BR112017000619B1 - Método realizado por um primeiro dispositivo de comunicação sem fio,primeiro dispositivo para comunicação sem fio, método realizado por um segundo dispositivo de comunicação sem fio, segundo dispositivo para comunicação sem fio e memória legível por computador - Google Patents

Método realizado por um primeiro dispositivo de comunicação sem fio,primeiro dispositivo para comunicação sem fio, método realizado por um segundo dispositivo de comunicação sem fio, segundo dispositivo para comunicação sem fio e memória legível por computador Download PDF

Info

Publication number
BR112017000619B1
BR112017000619B1 BR112017000619-7A BR112017000619A BR112017000619B1 BR 112017000619 B1 BR112017000619 B1 BR 112017000619B1 BR 112017000619 A BR112017000619 A BR 112017000619A BR 112017000619 B1 BR112017000619 B1 BR 112017000619B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
parameter
wireless communication
examples
module
wireless
Prior art date
Application number
BR112017000619-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112017000619A2 (pt
Inventor
Tingfang JI
John Edward Smee
Joseph Soriaga
Naga Bhushan
Kambiz Azarian Yazdi
Krishna Kiran Mukkavilli
Alexei Yurievitch Gorokhov
Peter Gaal
Original Assignee
Qualcomm Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/567,989 external-priority patent/US20160029232A1/en
Application filed by Qualcomm Incorporated filed Critical Qualcomm Incorporated
Publication of BR112017000619A2 publication Critical patent/BR112017000619A2/pt
Publication of BR112017000619B1 publication Critical patent/BR112017000619B1/pt

Links

Abstract

Trata-se de técnicas para comunicação sem fio. Um primeiro método inclui medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio; e gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros, incluindo um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão. Um segundo método inclui medir, por um primeiro dispositivo, a interferência em um canal sem fio; identificar um dispositivo interferente para o canal sem fio com base na medição; e gerar uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na interferência medida no canal sem fio. A mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo ou frequência.

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS
[0001] O presente Pedido de Patente reivindica prioridade do Pedido de Patente n° U.S. 14/567.989 de Ji et al, “Ultra Reliable Link Design”, depositado em 11 de dezembro de 2014; e do Pedido de Patente Provisório n° U.S. 62/027,623 de Ji et al, intitulado “Ultra Reliable Link Design”, depositado em 22 de julho de 2014; cada um dos quais é atribuído à cessionária dos mesmos.
ANTECEDENTES CAMPO DA REVELAÇÃO
[0002] Os aspectos da presente revelação se referem a comunicações sem fio, e, especificamente, a relatório melhorado de retroalimentação de informações externas de canal (CSF).
DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[0003] Sistemas de comunicação sem fio são amplamente implantados para fornecer diversos tipos de conteúdo de comunicação, tais como voz, vídeo, pacote de dados, envio de mensagens, difusão, e assim por diante. Esses sistemas podem ser sistemas de acesso múltiplo com capacidade para suportar a comunicação com múltiplos usuários compartilhando-se os recursos de sistema disponíveis (por exemplo, tempo, frequência e potência). Exemplos de tais sistemas de acesso múltiplo incluem sistemas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de tempo (TDMA), sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência (FDMA) e sistemas de acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal (OFDMA).
[0004] A título de exemplo, um sistema de comunicação de acesso múltiplo sem fio pode incluir várias estações-base, sendo que cada uma suporta de modo simultâneo a comunicação para múltiplos equipamentos de usuário (UEs). Uma estação-base pode se comunicar com UEs em canais de enlace descendente (por exemplo, para transmissões da estação-base para o UE) e canais de enlace ascendente (por exemplo, para transmissões dos UEs para a estação-base). Quando um dispositivo de recebimento e um dispositivo de transmissão estiverem em comunicação por um canal, existe uma probabilidade (uma probabilidade de erro) de que uma dada transmissão seja perdida (por exemplo, não recebida ou decodificada de modo apropriado pelo dispositivo de recebimento).
[0005] Em alguns sistemas de comunicação, um dispositivo de recebimento pode fornecer relatórios de retroalimentação de informações externas de canal (CSF) a um dispositivo de transmissão. Os relatórios podem indicar uma taxa de dados (por exemplo, uma capacidade sustentada, como uma taxa de dados sustentada ou tamanho de carga sustentado) observada em um canal sem fio dada uma probabilidade de erro definida (por exemplo, 10% para uma única transmissão feita em um tempo particular).
[0006] Mediante o recebimento de um relatório de CSF, um dispositivo de transmissão pode mapear um valor de um parâmetro de taxa de dados contido no relatório de CSF a um esquema de modulação e codificação (MCS) que permite que o dispositivo de transmissão mantenha a probabilidade de erro definida. Infelizmente, o relatório de CSF atual pode não ser robusto o bastante para certos serviços de missão crítica (por exemplo, serviços médicos, serviços de escala industrial e/ou serviços militares).
SUMÁRIO
[0007] A presente revelação, por exemplo, se refere a uma ou mais técnicas para melhorar o relatório de CSF. As técnicas podem permitir que enlaces de transmissão sem fio sejam operados com confiabilidade de enlace similar à fibra, sem sacrificar a eficiência. Em um conjunto de técnicas, o relatório de CSF pode ser condicionado em um parâmetro que não seja a probabilidade de erro e/ou condicionado em múltiplos parâmetros. Também, valores para um parâmetro que não seja a taxa de dados podem ser relatados em um relatório de CSF e/ou valores para múltiplos parâmetros podem ser relatados em um relatório de CSF. Ademais, diferentes valores de parâmetro ou combinações de valores de parâmetro podem ser relatados com base em múltiplos valores dados para um ou mais outros parâmetros. Em outro conjunto de técnicas, a interferência em um canal sem fio pode ser medida, um dispositivo interferente responsável pela interferência pode ser identificado, e relatório de CSF pode ser modificado para incluir uma indicação do dispositivo interferente e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. Em ainda outro conjunto de técnicas, o relatório de CSF pode ser modificado para indicar uma correlação de um ou mais parâmetros de CSF (por exemplo, um parâmetro de taxa de dados) com tempo e/ou frequência.
[0008] Em um primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, é descrito um método para comunicação sem fio. Em uma configuração, o método pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para um segundo dispositivo. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao primeiro dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal transmitida para o segundo dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro.
[0009] Em alguns exemplos do método, gerar a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir estimar um valor de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto restante do conjunto de parâmetros. Nesses exemplos, o método pode incluir receber pelo canal sem fio o dado valor para pelo menos um parâmetro do subconjunto restante. O método pode incluir, também ou alternativamente, determinar, pelo primeiro dispositivo, o dado valor para pelo menos um parâmetro do subconjunto restante. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir um valor estimado de pelo menos um parâmetro do primeiro subconjunto.
[0010] Em alguns exemplos do método, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de taxa de dados, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de prazo e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de taxa de dados e o parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de enlace de transmissão e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de prazo e o parâmetro de taxa de dados. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados e o parâmetro de enlace de transmissão e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o parâmetro de prazo. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão, e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro. Em alguns exemplos, o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de prazo e o valor de pelo menos um parâmetro do primeiro subconjunto pode ser estimado para uma pluralidade de valores dados diferentes do parâmetro de prazo.
[0011] Em alguns exemplos do método, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o valor do parâmetro de probabilidade de erro pode ser estimado com base em uma pluralidade de enlaces de rádio diferentes. Em alguns exemplos, o método pode incluir selecionar a pluralidade de enlaces de rádio diferentes como um subconjunto de todos os enlaces de rádio possíveis. Em alguns exemplos, o parâmetro de probabilidade de erro pode ter base em transmissão simultânea sobre a pluralidade de enlaces de rádio diferentes.
[0012] Em alguns exemplos do método, o parâmetro de prazo pode corresponder a uma latência associada a uma única retransmissão de um sinal.
[0013] Em um segundo conjunto de exemplos ilustrativos, um dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para medir uma condição de um canal sem fio; meios para gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros; e meios para transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal transmitida para outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0014] Em um terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para medir uma condição de um canal sem fio; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal transmitida para outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0015] Em um quarto conjunto de exemplos ilustrativos, um produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo meça uma condição de um canal sem fio; gere pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros; e transmita a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal transmitida para outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0016] Em um quinto conjunto de exemplos ilustrativos, outro método de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o método pode incluir transmitir um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e receber do dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal recebida do dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro.
[0017] Em alguns exemplos do método, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir um valor estimado de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto restante do conjunto de parâmetros. Nesses exemplos, o método pode incluir transmitir para o dispositivo uma indicação de pelo menos um dentre o primeiro subconjunto ou o subconjunto restante. O método pode incluir, também ou alternativamente, transmitir para o dispositivo o dado valor para pelo menos um parâmetro do subconjunto restante. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir um valor estimado de pelo menos um parâmetro do primeiro subconjunto.
[0018] Em alguns exemplos do método, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão.
[0019] Em alguns exemplos do método, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de taxa de dados, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de prazo e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de taxa de dados e o parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de enlace de transmissão e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro, o parâmetro de prazo e o parâmetro de taxa de dados. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados e o parâmetro de enlace de transmissão e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o parâmetro de prazo. Em alguns exemplos, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados, o parâmetro de prazo e o parâmetro de enlace de transmissão, e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro. Em alguns exemplos, o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de prazo e o valor de pelo menos um parâmetro do primeiro subconjunto pode ser estimado para uma pluralidade de valores dados diferentes do parâmetro de prazo.
[0020] Em alguns exemplos do método, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o valor do parâmetro de probabilidade de erro pode ser estimado com base em uma pluralidade de enlaces de rádio diferentes. Em alguns exemplos, a pluralidade de enlaces de rádio diferentes pode ser um subconjunto de todos os enlaces de rádio possíveis. Em alguns exemplos, o parâmetro de probabilidade de erro pode ter base em transmissão simultânea sobre a pluralidade de enlaces de rádio diferentes.
[0021] Em alguns exemplos do método, o parâmetro de prazo pode corresponder a uma latência associada a uma única retransmissão de um sinal.
[0022] Em um sexto conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para transmitir um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e meios para receber do outro dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao outro dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal recebida do outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0023] Em um sétimo conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. Em uma configuração, as instruções podem ser executáveis pelo processador para transmitir um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e receber do outro dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao outro dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal recebida do outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0024] Em um oitavo conjunto de exemplos ilustrativos, outro produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo transmita um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e receba do outro dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. O conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao outro dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal recebida do outro dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao quinto conjunto de exemplos ilustrativos.
[0025] Em um nono conjunto de exemplos ilustrativos, outro método de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o método pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, a interferência em um canal sem fio; identificar um dispositivo interferente para o canal sem fio com base na interferência medida; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na interferência medida no canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida do dispositivo interferente com tempo ou frequência; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para um segundo dispositivo.
[0026] Em alguns exemplos do método, identificar o dispositivo interferente para o canal sem fio pode incluir determinar que uma intensidade da interferência medida a partir do dispositivo interferente satisfaça um limiar. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir uma identidade do dispositivo interferente. Em alguns exemplos, o método pode incluir estimar uma periodicidade da interferência medida a partir do dispositivo interferente em tempo ou frequência, e a correlação da interferência medida pode incluir a periodicidade estimada. Em alguns exemplos, o método pode incluir determinar uma duração de intermitência associada à interferência medida proveniente do dispositivo interferente, e a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir a duração de intermitência.
[0027] Em alguns exemplos, o método pode incluir decodificar uma porção de um sinal de interferência, e a duração de intermitência pode ser determinada com base na porção decodificada do sinal de interferência. Em alguns exemplos, determinar a duração de intermitência pode incluir estimar a duração de intermitência com base na interferência medida.
[0028] Em alguns exemplos, o método pode incluir prever um impacto a uma taxa de dados sobre o canal sem fio quando pelo menos uma dentre uma operação de cancelamento de interferência ou uma operação de detecção conjunta for realizada. Nesses exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode indicar adicionalmente uma correlação de uma interferência residual proveniente do dispositivo interferente com tempo ou frequência. Em alguns exemplos, o método pode incluir identificar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio com base na interferência medida, e a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode indicar o pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo ou frequência. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0029] Em um décimo conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para medir interferência em um canal sem fio; meios para identificar um dispositivo interferente para o canal sem fio com base na interferência medida; meios para gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na interferência medida no canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida do dispositivo interferente com tempo ou frequência; e meios para transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos.
[0030] Em um décimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para medir a interferência em um canal sem fio; identificar um dispositivo interferente para o canal sem fio com base na interferência medida; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na interferência medida no canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida do dispositivo interferente com tempo ou frequência; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos.
[0031] Em um décimo segundo conjunto de exemplos ilustrativos, outro produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo meça interferência em um canal sem fio; identifique um dispositivo interferente para o canal sem fio com base na interferência medida; gere pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na interferência medida no canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida a partir do dispositivo interferente com tempo ou frequência; e transmita a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao nono conjunto de exemplos ilustrativos.
[0032] Em um décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro método de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o método pode incluir transmitir um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e receber pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal proveniente do dispositivo, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo ou frequência.
[0033] Em alguns exemplos, o método pode incluir transmitir para o dispositivo uma indicação do canal sem fio para o qual a correlação de interferência proveniente de um dispositivo interferente seja relatada. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir uma identidade do dispositivo interferente. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir uma periodicidade da interferência proveniente do dispositivo interferente em tempo ou frequência. Em alguns exemplos, a correlação da interferência medida pode incluir uma duração de intermitência da interferência proveniente do dispositivo interferente. Em alguns exemplos, a correlação da interferência medida pode incluir uma correlação de interferência residual para o dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0034] Em alguns exemplos do método, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode indicar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo ou frequência. Em alguns exemplos do método, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0035] Em um décimo quarto conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para transmitir um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e meios para receber pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal proveniente do outro dispositivo, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo ou frequência. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0036] Em um décimo quinto conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para transmitir um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e receber pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal do outro dispositivo, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo ou frequência. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0037] Em um décimo sexto conjunto de exemplos ilustrativos, outro produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo transmita um sinal sem fio para outro dispositivo por um canal sem fio; e receba pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal proveniente do outro dispositivo, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo ou frequência. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0038] Em um décimo sétimo conjunto de exemplos ilustrativos, outro método de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o método pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para um segundo dispositivo.
[0039] Em alguns exemplos do método, o pelo menos um parâmetro pode incluir um parâmetro de taxa de dados. Em alguns exemplos, o método pode incluir estimar uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência, e a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir a periodicidade estimada.
[0040] Em um décimo oitavo conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para medir uma condição de um canal sem fio; meios para gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência; e meios para transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo sétimo conjunto de exemplos ilustrativos.
[0041] Em um décimo nono conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio; gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência; e transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo sétimo conjunto de exemplos ilustrativos.
[0042] Em um vigésimo conjunto de exemplos ilustrativos, outro produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo meça, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio; gere pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre um parâmetro correlacionado a tempo e frequência; e transmita a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para outro dispositivo. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao décimo sétimo conjunto de exemplos ilustrativos.
[0043] Em um vigésimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro método de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o método pode incluir transmitir um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e receber do dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência.
[0044] Em alguns exemplos do método, o pelo menos um parâmetro pode incluir um parâmetro de taxa de dados. Em alguns exemplos do método, a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal pode incluir uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência.
[0045] Em um vigésimo segundo conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir meios para transmitir um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e meios para receber do dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência. Em alguns exemplos, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao vigésimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0046] Em um vigésimo terceiro conjunto de exemplos ilustrativos, outro dispositivo para comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o dispositivo pode incluir um processador, memória em comunicação eletrônica com o processador e instruções armazenadas na memória. As instruções podem ser executáveis pelo processador para transmitir um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e receber do dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para implantar um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao vigésimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0047] Em um vigésimo quarto conjunto de exemplos ilustrativos, outro produto de programa para computador para comunicação por um dispositivo em um sistema de comunicação sem fio é descrito. Em uma configuração, o produto de programa para computador pode incluir um meio legível por computador não transitório que armazena instruções executáveis por um processador para fazer com que o dispositivo transmita um sinal sem fio para um dispositivo por um canal sem fio; e receba de um dispositivo pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal fornece informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo ou frequência. Em alguns exemplos, as instruções também podem ser executáveis pelo processador para fazer com que o dispositivo implante um ou mais aspectos do método para comunicação sem fio descrito acima em relação ao vigésimo primeiro conjunto de exemplos ilustrativos.
[0048] O mencionado anteriormente destacou amplamente os recursos e vantagens técnicas dos exemplos de acordo com a revelação a fim de que a revelação detalhada que se segue seja mais bem entendida. Os recursos e vantagens adicionais serão descritas mais adiante no presente documento. A concepção e os exemplos específicos revelados podem ser utilizados prontamente como uma base para modificar ou projetar outras estruturas para realizar os mesmos propósitos da presente revelação. Tais interpretações equivalentes não se afastam do espírito e do escopo das reivindicações anexas. Os recursos que são consideradas como características dos conceitos revelados no presente documento, tanto quanto a sua organização quanto ao método de operação, em conjunto com as vantagens associadas serão mais bem entendidas a partir da seguinte descrição quando consideradas em conexão às Figuras anexas. Cada uma das Figuras é fornecida com o propósito apenas de ilustrar e descrever e não se destina a limitar as reivindicações.
[0049] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente invenção pode ser realizada em relação aos desenhos um seguir. Nas Figuras anexas, componentes ou características similares podem ter a mesma identificação de referência. Adicionalmente, diversos componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos seguindo- se a identificação de referência através de um traço e de uma segunda marcação que distingue entre os componentes semelhantes. Se apenas uma primeira identificação de referência for usada no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares que tenham a mesma primeira identificação de referência, independentemente da segunda marcação de referência.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0050] Uma compreensão adicional da natureza e vantagens da presente invenção pode ser realizada em relação aos desenhos um seguir. Nas Figuras anexas, componentes ou características similares podem ter a mesma identificação de referência. Adicionalmente, diversos componentes do mesmo tipo podem ser distinguidos seguindo- se a identificação de referência através de um traço e de uma segunda marcação que distingue entre os componentes semelhantes. Se apenas uma primeira identificação de referência for usada no relatório descritivo, a descrição é aplicável a qualquer um dos componentes similares que tenham a mesma primeira identificação de referência, independentemente da segunda marcação de referência.
[0051] A Figura 1 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0052] A Figura 2 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0053] A Figura 3 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0054] A Figura 4 ilustra um fluxo de mensagens exemplificativo entre um dispositivo de recebimento e um dispositivo de transmissão, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0055] A Figura 5 ilustra um fluxo de mensagens exemplificativo entre um dispositivo de recebimento e um dispositivo de transmissão, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0056] A Figura 6 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de recebimento para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0057] A Figura 7 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de recebimento para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0058] A Figura 8 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de recebimento para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0059] A Figura 9 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de transmissão para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0060] A Figura 10 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de transmissão para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0061] A Figura 11 mostra um diagrama de blocos de um dispositivo de transmissão para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0062] A Figura 12 mostra um diagrama de blocos de um UE para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0063] A Figura 13 mostra a diagrama de blocos de uma estação-base (por exemplo, uma estação-base que faz parte ou todo um eNB) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0064] A Figura 14 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0065] A Figura 15 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0066] A Figura 16 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0067] A Figura 17 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0068] A Figura 18 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0069] A Figura 19 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação;
[0070] A Figura 20 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação; e
[0071] A Figura 21 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0072] São descritas técnicas para melhorar o relatório de CSF. Quando um dispositivo de recebimento e um dispositivo de transmissão estiverem em comunicação por um canal, existe uma probabilidade (uma probabilidade de erro) de que uma dada transmissão seja perdida (por exemplo, não recebida ou decodificada de modo apropriado pelo dispositivo de recebimento). Em sistemas de comunicação de acesso múltiplo atuais, como sistemas de comunicação de LTE/LTE-A, um dispositivo de recebimento pode fornecer relatórios de CSF a um dispositivo de transmissão. Os relatórios podem indicar uma taxa de dados observada em um canal sem fio dada uma probabilidade de erro definida. Em um sistema de comunicação de LTE/LTE-A, a probabilidade de erro é definida no relatório descritivo de 3GPP como 10%, para uma única transmissão feita em um momento particular. Entretanto, uma probabilidade de erro de 10% pode não ser satisfatória para alguns serviços. Alternativamente, ou adicionalmente, alguns serviços podem encontrar outros parâmetros de importância. O relatório de CSF atual é direcionado à maximização de eficiência espectral e/ou capacidade sustentada (média). Entretanto, outros resultados podem ser de interesse para alguns serviços. Por exemplo, um serviço pode exigir que se saiba qual taxa de dados pode ser alcançada dada uma probabilidade de erro definida, uma latência ou prazo variável (por exemplo, um prazo de um milissegundo ou uma retransmissão de sinal), e enlaces de transmissão individuais ou em uma combinação (por exemplo, um enlace de transmissão de 2 GHz e um enlace de transmissão de 5 GHz). Como outro exemplo, um serviço pode exigir que se saiba qual probabilidade de erro pode ser alcançada dadas diferentes taxas de dados.
[0073] Um dispositivo de transmissão também pode revelar que é útil receber, por meio do relatório de CSF, a identidade de um dispositivo que interfere com um canal sem fio, assim como uma correlação de interferência do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. Um dispositivo de transmissão também pode revelar que é útil receber, por meio de relatório de CSF, uma correlação de um parâmetro como uma taxa de dados com tempo e/ou frequência. Tais informações correlacionadas a tempo e/ou frequência podem permitir que um dispositivo de transmissão preveja um ou mais parâmetros de CSF. Em um exemplo, tal previsão pode permitir que um dispositivo de transmissão modere sua resposta a uma intermitência temporária na interferência que aumenta substancialmente a porcentagem de não reconhecimentos (NAKs) recebidos por um dispositivo de transmissão.
[0074] As técnicas descritas no presente documento podem ser usadas para diversos sistemas de comunicações sem fio como CDMA, TDMA, FDMA, OFDMA, SC-FDMA e outros sistemas. Os termos “sistema” e “rede” são usados frequentemente de modo intercambiável. Um sistema CDMA pode implantar uma tecnologia de rádio como o CDMA2000, Acesso por Rádio Terrestre Universal (UTRA), etc. O CDMA2000 abrange os padrões IS-2000, IS-95 e IS-856. As Versões 0 e A de IS-2000 são denominadas comumente de CDMA2000 IX, IX, etc. IS-856 (TIA-856) é denominado comumente de IxEV-DO de CDMA2000, Dados de Pacote de Taxa Alta (HRPD), etc. O UTRA inclui CDMA de Banda Larga (WCDMA) e outras variantes de CDMA. Um sistema de TDMA pode implantar uma tecnologia a radio como o Sistema Global para Comunicações móveis (GSM). Um sistema de OFDMA pode implantar uma tecnologia de rádio como a Banda Larga Ultra Móvel (UMB), o UTRA Evoluído (E- UTRA), o IEEE 802.11 (WiFi), o IEEE 802.16, o IEEE 802.20, Flash-OFDM, etc. O UTRA e o E-UTRA são partes do Sistema de Telecomunicação Móvel Universal (UMTS). 3GPP LTE e LTE-A são novas versões de UMTS que usam E-UTRA. O UTRA, o E- UTRA, o UMTS, a LTE, a LTE-A e a GSM são descritos nos documentos de uma organização denominada “Projeto de Parceria de Terceira Geração” (3GPP). O CDMA2000 e o UMB são descritos em documentos de uma organização denominada “Projeto de Parceria de Terceira Geração 2” (3GPP2). As técnicas descritas no presente documento podem ser usadas para os sistemas e tecnologias de rádio mencionados acima assim como outros sistemas e tecnologias de rádio. A descrição abaixo, entretanto, descreve um sistema de LTE para propósitos de exemplo, e a terminologia de LTE é usada em grande parte da descrição abaixo, embora as técnicas sejam aplicáveis além das aplicações de LTE.
[0075] A descrição a seguir fornece exemplos, e não se limita ao escopo, aplicabilidade ou exemplos estabelecidos nas reivindicações. Podem ser feitas alterações na função e na disposição dos elementos discutidos sem se afastar do espírito e do escopo da revelação. Os diversos exemplos podem omitir, substituir ou adicionar diversos procedimentos ou componentes, conforme apropriado. Por exemplo, os métodos descritos podem ser realizados em uma ordem diferente da descrita e diversas etapas podem ser adicionadas, omitidas ou combinadas. Adicionalmente, os recursos descritos em relação a alguns exemplos podem ser combinados em outros exemplos.
[0076] A Figura 1 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio 100, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir uma pluralidade de estações-base 105 (por exemplo, estações-base que fazem parte ou todo de um ou mais eNBs), vários UEs 115 e uma rede principal 130. Algumas das estações-base 105 podem se comunicar com os UEs 115 sob o controle de um controlador de estação-base (não mostrado), que pode ser parte da rede principal 130 ou certas dentre as estações-base 105 em diversos exemplos. Algumas das estações-base 105 podem comunicar informações de controle e/ou dados de usuário com a rede principal 130 através do tráfego de retorno 132. Em alguns exemplos, algumas das estações-base 105 podem se comunicar, tanto direta como indiretamente, através de enlaces de tráfego de retorno 134, que podem ser enlaces de transmissão com fio ou sem fio. O sistema de comunicação sem fio 100 pode dar suporte à operação em múltiplos enlaces de transmissão ou portadoras (sinais de forma de onda de diferentes frequências). Os transmissores com múltiplas portadoras podem transmitir sinais modulados simultaneamente nas múltiplas portadoras. Por exemplo, cada enlace de transmissão 125 pode ser um sinal modulado com múltiplas portadoras de acordo com diversas tecnologias de rádio. Cada sinal modulado pode ser enviado em uma portadora diferente e pode portar informações de controle (por exemplo, sinais de referência, canais de controle, etc.), informações de sobrecarga, dados, etc.
[0077] As estações-base 105 podem se comunicar de modo sem fio com os UEs 115 através de uma ou mais antenas de estação-base. Cada uma das estações-base 105 pode fornecer cobertura de comunicação para uma área de cobertura respectiva 110. Em alguns exemplos, uma estação- base 105 pode ser referida como um ponto de acesso, uma estação-base transceptora (BTS), uma estação-base de rádio, um transceptor de rádio, um Conjunto de Serviço Básico (BSS), um Conjunto de Serviço Estendido (ESS), um NodeB, um NodeB evoluído (eNB), um NodeB Inicial, um eNodeB Inicial, um ponto de acesso de WLAN, um nó de WiFi ou alguma outra terminologia adequada. A área de cobertura 110 para uma estação-base 105 pode ser dividida em setores que formam somente uma porção da área de cobertura (não mostrado). O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir estações- base 105 de tipos diferentes (por exemplo, estações-base macro, micro e/ou pico). As estações-base 105 também podem utilizar tecnologias a rádio diferentes, tais como tecnologias de acesso por rádio de celular e/ou WLAN. As estações-base 105 podem ser associadas às redes de acesso ou instalações de operador iguais ou diferentes (por exemplo, coletivamente referidas no presente documento como “operadores”). As áreas de cobertura de diferentes estações-base 105, incluindo as áreas de cobertura dos tipos iguais ou diferentes de estações-base 105, que utilizam tecnologias a rádio iguais ou diferentes e/ou que pertencem a redes de acesso iguais ou diferentes, podem se sobrepor.
[0078] Em alguns exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir um sistema de comunicação de LTE/LTE-A (ou rede). Em outros exemplos, o sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar comunicação sem fio com o uso de uma ou mais tecnologias de acesso diferentes de LTE/LTE-A. Em sistemas de comunicação de LTE/LTE-A, o termo NodeB evoluído ou eNB pode ser, por exemplo, usado para descrever individuais ou grupos das estações-base 105.
[0079] O sistema de comunicação sem fio 100 pode ser ou incluir uma Rede de LTE/LTE-A heterogênea na qual diferentes tipos de estações-base 105 fornecem cobertura para diversas regiões geográficas. Por exemplo, cada estação-base 105 pode fornecer uma cobertura de comunicação para uma macrocélula, uma picocélula, uma femtocélula e/ou outro tipo de célula. Células pequenas tais como picocélulas, femtocélulas e/ou outros tipos de células podem incluir nós de baixa potência ou LPNs. Uma macrocélula abrange, por exemplo, uma área geográfica relativamente grande (por exemplo, diversos quilômetros em raio) e pode permitir o acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma picocélula cobre, por exemplo, uma área geográfica relativamente menor e poderia permitir o acesso irrestrito por UEs com assinaturas de serviço com o provedor de rede. Uma femtocélula também abrange, por exemplo, uma área geográfica relativamente menor (por exemplo, uma residência) e, além do acesso irrestrito, também poderia fornecer acesso restrito por UEs que tivessem uma associação com a femtocélula (por exemplo, os UEs em um grupo de assinantes fechado (CSG), os UEs para os usuários na residência e similares). Um eNB para uma macrocélula pode ser referido como macro-eNB. Um eNB para uma picocélula pode ser referido como pico-eNB. E, um eNB para uma femtocélula pode ser referido como femto-eNB ou uma eNB inicial. Um eNB pode suportar uma ou múltiplas (por exemplo, duas, três, quatro e similares) células.
[0080] A rede principal 130 pode se comunicar com as estações-base 105 através de um tráfego de retorno 132 (por exemplo, protocolo de aplicativo SI, etc.). As estações-base 105 também podem se comunicar, por exemplo, direta ou indiretamente através de enlaces de tráfego de retorno 134 (por exemplo, o protocolo de aplicação de X2, etc.) e/ou através de tráfego de retorno 132 (por exemplo, através da rede principal 130). O sistema de comunicação sem fio 100 pode suportar operação síncrona ou assíncrona. Para operação síncrona, os eNBs podem ter o tempo de quadro e/ou de chaveamento de acesso similares e as transmissões proveniente de eNBs diferentes podem ser alinhadas aproximadamente no tempo. Para operação assíncrona, os eNBs podem ter tempo de quadro e/ou de chaveamento de acesso diferentes e as transmissões dos eNBs diferentes podem não ser alinhadas no tempo.
[0081] Os UEs 115 podem estar dispersados ao longo de todo o sistema de comunicação sem fio 100. Um UE 115 também pode ser referido por pessoas versadas na técnica como um dispositivo móvel, uma estação móvel, uma estação de assinante, uma unidade móvel, uma unidade de assinante, uma unidade sem fio, uma unidade remota, um dispositivo sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo remoto, uma estação de assinante móvel, um terminal de acesso, um terminal móvel, um terminal sem fio, um terminal remoto, um fone, um agente de usuário, um cliente móvel, um cliente ou alguma outra terminologia adequada. Um UE 115 pode ser um telefone celular, um assistente digital pessoal (PDA), um modem sem fio, um dispositivo de comunicação sem fio, um dispositivo de mão, um computador do tipo tablet, um computador do tipo laptop, um telefone sem fio, um item vestível como um relógio ou óculos, uma estação de loop local sem fio (WLL), etc. Um UE 115 pode ter capacidade para se comunicar com macro-eNBs, pico-eNBs, femto-eNBs, relés e similares. Um UE 115 também pode ter a capacidade de se comunicar por diferentes tipos de redes de acesso, tais como celular ou outras redes de acesso WWAN, ou redes de acesso WLAN. Em alguns modos de comunicação com um UE 115, a comunicação pode ser conduzida por uma pluralidade de enlaces de transmissão 125 ou canais (isto é, portadoras de componente), com cada canal com o uso de uma portadora de componente entre o UE 115 e uma dentre várias células (por exemplo, células de serviço, cujas células podem ser operadas, em alguns casos, por estações-base 105 iguais ou diferentes).
[0082] Os enlaces de transmissão 125 mostrados no sistema de comunicação sem fio 100 podem incluir canais de enlace ascendente (com o uso de portadoras de componente) para portar comunicações de enlace ascendente (UL) (por exemplo, transmissões de um UE 115 para uma estação-base 105) e/ou canais de enlace descendente (com o uso de portadoras de componente) para portar comunicações de enlace descendente (DL) (por exemplo, transmissões de uma estação-base 105 para um UE 115). As comunicações ou transmissões de UL também podem ser denominadas comunicações ou transmissões de enlace inverso, enquanto as comunicações ou transmissões de DL também podem ser denominadas comunicações ou transmissões de enlace de encaminhamento.
[0083] Conforme discutido anteriormente, a maioria dos sistemas de celular existentes implanta procedimentos de controle de taxa nos quais um dispositivo de recebimento (por exemplo, um UE 115) relata informações externas de canal para um dispositivo de transmissão (por exemplo, uma estação-base 105) para uma dada probabilidade de erro sobre recursos de medição de referência. Por exemplo, um UE 115 pode transmitir uma taxa de dados projetada R para uma estação-base 105 com base em condições de canal observadas no UE 115 e uma dada probabilidade de erro estimada P (por exemplo, 10% de taxa de erro de bloco). Mediante o recebimento da taxa de dados projetada R, a estação-base 105 pode determinar um esquema de modulação e codificação (MCS) adaptado para transmitir em ou próximo à taxa de dados projetada R.
[0084] Um problema com a estrutura existente é que a estação-base 105 pode não ter informações suficientes para selecionar um MCS que leva em consideração diferentes taxas de erro alvo ou diferentes latências alvo. Por exemplo, quando a estação-base 105 marca como alvo uma probabilidade de erro muito baixa (por exemplo, menos de 10%), pode ser útil usar tamanhos de etapa assimétricos e/ou alta redundância de transmissão na presença de interferência intermitente. Mas pode ser difícil ou impossível deduzir quando tais condições existem com o uso de informações externas de canal sob esquemas de relatório existentes. Adicionalmente, métodos existentes de previsão de taxa não levam em consideração o uso de múltiplos enlaces de transmissão, e podem, portanto, fornecer previsões de taxa imprecisas nas informações externas de canal relatadas ao dispositivo de transmissão.
[0085] À luz desses e de outros problemas, um ou mais dos UEs 115 ou outros dispositivos da Figura 1 podem gerar mensagens de retroalimentação de informações externas de canal que fornecem informações sobre uma relação entre um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, um parâmetro de prazo e/ou um parâmetro de enlace de transmissão. As mensagens de retroalimentação de informações podem incluir um valor estimado para um ou mais dos parâmetros com base em valores presumidos ou dados para os parâmetros restantes. A adição do parâmetro de prazo e/ou do parâmetro de enlace de transmissão às mensagens de retroalimentação de informações externas de canal pode possibilitar que a estação-base 105 que recebe as mensagens com uma figuração melhor das condições de canal observadas pelos UEs 115, e permitir que as estações-base 105 selecionem MCS e outros esquemas de transmissão levem em consideração uma variedade mais ampla de condições de canal e solicitações de aplicação.
[0086] Adicional ou alternativamente, um ou mais dos UEs 115 ou outros dispositivos da Figura 1 podem transmitir mensagens de retroalimentação de informações externas de canal para uma estação-base 105 que identificam um dispositivo interferente para um canal sem fio e correlacionam a interferência medida a partir do dispositivo interferente a tempo ou frequência. Desse modo, a estação-base 105 pode identificar e prever tendências de interferência pelo dispositivo interferente identificado quando selecionar o MCS e outros esquemas de comunicação e alocação de recurso para se comunicar com um UE 115. Por exemplo, a estação-base 105 pode selecionar um MCS de ordem mais baixa ou potência de transmissão mais alta para comunicações com o UE 115 quando for provável a ocorrência de interferência a partir do dispositivo interferente. Adicional ou alternativamente, a estação-base 105 pode evitar programar comunicação com o UE 115 quando for provável ocorrer interferência a partir do dispositivo interferente.
[0087] A Figura 2 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio 200, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 200 pode incluir um dispositivo de recebimento 205- a e um dispositivo de transmissão 210-a. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-a pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-a pode ser um exemplo de um ou mais aspectos das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1.
[0088] Conforme mostrado, o dispositivo de recebimento 205-a e o dispositivo de transmissão 210-a podem se comunicar por um único enlace de transmissão 215. Conforme discutido acima, o dispositivo de recebimento 205- a pode fornecer mensagens de retroalimentação de informações externas de canal ao dispositivo de transmissão 210-a. Em alguns exemplos, as mensagens de retroalimentação de informações externas de canal podem fornecer informações sobre uma relação entre um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, um parâmetro de prazo e/ou um parâmetro de enlace de transmissão. As mensagens de retroalimentação de informações podem incluir um valor estimado para um ou mais dos parâmetros com base em valores presumidos ou dados para os parâmetros restantes. Adicional ou alternativamente, as mensagens de retroalimentação de informações podem identificar um dispositivo interferente para um canal sem fio e correlacionar a interferência medida a partir do dispositivo interferente a tempo ou frequência.
[0089] Com o uso das informações fornecidas pelo dispositivo de recebimento 205-a nas mensagens de retroalimentação de informações externas de canal, o dispositivo de transmissão 210-a pode selecionar um MCS ou outro esquema de transmissão para transmissões para o dispositivo de recebimento 205-a. O dispositivo de transmissão 210-a também pode programar transmissões para o dispositivo de recebimento 205-a por recursos de tempo ou frequência com base nas mensagens de retroalimentação de informações externas de canal recebidas.
[0090] A Figura 3 mostra um diagrama de um sistema de comunicação sem fio 300, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O sistema de comunicação sem fio 300 pode incluir um dispositivo de recebimento 205b e um dispositivo de transmissão 210-b. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-b pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos do dispositivo de recebimento 205-a descrito com referência à Figura 2. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-b pode ser um exemplo de um ou mais aspectos das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos do dispositivo de transmissão 210-b descrito com referência à Figura 2.
[0091] Conforme mostrado, o dispositivo de recebimento 205-b e o dispositivo de transmissão 210-b podem ser comunicar por múltiplos enlaces de transmissão 315-a, 315-b e 315-c. Embora três enlaces de transmissão 315 sejam mostrados, o dispositivo de recebimento e o dispositivo de transmissão 210-b podem se comunicar por qualquer quantidade de enlaces de transmissão.
[0092] Em alguns exemplos, um dispositivo de recebimento 205 pode ter capacidade para se comunicar de modo adaptativo com um dispositivo de transmissão 210 por um único enlace de transmissão, conforme mostrado na Figura 2, ou por múltiplos enlaces de transmissão 315, conforme mostrado na Figura 3. Conforme descrito acima em relação aos sistemas 100, 200 das Figuras 1 a 2, o dispositivo de recebimento 205-b da Figura 3 pode fornecer mensagens de retroalimentação de informações externas de canal ao dispositivo de transmissão 210-b. Em alguns exemplos, as mensagens de retroalimentação de informações externas de canal podem fornecer informações sobre uma relação entre um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, um parâmetro de prazo e/ou um parâmetro de enlace de transmissão. As mensagens de retroalimentação de informações podem incluir um valor estimado para um ou mais dos parâmetros com base em valores presumidos ou dados para os parâmetros restantes. Adicional ou alternativamente, as mensagens de retroalimentação de informações podem identificar um dispositivo interferente para um canal sem fio e correlacionar a interferência medida a partir do dispositivo interferente a tempo ou frequência. O dispositivo de transmissão 210-b pode usar as informações nas mensagens de retroalimentação de informações externas de canal para controlar de modo adaptativo as transmissões para o dispositivo de recebimento 205-b.
[0093] Com o uso das informações fornecidas pelo dispositivo de recebimento 205-b nas mensagens de retroalimentação de informações externas de canal, o dispositivo de transmissão 210-b pode selecionar um MCS ou outro esquema de transmissão para transmissões para o dispositivo de recebimento 205-b. O dispositivo de transmissão 210-a também pode programar transmissões para o dispositivo de recebimento 205-b por recursos de tempo ou frequência com base nas mensagens de retroalimentação de informações externas de canal recebidas.
[0094] A Figura 4 ilustra um fluxo de mensagens exemplificativo 400 entre um dispositivo de recebimento 205-c e um dispositivo de transmissão 210-c, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-c (por exemplo, um dispositivo sem fio) pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2 e/ou 3. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-c (por exemplo, um dispositivo sem fio) pode ser um exemplo de um ou mais aspectos das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2 e/ou 3.
[0095] O fluxo de mensagens 400 pode ser realizado de uma maneira iterativa e pode começar, por exemplo, no bloco 415 ou no bloco 435. No bloco 415, o dispositivo de recebimento 205-c pode gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal (CSF) 420 para transmissão ao dispositivo de transmissão 210-c. A pelo menos uma mensagem de CSF pode ser gerada, por exemplo, com base em uma condição medida de um canal sem fio. Em alguns casos, a condição do canal sem fio pode ser medida pelo dispositivo de recebimento 205-c. Em alguns casos, o canal sem fio pode incluir um canal sem fio pelo qual uma ou mais das mensagens mostradas na Figura 4 são transmitidas.
[0096] A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados (R), um parâmetro de probabilidade de erro (P) e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo (T) ou um parâmetro de enlace de transmissão (L). O parâmetro de taxa de dados (R) e o parâmetro de probabilidade de erro (P) podem ser similares ao parâmetro de taxa de dados (R) e ao parâmetro de probabilidade de erro (P) já discutidos. O parâmetro de prazo pode indicar, por exemplo, um tempo ou quantidade de tentativas de transmissão (por exemplo, uma latência) para completar uma transmissão de sinal. O parâmetro de enlace de transmissão pode indicar, por exemplo, uma identidade de um ou mais enlaces de transmissão ou vários enlaces de transmissão.
[0097] A geração da pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir estimar um valor de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto restante do conjunto de parâmetros. Em outras palavras, uma relação pode ser estabelecida de modo que o dado valor para cada parâmetro no subconjunto restante especifique uma condição sob a qual o valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto seja estimado. Em alguns exemplos, pelo menos um primeiro parâmetro do primeiro subconjunto dos parâmetros pode ser inserido ao dispositivo de recebimento 205-c e pelo menos um segundo parâmetro do subconjunto restante de parâmetros pode ser emitido condicionado pelo menos ao primeiro parâmetro. Em tais casos, a pelo menos uma mensagem de CSF 420 transmitida para o dispositivo de transmissão 210-c pode incluir pelo menos o segundo parâmetro que é a saída para o dispositivo de recebimento 205-c. Em alguns casos, um dado valor para um parâmetro no subconjunto restante de parâmetros pode ser recebido do dispositivo de transmissão 210-c e/ou pelo canal sem fio para o qual a condição é medida. Em alguns casos, um dado valor para um parâmetro no subconjunto restante de parâmetros pode ser determinado (ou configurado) de modo independente pelo dispositivo de recebimento 205-c. Um valor útil do parâmetro de prazo pode ser a latência associada a uma única retransmissão de um sinal. Em alguns casos, um valor do parâmetro de prazo pode ter base em um tipo de tráfego (e valores do parâmetro de prazo podem variar para diferentes tipos de tráfego).
[0098] O valor estimado de pelo menos um parâmetro no primeiro subconjunto pode ser fornecido ao dispositivo de transmissão 210-c na pelo menos uma mensagem de CSF, como parte ou o todo das informações sobre a relação do conjunto de parâmetros. O valor dado de um ou mais parâmetros no subconjunto restante também pode ser fornecido ao dispositivo de transmissão 210-c na pelo menos uma mensagem de CSF, como parte das informações sobre a relação do conjunto de parâmetros, ou em outra mensagem (especialmente quando um valor dado for determinado pelo dispositivo de recebimento 205-c ou desconhecido de outro modo ao dispositivo de transmissão 210-c).
[0099] Os parâmetros podem ser atribuídos ao primeiro subconjunto ou ao subconjunto restante pelo dispositivo de transmissão 210-c e/ou pelo dispositivo de recebimento 205-c. Sob um condicionamento ou relatório de primeira ordem, um parâmetro pode ser incluído no primeiro subconjunto e um ou mais outros parâmetros podem ser incluídos no subconjunto restante (por exemplo, um {primeiro subconjunto | subconjunto restante} pode ser definido como: {R | P, T, L}, {L | P, T, R}, {T | P, R, L}, ou {P | R, T, L}). Sob um condicionamento ou relatório de segunda ordem, dois parâmetros podem ser incluídos no primeiro subconjunto e um ou mais outros parâmetros podem ser incluídos no subconjunto restante (por exemplo, {R, L | P, T}, {R, P I T, L}, {R, T I P, L}, {P, T | R, L}, {P, L | R, T}, ou {T, L | P, R}). Sob um condicionamento ou relatório de terceira ordem, três parâmetros podem ser incluídos no primeiro subconjunto e um ou mais outros parâmetros podem ser incluídos no subconjunto restante (por exemplo, {R, P, T | L}, {R, P, L | T}, {R, T, L | P}, {P, T, L | R}).
[0100] Em alguns exemplos, uma pluralidade de valores diferentes pode ser dados para pelo menos um parâmetro no subconjunto restante, e um valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto pode ser estimado para cada valor diferente (ou quando o subconjunto restante incluir múltiplos parâmetros, para cada combinação diferente de valores). Por exemplo, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de taxa de dados, o parâmetro de probabilidade de erro e/ou o parâmetro de enlace de transmissão, e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de prazo. Nesse exemplo, uma pluralidade de valores pode ser dada para o parâmetro de prazo, e o valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto pode ser estimado para cada valor dado do parâmetro de prazo. Em outro exemplo, o primeiro subconjunto pode incluir o parâmetro de probabilidade de erro e o subconjunto restante pode incluir o parâmetro de enlace de transmissão. Nesse exemplo, uma pluralidade de diferentes enlaces de transmissão (por exemplo, enlaces de rádio) pode ser indicada para o parâmetro de enlace de transmissão, e o valor do parâmetro de probabilidade de erro pode ser estimado para cada um dos enlaces de transmissão indicados. Também ou alternativamente, um valor do parâmetro de probabilidade de erro pode ser estimado com base em transmissão simultânea por uma pluralidade de enlaces de transmissão (por exemplo, em um modo de agregação de portadora). A pluralidade de diferentes enlaces de transmissão pode incluir todos os enlaces de transmissão possíveis ou um subconjunto selecionado de todos os enlaces de transmissão possíveis.
[0101] Mediante o recebimento da pelo menos uma mensagem de CSF 420 no dispositivo de transmissão 210- c, o dispositivo de transmissão 210-c pode realizar diferentes operações, dependendo de como o dispositivo de transmissão 210-c é configurado. Em algumas alternativas, o dispositivo de transmissão 210-c pode ser configurado com ou sem a trajetória de retroalimentação de HARQ 465 e o bloco 425. Quando o dispositivo de transmissão 210-c for configurado com a trajetória de retroalimentação de HARQ 465 e o bloco 425, o dispositivo de transmissão 210-c pode determinar a possibilidade de ajustar um ou mais parâmetros de CSF (por exemplo, um parâmetro de R, P, T e/ou L) recebido por meio da pelo menos uma mensagem de CSF 420. Por exemplo, um ou mais parâmetros de CSF podem ser ajustados com base em se a retroalimentação de HARQ indica se as informações fornecidas em uma ou mais mensagens de CSF recebidas anteriormente são consideradas corretas ou incorretas pelo dispositivo de transmissão 210-c. Por exemplo, o valor de um parâmetro de taxa de dados pode ser aumentado quando a retroalimentação de HARQ indicar que os reconhecimentos de transmissão (ACKs) são recebidos a uma taxa maior que a retroalimentação de CSF sugere. De modo similar, o valor de um parâmetro de taxa de dados pode ser diminuído quando a retroalimentação de HARQ indicar que não reconhecimentos (NAKs) de transmissão são recebidos a uma taxa maior que a retroalimentação de CSF sugere. Os parâmetros de CSF ajustados e/ou não ajustados podem ser usados, então, no bloco 430. Quando o dispositivo de transmissão 210-c for configurado sem a trajetória de retroalimentação de HARQ 465 e o bloco 425, os parâmetros de CSF incluídos na pelo menos uma mensagem de CSF 420 podem ser usados diretamente no bloco 430.
[0102] No bloco 430, um ou mais parâmetros de CSF podem ser usados para selecionar um ou mais parâmetros de transmissão. Em alguns exemplos, os parâmetros de transmissão podem incluir um esquema de modulação e codificação (MCS), vários enlaces de transmissão e/ou enlaces de transmissão identificados.
[0103] No bloco 435, os parâmetros de transmissão selecionados no bloco 430, e possivelmente outros parâmetros de transmissão, podem ser usados para transmitir um ou mais sinais sem fio 440 para o dispositivo de recebimento 205-c por um canal sem fio. O sinal (ou sinais) sem fio 440 podem ser transmitidos em alguns casos como parte de um ou mais quadros, subquadros e/ou pacotes. Em alguns casos, o sinal (ou sinais) sem fio 440 pode incluir uma ou mais mensagens para configurar o relatório de CSF do dispositivo de recebimento 205-c. Por exemplo, as uma ou mais mensagens podem indicar quais parâmetros são atribuídos ao primeiro subconjunto e ao subconjunto restante, e podem indicar o valor (ou valores) dado de um ou mais parâmetros no subconjunto restante.
[0104] O sinal (ou sinais) transmitido 440 pode ser recebido e decodificado pelo dispositivo de recebimento 205-c, e um ACK ou NAK 450, que indica se cada sinal 440 (ou grupo de sinais) é decodificado de modo bem- sucedido, pode ser transmitido pelo dispositivo de recebimento 205-c para o dispositivo de transmissão 210-c.
[0105] No bloco 455, o processamento de solicitação de repetição automática híbrida (HARQ) pode ser realizado. Quando um ACK não for recebido por um sinal (ou grupo de sinais), o processamento de HARQ pode disparar uma retransmissão do sinal no bloco 435. Em alguns casos, um sinal pode ser retransmitido com o uso de um ou mais parâmetros de transmissão diferentes. Em outros casos, um sinal pode ser retransmitido com o uso de parâmetros de transmissão usados anteriormente. Quando um ACK 460 for recebido para um sinal (ou grupo de sinais), o processamento de HARQ pode permitir que o processamento prossiga para o bloco 470, em que o fluxo de mensagens 400 ou partes do mesmo podem ser repetidos.
[0106] A Figura 5 ilustra um fluxo de mensagens exemplificativo 500 entre um dispositivo de recebimento 205-d e um dispositivo de transmissão 210-d, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-d (por exemplo, um dispositivo sem fio) pode ser um exemplo de um ou mais aspectos dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3 e/ou 4. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-d (por exemplo, um dispositivo sem fio) pode ser um exemplo de um ou mais aspectos das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou um ou mais aspectos dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3 e/ou 4.
[0107] O fluxo de mensagens 500 pode ser realizado de uma maneira iterativa e pode começar, por exemplo, no bloco 515 ou no bloco 535. No bloco 515, o dispositivo de recebimento 205-d pode gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal (CSF) 520 para transmissão ao dispositivo de transmissão 210-d. A pelo menos uma mensagem de CSF pode ser gerada, por exemplo, com base em uma interferência medida em um canal sem fio. Em alguns casos, o canal sem fio no qual a interferência é medida pode incluir um canal sem fio pelo qual uma ou mais das mensagens mostradas na Figura 5 são transmitidas. Em alguns casos, um dispositivo interferente (por exemplo, um interferidor dominante) para o canal sem fio pode ser identificado com base na interferência medida. Em alguns casos, pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio pode ser identificado com base na interferência medida. Em alguns casos, pode ser determinado que uma intensidade da interferência proveniente do dispositivo interferente satisfaz um limiar. Em alguns casos, a interferência pode ser medida em termos absolutos (por exemplo, em dBm) ou em termos relativos (por exemplo, dB comparado à intensidade de sinal de célula de serviço). Em alguns casos, a interferência no canal sem fio pode ser medida pelo dispositivo de recebimento 205-d.
[0108] A pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. A correlação da interferência com tempo pode incluir uma periodicidade estimada da interferência proveniente do dispositivo interferente. A correlação com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação da interferência com uma subfaixa, portadora de frequência e/ou faixa de frequência. Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir uma identidade do dispositivo interferente.
[0109] Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar o pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação de interferência proveniente do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo e/ou frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0110] A correlação com tempo pode incluir, também ou alternativamente, uma duração de intermitência associada à interferência proveniente do dispositivo interferente. Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser determinada decodificando-se uma porção de um sinal de interferência e determinando-se a duração de intermitência proveniente da porção decodificada do sinal de interferência (por exemplo, a duração de intermitência pode ser sinalizada explicitamente no sinal de interferência). Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser estimada com base na interferência medida.
[0111] Em alguns casos, o dispositivo de recebimento 205-d pode prever um impacto a uma taxa de dados sobre o canal sem fio quando pelo menos uma dentre uma operação de cancelamento de interferência ou uma operação de detecção conjunta for realizada, e indicar, na pelo menos uma mensagem de CSF, uma correlação de uma interferência residual proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0112] Mediante o recebimento da pelo menos uma mensagem de CSF 520 no dispositivo de transmissão 210- d, o dispositivo de transmissão 210-d pode usar a correlação de interferência proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência, no bloco 575, para prever um ou mais parâmetros de CSF. Então, o dispositivo de transmissão 210-d pode realizar diferentes operações que dependem de como o dispositivo de transmissão 210-d é configurado. Em uma configuração, o dispositivo de transmissão 210-d pode ser configurado com a trajetória de retroalimentação de HARQ 565 e o bloco 525. Nessa configuração, o dispositivo de transmissão 210-d pode determinar uma possibilidade de ajuste de um ou mais dos parâmetros de CSF previstos (por exemplo, um parâmetro de R, P, T e/ou L). Por exemplo, um parâmetro de CSF previsto pode ser ajustado com base em se a retroalimentação de HARQ indica se as informações fornecidas em uma ou mais mensagens de CSF recebidas anteriormente são consideradas corretas ou incorretas pelo dispositivo de transmissão 210- d. Por exemplo, o valor de um parâmetro de taxa de dados previsto pode ser aumentado quando a retroalimentação de HARQ indicar que os reconhecimentos de transmissão (ACKs) são recebidos a uma taxa maior que a retroalimentação de CSF sugere. De modo similar, o valor de um parâmetro de taxa de dados pode ser diminuído quando a retroalimentação de HARQ indicar que não reconhecimentos (NAKs) de transmissão são recebidos a uma taxa maior que a retroalimentação de CSF sugere. Os parâmetros de CSF ajustados e/ou não ajustados podem ser usados, então, no bloco 530. Quando o dispositivo de transmissão 210-d for configurado sem a trajetória de retroalimentação de HARQ 565 e o bloco 525, os parâmetros de CSF previstos podem ser usados diretamente no bloco 530.
[0113] No bloco 530, um ou mais parâmetros de CSF podem ser usados para selecionar um ou mais parâmetros de transmissão. Em alguns exemplos, os parâmetros de transmissão podem incluir um MCS, vários enlaces de transmissão e/ou enlaces de transmissão identificados.
[0114] No bloco 535, os parâmetros de transmissão selecionados no bloco 530, e possivelmente outros parâmetros de transmissão, podem ser usados para transmitir um ou mais sinais sem fio 540 para o dispositivo de recebimento 205-d por um canal sem fio. O sinal (ou sinais) sem fio 540 podem ser transmitidos em alguns casos como parte de um ou mais quadros, subquadros e/ou pacotes. Em alguns casos, o sinal (ou sinais) sem fio 540 pode incluir uma ou mais mensagens para configurar o relatório de CSF do dispositivo de recebimento 205-d. Por exemplo, as uma ou mais mensagens podem indicar o canal sem fio para o qual a correlação de interferência proveniente de um dispositivo interferente deve ser relatada.
[0115] O sinal (ou sinais) transmitido 540 pode ser recebido e decodificado pelo dispositivo de recebimento 205-d, e um ACK ou NAK 550, que indica se cada sinal 540 (ou grupo de sinais) é decodificado de modo bem- sucedido, pode ser transmitido pelo dispositivo de recebimento 205-d para o dispositivo de transmissão 210-d.
[0116] No bloco 555, o processamento de HARQ pode ser realizado. Quando um ACK não for recebido por um sinal (ou grupo de sinais), o processamento de HARQ pode disparar uma retransmissão do sinal no bloco 535. Em alguns casos, um sinal pode ser retransmitido com o uso de um ou mais parâmetros de transmissão diferentes. Em outros casos, um sinal pode ser retransmitido com o uso de parâmetros de transmissão usados anteriormente. Quando um ACK 560 for recebido para um sinal (ou grupo de sinais), o processamento de HARQ pode permitir que o processamento prossiga para o bloco 570, em que o fluxo de mensagens 500 ou partes do mesmo podem ser repetidos.
[0117] Em uma variação do fluxo de mensagens descrito com referência à Figura 5, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar uma correlação de pelo menos um parâmetro de CSF (por exemplo, um parâmetro de taxa de dados) com tempo e/ou frequência. A correlação com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação do pelo menos um parâmetro de CSF com uma subfaixa, uma portadora de frequência e/ou uma faixa de frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode incluir uma periodicidade estimada do pelo menos um parâmetro de CSF em tempo e/ou frequência.
[0118] A Figura 6 mostra um diagrama de blocos 600 de um dispositivo de recebimento 205-e (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-e pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4 e/ou 5. O dispositivo de recebimento 205-e também pode ser um processador. O dispositivo de recebimento 205-e pode incluir um módulo receptor 610, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 e/ou um módulo transmissor 630. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0119] Os componentes do dispositivo de recebimento 205-e podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais Circuitos Integrados de Aplicação Específica (ASICs) adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, Arranjos de Porta Programável em Campo (FPGAs) e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0120] Em alguns exemplos, o módulo receptor 610 pode incluir pelo menos um receptor de radiofrequência (RF), tal como pelo menos um receptor de RF operável para receber transmissões por pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, a pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência pode ser usada para comunicações de LTE/LTE-A, conforme descrito, por exemplo, em referência à Figura 1, 2 e/ou 3. O módulo receptor 610 pode ser usado para receber diversos tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) por um ou mais enlaces de transmissão de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais enlaces de transmissão do sistema de comunicação sem fio 100, 200 e/ou 300 descritos com referência à Figura 1, 2 e/ou 3.
[0121] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 630 pode incluir pelo menos um transmissor de RF, como pelo menos um transmissor de RF operável para transmitir por pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, a pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência pode ser usada para comunicações de LTE/LTE-A, conforme descrito, por exemplo, em referência à Figura 1, 2 e/ou 3. O módulo transmissor 630 pode ser usado para transmitir diversos tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) por um ou mais enlaces de transmissão de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais enlaces de transmissão do sistema de comunicação sem fio 100, 200 e/ou 200 descritos com referência à Figura 1, 2 e/ou 3.
[0122] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de recebimento 205-e. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 pode incluir um módulo de processamento de sinal 635, um módulo de medição de canal 640 e/ou um módulo de retroalimentação 645. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0123] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal 635 pode ser usado para processar sinais recebidos e decodificados por meio do módulo receptor 610. Os sinais podem ser recebidos por um canal sem fio a partir de um dispositivo de transmissão. Em alguns casos, os sinais podem ser recebidos como parte de um ou mais quadros, subquadros e/ou pacotes. Em alguns casos, os sinais podem incluir uma ou mais mensagens para configurar o relatório de CSF do dispositivo de recebimento 205-e.
[0124] Em alguns exemplos, o módulo de medição de canal 640 pode ser usado para medir uma condição de um canal sem fio pelo qual os sinais processados pelo módulo de processamento de sinal 635 são recebidos. O módulo de medição de canal 640 pode ser usado, também ou alternativamente, para medir a interferência no canal sem fio. Em alguns casos, a interferência pode ser medida em termos absolutos (por exemplo, em dBm) ou em termos relativos (por exemplo, dB comparado à intensidade de sinal de célula de serviço). As medições de canal podem ser fornecidas ao módulo de retroalimentação 645.
[0125] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 645 pode ser usado para gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão.
[0126] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 645 pode ser usado, também ou alternativamente, para gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na interferência medida no canal sem fio. Nesses exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0127] O módulo de retroalimentação 645 também pode ser usado para gerenciar a transmissão da pelo menos uma mensagem de CSF para outro dispositivo. A pelo menos uma mensagem de CSF pode ser transmitida por meio do módulo transmissor 630.
[0128] A Figura 7 mostra um diagrama de blocos 700 de um dispositivo de recebimento 205-f (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-f pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5 e/ou 6. O dispositivo de recebimento 205-f também pode ser um processador. O dispositivo de recebimento 205-f pode incluir um módulo receptor 610, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-a e/ou um módulo transmissor 630. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0129] Os componentes do dispositivo de recebimento 205-f podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais ASICs adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, FPGAs e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0130] Em alguns exemplos, o módulo receptor 610 e o módulo transmissor 630 podem ser configurados de modo similar ao módulo receptor 610 e ao módulo transmissor 630 descritos com referência à Figura 6.
[0131] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-a pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de recebimento 205-f. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-a pode incluir um módulo de processamento de sinal 635, um módulo de medição de canal 640 e/ou um módulo de retroalimentação 645-a. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0132] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal 635 e o módulo de medição de canal 640 podem ser configurados de modo similar ao módulo de processamento de sinal 635 e o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6.
[0133] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 645-a pode incluir um módulo de configuração de retroalimentação 705 e/ou um módulo de geração de retroalimentação 720. O módulo de geração de retroalimentação 720 pode ser usado para gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na condição medida do canal sem fio recebida do módulo de medição de canal 640. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode ser gerada conforme descrito com referência à Figura 4.
[0134] O módulo de geração de retroalimentação 720 também pode ser usado para gerenciar a transmissão de pelo menos uma mensagem de CSF para outro dispositivo. A pelo menos uma mensagem de CSF pode ser transmitida por meio do módulo transmissor 630.
[0135] O módulo de configuração de retroalimentação 705 pode ser usado para configurar os parâmetros para os quais a CSF será gerada. Em alguns exemplos, o módulo de configuração de retroalimentação 705 pode incluir um módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 710 em um módulo de determinação de valor 715. Em alguns exemplos, o módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 710 pode ser usado para determinar um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros e um subconjunto restante do conjunto de parâmetros. Um valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto pode ser estimado com base em um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante. Em alguns casos, o primeiro subconjunto e o subconjunto restante podem ser determinados com base em informações (por exemplo, uma configuração) recebidas de outro dispositivo (por exemplo, de um dispositivo de transmissão e/ou estação-base).
[0136] Em alguns exemplos, o módulo de determinação de valor 715 pode ser usado para determinar um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante de parâmetros. Em alguns casos, um valor dado pode ser recebido de outro dispositivo (por exemplo, de um dispositivo de transmissão e/ou estação-base). Em alguns casos, um valor dado para um parâmetro no subconjunto restante de parâmetros pode ser determinado (ou configurado) de modo independente pelo dispositivo de recebimento 205-f.
[0137] A Figura 8 mostra um diagrama de blocos 800 de um dispositivo de recebimento 205-g (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de recebimento 205-g pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5, 6 e/ou 7. O dispositivo de recebimento 205-g também pode ser um processador. O dispositivo de recebimento 205-g pode incluir um módulo receptor 610, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-b e/ou um módulo transmissor 630. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0138] Os componentes do dispositivo de recebimento 205-g podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais ASICs adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, FPGAs e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0139] Em alguns exemplos, o módulo receptor 610 e o módulo transmissor 630 podem ser configurados de modo similar ao módulo receptor 610 e ao módulo transmissor 630 descritos com referência à Figura 6.
[0140] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-b pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de recebimento 205-g. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620-b pode incluir um módulo de processamento de sinal 635, um módulo de medição de canal 640 e/ou um módulo de retroalimentação 645-b. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0141] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de sinal 635 e o módulo de medição de canal 640 podem ser configurados de modo similar ao módulo de processamento de sinal 635 e o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6.
[0142] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 645-b pode incluir um módulo de geração de retroalimentação 720-a. O módulo de geração de retroalimentação 720-a pode ser usado para gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na interferência medida pelo módulo de medição de canal 640. Em alguns casos, o módulo de geração de retroalimentação 720-a pode incluir um módulo de identificação de dispositivo interferente 805, um módulo de correlação tempo/frequência de retroalimentação 810, um módulo de determinação de intermitência 815, um módulo de previsão de mitigação de interferência 820.
[0143] Em alguns exemplos, o módulo de identificação de dispositivo interferente 805 pode ser usado para identificar um dispositivo interferente (por exemplo, um interferidor dominante) para o canal sem fio. O dispositivo interferente pode ser identificado com base na interferência medida. Em alguns casos, pode ser determinado se uma intensidade da interferência proveniente do dispositivo interferente satisfaz um limiar. Em alguns casos, o módulo de geração de retroalimentação 720-a pode incluir uma identidade do dispositivo interferente para o canal sem fio na pelo menos uma mensagem de CSF.
[0144] Em alguns exemplos, o módulo de correlação tempo/frequência de retroalimentação 810 pode ser usado para correlacionar a interferência proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. A correlação da interferência com tempo pode incluir uma periodicidade estimada da interferência proveniente do dispositivo interferente. A correlação da interferência com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação da interferência com uma subfaixa, portadora de frequência e/ou faixa de frequência. O módulo de geração de retroalimentação 720-a pode incluir a correlação na pelo menos uma mensagem de CSF.
[0145] Em alguns exemplos, o módulo de identificação de dispositivo interferente 805 também pode ser usado para identificar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio com base na interferência medida. Nesses exemplos, o módulo de correlação tempo/frequência de retroalimentação 810 também pode ser usado para correlacionar a interferência proveniente de cada um dentre o pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo e/ou frequência. O módulo de correlação tempo/frequência de retroalimentação 810 também pode ser usado para indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0146] A correlação com tempo pode incluir, também ou alternativamente, uma duração de intermitência associada à interferência proveniente do dispositivo interferente. A duração de intermitência pode ser determinada pelo módulo de determinação de intermitência 815. Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser determinada decodificando-se uma porção de um sinal de interferência e determinando-se a duração de intermitência proveniente da porção decodificada do sinal de interferência (por exemplo, a duração de intermitência pode ser sinalizada explicitamente no sinal de interferência). Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser estimada com base na interferência medida.
[0147] Em alguns casos, o módulo de previsão de mitigação de interferência 820 pode ser usado para prever um impacto a uma taxa de dados pelo canal sem fio quando pelo menos uma dentre uma operação de cancelamento de interferência ou uma operação de detecção conjunta for realizada. O módulo de geração de retroalimentação 720-a pode indicar, então, na pelo menos uma mensagem de CSF, uma correlação de uma interferência residual proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0148] O módulo de geração de retroalimentação 720-a também pode ser usado para gerenciar a transmissão de pelo menos uma mensagem de CSF para outro dispositivo. A pelo menos uma mensagem de CSF pode ser transmitida por meio do módulo transmissor 630.
[0149] Em uma variação do dispositivo de recebimento 205-g descrita com referência à Figura 8, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar uma correlação de pelo menos um parâmetro de CSF (por exemplo, um parâmetro de taxa de dados) com tempo e/ou frequência. A correlação com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação do pelo menos um parâmetro de CSF com uma subfaixa, uma portadora de frequência e/ou uma faixa de frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode incluir uma periodicidade estimada do pelo menos um parâmetro de CSF em tempo e/ou frequência.
[0150] A Figura 9 mostra um diagrama de blocos 900 de um dispositivo de transmissão 210-e (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-e pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4 e/ou 5. O dispositivo de transmissão 210-e também pode ser um processador. O dispositivo de transmissão 210-e pode incluir um módulo receptor 910, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 e/ou um módulo transmissor 930. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0151] Os componentes do dispositivo de transmissão 210-e podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais ASICs adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, FPGAs e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0152] Em alguns exemplos, o módulo receptor 910 pode incluir pelo menos um receptor de RF, tal como pelo menos um receptor de RF operável para receber transmissões por pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, a pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência pode ser usada para comunicações de LTE/LTE-A, conforme descrito, por exemplo, em referência à Figura 1, 2 e/ou 3. O módulo receptor 910 pode ser usado para receber diversos tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) por um ou mais enlaces de transmissão de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais enlaces de transmissão do sistema de comunicação sem fio 100, 200 e/ou 300 descritos com referência à Figura 1, 2 e/ou 3.
[0153] Em alguns exemplos, o módulo transmissor 930 pode incluir pelo menos um transmissor de RF, como pelo menos um transmissor de RF operável para transmitir por pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência. Em alguns exemplos, a pelo menos uma faixa de espectro de radiofrequência pode ser usada para comunicações de LTE/LTE-A, conforme descrito, por exemplo, em referência à Figura 1, 2 e/ou 3. O módulo transmissor 930 pode ser usado para transmitir diversos tipos de sinais de dados e/ou controle (isto é, transmissões) por um ou mais enlaces de transmissão de um sistema de comunicação sem fio, como um ou mais enlaces de transmissão do sistema de comunicação sem fio 100, 200 e/ou 200 descritos com referência à Figura 1, 2 e/ou 3.
[0154] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de transmissão 210-e. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 pode incluir um módulo de geração de sinal 935 e/ou um módulo de retroalimentação 940. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0155] Em alguns exemplos, o módulo de geração de sinal 935 pode ser usado para gerar sinais sem fio para transmissão a um dispositivo de recebimento. Os sinais sem fio podem ser transmitidos por um canal sem fio por meio do módulo transmissor 930. Em alguns casos, os sinais sem fio podem ser transmitidos como parte de um ou mais quadros, subquadros e/ou pacotes. Em alguns casos, os sinais sem fio podem incluir uma ou mais mensagens para configurar o relatório de CSF de um dispositivo de recebimento.
[0156] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 940 pode ser usado para processar pelo menos uma mensagem de CSF recebida de um dispositivo de transmissão por meio do módulo receptor 910. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros para um canal sem fio. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão.
[0157] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 940 pode ser usado, também ou alternativamente, para processar pelo menos uma mensagem de CSF com base em uma interferência medida em um canal sem fio. Nesses exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0158] O módulo de retroalimentação 940 também pode ser usado para selecionar ou ajustar pelo menos um parâmetro de transmissão do dispositivo de transmissão 210- e quando o ajuste do pelo menos um parâmetro de transmissão for indicado por um ou mais dentre um parâmetro de CSF, um desempenho de transmissão desejado do dispositivo de transmissão 210-e e/ou retroalimentação de HARQ.
[0159] A Figura 10 mostra um diagrama de blocos 1000 de um dispositivo de transmissão 210-f (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-f pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5 e/ou 9. O dispositivo de transmissão 210-f também pode ser um processador. O dispositivo de transmissão 210-f pode incluir um módulo receptor 910, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-a e/ou um módulo transmissor 930. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0160] Os componentes do dispositivo de transmissão 210-f podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais ASICs adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, FPGAs e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0161] Em alguns exemplos, o módulo receptor 910 e o módulo transmissor 930 podem ser configurados de modo similar ao módulo receptor 910 e ao módulo transmissor 930 descritos com referência à Figura 9.
[0162] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-a pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de transmissão 210-f. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-a pode incluir um módulo de geração de sinal 935 e/ou um módulo de retroalimentação 940-a. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0163] Em alguns exemplos, o módulo de geração de sinal 935 pode ser configurado de modo similar ao módulo de geração de sinal 935 descrito com referência à Figura 9.
[0164] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 940-a pode incluir um módulo de configuração de retroalimentação 1005 e/ou um módulo de processamento de retroalimentação 1020. O módulo de configuração de retroalimentação 1005 pode ser usado para configurar os parâmetros para os quais a CSF será gerada e recebida. Em alguns exemplos, o módulo de configuração de retroalimentação 1005 pode incluir um módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 1010 em um módulo de determinação de valor 1015. Em alguns exemplos, o módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 1010 pode ser usado para determinar um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros e um subconjunto restante do conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão. Um valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto pode ser estimado (por exemplo, por um dispositivo de transmissão e/ou um UE) com base em um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante.
[0165] Em alguns exemplos, o módulo de determinação de valor 1015 pode ser usado para determinar um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante de parâmetros.
[0166] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de retroalimentação 1020 pode ser usado para processar pelo menos uma mensagem de CSF recebida (por exemplo, de um dispositivo de transmissão e/ou um UE) por meio do módulo receptor 910. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação do conjunto configurado de parâmetros para um canal sem fio. Em alguns exemplos, o módulo de processamento de retroalimentação 1020 pode incluir um módulo de processamento de HARQ 1025, um módulo de ajuste de parâmetro de CSF 1030 e/ou um módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0167] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de HARQ 1025 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 455 na Figura 4, o módulo de ajuste de parâmetro de CSF 1030 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 425 na Figura 4, e o módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 430 na Figura 4.
[0168] A Figura 11 mostra um diagrama de blocos 1100 de um dispositivo de transmissão 210-g (por exemplo, um dispositivo sem fio) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, o dispositivo de transmissão 210-g pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5, 9 e/ou 10. O dispositivo de transmissão 210-g também pode ser um processador. O dispositivo de transmissão 210-g pode incluir um módulo receptor 910, um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-b e/ou um módulo transmissor 930. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0169] Os componentes do dispositivo de transmissão 210-g podem ser implantados, individual ou coletivamente, com o uso de um ou mais ASICs adaptados para realizar parte ou todas as funções aplicáveis em hardware. Alternativamente, as funções podem ser realizadas por uma ou mais unidades (ou núcleos) de processamento, em um ou mais circuitos integrados. Em outros exemplos, outros tipos de circuitos integrados podem ser usados (por exemplo, ASICs estruturados/de plataforma, FPGAs e outros ICs semipersonalizados), que podem ser programados de qualquer maneira conhecida na técnica. As funções de cada unidade também podem ser implantadas, no todo ou em parte, com instruções incorporadas em uma memória, formatadas para serem executadas por um ou mais processadores de aplicação geral ou específica.
[0170] Em alguns exemplos, o módulo receptor 910 e o módulo transmissor 930 podem ser configurados de modo similar ao módulo receptor 910 e ao módulo transmissor 930 descritos com referência à Figura 9.
[0171] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-b pode tomar diferentes formas e pode ser usado para gerenciar comunicações sem fio do dispositivo de transmissão 210-g. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920-b pode incluir um módulo de geração de sinal 935 e/ou um módulo de retroalimentação 940-b. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0172] Em alguns exemplos, o módulo de geração de sinal 935 pode ser configurado de modo similar ao módulo de geração de sinal 935 descrito com referência à Figura 9.
[0173] Em alguns exemplos, o módulo de retroalimentação 940-b pode incluir um módulo de processamento de retroalimentação 1020-a. O módulo de processamento de retroalimentação 1020-a pode ser usado para processar pelo menos uma mensagem de CSF recebida (por exemplo, de um dispositivo de transmissão e/ou um UE) por meio do módulo receptor 910. A pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar um dispositivo interferente para um canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida proveniente do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo e/ou frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional. Em alguns exemplos, o módulo de processamento de retroalimentação 1020-a pode incluir um módulo de processamento de HARQ 1025, um módulo de previsão de parâmetro de CSF 1105, um módulo de ajuste de parâmetro de CSF 1030 e/ou um módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro.
[0174] O módulo de previsão de parâmetro de CSF 1105 pode ser usado para prever um ou mais parâmetros de CSF com base na identidade do dispositivo interferente e/ou na correlação de interferência proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. O parâmetro (ou parâmetros) de CSF previsto pode ser encaminhado para o módulo de ajuste de parâmetro de CSF 1030 e/ou o módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035, dependendo da configuração do dispositivo de transmissão 210-g.
[0175] Em alguns exemplos, o módulo de processamento de HARQ 1025 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 455 na Figura 4, o módulo de ajuste de parâmetro de CSF 1030 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 425 na Figura 4, e o módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035 pode ser usado para realizar a operação (ou operações) do bloco 430 na Figura 4.
[0176] Em uma variação do dispositivo de transmissão 210-g descrita com referência à Figura 11, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar uma correlação de pelo menos um parâmetro de CSF (por exemplo, um parâmetro de taxa de dados) com tempo e/ou frequência. A correlação com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação do pelo menos um parâmetro de CSF com uma subfaixa, uma portadora de frequência e/ou uma faixa de frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode incluir uma periodicidade estimada do pelo menos um parâmetro de CSF em tempo e/ou frequência.
[0177] A Figura 12 mostra um diagrama de blocos 1200 de um UE 115-a para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. O UE 115-a pode ter diversas configurações e pode ser incluído ou ser parte de um computador pessoal (por exemplo, um computador do tipo laptop, um computador do tipo netbook, um computador do tipo tablet, etc.), um telefone celular, um PDA, um gravador de vídeo digital (DVR), um utensílio de internet, um console de jogos, um leitor de livro digital, etc. O UE 115-a pode, em alguns exemplos, ter uma fonte de alimentação interna (não mostrada), como uma pequena bateria, para facilitar a operação móvel. Em alguns exemplos, o UE 115-a pode ser um exemplo de aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5, 6, 7 e/ou 8. O UE 115-a pode ser configurado para implantar pelo menos uma parte dos recursos e funções de UE e/ou do dispositivo de recebimento descritos com referência à Figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e/ou 8.
[0178] O UE 115-a pode incluir um módulo processador de UE 1210, um módulo de memória de UE 1220, pelo menos um módulo transceptor de UE (representado pelo módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230), pelo menos uma antena de UE (representada pela antena (ou antenas) de UE 1240) e/ou um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro, direta ou indiretamente, por um ou mais barramentos 1235.
[0179] O módulo de memória de UE 1220 pode incluir memória de acesso aleatório (RAM) e/ou memória de apenas leitura (ROM). O módulo de memória de UE 1220 pode armazenar o código legível por computador e executável por computador 1225 que contém instruções que são configuradas para, quando executadas, fazerem com que o módulo processador de UE 1210 realize diversas funções descritas no presente documento relacionadas à comunicação sem fio. Alternativamente, o código 1225 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador de UE 1210, mas ser configurado para fazer com que o UE 115-a (por exemplo, quando compilado e executado) realize diversas funções descritas no presente documento.
[0180] O módulo processador de UE 1210 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma unidade de processamento central (CPU), um microcontrolador, um ASIC, etc. O módulo processador de UE 1210 pode processar informações recebidas através do módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 e/ou informações a serem enviadas para o módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 para transmissão através da antena (ou antenas) de UE 1240. O módulo processador de UE 1210 pode lidar, sozinho ou em conexão com o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c, com diversos aspectos de comunicação (ou gerenciamento de comunicações) por pelo menos um canal sem fio.
[0181] O módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 podem incluir um modem configurado para modular pacotes e fornecer os pacotes modulados para a antena (ou antenas) de UE 1240 para transmissão, e para demodular pacotes recebidos da antena (ou antenas) de UE 1240. O módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 pode ser implantado, em alguns exemplos, como um ou mais módulos transmissores de UE e um ou mais módulos receptores de UE separados. O módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 pode suportar comunicações em uma ou mais faixas de espectro de radiofrequência. O módulo (ou módulos) transceptor de UE 1230 pode ser configurado para se comunicar de modo bidirecional, por meio da antena (ou antenas) de UE 1240, com uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou um ou mais dentre os dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5, 9, 10 e/ou 11. Embora o UE 115-a possa incluir uma única antena de UE, podem existir exemplos nos quais o UE 115-a pode incluir múltiplas antenas de UE 1240.
[0182] O módulo de estado de UE 1250 pode ser usado, por exemplo, para gerenciar transições do UE 115-a entre um estado ocioso de RRC e um estado conectado de RRC, e pode estar em comunicação com outros componentes do UE 115-a, direta ou indiretamente, pelos um ou mais barramentos 1235. O módulo de estado de UE 1250, ou porções do mesmo, pode incluir um processador e/ou algumas ou todas as funções do módulo de estado de UE 1250 podem ser realizadas pelo módulo processador de UE 1210 e/ou em conexão com o módulo processador de UE 1210.
[0183] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c pode ser configurado para realizar e/ou gerenciar parte ou todos os recursos e/ou funções descritos com referência à Figura 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e/ou 8 relacionados à geração e transmissão de CSF. O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c, ou porções do mesmo, pode incluir um processador e/ou algumas ou todas as funções do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c podem ser realizadas pelo módulo processador de UE 1210 e/ou em conexão com o módulo processador de UE 1210. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de UE 620-c pode ser um exemplo do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8.
[0184] A Figura 13 mostra a diagrama de blocos 1300 de uma estação-base 105-a (por exemplo, uma estação- base que faz parte ou todo um eNB) para uso em comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Em alguns exemplos, a estação-base 105-a pode ser um exemplo de aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 905 descritos com referência à Figura 9, 10 e/ou 11. A estação-base 105-a pode ser configurada para implantar ou facilitar pelo menos alguns dos recursos e funções de estação-base e/ou dispositivo de transmissão descritos com referência à Figura 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10 e/ou 11.
[0185] A estação-base 105-a pode incluir um módulo processador de estação-base 1310, um módulo de memória de estação-base 1320, pelo menos um módulo transceptor de estação-base (representado pelo módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350), pelo menos uma antena de estação-base (representada pela antena (ou antenas) de estação-base 1355) e/ou um módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c. A estação-base 105-a também pode incluir um ou mais dentre um módulo de comunicações de estação-base 1330 e/ou um módulo de comunicações de rede 1340. Cada um desses componentes pode estar em comunicação um com o outro, direta ou indiretamente, por um ou mais barramentos 1335.
[0186] O módulo de memória de estação-base 1320 pode incluir RAM e/ou ROM. O módulo de memória de estação-base 1320 pode armazenar o código legível por computador e executável por computador 1325 que contém instruções que são configuradas para, quando executadas, fazerem com que o módulo processador de estação-base 1310 realize diversas funções descritas no presente documento relacionadas à comunicação sem fio. Alternativamente, o código 1325 pode não ser diretamente executável pelo módulo processador de estação-base 1310, mas ser configurado para fazer com que o estação-base 105-a (por exemplo, quando compilado e executado) realize diversas funções descritas no presente documento.
[0187] O módulo processador de estação-base 1310 pode incluir um dispositivo de hardware inteligente, por exemplo, uma CPU, um microcontrolador, um ASIC, etc. O módulo processador de estação-base 1310 pode processar informações recebidas através do módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350, do módulo de comunicações de estação-base 1330 e/ou do módulo de comunicações de rede 1340. O módulo processador de estação-base 1310 também pode processar informações a serem enviadas para o módulo (ou módulos) transceptores 1350 para transmissão através da antena (ou antenas) 1355, para o módulo de comunicações de estação-base 1330, para transmissão para uma ou mais outras estações-base 105-b e 105-c e/ou para o módulo de comunicações de rede 1340 para transmissão para uma rede principal 130-a, que pode ser um exemplo de um ou mais aspectos da rede principal 130 descrita com referência à Figura 1. O módulo processador de estação-base 1310 pode lidar, sozinho ou em conexão com o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c, com diversos aspectos de comunicação (ou gerenciamento de comunicações) por pelo menos um canal sem fio.
[0188] O módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350 pode incluir um modem configurado para modular pacotes e fornecer os pacotes modulados à antena (ou antenas) de estação-base 1355 para transmissão, e para demodular pacotes recebidos da antena (ou antenas) de estação-base 1355. O módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350 pode ser implantado, em alguns exemplos, como um ou mais módulos transmissores de estação-base e um ou mais módulos receptores de estação-base separados. O módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350 pode suportar comunicações em uma ou mais faixas de espectro de radiofrequência. O módulo (ou módulos) transceptor de estação-base 1350 pode ser configurado para se comunicar de modo bidirecional, por meio da antena (ou antenas) 1355, com um ou mais UEs ou dispositivos de recebimento, como um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou 12, e/ou um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 5, 6, 7 e/ou 8. A estação-base 105-a pode incluir, por exemplo, múltiplas antenas de estação-base 1355 (por exemplo, um arranjo de antena). A estação-base 105-a pode se comunicar com a rede principal 130-a através do módulo de comunicações de rede 1340. A estação-base 105-a também pode se comunicar com outras estações-base, como as estações- base 105-b e 105-c, com o uso do módulo de comunicações de estação-base 1330.
[0189] O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c pode ser configurado para realizar e/ou gerenciar parte ou todos os recursos e/ou funções descritos com referência à Figura 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10 e/ou 11 relacionados à configuração e ao processamento de CSF. O módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c, ou porções do mesmo, pode incluir um processador e/ou algumas ou todas as funções do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c podem ser realizadas pelo módulo processador de estação-base 1310 e/ou em conexão com o módulo processador de estação-base 1310. Em alguns exemplos, o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio de estação-base 920-c pode ser um exemplo do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 11.
[0190] A Figura 14 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1400 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1400 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou 12, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 6, 7 e/ou 8. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0191] No bloco 1405, o método 1400 pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio. A operação (ou operações) no bloco 1405 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7, 8, e/ou 12 e/ou o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8.
[0192] No bloco 1410, o método 1400 pode incluir gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao primeiro dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A operação (ou operações) no bloco 1410 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7, 8 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8 e/ou o módulo de geração de retroalimentação 720 descrito com referência à Figura 7 e/ou 8.
[0193] No bloco 1415, o método 1400 pode incluir transmitir a pelo menos uma mensagem de CSF para um segundo dispositivo, e a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. A operação (ou operações) no bloco 1415 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 630 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8.
[0194] Desse modo, o método 1400 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1400 é apenas uma implantação e que as operações do método 1400 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0195] A Figura 15 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1500 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1500 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou 12, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 6 e/ou 7. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0196] No bloco 1505, o método 1500 pode incluir determinar, por um primeiro dispositivo, e a partir de um conjunto de parâmetros incluindo um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros e um subconjunto restante do conjunto de parâmetros, em que cada parâmetro no primeiro subconjunto tem um valor que pode ser estimado com base em um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante. A operação (ou operações) no bloco 1505 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6 e/ou 7, e/ou o módulo de configuração de retroalimentação 705, e/ou módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 710 descrito com referência à Figura 7.
[0197] No bloco 1510, o método 1500 pode incluir receber pelo canal sem fio no primeiro dispositivo e/ou determinar pelo primeiro dispositivo, um valor dado para pelo menos um parâmetro do subconjunto restante. A operação (ou operações) no bloco 1510 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6 e/ou 7, e/ou o módulo de configuração de retroalimentação 705 e/ou o módulo de determinação de valor 715 descrito com referência à Figura 7.
[0198] No bloco 1515, o método 1500 pode incluir medir, pelo primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio. A operação (ou operações) no bloco 1515 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7, 8, e/ou 12 e/ou o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8.
[0199] No bloco 1520, o método 1500 pode incluir gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A geração da pelo menos uma mensagem de retroalimentação de CF pode incluir estimar um valor de cada parâmetro no primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros. Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode ser gerada conforme descrito com referência à Figura 4. A operação (ou operações) no bloco 1520 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6 e/ou 7, e/ou o módulo de geração de retroalimentação 720 descrito com referência à Figura 7.
[0200] No bloco 1525, o método 1500 pode incluir transmitir a pelo menos uma mensagem de CSF para um segundo dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 1525 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 630 descrito com referência à Figura 6, 7 e/ou 8.
[0201] Desse modo, o método 1500 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1500 é apenas uma implantação e que as operações do método 1500 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0202] A Figura 16 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1600 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1600 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 9, 10 e/ou 11. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0203] No bloco 1605, o método 1600 pode incluir transmitir um sinal sem fio para um segundo dispositivo por um canal sem fio. A operação (ou operações) no bloco 1605 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 930 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 11.
[0204] No bloco 1610, o método 1600 pode incluir receber do segundo dispositivo pelo menos uma mensagem de CSF com base em uma condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação de um conjunto de parâmetros. A título de exemplo, o conjunto de parâmetros pode incluir um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, e pelo menos um primeiro parâmetro do conjunto de parâmetros é inserido ao segundo dispositivo e pelo menos um segundo parâmetro do conjunto de parâmetros é emitido condicionado em pelo menos o primeiro parâmetro. A pelo menos uma mensagem de retroalimentação de CSF recebida do segundo dispositivo pode incluir pelo menos o segundo parâmetro. A operação (ou operações) no bloco 1610 podem ser realizadas com o uso do módulo receptor 910 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 11, e o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9, 10, 11 e/ou 13, o módulo de retroalimentação 940 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 11, e/ou o módulo de processamento de retroalimentação 1020 descrito com referência à Figura 10 e/ou 11.
[0205] Desse modo, o método 1600 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1600 é apenas uma implantação e que as operações do método 1600 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0206] A Figura 17 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1700 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1700 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 4, 9 e/ou 10. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0207] No bloco 1705, o método 1700 pode incluir determinar, por um primeiro dispositivo, e a partir de um conjunto de parâmetros incluindo um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um dentre um parâmetro de prazo ou um parâmetro de enlace de transmissão, um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros e um subconjunto restante do conjunto de parâmetros, em que cada parâmetro no primeiro subconjunto tem um valor que pode ser estimado com base em um valor dado para cada parâmetro no subconjunto restante. A operação (ou operações) no bloco 17505 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 13, o módulo de retroalimentação 940 descrito com referência à Figura 9 e/ou 10, e/ou o módulo de configuração de retroalimentação 1005, e/ou módulo de determinação de parâmetro de retroalimentação 1010 descrito com referência à Figura 10.
[0208] No bloco 1710, o método 1700 pode incluir transmitir uma indicação de pelo menos um dentre o primeiro subconjunto ou o subconjunto restante e/ou um valor dado par pelo menos um parâmetro do subconjunto restante para um segundo dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 1710 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 920 descrito com referência à Figura 9 e/ou 10.
[0209] No bloco 1715, o método 1700 pode incluir receber do segundo dispositivo pelo menos uma mensagem de CSF com base em uma condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre uma relação do conjunto de parâmetros. A operação (ou operações) no bloco 1715 podem ser realizadas com o uso do módulo receptor 910 descrito com referência à Figura 9 e/ou 10.
[0210] No bloco 1720, o método 1700 pode incluir modificar pelo menos um parâmetro de transmissão do primeiro dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 1720 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9, 10 e/ou 13, o módulo de retroalimentação 940 descrito com referência à Figura 9 e/ou 10, e/ou o módulo de seleção de parâmetro de transmissão 1035 descrito com referência à Figura 10.
[0211] Desse modo, o método 1700 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1700 é apenas uma implantação e que as operações do método 1700 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0212] A Figura 18 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1800 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1800 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou 12, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 5, 6 e/ou 8. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0213] No bloco 1805, o método 1800 pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, a interferência em um canal sem fio. Em alguns casos, a interferência pode ser medida em termos absolutos (por exemplo, em dBm) ou em termos relativos (por exemplo, dB comparado à intensidade de sinal de célula de serviço). A operação (ou operações) no bloco 1805 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 8 e/ou 12, e/ou o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8.
[0214] No bloco 1810, o método 1800 pode incluir identificar um dispositivo interferente (por exemplo, um interferidor dominante) para o canal sem fio com base na medição. A operação (ou operações) no bloco 1810 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 8 e/ou 12, e/ou o módulo de identificação de dispositivo interferente 805 descrito com referência à Figura 8.
[0215] No bloco 1815, o método 1800 pode incluir gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na interferência medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar o dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo ou frequência. A correlação da interferência com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação da interferência com uma subfaixa, portadora de frequência e/ou faixa de frequência. Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir uma identidade do dispositivo interferente. A operação (ou operações) no bloco 1815 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 8 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8, o módulo de geração de retroalimentação 720-a descrito com referência à Figura 8, e/ou o módulo de correlação tempo/frequência de retroalimentação 810 descrito com referência à Figura 8.
[0216] No bloco 1820, o método 1800 pode incluir transmitir a pelo menos uma mensagem de CSF para um segundo dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 1820 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 630 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8.
[0217] Em alguns exemplos, o método 1800 pode incluir determinar que uma intensidade da interferência proveniente do dispositivo interferente satisfaz um limiar.
[0218] Em alguns exemplos, o método 1800 pode incluir estimar uma periodicidade da interferência a partir do dispositivo interferente em tempo e/ou frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir a periodicidade estimada.
[0219] Em alguns exemplos, o método 1800 pode incluir determinar uma duração de intermitência associada à interferência proveniente do dispositivo interferente. A correlação da interferência pode incluir a duração de intermitência. Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser determinada decodificando-se uma porção de um sinal de interferência e determinando-se a duração de intermitência proveniente da porção decodificada do sinal de interferência (por exemplo, a duração de intermitência pode ser sinalizada explicitamente no sinal de interferência). Em alguns exemplos, a duração de intermitência pode ser estimada com base na interferência medida.
[0220] Em alguns exemplos, o método 1800 também pode incluir identificar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio com base na interferência medida. Nesses exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar o pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida proveniente do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo e/ou frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0221] Em alguns exemplos, o método 1800 pode incluir prever um impacto a uma taxa de dados sobre o canal sem fio quando pelo menos uma dentre uma operação de cancelamento de interferência ou uma operação de detecção conjunta for realizada. A pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar, então, uma correlação de uma interferência residual proveniente do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0222] Desse modo, o método 1800 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1800 é apenas uma implantação e que as operações do método 1800 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0223] A Figura 19 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 1900 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 1900 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 5, 9 e/ou 11. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0224] No bloco 1905, o método 1900 pode incluir transmitir um sinal sem fio para um segundo dispositivo por um canal sem fio. Em alguns casos, o sinal sem fio pode incluir uma indicação de um canal sem fio para o qual uma correlação de interferência proveniente de um dispositivo interferente deve ser relatada ao primeiro dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 1905 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 930 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11.
[0225] No bloco 1910, o método 1900 pode incluir receber do segundo dispositivo pelo menos uma mensagem de CSF. A pelo menos uma mensagem de CSF pode indicar um dispositivo interferente para o canal sem fio e uma correlação de interferência a partir do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência. A operação (ou operações) no bloco 1910 podem ser realizadas com o uso do módulo receptor 910 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11, e o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9, 11 e/ou 13, o módulo de retroalimentação 940 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11, e/ou o módulo de processamento de retroalimentação 1020-a descrito com referência à Figura 11.
[0226] Em alguns casos, a interferência pode ser indicada em termos absolutos (por exemplo, em dBm) ou em termos relativos (por exemplo, dB comparado à intensidade de sinal de célula de serviço). Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir uma identidade do dispositivo interferente. Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir uma periodicidade estimada da interferência proveniente do dispositivo interferente em tempo e/ou frequência. Em alguns casos, a correlação da interferência com tempo pode incluir uma duração de intermitência da interferência proveniente do dispositivo interferente. Em alguns casos, a correlação da interferência pode incluir uma correlação de uma interferência residual (por exemplo, interferência após o desempenho de pelo menos uma dentre uma operação de cancelamento de interferência ou uma operação de detecção conjunta) do dispositivo interferente com tempo e/ou frequência.
[0227] Em alguns exemplos, a pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar pelo menos um dispositivo interferente adicional para o canal sem fio e uma correlação da interferência medida proveniente do pelo menos um dispositivo interferente adicional com tempo e/ou frequência. A pelo menos uma mensagem de CSF também pode indicar uma correlação entre a interferência medida a partir do dispositivo interferente e a interferência medida a partir do pelo menos um dispositivo interferente adicional.
[0228] Desse modo, o método 1900 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 1900 é apenas uma implantação e que as operações do método 1900 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0229] A Figura 20 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 2000 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 2000 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de um ou mais dos UEs 115 descritos com referência à Figura 1 e/ou 12, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de recebimento 205 descritos com referência à Figura 2, 3, 5, 6 e/ou 8. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0230] No bloco 2005, o método 2000 pode incluir medir, por um primeiro dispositivo, uma condição de um canal sem fio. A operação (ou operações) no bloco 2005 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 8 e/ou 12, e/ou o módulo de medição de canal 640 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8.
[0231] No bloco 2010, o método 2000 pode incluir gerar pelo menos uma mensagem de CSF com base na condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo e/ou frequência. A título de exemplo, o pelo menos um parâmetro pode incluir um parâmetro de taxa de dados. A título de exemplo adicional, a correlação da interferência com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação da interferência com uma subfaixa, portadora de frequência e/ou faixa de frequência. A operação (ou operações) no bloco 2010 podem ser realizadas com o uso do módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 620 descrito com referência à Figura 6, 8 e/ou 12, o módulo de retroalimentação 645 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8, e/ou o módulo de geração de retroalimentação 720-a descrito com referência à Figura 8.
[0232] No bloco 2015, o método 2000 pode incluir transmitir a pelo menos uma mensagem de CSF para um segundo dispositivo. A operação (ou operações) no bloco 2015 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 630 descrito com referência à Figura 6 e/ou 8.
[0233] Em alguns exemplos, o método 2000 pode incluir estimar uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo e/ou frequência. A mensagem de CSF pode incluir a periodicidade estimada.
[0234] Desse modo, o método 2000 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 2000 é apenas uma implantação e que as operações do método 2000 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0235] A Figura 21 é um fluxograma que ilustra um exemplo de um método 2100 para comunicação sem fio, de acordo com diversos aspectos da presente revelação. Para clareza, o método 2100 é descrito abaixo com referência a um primeiro dispositivo incluindo aspectos de uma ou mais das estações-base 105 descritas com referência à Figura 1 e/ou 13, e/ou aspectos de um ou mais dos dispositivos de transmissão 210 descritos com referência à Figura 2, 3, 5, 9 e/ou 11. Em alguns exemplos, um primeiro dispositivo pode executar um ou mais conjuntos de códigos para controlar os elementos funcionais do primeiro dispositivo para realizar as funções descritas abaixo.
[0236] No bloco 2105, o método 2100 pode incluir transmitir um sinal sem fio para um segundo dispositivo por um canal sem fio. A operação (ou operações) no bloco 2105 podem ser realizadas com o uso do módulo transmissor 930 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11.
[0237] No bloco 2110, o método 2100 pode incluir receber do segundo dispositivo pelo menos uma mensagem de CSF com base em uma condição medida do canal sem fio. A pelo menos uma mensagem de CSF pode fornecer informações sobre pelo menos um parâmetro correlacionado a tempo e/ou frequência. A título de exemplo, o pelo menos um parâmetro pode incluir um parâmetro de taxa de dados. A título de exemplo adicional, a correlação da interferência com frequência pode incluir, por exemplo, uma correlação da interferência com uma subfaixa, portadora de frequência e/ou faixa de frequência. A operação (ou operações) no bloco 2110 podem ser realizadas com o uso do módulo receptor 910 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11, e o módulo de gerenciamento de comunicação sem fio 920 descrito com referência à Figura 9 11 e/ou 13, o módulo de retroalimentação 940 descrito com referência à Figura 9 e/ou 11, e/ou o módulo de processamento de retroalimentação 1020 descrito com referência à Figura 11.
[0238] Em alguns casos, a pelo menos uma mensagem de CSF pode incluir uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo e/ou frequência.
[0239] Desse modo, o método 2100 pode prever comunicação sem fio. Deve ser observado que o método 2100 é apenas uma implantação e que as operações do método 2100 podem ser dispostas novamente ou modificadas de outro modo de modo que outras implantações sejam possíveis.
[0240] Em alguns exemplos, aspectos de dois ou mais dos métodos 1400, 1500, 1800 e/ou 2000 descritos com referência à Figura 14, 15, 18 e/ou 20 podem ser combinados. Em alguns exemplos, aspectos de dois ou mais dos métodos 1600, 1700, 1900 e/ou 2100 descritos com referência à Figura 16, 17, 19 e/ou 21 podem ser combinados.
[0241] A descrição detalhada estabelecida acima em conexão com os desenhos anexos descreve exemplos e não representa apenas os exemplos que podem ser implantados ou que estão dentro do escopo das reivindicações. Os termos “exemplo” e “exemplificativo”, quando usados nesta descrição, significam “que serve como um exemplo, ocorrência ou ilustração”, e não “preferencial” ou “vantajoso sobre outros exemplos”. A descrição detalhada inclui detalhes específicos com o propósito de fornecer um entendimento das técnicas descritas. Essas técnicas, no entanto, podem ser praticadas sem esses detalhes específicos. Em alguns exemplos, as estruturas e os aparelhos bem conhecidos são mostrados em forma de diagrama de blocos a fim de evitar o obscurecimento de conceitos dos exemplos descritos.
[0242] As informações e os sinais podem ser representados com o uso de qualquer uma dentre uma variedade de tecnologias e técnicas diferentes. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos, e circuitos integrados que podem ser referenciados por toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos ópticos ou qualquer combinação dos mesmos.
[0243] Os diversos blocos e módulos ilustrativos descritos em conjunto em relação à revelação no presente documento podem ser implantados ou realizados com um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um ASIC, uma FPGA ou outro dispositivo lógico programável, porta distinta ou lógica de transístor, componentes de hardware distintos ou qualquer combinação dos mesmos projetada para realizar as funções descritas no presente documento. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, porém alternativamente, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado convencional. Um processador também pode ser implantado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma diversidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um DSP núcleo ou qualquer outra tal configuração.
[0244] As funções descritas no presente documento podem ser implantadas em hardwares, softwares, firmwares, ou qualquer combinação dos mesmos. Caso implantadas em software executado por um processador, as funções podem ser armazenadas, ou transmitidas, como uma ou mais instruções ou código, um meio legível por computador. Outros exemplos e implantações estão dentro do escopo e do espírito da revelação e das reivindicações anexas. Por exemplo, devido à natureza do software, as funções descritas acima podem ser implantadas com o uso de software executado por um processador, hardware, firmware, conexão por fios ou combinações de qualquer um desses. As funções de implantação de recursos também podem estar localizadas fisicamente em diversas posições, o que inclui estarem distribuídas de modo que porções das funções sejam implantadas em localizações físicas diferentes. Adicionalmente, conforme usado no presente documento, incluindo nas reivindicações, "ou" conforme usado em uma lista de itens precedida por "pelo menos um dentre" indica uma lista disjuntiva de modo que, por exemplo, uma lista de "pelo menos um dentre A, B ou C" signifique A ou B ou C ou AB ou AC ou BC ou ABC (isto é, A e B e C).
[0245] Meios legíveis por computador incluem tanto meio de armazenamento de computador quanto meio de comunicação, o que inclui qualquer meio que possa ser habilitado para transferir um programa de computador de um local para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que possa ser acessado por um computador de uso geral ou de uso específico. Com propósito exemplificativo, e sem limitação, meios legíveis por computador ou meios legíveis por processador podem compreender RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento de disco óptico, armazenamento de disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético ou qualquer outro meio que possa ser usado para carregar ou armazenar o código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possam ser acessadas por um computador ou processador. Também, qualquer conexão pode ser denominada adequadamente como um meio legível por computador. Por exemplo, se as instruções forem transmitidas a partir de um site da web, servidor ou outra fonte remota com o uso de um cabo coaxial, um cabo de fibra óptica, um par trançado, uma linha de inscrição digital (DSL) ou tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e micro-onda, então, o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica, o par trançado, a DSL ou as tecnologias sem fio como infravermelho, rádio e micro-onda estão incluídos na definição de meio. Disco magnético e disco óptico, conforme usado no presente documento, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disco flexível e disco Blu-ray, em que os discos magnéticos reproduzem usualmente os dados de modo magnético, enquanto os discos ópticos reproduzem os dados de modo óptico com lasers. Combinações do supracitado também estão incluídas no escopo de meios legíveis por computador.
[0246] A descrição anterior da revelação é fornecida para permitir que uma pessoa versada na técnica produza ou use a revelação. Diversas modificações da revelação ficarão evidentes prontamente para as pessoas versadas na técnica e os princípios genéricos definidos no presente documento podem ser aplicados a outras variações sem que se afaste do espírito ou escopo da revelação. Ao longo desta revelação, os termos “exemplo” ou “exemplificativo” indicam um exemplo ou uma ocorrência e não implicam ou exigem qualquer preferência para o exemplo observado. Portanto, a revelação não deve ser limitada aos exemplos e projetos descritos no presente documento, mas deve ser compatível com o mais amplo escopo consistente com os princípios e recursos inovadores revelados no presente.

Claims (15)

1. Método (2000), realizado por um primeiro dispositivo (115, 205) de comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende: medir (2005) uma condição de um canal sem fio; gerar (2010) pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio indica uma correlação de pelo menos um parâmetro de um conjunto de parâmetros com o tempo ou frequência; e transmitir (2015) a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para um segundo dispositivo (105, 210), em que a geração de pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal inclui estimar um valor de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto remanescente do conjunto de parâmetros, e, em que o primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros compreende o pelo menos um parâmetro do conjunto de parâmetros.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o conjunto de parâmetros compreende um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um de um parâmetro de prazo final ou parâmetro de link de transmissão.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um parâmetro compreende um parâmetro de taxa de dados.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: estimar uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal compreende a periodicidade estimada.
5. Primeiro dispositivo (115, 205) para comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende: meios para medir uma condição de um canal sem fio; meios para gerar pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base na condição medida do canal sem fio indica uma correlação de pelo menos um parâmetro de um conjunto de parametroscom o tempo ou frequência; e meios para transmitir a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal para um segundo dispositivo (105, 210), em que os meios para a geração de pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal inclui meios para estimar um valor de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto remanescente do conjunto de parâmetros, e em que o primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros compreende o pelo menos um parâmetro do conjunto de parâmetros.
6. Primeiro dispositivo (115, 205), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o conjunto de parâmetros compreende um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um de um parâmetro de prazo final ou parâmetro de link de transmissão, e, em que o pelo menos um parâmetro compreende um parâmetro de taxa de dados.
7. Primeiro dispositivo (115, 205), de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente: meios para estimar uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência; em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal compreende a periodicidade estimada.
8. Método (2100), realizado por um segundo dispositivo (105, 210) de comunicação sem fio caracterizado pelo fato de compreender: transmitir (2105) um sinal sem fio para um primeiro dispositivo (115, 205) por um canal sem fio; e receber (2110) do primeiro dispositivo (115, 205) pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica uma correlação de pelo menos um parâmetro de um conjunto de parametros com o tempo ou frequência, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal inclui um valor de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto remanescente do conjunto de parâmetros, e em que o primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros compreende o pelo menos um parâmetro do conjunto de parâmetros.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o conjunto de parâmetros compreende um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um de um parâmetro de prazo final ou parâmetro de link de transmissão.
10. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o pelo menos um parâmetro compreende um parâmetro de taxa de dados.
11. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal compreende uma periodicidade de pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência.
12. Segundo dispositivo (105, 210) para comunicação sem fio caracterizado pelo fato de que compreende meios para transmitir um sinal sem fio para um primeiro dispositivo (115, 205) por um canal sem fio; e meios para receber do dispositivo (115, 205) pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal com base em uma condição medida do canal sem fio, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal indica uma correlação de pelo menos um parâmetro de um conjunto de parâmetros com o tempo ou frequência, em que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal inclui um valor estimado de cada parâmetro em um primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros com base em um dado valor para cada parâmetro em um subconjunto remanescente do conjunto de parâmetros, e em que o primeiro subconjunto do conjunto de parâmetros compreende o pelo menos um parâmetro do conjunto de parâmetros.
13. Segundo dispositivo (105, 210), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o conjunto de parâmetros compreende um parâmetro de taxa de dados, um parâmetro de probabilidade de erro, e pelo menos um de um parâmetro de prazo final ou parâmetro de link de transmissão, e, em que o pelo menos um parâmetro compreende um parâmetro de taxa de dados.
14. Segundo dispositivo (105, 210), de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a pelo menos uma mensagem de retroalimentação de informações externas de canal compreende uma periodicidade do pelo menos um parâmetro em tempo ou frequência.
15. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma, as instruções sendo executáveis por pelo menos um processador de um primeiro ou um segundo dispositivo para realizar as etapas do método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 4 ou 8 a 11.
BR112017000619-7A 2014-07-22 2015-07-15 Método realizado por um primeiro dispositivo de comunicação sem fio,primeiro dispositivo para comunicação sem fio, método realizado por um segundo dispositivo de comunicação sem fio, segundo dispositivo para comunicação sem fio e memória legível por computador BR112017000619B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201462027623P 2014-07-22 2014-07-22
US62/027,623 2014-07-22
US14/567,989 2014-12-11
US14/567,989 US20160029232A1 (en) 2014-07-22 2014-12-11 Ultra reliable link design
PCT/US2015/040488 WO2016014306A1 (en) 2014-07-22 2015-07-15 Ultra reliable link design

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112017000619A2 BR112017000619A2 (pt) 2017-11-14
BR112017000619B1 true BR112017000619B1 (pt) 2023-08-22

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101947288B1 (ko) 고 신뢰성 링크 설계
AU2015294419B2 (en) Ultra reliable link design
US10972925B2 (en) Ultra reliable link design
BR112017000619B1 (pt) Método realizado por um primeiro dispositivo de comunicação sem fio,primeiro dispositivo para comunicação sem fio, método realizado por um segundo dispositivo de comunicação sem fio, segundo dispositivo para comunicação sem fio e memória legível por computador
BR112017000631B1 (pt) Projeto de enlace ultraconfiável