BR112018007726B1 - Membro de conexão elétrica flexível e conjunto de equipamentos eletrônicos interconectados por um tal membro - Google Patents
Membro de conexão elétrica flexível e conjunto de equipamentos eletrônicos interconectados por um tal membro Download PDFInfo
- Publication number
- BR112018007726B1 BR112018007726B1 BR112018007726-7A BR112018007726A BR112018007726B1 BR 112018007726 B1 BR112018007726 B1 BR 112018007726B1 BR 112018007726 A BR112018007726 A BR 112018007726A BR 112018007726 B1 BR112018007726 B1 BR 112018007726B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- connecting member
- sheath
- intermediate segment
- flexible intermediate
- electronic equipment
- Prior art date
Links
Abstract
MEMBRO DE CONEXÃO ELÉTRICA FLEXÍVEL E CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS INTERCONECTADOS POR UM TAL MEMBRO. Membro de conexão elétrica que compreende condutores elétricos (2) que se estendem dentro de uma bainha (3) que tem segmentos de extremidade (4) de seção transversal de forma geralmente paralelepipédica que compreendem cada um deles pelo menos uma face principal (4.2), os condutores tendo extremidades ligadas a dois conectores externos (6) que se estendem cada um deles saliente de uma das faces principais sendo para isso orientados na direção do exterior da bainha de um mesmo lado dessa última, a bainha compreendendo pelo menos um segmento intermediário flexível (5) que recebe livremente um comprimento extra dos condutores elétricos. Conjunto de equipamentos eletrônicos superpostos e ligados por um tal membro de conexão.
Description
[0001] A presente invenção se refere à conexão elétrica, e mais especialmente, à conexão elétrica de equipamentos eletrônicos entre si.
[0002] Os lares são nos dias de hoje equipados com um grande número de equipamentos eletrônicos destinados à difusão multimídia e às telecomunicações notadamente. Esses equipamentos eletrônicos ocupam com frequência espaço no salão, e compreendem por exemplo um gateway internet, um decodificador para televisão (televisão digital terrestre ou satélite), um gravador em disco rígido... Esses equipamentos são geralmente agrupados em pelo menos duas caixas idealmente de mesmas dimensões e que podem ser superpostas para serem as mais discretas possíveis.
[0003] Para poder funcionar, é necessário conectar eletricamente os equipamentos uns aos outros. São utilizados com essa finalidade cabos elétricos que são conectados a portas de conexão externas geralmente dispostas na parte de trás das caixas para estar escondidas da visão dos usuários. É no entanto frequente que pelo menos uma parte dos cabos excedam lateralmente das caixas, o que altera a estética do conjunto. De fato, é impossível ter cabos do comprimento exato necessário pois uma leve decalagem dos equipamentos eletrônicos provocaria uma tensão sobre os cabos e portanto sobre as portas de conexão externas.
[0004] Um objetivo da invenção é corrigir pelo menos em parte esse inconveniente
[0005] Com essa finalidade é previsto, de acordo com a invenção, um membro de conexão elétrica que compreende condutores elétricos que se estendem dentro de uma bainha que tem segmentos de extremidade de seção transversal de forma geralmente paralelepipédica que compreendem cada um deles pelo menos uma face principal. Os condutores têm extremidades ligadas a dois conectores externos que se estendem cada um deles saliente de uma das faces principais sendo para isso orientados na direção do exterior da bainha de um mesmo lado dessa última. A bainha compreende pelo menos um segmento intermediário flexível que recebe livremente um comprimento extra dos condutores elétricos.
[0006] Por comprimento extra, é entendido aqui que os condutores elétricos têm um comprimento superior ao espaçamento entre os conectores externos quando a bainha está em um estado de repouso, quer dizer quando a bainha não está estirada nem retraída. Assim, a flexibilidade da bainha e o comprimento extra dos condutores elétricos permitem que o membro de conexão se adapte a decalagens posicionais relativas dos equipamentos eletrônicos, de preferência em três direções e três rotações, sem exercer tensão sobre as conexões. Por outro lado, por sua forma, o membro de conexão pode ser aplicado contra os equipamentos eletrônicos.
[0007] A invenção tem também como objeto um conjunto de pelo menos dois equipamentos eletrônicos superpostos e eletricamente conectados um ao outro por pelo menos um membro de conexão elétrica de acordo com a invenção. O membro de conexão elétrica é aplicado contra os equipamentos eletrônicos
[0008] Outras características e vantagens da invenção se destacarão com a leitura da descrição que se segue de modos de realização especiais não limitativos da invenção
[0009] Será feito referência aos desenhos, entre os quais; - a figura 1 é uma vista esquemática parcial em perspectiva de um conjunto de equipamentos eletrônicos de acordo com a invenção; - a figura 2 é uma vista esquemática em perspectiva de um membro de conexão de acordo com um primeiro modo de realização; - a figura 3 é uma vista esquemática em perspectiva desse membro de conexão, por ocasião de sua montagem; - a figura 4 é uma vista esquemática em perspectiva de um membro de conexão de acordo com um segundo modo de realização; - a figura 5 é uma vista esquemática em perspectiva, com destaque, de um membro de conexão de acordo com um terceiro modo de realização.
[0010] Em referência às figuras, o membro de conexão elétrica de acordo com a invenção, geralmente designado em 1, compreende condutores elétricos 2 que se estendem dentro de uma bainha 3 de eixo central X.
[0011] A bainha 3 tem segmentos de extremidade, geralmente designados em 4, de um lado e de outro de um segmento intermediário flexível geralmente designado em 5. Cada um dos segmentos de extremidade 4 tem uma seção transversal de forma geralmente paralelepipédica e compreende faces principais 4.1, 4.2 das quais o comprimento se estende paralelamente ao eixo X. A face de extremidade 4.1 é mais curta do que a face de extremidade 4.2 e se conecta a essa última por um bisel 4.3 no lado oposto ao segmento intermediário 5.
[0012] Saliente de cada face principal 4.2 é fixado um conector externo 6, aqui um conector de tipo USB 3.0 padrão para um dos segmentos de extremidade 4 e um conector de tipo mini USB 3.0 para o outro dos segmentos de extremidade 4. Os conectores externos 6 são orientados na direção do exterior da bainha 3 de um mesmo lado dessa última e têm uma parte que desemboca dentro da bainha 3 para ser ligada a uma das duas extremidades dos condutores elétricos 2.
[0013] Em referência mais especialmente às figuras 1 a 3, e de acordo com o primeiro modo de realização, cada um dos dois segmentos de extremidade 4 é aqui formado por duas meias carcaças fechadas sobre o conector externo 6 e sobre uma extremidade do segmento intermediário 5.
[0014] O segmento intermediário flexível 5 tem uma forma tubular em acordeão e tem uma seção transversal circular relativamente reduzida em relação aos segmentos de extremidade 4. O segmento intermediário flexível 5 tem suas extremidades providas de um colar que assegura a retenção das extremidades do segmento intermediário flexível 5 nos segmentos de extremidade 4.
[0015] O segmento intermediário flexível 5 recebe livremente um comprimento extra dos condutores elétricos 2. Mais precisamente aqui, os condutores elétricos 2 se estendem livremente em toda a bainha 3 até os conectores externos 6. Os condutores elétricos têm assim um comprimento superior ao espaçamento entre os conectores externos quando a bainha está em um estado de repouso, quer dizer quando a bainha não está estirada.
[0016] Os segmentos de extremidade 4 são aqui feitos de matéria plástica rígida e o segmento intermediário 5 é feito de elastômero. Em variante, os segmentos de extremidade 4 podem também ser feitos de uma matéria plástica flexível tal como um elastômero.
[0017] Na figura 1 é representado um conjunto de pelo menos dois equipamentos eletrônicos 101, 102 superpostos e eletricamente conectados um ao outro por um membro de conexão elétrica 1 tal como aquele precedentemente descrito. Os segmentos de extremidade 4 do membro de conexão elétrica 1 têm sua face principal 4.2 que é aplicada contra os equipamentos eletrônicos 101, 102.
[0018] Em referência à figura 4 e de acordo com o segundo modo de realização, o segmento intermediário flexível 5 compreende uma porção central 5.1 que tem uma forma ondulada ao longo de uma direção longitudinal (o eixo X) da bainha 3. A porção central 5.1 é ligada a cada segmento de extremidade 4 por uma porção de seção transversal reduzida 5.2. É compreendido que a forma ondulada da porção central traz flexibilidade ao segmento intermediário flexível 5 essencialmente em tração e compressão ao longo do eixo X e em flexão em torno de um eixo perpendicular ao eixo X e paralelo às faces principais 4.2 e que as porções de seção transversal reduzida 5.2 trazem flexibilidade ao segmento intermediário flexível 5 essencialmente em flexão em torno de um eixo perpendicular às faces principais 4.2.
[0019] Os condutores elétricos 2 se estendem ao longo do segmento intermediário flexível 5 seguindo para isso as ondulações.
[0020] O segmento intermediário flexível 5 é globalmente chato, quer dizer que a menor dimensão do segmento intermediário flexível 5 (sua espessura) é medida perpendicularmente às faces principais 4.1, 4.2.
[0021] Em referência à figura 5 e de acordo com o terceiro modo de realização, o segmento intermediário flexível 5 tem uma seção transversal reduzida e se estende em ziguezague entre os segmentos de extremidade 4. O ziguezague é globalmente chato, quer dizer que a menos dimensão do ziguezague (sua espessura) é medida perpendicularmente às faces principais 4.1, 4.2. Mais precisamente, o segmento intermediário flexível 5 forma uma sucessão de cotovelos quadrados alternativamente em um sentido e depois no outro. Os cotovelos podem em variante ser triangulares ou arredondados.
[0022] Os condutores elétricos 2 se estendem ao longo do segmento intermediário flexível 5 seguindo para isso a forma em ziguezague.
[0023] Essa forma em ziguezague traz flexibilidade ao segmento intermediário flexível 5 essencialmente em tração e compressão ao longo do eixo X, em flexão em torno de um eixo perpendicular ao eixo X e paralelo às faces principais 4.2 e em flexão em torno de um eixo perpendicular às faces principais 4.2.
[0024] Evidentemente, a invenção não está limitada aos modos de realização descritos mas sim engloba qualquer variante que entra do campo da invenção tal como definida pelas reivindicações.
[0025] Em especial, o segmento intermediário flexível pode ser de forma diferente com por exemplo um número diferente de porções de seção transversal reduzida. As ondulações podem ser quadradas, sinusoidais ou de uma outra forma.
Claims (9)
1. Membro de conexão elétrica compreendendo condutores elétricos (2) que se estendem dentro de uma bainha (3) que tem segmentos de extremidade (4) de seção transversal de forma paralelepipédica que compreendem cada um deles pelo menos uma face principal (4.2), os condutores tendo extremidades ligadas a dois conectores externos (6) que se estendem cada um deles saliente de uma das faces principais sendo para isso orientados na direção do exterior da bainha de um mesmo lado dessa, caracterizado pela bainha compreendendo pelo menos um segmento intermediário flexível (5) que recebe livremente um comprimento extra dos condutores elétricos.
2. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os condutores (2) são dispostos livremente em toda a bainha (3) até os conectores (6).
3. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segmento intermediário flexível (5) tem uma forma de acordeão.
4. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o segmento intermediário flexível (5) tem uma seção transversal circular.
5. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segmento intermediário flexível (5) tem uma forma ondulada ao longo de uma direção longitudinal da bainha (3).
6. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segmento intermediário flexível (5) compreende pelo menos uma porção de seção transversal reduzida.
7. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos o segmento intermediário flexível (5) é feito de um elastômero.
8. Membro de conexão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segmento intermediário flexível (5) tem sua menor dimensão medida perpendicularmente às faces principais (4.1, 4.2).
9. Conjunto de pelo menos dois equipamentos eletrônicos (101, 102) caracterizado por ser superposto e eletricamente conectado um ao outro por pelo menos um membro de conexão elétrica (1) do tipo definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8 e pressionado contra os equipamentos eletrônicos.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1560670 | 2015-11-06 | ||
FR1560670A FR3043503B1 (fr) | 2015-11-06 | 2015-11-06 | Organe de raccordement electrique souple et ensemble d’equipements electroniques interconnectes par un tel organe |
PCT/EP2016/073583 WO2017076559A1 (fr) | 2015-11-06 | 2016-10-03 | Organe de raccordement electrique souple et ensemble d'equipements electroniques interconnectes par un tel organe |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112018007726A2 BR112018007726A2 (pt) | 2018-10-23 |
BR112018007726B1 true BR112018007726B1 (pt) | 2023-09-12 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US7581564B2 (en) | Protector | |
US20170148542A1 (en) | Wire harness, electrical wire protector, and electrical wire holder | |
US20150295346A1 (en) | Sealed connector with an extended seal sleeve and an anti-water pooling retainer | |
US20060178046A1 (en) | Handgrip device for coaxial cable and coaxial cable assembly including handgrip device | |
US8772637B2 (en) | Cable protection device and cable having the same | |
BR112013010925B1 (pt) | Conector elétrico com membro de aterramento | |
JP5825196B2 (ja) | ワイヤーハーネス | |
US20130081848A1 (en) | Cable protection device, cable having the same, and assembling method thereof | |
US20120181754A1 (en) | Gasket for electric cables | |
EP2058906B1 (en) | Waterproof plug for connector, waterproof connector comprising the same and method of attaching the same | |
US10975986B2 (en) | Securement member for an electrical conductor | |
US20170117692A1 (en) | Cable clamping apparatus | |
US9960541B2 (en) | Subsea connector | |
BR112018007726B1 (pt) | Membro de conexão elétrica flexível e conjunto de equipamentos eletrônicos interconectados por um tal membro | |
US11303103B2 (en) | Flexible cover for wires or cables | |
JP6367060B2 (ja) | 形状保持可能な屈曲性同軸ケーブルならびに同軸ケーブル付き接栓および同軸ケーブル付き分波・分配器 | |
CN109891696B (zh) | 具有纵向间隔件的分离管道 | |
US20190109410A1 (en) | Cable connector | |
JP5803118B2 (ja) | 細径ケーブルハーネス | |
US10454230B2 (en) | Flexible electrical coupling member and set of electronic devices interconnected by such a member | |
US20180010716A1 (en) | Conduit with Latch System | |
US20150357739A1 (en) | Power connector | |
CN205282763U (zh) | 应力消除装置 | |
US20190092255A1 (en) | Wire harness | |
US9935445B2 (en) | Wedge of a transition for cables etc |