionado contra a superfície externa do eixo de acionamento alongado interno 126, e o diâmetro mínimo do primeiro membro de atrito 124 diminuiu para um segundo diâmetro mínimo que é menor que o primeiro diâmetro mínimo. O torque rotacional necessário para girar o eixo de acionamento alongado interno 126 e, consequentemente, o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade, é, portanto, maior que na Figura 21 devido à força de atrito aplicada pelo primeiro membro de atrito 124 ao eixo de acionamento alongado interno 126. Conforme mencionado acima, devido à superfície de engate angulada 130s do primeiro came 130, quanto mais o segundo atuador 108 for girado a partir de sua posição não articulada, isto é, quanto mais o atuador de extremidade é angulado a partir da sua posição não articulada, mais pressão é exercida pelo primeiro came 130 no primeiro membro de atrito 124 e, portanto, mais força é necessária para ser aplicada ao terceiro atuador para girar o conjunto de eixo de acionamento 104 e o atuador de extremidade.[093] The rotary movement of the second actuator 108 from Figure 21 to Figure 22 makes the first cam 130, that is, the engagement surface 130s thereof, engage the first friction member 124 and apply pressure to it. The first friction member 124 has consequently been deformed in shape as shown in Figure 22. The first friction member 124 has been moved into the gap 136 so as to be pressed against the outer surface of the inner elongated drive shaft 126, and the minimum diameter of the first friction member 124 has decreased to a second minimum diameter that is less than the first minimum diameter. The rotational torque required to rotate the inner elongated drive shaft 126, and hence the drive shaft 104 and end actuator assembly, is therefore greater than in Figure 21 due to the frictional force applied by the first friction member. 124 to the inner elongated drive shaft 126. As mentioned above, due to the angled engagement surface 130s of the first cam 130, the further the second actuator 108 is rotated from its non-pivoting position, i.e., the further the end actuator is angled from its non-pivoting position, more pressure is exerted by the first cam 130 on the first friction member 124 and therefore more force is required to be applied to the third actuator to rotate the drive shaft assembly 104 and the actuator end.

[094] O segundo membro de atrito não é mostrado nas Figuras 21 e 22, mas pode se mover de modo similar ao primeiro membro de atrito 124 em resposta à atuação do segundo atuador 108.[094] The second friction member is not shown in Figures 21 and 22, but can move similarly to the first friction member 124 in response to actuation of the second actuator 108.

[095] As Figuras 23 e 24 ilustram outra modalidade de um dispositivo cirúrgico 200 que inclui um membro de atrito 202 sob a forma de um mecanismo de engate. O dispositivo 200 pode ser, em geral, configurado e usado de modo similar ao dispositivo cirúrgico 100 da modalidade da Figura 18 e similar a outras modalidades de dispositivos cirúrgicos aqui descritos. Nessa modalidade ilustrada, o membro de atrito 202 não está disposto dentro do segundo atuador do dispositivo, isto é, o atuador configurado para causar a articulação do atuador de extremidade, com a porção de cabo 204 do dispositivo. Em vez disso, o membro de atrito 202 está disposto em outro local dentro da porção de cabo 204 do dispositivo.[095] Figures 23 and 24 illustrate another embodiment of a surgical device 200 that includes a friction member 202 in the form of a latch mechanism. Device 200 may generally be configured and used similarly to surgical device 100 of the embodiment of Figure 18 and similar to other embodiments of surgical devices described herein. In this illustrated embodiment, the friction member 202 is disposed within the second actuator of the device, i.e., the actuator configured to cause the end actuator to pivot with the handle portion 204 of the device. Rather, the friction member 202 is disposed elsewhere within the handle portion 204 of the device.

[096] O dispositivo 200 pode incluir um conector de eixo de acionamento 206 pelo menos parcialmente disposto dentro da porção de cabo 204 que pode ser configurado para facilitar a conexão de um conjunto de eixo de acionamento 208 do dispositivo 200 à porção de cabo 204. Em resposta à articulação de um atuador de extremidade (não mostrado) em uma extremidade distal do conjunto de eixo de acionamento 208 de uma posição não articulada para uma posição articulada, o conector do eixo de acionamento 206 pode ser configurado para se mover em uma direção proximal. De modo similar, em resposta à articulação do atuador de extremidade da posição articulada para a posição não articulada, o conector do eixo de acionamento 206 pode ser configurado para se mover em uma direção distal.[096] The device 200 may include a driveshaft connector 206 at least partially disposed within the cable portion 204 that may be configured to facilitate the connection of a driveshaft assembly 208 of the device 200 to the cable portion 204. In response to pivoting an end actuator (not shown) at a distal end of the driveshaft assembly 208 from a non-pivoting position to a pivoting position, the driveshaft connector 206 can be configured to move in one direction. proximal. Similarly, in response to pivoting the end actuator from the pivoted position to the non-pivoting position, the driveshaft connector 206 can be configured to move in a distal direction.

[097] O membro de atrito 202 pode ser, como nessa modalidade ilustrada, posicionado dentro da porção de cabo 204 adjacente ao conjunto de eixo de acionamento 208. A título de comparação, é mostrado um conector de eixo de acionamento 138 do dispositivo 100 localizado e configurado de modo similar na Figura 18.[097] The friction member 202 can be, as in this illustrated embodiment, positioned within the cable portion 204 adjacent to the drive shaft assembly 208. By way of comparison, a drive shaft connector 138 of the device 100 located and configured similarly in Figure 18.

[098] Em resposta ao atuador de extremidade sendo adicionalmente articulado (por exemplo, movido da posição não articulada para a posição articulada ou movido de uma posição articulada para uma posição mais articulada), o movimento proximal do conjunto de eixo de acionamento 208 pode aplicar pressão ao membro de atrito 202 e, consequentemente, deformar o formato do membro de atrito 202 e fazer com que o membro de atrito 202 exerça uma força sobre o conjunto de eixo de acionamento 208. Dessa forma, de maneira similar ao discutido acima em relação aos membros de atrito do dispositivo 100, o membro de atrito 202 pode ser configurado para fornecer maior resistência à rotação do conjunto de eixo de acionamento 208 e do atuador de extremidade fixado ao mesmo, quando o atuador de extremidade é articulado em comparação com quando o atuador de extremidade não é articulado. De modo similar, em resposta à redução da articulação do atuador de extremidade (por exemplo, movido da posição articulada para a posição não articulada ou articulado de uma posição articulada para uma posição menos articulada), o movimento distal do conjunto de eixo de acionamento 208 pode aplicar menos pressão ao membro de atrito 202 e, desse modo, deformar o formato do membro de atrito 202 e fazer com que o membro de atrito 202 exerça menos força sobre o conjunto de eixo de acionamento 208. Em uma modalidade exemplificadora, o membro de atrito 202 pode ser configurado para exercer nenhuma força sobre o conjunto de eixo de acionamento 208 quando o atuador de extremidade está na posição não articulada, o que pode facilitar a rotação do conjunto de eixo de acionamento 208 e do atuador de extremidade quando o atuador de extremidade não é articulado.[098] In response to the end actuator being further pivoted (e.g., moved from the non-pivoting position to the pivoted position or moved from a pivoted position to a more pivoted position), the proximal movement of the drive shaft assembly 208 can apply pressure to the friction member 202 and consequently deform the shape of the friction member 202 and cause the friction member 202 to exert a force on the drive shaft assembly 208. to the device friction members 100, the friction member 202 can be configured to provide greater resistance to rotation of the drive shaft assembly 208 and the end actuator attached thereto when the end actuator is pivoted compared to when the end actuator is pivoted. End actuator is not pivoted. Similarly, in response to reduced articulation of the end actuator (e.g., moved from a pivoted position to a non-pivoting position or pivoted from a pivoted position to a less pivoted position), distal movement of the drive shaft assembly 208 may apply less pressure to friction member 202 and thereby deform the shape of friction member 202 and cause friction member 202 to exert less force on drive shaft assembly 208. In an exemplary embodiment, the member friction pad 202 can be configured to exert no force on the drive shaft assembly 208 when the end actuator is in the non-pivoting position, which can facilitate rotation of the drive shaft assembly 208 and the end actuator when the actuator end is not hinged.

[099] O membro de atrito 202 tem um formato de meio-anel nesta modalidade ilustrada, mas o membro de atrito 202 pode ter outros formatos, por exemplo, um formato de anel inteiro, uma esfera, etc.[099] The friction member 202 has a half-ring shape in this illustrated embodiment, but the friction member 202 can have other shapes, for example, a full ring shape, a sphere, etc.

[0100] A Figura 25 ilustra ainda outra modalidade de um dispositivo cirúrgico 300 que inclui um membro de atrito 302 sob a forma de um mecanismo de engate. O dispositivo cirúrgico 300 pode ser, em geral, configurado e usado de maneira similar ao dispositivo cirúrgico 200 da modalidade das Figuras 23 e 24. Nesta modalidade ilustrada, o membro de atrito 302 disposto adjacente a um conector de eixo de acionamento 204 tem um formato de anel, em oposição ao formato de meio-anel do membro de atrito 202 das Figuras 23 e 24.[0100] Figure 25 illustrates yet another embodiment of a surgical device 300 that includes a friction member 302 in the form of an engagement mechanism. Surgical device 300 may generally be configured and used similarly to surgical device 200 of the embodiment of Figures 23 and 24. In this illustrated embodiment, friction member 302 disposed adjacent to a driveshaft connector 204 is shaped ring-shaped, as opposed to the half-ring shape of friction member 202 of Figures 23 and 24.

[0101] A Figura 26 ilustra os resultados de teste para o membro de atrito 202 das Figuras 23 e 24, para um exemplo no qual o membro de atrito 202 é produzido a partir de um material DM_9510_Grey80_Shore 65 da Morris Technology e é configurado para ser comprimido 0,1 mm (0,005 polegadas). Conforme mostrado na Figura 25, a força (em 7 Newton por milímetro (força de onça por polegadas)) necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 208 e o atuador de extremidade, no sentido horário ou anti-horário, quando o atuador de extremidade é não articulado (identificado como "reto" na Figura 25) é menor que a força necessária para girar o conjunto de eixo de acionamento 208 e o atuador de extremidade, no sentido horário ou anti- horário, quando o atuador de extremidade é articulado para a esquerda ou para a direita.[0101] Figure 26 illustrates the test results for the friction member 202 of Figures 23 and 24, for an example in which the friction member 202 is produced from a Morris Technology DM_9510_Grey80_Shore 65 material and is configured to be compressed 0.1 mm (0.005 inches). As shown in Figure 25, the force (in 7 newtons per millimeter (ounce force per inch)) required to rotate the 208 driveshaft assembly and end actuator clockwise or counterclockwise when the end is pivoted (labeled "straight" in Figure 25) is less than the force required to rotate the 208 driveshaft assembly and end actuator clockwise or counterclockwise when the end actuator is pivoted left or right.

[0102] O versado na técnica compreenderá outras características e vantagens da invenção com base nas modalidades acima descritas. Consequentemente, a invenção não deve ser limitada pelo que foi particularmente mostrado e descrito, exceto conforme indicado pelas concretizações anexas. Todas as publicações e referências citadas estão expressamente aqui incorporadas na íntegra, a título de referência.[0102] The person skilled in the art will understand other features and advantages of the invention based on the embodiments described above. Accordingly, the invention is not to be limited by what has been particularly shown and described, except as indicated by the appended embodiments. All publications and references cited are expressly incorporated herein in full by reference.

Claims (7)

1. Dispositivo cirúrgico, compreendendo: um cabo (4); um eixo de acionamento alongado (6) se estendendo distalmente a partir do cabo (4) e que gira em relação ao cabo (4); e um atuador de extremidade (8) em uma extremidade distal do eixo de acionamento alongado (6) e tendo primeira e segunda garras (12a, 12b) que engatam tecido entre elas, o atuador de extremidade (8) sendo articulado em relação ao eixo de acionamento alongado (6) de modo que o atuador de extremidade (8) é angularmente orientado em relação ao eixo de acionamento alongado (6); um membro de atrito (50) disposto dentro do cabo (4) e que resiste a rotação do eixo de acionamento alongado (6) quando o atuador de extremidade (8) for articulado em relação ao eixo de acionamento alongado (6); e um atuador que é atuado para causar do eixo de acionamento alongado (6) e do atuador de extremidade (8) em relação ao cabo (4); em que, quando o atuador de extremidade (8) for articulado em relação ao eixo de acionamento alongado (6), uma força necessária para girar o eixo de acionamento alongado (6) em relação ao cabo (4) é maior que uma força necessária para girar o eixo de acionamento alongado (6) em relação ao cabo (4) quando o atuador de extremidade (8) estiver em uma orientação linear não articulada em relação ao eixo de acionamento alongado (6); em que o membro de atrito (50) tem uma ou mais ranhuras formadas nele que são travadas com o atuador quando o atuador de extremidade (8) for articulado em relação ao eixo de acionamento alongado (6) e para ser destravadas do atuador quando o atuador de extremidade (8) estiver na orientação linear não articulada; caracterizado pelo fato de que cada uma das uma ou mais ranhuras (40b) tem um formato retangular e se estende ao longo de apenas uma largura parcial de uma face do membro de atrito (50).1. Surgical device, comprising: a handle (4); an elongated drive shaft (6) extending distally from the handle (4) and rotating with respect to the handle (4); and an end actuator (8) at a distal end of the elongated drive shaft (6) and having first and second claws (12a, 12b) that engage tissue therebetween, the end actuator (8) being pivotable with respect to the shaft elongated drive shaft (6) such that the end actuator (8) is angularly oriented with respect to the elongated drive shaft (6); a friction member (50) disposed within the handle (4) and resisting rotation of the elongated drive shaft (6) when the end actuator (8) is pivoted relative to the elongated drive shaft (6); and an actuator that is actuated to cause the elongated drive shaft (6) and the end actuator (8) with respect to the handle (4); wherein, when the end actuator (8) is pivoted with respect to the elongated drive shaft (6), a force required to rotate the elongated drive shaft (6) with respect to the cable (4) is greater than a force required for rotating the elongated drive shaft (6) relative to the cable (4) when the end actuator (8) is in a non-pivoting linear orientation with respect to the elongated drive shaft (6); wherein the friction member (50) has one or more slots formed therein that are locked with the actuator when the end actuator (8) is pivoted relative to the elongated drive shaft (6) and to be unlocked from the actuator when the end actuator (8) is in non-pivoting linear orientation; characterized in that each of the one or more grooves (40b) is rectangular in shape and extends along only a partial width of one face of the friction member (50). 2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de atrito (50) não resiste a rotação do eixo de acionamento alongado (6) quando o atuador de extremidade (8) estiver na orientação linear não articulada.2. Device according to claim 1, characterized in that the friction member (50) does not resist rotation of the elongated drive shaft (6) when the end actuator (8) is in non-articulated linear orientation. 3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro de atrito (50) inclui um mecanismo de engate móvel entre uma configuração travada e uma configuração destravada com base no ângulo do atuador de extremidade (8) em relação a um eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6), a quantidade de força correspondendo a se o mecanismo de engate está na configuração travada ou na configuração destravada, o dispositivo compreendendo ainda um atuador atuável de modo a causar movimento rotacional do atuador e, por meio disto, causar a articulação do atuador de extremidade (8); em que o membro de atrito (50) é operativamente acoplado ao atuador de modo que o movimento rotacional do atuador causa um movimento rotacional do mecanismo de engate.3. Device according to claim 1, characterized in that the friction member (50) includes a mobile engagement mechanism between a locked configuration and an unlocked configuration based on the angle of the end actuator (8) in relation to to a longitudinal axis of the elongated drive shaft (6), the amount of force corresponding to whether the engagement mechanism is in the locked configuration or in the unlocked configuration, the device further comprising an actuator actuatable so as to cause rotational movement of the actuator and thereby causing articulation of the end actuator (8); wherein the friction member (50) is operatively coupled to the actuator such that rotational movement of the actuator causes rotational movement of the engagement mechanism. 4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o atuador de extremidade (8) gira com o eixo de acionamento alongado (6) em relação ao cabo (4).4. Device according to claim 1, characterized in that the end actuator (8) rotates with the elongated drive shaft (6) in relation to the cable (4). 5. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento alongado (6) tem um eixo longitudinal, e o atuador é um primeiro atuador (16) atuável de modo a causar rotação do eixo de acionamento alongado (6) e do atuador de extremidade (8) ao redor do eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6); o dispositivo compreende ainda um segundo atuador (14) atuável de modo a ajustar angularmente o atuador de extremidade (8) em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6); e um membro de atrito (50) que ajusta uma quantidade de força necessária para ser aplicada ao primeiro atuador (16) de modo a causar a rotação do eixo de acionamento alongado (6) e do atuador de extremidade (8) com base em um ângulo do atuador de extremidade (8) em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6).5. Device according to claim 1, characterized in that the elongated drive shaft (6) has a longitudinal axis, and the actuator is a first actuator (16) actuable in order to cause rotation of the elongated drive shaft (6) and the end actuator (8) around the longitudinal axis of the elongated drive shaft (6); the device further comprises a second actuator (14) actuatable so as to angularly adjust the end actuator (8) with respect to the longitudinal axis of the elongated drive shaft (6); and a friction member (50) that adjusts an amount of force required to be applied to the first actuator (16) to cause rotation of the elongated drive shaft (6) and end actuator (8) based on a angle of the end actuator (8) in relation to the longitudinal axis of the elongated drive shaft (6). 6. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que quanto maior o ângulo do atuador de extremidade (8) em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6), maior a quantidade de força que o membro de atrito (50) requer que seja aplicada ao primeiro atuador (16) para causar a rotação do eixo de acionamento alongado (6) e do atuador de extremidade (8).6. Device according to claim 5, characterized in that the greater the angle of the end actuator (8) in relation to the longitudinal axis of the elongated drive shaft (6), the greater the amount of force that the member frictional friction (50) requires that it be applied to the first actuator (16) to cause rotation of the elongated drive shaft (6) and end actuator (8). 7. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que em que o membro de atrito (50) inclui um mecanismo de engate móvel entre uma configuração travada e uma configuração destravada com base no ângulo do atuador de extremidade (8) em relação ao eixo geométrico longitudinal do eixo de acionamento alongado (6), a quantidade de força correspondendo a se o mecanismo de engate está na configuração travada ou na configuração destravada.7. Device according to claim 5, characterized in that the friction member (50) includes a mobile engagement mechanism between a locked configuration and an unlocked configuration based on the angle of the end actuator (8) with respect to the longitudinal axis of the elongated drive shaft (6), the amount of force corresponding to whether the engagement mechanism is in the locked configuration or in the unlocked configuration.
BR112018011222-4A 2015-12-04 2016-11-29 SURGICAL DEVICE BR112018011222B1 (en)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/959,361 2015-12-04
US14/959,361 US10357269B2 (en) 2015-12-04 2015-12-04 Devices and methods for increasing rotational torque during end effector articulation
PCT/US2016/063911 WO2017095770A1 (en) 2015-12-04 2016-11-29 Devices and methods for increasing rotational torque during end effector articulation

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018011222A2 BR112018011222A2 (en) 2018-11-21
BR112018011222B1 true BR112018011222B1 (en) 2023-06-06

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230112022A1 (en) Method of operating an articulating ultrasonic surgical instrument
US11911015B2 (en) Methods and devices for auto return of articulated end effectors
US20210330340A1 (en) Surgical devices with articulating end effectors and methods of using surgical devices with articulating end effectors
JP7146783B2 (en) Surgical stapler with bent anvil tip, angled staple cartridge tip, and tissue grasping mechanism
BR112019016899A2 (en) surgical stapler with insertable distal anvil tip
BR112019022464A2 (en) DRIVING SCREW FOR JOINT CONTROL IN THE SURGICAL INSTRUMENT
WO2013035870A1 (en) Multi-dof forceps
BR112015020714B1 (en) APPARATUS AND METHOD FOR ARTICULATING AN END ACTUATOR
BR112016006299B1 (en) surgical instrument
BR112013024523B1 (en) SURGICAL INSTRUMENT
WO2016057280A2 (en) Methods and devices for articulating laparoscopic energy device
BR112016006275B1 (en) Device
BR112014032743B1 (en) SURGICAL TOOL FOR USE WITH A ROBOTIC SYSTEM
BR112016030319B1 (en) SURGICAL STAPLER
BR112014032653B1 (en) surgical instrument
BR112014032749B1 (en) SURGICAL END ACTUATOR
BR112014032776B1 (en) SURGICAL INSTRUMENT SYSTEM AND SURGICAL KIT FOR USE WITH A SURGICAL INSTRUMENT SYSTEM
US10166065B2 (en) Devices and methods for clamping and cutting tissue
WO1999030622A9 (en) Low profile endoscopic surgical instruments
EP2227149A1 (en) Surgical instrument
BRPI0402719B1 (en) SURGICAL INSTRUMENT INCORPORATING A JOINT MECHANISM WITH ROTATION AROUND THE LONGITUDINAL GEOMETRIC SHAFT
US20110238108A1 (en) Surgical instrument
BR112015005993B1 (en) DEVICE
EP3383286B1 (en) Devices for increasing rotational torque during end effector articulation
BR112018011222B1 (en) SURGICAL DEVICE