BR112017010374B1 - Método e aparelho para comunicação sem fio, e memória legível por computador - Google Patents
Método e aparelho para comunicação sem fio, e memória legível por computador Download PDFInfo
- Publication number
- BR112017010374B1 BR112017010374B1 BR112017010374-5A BR112017010374A BR112017010374B1 BR 112017010374 B1 BR112017010374 B1 BR 112017010374B1 BR 112017010374 A BR112017010374 A BR 112017010374A BR 112017010374 B1 BR112017010374 B1 BR 112017010374B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- spectrum band
- transmission indicator
- unlicensed
- communication
- transmitting
- Prior art date
Links
Abstract
TÉCNICAS PARA TRANSMITIR PREÂMBULOS ATRAVÉS DE UMA BANDA DE ESPECTRO DE RADIOFREQUÊNCIA NÃO LICENCIADA. Um dispositivo pode determinar que uma banda de espectro de radiofrequência (RF) não licenciada esteja disponível para uma comunicação. O dispositivo pode transmitir um primeiro indicador de transmissão que indica que o dispositivo está transmitindo informações através da banda de espectro RF não licenciada. O primeiro indicador de transmissão pode ser associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O dispositivo pode transmitir um segundo indicador de transmissão que indique que o dispositivo está transmitindo informações através da banda de espectro RF não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode ser associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
Description
[0001] O presente pedido para Patente reivindica prioridade ao Pedido de patente US número 14/866.428 de Damnjanovic e outros, intitulado “Techniques for transmitting preambles over an unlicensed radio frequency spectrum band,” depositado em 25 de setembro de 2015, e pedido de patente provisional US número 62/081.480 de Damnjanovic e outros, intitulado “Techniques for transmiting preambles over an unlicensed radio frequency spectrum band,” depositado em 18 de novembro de 2014; cada um dos quais é cedido à cessionária do presente.
[0002] A presente revelação, por exemplo, refere-se a sistemas de comunicação sem fio, e mais particularmente a técnicas para transmitir preâmbulos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0003] Dispositivos sem fio podem comunicar através de uma banda de espectro de radiofrequência (RF) não licenciada usando uma ou mais tecnologias de acesso de rádio, como uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi, uma tecnologia de acesso de rádio de evolução em longo prazo, ou similar. Uma banda de espectro RF não licenciada pode se referir a uma banda de espectro RF que é aberta para uso compartilhado por qualquer dispositivo que esteja em conformidade com regras de órgão regulador para comunicar através da banda de espectro RF. Em contraste com a maior parte de uso de banda de espectro RF licenciada, usuários de bandas de espectro RF não licenciadas não têm tipicamente proteção reguladora contra interferência de rádio a partir de dispositivos de outros usuários. Em outras palavras, dispositivos que usam a banda de espectro RF não licenciada devem aceitar tipicamente qualquer interferência de rádio causada por outros dispositivos que usam a banda de espectro RF não licenciada.
[0004] Um dispositivo pode determinar que uma banda de espectro de radiofrequência (RF) não licenciada esteja disponível para uma comunicação. O dispositivo pode transmitir um primeiro indicador de transmissão que indica que o dispositivo está transmitindo informações através da banda de espectro RF não licenciada. O primeiro indicador de transmissão pode ser associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O dispositivo pode transmitir um segundo indicador de transmissão que indica que o dispositivo está transmitindo informações através da banda de espectro RF não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode ser associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
[0005] Em um exemplo um método pode incluir determinar, por um dispositivo, que uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para uma comunicação. O método pode incluir transmitir, pelo dispositivo e com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação, um primeiro indicador de transmissão que indica que o dispositivo está transmitindo informações através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O primeiro indicador de transmissão pode ser associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O método pode incluir transmitir, pelo dispositivo e com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação, um segundo indicador de transmissão que indica que o dispositivo está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode ser associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
[0006] Em alguns exemplos do método, a transmissão do primeiro indicador de transmissão pode incluir transmitir o primeiro indicador de transmissão através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada, e transmitir o segundo indicador de transmissão pode incluir transmitir o segundo indicador de transmissão através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi e a primeira tecnologia de acesso de rádio pode incluir uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi. O segundo indicador de transmissão pode incluir um sinal de sinalizador de uso de canal e a segunda tecnologia de acesso de rádio pode incluir uma tecnologia de acesso de rádio de evolução em longo prazo (LTE) implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos do método, a transmissão do primeiro indicador de transmissão e a transmissão do segundo indicador de transmissão podem compreender a inclusão do preâmbulo de Wi-Fi e o símbolo de sinalizador de uso de canal em uma estrutura de comunicação, o preâmbulo de Wi-Fi pode ser incluído em um primeiro campo da estrutura de comunicação e o símbolo de sinalizador de uso de canal pode ser incluído em um segundo campo da estrutura de comunicação. Em alguns exemplos, o primeiro campo pode preceder o segundo campo. Em alguns exemplos, a transmissão do primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão podem incluir o uso da estrutura de comunicação.
[0007] Em alguns exemplos do método, a transmissão do primeiro indicador de transmissão e transmissão do segundo indicador de transmissão podem compreender a inclusão do preâmbulo de Wi-Fi e o símbolo de sinalizador de uso de canal em uma estrutura de comunicação, onde o preâmbulo de Wi-Fi pode ser incluído em um primeiro campo da estrutura de comunicação, e o símbolo de sinalizador de uso de canal pode ser incluído em um segundo campo da estrutura de comunicação. Em alguns exemplos, o segundo campo pode preceder o primeiro campo. Em alguns exemplos, a transmissão do primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão pode usar a estrutura de comunicação. Em alguns exemplos do método, a transmissão do primeiro indicador de transmissão e a transmissão do segundo indicador de transmissão podem compreender a inclusão do preâmbulo de Wi-Fi e o símbolo de sinalizador de uso de canal em um mesmo campo de uma estrutura de comunicação e transmitir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão usando a estrutura de comunicação. Em alguns exemplos, o primeiro indicador de transmissão pode ser incorporado no segundo indicador de transmissão.
[0008] Em alguns exemplos, a determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação inclui executar um procedimento de avaliação de canal livre (CCA), e determinar que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação com base na execução do procedimento de CCA. Em alguns exemplos, o dispositivo inclui pelo menos um entre uma estação base ou um equipamento de usuário. Em alguns exemplos do método, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi, onde o preâmbulo de Wi-Fi inclui pelo menos um de um identificador de fonte que identifica o dispositivo, ou um indicador de tecnologia de acesso de rádio que indica que o dispositivo é capaz de transmitir sinais usando uma tecnologia de acesso de rádio de evolução em longo prazo (LTE) implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0009] Em alguns exemplos, o método pode incluir ainda determinar um protocolo de Wi-Fi associado a um ponto de acesso de Wi-Fi em uma faixa de comunicação do dispositivo e gerar o primeiro indicador de transmissão com base no protocolo de Wi-Fi. Em alguns exemplos, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi, onde o preâmbulo de Wi-Fi pode incluir um indicador de duração que indica uma duração da comunicação e o segundo indicador de transmissão pode incluir uma indicação de que o primeiro indicador de transmissão foi transmitido.
[0010] Em um exemplo um método pode incluir detectar, por um dispositivo, uma comunicação em uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A comunicação pode incluir um primeiro indicador de transmissão associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O dispositivo pode usar uma segunda tecnologia de acesso de rádio para comunicar através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O método pode incluir determinar, pelo dispositivo e com base no primeiro indicador de transmissão, um tipo de dispositivo de fonte de um dispositivo de fonte que transmitiu a comunicação na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O método pode incluir seletivamente contender, pelo dispositivo, para acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir, pelo dispositivo, através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base no tipo de dispositivo de fonte.
[0011] Em alguns exemplos, o método pode incluir determinar que um primeiro operador de rede associado ao dispositivo de fonte é um operador de rede diferente de um segundo operador de rede associado ao dispositivo. Seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base no tipo de fonte pode incluir esperar um período de tempo para contender por acesso a ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base pelo menos em parte na determinação de que o primeiro operador de rede é o operador de rede diferente do segundo operador de rede. Em alguns exemplos, o método pode incluir determinar que um primeiro operador de rede associado ao dispositivo de fonte é um mesmo operador de rede que um segundo operador de rede associado ao dispositivo. Seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base no tipo de fonte pode incluir contender por acesso a ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada, sem esperar um período de tempo para contender por acesso a ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada, com base pelo menos em parte na determinação de que o primeiro operador de rede é o mesmo operador de rede que o segundo operador de rede.
[0012] Em alguns exemplos do método, o dispositivo pode incluir pelo menos um entre uma estação base ou um equipamento de usuário. Seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir esperar para contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou esperar para transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada por um período de tempo quando o tipo de dispositivo de fonte indica que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi. Em alguns exemplos, o método pode incluir detectar um indicador de duração incluído no primeiro indicador de transmissão, o indicador de duração indicando um período de tempo da comunicação na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir esperar para contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou esperar para transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pelo período de tempo indicado pelo indicador de duração. Em alguns exemplos, seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada quando o tipo de dispositivo de fonte indica que o dispositivo de fonte é um tipo de dispositivo usando uma tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0013] Em alguns exemplos, o método pode incluir detectar um segundo indicador de transmissão associado à segunda tecnologia de acesso de rádio, e determinar que o tipo de dispositivo de fonte pode incluir determinar que o tipo de dispositivo de fonte indique que o dispositivo de fonte é um tipo de dispositivo usando uma tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode incluir uma indicação de que o primeiro indicador de transmissão é associado a um dispositivo de fonte. Em alguns exemplos a determinação de que o tipo de dispositivo de fonte pode incluir determinar que o tipo de dispositivo de fonte é o tipo de dispositivo usando a tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base na indicação de que o primeiro indicador de transmissão é associado ao dispositivo de fonte. O segundo indicador de transmissão pode incluir um símbolo de sinalizador de uso de canal. Em alguns exemplos, a segunda tecnologia de acesso de rádio é a tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0014] Em alguns exemplos, o método pode incluir determinar que um período de tempo passou, uma vez que a detecção do primeiro indicador de transmissão, sem detectar um segundo indicador de transmissão associado à segunda tecnologia de acesso de rádio, e onde a determinação do tipo de dispositivo de fonte pode incluir determinar que o tipo de dispositivo de fonte indica que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso Wi-Fi com base na determinação de que o período de tempo passou sem detectar o segundo indicador de transmissão. Em alguns exemplos, o método pode incluir determinar se um segundo indicador de transmissão, associado ao primeiro indicador de transmissão, indica que o tipo de dispositivo de fonte é um tipo de dispositivo que usa tecnologia de acesso de rádio de evolução em longo prazo (LTE) implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada, e determinar o tipo de dispositivo de fonte pode incluir determinar que o tipo de dispositivo de fonte é o tipo de dispositivo que usa a tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base na determinação de se o segundo indicador de transmissão indica que o tipo de dispositivo de fonte é o tipo de dispositivo que usa a tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi.
[0015] Em alguns exemplos do método, seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir executar um procedimento CCA para contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada quando o tipo de dispositivo de fonte é um primeiro tipo de dispositivo de fonte, ou evitar que o procedimento CCA seja executado ou esperar para executar o procedimento CCA quando o tipo de dispositivo de fonte é um segundo tipo de dispositivo de fonte. Seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada quando o tipo de dispositivo de fonte é um primeiro tipo de dispositivo de fonte, ou evitar transmissão através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou esperar para transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada quando o tipo de dispositivo de fonte é um segundo tipo de dispositivo de fonte.
[0016] Em alguns exemplos, um aparelho é descrito. O aparelho pode incluir meio para determinar que uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para uma comunicação. O aparelho pode incluir também meio para transmitir, com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação, um primeiro indicador de transmissão que indica que o aparelho está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O primeiro indicador de transmissão pode ser associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O aparelho pode incluir meio para transmitir, com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível para a comunicação, um segundo indicador de transmissão que indica que o aparelho está transmitindo informações através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode ser associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
[0017] Em alguns exemplos, um aparelho adicional é descrito. O aparelho pode incluir meio para detectar uma comunicação em uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A comunicação pode incluir um primeiro indicador de transmissão associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio. O aparelho pode usar uma segunda tecnologia de acesso de rádio para comunicar através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O aparelho também pode incluir meio para determinar, com base no primeiro indicador de transmissão, um tipo de aparelho de fonte de um aparelho de fonte que transmitiu a comunicação na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O aparelho pode incluir meio para seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base no tipo de aparelho de fonte.
[0018] Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir meio para determinar se um primeiro operador de rede associado ao aparelho de fonte é um mesmo operador de rede que um segundo operador de rede associado ao aparelho, e onde o meio para seletivamente contender por acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base no tipo de fonte pode incluir meio para esperar um período de tempo para contender por acesso a ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada com base pelo menos em parte em uma determinação de que o primeiro operador de rede não é o mesmo operador de rede que o segundo operador de rede, ou meio para contender por acesso a ou transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada sem esperar o período de tempo, com base pelo menos em parte na determinação de que o primeiro operador de rede é o mesmo operador de rede que o segundo operador de rede.
[0019] O acima delineou bem amplamente as características e vantagens técnicas de exemplos de acordo com a revelação para que a descrição detalhada que segue possa ser entendida melhor. Características e vantagens adicionais serão descritas a seguir. A concepção e exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar as mesmas finalidades da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do escopo das reivindicações apensas. Características dos conceitos revelados aqui, tanto sua organização como método de operação, juntamente com vantagens associadas serão entendidas melhor a partir da seguinte descrição quando considerada com relação às figuras em anexo. Cada das figuras é fornecida para fins de ilustração e descrição, e não como definição dos limites das reivindicações.
[0020] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente revelação pode ser percebida por referência aos desenhos a seguir. Nas figuras em anexo, componentes ou características similares podem ter o mesmo rótulo de referência. Além disso, vários componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos por seguir o rótulo de referência por um traço e um segundo rótulo que distingue entre os componentes similares. Se apenas o primeiro rótulo de referência for usado no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares tendo o mesmo primeiro rótulo de referência independente do segundo rótulo de referência.
[0021] A figura 1 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de exemplo, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0022] A figura 2 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de exemplo no qual evolução em longo prazo (LTE) e/ou LTE-Avançada (LTE-A) pode ser implantada em cenários diferentes usando uma banda de espectro de radiofrequência (RF) não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0023] A figura 3 é uma ilustração de componentes de exemplo de um ou mais dispositivos da figura 1 e figura 2, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0024] As figuras 4A e 4B são ilustrações de uma visão geral de um exemplo, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0025] A figura 5 é um fluxograma de um processo de exemplo para transmitir um primeiro indicador de transmissão e um segundo indicador de transmissão através de uma banda de espectro RF não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[0026] As figuras 6A e 6B são ilustrações de um exemplo referente ao processo de exemplo mostrado na figura 5, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0027] As figuras 7A e 7B são ilustrações de outro exemplo referente ao processo de exemplo mostrado na figura 5, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0028] A figura 8 é um fluxograma de um processo de exemplo para seletivamente contender por acesso a e/ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada com base em um indicador de transmissão detectado, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0029] As figuras 9A e 9B são ilustrações de um exemplo referente ao processo de exemplo mostrado na figura 8, de acordo com vários aspectos da presente revelação; e
[0030] As figuras 10A e 10B são ilustrações de outro exemplo referente ao processo de exemplo mostrado na figura 8, de acordo com vários aspectos da presente revelação.
[0031] Técnicas são descritas nas quais uma banda de espectro de radiofrequência (RF) não licenciada é usada para pelo menos uma porção de comunicação através de um sistema de comunicação sem fio. Em alguns exemplos, a banda de espectro de RF não licenciada pode ser usada pelas estações base e equipamentos de usuário (UEs) de uma rede celular para comunicação de Evolução em longo prazo (LTE) e/ou comunicação LTE-Avançada (LTE-A), e por pontos de acesso Wi-Fi e estações de Wi-Fi de uma rede Wi-Fi para comunicações de Wi-Fi. A banda de espectro de RF não licenciada pode ser usada pela rede celular em combinação com, ou independente de uma banda de espectro de RF licenciada. Em alguns exemplos, a banda de espectro de RF não licenciada pode ser uma banda de espectro RF para a qual um dispositivo pode necessitar de contender por acesso porque a banda de espectro RF está disponível, pelo menos em parte, para uso não licenciado, como uso de Wi-Fi.
[0032] Antes de obter acesso a, e comunicar através de uma banda de espectro de RF não licenciada, uma estação base ou UE pode executar um procedimento de ouvir antes de falar (LBT) para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada. Um procedimento LBT pode incluir executar um procedimento de avaliação de canal livre (CCA) para determinar se um canal da banda de espectro de RF não licenciada está disponível. Quando é determinado que o canal da banda de espectro de RF não licenciada não está disponível (por exemplo, porque outro aparelho já está usando o canal da banda de espectro de RF não licenciada), um procedimento CCA pode ser executado para o canal novamente em um momento posterior. Em ambientes nos quais uma estação base ou UE pode ser privado de acesso a um canal de uma banda de espectro de RF não licenciada devido à atividade de WiFi, um procedimento CCA estendido pode ser empregado para aumentar a probabilidade de que a estação base ou UE contenderá com sucesso por acesso ao canal da banda de espectro de RF não licenciada. Um procedimento CCA estendido envolve a execução de um número aleatório de procedimentos CCA (de l a q), de acordo com um contador de CCA estendido. Independente de se um procedimento CCA único ou pluralidade de procedimentos CCA for executado, cada procedimento CCA pode incluir detectar um nível de energia no canal da banda de espectro de RF não licenciada e determinar se o nível de energia está abaixo de um limiar. Quando o nível de energia está abaixo do limiar, o procedimento CCA é bem-sucedido e conflito por acesso ao canal da banda de espectro de RF não licenciada pode ser bem sucedido. Quando o nível de energia excede o limiar, o procedimento CCA não tem sucesso e conflito por acesso ao canal da banda de espectro de RF não licenciada pode não ter sucesso.
[0033] Quando um procedimento CCA ou procedimento CCA estendido é bem-sucedido, uma transmissão pode ser feita através do canal da banda de espectro de RF não licenciada. Quando um erro de pacote é encontrado (por exemplo, devido a uma colisão de transmissões feitas por dois ou mais aparelhos de transmissão, ou devido a condições de canal ruim), uma retransmissão baseada em solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) pode ser executa. Em alguns exemplos, a retransmissão pode ser modificada a partir da transmissão original usando adaptação de taxa (por exemplo, baseado pelo menos em parte em um indicador de qualidade de canal (CQI) reportado por um UE).
[0034] Antes de obter acesso a, e comunicar através, de uma banda de espectro de RF não licenciada, um ponto de acesso de Wi-Fi ou estação de Wi-Fi pode executar um procedimento de acesso múltiplo de sentido de portadora (CSMA) no qual o ponto de acesso de Wi-Fi ou estação de WiFi tanto 1) detecta um nível de energia no canal da banda de espectro de RF não licenciada e determina se o nível de energia está abaixo de um limiar, como 2) ouve por transmissões de preâmbulos de Wi-Fi através do canal da banda de espectro de RF não licenciada. O nível de energia no qual preâmbulos de Wi-Fi são detectados pode ser mais baixo, e em alguns exemplos muito mais baixo, do que o limiar com o qual o nível de energia no canal da banda de espectro de RF não licenciada é comparado. Quando o nível de energia está abaixo do limiar e o nó de Wi-Fi (por exemplo, o ponto de acesso de Wi-Fi ou a estação de Wi-Fi) não detecta a transmissão de um preâmbulo de Wi-Fi, o nó de Wi-Fi pode acessar o canal da banda de espectro de RF não licenciada. Quando o nível de energia excede o limiar, ou quando o nó de Wi-Fi detecta a transmissão de um preâmbulo de Wi-Fi, o nó de Wi-Fi pode indicar um contador de backoff com base em um tamanho de janela de conflito, e pode refrear de acessar o canal da banda de espectro de RF não licenciada até que o contador de backoff tenha expirado. Toda vez que o nó de Wi-Fi determinar que o nível de energia excede o limiar, detecta uma transmissão de um preâmbulo de Wi-Fi, e/ou recebe uma não confirmação (NACK) a partir de um nó de Wi-Fi para o qual uma transmissão foi feita, o nó de Wi-Fi pode aumentar (por exemplo, dobrar) o tamanho da janela de conflito, para reduzir a probabilidade de uma colisão de dados ou interferência durante uma transmissão seguinte para ou a partir do nó de Wi-Fi. No caso de agregação de unidade de dados de protocolo (MPDU) de Controle de acesso de Meio (MAC), o tamanho da janela de conflito pode aumentar quanto todas as MPDUs são erroneamente decodificadas por um aparelho receptor. O tamanho da janela de conflito pode ser diminuído (por exemplo, redefinido em um tamanho menor) após o nó de Wi-Fi obter acesso bem-sucedido ao canal da banda de espectro de RF não licenciada. Com relação ao recebimento de um nó de Wi-Fi de um NACK, não há mecanismo para ajustar um ou mais parâmetros de uma retransmissão (por exemplo, com base em um CQI reportado).
[0035] A assimetria entre os mecanismos de acesso de canal e mecanismos de adaptação de taxa usados por nós celulares e nós de Wi-Fi pode resultar em um ou mais nós de Wi-Fi ser privado de acesso a um canal compartilhado de uma banda de espectro de RF não licenciada por um ou mais nós celulares. Como descrito aqui, esse problema de privação de nó de Wi-Fi pode ser diminuído por inserir um identificador de ocupação de canal decodificável por uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi (RAT) em uma transmissão através de uma banda de espectro de RF não licenciada usando uma RAT celular.
[0036] A figura 1 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de exemplo 100, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir uma rede celular e uma rede de Wi-Fi. A rede celular pode incluir uma ou mais estações base 105, 105-a, um ou mais UEs 115, 115-a, e uma rede de núcleo 130. A rede de Wi-Fi pode incluir um ou mais pontos de acesso de Wi-Fi 135, 135-a e uma ou mais estações de Wi-Fi 140, 140- a.
[0037] Com referência à rede celular do sistema de comunicação sem fio 100, a rede de núcleo 130 pode fornecer autenticação de usuário, autorização de acesso, rastreamento, conectividade de Protocolo de internet (IP), e outras funções de acesso, roteamento ou mobilidade. As estações base 105, 105-a podem fazer interface com a rede de núcleo 130 através de links de retorno 132 (por exemplo, S1, etc.) e podem executar configuração de rádio e programação para comunicação com os UEs 115, 115-a ou podem operar sob o controle de um controlador de estação base (não mostrado). Em vários exemplos, as estações base 105, 105-a podem comunicar, direta ou indiretamente (por exemplo, através da rede de núcleo 130), entre si através de links de retorno 134 (por exemplo, C2, etc.), que podem ser links de comunicação cabeados ou sem fio.
[0038] As estações base 105, 105-a podem comunicar sem fio com os UEs 115, 115-a através de uma ou mais antenas de estação base. Cada dos sites de estação base 105, 105-a pode fornecer cobertura de comunicação para uma área de cobertura geográfica respectiva 110. Em alguns exemplos, uma estação base 105, 105-a pode ser mencionada como uma estação de transceptor base, uma estação base de rádio, um ponto de acesso, um transceptor de rádio, um NodeB, um eNodeB (eNB), um NodeB doméstico, um eNodeB doméstico, ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação base 105, 105-a pode ser dividida em setores compondo uma porção da área de cobertura (não mostrada). A rede celular pode incluir estações base 105, 105-a de tipos diferentes (por exemplo, estações base de célula macro e/ou pequena). Pode haver áreas de cobertura geográfica 110 que sobrepõem para tecnologias diferentes.
[0039] Em alguns exemplos, a rede celular pode incluir uma rede LTE/LTE-A. Em redes LTE/LTE-A, o termo Nó B desenvolvido (eNB) pode ser usado para descrever as estações base 105, 105-a, enquanto o termo UE pode ser usado para descrever os UEs 115, 115-a. A rede celular pode ser uma rede LTE/LTE-A heterogênea na qual tipos diferentes de eNBs fornecem cobertura para várias regiões geográficas. Por exemplo, cada Enb ou estação base 105, 105-a pode fornecer cobertura de comunicação para uma célula macro, uma célula pequena, e/ou outro tipo de célula. O termo “célula” é um termo 3GPP que pode ser usado para descrever uma estação base, uma portadora ou portadora de componente associada a uma estação base, ou uma área de cobertura (por exemplo, setor, etc.) de uma portadora ou estação base, dependendo do contexto.
[0040] Uma célula macro pode cobrir uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros em raio) e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma célula pequena pode ser uma estação base de energia mais baixa, em comparação com uma célula macro, que pode operar nas bandas de espectro RF iguais ou diferentes (por exemplo, licenciadas, não licenciadas, etc.) como células macro. Células pequenas podem incluir células pico, células femto, e células micro de acordo com vários exemplos. Uma célula pico pode cobrir uma área geográfica relativamente menor e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma célula femto também pode cobrir uma área geográfica relativamente pequena (por exemplo, uma casa) e pode fornecer acesso restrito por UEs tendo uma associação à célula femto (por exemplo, UEs em um grupo de assinante fechado (CSG), UEs para usuários na casa, e similares). Um eNB para uma célula macro pode ser mencionado como um eNB macro. Um eNB para uma célula pequena pode ser mencionado como um eNB de célula pequena, um eNB pico, um eNB femto ou um eNB doméstico. Um eNB pode suportar uma ou múltiplas (por exemplo, duas, três, quatro e similares) células (por exemplo, portadoras de componente).
[0041] A rede celular pode suportar operação síncrona ou assíncrona. Para operação síncrona, as estações base podem ter timing de quadro similar e transmissões as partir de estações base diferentes podem ser aproximadamente alinhadas em tempo. Para operação assíncrona, as estações base podem ter timing de quadro diferente e transmissões a partir de estações base diferentes podem não ser alinhadas em tempo. As técnicas descritas aqui podem ser usadas para operações síncronas ou assíncronas.
[0042] A rede celular pode em alguns exemplos incluir uma rede baseada em pacote que opera de acordo com uma pilha de protocolo em camadas. No plano de usuário, comunicações na camada de protocolo de Convergência de dados de Pacote (PDCP) ou portador podem ser baseadas em IP. Uma camada de Controle de link de rádio (RLC) pode executar segmentação e remontagem de pacote para comunicar através de canais lógicos. Uma camada MAC pode executar tratamento de prioridade e multiplexagem de canais lógicos em canais de transporte. A camada de MAC pode também usar ARQ híbrido (HARQ) para fornecer retransmissão na camada MAC para melhorar a eficiência de link. No plano de controle, a camada de protocolo de Controle de recurso de rádio (RRC) pode fornecer estabelecimento, configuração e manutenção de uma conexão de RRC entre um UE 115, 115-a e as estações base 105, 105-a ou rede de núcleo 130 suportando portadores de rádio para os dados de plano de usuário. Na camada Física (PHY), os canais de transporte podem ser mapeados para canais físicos.
[0043] Os UEs 115, 115-a podem ser dispersos por todo o sistema de comunicação sem fio 100, e cada UE 115, 115-a pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115, 115-a pode incluir também ou ser mencionado por aqueles versados na técnica como uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um aparelho telefônico, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente, ou alguma outra terminologia adequada. Um UE 115, 115-a pode ser um telefone celular, um assistente pessoal digital (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo portátil, um computador tablet, um computador laptop, um telefone sem fio, uma estação de loop local sem fio (WLL), ou similar. Um UE pode ser capaz de comunicar com vários tipos de estações base 105, 105-a e equipamento de rede, incluindo eNBs macro, eNBs de célula pequena, estações base de retransmissão e similares.
[0044] Os links de comunicação 125 mostrados em sistema de comunicação sem fio 100 podem carregar transmissões downlink (DL) a partir de uma estação base 105, 105-a para um UE 115, 115-a e/ou transmissões uplink (UL) a partir de um UR 115, 115-a para uma estação base 105, 105- a. As transmissões downlink podem ser também chamadas transmissões de link direto, enquanto as transmissões uplink podem ser também chamadas transmissões de link inverso.
[0045] Em alguns exemplos, cada link de comunicação 125 pode incluir uma ou mais portadoras, onde cada portadora pode ser um sinal composto de múltiplas sub- portadoras (por exemplo, sinais de forma de onda de frequências diferentes) moduladas de acordo com as várias tecnologias de rádio descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma sub-portadora diferente e pode carregar informações de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações overhead, dados de usuário, etc. Os links de comunicação 125 podem transmitir comunicação bidirecional usando uma operação de duplexagem de domínio de frequência (FDD) (por exemplo, usando recursos de espectro emparelhado) ou uma operação de duplexagem de domínio de tempo (TDD) (por exemplo, usando recursos de espectro não emparelhado). Estruturas de quadro para operação FDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 1) e operação TDD (por exemplo, tipo de estrutura de quadro 2) podem ser definidas.
[0046] Em alguns exemplos do sistema de comunicação sem fio 100, estações base 105, 105-a e/ou UEs 115, 115-a podem incluir múltiplas antenas para empregar esquemas de diversidade de antena para melhorar a qualidade de comunicação e confiabilidade entre estações base 105, 105-a e UEs 115, 115-a. Adicionalmente ou alternativamente, estações base 105, 105-a e/ou UEs 115, 115-a pode empregar técnicas de múltiplas entradas, múltiplas saídas (MIMO) que podem tirar proveito de ambientes de multi-caminhos para transmitir múltiplas camadas espaciais carregando os dados codificados iguais ou diferentes.
[0047] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação em múltiplas células ou portadoras, uma característica que pode ser mencionada como agregação de portadora (CA) ou operação de multi-portadoras. Uma portadora também pode ser mencionada como uma portadora de componente (CC), uma camada, um canal, etc. Os termos “portadora”, “portadora de componente”, “célula” e “canal” podem ser usados de modo intercambiável aqui. Um UE 115, 115-a pode ser configurado com múltiplos CCs downlink e um ou mais CCs uplink para agregação de portadora. Agregação de portadora pode ser usada com portadoras de componente de FDD e TDD.
[0048] Com referência à rede de Wi-Fi do sistema de comunicação sem fio 100, os pontos de acesso de Wi-Fi 135, 135-a podem comunicar sem fio com as estações de Wi-Fi 140, 140-a através de uma ou mais antenas de ponto de acesso de Wi-Fi, através de um ou mais links de comunicação 145. Em alguns exemplos, os pontos de acesso de Wi-Fi 135, 135-a podem comunicar com as estações de Wi-Fi 140, 140-a usando um ou mais padrões de comunicação de Wi-Fi, como um Padrão do Institute of Electrical and Electronics (IEEE) 802.11 (por exemplo, Padrão IEEE 802.11a, Padrão IEEE 802.11n ou Padrão IEEE 802.11ac).
[0049] Em alguns exemplos, uma estação Wi-Fi 140, 140-a pode ser um telefone celular, um assistente pessoal digital (PDA), um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo portátil, um computador tablet, um computador de laptop ou similar. Em alguns exemplos, um aparelho pode incluir aspectos tanto de UE 115, 115-a como de uma estação Wi-Fi 140, 140-a, e tal aparelho pode comunicar com uma ou mais estações base 105, 105-a usando uma primeira tecnologia de acesso de rádio (RAT) (por exemplo, uma RAT celular, ou múltiplas RATs celulares), e comunicar com um ou mais pontos de acesso de Wi-Fi 135, 135- a usando uma segunda RAT (por exemplo, uma RAT de Wi-Fi, ou múltiplas RATs de Wi-Fi).
[0050] Em alguns exemplos, as estações base 105, 105-a e UEs 115, 115-a podem comunicar através de uma banda de espectro de RF licenciada e/ou banda de espectro de RF não licenciada, ao passo que os pontos de acesso de WiFi 135, 135-a e estações de Wi-Fi 140, 140-a podem comunicar através de uma banda de espectro de RF não licenciada. A banda de espectro de RF não licenciada pode, portanto, ser compartilhada pelas estações base 105, 105-a, os UEs 115, 115-a, os pontos de acesso de Wi-Fi 135, 135-a e/ou as estações Wi-Fi 140, 140-a. como a banda de espectro de RF não licenciada pode ser compartilhada pelos aparelhos que operam sob protocolos diferentes (por exemplo, RATs diferentes), aparelhos de transmissão podem contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada.
[0051] Como exemplo, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir uma ou mais radiofrequências (por exemplo, uma ou mais bandas de espectro RF) incluídas no espectro de rádio (por exemplo, a porção do espectro eletromagnético correspondendo a radiofrequências, ou frequências mais baixas que aproximadamente 300 giga-hertz (GHz)). Em alguns aspectos, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir uma ou mais bandas de espectro RF que são abertas para uso compartilhado por qualquer dispositivo que esteja em conformidade com regras de órgão regulador (por exemplo, associadas a um país) para comunicação através de uma ou mais bandas de espectro RF. Por exemplo, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir uma ou mais radiofrequências entre aproximadamente 5 GHz e aproximadamente 6 GHz. Como um exemplo mais específico, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir uma ou mais radiofrequências entre aproximadamente 5.15 GHz e aproximadamente 5.825 GHz.
[0052] Como outro exemplo, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir uma ou mais bandas de espectro RF definidas pela United States Federal Communications Commission (FCC) como a banda de rádio de Unlicensed National information infrastructure (U-NII). A banda de rádio U-NII pode incluir, por exemplo, uma primeira banda de espectro RF entre aproximadamente 5.516 GHz e aproximadamente 5.25 GHz (por exemplo, a banda Baixa U-NII), uma segunda banda de espectro RF entre aproximadamente 5.25 GHz e aproximadamente 5.35 GHz (por exemplo, a banda Média U-NII), uma terceira banda de espectro RF entre aproximadamente 5.47 GHz e aproximadamente 5.725 GHz (por exemplo, a banda Mundial U-NII), e/ou uma quarta banda de espectro RF entre aproximadamente 5.725 GHz e aproximadamente 5.825 GHz (por exemplo, a banda Superior U- NII).
[0053] A banda de espectro de RF não licenciada pode ser dividida em canais RF através dos quais a comunicação RF pode ser transmitida. Por exemplo, a banda de espectro de RF não licenciada pode incluir um ou mais canais de aproximadamente 20 MHz de largura de banda. Dispositivos sem fio (por exemplo, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, estação base 105, etc.) podem comunicar através de um canal RF incluído na banda de espectro de RF não licenciada. Por exemplo, um dispositivo sem fio pode comunicar através de um canal RF usando uma tecnologia de acesso de rádio de Wi-Fi, uma tecnologia de acesso de rádio LTE ou similar. Em alguns aspectos, um dispositivo sem fio pode contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada antes de enviar uma transmissão através da banda de espectro de RF não licenciada, como descrito em mais detalhe em outro lugar na presente invenção.
[0054] A figura 2 é uma ilustração de um sistema de comunicação sem fio de exemplo 200 no qual LTE e/ou LTE- A podem ser implantados sob cenários diferentes usando uma banda de espectro de RF não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Mais especificamente, a figura 2 ilustra exemplos de um modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado), um modo de agregação de portadora, e um modo independente no qual LTE/LTE-A é implantado usando uma banda de espectro de RF não licenciada. O sistema de comunicação sem fio 200 pode ser um exemplo de porções do sistema de comunicação sem fio 100 descritas com referência à figura 1. Além disso, uma primeira estação base 205 e uma segunda estação base 205-a podem ser exemplos de aspectos de uma ou mais das estações base 105, 105-a descritas com referência à figura 1, enquanto um primeiro UE 215, um segundo UE 215-a, um terceiro UE 215b, e um quarto UE 215-c podem ser exemplos de aspectos de um ou mais dos UEs 115, 115-a descritos com referência à figura 1.
[0055] No exemplo de um modo downlink suplementar (por exemplo, acesso auxiliado licenciado) no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o primeiro UE 215 usando um canal downlink 220. O canal downlink 220 pode ser associado a uma frequência F1 em uma banda de espectro de RF não licenciada. A primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o primeiro UE 215 usando um primeiro link bidirecional 225 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do primeiro UE 215 usando o primeiro link bidirecional 225. O primeiro link bidirecional 225 pode ser associado a uma frequência F4 em uma banda de espectro de RF licenciada. O canal downlink 220 na banda de espectro de RF não licenciada e o primeiro link bidirecional 225 na banda de espectro de RF licenciada podem operar simultaneamente. O canal downlink 220 pode fornecer uma descarga de capacidade de downlink para a primeira estação base 205. Em alguns exemplos, o canal downlink 220 pode ser usado para serviços unicast (por exemplo, endereçados a um UE) ou para serviços multicast (por exemplo, endereçados a vários UEs). Esse cenário pode ocorrer com qualquer provedor de serviço (por exemplo, um operador de rede móvel (MNO)) que usa uma banda de espectro de RF licenciada e necessita aliviar um pouco do congestionamento de tráfego e/ou sinalização.
[0056] Em um exemplo de um modo de agregação de portadora no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o segundo UE 215-a usando um segundo link bidirecional 230 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC-FDMA, e/ou formas de onda FDMA intercaladas de bloco de recurso a partir do segundo UE 215-a usando o segundo link bidirecional 230. O segundo link bidirecional 230 pode ser associado à frequência F1 na banda de espectro de RF não licenciada. A primeira estação base 205 pode também transmitir formas de onda OFDMA para o segundo UE 215-a usando um terceiro link bidirecional 235 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do segundo UE 215-a usando o terceiro link bidirecional 235. O terceiro link bidirecional 235 pode ser associado a uma frequência F2 em uma banda de espectro de RF licenciada. O segundo link bidirecional 230 pode fornecer uma descarga de capacidade downlink e uplink para a primeira estação base 205. Como o modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado) descrito acima, esse cenário pode ocorrer com qualquer provedor de serviço (por exemplo, MNO) que usa uma banda de espectro de RF licenciada e necessita aliviar um pouco do congestionamento de tráfego e/ou sinalização.
[0057] Em outro exemplo de um modo de agregação de portadora no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o terceiro UE 215-b usando um quarto link bidirecional 240 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC-FDMA e/ou formas de onda intercaladas de bloco de recurso a partir do terceiro UE 215-b usando o quarto link bidirecional 240. O quarto link bidirecional 240 pode ser associado a uma frequência F3 na banda de espectro de RF não licenciada. A primeira estação base 205 pode também transmitir formas de onda OFDMA para o terceiro UE 215-b usando um quinto link bidirecional 245 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do terceiro UE 215-b usando o quinto link bidirecional 245. O quinto link bidirecional 245 pode ser associado à frequência F2 na banda de espectro de RF licenciada. O quarto link bidirecional 240 pode fornecer uma descarga de capacidade downlink e uplink para a primeira estação base 205. Esse exemplo e aqueles fornecidos acima são apresentados para fins ilustrativos e pode haver outros modos de operação ou cenários de implantação similares que combinam LTE/LTE-A em uma banda de espectro de RF licenciada e usam uma banda de espectro de RF não licenciada para descarga de capacidade.
[0058] Como descrito acima, um tipo de provedor de serviço que pode beneficiar da descarga de capacidade oferecida usando LTE/LTE-A em uma banda de espectro de RF não licenciada é um MNO tradicional tendo direitos de acesso a uma banda de espectro de RF licenciada LTEQLTE-A. Para esses provedores de serviço, um exemplo operacional pode incluir um modo criado (por exemplo, downlink suplementar (ou acesso auxiliado licenciado), agregação de portadora) que usa a portadora de componente primária LTE/LTE-A (PCC) na banda de espectro de RF licenciada e pelo menos uma portadora de componente secundária (SCC) na banda de espectro de RF não licenciada.
[0059] No modo de agregação de portadora, dados e controle podem, por exemplo, ser comunicados na banda de espectro de RF licenciada (por exemplo, através do primeiro link bidirecional 225, terceiro link bidirecional 235, e quinto link bidirecional 245) enquanto dados podem, por exemplo, ser comunicados na banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, através do segundo link bidirecional 230 e quarto link bidirecional 240). Os mecanismos de agregação de portadora suportados ao usar uma banda de espectro de RF não licenciada banda de espectro de RF não licenciada podem estar compreendidos em uma agregação de portadora de duplexagem de divisão de frequência- duplexagem de divisão de tempo híbrida (FDD-TDD) ou uma agregação de portadora TDD-TDD com simetria diferente através de portadoras de componente.
[0060] Em um exemplo de um modo independente no sistema de comunicação sem fio 200, a segunda estação base 205-a pode transmitir formas de onda OFDMA para o quarto UE 215-c usando um link bidirecional 250 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC-FDMA, e/ou formas de onda FDMA intercaladas com bloco de recurso a partir do quarto UE 215-c usando o link bidirecional 250. O link bidirecional 250 pode ser associado à frequência F3 na banda de espectro de RF não licenciada. O modo independente pode ser usado em cenários de acesso sem fio não tradicionais, como acesso em estádio (por exemplo, unicast, multicast). Um exemplo de um tipo de provedor de serviço para esse modo de operação pode ser um proprietário de estádio, companhia de cabo, anfitrião de evento, hotel, empresa, ou corporação grande que não tem acesso a uma banda de espectro RF licenciada.
[0061] Em alguns exemplos, um aparelho de transmissão como uma das estações base 105, 105-a, 205, e/ou 205-a descritas com referência à figura 1 e/ou figura 2 e/ou um dos UEs 115, 115-a, 215, 215-a, 215-b e/ou 215-c descritos com referência à figura 1 e/ou figura 2, podem usar um intervalo de gating para ter acesso a um canal de uma banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, a um canal físico da banda de espectro de RF não licenciada). Em alguns exemplos, o intervalo de gating pode ser periódico. Por exemplo, o intervalo de gating periódico pode ser sincronizado com pelo menos um limite de um intervalo de rádio LTE/LTE-A. O intervalo de gating pode definir a aplicação de um protocolo baseado em conflito, como um protocolo LBT baseado no protocolo LBT especificado no European Telecommunications Standards Institute (ETSI) (EM 301 893). Ao usar um intervalo de gating que define a aplicação de um protocolo LBT, o intervalo de gating pode indicar quando um aparelho de transmissão necessita executar um procedimento de conflito (por exemplo, um procedimento LBT) como um procedimento de avaliação de canal livre (CCA). O resultado do procedimento de CCA pode indicar para o aparelho de transmissão se um canal de uma banda de espectro de RF não licenciada está disponível ou em uso para o intervalo de gating (também mencionado como um quadro de rádio LBT). Quando um procedimento de CCA indica que o canal está disponível para um quadro de rádio LBT correspondente (por exemplo, “livre” para uso), o aparelho de transmissão pode reservar e/ou usar o canal da banda de espectro de RF não licenciada durante parte ou todo o quatro de rádio LBT. Quando o procedimento de CCA indica que o canal não está disponível (por exemplo, que o canal está em uso ou reservado por outro aparelho de transmissão), o aparelho de transmissão pode ser impedido de usar o canal durante o quadro de rádio LBT.
[0062] A figura 3 é uma ilustração de componentes de exemplo de um ou mais dispositivos 300 da figura 1 e figura 2, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo 300 pode corresponder à estação base 105, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, estação de Wi-Fi 140, estação base 205, e/ou UE 215. Em alguns aspectos, a estação base 105, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, estação de Wi-Fi 140, estação base 205, e/ou UE 215 podem incluir um ou mais dispositivos 300 e/um ou mais componentes do dispositivo 300. Como mostrado na figura 3, o dispositivo 300 pode incluir um barramento 310, um processador 320, uma memória 330, um componente de armazenagem 340, um componente de entrada 350, um componente de saída 360 e uma interface de comunicação 370.
[0063] O barramento 310 pode incluir um componente que permite comunicação entre os componentes do dispositivo 300. O processador 320 pode incluir um componente de processamento, como uma unidade de processamento central (CPU), uma unidade de processamento gráfico (GPU), uma unidade de processamento acelerado (APU), um microprocessador, um processador de sinais digitais (DSP), um conjunto de porta programável em campo (FPGA), um circuito integrado de aplicação específica (ASIC) e/ou um tipo similar de componente de processamento que interpreta e/ou executa instruções. A memória 330 pode incluir uma memória de acesso aleatório (RAM), uma memória somente de leitura (ROM), e/ou outro tipo de dispositivo de armazenagem dinâmica ou estática (por exemplo, uma memória flash, uma memória magnética, uma memória ótica, etc.) que armazena informações e/ou instruções para uso pelo processador 320.
[0064] O componente de armazenagem 340 pode armazenar informações e/ou software relacionado à operação e uso do dispositivo 300. Por exemplo, o componente de armazenagem 340 pode incluir um disco rígido (por exemplo, um disco magnético, um disco ótico, um disco magneto-ótico, um disco de estado sólido, etc.), um compact disc (CD), um digital versatile disc (DVD), um disco flexível, um cartucho, uma fita magnética, e/ou outro tipo de mídia legível em computador, juntamente com uma unidade correspondente.
[0065] O componente de entrada 350 pode incluir um componente que permite ao dispositivo 300 receber informações, como através de entrada de usuário (por exemplo, um display de tela de toque, um teclado, um bloco de teclas, um mouse, um botão, um comutador, um microfone, etc.). Adicionalmente ou alternativamente, o componente de entrada 350 pode incluir um sensor para detectar informações (por exemplo, um componente de sistema de posicionamento global (GPS), um acelerômetro, um giroscópio, um acionador, etc.). O componente de saída 360 pode incluir um componente que fornece informações de saída a partir do dispositivo 300 (por exemplo, um display, um alto-falante, um ou mais diodos de emissão de luz (LEDs), etc.).
[0066] A interface de comunicação 370 pode incluir um componente semelhante a transceptor (por exemplo, um transceptor, um receptor e transmissor separados, etc.) que permite ao dispositivo 300 comunicar com outros dispositivos, como através de uma conexão cabeada, uma conexão sem fio, ou uma combinação de conexões cabeadas e sem fio. A interface de comunicação 370 pode permitir ao dispositivo 300 receber informações de outro dispositivo e/ou fornecer informações para outro dispositivo. Por exemplo, a interface de comunicação 370 pode incluir uma interface de Ethernet, uma interface óptica, uma interface coaxial, uma interface infravermelha, uma interface RF, uma interface de barramento serial universal (USB), uma interface de Wi-Fi, uma interface de rede celular, ou similar.
[0067] O dispositivo 300 pode executar um ou mais processos descritos aqui. O dispositivo 300 pode executar esses processos em resposta ao processador 320 executando instruções de software armazenadas por uma mídia legível em computador, como memória 330 e/ou componente de armazenagem 340. Uma mídia legível em computador é definida aqui como um dispositivo de memória não transitória. Um dispositivo de memória inclui espaço de memória em um dispositivo de armazenagem física único ou espaço de memória espalhado através de múltiplos dispositivos de armazenagem física.
[0068] Instruções de software podem ser lidas na memória 330 e/ou componente de armazenagem 340 a partir de outra mídia legível em computador ou de outro dispositivo através de interface de comunicação 370. Quando executadas, instruções de software armazenadas na memória 330 e/ou componente de armazenagem 340 podem fazer com que o processador 320 execute um ou mais processos descritos aqui. Adicionalmente ou alternativamente, conjunto de circuitos de ligação física pode ser usados no lugar de ou em combinação com instruções de software para executar um ou mais processos descritos aqui. Desse modo, aspectos descritos aqui não são limitados a qualquer combinação específica de conjunto de circuitos de hardware e software.
[0069] O número e disposição de componentes mostrados na figura 3 são fornecidos como exemplo. Na prática, o dispositivo 300 pode incluir componentes adicionais, menos componentes, componentes diferentes, ou componentes diferentemente dispostos em relação àqueles mostrados na figura 3. Adicionalmente ou alternativamente, um conjunto de componentes (por exemplo, um ou mais componentes) do dispositivo 300 pode executar uma ou mais funções descritas como sendo executadas por outro conjunto de componentes do dispositivo 300.
[0070] As figuras 4A e 4B são ilustrações de uma visão geral de um exemplo 400, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Como mostrado na figura 4A, a estação base 105 e um ponto de acesso de Wi-Fi 135 podem ser capazes de comunicar com UEs 415, 415-a, e/ou 415-b através de uma banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns exemplos, os UEs 415 podem ser um dos UEs 115, 115- a, 215, 215-a, 215-b e/ou 215-c descritos com referência à figura 1 e/ou figura 2. Como mostrado adicionalmente, a estação base 105 pode contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada 420 e pode obter acesso à banda de espectro de RF não licenciada 420 quando está disponível. Após vencer conflito para a banda de espectro de RF não licenciada 420, a estação base 105 pode ocupar a banda de espectro de RF não licenciada 420 por um período de tempo para comunicação.
[0071] Como mostrado adicionalmente na figura 4A, o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode também contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada 420. Por exemplo, o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode detectar níveis de energia da banda de espectro de RF não licenciada 420. Se a banda de espectro de RF não licenciada 420 for indisponível (por exemplo, se o nível de energia for mais alto que um limiar), o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode esperar antes de contender por acesso á banda de espectro de RF não licenciada 420 novamente. Em alguns casos, toda vez que o ponto de acesso de Wi-Fi 135 determinar que a banda de espectro de RF não licenciada 420 está indisponível, o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode aumentar um período de tempo que o ponto de acesso de Wi-Fi 135 espera antes de contender novamente por acesso. Isso pode privar o ponto de acesso de Wi-Fi 135 de acesso à banda de espectro de RF não licenciada 420, deixando o ponto de acesso de Wi-Fi 135 incapaz de comunicar com os UEs 415, como mostrado.
[0072] Como mostrado na figura 4B, a estação base 105 pode transmitir um preâmbulo de Wi-Fi 425 ao usar a banda de espectro de RF não licenciada 420. O ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode determinar se a banda de espectro de RF não licenciada 420 está disponível por monitorar em relação ao preâmbulo de Wi-Fi 425 antes de transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada 420. Isso pode permitir que o ponto de acesso de Wi-Fi 135 determine a disponibilidade da banda de espectro de RF não licenciada 420 mais precisamente do que meramente detectar um nível de energia da banda de espectro de RF não licenciada 420. Em alguns casos, o nível de energia pode indicar que a banda de espectro de RF não licenciada 420 está indisponível (por exemplo, devido a ruído, interferência, etc.), quando na realidade a banda de espectro de RF não licenciada 420 está disponível. Desse modo, por transmitir um preâmbulo de WiFi 425, a estação base 105 (ou outro tipo de dispositivo, por exemplo, um eNodeB usando uma tecnologia de acesso de rádio LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada 420) pode auxiliar o ponto de acesso de Wi-Fi 135 na determinação da disponibilidade da banda de espectro de RF não licenciada 420, e comunicar com os UEs 415 através da banda de espectro de RF não licenciada 420.
[0073] A figura 5 é um fluxograma de um processo de exemplo 500 para transmitir um primeiro indicador de transmissão e um segundo indicador de transmissão através de uma banda de espectro de RF não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns aspectos, um ou mais blocos de processo da figura 5 podem ser executados pela estação base 105. Em alguns aspectos, um ou mais blocos de processo da figura 5 podem ser executados por outro dispositivo ou um grupo de dispositivos separados de ou incluindo a estação base 105, como UE 115 e/ou ponto de acesso de Wi-Fi 135.
[0074] Como mostrado na figura 5, o processo 500 pode incluir determinar que uma banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação (bloco 510). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação por executar um procedimento de avaliação de canal livre (CCA) (por exemplo, um procedimento de CCA, um procedimento de CCA estendido (eCCA), ou similar).
[0075] O procedimento de avaliação de canal livre pode incluir detectar um nível de energia associado à banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, um nível de energia de sinais de rádio em um ou mais canais RF da banda de espectro de RF não licenciada), em alguns aspectos. Por exemplo, a estação base 105 pode detectar um nível de energia associado à banda de espectro de RF não licenciada. Se o nível de energia atender um nível de energia limiar (por exemplo, for maior que o nível de energia limiar), então a estação base 105 pode determinar que a banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, um canal da banda de espectro de RF não licenciada na qual a energia é detectada) está indisponível para uma comunicação. Inversamente, se o nível de energia não atender ao nível de energia limiar (por exemplo, for menor ou igual ao nível de energia limiar), então a estação base 105 pode determinar que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação.
[0076] Adicionalmente ou alternativamente, o procedimento de avaliação de canal livre pode incluir monitoramento para um indicador de transmissão associado à banda de espectro de RF não licenciada. Por exemplo, a estação base 105 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, por ouvir comunicações em um canal RF da banda de espectro de RF não licenciada) para um indicador de transmissão. O indicador de transmissão pode incluir um primeiro indicador de transmissão, como um preâmbulo de Wi-Fi, associado a uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi. Adicionalmente, ou alternativamente, o indicador de transmissão pode incluir um segundo indicador de transmissão associado a uma tecnologia de acesso de rádio LTE (RAT) implantada na banda de espectro de RF não licenciada. Por exemplo, o segundo indicador de transmissão pode incluir um símbolo de sinalizador de uso de canal (CUBS) que indica que um dispositivo está comunicando usando uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada. O indicador de transmissão pode ser usado para indicar que um dispositivo está se comunicando através da banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, em um canal RF). Adicionalmente ou alternativamente, o indicador de transmissão pode indicar um tipo de RAT que o dispositivo está usando para comunicar através da banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, uma RAT de Wi-Fi, uma RAT de LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, etc.).
[0077] Em alguns aspectos, o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode ser capaz de detectar e decodificar o primeiro indicador de transmissão (por exemplo, um preâmbulo de WiFi), porém pode não ser capaz de detectar e/ou decodificar o segundo indicador de transmissão (por exemplo, um CUBS). Em alguns aspectos, a estação base 105 e/ou UE 115 pode ser capaz de detectar e decodificar tanto o primeiro indicador de transmissão como o segundo indicador de transmissão.
[0078] Quando a estação base 105 detecta o indicador de transmissão, a estação ase 105 pode determinar que a banda de espectro de RF não licenciada está indisponível para uma comunicação. Inversamente, quando a estação base 105 não detecta um indicador de transmissão (por exemplo, após monitorar a banda de espectro de RF não licenciada por um período de tempo de limiar), a estação base 105 pode determinar que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação. Em alguns aspectos, o indicador de transmissão pode incluir um indicador de duração que indica um período de tempo durante o qual a banda de espectro de RF não licenciada estará indisponível (por exemplo, uma duração de ocupação da banda de espectro de RF não licenciada). A estação base 105 pode usar esse indicador de duração para determinar quando a banda de espectro de RF não licenciada pode estar disponível para uma comunicação.
[0079] Como mostrado adicionalmente na figura 5, o processo 500 pode incluir determinar uma ou mais características de transmissão associadas a um primeiro indicador de transmissão e/ou um segundo indicador de transmissão a serem transmitidas através da banda de espectro de RF não licenciada (bloco 520). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode determinar uma ou mais características de transmissão de um primeiro indicador de transmissão. Como descrito acima, um primeiro indicador de transmissão pode indicar que um dispositivo de fonte, que transmitiu o primeiro indicador de transmissão, está comunicando através da banda de espectro de RF não licenciada usando uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi. O primeiro indicador de transmissão pode estar em um formato que é detectável e decodificável por um dispositivo que comunica usando tecnologia de acesso de rádio de Wi-Fi, como ponto de acesso de Wi-Fi 135 e/ou UE 115. O formato do primeiro indicador de transmissão pode ser baseado pelo menos em parte em um protocolo da comunicação de Wi-Fi. Por exemplo, o primeiro indicador de transmissão pode ser de formato 802.11ac quando a comunicação usa o protocolo 802.11ac. Como outro exemplo, o primeiro indicador de transmissão pode ser de formato 802.11n quando a comunicação usa protocolo 802.11n. Em alguns aspectos, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi (por exemplo, um preâmbulo de Protocolo de convergência de camada física (PLCP), um preâmbulo de unidade de dados de protocolo PLCP longo (PPDU), um preâmbulo PPDU curto, etc.).
[0080] Como outro exemplo, a estação base 105 pode determinar uma ou mais características de transmissão e um segundo indicador de transmissão. Como descrito acima, um segundo indicador de transmissão pode indicar que um dispositivo de fonte, que transmitiu o segundo indicador de transmissão, está comunicando através da banda de espectro de RF não licenciada usando uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada. O segundo indicador de transmissão pode estar em um formato que é detectável e decodificável por um dispositivo que comunica usando a RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, como estação base 105 e/ou UE 115. Em alguns aspectos, o segundo indicador de transmissão pode ser transmitido como um símbolo de sinalizador de uso de canal (CUBS). O CUBS pode indicar que a estação base 105 e/ou UE 115 reservou um canal da banda de espectro de RF não licenciada banda de espectro de RF não licenciada.
[0081] Uma característica de transmissão pode incluir, por exemplo, uma ordem na qual o primeiro indicador de transmissão e segundo indicador de transmissão são transmitidos. Em alguns aspectos, a característica de transmissão pode indicar para transmitir o primeiro indicador de transmissão antes do segundo indicador de transmissão. Em alguns aspectos, a característica de transmissão pode indicar para transmitir o primeiro indicador de transmissão após o segundo indicador de transmissão. Em alguns aspectos, a característica de transmissão pode indicar para transmitir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão simultaneamente (por exemplo, por incorporar o primeiro indicador de transmissão no segundo indicador de transmissão, por incorporar o segundo indicador de transmissão no primeiro indicador de transmissão, etc.).
[0082] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode incluir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão em um ou mais campos de uma ou mais estruturas de comunicação. Uma estrutura de comunicação pode incluir, por exemplo, um pacote, um datagrama, um segmento, um bloco, uma célula, um quadro, um subquadro, uma partição, um símbolo ou similar. Por exemplo, o primeiro indicador de transmissão pode ser incluído em um primeiro campo de uma estrutura de comunicação, e o segundo indicador de transmissão pode ser incluído em um segundo campo da estrutura de comunicação. Em alguns aspectos, o primeiro campo pode preceder o segundo campo na estrutura de comunicação. Em alguns aspectos, o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão podem ser incluídos no mesmo campo da estrutura de comunicação. Uma característica de transmissão pode indicar quantos campos são usados para transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou segundo indicador de transmissão, uma ordem dos campos ou similar.
[0083] Em alguns aspectos, uma característica de transmissão pode indicar se o conteúdo deve ser incluído no indicador de transmissão. Adicionalmente ou alternativamente, uma característica de transmissão pode identificar o conteúdo a ser incluído no indicador de transmissão. O conteúdo pode incluir, por exemplo, um identificador de dispositivo de fonte (por exemplo, um endereço de rede, como um endereço de protocolo de internet (IP), um endereço de controle de acesso de meio (MAC), etc.) que identifica um dispositivo de fonte que transmitiu o indicador de transmissão, um indicador do tipo de dispositivo de fonte que identifica um tipo do dispositivo de fonte (por exemplo, um tipo de dispositivo que usa uma RAT de Wi-Fi, um tipo de dispositivo que usa uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, um ponto de acesso de WiFi, um eNodeB, um UE, etc.), um identificador de operador de rede que identifica um operador de rede associado ao dispositivo de fonte, um identificador de tecnologia de acesso de rádio que identifica uma tecnologia de acesso de rádio associada ao indicador de transmissão (por exemplo, RAT de Wi-Fi, RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, etc.), um indicador de duração que indica uma duração de uma comunicação associada ao indicador de transmissão, ou similar. Em alguns aspectos, o segundo indicador de transmissão (por exemplo, um CUBS) pode incluir uma indicação de que o primeiro indicador de transmissão (por exemplo, um preâmbulo de Wi-Fi) foi transmitido e/ou está também sendo transmitido. A estação base 105 pode incluir conteúdo em um indicador de transmissão com base na característica de transmissão.
[0084] Uma característica de transmissão pode indicar um comprimento do indicador de transmissão, em alguns aspectos. Por exemplo, a estação base 105 pode usar uma quantidade de símbolos de multiplexagem de divisão de frequência ortogonal (OFDM) entre um mínimo de um símbolo OFDM e um máximo de M símbolos OFDM (M > 1) (inclusive), para o segundo indicador de transmissão. Nesse caso, a estação base 105 pode usar os símbolos OFDM disponíveis restantes (por exemplo, M menos a quantidade de símbolos OFDM usados para o segundo indicador de transmissão) para o primeiro indicador de transmissão. A estação base 105 pode ajustar a quantidade de símbolos usados para o segundo indicador de transmissão e/ou o primeiro indicador de transmissão com base em uma característica de transmissão (por exemplo, para atender uma exigência de potência de transmissão, uma exigência de máscara espectral, etc.).
[0085] Em alguns aspectos, uma característica de transmissão pode identificar um tipo de primeiro indicador de transmissão a ser transmitido. Por exemplo, a estação base 105 pode monitorar uma rede e/ou a banda de espectro de RF não licenciada para determinar um protocolo associado ao ponto de acesso de Wi-Fi 135 que está comunicando através da rede e/ou através da banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode detectar um pacote transmitido pelo ponto de acesso Wi-Fi 135, e o pacote pode indicar um protocolo de Wi-Fi associado ao ponto de acesso de Wi-Fi 135. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode solicitar e/ou receber, a partir de outro dispositivo, (por exemplo, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, etc.), informações que identificam um ou mais protocolos de Wi-Fi sendo usados para comunicar através da rede e/ou através da banda de espectro de RF não licenciada. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode detectar uma configuração de antena do ponto de acesso de Wi-Fi 135, e pode determinar um protocolo de Wi-Fi com base na configuração de antena.
[0086] Um protocolo de Wi-Fi pode incluir, por exemplo, um protocolo 802.11a, um protocolo 802.11n, um protocolo 802.11ac ou similar. Protocolos de Wi-Fi diferentes podem ser associados a primeiros indicadores de transmissão diferentes (Por exemplo, preâmbulos de Wi-Fi diferentes). Nesse caso, a estação base 105 pode transmitir um tipo de primeiro indicador de transmissão associado ao protocolo determinado. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar a transmissão de múltiplos tipos de primeiros indicadores de transmissão (por exemplo, quando múltiplos protocolos, associados a tipos diferentes de pontos de acesso de Wi-Fi 135 são detectados). Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode determinar um protocolo de Wi-Fi que é decodificável por múltiplos pontos de acesso de Wi-Fi 135 comunicando através da rede e/ou através da banda de espectro de RF não licenciada. A estação base 105 pode determinar a transmissão do primeiro indicador de transmissão (por exemplo, o preâmbulo de Wi-Fi) usando o protocolo de Wi-Fi.
[0087] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar uma ou mais características de transmissão com base em informações pré-configuradas (por exemplo, informações armazenadas pela estação base 105). Adicionalmente, ou alternativamente, a estação base 105 pode determinar uma ou mais características de transmissão com base em informações recebidas a partir de um ou mais outros dispositivos (por exemplo, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, etc.). Adicionalmente, ou alternativamente, a estação base 105 pode determinar uma ou mais características de transmissão por monitorar a banda de espectro de RF não licenciada e/ou uma rede associada à banda de espectro de RF não licenciada.
[0088] Como mostrado adicionalmente na figura 5, o processo 500 pode incluir transmitir, através da banda de espectro de RF não licenciada, o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão (bloco 530). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão através da banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão com base em uma ou mais características de transmissão determinadas, como descrito acima.
[0089] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode periodicamente transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão. Por exemplo, a estação base 105 pode transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão uma vez por quadro de LTE (por exemplo, uma vez a cada 10 milissegundos). Em alguns aspectos, a estação base 105 pode sincronizar e/ou coordenar o timing da transmissão do primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão. Por exemplo, a estação ase 105 pode sincronizar a transmissão com transmissões de uma ou mais outras estações base 105. Como outro exemplo, a estação base 105 pode coordenar o timing da transmissão de modo a aumentar a capacidade de detecção do primeiro indicador de transmissão por um ou mais pontos de acesso de Wi-Fi 135. Adicionalmente, ou alternativamente, o UE 115 pode transmitir o primeiro indicador de transmissão durante um período de tempo quando UE 115 é programado para transmitir dados através do canal.
[0090] Como mostrado adicionalmente na figura 5, o processo 500 pode incluir a transmissão da comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada (bloco 540). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode transmitir a comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a comunicação pode incluir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão. Adicionalmente ou alternativamente, a comunicação pode incluir informações de controle, uma carga útil e/ou outras informações. Por exemplo, a estação base 105 pode transmitir (por exemplo, em um corpo da comunicação) uma transmissão de controle (por exemplo, informações de canal de controle downlink físico (PDCCH), informações PDCCH aperfeiçoado (ePDCCH), etc.), uma transmissão de dados (por exemplo, informação de canal compartilhado downlink físico (PDSCH), etc.) ou similar. Adicionalmente ou alternativamente, o UE 115 pode transmitir (por exemplo, em um corpo da comunicação) uma transmissão de dados (por exemplo, informação de canal compartilhado uplink físico (PUSCH), etc.) ou similar. Em alguns aspectos, a estação base 105 e/ou UE 115 pode transmitir a comunicação após transmitir o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão.
[0091] Por transmitir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão, a estação base 105 pode permitir que o ponto de acesso de Wi-Fi 135 determine mais precisamente a disponibilidade da banda de espectro de RF não licenciada para uma comunicação. Além disso, a estação base 105 pode permitir que outro dispositivo (por exemplo, UE 115, outra estação base 105, etc.) seletivamente contenda por acesso à banda de espectro de RF não licenciada, e/ou transmita através da banda de espectro de RF não licenciada, com base em informações incluídas em um indicador de transmissão.
[0092] Além disso, o(s) indicador(es) de transmissão pode(m) auxiliar na determinação de um tipo de dispositivo de fonte que transmitiu o(s) indicador(es) de transmissão, como descrito em mais detalhe em outro lugar aqui. Por exemplo, o ponto de acesso de Wi-Fi 135 pode transmitir um primeiro indicador de transmissão ao usar RAT de Wi-Fi, enquanto um dispositivo LTE (por exemplo, estação base 105, UE 115, etc.) pode transmitir tanto um primeiro indicador de transmissão como um segundo indicador de transmissão ao usar RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada. Dispositivos capazes de comunicar usando tanto RAT de Wi-Fi como RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, UE 115) podem transmitir o primeiro indicador de transmissão ao comunicar usando RAT de Wi-Fi na banda de espectro de RF não licenciada, e podem transmitir tanto o primeiro indicador de transmissão como o segundo indicador de transmissão ao comunicar usando RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada.
[0093] Embora alguns blocos de processo sejam descritos acima como sendo executados pela estação base 105, UE 115 e/ou outro dispositivo pode executar esses blocos de processo, em alguns aspectos. Além disso, embora o primeiro indicador de transmissão seja descrito como sendo associado à RAT de Wi-Fi, e o segundo indicador de transmissão seja descrito como sendo associado à RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, alguns aspectos podem usar um ou mais indicadores de transmissão associados a outras tecnologias de acesso de rádio.
[0094] Embora a figura 5 mostre blocos de exemplo de processo 500, em alguns aspectos, o processo 500 pode incluir blocos adicionais, menos blocos, blocos diferentes ou blocos diferentemente dispostos em relação àqueles mostrados na figura 5. Adicionalmente ou alternativamente, dois ou mais dos blocos do processo 500 podem ser executados em paralelo.
[0095] As figuras 6A e 6B são ilustrações de um exemplo 600 referente ao processo de exemplo 500 mostrado na figura 5, de acordo com vários aspectos da presente revelação. As figuras 6A e 6B mostram um exemplo de transmitir um primeiro indicador de transmissão e um segundo indicador de transmissão através de uma banda de espectro de RF não licenciada.
[0096] Como mostrado na figura 6A, e pelo número de referência 610, assuma que a banda de espectro de RF não licenciada inclui uma porção de espectro de RF não licenciado na banda de 5 GHz. Por exemplo, assuma que a banda de espectro de RF não licenciada inclui um ou mais canais RF (por exemplo, canais RF de 20 MHz) entre 5.15 GHz e 5.335 GHz. Além disso, assuma que a banda de espectro de RF não licenciada inclui um ou mais canais RF entre 5.47 GHz e 5.825 GHz. Como mostrado pelo número de referência 620, assuma que a estação base 105 executa um procedimento de avaliação de canal livre. Com base no procedimento de avaliação de canal livre, assuma que a estação base 105 determina que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação. Além disso, como mostrado pelo número de referência 630, assuma que a estação base 105 seleciona um canal RF para a comunicação.
[0097] Como mostrado na figura 6B, e pelo número de referência 640, assuma que a estação base 105 determina características de transmissão associadas a um preâmbulo de Wi-Fi e um CUBS como sendo transmitidos através da banda de espectro de RF não licenciada. Por exemplo, e como mostrado, assuma que a estação base 105 determina a transmissão do preâmbulo de Wi-Fi antes de transmitir o CUBS, determina a transmissão do preâmbulo de Wi-Fi usando o protocolo de WiFi 802.11a, determina a inclusão de um identificador de dispositivo de fonte que identifica a estação base 105 como “eNodeB 123” determina a inclusão de um indicador do tipo de dispositivo de fonte que identifica a estação base 105 como um eNodeB, determina a inclusão de um identificador de operador de rede que identifica um operador de rede da estação base 105 como “Operador de rede,” e determina a inclusão de um indicador de duração que indica 30 milissegundos como uma duração da comunicação a partir da estação base 105. Assuma que a estação base 105 gera o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS com base nessas características de transmissão.
[0098] Como mostrado pelo número de referência 650, assuma que a estação base 105 transmite preâmbulo de Wi-Fi, o CUBS, e a comunicação (por exemplo, uma carga útil), através do canal de RF selecionado da banda de espectro de RF não licenciada. Desse modo, a estação base 105 pode notificar outros dispositivos (por exemplo, UE 115, ponto de acesso de Wi-Fi 135, outra estação base 105, etc.) que a estação base 105 está usando o canal RF. Detalhes adicionais em relação ao modo no qual o preâmbulo de Wi-Fi e CUBS são fornecidos através do canal RF são descritos em mais detalhe aqui com relação às figuras 7A e 7B.
[0099] Como indicado acima, as figuras 6A e 6B são fornecidos meramente como exemplo. Outros exemplos são possíveis e podem diferir do que foi descrito com relação às figuras 6A e 6B.
[0100] As figuras 7A e 7B são ilustrações de outro exemplo 700 referente ao processo de exemplo 500 mostrado na figura 5, de acordo com vários aspectos da presente revelação. As figuras 7A e 7B mostram um exemplo de transmitir um preâmbulo de Wi-Fi e um CUBS através da banda de espectro de RF não licenciada.
[0101] Para fins da figura 7A, assuma que a estação base 105 transmite uma comunicação sem fio, através da banda de espectro de RF não licenciada, em um modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado). O modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado) pode utilizar a banda de espectro de RF não licenciada para comunicação downlink (por exemplo, comunicação a partir da estação base 105 para UE 115) e não para comunicação uplink (por exemplo, comunicação a partir de UE 115 para a estação base 105). O modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado) pode ser usado para aliviar volumes de tráfego alto no downlink.
[0102] Como mostrado na figura 7A, a estação base 105, que transmite informações usando uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada, pode coordenar comunicações usando quadros LTE. Como mostrado pelo número de referência 705, um quadro LTE pode ter dez milissegundos de comprimento, e pode incluir dez subquadros de um milissegundo cada. Como mostrado adicionalmente, cada subquadro pode incluir duas partições de 0,5 milissegundo cada. Uma partição pode incluir uma quantidade de símbolos OFDM (por exemplo, 6 símbolos ou 7 símbolos, dependendo de um prefixo cíclico e/ou comprimento de período de proteção). Como mostrado pelo número de referência 710, no modo downlink suplementar (por exemplo, modo de acesso auxiliado licenciado), um subquadro pode ser usado para uma transmissão downlink (D) ou uma transmissão especial (S) (por exemplo, um período de proteção, ou similar). Nesse caso, a transmissão especial pode ser usada para executar um procedimento de avaliação de canal livre, e/ou para transmissão do preâmbulo de Wi-Fi e/ou CUBS.
[0103] Como mostrado pelo número de referência 715, assuma que a estação base 105 monitora a banda de espectro de RF não licenciada durante algum período de tempo inicial (por exemplo, subquadros 0, 1 e 2, e uma primeira partição de subquadro 3) por executar um procedimento de avaliação de canal livre (CCA). Assuma que durante esse período de tempo inicial, a banda de espectro de RF não licenciada esteja indisponível, e que o procedimento de CCA falhe. Como mostrado pelo número de referência 720, assuma que em algum ponto durante o subquadro 3 (por exemplo, na segunda partição de subquadro 3), o procedimento de CCA tem sucesso e a estação base 105 determina que a banda de espectro de RF não licenciada esteja disponível para uma comunicação.
[0104] Nesse ponto, e como mostrado pelo número de referência 725, a estação base 105 transmite um preâmbulo de Wi-Fi, seguido por um CUBS no subquadro 3. Como mostrado pelo número de referência 730, a estação base 105 pode ajustar um comprimento do CUBS com base em quando o procedimento de CCA tem sucesso no subquadro 3 (por exemplo, com base em quando a estação base 105 determinou que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação). Por exemplo, a estação base 105 pode determinar um comprimento do CUBS (por exemplo, de 1 símbolo OFDM a M símbolos OFDM) de modo que o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS ocupem o resto do subquadro 3 seguindo o procedimento de CCA bem sucedido. Em alguns aspectos, o preâmbulo de WiFi pode ter um comprimento fixo e o CUBS pode ter um comprimento variável.
[0105] Como mostrado pelo número de referência 735, após transmitir o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS, a estação base 105 pode transmitir o corpo da comunicação downlink (por exemplo, que pode incluir informações de controle, uma carga útil ou similar). Como mostrado, assuma que a estação base 105 transmite o corpo da comunicação downlink para nove subquadros (por exemplo, subquadros 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0, 1 e 2). Como mostrado pelo número de referência 740, durante o décimo subquadro, assuma que a estação base 105 executa o procedimento de CCA para determinar se a banda de espectro de RF não licenciada ainda está disponível. Se a banda de espectro de RF não licenciada permanecer disponível, a estação base 105 retransmite o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS antes de transmitir a porção seguinte do corpo da comunicação downlink. Por executar periodicamente o procedimento de CCA, como uma vez por quadro LTE, a estação base 105 pode aumentar equidade em contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada.
[0106] Como mostrado pelo número de referência 745, após conclusão do procedimento de CCA e transmissão do preâmbulo de Wi-Fi e CUBS, um quadro LTE flutuante pode ter início. O quadro LTE flutuante pode ter dez milissegundos de comprimento, e pode incluir dez subquadros de um milissegundo cada. Como mostrado, nove dos subquadros podem ser usados para transmissões downlink e um dos subquadros pode ser usado para uma transmissão especial para executar o procedimento de CCA e transmitir o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS. O quadro LTE flutuante pode ser mencionado como “flutuante” porque o primeiro subquadro do quadro LTE flutuante pode mudar dependendo de quando a banda de espectro de RF não licenciada se torna disponível.
[0107] Em alguns aspectos, múltiplas estações base 105 (por exemplo, associadas ao mesmo operador de rede) podem negociar um ponto de sincronização com base em um quadro de partida e/ou um quadro de término do quadro LTE flutuante. Desse modo, a estação base 105 pode aumentar a eficiência de operações executadas pelas múltiplas estações base 105, e pode aumentar a capacidade de detecção do preâmbulo de Wi-Fi (por exemplo, pelo ponto de acesso de WiFi 135).
[0108] Para fins da figura 7B, assuma que a estação base 105 e/ou UE 115 transmita uma comunicação sem fio, através da banda de espectro de RF não licenciada, em um modo de agregação de portadora. O modo de agregação de portadora pode utilizar a banda de espectro de RF não licenciada tanto para comunicação downlink como comunicação uplink (por exemplo, comunicação a partir de UE 115 para a estação base 105). No modo de agregação de portadora, a quantidade de recursos (por exemplo, a quantidade de subquadros) usados para comunicação downlink e comunicação uplink pode ser ajustada dependendo das demandas de recurso.
[0109] Como mostrado na figura 7B, e pelo número de referência 750, no modo de agregação de portadora, um subquadro pode ser usado para uma transmissão downlink (D), uma transmissão uplink (U), uma primeira transmissão especial (S), ou uma segunda transmissão especial (S’). Nesse caso, a primeira transmissão especial pode ser usada pela estação base 105 (por exemplo, mostrado como “eNB") para executar um procedimento de avaliação de canal livre, e/ou para transmissão, pela estação base 105, do preâmbulo de WiFi e/ou CUBS. Além disso, a segunda transmissão especial pode ser usada pelo UE 115 (por exemplo, mostrado como “UE”) para executar um procedimento de avaliação de canal livre, e/ou para transmissão, pelo UE 115, do preâmbulo de Wi-Fi e/ou CUBS.
[0110] Como mostrado pelo número de referência 755, assuma que a estação base 105 monitora a banda de espectro de RF não licenciada durante algum período de tempo inicial (por exemplo, subquadros 0, 1 e 2 e uma primeira partição de subquadro 3) por executar um procedimento de avaliação de canal livre (CCA). Assuma que durante esse período de tempo inicial, a banda de espectro de RF não licenciada está indisponível, e que o procedimento de CCA falhe. Como mostrado pelo número de referência 760, assuma que em algum ponto durante o subquadro 3 (por exemplo, na segunda partição de subquadro 3), o procedimento de CCA tem sucesso, e a estação base 105 determina que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação downlink.
[0111] Nesse ponto, e como mostrado pelo número de referência 765, a estação base 105 transmite um preâmbulo de Wi-Fi, seguido por um CUBS, no subquadro 3, como descrito acima com relação à figura 7A. como mostrado pelo número de referência 770, após transmitir o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS, o quadro LTE flutuante pode ter início e a estação base 105 pode transmitir o corpo da comunicação downlink. Como mostrado, assuma que a estação base 105 transmite o corpo da comunicação downlink para seis subquadros (por exemplo, subquadros 4, 5, 6, 7, 8 e 9).
[0112] Como mostrado pelo número de referência 775, durante o sétimo subquadro do quadro LTE flutuante (por exemplo, subquadro 0), assuma que UE 115 executa o procedimento de CCA para determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação uplink. Se a banda de espectro de RF não licenciada permanecer disponível, o UE 115 pode transmitir o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS antes de transmitir o corpo da comunicação uplink, como mostrado pelo número de referência 780. Alternativamente, e como mostrado pelo número de referência 785, o UE 115 pode transmitir o CUBS (por exemplo, dependendo de uma característica de transmissão determinada pelo UE 115). Adicionalmente, ou alternativamente, uma porção do sétimo subquadro pode ser usada pela estação base 105 para executar um procedimento duplex de divisão de tempo (TDD).
[0113] Como mostrado pelo número de referência 790, após transmitir o preâmbulo de Wi-Fi e/ou CUBS, o UE 115 pode transmitir o corpo da comunicação uplink. Como mostrado, assuma que UE 115 transmite o corpo da comunicação uplink para dois subquadros (por exemplo, subquadros 1 e 2). Em alguns aspectos, a estação base 105 pode ajustar uma quantidade de subquadros usados para comunicação downlink e/ou comunicação uplink e pode fornecer informações que identifiquem essa quantidade para o UE 115. Desse modo, a estação base 105 e UE 115 podem utilizar a banda de espectro de RF não licenciada para aliviar tráfego uplink alto e/ou tráfego downlink alto, dependendo de uma demanda de tráfego.
[0114] Como mostrado pelo número de referência 795, durante o décimo subquadro do quadro LTE flutuante (por exemplo, subquadro 3), assuma que a estação base 105 executa o procedimento de CCA para determinar se a banda de espectro de RF não licenciada ainda está disponível. Se a banda de espectro de RF não licenciada permanecer disponível, a estação base 105 retransmite o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS antes de transmitir a porção seguinte do corpo da comunicação downlink. Por executar periodicamente o procedimento de CCA, como uma vez por quadro LTE, a estação base 105 pode aumentar equidade em contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada.
[0115] Como indicado acima, as figuras 7A e 7B são fornecidas meramente como exemplo. Outros exemplos são possíveis e podem diferir do que foi descrito com relação às figuras 7A e 7B.
[0116] A figura 8 é um fluxograma de um processo de exemplo 800 para seletivamente contender por acesso a e/ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada com base em um indicador de transmissão detectado, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns aspectos, um ou mais blocos de processo da figura 8 podem ser executados pela estação base 105. Em alguns aspectos, um ou mais blocos de processo da figura 8 podem ser executados por outro dispositivo ou um grupo de dispositivos separados de ou incluindo a estação base 105, como UE 115, e/ou ponto de acesso de Wi-Fi 135.
[0117] Como mostrado na figura 8, o processo 800 pode incluir monitorar uma banda de espectro de RF não licenciada para um primeiro indicador de transmissão e/ou um segundo indicador de transmissão (bloco 810). Por exemplo, a estação base 105 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode monitorar continuamente a banda de espectro de RF não licenciada para um primeiro indicador de transmissão (por exemplo, quando a estação base 105 não está transmitindo através da banda de espectro de RF não licenciada). O primeiro indicador de transmissão pode ser associado a uma RAT de Wi-Fi, e o segundo indicador de transmissão pode ser associado a uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode periodicamente monitorar a banda de espectro de RF não licenciada para o primeiro indicador de transmissão (por exemplo, durante um subquadro). Em alguns aspectos, a estação base 105 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada durante um período de tempo negociado com uma ou mais outras estações base 105. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada ao determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação (por exemplo, durante um procedimento de avaliação de canal livre).
[0118] Em alguns aspectos, o UE 115 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, continuamente, periodicamente, durante um período de tempo negociado, ao determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação, etc.). Em alguns aspectos, UE 115 pode monitorar a banda de espectro de RF não licenciada quando em um modo de energia baixa (por exemplo, um modo de poupar energia, um modo de espera, um modo de recepção descontínua, etc.). Desse modo, o UE 115 pode conservar energia ao monitorar a banda de espectro de RF não licenciada.
[0119] Como mostrado adicionalmente na figura 8, o processo 800 pode incluir detectar o primeiro indicador de transmissão, associado a uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi (bloco 820). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 1150 pode detectar o primeiro indicador de transmissão. O primeiro indicador de transmissão pode ser associado à RAT de Wi-Fi. Por exemplo, o primeiro indicador de transmissão pode incluir um preâmbulo de Wi-Fi, e é descrito em mais detalhe acima com relação à figura 5.
[0120] Como adicionalmente mostrado na figura 8, o processo 800 pode incluir determinar um tipo de dispositivo de fonte de um dispositivo de fonte que transmitiu o primeiro indicador de transmissão (bloco 830). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode determinar um tipo de dispositivo de fonte de um dispositivo de fonte. O dispositivo de fonte pode incluir um dispositivo que transmitiu o primeiro indicador de transmissão. Em alguns aspectos, o tipo de dispositivo de fonte pode incluir um ponto de acesso de Wi-Fi (por exemplo, ponto de acesso de Wi-Fi 135 e/ou outro dispositivo que comunica usando uma tecnologia de acesso de rádio de Wi-Fi). Um ponto de acesso de Wi-Fi pode ser capaz de detectar e/ou decodificar o primeiro indicador de transmissão (por exemplo, um preâmbulo de Wi-Fi). Em alguns casos, um ponto de acesso de Wi-Fi pode não ser capaz de detectar e/ou decodificar o segundo indicador de transmissão (por exemplo, um CUBS).
[0121] Adicionalmente ou alternativamente, o tipo de dispositivo de fonte pode incluir um dispositivo LTE. Um dispositivo LTE pode se referir a um dispositivo que comunica usando uma RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada. O dispositivo LTE pode ser capaz de detectar e/ou decodificar o segundo indicador de transmissão (por exemplo, um CUBS). O UE 115 e estação base 105 são exemplos de um dispositivo LTE.
[0122] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar o tipo de dispositivo de fonte com base em conteúdo incluído em um indicador de transmissão (por exemplo, o primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão). Por exemplo, o indicador de transmissão pode incluir um identificador de dispositivo de fonte, um indicador do tipo de dispositivo de fonte, um indicador do tipo de tecnologia de acesso de rádio, ou similar. A estação base 105 pode usar essa informação para identificar o tipo de dispositivo de fonte. Adicionalmente ou alternativamente, a estação base 105 pode usar o segundo indicador de transmissão para determinar o tipo de dispositivo de fonte, como descrito abaixo com relação ao bloco 840.
[0123] Como adicionalmente mostrado na figura 8, o processo 800 pode incluir determinar se o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi ou um dispositivo LTE (bloco 840). Por exemplo, a estação base 105 (e/ou UE 115) pode determinar se o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi ou um dispositivo LTE com base no primeiro indicador de transmissão e/ou o segundo indicador de transmissão. Por exemplo, se a estação base 105 receber um segundo indicador de transmissão e um primeiro indicador de transmissão que ambos identificam um mesmo dispositivo de fonte, então a estação base 105 pode determinar que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE (por exemplo, uma vez que o dispositivo de fonte transmitiu o segundo indicador de transmissão indicando que o dispositivo de fonte está comunicando usando RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada).
[0124] Como outro exemplo, o dispositivo de fonte pode transmitir o segundo indicador de transmissão após transmitir o primeiro indicador de transmissão. Nesse caso, a estação base 105 pode determinar que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE se a estação base 105 detectar o segundo indicador de transmissão em um período de tempo limiar após detectar o primeiro indicador de transmissão. Inversamente, a estação base 105 pode determinar que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi se a estação base 105 não detectar o segundo indicador de transmissão em um período de tempo limiar após detectar o primeiro indicador de transmissão.
[0125] Em alguns aspectos, o dispositivo de fonte pode incluir um flag, no segundo indicador de transmissão que indica que o dispositivo de fonte transmitiu o primeiro indicador de transmissão. Nesse caso, se a estação base 105 detectar o segundo indicador de transmissão com o flag, a estação base 105 pode determinar que um dispositivo LTE transmitiu o primeiro indicador de transmissão. Em alguns casos, o dispositivo de fonte pode não transmitir o primeiro indicador de transmissão quando o dispositivo de fonte não detecta quaisquer pontos de acesso de Wi-Fi 135 na faixa de comunicação. Nesse caso, quando o UE 115 (e/ou estação base 105) recebe o segundo indicador de transmissão sem o flag, o UE 115 pode determinar que um ponto de acesso de Wi-Fi transmitiu o primeiro indicador de transmissão.
[0126] Em alguns aspectos, o dispositivo de fonte pode incluir o segundo indicador de transmissão e o primeiro indicador de transmissão em um mesmo campo de uma estrutura de comunicação. Nesse caso, a estação base 105 pode determinar que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE quando os dois indicadores de transmissão são incluídos no mesmo campo. Inversamente, a estação base 105 pode determinar que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi se o primeiro indicador de transmissão for incluído no campo.
[0127] Como adicionalmente mostrado na figura 8, se o dispositivo de fonte for um ponto de acesso de Wi-Fi (bloco 840- AP de Wi-Fi) então o processo 800 pode incluir esperar para contender por acesso para e/ou transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada (bloco 850). Por exemplo, se a estação base 105 (e/ou UE 115) determinar que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi, então a estação base 105 (e/ou UE 115) pode esperar para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, esperar por contender por acesso pode incluir parar um procedimento de avaliação de canal livre (por exemplo, parar um procedimento para determinar se a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para comunicação). Adicionalmente, ou alternativamente, esperar para contender por acesso pode incluir esperar por um período de tempo antes de executar um procedimento de avaliação de canal livre. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar o período de tempo com base em um indicador de duração incluído em um indicador de transmissão.
[0128] Adicionalmente ou alternativamente, se a estação base 105 (e/ou UE 115) determinar que o dispositivo de fonte for um ponto de acesso de Wi-Fi, então a estação base 105 (e/ou UE 115) pode não transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada, e/ou pode esperar para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada. A espera para transmitir pode incluir esperar por um período de tempo antes de transmitir uma comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar o período de tempo com base em um indicador de duração incluído em um indicador de transmissão.
[0129] Como adicionalmente mostrado na figura 8, se o dispositivo de fonte for um dispositivo LTE (bloco 840-DISPOSITIVO LTE) então o processo 800 pode incluir determinar um operador de rede associado ao primeiro indicador de transmissão (bloco 860) e seletivamente contender por acesso a e/ou seletivamente transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada com base no operador de rede (bloco 870). Por exemplo, se a estação base 105 (e/ou UE 115) determinar que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE, então a estação base 105 (e/ou UE 115) pode determinar um operador de rede associado ao primeiro indicador de transmissão.
[0130] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar o operador de rede com base no conteúdo incluído em um indicador de transmissão (Por exemplo, um identificador de operador de rede, um identificador de dispositivo de fonte, um indicador de tipo de dispositivo de fonte, etc.). Por exemplo, o indicador de transmissão (por exemplo, o primeiro indicador de transmissão, o segundo indicador de transmissão, etc.) pode incluir um identificador de operador de rede que identifica um operador de rede associado ao indicador de transmissão (Por exemplo, um operador de rede que controla e/ou gerencia o dispositivo de fonte).
[0131] Com base no operador de rede, a estação base 105 pode determinar se contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada, pode determinar se deve transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada, pode determinar se deve esperar para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada e/ou pode determinar se deve esperar para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada. Em alguns aspectos, a estação base 105 pode determinar um primeiro operador de rede associado à estação base 105, pode determinar um segundo operador de rede associado ao indicador de transmissão e pode comparar o primeiro operador de rede e segundo operador de rede. A estação base 105 pode executar uma primeira ação com relação à banda de espectro de RF não licenciada quando o primeiro operador de rede casa com o segundo operador de rede (por exemplo, quando os operadores de rede são iguais), e pode executar uma segunda ação diferente com relação à banda de espectro de RF não licenciada quando o primeiro operador de rede não casa com o segundo operador de rede (por exemplo, quando os operadores de rede são diferentes).
[0132] Por exemplo, quando os operadores de rede são iguais, a estação base 105 pode contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, não pode esperar executar um procedimento de avaliação de canal livre) e/ou pode transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, não pode esperar para transmitir). Nesse caso, a estação base 105 pode não necessitar backoff da banda de espectro de RF não licenciada para assegurar equidade para outro operador de rede. Como outro exemplo, quando os operadores de rede são diferentes, a estação base 105 pode esperar para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, pode esperar para executar um procedimento de avaliação de canal livre) e/ou pode esperar para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada. Nesse caso, a estação base 105 pode backoff da banda de espectro de RF não licenciada para assegurar equidade para outro operador de rede. Quando comunicações diferentes são associadas ao mesmo operador de rede, o operador de rede pode gerenciar as comunicações diferentes para reduzir interferência. Entretanto, com operadores de rede diferentes, pode não haver capacidade de gerenciar as comunicações diferentes, e assim a estação base 105 pode backoff para reduzir interferência.
[0133] Em alguns aspectos, a estação base 105 pode não determinar um operador de rede associado ao primeiro indicador de transmissão. Nesse caso, a estação base 105 pode executar uma ação, com relação à banda de espectro de RF não licenciada, com base na determinação de que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE (por exemplo, pode contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada, pode transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada, pode esperar para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada, pode esperar para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada, etc.). Como exemplo, a estação base 105 pode não esperar para contender por acesso à banda de espectro de RF não licenciada, ou pode não esperar para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada, quando o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE. Desse modo, a estação base 105 pode assegurar equidade para pontos de acesso de Wi-Fi 135, que podem ter menos mecanismos do que dispositivo LTE para aumentar a probabilidade de conflito bem sucedida à banda de espectro de RF não licenciada.
[0134] Em alguns aspectos, a estação base 105 e/ou UE 115 pode fornecer informações de relatório, associadas à banda de espectro de RF não licenciada, para um dispositivo de relatório. As informações de relatório podem incluir, por exemplo, se a banda de espectro de RF não licenciada foi determinada como estando indisponível com base em detecção de nível de energia, se a banda de espectro de RF não licenciada foi determinada como estando indisponível com base em detecção de indicador de transmissão, se conflito para a banda de espectro de RF não licenciada foi bem sucedido, ou similar. Desse modo, as informações de relatório podem ser usadas para melhorar um modo no qual conflito para a banda de espectro de RF não licenciada é executado.
[0135] Embora alguns blocos de processo sejam descritos acima como sendo executados pela estação base 105, o UE 115 e/ou outro dispositivo de LTE pode executar os blocos de processo, em alguns aspectos. Além disso, embora a figura 8 mostre blocos de exemplo do processo 800, em alguns aspectos, o processo 800 pode incluir blocos adicionais, menos blocos, blocos diferentes, ou blocos diferentemente dispostos do que aqueles mostrados na figura 8. Adicionalmente, ou alternativamente, dois ou mais dos blocos do processo 800 podem ser executados em paralelo.
[0136] As figuras 9A e 9B são ilustrações de um exemplo 900 referente ao processo de exemplo 800 mostrado na figura 8, de acordo com vários aspectos da presente revelação. As figuras 9A e 9B mostram um exemplo de seletivamente transmitir através da banda de espectro RF não licenciada com base em um primeiro indicador de transmissão detectado.
[0137] Como mostrado na figura 9A, e pelo número de referência 910, assuma que a estação base 105 monitora a banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, a banda de espectro de RF de 5 GHz não licenciada). Como mostrado pelo número de referência 920, assuma que a estação base 105 detecta um preâmbulo de Wi-Fi transmitido através da banda de espectro de RF não licenciada. Como mostrado pelo número de referência 930, banda de espectro de RF não licenciada, assuma que a estação base 105 determina que um período de tempo limiar passou sem detectar um CUBS que corresponde ao preâmbulo de Wi-Fi. Nesse caso, a estação base 105 determina que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi, como mostrado pelo número de referência 940.
[0138] Como mostrado na figura 9B, e pelo número de referência 950, assuma que o preâmbulo de Wi-Fi inclui um indicador de duração que indica uma duração de 30 milissegundos para uma comunicação associada ao preâmbulo de Wi-Fi. Com base no indicador de duração, e com base na determinação de que o dispositivo de fonte é um ponto de acesso de Wi-Fi, a estação base 105 espera 30 milissegundos antes de transmitir uma comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada, como mostrado pelo número de referência 960. Como mostrado pelo número de referência 970, após passar o período de 30 milissegundos, assuma que a estação base 105 executa um procedimento de avaliação de canal livre e determina que a banda de espectro de RF não licenciada está disponível para uma comunicação. Com base nisso, a estação base 105 transmite um preâmbulo de Wi-Fi, um CUBS, e um corpo da comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada. O preâmbulo de Wi-Fi notifica um ou mais pontos de acesso de Wi-Fi 135 que a banda de espectro de RF não licenciada está indisponível para comunicação a partir de um ou mais pontos de acesso de WiFi 135. Desse modo, a estação base 105 pode auxiliar em utilização justa da banda de espectro de RF não licenciada pelos dispositivos LTE que usam RAT LTE implantada na banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, estação base 105, UE 115, etc.) e pontos de acesso de Wi-Fi 135 que usam RAT de Wi-Fi para comunicar através da banda de espectro de RF não licenciada.
[0139] Como indicado acima, as figuras 9A e 9B são fornecidas meramente como exemplo. Outros exemplos são possíveis e podem diferir do que foi descrito com relação às figuras 9A e 9B.
[0140] As figuras 10A e 10B são ilustrações de outro exemplo 1000 referente ao processo de exemplo 800 mostrado na figura 8, de acordo com vários aspectos da presente revelação. As figuras 10A e 10B mostram outro exemplo de seletivamente transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada com base em um primeiro indicador de transmissão detectado.
[0141] Como mostrado na figura 10A, e pelo número de referência 1010, assuma que a estação base 105 monitora a banda de espectro de RF não licenciada (por exemplo, a banda de espectro de RF de 5 GHz não licenciada). Como mostrado pelo número de referência 1020, assuma que a estação base 105 detecta um preâmbulo de Wi-Fi transmitido através da banda de espectro de RF não licenciada. Como mostrado pelo número de referência 1030, assuma que a estação base 105 detecta um CUBS que corresponde ao preâmbulo de WiFi. Nesse caso, a estação base 105 determina que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE, como mostrado pelo número de referência 1040.
[0142] Como mostrado na figura 10B, e pelo número de referência 1050, assuma que o CUBS inclui um indicador de operador de rede que indica que um dispositivo de fonte, que transmitiu o preâmbulo de Wi-Fi e o CUBS é associado ao “Operador de rede A.” Além disso, assuma que a estação base 105 também é associada ao Operador de rede A. Com base na determinação de que o dispositivo de fonte e estação base 105 são associados ao mesmo operador de rede (e/ou com base na determinação de que o dispositivo de fonte é um dispositivo LTE), a estação base 105 não espera para transmitir uma comunicação através da banda de espectro de RF não licenciada, como mostrado pelo número de referência 1060. Se o operador de rede associado ao dispositivo de fonte tivesse sido um operador de rede diferente (por exemplo, “Operador de rede B”), então a estação base 105 pode ter esperado para transmitir através da banda de espectro de RF não licenciada. Desse modo, a estação base 105 pode auxiliar em utilização justa da banda de espectro de RF não licenciada por operadores de rede diferentes.
[0143] Como indicado acima, as figuras 10A e 10B são fornecidas meramente como exemplo. Outros exemplos são possíveis e podem diferir do que foi descrito com relação às figuras 10A e 10B.
[0144] Aspectos descritos aqui auxiliam em utilização justa de uma banda de espectro de RF não licenciada por tipos diferentes de dispositivos (por exemplo, dispositivos LTE, pontos de acesso de Wi-Fi etc.) e entre operadores de rede diferentes. Por transmitir um primeiro indicador de transmissão ao usar a banda de espectro de RF não licenciada, um dispositivo LTE (por exemplo, um UE, um eNodeB, etc.) pode aumentar equidade do acesso de ponto de acesso de Wi-Fi para a banda de espectro de RF não licenciada.
[0145] A revelação acima provê ilustração e descrição, porém não pretende ser exaustiva ou limitar os aspectos à forma precisa revelada. Modificações e variações são possíveis à luz da revelação acima, ou podem ser adquiridas da prática dos aspectos.
[0146] Como usado aqui, o termo componente pretende ser amplamente interpretado como hardware, firmware, e/ou uma combinação de hardware e firmware.
[0147] Alguns aspectos são descritos aqui com relação a limiares. Como usado aqui, satisfazer um limiar pode se referir a um valor sendo maior que o limiar, mais que o limiar, mais elevado que o limiar, maior ou igual ao limiar, menor que o limiar, menos que o limiar, mais baixo que o limiar, menor ou igual ao limiar, igual ao limiar, etc.
[0148] Será evidente que técnicas, descritas aqui, podem ser implementadas em formas diferentes de hardware, firmware ou uma combinação de hardware e software. O código de software ou hardware de controle especializado efetivo usado para implementar essas técnicas não é limitador dos aspectos. Desse modo, a operação e comportamento das técnicas foram descritos aqui sem referência ao código de software específico - sendo entendido que software e hardware podem ser projetados para implementar as técnicas com base na descrição aqui.
[0149] Embora combinações de características sejam mencionadas nas reivindicações e/ou reveladas no relatório descritivo, essas combinações não pretendem limitar a revelação de aspectos possíveis. Na realidade, muitas dessas características podem ser combinadas em modos não especificamente mencionados nas reivindicações e/ou revelados no relatório descritivo. Embora cada reivindicação dependente listada abaixo possa diretamente depender somente de uma reivindicação, a revelação de aspectos possíveis inclui cada reivindicação dependente em combinação com outra reivindicação no conjunto de reivindicações.
[0150] Nenhum elemento, ato ou instrução usado aqui deve ser interpretado como crítico ou essencial a menos que explicitamente descrito como tal. Também, como usado aqui, os artigos “um” e “uma” pretendem incluir um ou mais itens, e podem ser utilizados de modo intercambiável com “um ou mais.” Além disso, como usado aqui, o termo “conjunto” pretende incluir um ou mais itens, e pode ser usado de modo intercambiável com “um ou mais.” Onde somente um item é pretendido, o termo “um” ou linguagem similar é usado. Também, como usado aqui, os termos “tem”, “têm”, “tendo”, ou similar pretendem ser termos em aberto. Além disso, a frase “baseado em” pretende significar “baseado, pelo menos em parte, em” a menos que explicitamente mencionado de outro modo.
Claims (13)
1. Método para comunicação sem fio, caracterizado por compreender: determinar, por um dispositivo (105, 115), que uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para uma comunicação; determinar um protocolo Wi-Fi associado com um ponto de acesso Wi-Fi dentro de uma faixa de comunicação do dispositivo (105, 115); gerar um primeiro indicador de transmissão com base no protocolo de Wi-Fi; transmitir, pelo dispositivo (105, 115) e com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação, um primeiro indicador de transmissão que indica que o dispositivo (105, 115) está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610); e em que o primeiro indicador de transmissão é associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio; e transmitir, pelo dispositivo (105, 115) e com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação, um segundo indicador de transmissão que indica que o dispositivo (105, 115) está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610); em que o segundo indicador de transmissão é associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela transmissão do primeiro indicador de transmissão compreender: transmitir o primeiro indicador de transmissão através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610); e em que a transmissão do segundo indicador de transmissão compreende: transmitir o segundo indicador de transmissão através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro indicador de transmissão incluir um preâmbulo de Wi-Fi (425); em que a primeira tecnologia de acesso de rádio inclui uma tecnologia de acesso de rádio Wi-Fi; em que o segundo indicador de transmissão inclui um símbolo de sinalizador de uso de canal; e em que a segunda tecnologia de acesso de rádio inclui uma tecnologia de acesso de rádio de evolução a longo prazo, LTE, implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610).
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela transmissão do primeiro indicador de transmissão e transmissão do segundo indicador de transmissão compreender: incluir o preâmbulo de Wi-Fi (425) e o símbolo de sinalizador de uso de canal em uma estrutura de comunicação; o preâmbulo de Wi-Fi (425) sendo incluído em um primeiro campo da estrutura de comunicação; o símbolo de sinalizador de uso de canal sendo incluído em um segundo campo da estrutura de comunicação; o primeiro campo precedendo o segundo campo; e transmitir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão usando a estrutura de comunicação.
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela transmissão do primeiro indicador de transmissão e transmissão do segundo indicador de transmissão compreender: incluir o preâmbulo de Wi-Fi (425) e o símbolo de sinalizador de uso de canal em uma estrutura de comunicação; o preâmbulo de Wi-Fi (425) sendo incluído em um primeiro campo da estrutura de comunicação, o símbolo de sinalizador de uso de canal sendo incluído em um segundo campo da estrutura de comunicação, o segundo campo precedendo o primeiro campo; e transmitir o primeiro indicador de transmissão e segundo indicador de transmissão usando a estrutura de comunicação.
6. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pela transmissão do primeiro indicador de transmissão e a transmissão do segundo indicador de transmissão compreender: incluir o preâmbulo de Wi-Fi (425) e o símbolo de sinalizador de uso de canal em um mesmo campo de uma estrutura de comunicação; e transmitir o primeiro indicador de transmissão e o segundo indicador de transmissão usando a estrutura de comunicação.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro indicador de transmissão ser incorporado no segundo indicador de transmissão.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação compreender: executar um procedimento de avaliação de canal livre, CCA; e determinar que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação com base na execução do procedimento de CCA.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo dispositivo (105, 115) incluir pelo menos um entre uma estação base ou um equipamento de usuário.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro indicador de transmissão incluir um preâmbulo de Wi-Fi (425); e em que o preâmbulo de Wi-Fi (425) inclui pelo menos um entre: um identificador de fonte que identifica o dispositivo (105, 115), ou um indicador de tecnologia de acesso de rádio que indica que o dispositivo (105, 115) é capaz de transmitir sinais usando uma tecnologia de acesso de rádio de evolução a longo prazo, LTE, implantada na banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610).
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro indicador de transmissão incluir um preâmbulo de Wi-Fi (425); em que o preâmbulo de Wi-Fi (425) inclui um indicador de duração que indica uma duração da comunicação; e em que o segundo indicador de transmissão inclui uma indicação que o primeiro indicador de transmissão foi transmitido.
12. Aparelho (105, 115) para comunicação sem fio, caracterizado por compreender: meios para determinar que uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para uma comunicação; meios para determinar um protocolo Wi-Fi associado com um ponto de acesso Wi-Fi dentro de uma faixa de comunicação do dispositivo (105, 115); meios para gerar um primeiro indicador de transmissão com base no protocolo de Wi-Fi; meios para transmitir, com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação, o primeiro indicador de transmissão que indica que o aparelho (105, 115) está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610); em que o primeiro indicador de transmissão é associado a uma primeira tecnologia de acesso de rádio; e meios para transmitir, com base na determinação de que a banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610) está disponível para a comunicação, um segundo indicador de transmissão que indica que o aparelho (105, 115) está transmitindo informação através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada (420, 610); em que o segundo indicador de transmissão é associado a uma segunda tecnologia de acesso de rádio que é diferente da primeira tecnologia de acesso de rádio.
13. Memória caracterizada por compreender instruções para realizar um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11.
Applications Claiming Priority (5)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US201462081480P | 2014-11-18 | 2014-11-18 | |
US62/081,480 | 2014-11-18 | ||
US14/866,428 US9929844B2 (en) | 2014-11-18 | 2015-09-25 | Techniques for transmitting preambles over an unlicensed radio frequency spectrum band |
US14/866,428 | 2015-09-25 | ||
PCT/US2015/052685 WO2016081068A1 (en) | 2014-11-18 | 2015-09-28 | Techniques for transmitting preambles over an unlicensed radio frequency spectrum band |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112017010374A2 BR112017010374A2 (pt) | 2017-12-19 |
BR112017010374B1 true BR112017010374B1 (pt) | 2023-07-18 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US10771222B2 (en) | Techniques for transmitting preambles over an unlicensed radio frequency spectrum band | |
AU2020201006B2 (en) | Techniques for transmitting and receiving synchronization signals over an unlicensed radio frequency spectrum band | |
CN107113144B (zh) | 用于确定共享射频频谱中的传输的起始符号的符号周期的技术 | |
CN107006040B (zh) | 用于保留射频频谱的信道的技术 | |
CN107251463B (zh) | 用于管理接入共享射频谱带的多种无线电接入技术的技术 | |
US20200359426A1 (en) | Physical random access for nr-u | |
BR112017003089B1 (pt) | Método para comunicação sem fio, aparelho para comunicação sem fio e memória legível por computador | |
JP2018509103A (ja) | ライセンス支援型アクセスにおけるスケジューリング | |
BR112017003032B1 (pt) | Técnicas para transmissão e recepção de mensagens de alerta através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada | |
CN109156031B (zh) | 用户终端以及无线通信方法 | |
WO2017191840A1 (ja) | ユーザ端末及び無線通信方法 | |
US20220225412A1 (en) | Shared channel occupancy time operation | |
BR112017010374B1 (pt) | Método e aparelho para comunicação sem fio, e memória legível por computador | |
KR20180108351A (ko) | 비면허대역 통신을 위한 다양한 dl전송 구조하에서의 데이터/제어채널의 할당 및 수신 방법, 장치 및 시스템 |