BR112017024661B1 - Método de aceleração de hardware, dispositivo e sistema relacionado - Google Patents

Método de aceleração de hardware, dispositivo e sistema relacionado Download PDF

Info

Publication number
BR112017024661B1
BR112017024661B1 BR112017024661-9A BR112017024661A BR112017024661B1 BR 112017024661 B1 BR112017024661 B1 BR 112017024661B1 BR 112017024661 A BR112017024661 A BR 112017024661A BR 112017024661 B1 BR112017024661 B1 BR 112017024661B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
target
vnf
vim
hardware
accelerated
Prior art date
Application number
BR112017024661-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017024661A2 (pt
Inventor
Jun Peng
Zhan Peng
Xu Yang
Original Assignee
Huawei Technologies Co., Ltd
Filing date
Publication date
Application filed by Huawei Technologies Co., Ltd filed Critical Huawei Technologies Co., Ltd
Priority claimed from PCT/CN2015/079274 external-priority patent/WO2016183799A1/zh
Publication of BR112017024661A2 publication Critical patent/BR112017024661A2/pt
Publication of BR112017024661B1 publication Critical patent/BR112017024661B1/pt

Links

Abstract

MÉTODO DE ACELERAÇÃO DE HARDWARE, DISPOSITIVO E SISTEMA RELACIONADO. A presente invenção proporciona um método de aceleração de hardware e um dispositivo relacionado. O método de aceleração de hardware inclui: determinar, por uma entidade funcional, um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware necessário em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; determinar, pela entidade funcional, um gerenciador de infraestrutura virtual virtualizado VIM; e implantação, pela entidade funcional, da VNF a ser acelerado em um host alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo usando o VIM alvo. Nesta forma de realização, a entidade funcional implanta a VNF a ser acelerada no host alvo cujo recurso de correspondência de hardware tem um tamanho maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware requerido na VNF a ser acelerada, de modo que o tipo de recurso de aceleração de hardware requerido na VNF a ser acelerada pode corresponder a um tipo de recurso de correspondência de hardware do host alvo e o recurso de correspondência de hardware do host alvo pode atender a um requisito de aceleração da VNF a ser acelerada, melhorando efetivamente o (...).

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente invenção refere-se ao campo da computação em nuvem e, em particular, a um método de aceleração de hardware e a um dispositivo relacionado.
ANTECEDENTES
[002] Computação em nuvem é distribuir uma tarefa de computação para recursos de computação virtual distribuídos, de modo que uma empresa ou usuário possa comutar os recursos para diferentes aplicativos exigidos, usando um centro de dados central de rede, para acessar diferentes sistemas de computador e armazenamento conforme exigido. A computação em nuvem é um resultado do desenvolvimento e convergência de tecnologias convencionais de computador e rede, tais como computação distribuída (Distributed Computing), computação paralela (Parallel Computing), computação utilitária (Utility Computing), armazenamento em rede (Network Storage), virtualização (Virtualization), e balanceamento de carga (Load Balance).
[003] Um sistema de computação em nuvem, como um grande sistema de software muito complicado, inclui muitos módulos e componentes. Uma arquitetura de nuvem cai em duas partes principais no total: serviço e gerenciamento. Em termos de serviço, a arquitetura da nuvem fornece principalmente a um usuário vários serviços com base em nuvem, que incluem três camadas no total. A primeira camada é o software como um serviço (SaaS, Software as a Service), e uma função desta camada é fornecer um aplicativo para um cliente, principalmente em uma maneira com base na Web; A segunda camada é uma plataforma como um serviço (PaaS, Platform as a Service), e uma função desta camada é fornecer uma plataforma de desenvolvimento e colocação como um serviço para um usuário; a terceira camada é infraestrutura como um serviço (IaaS, Infraestrutura como um Serviço) e uma função dessa camada é fornecer vários recursos de camada inferior, tais como um recurso de computação (por exemplo, uma máquina virtual) e um recurso de armazenamento como um serviço para um usuário. Da perspectiva de um usuário, os serviços nas três camadas são independentes, porque os serviços fornecidos pelas três camadas são completamente diferentes e não são destinados aos mesmos usuários. No entanto, de uma perspectiva tecnológica, existe uma dependência particular entre as três camadas do serviço de nuvem. Por exemplo, um produto e serviço da camada SaaS não exigem apenas uma tecnologia de camada SaaS, mas também dependem da plataforma de desenvolvimento e colocação fornecida pela camada PaaS, ou são colocados diretamente no recurso de computação fornecido pela camada IaaS; e um produto e serviço da camada PaaS também provavelmente deverão ser criados em um serviço da camada IaaS. Um aspecto de gerenciamento envolve principalmente uma camada de gerenciamento de nuvem e sua função é garantir que o sistema de computação em nuvem inteiro possa rodar de forma segura e estável e possa ser efetivamente gerenciado.
[004] À medida que as tecnologias da computação em nuvem amadurecem gradualmente, os campos de TI e CT convergem e são integrados. Para lidar com a concorrência futura e os desafios, os operadores de CT cumprem com uma tendência de desenvolvimento de tecnologia corrente de virtualização e computação em nuvem, e propõem uma arquitetura de virtualização de funções de rede (NFV, Network Functions Virtualization) de funções de rede em um campo de ICT. Pode ser feita referência à Figura 1 quanto a um diagrama estrutural esquemático da arquitetura. Na nova arquitetura, os objetos funcionais, tais como uma infraestrutura de virtualização das funções de rede NFVI, um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM, um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM (VNF Manager), um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO (Orchestrator) e uma função de rede virtualizada VNF são definidos. A NFVI fornece uma camada de infraestrutura colocada em nuvem, a VNF é um aplicativo de elemento de rede colocado em nuvem, o gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM é responsável pelo gerenciamento de camada de infraestrutura, o VNFM é responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida da VNF e o NFVO é responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida do serviço. Um E/NMS é um sistema de gerenciamento de rede de um elemento de rede de telecomunicações convencional CT; um OSS/BSS é um sistema de gerenciamento de rede de um sistema de nuvem. Os comportamentos de colocação e operação para cada VNF são descritos usando-se um modelo VNFD e armazenados em um catálogo VNF (Catálogo VNF).
[005] Um recurso NFVI é alocado para uma VNF com base em uma exigência descrita em um VFND e em consideração de uma exigência específica, uma restrição e uma estratégia que são predefinidas. À medida que os serviços de telecomunicações aumentam, em uma arquitetura de NFV MANO, os operadores reconhecem que um acelerador é um elemento-chave da NFVI e é tão importante como uma CPU, um cartão de interface de rede (NIC, Network Interface Card) e uma memória. A NFV MANO é uma unidade que inclui pelo menos o NFVO, a VNF, o catálogo VNF e o VIM. De acordo com uma previsão na indústria sobre o tráfego de dados em uma próxima década (aumentando de 100 a 200 vezes), estima-se de forma conservadora que uma capacidade de um único servidor no futuro precisa ser aumentada em 10 vezes sem considerar fatores como um aumento em uma escala de dispositivo, e esta é também uma demanda de capacidade para cada CPU. Por meio da otimização do kit de desenvolvimento de plataforma de dados (DPDK, Data Platform Development Kit), otimização de desempenho de software e similares, a capacidade pode ser aperfeiçoada em um máximo de 4 a 5 vezes, o que está longe de atingir a demanda de capacidade de servidor. A indústria inteira tenta ativamente resolver uma diferença de desempenho tão grande por meio do Sistema em um chip (SOC, System-On-a-Chip), aceleração de hardware e similares.
[006] Em uma arquitetura existente, o MANO não sabe nada sobre uma situação sobre um recurso a ser acelerado na VNF e uma unidade de aceleração de um hospedeiro. Na técnica anterior, em um processo de colocação de uma VNF em um hospedeiro, a VNF é colocada aleatoriamente ou sequencialmente em um hospedeiro de cada DC. Em uma solução na técnica anterior, um tipo de um recurso que precisa ser acelerado na VNF não pode corresponder a um tipo de um recurso de aceleração que pode ser fornecido pelo hospedeiro da VNF; portanto, é provável que um tipo de um recurso a ser acelerado na VNF não corresponda a um tipo de recurso de aceleração de um hospedeiro no qual a VNF é colocada, de modo que o recurso de aceleração do hospedeiro no qual a VNF está localizada não pode satisfazer uma exigência de aceleração da VNF, deteriorando assim o desempenho da VNF.
SUMÁRIO
[007] A presente invenção fornece um método de aceleração de hardware e um dispositivo relacionado.
[008] Um primeiro aspecto de modalidades da presente invenção fornece um método de aceleração de hardware, incluindo:determinar, por uma entidade funcional, um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; determinar, pela entidade funcional, um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo; e dispor, pela entidade funcional, a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde um tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[009] Com referência ao primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção,em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, a determinação, por uma entidade funcional, de um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional inclui: determinar, pelo NFVO, um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[010] Com referência à primeira maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, a determinação, pela entidade funcional, de um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo inclui: receber, pelo NFVO, informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; determinar, pelo NFVO, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportados; determinar, pelo NFVO, que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e determinar, pelo NFVO, que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[011] Com referência à primeira maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção ou à segunda maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, a colocação, pela entidade funcional, da VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo inclui: enviar, pelo NFVO, informações de primeira solicitação para o VIM alvo, onde as informações de primeira solicitação são usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; ou enviar, pelo NFVO, informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[012] Com referência à primeira maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quarta maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, a determinação, por uma entidade funcional, de um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional inclui: determinar, pelo VNFM, um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada; e após a determinação, por uma entidade funcional, de um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional, o método inclui adicionalmente: enviar, pelo VNFM, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF até o NFVO.
[013] Com referência à quarta maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quinta maneira de implantação do primeiro aspecto das modalidades da presente invenção, a determinação, pela entidade funcional, de um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo inclui: enviar, pelo VNFM, informações de terceira solicitação para o NFVO, para que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação e o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada; e a colocação, pela entidade funcional, da VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo inclui: receber, pelo VNFM, informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e enviar, pelo VNFM, informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, onde as informações de quarta solicitação são usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[014] Um segundo aspecto de modalidades da presente invenção fornece um método de aceleração de hardware, incluindo: enviar, por um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional ; e colocar, pelo VIM alvo, a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo do recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido.
[015] Com referência ao segundo aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do segundo aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, o envio, por um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional inclui: enviar, pelo VIM alvo, informações de aceleração de hardware para o NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o NFVO determine um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recursos de correspondência de hardware reportados de VIMs em um domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo e o NFVO determina que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[016] Com referência à primeira maneira de implantação do segundo aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do segundo aspecto das modalidades da presente invenção, a colocação, pelo VIM alvo, da VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional inclui: receber, pelo VIM alvo, informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e colocar, pelo VIM alvo, a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação; ou receber, pelo VIM alvo, uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde o VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo; e colocar, pelo VIM alvo, a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[017] Com referência ao segundo aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do segundo aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, a colocação, pelo VIM alvo, da VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional inclui: receber, pelo VIM alvo, informações de quarta solicitação enviadas pelo VNFM, onde o VNFM está configurado para enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, o VNFM é configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, e as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e colocar, pelo VIM alvo, a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[018] Um terceiro aspecto das modalidades da presente invenção fornece uma entidade funcional, incluindo: uma primeira unidade de determinação, configurada para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; uma segunda unidade de determinação, configurada para determinar o gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo; e uma primeira unidade de colocação, configurada para colocar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde o tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[019] Com referência ao terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, a primeira unidade de determinação inclui: a primeira unidade de determinação é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[020] Com referência à primeira maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, a segunda unidade de determinação inclui: um primeiro módulo de recebimento, configurado para receber informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; um primeiro módulo de determinação, configurado para determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportados; um segundo módulo de determinação, configurado para determinar que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e um terceiro módulo de determinação, configurado para determinar que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[021] Com referência à primeira maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção ou à segunda maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, a primeira unidade de colocação inclui: um primeiro módulo de envio, configurado para enviar as informações de primeira solicitação para o VIM alvo, onde as informações de primeira solicitação são usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; ou um segundo módulo de envio, configurado para enviar as informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[022] Com referência ao terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quarta maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, a primeira unidade de determinação é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada; e a entidade funcional inclui adicionalmente: uma primeira unidade de envio, configurada para enviar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada para a NFVO.
[023] Com referência à quarta maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quinta maneira de implantação do terceiro aspecto das modalidades da presente invenção, a segunda unidade de determinação é configurada adicionalmente para enviar informações de terceira solicitação para o NFVO, de modo que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação e o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada; e a primeira unidade de colocação inclui: um segundo módulo de recebimento, configurado para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são utilizadas para indicar o VIM alvo; e um terceiro módulo de envio, configurado para enviar informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, onde as informações de quarta solicitação são usadas para fazer com que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[024] Um quarto aspecto das modalidades da presente invenção fornece um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo, incluindo: uma segunda unidade de envio, configurada para enviar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; e uma segunda unidade de colocação, configurada para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[025] Com referência ao quarto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do quarto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, a segunda unidade de envio é configurada adicionalmente para enviar informações de aceleração de hardware para o NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o NFVO determine um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo no hardware reportado que combina os tamanhos de recursos de VIMs em um domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware é o hospedeiro alvo , e o NFVO determine que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[026] Com referência à primeira maneira de implantação do quarto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do quarto aspecto das modalidades da presente invenção, a segunda unidade de colocação inclui: um terceiro módulo de recebimento, configurado para receber as informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e um primeiro módulo de colocação, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação; ou um quarto módulo de recebimento, configurado para receber uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde o VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo; e um segundo módulo de colocação, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[027] Com referência ao quarto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do quarto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, a segunda unidade de colocação inclui: um quinto módulo de recebimento, configurado para receber as informações de quarta solicitações enviadas pelo VNFM, em que o VNFM está configurado para enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, o VNFM é configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, e as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e um terceiro módulo de colocação, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[028] Um quinto aspecto das modalidades da presente invenção fornece uma entidade funcional, incluindo: um transmissor, um receptor e um processador, onde o processador está configurado para desempenhar as seguintes operações: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; determinar um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo; e colocar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde um tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[029] Com referência ao quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, o processador é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[030] Com referência à primeira maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, o receptor está configurado para desempenhar a seguinte operação: receber informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; e o processador é configurado adicionalmente para desempenhar as seguintes operações: determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recursos de correspondência de hardware reportados; determinar que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e determinar que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[031] Com referência à primeira maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção ou à segunda maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, o transmissor está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar as informações de primeira solicitação para o VIM alvo, onde as informações de primeira solicitação são usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; ou enviar as informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[032] Com referência ao quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quarta maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, o processador é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada; e o transmissor está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada para o NFVO.
[033] Com referência ao quarto modo de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma quinta maneira de implantação do quinto aspecto das modalidades da presente invenção, o transmissor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar informações de terceira solicitação para o NFVO, de modo que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação e o tipo e tamanho do recurso de aceleração de hardware necessário na VNF a ser acelerada; o receptor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e o transmissor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar as informações de quarta solicitação para o VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, onde as informações de quarta solicitação é usadas para que o VIM alvo disponha a VNF a ser acelerada no host alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[034] Um sexto aspecto de modalidades da presente invenção fornece um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo, incluindo: um transmissor, um receptor e um processador, onde o transmissor está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; e o processador está configurado para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido.
[035] Com referência ao sexto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma primeira maneira de implantação do sexto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, o transmissor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar informações de aceleração de hardware para o NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o NFVO determine um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo em tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportados de VIMs no domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo e o NFVO determine que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[036] Com referência à primeira maneira de implantação do sexto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma segunda maneira de implantação do sexto aspecto das modalidades da presente invenção; o receptor está configurado para desempenhar a seguinte operação: receber as informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e o processador está configurado para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação; ou o receptor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde o VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo; e o processador é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[037] Com referência ao sexto aspecto das modalidades da presente invenção, em uma terceira maneira de implantação do sexto aspecto das modalidades da presente invenção, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, o receptor é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber informações de quarta solicitação enviadas pelo VNFM, onde o VNFM está configurado para enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, o VNFM é configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO e as segundas informações de indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e o processador está configurado para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[038] Um sétimo aspecto das modalidades da presente invenção fornece um meio legível por computador, que compreende códigos de programas de computador armazenados no mesmo, executáveis por um ou mais processadores digitais para executar o método dos aspectos acima.
[039] Um oitavo aspecto de modalidades da presente invenção fornece um sistema, que compreende um aparelho de qualquer um dos aspectos acima.
[040] A presente invenção fornece um método de aceleração de hardware e um dispositivo relacionado. O método de aceleração de hardware inclui: determinar, por uma entidade funcional, um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; determinar, pela entidade funcional, um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo; e dispor, pela entidade funcional, a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo, pelo uso do VIM alvo. Nesta modalidade, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, efetivamente aperfeiçoando o desempenho da VNF a ser acelerada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[041] A Figura 1 é um diagrama estrutural esquemático de uma arquitetura de virtualização de funções de rede na técnica anterior;
[042] A Figura 2 é um fluxograma de etapas de uma modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[043] A Figura 3 é um diagrama estrutural esquemático de uma modalidade de uma arquitetura de virtualização de funções de rede de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[044] A Figura 4 é um fluxograma de etapas de outra modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[045] A Figura 5 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de uma arquitetura de virtualização de funções de rede de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[046] A Figura 6 é um fluxograma de etapas de outra modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[047] A Figura 7 é um fluxograma de etapas de uma modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[048] A Figura 8 é um fluxograma de etapas de outra modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[049] A Figura 9 é um fluxograma de etapas de outra modalidade de um método de aceleração de hardware de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[050] Figura 10 é um diagrama estrutural esquemático de uma modalidade de uma entidade funcional de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[051] A Figura 11 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de uma entidade funcional de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[052] A Figura 12 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de uma entidade funcional de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[053] A Figura 13 é um diagrama estrutural esquemático de uma modalidade de um VIM alvo de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[054] A Figura 14 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de um VIM alvo de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[055] A Figura 15 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de um VIM alvo de acordo com uma modalidade da presente invenção;
[056] A Figura 16 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de uma entidade funcional de acordo com uma modalidade da presente invenção; e
[057] A Figura 17 é um diagrama estrutural esquemático de outra modalidade de uma VIM alvo de acordo com uma modalidade da presente invenção
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[058] Uma modalidade da presente invenção fornece um método de aceleração de hardware, e o método de aceleração de hardware permite um recurso de aceleração de um hospedeiro no qual uma VNF está localizada para atender a uma exigência de aceleração da VNF.
[059] A seguir, o método de aceleração de hardware fornecido nesta modalidade é descrito em detalhe com referência à Figura 2 e o método de aceleração de hardware inclui:
[060] 201. Uma entidade funcional determina um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional.
[061] Para uma estrutura de uma arquitetura de virtualização de funções de rede fornecida nesta modalidade, fazer referência à Figura 3. Uma estrutura de implantação específica da entidade funcional não está limitada nesta modalidade.
[062] Pode ser aprendido a partir da Figura 3 que o domínio de gerenciamento da entidade funcional inclui várias VNFs, e a entidade funcional pode criar uma instância VNF usando um descritor VNF (VNFD, Virtualized Network Function Descriptor) e gerenciar ciclos de vida destas instâncias, onde comportamentos de colocação e operação para cada VNF são descritos pelo uso de um modelo VNFD e armazenados em um catálogo VNF (VNF Catalog).
[063] Além disso, um VNFD e uma VNF estão em correspondência de um para um, e o VNFD descreve completamente um recurso e uma exigência exigidos para colocar a VNF.
[064] A entidade funcional pode determinar, pela leitura de cada VNFD, uma VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware em cada VNF no domínio de gerenciamento da entidade funcional e pode determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pela leitura de um VFND correspondente à VNF a ser acelerada.
[065] Um maneira de implantação específica da VNFD não está limitada nesta modalidade desde que a VNFD possa descrever completamente uma funcionalidade e uma exigência necessárias para cada VNF no domínio de gerenciamento da entidade funcional, isto é, desde que a entidade funcional possa determinar uma exigência da VNF a ser acelerada pela leitura do VNFD, onde a exigência da VNF a ser acelerada inclui, porém, sem limitação, o tipo, o tamanho, compatibilidade, desempenho e similares do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[066] Para detalhes sobre um sistema de gerenciamento de rede OSS/BSS de um sistema de nuvem, um sistema de gerenciamento de rede E/NMS de um elemento de rede de telecomunicações convencional CT e uma infraestrutura de virtualização de funções de rede NFVI que estão na arquitetura de virtualização de funções de rede mostradas na Figura 3, fazer referência à técnica anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[067] Um tipo específico do recurso de aceleração de hardware não está limitado nesta modalidade. Por exemplo, o recurso de aceleração de hardware pode ser qualquer recurso de hardware que exige aceleração, tal como um recurso de aceleração de vídeo.
[068] 202. A entidade funcional determina um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo.
[069] A entidade funcional determina que um VIM, em múltiplos VIMs no domínio de gerenciamento da entidade funcional, que atende a uma condição predefinida é o VIM alvo, de modo que o VIM alvo determine o hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[070] A condição predefinida é que o hospedeiro alvo exista no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[071] Especificamente, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[072] Mais especificamente, um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[073] 203. A entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo.
[074] A entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo determinado.
[075] Nesta modalidade, em um processo em que A entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro, a colocação não é desempenhada sequencialmente ou aleatoriamente, mas A entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo cujo recurso de correspondência de hardware tem um tamanho maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e o tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é consistente com o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[076] A seguir, uma maneira de implantação no qual a entidade funcional determina especificamente o VIM alvo é descrita em detalhe com referência à Figura 4. Deve notar-se que descrição a seguir de como determinar o VIM alvo é um exemplo, e a presente invenção não está limitada à mesma, desde que a VNF a ser acelerada possa ser colocada no hospedeiro alvo.
[077] Nesta modalidade, pode ser feita referência à Figura 5 para uma estrutura específica das funções de arquitetura de virtualização de rede, e esta modalidade é descrita assumindo-se que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede do NFVO.
[078] 401. Um NFVO determina um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[079] Especificamente, conforme mostrado na Figura 5, o NFVO adquire, pela leitura de um modelo de VNFD em um catálogo VNF, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware no domínio de gerenciamento do NFVO.
[080] Os comportamentos de colocação e operação para cada VNF são descritos usando-se um modelo VNFD e armazenados em um catálogo VNF (VNF Catalog), e um VNFD e uma VNF estão em correspondência de um para um. Portanto, nesta modalidade, o NFVO pode adquirir, pela leitura de um VFND correspondente à VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware.
[081] A seguir, é descrito como o modelo VNFD no catálogo da VNF descreve o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pelo uso de um exemplo. Deve notar-se que, o que vem a seguir é apenas um exemplo do modelo VNFD, e a presente invenção não está limitada ao mesmo.
[082] Um campo alvo vdu é definido no modelo VNFD no catálogo VNF e o campo alvo vdu é mostrado na Tabela 1.Tabela 1
[083] Nesta modalidade, um parâmetro de um acelerador de hardware é adicionado ao campo alvo vdu, e os detalhes são mostrados na Tabela 2.Tabela 2
[084] Isto é, nesta modalidade, o NFVO adquire o parâmetro do acelerador de hardware lendo o campo alvo no modelo VNFD correspondente à VNF a ser acelerada e, então pode determinar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware na VNF a ser acelerada.
[085] O acelerador de hardware pode estar na forma de hardware específico ou chip, o que não é especificamente limitado nesta modalidade.
[086] Especificamente, conforme mostrado na Figura 5, uma NFVI inclui, mas não está limitada a: uma camada de adaptação de dispositivo de aceleração, usada para fornecer uma estrutura de adaptação unificada para um serviço;uma camada de abstração de dispositivo de aceleração, usada para desempenhar operações como instalação, inicialização, monitoramento e colocação de gerenciadores em um dispositivo de aceleração de nó de servidor; e uma camada de hardware de grupo de dispositivo de aceleração, na qual um hardware de aceleração é disposto, incluindo um FPGA, um chip Ponte Sul, uma aceleração relacionada a processador SoC, e os acionadores físicos e virtuais correspondentes.
[087] 402. O NFVO recebe informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO.
[088] As informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado.
[089] O tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware.
[090] 403. O NFVO determina um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo.
[091] O tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportado.
[092] 404. O NFVO determina que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um hospedeiro alvo.
[093] 405. O NFVO determina que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é um VIM alvo.
[094] Pode ser aprendido a partir da etapa 402 para a etapa 405 que, nesta modalidade, que o NFVO determine que o VIM com o valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportados no domínio de gerenciamento do NFVO é o VIM alvo é um exemplo de determinação do VIM alvo, e a presente invenção não está limitada a isso. Outra maneira de determinar o VIM alvo também pode ser usada desde que o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada possa corresponder a um tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[095] Especificamente, o NFVO determina as informações de aceleração de hardware de cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com o tipo determinado do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[096] Especificamente, conforme mostrado na Figura 5, pelo menos uma camada de gerenciamento de nuvem de dispositivo de aceleração está disposta no VIM, onde a camada de gerenciamento de nuvem de dispositivo de aceleração é um sistema de gerenciamento de nuvem para um dispositivo de aceleração, e o sistema de gerenciamento de nuvem é usado para alocar e colocar recursos.
[097] Mais especificamente, a camada de gerenciamento de nuvem de dispositivo de aceleração do VIM determina um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento do VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o VIM possa reportar, para o NFVO, o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro que está no domínio de gerenciamento do VIM e que tem o maior recurso de correspondência de hardware.
[098] 406. O NFVO gera as informações de primeira solicitação.
[099] As informações de primeira solicitação são usadas pelo NFVO para instruir o VIM alvo a colocar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0100] 407. O NFVO envia as informações de primeira solicitação para o VIM alvo.
[0101] Depois de receber as informações de primeira solicitação, o VIM alvo pode colocar uma VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0102] A etapa 406 e a etapa 407 são etapas pelas quais o NFVO coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo pelo uso do VIM alvo. Deve notar-se que a etapa 406 e a etapa 407 são um exemplo para descrição, e a presente invenção não está limitada às mesmas. Outro tipo de colocação também pode ser usado, tal como a etapa 408 e etapa 409 a seguir.
[0103] 408. O NFVO gera informações de primeira indicação.
[0104] As informações de primeira indicação são usadas para indicar o VIM alvo a um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, para que o VNFM possa determinar o VIM alvo de acordo com as informações de primeira indicação e colocar a VNF com aceleração.
[0105] 409. O NFVO envia as informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM.
[0106] As informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, onde as informações de segunda solicitação são usadas para que o VIM alvo coloque a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0107] Nesta modalidade, em um processo de colocação da VNF a ser acelerada no hospedeiro, o NFVO determina que o VIM alvo é um VIM correspondente ao hospedeiro alvo, e que o hospedeiro alvo é um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um tamanho, enviado por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0108] A seguir, uma maneira de implantação na qual a entidade funcional determina especificamente o VIM alvo é descrita em detalhe com referência à Figura 6. Deve notar-se que a descrição a seguir de como determinar o VIM alvo é um exemplo, e a presente invenção não está limitada ao mesmo, desde que a VNF a ser acelerada possa ser colocada no hospedeiro alvo.
[0109] Nesta modalidade, pode ser feita referência à Figura 5 para uma estrutura específica da arquitetura de virtualização de funções de rede, e esta modalidade é descrita assumindo-se que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM.
[0110] 601. Uma VNF determina um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0111] Especificamente, conforme mostrado na Figura 5, o VNFM adquire, pela leitura de um modelo VNFD em um catálogo VNF, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware no domínio de gerenciamento do NFVO.
[0112] Os comportamentos de colocação e operação para cada VNF são descritos usando-se um modelo VNFD e armazenados em um catálogo VNF (VNF Catalog), e um VNFD e uma VNF estão em correspondência de um para um. Portanto, nesta modalidade, o VNFM pode adquirir, pela leitura de um VFND correspondente à VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware.
[0113] Um campo alvo vdu é definido no modelo VNFD no catálogo VNF, de modo que o VNFM possa determinar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada no domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com o campo alvo no modelo de descritor VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0114] Para uma maneira de configuração específica do campo alvo, fazer referência à Tabela 1 e à Tabela 2. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0115] 602. O VNFM envia o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada para o NFVO.
[0116] O VNFM envia o tipo e o tamanho, adquiridos pela leitura do campo alvo, do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada até o NFVO.
[0117] 603. O VNFM envia informações de terceira solicitação para o NFVO.
[0118] As informações de terceira solicitação são usadas para que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação e o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[0119] Para um processo específico em que o NFVO determina o VIM alvo, fazer referência à etapa 402 à etapa 405 mostradas na Figura 4. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0120] 604. O VNFM recebe informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO.
[0121] O NFVO gera as informações de segunda indicação de acordo com o VIM alvo determinado, onde as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo.
[0122] 605. O VNFM envia informações de quarta solicitação para o VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação.
[0123] As informações de quarta solicitação são usadas para que o VIM alvo coloque a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0124] De acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder a um tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e um tamanho do recurso de correspondência de hardware o hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando efetivamente desempenho da VNF a ser acelerada.
[0125] O acima exposto descreve como implantar o método de aceleração de hardware da presente invenção em detalhe a partir de uma perspectiva de uma entidade funcional e, a seguir, como implantar o método de aceleração de hardware da presente invenção é descrito em detalhe a partir de uma perspectiva de um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM.
[0126] A seguir, outra modalidade do método de aceleração de hardware é descrita em detalhe com referência à Figura 7.
[0127] Para uma arquitetura de virtualização de funções de rede que pode implantar o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, fazer referência à Figura 3. Para uma descrição específica da arquitetura de virtualização das funções de rede mostrada na Figura 3, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0128] 701. Um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo envia um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional.
[0129] O VIM alvo é um VIM que está em múltiplos VIMs em um domínio de gerenciamento da entidade funcional e que atende a uma condição predefinida.
[0130] A condição predefinida é que o hospedeiro alvo exista no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0131] A entidade funcional determina o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo.
[0132] Além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada no domínio de gerenciamento da entidade funcional.
[0133] Para detalhes sobre como a entidade funcional determina especificamente o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware na função de rede virtualizada VNF de aceleração para o domínio de gerenciamento da entidade funcional, fazer referência à modalidade mostrada na Figura 2. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0134] 702. O VIM alvo envia uma VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional.
[0135] O tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0136] Nesta modalidade, o VIM alvo envia o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo para a entidade funcional, de modo que a entidade funcional possa determinar o VIM alvo e o VIM alvo possa colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional. Além disso, em um processo no qual o VIM alvo implanta a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo, a implantação não é realizada sequencialmente ou aleatoriamente, mas a VNF a ser acelerada é colocada no hospedeiro alvo cujo recurso de correspondência de hardware tem um tamanho maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e o tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0137] A seguir, como o VIM alvo implanta o método de aceleração de hardware, em que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede, o NFVO é descrito com referência à Figura 8.
[0138] Para uma estrutura específica de uma arquitetura de virtualização de rede para implantação do método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, fazer referência à Figura 5. Para uma descrição específica das funções de rede, a arquitetura de virtualização mostrada na Figura 5, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0139] 801. Um VIM alvo envia informações de aceleração de hardware para um NFVO.
[0140] As informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware.
[0141] Isto é, cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO envia informações de aceleração de hardware, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está no domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware.
[0142] O NFVO está configurado para determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportado dos VIMs no domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo e o NFVO determine que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[0143] Nesta modalidade, o VIM alvo ser um VIM que está no domínio de gerenciamento do NFVO e que tem um valor máximo nos tamanhos de recursos de correspondência de hardware reportados é um exemplo de determinar o VIM alvo e a presente invenção não está limitada ao mesmo. Outra maneira de determinar o VIM alvo também pode ser usada, desde que um tipo de recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada possa corresponder a um tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[0144] 802. O VIM alvo recebe as informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO.
[0145] 803. O VIM alvo coloca uma VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação.
[0146] A etapa 802 e a etapa 803 são etapas pelas quais o VIM alvo coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo. Deve notar-se que a etapa 802 e a etapa 803 são um exemplo para a descrição, e a presente invenção não está limitada às mesmas. Outra maneira de colocação também pode ser usada, como a etapa 804 e a etapa 805 a seguir.
[0147] 804. O VIM alvo recebe uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM.
[0148] O VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo.
[0149] 805. O VIM alvo envia uma VNF a ser acelerada para um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[0150] Nesta modalidade, o VIM alvo envia informações de aceleração de hardware para o NFVO, de modo que, em um processo de implantação da VNF a ser acelerada no hospedeiro, o NFVO determine que o VIM alvo é um VIM correspondente ao hospedeiro alvo e que o hospedeiro alvo é um hospedeiro que corresponde ao tamanho do recurso de correspondência de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um tamanho, enviado por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0151] A seguir, como o VIM alvo implanta o método de aceleração de hardware, em que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM é descrito com referência à Figura 9.
[0152] Para uma estrutura específica de uma arquitetura de virtualização de rede para implantar o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, fazer referência à Figura 5. Para uma descrição específica das funções de rede, a arquitetura de virtualização mostrada na Figura 5, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos nesta modalidade novamente.
[0153] 901. Um VIM alvo envia informações de aceleração de hardware para um NFVO.
[0154] Para detalhes sobre a etapa 901 nesta modalidade, fazer referência à etapa 801 mostrada na Figura 8. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0155] 902. O VIM alvo recebe as informações de quarta solicitação enviada por uma VNFM.
[0156] O VNFM está configurado para enviar a informações de quarta solicitação para o VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, e o VNFM está configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo.
[0157] 903. O VIM alvo coloca uma VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[0158] De acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, um tipo de um recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder a um tipo de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e um tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que um tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a-ser-acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, assim, aperfeiçoando efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0159] A seguir, uma estrutura de uma entidade funcional que pode habilitar um recurso de aceleração de um hospedeiro em que uma VNF está localizada para atender a uma exigência de aceleração da VNF é descrita em detalhe com referência à Figura 10.
[0160] A entidade funcional inclui uma primeira unidade de determinação 1001, uma segunda unidade de determinação 1002 e uma primeira unidade de colocação 1003.
[0161] A primeira unidade de determinação 1001 é configurada para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional.
[0162] Para uma estrutura de uma arquitetura de virtualização de funções de rede fornecida nesta modalidade, fazer referência à Figura 3. Uma estrutura de implantação específica da entidade funcional não está limitada nesta modalidade.
[0163] Para uma descrição específica da arquitetura de virtualização das funções de rede mostrada na Figura 3, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0164] A segunda unidade de determinação 1002 é configurada para determinar um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo.
[0165] A entidade funcional determina que um VIM, em vários VIMs no domínio de gerenciamento da entidade funcional, que atende a uma condição predefinida é o VIM alvo, de modo que o VIM alvo determina o hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0166] A condição predefinida é que o hospedeiro alvo exista no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0167] Especificamente, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[0168] Mais especificamente, um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0169] A primeira unidade de colocação 1003 é configurada para colocar VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0170] Nesta modalidade, em um processo em que a entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro, a colocação não é realizada sequencialmente ou aleatoriamente, mas a entidade funcional coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo cujo recurso de correspondência de hardware tem um tamanho maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0171] A seguir, uma estrutura de uma entidade funcional que pode determinar um VIM alvo é descrita em detalhe com referência à Figura 11.
[0172] Nesta modalidade, pode ser feita referência à Figura 5 para uma estrutura específica das funções de arquitetura de virtualização de rede, e esta modalidade é descrita assumindo-se que a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO.
[0173] A entidade funcional inclui uma primeira unidade de determinação 1101, uma segunda unidade de determinação 1102 e uma primeira unidade de colocação 1103.
[0174] A primeira unidade de determinação 1101 é configurada para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0175] Especificamente, conforme mostrado na Figura 5, o NFVO adquire, pela leitura de um modelo VNFD em um catálogo VNF, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware no domínio de gerenciamento do NFVO.
[0176] Para obter detalhes sobre como o NFVO adquire especificamente o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige aceleração de hardware no domínio de gerenciamento do NFVO, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0177] A segunda unidade de determinação 1102 é configurada para determinar um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo.
[0178] Especificamente, a segunda unidade de determinação 1102 inclui ainda:um primeiro módulo de recebimento 11021, configurado para receber informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; Um primeiro módulo de determinação 11022, configurado para determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, em que o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recursos de correspondência de hardware reportados; Um segundo módulo de determinação 11023, configurado para determinar que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um hospedeiro alvo; e Um terceiro módulo de determinação 11024, configurado para determinar que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[0179] A primeira unidade de colocação 1103 está configurada para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde o tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0180] Especificamente, a primeira unidade de colocação 1103 inclui:Um primeiro módulo de envio 11031, configurado para enviar as informações de primeira solicitação para o VIM alvo, em que as informações de primeira solicitação são usadas para que o VIM alvo implante a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo;Ou A primeira unidade de colocação 1103 inclui: um segundo módulo de envio 11032, configurado para enviar as informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0181] Nesta modalidade, em um processo de implantação da VNF ativo para o hospedeiro, o NFVO determina que o VIM alvo é um VIM correspondente ao hospedeiro alvo e que o hospedeiro alvo é um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um tamanho, enviado por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0182] A seguir, uma estrutura de uma entidade funcional que pode determinar um VIM alvo é descrita em detalhe com referência à Figura 12.
[0183] Nesta modalidade, pode ser feita referência à Figura 5 para uma estrutura específica da arquitetura de virtualização de funções de rede, e esta modalidade é descrita assumindo-se que a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM.
[0184] A entidade funcional inclui uma primeira unidade de determinação 1201, uma primeira unidade de envio 1202, uma segunda unidade de determinação 1203 e uma primeira unidade de colocação 1204.
[0185] A primeira unidade de determinação 1201 é configurada para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0186] Para mais detalhes sobre como o VNFM adquire especificamente, pela leitura de um modelo VNFD em um catálogo VNF, o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada que exige a aceleração de hardware no domínio da NFVO gestão, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0187] A primeira unidade de envio 1202 está configurada para enviar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada para o NFVO.
[0188] A segunda unidade de determinação 1203 é configurada para determinar um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo.
[0189] A segunda unidade de determinação 1203 é configurada adicionalmente para enviar as informações de terceira solicitação para o NFVO, de modo que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação e o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido pela VNF a ser acelerada.
[0190] A primeira unidade de colocação 1204 é configurada para colocar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde o tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0191] Especificamente, a primeira unidade de colocação 1204 inclui:um segundo módulo de recebimento 12041, configurado para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são utilizadas para indicar o VIM alvo; e um terceiro módulo de envio 12042, configurado para enviar informações de quarta solicitação para o VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, onde as informações de quarta solicitação são usadas para fazer com que o VIM alvo coloque a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0192] De acordo com esta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, efetivamente aperfeiçoando o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0193] A seguir, uma estrutura de um VIM alvo que pode permitir um recurso de aceleração de um hospedeiro em que uma VNF está localizada para atender a uma exigência de aceleração da VNF é descrita em detalhe com referência à Figura 13.
[0194] Para uma arquitetura de virtualização de funções de rede que pode implantar o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, fazer referência à Figura 3. Para uma descrição específica da arquitetura de virtualização das funções de rede mostrada na Figura 3, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0195] O gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo inclui:uma segunda unidade de envio 1301, configurada para enviar um tamanho de recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho da correspondência de hardware recurso do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; e uma segunda unidade de colocação 1302, configurada para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0196] Nesta modalidade, o VIM alvo envia o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo para a entidade funcional, de modo que a entidade funcional possa determinar o VIM alvo e o VIM alvo possa colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional. Além disso, em um processo no qual o VIM alvo coloca a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo, a implantação não é realizada sequencialmente ou aleatoriamente, mas a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo cujo recurso de correspondência de hardware tem um tamanho maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0197] A seguir, descreve-se uma estrutura específica do VIM alvo com referência à Figura 14 quando a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede do NFVO.
[0198] Para uma estrutura específica para implantar uma arquitetura de virtualização de funções de rede mostrada nesta modalidade, fazer referência à Figura 5. Para uma descrição específica das funções de rede, a arquitetura de virtualização mostrada na Figura 5, fazer referência à modalidade anterior. Os detalhes não são descritos novamente nesta modalidade.
[0199] O VIM alvo inclui:uma segunda unidade de envio 1401, configurada para enviar informações de aceleração de hardware para o NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento de um VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o NFVO determine o tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware é um valor máximo no hardware reportado que combina os tamanhos de recursos de VIMs em um domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo e o NFVO determina que um VIM que corresponde ao alvo hospedeiro é o VIM alvo;uma segunda unidade de colocação 1402, configurada para implantar uma VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior a partir de um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com um tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0200] Especificamente, a segunda unidade de colocação 1402 inclui: um terceiro módulo receptor 14021, configurado para receber as informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e um primeiro módulo de colocação 14022, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação; ou um quarto módulo de recebimento 14023, configurado para receber uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde o VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo; e para o segundo módulo de colocação 14024, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[0201] Nesta modalidade, o VIM alvo envia informações de aceleração de hardware para o NFVO, de modo que, em um processo de implantação da VNF a ser acelerada no hospedeiro, o NFVO determine que o VIM alvo é um VIM correspondente ao hospedeiro alvo e que o hospedeiro alvo é um hospedeiro que corresponde ao tamanho do recurso de correspondência de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um tamanho, enviado por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo seja consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido. Portanto, de acordo com o método de aceleração de hardware ilustrado nesta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, aperfeiçoando assim efetivamente o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0202] A seguir, descreve-se uma estrutura específica do VIM alvo com referência à Figura 15 quando a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM.
[0203] O gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo inclui: uma segunda unidade de envio 1501, configurada para enviar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; e uma segunda unidade de colocação 1502, configurada para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0204] Especificamente, a segunda unidade de colocação 1502 inclui: um quinto módulo de recebimento 15021, configurado para receber as informações de quarta solicitação enviadas pelo VNFM, onde o VNFM está configurado para enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, o VNFM é configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, e as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e um terceiro módulo de colocação 15022, configurado para colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[0205] De acordo com esta modalidade, o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada pode corresponder ao tipo de recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, e o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, de modo que o recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo possa atender a uma exigência de aceleração da VNF a ser acelerada, efetivamente melhorando o desempenho da VNF a ser acelerada.
[0206] A seguir, uma estrutura de uma entidade funcional que pode habilitar um recurso de aceleração de um hospedeiro em que uma VNF está localizada para atender a uma exigência de aceleração da VNF é descrita em detalhe a partir de uma perspectiva de hardware.
[0207] Conforme mostrado na Figura 16, a entidade funcional inclui: um transmissor 1601, um receptor 1602 e um processador 1603.
[0208] O processador 1603 está configurado para desempenhar as seguintes operações: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional; determinar um gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo; e colocar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo, onde o tamanho de um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada, e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0209] Além disso, onde a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, o processador 1603 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0210] Além disso, o receptor 1602 está configurado para desempenhar a seguinte operação: receber informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está no domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware.
[0211] O processador 1603 é configurado adicionalmente para desempenhar as seguintes operações: determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recursos de correspondência de hardware reportados; determinar que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e determinar que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[0212] Além disso, o transmissor 1601 está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar as informações de primeira solicitação para o VIM alvo, onde as informações de primeira solicitação são usadas para que o VIM alvo coloque a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; ou enviar primeiras informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0213] Além disso, onde a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, o processador 1603 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma VNF a ser acelerada em um domínio de gerenciamento do NFVO de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
[0214] O transmissor 1601 está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada para o NFVO.
[0215] Além disso, o transmissor 1601 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar informações de terceira solicitação para o NFVO, de modo que o NFVO determine o VIM alvo de acordo com as informações de terceira solicitação, e o tipo e o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada.
[0216] O receptor 1602 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, onde as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo.
[0217] O transmissor 1601 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, onde as informações de quarta solicitação são usadas para que o VIM alvo coloque a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
[0218] A seguir, uma estrutura de um VIM alvo que pode permitir um recurso de aceleração de um hospedeiro em que uma VNF está localizada para atender a uma exigência de aceleração da VNF é descrita em detalhe a partir de uma perspectiva de hardware.
[0219] Conforme mostrado na Figura 17, o gerenciador de infraestrutura virtualizada VIM alvo inclui: um transmissor 1701, receptor 1702 e um processador 1703.
[0220] O transmissor 1701 está configurado para desempenhar a seguinte operação: enviar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo para uma entidade funcional, de modo que a entidade funcional determine o VIM alvo de acordo com o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo, onde, além disso, a entidade funcional é configurada adicionalmente para determinar um tipo e um tamanho de um recurso de aceleração de hardware exigido em uma função de rede virtualizada VNF de aceleração a ser acelerada em um domínio de gerenciamento da entidade funcional.
[0221] O processador 1703 está configurado para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo sob o controle da entidade funcional, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo é maior do que o tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada e um tipo de recurso de correspondência de hardware é consistente com o tipo de recurso de aceleração de hardware exigido.
[0222] Além disso, onde a entidade funcional é um orquestrador de virtualização de funções de rede NFVO, o transmissor 1701 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: enviar informações de aceleração de hardware para o NFVO, onde as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM alvo e que tem um maior recurso de correspondência de hardware, de modo que o NFVO determine o tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo de acordo com as informações de aceleração de hardware, onde o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo em recursos reportados de hardware de VIMs no domínio de gerenciamento do NFVO, de modo que o NFVO determine que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo e o NFVO determina que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
[0223] Além disso, o receptor 1702 está configurado para desempenhar a seguinte operação: receber as informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e o processador 1703 está configurado para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de primeira solicitação; ou o receptor 1702 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber uma segunda mensagem de solicitação enviada por um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, onde o VNFM está configurado para receber as informações de primeira indicação enviadas pelo NFVO, e as informações de primeira indicação são usadas para fazer com que o VNFM envie a segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo; e o processador 1703 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com a segunda mensagem de solicitação.
[0224] Além disso, onde a entidade funcional é um gerenciador de função de rede virtualizada VNFM, o receptor 1702 é configurado adicionalmente para desempenhar a seguinte operação: receber as informações de quarta solicitação enviada pelo VNFM, onde o VNFM está configurado para enviar as informações de quarta solicitação ao VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, o VNFM é configurado adicionalmente para receber as informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO e as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo.
[0225] O processador 1703 está configurado para desempenhar a seguinte operação:colocar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo de acordo com as informações de quarta solicitação.
[0226] Pode ser claramente entendido por uma pessoa habilitada na técnica que, para o propósito de uma descrição conveniente e breve, para um processo de trabalho detalhado do sistema, aparelho e unidade supracitados, pode ser feita referência a um processo correspondente nas modalidades de métodos supracitados, e detalhes não são descritos aqui novamente.
[0227] As modalidades anteriores são meramente destinadas a descrever as soluções técnicas da presente invenção, mas não a limitar a presente invenção. Embora a presente invenção seja descrita em detalhe com referência à modalidade supracitada, as pessoas com habilidade comum na técnica devem entender que podem ainda fazer modificações nas soluções técnicas descritas na modalidade acima ou fazer substituições equivalentes a algumas das suas funcionalidades, sem que haja um afastamento do escopo das soluções técnicas das modalidades da presente invenção.

Claims (17)

1. Método de aceleração de hardware, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: determinar (201), por um orquestrador de virtualização de funções de rede, NFVO, uma exigência de uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada, em que a exigência da VNF a ser acelerada inclui um tipo de um recurso de aceleração de hardware exigido, e um tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada; determinar (202), pelo NFVO, que um gerenciador de infraestrutura virtualizada, VIM, correspondente a um hospedeiro alvo é um VIM alvo, em que um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo atende a exigência da VNF a ser acelerada; e implantar (203), pelo NFVO, a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo.
2. Método de aceleração de hardware, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a determinação (201), por um NFVO, de uma exigência de uma VNF a ser acelerada compreende: determinar (401), pelo NFVO, uma exigência de uma VNF a ser acelerada de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
3. Método de aceleração de hardware, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que a determinação (202), pelo NFVO, de que um VIM correspondente a um hospedeiro alvo é um VIM alvo compreende: receber (402), pelo NFVO, informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, em que as informações de aceleração de hardware compreendem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; determinar (403), pelo NFVO, um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, em que o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportado; determinar (404), pelo NFVO, que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e determinar (405), pelo NFVO, que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
4. Método de aceleração de hardware, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de que a implantação (203), pelo NFVO, da VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo compreende um dentre os seguintes: enviar (407), pelo NFVO, informações de primeira solicitação para o VIM alvo, em que as informações de primeira solicitação são usadas para o VIM alvo implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; e enviar (409), pelo NFVO, informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada, VNFM, em que as informações de primeira indicação são usadas para o VNFM enviar informações de segunda solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
5. Aparelho, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma primeira unidade de determinação (1001), configurada para determinar uma exigência de uma função de rede virtualizada VNF a ser acelerada, em que a exigência da VNF a ser acelerada inclui um tipo de um recurso de aceleração de hardware exigido e um tamanho do recurso de aceleração de hardware exigido na VNF a ser acelerada; uma segunda unidade de determinação (1002), configurada para determinar que um gerenciador de infraestrutura virtualizada, VIM, correspondente a um hospedeiro alvo é um VIM alvo, em que um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo atende a exigência da VNF a ser acelerada; e uma primeira unidade de implantação (1003), configurada para implantar a VNF a ser acelerada em um hospedeiro alvo em um domínio de gerenciamento do VIM alvo pelo uso do VIM alvo.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira unidade de determinação (1001) é configurada para determinar uma exigência de uma VNF a ser acelerada de acordo com um campo alvo em um modelo de descritor de VNF correspondente à VNF a ser acelerada.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho está em um orquestrador de virtualização de funções de rede, NFVO.
8. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda unidade de determinação (1002) compreende: um primeiro módulo de recebimento (11021), configurado para receber informações de aceleração de hardware enviadas por cada VIM no domínio de gerenciamento do NFVO, em que as informações de aceleração de hardware compreendem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro que está em um domínio de gerenciamento de cada VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware; um primeiro módulo de determinação (11022), configurado para determinar um tamanho de um recurso de correspondência de hardware alvo, em que o tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é um valor máximo nos tamanhos de recurso de correspondência de hardware reportado; um segundo módulo de determinação (11023), configurado para determinar que um hospedeiro correspondente ao tamanho do recurso de correspondência de hardware alvo é o hospedeiro alvo; e um terceiro módulo de determinação (11024), configurado para determinar que um VIM correspondente ao hospedeiro alvo é o VIM alvo.
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira unidade de implantação (1003) compreende um dentre os seguintes: um primeiro módulo de envio (11031), configurado para enviar informações de primeira solicitação para o VIM alvo, em que as informações de primeira solicitação são usadas para fazer o VIM alvo implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo; e um segundo módulo de envio (11032), configurado para enviar informações de primeira indicação para um gerenciador de função de rede virtualizada, VNFM, em que as informações de primeira indicação são usadas para fazer o VNFM enviar uma segunda mensagem de solicitação para o VIM alvo, e as informações de segunda solicitação são usadas para fazer o VIM alvo implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 5 ou 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho está em um gerenciador de função de rede virtualizada, VNFM.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o aparelho compreende ainda: uma primeira unidade de envio (1202), configurada para enviar a exigência da VNF a ser acelerada para o NFVO.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a segunda unidade de determinação (1002) é configurada para enviar informações de terceira solicitação para o NFVO, em que as informações de terceira solicitação são usadas para fazer o NFVO determinar que um gerenciador de infraestrutura virtualizada, VIM, correspondente a um hospedeiro alvo é um VIM alvo, de acordo com a exigência da VNF a ser acelerada e com as informações de terceira solicitação, e um recurso de correspondência de hardware do hospedeiro alvo atende a exigência da VNF a ser acelerada.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira unidade de implantação (1003), compreende: um segundo módulo de recebimento (12041), configurado para receber informações de segunda indicação enviadas pelo NFVO, em que as informações de segunda indicação são usadas para indicar o VIM alvo; e um terceiro módulo de envio (12042), configurado para enviar informações de quarta solicitação para o VIM alvo de acordo com as informações de segunda indicação, em que as informações de quarta solicitação são usadas para fazer o VIM alvo implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM alvo.
14. Aparelho em um gerenciador de infraestrutura virtualizada, VIM, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: uma segunda unidade de envio (1301), configurada para enviar informações de aceleração de hardware para um orquestrador de virtualização de funções de rede, NFVO, em que um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo no VIM atende a uma exigência de uma função de rede virtualizada, VNF, a ser acelerada determinada pelo NFVO; e uma segunda unidade de implantação (1302), em que a segunda unidade de implantação compreende: um terceiro módulo de recebimento (14021), configurado para receber informações de primeira solicitação enviadas pelo NFVO; e um primeiro módulo de implantação (14022), configurado para implantar a VNF a ser acelerada no hospedeiro alvo no domínio de gerenciamento do VIM de acordo com as informações de primeira solicitação.
15. Aparelho, de acordo com a reivindicação 14, CARACTERIZADO pelo fato de que as informações de aceleração de hardware incluem um tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado, e o tamanho de recurso de correspondência de hardware reportado é um tamanho de um recurso de correspondência de hardware de um hospedeiro alvo que está no domínio de gerenciamento do VIM e que tem um maior recurso de correspondência de hardware.
16. Meio legível por computador, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende instruções que, quando executadas por um computador, fazem com que o computador realize o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4.
17. Sistema, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende um aparelho, em que o aparelho é o aparelho conforme definido em qualquer uma das reivindicações 5 a 15.
BR112017024661-9A 2015-05-19 Método de aceleração de hardware, dispositivo e sistema relacionado BR112017024661B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2015/079274 WO2016183799A1 (zh) 2015-05-19 2015-05-19 一种硬件加速方法以及相关设备

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017024661A2 BR112017024661A2 (pt) 2018-07-24
BR112017024661B1 true BR112017024661B1 (pt) 2023-08-29

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11544100B2 (en) Hardware acceleration method and related device
US10701139B2 (en) Life cycle management method and apparatus
EP3761170B1 (en) Virtual machine creation method and apparatus
US9389903B2 (en) Method, system and apparatus for creating virtual machine
US9886300B2 (en) Information processing system, managing device, and computer readable medium
JP6658882B2 (ja) 制御装置、vnf配置先選択方法及びプログラム
ES2764442T3 (es) Método y dispositivo de gestión del ciclo de vida del servicio de red
WO2015149600A1 (zh) 一种虚拟网络业务部署方法和设备
BR112016023155B1 (pt) Método, aparelho e sistema de solução de problemas com base na virtualização de função de rede
BR112020025410A2 (pt) Método e aparelho de alarme
BR112017017330B1 (pt) Método e aparelho de processamento de informações de alarme
WO2017070963A1 (zh) 一种虚拟资源的部署方法、装置及系统
BR112017024661B1 (pt) Método de aceleração de hardware, dispositivo e sistema relacionado
TW202224395A (zh) 用於跨越多個計算域進行應用程式部署之方法及其裝置
Suzuki et al. Private Cloud Platform Based on Open Source Technology
CN110018877A (zh) 按照亲和性原则快速实例化vnf的方法及装置