BR112017012674B1 - Método e dispositivo para comunicação sem fio, assim como memória legível por computador - Google Patents

Método e dispositivo para comunicação sem fio, assim como memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112017012674B1
BR112017012674B1 BR112017012674-5A BR112017012674A BR112017012674B1 BR 112017012674 B1 BR112017012674 B1 BR 112017012674B1 BR 112017012674 A BR112017012674 A BR 112017012674A BR 112017012674 B1 BR112017012674 B1 BR 112017012674B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pilot symbols
pilot
frequency
time
code
Prior art date
Application number
BR112017012674-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017012674A2 (pt
Inventor
Jing Jiang
Joseph Binamira Soriaga
Krishna Kiran Mukkavilli
Tingfang JI
Huilin Xu
Naga Bhushan
Raghuraman Krishnamoorthi
Peter Pui Lok Ang
John Edward Smee
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/866,748 external-priority patent/US10038528B2/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017012674A2 publication Critical patent/BR112017012674A2/pt
Publication of BR112017012674B1 publication Critical patent/BR112017012674B1/pt

Links

Abstract

MÉTODO E DISPOSITIVO PARA COMUNICAÇÃO SEM FIO, ASSIM COMO MEMÓRIA LEGÍVEL POR COMPUTADOR. Sistemas e técnicas são reveladas para reduzir overhead piloto por fornecer sinais de referência comuns codificados com códigos de cobertura que são ortogonais em domínios de frequência e tempo. Sinais de referência comuns que são codificados por códigos de cobertura ortogonais nos dois domínios podem ser desespalhados nos domínios tanto de tempo como de frequência para resolução aperfeiçoada e janelas de captura maiores. Espaçamento piloto semiuniforme nos domínios tanto de frequência como tempo pode ser utilizado. Em domínio de tempo, um primeiro par de símbolos piloto é espaçado por um primeiro intervalo de tempo e um segundo par de símbolos piloto é espaçado por um segundo intervalo de tempo a partir do primeiro par, o segundo intervalo sendo maior que o primeiro. No domínio de frequência, um primeiro conjunto de símbolos piloto é densamente colocado em uma banda de frequência selecionada e um segundo conjunto de símbolos piloto é escassamente colocado circundando e incluindo a banda de frequência selecionada.

Description

REFERÊNCIA REMISSIVA A PEDIDOS RELACIONADOS
[001] O presente pedido reivindica o benefício do pedido de patente não provisional US no. 14/866.748, depositado em 25 de setembro de 2015 que reivindica o benefício do pedido de patente provisional US número 62/094.721, depositado em 19 de dezembro de 2014, e intitulado “Common Reference Signal design based on semi-uniform Pilot spacing and Orthogonal Cover Code,” cujas revelações são incorporadas por referência aqui na íntegra.
CAMPO TÉCNICO
[002] O presente pedido se refere a sistemas de comunicação sem fio e mais particularmente a espaçamento piloto semi-uniforme e espalhamento ortogonal para reduzir overhead de sinal piloto enquanto ainda mantém densidade suficiente para estimação de canal e outras finalidades.
ANTECEDENTES
[003] Sinais de referência, como pilotos, podem ser inseridos em um fluxo de dados transmitido para auxiliar uma entidade de recebimento com várias funções, incluindo não somente estimação de canal, mas também temporização e aquisição de deslocamento de frequência. Um sinal de referência inclui tipicamente um ou mais símbolos de modulação conhecidos tanto para a entidade de transmissão como para a entidade de recebimento que são transmitidos em um modo conhecido. Uma vez que sinais de referência representam overhead em um sistema, é desejável minimizar a quantidade de recursos de sistema usados para transmitir sinais de referência (por exemplo, pilotos).
[004] Sistemas convencionais empregam vários tipos de sinais de referência, com estruturas fixas variáveis, para fornecer medições e estimações suficientes para operação de multi-antenas adaptáveis. Por exemplo, um sinal de referência comum é um sinal usado por muitos se não todos os transmissores em uma rede para facilitar estimação de canal. O sinal de referência comum pode empregar uma estrutura piloto fixa que provê um número adequado e distribuição de símbolos piloto para a maioria das entidades de recebimento na maioria das condições de canal. Entretanto, essa abordagem resulta em um overhead comum para todas as entidades de recebimento. O overhead comum se torna difícil de aumentar para números grandes de portas de transmissão (por exemplo, em múltiplas entradas, múltiplas saídas maciças (MIMO) bem como resulta em uma estrutura piloto densa que pode causar poluição de piloto em células parcialmente carregadas ou não carregadas.
[005] Outro tipo de sinal de referência conhecido é um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) que emprega uma estrutura piloto fixa que é significativamente mais escassa do que aquela usada para o sinal de referência comum. O CSI-RS é útil para estimar qualidade de canal em frequências diferentes daquelas atribuídas a equipamento de usuário específico (UEs) em uma dada célula. Embora CSI-RS resulte em um overhead menor, o espaçamento pode ser demasiadamente grande no domínio de tempo para treinar um loop de rastreamento de frequência. O CSI-RS pode resultar também em uma resposta de energia de canal aliased sob um canal de espalhamento de retardo longo. Desse modo, há necessidade de técnicas para fornecer espaçamento de sinal de referência e estruturas que forneçam mais informação para estimar para condições de canal.
SUMÁRIO
[006] Em um aspecto da revelação, um método para comunicação sem fio inclui aplicar, por um processador de um dispositivo de comunicação sem fio, um primeiro código de cobertura para uma primeira sequência piloto para produzir um primeiro conjunto de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum e um segundo código de cobertura para uma segunda sequência piloto para produzir um segundo conjunto de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência, em que o primeiro código de cobertura e o segundo código de cobertura são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência; distribuir o primeiro sinal de referência comum usando um primeiro número de elementos de recurso para uma primeira porta de transmissão; distribuir o segundo sinal de referência comum usando um segundo número de elementos de recurso para uma segunda porta de transmissão; transmitir, a partir da primeira porta de transmissão, o primeiro sinal de referência comum; e transmitir a partir da segunda porta de transmissão, o segundo si9nal de referência comum.
[007] Em um aspecto adicional da revelação, um dispositivo de comunicação sem fio inclui um processador configurado para: aplicar um primeiro código de cobertura para uma primeira sequência piloto para produzir um primeiro conjunto de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum e um segundo código de cobertura para uma segunda sequência piloto para produzir um segundo conjunto de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência comum, em que o primeiro código de cobertura e o segundo código de cobertura são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência; distribuir o primeiro sinal de referência comum usando um primeiro número de elementos de recurso para transmissão; distribuir o segundo sinal de referência comum usando um segundo número de elementos de recurso para transmissão; e um transceptor compreendendo uma primeira porta de transmissão e uma segunda porta de transmissão, a primeira porta de transmissão configurada para transmitir o primeiro sinal de referência comum e a segunda porta de transmissão configurada para transmitir o segundo sinal de referência comum.
[008] Em um aspecto adicional da revelação, uma mídia legível em computador tendo código de programa gravado na mesma inclui código de programa compreendendo código para fazer com que um dispositivo de comunicação sem fio aplique um primeiro código de cobertura em uma primeira sequência piloto para produzir um primeiro conjunto de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum e um segundo código de cobertura em uma segunda sequência piloto para produzir um segundo conjunto de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência comum, em que o primeiro código de cobertura e o segundo código de cobertura são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência; código para fazer com que o dispositivo de comunicação sem fio forneça o primeiro sinal de referência comum usando um primeiro número de elementos de recurso para uma primeira porta de transmissão; código para fazer com que o dispositivo de comunicação sem fio forneça o segundo sinal de referência comum usando um segundo número de elementos de canal para uma segunda porta de transmissão; código para fazer com que o dispositivo de comunicação sem fio transmita, a partir da primeira porta de transmissão, o primeiro sinal de referência comum; e código para fazer com que o dispositivo de comunicação sem fio transmita, a partir da segunda porta de transmissão, o segundo sinal de referência comum.
[009] Em um aspecto adicional da revelação, um método para comunicação sem fio inclui receber, em um dispositivo de comunicação sem fio, um primeiro conjunto de símbolos piloto usando um número de elementos de recurso e espalhamento com um primeiro código de cobertura; receber, no dispositivo de comunicação sem fio, um segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso e espalhamento com um segundo código de cobertura, o primeiro e o segundo códigos de cobertura sendo ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência, o primeiro e o segundo conjunto de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum; e desespalhar o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[010] A figura 1 ilustra uma rede de comunicação sem fio de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[011] A figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando um sistema transmissor exemplificador de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[012] A figura 3A ilustra uma estrutura de quadro downlink para um design de multiplexagem de sinal de referência comum usando múltiplas portas de transmissão em uma rede de comunicação sem fio de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[013] A figura 3B ilustra uma estrutura de quadro downlink para um design de multiplexagem de sinal de referência comum usando múltiplas portas de transmissão em uma rede de comunicação sem fio de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[014] A figura 4 é um diagrama de protocolo ilustrando alguns aspectos de sinalização entre uma estação base e um UE para suportar sinais de referência comum multiplexados usando múltiplas portas de transmissão de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[015] A figura 5A é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para gerar e multiplexar um sinal de referência comum usando múltiplas portas de transmissão de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[016] A figura 5B é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para utilizar um sinal de referência comum recebido em múltiplas portas de receptor de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[017] A figura 6 ilustra uma estrutura de quadro downlink para um sinal de referência comum em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[018] A figura 7A é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para gerar e transmitir sinais de referência comuns em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[019] A figura 7B é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para utilizar sinais de referência comuns recebidos em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[020] A figura 8 ilustra espaçamento de sinal de referência comum em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[021] A figura 9A é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para gerar e transmitir sinais de referência comuns em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[022] A figura 9B é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para utilizar sinais de referência comuns recebidos em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[023] A figura 10 ilustra espaçamento de sinal de referência comum tanto em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme como uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[024] A descrição detalhada exposta abaixo, com relação aos desenhos apensos, é destinada como uma descrição de várias configurações e não pretende representar as únicas configurações nas quais os conceitos descritos aqui podem ser postos em prática. A descrição detalhada inclui detalhes específicos para fins de fornecer uma compreensão detalhada dos vários conceitos. Entretanto, será evidente para aqueles versados na técnica que esses conceitos podem ser postos em prática sem esses detalhes específicos. Em algumas instâncias, estruturas e componentes bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos para evitar obscurecer tais conceitos.
[025] As técnicas descritas aqui podem ser usadas para várias redes de comunicação sem fio como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA e outras redes. Os termos “rede” e “sistema” são frequentemente usados de forma intercambiável. Uma rede CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como Acesso de rádio Terrestre universal (UTRA), cdma2000, etc. UTRA inclui CDMA de banda larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Cdma2000 cobre padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. Uma rede TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como Sistema Global para comunicações móveis (GSM). Uma rede OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio como UTRA desenvolvido (E-UTRA), Ultra Mobile Broadband (UMB), IEEE 802.11 (WiFi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, Flash-OFDMA, etc. UTRA e E-UTRA fazem parte do Sistema de Telecomunicação móvel universal (UMTS). Evolução de Longo prazo 3GPP (LTE) e LTE-avançado (LTE-A) são novos releases de UMTS que usam E-UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE-A e GSM são descritos em documentos de uma organização denominada “Projeto de Sociedade de 3a geração” (3GPP). CDMA2000 e UMB são descritos em documentos de uma organização denominada “Projeto de sociedade de 3a geração 2” (3GPP2). As técnicas descritas aqui podem ser usadas para as redes sem fio e tecnologias de rádio mencionadas acima bem como outras redes e tecnologias de rádio, como rede da próxima geração (por exemplo, 5a geração (5G)).
[026] As modalidades da presente revelação introduzem sistemas e técnicas para reduzir overhead piloto por fornecer um sinal de referência comum, como um símbolo piloto, que é ortogonal em domínios de tempo e frequência para substituir a funcionalidade de sinais de referência comuns existentes e sinais de referência de informação de estado de canal (CSI-RS) em aplicações de banda larga. Sistemas e técnicas são também introduzidas para espaçamento piloto semi-uniforme nos domínios tanto de frequência como tempo.
[027] Em uma modalidade, sequencias piloto são codificadas com códigos de cobertura que são ortogonais em domínios de tempo e frequência, resultando em um primeiro conjunto de símbolos piloto que inclui múltiplos símbolos piloto em domínios tanto de tempo como frequência para transmissão em primeira/segunda portas de transmissão e um segundo conjunto de símbolos piloto que é similarmente multidimensional em domínios de tempo e frequência para transmissão. Uma entidade de recebimento desespalha os conjuntos de símbolos piloto em um ou mais dos domínios de tempo e frequência para obter melhores estimativas de tempo e domínio com faixas de captura maiores do que disponíveis com estruturas piloto existentes que podem somente ser desespalhadas em um domínio ou no outro. Com um sinal de referência comum que é ortogonal nos domínios de tempo e frequência, entidades de recebimento podem desespalhar os símbolos piloto nos dois domínios com resolução aumentada para estimativas melhores de canal, rastreamento de frequência, rastreamento de tempo, estimação Doppler, e outras medições úteis em estimar condições de canal e fazer ajustes para melhorar comunicações.
[028] Em outra modalidade, conjuntos de símbolos piloto são espaçados em tempo para transmissão de modo que um primeiro par de símbolos piloto seja separado por um primeiro intervalo de tempo relativamente pequeno. Um segundo par de símbolos piloto é espaçado por um segundo intervalo de tempo relativamente grande a partir do primeiro par de símbolos piloto. Na extremidade de recebimento, o primeiro par de símbolos piloto pode ser usado para gerar uma estimativa grosseira de erro de frequência, e o intervalo de tempo relativamente grande entre o primeiro e o segundo pares pode ser usado para gerar uma estimativa de resolução fina de erro de frequência. A estimativa grosseira refina adicionalmente a estimativa de resolução fina, por exemplo, por de-aliasing a estimativa de resolução fina. Os conjuntos de símbolos piloto também podem, ou alternativamente, ser espaçados em frequência de modo que haja um conjunto denso de símbolos piloto em uma banda de frequência selecionada circundada por e sobrepondo com um conjunto escasso de símbolos piloto por toda a largura de banda de frequência, por exemplo, nas frequências circundantes bem como na banda de frequência selecionada. O conjunto denso fornece uma janela de domínio de tempo longo para uma estimativa de canal enquanto o conjunto escasso provê uma estimativa de canal de banda larga para capturar estimativas de canal através de uma largura de banda grande, que o conjunto denso pode de-alias para melhor resolução.
[029] A figura 1 ilustra uma rede de comunicação sem fio 100, de acordo com vários aspectos da presente revelação. A rede sem fio 100 pode incluir um número de estações base 110. Uma estação base 110 pode incluir um Nó B desenvolvido (eNodeB) no contexto de LTE, por exemplo. Uma estação base pode ser também mencionada como uma estação de transceptor de base ou um ponto de acesso.
[030] As estações base 110 comunicam com equipamentos de usuário (UEs) 120 como mostrado. Um UE 120 pode comunicar com uma estação base 110 através de um uplink e um downlink. O downlink (ou link direto) se refere ao link de comunicação a partir de uma estação base 110 até um UE 120. O uplink (ou link inverso) se refere ao link de comunicação a partir de um UE 120 até uma estação base 110.
[031] Os UEs 120 podem ser dispersos por toda a rede sem fio 100 e cada UE 120 pode ser estacionária ou móvel. Um UE pode ser também mencionado como um terminal, uma estação móvel, uma unidade de assinante, etc. Um UE 120 pode ser um telefone celular, um smartphone, um assistente pessoal digital, um modem sem fio, um computador laptop, um computador tablet, etc. A rede de comunicação sem fio 100 é um exemplo de uma rede na qual vários aspectos da revelação se aplicam.
[032] Modalidades dessa revelação são dirigidas a qualquer tipo de esquema de modulação, porém multiplexagem de divisão de frequência ortogonal (OFDM) é usada como uma modulação representativa. OFDM é uma técnica de modulação de multiportadoras que efetivamente divide a largura de banda de sistema geral em múltiplas sub-bandas de frequência ortogonal (K). Essas sub-bandas podem ser também mencionadas como tons, subportadoras, depósitos e canais de frequência. Com OFDM, cada sub-banda é associada a uma subportadora respectiva que pode ser modulada com dados. Até K símbolos de modulação podem ser enviados nas sub-bandas K em cada período de símbolo OFDM.
[033] Um símbolo piloto pode ser um símbolo conhecido tanto do transmissor como do receptor e transmitido em uma sub-banda. Para um símbolo OFDM com K sub-bandas, qualquer número e configuração de sub-bandas pode ser usado para símbolos piloto. Por exemplo, metade das sub-bandas pode ser usada para símbolos piloto, e as sub-bandas restantes podem ser usadas para outras finalidades, como para transmitir símbolos de dados ou símbolos de controle ou as sub-bandas restantes podem não ser usadas. Como usado aqui, um símbolo piloto se refere a um tipo de sinal de referência como será reconhecido por aqueles versados na(s) técnica(s) relevante(s). Para simplicidade de discussão, será feita referência a “piloto” e símbolo piloto” de modo intercambiável como sinais de referência exemplificadores. Uma estrutura piloto de exemplo inclui uma combinação de densidade piloto e colocação (por exemplo, número de símbolos piloto por tempo de unidade ou por frequência de unidade).
[034] As técnicas de sinalização e transmissão piloto descritas aqui podem ser usadas para um sistema de entrada única saída única (SISO), um sistema de entrada única múltiplas saídas (SIMO), um sistema de entrada múltipla saída única (MISO) e um sistema de entradas múltiplas saídas múltiplas (MIMO). Essas técnicas podem ser usadas para um sistema baseado em OFDM e para outros sistemas de comunicação de multiportadoras. Essas técnicas podem ser usadas também com várias estruturas de sub-banda OFDM.
[035] A figura 2 é um diagrama de blocos ilustrando um sistema transmissor exemplificador 210 (por exemplo, uma estação base 110) e um sistema receptor 250 (por exemplo, um UE 120) em um sistema MIMO 200, de acordo com certos aspectos da presente revelação. No sistema transmissor 210, dados de tráfego para um número de fluxos de dados são fornecidos a partir de uma fonte de dados 212 para um processador de dados de transmissão (TX) 214.
[036] Em uma transmissão downlink, por exemplo, cada fluxo de dados é transmitido através de uma antena de transmissão respectiva. O processador de dados TX 214 formata, codifica e intercala os dados de tráfego para cada fluxo de dados com base em um esquema de codificação específico selecionado para aquele fluxo de dados para fornecer dados codificados.
[037] Os dados codificados para cada fluxo de dados podem ser multiplexados com dados piloto usando técnicas OFDM. Os dados piloto, por exemplo, uma sequência piloto, são tipicamente um padrão de dados conhecido que é processado em um modo conhecido e pode ser usado no sistema receptor para estimar a resposta de canal ou outros parâmetros de canal. Dados piloto podem ser formatados em símbolos piloto. O número de símbolos piloto e colocação de símbolos piloto em um símbolo OFDM podem ser determinados por instruções executadas pelo processador 230.
[038] Os dados codificados e piloto multiplexados para cada fluxo de dados são então modulados (isto é, mapeados em símbolos) com base em um esquema de modulação específica (por exemplo, BPSK, QSPK, M-PSK ou M- QAM) selecionado para aquele fluxo de dados para fornecer símbolos de modulação. A velocidade de dados, codificação e modulação para cada fluxo de dados podem ser determinadas por instruções executadas pelo processador 230. O número de símbolos piloto e colocação dos símbolos piloto em cada quadro também podem ser determinados por instruções executadas pelo processador 230.
[039] O processador 230 pode ser implementado usando um processador de propósito geral, um processador de sinais digitais (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), uma disposição de porta programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo de lógica programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos projetados para executar as funções descritas aqui. O processador 230 pode ser também implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em combinação com um núcleo DSP ou qualquer outra configuração.
[040] O sistema transmissor 210 inclui ainda uma memória 232. A memória 232 pode ser qualquer componente eletrônico capaz de armazenar informações e/ou instruções. Por exemplo, a memória 250 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM), memória somente de leitura (ROM), dispositivos de memória flash em RAM, mídia de armazenagem ótica, memória somente de leitura programável apagável (EPROM), registros, ou combinações dos mesmos. Em uma modalidade, a memória 232 inclui uma mídia legível em computador não transitória.
[041] Instruções ou código podem ser armazenados na memória 232 que são executáveis pelo processador 230. Os termos “instruções” e “código” devem ser interpretados amplamente para incluir qualquer tipo de afirmação(ões) legíveis por computador. Por exemplo, os termos “instruções” e “código” podem se referir a um ou mais programas, rotinas, sub-rotinas, funções, procedimentos, etc. “Instruções” e “código” podem incluir uma única afirmação legível por computador ou múltiplas afirmações legíveis por computador.
[042] Os símbolos de modulação para todos os fluxos de dados são então fornecidos a um processador MIMO TX 220, que pode processar adicionalmente os símbolos de modulação (por exemplo, para OFDM). O processador MIMO TX 220 então provê NT—fluxos de símbolos de modulação para NT transmissores (TMTR) 222a até 222t. Em algumas modalidades, o processador MIMO TX 220 aplica pesos de formação de feixe aos símbolos dos fluxos de dados e à antena a partir da qual o símbolo está sendo transmitido. O sistema transmissor 210 inclui modalidades tendo somente uma antena ou tendo múltiplas antenas.
[043] Cada transmissor 222 recebe e processa um fluxo de símbolo respectivo para fornecer um ou mais sinais analógicos, e condiciona adicionalmente (por exemplo, amplifica, filtra e converte ascendentemente) os sinais analógicos para fornecer um sinal modulado adequado para transmissão através do canal MIMO. Sinais modulados NT a partir de transmissores 222a até 222t são então transmitidos a partir de antenas NT 224a até 224t, respectivamente. As técnicas descritas aqui se aplicam também a sistemas com somente uma antena de transmissão. A transmissão usando uma antena é mais simples que o cenário de múltiplas antenas. Por exemplo, pode não haver necessidade do processador MIMO TX 220 em um cenário de antena única.
[044] No sistema receptor 250, os sinais modulados transmitidos são recebidos por NR antenas 252a até 252r e o sinal recebido a partir de cada antena 252 é fornecido a um receptor respectivo (RCVR) 254a até 254r. cada receptor 254 condiciona (por exemplo, filtra, amplifica e converte descendentemente) um sinal recebido respectivo, digitaliza o sinal condicionado para fornecer amostras, e processa adicionalmente as amostras para fornecer um fluxo de símbolos “recebidos” correspondente. As técnicas descritas aqui também se aplicam a modalidades do sistema receptor 250 tendo somente uma antena 252.
[045] Um processador de dados RX 260 então recebe e processa os NR fluxos de símbolos recebidos a partir dos receptores 254a até 254r com base em uma técnica de processamento de receptor específica para fornecer NT fluxos de símbolos detectados. O processador de dados RX 260 então demodula, desintercala e decodifica conforme necessário cada fluxo de símbolos detectado para recuperar os dados de tráfego para o fluxo de dados. O processamento pelo processador de dados RX 260 pode ser complementar àquele executado pelo processador MIMO TX 220 e processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210.
[046] Informações fornecidas pelo processador de dados RX 260 permitem que o processador 270 gere relatórios como informação de estado de canal (CSI) e outras informações para fornecer ao Processador de dados TX 238. O processador 270 formula uma mensagem de link inverso compreendendo a CSI e/ou solicitação piloto para transmitir para o sistema transmissor.
[047] O processador 270 pode ser implementado usando um processador de propósito geral, um processador de sinais digitais (DSP), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC), uma disposição de porta programável em campo (FPGA) ou outro dispositivo de lógica programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos projetados para executar as funções descritas aqui. O processador 270 pode ser também implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em combinação com um núcleo DSP ou qualquer outra tal configuração.
[048] A mensagem de link inverso pode compreender vários tipos de informação referentes ao link de comunicação e/ou o fluxo de dados recebidos. A mensagem de link inverso pode ser processada por um processador de dados TX 238, modulada por um processador MIMO TX 280, condicionada por transmissores 254a até 254t, e transmitida de volta para o sistema transmissor 210. Como mostrado, o processador de dados TX 238 pode receber também dados de tráfego para um número de fluxos de dados a partir de uma fonte de dados 236.
[049] No sistema transmissor 210, os sinais modulados a partir do sistema receptor 250 são recebidos por antenas 224, condicionados por receptores 222, demodulados por um demodulador 240, e processados por um processador de dados RX 242 para extrair a mensagem de link inverso transmitida pelo sistema receptor 250.
[050] As figuras 3A - 3B ilustram estruturas de quadro downlink para um design de multiplexagem de sinal piloto usando múltiplas portas de transmissão em uma rede de comunicação sem fio (por exemplo, a rede de comunicação sem fio mostrada na figura 1), de acordo com vários aspectos da presente revelação. A linha de tempo de transmissão para o downlink pode ser dividida em unidades de intervalos de tempo de transmissão (TTIs) (não mostrados nas figuras 3A e 3B). Um TTI pode ser relacionado ao tamanho dos blocos de dados passados a partir das camadas de rede mais altas para a camada de link de rádio. Em algumas modalidades, a duração de símbolos, como símbolos OFDM, é fixa e há um número predeterminado de períodos de símbolo durante cada TTI. Por exemplo, cada TTI pode ser qualquer número de períodos de símbolo, como 8, 10, ou 12 períodos de símbolo, como exemplos. Em um exemplo, cada TTI pode incluir oito períodos de símbolo OFDM, e os períodos de símbolo atribuídos índices para fins de rastreamento. Uma transmissão durante um TTI pode ser mencionada como um quadro, um subquadro, ou um bloco de dados. Um período de símbolo OFDM é uma partição de tempo de exemplo.
[051] Um número de elementos de recursos pode ser disponível em cada período de símbolo OFDM. Cada elemento de recurso pode cobrir uma subportadora em um período de símbolo e pode ser usado para enviar um símbolo de modulação, que pode ser um valor complexo ou real.
[052] Como mostrado em cada das figuras 3A- 3B, há 11 elementos de recurso por símbolo OFDM como um exemplo ilustrativo. Os elementos de recurso são atribuídos índices 0 até 11 como mostrado. Símbolos piloto são transmitidos nos elementos de recurso designados e são indicados nas figuras 3A e 3B, como “+” ou “-“ como discutido em mais detalhe abaixo. Os elementos de recurso restantes são disponíveis para outros tipos de símbolos, como símbolos de dados ou símbolos de controle, ou são simplesmente não usados ou silenciados. Há outros períodos de símbolos no TTI, como será reconhecido, que não são mostrados nas figuras 3A-3B para facilidade de instrução.
[053] As estruturas piloto nas figuras 3A-3B representam um formato de sinal transmitido de pelo menos duas portas de antena. Por exemplo, em um sistema MIMO, as estruturas de quadro ilustradas são transmitidas a partir de duas portas, as portas 306 e 312. Cada antena entre uma pluralidade de antenas pode transmitir a mesma estrutura piloto ou uma estrutura piloto diferente. Em uma modalidade, as estruturas piloto ilustradas são recebidas por antenas de recepção, e pode fazer parte de um sinal compósito que é uma soma de sinais a partir de uma pluralidade de antenas na entidade de recepção (por exemplo, um sinal de referência comum).
[054] A figura 3A ilustra uma estrutura piloto para as duas portas de transmissão 306 e 312 de acordo com uma modalidade exemplar. Como será reconhecido, mais estruturas piloto podem ser transmitidas a partir de portas de transmissão adicionais de acordo com modalidades da presente revelação. Para fins de simplicidade, a seguinte discussão focará em duas portas de transmissão como exemplares. De acordo com a modalidade na figura 3A, símbolos piloto são transmitidos em períodos de símbolo OFDM 0 e 1 em um dado TTI (mostrado como as duas colunas para cada das portas 306 e 312, respectivamente). Nos períodos 0 e 1, símbolos piloto são transmitidos nos elementos de recurso 0, 2, 4, 6, 8 e 10. Como será reconhecido, um número maior ou menor de elementos de recurso do que aqueles mostrados podem ser alternativamente usados ou disponíveis. Além disso, os símbolos piloto podem ser transmitidos em períodos diferentes de cada TTI, por exemplo, no início ou término de cada TTI citando alguns exemplos. Os símbolos piloto podem ser usados para estimação de canal, rastreamento de frequência e rastreamento de tempo citando alguns exemplos, para demodulação coerente do canal físico.
[055] Focando primeiramente na porta 306 da figura 3A, uma primeira sequência piloto 302 pode ser fornecida, por exemplo, para o processador de dados TX 214 discutido acima com relação à figura 2. A primeira sequência piloto 302 é multiplexada por multiplicar com código de cobertura ortogonal 304. O código de cobertura ortogonal 304 pode ser, por exemplo, um código de cobertura Walsh-Hadamard. No exemplo dado, o código de cobertura ortogonal 304 é uma palavra-código de comprimento 4 (por exemplo, um código tirado de uma fileira de uma matriz Walsh 4x4), ilustrada na figura 3A como =1 - 1 -1 1] em uma matriz 2x2. Outros comprimentos seriam possíveis também, como será reconhecido por aqueles versados na(s) técnica(s) relevante(s). No exemplo da figura 3A, o código de cobertura ortogonal 304 é aplicado de modo a fornecer multidimensionalidade nos domínios de tempo e frequência. Por exemplo, os dois primeiros valores, aqui 1 e -1 mostrados na fileira superior da matriz 2x2, são aplicados sobre dois períodos de símbolo para uma primeira subportadora 0. Os dois últimos valores, aqui -1 e 1 mostrados na fileira inferior da matriz 2x2, são aplicados sobre uma segunda subportadora 2 nos mesmos dois períodos de símbolo.
[056] Como mostrado na figura 3A, o uso do código de cobertura ortogonal 304 com a primeira sequência piloto 302 resulta na estrutura de símbolo piloto mostrada nas colunas para a porta 306. Olhando o grupo 314 como exemplo, o símbolo piloto no período 1 do elemento de recurso 0 tem um valor negativo (por exemplo, -1). Como exemplo adicional, o símbolo piloto no período 0 do elemento de recurso 2 tem um valor negativo (por exemplo, - 1) enquanto o símbolo piloto no período 1 do elemento de recurso 2 tem um valor positivo (por exemplo, +1). Isso é um resultado do código de cobertura ortogonal específico 304 como discutido acima. Esse padrão é então repetido nos outros grupos para a primeira porta 306 através de subportadoras adicionais, como pode ser visto na figura 3A. Após espalhamento, a sequência de espalhamento é fornecida à primeira porta 306 para transmissão.
[057] Uma segunda sequência piloto 308 também é fornecida, por exemplo, ao processador de dados TX 214. Na modalidade da figura 3A, as sequências piloto 302 e 308 não são iguais, por exemplo, as sequências piloto 302 e 308 são diferentes entre si. A segunda sequência piloto 308 é multiplexada por multiplicar com código de cobertura ortogonal 310. O código de cobertura ortogonal 310 pode ser também um código de cobertura Walsh-Hadamard. Como mostrado, o código de cobertura ortogonal 310 tem uma sequência [1 1 1 1] ilustrada em uma matriz 2x2. Como será reconhecido, o código de cobertura ortogonal 310 é ortogonal ao código de cobertura ortogonal 304. Os códigos podem ser, por exemplo, tirados de fileiras diferentes de uma matriz Walsh onde as fileiras são mutuamente ortogonais. No exemplo da figura 3A, o código de cobertura ortogonal 310 é aplicado de modo a fornecer multidimensionalidade nos domínios de tempo e frequência também. Por exemplo, os dois primeiros valores, aqui 1 e 1 mostrados na fileira superior da matriz 2x2, são aplicados sobre dois períodos de símbolo para uma primeira subportadora 0. Os dois últimos valores, aqui 1 e 1 mostrados na fileira inferior da matriz 2x2, são aplicados sobre uma segunda subportadora 2 nos mesmos dois períodos de símbolo. Em algumas modalidades, os períodos de símbolo na primeira e na segunda portas 306, 312 são iguais.
[058] Como mostrado na figura 3A, o uso do código de cobertura ortogonal 310 com a segunda sequência piloto 308 resulta na estrutura de símbolo piloto mostrada nas colunas para a segunda porta 312. Olhando o grupo 316 como exemplo, os símbolos piloto nos períodos 0 e 1 dos elementos de recurso 0 e 2 têm cada, valores positivos (por exemplo, +1). Voltando para o grupo 318, os símbolos piloto nos períodos 0 e 1 dos elementos de recurso 4 e 6 têm cada, valores negativos (por exemplo, -1). Uma vez que o mesmo código de cobertura ortogonal 310 é aplicado a cada dos grupos 316 e 318, os valores para os símbolos piloto no grupo 318 ilustram que a segunda sequência piloto 308 varia entre os dois grupos 316 e 318. Por exemplo, na figura 3A pode ser visto que a primeira sequência piloto 302 pode incluir uma série de valores 1 (por exemplo, [1 1 1 1 ...n]. Em contraste, a segunda sequência piloto 308 pode incluir valores tanto 1 como -1 (por exemplo, =1 1 1 1 -1 - 1 -1 -1 ... n]). Esse padrão da segunda sequência piloto 308 pode ser repetido nos outros grupos para a segunda porta 312 através de subportadoras adicionais, como pode ser visto na figura 3A. Após espalhar pelo código de cobertura ortogonal 310, a sequência de espalhamento pode ser fornecida à segunda porta 312 para transmissão.
[059] As sequências de espalhamento são então transmitidas por múltiplas antenas a partir da primeira e da segunda portas 306 e 312. Em uma modalidade, as sequencias de espalhamento são adicionalmente misturadas no domínio de frequência antes da transmissão, usando os códigos de mistura iguais ou diferentes em cada porta. Como pode ser visto, cada das portas 306 e 312 transmite seus respectivos símbolos piloto nos mesmos períodos (por exemplo, 0 e 1) dos mesmos elementos de recurso (por exemplo, 0 e 2, etc.) e desse modo pode resultar em um par de símbolos piloto compósitos, multiplexados consistindo em uma combinação dos símbolos piloto gerados na porta 306 e os símbolos piloto gerados na porta 312. Os padrões acima multiplexados na primeira e na segunda portas 306 e 312 são usados para um sinal de referência comum. Como utiliza dois elementos de recurso em ambos os domínios de tempo e frequência, as modalidades da presente revelação fornecem um sinal de referência substituto tanto para o sinal de referência comum como para CSI-RS. A esse respeito, o RS comum convencional é multiplexado por divisão de frequência (FDM) de modo que os símbolos nas duas portas de transmissão não estejam sobrepondo entre si, enquanto o CSI-RS é espalhado sobre o domínio de tempo, porém não sobre o domínio de frequência.
[060] Em contraste, os sinais transmitidos a partir das portas 306 e 312 são ortogonais entre si nos domínios tanto de tempo como de frequência, de modo que dados possam ser recuperados nos domínios tanto de frequência como tempo. Em modalidades da presente revelação, overhead piloto pode ser, portanto, reduzido. Os sinais transmitidos a partir das portas 306 e 312 podem ser usados para fins diferentes de demodulação de dados. Isso está em contraste com sinais de referência usados para demodulação de dados, como o sinal de referência de demodulação (DMRS). DMRS é um sinal de referência que deve ser enviado juntamente com os dados efetivos e é específico para usuários individuais. Em outras palavras, o DMRS está somente presente quando um UE tem dados para enviar; de outro modo, o DMRS não é enviado (no uplink ou downlink) e, portanto, não pode ser usado para correção de frequência ou tempo (porque está ausente), ou durante configuração de conexão, etc. Em contraste, o sinal de referência comum modificado de acordo com modalidades da presente revelação pode ser usado para correção de rastreamento tanto de frequência como tempo para todos os UEs (independente do status de conexão), uma vez que é transmitido caso haja dados presentes também ou não (por exemplo, quer os UEs estejam inativos ou conectados). Os sinais de referência comuns transmitidos das portas 306 e 312 podem ser usados, ao invés, para feedback de estado de canal, loops de rastreamento e demodulação de canal de controle, citando alguns exemplos. Essas finalidades não têm de suportar uma capacidade de transmissão de dados muito alta em razão alta de sinal para ruído. Por exemplo, o limiar de SNR em modalidades da presente revelação pode ser definido como sendo maior que 10 dB.
[061] Na extremidade de recepção, uma entidade de recepção como UE 250 recebe as duas sequencias de espalhamento do sinal compósito em receptores correspondentes, como RCVR 254a e 254b. Os RCVRs 254 condicionam seus sinais recebidos respectivos, digitalizam os sinais condicionados, e produzem fluxos de símbolos recebidos. Um processador, como o processador de dados RX 260 da figura 2, recebe os fluxos de símbolos a partir dos receptores e desespalha os fluxos de símbolo detectados e/ou executa um ou mais esquemas de estimação de canal para os fluxos de símbolos recebidos. Em modalidades da presente revelação, por fornecer múltiplos símbolos em domínios tanto de frequência como tempo (e que são ortogonais em cada), os fluxos de símbolo recebidos podem ser desespalhados em um ou ambos os domínios de tempo e frequência ou executam estimação de canal conjuntamente sobre tanto tempo como frequência.
[062] O desespalhamento no domínio de tempo dobra a janela de estimação de canal em relação ao que seria convencionalmente possível a partir dos sinais de referência espalhados apenas em um domínio, bem como aumenta uma faixa de captura para um loop de rastreamento de tempo. Desse modo, se o processador desespalhar os fluxos de símbolo recebidos no domínio de tempo, uma observação piloto (por exemplo, um símbolo piloto) será recuperada no domínio de tempo, porém um piloto mais denso será recuperado no domínio de frequência do que convencionalmente ocorreria. Com esse piloto mais denso e janela aumentada, melhores estimativas podem ser feitas do canal no domínio de frequência, por exemplo, usado na estimativa de espalhamento de retardo de canal longo.
[063] O desespalhamento no domínio de frequência suporta uma faixa de captura ampla para um loop de rastreamento de frequência, por exemplo, acima de 18 kHz. Se o processador desespalhar os fluxos de símbolo recebidos no domínio de frequência, duas observações piloto (por exemplo, dois símbolos piloto) no domínio de tempo serão recuperadas enquanto um piloto mais escasso (por exemplo, mais escasso do que o que é recuperado por desespalhamento no domínio de tempo mencionado acima) é recuperado no domínio de frequência. Com duas observações piloto, rastreamento de frequência pode ser realizado. Em uma modalidade, o processador pode desespalhar os fluxos de símbolo recebidos nos domínios tanto de tempo como frequência. Como será reconhecido, os fluxos de símbolo recebidos podem ser desespalhados em apenas um dos dois domínios na alternativa, ou uma estimação de canal pode ser derivada conjuntamente a partir dos pilotos codificados de cobertura ortogonal bidimensionais.
[064] A figura 3B ilustra uma estrutura piloto para as duas portas de transmissão 306 e 312 de acordo com uma modalidade exemplificadora alternativa. Para fins de simplicidade de discussão, o foco será em aspectos que são diferentes do que foi discutido acima com relação à figura 3A. Na figura 3B, a mesma sequência piloto 320 é fornecida para transmissão eventual em cada das portas 306 e 312 (ao invés de sequencias piloto diferentes 302, 308 na figura 3A). A sequência piloto 320 é multiplexada por multiplicar com código de cobertura ortogonal 304 como discutido acima com relação à figura 3A, resultando na estrutura de símbolo piloto mostrada nas colunas para porta 306.
[065] Uma cópia da sequência piloto 320 é também multiplexada por multiplicar com código de cobertura ortogonal 310 como discutido acima com relação à figura 3A, resultando na estrutura de símbolo piloto mostrada nas colunas para a porta 312. Como pode ser visto, uma vez que o código de cobertura ortogonal 310 é [1 1 1 1], e a mesma sequência piloto 320 é fornecida a cada porta, os símbolos piloto resultantes têm os mesmos valores que a sequência piloto inicial 320. Olhando o grupo 316 como um exemplo, os símbolos piloto nos períodos 0 e 1 dos elementos de recurso 0 e 2 têm cada, valores positivos (por exemplo, +1). Voltando para o grupo 318, os símbolos piloto nos períodos 0 e 1 dos elementos de recurso 4 e 6 têm também cada, valores positivos. Pode ser visto que a sequência piloto 320 pode incluir uma série de valores 1 (por exemplo, [1 1 1 1...n]). Esse padrão pode ser repetido nos outros grupos para a segunda porta 312 através de subportadoras adicionais, como pode ser visto na figura 3B.
[066] As sequências de espalhamento são então transmitidas a partir da primeira e da segunda portas 306 e 312. Em uma modalidade, a sequência de espalhamento na primeira porta 306 é adicionalmente misturada no domínio de frequência antes da transmissão enquanto a sequência de espalhamento na segunda porta 312 não é. Nesse cenário, uma Transformada Fourier rápida inversa (IFFT) da sequência de espalhamento na primeira porta 306 corresponde a um deslocamento de domínio de tempo de metade do comprimento de resposta do impulso de canal para a primeira porta 306. Em uma modalidade alternativa, se uma sequência de mistura aleatória for aplicada à sequência de espalhamento na segunda porta 312, ao estimar a resposta de impulso de canal para uma porta o canal a partir da outra porta pode se tornar o patamar de ruído.
[067] A modalidade na figura 3B pode ser adequada em situações onde haja espalhamento de retardo de canal relativamente baixo. Em tais situações, o fluxo de símbolo recebido transmitido a partir da segunda porta 312 pode parecer como um sinal aliased ao fluxo de símbolo recebido a partir da primeira porta 306, que pode ser processado e endereçado durante estimação de canal.
[068] A modalidade na figura 3A pode ser adequada quando o espalhamento de retardo de canal não é baixo. A transmissão de qualquer porta pode parecer como interferência ao sinal transmitido a partir da outra porta, que pode ser adequadamente processado para remover o ruído como será reconhecido por aqueles versados na(s) técnica(s) relevante(s). A decisão de usar a modalidade da figura 3A ou a modalidade da figura 3B pode ser predeterminada, por exemplo, no momento de implantação de rede, ou dinamicamente determinada, por exemplo, com base no recebimento de preferências de entidade (por exemplo, preferências ou solicitação de um UE).
[069] A discussão acima focou em duas portas de transmissão para facilidade de instrução. Como será reconhecido, em um sistema MIMO poderia ser mais que duas antenas/portas de transmissão. Em uma modalidade, o mesmo padrão pode ser reproduzido nos outros pares de antena/porta. Alternativamente, padrões diferentes podem ser produzidos nos outros pares de antena/porta usando códigos de cobertura diferentes que mantêm ortogonalidade no par, bem como para as duas primeiras portas.
[070] A figura 4 é um diagrama de protocolo ilustrando alguns aspectos de sinalização entre uma entidade de transmissão, como uma estação base 110, e uma entidade de recepção, como um UE 120, para suportar sinais de referência comuns multiplexados usando códigos de cobertura ortogonais e múltiplas portas de transmissão de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[071] Na ação 402, códigos de cobertura separados são aplicados a sequências piloto para cada de duas portas de transmissão na estação base 110. Esses códigos de cobertura, com processamento adicional, resultam em símbolos piloto para cada porta que são ortogonais entre si nos domínios tanto de tempo como de frequência. Por exemplo, códigos Walsh separados (por exemplo, de fileiras diferentes de uma matriz Walsh) podem ser aplicados a cada sequência piloto para resultar em dois símbolos no domínio de tempo por sub-banda, e duas sub-bandas por grupo. As sequências piloto podem ser diferentes para cada porta ou iguais, como discutido acima para as figuras 3A e 3B, respectivamente.
[072] Na ação 404, os símbolos piloto são transmitidos a partir de ambas as portas de transmissão da estação base 110, como portas 306 e 312 das figuras 3A e 3B acima, por exemplo, usando os mesmos elementos de recurso resultando em um par de símbolos piloto compósitos.
[073] Na ação 406, o UE 120 recebe os símbolos piloto do par de símbolos piloto compósitos com receptores correspondentes e desespalhar os símbolos piloto recebidos nos domínios de tempo e/ou frequência. Isso é possível porque a estação base transmitiu múltiplos símbolos piloto em domínios tanto de tempo como de frequência a partir de cada porta de transmissão. O desespalhamento no domínio de tempo resulta em um espalhamento mais denso de símbolos piloto no domínio de frequência do que seria de outro modo disponível (por exemplo, para estimar espalhamento de retardo de canal longo), e desespalhamento no domínio de frequência resulta em múltiplos símbolos piloto recuperados no domínio de tempo.
[074] Na ação 408, o UE 120 executa estimação de canal, rastreamento de frequência e/ou rastreamento de tempo como resultado do desespalhamento. Por exemplo, o UE 120 executa estimação de canal e/ou um loop de rastreamento de tempo quando os símbolos piloto recebidos são desespalhados ao longo do tempo. O UE 120 atualiza um look de rastreamento de frequência com uma faixa de captura ampla quando os símbolos piloto recebidos são desespalhados em relação à frequência. Em uma modalidade, o UE 120 desespalhada em relação tanto ao tempo como à frequência para tirar proveito das faixas de captura de tempo e frequência maiores e estrutura piloto mais densa nos domínios de tempo ou frequência (desespalhamento em relação a frequência e tempo, respectivamente).
[075] Na ação 410, o UE 120 responde à estação base 110. Por exemplo, o UE 120 pode modificar um ou mais parâmetros em resposta a informações derivadas da estimação de canal, rastreamento de tempo e/ou rastreamento de frequência citando alguns exemplos e usar os parâmetros modificados ao responder à estação base 110. Além disso, o UE 120 pode incluir informações sobre a qualidade dos canais usados como parte da resposta de volta para a estação base 110.
[076] A estação base 110 pode também medir características dos canais usados, como espalhamento Doppler, espalhamento de retardo de canal, medições de interferência e/ou razões de sinal para ruído mais interferência. Por exemplo, a estação base 110 pode usar medições uplink para alterar estruturas de dados downlink, incluindo as sequências piloto usadas para formação de símbolo piloto.
[077] A figura 5A é um fluxograma ilustrando um método exemplificador 500 para gerar e multiplexar um sinal de referência comum usando múltiplas portas de transmissão de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 500 pode ser implementado em uma estação base 110 que está em comunicação com um ou mais UEs 120. O método 500 pode ser implementado no sistema transmissor 210 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenados na memória 232 que são executáveis pelo processador 230 e/ou o processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210 para implementar o método 500.
[078] Na etapa 502, o processador recebe sequências piloto para duas portas de transmissão. Por exemplo, o processador de dados TX 214 pode receber as sequências piloto a partir da fonte de dados 212 ou a partir de alguma outra fonte. Em uma modalidade, o processador recebe duas sequências piloto separadas, uma para cada porta de transmissão. Em uma modalidade alternativa, o processador recebe a mesma sequência piloto que será multiplexada com códigos de cobertura diferentes para as diferentes portas de transmissão.
[079] Na etapa 504, o processador aplica um primeiro código de cobertura para uma primeira sequência piloto. Como resultado de aplicar o primeiro código de cobertura à primeira sequência piloto, múltiplos símbolos piloto são produzidos para a primeira porta de transmissão, por exemplo, dois símbolos piloto em dois períodos de símbolo diferentes em ambas as sub-bandas diferentes em um TTI.
[080] Na etapa 506, o processador aplica um segundo código de cobertura em uma segunda sequência piloto. O primeiro e o segundo códigos de cobertura são ortogonais entre si nos domínios tanto de tempo como de frequência. Como resultado de aplicar o segundo código de cobertura à segunda sequência piloto, múltiplos símbolos piloto são produzidos para a segunda porta de transmissão, por exemplo, dois símbolos piloto em dois períodos de símbolo diferentes nas duas sub-bandas diferentes em um TTI.
[081] Na etapa 508, o processador provê os símbolos piloto a suas respectivas portas de transmissão, por exemplo, para transmissores 222a e 222b, e os símbolos piloto são transmitidos como fluxos de dados através de suas respectivas antenas de transmissão. Como os símbolos piloto nas respectivas portas de transmissão podem ser transmitidos usando os mesmos elementos de recurso nas mesmas partições de tempo, podem constituir um par de símbolos piloto compósitos durante transmissão pelo ar.
[082] A figura 5B é um fluxograma ilustrando um método exemplar 520 para utilizar um sinal de referência comum recebido em múltiplas portas de receptor de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 520 pode ser implementado em um UE 120 que está em comunicação com uma estação base 110. O método 520 pode ser implementado no sistema receptor 250 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenadas na memória 272 que são executáveis pelo processador 270 e/ou processador de dados RX 260 no sistema receptor 250 para implementar o método 520.
[083] Na etapa 522, um receptor recebe sinais piloto transmitidos de duas portas de transmissão na estação base 110 nos dois receptores, como receptores 254a e 254b. os receptores 254a e 254b podem condicionar seus sinais recebidos respectivos, digitalizar os sinais condicionados e produzir fluxos de símbolo recebidos.
[084] Na etapa 524, um processador desespalha os fluxos de símbolo recebidos no domínio de tempo. O desespalhamento no domínio de tempo resulta em uma observação no domínio de tempo enquanto aumenta a resolução no domínio de frequência, por exemplo, resultando em uma coleção mais densa de símbolos piloto do que seria normalmente recuperado, e em uma faixa de captura e janela de estimação de canal maiores do que convencionalmente possíveis.
[085] Na etapa 526, o processador desespalhar os fluxos de símbolo recebidos no domínio de frequência. O desespalhamento no domínio de frequência resulta pelo menos em duas observações no domínio de tempo com uma faixa de captura de frequência maior do que convencionalmente possível, enquanto resulta em uma coleção mais escassa de símbolos piloto no domínio de frequência. Embora descrito em duas etapas separadas, será reconhecido que os atos de desespalhar nos domínios de tempo e frequência podem ser realizados sequencialmente (em qualquer ordem) ou ao mesmo tempo se houver disponibilidade/potência de processamento suficiente. Além disso, o processador pode desespalhar somente nos domínios de tempo e frequência. Isto é, somente uma das etapas 524 e 526 é executada em algumas instâncias.
[086] Na etapa 528, as observações recuperadas nos domínios de tempo e frequência a partir do desespalhamento em relação ao domínio de frequência são aplicadas em um loop de rastreamento de tempo e/ou em estimação de canal.
[087] Na etapa 530, as observações recuperadas nos domínios de tempo e frequência a partir do desespalhamento em relação ao domínio de tempo são aplicados a um loop de rastreamento de frequência para tratar de quaisquer erros de frequência que podem ter sido introduzidos no canal. Embora as etapas 528 e 530 tenham sido descritas como duas etapas separadas, será reconhecido que os loops e estimação diferentes podem ocorrer em qualquer ordem, bem como ao mesmo tempo.
[088] Além de aumentar a resolução nos domínios de frequência e tempo, permanece a oportunidade de reduzir o overhead associado aos sinais de referência diferentes, como sinais de referência comuns e sinais de referência CSI enquanto ainda mantém densidade suficiente para auxiliar em estimativas de canal e outras funções. Isso pode ser realizado por espaçar exclusivamente os símbolos piloto nos domínios de tempo e/ou frequência de acordo com modalidades da presente revelação.
[089] A figura 6 ilustra uma estrutura de quadro downlink 600 para um sinal de referência comum em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação. A estrutura de quadro downlink 600 inclui uma pequena distância de símbolo usada para determinação de erro de frequência grosseira e uma distância de símbolo grande usada para determinação de erro de frequência fina. A estrutura de quadro downlink 600 é uma vista a partir da perspectiva do sistema receptor 250, por exemplo, após os sinais piloto terem sido recebidos, condicionados e decodificados.
[090] Um primeiro conjunto de símbolos piloto é recuperado que constitui uma resolução de frequência grosseira 602. Como ilustrado, símbolos piloto são recuperados nos dois primeiros períodos de símbolo na subportadora 0. Símbolos piloto adicionais são recuperados nos mesmos dois períodos de símbolo nas subportadoras 2, 4, 6, 8 e 10 também. Símbolos piloto podem ser recuperados em um número maior ou menor de subportadoras também, como será reconhecido. Os espaços de elemento de recurso deixados em branco na estrutura de quadro downlink 600 da figura 6 podem ser preenchidos com símbolos de dados e/ou vários símbolos de controle. Como ilustrado, o par de símbolos piloto na estrutura de quadro downlink 600 pode representar pares de símbolos transmitidos de qualquer das portas de antena da entidade de transmissão, por exemplo, porta 306 ou porta 312 das figuras 3A/3B, ou podem representar pares de símbolo compósitos transmitidos de múltiplas portas de antena nos mesmos elementos de recurso e tempos, desse modo fornecendo ortogonalidade nos elementos que constituem o par de símbolos piloto compósito (por exemplo, os pares de símbolo piloto constituintes de cada porta de transmissão).
[091] Isso ocorrer em um primeiro TTI. Como será reconhecido, os símbolos piloto podem ser transmitidos e recebidos em períodos de símbolo diferentes do que os dois primeiros. Além disso, embora mostrado como em períodos de símbolo vizinhos, o par de símbolos na resolução grosseira 602 pode alternativamente estar situado em um dado número de períodos de símbolos separado embora ainda compreendido no mesmo TTI. A distância menor entre o par de símbolos na resolução grosseira 602 provê uma estimativa de faixa ampla de erro de frequência introduzido no canal. Provê uma faixa de captura maior para fornecer uma estimativa grosseira do erro de frequência. O par de símbolos na resolução grosseira 602 pode ser espaçado em uma faixa menor que 100 µs, como entre 15 e 75 µs ou entre 25 e 30 µs, citando alguns exemplos. Em uma modalidade, o par de símbolos na resolução grosseira 602 é espalhado por um código de cobertura ortogonal na entidade de transmissão, como estação base 110, de acordo com modalidades discutidas acima (por exemplo, ao mesmo tempo que outro(s) par(es) de símbolo em outra porta de transmissão usando um código de cobertura ortogonal à primeira).
[092] Em um segundo TTI, um segundo conjunto de símbolos piloto (no domínio de tempo, com múltiplos símbolos piloto através de subportadoras) é recuperado. A distância temporal entre o primeiro conjunto de símbolos piloto e o segundo conjunto de símbolos piloto constitui uma resolução fina 604. A resolução fina 604 provê um alto nível de precisão em relação à quantidade de erro de frequência introduzida no canal. O par de símbolos na resolução fina 604 pode ser espaçado em uma faixa maior que 200 µs, como em torno de 400 µs ou 500 µs, citando apenas alguns exemplos. O erro de frequência no canal se torna uma variação de canal ao longo do tempo. Portanto, à medida que a distância temporal entre conjuntos de símbolo piloto aumenta, provê a oportunidade de observar como o canal varia durante um período de tempo mais longo, resultando em uma estimativa de erro de frequência mais precisa.
[093] Se o erro de frequência no canal aumentar até um ponto além de p, aliasing ocorre que deve ser tratado para fornecer uma estimativa de erro precisa. A estimativa de faixa ampla da resolução grosseria 602 do erro de frequência pode ser usada para de-alias a resolução fina 604. Após de-aliasing, a estimativa de frequência pode ser usada em um loop de rastreamento de frequência.
[094] A estrutura de quadro downlink 600 continua esse padrão, ilustrado na figura 6 com o terceiro conjunto de símbolos piloto (com pares de símbolo em cada de duas portas de transmissão) em um terceiro TTI que constitui uma resolução fina 606 (por exemplo, o espaçamento temporal entre o segundo conjunto de símbolos piloto e o terceiro conjunto de símbolos piloto). Em uma modalidade alternativa, a resolução grosseira 602 pode ser usada para de-alias a resolução fina 606 ao invés da resolução fina 604 (isto é, o primeiro conjunto de símbolos piloto 602 não seria usado como parte de uma estimativa de resolução fina, porém ao invés somente ser usado para uma estimativa de resolução grosseira).
[095] Em uma modalidade, a periodicidade dos conjuntos de símbolos piloto é definida no momento de implantação. Alternativamente, a periodicidade dos conjuntos de símbolos piloto pode ser dinamicamente ajustada durante operação, por exemplo, em respostas a uma indicação ou solicitação de uma ou mais entidades de recebimento. Por exemplo, uma ou mais entidades de recebimento podem solicitar que os conjuntos sejam espaçados mais próximos juntos ou mais separados para melhorar a precisão de resolução fina.
[096] A figura 7A é um fluxograma ilustrando um método exemplificador para gerar e transmitir sinais de referência comuns em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 700 pode ser implementado em uma estação base 110 que está em comunicação com um ou mais UEs 120. O método 700 pode ser implementado no sistema transmissor 210 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenados na memória 232 que são executáveis pelo processador 230 e/ou processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210 para implementar o método 700.
[097] Na etapa 702, uma porta de transmissão (por exemplo, associada a um ou mais transmissores físicos) recebe um conjunto de símbolos piloto para transmissão para uma ou mais entidades de recepção. Por exemplo, os transmissores 222 recebem o conjunto de símbolos piloto, como um par de símbolos piloto no domínio de tempo (por exemplo, símbolos piloto nos períodos de símbolo adjacentes) e, em modalidades, espalham no domínio de frequência através de múltiplas subportadoras como ilustrado na figura 6. Em uma modalidade, a porta de transmissão faz parte de um sistema MIMO e a porta de transmissão constitui pelo menos dois transmissores para receber símbolos piloto após terem sido espalhados por códigos de cobertura ortogonais de acordo com modalidades da presente revelação. Múltiplas portas de transmissão podem receber um conjunto de símbolos piloto para transmissão por exemplo, nos mesmos momentos usando os mesmos elementos de recurso para resultar em um par de símbolos piloto compósitos.
[098] Na etapa 704, a porta de transmissão faz com que um ou mais transmissores transmitam o conjunto de símbolos piloto de modo que haja um primeiro intervalo de tempo entre os períodos de símbolo. Em uma modalidade, o conjunto de símbolos piloto é localizado em períodos de símbolo adjacentes, enquanto em outras modalidades há um ou mais períodos de símbolo separando os símbolos piloto. Em modalidades onde há conjuntos diferentemente codificados de símbolos piloto para múltiplos transmissores, os múltiplos transmissores transmitem seus conjuntos respectivos de símbolos piloto para receptores correspondentes em uma ou mais entidades de recepção.
[099] Na etapa 706, a porta de transmissão recebe um segundo conjunto de símbolos piloto para transmissão para uma ou mais entidades de recepção. Esse segundo conjunto pode ser similar ou idêntico em configuração ao primeiro conjunto, porém em um intervalo de tempo diferente. Múltiplas portas de transmissão podem novamente receber segundos conjuntos respectivos de símbolos piloto para transmissão, por exemplo, nos mesmos momentos usando os mesmos elementos de recurso para resultar novamente em um par de símbolo piloto compósito.
[0100] Na etapa 708, a porta de transmissão faz com que um ou mais transmissores transmitam o segundo conjunto de símbolos piloto para uma ou mais entidades de recepção. O segundo conjunto de símbolos piloto é transmitido após um segundo intervalo de tempo ter passado da transmissão do primeiro conjunto de símbolos piloto. O segundo intervalo de tempo é maior que o primeiro intervalo de tempo entre símbolos piloto no primeiro conjunto de símbolos piloto. Em uma modalidade, a porta de transmissão recebe o segundo conjunto de símbolos piloto após o segundo intervalo de tempo ter passado, de modo que o transmissor possa prosseguir com transmissão sem retardo adicional. Em uma modalidade alternativa, a porta de transmissão recebe o segundo conjunto de símbolos piloto antes do segundo intervalo de tempo passar. O transmissor então retarda transmissão até o segundo intervalo de tempo ter passado.
[0101] A figura 7B é um fluxograma ilustrando um método exemplificador 720 para utilizar sinais de referência comuns recebidos em uma disposição de domínio de tempo semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 720 pode ser implementado em um UE 120 que está em comunicação com uma estação base 110. O método 720 pode ser implementado no sistema receptor 250 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenados na memória 272 que são executáveis pelo processador 270 e/ou processador de dados RX 260 no sistema receptor 250 para implementar o método 720.
[0102] Na etapa 722, um receptor recebe um primeiro conjunto de símbolos piloto a partir da entidade de transmissão. O receptor pode ser receptor 254 como na figura 2 acima. O primeiro conjunto de símbolos piloto pode ser um par de símbolos piloto no domínio de tempo (por exemplo, símbolos piloto em períodos de símbolo adjacentes) e, em modalidades, espalhado no domínio de frequência através de múltiplas subportadoras como ilustrado na figura 6. O par de símbolos piloto é espalhado no domínio de tempo por um primeiro intervalo de tempo, que pode ser muito pequeno quando os símbolos piloto são colocados em períodos de símbolo adjacentes ou pequenos quando há um ou mais períodos de símbolo intermediários entre os mesmos. Esse primeiro intervalo de tempo pode ser descrito como fornecendo uma resolução grosseira, como a resolução grosseira 602 da figura 6 acima. Em uma modalidade, o receptor faz parte de um sistema MIMO e o receptor constitui pelo menos dois receptores para receber símbolos piloto após terem sido espalhados por códigos de cobertura ortogonais e transmitidos de acordo com modalidades da presente revelação. Em tais modalidades, o receptor pode processar os símbolos recebidos para recuperar informações nos domínios tanto de tempo como de frequência como discutido acima com relação às figuras 3A, 3B, 4, 5A e 5B (por exemplo, desespalhando nos domínios de tempo e/ou frequência, etc.).
[0103] Na etapa 724, o receptor recebe um segundo conjunto de símbolos piloto a partir da entidade de transmissão. O segundo conjunto de símbolos piloto é recebido após um segundo intervalo de tempo ter passado do recebimento do primeiro conjunto de símbolos piloto. O segundo intervalo de tempo pode ser descrito como fornecendo uma resolução fina, como a resolução fina 604 da figura 6, e é maior do que o primeiro intervalo de tempo. O segundo conjunto de símbolos piloto pode ser recebido durante um TTI subsequente àquele no qual o primeiro conjunto de símbolos piloto foi recebido. Os TTIs nos quais o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto são recebidos podem ser adjacentes entre si em tempo ou ser separados em tempo por um ou mais TTIs intermediários.
[0104] Na etapa 726, um processador da entidade de recepção, como processador 270 e/ou o processador de dados RX 260 na figura 2, determina uma estimativa de erro de frequência de resolução de fina a partir do canal com base no segundo intervalo de tempo entre o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto.
[0105] Na etapa 728, o processador determina uma estimativa de erro de frequência de resolução grosseira a partir do canal com base no primeiro intervalo de tempo entre os símbolos piloto nos períodos de símbolo do primeiro conjunto de símbolos piloto. Essa estimativa de resolução grosseira pode ser usada para de-alias a estimativa de resolução fina de erro de frequência. Em uma modalidade alternativa, a resolução grosseira pode ser determinada primeiramente para definir a estimativa de erro de frequência em uma faixa ampla e então a estimativa de resolução fina pode ser determinada no quadro definido pela estimativa de resolução grosseira. Com uma estimativa de erro de frequência que foi de-aliased, a entidade de recepção pode prosseguir com atualização de um loop de rastreamento de frequência e realização de ajustes em resposta a resultados a partir daquele loop.
[0106] A figura 8 ilustra espaçamento de sinal de referência comum em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme 800 de acordo com vários aspectos da presente revelação. A disposição de domínio de frequência semi-uniforme 800 inclui um conjunto denso de símbolos piloto em uma banda de frequência selecionada, por exemplo, a banda central, e um conjunto escasso de símbolos piloto por toda a largura de banda de frequência, incluindo em uma banda larga circundando a banda de frequência selecionada e sobrepondo com o conjunto denso de símbolos piloto na banda de frequência selecionada. O conjunto denso de símbolos piloto na banda de frequência selecionada provê uma melhor resolução de observações de domínio de tempo para estimar melhor espalhamento de canal de retardo longo. O conjunto escasso de símbolos piloto habilita uma estimativa de canal de banda larga significativamente que pode capturar estimativas de canal através de uma largura de banda grande, que o conjunto denso pode de-alias para melhor resolução. Essas estimativas são úteis para estimativas de resposta de energia de canal e loops de rastreamento de tempo, citando alguns exemplos.
[0107] Na figura 8, é mostrada uma banda piloto densa 802 que ocupa a banda de frequência selecionada, com uma banda piloto escassa 804 e uma banda piloto escassa 806, juntas, circundando a banda piloto densa 802 em cada lado bem como sobrepondo com o conjunto denso de símbolos piloto na banda piloto densa 802 (não mostrada). Em uma modalidade, os símbolos piloto na banda piloto densa 802 podem ser separadas a cada 1-2 subportadoras em uma banda geral de aproximadamente 20 MHz ou menos. Esse é somente um exemplo - será reconhecido que outros espaçamentos densos e tamanhos de banda são também possíveis sem se afastar do escopo da presente revelação. A banda piloto densa 802 melhora a faixa de captura no domínio de frequência para um loop de rastreamento de tempo, bem como melhora (expande) o tamanho de janela de estimativa de canal. Isso é porque a banda piloto densa 802 provê uma janela de domínio de tempo ampla, ou grosseira, que fornece a faixa de captura aperfeiçoada e a janela de estimativa de canal expandida. Com esse espaçamento denso na banda piloto densa 802, a janela de estimativa de canal pode ser estendida, por exemplo, a algo de 12.5 µs a 25 µs ou mais.
[0108] Em uma modalidade, os símbolos piloto nas bandas piloto escassas 804 e 806 podem ser separados a cada 5-15 subportadoras, com aproximadamente 250 símbolos piloto no total nas duas bandas escassas. Esses são apenas valores exemplificadores, e outros espaçamentos nas bandas escassas são possíveis como será reconhecido sem se afastar do escopo da presente revelação. Onde o conjunto escasso de símbolos piloto sobrepõe com o conjunto denso na banda piloto densa 802, em uma modalidade pode haver símbolos piloto separados colocados correspondendo ao conjunto escasso e vizinho ao conjunto denso. Em uma modalidade alternativa, símbolos selecionados dos símbolos piloto no conjunto denso podem servir também como símbolos piloto no conjunto escasso. O conjunto escasso de símbolos piloto, por exemplo, nas bandas piloto escassas 804 e 806 e sobrepondo ao conjunto denso na banda piloto densa 802, pode ser usado para fornecer uma estimativa de canal de banda larga mais precisa no domínio de tempo que é dealiased pela estimativa a partir da banda piloto densa 802. A entidade de transmissão pode alterar as subportadoras da banda piloto densa 802 para fornecer desempenho robusto em um canal seletivo de frequência e de modo que a precisão possa ser aperfeiçoada ao longo do tempo.
[0109] Além de fornecer faixa de captura aperfeiçoada, janela de estimativa de canal e atualização de loop de rastreamento de tempo, o conjunto escasso de símbolos piloto nas bandas piloto escassas 804/806 e sobrepondo com o conjunto denso na banda piloto densa 802 podem ser adicionalmente usados como um ou mais sinais de referência de potência (sinalizador de potência) para um controle automático de ganho no UE 120, como quando a célula na qual o UE 120 está localizado é descarregada.
[0110] A figura 9A é um fluxograma ilustrando um método exemplar 900 para gerar e transmitir sinais de referência comuns em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 900 pode ser implementado em uma estação base 110 que está em comunicação com um ou mais UEs 120. O método 900 pode ser implementado no sistema transmissor 210 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenadas na memória 232 que são executáveis pelo processador 230 e/ou processador de dados TX 214 no sistema transmissor 210 para implementar o método 900.
[0111] Na etapa 902, um processador coloca um primeiro conjunto de símbolos piloto, no domínio de frequência como em elementos de recurso de subportadora diferentes ilustrados em figuras anteriores, em uma formação densa em uma banda de frequência selecionada. A banda de frequência pode ter sido selecionada no tempo de implantação ou pode ser dinamicamente selecionada durante operação com base em uma decisão na estação base 110 ou por solicitação de um ou mais UEs 120.
[0112] Na etapa 904, o processador coloca um segundo conjunto de símbolos piloto em uma formação piloto escassa em elementos de recurso circundando a banda de frequência selecionada que tem o primeiro conjunto de símbolos piloto em uma formação densa, bem como na banda de frequência selecionada. Como resultado, o segundo conjunto de símbolos piloto sobrepõe com o primeiro conjunto de símbolos piloto na região da banda de frequência selecionada.
[0113] Na etapa 906, uma porta de transmissão recebe o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto a partir do processador e transmite o conjunto combinado para um ou mais UEs 120.
[0114] A discussão agora se volta para a figura 9B que ilustra um fluxograma de um método exemplificador 920 para utilizar sinais de referência comuns recebidos em uma disposição de domínio de frequência semi-uniforme de acordo com vários aspectos da presente revelação. O método 920 pode ser implementado em um UE 120 que está em comunicação com uma estação base 110. O método 920 pode ser implementado no sistema receptor 250 da figura 2 acima. Instruções ou código podem ser armazenados na memória 272 que são executáveis pelo processador 270 e/ou processador de dados RX 260 no sistema receptor 250 para implementar o método 920.
[0115] Na etapa 922, um receptor do UE 120 recebe um conjunto combinado de símbolos piloto transmitidos a partir da estação base 110. O conjunto combinado de símbolos piloto inclui um conjunto denso de símbolos piloto em uma banda de frequência selecionada circunda por e sobrepondo na banda de frequência selecionada, um conjunto escasso de símbolos piloto.
[0116] Na etapa 924, um processador do UE 120 computa uma estimativa de canal de janela de domínio de tempo ampla ou grosseira com base no conjunto denso de símbolos piloto, uma vez que o conjunto denso de símbolos piloto fornece uma faixa de captura aperfeiçoada e janela de estimativa de canal expandida.
[0117] Na etapa 926, o processador computa uma estimativa de informação de estado de canal de banda larga usando o conjunto escasso de símbolos piloto que circundam (e sobrepõem na banda de frequência selecionada) o conjunto denso de símbolos piloto.
[0118] Na etapa 928, o processador de-aliases a estimativa de CSI de banda larga com base no conjunto escasso de símbolos piloto baseado na estimativa grosseira com base no conjunto denso de símbolos piloto. Em uma modalidade, a estimativa grosseira é computada primeiramente para definir a estimativa de canal de domínio de tempo em uma ampla faixa e então a estimativa de CSI de banda larga com base no conjunto escasso de símbolos piloto pode ser determinada no quadro definido pela estimativa grosseira. Com uma estimativa que foi de-aliased a partir de uma faixa de captura ampla, a entidade de recepção pode prosseguir com atualização de um loop de rastreamento de tempo bem como utilizando a estimativa de CSI.
[0119] Embora as disposições de domínio de frequência e domínio de tempo semi-uniforme foram discutidas com relação a figuras diferentes acima (por exemplo, figuras 6, 7A-7B, 8 e 9A-9B), as disposições de domínio de frequência e domínio de tempo podem ser combinadas de modo que conjuntos de símbolos piloto possam exibir ambos para aproveitar os benefícios de ambos em um sistema único. A combinação do espaçamento de domínio de frequência e domínio de tempo é refletida na figura 10.
[0120] A figura 10 ilustra o espaçamento semi-uniforme ao longo dos eixos de domínio tanto de frequência como de tempo como rotulado na figura. Símbolos piloto 1002 e 1004, mostrados na figura 10 em períodos de símbolo adjacentes ao longo do eixo de tempo, são exemplificadores de como os símbolos piloto restantes são mostrados na figura 10. Como pode ser visto ao longo do eixo de tempo, os símbolos piloto ocorrem em pares ao longo de qualquer subportadora dada ao longo do eixo de frequência. Como ilustrado, os símbolos piloto 1002 e 1004 podem constituir um par de símbolos piloto. Em uma modalidade que pode ser um par de símbolos piloto transmitido a partir de uma única porta de antena, enquanto em outra modalidade que pode ser um par de símbolos piloto compósitos como visto pelo ar (por exemplo, múltiplas portas de transmissão transmitindo pares de símbolos piloto respectivos nos mesmos elementos de recurso e tempos que são ortogonalizados por códigos de cobertura ortogonais no domínio de código como discutido em modalidades acima).
[0121] A figura 10 ilustra a disposição de domínio de tempo semi-uniforme com a resolução grosseira exemplificadora 602 e a resolução fina 604. Embora mostrado como estando em períodos de símbolo adjacentes, os pares de símbolos piloto podem ter alternativamente um ou mais períodos de símbolos intermediários entre os mesmos. Embora não rotulado, será reconhecido que os outros símbolos piloto na figura 10 incluem essa mesma combinação de espaçamento de resolução grosseira e fina em tempo.
[0122] A figura 10 também ilustra a disposição de domínio de frequência semi-uniforme com a banda piloto densa 802 em uma banda no centro do gráfico, e bandas piloto escassas 804 e 806 circundando a banda piloto densa 802 (com o conjunto escasso de símbolos piloto sobrepondo o conjunto denso de símbolos piloto na banda selecionada do domínio de frequência). A figura 10 é somente para facilidade de ilustração - deve ser reconhecido que um número maior ou menor de símbolos piloto pode ser incluído ao longo de cada ou ambos domínios de frequência e tempo do que aqueles mostrados na figura 10.
[0123] Informações e sinais podem ser representados usando qualquer de uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos e chips que podem ser referenciados por toda a descrição acima podem ser representados por voltagens, correntes, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos óticos, ou qualquer combinação dos mesmos.
[0124] Os vários blocos e módulos ilustrativos descritos com relação à revelação da presente invenção podem ser implementados ou executados com um processador de propósito geral, um DSP, um ASIC, um FPGA ou outro dispositivo de lógica programável, porta discreta ou lógica de transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos projetados para executar as funções descritas aqui. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, porém na alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação (por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, múltiplos microprocessadores, um ou mais microprocessadores em combinação com um núcleo DSP ou qualquer outra tal configuração).
[0125] As funções descritas aqui podem ser implementadas em hardware, software executado por um processador, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementadas em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas em ou transmitidas como uma ou mais instruções ou código em uma mídia legível em computador. Outros exemplos e implementações estão compreendidas no escopo da revelação e reivindicações apensas. Por exemplo, devido à natureza de software, funções descritas acima podem ser implementadas usando software executado por um processador, hardware, firmware, fiação, ou combinações de quaisquer desses. Características implementando funções também podem ser fisicamente localizadas em várias posições, incluindo ser distribuído de modo que porções de funções sejam implementadas em locais físicos diferentes. Também, como usado aqui, incluindo nas reivindicações, “ou” como usado em uma lista de itens (por exemplo, uma lista de itens prefaciada por uma frase como “pelo menos um de” ou “um ou mais de”) indica uma lista inclusiva de modo que, por exemplo, uma lista de [pelo menos um entre A, B ou C] significa A ou B ou C ou AB ou AC ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[0126] As modalidades da presente revelação incluem um método para comunicação sem fio, compreendendo processar, por um processador de um dispositivo de comunicação sem fio, uma primeira sequência piloto para produzir um primeiro par de símbolos piloto e uma segunda sequência piloto para produzir um segundo par de símbolos piloto; transmitir, por um transmissor, os símbolos piloto do primeiro par de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si em um domínio de tempo; e transmitir, pelo transmissor, o segundo par de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir do primeiro par de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo.
[0127] O método inclui ainda transmitir o primeiro par de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão; e transmitir o segundo par de símbolos piloto durante um segundo intervalo de tempo de transmissão, o segundo intervalo de tempo de transmissão sendo subsequente ao primeiro intervalo de tempo de transmissão. O método inclui ainda que a transmissão compreende ainda fornecer um segundo símbolo piloto do primeiro par de símbolos piloto em uma partição de tempo adjacente a um primeiro símbolo piloto do primeiro par de símbolos piloto. O método inclui ainda em que a transmissão compreende ainda transmitir o segundo par de símbolos piloto após um intervalo de tempo de transmissão intermediário a partir do primeiro intervalo de tempo de transmissão. O método inclui ainda onde o transmissor compreende uma primeira porta de transmissão, o método compreendendo ainda processar, pelo processador, uma terceira sequência piloto para produzir um terceiro par de símbolos piloto para transmissão na segunda porta de transmissão e uma quarta sequência piloto para produzir um quarto par de símbolos piloto para transmissão na segunda porta de transmissão; transmitir, pela segunda porta de transmissão, o terceiro par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão como o primeiro par de símbolo piloto a partir da primeira porta de transmissão; transmitir, pela segunda porta de transmissão, o quarto par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão como o segundo par de símbolos piloto a partir da primeira porta de transmissão, o primeiro e o terceiro pares de símbolo piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e primeiro e terceiro partes de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum, e o segundo e quarto pares de símbolo piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de frequência e tempo e compreendendo um segundo sinal de referência comum. O método inclui ainda que o primeiro símbolo piloto compreende uma pluralidade de símbolos pilotos espalhados através de uma faixa de subportadoras de frequência em um domínio de frequência, o método compreendendo ainda colocar um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo uma primeira frequência espaçando entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada no domínio de frequência; e colocar um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo uma segunda frequência espaçando entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, o segundo espaçamento de frequência sendo maior que o primeiro espaçamento de frequência. O método inclui ainda que o primeiro intervalo de tempo compreende um espaçamento de 100 microssegundos ou menos; e o segundo intervalo de tempo compreende um espaçamento de 200 microssegundos ou mais.
[0128] As modalidades da presente revelação incluem ainda um método para comunicação sem fio, compreendendo receber, em um dispositivo de comunicação sem fio, símbolos piloto de um primeiro par de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si, receber, no dispositivo de comunicação sem fio, símbolos piloto de um segundo par de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir do primeiro par de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo; e calcular, por um processador do dispositivo de comunicação sem fio, um erro de frequência de um canal que transferiu os pares de símbolo piloto com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro e segundo intervalos de tempo.
[0129] O método inclui ainda de-aliasing o erro de frequência calculado com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro intervalo de tempo. O método inclui ainda receber o primeiro par de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão; e receber o segundo par de símbolos piloto durante um segundo intervalo de tempo de transmissão, o segundo intervalo de tempo de transmissão sendo subsequente ao primeiro intervalo de tempo de transmissão. O método inclui ainda receber, no dispositivo de comunicação sem fio, um terceiro par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o primeiro par de símbolos piloto e um quarto par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o segundo par de símbolos piloto, o primeiro e o terceiro pares de símbolos piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e o primeiro e o terceiro pares de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum, e o segundo e o quarto pares de símbolos piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e o segundo e o quarto pares de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência comum. O método inclui ainda desespalhar o primeiro e o terceiro pares de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo. O método inclui ainda desespalhar o primeiro e o terceiro pares de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência; e estimar um estado de canal (com espalhamento de retardo longo) com base no espalhamento piloto denso recuperado no domínio de frequência. O método inclui ainda que o primeiro símbolo piloto compreenda uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma faixa de subportadoras em um domínio de frequência, o recebimento do primeiro símbolo piloto compreendendo ainda receber um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada; e o recebimento de um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocada com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, em que o segundo espaçamento de frequência é maior que o primeiro espaçamento de frequência. O método inclui ainda calcular uma estimativa de canal de banda larga com base no segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o segundo espaçamento de frequência circundando e incluindo a banda de frequência selecionada; calcular uma estimativa de canal de banda central com base no primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o primeiro espaçamento de frequência na banda de frequência selecionada; e de-aliasing a estimativa de canal de banda larga com base na estimativa de canal de banda central com resolução de frequência fina (para estimar espalhamento de retardo longo).
[0130] As modalidades da presente revelação incluem ainda um método para comunicação sem fio, compreendendo processar, por um processador de um dispositivo de comunicação sem fio, uma sequência piloto para produzir uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma faixa de subportadoras de frequência em um domínio de frequência; e transmitir, por um transmissor do dispositivo de comunicação sem fio: um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada no domínio de frequência, e um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, o segundo espaçamento de frequência sendo maior que o primeiro espaçamento de frequência.
[0131] O método inclui ainda transmitir a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão. O método inclui ainda que o primeiro espaçamento de frequência compreenda um espaçamento de duas ou menos subportadoras entre símbolos piloto entre a primeira pluralidade de símbolos piloto na banda de frequência selecionada; e o segundo espaçamento de frequência compreende um espaçamento de oito ou mais subportadoras entre símbolos piloto entre a segunda pluralidade de símbolos piloto circundando e incluindo a banda de frequência selecionada. O método inclui ainda que a sequência piloto compreenda uma primeira sequência piloto e a pluralidade de símbolos piloto compreende uma primeira pluralidade de símbolos piloto, o método compreendendo ainda processar, pelo processador, uma segunda sequência piloto para produzir uma segunda pluralidade de símbolos piloto; e transmitir, pelo transmissor, símbolos piloto da primeira pluralidade de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si e símbolos piloto da segunda pluralidade de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir da primeira pluralidade de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo. O método inclui ainda que a sequência piloto compreenda uma primeira sequência piloto e a pluralidade de símbolos piloto compreende uma primeira pluralidade de símbolos piloto e o transmissor compreende uma primeira porta de transmissão, o método compreendendo ainda processar, pelo processador, uma segunda sequência piloto para produzir uma segunda pluralidade de símbolos piloto para transmissão em uma segunda porta de transmissão; e transmitir, pela segunda porta de transmissão, a segunda pluralidade de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que a primeira pluralidade de símbolos piloto a partir da primeira porta de transmissão, a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto sendo espalhadas com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e a primeira e segunda pluralidades de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum.
[0132] As modalidades da presente revelação incluem ainda um método para comunicação sem fio, compreendendo receber, em um dispositivo de comunicação sem fio, uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma pluralidade de subportadoras diferentes em um domínio de frequência, a pluralidade de símbolos piloto compreendendo: um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada; e um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, em que o segundo espaçamento de frequência é maior que o primeiro espaçamento de frequência; e calcular, por um processador do dispositivo de comunicação sem fio, uma estimativa de canal de banda larga com base no segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o segundo espaçamento de frequência circundando e incluindo a banda de frequência selecionada.
[0133] O método inclui ainda calcular uma estimativa de canal de banda central baseada no primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o primeiro espaçamento de frequência na banda de frequência selecionada. O método inclui ainda de-aliasing a estimativa de canal de banda larga com base na estimativa de canal de banda central. O método inclui ainda que a pluralidade de símbolos piloto compreenda uma primeira pluralidade de símbolos piloto, o método compreendendo ainda receber, no dispositivo de comunicação sem fio, símbolos piloto da primeira pluralidade de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si; Recber, no dispositivo de comunicação sem fio, a segunda pluralidade de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir da primeira pluralidade de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo; calcular, pelo processador, um erro de frequência de um canal que transferiu a pluralidade de símbolos piloto com base em uma observação de variação de canal durante o segundo intervalo de tempo; e de-aliasing o erro de frequência calculado com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro intervalo de tempo. O método inclui ainda receber, no dispositivo de comunicação sem fio, uma segunda pluralidade de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que a primeira pluralidade de símbolos piloto, a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto sendo espalhadas com códigos de cobertura que são ortogonais entre em domínios de tempo e frequência e a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum. O método inclui ainda desespalhar a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo. O método inclui ainda desespalhar a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência; e estimar um estado de canal com espalhamento de retardo longo com base no espalhamento piloto denso recuperado no domínio de frequência.
[0134] As modalidades da presente revelação incluem ainda um dispositivo de comunicação sem fio que compreende pelo menos um receptor configurado para receber um primeiro conjunto de símbolos piloto usando um número de elementos de recurso e espalhados com um primeiro código de cobertura; e receber um segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso e espalhados com um segundo código de cobertura, o primeiro e o segundo códigos de cobertura sendo ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência, o primeiro e o segundo conjunto de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum; e um processador configurado para desespalhar o primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo.
[0135] O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para desespalhar o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência; e estimar um estado de canal com espalhamento de retardo longo com base no espalhamento piloto denso recuperado no domínio de frequência. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo (por desespalhar duas portas piloto em relação ao domínio de frequência). O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o primeiro conjunto de símbolos piloto compreenda um par de símbolos piloto recebido em um primeiro intervalo de tempo entre si no domínio de tempo, pelo menos um receptor adicionalmente configurado para receber um terceiro conjunto de símbolos piloto e um quarto conjunto de símbolos piloto no dispositivo de comunicação sem fio em um segundo intervalo de tempo do primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de tempo, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para computar um erro de frequência de resolução fina de um canal que transferiu o primeiro e terceiro conjuntos de símbolos piloto (e o segundo e quarto conjuntos de símbolos piloto) com base em uma observação de variação de canal durante o segundo intervalo de tempo; e de-alias o erro de frequência de resolução fina com base em uma observação da variação de canal durante o primeiro intervalo de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o número de elementos de recurso seja colocado em subportadoras diferentes no domínio de frequência, pelo menos um receptor adicionalmente configurado para receber um primeiro subconjunto do primeiro conjunto de símbolos piloto colocados com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada; e receber um segundo subconjunto do primeiro conjunto de símbolos piloto colocados com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, em que o segundo espaçamento de frequência é maior que o primeiro espaçamento de frequência.
[0136] As modalidades da presente revelação incluem ainda um dispositivo de comunicação sem fio que compreende um processador configurado para processar uma primeira sequência piloto para produzir um primeiro par de símbolos piloto e uma segunda sequência piloto para produzir um segundo par de símbolos piloto; um transceptor configurado para transmitir os símbolos piloto do primeiro par de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si em um domínio de tempo; e transmitir o segundo par de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir do primeiro par de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo.
[0137] O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o transceptor seja adicionalmente configurado para transmitir o primeiro par de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão; e transmitir o segundo par de símbolos piloto durante um segundo intervalo de tempo de transmissão, o segundo intervalo de tempo de transmissão sendo subsequente ao primeiro intervalo de tempo de transmissão. O dispositivo de comunicação sem fio compreende ainda que o transceptor seja adicionalmente configurado para fornecer um segundo símbolo piloto do primeiro par de símbolos piloto em uma partição de tempo adjacente a um primeiro símbolo piloto do primeiro par de símbolos piloto. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o transceptor compreenda uma primeira porta de transmissão; e o processador é adicionalmente configurado para processar terceira e quarta sequências piloto para produzir terceiro e quarto pares de símbolos piloto, o transceptor compreendendo ainda uma segunda porá de transmissão configurada para transmitir o terceiro par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o primeiro par de símbolos piloto a partir da primeira porta de transmissão e quarto par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o segundo par de símbolos piloto, o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto e o segundo e quarto pares de símbolos piloto sendo respectivamente espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referência comum e segundo e quarto pares de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referencia comum. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o primeiro símbolo piloto compreenda uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma faixa de subportadoras de frequência em um domínio de frequência, o transceptor configurado adicionalmente para colocar um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizada em uma banda de frequência selecionada no domínio de frequência; e colocar um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, o segundo espaçamento de frequência sendo maior que o primeiro espaçamento de frequência. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o primeiro intervalo de tempo compreende um espaçamento, por exemplo, de 100 microssegundos ou menos; e o segundo intervalo de tempo compreende um espaçamento, por exemplo, de 200 microssegundos ou maior.
[0138] As modalidades da presente revelação incluem ainda um dispositivo de comunicação sem fio compreendendo pelo menos um receptor configurado para receber símbolos piloto de um primeiro par de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si; e receber símbolos piloto de um segundo par de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir do primeiro par de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo; e um processador configurado para calcular um erro de frequência de um canal que transferiu os pares de símbolos piloto com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro e o segundo intervalos de tempo.
[0139] O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para de-alias o erro de frequência calculado com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro intervalo de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que pelo menos um receptor seja adicionalmente configurado para receber o primeiro par de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão; e receber o segundo par de símbolos piloto durante um segundo intervalo de tempo de transmissão, o segundo intervalo de tempo de transmissão sendo subsequente ao primeiro intervalo de tempo de transmissão. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que pelo menos um receptor seja adicionalmente configurado para receber um terceiro par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o primeiro par de símbolos piloto e um quarto par de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que o segundo par de símbolos piloto, o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e o segundo e quarto pares de símbolos piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais em domínios de tempo e frequência, e o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto compreendendo um primeiro sinal de referencia comum e o segundo e quarto pares de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência comum. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para desespalhar o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para desespalhar o primeiro e terceiro pares de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência; e estimar um estado de canal com base no espalhamento piloto denso recuperado no domínio de frequência. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o primeiro símbolo piloto compreenda uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma faixa de subportadoras no domínio de frequência, pelo menos um receptor adicionalmente configurado para receber um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizada em uma banda de frequência selecionada; e receber um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, em que o segundo espaçamento de frequência é maior que o primeiro espaçamento de frequência. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para calcular uma estimativa de canal de banda larga com base no segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o segundo espaçamento de frequência circundando e incluindo a banda de frequência selecionada; calcular uma estimativa de canal de banda central com base no primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o primeiro espaçamento de frequência na banda de frequência selecionada; e de-alias a estimativa de canal de banda larga com base na estimativa de canal de banda central.
[0140] As modalidades da presente revelação incluem ainda um dispositivo de comunicação sem fio compreendendo um processador configurado para processar uma sequência piloto para produzir uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma faixa de subportadoras de frequência em um domínio de frequência; e um transceptor configurado para transmitir um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada no domínio de frequência, e transmitir um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, o segundo espaçamento de frequência sendo maior que o primeiro espaçamento de frequência.
[0141] O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o transceptor seja adicionalmente configurado para transmitir a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto durante um primeiro intervalo de tempo de transmissão. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o primeiro espaçamento de frequência compreenda um espaçamento, por exemplo, de duas ou menos subportadoras entre símbolos piloto entre a primeira pluralidade de símbolos piloto na banda de frequência selecionada; e o segundo espaçamento de frequência compreende um espaçamento, por exemplo, de oito ou mais subportadoras entre símbolos piloto entre a segunda pluralidade de símbolos piloto circundando e incluindo a banda de frequência selecionada. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que a sequência piloto compreenda uma primeira sequência piloto e a pluralidade de símbolos piloto compreende uma primeira pluralidade de símbolos piloto, o processador é adicionalmente configurado para processar uma segunda sequência piloto para produzir uma segunda pluralidade de símbolos piloto, e o transmissor é adicionalmente configurado para transmitir símbolos piloto da primeira pluralidade de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si e símbolos piloto da segunda pluralidade de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir da primeira pluralidade de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que a sequência piloto compreenda uma primeira sequência piloto e a pluralidade de símbolos piloto compreende uma primeira pluralidade de símbolos piloto, o transceptor compreende uma primeira porta de transmissão e uma segunda porta de transmissão, o processador é adicionalmente configurado para processar uma segunda sequência piloto para produzir uma segunda pluralidade de símbolos piloto para transmissão na segunda porta de transmissão, e a segunda porta de transmissão é configurada para transmitir a segunda pluralidade de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que a primeira pluralidade de símbolos piloto a partir da primeira porta de transmissão, a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto sendo espalhados com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum.
[0142] As modalidades da presente revelação incluem ainda um dispositivo de comunicação sem fio compreendendo pelo menos um receptor configurado para receber uma pluralidade de símbolos piloto espalhados através de uma pluralidade de suportadoras diferentes em um domínio de frequência, a pluralidade de símbolos piloto compreendendo um primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocados com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizada em uma banda de frequência selecionada; e um segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto colocada em uma segunda pluralidade e subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, em que o segundo espaçamento de frequência é maior que o primeiro espaçamento de frequência; e um processador configurado para calcular uma estimativa de canal de banda larga com base no segundo subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o segundo espaçamento de frequência circundando e incluindo a banda de frequência selecionada.
[0143] O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para calcular uma estimativa de canal de banda central com base no primeiro subconjunto da pluralidade de símbolos piloto tendo o primeiro espaçamento de frequência na banda de frequência selecionada; e de-alias a estimativa de canal de banda larga com base na estimativa de canal de banda central. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que a pluralidade de símbolos piloto compreenda uma primeira pluralidade de símbolos piloto, pelo menos um receptor configurado ainda para receber símbolos piloto da primeira pluralidade de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si; e receber a segunda pluralidade de símbolos piloto em um segundo intervalo de tempo a partir da primeira pluralidade de símbolos piloto, o segundo intervalo de tempo sendo maior que o primeiro intervalo de tempo; e o processador é configurado adicionalmente para calcular um erro de frequência de um canal que transferiu a pluralidade de símbolos piloto com base em uma observação de variação de canal durante o segundo intervalo de tempo e de-alias o erro de frequência calculado com base em uma observação de variação de canal durante o primeiro intervalo de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o receptor seja adicionalmente configurado para receber uma segunda pluralidade de símbolos piloto em um mesmo intervalo de tempo de transmissão que a primeira pluralidade de símbolos piloto, a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto sendo espalhadas com códigos de cobertura que são ortogonais entre si em domínios de tempo e frequência e a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto compreendendo um sinal de referência comum. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para desespalhar a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo. O dispositivo de comunicação sem fio inclui ainda que o processador seja adicionalmente configurado para desespalhar a primeira e a segunda pluralidades de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência; e estimar um estado de canal com base no espalhamento de piloto denso recuperado no domínio de frequência.
[0144] Como aqueles com algum conhecimento nessa técnica reconhecerão agora e dependendo da aplicação específica em mão, muitas modificações, substituições e variações podem ser feitas em e para os materiais, aparelho, configurações e métodos de uso dos dispositivos da presente revelação sem se afastar do espírito e escopo da mesma. À luz disso, o escopo da presente revelação não deve ser limitado àquele das modalidades específicas ilustradas e descritas aqui, visto que são meramente por meio de alguns exemplos das mesmas, porém ao invés, devem ser totalmente comensuráveis com aquele das reivindicações apensas a seguir e seus equivalentes funcionais.

Claims (15)

1. Método para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de compreender: aplicar (402, 504, 506), por um processador (230) de um dispositivo de comunicação sem fio (110, 210), um primeiro código de cobertura (304) em uma primeira sequência piloto (302, 320) para produzir um primeiro conjunto de símbolos piloto e um segundo código de cobertura (310) em uma segunda sequência piloto (308, 320) para produzir um segundo conjunto de símbolos piloto, em que o primeiro código de cobertura (304) e o segundo código de cobertura (310) são ortogonais entre si em domínios de frequência e tempo; distribuir o primeiro conjunto de símbolos piloto usando um primeiro número de elementos de recurso para uma primeira porta de transmissão (306); distribuir o segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso para uma segunda porta de transmissão (312); transmitir (404, 508), a partir da primeira porta de transmissão (306), o primeiro conjunto de símbolos piloto; e transmitir (404, 508), a partir da segunda porta de transmissão (312), o segundo conjunto de símbolos piloto, o primeiro e segundo conjuntos transmitidos de símbolos piloto fornecendo um sinal de referência substituto para ambos, um sinal de referência comum e um sinal de referência de informação de estado de canal.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a aplicação (402, 504, 506) compreender: espalhar a primeira sequência piloto (302, 320) com um primeiro código Walsh compreendendo o primeiro código de cobertura (304); e espalhar a segunda sequência piloto (308, 320) com um segundo código Walsh compreendendo o segundo código de cobertura (310).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de compreender ainda: misturar o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto com um código de mistura no domínio de frequência.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de: a primeira sequência piloto (302) ser diferente da segunda sequência piloto (308); e o primeiro e o segundo número de elementos de recurso serem iguais.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de: a primeira sequência piloto (320) ser igual a segunda sequência piloto (320); e o primeiro e o segundo número de elementos de recurso serem iguais.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o primeiro conjunto de símbolos piloto compreender um par de símbolos piloto no domínio de tempo, a transmissão compreendendo ainda: transmitir o par de símbolos piloto em um primeiro intervalo de tempo entre si no domínio de tempo; transmitir um terceiro conjunto de símbolos piloto através da primeira porta de transmissão em um segundo intervalo de tempo do par de símbolos piloto; e transmitir um quarto conjunto de símbolos piloto através da segunda porta de transmissão no segundo intervalo de tempo, o primeiro intervalo de tempo sendo menor que o segundo intervalo de tempo e o terceiro e o quarto conjuntos de símbolos piloto compreendendo um segundo sinal de referência comum.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o primeiro e o segundo números de elementos de recurso serem colocados em subportadoras diferentes no domínio de frequência, a transmissão compreendendo ainda: colocar (902) um primeiro subconjunto do primeiro conjunto de símbolos piloto com uma primeira pluralidade de subportadoras tendo um primeiro espaçamento de frequência entre si e localizado em uma banda de frequência selecionada no domínio de frequência; e colocar (904) um segundo subconjunto do primeiro conjunto de símbolos piloto com uma segunda pluralidade de subportadoras tendo um segundo espaçamento de frequência entre si e circundando e incluindo a banda de frequência selecionada, o segundo espaçamento de frequência sendo maior que o primeiro espaçamento de frequência.
8. Dispositivo de comunicação sem fio (110, 210), caracterizado pelo fato de compreender: um processador (214, 220, 230) configurado para: aplicar um primeiro código de cobertura (304) em uma primeira sequência piloto (302, 320) para produzir um primeiro conjunto de símbolos piloto e um segundo código de cobertura (310) em uma segunda sequência piloto (308, 320) para produzir um segundo conjunto de símbolos piloto, em que o primeiro código de cobertura (304) e o segundo código de cobertura (310) são ortogonais entre si em domínios de frequência e tempo; distribuir o primeiro conjunto de símbolos piloto usando um primeiro número de elementos de recurso para transmissão; e distribuir o segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso para transmissão; e um transceptor (222) compreendendo uma primeira porta de transmissão (306) e uma segunda porta de transmissão (312), a primeira porta de transmissão (306) configurada para transmitir o primeiro conjunto de símbolos piloto e a segunda porta de transmissão (312) configurada para transmitir o segundo conjunto de símbolos piloto, o primeiro e segundo conjuntos transmitidos de símbolos piloto fornecendo um sinal de referência substituto para ambos, um sinal de referência comum e um sinal de referência de informação de estado de canal compreendendo um sinal de referência comum.
9. Dispositivo de comunicação sem fio (110, 210), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o processador (230) ser adicionalmente configurado para: espalhar a primeira sequência piloto (302, 320) com um primeiro código Walsh compreendendo o primeiro código de cobertura (304); e espalhar a segunda sequência piloto (308, 320) com um segundo código Walsh compreendendo o segundo código de cobertura (310).
10. Dispositivo de comunicação sem fio (110, 210), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o transceptor (222) ser adicionalmente configurado para misturar o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto com códigos de mistura respectivos no domínio de frequência.
11. Método para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de compreender: receber (522), em um dispositivo de comunicação sem fio (120, 250), um primeiro conjunto de símbolos piloto usando um primeiro número de elementos de recurso e espalhado com um primeiro código de cobertura (304); receber (522), no dispositivo de comunicação sem fio (120, 250), um segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso e espalhado com um segundo código de cobertura (310), o primeiro e o segundo códigos de cobertura (304, 310) sendo ortogonais entre si em domínios de frequência e tempo, o primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto fornecendo um sinal de referência substituto para ambos, um sinal de referência comum e um sinal de referência de informação de estado de canal; desespalhar (406, 526) o primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e desespalhar (406, 524) o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender ainda: estimar uma estimação de canal conjunto de domínio de frequência-tempo.
13. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de compreender ainda: atualizar um loop de rastreamento de frequência com pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo.
14. Dispositivo de comunicação sem fio (120, 250), caracterizado pelo fato de compreender: um receptor (254) configurado para: receber um primeiro conjunto de símbolos piloto usando um primeiro número de elementos de recurso e espalhado com um primeiro código de cobertura (304); receber um segundo conjunto de símbolos piloto usando um segundo número de elementos de recurso e espalhado com um segundo código de cobertura (310), o primeiro e o segundo códigos de cobertura (304, 310) sendo ortogonais entre si em domínios de frequência e tempo, o primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto fornecendo um sinal de referência substituto para ambos, um sinal de referência comum e um sinal de referência de informação de estado de canal; um processador (260) configurado para: desespalhar o primeiro e segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de frequência para recuperar pelo menos duas observações piloto no domínio de tempo; e desespalhar o primeiro e o segundo conjuntos de símbolos piloto no domínio de tempo para recuperar uma observação piloto no domínio de tempo e um espalhamento de piloto denso no domínio de frequência.
15. Memória legível por computador, caracterizada pelo fato de que possui instruções nela armazenadas que, quando executadas por um computador, realiza o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 7 ou 11 a 13.
BR112017012674-5A 2014-12-19 2015-12-07 Método e dispositivo para comunicação sem fio, assim como memória legível por computador BR112017012674B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201462094721P 2014-12-19 2014-12-19
US62/094,721 2014-12-19
US14/866,748 2015-09-25
US14/866,748 US10038528B2 (en) 2014-12-19 2015-09-25 Common reference signal design based on semi-uniform pilot spacing and orthogonal cover code
PCT/US2015/064261 WO2016099978A2 (en) 2014-12-19 2015-12-07 Common reference signal design based on semi-uniform pilot spacing and orthogonal cover code

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017012674A2 BR112017012674A2 (pt) 2018-03-13
BR112017012674B1 true BR112017012674B1 (pt) 2023-07-18

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10931420B2 (en) Reference signal design based on semi-uniform pilot spacing
US20230254193A1 (en) Methods, apparatus, systems, architectures and interfaces for channel state information reference signal for next generation wireless communication systems
US10484152B2 (en) Method and apparatus for transmitting or receiving reference signal in beamforming communication system
US8665971B2 (en) Apparatus and method for channel estimation using compressive sensing
JP5744849B2 (ja) 無線通信ネットワークにおける位置決めをサポートする基準信号の送信および受信
WO2014134966A1 (zh) 资源映射、接收方法及装置、信令通知、获取方法及装置
KR20120093997A (ko) 무선 통신 시스템에서 기준 신호 및 데이터를 다중화하기 위한 방법 및 장치
BR112019014001A2 (pt) Método de configuração do sinal de referência, aparelho e midia de armazenamento decomputador
CN103283199A (zh) 无线通信系统中的方法和设备
KR20190099038A (ko) 데이터 송신을 수행하기 위한 방법 및 장치
BR112019013835A2 (pt) método e aparelho para a determinação e transmissão de parâmetros do sinal de referência, dispositivo terminal e estação base
US11356310B2 (en) Systems and methods for minimizing performance impact from known signal distortions
JP7132240B2 (ja) 端末、無線通信方法、基地局及びシステム
KR20140112905A (ko) 장치 간 직접 통신을 지원하는 무선 통신 시스템에서 주파수 동기를 위한 방법 및 장치
WO2018127138A1 (zh) 一种参考信号配置的方法、基站、用户设备和系统
JP7066611B2 (ja) 多長ztのdft-s-ofdm送信
CN106063163A (zh) 用于测量参考信号接收功率的技术
BR112017012674B1 (pt) Método e dispositivo para comunicação sem fio, assim como memória legível por computador
Lipovac Qualifying CP length for LTE FDD downlink channel with small delay dispersion