BR112017002120B1 - Transmissão e recepção de sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência - Google Patents

Transmissão e recepção de sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência Download PDF

Info

Publication number
BR112017002120B1
BR112017002120B1 BR112017002120-0A BR112017002120A BR112017002120B1 BR 112017002120 B1 BR112017002120 B1 BR 112017002120B1 BR 112017002120 A BR112017002120 A BR 112017002120A BR 112017002120 B1 BR112017002120 B1 BR 112017002120B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
ofdm symbol
radio frequency
examples
frequency spectrum
spectrum band
Prior art date
Application number
BR112017002120-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017002120A2 (pt
Inventor
Tao Luo
Yongbin Wei
Peter Gaal
Durga Prasad Malladi
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/813,474 external-priority patent/US9602322B2/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017002120A2 publication Critical patent/BR112017002120A2/pt
Publication of BR112017002120B1 publication Critical patent/BR112017002120B1/pt

Links

Abstract

São descritas técnicas para comunicação sem fio. Um primeiro método inclui receber um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) incluindo uma pluralidade de sinais de referência (RSs) através de uma banda de espectro de radiofrequência. O primeiro método também pode incluir o recebimento de um segundo símbolo OFDM que inclui um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Um segundo método inclui transmitir um primeiro símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs através de uma banda de espectro de radiofrequência. O segundo método pode incluir também a transmissão de um segundo símbolo OFDM que inclui um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Em cada método, uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM inclui uma densidade superior do RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM, e quando incluído, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS
[0001] O presente pedido de patente reivindica prioridade para o Pedido de Patente dos Estados Unidos N° 14/813.474 por Luo e outros, intitulado “Transmission and Reception of Discovery Signals Over a Radio Frequency Spectrum Band”, depositado em 30 de julho de 2015, e Pedido de Patente Provisional dos Estados Unidos N° 62/032.448 por Luo e outros, intitulado “Transmission and Reception of Discovery Signals Over a Radio Frequency Spectrum Band”, depositado em 1° de agosto de 2014; cada um dos quais é atribuído ao cessionário do presente documento.
CAMPO DA REVELAÇÃO
[0002] A presente revelação, por exemplo, se refere aos sistemas de comunicação sem fio e, mais especificamente, às técnicas para transmitir e receber sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência.
ANTECEDENTES
[0003] Os sistemas de comunicação sem fio são amplamente empregados para proporcionar vários tipos de conteúdo de comunicação tal como voz, vídeo, dados de pacote, troca de mensagens, transmissão e assim por diante. Esses sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo capazes de suportar comunicação com múltiplos usuários mediante compartilhamento de recursos disponíveis de sistemas (por exemplo, tempo, frequência e energia). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem os sistemas de acesso múltiplo de divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo de divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo de divisão de frequência (FDMA), e sistemas de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA).
[0004] Como exemplo, um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio pode incluir um número de estações base, cada uma delas simultaneamente suportando comunicação para múltiplos dispositivos de comunicação, de outro modo conhecidos como equipamentos de usuário (UEs). Uma estação base pode se comunicar com os UEs nos canais de downlink (por exemplo, para transmissões a partir de uma estação base para um UE) e canais de uplink (por exemplo, para transmissões a partir de UE para uma estação base). Em alguns casos, os sinais de descoberta (por exemplo, sinais de referência e/ou sinais de sincronização) podem ser transmitidos a partir de uma estação base para um UE. Quando recebidos por um UE, os sinais de descoberta podem habilitar o UE para descobrir e/ou sincronizar com uma estação base.
[0005] Alguns modos de comunicação podem habilitar as comunicações entre uma estação base e um UE através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, ou através de diferentes bandas de espectro de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequência licenciada e/ou uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada) de uma rede celular. Com o tráfego de dados crescente nas redes celulares que utilizam uma banda de espectro de radiofrequência licenciada, o descarregamento de pelo menos algum do tráfego de dados para uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode proporcionar a um operador de celular as oportunidades para capacidade melhorada de transmissão de dados.
SUMÁRIO
[0006] A presente revelação, por exemplo, se refere a uma ou mais técnicas para transmitir e receber os sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência. Antes de obter acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada, e se comunicar através da mesma, uma estação base pode realizar uma avaliação de canal liberado (CCA) para determinar se um canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível. Quando for determinado que o canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada não está disponível (por exemplo, porque outro dispositivo já está utilizando o canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada), a estação base pode não transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada e pode realizar outra CCA, em um momento posterior, para disputar acesso à banda de espectro de radiofrequência não licenciada no momento posterior. Existe, portanto, incerteza em relação a quando a estação base será capaz de transmitir através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Além disso, pode haver quadros de rádio nos quais a estação base não tenha os dados a serem transmitidos para um UE através do canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Como esses fatores tendem a reduzir a frequência na qual uma estação base é capaz de transmitir sinais de descoberta, cujos sinais de descoberta podem ser úteis para um UE que esteja tentando descobrir e/ou sincronizar com uma estação base, métodos e aparelhos que possibilitam transmissão mais regular e/ou robusta dos sinais de descoberta podem ser úteis. Métodos e aparelho que podem melhorar a capacidade de um UE em realizar medições de banda estreita também podem ser úteis.
[0007] Em um primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito um método para comunicação sem fio. Em uma configuração, o método pode incluir o recebimento de um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal (OFDM) incluindo uma pluralidade de sinais de referência (RSs), que podem ser sinais de referência de célula específica (CRSs) ou sinais de referência de informação de estado de canal (CSI-RSs), através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM.
[0008] Em alguns exemplos, o método pode incluir o recebimento de um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode estar adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.
[0009] Em alguns exemplos, o método pode incluir o recebimento de um terceiro símbolo OFDM que inclui um segundo sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao segundo símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o método pode incluir o recebimento de um quarto símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs através da banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior de RSs do que uma porção restante do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode estar adjacente em tempo ao terceiro símbolo OFDM.
[0010] Em alguns exemplos do método, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos do método, cada um de segundo símbolo OFDM e terceiro símbolo OFDM podem incluir adicionalmente pelo menos um de um grupo consistindo em: um sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS), um bloco de informação de serviço (SID), um canal físico de difusão (PDCH), e suas combinações. Em alguns exemplos do método, o primeiro sinal de sincronização pode incluir um sinal de sincronização secundário e o segundo sinal de sincronização pode incluir um sinal de sincronização primário. Em alguns exemplos do método, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser recebidos através de um conjunto central de blocos de recurso do segundo símbolo OFDM e do terceiro símbolo OFDM.
[0011] Em alguns exemplos do método, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recurso de uma portadora componente da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o método pode incluir a realização de uma medição de canal de banda estreita do conjunto central de blocos de recursos, onde a medição pode se basear em todos os RSs a partir da pluralidade de RSs, ou um subconjunto de RSs a partir da pluralidade de RSs.
[0012] Em alguns exemplos, o método pode incluir a realização de uma detecção cega no primeiro símbolo OFDM para determinar se o símbolo OFDM compreende uma transmissão a partir de uma estação base. Em alguns exemplos, o método pode incluir a realização de uma detecção cega de uma quantidade restante de tráfego de downlink em um subquadro, e seletivamente reduzir a potência de um receptor com base ao menos em parte na detecção cega. Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada ao menos em parte em uma primeira pluralidade de CSI-RSs recebidos no segundo símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada adicionalmente, pelo menos em parte, em uma segunda pluralidade de CSI-RSs recebidos em símbolos OFDM associados com um segundo sinal de sincronização. Em alguns exemplos, o método pode incluir a medição de uma energia de símbolos, e a detecção cega pode se basear ao menos em parte na energia de símbolo medida.
[0013] Em alguns exemplos do método, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras e um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM.
[0014] Em um segundo conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito um aparelho para comunicação sem fio. Em uma configuração, o aparelho pode incluir meios para receber um primeiro símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RSs, que podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior do RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir ainda meios para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrita acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0015] Em um terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito outro aparelho para comunicação sem fio. Em uma configuração, o aparelho pode incluir um processador, e memória acoplada ao processador. O processador pode ser configurado para receber um primeiro símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RSs, que podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o processador também pode ser configurado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio, descrito acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0016] Em um quarto conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito um meio legível por computador para armazenar instruções executáveis por um processador. Em uma configuração, o meio legível por computador pode incluir instruções para receber um primeiro símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs, que podem ser CRSs, ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o meio legível por computador também pode incluir instruções para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0017] Em um quinto conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito outro método para comunicação sem fio. Em uma configuração, o método pode incluir a transmissão de um primeiro símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RSs, que podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM.
[0018] Em alguns exemplos, o método pode incluir a transmissão de um segundo símbolo FDM que inclui um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o método pode incluir a transmissão de um terceiro símbolo OFDM que inclui um segundo sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao segundo símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o método pode incluir a transmissão de um quarto símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs através da banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior de RSs do que uma porção restante do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao terceiro símbolo OFDM.
[0019] Em alguns exemplos do método, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos do método, cada um do segundo símbolo OFDM e do terceiro símbolo OFDM pode incluir adicionalmente pelo menos um de um grupo consistindo em: um CSI-RS, um SIB, um PBCH, e suas combinações. Em alguns exemplos do método, o primeiro sinal de sincronização pode incluir um sinal de sincronização secundário e o segundo sinal de sincronização pode incluir um sinal de sincronização primário. Em alguns exemplos do método, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser transmitidos através de um conjunto central de blocos de recurso do segundo símbolo OFDM e do terceiro símbolo OFDM.
[0020] Em alguns exemplos do método, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recurso de uma portadora componente da banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos do método, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras e o RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM.
[0021] Em um sexto conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito outro aparelho para comunicação sem fio. Em uma configuração, o aparelho pode incluir meios para transmitir um primeiro símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs, os quais podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio, descrito acima, com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0022] Em um sétimo conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito outro aparelho para comunicação sem fio. Em uma configuração, o aparelho pode incluir um processador, e memória acoplada ao processador. O processador pode ser configurado para transmitir um primeiro símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs, os quais podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o processador também pode ser configurado para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio, descrito acima com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0023] Em um oitavo conjunto de exemplos ilustrativos, outro meio legível por computador para armazenar instruções executáveis por um processador é descrito. Em uma configuração, o meio legível por computador pode incluir instruções para transmitir um primeiro símbolo OFDM que inclui uma pluralidade de RSs, os quais podem ser CRSs ou CSI-RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade superior dos RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o meio legível por computador também pode incluir instruções para implementar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima com relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0024] O precedente delineou mais propriamente de forma ampla as características e vantagens técnicas dos exemplos de acordo com a revelação para que a descrição detalhada a seguir possa ser mais bem-entendida. Características e vantagens adicionais serão descritas em seguida. A concepção e os exemplos específicos revelados podem ser prontamente utilizados como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realização dos mesmos propósitos da presente revelação. Tais construções equivalentes não se afastam do escopo das reivindicações anexas. Características dos conceitos aqui revelados, tanto em relação à sua organização e método de operação, em conjunto com as vantagens associadas serão mais bem- entendidas a partir da descrição seguinte quando considerada em conexão com as figuras anexas. Cada uma das figuras é provida com o propósito apenas de ilustração e descrição, e não como uma definição dos limites das reivindicações.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0025] Um entendimento adicional da natureza e vantagens da presente revelação pode ser realizado mediante referência aos desenhos a seguir. Nas figuras anexas, componentes ou características similares podem ter o mesmo rótulo de referência. Adicionalmente, vários componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos mediante acompanhamento do rótulo de referência por um tracejado e um segundo rótulo que distingue entre os componentes similares. Se apenas o primeiro rótulo de referência for usado no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares tendo o mesmo rótulo de referência independentemente do segundo rótulo de referência.
[0026] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da revelação;
[0027] A figura 2 mostra um sistema de comunicação sem fio no qual LTE/LTE-A pode ser implementado sob diferentes cenários utilizando uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0028] A figura 3 mostra um exemplo de uma comunicação sem fio através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0029] A figura 4 mostra um exemplo de uma comunicação sem fio através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0030] A figura 5 mostra um exemplo de uma comunicação sem fio através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0031] A figura 6 mostra um exemplo de uma comunicação sem fio através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0032] A figura 7 mostra um exemplo de como os sinais de referência e/ou os sinais de sincronização podem ser transmitidos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada para ocupar uma largura de banda de portadora componente, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0033] A figura 8 mostra um diagrama em blocos de um dispositivo sem fio para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0034] A figura 9 mostra um diagrama em blocos de um dispositivo sem fio para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0035] A figura 10 mostra um diagrama em blocos de um dispositivo sem fio para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0036] A figura 11 mostra um diagrama em blocos de um dispositivo sem fio para uso na comunicação sem fio de acordo com os vários aspectos da presente revelação;
[0037] A figura 12 mostra um diagrama em blocos de um UE para uso em comunicação sem fio, de acordo com os vários aspectos da presente revelação;
[0038] A figura 13 mostra um diagrama em blocos de uma estação base (por exemplo, uma estação base formando parte ou o todo de um eNB) para uso em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0039] A figura 14 é um diagrama em blocos de um sistema de comunicação de múltiplas entradas/múltiplas saídas (MIMO) incluindo uma estação base e um UE, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0040] A figura 15A é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0041] A figura 15B é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0042] A figura 16 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0043] A figura 17A é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação;
[0044] A figura 17B é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação; e
[0045] A figura 18 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0046] São descritas técnicas nas quais uma banda de espectro de radiofrequência, tal como uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, é utilizada para pelo menos uma porção de comunicações sobre um sistema de comunicação sem fio. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência pode ser utilizada para comunicações Long Term Evolution (LTE) e/ou LTE-Advanced (LTE-A). Nos exemplos em que a banda de espectro de radiofrequência é uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser utilizada em combinação com, ou independente de, uma banda de espectro de radiofrequências licenciada. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser uma banda de espectro de rádio frequência para a qual um dispositivo pode necessitar de acesso porque a banda de espectro de radiofrequências está disponível, pelo menos em parte, para utilização não licenciada, tal como Wi-Fi usar.
[0047] Com o aumento do tráfego de dados nas redes celulares que utilizam uma banda de espectro de radiofrequências licenciada, a transferência de pelo menos algum tráfego de dados para uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada pode proporcionar um operador celular (por exemplo, um operador de uma rede móvel terrestre pública (PLMN)/ou um conjunto coordenado de estações base que definem uma rede celular, tal como uma rede LTE/LTE-A) com oportunidades para aumentar a capacidade de transmissão de dados. Conforme observado acima, antes de se comunicarem sobre a banda de espectro de radiofreqüência não licenciada, os dispositivos podem executar um procedimento de CCA (ou procedimento CCA estendido) para determinar se um canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada está disponível. Quando se determina que um canal não esteja disponível, um procedimento CCA (ou procedimento CCA estendido) pode ser executado novamente para o canal mais tarde. Existe, portanto, uma incerteza quanto à altura em que a estação base será capaz de transmitir através da banda de espectro de radiofrequências não licenciada. Além disso, podem existir quadros de rádio em que a estação base não tem dados para transmitir a um UE através do canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Uma vez que ambos estes fatores tendem a reduzir a frequência na qual uma estação base é capaz de transmitir sinais de descoberta, cujos sinais de descoberta podem ser úteis para um UE que está a tentar descobrir e/ou sincronizar com uma estação base, métodos e aparelhos que permitem uma transmissão mais regular e/ou robusta de sinais de descoberta pode ser útil.
[0048] Em alguns exemplos, as técnicas aqui descritas podem aumentar a probabilidade de os sinais de descoberta ser recebidos pelos UEs por terem uma estação base em disputa para o acesso a um canal de uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada e, quando a estação base disputa com êxito para o acesso ao canal, com a estação base tendo a transmissão de sinais de descoberta através do canal da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Um UE pode detectar os sinais de descoberta e depois, ao detectar uma ausência de tráfego adicional sobre o canal, desligar seletivamente um receptor do UE. Em alguns exemplos, as técnicas aqui descritas podem também ou alternativamente formatar (por exemplo, organizar) a transmissão de sinais de descoberta, de modo que eles são mais susceptíveis de serem recebidos e descodificados por UEs. Em alguns exemplos, as técnicas aqui descritas podem também ou alternativamente melhorar a capacidade de um UE em fazer medições de banda estreita.
[0049] A descrição que se segue fornece exemplos, e não é uma limitação do âmbito, da aplicabilidade ou dos exemplos apresentados nas reivindicações. Podem ser feitas alterações na função e no arranjo dos elementos discutidos sem afastamento do âmbito da revelação. Vários exemplos podem omitir, substituir ou adicionar vários procedimentos ou componentes, conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser realizados numa ordem diferente da descrita, e podem adicionar-se, omitir ou combinar várias etapas. Além disso, as características descritas com respeito a alguns exemplos podem ser combinadas em outros exemplos.
[0050] A figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicações sem fio 100, de acordo com vários aspectos da revelação. O sistema de comunicações sem fio 100 pode incluir estações base 105, UEs 115 e uma rede de núcleo 130. A rede de núcleo 130 pode proporcionar autenticação de usuário, autorização de acesso, rastreio, conectividade de Protocolo de Internet (IP) e outro acesso, encaminhamento ou mobilidade funções. As estações base 105 podem interagir com a rede de núcleo 130 através de links de retorno 132 (por exemplo, SI, etc.) e podem executar configuração de rádio e programação para comunicação com os UEs 115 ou podem operar sob o controle de um controlador de estação base mostrando. Em vários exemplos, as estações base 105 podem se comunicar, direta ou indiretamente (por exemplo, através da rede central 130), uma com a outra sobre os links 134 de ligação de retorno (por exemplo, X1, etc.), que podem ser links de comunicação com ou sem fio.
[0051] As estações base 105 podem se comunicar sem fio com os UEs 115 através de uma ou mais antenas de estação base. Cada uma das estações base 105 pode proporcionar cobertura de comunicação para uma área de cobertura geográfica respectiva 110. Em alguns exemplos, uma estação base 105 pode ser referida como uma estação base transceptor, uma estação base de rádio, um ponto de acesso, um transceptor de rádio, NodeB, um eNodeB (eNB), um HomeNodeB, um HomeNodeB, ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura geográfica 110 para uma estação base 105 pode ser dividida em sectores que constituem uma porção da área de cobertura (não ilustrada). O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir estações base 105 de tipos diferentes (por exemplo, estações base de macro e/ou de pequenas células). Podem existir áreas sobrepostas de cobertura geográfica 110 para diferentes tecnologias.
[0052] Em alguns exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir um sistema de comunicação (ou rede) LTE/LTE-A, cujo sistema de comunicação LTE/LTE-A pode suportar um ou mais modos de operação ou implantação numa banda de espectro de radiofrequências licenciada (por exemplo, uma banda de espectro de radiofreqüência para a qual os aparelhos não contendem para acesso porque a banda de espectro de radiofreqüência é licenciada para usuários particulares para usos particulares, tais como uma banda de espectro de radiofreqüência licenciada utilizável para comunicações LTE/LTE-A) e/ou Uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos podem necessitar de acesso porque a banda de espectro de radiofrequências está disponível para utilização não licenciada, tal como a utilização de Wi-Fi). Em outros exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar comunicação sem fio utilizando uma ou mais tecnologias de acesso diferentes de LTE/LTE-A. Em sistemas de comunicação LTE/LTE-A, o termo NodeB ou eNB evoluído pode ser, por exemplo, utilizado para descrever uns ou grupos das estações base 105.
[0053] O sistema de comunicação sem fio 100 pode ser ou incluir uma rede LTE/LTE-A heterogênea na qual os diferentes tipos de eNBs proporcionam cobertura para várias regiões geográficas. Por exemplo, cada eNB ou estação base 105 pode proporcionar cobertura de comunicação para uma célula macro, uma célula pequena e/ou outros tipos de células. O termo “célula” é um termo 3GPP que pode ser utilizado para descrever uma estação base, uma portadora ou portadora componente associada a uma estação base ou uma área de cobertura (por exemplo, sector, etc.) de uma estação base ou de suporte, dependendo do contexto.
[0054] Uma macro célula pode geralmente cobrir uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, vários quilômetros de raio) e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma célula pequena pode ser uma estação base de potência inferior, em comparação com uma célula macro que pode operar nas mesmas ou diferentes (por exemplo, licenças, não licenciadas, etc.) bandas de espectro de radiofrequência como células macro. Células pequenas podem incluir células pico, femto células e micro células de acordo com vários exemplos. Uma célula pico pode cobrir uma área geográfica relativamente menor e pode permitir acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma femtocélula também pode cobrir uma área geográfica relativamente pequena (por exemplo, um lar) e pode proporcionar acesso restrito por UEs que têm uma associação com a femtocélula (por exemplo, UEs num grupo de assinantes fechados (CSG), UEs para usuários no domicílio, e similar). Um eNB para uma macro célula pode ser referido como um macro eNB. Um eNB para uma célula pequena pode ser referido como um eNB de célula pequena, um pico eNB, um eNB femto ou um eNB doméstico. Um eNB pode suportar uma ou várias (por exemplo, duas, três, quatro, e semelhantes) células (por exemplo, portadoras componentes).
[0055] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar a operação síncrona ou assíncrona. Para operação síncrona, as estações base podem ter temporização de armação semelhante e as transmissões de diferentes estações base podem estar aproximadamente alinhadas no tempo. Para operação assíncrona, as estações base podem ter temporização de quadro diferente, e as transmissões de diferentes estações base podem não estar alinhadas no tempo. As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas para operações síncronas ou assíncronas.
[0056] As redes de comunicações que podem acomodar alguns dos vários exemplos divulgados podem ser redes baseadas em pacotes que operam de acordo com uma pilha de protocolos em camadas. No plano do usuário, as comunicações no portador ou camada de Protocolo de Convergência de Dados de Pacote (PDCP) podem ser baseadas em IP. Uma camada de Controle de Link de Rádio (RLC) pode executar a segmentação de pacotes e a remontagem para comunicar através de canais lógicos. Uma camada de Controle de Acesso ao Meio (MAC) pode executar a manipulação de prioridade e a multiplexação de canais lógicos em canais de transporte. A camada MAC também pode usar Hybrid Automatic Repeat Request (HARQ) para fornecer retransmissão na camada MAC para melhorar a eficiência da ligação. No plano de controle, a camada de protocolo de Controle de Recursos de Rádio (RRC) pode proporcionar estabelecimento, configuração e manutenção de uma ligação RRC entre um UE 115 e as estações base 105 ou rede de núcleo 130 suportando portadoras de rádio para os dados de plano de usuário. Na camada física (PHY), os canais de transporte podem ser mapeados para canais físicos.
[0057] Os UEs 115 podem ser dispersos por todo o sistema de comunicação sem fio 100, e cada UE 115 pode ser estacionário ou móvel. Um UE 115 pode também incluir ou ser referido pelos especialistas na técnica como uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo móvel, um dispositivo sem fio, um dispositivo Um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um terminal móvel, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente ou qualquer outra terminologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente digital pessoal (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo portátil, um computador tablet, um computador portátil, um telefone sem fio, uma estação WLL, ou semelhante. Um UE pode ser capaz de comunicar com vários tipos de estações base e equipamento de rede, incluindo macro eNBs, eNBs de célula pequena, estações base de retransmissão e semelhantes.
[0058] Os links de comunicação 125 ilustrados no sistema de comunicação sem fio 100 podem incluir transmissão de downlink (DL), de uma estação base 105 para um UE 115 e/ou transmissão de uplink (UL) de um UE 115 para uma estação base 105. As transmissões de downlink podem Também podem ser chamadas transmissões de link direto, enquanto as transmissões de uplink podem também ser chamadas de transmissões de link inverso. Em alguns exemplos, transmissões DL podem incluir transmissões de sinais de descoberta, incluindo, por exemplo, sinais de referência e/ou sinais de sincronização.
[0059] Em alguns exemplos, cada link de comunicação 125 pode incluir uma ou mais portadoras, em que cada portadora pode ser um sinal composto por várias subportadoras (por exemplo, sinais de forma de onda de diferentes frequências) moduladas de acordo com as várias tecnologias de rádio descritas acima. Cada sinal modulado pode ser enviado numa subportadora diferente e pode transportar informação de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informação de sobrecarga, dados de usuário, etc. Os links de comunicação 125 podem transmitir comunicações bidirecionais usando um domínio de frequência Duplexação (FDD) (por exemplo, utilizando recursos de espectro emparelhados) ou uma operação de duplexação de domínio de tempo (TDD) (por exemplo, utilizando recursos de espectro não emparelhados). Podem ser definidas estruturas de estrutura para operação FDD (por exemplo, tipo 1 de estrutura de quadro) e operação TDD (por exemplo, tipo 2 de estrutura de quadro).
[0060] Cada portadora pode ser proporcionada através de uma banda de espectro de radiofrequência licenciada ou de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada e um conjunto de portadoras utilizado num modo particular de comunicação pode ser recebido (por exemplo, num UE 115) sobre a radiofrequência licenciada (Por exemplo, num UE 115) sobre a banda de espectro de radiofrequências não licenciada, ou ser recebida (por exemplo, num UE 115) sobre uma combinação da banda de espectro de radiofrequências licenciada e da banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0061] Em algumas modalidades do sistema de comunicação sem fio 100, as estações base 105 e/ou UEs 115 podem incluir múltiplas antenas para empregar esquemas de diversidade de antena para melhorar a qualidade e fiabilidade de comunicação entre as estações base 105 e UEs 115. Adicionalmente ou alternativamente, as estações base 105 e/Ou UEs 115 podem empregar técnicas de entrada múltipla, saída múltipla (MIMO) que podem tirar vantagem de ambientes de múltiplos caminhos para transmitir múltiplas camadas espaciais que transportam os mesmos ou diferentes dados codificados.
[0062] O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar a operação em múltiplas células ou portadoras, uma característica que pode ser referida como agregação de portadora (CA) ou operação de múltiplas portadoras. Uma portadora pode também ser referida como um suporte de componente (CC), uma camada, um canal, etc. Os termos: “portadora”, “suporte de componente”, “célula” e “canal” podem ser utilizados indiferentemente neste documento. Um UE 115 pode ser configurado com vários CCs de downlink e um ou mais CCs de uplink para agregação de portadora. A agregação de portadoras pode ser utilizada com portadoras componentes FDD e TDD.
[0063] Em alguns exemplos do sistema de comunicação sem fio 100, o LTE/LTE-A pode ser implementado sob diferentes cenários utilizando uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada. Os cenários de implantação podem incluir um modo de downlink suplementar no qual as comunicações de downlink LTE/LTE-A numa banda de espectro de radiofrequências licenciada podem ser descarregadas para a banda de espectro de radiofrequências não licenciada, um modo de agregação de portadoras em que as links descendentes LTE/LTE-A e As comunicações de uplink podem ser descarregadas da banda de espectro de radiofrequências licenciada para a banda de espectro de radiofrequências não licenciada e/ou um modo autônomo em que as comunicações de downlink LTE/LTE-A e uplink entre uma estação base 105 e um UE 115 podem ter lugar Na faixa de espectro de radiofreqüência não licenciada. As estações base 105, bem como os UE 115, podem, em alguns exemplos, suportar um ou mais destes modos de operação ou semelhantes. Em alguns exemplos, podem ser utilizadas formas de onda OFDMA nas links de comunicação 125 para comunicações de downlink LTE/LTE-A na banda de espectro de radiofrequência licenciada e/ou na banda de espectro de radiofrequência não licenciada, enquanto que OFDMA, SC-FDMA e/ou bloco de recursos As formas de onda FDMA intercaladas podem ser utilizadas nos links de comunicação 125 para comunicações de uplink LTE/LTE-A na banda de espectro de rádio frequência licenciada e/ou na banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0064] A figura 2 mostra um sistema de comunicações sem fio 200 no qual LTE/LTE-A pode ser implementado sob diferentes cenários utilizando uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Mais especificamente, a figura 2 ilustra exemplos de um modo de downlink suplementar, um modo de agregação de portadora e um modo autônomo em que o LTE/LTE-A é implementado utilizando uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada. O sistema de comunicação sem fio 200 pode ser um exemplo de porções do sistema de comunicação sem fio 100 descrito com referência à figura 1. Além disso, uma primeira estação base 205 e uma segunda estação base 206 podem ser exemplos de aspectos de uma ou mais das estações base 105 descritas com referência à figura 1, enquanto que um primeiro UE 215, um segundo UE 216, um terceiro UE 217 e um quarto UE 218 podem ser exemplos de aspectos de um ou mais dos UE 115 descritos com referência à figura 1.
[0065] No exemplo de um modo de downlink suplementar no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o primeiro UE 215 utilizando um canal de downlink 220. O canal de downlink 220 pode ser associado a uma frequência Fl num rádio não licenciada Freqüência. A primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o primeiro UE 215 utilizando uma primeiro link bidirecional 225 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do primeiro UE 215 utilizando a primeiro link bidirecional 225. A primeiro link bidirecional 225 pode estar associada a uma frequência F4 numa banda de espectro de radiofrequências licenciada. O canal de downlink 220 na banda de espectro de radiofrequência não licenciada e o primeiro link bidirecional 225 na banda de espectro de rádio frequência licenciada podem funcionar concorrentemente. O canal de downlink 220 pode proporcionar uma descarga de capacidade de downlink para a primeira estação base 205. Em alguns exemplos, o canal de downlink 220 pode ser utilizado para serviços de unicast (por exemplo, dirigido a um UE) ou para serviços de difusão múltipla (por exemplo). Esse cenário pode ocorrer com qualquer provedor de serviços (por exemplo, um operador de rede móvel (MNO)) que usa um espectro de radiofrequência licenciada e precisa aliviar parte do tráfego e/ou congestionamento de sinalização.
[0066] Num exemplo de um modo de agregação de portadora no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA para o segundo UE 216 utilizando uma segundo link bidirecional 230 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC- FDMA e/Bloco de formas de onda FDMA intercaladas do segundo UE 216 utilizando o segundo link bidirecional 230. O segundo link bidirecional 230 pode estar associado com a frequência Fl na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A primeira estação base 205 também pode transmitir formas de onda OFDMA para o segundo UE 216 utilizando uma terceiro link bidirecional 235 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do segundo UE 216 utilizando o terceiro link bidirecional 235. O terceiro link bidirecional 235 pode estar associado a uma Frequência F2 numa banda de espectro de radiofrequências licenciada. O segundo link bidirecional 230 pode proporcionar uma descarga de capacidade de downlink e de uplink para a primeira estação base 205. Tal como o downlink suplementar descrita acima, este cenário pode ocorrer com qualquer fornecedor de serviços (por exemplo, MNO) que utilize um espectro de radiofrequências licenciada e que necessite aliviar parte do tráfego e/ou congestionamento de sinalização.
[0067] Em outro exemplo de um modo de agregação de portadora no sistema de comunicação sem fio 200, a primeira estação base 205 pode transmitir formas de onda OFDMA ao terceiro UE 217 utilizando um quarto link bidirecional 240 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC-FDMA e/Bloco de formas de onda intercaladas a partir do terceiro UE 217 utilizando o quarto link bidirecional 240. O quarto link bidirecional 240 pode estar associado com uma frequência F3 na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A primeira estação base 205 também pode transmitir formas de onda OFDMA para o terceiro UE 217 utilizando uma quinto link bidirecional 245 e pode receber formas de onda SC-FDMA a partir do terceiro UE 217 utilizando a quinto link bidirecional 245. A quinto link bidirecional 245 pode estar associada com a Frequência F2 na faixa de espectro de radiofrequências licenciada. O quarto link bidirecional 240 pode proporcionar uma descarga de capacidade de downlink e de uplink para a primeira estação base 205. Este exemplo e os fornecidos acima são apresentados para fins ilustrativos e podem existir outros modos semelhantes de cenários de operação ou implantação que combinam LTE/LTE-A em uma banda licenciada de espectro de radiofrequência e usar uma faixa de espectro de radiofrequência não licenciada para descarga de capacidade.
[0068] Conforme descrito acima, um tipo de provedor de serviços que pode se beneficiar da descarga de capacidade oferecida pelo uso de LTE/LTE-A em uma faixa de espectro de radiofreqüência não licenciada é um MNO tradicional possuindo direitos de acesso a uma banda de espectro de radiofrequência licenciada LTE/LTE-A. Para esses provedores de serviços, um exemplo operacional pode incluir um modo de inicialização (por exemplo, downlink suplementar, agregação de portadora) que usa o portador de componente primário LTE/LTE-A (PCC) na banda de espectro de rádio freqüência licenciada e pelo menos um portador de componente secundário (SCC) na banda de espectro de radiofreqüência não licenciada.
[0069] No modo de agregação de portadoras, dados e controle podem, por exemplo, ser (por exemplo, através do primeiro link bidirecional 225, do terceiro link bidirecional 235 e do quinto link bidirecional 245), enquanto os dados podem, por exemplo, ser comunicados na banda de espectro de radiofrequências não licenciada (por exemplo, através de um segundo link bidirecional 230 e quarto link bidirecional 240). Os mecanismos de agregação de portadoras suportados quando se utiliza uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada podem cair sob uma agregação de portadora de duplexação de divisão de frequência de divisão de frequência - duplexação por divisão de tempo (FDD-TDD) ou uma agregação de portadora de TDD-TDD com simetria diferente entre portadoras componentes.
[0070] Num exemplo de um modo autônomo no sistema de comunicação sem fio 200, a segunda estação base 206 pode transmitir formas de onda OFDMA para o quarto UE 218 utilizando uma link bidirecional 250 e pode receber formas de onda OFDMA, formas de onda SC-FDMA e/ou bloco de recursos intercalados FDMA do quarto UE 218 utilizando o link bidirecional 250. O link bidirecional 250 pode estar associado com a frequência F3 na banda de espectro de radiofrequências não licenciada. O modo autônomo pode ser usado em cenários de acesso sem fio não tradicionais, como acesso no estádio (por exemplo, unicast, multicast). Um exemplo de um tipo de provedor de serviços para este modo de operação pode ser um proprietário de estádio, empresa de cabo, host de evento, hotel, empresa ou grande corporação que não tem acesso a uma banda de espectro de radiofrequência licenciada.
[0071] Em alguns exemplos, um aparelho de transmissão tal como uma das estações base 105, 205 e/ou 206 descritas com referência à figura 1 e/ou 2 e/ou um dos UE 115, 215, 216, 217 e/ou 218 descritos com referência à figura 1 e/ou 2, podem utilizar um intervalo de acesso para aceder a um canal de uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada (por exemplo, a um canal físico da banda de espectro de radiofrequências não licenciada). O intervalo controlado pode definir a aplicação de um protocolo baseado em contenção, tal como um protocolo Listen Before Talk (LBT) baseado no protocolo LBT especificado no European Telecommunications Standards Institute (ETSI) (EN 301 893). Ao usar um intervalo de controle que define a aplicação de um protocolo LBT, o intervalo de controle pode indicar quando um aparelho de transmissão precisa executar um procedimento de contenção, tal como um procedimento de avaliação de canal claro (CCA). O resultado do procedimento CCA pode indicar ao dispositivo transmissor se está disponível um canal de uma banda de espectro de radiofrequências não licenciada ou em utilização para o intervalo de bloqueio (também referido como um quadro de rádio LBT ou um quadro CCA). Quando um procedimento CCA indica que o canal está disponível (por exemplo, “liberado” para utilização) para um quadro de rádio LBT correspondente, o aparelho transmissor pode reservar e/ou utilizar o canal da banda de espectro de radiofrequências não licenciada durante parte ou a totalidade do Quadro de rádio LBT. Quando o procedimento CCA indica que o canal não está disponível (por exemplo, que o canal está a ser utilizado ou reservado por outro aparelho), o aparelho transmissor pode ser impedido de utilizar o canal durante o quadro de rádio LBT.
[0072] Em alguns exemplos, pode ser útil para um aparelho de transmissão gerar um intervalo de controle para uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada numa base periódica e sincronizar pelo menos um limite do intervalo de controle com pelo menos um limite de um intervalo periódico. Por exemplo, pode ser útil gerar um intervalo de fecho periódico para uma downlink celular numa banda de espectro de radiofrequência partilhada e sincronizar pelo menos um limite do intervalo de fecho periódico com pelo menos um limite de um intervalo periódico (por exemplo, um Intervalo de rádio LTE/LTE-A periódico) associado à downlink celular. Exemplos de tal sincronização são mostrados na figura 3.
[0073] A figura 3 mostra exemplos 300 de um intervalo de controle (ou quadro de rádio LBT) para um downlink celular numa banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Um primeiro intervalo de controle 305, um segundo intervalo de controle 315 e/ou um terceiro intervalo de controle 325 podem ser utilizados como um intervalo de controle periódica por um eNB ou UE que suporte transmissões sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Exemplos de tal eNB podem incluir as estações base 105, 205 e/ou 206 descritas com referência à figura 1 e/ou 2, e exemplos de tal UE podem incluir os UE 115, 215, 216, 217 e/ou 218 descritos com referência à figura 1 e/ou 2. O primeiro intervalo de controle 305, o segundo intervalo de controle 315 e/ou o terceiro intervalo de controle 325 podem, em alguns exemplos, ser utilizados com o sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2.
[0074] Como exemplo, a duração do primeiro intervalo de controle 305 é mostrada como sendo igual a (ou aproximadamente igual a) uma duração de um quadro de rádio LTE/LTE-A 310 de um intervalo periódico associado a uma downlink celular. Em alguns exemplos, “aproximadamente igual” significa que a duração do primeiro intervalo de controle 305 está dentro de uma duração de prefixo cíclico (CP) da duração do intervalo periódico.
[0075] Pelo menos um limite (por exemplo, o tempo de início ou o tempo de fim) do primeiro intervalo de controle 305 pode ser sincronizada com pelo menos um limite do intervalo periódico que inclui os quadros de rádio LTE/LTE-A N-l a N + l. Em alguns casos, o primeiro intervalo de controle 305 pode ter limites que estão alinhados com os limites de quadro do intervalo periódico. Em outros casos, o primeiro intervalo de bloqueio 305 pode ter limites que são sincronizados com, mas deslocados a partir dos limites de quadro do intervalo periódico. Por exemplo, os limites do primeiro intervalo de controle 305 podem ser alinhados com limites de subquadro do intervalo periódico ou com limites de ponto médio de subquadro (por exemplo, os pontos médios de subquadros particulares) do intervalo periódico.
[0076] Em alguns casos, o intervalo periódico pode coincidir com quadros de rádio LTE/LTE-A N-1 a N + l. Cada quadro de rádio LTE/LTE-A 310 pode ter uma duração de dez milissegundos, por exemplo, e o primeiro intervalo de controle 305 também pode ter uma duração de dez milissegundos. Nestes casos, os limites do primeiro intervalo de controle 305 podem ser sincronizados com os limites (por exemplo, limites de quadros, limites de subquadro ou limites médios de subquadro) de uma das quadros de rádio LTE/LTE-A (por exemplo, o LTE/LTE - Uma moldura de rádio (N)).
[0077] Como exemplo, as durações do segundo intervalo de controle 315 e do terceiro intervalo de controle 325 são mostradas como sendo submúltiplos de (ou submúltiplos aproximados de) a duração do intervalo periódico associado com a downlink celular. Em alguns exemplos, um “submúltiplo aproximado de meios a duração do segundo intervalo de controle 315 e/ou do terceiro intervalo de controle 325 está dentro de uma duração de prefixo cíclico (CP) da duração de um submúltiplo de (por exemplo, metade Por exemplo, o segundo intervalo de controle 315 pode ter uma duração de cinco milissegundos e o terceiro intervalo de controle 325 pode ter uma duração de dois milissegundos O segundo intervalo de controle 315 ou a terceira passagem O intervalo 325 pode ser vantajoso em relação ao primeiro intervalo de controle 305 porque a sua duração mais curta pode facilitar uma partilha mais frequente de uma banda de espectro de radiofrequência partilhada.
[0078] A figura 4 mostra um exemplo 400 de uma comunicação sem fio 410 sobre uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos podem necessitar de acesso porque a banda de espectro de radiofrequências está disponível para utilização não licenciada, tal como a utilização de Wi-Fi. Numa alternativa ilustrada na figura 4, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser qualquer banda de espectro de radiofrequência.
[0079] Conforme ilustrado na figura 4, um quadro de rádio LBT 415, a qual pode corresponder a um intervalo de controle, tal como o primeiro intervalo de controle 305 descrito com referência à figura 3, pode ter uma duração de dez milissegundos e incluir um número de subquadros de downlink (D) 420, um número de subquadros de uplink (U) 425 e dois tipos de subquadros especiais, um subquadro S 430 e um subquadro S’ 435. O subquadro S 430 pode proporcionar uma transição entre subquadros de downlink 420 e subquadros de uplink 425, enquanto o subquadro S’ 435 pode proporcionar uma transição entre subquadros de uplink 425 e subquadros de downlink 420. Durante o subquadro de S' 435, um CCA 440 (por exemplo, CCA) pode ser realizada por uma ou mais estações base, tal como uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descritas com referência à figura 1 e/ou 2, para reservar, durante um período de tempo, um canal (por exemplo, um suporte de componentes) sobre o qual ocorre a comunicação sem fio 410. Em alguns exemplos, o CCA pode ser um CCA executado para uma estação base que funciona de acordo com um protocolo LBT-frame-based equipment (LBT-FBE), no qual a contenção bem-sucedida para a banda de espectro de radiofrequências não licenciada depende da CCA única. Durante a subquadro S 430, um CCA 450 (por exemplo, um CCA de uplink) pode ser realizado por um ou mais UEs, tal como um ou mais dos UE 115, 215, 216, 217 e/ou 218 descritos com referência a figura 1 e/ou 2, para reservar, durante um período de tempo, o canal (por exemplo, o suporte de componentes) sobre o qual a comunicação sem fio 410 ocorre.
[0080] Seguindo um CCA 440 bem sucedido por uma estação base, a estação base pode transmitir um indicador de utilização de canal (por exemplo, um sinal de baliza de utilização de canal (CUBS)) 445 sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada, para fornecer uma indicação a outras estações base,, E/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, pontos de acesso Wi-Fi, etc.) que a estação base reservou o canal. O indicador de utilização de canal 445 pode não apenas reservar o canal Para transmissões pela estação base, mas para transmissões de uplink pelos seus UEs. O indicador de utilização de canal 445 também pode fornecer sinais para controle de ganho automático (AGC) e atualizações de circuito de rastreio por dispositivos sem fio, antes de a estação base transmitir dados para os dispositivos sem fio. Em alguns exemplos, um indicador de utilização de canal 445 pode ser transmitido utilizando uma pluralidade de blocos de recursos intercalados. Transmitir um indicador de uso do canal 445 desta forma pode permitir que o indicador de uso do canal 445 para ocupar, pelo menos, certa percentagem da largura de banda de frequências disponível na banda de espectro de radiofrequência não licenciada e satisfazer um ou mais requisitos regulamentares (por exemplo, a exigência de que o canal indicador do uso 445 ocupe, pelo menos, 80% da largura de banda de frequência disponível). O indicador de utilização do canal 445 pode em alguns exemplos tomar uma forma semelhante à de um sinal de LTE-A LTE/especifica para a célula de referência (CRS) e/ou sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS). Quando o CCA 440 falhar, o indicador de uso do canal 445 e uma transmissão downlink subsequente não são transmitidas. Na sequência de uma bem sucedida CCA 450 por um UE, a UE pode transmitir um indicador de uso do canal (por exemplo, um CUBS) 455 sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada, para fornecer uma indicação de outros UEs, estações base, e/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, pontos de acesso Wi-Fi, etc.) que a UE reservou o canal.
[0081] Quando um CCA 440 ou CCA 450 for bem sucedido, uma série de sinais de descoberta (por exemplo, símbolos de referência e/ou sinais de sincronização) pode ser transmitido pela estação base ou UE que realizou ao CCA bem sucedido. Os sinais de referência e/ou sinais de sincronização podem ser transmitidos através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização pode ser transmitida em um ou mais símbolos OFDM de um ou mais subquadros. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização transmitidos na sequência de um bem sucedido CCA 440 pode ser transmitida num primeiro subquadro (por exemplo, SF 0) e/ou um sexto subquadro (por exemplo, SF 5) da quadro de rádio LBT 415.
[0082] Como mostrado na figura 4, o primeiro subquadro e/ou o sexto subquadro da quadro de rádio LBT 415 pode incluir uma pluralidade de símbolos OFDM (por exemplo, catorze símbolos OFDM, numerados de 0 a 13).
[0083] Um primeiro símbolo OFDM (por exemplo, símbolo 0 de OFDM) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou o sexto subquadro da quadro de rádio LBT 415 pode incluir uma pluralidade de RS, o qual pode ser uma referência específica de células sinais (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RS). Uma primeira porção 460 do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira parte 460 do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em qual cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 460 do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de CRSs otimizados ou evoluídos (eCRSs).
[0084] Um segundo símbolo OFDM (por exemplo, um símbolo OFDM) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 415 podem incluir um primeiro sinal de sincronização 465. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 465 pode estar associada a um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 465 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de uma portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada).
[0085] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 465 pode ser recebido através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um Physical Downlink Control Channel (PDCCH), um Physical Downlink Shared Channel (PDSCH), e/ou um Physical Multicast Channel (PMCH). Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir um PDCCH otimizada ou evoluído (ePDCCH), o PDSCH pode incluir um PDSCH otimizado ou evoluído (ePDSCH), e/ou o PMCH pode incluir uma PMCH otimizado ou evoluído (ePMCH). Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI-RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir um PBCH otimizado ou evoluído (ePBCH). Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para o PBCH.
[0086] Em alguns exemplos do método, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH pode ser recebido durante um ou mais de o símbolo terceiro OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 2) por meio do símbolo OFDM XIV (por exemplo, símbolo OFDM 13). Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo (por exemplo, símbolo OFDM 7) pode ser configurado de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM.
[0087] Em alguns exemplos, um UE pode sincronizar com uma estação base com base, pelo menos em parte, no sinal de sincronização recebido 465 primeiro.
[0088] A figura 5 mostra um exemplo 500, de uma comunicação sem fio 510 ao longo de um espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi. Em alternativa ao que é mostrado na figura 5, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser qualquer banda de espectro de radiofrequência.
[0089] Como mostrado na figura 5, uma estrutura de rádio LBT 515, que pode corresponder a um intervalo de controle, tal como o primeiro intervalo de controle 305 descrito com referência à figura 3, pode ter uma duração de dez milissegundos e incluem um número de downlink (D) subquadros de 520, um número de subquadros de uplink (L) 525, e dois tipos de subquadros especiais, um subquadro S 530 e um subquadro S’ 535. O subquadro S 530 pode proporcionar uma transição entre subquadros de downlink 520 e subquadros de uplink 525, enquanto o Subquadro S’ 535 pode proporcionar uma transição entre os subquadros de uplink 525 e subquadros de downlink 520. Durante o subquadro S’ 535, uma CCA 540 (por exemplo, uma CCA de downlink) pode ser realizada por uma ou mais estações base, tais como uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, para reservar, por um período de tempo, um canal (por exemplo, um portadora componente) sobre a qual a comunicação sem fio 510 ocorre. Em alguns exemplos, a CCA pode ser um CCA realizada por uma estação base a operar de acordo com um protocolo de equipamento à base de quadro LBT (LBT-FBE), em que a contenção de sucesso para a banda do espectro de radiofrequências não licenciada depende do um único CCA. Durante a subquadro S 530, um CCA 550 (por exemplo, uma uplink CCA) pode ser realizada por um ou mais UEs, tal como um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, e/ou 218 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, para reservar, por um período de tempo, o canal (por exemplo, a portadora componente) sobre a qual ocorre a comunicação sem fio 510.
[0090] Depois de uma CCA bem sucedida 540 por uma estação base, a estação base pode transmitir um indicador de uso do canal (por exemplo, um sinal de uso do canal de sinalização (CUBS)) 545 sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada, para fornecer uma indicação para outra base estações, UEs, e/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, Wi-Fi postos de acesso, etc.) que a estação base reservou o canal. O indicador de uso do canal 545 pode não só reservar o canal para transmissões pela estação base, mas para transmissões de uplink por seus UE. O indicador de uso do canal 545 pode também fornecer sinais de controle automático de ganho (AGC) e acompanhamento de atualizações de loop por dispositivos sem fio, antes da estação base transmite dados para os dispositivos sem fio. Em alguns exemplos, uma utilização do canal indicador 545 pode ser transmitida utilizando uma pluralidade de blocos de recursos intercalados. Transmitir um indicador de uso do canal 545 desta forma pode permitir que o indicador de uso do canal 545 para ocupar, pelo menos, certa percentagem da largura de banda de frequências disponível na banda de espectro de radiofrequência não licenciada e satisfazer um ou mais requisitos regulamentares (por exemplo, a exigência de que o canal indicador de uso 545 ocupe, pelo menos, 80% da largura de banda de frequência disponível). O indicador de utilização do canal 545 pode, em alguns exemplos tomar uma forma semelhante à de um sinal de LTE-A LTE/especifica para a célula de referência (CRS) e/ou sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS). Quando o CCA 540 falhar, o indicador de uso do canal 545 e uma transmissão downlink subsequente não são transmitidas. Na sequência de uma bem sucedida CCA 550 por um UE, o UE pode transmitir um indicador de utilização do canal (por exemplo, um CUBS) 555 através da banda do espectro de radiofrequência não licenciada, para proporcionar uma indicação de outros UEs, estações base, e/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, pontos de acesso Wi-Fi, etc.) que a UE reservou o canal.
[0091] Quando um CCA 540 ou CCA 550 for bem sucedido, uma série de sinais de descoberta (por exemplo, símbolos de referência e/ou sinais de sincronização) pode ser transmitida pela estação base ou UE que realizou ao CCA bem sucedido. Os sinais de referência e/ou sinais de sincronização podem ser transmitidos através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização pode ser transmitida em um ou mais símbolos OFDM de um ou mais subquadros. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização transmitidos na sequência de um bem sucedido CCA 540 pode ser transmitida num primeiro subquadro (por exemplo, SF 0) e/ou um sexto subquadro (por exemplo, SF 5) da quadro de rádio LBT 515.
[0092] Como mostrado na figura 5, o primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 515 pode incluir uma pluralidade de símbolos OFDM (por exemplo, catorze símbolos OFDM, numerados de 0 a 13).
[0093] Um primeiro símbolo OFDM (por exemplo, OFDM símbolo 0) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 515 pode incluir uma pluralidade de RS, o qual pode ser uma referência específica de células sinais (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RS). Uma primeira porção 560 do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira parte 560 do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em qual cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 560 do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0094] Um segundo símbolo OFDM (por exemplo, um símbolo OFDM) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 515 podem incluir um primeiro sinal de sincronização 565. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 565 pode estar associado a um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 565 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 565 pode incluir um sinal de sincronização secundário (SSS). Em alguns exemplos, o SSS pode incluir um SSS otimizado ou evoluído (eSSS).
[0095] Um terceiro símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 2) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou sexto subquadro da quadro de rádio LBT 515 pode incluir um segundo sinal de sincronização 570. Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 570 pode ser associado a um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 570 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 570 pode incluir um sinal de sincronização principal (PSS). Em alguns exemplos, a PSS pode incluir um PSS otimizado ou evoluído (ePSS).
[0096] Um quarto símbolo OFDM (por exemplo, OFDM símbolo 3) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 515 pode incluir uma pluralidade de RS, o qual pode ser uma referência específica de células sinais (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RS). Uma primeira porção 575 do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a primeira parte 575 do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em qual cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 575 do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídas na primeira parte 560 do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídas na primeira parte 575 do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0097] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 565 e o segundo sinal de sincronização 570 podem ser recebidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 565 e/ou o segundo sinal de sincronização 570 pode ser recebida através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM e/ou o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI-RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para a PBCH.
[0098] Em alguns exemplos do método, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH podem ser recebidos durante um ou mais de quinto símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 4) a símbolo OFDM 14 (por exemplo, símbolo OFDM 13). Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo (por exemplo, símbolo OFDM 7) e o símbolo OFDM XI (por exemplo, símbolo OFDM 10) pode ser configurado de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e ao quarto símbolo OFDM.
[0099] Em alguns exemplos, um UE pode sincronizar com uma estação base com base, pelo menos em parte, no sinal recebido 565 primeiro a sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização 570. Em alguns exemplos, a sincronização pode incluir a realização de uma correlação cruzada de amostras de o primeiro sinal de sincronização 565 e o segundo sinal de sincronização 570, e a recuperação de uma temporização da estação base com base, pelo menos em parte na correlação cruzada das amostras.
[0101] A figura 6 mostra um exemplo 600, de uma comunicação sem fio 610 ao longo de um espectro de radiofrequência não licenciada, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tal como o uso de Wi-Fi. Em alternativa ao que é mostrado na figura 6, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser qualquer banda de espectro de radiofrequência.
[0102] Conforme mostrado na figura 6, uma quadro de rádio LBT 615, que pode corresponder a um intervalo de controle, tal como o primeiro intervalo de controle 305 descrito com referência à figura 3, pode ter uma duração de dez milissegundos e inclui um número de downlink (D) subquadros de 620, um número de uplink (L) subquadros 625, e dois tipos de subquadros especiais, um subquadro S 630 e um subquadro S’635. O S subquadro 630 pode proporcionar uma transição entre subquadros de downlink 620 e subquadros de uplink 625, enquanto o Subquadro S’ 635 pode proporcionar uma transição entre as subquadros de uplink 625 e subquadros de downlink 620. Durante o Subquadro S’ 635, uma CCA 640 (por exemplo, uma downlink CCA) pode ser realizada por uma ou mais estações base, tais como uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, para reservar, por um período de tempo, um canal (por exemplo, uma portadora componente) sobre a qual ocorre a comunicação sem fio 610. Em alguns exemplos, a CCA 640 pode ser parte de um CCA estendida (ECCA) realizada para uma estação base a operar de acordo com um equipamento baseado em carga LBT protocolo (LBT-LBE), no qual bem sucedida disputa para a banda do espectro de radiofrequências não licenciada depende do desempenho de uma pluralidade de N CCAs. Durante a subquadro S 630, um CCA 650 (por exemplo, uma uplink CCA) pode ser realizada por um ou mais UEs, tais como um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, e/ou 218 descrita com referência à figura 1 e/ou 2, para reservar, por um período de tempo, o canal (por exemplo, a portadora componente) sobre a qual ocorre a comunicação sem fio 610.
[0103] Após uma bem sucedida CCA 640 por uma estação base, a estação base pode transmitir um indicador de uso do canal (por exemplo, um sinal de uso do canal de sinalização (CUBS)) 645 sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada, para fornecer uma indicação para outra base estações, UEs, e/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, Wi-Fi postos de acesso, etc.) que a estação base reservou o canal. O indicador de uso do canal 645 pode não só reservar o canal para transmissões pela estação base, mas para transmissões de uplink por seus UE. O indicador de uso do canal 645 pode também fornecer sinais de controle automático de ganho (AGC) e acompanhamento de atualizações de loop por dispositivos sem fio, antes da estação base transmite dados para os dispositivos sem fio. Em alguns exemplos, uma utilização do canal indicador 645 pode ser transmitida utilizando uma pluralidade de blocos de recursos intercalados. Transmitir um indicador de uso do canal 645 desta forma pode permitir que o indicador de uso do canal 645 para ocupar, pelo menos, certa percentagem da largura de banda de frequências disponível na banda de espectro de radiofrequência não licenciada e satisfazer um ou mais requisitos regulamentares (por exemplo, a exigência de que o canal indicador de uso 645 ocupe, pelo menos, 80% da largura de banda de frequência disponível). A utilização do canal indicador 645 pode, em alguns exemplos tomar uma forma semelhante à de um sinal de LTE-A LTE/especifica para a célula de referência (CRS) e/ou sinal de referência de informação de estado de canal (CSI-RS). Quando o CCA 640 falhar, o indicador de uso do canal 645 e uma transmissão downlink subsequente não são transmitidas. Na sequência de uma bem sucedida CCA 650 por um UE, a UE pode transmitir um indicador de uso do canal (por exemplo, um CUBS) 655 sobre a banda de espectro de radiofrequência não licenciada, para fornecer uma indicação de outros UEs, estações base, e/ou aparelhos (por exemplo, dispositivos sem fio, pontos de acesso Wi-Fi, etc.) que a UE reservou o canal.
[0104] Como exemplo, a figura 6 ilustra uma ECCA que sucede durante a subquadro SF 2. Quando um CCA 640 é bem sucedido, uma série de sinais de descoberta (por exemplo, símbolos de referência e/ou sinais de sincronização) pode ser transmitida pela estação base ou UE que realizou ao CCA bem sucedido. Os sinais de referência e/ou sinais de sincronização podem ser transmitidos através da banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização pode ser transmitida em um ou mais símbolos OFDM de um ou mais subquadros. Em alguns exemplos, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização transmitidos na sequência de um bem sucedido CCA 640 pode ser transmitida num primeiro subquadro seguinte CCA bem sucedido (por exemplo, SF 3 na figura 7) e/ou um sexto subquadro (por exemplo, SF5) da quadro de rádio LBT 615.
[0105] Conforme mostrado na figura 6, o primeiro subquadro seguinte ao CCA bem sucedido 640 (por exemplo, o quarto subquadro, SF 3) e/ou o sexto subquadro, SF 5 do quadro de rádio LBT 615 pode incluir uma pluralidade de símbolos OFDM (por exemplo, catorze símbolos OFDM, numerados de 0 a 13).
[0106] Um primeiro símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 0) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro seguinte ao CCA bem sucedido e/ou o sexto subquadro de quadro de rádio LBT 615 pode incluir uma pluralidade de RS, o qual pode ser sinais específicos de células de referência (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RS). Uma primeira porção 660 do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira parte 660 do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em qual cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 660 do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0107] Um segundo símbolo OFDM (por exemplo, um símbolo OFDM) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro seguinte ao CCA bem sucedido e/ou o sexto subquadro de quadro de rádio LBT 615 pode incluir um primeiro sinal de sincronização 665. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 665 pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 665 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 665 pode incluir um SSS. Em alguns exemplos, o SSS pode incluir um eSSS.
[0108] Um terceiro símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 2) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro seguinte ao CCA bem sucedido e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 615 pode incluir um segundo sinal de sincronização 670. Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 670 pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 670 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização 670 pode incluir um PSS. Em alguns exemplos, a PSS pode incluir uma ePSS.
[0109] Um quarto símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 3) que pode ser transmitido/recebido no primeiro subquadro seguinte ao CCA bem sucedido e/ou a sexta subquadro da quadro de rádio LBT 615 pode incluir uma pluralidade de RS, o qual pode ser sinais específicos de células de referência (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RS). Uma primeira porção 675 do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a primeira parte 675 do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de um portador componente da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em qual cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 675 do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídas na primeira parte 660 do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídas na primeira parte 675 do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0110] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 665 e o segundo sinal de sincronização 670 podem ser recebidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 665 e/ou o segundo sinal de sincronização 670 pode ser recebida através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM e/ou o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI-RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para o PBCH.
[0111] Em alguns exemplos do método, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH pode ser recebido durante um ou mais de o símbolo quinto OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 4) através do símbolo OFDM XIV (por exemplo, símbolo OFDM 13). Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo (por exemplo, símbolo OFDM 7) e o símbolo OFDM XI (por exemplo, símbolo OFDM 10) podem ser configurados de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM.
[0112] Em alguns exemplos, um UE pode sincronizar com uma estação base com base, pelo menos em parte, no sinal recebido 665 primeiro a sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização 670. Em alguns exemplos, a sincronização pode incluir a realização de uma correlação cruzada de amostras de o primeiro sinal de sincronização 665 e o segundo sinal de sincronização 670, e a recuperação de uma temporização da estação base com base, pelo menos em parte sobre a correlação cruzada das amostras.
[0113] A figura 7 mostra um exemplo de como os sinais de descoberta 700 (por exemplo, os sinais de referência e/ou sinais de sincronização) pode ser transmitido através de uma banda não licenciada espectro de rádio frequência para ocupar uma largura de banda portadora componentes, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi. Em alternativa ao que é mostrado na figura 7, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode ser qualquer banda de espectro de radiofrequência.
[0114] Conforme mostrado na figura 7, cada um de um número de símbolos OFDM (por exemplo, símbolos OFDM 0, 1, 2, e 3) pode incluir uma pluralidade de blocos de recurso (por exemplo, blocos de recurso 705, 710, 715, 720, 725, 730, etc.). Cada bloco de recursos pode incluir uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, doze subportadoras). Em alguns exemplos, uma pluralidade de RS pode ser transmitido/recebido em uma primeira porção 760 de um primeiro símbolo OFDM (por exemplo, OFDM símbolo 0) e/ou uma primeira porção 775 de um símbolo quarto OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 3), e um primeiro sinal de sincronização 765 (por exemplo, um SSS) e/ou um segundo sinal de sincronização 770 (por exemplo, um PSS) pode ser, respectivamente, transmitidos/recebidos num segundo símbolo OFDM (por exemplo, símbolo OFDM 1) e um terceiro símbolo OFDM (por exemplo, o símbolo OFDM 2).
[0115] Em alguns exemplos, a primeira porção 760 do primeiro símbolo OFDM, e a primeira porção 775 do quarto símbolo OFDM podem incluir uma maior densidade de RS do que as porções restantes do primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a primeira porção 760 do primeiro símbolo OFDM e/ou a primeira parte 775 do quarto símbolo OFDM podem cada um incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção 760 do primeiro símbolo OFDM e/ou a primeira parte 775 do quarto símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de uma portadora componente da radiofrequência não licenciada banda do espectro). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM.
[0116] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 765 e/ou o segundo sinal de sincronização 770 pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de um portador componente ter 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 765 e/ou o segundo sinal de sincronização 770 pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de radiofrequências não licenciada).
[0117] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 765 e o segundo sinal de sincronização 770 podem ser recebidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização 765 e/ou o segundo sinal de sincronização 770 pode ser recebida através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM e/ou o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI-RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para a PBCH.
[0118] Em alguns exemplos, os sinais podem ser transmitidos durante o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e/ou o quarto símbolo OFDM em uma configuração que ocupa, pelo menos, certa percentagem da largura de banda de frequência disponível em a banda de espectro de radiofrequência não licenciada e satisfaz um ou mais reguladores requisitos (por exemplo, a exigência de que pelo menos 80% da largura de banda de frequências disponível sejam usados).
[0119] Em alguns exemplos, o RS pode incluir eCRSs, o SSS pode incluir uma eSSS, e/ou o PSS pode incluir uma ePSS.
[0120] A figura 8 mostra um diagrama de blocos 800 de um dispositivo sem fio 815 para utilização em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo sem fio 815 pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, e/ou 218 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. O dispositivo sem fio 815 pode também ser ou incluir um processador. O dispositivo sem fio 815 pode incluir um módulo de recepção 810, um módulo de gerenciamento de comunicações sem fio 820, e/ou um módulo de transmissor 830. Cada um destes módulos pode estar em comunicação uns com os outros.
[0121] Os módulos do dispositivo sem fio 815 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados utilizando um ou mais de Aplicação Específica (ASIC Circuitos Integrados) adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por um ou mais outras unidades de processamento (ou cores), em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, estruturados/Plataforma ASICs, Field-Programmable Gate Arrays (FPGAs), e outros ICs parcialmente customizados), que podem ser programados em qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada módulo pode também ser aplicado, na totalidade ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para execução por um ou mais processadores de uso comum ou específico.
[0122] Em alguns exemplos, o módulo receptor 810 pode incluir pelo menos um receptor RF, tais como pelo menos um receptor RF operável para receber transmissões através de uma banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos não disputam o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedida aos usuários particulares para utilizações específicas, como uma banda licenciada de radiofrequência espectro útil para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma radiofrequência banda do espectro para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi). Em alguns exemplos, o espectro de radiofrequência autorizada e/ou o espectro de radiofrequência não licenciada pode ser utilizado para comunicações LTE/LTE-A, tal como descrito, por exemplo, com referência à figura 1 e/ou 2. O receptor módulo 810 pode ser utilizado para receber diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0123] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 830 pode incluir, pelo menos, um transmissor de RF, tal como, pelo menos, um transmissor de RF operável para transmitir através da banda de espectro de radiofrequência licenciada e/ou a banda do espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo transmissor 830 pode ser utilizado para transmitir diferentes tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0124] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 820 pode ser usado para gerenciar um ou mais aspectos da comunicação sem fio para o dispositivo sem fio 815. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 820 pode incluir um sinal de referência (RS) de processamento módulo 835 e, opcionalmente, um módulo de processamento de sinal de sincronização 840. Quando tanto o módulo de processamento RS 835 e o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 são fornecidos, cada um destes módulos pode estar em comunicação uns com os outros.
[0125] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de RS 835 pode ser usado para receber um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) específico de células, sobre uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0126] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 pode ser usado para receber um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização através da banda do espectro de radiofrequências. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência).
[0127] Em alguns exemplos do dispositivo sem fio 815, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos de o dispositivo sem fio 815, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda do espectro de radiofrequência licenciada.
[0128] A figura 9 mostra um diagrama de blocos 900 de um dispositivo sem fio 915 para utilização em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo sem fio 915 pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, e/ou 218 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, e/ou aspectos do dispositivo sem fio 815, descritos com referência à figura 8. O dispositivo sem fio 915 pode também ser ou incluir um processador. O dispositivo sem fio 915 pode incluir um módulo de recepção 910, um módulo de gerenciamento de comunicações sem fio 920, e/ou um módulo de transmissor 930. Cada um destes módulos pode estar em comunicação uns com os outros.
[0129] Os módulos do dispositivo sem fio 915 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados utilizando um ou mais ASIC adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por um ou mais outras unidades de processamento (ou cores), em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs de Plataforma/Estruturados, Arranjos de Portas Programáveis no Campo (FPGA), e outros ICs parcialmente customizados), que podem ser programadas em qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada unidade podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para ser executadas por processadores de aplicação geral ou específica.
[0130] Em alguns exemplos, o módulo receptor 910 pode incluir pelo menos um receptor RF, tais como pelo menos um receptor RF operável para receber transmissões através de uma banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos não disputam acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedida aos usuários particulares para utilizações específicas, como uma banda licenciada de radiofrequência espectro útil para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma radiofrequência banda do espectro para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi). Em alguns exemplos, o espectro de radiofrequência autorizada e/ou o espectro de radiofrequência não licenciada pode ser utilizado para comunicações LTE/LTE-A, tal como descrito, por exemplo, com referência à figura 1 e/ou 2. O receptor módulo 910 pode, em alguns casos incluem receptores separados para a banda de espectro de radiofrequência licenciada e da banda do espectro de radiofrequência não licenciada. Os receptores separados podem, em alguns exemplos, assumir a forma de um módulo receptor LTE/LTE-A para comunicação sobre a banda de espectro de radiofrequência licenciada (por exemplo, módulo receptor LTE/LTE-A para a banda de espectro de RF licenciada 912), e na módulo receptor LTE/LTE-A para comunicar sobre a banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo receptor LTE/LTE-A para banda de espectro de RF não licenciada 914). O módulo receptor 910, incluindo um módulo receptor LTE/LTE-A para banda de espectro de RF licenciada 912 e/ou a módulo receptor LTE /LTE-A para banda de espectro de RF não licenciada 914, pode ser usado para receber diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciada e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0131] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 930 pode incluir, pelo menos, um transmissor de RF, tal como, pelo menos, um transmissor de RF a funcionalidade de transmitir através da banda de radiofrequência licenciada espectro e/ou a banda do espectro de radiofrequências não licenciada. O módulo transmissor 930 pode, em alguns casos incluem transmissores separados para a banda de espectro de radiofrequência licenciada e da banda do espectro de radiofrequência não licenciada. Os transmissores separados podem, em alguns exemplos, assumir a forma de módulo receptor LTE/LTE-A para a comunicação sobre a banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo transmissor LTE/LTE-A de banda de espectro de RF não licenciada de 932), e um módulo transmissor LTE/LTE-A para comunicar através da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo transmissor LTE/LTE-A de RF banda de espectro não licenciada de 934). O módulo transmissor 930, incluindo o módulo transmissor LTE/LTE-A para banda do espectro de RF licenciada 932 e/ou o módulo transmissor LTE/LTE-A para banda do espectro de RF não licenciada 934, podem ser utilizados para transmitir diferentes tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0132] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 pode ser usado para gerenciar um ou mais aspectos da comunicação sem fio para o dispositivo sem fio 915. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 pode incluir um módulo de gerenciamento de recepção indicador de uso do canal 945, um módulo de processamento de sinal 950, um módulo de medição de canal 970, um módulo de detecção de tráfego 975, e/ou um módulo de gerenciamento de potência 980.
[0133] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de recepção indicador de uso do canal 945 pode ser usado para receber um indicador de uso do canal ao longo de um espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o indicador de utilização de canal pode incluir um CUBS.
[0134] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal 950 pode ser usado para receber certo número de sinais e pode incluir um sinal de referência (RS) O módulo de processamento 935 e/ou um módulo de processamento de sinal de sincronização 940. Em alguns exemplos, o processamento RS módulo 935 pode ser usado para receber um primeiro símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RSS, que podem ser sinais de referência específicos para celulares (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RSS), sobre uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0135] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de RS 935 pode também ser usado para receber um quarto símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência específicos de células (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RS), sobre a banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para um terceiro símbolo de OFDM (por exemplo, o quarto símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o símbolo terceiro OFDM no tempo). Em alguns exemplos, a primeira parte do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0136] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH.
[0137] Em alguns exemplos, o dispositivo sem fio 915 pode incluir a determinação de um parâmetro da estação base com base, pelo menos em parte na pluralidade de RS recebidos. O parâmetro de estação base pode incluir, por exemplo, uma placa PCI de a estação base, um número subquadro corrente da estação base, ou uma combinação dos mesmos.
[0138] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal de sincronização 940 pode incluir um módulo de processamento de SSS 955, um módulo de processamento de PSS 960, e/ou um módulo de correlação cruzada e de recuperação de temporização 965. Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal de sincronização 940 e/ou o módulo de processamento 955 de SSS podem ser utilizadas para receber um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização através de uma banda de espectro de radiofrequências. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode incluir uma SSS. Em alguns exemplos, o SSS pode incluir uma eSSS.
[0139] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal de sincronização 940 e/ou o módulo de processamento de SSS 955 podem ser utilizados para receber um terceiro símbolo de OFDM incluindo um segundo sinal de sincronização através da banda de radiofrequências. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o segundo símbolo OFDM (por exemplo, o terceiro símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o segundo símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode incluir um PSS. Em alguns exemplos, o PSS pode incluir uma ePSS.
[0140] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser recebidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização pode ser recebida através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, cada um dos segundo símbolo OFDM e o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI- RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para a PBCH.
[0141] Em alguns exemplos, o módulo de recuperação de temporização e de correlação cruzada 965 pode ser utilizado para sincronizar o dispositivo sem fio 915 com uma estação base com base, pelo menos em parte, num primeiro sinal recebido de sincronização e/ou um sinal recebido segundo a sincronização. Em alguns exemplos, a sincronização pode incluir a realização de uma correlação cruzada de amostras de o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização, e recuperando uma temporização da estação base com base, pelo menos em parte sobre a correlação cruzada das amostras.
[0142] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM podem ser, respectivamente, recebidos como o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM de um subquadro ter catorze símbolos OFDM. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo e o décimo primeiro símbolo OFDM da subquadro podem ser configurados de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH podem ser recebidos pelo módulo de processamento de sinal 950, durante o quinto símbolo OFDM, o símbolo OFDM sexto, o símbolo OFDM sétimo, o símbolo OFDM nona, o símbolo OFDM décimo, o símbolo OFDM XII, XIII, o símbolo de OFDM, e/ou o símbolo OFDM catorze do subquadro. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, os símbolos OFDM recebidos pelo módulo de processamento RS 935, o módulo de processamento SSS 955, e/ou o módulo de processamento de PSS 960 pode ser recebido durante o primeiro subquadro e/ou o sexto subquadro de um quadro de rádio possuindo dez subquadros.
[0143] Em alguns exemplos, e quando a primeira parte do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequência, o módulo de medição de canal 970 pode ser usado para realizar uma medição de canal de banda estreita sobre o conjunto central de blocos de recursos, em que a medição pode basear-se em todos os SRs a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS.
[0144] Em alguns exemplos, o módulo de detecção de tráfego 975 pode ser utilizado para medir uma energia de símbolo. O módulo de detecção de tráfego 975 também pode ser utilizado para realizar uma detecção cega no primeiro símbolo OFDM para determinar se o símbolo OFDM compreende uma transmissão a partir de uma estação base. O módulo de detecção de tráfego 975 também pode ser utilizado para realizar uma detecção cega de uma quantidade remanescente de tráfego de downlink num subquadro (por exemplo, uma quantidade remanescente de tráfego de downlink num subquadro, em que o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e/ou o quarto símbolo OFDM são recebidos). Em alguns exemplos, a quantidade restante de tráfego de downlink pode ser uma quantidade remanescente de tráfego de downlink seguindo o quarto símbolo OFDM (ou nos Exemplos em que o terceiro símbolo OFDM e/ou quarto símbolo OFDM não são transmitidos ou recebidos, a quantidade restante de downlink tráfego pode ser uma quantidade remanescente de tráfego downlink seguinte o segundo símbolo OFDM ou o terceiro símbolo OFDM). Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada, pelo menos em parte sobre a energia símbolo medido. Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada, pelo menos em parte, de uma primeira pluralidade de CSI-RS recebida no símbolo segunda OFDM (por exemplo, CSI-RS recebido no mesmo símbolo OFDM, como o primeiro sinal de sincronização) e/ou uma segunda pluralidade de RS- CSI recebido no terceiro símbolo OFDM (por exemplo, RS-CSI recebido no mesmo símbolo OFDM, como o segundo sinal de sincronização).
[0145] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de energia 980 pode ser utilizado para desligar seletivamente parte ou a totalidade do módulo receptor 910 com base, pelo menos em parte, na detecção cega executada pelo módulo de detecção de tráfego 975. Em alguns exemplos, o receptor pode ser desligado quando o montante remanescente detectado de tráfego de downlink no subquadro não consegue satisfazer um limiar.
[0146] Em alguns exemplos do dispositivo sem fio 915, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos do dispositivo sem fio 915, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda de espectro de radiofrequência autorizada.
[0147] A figura 10 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo 1000 1005 sem fio para uso na comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo sem fio 1105 pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. O dispositivo sem fio 1005 também podem ser ou incluir um processador. O dispositivo sem fio 1005 pode incluir um módulo receptor 1010, um módulo de gerenciamento de comunicações sem fio 1020 e/ou um módulo de transmissor de 1030. Cada um destes módulos pode estar em comunicação uns com os outros.
[0148] Os módulos do dispositivo sem fio 1005 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados utilizando um ou mais Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASIC) adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por um ou mais outras unidades de processamento (ou cores), em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs de Plataforma/Estruturados, Arranjos de Portas Programáveis no Campo (FPGA), e outros ICs parcialmente customizados), que podem ser programadas em qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada módulo podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para ser executadas por processadores de aplicação geral ou específica.
[0149] Em alguns exemplos, o módulo receptor 1010 pode incluir pelo menos um receptor RF, tais como pelo menos um receptor RF operável para receber transmissões através de uma banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos não disputam acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedido aos usuários particulares para utilizações específicas, como uma banda licenciada de radiofrequência espectro útil para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada (por exemplo, uma radiofrequência banda do espectro para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi). Em alguns exemplos, o espectro de radiofrequência autorizada e/ou o espectro de radiofrequência não licenciada pode ser utilizado para comunicações LTE/LTE-A, tal como descrito, por exemplo, com referência à figura 1 e/ou 2. O módulo receptor 1010 pode ser usado para receber diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0150] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 1030 pode incluir, pelo menos, um transmissor de RF, tal como, pelo menos, um transmissor de RF a funcionalidade de transmitir através da banda de radiofrequência licenciada espectro e/ou a banda do espectro de radiofrequências não licenciada. O módulo de transmissor de 1030 pode ser utilizado para transmitir diferentes tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0151] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1020 pode ser usado para gerenciar um ou mais aspectos da comunicação sem fio para o dispositivo sem fio 1005. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1020 pode incluir um módulo de formatação de sinal de referência (RS) 1035 e, opcionalmente, um módulo de formatação de sinal de sincronização 1040. Quando o módulo de processamento de RS 835 e o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 são fornecidos, cada um destes módulos pode estar em comunicação um com o outro.
[0152] Em alguns exemplos, o módulo de formatação de RS 1035 pode ser utilizado para transmitir um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) específico de células, sobre uma banda de espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0153] Em alguns exemplos, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1040 pode ser utilizado para transmitir um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização através da banda do espectro de radiofrequências. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência).
[0154] Em alguns exemplos do dispositivo sem fio 1005, os símbolos OFDM podem ser transmitidos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos de o dispositivo sem fio 1005, os símbolos OFDM podem ser transmitidos através de uma banda de espectro de radiofrequência autorizada.
[0155] A figura 11 mostra um diagrama de blocos de 1100 de um dispositivo sem fio 1105 para utilização em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O dispositivo sem fio 105 pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, e/ou aspectos do dispositivo sem fio 1005 descrito com referência à figura 10. O dispositivo sem fio 105 um também podem ser ou incluir um processador. O dispositivo sem fio 1105 pode incluir um módulo de receptor 1110, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1120, e/ou um módulo de transmissor 1130. Cada um destes módulos pode estar em comunicação uns com os outros.
[0156] Os módulos do dispositivo sem fio 1105 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementado utilizando um ou mais ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser executadas por um ou mais outras unidades de processamento (ou cores), em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, podem ser utilizados outros tipos de circuitos integrados (por exemplo, ASICs de Plataforma/Estruturados, Arranjos de Portas Programáveis no Campo (FPGA), e outros ICs parcialmente customizados), que podem ser programadas em qualquer forma conhecida na arte. As funções de cada módulo podem ser implementadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para ser executadas por processadores de aplicação geral ou específica.
[0157] Em alguns exemplos, o módulo receptor 1110 pode incluir pelo menos um receptor RF, tais como pelo menos um receptor RF operável para receber transmissões através de uma banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos não disputam acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedida aos usuários particulares para utilizações específicas, como uma banda licenciada de radiofrequência espectro útil para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma radiofrequência banda do espectro para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi). Em alguns exemplos, o espectro de radiofrequência autorizada e/ou o espectro de radiofrequência não licenciada pode ser utilizado para comunicações LTE/LTE-A, tal como descrito, por exemplo, com referência à figura 1 e/ou 2. O módulo receptor 1110 pode, em alguns casos incluir receptores separados para a banda de espectro de radiofrequência licenciada e da banda do espectro de radiofrequência não licenciada. Os receptores separados podem, em alguns exemplos, assumir a forma de um módulo receptor LTE/LTE-A para a comunicação sobre a banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo receptor LTE/LTE-A de banda de espectro de RF licenciada 1112), e um módulo receptor LTE/LTE-A para comunicação na banda de espectro licenciada de radiofrequência não (por exemplo, módulo receptor LTE/LTE-A banda de espectro de RF não licenciada 1114). O módulo de recepção 1110, incluindo o módulo receptor LTE/LTE-A para banda de espectro de RF não licenciada 1112 e/ou módulo receptor LTE/LTE-A para banda do espectro de RF não licenciada 1114, pode ser usado para receber diversos tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0158] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 1130 pode incluir, pelo menos, um transmissor de RF, tal como, pelo menos, um transmissor de RF a funcionalidade de transmitir através da banda de radiofrequência licenciada espectro e/ou a banda do espectro de radiofrequências não licenciada. O módulo transmissor 1130 pode, em alguns casos incluem transmissores separados para a banda de espectro de radiofrequência licenciada e da banda do espectro de radiofrequência não licenciada. Os transmissores separados podem, em alguns exemplos, assumir a forma de módulo receptor LTE/LTE-A para a comunicação sobre a banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo transmissor LTE/LTE-A de banda de espectro de RF não licenciada 1132), e um módulo transmissor LTE/LTE-A para comunicar através da banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, módulo transmissor LTE/LTE-A de RF banda de espectro não licenciada de 1134). O módulo de transmissão 1130, incluindo o módulo transmissor LTE/LTE-A para banda de espectro de RF não licenciada 1132 e/ou o módulo transmissor LTE/LTE-A para banda do espectro de RF não licenciada 1134, pode ser usado para transmitir vários tipos de dados e/ou sinais de controle (isto é, transmissões) ao longo de uma ou mais links de comunicação de um sistema de comunicação sem fio, tais como uma ou mais links de comunicação do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Os links de comunicação podem ser estabelecidos através da banda de espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada.
[0159] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1120 pode ser usado para gerenciar um ou mais aspectos da comunicação sem fio para o dispositivo sem fio 1105. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1120 pode incluir um módulo CCA 1145, um canal módulo de transmissão de uso indicador de gerenciamento 1150, e/ou um módulo de formatação de sinal 1155.
[0160] Em alguns exemplos, o módulo CCA 1145 pode ser usado para executar um CCA numa banda do espectro de radiofrequências.
[0161] Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de transmissão indicador de uso do canal 1150 pode ser usado para transmitir um indicador de uso do canal ao longo de um espectro de radiofrequência quando um CCA realizada pelo módulo CCA 1145 é bem sucedido. Em alguns exemplos, o indicador de utilização do canal pode incluir um CUBS.
[0162] Em alguns exemplos, pode ser utilizado o módulo de formatação de sinal 1155 para formatar um número de sinais e pode incluir um sinal de referência (RS) formatação módulo 1135 e/ou um sinal de sincronização de formatação módulo de 1140. Em alguns exemplos, o RS formatação módulo 1135 pode ser usado para transmitir um primeiro símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RSS, que podem ser sinais de referência específicos para celulares (SIR) ou sinais de referência as informações de estado de canal (CSI-RSS), sobre o espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0163] Em alguns exemplos, o RS formatação módulo 1135 pode também ser usado para transmitir um quarto símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência específicos de células (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI- RS), sobre o espectro de radiofrequência. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para um terceiro símbolo de OFDM (por exemplo, o quarto símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o símbolo terceiro OFDM no tempo). Em alguns exemplos, a primeira parte do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs.
[0164] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir um ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir um ePMCH.
[0165] Em alguns exemplos, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1140 pode incluir um módulo de formatação SSS 1160 e/ou um módulo de formatação PSS 1165. Em alguns exemplos, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1140 e/ou o módulo de formatação SSS 1160 pode ser usada para transmitir um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização através da banda do espectro de radiofrequências. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode incluir uma SSS. Em alguns exemplos, o SSS pode incluir uma eSSS.
[0166] Em alguns exemplos, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1140 e/ou o módulo de formatação PSS 1165 pode ser usada para transmitir um terceiro símbolo de OFDM incluindo um segundo sinal de sincronização através da banda de radiofrequências. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o segundo símbolo OFDM (por exemplo, o terceiro símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o segundo símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode incluir um PSS. Em alguns exemplos, a PSS pode incluir uma ePSS.
[0167] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser transmitidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização pode ser transmitido através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, cada um dos segundo símbolo OFDM e o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI- RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para a PBCH.
[0168] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM podem ser, respectivamente, transmitidos como o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM de um subquadro ter catorze símbolos OFDM. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo e o décimo primeiro símbolo OFDM da subquadro podem ser configurados de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH pode ser transmitido durante o quinto símbolo OFDM, o sexto símbolo de OFDM, o símbolo OFDM sétimo, o símbolo OFDM nona, o símbolo OFDM décimo, o símbolo OFDM XII, o símbolo XIII OFDM, e/ou o símbolo OFDM catorze do subquadro. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, os símbolos OFDM transmitido pela RS formatação módulo 1135, o módulo de SSS formatação 1160, e/ou o módulo de PSS formatação 1165 pode ser transmitidos durante o primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro de uma quadro de rádio possuindo dez subquadros.
[0169] Em alguns exemplos do dispositivo sem fio 1105, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos de o dispositivo sem fio 1105, os símbolos OFDM recebidos podem ser recebidos através de uma banda do espectro de radiofrequência licenciada.
[0170] A figura 12 mostra um diagrama de blocos de um UE 1200 1215 sem fio para uso na comunicação, de acordo com vários aspectos da presente revelação. O UE 1215 pode ter diversas configurações e pode ser incluído ou ser parte de um computador pessoal (por exemplo, um computador portátil, um computador netbook, um computador comprimido, etc.), um telefone celular, um PDA, um gravador de vídeo digital (DVR), um aparelho de Internet, uma consola de jogos, um leitor eletrônico, etc. O UE 1215 pode, em alguns exemplos, tem uma fonte de energia interna (não mostrada), tal como uma bateria pequena, para facilitar a operação móvel. Em alguns exemplos, o UE 1215 pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais do UE 115, 215, 216, 217, e/ou 218 descrito com referência à figura 1 e/ou 2, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. O UE 1215 pode ser configurado para implementar, pelo menos, algum do UE e/ou as funções do dispositivo sem fio e funções descritas com referência à figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, e/ou 9.
[0171] O UE 1215 pode incluir um módulo de processador UE 1210, um módulo de memória UE 1220, pelo menos, um módulo de transceptor do UE (representada pelo módulo de transceptor do UE (s) 1230), pelo menos, uma antena do UE (representada pela antena do UE (s) 1240), e/ou um UE sem fio módulo de gerenciamento de comunicações 1260. Cada um destes componentes pode estar em comunicação umas com as outras, direta ou indiretamente, sobre um ou mais barramentos de 1235.
[0172] O módulo de memória UE 1220 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e/ou memória só de leitura (ROM). O módulo de memória UE 1220 pode armazenar legível por computador, código de computador executável 1225 contendo instruções que estão configurados para, quando executado, fazer com que o módulo do processador UE 1210 para executar várias funções descritas neste documento relacionadas com a comunicação sem fio. Em alternativa, o código 1225 pode não ser diretamente executável pelo módulo de processador 1210 do UE, mas ser configurado para fazer com que o UE 1215 (por exemplo, quando compilado e executado) para executar várias das funções aqui descritas.
[0173] O módulo de processador de UE 1210 pode incluir um dispositivo inteligente de hardware, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um microcontrolador, um ASIC, etc. O módulo processador 1210 do UE pode processar a informação recebida através do módulo de transceptor do UE (s) 1230 e/ou informação a ser enviada para o módulo (s) do UE transceptor 1230 para transmissão através da antena do UE (s) 1240. O módulo processador de UE 1210 pode processar, por si só ou em ligação com o módulo de gerenciamento da comunicação sem fio de UE 1260, várias aspectos da comunicação através (ou gerenciamento de comunicações através) de uma banda de espectro licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos não disputam acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedido aos usuários particulares para utilizações específicas, tais como um licenciada banda de espectro de radiofrequência utilizáveis para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro não licenciada radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para não licenciada usar, tais como o uso de Wi-Fi).
[0174] O módulo(s) de transceptor de UE 1230 pode incluir um modem configurado para modular pacotes e fornecer os pacotes modulada para a antena (s) do UE 1240 para a transmissão, e para demodular os pacotes recebidos a partir da antena (s) 1240. O UE módulo transceptor do UE (s) 1230 pode, em alguns exemplos, ser implementado como um ou mais módulos de transmissão UE e um ou mais módulos receptores de UE separados. O módulo (s) transceptor de UE 1230 pode suportar comunicações em banda do espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo(s) de transceptor de UE 1230 pode ser configurado para se comunicar bidirecionalmente, através da antena (s) do UE 1240, com uma ou mais das estações base 105, 205 e/ou 206 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. Quando o UE 1215 pode incluir uma única antena UE, pode haver exemplos em que o UE 1215 podem incluir múltiplas antenas UE 1240.
[0175] O módulo de estado de UE 1250 pode ser utilizado, por exemplo, para gerir as transições do UE 1215 entre um estado inativo Radio Control Resource (RRC) e um estado ligado RRC, e pode estar em comunicação com outros componentes do UE 1215, direta ou indiretamente, ao longo de um ou mais barramentos de módulo de estado de 1235. o UE 1250, ou porções do mesmo, pode incluir um processador, e/ou uma parte ou todas as funções do módulo de estado de UE 1250 pode ser realizado pelo módulo de processador de UE 1210 e/ou em ligação com o módulo de processador de UE 1210.
[0176] O módulo de gerenciamento de comunicações sem fio de UE 1260 pode ser configurado para efetuar e/ou controlar alguns ou todos o UE e/ou características de dispositivo sem fio e/ou as funções descritas com referência à figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e/ou 9 relacionadas com wireless comunicação através de uma banda licenciada de espectro de radiofrequência e/ou uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Por exemplo, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio UE 1260 pode ser configurado para suportar um modo suplementar downlink, um modo de agregação de portadora, e/ou um modo autônomo usando a banda de espectro de radiofrequência autorizada e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio UE 1260 pode incluir um/LTE-A módulo UE LTE para banda do espectro de RF licenciada 1265 configurado para lidar com as comunicações LTE/LTE-A na banda de espectro de radiofrequência autorizada, e módulo LTE/LTE-A para banda do espectro de RF não licenciada 1270 configurado para lidar com as comunicações LTE/LTE-A na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo de gerenciamento de comunicações sem fio do UE 1260, ou porções do mesmo, pode incluir um processador, e/ou uma parte ou todas as funções do fio UE módulo de gerenciamento de comunicações 1260 pode ser executado pelo módulo de processador UE 1210 e/ou em ligação com o módulo do processador UE 1210. Em alguns exemplos, o UE módulo de gerenciamento da comunicação sem fio 1260 pode ser um exemplo do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 820 e/ou 920 descrito com referência à figura 8 e/ou 9.
[0177] A figura 13 mostra um diagrama de bloco 1300 de uma estação base 1305 (por exemplo, uma parte da estação base formador ou a totalidade de um eNB) para utilização em comunicação sem fio, de acordo com vários aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a estação base 1305 pode ser um exemplo de um ou mais aspectos da estação base 105, 205, 206 e/ou descritos com referência à figura 1 e/ou 2. A estação base 1305 pode ser configurado para implementar ou facilitar pelo menos alguns dos recursos da estação base e funções descritas com referência à figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, e/ou 11.
[0178] A estação base 1305 pode incluir um módulo de processador de estação base 1310, um módulo de memória de estação base 1320, pelo menos, um módulo de transceptor de estação base (representado pelo módulo (s) de transceptor de estação base 1350), pelo menos uma antena de estação base (representado pela antena de estação base (s) 1355), e/ou um módulo de gerenciamento de comunicações sem fio estação base 1360. A estação base 1305 pode também incluir um ou mais de um módulo de comunicação de estação base 1330 e/ou um módulo de comunicações de rede 1340. Cada um destes componentes pode estar em comunicação umas com as outras, direta ou indiretamente, sobre um ou mais barramentos 1335.
[0179] O módulo de memória da estação base 1320 pode incluir RAM e/ou ROM. O módulo de memória estação base 1320 pode armazenar código de computador executável legível por computador, 1325 contendo instruções que estão configurados para, quando executado, fazer com que o módulo do processador da estação base 1310 para executar várias funções descritas neste documento relacionadas com a comunicação sem fio. Em alternativa, o código 1325 pode não ser diretamente executável pelo módulo de processador da estação base de 1310, mas ser configurado para fazer com que a estação base 1305 (por exemplo, quando compilado e executado) para executar várias das funções aqui descritas.
[0180] O módulo do processador de estação base 1310 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma CPU, um microcontrolador, um ASIC, etc. O módulo do processador da estação base 1310 pode processar as informações recebidas através do módulo (s) de transceptor de estação base 1350, o módulo de comunicações de estação base 1330, e/ou o módulo de comunicações de rede 1340. O módulo do processador da estação base 1310 pode também processar a informação a ser enviada para o módulo (s) transceptor 1350 para transmissão através da antena (s) 1355, para a base de estação de comunicações do módulo de 1330, para a transmissão para uma ou mais outras estações base 1306 e 1307, e/ou para o módulo de comunicações de rede 1340 para a transmissão para uma rede de núcleo 1345, que pode ser um exemplo de um ou mais aspectos da rede de base 130 descrita com referência à figura 1. O módulo do processador da estação base 1310 pode lidar, isoladamente ou em conexão com o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio estação base 1360, vários aspectos da comunicação através (ou gerenciamento de comunicações através) de uma banda de espectro de radiofrequência licenciada (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para a qual os aparelhos não disputam acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência é concedida aos usuários particulares para utilizações específicas, como uma banda licenciada de radiofrequência espectro útil para comunicações LTE/LTE-A) e/ou uma banda de espectro não licenciada de radiofrequência (por exemplo, uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi).
[0181] O módulo(s) de transceptor de estação base 1350 pode incluir um modem configurado para modular pacotes e fornecer os pacotes modulada para a antena (s) estação base 1355 para a transmissão, e para demodular os pacotes recebidos a partir da antena da estação base (s) 1355. O módulo transceptor de estação base (s) 1350 pode, em alguns exemplos, ser implementado como um ou mais módulos de transmissor da estação base e um ou mais módulos de receptor da estação base separados. O módulo transceptor de estação base (s) 1350 pode suportar comunicações em banda do espectro de radiofrequência licenciadas e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo transceptor de estação base (s) 1350 pode ser configurado para comunicar bidirecionalmente, através da antena (s) de 1,355, com um ou mais UEs e/ou dispositivos sem fio, tal como um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, 218, e/ou 1215 descritas com referência à figura 1, 2, e/ou 12, e/ou um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. A estação base 1305 pode, por exemplo, incluir várias antenas das estações base 1355 (por exemplo, uma disposição de antena). A estação base 1305 pode se comunicar com a rede principal 1345 através do módulo de comunicações de rede 1340. A estação base 1305 pode também comunicar com outras estações base, tais como as estações base 1306 e 1307, utilizando o módulo de comunicações de estação base 1330.
[0182] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio estação base 1360 pode ser configurado para efetuar e/ou controlar algumas ou todas as características e/ou funções descritas com referência à figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 10, e/ou 11 está relacionado com comunicação sem fio em banda licenciada de espectro de radiofrequência e/ou uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Por exemplo, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio estação base 1360 pode ser configurado para suportar um modo suplementar downlink, um modo de agregação portadora, e/ou um modo autônomo usando a banda de espectro de radiofrequência autorizada e/ou a banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo wireless gerenciamento da comunicação estação base 1360 pode incluir uma estação base LTE/LTE-A do módulo de banda do espectro de RF licenciada 1365 configurado para lidar com/LTE-A comunicação LTE na faixa de espectro de radiofrequência autorizada, e uma estação base LTE/LTE- Um módulo de banda do espectro de RF não licenciada 1370 configurado para lidar com as comunicações LTE/LTE-A na banda de espectro de radiofrequência não licenciada. O módulo de estação base de comunicação sem fio de gerenciamento 1360, ou porções do mesmo, pode incluir um processador, e/ou uma parte ou todas as funções do módulo de gerenciamento da comunicação sem fio estação base 1360 pode ser executado pelo módulo de processador da estação base 1310 e/ou em ligação com o módulo de processador da estação base de 1310. em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento da comunicação sem fio estação base 1360 pode ser um exemplo do módulo de gerenciamento da comunicação sem fio 1020 e/ou 1120 descritas com referência à figura 10 e/ou 11.
[0183] A figura 14 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicações de múltiplas entradas/ múltiplas saídas (MIMO) 1400, incluindo uma estação base 1405 e um UE 1415, em acordo com vários aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação MIMO 1400 pode ilustrar os aspectos do sistema de comunicação sem fio 100 e/ou 200 descrito com referência à figura 1 e/ou 2. A estação base 1405 pode ser equipado com as antenas 1434 através de 1435, o UE e 1415 podem ser equipados com antenas de 1452 através de 1453. No sistema de comunicação MIMO 1400, a estação base 1405 pode ser capaz de enviar dados através vários links de comunicação ao mesmo tempo. Cada elo de comunicação pode ser chamado de uma “camada” e o “grau” da ligação de comunicação pode indicar o número de camadas usado para a comunicação. Por exemplo, em um sistema de comunicações MIMO 2x2, onde estação base 1405 transmite duas “camadas”, a classificação do elo de comunicação entre a estação base 1405 e o UE 1415 é dois.
[0184] Na estação base 1405, um processador de transmissão (TX) 1420 pode receber os dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmissão 1420 pode processar os dados. O processador de transmissão 1420 também pode gerar símbolos de controle e/ou símbolos de referência. Uma transmissão (TX) MIMO processador 1430 pode executar o processamento espacial (por exemplo, pré- codificação) em símbolos de dados, os símbolos de controle, e/ou símbolos de referência, se for o caso, e pode fornecer fluxos de símbolos de saída para os módulos de modulador/demodulador (Modulador/Demodulador) 1432 a 1433. Cada módulo modulador/demodulador 1432 pode processar por meio de 1433 de um símbolo respectivo fluxo de saída (por exemplo, para OFDM, etc.) para se obter um fluxo de saída de amostra. Cada módulo de modulador/demodulador 1432 a 1433 pode processar adicionalmente (por exemplo, converter para analógico, amplificar, filtrar e converter ascendentemente) o fluxo de amostra de saída para obter um sinal de DL. Em um exemplo, os sinais DL a partir de módulos de modulador/demodulador 1432 a 1433 podem ser transmitidos através das antenas 1434 a 1435, respectivamente.
[0185] No UE 1415, as antenas de UE 1452 a 1453 podem receber os sinais de DL da estação base 1405 e pode fornecer os sinais recebidos para os módulos de modulador/demodulador (modulador/demodulador) 1454 a 1455, respectivamente. Cada módulo de modulador/demodulador 1454 a 1455 pode condicionar (por exemplo, filtrar, amplificar, converter descendentemente, e digitalizar) um respectivo sinal recebido para obter amostras de entrada. Cada módulo de modulador/demodulador 1454 a 1455 pode ainda processar as amostras de entrada (por exemplo, para OFDM, etc.) para se obter símbolos recebidos. Um detector de MIMO 1456 pode obter símbolos recebidos de todos os módulos modulador/demodulador 1454 através de 1455; realizar a detecção MIMO nos símbolos recebidos se for o caso, e fornecer símbolos detectados. O processador de recepção (Rx) 1458 pode processar (por exemplo, demodular, intercalar inversamente, e decodificar) os símbolos detectados, fornecendo dados decodificados para a UE 1415 para uma saída de dados e fornecer informações de controle descodificado a um processador 1480, ou memória 1482.
[0186] O processador 1480 pode, em alguns casos, executar instruções armazenadas para instanciar um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1486. O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 1486 pode ser um exemplo de aspectos do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 820 e/ou 920 descritos com referência à figura 8 e/ou 9.
[0187] No uplink (UL), no UE 1415, um processador de transmissão 1464 pode receber e processar dados a partir de uma fonte de dados. O processador de transmissão 1464 também pode gerar símbolos de referência para um sinal de referência. Os símbolos a partir do processador de transmissão 1464 podem ser pré-codificados por um processador de transmissão MIMO 1466 se for o caso, ainda processada pelos módulos modulador/demodulador 1454 através de 1455 (por exemplo, para SC-FDMA, etc.), e ser transmitido para a estação base de 1405 em conformidade com os parâmetros de transmissão recebidos a partir da estação base 1405. na estação base 1405, os sinais UL a partir do UE 1415 pode ser recebido pelas antenas 1434 através 1435, processada por módulos de modulador/demodulador 1432 através 1433, detectado por um MIMO detector de 1436, se aplicável, e ainda processado por um processador receber 1438. o processador 1438 pode receber os dados descodificados para fornecer uma saída de dados e para o processador 1440 e/ou de memória 1442. o processador 1440 pode, em alguns casos, executar instruções armazenadas para instanciar um módulo de gerenciamento de comunicações sem fio 1484. o módulo de gerenciamento de comunicações sem fio 1484 pode ser um exemplo de aspectos do módulo de gerenciamento da comunicação sem fio 1020 e/ou 1120 descritas com referência à figura 10 e/ou 11.
[0188] Os componentes do UE 1415 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementados com um ou mais ASIC adaptados para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada um dos módulos obtidos pode ser um meio para a realização de uma ou mais funções relacionadas com a operação do sistema de comunicações MIMO 1400. Da mesma forma, os componentes da estação base 1405 podem, individualmente ou coletivamente, ser implementada com uma ou mais ASIC adaptado para executar algumas ou todas as funções aplicáveis em hardware. Cada um dos componentes obtido pode ser um meio para a realização de uma ou mais funções relacionadas com a operação do sistema de comunicações MIMO 1400.
[0189] A figura 15A é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio 1550, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1550 está descrita a seguir com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, 218, 1215, e/ou 1415 descritas com referência à figura 1, 2, 12, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. Em alguns exemplos, um dispositivo sem fio ou o UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou o dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas a seguir, utilizando o hardware para fins especiais.
[0190] No bloco 1505, o método 1500 pode incluir receber um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através de uma radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar suficientes tons para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1555 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descrito com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento RS 835 e/ou 935 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 descrito com referência à figura 9.
[0191] Deste modo, o método pode proporcionar 1500 para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1500 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1500 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0192] A figura 15B é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio 1550, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1550 está descrita a seguir com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, 218, 1215, e/ou 1415 descritas com referência à figura 1, 2, 12, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. Em alguns exemplos, um dispositivo sem fio ou o UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou o dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas a seguir, utilizando o hardware para fins especiais.
[0193] No bloco 1555, o método 1550 pode incluir receber um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através de uma radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar suficientes tons para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1555 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento de RS 835 e/ou 935 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 descrito com referência à figura 9.
[0194] No bloco 1560, o método 1560 pode incluir receber um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização na banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). A operação (s), no bloco 1560 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 e/ou 940 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 descrito com referência à figura 9.
[0195] Em alguns exemplos do método 1550, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar para disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi.
[0196] Deste modo, o método 1550 pode proporcionar para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1550 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1550 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0197] A figura 16 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1600 para comunicação sem fio, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1600 será descrito a seguir com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, 218, 1215, e/ou 1415 descritas com referência à figura 1, 2, 12, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. Em alguns exemplos, um dispositivo sem fio ou o UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou o dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas a seguir, utilizando o hardware para fins especiais
[0198] No bloco 1605, o método 1600 pode incluir receber um indicador de uso do canal ao longo de um espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o indicador de utilização do canal pode incluir um CUBS. A operação (s), no bloco 1605 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, e/ou o uso do canal de recepção de gerenciamento de módulo indicador 945 descrito com referência à figura 9.
[0199] No bloco 1610, o método 1600 pode incluir receber um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através da radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1610 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento RS 835 e/ou 935 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 descrito com referência à figura 9.
[0200] No bloco 1615, e quando a primeira parte do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequência, o método 1600 pode incluir a execução de uma medição de canal de banda estreita sobre o conjunto central dos blocos de recursos, em que a medição pode ser baseada em todos os SRs a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. A operação (s), no bloco 1615 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, e/ou o módulo de medição de canal 970 descrito com referência à figura 9.
[0201] No bloco 1620, o método 1600 pode incluir receber um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização na banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode incluir uma SSS. Em alguns exemplos, o SSS pode incluir uma eSSS. A operação (s), no bloco 1620 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 e/ou 940 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 e/ou processamento de SSS módulo 955 descrito com referência à figura 9.
[0202] No bloco 1625, o método 1600 pode incluir receber um símbolo terceiro OFDM incluindo um segundo sinal de sincronização na faixa de radiofrequências. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o segundo símbolo OFDM (por exemplo, o terceiro símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o segundo símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode incluir um PSS. Em alguns exemplos, a PSS pode incluir uma ePSS. A operação (s), no bloco 1625 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento de sinal de sincronização 840 e/ou 940 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 e/ou processamento de PSS módulo 960 descrito com referência à figura 9.
[0203] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser recebidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização pode ser recebida através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, cada um dos segundo símbolo OFDM e o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI- RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para o PBCH.
[0204] No bloco 1630, o método 1600 pode incluir receber o quarto símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RS sobre a banda do espectro de radiofrequências. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o terceiro símbolo OFDM (por exemplo, o quarto símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o símbolo terceiro OFDM no tempo). Em alguns exemplos, a primeira parte do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser recebido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1630 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, o módulo de processamento RS 835 e/ou 935 descrito com referência à figura 8 e/ou 9, e/ou o módulo de processamento de sinal 950 descrito com referência à figura 9.
[0205] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir um ePMCH.
[0206] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM podem ser respectivamente recebidos, nos blocos 1610, 1620, 1625, e 1630, como o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo de OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM de um subquadro ter catorze símbolos OFDM. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo e o décimo primeiro símbolo OFDM da subquadro podem ser configurados de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos do método, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH pode ser recebido durante o quinto símbolo OFDM, o sexto símbolo de OFDM, o símbolo OFDM sétimo, o símbolo OFDM nona, o símbolo OFDM décimo, décimo segundo OFDM símbolo, o símbolo OFDM XIII, e/ou o símbolo OFDM catorze do subquadro. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, os símbolos OFDM recebidos como parte do método 1600 pode ser recebido durante o primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro de uma quadro de rádio possuindo dez subquadros.
[0207] Em alguns exemplos, o método pode incluir a determinação 1600 um parâmetro de estação base com base, pelo menos em parte nos vários RS recebidos. O parâmetro de estação base pode incluir, por exemplo, uma placa PCI de a estação base, um número subquadro corrente da estação base, ou uma combinação dos mesmos.
[0208] No bloco 1635, o método 1600 pode incluir a medição de uma energia símbolo. No bloco 1640, o método 1600 pode incluir a execução de uma detecção cega no primeiro símbolo OFDM para determinar se o símbolo OFDM compreende uma transmissão a partir de uma estação base. No bloco 1645, o método 1600 pode incluir a execução de uma detecção cega de uma quantidade remanescente de tráfego de downlink num subquadro (por exemplo, uma quantidade remanescente de tráfego de downlink num subquadro, em que o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro OFDM símbolo, e/ou o quarto símbolo OFDM são recebidos). Em alguns exemplos, a quantidade restante de tráfego de downlink pode ser uma quantidade remanescente de tráfego de downlink seguindo o quarto símbolo OFDM (ou em formas de realização do método no qual o terceiro símbolo OFDM e/ou quarto símbolo OFDM não são transmitidos ou recebidos, o restante quantidade de tráfego de downlink pode ser uma quantidade remanescente de tráfego de downlink seguindo o segundo símbolo OFDM ou o terceiro símbolo OFDM). Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada, pelo menos em parte sobre a energia símbolo medido. Em alguns exemplos, a detecção cega pode ser baseada, pelo menos em parte, de uma primeira pluralidade de CSI-RS recebida no símbolo segunda OFDM (por exemplo, CSI-RS recebido no mesmo símbolo OFDM, como o primeiro sinal de sincronização) e/ou uma segunda pluralidade de RS-CSI recebido no terceiro símbolo OFDM (por exemplo, RS-CSI recebido no mesmo símbolo OFDM, como o segundo sinal de sincronização). A operação (s) no bloco 1635, 1640 e/ou 1645 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, e/ou o módulo de detecção de tráfego 975 descrito com referência à figura 9.
[0209] No bloco 1650, o método 1600 pode incluir desligar seletivamente um receptor com base, pelo menos em parte, na detecção cega realizado no bloco 1645. Em alguns exemplos, o receptor pode ser desligado quando o montante remanescente detectado de tráfego de downlink em o subquadro deixa de satisfazer um limiar. A operação (s), no bloco 1650 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, e/ou o módulo de gerenciamento de energia 980 descrito com referência à figura 9.
[0210] No bloco 1655, o método 1600 pode incluir a sincronização de um UE (por exemplo, um UE executando o método 1600) com uma estação base com base, pelo menos em parte, no sinal recebido primeira sincronização e/ou o segundo sinal recebido sincronização. Em alguns exemplos, a sincronização pode incluir a realização de uma correlação cruzada de amostras de o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização, e recuperando uma temporização da estação base com base, pelo menos em parte sobre a correlação cruzada das amostras. A operação (s), no bloco 1655 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 820, 920, 1260, e/ou 1486 descritas com referência à figura 8, 9, 12, e/ou 14, e/ou o processamento de sinais de sincronização de módulo 940 e/ou de correlação cruzada e de recuperação de temporização do módulo 965 descrito com referência à figura 9.
[0211] Em alguns exemplos do método 1600, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi.
[0212] Deste modo, o método 1600 pode proporcionar para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1600 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1600 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0213] Em alguns exemplos, os aspectos de um ou mais dos métodos de 1500, 1550 e/ou 1600 descritas com referência à figura 15 A, 15B, e/ou 16 podem ser combinadas.
[0214] A figura 17A é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio 1700, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1700 está descrita a seguir com referência a aspectos de um ou mais das estações base 105, 205, 206, 1305, e/ou 1405 descritas com referência à figura 1, 2, 13, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 1005 e/ou 1105 descrito com referência à figura 10 e/ou 11. Em alguns exemplos, uma estação base ou dispositivo sem fio pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, a estação base ou dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo utilizando hardware de propósito especial.
[0215] No bloco 1705, o método 1700 pode incluir a transmissão de um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através de uma radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. Em alguns exemplos, a banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1705 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de RS 1035 e/ou 1135 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 descrito com referência à figura 11.
[0216] Deste modo, o método pode proporcionar 1700 para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1700 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1700 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0217] A figura 17B é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio 1750, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1750 está descrita a seguir com referência a aspectos de um ou mais das estações base 105, 205, 206, 1305, e/ou 1405 descritas com referência à figura 1, 2, 13, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 1005 e/ou 1105 descrito com referência à figura 10 e/ou 11. Em alguns exemplos, uma estação base ou dispositivo sem fio pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais da estação base ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou em alternativa, a estação base ou dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas abaixo utilizando hardware de propósito especial.
[0218] No bloco 1755, o método 1750 pode incluir a transmissão de um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através de uma radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1755 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de RS 1035 e/ou 1135 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 descrito com referência à figura 11.
[0219] No bloco 1760, o método 1750 pode incluir a transmissão de um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização na banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). A operação (s), no bloco 1510 pode ser realizada utilizando a comunicação sem fio módulo de gerenciamento 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13 e/ou 14, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1040 e/ou 1140 descritas com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou o módulo de formatação de sinal 1155 descrito com referência à figura 11.
[0220] Em alguns exemplos do método 1750, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi.
[0221] Deste modo, o método pode proporcionar 1750 para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1750 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1750 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0222] A figura 18 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio 1800, em acordo com vários aspectos da presente revelação. Para maior clareza, o método 1800 está descrita a seguir com referência a aspectos de um ou mais dos UEs 115, 215, 216, 217, 218, 1215, e/ou 1415 descritas com referência à figura 1, 2, 12, e/ou 14, e/ou os aspectos de um ou mais dos dispositivos sem fio 815 e/ou 915 descrito com referência à figura 8 e/ou 9. Em alguns exemplos, um dispositivo sem fio ou o UE pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do UE ou dispositivo sem fio para executar as funções abaixo descritas. Adicionalmente ou alternativamente, o UE ou o dispositivo sem fio pode executar uma ou mais das funções descritas a seguir, utilizando o hardware para fins especiais.
[0223] No bloco 1805, o método 1800 pode incluir a realização de um CCA em uma banda de espectro de radiofrequência. A operação (s), no bloco 1805 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13 e/ou 14, e/ou o módulo 1145 CCA descrito com referência à figura 11.
[0224] No bloco 1810, o método 1800 pode incluir a transmissão de um indicador de uso do canal sobre a banda de espectro de radiofrequência quando o CCA é bem sucedido. Em alguns exemplos, o indicador de utilização do canal pode incluir um CUBS. A operação (s), no bloco 1810 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, e/ou a gerenciamento de transmissão indicador de utilização do canal módulo 1150 descrito com referência à figura 11.
[0225] No bloco 1815, o método 1800 pode incluir a transmissão de um primeiro símbolo OFDM, incluindo uma pluralidade de RS, que podem ser os sinais de referência (SIR) ou sinais de referência de informação de estado do canal (CSI-RSS) especifica para a célula, através da radiofrequência frequências do espectro. Uma primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir uma densidade mais elevada do que os SRs uma porção remanescente do primeiro símbolo OFDM. Em alguns casos, a densidade mais elevada pode proporcionar tons suficientes para um UE para realizar uma medição de banda estreita, em que a medição pode basear-se em todo o RS a partir da pluralidade de RS, ou um subconjunto de RS a partir da pluralidade de RS. Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1815 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de RS 1035 e/ou 1135 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 descrito com referência à figura 11.
[0226] No bloco 1820, o método 1800 pode incluir a transmissão de um segundo símbolo OFDM incluindo um primeiro sinal de sincronização na banda de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, o segundo símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o primeiro símbolo OFDM (por exemplo, o segundo símbolo OFDM pode seguir de imediato o primeiro símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização pode incluir uma SSS. Em alguns exemplos, o SSS pode incluir uma eSSS. A operação (s), no bloco 1820 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1040 e/ou 1140 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 e/ou formatação SSS módulo 1160 descrito com referência à figura 11.
[0227] No bloco 1825, o método 1800 pode incluir a transmissão de um símbolo terceiro OFDM incluindo um segundo sinal de sincronização na faixa de radiofrequências. Em alguns exemplos, o terceiro símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o segundo símbolo OFDM (por exemplo, o terceiro símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o segundo símbolo OFDM no tempo). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode ser associado com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, o segundo sinal de sincronização pode incluir um PSS. Em alguns exemplos, a PSS pode incluir uma ePSS. A operação (s), no bloco 1825 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de sinal de sincronização 1040 e/ou 1140 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 e/ou formatação PSS módulo 1165 descrito com referência à figura 11.
[0228] Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e o segundo sinal de sincronização podem ser transmitidos através da mesma porta de antena. Em alguns exemplos, o primeiro sinal de sincronização e/ou o segundo sinal de sincronização pode ser transmitido através da mesma porta de antena como a pluralidade de RS. Em alguns exemplos, cada um dos segundo símbolo OFDM e o terceiro símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um CSI- RS, um SIB, um PBCH, ou uma combinação dos mesmos. Em alguns exemplos, o SIB pode incluir uma ESIB e/ou o PBCH pode incluir uma ePBCH. Em alguns exemplos, um sinal de referência RS ou incorporado usuário específico do equipamento (UE-RS) pode fornecer uma referência de fase para a PBCH.
[0229] No bloco 1830, o método 1800 pode incluir a transmissão de um quarto símbolo OFDM incluindo uma pluralidade de RS sobre a banda do espectro de radiofrequências. Uma primeira porção do quarto símbolo OFDM pode incluir uma maior densidade de RS do que uma porção remanescente do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, o quarto símbolo OFDM pode ser adjacente no tempo para o terceiro símbolo OFDM (por exemplo, o quarto símbolo OFDM pode seguir-se imediatamente o símbolo terceiro OFDM no tempo). Em alguns exemplos, a primeira parte do quarto símbolo OFDM pode incluir um conjunto central de blocos de recursos de uma portadora componentes da banda do espectro de radiofrequências (por exemplo, um centro de seis blocos de recursos de uma portadora componentes tendo 100 blocos de recursos, em que cada bloco de recursos inclui doze subportadoras). Em alguns exemplos, a primeira porção do primeiro símbolo OFDM pode ser associada com uma pluralidade de subportadoras (por exemplo, um conjunto central de subportadoras de um portadora componente de banda do espectro de rádio frequência). Em alguns exemplos, um RS pode ser transmitido através de cada uma das subportadoras do primeiro símbolo OFDM. Em alguns exemplos, os blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do primeiro símbolo OFDM podem ser os mesmos blocos de recursos e/ou subportadoras incluídos na primeira parte do quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos, a pluralidade de RS pode incluir uma pluralidade de eCRSs. A operação (s), no bloco 1830 pode ser realizada utilizando o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio, 1020, 1120, 1360, e/ou 1484 descritas com referência à figura 10, 11, 13, e/ou 14, o módulo de formatação de RS 1035 e/ou 1135 descrito com referência à figura 10 e/ou 11, e/ou a formatação de sinal de módulo 1155 descrito com referência à figura 11.
[0230] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM e/ou o quarto símbolo OFDM pode ainda incluir, pelo menos, um de um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH.
[0231] Em alguns exemplos, o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM podem ser respectivamente, transmitidos, nos blocos 1810, 1820, 1825, e 1830, como o primeiro símbolo OFDM, o segundo símbolo de OFDM, o terceiro símbolo OFDM, e o quarto símbolo OFDM de um subquadro ter catorze símbolos OFDM. Em alguns exemplos, o símbolo OFDM oitavo e o décimo primeiro símbolo OFDM da subquadro podem ser configurados de maneira semelhante ao primeiro símbolo OFDM e o quarto símbolo OFDM. Em alguns exemplos do método, um PDCCH, um PDSCH, e/ou um PMCH pode ser transmitido durante o quinto símbolo OFDM, o sexto símbolo de OFDM, o símbolo OFDM sétimo, o símbolo OFDM nona, o símbolo OFDM décimo, décimo segundo OFDM símbolo, o símbolo OFDM XIII, e/ou o símbolo OFDM catorze do subquadro. Em alguns exemplos, o PDCCH pode incluir uma ePDCCH, o PDSCH pode incluir uma ePDSCH, e/ou o PMCH pode incluir uma ePMCH. Em alguns exemplos, os símbolos OFDM transmitidos como parte do método 1800 pode ser transmitidos durante o primeiro subquadro e/ou a sexta subquadro de uma quadro de rádio possuindo dez subquadros.
[0232] Em alguns exemplos do método 1800, a banda de espectro de radiofrequência pode incluir uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada. A banda de espectro de radiofrequência não licenciada pode incluir uma banda de espectro de radiofrequências para os quais aparelhos podem precisar disputar o acesso, porque a banda de espectro de radiofrequência está disponível para uso não licenciada, tais como o uso de Wi-Fi.
[0233] Deste modo, o método pode proporcionar 1800 para comunicação sem fio. Deve notar-se que o método 1800 é apenas uma aplicação, e que as operações do método 1800 podem ser rearranjadas ou de outra forma modificada de tal modo que outras implementações são possíveis.
[0234] Em alguns exemplos, os aspectos de um ou mais dos métodos de 1700, 1750 e/ou 1800 descritos com referência à figura 17A, 17B, e/ou 18 podem ser combinados.
[0235] As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas para vários sistemas de comunicações sem fio, tais como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA, e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são muitas vezes utilizados alternadamente. Um sistema CDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como a CDMA2000, Acesso Rádio Terrestre Universal (UTRA), cdma2000 cobre as normas IS etc.-2000, IS-95 e IS-856. Lançamentos IS-2000 0 e A são comumente referido como CDMA2000 IX, IX, etc. IS-856 (TIA- 856) é comumente referido como CDMA2000 lxEV-DO, High Rate Packet Data (HRPD), etc. UTRA inclui Wideband CDMA (WCDMA), e outras variantes de CDMA. Um sistema TDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM). Um sistema OFDMA pode implementar uma tecnologia de rádio, tal como Ultra Mobile Broadband (UMB), UTRA Evoluído (E-UTRA), IEEE 802.11 (Wi-Fi), IEEE 802.16 (WiMAX), IEEE 802.20, o Flash-OFDM ™, etc. UTRA e E-UTRA fazem parte de Universal Mobile Telecommunication System (UMTS). 3GPP Long Term Evolution (LTE) e LTE-Advanced (LTE-A) são novos lançamentos de UMTS que utilizam E-UTRA. UTRA, E-UTRA, UMTS, LTE, LTE- A, e GSM são descritos em documentos de uma organização denominada “3rd Generation Partnership Project” (3GPP). CDMA2000 e UMB são descritos em documentos de uma organização denominada “3rd Generation Partnership Project 2” (3GPP2). As técnicas aqui descritas podem ser utilizadas para os sistemas, e tecnologias de rádio, mencionados acima, bem como outros sistemas e tecnologias de rádio celular, incluindo (por exemplo, LTE) sobre uma largura de banda de comunicação não autorizada e/ou compartilhado. A descrição acima, contudo, descreve uma/LTE Um sistema LTE para fins de exemplo, e LTE terminologia é usada em grande parte da descrição acima, embora as técnicas sejam aplicáveis para além de aplicações LTE/LTE-A.
[0236] A descrição detalhada apresentada acima em conexão com os desenhos em anexo, descreve exemplos e não representa a totalidade dos exemplos que podem ser implementados ou que estejam abrangidos pelo âmbito das reivindicações. Os termos “exemplo” e “exemplar”, quando utilizados na presente descrição, significam “servir como um exemplo, caso, ou ilustração,” e não “preferidos” ou “vantajosos em relação a outros exemplos.” A descrição pormenorizada inclui detalhes específicos para o propósito de fornecer uma compreensão das técnicas descritas. Estas técnicas, no entanto, podem ser praticadas sem estes detalhes específicos. Em alguns casos, estruturas e aparelhos bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos, de modo a evitar obscurecer os conceitos dos exemplos descritos.
[0237] Informação e sinais podem ser representados utilizando qualquer de uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informação, sinais, bits, símbolos, e chips que podem ser referenciados em toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, campos magnéticos ou partículas, campos ópticos ou partículas, ou qualquer combinação dos mesmos.
[0238] Os vários blocos ilustrativos e componentes descritos em ligação com a descrição aqui podem ser implementados ou executados com um processador de uso geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado, um FPGA ou outro dispositivo lógico programável, porta discreta ou lógica do transistor, componentes de hardware discretos, ou qualquer combinação dos mesmos concebidos para executar as funções aqui descritas. Um processador de uso geral pode ser um microprocessador, mas, em alternativa, o processador pode ser qualquer processador convencional, controlador, microcontrolador, ou máquina de estados convencional. Um processador pode também ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, múltiplos microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um núcleo DSP, ou qualquer outro tipo de configuração.
[0239] As funções aqui descritas podem ser implementadas em hardware, software executado por um processador, firmware, ou qualquer combinação dos mesmos. Se implementado em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas ou transmitidas como uma ou mais instruções de código ou em um meio legível em computador. Outros exemplos e implementações estão dentro do âmbito e espírito da descrição e reivindicações anexas. Por exemplo, devido à natureza do software, as funções acima descritas podem ser implementadas utilizando software executado por um processador, hardware, firmware, hardwiring, ou combinações de quaisquer destes. Características funções de execução podem também estar fisicamente localizadas em várias posições, incluindo a ser distribuída de modo que porções de funções são implementadas em diferentes locais físicos. Tal como aqui utilizado, incluindo nas reivindicações, o termo “e/ou”, quando utilizado em uma lista de dois ou mais artigos, significa que qualquer um dos itens mencionados podem ser empregues por si só, ou qualquer combinação de dois ou mais de os itens listados podem ser empregues. Por exemplo, se uma composição é descrita como contendo os componentes A, B e/ou C, a composição pode conter um só; B só; C só; A e B em combinação; A e C em combinação; B e C em combinação; ou A, B, e C em combinação. Além disso, tal como é aqui utilizado, incluindo nas reivindicações, “ou”, como utilizado em uma lista de itens (por exemplo, uma lista de itens, precedido de uma frase como “pelo menos um de ou” um ou mais) indica uma lista disjuntiva de tal modo que, por exemplo, uma lista de “pelo menos um de a, B, ou C” significa a ou B ou C ou AB ou AC ou AC ou ABC (isto é, a, B e C).
[0240] Meios legíveis por computador incluem meios de armazenamento de computador e meios de comunicação, incluindo qualquer meio que facilite a transferência de um programa de computador a partir de um lugar para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que pode ser acedido por um computador de uso geral ou objetivo especial. Como exemplo, e não limitativo, os meios legíveis por computador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, memória flash, CD-ROM ou outro armazenamento em disco óptico, armazenamento em disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnéticos, ou qualquer outro meio que possa ser utilizada para transportar ou armazenar desejado código de programa significa sob a forma de instruções ou estruturas de dados e que pode ser acessado por um computador de uso comum ou por um computador para fins especiais, ou um processador de uso geral ou especial. Além disso, qualquer ligação é denominada adequadamente um meio legível por computador. Por exemplo, se o programa é transmitido a partir de um site, o servidor ou outra fonte remota através de um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par torcido, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e microondas, então o cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par torcido, DSL, ou tecnologias sem fio, tais como infravermelho, rádio e microondas estão incluídos na definição de forma. Disco e disco, como aqui utilizado, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco Blu- ray onde os discos geralmente reproduzem dados magneticamente, enquanto que os discos reproduzem dados opticamente com lasers. Combinações dos anteriores também estão incluídas no âmbito dos meios de leitura por computador.
[0241] A descrição anterior da revelação é proporcionada para permitir que um perito na arte possa fazer ou utilizar a revelação. Várias modificações à revelação serão prontamente evidentes para os versados na arte, e os princípios genéricos aqui definidos podem ser aplicados a outras variações sem se afastarem do âmbito da descrição. Assim, a descrição não é para ser limitada aos exemplos e desenhos aqui descritos, mas deve estar de acordo com o escopo mais amplo consistente com os princípios e características inovadores aqui descritos.

Claims (11)

1. Método (1500) para comunicação sem fio, executado por um equipamento de usuário, UE, (115), o método caracterizado pelo fato de que compreende: receber (1505) um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal, OFDM, compreendendo uma pluralidade de sinais de referência, RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência, em que uma primeira porção (460, 560, 660, 760) do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recurso de um portador de componente da banda de espectro de radiofrequência e compreende uma densidade maior de RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM; e receber um segundo símbolo OFDM compreendendo um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência, em que o segundo símbolo OFDM é adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de RSs inclui pelo menos um sinal de referência de célula específica, CRS, ou um sinal de referência de informação de estado de canal, CSI-RS.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: realizar uma detecção cega no primeiro símbolo OFDM para determinar se o símbolo OFDM compreende uma transmissão a partir de uma estação base (105, 205, 206).
4. Equipamento de usuário, UE, (115) para comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende: meios para receber um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal, OFDM, compreendendo uma pluralidade de sinais de referência, RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência, em que uma primeira porção (460, 560, 660, 760) do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recurso de um portador de componente da banda de espectro de radiofrequência e compreende uma densidade maior de RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM; e meios para receber um segundo símbolo OFDM compreendendo um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência, em que o segundo símbolo OFDM é adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.
5. Equipamento de usuário, UE, (115), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de RSs inclui pelo menos um sinal de referência de célula específica, CRS, ou um sinal de referência de informação de estado de canal, CSI-RS.
6. Equipamento de usuário, UE, (115), de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para realizar uma detecção cega no primeiro símbolo OFDM para determinar se o símbolo OFDM compreende uma transmissão a partir de uma estação base (105, 205, 206).
7. Método (1700) para comunicação sem fio, executado por uma estação base (105), o método caracterizado pelo fato de que compreende: transmitir (1705) um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal, OFDM, compreendendo uma pluralidade de sinais de referência, RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência, em que uma primeira porção (460, 560, 660, 760) do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recurso de um portador de componente da banda de espectro de radiofrequência e compreende uma densidade maior de RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM; e transmitir um segundo símbolo OFDM compreendendo um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência, em que o segundo símbolo OFDM é adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de RSs inclui pelo menos um sinal de referência de célula específica, CRS, ou um sinal de referência de informação de estado de canal, CSI-RS.
9. Estação base (105) para comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende: meios para transmitir um primeiro símbolo de multiplexação de divisão de frequência ortogonal, OFDM, compreendendo uma pluralidade de sinais de referência, RSs, através de uma banda de espectro de radiofrequência, em que uma primeira porção (460, 560, 660, 760) do primeiro símbolo OFDM inclui um conjunto central de blocos de recurso de um portador de componente da banda de espectro de radiofrequência e compreende uma densidade maior de RSs do que uma porção restante do primeiro símbolo OFDM; e meios para transmitir um segundo símbolo OFDM compreendendo um primeiro sinal de sincronização através da banda de espectro de radiofrequência, em que o segundo símbolo OFDM é adjacente em tempo ao primeiro símbolo OFDM.
10. Estação base (105), de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de RSs inclui pelo menos um sinal de referência de célula específica, CRS, ou um sinal de referência de informação de estado de canal, CSI-RS.
11. Memória caracterizada pelo fato de que compreende instruções nela armazenadas que, quando executadas por um computador compreendido no equipamento de usuário, UE, fazem com que o EU execute um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 3, ou quando executadas por uma estação base, fazem com que a estação base execute um método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 7 a 8.
BR112017002120-0A 2014-08-01 2015-07-31 Transmissão e recepção de sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência BR112017002120B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201462032448P 2014-08-01 2014-08-01
US62/032,448 2014-08-01
US14/813,474 US9602322B2 (en) 2014-08-01 2015-07-30 Transmission and reception of discovery signals over a radio frequency spectrum band
US14/813,474 2015-07-30
PCT/US2015/043124 WO2016019251A1 (en) 2014-08-01 2015-07-31 Transmission and reception of discovery signals over a radio frequency spectrum band

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017002120A2 BR112017002120A2 (pt) 2017-11-21
BR112017002120B1 true BR112017002120B1 (pt) 2023-09-05

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10172077B2 (en) Transmission and reception of discovery signals over a radio frequency spectrum band
KR102444049B1 (ko) 공유된 라디오 주파수 스펙트럼에서 송신의 시작 심볼에 대한 심볼 기간을 결정하기 위한 기술들
ES2872523T3 (es) Técnicas para transmitir señales de baliza de uso de canal a lo largo de una banda de espectro de radiofrecuencia sin licencia
CN108353404B (zh) 用于不同物理资源上的不同ue组的物理层信令
BR112019002404B1 (pt) Método e aparelho para comunicação sem fio em um equipamento de usuário, e memória legível por computador
BR112017017618B1 (pt) Técnicas para acesso aleatório celular em um subquadro de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada
KR101900224B1 (ko) 복수의 채널들에의 액세스를 위한 경합을 동기화 및 비동기화하는 기법들
BR112017003089B1 (pt) Método para comunicação sem fio, aparelho para comunicação sem fio e memória legível por computador
BR112017003032B1 (pt) Técnicas para transmissão e recepção de mensagens de alerta através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada
BR112016011731B1 (pt) Método para comunicações sem fio por uma estação base, estação base e memória legível por computador
BR112017007064B1 (pt) Técnicas para transmitir um sinal de referência de sondagem ou solicitação de programação através de uma banda de espectro não licenciado de radiofrequência
BR112017008759B1 (pt) Sistemas e métodos de comunicação sem fio dotados de uma camada de controle de acesso de meio cêntrico de equipamento de usuário
KR20170138430A (ko) 공유 무선 주파수 스펙트럼 대역에서 통신들을 관리하기 위한 기법들
CN107078877B (zh) 用于无线通信的方法和装置
BR112016028595B1 (pt) Método de comunicação sem fio, aparelho de dispositivo sem fio para comunicação sem fio e memória legível por computador
ES2794526T3 (es) Medición y notificación de las transmisiones de señales en lte/lte-a que incluyen el espectro compartido basado en la contención
BR112020016146A2 (pt) Técnicas para comunicações sem fio com o uso de múltiplos tipos de prefixo cíclico
JP2020509701A (ja) ワイヤレス通信におけるチャネルラスタ設計
BR112020008429A2 (pt) técnicas para controle de potência baseado em feixe em comunicações sem fio
BR112017002120B1 (pt) Transmissão e recepção de sinais de descoberta através de uma banda de espectro de radiofrequência
BR112017008205B1 (pt) Método e aparelho para comunicação sem fio, e memória legível por computador
BR112017003036B1 (pt) Técnica para transmitir e receber sinais de sincronização através de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada
BR112017007801B1 (pt) Métodos e aparelhos para comunicação sem fio
BR112017003119B1 (pt) Gerenciamento de re-sincronização em lte/lte-a com espectro não licenciado
BR112017006360B1 (pt) Técnicas para acessar uma célula com o uso de uma banda de espectro de radiofrequência não licenciada