BR112017019092B1 - Método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento,aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio e memória legível por computador - Google Patents

Método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento,aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112017019092B1
BR112017019092B1 BR112017019092-3A BR112017019092A BR112017019092B1 BR 112017019092 B1 BR112017019092 B1 BR 112017019092B1 BR 112017019092 A BR112017019092 A BR 112017019092A BR 112017019092 B1 BR112017019092 B1 BR 112017019092B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
harq feedback
base station
harq
feedback operation
modified
Prior art date
Application number
BR112017019092-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017019092A2 (pt
Inventor
Wanshi Chen
Durga Prasad Malladi
Aleksandar Damnjanovic
Shimman Arvind Patel
Madhavan Srinivasan Vajapeyam
Michael Mao Wang
Hao Xu
Peter Gaal
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US15/059,153 external-priority patent/US10440771B2/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017019092A2 publication Critical patent/BR112017019092A2/pt
Publication of BR112017019092B1 publication Critical patent/BR112017019092B1/pt

Links

Abstract

GERENCIAMENTO DE HARQ SIMPLIFICADO. Métodos para gerenciar feedback de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) são revelados, onde operações de feedback HARQ por um dispositivo de recebimento podem ser modificadas. Um dispositivo de recebimento pode receber uma transmissão de dados. O dispositivo de recebimento pode avaliar uma condição para determinar como fornecer feedback HARQ em resposta à transmissão de dados. O dispositivo de recebimento pode modificar uma operação de feedback de HARQ com base pelo menos em parte na condição. A modificação de operações de feedback de HARQ pode incluir desligar feedback de HARQ, excluir relatório de confirmação negativa (NAK) ou excluir relatório de confirmação (ACK).

Description

Referências remissivas
[001] O presente pedido para patente reivindica prioridade ao pedido de patente US no. 15/059.153 por Chen e outros, intitulado “Simplified HARQ management”, depositado em 2 de março de 2016, e pedido de patente provisional US no. 62/129.491 por Chen e outros, intitulado “Simplified HARQ management,” depositado em 6 de março de 2015; cada um dos quais é cedido à cessionária do presente pedido.
ANTECEDENTES CAMPO DA REVELAÇÃO
[002] A presente revelação, por exemplo, se refere a sistemas de comunicação sem fio, e mais particularmente a gerenciamento de operações de feedback de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ).
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[003] Sistemas de comunicação sem fio são amplamente implantados para fornecer vários tipos de teor de comunicação como voz, vídeo, dados de pacote, envio de mensagem, broadcast, e etc. Esses sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com múltiplos usuários por compartilhar os recursos de sistema disponíveis (por exemplo, tempo, frequência e energia). Os exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA) e sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA), (por exemplo, um sistema de Evolução de Longo prazo (LTE).
[004] Como exemplo, um sistema de comunicações de acesso múltiplo sem fio pode incluir diversas estações base, cada suportando simultaneamente comunicação para múltiplos dispositivos de comunicação, de outro modo conhecido como equipamentos de usuário (UEs). Uma estação base pode comunicar-se com UEs em canais downlink (DL) (por exemplo, para transmissões de uma estação base para um UE) e canais uplink (UL) (por exemplo, para transmissões de um UE para uma estação base).
[005] Comunicações entre estações base e UEs podem incluir o uso de várias sinalizações de feedback. Uma forma de feedback é feedback HARQ. Feedback HARQ pode ser fornecida por um dispositivo de recebimento para um dispositivo de envio, e pode incluir a transmissão de vários sinais de relatório para o dispositivo de envio. Sinais de relatório de exemplo pode incluir sinais de confirmação (ACK) representando um estado ACK e sinais de confirmação negativa (NAK) representando um estado NAK. Um UE pode estar também em um estado de transmissão descontínua (DTX). Um sinal ACK pode ser transmitido como parte de feedback HARQ em respostas a recepção e decodificação bem sucedidas de uma transmissão de dados. Um sinal NAK pode ser transmitido como parte de feedback HARQ em resposta a um recebimento de uma transmissão de dados, porém uma decodificação mal sucedida da transmissão de dados. O UE pode entrar em um estado DTX quando o UE falha em receber uma transmissão de dados.
[006] Em certas circunstâncias, entretanto, como quando as partições de tempo de comunicação nas quais feedback HARQ deve ser reportado foram reduzidas em tempo para uma duração de um símbolo único (como pode ser o caso em ambientes de latência ultra baixa (ULL), relatório adequado de feedback HARQ pode ser um desafio.
SUMÁRIO
[007] Em situações onde a provisão de feedback de solicitação de repetição automática híbrida oportuna (HARQ) é um desafio devido, por exemplo, ao uso de partições de tempo de comunicação que podem ser mais curtas como uma duração de símbolo único, operações de feedback HARQ podem ser modificadas. Em algumas circunstâncias, um dispositivo de recebimento pode determinar o desligamento de feedback HARQ. Em outras circunstâncias, um dispositivo de recebimento pode determinar simplificar operações de feedback HARQ. Por exemplo, um dispositivo de recebimento pode determinar a exclusão de relatório de confirmação negativa (NAK) de feedback HARQ. Em outro exemplo, um dispositivo de recebimento pode determinar a exclusão de relatório de confirmação (ACK) a partir de feedback HARQ. A determinação pelo dispositivo de recebimento pode ser feita com base em condições avaliadas pelo dispositivo de recebimento. As condições avaliadas podem incluir a sinalização recebida de um dispositivo de envio ou podem incluir condições de tráfego ou canal. A decisão de modificar uma operação de feedback HARQ pode influenciar também relatório de indicador de qualidade de canal (CQI) por um dispositivo de recebimento e o uso de um esquema de modulação e codificação (MCS) por um dispositivo de envio.
[008] Em um primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, um método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O método pode incluir receber uma transmissão de dados e avaliar uma condição para determinar informação para incluir como feedback HARQ em resposta à transmissão de dados. O método também pode incluir modificar uma operação de feedback HARQ com base pelo menos em parte na condição.
[009] Em algumas modalidades do método, o método pode incluir ainda receber uma configuração de dispositivo indicando que feedback HARQ deve ser desligado, em que a configuração de dispositivo é a condição a ser avaliada. Alternativamente, o método pode incluir receber uma indicação em um canal de controle de que feedback HARQ para a transmissão de dados deve ser desligada, em que a indicação é a condição a ser avaliada. A avaliação da condição para determinar informação para incluir como feedback HARQ pode incluir determinar que o dispositivo de recebimento seja limitado em potência e que, com base pelo menos em parte na determinação, feedback HARQ deve ser desligado. A avaliação da condição para determinar informação para incluir como feedback HARQ também pode incluir receber um índice MCS, e determinar que o índice MCS está abaixo de um limiar de índice MCS e que, com base pelo menos em parte na determinação, feedback HARQ deve ser desligado. O limiar de índice MCS pode ser predeterminado ou pode ser recebido através de sinalização de controle de recurso de rádio (RRC).
[010] Em algumas modalidades, a modificação da operação de feedback HARQ baseada pelo menos em parte na condição pode incluir modificar a operação de feedback HARQ para excluir relatório NAK. Relatório NAK pode ser excluído com base pelo menos em parte em uma indicação recebida em um canal de controle. Relatório NAK pode ser também excluído com base pelo menos em parte em uma determinação de que uma potência recebida de um sinal de referência no dispositivo de recebimento está abaixo de um limiar predeterminado.
[011] Em algumas modalidades, a modificação da operação de feedback HARQ baseada pelo menos em parte na condição pode incluir modificar a operação de feedback HARQ para excluir relatório ACK. A exclusão de relatório ACK pode ser baseada pelo menos em parte em uma determinação de que o dispositivo de recebimento é limitado em potência. A exclusão do relatório ACK pode ser baseada pelo menos em parte em uma determinação de que uma potência recebida de um sinal de referência no dispositivo de recebimento está acima de um limiar predeterminado.
[012] Em alguns aspectos, a avaliação da condição para determinar informação a incluir como feedback HARQ pode incluir a determinação de condições de tráfego ou canal. Em outros aspectos, a modificação da operação de feedback HARQ baseada pelo menos em parte na condição pode incluir usar um intervalo de tempo de transmissão (TTI) para feedback HARQ que é mais longo que um TTI usado para a transmissão de dados. Em alguns aspectos, o método pode incluir ainda transmitir para um dispositivo de envio que enviou a transmissão de dados uma indicação de que a operação de feedback HARQ foi modificada. A indicação pode ser transmitida periodicamente ou em resposta a uma solicitação aperiódica. A indicação pode ser transmitida como parte de uma carga útil de camada física ou como parte de uma carga útil de camada de controle de acesso ao meio (MAC).
[013] Em um segundo conjunto de exemplos ilustrativos, um aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O aparelho pode incluir meio para receber uma transmissão de dados e meio para avaliar uma condição para determinar informação a incluir como feedback HARQ em resposta à transmissão de dados. O aparelho pode incluir ainda meio para modificar uma operação de feedback HARQ com base pelo menos em parte na condição. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir ainda meio para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[014] Em um terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instrução armazenada na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para receber uma transmissão de dados, e avaliar uma condição para determinar informação a incluir como feedback HARQ em resposta à transmissão de dados. As instruções podem ser adicionalmente executáveis pelo processador para modificar uma operação de feedback HARQ com base pelo menos em parte na condição. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[015] Em um quarto conjunto de exemplos ilustrativos, uma mídia legível em computador não transitória que armazena código executável por computador para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrita. O código pode ser executável por um processador para receber uma transmissão de dados e avaliar uma condição para determinar uma informação a incluir como feedback HARQ em resposta à transmissão de dados. O código também pode ser executável pelo processador para modificar uma operação de feedback HARQ com base pelo menos em parte na condição. Em alguns exemplos, o código pode ser também usado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[016] Em um quinto conjunto de exemplos ilustrativos, um método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O método pode incluir enviar uma indicação de que uma operação de feedback HARQ deve ser modificada, e receber feedback HARQ ou uma ausência de feedback HARQ de acordo com a indicação.
[017] Em certos aspectos do método, o envio da indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada pode incluir enviar uma configuração de dispositivo indicando que feedback HARQ deve ser desligado. O envio da indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada pode incluir também enviar a indicação em um canal de controle de que feedback HARQ deve ser desligado. O envio da indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificado pode incluir ainda enviar um limiar de índice MCS para indicar para um dispositivo de recebimento que o dispositivo de recebimento deve desligar feedback HARQ para transmissões de dados tendo um índice de MCS abaixo do limiar de índice MCS. O limiar de índice MCS pode ser enviado através de sinalização de RRC.
[018] Em alguns aspectos, o envio da indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada pode incluir enviar a indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada por excluir relatório NAK. Alternativamente, o envio da indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada pode incluir enviar a indicação de que a operação de feedback HARQ deve ser modificada por excluir relatório ACK. A indicação pode ser enviada em um canal de controle.
[019] Em algumas modalidades, o método pode incluir ainda estimar condições de canal usando uma transmissão de sinal de referência de sondagem (SRS), e determinar se deve esperar relatório de HARQ modificado com base pelo menos na estimativa de condições de canal. Em outras modalidades, o recebimento de feedback HARQ ou uma ausência de feedback HARQ de acordo com a indicação pode incluir receber feedback HARQ em um TTI que é mais longo que um TTI usado para uma transmissão de dados à qual o feedback HARQ é responsivo.
[020] Em alguns aspectos, o método pode incluir ainda receber uma modificação de operação de feedback HARQ a partir de um dispositivo que fornece o feedback HARQ, a indicação de modificação da operação de feedback HARQ indicando que a operação de feedback HARQ foi modificada. O recebimento da indicação de modificação da operação de feedback HARQ pode incluir receber a indicação de modificação da operação de feedback HARQ periodicamente ou em resposta a uma solicitação aperiódica. O recebimento da indicação de modificação da operação de feedback HARQ pode incluir receber a indicação de modificação da operação de feedback HARQ como parte de uma carga útil de camada física ou como parte de uma carga útil de camada de MAC.
[021] Em um sexto conjunto de exemplos ilustrativos, um aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O aparelho pode incluir meio para enviar uma indicação de que uma operação de feedback HARQ deve ser modificada, e meio para receber feedback HARQ ou uma ausência de feedback HARQ de acordo com a indicação. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir ainda meio para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[022] Em um sétimo conjunto de exemplos ilustrativos, outro aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para enviar uma indicação de que uma operação de feedback HARQ deve ser modificada, e receber feedback HARQ ou uma ausência de feedback HARQ de acordo com a indicação. Em alguns exemplos, as instruções podem ser também executáveis pelo processador para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[023] Em um oitavo conjunto de exemplos ilustrativos, uma mídia legível em computador não transitória que armazena código executável por computador para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrita. O código pode ser executável por um processador para enviar uma indicação de que uma operação de feedback HARQ deve ser modificada, e receber feedback HARQ ou uma ausência de feedback HARQ de acordo com a indicação. Em alguns exemplos, o código também pode ser usado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[024] Em um nono conjunto de exemplos ilustrativos, um método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O método pode incluir determinar um índice CQI a partir de uma pluralidade de índices CQI para relatar para um dispositivo de envio, pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI sendo associados a taxas de erro de bloco alvo diferentes (BLERs). O método pode também incluir reportar o índice de CQI.
[025] Em algumas modalidades do método, o método pode incluir ainda associar BLREs diferentes a pelo menos alguns da pluralidade de índices CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de se deve fornecer feedback HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. A determinação de índice de CQI pode incluir associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de CQI, em que uma BLER mais baixa é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI, e determinar o índice de CQI a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de não fornecer feedback HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. O método também pode incluir determinar não fornecer feedback HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[026] Em um décimo conjunto de exemplos ilustrativos, um aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O aparelho pode incluir meio para determinar um índice de CQI a partir de uma pluralidade de índices de CQI a reportar para um dispositivo de envio, pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI sendo associados a BLERs alvo diferentes. O aparelho também pode incluir meio para reportar o índice de CQI. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir ainda meio para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, o aparelho pode incluir meio para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de se deve fornecer feedback HARQ em resposta a uma transmissão de dados à qual o índice de CQI se refere.
[027] Em alguns casos, o aparelho pode incluir meio para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de CQI, em que uma BLER mais baixa é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI. O aparelho também pode incluir meio para determinar o índice de CQI a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação para não fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir determinar não fornecer feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[028] Em um décimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrito. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador, e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para determinar um índice de CQI a partir de uma pluralidade de índices de CQI para reportar para um dispositivo de envio, pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI sendo associados a BLERs alvo diferentes. As instruções podem ser também executáveis pelo processador para reportar o índice de CQI. Em alguns exemplos, as instruções podem ser também executáveis pelo processador para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, as instruções podem ser executáveis para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de se deve fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere.
[029] Em alguns casos, as instruções podem ser executáveis pelo processador para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de CQI, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI. As instruções também podem ser executáveis pelo processador para determinar o índice de CQI a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação para não fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. Em alguns exemplos, as instruções podem ser executáveis pelo processador para determinar não fornecer feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[030] Em um décimo segundo conjunto de exemplos ilustrativos, uma mídia legível em computador não transitória armazenando código executável por computador para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento é descrita. O código pode ser executável por um processador para determinar um índice de CQI a partir de uma pluralidade de índices de CQI a reportar para um dispositivo de envio, pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI sendo associados a BLERs alvo diferentes. O código também pode ser executável pelo processador para reportar o índice de CQI. Em alguns exemplos, o código pode ser também usado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, o código pode ser executável pelo processador para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de se deve fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice CQI se refere.
[031] Em alguns casos, o código pode ser executável pelo processador para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de CQI, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI. O código pode ser também executável pelo processador para determinar o índice de CQI a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação para não fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. Em alguns exemplos, o código pode ser executável pelo processador para determinar não fornecer feedback HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[032] Em um décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, um método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O método pode incluir determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices MCS para uso em transmissão de dados para um dispositivo de recebimento, pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS sendo associados a BLERs alvo diferentes. O método pode também incluir enviar uma transmissão de dados para o dispositivo de recebimento usando o índice de MCS.
[033] Em algumas modalidades do método, o método pode incluir ainda associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ. A determinação do índice de MCS pode incluir associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de MCS, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS, e determinar o índice de MCS a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em uma determinação de que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ. O método pode incluir ainda determinar que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[034] Em um décimo quarto conjunto de exemplos ilustrativos, um aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O aparelho pode incluir meio para determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices de MCS para uso em transmissão de dados para um dispositivo de recebimento, pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS sendo associados a BLERs alvo diferentes. O aparelho pode incluir ainda meio para enviar uma transmissão de dados para o dispositivo de recebimento usando o índice de MCS. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir ainda meio para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, o aparelho pode incluir meio para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ.
[035] Em alguns casos, o aparelho pode incluir meio para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de MCS, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS. O aparelho também pode incluir meio para determinar o índice de MCS a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em uma determinação de que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir meio para determinar que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[036] Em um décimo quinto conjunto de exemplos ilustrativos, outro aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrito. O aparelho pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices de MCS para uso na transmissão de dados para um dispositivo de recebimento, pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS sendo associados a BLERs alvo diferentes. As instruções também podem ser executáveis pelo processador para enviar uma transmissão de dados para o dispositivo de recebimento usando o índice de MCS. Em alguns exemplos, as instruções podem ser também executáveis pelo processador para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, as instruções podem ser executáveis pelo processador para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ.
[037] Em alguns casos, as instruções podem ser executáveis pelo processador para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de MCS, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS. As instruções também podem ser executáveis pelo processador para determinar o índice de MCS a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em uma determinação de que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ. Em alguns exemplos, as instruções são executáveis pelo processador para determinar que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[038] Em um décimo sexto conjunto de exemplos ilustrativos, uma mídia legível em computador não transitória que armazena código executável em computador para comunicação sem fio em um dispositivo de envio é descrita. O código pode ser executável por um processador para determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices de MCS para uso em transmissão de dados para um dispositivo de recebimento, pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS sendo associados a BLERs alvo diferentes. O código pode ser também executável pelo processador para enviar uma transmissão de dados para o dispositivo de recebimento usando o índice de MCS. Em alguns exemplos, o código também pode ser usado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos. Por exemplo, o código pode ser executável pelo processador para associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ.
[039] Em alguns casos, o código pode ser executável pelo processador para associar duas BLERs diferentes com a pluralidade de índices de MCS, em que uma BLER inferior é associada a pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS. O código pode ser também executável pelo processador para determinar o índice de MCS a partir de pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em uma determinação de que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ. Em alguns exemplos, o código pode ser executável pelo processador para determinar que o dispositivo de recebimento não está fornecendo feedback de HARQ com base pelo menos em parte em condições de canal.
[040] O acima delineou bem amplamente as características e vantagens técnicas de exemplos de acordo com a revelação para que a descrição detalhada que segue possa ser melhor entendida. Características e vantagens adicionais serão descritas a seguir. A concepção e exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar as mesmas finalidades da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do escopo das reivindicações apensas. Características dos conceitos revelados aqui, tanto sua organização como método de operação, juntamente com vantagens associadas serão mais bem entendidas a partir da seguinte descrição quando considerada com relação às figuras associadas. Cada das figuras é fornecida para fins de ilustração e descrição somente e não como definição dos limites das reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[041] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente revelação pode ser realizada por referência aos seguintes desenhos. Nas figuras apensas, componentes ou características similares podem ter o mesmo rótulo de referência. Além disso, vários componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos por seguir o rótulo de referência por um traço e um segundo rótulo que distingue entre os componentes similares. Se somente o primeiro rótulo de referência for usado no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares tendo o mesmo primeiro rótulo de referência independente do segundo rótulo de referência.
[042] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio que suporta operações de feedback de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[043] A figura 2 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[044] A figura 3 ilustra um exemplo de uma estrutura de canal que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[045] A figura 4 ilustra um exemplo de um fluxo de processo para um sistema que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[046] A figura 5 ilustra um exemplo de um fluxo de processo para um sistema que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[047] A figura 6 ilustra um exemplo de um fluxo de processo para um sistema que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[048] As figuras 7 e 8 mostram diagramas de blocos de dispositivos sem fio que suportam operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[049] A figura 9 ilustra um sistema incluindo um equipamento de usuário (UE) que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[050] As figuras 10 e 11 mostram diagramas de blocos de dispositivos sem fio que suportam operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[051] A figura 12 ilustra um sistema incluindo uma estação base que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[052] A figura 13 mostra um diagrama de um sistema de comunicação de múltiplas entradas/múltiplas saídas de acordo com vários aspectos da presente revelação; e
[053] As figuras 14-19 ilustram métodos para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[054] Em certos sistemas de comunicação, há um esforço contínuo para reduzir latência. Por exemplo, em sistemas de Evolução de Longo prazo (LTE), há um esforço contínuo para reduzir latência pelo ar em tanto quanto dez vezes. Esse grau de redução de latência em um sistema LTE pode ser mencionado como um sistema de latência ultra baixa (ULL). Um sistema ULL pode incluir comunicações que são limitadas em tempo a uma duração de símbolo único, por exemplo, como resultado, alguns tipos de comunicações, incluindo sinalização de feedback como feedback de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ), podem ser restritos de serem feitos em um período de tempo muito curto. Ao passo que em sistemas de LTE convencionais, feedback de HARQ pode ser comunicado com até 4 ms de latência, em sistemas ULL, feedback de HARQ pode ser limitado a uma latência de 300 μ s. como resultado das dificuldades de fornecer feedback de HARQ tendo tais latências, operações de feedback de HARQ podem ser modificadas.
[055] Feedback de HARQ inclui tipicamente a transmissão de vários sinais de relatório a partir de um dispositivo de recebimento para um dispositivo de envio. Sinais de relatório de exemplo podem incluir sinais de confirmação (ACK) quando uma transmissão de dados é recebida com sucesso e decodificada, e sinais de confirmação negativa (NAK) quando uma transmissão de dados é recebida porém não decodificada com sucesso. feedback de HARQ pode indicar também que um dispositivo de recebimento está em um estado de transmissão descontínua (DTX). Um estado DTX pode indicar que o dispositivo de recebimento não recebeu uma transmissão de dados.
[056] Em uma operação de feedback de HARQ modificada, entretanto, um dispositivo de recebimento pode determinar o desligamento de feedback de HARQ. Em outras circunstâncias, um dispositivo de recebimento pode determinar a simplificação de operações de feedback de HARQ. Por exemplo, um dispositivo de recebimento pode determinar a exclusão de relatório de NAK ou relatório de ACK do feedback de HARQ. A determinação de como simplificar as operações de feedback de HARQ pode ser feita pelo dispositivo de recebimento com base em condições avaliadas pelo dispositivo de recebimento. As condições avaliadas podem incluir sinalização recebida de um dispositivo de envio ou podem incluir condições de tráfego ou canal.
[057] Como a modificação de uma operação de feedback de HARQ pode resultar em uma decisão em não transmitir feedback de HARQ ou não transmitir sinais de feedback específicos, outras transmissões podem ser modificadas para compensar pela ausência de transmissões de HARQ específicas. Por exemplo, um dispositivo de recebimento pode selecionar e reportar um índice de indicador de qualidade de canal (CQI) entre um conjunto de índices de CQI. Pelo menos alguns do conjunto de índices de CQI podem corresponder a taxas de erro de bloco alvo diferentes (BLERs) que podem ser associadas a se uma operação de feedback de HARQ foi modificada. Similarmente, um dispositivo de envio pode usar esquemas de modulação e codificação diferentes (MCSs) para transmissões de dados onde feedback de HARQ foi modificado. Um MCS pode ser selecionado com base em BLERs alvo diferentes.
[058] A seguinte descrição provê exemplos, e não é limitadora do escopo, aplicabilidade ou exemplos expostos nas reivindicações. Alterações podem ser feitas na função e disposição de elementos discutidos sem se afastar do escopo da revelação. Vários exemplos podem omitir, substituir ou adicionar vários procedimentos ou componentes como apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser executados em uma ordem diferente daquela descrita e várias etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Também, características descritas com relação a alguns exemplos podem ser combinadas em outros exemplos.
[059] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio 100 que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 100 inclui estações base 105, equipamentos de usuário (UEs) 115, e uma rede de núcleo 130. Em alguns exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser uma rede LTE/LTE-Avançada (LTE-A). A rede de núcleo 130 pode fornecer autenticação de usuário, autorização de acesso, rastreamento, conectividade de protocolo de internet (IP) e outras funções de acesso, roteamento ou mobilidade. As estações base 105 fazem interface com a rede de núcleo 130 através de links de backhaul 132 (por exemplo, S1, etc.) e podem executar configuração de rádio e programação para comunicação com os UEs 115 ou podem operar sob o controle de um controlador de estação base (não mostrado). Em vários exemplos, as estações base 105 podem comunicar, direta ou indiretamente (por exemplo, através da rede de núcleo 130), entre si através de links de backhaul 134 (por exemplo, X1, X2, etc.) que podem ser links de comunicação cabeados ou sem fio.
[060] As estações base 105 podem comunicar sem fio com os UEs 115 através de uma ou mais antenas de estação base. Cada dos locais de estações base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma área de cobertura geográfica respectiva 110. Em alguns exemplos, as estações base 105 podem ser mencionadas como uma estação de transceptor base, uma estação base de rádio, um ponto de acesso, um transceptor de rádio, um NóB, eNóB (eNB), NóB doméstico, um eNóB doméstico, ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação base 105 pode ser dividida em setores compondo somente uma porção da área de cobertura (não mostrada). O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir estações base 105 de tipos diferentes (por exemplo, estações base de célula macro e/ou pequena). Podem haver áreas de cobertura geográfica de sobreposição 110 para tecnologias diferentes.
[061] Em alguns exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 é uma rede de LTE/LTE-avançado. Em redes LTE/LTE-A, o termo eNB pode ser usado em geral para descrever as estações base 105, enquanto o termo UE pode ser usado em geral para descrever os UEs 115. O sistema de comunicação sem fio 100 pode ser uma rede LTE/LTE-A heterogênea na qual tipos diferentes de eNBs fornecem cobertura para várias regiões geográficas. Por exemplo, cada eNB ou estação base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma célula macro, uma célula pequena e/ou outros tipos de célula. O termo “célula” é um termo 3GPP que pode ser usado para descrever uma estação base, uma portadora ou portadora componente associada a uma estação base, ou uma área de cobertura (por exemplo, setor, etc.) de uma portadora ou estação base, dependendo do contexto.
[062] Uma célula macro cobre em geral uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros em raio) e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma célula pequena é uma estação base com potência mais baixa, como comparado com uma célula macro, que pode operar nas bandas de frequência iguais ou diferentes (por exemplo, licenciadas, não licenciadas, etc.) como células macro. Células pequenas podem incluir células pico, células femto, e micro células de acordo com vários exemplos. Uma célula pico, por exemplo, pode cobrir uma área geográfica pequena e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma célula femto pode cobrir também uma pequena área geográfica (por exemplo, uma casa) e pode fornecer acesso restrito por UEs tendo uma associação com a célula femto (por exemplo, UEs em um grupo de assinante fechado (CSG), UEs para usuários na casa, e similares). Um eNB para uma célula macro pode ser mencionado como um eNB macro. Um eNB para uma célula pequena pode ser mencionado como um eNB de célula pequena, um eNB pico, um eNB femto, ou um eNB nativo. Um eNB pode suportar uma ou múltiplas (por exemplo, duas, três, quatro e similares) células (por exemplo, portadoras de componente).
[063] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação síncrona ou assíncrona. Para operação síncrona, as estações base podem ter temporização de quadro similar, e transmissões de estações base diferentes podem ser aproximadamente alinhadas em tempo. Para operação assíncrona, as estações base podem ter temporização de quadro diferente, e transmissões de estações base diferentes podem não ser alinhadas em tempo. As técnicas descritas aqui podem ser usadas para operações síncronas ou assíncronas.
[064] As redes de comunicação que podem acomodar alguns dos vários exemplos revelados podem ser redes baseadas em pacote que operam de acordo com uma pilha de protocolos em camadas. No plano de usuário, comunicações na camada de protocolo de convergência de dados de pacote ou portador (PDCP) podem ser baseadas em IP. Uma camada de controle de link de rádio (RLC) pode executar segmentação de pacote e remontagem para comunicar através de canais lógicos. Uma camada de controle de acesso ao meio (MAC) pode executar tratamento de prioridade e multiplexagem de canais lógicos em canais de transporte. A camada MAC pode usar também solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) para fornecer retransmissão na camada MAC para aperfeiçoar a eficiência de link. No plano de controle, a camada de protocolo de controle de recurso de rádio (RRC) pode fornecer estabelecimento, configuração e manutenção de uma conexão RRC entre um UE 115 e as estações base 105 ou rede de núcleo 130 suportando portadores de rádio para os dados de plano de usuário. Na camada física (PHY), os canais de transporte podem ser mapeados para canais físicos.
[065] Os UEs 115 podem ser dispersos por todo o sistema de comunicações sem fio 100, e cada UE 115 pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115 pode incluir também ou ser mencionado por aqueles versados na técnica como uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um aparelho telefônico, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente ou alguma outra terminologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente pessoal digital (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo portátil, um computador tablet, um computador laptop, um telefone sem fio, uma estação de loop local sem fio (WLL) ou similar. Um UE pode ser capaz de comunicar com vários tipos de estações base e equipamento de rede incluindo eNBs macro, eNBs de célula pequena, estações base de retransmissão e similares.
[066] Os links de comunicação 125 mostrados no sistema de comunicação sem fio 100 podem incluir transmissões uplink (UL) de um UE 115 para uma estação base 105 e/ou transmissões downlink (DL), a partir de uma estação base 105 para um UE 115. As transmissões downlink também podem ser chamadas transmissões de link direto enquanto as transmissões uplink podem ser também chamadas transmissões de link inverso. Cada link de comunicação 125 pode incluir uma ou mais portadoras, onde cada portadora pode ser um sinal composto de múltiplas subportadoras (por exemplo, sinais de forma de onda de frequências diferentes) moduladas de acordo com as várias tecnologias de rádio descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma subportadora diferente e pode carregar informações de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações overhead, dados de usuário, etc. Os links de comunicação 125 podem transmitir comunicações bidirecionais usando operação de duplex de divisão de frequência (FDD) (por exemplo, usando recursos de espectro emparelhado) ou duplex de divisão de tempo (TDD) (por exemplo, usando recursos de espectro não emparelhado). Estruturas de quadro para FDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 1) e TDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 2) podem ser definidas.
[067] Em algumas modalidades do sistema de comunicação sem fio 100, estações base 105 e/ou UEs 115 podem incluir múltiplas antenas para empregar esquemas de diversidade de antena para melhorar a qualidade e confiabilidade de comunicação entre estações base 105 e UEs 115. Adicionalmente ou alternativamente, estações base 105 e/ou UEs 115 podem empregar técnicas de múltiplas entradas múltiplas saídas (MIMO) que podem tirar proveito de ambientes de multipercurso para transmitir múltiplas camadas espaciais portando dados codificados iguais ou diferentes.
[068] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação em múltiplas células ou portadoras, uma característica que pode ser mencionada como agregação de portadora (CA) ou operação de multi-portadoras. Uma portadora também pode ser mencionada como uma portadora componente (CC), uma camada, um canal, etc. Os termos “portadora”, “portadora componente”, “célula” e “canal” podem ser usados de modo intercambiável na presente invenção. Um UE 115 pode ser configurado com múltiplas CCs downlink e uma ou mais CCs uplink para agregação de portadora. Agregação de portadora pode ser usada com portadoras de componente FDD e TDD.
[069] O sistema de comunicação sem fio 100 pode, em alguns exemplos, ser um sistema ULL. Em um sistema ULL, latência pelo ar pode ser reduzida tanto quanto dez vezes em relação a um sistema LTE convencional. Um sistema ULL pode incluir comunicações que são limitadas em tempo a uma duração de símbolo único, por exemplo. Desse modo, embora em sistemas LTE convencionais, feedback de HARQ possa ser comunicado com até 4 ms de latência, em sistemas ULL, feedback de HARQ pode ser limitado a uma latência de 300 μ s. apesar disso, sistemas ULL são ainda projetados para incluir especificação mínima e impacto de implementação sobre sistemas de LTE convencionais, desse modo permitindo compatibilidade retroativa. Por exemplo, a numerologia de LTE pode ser reutilizada em sistemas ULL. Um sistema ULL pode utilizar espaçamento de tom de 15 kHz e pode utilizar também uma duração de símbolo de aproximadamente 71 μ s, uma duração de um prefixo cíclico normal (CP) em LTE. Uma duração de símbolo de 83 μ s pode ser também usada, sendo a duração de um CP estendido em LTE. Adicionalmente, sistemas ULL podem ser projetados para manter integração de UEs de legado e UEs ULL (tendo subquadros iguais a 1 ms, por exemplo). Coexistência entre UEs de legado e UEs de ULL em um mesmo subquadro pode ser realizada através de multiplexagem de nível de bloco de recurso (RB).
[070] Não obstante, diminuições em latência em um sistema podem resultar em algumas diminuições correspondentes em eficiência. Por diminuir a latência, sinalização que é usada para melhorar a eficiência pode ser adversamente afetada. Por exemplo, em um sistema ULL, um intervalo de tempo de transmissão (TTI) é reduzido. Feedback de HARQ com o comprimento de TTI reduzido pode ser um desafio, especialmente para UEs em condições desfavoráveis de canal ou tráfego. Por exemplo, o número de bits usados para feedback de HARQ pode variar com base em um número de CCs configurados para um UE específico 115 e em um modo de transmissão DL configurado para cada CC. Portanto, quando o número de CCs é alto para um UE específico 115, feedback de HARQ a partir daquele UE 115 pode exibir mais bits, o que pode ser um desafio para encaixar em um TTI de comprimento reduzido.
[071] Feedback de HARQ inclui tipicamente a transmissão de vários sinais de relatório a partir de um dispositivo de recebimento, como um UE 115, para um dispositivo de envio, como uma estação base 105. Sinais de relatório de exemplo podem incluir sinais ACK e sinais NAK. A falha em transmitir um sinal ACK ou um sinal NAK pode indicar que o UE 115 está em um estado DTX. Portanto, em um exemplo, uma estação base 105 pode transmitir uma transmissão de dados para um UE 115 através do link de comunicação 125. Em resposta, o UE 115 pode fornecer feedback de HARQ para a estação base 105. O feedback de HARQ pode ser baseado na transmissão de dados recebida. Por exemplo, o UE 115 pode transmitir um sinal ACK como parte de feedback de HARQ em resposta ao recebimento bem-sucedido e decodificação da transmissão de dados. Como outro exemplo, o UE 115 pode transmitir um sinal NAK como parte de feedback de HARQ em resposta a um recebimento e decodificação sem sucesso da transmissão de dados. Quando o UE 115 falha em transmitir um sinal ACK ou um sinal NAK como parte de feedback de HARQ, o UE 115 pode indicar para a estação base 105 que o UE 115 está em um modo DTX. Entretanto, como explicado em maior detalhe abaixo, essas operações de feedback de HARQ podem ser modificadas para compensar por um TTI de comprimento reduzido, por exemplo.
[072] A figura 2 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio 200 que suporta operações de feedback de HARQ modificadas, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 200 pode incluir UE 115-a e estação base 105-a, que podem ser exemplos de um UE 115 ou uma estação base 105 descrita acima com referência à figura 1. A estação base 105-a e UE 115-a podem comunicar entre si através de downlink 205 quando UE 115-a está compreendido na área de cobertura 110- a, como descrito em geral acima com referência à figura 1. O UE 115-a pode indicar estados de ACK/NAK/DTX para a estação base 105-a através do uplink 210 como descrito em geral acima com referência à figura 1.
[073] Por exemplo, o UE 115-a pode receber uma transmissão de dados na forma de um conjunto de blocos de transporte a partir da estação base 105-a através do downlink 205. Em alguns casos, os blocos de transporte podem conter dados de baixa latência (por exemplo, podem ser enviados usando um TTI de comprimento reduzido). Em alguns exemplos, o UE 115-a pode fornecer feedback de HARQ em resposta à transmissão de dados recebidos. O feedback de HARQ pode ser comunicado para a estação base 105-a através do uplink 210. Por exemplo, em alguns casos, o UE 115-a pode falhar em decodificar um bloco de transporte e pode enviar um NAK através de uplink 210 para a estação base 105-a. Em outros casos, o UE 115-a pode decodificar com sucesso um bloco de transporte e pode enviar um ACK através de uplink 210 para a estação base 105-a. entretanto, como UE 115-a recebeu a transmissão de dados como dados de baixa latência e pode fazer parte de um sistema ULL, o UE 115-a pode ser restrito para fornecer seu feedback de HARQ usando TTIs de comprimento reduzido similarmente. Para fazer isso, o UE 115-a pode modificar suas operações de feedback de HARQ. Em um exemplo, o UE 115-a pode escolher desligar feedback de HARQ. Em outro exemplo, o UE 115-a pode escolher excluir relatório de ACK ou NAK a partir de seu feedback de HARQ. Essas decisões pelo UE podem ser baseadas em condições avaliadas pelo UE 115-a, como sinais recebidos através do downlink 205 a partir da estação base 105-a, ou condições de tráfego ou canal. Enquanto isso, a estação base 105-a pode determinar que o UE 115-a está modificando suas operações de feedback de HARQ. A estação base 105-a pode determinar que o UE 115-a está modificando as operações de feedback de HARQ porque a estação base 105-a transmitiu um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ para o UE 115-a. a estação base 105-a pode determinar também que o UE 115-a está modificando suas operações de feedback de HARQ por uma avaliação de condições de tráfego e canal. O UE 115-a pode indicar também para a estação base 105-a que modificação de feedback de HARQ está ocorrendo.
[074] O UE 115-a pode se envolver em modificação de operação de feedback de HARQ devido ao número de bits de HARQ ser demasiadamente grande para transmitir com confiança em um TTI de comprimento reduzido. Adicionalmente, se o UE 115-a for limitado em potência, o UE 115-a pode suspender ou modificar operações de feedback de HARQ em resposta a operações DL visto que feedback de HARQ pode não ser muito útil quando o UE 115-a é limitado em potência. Um dispositivo limitado em potência pode limitar suas comunicações, e desse modo o feedback fornecido pelo feedback de HARQ pode não ser útil para comunicações futuras ou pode ser totalmente pulado. Adicionalmente, em alguns casos, o feedback de HARQ pode não ser necessário devido a necessidades de tráfego. Por exemplo, se a estação base 105-a tiver somente um número pequeno de bits para enviar para o UE 115-a (por exemplo, 40 bits) e latência muito baixa for alvejada, a estação base 105-a pode ser motivada para concluir a transmissão de dados em tão poucos blocos de transporte de dados quanto possível, sem feedback de HARQ.
[075] O UE 115-a pode também escolher usar índices de CQI modificados em suas transmissões de CQI para a estação base 105-a como resultado das modificações de operação de feedback de HARQ. Convencionalmente, índices de CQI são genericamente baseados em uma mesma BLER alvo. Entretanto, se o UE 115-a estiver modificando suas operações de feedback de HARQ de modo que feedback de HARQ ou aspectos de feedback de HARQ não sejam transmitidos para a estação base 105-a, o UE 115-a pode escolher usar uma BLER alvo diferente para pelo menos alguns dos índices de CQI que podem ser enviados para a estação base 105-a. por exemplo, para alguns índices de CQI (por exemplo, índices de CQI 1-5), o UE 115-a pode assumir uma BLER inicial de 10%, enquanto para outros índices de CQI, (por exemplo, índices de CQI 6-15), o UE 115-a pode assumir uma BLER inicial de 1%. O UE 115-a pode ser mais propenso a reportar um índice de CQI tendo uma BLER inicial mais baixa durante momentos em que as operações de feedback de HARQ são suspensas ou de outro modo modificadas. O relatório de CQI pode ser transmitido do UE 115-a para a estação base 105-a através do uplink 210.
[076] Similarmente, a estação base 105-a pode usar índices de MCS diferentes na aplicação de MCS para transmissões de dados para UEs 115-a que estão modificando operações de feedback de HARQ. Como os índices de CQI descritos acima, os índices de MCS podem ser baseados em alvos de terminação de HARQ diferentes (por exemplo, BLERs). A estação base 105-a pode aplicar MCS a transmissões de dados comunicadas através do downlink 205.
[077] A figura 3 ilustra um exemplo de uma estrutura de canal 300 na qual feedback de HARQ modificado pode ser fornecido, de acordo com vários aspectos da presente revelação. A estrutura de canal 300 pode ilustrar aspectos de uma transmissão de latência ultrabaixa entre um UE 115 e uma estação base 105, como descrito acima com referência às figuras 1 e 2. A estrutura de canal 300 ilustra uma estrutura de canal DL e uma estrutura de canal UL, cada composta de TTIs ULL 305. Os TTIs ULL 305 na estrutura de canal DL podem incluir canais de controle downlink físico de latência ultrabaixa (uPDCCHs) ou canais compartilhados downlink físico de latência ultrabaixa (uPDSCHs). Os TTIs ULL 305 na estrutura de canal UL podem incluir canais de controle uplink físico de latência ultrabaixa (uPUCCHs) ou canais compartilhados uplink físicos de latência ultrabaixa (uPUSCHs).
[078] Na estrutura de canal 300, cada TTI ULL 305 pode ser um símbolo em duração, ou aproximadamente 71 μ s para um CP normal ou 83 μ s para um CP estendido. Em alguns exemplos, um subquadro pode ter aproximadamente 1 ms em comprimento. Desse modo, um único subquadro pode incluir até 14 símbolos tendo CP normal, ou 12 símbolos tendo CP estendido. Até oito processos de HARQ podem ocorrer (usando FDD). No exemplo ilustrado, uma estação base 105 transmite um bloco de transporte de dados no símbolo 310 para um UE 115 através do downlink 320-a. o UE 115 pode receber o bloco de transporte de dados no símbolo 315 e então transmitir feedback de HARQ em resposta. O feedback de HARQ é transmitido através de uplink 325-a. A estação base 105 pode receber o feedback de HARQ no símbolo 310-a e transmitir blocos de transporte de dados adicionais para o UE 115 através de downlink 320-b. O UE 115 pode receber os blocos de transporte de dados adicionais no símbolo 315-a e responder com feedback de HARQ adicional através de uplink 325-b, que pode ser recebido pela estação base 105 no símbolo 310-b. o feedback de HARQ transmitido em uplinks 325-a, 325-b pode ser modificado. Em alguns exemplos, o feedback de HARQ não é de modo algum transmitido.
[079] A figura 4 ilustra um exemplo de um fluxo de processo 400 para modificar operações de feedback de HARQ, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O fluxo de processo 400 pode ser executado por UE 115-b e estação base 105-b que podem ser exemplos de um UE 115 ou estação base 105 como descrito acima com referência às figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o fluxo de processo 400 ilustra uma opção onde o UE 115-b escolhe não transmitir feedback de HARQ.
[080] Na etapa 410, a estação base 105-b pode determinar que a operação de feedback de HARQ para um UE específico 115-b possa ser desligado. Embora o UE 115-b possa fazer essa determinação sozinho, em algumas circunstâncias, a estação base 105-b pode fazer essa determinação e então transmitir um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ para o UE 115-b. a estação base 105-b pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou baseado em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimados usando transmissões de sinal de referência de sondagem (SRS), por exemplo.
[081] Na etapa 415, a estação base 105-b pode transmitir para o UE 115-b um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ, que pode indicar para o UE 115-b que o UE 115-b deve modificar sua operação de feedback de HARQ de acordo com o indicador. Embora o UE 115-b possa ser configurado para autonomamente determinar se deve modificar suas operações de feedback de HARQ, pelo menos em algumas circunstâncias, o UE 115-b pode atuar de acordo com um indicador recebido a partir da estação base 105-b.
[082] O indicador de modificação de operação de feedback de HARQ pode vir em muitas formas. Em um exemplo, feedback de HARQ pode ser habilitado ou desabilitado usando uma configuração específica de UE semi-estático. A estação base 105-b pode indicar para o UE 115-b que o UE 115-b deve obter uma configuração atualizada que, no exemplo do fluxo de processo 400, desabilita feedback de HARQ. Entretanto, como condições de tráfego e canal podem variar dinamicamente, a estação base 105-b pode alternativamente controlar operações on/off HARQ usando uma solução mais dinâmica. Por exemplo, a estação base 105-b pode incluir um indicador de 1 bit em um canal de controle (como em um PDCCH, uPDCCH ou em um PDCCH aperfeiçoado (EPDCCH)). O indicador de 1 bit pode indicar se feedback de HARQ é esperado para um canal compartilhado correspondentemente programado (como uPDSCH). A estação base 105-b pode indicar também se feedback de HARQ deve ser desligado através de uma sinalização implícita. Por exemplo, o UE 115-b pode ser configurado para desligar feedback de HARQ com base em MCS específico programado para uPDSCH recebido pelo UE 115-b. por exemplo, se um índice de MCS for alto, feedback de HARQ pode ser ligado; se um índice de MCS for baixo, feedback de HARQ pode ser desligado. O limiar de MCS usado para determinar se o feedback de HARQ deve ser ligado ou desligado pode ser predeterminado ou pode ser configurado por RRC. O limiar MCS pode ser selecionado pela estação base 105-b. O limiar MCS pode ser selecionado para assegurar que uma BLER é suficientemente baixa para comunicação em que feedback HARQ é desligado.
[083] Na etapa 420, a estação base 105-b transmite dados (por exemplo, na forma de um PDSCH) para o UE 115-b. na etapa 425, o UE 115-b avalia uma condição para determinar se feedback de HARQ deve ser desligado. A condição avaliada pode incluir um indicador recebido da estação base 105-b, como explicado acima com relação à etapa 415. Entretanto, o UE 115-b pode determinar também desligar feedback de HARQ com base em condições de tráfego ou canal.
[084] Em casos onde o UE 115-b autonomamente desliga feedback de HARQ, a estação base 105-b pode determinar que o feedback de HARQ para UE 115-b foi desligado. Desse modo, na etapa 430, a estação base 105-b pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou baseado em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimados usando transmissões SRS, por exemplo. Alternativamente, o UE 115-b pode enviar uma indicação para a estação base 105-b de que o feedback de HARQ deve ser desligado ou que feedback de HARQ não pode ser fornecido de modo seguro. Essa indicação pode ser periodicamente transmitida ou aperiodicamente disparada, e pode fazer parte de uma carga útil de camada PHY (por exemplo, através de uPUCCH ou PUCCH), ou parte de uma carga útil de camada MAC (por exemplo, através de uPUSCH ou PUSCH).
[085] Outra alternativa para desligar feedback de HARQ é modificar, ao invés disso, a operação de feedback de HARQ executada por um UE 115. A figura 5 ilustra essa alternativa.
[086] A figura 5 ilustra um exemplo de um fluxo de processo 500 para modificar operações de feedback de HARQ, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O fluxo de processo 500 pode ser executado por UE 115-c e estação base 105-c que podem ser exemplos de um UE 115 ou estação base 105 como descrito acima com referência às figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o fluxo de processo 500 ilustra uma opção onde o UE 115-c escolhe transmitir feedback de HARQ usando uma operação de feedback de HARQ modificada.
[087] Na etapa 510, a estação base 105-c pode determinar que a operação de feedback de HARQ para um UE específico 115-c pode ser modificada. Embora UE 115-c possa fazer essa determinação sozinho, em algumas circunstâncias, a estação base 105-c pode fazer essa determinação e então transmitir um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ para o UE 115-c. a estação base 105-c pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou baseado em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimadas usando transmissões SRS, por exemplo.
[088] Na etapa 515, a estação base 105-c pode transmitir para o UE 115-c um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ, que pode indicar para o UE 115-c que o UE 115-c deve modificar sua operação de feedback de HARQ de acordo com o indicador. Embora UE 115-c possa ser configurado para determinar autonomamente se deve modificar suas operações de feedback de HARQ, pelo menos em algumas circunstâncias, o UE 115-c pode atuar de acordo com um indicador recebido a partir da estação base 105-c. em um exemplo do indicador de modificação de operação de feedback de HARQ, feedback de HARQ pode ser modificado usando um indicador específico de UE dinâmico. Por exemplo, a estação base 105-c pode incluir um indicador em um canal de controle (como em um PDCCH, uPDCCH, ou EPDCCH). O indicador pode indicar que operações de feedback de HARQ podem ser modificadas para um canal compartilhado programado correspondentemente (como uPDSCH).
[089] Na etapa 520, a estação base 105-c transmite dados (por exemplo, na forma de um PDSCH) para o UE 115-c. Na etapa 525, o UE 115-c avalia uma condição para determinar se feedback de HARQ deve ser modificado. A condição avaliada pode incluir um indicador recebido a partir da estação base 105-c, como explicado acima com relação à etapa 515. Entretanto, o UE 115-c pode também determinar a modificação de feedback de HARQ com base em condições de tráfego ou canal.
[090] O UE 115-c pode modificar suas operações de feedback de HARQ de acordo com alternativas diferentes. Em uma alternativa, o UE 115-c pode fornecer feedback de HARQ em dois estados ao invés de feedback de HARQ em três estados. Em outra alternativa, o UE 115-c pode normalmente fornecer feedback de HARQ de três estados, porém pode, em ocasião, escolher pular o feedback de HARQ relacionado a um dos estados de feedback de HARQ típicos. Desse modo, embora um feedback de HARQ de três estados típicos possa incluir relatório de ACK, NAK e DTX, nessas alternativas, somente dois desses três estados podem ser reportados.
[091] Em uma alternativa, o relatório ACK é excluído, e somente relatório NAK e DTX são incluídos em feedback de HARQ. Desse modo, se o UE 115-c decodificar com sucesso a transmissão DL incluída na etapa 520, ou se o UE 115-c não receber dados DL, o UE 115-c não transmite feedback de HARQ para a estação base 105-c. se o UE 115-c receber dados DL, porém falhar em decodificar os dados com sucesso, o UE 115-c transmite feedback de HARQ na forma de relatório NAK.
[092] Em outra alternativa, relatório NAK é excluído, e somente relatório ACK e DTX são incluídos no feedback de HARQ. Desse modo, se o UE 115-c tiver recebido dados DL na etapa 520, porém não decodificou os dados ainda, o UE 115-c utilizará relatório DTX. Após o UE 115-c ter decodificado os dados, o UE 115-c pode incluir um ACK em seu feedback de HARQ. Após a estação base 105-c receber o ACK, a estação base 105-c pode parar de enviar quaisquer retransmissões.
[093] A alternativa acima onde relatório ACK é excluído pode ser preferencialmente usada quando o UE 115-c está perto de um centro de célula, significando que uma grande maioria de transmissão de dados enviadas da estação base 105-c para o UE 115-c pode chegar ao UE 115-c e ser decodificado com sucesso. Alternativamente, se o UE 115-c estiver perto de uma borda de célula, o UE 115-c pode escolher excluir relatório NAK a partir de seu feedback de HARQ. Essas decisões podem ser tomadas por avaliar uma potência recebida de um sinal de referência recebido no UE 115-c. se a potência recebida estiver abaixo de um limiar predeterminado, relatório NAK é excluído. Se a potência recebida estiver acima de um limiar predeterminado, relatório ACK é excluído.
[094] Em qualquer uma das duas alternativas acima, o feedback de HARQ de dois estados pode ser fornecido usando formatos PUCCH existentes (como modulação por deslocamento de fase binário (BPSK) ou modulação por deslocamento de fase de quadratura (QPSK)). Como somente dois estados estão envolvidos, modulação ON/OFF pode ser também usada para o feedback de HARQ.
[095] Outra alternativa é para o UE 115-c usar em geral feedback de HARQ de três estados, porém pular parcialmente um dos estados durante certas circunstâncias. Por exemplo, o UE 115-c pode fornecer feedback de HARQ de três estados, incluindo fornecer normalmente relatório ACK. Entretanto, o UE 115-c pode escolher pular uma transmissão ACK em certos casos. Esses casos podem ser determinados pelo UE 115-c com base em limitações de potência do UE 115- c, ou com base em indicadores ou parâmetros indicados pela estação base 105-c. desse modo, ocasionalmente, o UE 115-c pode pular a transmissão de um sinal ACK para a estação base 105-c. como resultado, a estação base 105-c pode não ser capaz de distinguir entre o UE 115-c estando em um estado ACK (quando o UE 115-c recebe e decodifica com sucesso uma transmissão DL) e um estado DTX (que o UE 115-c entra quando o UE 115-c não recebe uma concessão DL). Entretanto, se os dados DL forem em geral transmitidos com alta confiabilidade, a estação base 105-c pode distinguir em geral entre o UE 115-c estando em um estado ACK ou um estado DTX, e qualquer impacto adverso sobre a operação do sistema pode ser pequeno.
[096] Uma outra alternativa para modificar feedback de HARQ é usar um canal de controle de UL para feedback de HARQ, em que o canal de controle UL inclui um TTI mais longo que aquele usado para a transmissão DL. Nesse caso, transmissões DL podem usar um TTI de comprimento reduzido, enquanto transmissões UL podem usar um TTI que não é tão curto quanto o TTI de comprimento reduzido.
[097] Após o UE 115-c modificar sua operação de feedback de HARQ, o UE 115-c pode transmitir feedback de HARQ para a estação base 105-c (na etapa 530). A transmissão de feedback de HARQ pode ser de acordo com as operações de feedback de HARQ modificadas. Desse modo, em algumas ocorrências, feedback de HARQ pode não ser reportado.
[098] Em casos onde o UE 115-c modifica autonomamente feedback de HARQ, a e3stação base 105-c pode determinar que o feedback de HARQ para UE 115-c foi modificado. Desse modo, na etapa 535, a estação base 105-c pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou baseado em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimadas usando transmissões SRS, por exemplo.
[099] A figura 6 ilustra um exemplo de um fluxo de processo 600 para modificar operações de feedback de HARQ, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O fluxo de processo 600 pode ser executado pelo UE 115-d e estação base 105-d que podem ser exemplos de um UE 115 ou estação base 105 como descrito acima com referência às figuras 1 e 2. Em alguns exemplos, o fluxo de processo 600 ilustra uma opção onde o UE 115-d escolhe transmitir feedback de HARQ usando uma operação de feedback de HARQ modificada e também transmitir CQI com base na operação de feedback de HARQ modificada.
[0100] Na etapa 610, a estação base 105-d pode determinar que operação de feedback de HARQ para um UE específico 115-d pode ser modificada. Embora UE 115-d possa fazer essa determinação sozinho, em algumas circunstâncias, a estação base 105-d pode fazer essa determinação e então transmitir um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ para o UE 115-d. a estação base 105-d pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou com base em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimadas usando transmissões SRS, por exemplo.
[0101] Na etapa 615, a estação base 105-d pode transmitir para o UE 115-d um indicador de modificação de operação de feedback de HARQ, que pode indicar para o UE 115-d que o UE 115-d deve modificar sua operação de feedback de HARQ de acordo com o indicador. Embora o UE 115-d possa ser configurado para determinar autonomamente se deve modificar suas operações de feedback de HARQ, pelo menos em algumas circunstâncias, o UE 115-d pode atuar de acordo com um indicador recebido da estação base 105-d. em um exemplo do indicador de modificação de operação de feedback de HARQ, feedback de HARQ pode ser modificado usando um indicador específico de UE dinâmico. Por exemplo, a estação base 105-d pode incluir um indicador em um canal de controle (como em um PDCCH, uPDCCH, ou EPDCCH). O indicador pode indicar que operações de feedback de HARQ podem ser modificadas para um canal compartilhado correspondentemente programado (como um uPDSCH).
[0102] Na etapa 620, a estação base 105-d transmite dados (por exemplo, na forma de um PDSCH) para o UE 115-d. na etapa 625, o UE 115-d avalia uma condição para determinar se feedback de HARQ deve ser modificado. A condição avaliada pode incluir um indicador recebido da estação base 105-d, como explicado acima com relação à etapa 615. Entretanto, o UE 115-d pode determinar também a modificação de feedback de HARQ com base em condições de tráfego ou canal. O UE 115-d pode escolher modificar operações de feedback de HARQ por desligar feedback de HARQ ou por simplificar feedback de HARQ a partir de um feedback ACK/NAK/DTX de três estados para um feedback de HARQ de dois estados, como descrito acima com relação às figuras 4 e 5.
[0103] Após o UE 115-d modificar sua operação de feedback de HARQ, o UE 115-d pode transmitir feedback de HARQ para a estação base 105-d (na etapa 630). A transmissão de feedback de HARQ pode estar de acordo com as operações de feedback de HARQ modificadas. Desse modo, em algumas ocorrências, feedback de HARQ pode não ser reportado.
[0104] O UE 115-d pode transmitir também CQI para a estação base 105-d (na etapa 635). Em seu relatório de CQI, o UE 115-d pode escolher usar índices de CQI modificados em suas transmissões de CQI para as estações base 105-d. Os índices de CQI podem ser modificados para corresponder com as modificações de operação de feedback de HARQ feitas pelo UE 115-d. convencionalmente, índices de CQI são baseados em geral em uma mesma BLER alvo. Entretanto, se o UE 115-d estiver modificando suas operações de feedback de HARQ de modo que feedback de HARQ ou aspectos de feedback de HARQ não sejam transmitidos para a estação base 105-d, o UE 115-d pode escolher usar uma BLER alvo diferente para pelo menos alguns dos índices de CQI que podem ser enviados para a estação base 105-d. por exemplo, para alguns índices de CQI (por exemplo, índices de CQI 1-5), o UE 115-d pode assumir uma BLER inicial de 10%, enquanto para outros índices de CQI (por exemplo, índices 6-15), o UE 115-d pode assumir uma BLER inicial de 1%. O UE 115-d pode ser mais propensa a reportar um índice de CQI tendo uma BLER inicial mais baixa durante momentos em que as operações de feedback de HARQ são suspensas ou de outro modo modificadas.
[0105] Em casos onde o UE 115-d autonomamente modifica feedback de HARQ, a estação base 105-d pode determinar que o feedback de HARQ para UE 115-d tenha sido modificado. Desse modo, na etapa 640, a estação base 105-d pode fazer essa determinação com base em um estado preconfigurado ou baseado em uma estimativa de condições de canal UL. Condições de canal UL podem ser estimadas usando transmissões SRS, por exemplo.
[0106] Por determinar que o UE 115-d modificou sua operação de feedback de HARQ, a estação base 105-d pode também determinar que o índice de CQI recebido (através da etapa 635) possa ser baseado em uma BLER diferente. Por conseguinte, a estação base 105-d pode escolher aplicar índices de MCS que são também baseados em uma BLER correspondente. Desse modo, na etapa 645, a estação base 105-d pode transmitir dados para o UE 115-d usando um MCS que é baseado em alvos de terminação de HARQ diferentes.
[0107] A figura 7 mostra um diagrama de blocos 700 de um dispositivo 705 para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo 705 pode ser um exemplo de um ou mais aspectos de um UE 115 descrito com referência às figuras 1-6. O dispositivo 705 pode incluir um módulo receptor de UE 710, um módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715, e/ou um módulo transmissor de UE 720. O dispositivo 705 pode também ser ou incluir um processador (não mostrado). Cada desses módulos pode estar em comunicação mútua.
[0108] Os componentes do dispositivo 705 podem, individual ou coletivamente, usar um ou mais circuitos integrados de aplicação específica (ASICs) adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos), em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs de plataforma/estruturados, Disposições de porta programável em campo (FPGAs) e outros ICs semi-customizados), que podem ser programados em qualquer modo conhecido na técnica. As funções de cada módulo também podem ser implementadas, totalmente ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação específica ou geral.
[0109] O módulo receptor de UE 710 pode receber informações como pacotes, dados de usuário e/ou informação de controle associados a vários canais de informação (por exemplo, canais de controle, canais de dados, etc.). O módulo receptor de UE 710 pode ser configurado para receber indicações de uma estação base que o dispositivo 705 deve modificar suas operações de feedback de HARQ. O módulo receptor de UR 710 pode ser também configurado para receber transmissões de dados para as quais o feedback de HARQ modificado pode ser reportado. Informação pode ser passada para o módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715, e para outros componentes do dispositivo 705.
[0110] O módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715 pode ser usado para avaliar uma condição para determinar como fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados recebida, e modificar uma operação de feedback de HARQ com base na condição avaliada. Por exemplo, o dispositivo 705 pode receber uma indicação de uma estação base de que operações de feedback de HARQ pelo dispositivo 705 devem ser modificadas. Alternativamente, o módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715 pode determinar autonomamente, com base em condições de canal ou tráfego, de que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. Se modificações devem ser feitas, o módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715 pode modificar suas operações de feedback de HARQ por desligar feedback de HARQ, por reduzir feedback de HARQ de um feedback de três estados para um feedback de dois estados, por ocasionalmente pular um estado de relatório, ou por usar um TTI suficientemente longo para o feedback de HARQ.
[0111] O módulo transmissor de UE 720 pode transmitir um ou mais sinais recebidos de outros componentes do dispositivo 705. O módulo transmissor de UE 720 pode transmitir feedback de HARQ, como modificado pelo módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715. O módulo transmissor de UE 720 pode transmitir também CQI, que pode incluir um índice de CQI selecionado entre índices de CQI que são baseados em alvos de BLER diferentes. Em alguns exemplos, o módulo transmissor de UE 720 pode ser colocado com o módulo receptor de UE 710 em um módulo transceptor.
[0112] A figura 8 mostra um diagrama de blocos 800 de um dispositivo 705-a para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários exemplos. O dispositivo 705-a pode ser um exemplo de um ou mais aspectos de um UE 115 descrito com referência às figuras 1-6. Pode ser também um exemplo de um dispositivo 705 descrito com referência à figura 7. O dispositivo 705-a pode incluir um módulo receptor de UE 710-a, um módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715-a, e/ou um módulo transmissor de UE 720-a, que podem ser exemplos dos módulos correspondentes do dispositivo 705. O dispositivo 705-a pode incluir também um processador (não mostrado). Cada desses componentes pode estar em comunicação entre si. O módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715-a pode incluir um módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805, um módulo de desligar feedback de HARQ 810, um módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815, e/ou um módulo de transmitir feedback de HARQ 820. O módulo receptor de UE 710-a e o módulo transmissor de UE 720-a podem executar as funções do módulo receptor de UE 710 e o módulo transmissor de UE 720 da figura 7, respectivamente.
[0113] O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode ser usado pelo dispositivo 705-a para determinar se uma operação de feedback de HARQ deve ser modificada. O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode fazer essa determinação por avaliar uma condição. A condição avaliada pode estar na forma de um indicador recebido de uma estação base. Por exemplo, uma estação base pode transmitir para o dispositivo 705-a um indicador de modificação da operação de feedback de HARQ, que pode indicar para o dispositivo 705-a que o dispositivo 705-a deve modificar sua operação de feedback de HARQ de acordo com o indicador. O indicador de modificação da operação de feedback de HARQ pode vir em muitas formas. Em um exemplo, o feedback de HARQ pode ser habilitado ou desabilitado usando uma configuração específica de UE semiestático. Uma estação base pode indicar para o dispositivo 705-a que o dispositivo 705-a deve obter uma configuração atualizada que pode desabilitar feedback de HARQ. O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode alternativamente receber um indicador em um canal de controle (como em um PDCCH, uPDCCH, ou EPDCCH) que indica se feedback de HARQ é esperado ou pode ser desligado, ou se o feedback de HARQ deve ser modificado. O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode avaliar também sinalização implícita recebida de uma estação base que pode indicar que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. Por exemplo, o uso de MCS específico programado por uma estação base pode indicar ao dispositivo 705-a que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas.
[0114] Alternativamente, o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode avaliar condições de tráfego ou canal e autonomamente determinar que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 pode avaliar limitações de potência do dispositivo 705-a em tomar sua decisão, e pode também considerar uma potência recebida de um sinal de referência na determinação das condições de canal e tráfego que podem ser usadas como base para modificação de operação de feedback de HARQ.
[0115] O módulo de desligar feedback de HARQ 810 pode ser usado para desligar feedback de HARQ. O módulo de desligar feedback de HARQ 810 pode comunicar com o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 para determinar se operações de feedback de HARQ devem ser modificadas e, em caso positivo, se as modificações incluem desligar feedback de HARQ. De acordo com o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805, o módulo de desligar feedback de HARQ 810 pode desabilitar operações de feedback de HARQ por aplicar, por exemplo, uma configuração específica de dispositivo semiestático, ou por usar uma operação de ON/OFF HARQ dinâmico com base em sinalização explícita ou implícita de uma estação base. Adicionalmente, o módulo de desligar feedback de HARQ 810 pode escolher desabilitar operações de feedback de HARQ com base em uma decisão autônoma do módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805.
[0116] O módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815 pode ser usado para modificar operações de feedback de HARQ. Por exemplo, o módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815 pode ser usado para mudar a operação de feedback de HARQ a partir de uma operação de relatório de três estágios para dois estágios. Em um exemplo, relatório de ACK pode ser excluído. Em outro exemplo, relatório de NAK pode ser excluído. Em alguns exemplos, relatório de HARQ de três estágios pode ser tipicamente usado, embora o dispositivo 705-a possa escolher ocasionalmente pular o relatório de um estágio. O módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815 pode comunicar com o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 para determinar se operações de feedback de HARQ devem ser modificadas.
[0117] O módulo de transmitir feedback de HARQ 820 pode ser usado para transmitir o feedback de HARQ modificado. O módulo de transmitir feedback de HARQ 820 pode coordenar suas funções com o módulo transmissor de UE 720-a, por exemplo. Em algumas ocorrências onde feedback de HARQ não está sendo reportado, o módulo de transmissão de feedback de HARQ 820 pode ser não usado.
[0118] A figura 9 mostra um sistema 900 para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários exemplos. O sistema 900 pode incluir um UE 115-e, que pode ser um exemplo dos UEs 115 das figuras 1-6. O UE 115-e também pode ser um exemplo de um ou mais aspectos de dispositivos 705 das figuras 7 e 8.
[0119] O UE 115-e pode incluir em geral componentes para comunicações de dados e voz bidirecionais incluindo componentes para transmitir comunicações e componentes para receber comunicações. O UE 115-e pode incluir antena(s) de UE 940, um módulo transceptor de UE 935, um módulo processador de UE 905, e memória de UE 915 (incluindo software (SW) 920), que cada pode comunicar, direta ou indiretamente, entre si (por exemplo, através de um ou mais barramentos 945). O módulo transceptor de UE 935 pode ser configurado para comunicar bidirecionalmente, através da(s) antena(s) de UE 940 e/ou um ou mais links cabeados ou sem fio, com uma ou mais redes, como descrito acima. Por exemplo, o módulo transceptor de UE 935 pode ser configurado para comunicar bidirecionalmente com estações base 105 com referência às figuras 1-6. O módulo transceptor de UE 935 pode incluir um modem configurado para modular os pacotes e fornecer os pacotes modulados para a(s) antenas de UE 940 para transmissão, e demodular pacotes recebidos a partir da(s) antena(s) de UE 940. Embora o UE 115-e possa incluir uma única antena UE 940, o UE 115-e pode ter múltiplas antenas de UE 940 capazes de simultaneamente transmitir e/ou receber múltiplas transmissões sem fio. O módulo transceptor de UE 935 pode ser capaz de comunicar simultaneamente com uma ou mais estações base 105 através de múltiplas portadoras de componente.
[0120] O UE 115-e pode incluir um módulo de operação de feedback de HARQ 715-b, que pode executar as funções descritas acima para os módulos de operação de feedback de HARQ de UE 715 do dispositivo 705 das figuras 7 e 8. O UE 115-e pode incluir também um módulo de transmitir CQI 925. O módulo de transmitir CQI 925 pode ser usado pelo UE 115-e para transmitir CQI na forma de um índice de CQI. O índice de CQI pode ser selecionado entre uma pluralidade ou conjunto de índices de CQI disponíveis. Os índices de CQI podem ser baseados em alvos de BLER diferentes. O módulo de transmitir CQI 925 pode selecionar um índice de CQI para enviar para uma estação base baseado em se operações de feedback de HARQ foram modificadas e, em caso positivo, com base em um índice de CQI associado a um alvo de BLER que é apropriado para as modificações de operação de feedback de HARQ.
[0121] A memória de UE 915 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e memória somente de leitura (ROM). A memória de UE 915 pode armazenar código de firmware/software executável em computador legível em computador 920 contendo instruções que são configuradas para, quando executadas, fazer com que o módulo de processador de UE 905 execute várias funções descritas aqui (por exemplo, modificar operações de feedback HARQ, etc.). Alternativamente, o código de firmware/software executável em computador legível em computador 920 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador de UE 905, porém ser configurado para fazer com que um computador (por exemplo, quando compilado e executado) execute funções descritas aqui. O módulo processador de UE 905 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente (por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um microcontrolador, um ASIC, etc.).
[0122] A figura 10 mostra um diagrama de blocos 1000 de um aparelho 1005 para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o aparelho 1005 pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6. Em alguns exemplos, o aparelho 1005 pode fazer parte ou incluir um eNB LTE/LTE-A e/ou uma estação base de LTE/LTE-A. O aparelho 1005 pode ser também um processador. O aparelho 1005 pode incluir um módulo receptor de estação base 1010, um módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015, e/ou um módulo transmissor de estação base 1020. Cada desses módulos pode estar em comunicação entre si.
[0123] Os componentes do aparelho 1005 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados usando um ou mais ASICs adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos) em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs de plataforma/estruturados, FPGAs e outros ICs semi- customizados), que podem ser programados em qualquer modo conhecido na técnica. As funções de cada componente também podem ser implementadas, totalmente ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação específica ou geral.
[0124] Em alguns exemplos, o módulo receptor de estação base 1010 pode incluir pelo menos um receptor de radiofrequência (RF), como um receptor RF operável para receber feedback de HARQ modificado a partir de um dispositivo como um UE. O módulo receptor de estação base 1010 pode ser também operável para receber relatório de CQI que pode ser baseado em alvos de VBLER associados à modificação de operação de feedback de HARQ. O módulo receptor de estação base 1010 pode ser usado para receber vários tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à figura 1.
[0125] Em alguns exemplos, o módulo transmissor de estação base 1020 pode incluir pelo menos um transmissor RF, como pelo menos um transmissor RF operável para transmitir indicadores para um dispositivo de recebimento (como um UE) que operações de feedback de HARQ devem ser desligadas ou de outro modo modificadas. O módulo transmissor de estação base 1020 pode ser também operável para transmitir dados codificados usando MCS que podem indicar para um dispositivo de recebimento que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. O índice de MCS selecionado pode ser usado com base em alvos BLER variáveis correspondendo a se operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. O módulo transmissor de estação base 1020 pode ser usado para transmitir vários tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à figura 1.
[0126] Em alguns exemplos, o módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015 pode ser operável para determinar se operações de feedback de HARQ em um dispositivo de recebimento devem ser modificadas. O módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015 pode fazer essa determinação por avaliar condições de canal ou tráfego ou por receber informação de um dispositivo de recebimento. O aparelho 1005 pode transmitir uma indicação para um dispositivo de recebimento como um UE de que operações de feedback de HARQ pelo dispositivo de recebimento devem ser modificadas. O módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015 pode coordenar também recebimento de feedback de HARQ modificado e a determinação ou detecção de quando feedback de HARQ recebido foi modificado.
[0127] A figura 11 mostra um diagrama de blocos 1100 de um aparelho 1005-a para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o aparelho 1005-a pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6, e/ou um exemplo de aspectos do aparelho 1005 descrito com referência à figura 10. Em alguns exemplos, o aparelho 1005-a pode fazer parte ou incluir um eNB LTE/LTE-A e/ou uma estação base de LTE/LTE- A. O aparelho 1005-a pode ser também um processador. O aparelho 1005-a pode incluir um módulo receptor de estação base 1010-a, um módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-a, e/ou um módulo transmissor de estação base 1020-a. cada desses módulos pode estar em comunicação entre si.
[0128] Os componentes do aparelho 1005-a podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados usando um ou mais ASICs adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por uma ou mais outras unidades de processamento (ou núcleos) em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs de plataforma/estruturados, FPGAs e outros ICs semi- customizados), que podem ser programados em qualquer modo conhecido na técnica. As funções de cada componente também podem ser implementadas, totalmente ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação específica ou geral.
[0129] Em alguns exemplos, o módulo receptor de estação base 1010-a pode ser um exemplo de um ou mais aspectos do módulo receptor de estação base 1010 descrito com referência à figura 10. Em alguns exemplos, o módulo receptor de estação base 1010-a pode incluir pelo menos um receptor de RF, como um receptor RF operável para receber feedback de HARQ modificado. O módulo receptor de estação base 1010-a pode ser usado para receber vários tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à figura 1.
[0130] Em alguns exemplos, o módulo transmissor de estação base 1020-a pode ser um exemplo de um ou mais aspectos do módulo transmissor de estação base 1020 descrito com referência à figura 10. Em alguns exemplos, o módulo transmissor de estação base 1020-a pode incluir pelo menos um transmissor RF, como pelo menos um transmissor RF operável para transmitir indicadores para um dispositivo de recebimento que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. O módulo transmissor de estação base 1020-a pode ser usado para transmitir vários tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) através de um ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à figura 1.
[0131] O módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-a pode incluir um módulo de determinação da modificação de operação de feedback HARQ 1105, um módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110, um módulo de recebimento de feedback de HARQ 1115, e/ou um módulo de detecção da modificação de operação de feedback HARQ 1120.
[0132] O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 pode ser usado pelo aparelho 1005-a para determinar se um dispositivo de recebimento como um UE deve modificar suas operações de feedback de HARQ. O módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 pode avaliar condições de canal ou tráfego para fazer essa determinação. Alternativamente, o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 pode avaliar informações recebidas de um dispositivo de recebimento para tomar essa decisão.
[0133] O módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110 pode transmitir uma indicação para um dispositivo de recebimento que as operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. O módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110 pode ser usado para transmitir, por exemplo, uma configuração específica de dispositivo semiestático que inclui desabilitar feedback de HARQ. O módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110 também pode ser usado para transmitir uma sinalização explícita ou implícita de que as operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. A sinalização explícita pode incluir um indicador em um canal de controle, enquanto a sinalização implícita pode incluir o uso de MCS específico em transmissões de dados que podem sinalizar um dispositivo de recebimento de que as operações de feedback de HARQ podem ser modificadas. O módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110 pode indicar que feedback de HARQ deve ser desligado. O módulo de transmitir modificação de operação de feedback de HARQ 1110 pode indicar também que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas de modo que relatório de ACK ou NAK é excluído.
[0134] O módulo de recebimento de feedback de HARQ 1115 pode ser usado pelo aparelho 1005-a para receber feedback de HARQ modificado enviado por um UE, por exemplo. O feedback de HARQ modificado pode, em alguns casos, não incluir relatório de ACK ou de NAK.
[0135] O módulo de detecção da modificação de operação de feedback de HARQ 1120 pode ser usado pelo aparelho 1005-a para detectar se feedback de HARQ recebido de um UE, por exemplo, foi modificado através de uma operação de feedback de HARQ modificada. Em casos onde um UE escolhe autonomamente modificar suas operações de feedback de HARQ, o aparelho 1005-a pode detectar isso por usar o módulo de detecção da modificação de operação de feedback de HARQ 1120. O módulo de detecção da modificação de operação de feedback de HARQ 1120 pode detectar uma indicação explícita enviada por um UE de que operações de feedback de HARQ foram modificadas. Alternativamente, o módulo de detecção da modificação de operação de feedback de HARQ 1120 pode detectar modificação através de estimativa de condições de canal e tráfego usando transmissões SRS, por exemplo.
[0136] A figura 12 mostra um diagrama de blocos 1200 de uma estação base 105-e (por exemplo, uma estação base formando parte ou todo um eNB) para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspetos da presente revelação. Em alguns exemplos, a estação base 105-e pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6, e/ou aspectos de um ou mais do aparelho 1005 quando configurado como uma estação base, como descrito com referência às figuras 10 e/ou 11. A estação base 105-e pode ser configurada para implementar ou facilitar pelo menos algumas das características e funções de estação base e/ou aparelho descritas com referência às figuras 1-6, 10 e 11.
[0137] A estação base 105-e pode incluir um módulo processador de estação base 1210, um módulo de memória de estação base 1220, pelo menos um módulo transceptor de estação base (representado pelo módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250), pelo menos uma antena de estação base (representada pela(s) antena(s) de estação base 1255), e/ou um módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b. a estação base 105-e pode incluir também um ou mais de um módulo de comunicação de estação base 1230 e/ou um módulo de comunicação de rede 1240. Cada desses módulos pode estar em comunicação entre si, direta ou indiretamente, através de um ou mais barramentos 1235.
[0138] O módulo de memória de estação base 1220 pode incluir RAM e/ou ROM. O módulo de memória de estação base 1220 pode armazenar código de firmware/software executável por computador, legível por computador 1225 contendo instruções que são configuradas para, quando executadas, fazer com que o módulo processador de estação base 1210 execute várias funções descritas aqui relacionadas à comunicação sem fio (por exemplo, transmitir indicações de que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas, etc.). Alternativamente, o código de firmware/software executável por computador, legível por computador 1225 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador de estação base 1210, porém ser configurado para fazer com que a estação base 1205 (por exemplo, quando compilado e executado) execute várias das funções descritas aqui.
[0139] O módulo processador de estação base 1210 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente (por exemplo, uma CPU, um microcontrolador, um ASIC, etc.). O módulo processador de estação base 1210 pode processar informação recebida através do (s) módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250, o módulo de comunicação de estação base 1230, e/ou o módulo de comunicação de rede 1240. O módulo processador de estação base 1210 pode processar também informações a serem enviadas para o(s) módulo(s) transceptor(es) 1250 para transmissão através da(s) antena(s) 1255, para o módulo de comunicação de estação base 1230, para transmissão para uma ou mais outras estações base 105-f e 105-g, e/ou para o módulo de comunicação de rede 1240 para transmissão para uma rede de núcleo 1245, que pode ser um exemplo de um ou mais aspectos da rede de núcleo 130 descrita com referência à figura 1. O módulo processador de estação base 1210 pode tratar, individualmente ou com relação ao módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b, vários aspectos de gerenciar a modificação de operações de feedback de HARQ nos dispositivos de recebimento como UEs.
[0140] O(s) módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250 pode incluir um modem configurado para modular pacotes e fornecer os pacotes modulados para a(s) antena(s) de estação base 1255 para transmissão, e demodular pacotes recebidos da(s) antena(s) de estação base 1255. O(s) módulo(s) transceptor(es) de estação ase 1250 pode(m), em alguns exemplos, ser implementados como um ou mais módulos transmissores de estação base e um ou mais módulos receptores de estação base separados. O(s) módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250 pode(m) suportar comunicações em uma primeira banda de espectro de radiofreqüência e/ou uma segunda banda de espectro de radiofrequência. O(s) módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250 pode(m) ser configurado(s) para comunicar bidirecionalmente, através da(s) antena(s) 1255, com um ou mais UEs ou aparelhos, como um ou mais dos UEs 115 descritos com referência às figuras 1-6 e 9. A estação ase 105-e pode, por exemplo, incluir múltiplas antenas de estação base 1255 (por exemplo, um conjunto de antenas. A estação base 105-e pode comunicar com a rede de núcleo 1245 através do módulo de comunicações de rede 1240. A estação ase 105-e pode também comunicar com outras estações base, como as estações base 105-f e 105-g, usando o módulo de comunicação de estação base 1230.
[0141] O módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b pode ser configurado para executar e/ou controlar algumas ou todas as características e/ou funções descritas com referência às figuras 1-6, 10 e 11 relacionadas á modificação de operações de feedback de HARQ. Em alguns exemplos, o módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b pode ser usado para indicar para um UE que o UE deve modificar suas operações de feedback de HARQ por desligar feedback de HARQ ou por simplificar feedback de HARQ a partir de um feedback de três estados para um feedback de dois estados. O módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b, ou porções do módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b, podem incluir um processador, e/ou algumas ou todas as funções do módulo de operação de feedback de HARQ de estação ase 1015-b podem ser executadas pelo módulo processador de estação base 1210 e/ou com relação ao módulo processador de estação base 1210. Em alguns exemplos, o módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-b pode ser um exemplo do módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015 e/ou 1015-a descrito com referência às figuras 10 e/ou 11.
[0142] A estação base 105-e pode incluir também um módulo de aplicação de MCS 1215. O módulo de aplicação de MCS 1215 pode ser usado pela estação base 105-e para determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices de MCS para uso em transmissão de dados para um dispositivo de recebimento como um UE. Pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS podem ser associados a BLERs alvo diferentes. O módulo de aplicação de MCS 1215 pode ser usado para coordenar o envio de uma transmissão de dados para um dispositivo de recebimento usando o índice de MCS selecionado. O módulo de aplicação de MCS 1215 pode ser adicionalmente usado para associar BLERs diferentes com alguns dos índices de MCS baseado em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ ou se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ usando uma operação de feedback de HARQ modificada.
[0143] A figura 13 é um diagrama de um sistema de comunicação de múltiplas entradas/múltiplas saídas (MIMO) 1300 incluindo uma estação base 105-h e um UE 115-f. o sistema de comunicação MIMO 1300 pode ilustrar aspectos do sistema de comunicação sem fio 100 mostrado na figura 1. A estação ase 105-h pode ser equipada com antenas 1334-a até 1334-x, e o UE 115-f pode ser equipado com antenas 1352-a até 1352-n. no sistema de comunicação MIMO 1300, a estação base 105-h pode ser capaz de enviar dados através de múltiplos links de comunicação ao mesmo tempo. Cada link de comunicação pode ser chamado uma “camada” e a “classificação” do link de comunicação pode indicar o número de camadas usadas para comunicação. Por exemplo, em um sistema de comunicação MIMO 2x2 onde a estação base 105h transmite duas “camadas”, a classificação do link de comunicação entre a estação base 105-h e o UE 115-h é dois.
[0144] Na estação base 105-h, um processador de transmitir 1320 pode receber dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmitir 1320 pode processar os dados. O processador de transmitir 1320 pode também gerar símbolos de controle e/ou símbolos de referência. Um processador MIMO de transmissão (TX) 1330 pode executar processamento espacial (por exemplo, precodificação), em símbolos de dados, símbolos de controle e/ou símbolos de referência, se aplicável, e pode fornecer fluxos de símbolo de saída para o modulador/demoduladores 1332a- até 1332-x. cada modulador/demodulador 1332 pode processar um fluxo de símbolo de saída respectivo (por exemplo, para OFDM, etc.) para obter um fluxo de amostra de saída. Cada modulador/demodulador 1332 pode processar ainda (por exemplo, converter em analógico, amplificar, filtrar e converter ascendentemente) o fluxo de amostra de saída para obter um sinal DL. Em um exemplo, sinais DL a partir de modulador/demoduladores 1332-a até 1332-x podem ser transmitidos através das antenas 1334-a até 1334-x, respectivamente.
[0145] No UE 115-f, as antenas UE 1352-a até 1352-n podem receber os sinais DL a partir da estação base 105-h e podem fornecer os sinais recebidos para o modulador/demoduladores 1354-a até 1354-n, respectivamente. Cada modulador/demodulador 1354 pode condicionar (por exemplo, filtrar, amplificar, converter descendentemente, e digitalizar) um sinal recebido respectivo para obter amostras de entrada. Cada modulador/demodulador 1354 pode processar ainda as amostras de entrada (por exemplo, para OFDM, etc.) para obter símbolos recebidos. Um detector MIMO 1356 pode obter símbolos recebidos a partir de todos os moduladores/demoduladores 1354-a até 1354-n, executar detecção MIMO nos símbolos recebidos, se aplicável, e fornecer símbolos detectados. Um processador de recebimento 1358 pode processar (por exemplo, demodular, desintercalar e decodificar) os símbolos detectados, fornecendo dados decodificados para o UE 115-f para uma saída de dados, e fornecer informação de controle decodificado para um processador 1380, ou memória 1382.
[0146] O processador 1380 pode em alguns casos executar instruções armazenadas para instanciar um ou mais de um módulo de operação de feedback de HARQ UE 715-c. o módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715-c pode ser um exemplo de aspectos do módulo de operação de feedback de HARQ de UE 715 descrito com referência às figuras 7, 8 e/ou 9.
[0147] No uplink, no UE 115-f, um processador de transmissão 1364 pode receber e processar dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmissão 1364 pode gerar também símbolos de referência para um sinal de referência. os símbolos a partir do processador de transmissão 1364 podem ser precodificados por um processador MIMO de transmissão 1366 se aplicável, processados adicionalmente pelos moduladores/demoduladores 1354-a até 1354-n (por exemplo, para SC-FDMA, etc.) e ser transmitido para a estação base 105-h de acordo com os parâmetros de transmissão recebidos a partir da estação base 105-h. na estação base 105-h, os sinais UL a partir do UE 115-f podem ser recebidos pelas antenas 1334, processados pelos moduladores/demoduladores 1332, detectados por um detector MIMO 1336 se aplicável, e adicionalmente processados por um processador de recebimento 1338. O processador de recebimento 1338 pode fornecer dados decodificados para uma saída de dados e para o processador 1340 e/ou memória 1342. O processador 1340 pode em alguns casos executar instruções armazenadas para instanciar um ou mais de um módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-c. o módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015-c pode ser um exemplo de aspectos do módulo de operação de feedback de HARQ de estação base 1015 descrito com referência às figuras 10, 11 e/ou 12.
[0148] Os componentes do UE 115-f podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com um ou mais ASICs adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada dos módulos mencionados pode ser um meio para executar uma ou mais funções relacionadas a operação do sistema de comunicação MIMO 1300. Similarmente, os componentes da estação base 105-h podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com um ou mais ASICs adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada dos componentes mencionados pode ser um meio para executar uma ou mais funções relacionadas à operação do sistema de comunicação MIMO 1300.
[0149] A figura 14 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1400 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1400 é descrito abaixo com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência às figuras 1-6, 9 e 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos 705 descritos com referência às figuras 7 e 8. Adicionalmente, o método 1400 pode ser usado com referência a aspectos de uma ou mais estações base 105 quando essas estações base transmitem feedback de HARQ para um UE, por exemplo. Em alguns exemplos, um UE ou estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou estação base para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou estação base pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0150] No bloco 1405, o método 1400 pode incluir receber uma transmissão de dados. A transmissão de dados pode ser de uma estação base ou algum outro dispositivo de envio, por exemplo. As operações no bloco 1405 podem ser executadas usando o módulo receptor de UE 710 descrito com referência às figuras 7 ou 8.
[0151] No bloco 1410, o método 1400 pode incluir avaliar uma condição para determinar informação para incluir com feedback de HARQ em resposta à transmissão de dados. A condição ser avaliada pode ter sido enviada a partir do dispositivo de envio, e pode incluir uma indicação de que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. Alternativamente, a condição a ser avaliada pode incluir condições de tráfego ou canal. As operações no bloco 1410 podem ser executadas usando o módulo de determinação de modificação de operação de feedback de HARQ 805 descrito com referência à figura 8.
[0152] No bloco 1415, o método 1400 pode incluir modificar uma operação de feedback de HARQ com base pelo menos em parte na condição. Modificações de operação de feedback de HARQ podem incluir desligar totalmente o feedback de HARQ. Modificações de operação de feedback de HARQ podem incluir também simplificar feedback de HARQ a partir de um feedback de três estados para um feedback de dois estados. O comprimento de TTI para feedback de HARQ pode ser também modificado (por exemplo, estendido) de odo a melhorar a confiabilidade de feedback de HARQ. As operações no bloco 1415 podem ser executadas usando o módulo de desligar feedback de HARQ 810 ou o módulo de modificação de operação de feedback de HARQ 815 descrito com referência à figura 8.
[0153] Desse modo, o método 1400 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1400 é somente uma implementação e que as operações do método 1400 podem ser reorganizadas ou de outro modo modificadas de maneira que outras implementações sejam possíveis.
[0154] A figura 15 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1500 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1500 é descrito abaixo com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência às figuras 1-6, 9 e 13 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos 705 descritos com referência às figuras 7 e 8. Adicionalmente, o método 1500 pode ser usado com referência a aspectos de uma ou mais estações base 105 quando essas estações base transmitem feedback de HARQ para um UE, por exemplo, em alguns exemplos, um UE ou estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou estação base para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou estação base pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0155] No bloco 1505, o método 1500 pode incluir receber uma transmissão de dados. A transmissão de dados pode ser de uma estação base ou algum outro dispositivo de envio, por exemplo. As operações no bloco 1505 podem ser executadas usando o módulo receptor de UE 710 descrito com referência às figuras 7 ou 8.
[0156] No bloco 1510, o método 1500 pode incluir avaliar uma condição para determinar informação para incluir como feedback de HARQ em resposta à transmissão de dados. A condição a ser avaliada pode ter sido enviada a partir do dispositivo de envio, e pode incluir uma indicação de que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. Alternativamente, a condição a ser avaliada pode incluir condições de canal ou tráfego. As operações no bloco 1510 podem ser executadas usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 805 descrito com referência à figura 8.
[0157] Com base na condição avaliada, operações de feedback de HARQ podem ser modificadas em diversos modos diferentes. Alguns desses são ilustrados em blocos 1515, 1520 e 1525.
[0158] No bloco 1515, o método 1500 pode incluir desligar feedback de HARQ. As operações no bloco 1415 podem ser executadas usando o módulo de desligar feedback de HARQ 810 descrito com referência à figura 8. No bloco 1520, o método 1500 pode incluir modificar uma operação de feedback de HARQ para excluir relatório de NAK. A exclusão de relatório de NAK pode ser de acordo com um relatório de feedback de HARQ de dois estados ou pode representar um pulo ocasional de relatório de NAK em relatório de feedback de HARQ de três estados normal. As operações no bloco 1520 podem ser executadas usando o módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815 descrito com referência à figura 8.
[0159] No bloco 1525, o método 1500 pode incluir modificar uma operação de feedback de HARQ para excluir relatório de ACK. A exclusão do relatório de ACK pode estar de acordo com um relatório de feedback de HARQ de dois estados ou pode representar um pulo ocasional de relatório de ACK em relatório de feedback de HARQ de três estados normal. As operações no bloco 1525 podem ser executadas usando o módulo de modificação da operação de feedback de HARQ 815 descrito com referência à figura 8.
[0160] Desse modo, o método 1500 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1500 é somente uma implementação e que as operações do método 1500 podem ser reorganizadas ou de outro modo modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0161] A figura 16 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1600 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1600 é descrito abaixo com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6, 12 e 13, e/ou aspectos de um ou mais dos aparelhos 1005 descritos com referência às figuras 10 e 11. Adicionalmente, o método 1600 pode ser usado com referência a aspectos de um ou mais UEs 115 quando esses UEs recebem feedback de HARQ de uma estação base, por exemplo. Em alguns exemplos, uma estação base ou UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base ou UE para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base ou UE pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0162] No bloco 1605, o método 1600 pode incluir enviar uma indicação de que uma operação de feedback de HARQ deve ser modificada. A indicação pode incluir uma configuração específica de dispositivo ou pode incluir um indicador em um canal de controle, por exemplo. A indicação pode ser explícita ou implícita. Um exemplo de um indicador implícito inclui o uso de índices de MCS específicos para indicar a um dispositivo de recebimento que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. As operações no bloco 1605 podem ser executadas usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 ou o módulo de transmitir modificação da operação de feedback de HARQ 1110 descrito com referência à figura 11.
[0163] No bloco 1610, o método 1600 pode incluir receber feedback de HARQ ou uma ausência de feedback de HARQ de acordo com a indicação. O feedback de HARQ recebido pode excluir um relatório de ACK ou NAK, por exemplo. As operações no bloco 1610 podem ser executadas usando o módulo de recebimento de feedback de HARQ 1115 descrito com referência à figura 11.
[0164] Desse modo, o método 1600 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1600 é somente uma implementação e que as operações do método 1600 podem ser reorganizadas ou de outro modo modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0165] A figura 17 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1700 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1700 é descrito abaixo com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6, 12 e 13, e/ou aspectos de um ou mais dos aparelhos 1005 descritos com referência às figuras 10 e 11. Adicionalmente, o método 1700 pode ser usado com referência a aspectos de um ou mais UEs 115 quando esses UEs recebem feedback de HARQ de uma estação base, por exemplo. Em alguns exemplos, uma estação base ou UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base ou UE para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base ou UE pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0166] No bloco 1705, o método 1700 pode incluir enviar uma indicação de que uma operação de feedback de HARQ deve ser modificada. A indicação pode incluir uma configuração específica de dispositivo ou pode incluir um indicador em um canal de controle, por exemplo. A indicação pode ser explícita ou implícita. Um exemplo de um indicador implícito inclui o uso de índices de MCS específicos para indicar a um dispositivo de recebimento que operações de feedback de HARQ devem ser modificadas. As operações no bloco 1705 podem ser executadas usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 ou o módulo de transmitir modificação da operação de feedback de HARQ 1110 descrito com referência à figura 11.
[0167] A indicação enviada no bloco 1705 pode indicar tipos diferentes de modificações de operação de feedback de HARQ, algumas das quais são ilustradas nos blocos 1710, 1715 e 1720.
[0168] No bloco 1710, a indicação indica que feedback de HARQ deve ser modificada por desligar feedback de HARQ. Nesse caso, a indicação pode ser uma indicação semiestática (como uma configuração atualizada) ou uma indicação dinâmica (como um indicador em um canal de controle). A indicação pode ser explícita ou implícita, como descrito acima. As operações no bloco 1710 podem ser executadas usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 ou o módulo de transmitir modificação da operação de feedback de HARQ 1110 descrito com referência à figura 11.
[0169] No bloco 1715, a indicação indica que feedback de HARQ deve ser modificada por excluir relatório de NAK. Nesse caso, a indicação pode ser uma indicação dinâmica (como um indicador em um canal de controle). A indicação pode ser explícita ou implícita, como descrito acima. As operações no bloco 1715 podem ser executadas usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 ou o módulo de transmitir modificação da operação de feedback de HARQ 1110 descrito com referência à figura 11.
[0170] No bloco 1720, a indicação indica que feedback de HARQ deve ser modificado por excluir relatório de ACK. Nesse caso, a indicação pode ser uma indicação dinâmica (como um indicador em um canal de controle). A indicação pode ser explícita ou implícita, como descrito acima. As operações no bloco 1720 pode ser executada usando o módulo de determinação da modificação de operação de feedback de HARQ 1105 ou o módulo de transmitir modificação da operação de feedback de HARQ 1110 descrito com referência à figura 11.
[0171] Se o indicador indicar que feedback de HARQ deve ocorrer, porém deve ser modificado, como através de exclusão de relatório de NAK ou ACK (como em blocos 1715, 1720), então o método 1700 pode incluir ainda o bloco 1725. No bloco 1725, o método 1700 pode incluir receber feedback de HARQ de acordo com a indicação. As operações no bloco 1725 podem ser executadas usando o módulo de recebimento de feedback de HARQ 1115 descrito com referência à figura 11.
[0172] Desse modo, o método 1700 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1700 é somente uma implementação e que as operações do método 1700 podem ser reorganizadas ou de outro modo modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0173] A figura 18 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1800 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1800 é descrito abaixo com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência às figuras 1-6, 9 e 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos 705 descritos com referência às figuras 7 e 8. Em alguns exemplos, um UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, o UE pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0174] No bloco 1805, o método 1800 pode incluir determinar um índice de CQI a partir de uma pluralidade de índices de CQI a reportar para um dispositivo de envio, pelo menos alguns da pluralidade de índices e CQI sendo associados a BLERs alvo diferentes. Em alguns aspectos, isso pode incluir ainda associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de CQI com base pelo menos em parte em uma determinação de se deve fornecer feedback de HARQ em resposta a uma transmissão de dados para a qual o índice de CQI se refere. As operações no bloco 1805 podem ser executadas usando o módulo de transmitir CQI 925 descrito com referência à figura 9.
[0175] No bloco 1810, o método 1800 pode incluir reportar o índice de CQI. As operações no bloco 1810 podem ser executadas usando o módulo de transmitir CQI 925 em combinação com o módulo transceptor de UE 935 descrito com referência à figura 9.
[0176] Desse modo, o método 1800 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1800 é somente uma implementação e que as operações do método 1800 podem ser reorganizados ou de outro modo modificados de moto que outras implementações sejam possíveis.
[0177] A figura 19 é um fluxograma ilustrando um exemplo de um método 1900 para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1900 é descrito abaixo com referência a aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência às figuras 1-6, 12 e 13, e/ou aspectos de um ou mais dos aparelhos 1005 descritos com referência às figuras 10 e 11. Em alguns exemplos, uma estação base pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base para executar as funções descritas abaixo. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo usando hardware de propósito especial.
[0178] No bloco 1905, o método 1900 pode incluir determinar um índice de MCS a partir de uma pluralidade de índices de MCS para uso na transmissão de dados para um dispositivo de recebimento, pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS sendo associados a BLERs alvo diferentes. Em alguns casos, isso pode incluir também associar BLERs diferentes com pelo menos alguns da pluralidade de índices de MCS com base pelo menos em parte em se o dispositivo de recebimento está reportando feedback de HARQ. As operações no bloco 1905 podem ser executadas usando o módulo de aplicação de MCS 1215 descrito com referência à figura 12.
[0179] No bloco 1910, o método 1900 pode incluir enviar uma transmissão de dados para o dispositivo de recebimento usando o índice de MCS. As operações no bloco 1910 podem ser executadas usando uma combinação do módulo de aplicação de MCS 1215 e o(s) módulo(s) transceptor(es) de estação base 1250 descrito(s) com referência à figura 12.
[0180] Desse modo, o método 1900 pode fornecer comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1900 é somente uma implementação e que as operações do método 1900 podem ser reorganizados ou de outro modo modificados de moto que outras implementações sejam possíveis.
[0181] Em alguns exemplos, aspectos de dois ou mais dos métodos 1400-1900 podem ser combinados. Deve ser observado que os métodos 1400-1900 são somente implementações de exemplo, e que as operações dos métodos 1400-1900 podem ser reorganizadas ou de outro modo modificadas de modo que outras implementações sejam possíveis.
[0182] Adicionalmente, embora os métodos acima e descrições tenham focado principalmente em feedback de HARQ sendo enviado de um UE para uma estação base, os métodos e descrições podem similarmente se aplicar a feedback de HARQ sendo enviado de uma estação base para um UE. Em geral, os métodos e descrições acima podem se aplicar a feedback de HARQ sendo enviado de um dispositivo de recebimento (um dispositivo que recebeu uma transmissão de dados) para um dispositivo de envio (um dispositivo que enviou a transmissão de dados). Modificações nas operações de feedback de HARQ podem ser aplicadas tanto a DL HARQ como UL HARQ, ou a apenas um entre DL HARQ e UL HARQ.
[0183] Técnicas descritas aqui podem ser usadas para sistemas de comunicação sem fio como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são frequentemente usados de modo intercambiável. Um sistema CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como CDMA2000, Universal Terrestrial Radio Access (UTRA), etc. CDMA2000 cobre padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. IS-2000 releases 0 e A são comumente mencionados como CDMA2000 1X, 1X, etc. IS-856 (TIA-856) é comumente mencionado como CDMA2000 1xEV-DO, Pacote de dados de taxa elevada (HRPD), etc. UTRA inclui CDMA de banda larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Um sistema TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como Sistema global para Comunicação móvel (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como Banda larga Ultra móvel (UMB), UTRA Desenvolvido (E-UTRA), IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash-OFDM™, etc. UTRA e E- UTRA são parte do Sistema de Telecomunicação Móvel universal (UMTS). LTE (Evolução de longo prazo) e LTE- avançado (LTE-A) são novos releases de UMTS que usam E- UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE-A e GSM são descritos em documentos de uma organização denominada 3GPP. CDMA2000 e UMB são descritos em documentos de uma organização denominada “Projeto de sociedade de 3a geração 2” (3GPP2). As técnicas descritas aqui podem ser usadas para os sistemas e tecnologias de rádio mencionadas acima bem como outros sistemas e tecnologias de rádio, incluindo comunicações celulares (por exemplo, LTE) através de uma largura de banda não licenciada e/ou compartilhada. A descrição abaixo, entretanto, descreve um sistema LTE/LTE-A para fins de exemplo, e terminologia LTE é usada em grande parte da descrição abaixo, embora as técnicas sejam aplicáveis além de aplicações LTE/LTE-A.
[0184] A descrição detalhada exposta acima com relação aos desenhos apensos descreve exemplos e não representa os únicos exemplos que podem ser implementados ou que estão compreendidos no escopo das reivindicações. Os termos “exemplo” e “exemplar”, quando usados nessa descrição, significam “servir como exemplo, instância ou ilustração” e não “preferido” ou “vantajoso em relação a outros exemplos.” A descrição detalhada inclui detalhes específicos para fins de fornecer uma compreensão das técnicas descritas. Essas técnicas, entretanto, podem ser postas em prática sem esses detalhes específicos. Em algumas instâncias, estruturas e aparelhos bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos para evitar obscurecer os conceitos dos exemplos descritos.
[0185] Informações e sinais podem ser representados usando qualquer de uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips que podem ser referenciados em toda a descrição acima podem ser representados por voltagens, correntes, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos óticos ou qualquer combinação dos mesmos.
[0186] Os vários blocos lógicos ilustrativos e componentes descritos com relação à revelação da presente invenção podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um processador de sinais digitais (DSP), um ASIC, uma disposição de porta programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo de lógica programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos ou qualquer combinação dos mesmos projetada para executar as funções descritas aqui. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, porém na alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. Um processador pode ser também implementado como uma combinação de dispositivos de computação, (por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, múltiplos microprocessadores, um ou mais microprocessadores em combinação com um núcleo DSP ou qualquer outra tal configuração).
[0187] As funções descritas aqui podem ser implementadas em hardware, software executado por um processador, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas através como uma ou mais instruções ou código em uma mídia legível em computador. Outros exemplos e implementações estão compreendidos no escopo e espírito da revelação e reivindicações apensas. Por exemplo, devido à natureza de software, funções descritas acima podem ser implementadas usando software executado por um processador, hardware, firmware, conexão por fios ou combinações de quaisquer doesses. Aspectos implementando funções também podem ser fisicamente localizados em várias posições, incluindo ser distribuídos de modo que porções de funções sejam implementadas em locais físicos diferentes. Como usado aqui, incluindo nas reivindicações, o termo “e/ou”, quando usado em uma lista de dois ou mais itens, significa que qualquer um dos itens listados pode ser empregado por si próprio, ou qualquer combinação de dois ou mais dos itens listados podem ser empregados. Por exemplo, se uma composição for descrita como contendo componentes A, B e/ou C, a composição pode conter A sozinho; B sozinho; C sozinho; A e B em combinação; A e C em combinação; B e C em combinação; ou A, B, e C em combinação. Também, como usado aqui, incluindo nas reivindicações “ou” como usado em uma lista de itens (por exemplo, uma lista de itens prefaciada por uma frase como “pelo menos um de” ou “um ou mais de”) indica uma lista disjuntiva de modo que, por exemplo, uma lista de “pelo menos um de A, B ou C” significa A ou B ou C ou AB ou AC ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[0188] Mídia legível em computador inclui tanto mídia de armazenagem em computador como mídia de comunicação incluindo qualquer mídia que facilite transferência de um programa de computador de um local para outro. Mídia de armazenagem pode ser qualquer mídia disponível que possa ser acessada por um computador de propósito geral ou propósito especial. Como exemplo e não limitação, mídia legível em computador pode compreender RAM, ROM, EEPROM, memória flash, CD-ROM ou outra armazenagem de disco ótica, armazenagem de disco magnética ou outros dispositivos de armazenagem magnética, ou qualquer outra mídia que possa ser usada para carregar ou armazenar meio de código de programa desejável na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador de propósito geral ou propósito especial, ou um processador de propósito geral ou propósito especial. Também, qualquer conexão é adequadamente denominada uma mídia legível em computador. Por exemplo, se o software for transmitido de um website, servidor ou outra fonte remota usando um cabo coaxial, cabo de fibra ótica, par torcido, ou linha de assinante digital (DSL), ou tecnologias sem fio como infravermelha, rádio e micro-ondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra ótica, par torcido, DSL, ou tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e micro-onda, são incluídos na definição de mídia. Disk e disco, como usados aqui, incluem compact disc (CD), disco laser, disco ótico, digital versatile disc (DVD), disco flexível e disco blu-ray onde disks normalmente reproduzem dados magneticamente, enquanto discos reproduzem dados oticamente com lasers. Combinações do acima são também incluídas no escopo de mídia legível em computador.
[0189] A descrição anterior da revelação é fornecida para permitir que uma pessoa versada na técnica faça ou use a revelação. Várias modificações na revelação serão prontamente evidentes para aqueles versados na técnica, e os princípios genéricos definidos aqui podem ser aplicados a outras variações sem se afastar do escopo da revelação. Desse modo, a revelação não deve ser limitada aos exemplos e designs descritos aqui, porém deve ser acordada o escopo mais amplo compatível com os princípios e aspectos novos revelados aqui.

Claims (15)

1. Método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de recebimento é um equipamento de usuário, UE, o método compreendendo: receber uma indicação de que uma operação de FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, é para ser modificada; receber uma transmissão de dados; avaliar uma condição para determinar informações para incluir como FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, em resposta à transmissão de dados; e modificar uma operação de FEEDBACK de HARQ com base, pelo menos em parte, na condição; em que avaliar a condição para determinar informação para incluir como FEEDBACK de HARQ compreende: receber um índice de esquema de codificação e modulações (MCS); e determinar que o índice de MCS está abaixo de um limiar de índice de MCS e que, com base em pelo menos em parte na determinação de que o feedback HARQ é para ser desligado.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que modificar a operação de FEEDBACK de HARQ com base, pelo menos em parte, na condição compreende: modificar a operação de FEEDBACK de HARQ para excluir relatório de confirmação negativa, NAK, em particular em que que modificar a operação de FEEDBACK de HARQ para excluir relatório de NAK compreende um ou ambos entre excluir relatório NAK com base, pelo menos em parte, em uma indicação recebida em um canal de controle ou excluir relatório NAK com base, pelo menos em parte, em uma determinação de que uma potência recebida de um sinal de referência no dispositivo de recebimento está abaixo de um limiar predeterminado.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que modificar a operação de FEEDBACK de HARQ com base, pelo menos em parte, na condição compreende: modificar a operação de FEEDBACK de HARQ para excluir relatório de confirmação, ACK.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: transmitir para um dispositivo de envio que enviou a transmissão de dados uma indicação de que a operação de FEEDBACK de HARQ foi modificada.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que transmitir a indicação compreende: transmitir a indicação periodicamente ou em resposta a uma solicitação aperiódica; ou incluir a indicação como parte de uma carga útil de camada física ou como parte de uma carga útil de camada de controle de acesso ao meio, MAC.
6. Aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de recebimento é um equipamento de usuário, UE, o aparelho compreendendo: meios para receber uma indicação de que uma operação de FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, é para ser modificada; meios para receber uma transmissão de dados; meios para avaliar uma condição para determinar informação para incluir como FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, em resposta à transmissão de dados; e meios para modificar uma operação de FEEDBACK de HARQ com base, pelo menos em parte, na condição; em que os meios para avaliar a condição para determinar informação para incluir como FEEDBACK de HARQ compreende: receber um índice de esquema de codificação e modulações (MCS); e determinar que o índice de MCS está abaixo de um limiar de índice de MCS e que, com base em pelo menos em parte na determinação de que o feedback HARQ é para ser desligado.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que os meios para modificação da operação de FEEDBACK de HARQ com base, pelo menos em parte, na condição compreendem: meios para modificar a operação de FEEDBACK de HARQ para excluir relatório de confirmação negativa, NAK.
8. Método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de envio é uma estação base, o método compreendendo: enviar, para um equipamento de usuário, UE, uma indicação de que uma operação de FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, é para ser modificada; em que enviar uma indicação de que uma operação de FEEDBACK, HARQ, é para ser modificada compreende: indicar para o UE um limiar de índice de esquema de codificação e modulação (MCS) para que o UE desligue o FEEDBACK HARQ para transmissões de dados tendo um índice de MCS inferior que o limiar de índice de MCS; enviar, para o UE, uma transmissão de dados; e receber uma ausência de FEEDBACK de HARQ a partir do UE.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: estimar condições de canal usando uma transmissão de sinal de referência de sondagem, SRS; e determinar se deve esperar relatório de HARQ modificado com base pelo menos na estimativa de condições de canal.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: receber uma indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ a partir do UE, a indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ indicando que a operação de FEEDBACK de HARQ foi modificada.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que receber a indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ compreende: receber a indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ periodicamente ou em resposta a uma solicitação aperiódica.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que receber a indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ compreende: receber a indicação de modificação de operação de FEEDBACK de HARQ como parte de uma carga útil de camada física ou como parte de uma carga útil de camada de controle de acesso ao meio, MAC.
13. Aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, caracterizado pelo fato de que o dispositivo de envio é uma estação base, o aparelho compreendendo: meios para enviar, para um equipamento de usuário, UE, uma indicação de que uma operação de FEEDBACK de solicitação de repetição automática híbrida, HARQ, é para ser modificada; em que os meios para enviar uma indicação de que uma operação de FEEDBACK, HARQ, é para ser modificada compreendem: um limiar de índice de esquema de codificação e modulação (MCS) para indicar ao UEE que o UEE é para desligar o feedback HARQ para transmissões de dados tendo um índice de MCS inferior que o limiar de índice de MCS; meios para enviar, para UE, uma transmissão de dados; e meios para receber uma ausência de FEEDBACK de HARQ de acordo com a indicação.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para estimar condições de canal usando uma transmissão de sinal de referência de sondagem, SRS; e meios para determinar se deve esperar relatório de HARQ modificado com base pelo menos na estimativa de condições de canal.
15. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que possui instruções nela armazenadas que, quando executadas por um computador, fazem com que o computador realize o método de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5 e 8 a 12.
BR112017019092-3A 2015-03-06 2016-03-03 Método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento,aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio e memória legível por computador BR112017019092B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201562129491P 2015-03-06 2015-03-06
US62/129,491 2015-03-06
US15/059,153 US10440771B2 (en) 2015-03-06 2016-03-02 Conditional HARQ feedback
US15/059,153 2016-03-02
PCT/US2016/020582 WO2016144672A2 (en) 2015-03-06 2016-03-03 Simplified harq management

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017019092A2 BR112017019092A2 (pt) 2018-04-17
BR112017019092B1 true BR112017019092B1 (pt) 2024-04-24

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN107431581B (zh) 简化的harq管理
AU2015339822B2 (en) Two-stage PDCCH with DCI flag and DCI format size indicator
CN107210899B (zh) 用于增强型载波聚合的联合控制
CN108463964B (zh) 经缩短的控制信道资源映射
KR102641592B1 (ko) 무선 통신 시스템들을 위한 고 신뢰성 저 레이턴시 구성
KR101882278B1 (ko) 제어 정보를 전송하는 방법 및 이를 위한 장치
RU2637779C2 (ru) Способ и устройство передачи/приема информации о состоянии канала
US20170311343A1 (en) Uplink payload determination and uplink grant indication for multefire
KR101954011B1 (ko) 미션 크리티컬 애플리케이션들에 대한 이벤트 트리거링된 멀티-링크 채널 품질 측정 및 보고
KR101354067B1 (ko) 업링크 다중 입력 다중 출력에 대한 하이브리드 자동 재전송 요청 동작 및 디코딩 상태 시그널링
JP2018505601A (ja) PCell上のeCCのための制御情報フィードバック
KR102586657B1 (ko) 향상된 캐리어 어그리게이션을 위한 채널 상태 정보
KR102332622B1 (ko) 머신 타입 통신들에 대한 다운링크 제어 채널들을 위한 tti 번들링
BR112017009556B1 (pt) Método e equipamento de comunicação sem fio em um equipamento de usuário, e memória legível por computador
KR102652877B1 (ko) 저 레이턴시 송신 및 수신을 위한 프로세싱 시간을 감소
BR112017019092B1 (pt) Método para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento,aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de recebimento, método para comunicação sem fio em um dispositivo de envio, aparelho para comunicação sem fio em um dispositivo de envio e memória legível por computador
BR112018074297B1 (pt) Feedback harq na banda de espectro rf compartilhado
BR112017020676B1 (pt) Medição de qualidade de canal multilink desencadeada por evento e relatório para aplicações de missão crítica
BR112017028489B1 (pt) Método de comunicação sem fio, dispositivo móvel e memória legível por computador
BR112017007796B1 (pt) Procedimento de informação de estado de canal para portadores de componente melhorados