BR112017019484B1 - Método para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, estação base e memória legível por computador - Google Patents

Método para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, estação base e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112017019484B1
BR112017019484B1 BR112017019484-8A BR112017019484A BR112017019484B1 BR 112017019484 B1 BR112017019484 B1 BR 112017019484B1 BR 112017019484 A BR112017019484 A BR 112017019484A BR 112017019484 B1 BR112017019484 B1 BR 112017019484B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base station
access
return transport
wireless
link
Prior art date
Application number
BR112017019484-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017019484A2 (pt
Inventor
Muhammad Nazmul Islam
Sundar Subramanian
Ashwin Sampath
Junyi Li
Zhenliang ZHANG
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/843,345 external-priority patent/US10004032B2/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017019484A2 publication Critical patent/BR112017019484A2/pt
Publication of BR112017019484B1 publication Critical patent/BR112017019484B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/16Central resource management; Negotiation of resources or communication parameters, e.g. negotiating bandwidth or QoS [Quality of Service]
    • H04W28/26Resource reservation
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/18Self-organising networks, e.g. ad-hoc networks or sensor networks

Abstract

São descritas técnicas para operações de transporte de retorno em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas. Uma primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas identifica uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base. A primeira estação base envia a uma segunda estação base informações que indicam a procura por acesso e o parâmetros de comunicação de acesso e determina um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas. A primeira estação base estabelece um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas. A primeira estação base particiona recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base, pelo menos em parte, na procura por acesso no parâmetros de comunicação de acesso ou nos parâmetros de comunicação de transporte de retorno.

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS
[0001] O presente pedido de patente reivindica prioridade para o pedido de patente norte-americano No. 14/843 345 de Islam et alli, intitulado “Particionamento de Recursos em Redes de Ondas Milimétricas”, depositado a 2 de setembro de 2015, e para o pedido de patente provisório norte-americano No. 62/132 624 de Islam et alli, intitulado “Particionamento de Recursos em Redes de Ondas Milimétricas”, depositado a 13 de março de 2015, cada um dos quais é cedido ao cessionário deste.
ANTECEDENTES CAMPO DA REVELAÇÃO
[0002] A presente revelação refere-se, por exemplo, a sistemas de comunicação sem fio e, mais especificamente, a funções de particionamento de recursos para operações de transporte de retorno em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas.
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA CORRELATA
[0003] Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente implantados para prover diversos tipos de conteúdo de comunicação, tais como voz, vídeo dados em pacote, troca de mensagens, broadcast e assim por diante. Estes sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com vários usuários pelo compartilhamento dos recursos de sistema disponíveis (tempo, frequência e potência, por exemplo). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Código (CDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo (TDMA), sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência (FDMA) e sistemas de Acesso Múltiplo por Divisão de Frequência Ortogonal (OFDMA).
[0004] A titulo de exemplo, um sistema de comunicação sem fio de acesso múltiplo pode incluir várias estações base, cada uma delas suportando simultaneamente comunicação para vários aparelhos de comunicação, que podem ser também conhecidos como equipamentos de usuário (UEs). Uma estação base pode comunicar-se com UEs em canais de downlink (para transmissões de uma estação base para um UE, por exemplo) e em canais de uplink (para transmissões de um UE para uma estação base, por exemplo). Uma estação base pode comunicar-se, direta ou indiretamente, com outras estações base através de links de transporte de retorno.
[0005] As estações base que funcionam nas faixas de frequência de ondas milimétricas (mmW), como, por exemplo, 28 GHz, 49 GHz, 60 GHz, etc. Podem estar associadas a uma área de cobertura reduzida (como, por exemplo, uma pegada geográfica menor, transmissões direcionais apenas, etc.), o que pode resultar na implantação de um número muito maior de estações base a proporcionar áreas de cobertura aceitáveis. Tais implantações de estações base mmW de grande escala podem ter um impacto sobre a quantidade e disponibilidade de links como a entidade de rede. Por exemplo, algumas estações base mmW podem ser implantadas em áreas com link de largura de banda limitada com uma entidade de rede e, em alguns exemplos sem links com uma entidade de rede. Em um sistema de comunicação celular convencional, as estações base podem contar com uma conexão cabeada com uma entidade de rede e, portanto, podem não efetuar tipicamente descoberta através do meio sem fio. Em um sistema de comunicação sem fio mmW que inclui estações base que têm conectividade limitada ou nenhuma conectividade com uma entidade de rede, as operações de transporte de retorno podem contar mais com links de comunicação sem fio de transporte de retorno diretos entre estações base mmW. Entretanto, tais operações de transporte de retorno podem exigir uma coordenação de recursos que satisfaça os requisitos operacionais de transporte de retorno e ainda assim assegure que recursos adequados estejam disponíveis para comunicação com UEs, para atender a requisitos de acesso, por exemplo. Além disto, tais operações de transporte de retorno sem fio podem proporcionar um esquema de implantação mais benéfico para uma população densa de estações base mmW, como, por exemplo, proporcionar uma operação de custo mais baixo e mais exeqüível para instalar linhas de comunicação de fibra ótica para cada estação base mmW.
SUMÁRIO
[0006] Os recursos descritos referem-se de maneira geral a um ou mais sistemas, métodos e/ou equipamentos aperfeiçoados para provimento e coordenação de recursos para operações de transporte de retorno em um sistema de comunicação sem fio mmW. Determinados aspectos da presente descrição utilizam diversas abordagens para que uma estação base mmW identifique uma procura por acesso e coordene recursos para execução das operações de transporte de retorno. Por exemplo, uma primeira estação base mmW pode identificar ou senão determinar uma procura por acesso para execução de diversas operações de transporte de retorno. A primeira estação base mmW pode determinar parâmetros de comunicação de acesso e transporte de retorno para uma segunda estação base mmW com base na procura por acesso. Por exemplo, os parâmetros de comunicação de acesso e transporte de retorno podem incluir atributos suficientes para execução das operações de transporte de retorno, como, por exemplo, procura por transporte de retorno, tempo de acesso necessário, ganho de links entre estações base mmW vizinhas, etc. A primeira estação base mmW pode estabelecer um link de transporte de retorno com a segunda estação base mmW com base na procura por acesso nos parâmetros de comunicação de acesso ou nos parâmetros de comunicação de transporte de retorno. O link de transporte de retorno pode ser um link sem fio estabelecido através do sistema de comunicação sem fio da mmW. A primeira estação base mmW pode particionar recursos com UEs e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base na procura por acesso, nos parâmetros de comunicação de acesso ou nos parâmetros de comunicação de transporte de retorno. A primeira estação base mmW pode executar as operações de transporte de retorno com a segunda estação base mmW através do sistema de comunicação sem fio mmW.
[0007] Sob alguns aspectos, as técnicas descritas apresentam uma solução integrada para particionamento de recursos que satisfaz a procura por acesso (com base em um requisito de comunicação de transporte de retorno, por exemplo) da estação base mmW assim como satisfaz as necessidades de acesso para UEs que funcionam no sistema de comunicação sem fio mmW. Por exemplo, determinadas partições de tempo podem ser particionadas para operações de acesso, como, por exemplo, operações de acesso por UEs assim como estações base mmW vizinhas e outras partições de tempo podem ser particionadas para operações de transporte de retorno por outras estações base mmW vizinhas.
[0008] Em um primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, é apresentado um método para comunicações sem fio em um sistema de comunicações sem fio de ondas milimétricas. O método pode incluir identificar, por uma primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso. As informações que indicam a procura por acesso e, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso podem ser enviadas a uma segunda estação base. A primeira estação base pode determinar um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associado à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas com base, pelo menos em parte, procura por acesso. A primeira estação base pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, um link de transporte de retorno sem fio baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno. A primeira estação base pode processar recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário (UEs) e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base, pelo menos em parte, na procura por acesso, do parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
[0009] Em alguns exemplos, o método pode incluir identificar uma entidade de rede em comunicação com a primeira estação base e com a segunda estação base e receber da entidade de rede informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno. O método pode incluir enviar à entidade de rede informações que indicam a procura por acesso, no qual as informações recebidas da entidade de rede que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno são baseadas, pelo menos em parte, na procura por acesso. O método pode incluir receber da entidade de rede informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno em um programa periódico. A entidade de rede pode ser conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação cabeado. A entidade de rede pode ser conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação sem fio associado a uma terceira estação base do sistema de comunicação de ondas milimétricas.
[0010] Em alguns exemplos, o parâmetro ou parâmetros de comunicação podem incluir pelo menos um de uma partição de tempo associada ao link de acesso sem fio ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de acesso sem fio ou combinações deles. Em alguns exemplos, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno pode incluir uma partição de tempo associada ao link de transporte de retorno sem fio ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou esquema de modulação e codificação (MCS) associado ao link de transporte de retorno sem fio ou combinações deles. O método pode incluir enviar sem fio à segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas informações que indicam a procura por acesso; e receber na segunda estação base informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
[0011] Em alguns exemplos, o método pode incluir enviar a uma terceira estação base do sistema de comunicação de ondas milimétricas informações que indicam a procura por acesso e receber, da primeira estação base, informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base. O método pode incluir receber da segunda estação base uma primeira mensagem que transmite uma indicação de uma procura por acesso da segunda estação base; e enviar à segunda estação base uma segunda mensagem que transmite uma indicação de um ou mais parâmetros de comunicação associados à uma primeira estação base. O método pode incluir também estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base com base, pelo menos em parte, no parâmetro ou parâmetros de comunicação associados à primeira estação base.
[0012] Em alguns exemplos, o método pode incluir identificar esquemas de sinalização iniciais entre a primeira estação base e a segunda estação base. Os esquemas de sinalização iniciais podem compreender uma sequência de pares de transmissão, recepção (TX, RX) e de recepção, transmissão (RX, TX) em quadros consecutivos. O par (TX, RX) pode representar uma partição de tempo para transmissão de informações associadas ao estado da primeira estação base seguida de uma partição para recepção de informações de estações base adicionais. O método pode incluir criar tabelas de padrões de um ou mais programas associados com os esquema de sinalização oficiais e utilizar as tabelas de padrões para determinar um programa de modo a se obter baixa latência.
[0013] Em um segunda conjunto de exemplos ilustrativos, é apresentada uma primeira estação base para comunicação sem fio. A primeira estação base pode incluir:um processador, um memória em comunicação sem fio com o microprocessador e instruções armazenadas na memória, as instruções sendo executáveis pelo processador para: identificar, pela primeira estação base de um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso, baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso, enviar a uma segunda estação base informações que indicam a procura por acesso e/ou parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso, determinar, pela primeira estação base, um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso; estabelecer, pela primeira estação base, um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o link de transporte de retorno sem fio baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação transporte de retorno; e particionar, pela primeira estação base, recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário (UEs) e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
[0014] Em alguns exemplos, a primeira estação base pode incluir instruções executáveis pelo processador para: identificar uma entidade de rede em comunicação com a primeira estação base e com a segunda estação base; e receber da entidade de rede informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno. A primeira estação base pode incluir instruções executáveis pelo processador para: enviar à entidade de rede informações que indicam a procura por acesso, em que as informações recebidas da entidade de rede que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno são baseadas, pelo menos em parte, na procura por acesso.
[0015] Em alguns exemplos, a primeira estação base pode incluir instruções executáveis pelo processador para receber da entidade de rede informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno em um programa periódico. A entidade de rede pode ser conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação cabeado. A entidade de rede pode ser conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação sem fio associado a uma terceira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas.
[0016] Em alguns exemplos, o parâmetro ou parâmetros de acesso compreendem pelo menos um de uma partição de tempo associada ao link de acesso sem fio ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de acesso sem fio ou combinações deles. Em alguns exemplos, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno compreendem pelo menos um de uma partição de tempo associada ao link de transporte de retorno sem fio ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio ou um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio ou um esquema de modulação e codificação (MCS) associado ao link de transporte de retorno sem fio ou combinações deles.
[0017] Em alguns exemplos, a primeira estação base pode incluir instruções executáveis pelo processador para: enviar sem fio à segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, informações que indicam a procura por acesso; e receber da segunda estação base informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno. A primeira estação base pode incluir instruções executáveis pelo processador para: enviar a uma terceira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas informações que indicam a procura por acesso; e receber, da terceira estação base informações que indicam pelo menos um do parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base.
[0018] Em um terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, é apresentada uma primeira estação base para comunicação sem fio. A primeira estação base pode incluir: um dispositivo para identificar, pela primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso, baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso; um dispositivo para enviar a uma segunda estação base informações que indicam a procura por acesso e o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso; um dispositivo para determinar, pela primeira estação base, um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso; um dispositivo para estabelecer, pela primeira estação base, um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o link de transporte de retorno sem fio baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação transporte de retorno; e um dispositivo para particionar pela primeira estação base, recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário (UEs) e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
[0019] Em um quarto conjunto de exemplos ilustrativos, é apresentado um meio passível de leitura por computador não transitório que armazena um código executável por computador para comunicação sem fio, o código executável por um processador para identificar, por uma estação base de um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso, baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso; enviar a uma segunda estação base informações que indicam a procura por acesso e o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso; determinar, pela primeira estação base, um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso; estabelecer, pela primeira estação base, um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o link de transporte de retorno sem fio baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno; e particionar pela primeira estação base, recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário (UEs) e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido, com base, pelo menos em parte, na procura por acesso, no parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso ou no parâmetro ou parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
[0020] O exposto acima delineou um tanto amplamente os recursos e vantagens técnicas de exemplos de acordo com a revelação, de modo que a descrição detalhada que se segue possa ser mais bem entendida. Serão descritos em seguida recursos e vantagens adicionais. A concepção e os exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como base para modificar ou projetar outras estruturas para a consecução das mesmas finalidades da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do alcance das reivindicações anexas. As características dos conceitos aqui revelados, tanto sua organização ou método de funcionamento, juntamente com as vantagens conexas serão mais bem entendidas a partir da descrição seguinte quando considerada em conexão com as figuras anexas. Cada uma das figuras é apresentada com a finalidade de exemplificação e descrição apenas, e não como uma definição dos limites das reivindicações.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DOS DESENHOS
[0021] Um entendimento adicional da natureza e das vantagens da presente revelação pode ser obtido por referência aos desenhos seguintes. Nas figuras anexadas, componentes ou recursos semelhantes podem ter a mesma referência. Além disto, diversos componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos fazendo-se seguir a referência por uma linha tracejada e por uma segunda referência que faz a distinção entre os componentes semelhantes. Se apenas a primeira referência for utilizada no relatório, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes semelhantes que têm a mesma primeira referência independentemente da segunda referência.
[0022] A Figura 1 mostra um diagrama de blocos de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0023] A Figura 2 mostra um diagrama de dança que mostra aspectos de operações de transporte de retorno em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0024] A Figura 3 mostra um diagrama de dança que mostra aspectos de operações de transporte de retorno em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0025] A Figura 4 mostra um diagrama de aspectos de um exemplo de esquema de alocação de recursos para operações de transporte de retorno em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0026] A Figura 5 mostra um diagrama de blocos de um equipamento para utilização em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0027] A Figura 6 mostra um diagrama de blocos de um equipamento para utilização em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0028] A Figura 7 mostra um diagrama de blocos de uma estação base (uma estação base que faz parte ou é toda de um eNB, por exemplo) para utilização em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0029] A Figura 8 é um fluxograma que mostra um exemplo de método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0030] A Figura 9 é um fluxograma que mostra outro exemplo de método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação; e
[0031] A Figura 10 é um fluxograma que mostra outro exemplo de método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0032] Sistemas de comunicação celular da próxima geração podem utilizar canais de comunicação sem fio mmW. Tais canais de comunicação mmW podem envolver a utilização de frequências na faixa de 20 + GHz, o que exige considerações adicionais no desenvolvimento e implantação dos componentes de infra-estrutura. Por exemplo, links sem fio mmW tendem a ter uma área de cobertura geográfica menor e exigem frequentemente a utilização de transmissões direcionais. De modo a se obter cobertura em escala ampla, pode ser implantada uma população mais densa de estações base mmW, com relação a macro-estações base tradicionais para sistemas de comunicação celular existentes. Em alguns ambientes, pode não ser razoável, na perspectiva de custo e/ou exeqüibilidade, implantar links de comunicação cabeados de alta velocidade com cada estação base mmW. Por exemplo, nem todo local de implantação será adequado para um link de comunicação resistente entre a estação base mmW e uma entidade de rede. As estações base mmW com links limitados ou não diretos com uma entidade de rede podem, portanto, estabelecer links diretor com uma ou mais estações base mmW vizinhas para acessar a funcionalidade de rede e executar operações de transporte de retorno tradicionais. Tais operações de transporte de retorno podem exigir alocação e coordenação de recursos, o que pode ser problemático em uma estrutura mmW devido ao acesso limitado (ou não) a uma entidade de rede.
[0033] De acordo com aspectos da presente descrição, em sistemas de alta frequência (sistemas de comunicação de ondas milimétricas, por exemplo) uma estação base pode identificar a necessidade de executar operações de transporte de retorno e coordenar recursos para execução da operações de transporte de retorno por meio de um link de transporte de retorno sem fio com uma estação base vizinha. Por exemplo, a primeira estação base (uma estação base mmW, por exemplo) pode identificar uma procura por acesso para operações de transporte de retorno, como, por exemplo, largura de banda, tempo de acesso, ganho de link entre estações base mmW vizinhas e semelhante. A primeira estação base pode determinar parâmetros de comunicação de acesso de transporte de retorno associados a uma segunda estação base (uma estação base mmW vizinha, por exemplo) que são baseados na procura por acesso. Por conseguinte, a primeira estação base pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio mmW e por meio do s parâmetros de comunicação. A primeira estação base pode também particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido.
[0034] Sob alguns aspectos, as técnicas descritas apresentam uma solução integrada para particionamento de recursos que satisfaz a procura por acesso (com base em um requisito de comunicação de transporte de retorno, por exemplo) da estação base mmW assim como satisfaz as necessidade de acesso para UEs que funcionam no sistema de comunicação sem fio mmW. Por exemplo, determinadas partições de tempo podem ser particionadas para operações de acesso, como, por exemplo,, operações de acesso por UEs assim como por estações base mmW vizinhas, e outras partições de tempo podem ser particionadas para operações de transporte de retorno por outras estações base mmW vizinhas.
[0035] A descrição seguinte apresenta exemplos e não limita o alcance, aplicabilidade ou os exemplos apresentados nas reivindicações. Alterações podem ser feitas na função e na disposição de elementos discutidos sem que se abandone o alcance da revelação. Diversos exemplos podem omitir, substituir ou adicionar diversos procedimentos os componentes conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser executados em uma ordem diferente da descrita e diversas etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Além disto, os recursos descritos com relação a alguns exemplos podem ser combinados em outros exemplos.
[0036] A Figura 1 mostra um exemplo de sistema de comunicação sem fio 100 de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 100 inclui estações base 105, UEs 115 e uma rede básica 130. A rede básica 130 pode proporcionar autenticação de usuário, autorização de acesso, rastreamento, conectividade com protocolo Internet (IP) e outras funções de acesso, roteamento ou mobilidade. As estações base 105, em alguns exemplos, formam interface com a rede básica 130 através de links de transporte de retorno 132 (como, por exemplo, S1, etc.) e podem efetuar rádio-configuração e programação para comunicação com os UEs 115 ou podem funcionar sob o controle de um controlador de estação base (não mostrado). Em diversos exemplos, as estações base 105 podem comunicar- se, direta ou indiretamente (através da rede básica 130, por exemplo) umas com as outras através de links de transporte de retorno 134 (como, por exemplo, X1, etc.) que podem ser links de comunicação cabeados ou sem fio. Em alguns exemplos, determinadas estações base 105 pode não ter conexão (ou conexão limitada) com a rede básica e, em vez disso, contar com uma conexão sem fio direta com uma estação base 105 vizinha para executar operações de descoberta e transporte de retorno.
[0037] As estações base 105 podem comunicar-se sem fio com os UEs 115 por meio de uma ou mais antenas de estação base. Cada um dos locais de estação base 105 pode proporcionar cobertura de comunicação para uma respectiva área de cobertura geográfica 110. Em alguns exemplos as estações base 105 podem ser referidas como estação transceptora base, rádio-estação base, ponto de acesso, radio transceptor, eNóB (eNB), NóB Nativo, eNóB Nativo ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação base 105 pode ser dividida em setores que constituem apenas uma parte da área de cobertura (não mostrada). O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir estações base 105 de tipos diferentes (estações base macro-celulares ou de pequena célula, por exemplo). Pode haver áreas de cobertura geográfica 110 superpostas para tecnologias diferentes.
[0038] Em alguns exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 é uma rede LTE-A/LTE-A). Em redes LTE/LTE-A o termo Nó B Evoluído (eNB) pode ser geralmente utilizado para descrever as estações base 105, enquanto o termo UE pode ser geralmente utilizado para descrever os UEs 115. O sistema de comunicação sem fio 100 pode ser uma rede LTE/LTE-A Heterogênea, na qual tipos diferentes de eNBs proporcionam cobertura a diversas regiões geográficas. Por exemplo, cada eNB ou estação base 105 pode proporcionar cobertura de comunicação a uma macro-célula, célula pequena ou outros tipos de célula. O termo “célula” é um termo 3GPP que pode ser utilizado para descrever uma estação base, uma portadora ou portadora componente associada a uma estação base, ou uma área de cobertura (como, por exemplo, setor, etc.) de uma portadora ou estação base, dependendo do contexto.
[0039] Uma macro-célula cobre geralmente uma área geográfica relativamente grande (em um raio de vários quilômetros, por exemplo) e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviços junto ao provedor de rede. Uma célula pequena é uma estação base de potência mais baixa comparada com uma macro-célula, que pode funcionar na mesma banda de frequência ou em bandas de frequências diferentes (como, por exemplo, licenciadas, não licenciadas, etc.) das macro-células. Células pequenas podem incluir pico-células, femto-células e micro-células, de acordo com diversos exemplos. Uma pico-célula pode cobrir geralmente uma área geográfica relativamente menor e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço junto ao provedor de rede. Uma femto-célula pode cobrir também uma área geográfica relativamente pequena, uma residência, por exemplo) e pode proporcionar acesso restrito por UEs que têm associação com a femto-célula (UEs em um grupo fechado de assinantes (CSG), UEs para usuários na residência e semelhantes, por exemplo). Um eNB para uma macro-célula pode ser referido como macro-eNB. Um eNB para uma célula pequena pode ser referido como eNB de célula-pequena, pico-eNB, femto-eNB ou eNB nativo. Um eNB pode suportar uma ou várias (duas, três, quatro e semelhantes, por exemplo) células (portadoras componentes, por exemplo).
[0040] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar funcionamento síncrono ou assíncrono. Para funcionamento síncrono, as estações base podem ter temporização de quadros semelhantes e transmissões de estações base diferentes podem ser aproximadamente alinhadas no tempo. Para funcionamento assíncrono, as estações base podem ter temporização de quadros diferente e as transmissões de estações base diferentes podem não ser alinhadas no tempo. As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas ou para funcionamento síncrono ou para funcionamento assíncrono.
[0041] As redes de comunicações que podem acomodar alguns dos diversos exemplos revelados podem ser redes baseadas em pacote que funcionam de acordo com uma pilha de protocolos em camadas. No plano do usuário, as comunicações na camada de portadora ou de Protocolo de Convergência de Dados em Pacote (PDCP) podem ser podem ser baseadas no IP. Uma camada de controle de rádio-link (RLC) pode efetuar segmentação e remontagem de pacotes para comunicar-se através de canais lógicos. Uma camada de controle de acesso a meio (MAC) pode efetuar processamento de prioridade e multiplexação de canais lógicos em canais de transporte. A camada MAC pode utilizar também HARQ Híbrida para proporcionar retransmissão na camada MAC de modo a aperfeiçoar a eficácia do link. No plano de controle, a camada de protocolo de controle de rádio- recursos (RRC) pode proporcionar estabelecimento, configuração e manutenção de uma conexão RRC entre um UE 115 e as estações base 105 ou rede básica 130 que suporta rádio-portadoras para os dados no plano de usuário. A camada física (PHY), os canais de transporte podem ser mapeados em canais Físicos.
[0042] Os UEs 115 são dispersos por todo o sistema de comunicação sem fio 100, e cada UE 115 pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115 pode incluir também ou ser referido pelos versados na técnica como estação móvel, estação de assinante, unidade móvel, unidade de assinante, unidade sem fio, unidade remota, aparelho móvel, aparelho sem fio, aparelho de comunicação sem fio, aparelho remoto, estação de assinante móvel, terminal de acesso, terminal móvel, terminal sem fio, terminal remoto, aparelho telefônico, agente de usuário, cliente móvel, cliente ou alguma outra terminologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente digital pessoal (PDA), um modem sem fio, um aparelho de comunicação sem fio, um aparelho de mão, um computador tablet, um computador laptop, um telefone sem fio, uma estação de loop local sem fio (WLL), ou semelhantes. Um UE 115 é capaz de comunicar- se com diversos tipos de estações base e equipamento de rede que incluem macro-eNBs, eNBs de célula pequena, estações base retransmissoras e semelhantes.
[0043] Os links de comunicação 125 mostrados no sistema de comunicações sem fio 100 podem incluir transmissões de uplink (UL) de um UE 115 para uma estação base 105 ou transmissões de downlinks (DL) de uma estação base 105 para um UE 115. As transmissões de downlink podem ser também chamadas de transmissões de link direto, enquanto as transmissões de uplink podem ser também chamadas de transmissões de link reverso. Cada link de comunicação 125 pode incluir uma ou mais portadoras, onde cada portadora pode ser um sinal constituído por várias sub-portadoras (sinais de forma de onda de frequências diferentes, por exemplo), moduladas de acordo com as diversas rádio-tecnologias descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma sub-portadora diferente e pode portar informações de controle (como, por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações de overhead, dados de usuário, etc. Os links de comunicação 125 podem transmitir comunicações bidirecionais utilizando duplexação por divisão de frequência (FDD) (utilizando recursos de espectro emparelhados, por exemplo) ou funcionamento TDD (utilizando recursos com espectro emparelhado, por exemplo). Podem ser definidas estruturas para FDD (tipo de estrutura de quadro 1, por exemplo) e TDD (tipo de estrutura de quadro 2, por exemplo).
[0044] Em algumas modalidades do sistema 100, as estações base 105 e os UEs 115 podem incluir várias antenas para utilizar esquemas de diversidade de antenas para aperfeiçoar a qualidade e a segurança de comunicação entre as estações base e os UEs 115. Além disto, ou alternativamente, as estações base 105 e/ou os UEs 115 podem utilizar técnicas de várias entradas e várias saídas (MIMO) que podem tirar vantagens de ambientes de vários percursos para transmitir várias camadas espaciais que portam os mesmos dados codificados ou dados codificados diferentes.
[0045] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar funcionamento em várias células ou portadoras, um recurso que pode ser referido como funcionamento com agregação de portadora (CA) ou com várias portadoras. Uma portadora pode ser também referida como portadora componente (CC, camada, canal, etc.). Os termos “portadora”, “portadora componente”, “célula” e “canal” podem ser utilizados aqui de maneira intercambiável. Um UE 115 pode ser configurado com várias CCs de downlink e uma ou mais CCs de uplink para agregação de portadoras. A agregação de portadoras pode ser utilizada tanto com portadoras FDD quanto com portadoras TDD.
[0046] O sistema de comunicação sem fio 100 pode funcionar em uma região de frequência ultra-elevada (UHF) utilizando bandas de frequência de 700 MHz a 2600 MHz (2.6 GHz) embora em alguns casos rede WLAN possam utilizar frequências tão elevadas quanto de 4 GHz. Esta região pode ser também conhecida como banda decimétrica, uma vez que os comprimentos de onda variam de um decímetro a um metro de comprimento. As ondas UHF pode propagar-se principalmente pela linha de visão e podem ser bloqueadas por edifícios e recursos ambientais. Entretanto, as ondas podem penetrar em paredes o suficiente para prover serviço para os UEs 115 localizados internamente. A transmissão de ondas UHF é caracterizada por antenas menores e alcance mais curto (inferior a 100 km, por exemplo) em comparação com a transmissão que utiliza as frequências menores (e ondas mais compridas) na parte de alta frequência (HF) ou de frequência muito elevada (VHF) do espectro. Em alguns casos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode utilizar também partes de frequência extremamente elevada (EHF) do espectro (de 30 GHz a 300 GHz, por exemplo). Esta região pode ser também conhecida como banda de ondas milimétricas (ou mmW), uma vez que os comprimentos de onda variam de aproximadamente um milímetro a um centímetro de comprimento. Assim, as antenas EHF podem ser antenas até mesmo menores e mais intimamente afastadas entre si do que as antenas UHF. Em alguns casos, isto pode facilitar a utilização de arranjos de antenas dentro de um UE 115 (para formação de feixes direcionais, por exemplo). Entretanto, as transmissões EHF podem estar sujeitas a uma atenuação atmosférica ainda maior e a um alcance mais curto do que as transmissões UHF.
[0047] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar procedimentos de provimento e coordenação de transporte de retorno para comunicações de ondas milimétricas. Por exemplo, uma estação base de ondas milimétricas 195 pode não ter conectividade ou pode ter conectividade limitada com a rede básica 130 e, portanto, conectar-se com uma estação base de ondas milimétricas 105 vizinha de modo a executar operações de transporte de retorno (a estação base de ondas milimétricas 105 vizinha pode ter conectividade robusta com várias componentes de rede, por exemplo). A estação base de ondas milimétricas 105 pode identificar ou senão determinar uma procura por acesso associada a uma segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas. Por exemplo, a primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode comunicar-se com UE 115 dentro da sua área de cobertura que solicitou acesso a informações de um servidor remoto. A primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode determinar parâmetros de comunicação, como, por exemplo, MCS, tempo de acesso, largura de banda atribuída, etc., baseados na procura por acesso e associados à segunda estação base de ondas milimétricas 105. A primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base de ondas milimétricas 105 com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação. A primeira estação base de ondas milimétricas pode particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno estabelecido com base na procura por acesso ou parâmetros de comunicação. O link de transporte de retorno sem fio pode proporcionar a execução das operações de transporte de retorno por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas.
[0048] Em alguns exemplos, a primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode acessar uma conexão com uma entidade de rede que está também conectada à segunda estação base de ondas milimétricas 105. A entidade de rede pode determinar, monitorar, facilitar, etc., o fornecimento de recursos para as primeira e segunda estações base 105 para execução das operações de transporte de retorno. Em alguns exemplos, a primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode entrar em contato com a segunda estação base de ondas milimétricas 105 diretamente de modo a coordenar o fornecimento de recursos. Por exemplo, a primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode conhecer a priori um atributo de propagação, como, por exemplo, uma direção de formação de feixes no sentido da segunda estação base, determinadas informações de temporização, informações de seqüenciamento de transmissões de sinal de indicação, informações de temporização de quadros, etc., associadas à segunda estação base de ondas milimétricas 105. A primeira estação base de ondas milimétricas 105 pode utilizar estas informações para entrar em contato com a segunda estação base de ondas milimétricas 105 diretamente e fornecer informações que indicam a sua procura por acesso para operações de transporte de retorno. A segunda estação base de ondas milimétricas 105 pode fornecer recursos para execução das operações de transporte de retorno e fornecer os parâmetros de comunicação associados aos recursos fornecidos à primeira estação base. Em alguns exemplos, estações base de ondas milimétricas 105 vizinhas podem trocas informações associadas à procura por acesso de modo a fornecer recursos coordenados entre as estações base.
[0049] A Figura 2 é um diagrama de dança 200 que mostra aspectos de operações de transporte de retorno, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O diagrama 200 pode mostrar aspectos do sistema 100 descrito com referência à Figura 1. O diagrama 200 inclui uma primeira estação base de ondas milimétricas (mmW) 205 e uma segunda estação base mmW 210. A primeira estação base mmW 205 e/ou a segunda estação base mmW 210 podem ser exemplos de uma ou mais das estações base 105 descritas acima com relação à Figura 1. De maneira geral, o diagrama 200 mostra aspectos da implementação da coordenação e provimento de operações de transporte de retorno em sistemas de comunicação de ondas milimétricas. Em alguns exemplos, um aparelho de sistema, tal como uma das estações base 105, pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do aparelho para execução de algumas ou todas as funções descritas em seguida.
[0050] No bloco 215, a primeira estação base mmW 205 pode identificar uma procura por acesso. Por exemplo, a procura por acesso pode estar associada a um requisito de transporte de retorno da primeira estação base mmW 205. Geralmente, a procura por acesso pode indicar os recursos que a primeira estação base mmW 205 pode utilizar para executar as operações de transporte de retorno. Por exemplo, uma grande procura por acesso pode utilizar mais recursos, como, por exemplo, recursos através do ar, do que uma procura por acesso pequena. Procurar por acesso exemplares podem incluir, mas não estão limitadas a, uma partição de tempo de acesso necessária, parâmetros de ganho de link, requisitos de largura de banda, esquemas de MCS solicitados, etc. Conforme pode ser entendido, determinadas operações de transporte de retorno podem estar associadas a uma procura por acesso mais robusta do que a de outras operações de transporte de retorno.
[0051] No bloco 220, a primeira estação base mmW 205 pode determinar parâmetros de comunicação de acesso baseados na procura por acesso e associados à segunda estação base mmW 210. No bloco 225, a primeira estação base mmW 205 pode determinar parâmetros de comunicação de transporte de retorno baseados na procura por acesso e associados à segunda estação base mmW 210. Os parâmetros de comunicação podem incluir uma partição de tempo de acesso, atributos de ganhos de link, atribuições de largura de banda, esquemas de MCS atribuídos, etc. Por conseguinte, a segunda estação base mmW 210 pode fornecer recursos para permitir que a primeira estação base mmW execute as operações de transporte de retorno, em que os parâmetros de comunicação estão associados aos recursos fornecidos, como, por exemplo, os parâmetros de comunicação são baseados nos recursos fornecidos.
[0052] Em alguns exemplos, a primeira estação base mmW pode enviar sem fio à segunda estação base mmW 210 por meio do sistema de comunicação sem fio mmW informações que indicam a procura por acesso. Por exemplo, a primeira estação base mmW 205 pode suportar contato direto com a segunda estação base mmW 210, como, por exemplo, pode conhecer, a priori, a direção de formação de feixes, determinados atributos de temporização, etc., associados à segunda estação base mmW 210. A primeira estação base mmW 205 pode utilizar as informações para entrar em contato com a segunda estação base mmW 210 para transmissão das informações que indicam sua procura por acesso. A segunda estação base mmW 210 pode programar e atribuir recursos para a primeira estação base mmW 205 e responder enviando os parâmetros de comunicação de acesso e transporte de retorno à primeira estação base mmW. Exemplos dos parâmetros de comunicação de acesso podem incluir um ou mais de uma partição de tempo de acesso associada ao link de acesso sem fio, ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de acesso sem fio. Exemplos dos parâmetros de comunicação de transporte de retorno podem incluir um ou mais de uma partição de tempo de acesso associada ao link de transporte de retorno sem fio ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio ou um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio ou um esquema de modulação e codificação (MCS) associado ao link de transporte de retorno sem fio.
[0053] No bloco 230, a primeira estação base mmW 205 pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio 235 com a segunda estação base mmW 210 por meio do sistema de comunicação sem fio mmW. O link de transporte de retorno sem fio 235 pode ser estabelecida utilizando-se os parâmetros de comunicação que pode fornecer recursos suficientes para que a primeira estação base mmW 205 satisfaça seus requisitos de transporte de retorno. No bloco 240 a primeira estação base mmW 205 pode particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e um link de transporte de retorno 235 com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação.
[0054] A Figura 3 é um diagrama de dança 300 que mostra aspectos de operações de transporte de retorno, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O diagrama 300 pode mostrar aspectos do sistema 100 descrito com referência à Figura 1. O diagrama 300 inclui uma primeira estação base de ondas milimétricas (mmW) 305, uma entidade de rede 310 e uma segunda estação base mmW 315. A primeira estação base mmW 305 e/ou a segunda estação base mmW 315 podem ser exemplos de uma ou mais das estações base 105 descritas acima com relação à Figura 1. A entidade de rede 310 pode ser um exemplo da rede básica 130 descrita acima com relação à Figura 1. De maneira geral, o diagrama 300 mostra aspectos da implementação de operações de coordenação e provimento de transporte de retorno auxiliadas por rede em sistemas de comunicação de ondas milimétricas. Em alguns exemplos, um aparelho de sistema, tal como uma das estações base 105, pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do aparelho para execução de algumas ou todas as funções descritas em seguida.
[0055] No bloco 320, a primeira estação base mmW 305 pode identificar uma procura por acesso. Por exemplo, a procura por acesso pode estar associada a um requisito de transporte de retorno da primeira estação base mmW 305. Geralmente, a procura por acesso pode indicar os recursos que a primeira estação base mmW 305 pode utilizar para executar as operações de transporte de retorno. Por exemplo, uma grande procura por acesso pode utilizar mais recursos, como, por exemplo, recursos através do ar, do que uma procura por acesso pequena.
[0056] No bloco 325, a primeira estação base mmW 305 pode identificar uma conexão com a entidade de rede 310. A conexão pode ser uma conexão direta com a entidade de rede 310 e/ou uma conexão indireta com uma terceira estação base mmW (não mostrada). Para uma conexão direta, a primeira estação base mmW 305 pode, em alguns exemplos, ter uma conexão limitada que suporte comunicações de dados mínimas, como, por exemplo, por meio de uma conexão de largura de banda baixa e/ou uma conexão restrita. A primeira estação base mmW 305 pode identificar a conexão com a entidade de rede 310 que está também conectada à segunda estação base mmW 315. A primeira estação base mmW 305 pode ser conectada à entidade de rede por meio de uma conexão cabeada, uma conexão sem fio ou combinações delas.
[0057] No bloco 330, a primeira estação base mmW 305 pode receber parâmetros de comunicação 335 (parâmetros de comunicação de acesso ou de transporte de retorno, por exemplo) da entidade de rede 310. Em alguns exemplos a primeira estação base mmW 305 pode enviar à entidade de rede 310 uma mensagem que inclui informações que indicam a procura por acesso. A entidade de rede 310 pode programar um ou mais recursos das primeira e/ou segunda estações base mmW 305 e 315, respectivamente, associados à execução nas operações de transporte de retorno. A entidade de rede 310 pode enviar à primeira estação base mmW 305 parâmetros de comunicação associados aos recursos fornecidos.
[0058] Em alguns exemplos, a entidade de rede 310 pode facilitar o fornecimento e coordenação de tais recursos, como, por exemplo, a entidade de rede 310 pode enviar à segunda estação base mmW 315 uma mensagem que indica a procura por acesso da primeira estação base mmW. A segunda estação base mmW pode responder à entidade de rede 310 incluindo os parâmetros de comunicação selecionados com base na procura por acesso. A entidade de rede 310 pode enviar então à primeira estação base mmW 305 os parâmetros de comunicação.
[0059] Parâmetros de comunicação exemplars podem incluir, mas não estão limitados a, um partição de tempo de acesso associada ao link de transporte de retorno sem fio, com um bloco de tempo/frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio ou um esquema de modulação e codificação (MCS) associado ao link de transporte de retorno sem fio ou uma combinação de um ou mais dos elementos acima.
[0060] No bloco 340, a primeira estação base mmW 305 pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio 345 com a segunda estação base mmW por meio do sistema de comunicação sem fio mmW. O link de transporte de retorno sem fio 345 pode ser estabelecido utilizando-se os parâmetros de comunicação e pode fornecer recursos suficientes para que a primeira estação base mmW atenda aos ou satisfaça seus requisitos de transporte de retorno. A primeira estação base mmW 305 pode executar as operações de transporte de retorno com a segunda estação base mmW 315 por meio do link de transporte de retorno sem fio 345 através do sistema de comunicação sem fio mmW. No bloco 350, a primeira estação base mmW 305 pode particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno 345 com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação.
[0061] A Figura 4 mostra um diagrama 400 de aspectos de um esquema de provimento exemplar associado a operações de transporte de retorno em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O diagrama 400 pode mostrar aspectos do sistema 100 descrito com referência à Figura 1. De maneira geral, o diagrama 400 mostra um exemplo de um ou mais aspectos de fornecimento de recursos entre uma primeira estação base mmW e uma segunda estação base mmW. Em alguns exemplos, aparelhos de sistema, tais como uma ou mais estações base mmW tais como as estações base 105, as primeiras estações base mmW 205 e/ou 305, descritas com referência às Figuras 1, 2 e/ou 3, podem executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do aparelho para execução de algumas ou todas as funções mostradas com relação ao diagrama 400.
[0062] Procedimentos de comunicação Halfduplex entre uma estação base mmW e UEs dentro da sua area de cobertura podem incluir períodos de transmissão de sinais para UEs seguidos de períodos de recepção de sinais dos UEs. Por exemplo, a primeira estação base mmW pode transmitir um ou mais sinais durante um período de transmissão 405 e em seguida escutar (ou monitorar) respostas dos UEs durante um período de recepção 410. Da mesma maneira, a segunda estação base mmW envia suas próprias transmissões durante períodos de transmissão 415 e em seguida efetua monitoramento em busca de sinais recebidos de UEs durante os períodos de recepção 420.
[0063] Conforme mostrado no diagrama 400, as estações base mmW podem compor uma sequência de pares de transmissão, recepção (TX, RX) e recepção, transmissão (RX, TX) em quadros consecutivos. Em alguns exemplos, o par (TX, RX) pode representar uma partição de tempo para transmissão de informações sobre seu próprio estado, seguida de uma partição para recepção de informações de outras estações. As estações base mmW podem criar tabelas de padrões de programas associados aos esquemas de sinalização iniciais. Em alguns casos, as estações base mmW pode utilizar as tabelas para determinar um programa de modo a se obter baixa latência.
[0064] Em alguns exemplos, as estações base mmW pode fornecer determinados recursos para suportar comunicações com assinatura estações base mmW vizinhas. No exemplo mostrado no diagrama 400, cada uma das estações base mmW pode fornecer recursos de tempo para suportar comunicações inter-estação base mmW. Por exemplo, a primeira estação base mmW pode programar pelo menos uma parte do seu período de transmissão 405 e/ou do seu período de recepção 410 de modo que possa comunicar-se com a segunda estação base mmW. Da mesma maneira, a segunda estação base mmW pode também programar pelo menos uma parte do seu período de transmissão 415 e/ou do seu período de recepção 420 de modo que possa comunicar-se com a primeira estação base mmW. Em alguns exemplos, as primeiro e segundo estações base mmW podem coordenar tal programação, como, por exemplo, compartilhando atributos de temporização, etc., diretamente. Em outros exemplos, uma entidade de rede pode programar diversos aspectos de temporização para que as primeiro e segundo estações base mmW suportem tais superposições em períodos de transmissão e recepção.
[0065] Conforme mostrado no diagrama 400, a primeira estação base mmW pode programar um período de recepção 410-a de modo que se superponha parcialmente ao período de transmissão 415-a da segunda estação base mmW. A primeira estação base mmW pode também programar o período de transmissão 405-b de modo que se superponha parcialmente ao período de recepção 420-a da segunda estação base mmW. Em alguns exemplos, as primeira e segunda estações base mmW podem alavancar aspectos dos períodos superpostos para executar operações de transporte de retorno e/ou coordenar parâmetros de comunicação adicionais para execução das operações de transporte de retorno.
[0066] De acordo com determinados aspectos, a periodicidade de tal fornecimento de recursos de tempo pode ser relativamente baixa. Por exemplo, as estações base mmW podem reduzir ao mínimo os períodos de superposição por apenas uma curta duração ou a uma periodicidade ao ou abaixo de um nível de limite, de modo a obter oportunidades de acesso suficientes para os UEs dentro das suas respectivas áreas de cobertura.
[0067] Em alguns exemplos, a primeira e/ou a segunda estação base mmW podem conhecer, a priori, diversos atributos de formação de feixes para comunicação mútua. Por conseguinte, as estações base mmW podem utilizar os atributos de formação de feixes para comunicação mútua. Por conseguinte, as estações base mmW podem utilizar os atributos de formação de feixes em combinação com as informações sobre períodos de superposição de temporização para comunicar-se.
[0068] A Figura 5 mostra um diagrama de blocos 500 de um equipamento 505 para utilização em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o equipamento 505 pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 305 descritas com referência às Figuras 1, 2 e 3, respectivamente. Em alguns exemplos, o equipamento 505 pode ser parte ou incluir um eNB LTE/LTE-A e/ou uma estação base LTE/LTE-A. O equipamento 505 pode ser uma estação base que funciona em um sistema de comunicação sem fio mmW . O equipamento 505 pode ser também um processador. O equipamento 505 pode incluir um receptor 510, um gerenciador de transporte de retorno 515 e/ou um transmissor 520. Cada um destes modos pode estar em comunicação com os outros.
[0069] Os componentes do equipamento 505 podem, individual ou coletivamente, ser implementados utilizando-se um ou mais ASICs adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais unidades ou núcleos de processamento em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (ASICs Estruturados/de Plataforma, ASICs, FPGA e outros ICs semi- personalizados, por exemplo), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada componente podem ser também implementadas, no todo ou em parte, com instruções corporificadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores gerais ou específicos de aplicativo.
[0070] Em alguns exemplos, o receptor 510 pode incluir pelo menos um receptor de radiofrequência (RF), tal como um receptor RF acionável para receber uma ou mais mensagens associadas ao operações de transporte de retorno para o equipamento 505. O receptor 510 pode ser utilizado para receber diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à Figura 1.
[0071] Em alguns exemplos, o transmissor 520 pode incluir pelo menos um transmissor RF, tal como pelo menos um transmissor RF acionável para transmitir uma ou mais mensagens associadas a operações de transporte de retorno para o equipamento 505. O transmissor 520 pode ser utilizado para transmitir diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à Figura 1.
[0072] Em alguns exemplos, o gerenciador de transporte de retorno 515 pode monitorar, controlar ou senão gerenciar um ou mais aspectos de operações de transporte de retorno para o equipamento 515. Por exemplo, o equipamento 505 pode ser uma estação base que identificou uma procura por acesso ou necessidade de executar operações de transporte de retorno por meio de uma segunda estação base mmW vizinha. O gerenciador de transporte de retorno 515 pode identificar uma procura por acesso. A procura por acesso pode estar associada a uma procura do equipamento 505 por operações de transporte de retorno, como, por exemplo, pode indicar a quantidade, tipo. etc. de recursos que podem ser necessários para completar o requisito operacional de transporte de retorno. O gerenciador de transporte de retorno 515 pode determinar um ou mais parâmetros de comunicação associados a uma segunda estação base mmW, com base pelo menos sob determinados aspectos, na procura por acesso. Por exemplo, os parâmetros de comunicação podem estar associados aos ou senão identificar os recursos que foram atribuídos ao equipamento 505 para execução das operações de transporte de retorno. O gerenciador de transporte de retorno 515 pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação e através do sistema de comunicação sem fio mmW. O gerenciador de transporte de retorno 515 pode particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação. O equipamento 505 pode executar as operações de transporte de retorno através do link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW.
[0073] A Figura 6 mostra um diagrama de blocos 600 de um equipamento 505-a para utilização em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o equipamento 505-a pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 305 descritas com referência às Figuras 1, 2 e 3, respectivamente. Em alguns exemplos, o equipamento 505-a pode ser um exemplo do equipamento 505 descrito com referência à Figura 5. Em alguns exemplos, o equipamento 505-a pode ser parte ou incluir um eNB LTE/LTE-A e/ou uma estação base LTE/LTE-A. O equipamento 505-a pode ser uma estação base que funciona em um sistema de comunicação sem fio mmW. O equipamento 505-a pode ser também um processador. O equipamento 505-a pode incluir um receptor 510-a, um gerenciador de transporte de retorno 515-a e/ou um transmissor 520-a. Cada um destes modos pode estar em comunicação com os outros. O receptor 510-a e o transmissor 520-a podem ser exemplos do ou executar as funções do receptor 510 e do transmissor 520, respectivamente, descritos com referência à Figura 5. Em alguns exemplos, o gerenciador de transporte de retorno 515-a pode ser um exemplo do gerenciador de transporte de retorno 525 descrito com referência à Figura 5 e pode incluir um gerenciador de procura por acesso 605, um gerenciador de parâmetros de comunicação 610, um gerenciador de link de transporte de retorno 615 e/ou um gerenciador de partições de recursos 620.
[0074] Em alguns exemplos, o gerenciador de procura por acesso 605 pode monitorar, controlar ou senão gerenciar aspectos da determinação de uma procura por acesso para o equipamento 505-a. Por exemplo, os parâmetros de comunicação de transporte de retorno podem estar associados a um requisito ou necessidade de o equipamento 505-a executar operações de transporte de retorno. Geralmente, a procura por acesso pode indicar o tipo, quantidade, programa, etc., para recursos necessários ou que podem ser utilizados pelo equipamento 505a na execução das operações de transporte de retorno. O gerenciador de procura por acesso 605 pode transmitir informações que indicam a procura por acesso para um ou mais outros componentes do equipamento 505-a.
[0075] Em alguns exemplos, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode monitorar, controlar ou senão gerenciar um ou mais aspectos da determinação de parâmetros de comunicação de acesso e transporte de retorno associados a uma segunda estação base mmW vizinha e baseados na procura por acesso. Geralmente, os parâmetros de comunicação podem estar associados a ou senão indicam recursos atribuídos ou fornecidos pela segunda estação base mmW ao equipamento 505-a para execução das operações de transporte de retorno. Exemplos de parâmetros de comunicação podem incluir, mas não estão limitados a, um ou uma combinação de uma partição de tempo associada ao link de acesso sem fio, um bloco de tempo/frequência associado ao link de acesso sem fio, uma partição de tempo associada ao link de transporte de retorno sem fio um bloco de tempo/frequência aparelho de origem ao link de transporte de retorno sem fio, um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio, um esquema de modulação e codificação (MCS) associado ao link de transporte de retorno sem fio e semelhantes.
[0076] Em alguns exemplos, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode identificar uma espectro de radiofrequência não licenciada em comunicação com o equipamento 505-a e com a segunda estação base mmW. Em alguns exemplos, a entidade de rede pode ser conectada ao equipamento 505-a por meio de um link de comunicação cabeado, como, por exemplo, um link de Ethernet. Além disto, ou alternativamente, a entidade de rede pode ser conectada ao equipamento 505-a por meio de uma estação base mmW intermediária, como, por exemplo, por meio de um link de comunicação sem fio associado a uma terceira estação base mmW. Por conseguinte, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode enviar à entidade de rede informações que indicam a procura por acesso. O gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode receber da entidade de rede informações que indicam um ou mais de um dos parâmetros de comunicação. Os parâmetros de comunicação recebidos da entidade de rede podem ser baseados na procura por acesso.
[0077] Em alguns exemplos, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode determinar pelo menos uma parte dos parâmetros de comunicação comunicando-se diretamente com a segunda estação base mmW. Por exemplo, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode estabelecer um link de comunicação inicial com a segunda estação base mmW utilizando uma direção de formação de feixes, um atributo de temporização, etc., associados à segunda estação base mmW e conhecidos de antemão pelo equipamento 505-a. Em alguns exemplos, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode utilizar uma ou mais configurações de período de transmissão/período de recepção superpostos, conforme descrito com relação à Figura 4, para estabelecer uma comunicação inicial com a segunda estação base mmW. O gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode enviar sem fio à segunda estação base mmW por meio do sistema de comunicação sem fio mmW informações que indicam a procura por acesso. A segunda estação base mmW pode coordenar, como, por exemplo, programar, atribuir, fornecer e semelhantes, um ou mais recursos de comunicação para suportar a procura por acesso do equipamento 505-a e responder enviando, pelo menos uma parte dos parâmetros de comunicação ao equipamento 505-a.
[0078] Em alguns exemplos, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode determinar os (ou pelo menos uma parte dos) parâmetros de comunicação utilizando uma terceira estação base mmW. Por exemplo, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610 pode identificar a terceira estação base mmW que está em comunicação com o equipamento 505-a assim como a segunda estação base mmW. Por conseguinte, pode ser enviada à terceira estação base mmW uma mensagem que inclui informações que indicam a procura por acesso. A terceira estação base mmW pode programar e/ou facilitar a programação de recursos da segunda estação base mmW. A terceira estação base mmW pode responder enviando ao equipamento 505-a informações que indicam os parâmetros de comunicação.
[0079] O gerenciador de link de transporte de retorno 615 pode monitorar, controlar ou senão gerenciar aspectos do estabelecimento do link de transporte de retorno para o equipamento 505-a. Por exemplo, o gerenciador de link de transporte de retorno 615 pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação através do sistema de comunicação sem fio mmW. Por conseguinte, o equipamento 505-a pode executar as operações de transporte de retorno através do link de transporte de retorno sem fio.
[0080] O gerenciador de partições de recursos 620 pode monitorar, controlar ou senão gerenciar aspectos do fornecimento de recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação para o equipamento 505-a.
[0081] Conforme pode ser entendido, em alguns exemplos, o equipamento 505-a pode suportar fornecimento e programação de recursos operacionais de transporte de retorno para a segunda estação base mmW. Por exemplo, o equipamento 505-a pode receber da segunda estação base mmW uma mensagem que transmite um indicação da procura por acesso da segunda estação base mmW. O equipamento 505-a pode programar, fornecer, atribuir, etc. recursos de comunicação com base na procura por acesso da segunda estação base. O equipamento 505-a pode enviar à segunda estação base mmW uma mensagem que inclui informações que indicam parâmetros de comunicação associados ao equipamento 505-a, como, por exemplo, os parâmetros de comunicação associados aos recursos de comunicação atribuídos. Por conseguinte, o equipamento 505-a pode estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW com base nos parâmetros de comunicação transmitidos e através do sistema de comunicação sem fio mmW.
[0082] A Figura 7 mostra um diagrama de blocos 700 de uma estação base 105-a (uma estação base que faz parte ou é todo um eNB, por exemplo) para utilização em comunicação sem fio de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a estação base 105- a pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência à Figura 1, aspectos de uma ou mais das primeiras estações base 205 e 305 descritas com referência às Figuras 2 e 3, respectivamente, e/ou aspectos de um ou mais do equipamento 505 quando configurada como uma estação base, conforme descrito com referência às Figuras 5 e 6. A estação base 105-a pode ser configurada para implementar pelo menos alguns dos recursos e funções de estação base e/ou equipamento descritos com referência às Figuras 1-6.
[0083] A estação base 105-a pode incluir um processador de estação base 710, uma memória de estação base 720, pelo menos um transceptor de estação base (representado pelo transceptor de estação base 750), pelo menos uma antena de estação base (representada pelas antenas de estação base 735) e/ou um gerenciador de transporte de retorno 515-b. A estação base 105-a pode incluir também um ou mais de um gerenciador de comunicações de estação base 730 e/ou de um gerenciador de comunicações de rede 740. Cada um destes modos pode estar em comunicação com os outros, direta ou indiretamente, através de um ou mais barramentos 735.
[0084] A memória de estação base 720 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e/ou memória exclusiva de leitura (ROM). A memória de estação base 720 pode armazenar um código de software/firmware passível de leitura por computador, executável por computador 725 que contém instruções que são configuradas para, quando executadas, fazer com que o processador de estação base 710 desempenhe diversas funções aqui descritas relacionadas com comunicação sem fio (como, por exemplo, para executar operações de transporte de retorno em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, etc.). Alternativamente, o código de software/firmware passível de leitura por computador, executável por computador 725 pode não ser diretamente executável pelo processador de estação base 710, mas ser configurado para fazer com que a estação base 105-a (quando compilado e executado, por exemplo) desempenhe diversas das funções aqui descritas.
[0085] O processador de estação base 710 pode incluir um aparelho de hardware inteligente, como, por exemplo, uma unidade de compensação de predição CPU, microcontrolador, ASIC, etc. O processador de estação base 710 pode processar informações recebidas através do transceptor de estação base 750, do gerenciador de comunicações de estação base 730 e/ou do gerenciador de comunicações de rede 740. O processador de estação base 710 pode processar também informações a serem enviadas ao transceptor de estação base 750 para transmissão através das antenas 755, ao gerenciador de comunicações de estação base 730, para transmissão para uma ou mais outras estações base 105-b e 105-c e/ou ao gerenciador de comunicações de rede 740 para transmissão para uma rede básica 745, que pode ser um exemplo de um ou mais aspectos da rede básica 130 descrita com referência à Figura 1. O processador de estação base 710 pode processar, junto ou em conexão com o gerenciador de transporte de retorno 515-b diversos aspectos de procedimentos de descoberta para a estação base 105-a.
[0086] O transceptor de estação base 750 pode incluir um modem configurado para modular pacotes e enviar os pacotes modulados às antenas de estação base 755 para transmissão e para demodular pacotes recebidos das antenas de estação base 755. O transceptor de estação base 750 pode, em alguns exemplos, ser implementado como um ou mais módulos de transceptor de estação base e um ou mais módulos de receptor de estação base separados. O transceptor de estação base 750 pode suportar comunicações em uma primeira banda com espectro de radiofrequência ou em uma segunda banda com espectro de radiofrequência. O transceptor de estação base 750 pode ser configurado para comunicar-se bidirecionalmente, por meio das antenas 755, com um ou mais UEs ou equipamentos, tais como um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1. A estação base 105-a, por exemplo, pode incluir várias antenas de estação base 755 (um arranjo de antenas, por exemplo). A estação base 105-a pode comunicar-se com a rede básica 745 através do gerenciador de comunicações de rede 740.
[0087] O gerenciador de transporte de retorno 515-b pode ser configurado para executar e/ou controlar alguns ou todos os recursos e/ou funções descritos com referência às Figuras 1-6 relacionados com operações de transporte de retorno para a estação base 105-a. Em alguns exemplos, o gerenciador de transporte de retorno 515-b pode identificar uma procura por acesso na estação base 105-a, determinar parâmetros de comunicação associados a uma segunda estação base e baseados na procura por acesso, estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base através de um sistema de comunicação sem fio mmW e particionar recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e o link de transporte de retorno estabelecido. O gerenciador de transporte de retorno 515-b, ou partes dele, podem incluir um processador e/ou algumas ou todas as funções do gerenciador de transporte de retorno 515-b podem ser desempenhadas pelo processador de estação base 710 e/ou em conexão com o processador de estação base 710. Em alguns exemplos, o gerenciador de transporte de retorno 515-b pode ser um exemplo do gerenciador de transporte de retorno 515 descrito com referência à Figura 5 e/ou 6. Por exemplo, o gerenciador de transporte de retorno 515-b pode incluir um gerenciador de procura por acesso 605-a, um gerenciador de parâmetros de comunicação 610-a, um gerenciador de link de transporte de retorno 615- a e um gerenciador de partições de recursos 620-a que podem ser exemplos dos e executar as funções dos gerenciador de procura por acesso 605, o gerenciador de parâmetros de comunicação 610, gerenciador de link de transporte de retorno 615 e gerenciador de partições de recursos 620, respectivamente, descritos com referência à Figura 6.
[0088] A Figura 8 é um fluxograma que mostra um exemplo de método 800 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para maior clareza, um método 800 é descrito em seguida com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105, 205, 305, descritas com referência às Figuras 1, 2, 3 e 7 respectivamente e/ou aspectos de um ou mais dos equipamentos 505 descritos com referência às Figuras 5 e 6. Em alguns exemplos, uma estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base a execução das funções descrita em seguida. Além disto, ou alternativamente, a estação base pode desempenhar uma ou mais das funções descritas em seguida utilizando hardware de propósito especial.
[0089] No bloco 805, o método 800 pode incluir uma primeira estação base de um sistema de comunicação sem fio mmW que identifica uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados primeira estação base no sistema de comunicação mmW. O parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso podem ser baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso. A procura por acesso pode estar associada à natureza do requisito operacional de transporte de retorno da primeira estação base mmW, como, por exemplo, a taxa de transmissão, largura de banda, um atributo de temporização, etc. Por conseguinte, a procura por acesso pode indicar a necessidade operacional da primeira estação base mmW de executar operações de transporte de retorno e, sob determinados aspectos, a natureza das operações de transporte de retorno que são executadas.
[0090] No bloco 810, um método 800 pode incluir o envio, pela primeira estação base mmW a uma segunda estação base de informações que indicam a procura por acesso e o parâmetro ou parâmetros de comunicação de acesso. No bloco 815, a primeira estação base mmW pode determinar um ou mais parâmetros de comunicação de acesso ou transporte de retorno associados à segunda estação base mmW e baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso. Por exemplo, os parâmetros de comunicação podem incluir uma partição de tempo associada a um link de acesso sem fio, um bloco de tempo-frequência associado ao link de acesso sem fio, uma partição de tempo associada ao link de transporte de retorno sem fio, um bloco de tempo-frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio, um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio e semelhantes. Sob determinados aspectos, os parâmetros de comunicação podem estar associados a recursos de comunicação atribuídos ou senão fornecidos à primeira estação base mmW pela segunda estação base mmW para execução das operações de transporte de retorno.
[0091] No bloco 820, o método pode incluir o estabelecimento, pela primeira estação base mmW, de um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação e através do sistema de comunicação sem fio mmW. A primeira estação base mmW pode executar as operações de transporte de retorno com a segunda estação base mmW através do link de transporte de retorno sem fio.
[0092] No bloco 825, um método 800 pode incluir o particionamento, pela primeira estação base mmW, de recursos entre um link de acesso com um ou mais UEs e um link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base, pelo menos em parte, na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação.
[0093] As operações nos blocos 805, 810, 815 e 820 podem ser executadas utilizando-se o gerenciador de transporte de retorno 515 descrito com referência às Figuras 5-7.
[0094] Assim, o método 800 pode proporcionar comunicação sem fio. Deve-se observar que o método 800 é apenas uma implementação e que as operações do método 800 podem ser re-dispostas ou senão modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0095] A Figura 9 é um fluxograma que mostra um exemplo de método 900 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para maior clareza, um método 900 é descrito em seguida com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105, 205, 305, descritas com referência às Figuras 1, 2, 3 e 7 respectivamente e/ou aspectos de um ou mais dos equipamentos 505 descritos com referência às Figuras 5 e 6. Em alguns exemplos, uma estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base na execução das funções descritas em seguida. Além disto, ou alternativamente, a estação base pode desempenhar uma ou mais das funções descritas em seguida utilizando hardware de propósito especial.
[0096] No bloco 905, o método 900 pode incluir a identificação, por uma primeira estação base de um sistema de comunicação sem fio mmW, de uma procura por acesso. A procura por acesso pode estar associada à natureza do requisito operacional de transporte de retorno da primeira estação base mmW, como, por exemplo, a taxa de transmissão, largura de banda, um atributo de temporização, etc. Por conseguinte, a procura por acesso pode indicar a necessidade operacional da primeira estação base mmW de executar operações de transporte de retorno e, sob determinados aspectos, a natureza das operações de transporte de retorno que são executadas.
[0097] No bloco 910, um método 900 pode incluir a identificação, pela primeira estação base mmW, de um entidade de rede em comunicação com a primeira estação base mmW e com a segunda estação base mmW, como, por exemplo, uma conexão com uma entidade de rede comum ou compartilhada. A conexão pode ser uma conexão direta, como, por exemplo, uma conexão cabeada, uma conexão sem fio, como, por exemplo, uma conexão sem fio por meio de uma ou mais estações base mmW vizinhas ou combinações delas.
[0098] No bloco 915, o método 800 pode incluir o envio, pela primeira estação base mmW, à entidade de rede, de informações que indicam a procura por acesso. Por exemplo, a primeira estação base mmW pode enviar uma mensagem por meio de uma conexão cabeada, por meio de uma conexão sem fio através de uma terceira estação base mmW, etc. A indicação da procura por acesso pode geralmente incluir informações que indicam a natureza, como, por exemplo, um tipo, a quantidade, o programa, etc., dos recursos que podem ser alocados para execução das operações de transporte de retorno.
[0099] No bloco 920, o método 900 pode incluir o recebimento, pela primeira estação base mmW, da entidade de rede, informações que indicam pelo menos um de um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados a uma segunda estação base mmW e baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso. Por exemplo, os parâmetros de comunicação de transporte de retorno podem incluir uma partição de tempo de acesso associada ao link de transporte de retorno sem fio, um bloco de tempo- frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio, um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio, um MCS associado ao link de transporte de retorno sem fio e semelhantes. Sob determinados aspectos, os parâmetros de comunicação de transporte de retorno podem estar associados a recursos de comunicação atribuídos ou senão fornecidos à primeira estação base mmW pela segunda estação base mmW para execução das operações de transporte de retorno.
[0100] No bloco 925, o método 900 pode incluir o estabelecimento, pela primeira estação base mmW, de um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação e através do sistema de comunicação sem fio mmW. A primeira estação base mmW pode executar as operações de transporte de retorno com a segunda estação base mmW através do link de transporte de retorno sem fio.
[0101] As operações nos blocos 905, 910, 915, 920 e/ou 925 podem ser executadas utilizando-se o gerenciador de transporte de retorno 515 descrito com referência às Figuras 5-7.
[0102] Assim, o método 900 pode proporcionar comunicação sem fio. Deve-se observar que o método 900 é apenas uma implementação e que as operações do método 900 podem ser re-dispostas ou senão modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0103] A Figura 10 é um fluxograma que mostra um exemplo de método 1000 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para maior clareza, um método 1000 é descrito em seguida com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105, 205, 305, descritas com referência às Figuras 1, 2, 3 e 7 respectivamente e/ou aspectos de um ou mais dos equipamentos 505 descritos com referência às Figuras 5 e 6. Em alguns exemplos, uma estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base na execução das funções descritas em seguida. Além disto, ou alternativamente, a estação base pode desempenhar uma ou mais das funções descritas em seguida utilizando hardware de propósito especial.
[0104] No bloco 1005, o método 1000 pode incluir a identificação, por uma primeira estação base de um sistema de comunicação sem fio mmW, de uma procura por acesso. A procura por acesso pode estar associada à natureza do requisito operacional de transporte de retorno da primeira estação base mmW, como, por exemplo, a taxa de transmissão, largura de banda, um atributo de temporização, etc. Por conseguinte, a procura por acesso pode indicar a necessidade operacional da primeira estação base mmW de executar operações de transporte de retorno e, sob determinados aspectos, a natureza das operações de transporte de retorno que são executadas.
[0105] No bloco 1010, um método 1000 pode incluir o envio sem fio, pela primeira estação base mmW, a uma segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio mmW, de informações que indicam a procura por acesso. Por exemplo, a primeira estação base mmW pode conhecer atributos direcionais, de temporização, etc., associados à segunda estação base utilizados para enviar a indicação da procura por acesso.
[0106] No bloco 1015, o método 1000 pode incluir o recebimento, pela primeira estação base mmW, da segunda estação base mmW uma indicação de um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados ao uma segunda estação base mmW e baseados, pelo menos em parte, na procura por acesso. Sob determinados aspectos, os parâmetros de comunicação de transporte de retorno podem estar associados a recursos de comunicação atribuídos ou senão fornecidos à primeira estação base mmW pela segunda estação base mmW para execução das operações de transporte de retorno.
[0107] No bloco 1020, o método 1000 pode incluir o estabelecimento pela primeira estação base mmW de um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base mmW com base na procura por acesso ou nos parâmetros de comunicação e através do sistema de comunicação sem fio mmW. A primeira estação base mmW pode executar as operações de transporte de retorno com a segunda estação base mmW através do link de transporte de retorno sem fio.
[0108] As operações nos blocos 1005, 1010, 1015 e/ou 1020 podem ser executadas utilizando-se o gerenciador de transporte de retorno 515 descrito com referência às Figuras 5-7.
[0109] Assim, o método 1000 pode proporcionar comunicação sem fio. Deve-se observar que o método 1000 é apenas uma implementação e que as operações do método 1000 podem ser re-dispostas ou senão modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0111] Em alguns exemplos, aspectos de dois ou mais dos métodos 800, 900, 1000 podem ser combinados. Deve- se observar que os métodos 800, etc. são apenas implementações exemplares e que as operações dos métodos 800-100 podem ser re-dispostas ou senão modificadas de modo que as implementações sejam possíveis.
[0111] As técnicas aqui descritas podem ser também utilizadas em diversos sistemas de comunicação sem fio, tais como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA, e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são frequentemente utilizados de maneira intercambiável. Um sistema CDMA pode implementar uma rádio-tecnologia como o CDMA2000, o Rádio- Acesso Terrestre Universal (UTRA), etc. O CDMA2000 cobre os padrões IS-2000, IS-95, e IS-856. As Versões 0 e A do IS- 2000 são comumente referidas como CDMA2000 1X, 1X, etc. O IS-856 (TIA-856) é comumente referido como CDMA2000 1xEV- DO, Dados em Pacote de Taxa Elevada (HRPD), etc. O UTRA inclui CDMA de Banda Larga (WCDMA) e outras variantes do CDMA. Um sistema TDMA pode implementar uma rádio-tecnologia como o Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma rádio-tecnologia como a Banda Larga Ultra Móvel (UMB), o UTRA Evoluído (E-UTRA), o IEEE 802.11 (WiFi), o IEEE 802.16 (WiMAX), o IEEE 802.20, Flash-OFDM, etc. O UTRA e o E-UTRA são parte do Sistema Universal de Telecomunicações Móveis (UMTS), a LTE e a LTE- Avançada (LTE-A) são novas versões do UMTS que utilizam E- UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE-A e GSM são descritos em documentos de uma organização chamada “Projeto de Parcerias de 3°. Geração” (3GPP). O CDMA2000 e o UMB são descritos em documentos de uma organização chamada “Projeto de Parcerias de 3°. Geração 2” (3GPP2). As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas nos sistemas e rádio-tecnologias mencionados acima assim como em outros sistemas e rádio-tecnologias, inclusive comunicações celulares (LTE, por exemplo) através de uma largura de banda não licenciada e/ou compartilhada. A descrição acima, contudo, descreve um sistema LTE/LTE-A para fins de exemplificação, e a terminologia LTE é utilizada em muito da descrição acima, embora as técnicas sejam aplicáveis além dos aplicativos LTE/LTE-A.
[0112] A descrição detalhada apresentada acima em conexão com os desenhos anexos descreve exemplos e não representa os únicos exemplos que podem ser implementadas ou que estão dentro do alcance das reivindicações. Os termos “exemplo” e “exemplar” utilizados nesta descrição significam “que serve como exemplo, ocorrência ou ilustração” e não “preferido” ou “vantajoso comparado com outros exemplos”. A descrição detalhada inclui detalhes específicos com a finalidade de proporcionar um entendimento das técnicas descritas. Estas técnicas, contudo podem ser postas em prática sem estes detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e equipamentos notoriamente conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos de modo a se evitar o obscurecimento dos conceitos dos exemplos descritos.
[0113] As informações e sinais podem ser representados utilizando-se qualquer uma de diversas tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, os dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips que podem ser referidos ao longo da descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, campos ou partículas magnéticas, campos ou partículas ópticas ou qualquer combinação deles.
[0114] Os diversos blocos e componentes ilustrativos descritos em conexão com a presente revelação podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um processador de sinais digitais (DSP), um ASIC, FPGA ou outro aparelho lógico programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos ou qualquer combinação deles projetada para executar as funções aqui descritas. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, mas alternativamente o processador pode ser qualquer processador, controlador, micro-controlador ou máquina de estados convencional. Um processador pode ser também implementado como uma combinação de aparelhos de computação, como, por exemplo, uma combinação de DSP, microprocessador, vários microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo de DSP ou qualquer outra configuração que tal.
[0115] As funções aqui descritas podem ser implementadas em hardware, em software executado por um processador, firmware ou qualquer combinação deles. Se implementadas em software executado por um processador as funções podem ser armazenadas ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em um meio passível de leitura por computador. Outros exemplos e implementações estão dentro do alcance e espírito da revelação e das reivindicações anexas. Devido à natureza do software, por exemplo, as funções descritas acima podem ser implementadas utilizando-se um software executado por um processador, um hardware, um firmware de conexão física ou combinações de qualquer um destes. Recursos que implementam funções podem ser também fisicamente localizados em diversas posições, inclusive sendo distribuídos de modo que partes de funções sejam implementadas em locais físicos diferentes. Conforme aqui utilizado, inclusive nas reivindicações, o termo “e/ou” quando utilizado em uma lista de itens de dois ou mais itens, significa que qualquer um dos itens enumerados pode ser utilizado por si mesmo ou que pode ser utilizada qualquer combinação de dois ou mais dos itens enumerados. Por exemplo, se uma composição é descrita como contendo os componentes A, B e/ou C, a composição pode conter A sozinho; B sozinho; C sozinho; A e B em combinação; A e C em combinação; B e C em combinação; ou A, B e C em combinação. Além disto, conforme aqui utilizado, inclusive nas reivindicações “ou”, conforme utilizado em uma lista de itens (uma lista de itens precedida por uma locução tal como “pelo menos um de” ou “um ou mais de”, por exemplo) indica uma lista disjuntiva, de modo que, por exemplo, uma lista de “pelo menos um de A, B ou C” significa A ou B ou C ou AB ou AC ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[0116] Os meios passíveis de leitura por computador incluem tanto meios de armazenamento em computador quanto meios de comunicação que incluem qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador de propósito geral ou propósito especial. A título de exemplo e não de limitação, os meios passíveis de leitura por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, memória flash, CD-ROM ou outro armazenamento em disco ótico, em disco magnético ou outros aparelhos de armazenamento magnético ou qualquer outro meio que possa ser utilizado para portar ou armazenar código de programa desejado sob a forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador de propósito geral ou de propósito especial ou por um processador de propósito geral ou de propósito especial. Além disto, qualquer conexão é apropriadamente denominada de meio passível de leitura por computador. Por exemplo, se o software for transmitido de um site da Web, servidor ou outra fonte remota utilizando-se um cabo coaxial, cabo de fibra ótica, par trançado, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e microonda, então o cabo coaxial, o cabo de fibra ótica, o par trançado, a DSL ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e microonda são incluídos na definição de meio. Disco, conforme aqui utilizado, inclui disco compacto (CD), disco de laser, disco ótico, disco versátil digital (DVD), disco flexível e disco Blu-ray, onde discos (disks) reproduzem usualmente dados magneticamente, enquanto discos (discs) reproduzem dados oticamente com lasers. Combinações dos elementos acima são também incluídas dentro do alcance dos meios passíveis de leitura por computador.
[0117] A descrição anterior da revelação é apresentada para permitir que uma pessoa versada na técnica fabrique ou utilize a revelação. Diversas modificações na revelação serão prontamente evidentes aos versados na técnica, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outras variações sem que se abandone o alcance da revelação. Assim a revelação não deve estar limitada aos exemplos e desenhos aqui descritos, mas deve receber o mais amplo alcance compatível com os princípios e recursos inéditos aqui revelados.

Claims (15)

1. Método (800) para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, que compreende: identificar (805), por uma primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, uma procura por acesso e um ou mais parâmetros de comunicação de acesso associados à primeira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o um ou mais parâmetros de comunicação de acesso baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso; enviar (810) a uma segunda estação base informações indicativas da procura por acesso e do um ou mais parâmetros de comunicação de acesso; determinar (815), pela primeira estação base, um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas com base, pelo menos em parte, na procura por acesso; estabelecer (820), pela primeira estação base, um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, o link de transporte de retorno sem fio baseado, pelo menos em parte, na procura por acesso, no um ou mais parâmetros de comunicação de acesso ou no um ou mais parâmetros de comunicação transporte de retorno; e particionar (825), pela primeira estação base, recursos entre um link de acesso com um ou mais equipamentos de usuário, UEs, e o link de transporte de retorno sem fio estabelecido com base, pelo menos em parte, na procura por acesso, no um ou mais parâmetros de comunicação de acesso, ou no um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno, caracterizado pelo fato de particionar compreende programar um período de transmissão de UE da primeira estação base que se sobrepõe, pelo menos em parte, a um período de recepção de UE da segunda estação base e um período de recepção de UE que se sobrepõe, pelo menos em parte, a um período de transmissão de UE da segunda estação base, em que os períodos sobrepostos são utilizados para realizar operações de transporte de retorno através do link de transporte de retorno sem fio, em que a primeira estação base e a segunda estação base são dispostas para se comunicar com um respectivo UE através de um procedimento half-duplex.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: identificar uma entidade de rede em comunicação com a primeira estação base e com a segunda estação base; e receber da entidade de rede informações indicativas de pelo menos um dentre o um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: enviar à entidade de rede informações indicativas da procura por acesso, em que as informações recebidas da entidade de rede indicativas de pelo menos um do um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno são baseadas, pelo menos em parte, na procura por acesso; ou compreende adicionalmente:receber da entidade de rede informações indicativas de pelo menos um do um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno em uma programação periódica.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a entidade de rede é conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação cabeado; ou em que a entidade de rede é conectada à primeira estação base e à segunda estação base por meio de um link de comunicação sem fio associado a uma terceira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o um ou mais parâmetros de comunicação de acesso compreendem pelo menos um de uma partição de tempo associada a um link de acesso sem fio, ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de acesso sem fio, ou combinações destes.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno compreendem pelo menos um dentre uma partição de tempo associada a um link de transporte de retorno sem fio, ou um bloco de tempo/frequência associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou um parâmetro de formação de feixes associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou um esquema de modulação e codificação, MCS, associado ao link de transporte de retorno sem fio, ou combinações destes; ou em que o particionamento é baseado em técnicas de otimização.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:enviar à segunda estação base sem fio por meio do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas informações indicativas da procura por acesso; e receber da segunda estação base informações indicativas de pelo menos um do um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: enviar a uma terceira estação base do sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas informações indicativas da procura por acesso; e receber, da terceira estação base, informações indicativas de pelo menos um do um ou mais parâmetros de comunicação de transporte de retorno associados à segunda estação base.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: receber, da segunda estação base, uma primeira mensagem que transmite uma indicação da procura por acesso da segunda estação base; e enviar à segunda estação base uma segunda mensagem que transmite uma indicação de um ou mais parâmetros de comunicação associados à primeira estação base.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: estabelecer um link de transporte de retorno sem fio com a segunda estação base com base, pelo menos em parte, no um ou mais parâmetros de comunicação associados à primeira estação base.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: identificar esquemas de sinalização iniciais entre a primeira estação base e a segunda estação base, os esquemas de sinalização iniciais compreendendo uma sequência de pares de transmissão, recepção, TX, RX, e recepção, transmissão, RX, TX, em quadros consecutivos.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o par TX, RX representa uma partição de tempo para transmitir informações associadas ao estado da primeira estação base seguida de uma partição para receber informações de estações base adicionais.
13. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: criar tabelas de padrões de um ou mais programas associados aos esquemas de sinalização iniciais.
14. Primeira estação base para comunicação sem fio, caracterizada pelo fato de que compreende: meios dispostos para executar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13.
15. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executadas por um computador para realizar o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13.
BR112017019484-8A 2015-03-13 2016-02-19 Método para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, estação base e memória legível por computador BR112017019484B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201562132624P 2015-03-13 2015-03-13
US62/132,624 2015-03-13
US14/843,345 2015-09-02
US14/843,345 US10004032B2 (en) 2015-03-13 2015-09-02 Resource partitioning in millimeter wave networks
PCT/US2016/018663 WO2016148838A1 (en) 2015-03-13 2016-02-19 Resource partitioning between wireless backhaul and access communications in millimeter wave networks

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017019484A2 BR112017019484A2 (pt) 2018-05-15
BR112017019484B1 true BR112017019484B1 (pt) 2024-06-11

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102566076B1 (ko) 밀리미터파 네트워크들에서의 무선 백홀과 액세스 통신들 사이의 리소스 파티셔닝
US10687353B2 (en) Management of conflicting scheduling commands in wireless networks
ES2970248T3 (es) Reglas de monitorización de conjunto de recursos de control basándose en capacidades de suposición de cuasi-coubicación activa de un equipo de usuario (UE)
US11611916B2 (en) Primary cell and primary secondary cell management for cells within an activated cell set
BR112020016353A2 (pt) Espaços de busca virtuais para indicação de feixe
BR112019021065A2 (pt) Esquemas de sinal de referência em comunicações sem fio
BR112019002404B1 (pt) Método e aparelho para comunicação sem fio em um equipamento de usuário, e memória legível por computador
JP2021514146A (ja) ワイヤレス通信のためのダウンリンク送信ビーム構成技法
TW201911921A (zh) 具有不同優先順序水平的重疊控制資源集
BR112019019782A2 (pt) configuração de canal de controle de enlace ascendente para comunicações sem fio
BR112019014063A2 (pt) casamento de taxa de canal downlink de transmissões de bloco de sinal de sincronização em um sistema de comunicação sem fio de rádio novo
BR112020006226A2 (pt) periodicidade de monitoramento flexível do indicador de formato de slot
KR20170096627A (ko) 공유된 라디오 주파수 스펙트럼 대역에서 안테나 서브세트 및 지향성 안테나 채널 액세스
KR20180099679A (ko) 공유 무선 주파수 스펙트럼 대역에서 사운딩 레퍼런스 신호의 송신을 위한 기법들
KR102400942B1 (ko) 밀리미터파 네트워크들에서의 백홀 동작들을 위한 방법들
JPWO2020026455A1 (ja) ユーザ端末および無線通信方法
KR20180079313A (ko) 플렉시블 듀플렉스 동작들을 위한 셀 식별자들 및 다른 파라미터들을 관리하기 위한 기술들
KR20180013901A (ko) 공유 무선 주파수 스펙트럼 대역에서 다운링크 송신물들에 대한 피드백을 핸들링하는 기법들
KR20180127998A (ko) 향상된 컴포넌트 캐리어를 위한 타이밍 어드밴스 설계
JPWO2019215921A1 (ja) ユーザ端末及び無線通信方法
JP7237065B2 (ja) 基準信号パターンの決定
US20220377832A1 (en) Method and apparatus for configuring connected mode discontinuous reception (cdrx)
BR112017019484B1 (pt) Método para comunicação sem fio em um sistema de comunicação sem fio de ondas milimétricas, estação base e memória legível por computador
US20240244510A1 (en) Techniques for pausing small data transmissions
BR112017019167B1 (pt) Método e aparelho para operações de retorno em redes de ondas milimétricas e memória legível por computador