BR112016028073B1 - TERMINAL, BASE STATION, COMMUNICATION METHOD PERFORMED BY A TERMINAL, COMMUNICATION METHOD EXECUTED BY A BASE STATION, AND INTEGRATED CIRCUIT FOR CONTROLING A PROCESS - Google Patents

TERMINAL, BASE STATION, COMMUNICATION METHOD PERFORMED BY A TERMINAL, COMMUNICATION METHOD EXECUTED BY A BASE STATION, AND INTEGRATED CIRCUIT FOR CONTROLING A PROCESS Download PDF

Info

Publication number
BR112016028073B1
BR112016028073B1 BR112016028073-3A BR112016028073A BR112016028073B1 BR 112016028073 B1 BR112016028073 B1 BR 112016028073B1 BR 112016028073 A BR112016028073 A BR 112016028073A BR 112016028073 B1 BR112016028073 B1 BR 112016028073B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
terminal
pucch
section
resource
response signal
Prior art date
Application number
BR112016028073-3A
Other languages
Portuguese (pt)
Other versions
BR112016028073A8 (en
BR112016028073A2 (en
Inventor
Tetsuya Yamamoto
Chi Gao
Hidetoshi Suzuki
Seigo Nakao
Original Assignee
Sun Patent Trust
Filing date
Publication date
Application filed by Sun Patent Trust filed Critical Sun Patent Trust
Priority claimed from PCT/CN2014/080628 external-priority patent/WO2015196368A1/en
Publication of BR112016028073A2 publication Critical patent/BR112016028073A2/en
Publication of BR112016028073A8 publication Critical patent/BR112016028073A8/en
Publication of BR112016028073B1 publication Critical patent/BR112016028073B1/en

Links

Abstract

TERMINAL, ESTAÇÃO BASE, MÉTODO DE TRANSMISSÃO E MÉTODO DE RECEPÇÃO. A presente invenção refere-se a uma colisão de recurso de PUCCH entre um terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC que é evitada. Um terminal inclui uma seção de recepção que recebe as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; e uma seção de transmissão que transmite um sinal de resposta com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso quando o terminal é um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição é aplicada, e que transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso que é diferente do primeiro grupo de recurso, quando o terminal é um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada.TERMINAL, BASE STATION, TRANSMISSION METHOD AND RECEPTION METHOD. The present invention relates to a PUCCH resource collision between a normal mode terminal and the MTC coverage boost mode terminal that is avoided. A terminal includes a receiving section that receives control information indicating the assignment of downlink data, and downlink data; and a transmission section that transmits a response signal with the use of a resource in a first resource group when the terminal is a first terminal to which repeat transmission is applied, and that transmits the response signal with the use of a resource in a second resource group that is different from the first resource group, when the endpoint is a second endpoint to which replay transmission is not applied.

Description

Campo TécnicoTechnical Field

[0001] A presente descrição refere-se a um terminal, a uma estação base, a um método de transmissão e a um método de repetição.[0001] The present description relates to a terminal, a base station, a transmission method and a repetition method.

Técnica AntecedenteBackground Technique

[0002] O projeto de Associação da Terceira Geração e Evolução a longo prazo (3GPP LTE) adota o acesso por múltipla divisão de frequência ortogonal (OFDMA) como um esquema de comunicação downlink.[0002] The Third Generation and Long-Term Evolution Association (3GPP LTE) project adopts orthogonal frequency division multiple access (OFDMA) as a downlink communication scheme.

[0003] Nos sistemas de comunicação de rádio aos quais 3GPP LTE é aplicado, uma estação base (daqui em diante, pode ser referida como "eNB") transmite um sinal de sincronização (isto é, canal de sincronização: SCH) e um sinal de transmissão (isto é, sinal físico de transmissão: PBCH) com o uso de um meio de comunicação predeterminado. Cada terminal (a seguir, pode ser referido como (Equipamento do Usuário) "UE") encontra o SCH, em primeiro lugar e assim, assegura a sincronização com a estação base. Subsequentemente, o terminal lê as informações BCH para adquirir um parâmetro específico de estação base (por exemplo, largura de banda de frequência) (por exemplo, ver, Literatura de não Patente (daqui em diante abreviado como "NPL") 1, 2 e 3).[0003] In radio communication systems to which 3GPP LTE is applied, a base station (hereinafter may be referred to as "eNB") transmits a synchronization signal (i.e. synchronization channel: SCH) and a (i.e., physical transmission signal: PBCH) using a predetermined communication medium. Each terminal (hereinafter may be referred to as (User Equipment) "UE") finds the SCH first and thus ensures synchronization with the base station. Subsequently, the terminal reads the BCH information to acquire a specific base station parameter (e.g., frequency bandwidth) (e.g., see, Non-Patent Literature (hereinafter abbreviated as "NPL") 1, 2 and 3).

[0004] Além disso, após a conclusão da aquisição do parâmetro específico da estação base, cada terminal faz um pedido de conexão à estação base para estabelecer, assim, uma conexão de comunicação com a estação base. A estação base transmite as informações de con- trole através de um canal de controle, como o Canal de Controle Físico de Downlink (PDCCH) conforme apropriado para o terminal com o qual o link de comunicação foi estabelecido. O terminal realiza a "determinação às cegas" em cada uma de uma pluralidade de partes de informações de controle incluída no sinal de PDCCH recebido. Mais especificamente, cada uma das partes de informações de controle inclui uma parte de Verificação de Redundância Cíclica (CRC), e as máscaras de estação base dessa parte de CRC com o uso da ID do terminal do terminal alvo transmissão. Desse modo, até que o terminal desmascare a parte da peça de CRC dos dados de controle recebidos com a sua própria ID do terminal, o terminal não pode determinar se a partir da informação de controle destina-se ou não para o terminal. Nessa determinação às cegas, se o resultado do desmascaramento da parte de CRC indicar que a operação de CRC está OK, a parte de informação de controle é determinada como sendo destinada para o terminal.[0004] Furthermore, upon completion of the base station specific parameter acquisition, each terminal makes a connection request to the base station to thereby establish a communication connection with the base station. The base station transmits control information over a control channel, such as the Physical Downlink Control Channel (PDCCH) as appropriate for the terminal with which the communication link has been established. The terminal performs "blind determination" on each of a plurality of pieces of control information included in the received PDCCH signal. More specifically, each of the control information parts includes a Cyclic Redundancy Check (CRC) part, and the base station masks that CRC part using the terminal ID of the transmitting target terminal. Therefore, until the terminal unmasks the CRC part portion of the received control data with its own terminal ID, the terminal cannot determine whether or not from the control information it is intended for the terminal. In this blind determination, if the unmasking result of the CRC part indicates that the CRC operation is OK, the control information part is determined to be destined for the terminal.

[0005] Além disso, em LTE, o Pedido Híbrido de Repetição Automática partes de informações (HARQ) é aplicado aos dados de downlink para os terminais a partir de uma estação base. Mais especificamente, cada terminal realimenta um sinal de resposta que indica o resultado da detecção de erro nos dados de downlink para a estação base. Cada terminal realiza uma CRC com os dados de downlink e realimenta um reconhecimento (ACK), quando a CRC estiver OK (nenhum erro) ou um reconhecimento negativo (NACK), quando a CRC não estiver OK (erro) para a estação base como um sinal de resposta. Um canal de controle de uplink como Canal de Controle físico de uplink (PUCCH) é utilizado para enviar o sinal de resposta (isto é, o sinal de ACK/NACK) como feedback.[0005] Additionally, in LTE, Hybrid Automatic Repeat Request Information (HARQ) is applied to downlink data to terminals from a base station. More specifically, each terminal feeds back a response signal that indicates the result of error detection in the downlink data to the base station. Each terminal performs a CRC with the downlink data and feeds back an acknowledgment (ACK) when the CRC is OK (no error) or a negative acknowledgment (NACK) when the CRC is not OK (error) to the base station as a response signal. An uplink control channel such as Physical Uplink Control Channel (PUCCH) is used to send the response signal (i.e., the ACK/NACK signal) as feedback.

[0006] A informação de controle a ser transmitida a partir da estação base no presente documento inclui a informação sobre a atribui- ção de recursos que inclui as informações sobre um recurso atribuído ao terminal pela estação base. Como descrito acima, o PDCCH é usado para transmitir essa informação de controle. Esse PDCCH inclui um ou mais canais de controle L1/L2 (CCH L1/L2). Cada CCH L1/L2 inclui um ou mais elementos de canal de controle (CCE). Mais especificamente, um CCE é a unidade básica utilizada para mapear as informações de controle para PDCCH. Além disso, quando um único CCH L1/L2 inclui uma pluralidade de CCEs, os CCEs contíguos são atribuídos ao CCH L1/L2. A estação base atribui o CCH L1/L2 ao terminal alvo de atribuição de recurso de acordo com os números de CCE necessários para indicar a informação de controle para o terminal alvo de atribuição de recursos. A estação base mapeia as informações de controle para um recurso físico que corresponde ao CCE do CCH L1/L2 para transmitir a informação de controle.[0006] The control information to be transmitted from the base station in this document includes resource allocation information which includes information about a resource assigned to the terminal by the base station. As described above, the PDCCH is used to transmit this control information. This PDCCH includes one or more L1/L2 control channels (CCH L1/L2). Each CCH L1/L2 includes one or more control channel elements (CCE). More specifically, a CCE is the basic unit used to map control information to PDCCH. Furthermore, when a single CCH L1/L2 includes a plurality of CCEs, the contiguous CCEs are assigned to the CCH L1/L2. The base station assigns the CCH L1/L2 to the resource assignment target terminal according to the CCE numbers required to indicate control information to the resource assignment target terminal. The base station maps the control information to a physical resource that corresponds to the CCE of the L1/L2 CCH to transmit the control information.

[0007] Além disso, os CCEs estão associados com os recursos de componente de PUCCH (a seguir, referidos como "recurso de PUCCH") em correspondência de um para um. Por conseguinte, um terminal que tenha recebido um CCH L1/L2 identifica os recursos de PUCCH correspondentes para os CCEs que formam o CCH L1/L2 e transmite um sinal de ACK/NACK para a estação base com o uso dos recursos de PUCCH identificados. No entanto, quando o CCH L1/L2 ocupa os CCEs contíguos, o terminal transmite um sinal de ACK/NACK para a estação base com o uso de um recurso de PUCCH entre a pluralidade de recursos de PUCCH que corresponde respecti-vamente aos CCE (por exemplo, recurso de PUCCH que corresponde a um CCE que tem o menor índice).[0007] Furthermore, CCEs are associated with PUCCH component resources (hereinafter referred to as "PUCCH resource") in one-to-one correspondence. Therefore, a terminal that has received a CCH L1/L2 identifies the corresponding PUCCH resources for the CCEs that form the CCH L1/L2 and transmits an ACK/NACK signal to the base station using the identified PUCCH resources. However, when CCH L1/L2 occupies contiguous CCEs, the terminal transmits an ACK/NACK signal to the base station using a PUCCH resource among the plurality of PUCCH resources corresponding respectively to the CCEs ( for example, PUCCH resource that corresponds to a CCE that has the lowest index).

[0008] Tal como ilustrado na Figura 1, o tempo de transmissão de um sinal de ACK/NACK no PUCCH a partir de um terminal que está ou depois de um k-ésimo subquadro a partir de um subquadro, em que o sinal de PDCCH recebido e o canal físico compartilhado de downlink (PDSCH) aos quais os dados são atribuídos pelo sinal de PDDCH são recebidos (ou seja, subquadro n na Figura 1) (por exemplo, K = 4 em duplicada de divisão de frequência (FDD) (isto é, subquadro n + K na Figura 1).[0008] As illustrated in Figure 1, the transmission time of an ACK/NACK signal on the PUCCH from a terminal that is or after a kth subframe from a subframe, in which the PDCCH signal received and the shared physical downlink channel (PDSCH) to which the data is assigned by the PDDCH signal is received (i.e., subframe n in Figure 1) (e.g., K = 4 in frequency division doubling (FDD) ( i.e., n + K subframe in Figure 1).

[0009] Uma pluralidade de sinais de ACK/NACK transmitida a par tir de uma pluralidade de terminais é espalhada com o uso de uma sequência de autocorrelação zero (ZAC), que tem as características de autocorrelação zero no domínio do tempo, uma sequência Walsh e uma sequência de transformada discreta de Fourier (DFT), e tem o código multiplexado em PUCCH como ilustrado na Figura 2. Na Figura 2, W(0), W(1), W(2), W(3) representa uma sequência Walsh de comprimento 4 e F(0), F(1), F(2) representam uma sequência de DFT de comprimento 3.[0009] A plurality of ACK/NACK signals transmitted from a plurality of terminals are spread using a zero autocorrelation (ZAC) sequence, which has the characteristics of zero autocorrelation in the time domain, a Walsh sequence and a discrete Fourier transform (DFT) sequence, and has the code multiplexed in PUCCH as illustrated in Figure 2. In Figure 2, W(0), W(1), W(2), W(3) represents a Walsh sequence of length 4 and F(0), F(1), F(2) represent a DFT sequence of length 3.

[0010] Tal como ilustrado na Figura 2, nos terminais, os sinais de ACK/NACK são principalmente propagados sobre os componentes de frequência correspondentes a um símbolo de acesso por múltipla divisão de frequência de única portadora (1SC-FDMA) por uma sequência ZAC (comprimento 12) no primeiro domínio de frequência. Em outras palavras, a sequência ZAC de comprimento 12 é multiplicada por um componente de sinal de ACK/NACK representado por um número complexo. Subsequentemente, a propagação principal de sinais de ACK/NACK e uma sequência ZAC que serve os sinais de referência são propagados em segundo lugar com o uso de uma sequência Walsh (comprimento 4: W(0) a W(3)) e uma sequência de DFT (comprimento 3: F(0) a F(2)). Mais especificamente, cada componente do sinal de sequência de comprimento 12 (isto é, a propagação primária de sinais de ACK/NACK ou uma sequência ZAC servem como os sinais de referência) é multiplicado por cada componente de uma sequência de código ortogonal (isto é, a sequência Walsh ou sequência DFT). Além disso, os sinais de propagação secundária são transfor- mados em um sinal de sequência de comprimento 12 no domínio do tempo por transformada inversa discreta de Fourier (IDFT) (ou transformada rápida discreta de Fourier (IFFT)). Um prefixo cíclico (CP) é adicionado a cada sinal obtido pela IFFT, e um sinal de uma fenda que consiste em sete símbolos SC-FDMA é assim formado.[0010] As illustrated in Figure 2, at the terminals, ACK/NACK signals are mainly propagated over the frequency components corresponding to a single carrier frequency division multiple access symbol (1SC-FDMA) by a ZAC sequence (length 12) in the first frequency domain. In other words, the ZAC sequence of length 12 is multiplied by an ACK/NACK signal component represented by a complex number. Subsequently, the main propagation of ACK/NACK signals and a ZAC sequence serving the reference signals are second propagated using a Walsh sequence (length 4: W(0) to W(3)) and a sequence of DFT (length 3: F(0) to F(2)). More specifically, each component of the signal sequence of length 12 (i.e., the primary propagation of ACK/NACK signals or a ZAC sequence serves as the reference signals) is multiplied by each component of an orthogonal code sequence (i.e. , the Walsh sequence or DFT sequence). Furthermore, the secondary propagation signals are transformed into a sequence signal of length 12 in the time domain by inverse discrete Fourier transform (IDFT) (or fast discrete Fourier transform (IFFT)). A cyclic prefix (CP) is added to each signal obtained by IFFT, and a one-slit signal consisting of seven SC-FDMA symbols is thus formed.

[0011] O PUCCH é mapeado para ambas as extremidades de uma banda de sistema no domínio de frequência. No PUCCH, um recurso de radio é alocado para cada terminal em unidades de subquadros. Cada subquadro consiste em dois intervalos, e para o PUCCH, o salto de frequência é aplicado entre um primeiro intervalo e último intervalo (salto de frequência de interintervalo).[0011] The PUCCH is mapped to both ends of a system band in the frequency domain. In PUCCH, a radio resource is allocated to each terminal in units of subframes. Each subframe consists of two intervals, and for PUCCH, frequency hopping is applied between a first interval and last interval (interinterval frequency hopping).

[0012] Os sinais de ACK/NACK de diferentes os terminais são pro pagados com o uso de sequências ZAC que correspondem a diferentes valores de alteração cíclica (isto é, índice de alteração cíclica) ou as sequências de código ortogonais que correspondem a diferentes números de sequência (isto é, índice de cobertura ortogonal (índice de OC)). Uma sequência de código ortogonal é uma combinação de uma sequência Walsh e uma sequência DFT. Além disso, a sequência de código ortogonal é referida como um código de propagação no sentido do bloco em alguns casos. Assim, as estações base podem demulti- plexar os sinais de ACK/NACK de código multiplexados, com o uso do processamento convencional de não propagação e correlação (por exemplo, vide, NPL 4). A Figura 3 ilustra os recursos de PUCCH definidos pelos números de sequência de sequências de código ortogonais (índice de OC: 0 a 2) e valores de alteração cíclica (isto é, índice de alteração cíclica: 0 a 11) de uma sequência ZAC. Quando uma sequência Walsh de comprimento 4 e uma sequência DFT de comprimento 3 são usadas, uma única subportadora inclui um máximo de 36 recursos de PUCCH (3*12=36). No entanto, nem sempre é verdade que 36 recursos de PUCCH estão todos disponíveis. Por exemplo, a Figura 3 ilustra um caso em que 18 recursos de PUCCH (#0 a #17) estão disponíveis.[0012] ACK/NACK signals from different terminals are propagated using ZAC sequences that correspond to different cyclic change values (i.e., cyclic change index) or orthogonal code sequences that correspond to different numbers sequence (i.e., orthogonal coverage index (OC index)). An orthogonal code sequence is a combination of a Walsh sequence and a DFT sequence. Furthermore, the orthogonal code sequence is referred to as a blockwise propagation code in some cases. Thus, base stations can demultiplex code multiplexed ACK/NACK signals using conventional non-propagation and correlation processing (e.g., see NPL 4). Figure 3 illustrates the PUCCH features defined by the sequence numbers of orthogonal code sequences (OC index: 0 to 2) and cyclic change values (i.e., cyclic change index: 0 to 11) of a ZAC sequence. When a Walsh sequence of length 4 and a DFT sequence of length 3 are used, a single subcarrier includes a maximum of 36 PUCCH resources (3*12=36). However, it is not always true that 36 PUCCH features are all available. For example, Figure 3 illustrates a case where 18 PUCCH resources (#0 to #17) are available.

[0013] É interessante notar que, como uma infraestrutura para apoiar a sociedade de informação futura, a comunicação de máquina a máquina (M2M), que permite um serviço com o uso de comunicação autônoma de interdispositivo, sem envolver o julgamento do usuário, tem sido considerada como uma tecnologia promissora em anos recentes. O smart grid é um exemplo de aplicação específica do sistema M2M. O smart grid é um sistema de infraestrutura que fornece de forma eficiente uma linha de vida como a eletricidade ou o gás, realiza a comunicação M2M entre um medidor inteligente fornecido em cada casa ou edifício e um servidor central, e de forma autônoma e eficiente leva o fornecimento e demanda por recursos ao equilíbrio. Outros exemplos de aplicação do sistema de comunicação M2M incluem um sistema de monitoramento para o gerenciamento de bens ou assistência médica remota ou de gerenciamento de inventário remoto ou ge-renciamento de carga remota de máquinas de venda.[0013] It is interesting to note that, as an infrastructure to support the future information society, machine-to-machine (M2M) communication, which enables a service using autonomous inter-device communication without involving user judgment, has been considered a promising technology in recent years. The smart grid is an example of a specific application of the M2M system. The smart grid is an infrastructure system that efficiently provides a lifeline such as electricity or gas, performs M2M communication between a smart meter provided in each house or building and a central server, and autonomously and efficiently takes bringing the supply and demand for resources into balance. Other application examples of the M2M communication system include a monitoring system for asset management or remote healthcare or remote inventory management or remote vending machine load management.

[0014] No sistema de comunicação M2M, o uso de um sistema ce lular que suporta uma faixa de transmissão de uma área de comunicação é particularmente atrativo. Em 3GPP, os estudos em M2M na rede celular foram realizados em padronização LTE e LTE-avançado sob o título de "Machine Type Communication (MTC)". Em particular, o "aumento de cobertura", que estende ainda a área de comunicação, foi estudado a fim de suportar um caso em que um dispositivo de comunicação de MTC é instalado em um local não usado na área de comunicação atual, como um medidor inteligente no galpão de um prédio (por exemplo, vide NPL 5).[0014] In the M2M communication system, the use of a cellular system that supports a transmission range of a communication area is particularly attractive. In 3GPP, studies on M2M in the cellular network were carried out in LTE and LTE-advanced standardization under the title of "Machine Type Communication (MTC)". In particular, the "coverage increase", which further extends the communication area, was studied in order to support a case where an MTC communication device is installed in an unused location in the current communication area, such as a meter smart in the warehouse of a building (for example, see NPL 5).

[0015] No aumento de cobertura de MTC, em particular, uma téc nica chamada de "repetição" que transmite de maneira repetida os mesmos tempos de múltiplos sinais é considerada como uma técnica importante para estender a área de comunicação. Mais especificamente, a transmissão de repetição é esperada ser realizada em canais como PDCCH, PDSCH, e PUCCH. Lista de Citação Literatura de Não patente[0015] In increasing MTC coverage, in particular, a technique called "repetition" that repeatedly transmits the same times of multiple signals is considered as an important technique for extending the communication area. More specifically, repeat transmission is expected to be carried out on channels such as PDCCH, PDSCH, and PUCCH. Non-patent Literature Citation List

[0016] NPL 1 3GPP TS 36.211 V11.5.0, "Physical channels and modulation (Release 11)", dezembro de 2013 NPL 2 3GPP TS 36.212 V11.4.0, "Multiplexing e channel coding (Release 11)", dezembro de 2013 NPL 3 3GPP TS 36.213 V11.5.0, "Physical layer procedures (Release 11)", dezembro de 2013 NPL 4 Seigo Nakao, Tomofumi Takata, Daichi Imamura, e Katsu- hiko Hiramatsu, "Performance enhancement of E-UTRA uplink control channel in fast fading environments", procedimento de 2009 na 69th Conferência de Tecnologia Veicular de IEEE (VTC2009-Spring), abril de 2009 NPL 5 3GPP TR 36.888 V12.0.0, "Study on provision of low-cost Machine-Type Communications (MTC) User Equipments (UEs) based on LTE, junho de 2013[0016] NPL 1 3GPP TS 36.211 V11.5.0, "Physical channels and modulation (Release 11)", December 2013 NPL 2 3GPP TS 36.212 V11.4.0, "Multiplexing and channel coding (Release 11)", December 2013 NPL 3 3GPP TS 36.213 V11.5.0, "Physical layer procedures (Release 11)", December 2013 NPL 4 Seigo Nakao, Tomofumi Takata, Daichi Imamura, and Katsuhiko Hiramatsu, "Performance enhancement of E-UTRA uplink control channel in fast fading environments", 2009 proceedings at the 69th IEEE Vehicle Technology Conference (VTC2009-Spring), April 2009 NPL 5 3GPP TR 36.888 V12.0.0, "Study on provision of low-cost Machine-Type Communications (MTC) User Equipments (UEs) based on LTE, June 2013

Sumário da InvençãoSummary of the Invention Problema TécnicoTechnical problem

[0017] Os estudos não foram realizados de maneira suficiente ain da em recursos de PUCCH para a transmissão dos sinais de ACK/NACK a partir dos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC (isto é, os terminais que realizam a transmissão de repetição), no entanto. Em particular, em um caso em que um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC e um terminal de modo normal (terminal que não realiza a transmissão de repetição) coexistem, o sistema precisa ser desenvolvido de modo que um recurso de PUCCH usado pelo terminal de modo de aumento de cobertura de MTC não colide com um recurso de PUCCH usado pelo terminal de modo normal.[0017] Studies have not yet been carried out sufficiently on PUCCH resources for the transmission of ACK/NACK signals from MTC coverage increase mode terminals (i.e., terminals that perform repeat transmission ), however. In particular, in a case where an MTC coverage enhancement mode terminal and a normal mode terminal (terminal that does not perform repeat transmission) coexist, the system needs to be designed so that a PUCCH feature used by the MTC coverage boost mode terminal does not collide with a PUCCH resource used by the normal mode terminal.

[0018] Um aspecto da presente descrição fornece, assim, um ter minal, uma estação base, um método de transmissão, e um método de repetição que possibilita evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC sem qualquer diminuição na eficiência de utilização de recursos de PDCCH ou qualquer aumento na complexidade de programação.[0018] One aspect of the present description thus provides a terminal, a base station, a transmission method, and a retry method that makes it possible to avoid a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the normal mode terminal. of increased MTC coverage without any decrease in PDCCH resource utilization efficiency or any increase in programming complexity.

Solução para o ProblemaSolution to the Problem

[0019] Um terminal de acordo com um aspecto dessa descrição inclui: uma seção de recepção que recebe as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; uma seção de controle que determina um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e uma seção de transmissão que transmite o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso quando o terminal é um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso quando o terminal é um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[0019] A terminal according to an aspect of this description includes: a receiving section that receives control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; a control section that determines a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and a transmission section that transmits the response signal using the given resource, wherein: the transmission section transmits the response signal using a resource in a first resource group when the terminal is a first terminal to the which repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and the transmission section transmits the response signal using a resource in a second resource group when the terminal is a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group. resource.

[0020] Uma estação base de acordo com um aspecto dessa des crição inclui: uma seção de transmissão que transmite as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; uma seção de controle que determina um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e uma seção de recepção que recebe o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: a seção de recepção recebe, com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso, o sinal de resposta transmitido a partir de um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e a seção de recepção recebe, com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso, o sinal de resposta transmitido a partir de um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[0020] A base station according to an aspect of this description includes: a transmission section that transmits control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; a control section that determines a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and a receiving section that receives the response signal using the given resource, wherein: the receiving section receives, using a resource in a first resource group, the response signal transmitted from a first terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and the receiving section receives, with the use of a resource in a second resource group, the response signal transmitted from a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group.

[0021] Um método de transmissão de acordo com um aspecto dessa descrição inclui: receber as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; determinar um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e transmitir o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: na transmissão do sinal de resposta, o sinal de resposta é transmitido com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso a partir de um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e na transmissão do sinal de resposta, o sinal de resposta é transmitido com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso a partir de um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[0021] A transmission method according to an aspect of this description includes: receiving control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; determining a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and transmitting the response signal using the given resource, wherein: in transmitting the response signal, the response signal is transmitted using a resource in a first resource group from a first terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and in transmitting the response signal, the response signal is transmitted using a resource in a second resource group from a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group.

[0022] Um método de recepção de acordo com um aspecto dessa descrição inclui: transmitir as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; determinar um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e receber o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: na recepção do sinal de resposta, o sinal de resposta transmitido a partir de um primeiro terminal é recebido com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso, o primeiro terminal sendo um terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e na recepção do sinal de resposta, o sinal de resposta transmitido a partir de um segundo terminal é recebido com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso que é diferente do primeiro grupo de recurso, o segundo terminal sendo um terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada.[0022] A receiving method according to an aspect of this description includes: transmitting control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; determining a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and receiving the response signal using the given resource, wherein: upon reception of the response signal, the response signal transmitted from a first terminal is received using a resource in a first resource group, the first terminal being a terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and in receiving the response signal, the response signal transmitted from a second terminal is received using a resource in a second resource group that is different from the first resource group, the second terminal being a terminal to which replay transmission is not applied.

Efeitos Vantajosos da InvençãoAdvantageous Effects of the Invention

[0023] De acordo com um aspecto da presente descrição, é possí vel evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC sem diminuir a eficiência de utilização de recursos de PDCCH ou aumentar a complexidade de programação.[0023] According to one aspect of the present description, it is possible to avoid a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage increase mode terminal without decreasing the PDCCH resource utilization efficiency or increase programming complexity.

Breve Descrição dos DesenhosBrief Description of the Drawings

[0024] a Figura 1 é um diagrama que ilustra o tempo de transmis são de cada canal; a Figura 2 é um diagrama que ilustra um método para estender os sinais de resposta e sinais de referência; a Figura 3 é um diagrama que ilustra um exemplo de recursos de PUCCH; a Figura 4 é um diagrama que ilustra o tempo de transmissão de cada canal durante a transmissão de repetição; a Figura 5 é um diagrama em blocos que ilustra um exemplo de uma colisão de recurso de PUCCH; a Figura 6 é um diagrama em blocos que ilustra uma configuração primária de uma estação base de acordo com a modalidade 1; a Figura 7 é um diagrama em blocos que ilustra uma confi-guração primária de um terminal de acordo com a modalidade 1; a Figura 8 é um diagrama em blocos que ilustra uma confi-guração da estação base de acordo com a modalidade 1; a Figura 9 é um diagrama em blocos que ilustra uma confi-guração do terminal de acordo com a modalidade 1; ilustra que os recursos a Figura 10 é um diagrama PUCCH de acordo com a modalidade 1; a Figura 11 é um diagrama PUCCH de acordo com a modalidade 2; a Figura 12 é um diagrama PUCCH de acordo com a modalidade 3; a Figura 13 é um diagrama que ilustra uma associação que que de ilustra ilustra os os recursos recursos de de en- tre os CCEs e os recursos de PUCCH de acordo com a modalidade 4; a Figura 14 é um diagrama que ilustra uma associação entre os CCEs e os recursos de PUCCH de acordo com a modalidade 4; a Figura 15 é um diagrama que ilustra um exemplo de uma colisão de recurso de PUCCH de acordo com a modalidade 5; a Figura 16 é um diagrama que ilustra o tempo de trans-missão de cada canal de acordo com a modalidade 5; a Figura 17 é um diagrama que ilustra um exemplo de uma colisão de recurso de PUCCH de acordo com a modalidade 6; e a Figura 18 é um diagrama que ilustra o tempo de trans-missão de cada canal de acordo com a modalidade 6. Descrição das Modalidades[0024] Figure 1 is a diagram illustrating the transmission time of each channel; Figure 2 is a diagram illustrating a method for extending response signals and reference signals; Figure 3 is a diagram illustrating an example of PUCCH resources; Figure 4 is a diagram illustrating the transmission time of each channel during repeat transmission; Figure 5 is a block diagram illustrating an example of a PUCCH resource collision; Figure 6 is a block diagram illustrating a primary configuration of a base station according to embodiment 1; Figure 7 is a block diagram illustrating a primary configuration of a terminal according to embodiment 1; Figure 8 is a block diagram illustrating a base station configuration according to embodiment 1; Figure 9 is a block diagram illustrating a terminal configuration according to embodiment 1; illustrates that the features Figure 10 is a PUCCH diagram according to embodiment 1; Figure 11 is a PUCCH diagram according to embodiment 2; Figure 12 is a PUCCH diagram according to embodiment 3; Figure 13 is a diagram illustrating an association between the CCEs and the PUCCH resources according to modality 4; Figure 14 is a diagram illustrating an association between CCEs and PUCCH resources according to embodiment 4; Figure 15 is a diagram illustrating an example of a PUCCH resource collision according to embodiment 5; Figure 16 is a diagram illustrating the transmission time of each channel according to modality 5; Figure 17 is a diagram illustrating an example of a PUCCH resource collision according to embodiment 6; and Figure 18 is a diagram illustrating the transmission time of each channel according to modality 6. Description of Modalities

[0025] A Figura 4 ilustra o tempo de transmissão de cada canal no aumento de cobertura de MTC que é presumido ser um aspecto dessa descrição. Na Figura 4, "NPDCCH," "NPDSCH," e "NPUCCH" representam o nível de repetição (o número de repetições, ou o fator de repetição) de PDCCH, o nível de repetição de PDSCH, e o nível de repetição de PUCCH, respectivamente. Como ilustrado na Figura 4, a transmissão de repetição de PDCCH é realizada primeiro e, em seguida, a repetição de PDSCH ao qual os dados são atribuídos pelo PDCCH é realizada no aumento de cobertura de MTC. O tempo de transmissão de um sinal de ACK/NACK (PUCCH) a partir do terminal é depois dos subquadros KMTC que seguem o subquadro no qual a recepção de PDSCH terminou.[0025] Figure 4 illustrates the transmission time of each channel in the MTC coverage increase that is assumed to be an aspect of this description. In Figure 4, "NPDCCH," "NPDSCH," and "NPUCCH" represent the repetition level (the number of repetitions, or the repetition factor) of PDCCH, the repetition level of PDSCH, and the repetition level of PUCCH , respectively. As illustrated in Figure 4, the PDCCH repeat transmission is performed first, and then the PDSCH repeat to which the data is assigned by the PDCCH is performed in the MTC coverage increase. The transmission time of an ACK/NACK (PUCCH) signal from the terminal is after the KMTC subframes that follow the subframe in which PDSCH reception ended.

[0026] Em um caso em que um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC (terminal que realiza a transmissão de repetição) e um terminal de modo normal (terminal que não realiza a transmissão de repetição) coexistem em uma área de cobertura formada pela mesma estação base, a definição de diferentes canais de controle para os sinais de controle de downlink para os respectivos terminais causa uma diminuição na eficiência espectral. A fim de evitar tal diminuição, é possível definir um canal de controle de downlink (PDCCH) com o uso da mesma frequência para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[0026] In a case where an MTC coverage enhancement mode terminal (terminal that performs repeat transmission) and a normal mode terminal (terminal that does not perform repeat transmission) coexist in a coverage area formed by the same base station, defining different control channels for the downlink control signals to the respective terminals causes a decrease in spectral efficiency. In order to avoid such a decrease, it is possible to define a downlink control channel (PDCCH) using the same frequency for the normal mode and MTC coverage boost mode terminals.

[0027] Com essa configuração, o intervalo de tempo entre um subquadro no qual um sinal de ACK/NACK é transmitido (primeiro subquadro no qual a transmissão de repetição de PUCCH é realizada) e um subquadro no qual o PDCCH que inclui um CCE associado ao recurso de PUCCH usado para a transmissão de um sinal de ACK/NACK é transmitido (último subquadro no qual a transmissão de repetição de PDCCH é realizada) varia entre o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por essa razão, quando ambos os terminais transmitem um sinal de ACK/NACK no mesmo subquadro, o número de CCE associado ao recurso de PUCCH no qual o terminal de modo normal transmite o sinal de ACK/NACK e o número de CCE associado ao recurso de PUCCH no qual o aumento de cobertura de MTC terminal transmite o sinal de ACK/NACK pode sobrepor um ao outro. Nesse caso, os sinais de ACK/NACK são transmitidos com o uso do mesmo recurso de PUCCH por ambos os terminais.[0027] With this configuration, the time interval between a subframe in which an ACK/NACK signal is transmitted (first subframe in which PUCCH repeat transmission is performed) and a subframe in which the PDCCH that includes an associated CCE The PUCCH resource used for transmission of an ACK/NACK signal is transmitted (last subframe in which PDCCH repeat transmission is performed) varies between the normal mode and the MTC Coverage Enhancement mode terminals. For this reason, when both terminals transmit an ACK/NACK signal in the same subframe, the CCE number associated with the PUCCH resource in which the normal mode terminal transmits the ACK/NACK signal and the CCE number associated with the resource of PUCCH in which the increased coverage of MTC terminal transmits the ACK/NACK signal can overlap one with the other. In this case, ACK/NACK signals are transmitted using the same PUCCH resource by both terminals.

[0028] A Figura 5 ilustra um exemplo do caso em que o recurso de PUCCH usado pelo terminal de modo normal e o recurso de PUCCH usado pelo terminal de modo de aumento de cobertura de MTC colidem um com o outro. Na Figura 5, "n" representa o subquadro onde a colisão de recurso de PUCCH ocorre.[0028] Figure 5 illustrates an example of the case in which the PUCCH resource used by the normal mode terminal and the PUCCH resource used by the MTC coverage increase mode terminal collide with each other. In Figure 5, "n" represents the subframe where PUCCH resource collision occurs.

[0029] Nesse caso, PDCCH para o terminal de modo normal é transmitido no subquadro n-K, e o PDSCH atribuído pelo PDCCH é transmitido também no subquadro n-K. Enquanto isso, para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, o PDCCH é transmitido no subquadro n-KMTC-NPDSCH-NPDCCH para n-KMTC-NPDSCH-1. O PDSCH atribuído pelo PDCCH é transmitido no subquadro n-KMTC-NPDSCH para n-KMTC-1.[0029] In this case, PDCCH for the normal mode terminal is transmitted in the n-K subframe, and the PDSCH assigned by the PDCCH is also transmitted in the n-K subframe. Meanwhile, for the MTC coverage boost mode terminal, the PDCCH is transmitted in subframe n-KMTC-NPDSCH-NPDCCH to n-KMTC-NPDSCH-1. The PDSCH assigned by the PDCCH is transmitted in the n-KMTC-NPDSCH subframe to n-KMTC-1.

[0030] Quando o subquadro, no qual PDCCH é transmitido ao ter minal de modo normal, se sobrepõe ao subquadro no qual PDCCH é transmitido ao terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, a programação é realizada de modo a impedir a transmissão de PDCCH a ambos os terminais com o uso do mesmo CCE. No entanto, além desse caso (por exemplo, na Figura 5), o mesmo CCE pode ser usado para PDCCH transmissão ao terminal de modo normal e para a transmissão de repetição de PDCCH ao terminal de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, CCE#0 a CCE#3 são usados para a transmissão de PDCCH ao terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, e esse terminal de modo de aumento de cobertura de MTC usa o recurso de PUCCH que corresponde a CCE#0 (o menor índice de CCE#0 a CCE#3). Na Figura 5, CCE#0 e CCE#1 são usados para a transmissão de PDCCH ao terminal de modo normal, e esse terminal de modo normal usa um recurso de PUCCH que corresponde a CCE#0 (o menor índice de CCE#0 e CCE#1).[0030] When the subframe in which PDCCH is transmitted to the terminal in normal mode overlaps the subframe in which PDCCH is transmitted to the terminal in MTC coverage enhancement mode, programming is carried out in such a way as to prevent the transmission of PDCCH to both terminals using the same CCE. However, in addition to this case (for example, in Figure 5), the same CCE can be used for PDCCH transmission to the normal mode terminal and for PDCCH repeat transmission to the MTC coverage enhancement mode terminal. For example, CCE#0 to CCE#3 are used for transmitting PDCCH to the MTC Coverage Enhancement Mode terminal, and this MTC Coverage Enhancement Mode terminal uses the PUCCH resource that corresponds to CCE#0 (the lowest index from CCE#0 to CCE#3). In Figure 5, CCE#0 and CCE#1 are used for PDCCH transmission to the normal mode terminal, and this normal mode terminal uses a PUCCH resource that corresponds to CCE#0 (the lowest index of CCE#0 and CCE#1).

[0031] Como um resultado, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK ocorre a partir do terminal de modo normal e terminal de modo de aumento de cobertura de MTC.[0031] As a result, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals occurs from the normal mode terminal and MTC coverage enhancement mode terminal.

[0032] A fim de evitar um caso em que um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo normal colide com um recurso de PUCCH para a transmissão dos um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, a estação base pode controlar a atribuição de PDCCH para o terminal de modo normal (isto é, não alocar, ao terminal de modo normal, um CCE que foi usado para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC nos subquadros anteriores). Esse caso, no entanto, envolve um problema pelo fato de que a eficiência de utilização de recursos de PDCCH diminui ou que a complexidade de programação aumenta.[0032] In order to avoid a case where a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal from the normal mode terminal collides with a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal from from the MTC coverage enhancement mode terminal, the base station may control the PDCCH assignment to the normal mode terminal (i.e., not allocate to the normal mode terminal a CCE that was used for the MTC coverage enhancement mode terminal). increase in MTC coverage in previous subframes). This case, however, involves a problem in that the PDCCH resource utilization efficiency decreases or the programming complexity increases.

[0033] A partir daqui, uma descrição será dada de cada modalidade da presente descrição em detalhes com referência aos desenhos anexos. Visão Geral do Sistema de Comunicação[0033] From here on, a description will be given of each embodiment of the present description in detail with reference to the attached drawings. Communication System Overview

[0034] Na descrição a seguir, um sistema de duplicação de divisão de frequência (FDD) será usado como um exemplo.[0034] In the following description, a frequency division doubling (FDD) system will be used as an example.

[0035] Além disso, um sistema de comunicação de acordo com cada modalidade dessa descrição é um sistema compatível com LTE- avançado, por exemplo, e inclui a estação base 100 e o terminal 200.[0035] Furthermore, a communication system according to each embodiment of this description is an advanced LTE-compatible system, for example, and includes base station 100 and terminal 200.

[0036] O terminal 200 é configurado com um modo normal ou um modo de aumento de cobertura de MTC. Quando terminal 200 é confi-gurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, por exemplo, a transmissão de repetição para a transmissão de PDCCH, PDSCH, ou PUCCH é aplicada ao terminal 200 por uma pluralidade de subqua- dros. Mais especificamente, o terminal 200 transmite de maneira repetida o mesmo sinal pelos subquadros que são contíguos para um nível de repetição predeterminado.[0036] Terminal 200 is configured with a normal mode or an MTC coverage increase mode. When terminal 200 is configured with MTC coverage increase mode, for example, repeat transmission for PDCCH, PDSCH, or PUCCH transmission is applied to terminal 200 by a plurality of subframes. More specifically, terminal 200 repeatedly transmits the same signal across subframes that are contiguous for a predetermined repetition level.

[0037] A Figura 6 é um diagrama em blocos que ilustra uma configuração primária da estação base 100 de acordo com a modalidade 1 dessa descrição. Na estação base 100 ilustrada na Figura 6, a seção de transmissão 112 transmite as informações de controle que indicam os dados de downlink atribuição (sinal de PDCCH) e os dados de downlink (sinal de PDSCH) e a seção de controle 101 determina um recurso usado para um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink, com base nas informações de controle mencionadas acima, e um seção de recepção de sinal de ACK/NACK (a seção de extração de PUCCH 116, a seção de redução 118 e a seção de processamento de correlação 119) recebe um sinal de ACK/NACK com o uso do recurso determinado. Observa-se que, essa seção de recepção recebe, com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso (região de recurso de PUCCH), um sinal de ACK/NACK transmitido a partir de um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, aos dados de downlink e ao sinal de ACK/NACK é aplicada, e recebe, com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso (região de recurso de PUCCH) que é diferente do primeiro grupo de recurso, um sinal de ACK/NACK transmitido a partir de um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada.[0037] Figure 6 is a block diagram illustrating a primary configuration of base station 100 in accordance with embodiment 1 of this description. In the base station 100 illustrated in Figure 6, the transmission section 112 transmits control information indicating the assignment downlink data (PDCCH signal) and the downlink data (PDSCH signal) and the control section 101 determines a resource used for an ACK/NACK signal for the downlink data, based on the control information mentioned above, and an ACK/NACK signal receiving section (the PUCCH extraction section 116, the reduction section 118 and the correlation processing section 119) receives an ACK/NACK signal with the use of the given resource. Note that this receive section receives, using a resource in a first resource group (PUCCH resource region), an ACK/NACK signal transmitted from a first terminal to which the repeat transmission for control information, downlink data and the ACK/NACK signal is applied to, and received, using a resource in a second resource group (PUCCH resource region) that is different from the first resource group , an ACK/NACK signal transmitted from a second terminal to which repeat transmission is not applied.

[0038] A Figura 7 é um diagrama em blocos que ilustra uma configuração primária do terminal 200 de acordo com cada modalidade dessa descrição. No terminal 200 ilustrado na Figura 7, a seção de re- cepção 202 recebe as informações de controle que indicam a atribuição dos dados de downlink e os dados de downlink. Além disso, a seção de controle 213 determina um recurso usado para um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink, com base nas informações de controle, e uma seção de transmissão de sinal de ACK/NACK (seção de extensão primária 216, a seção de extensão secundária 217, a seção de IFFT 218) transmite o sinal de ACK/NACK com o uso do recurso determinado. Observa-se que, quando o terminal que inclui a seção de transmissão de sinal de ACK/NACK é um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, aos dados de downlink e ao sinal de ACK/NACK é aplicada, a seção de transmissão de sinal de ACK/NACK transmite o sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso. Quando o terminal que inclui a seção de transmissão de sinal de ACK/NACK é um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, a seção de transmissão de sinal de ACK/NACK transmite o sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso que é diferente do primeiro grupo de recurso.[0038] Figure 7 is a block diagram illustrating a primary configuration of terminal 200 in accordance with each embodiment of this description. In the terminal 200 illustrated in Figure 7, the receiving section 202 receives control information indicating the assignment of downlink data and downlink data. Furthermore, the control section 213 determines a resource used for an ACK/NACK signal for the downlink data, based on the control information, and an ACK/NACK signal transmission section (primary extension section 216, the secondary extension section 217, the IFFT section 218) transmits the ACK/NACK signal using the given resource. It is noted that when the terminal including the ACK/NACK signal transmission section is a first terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data and the ACK/NACK signal is applied, the ACK/NACK signal transmission section transmits the ACK/NACK signal using a resource in a first resource group. When the terminal including the ACK/NACK signal transmission section is a second terminal to which repeat transmission is not applied, the ACK/NACK signal transmission section transmits the ACK/NACK signal using a resource in a second resource group that is different from the first resource group.

Modalidade 1Mode 1 Configuração da Estação baseBase Station Configuration

[0039] A Figura 8 é um diagrama em blocos que ilustra uma configuração de estação base 100 de acordo com a modalidade 1 da presente descrição. Na Figura 8, estação base 100 inclui a seção de controle 101, a seção de geração de sinal de controle 102, a seção de codificação de sinal de controle 103, a seção de modulação de sinal de controle 104, a seção de geração de sinal de transmissão 105, a seção de codificação de dados 106, a seção de controle de retransmissão 107, a seção de modulação de dados 108, a seção de atribuição de sinal 109, a seção de transformada rápida e inversa de Fourier (IFFT) 110, a seção de adição de CP 111, a seção de transmissão 112, a antena 113, a seção de recepção 114, a seção de remoção de CP 115, a seção de extração de PUCCH 116, a seção de controle de sequência 117, a seção de redução 118, a seção de processamento de correlação 119 e a seção de determinação 120.[0039] Figure 8 is a block diagram illustrating a base station configuration 100 in accordance with embodiment 1 of the present description. In Figure 8, base station 100 includes control section 101, control signal generation section 102, control signal encoding section 103, control signal modulation section 104, signal generation section transmission section 105, the data coding section 106, the retransmission control section 107, the data modulation section 108, the signal assignment section 109, the inverse fast Fourier transform (IFFT) section 110, the CP addition section 111, the transmit section 112, the antenna 113, the receive section 114, the CP removal section 115, the PUCCH extraction section 116, the sequence control section 117, the section 118, the correlation processing section 119 and the determination section 120.

[0040] A seção de controle 101 aloca um recurso de downlink para transmitir as informações de controle (recurso de atribuição de infor-mações de controle de downlink), e um recurso de downlink para a transmissão dos dados de downlink (dados de transmissão) (recurso de atribuição de dados de downlink) ao terminal alvo de alocação de recurso 200. O recurso de atribuição de informações de controle de downlink é selecionado dentro dos recursos que correspondem a PDCCH ou PDCCH aumentado (EPDCCH). Além disso, os recursos de atribuição de dados de downlink são selecionados dentro dos recursos que correspondem a PDSCH. Quando uma pluralidade de alvo de alocação de recurso dos terminais 200 está presente dentro do mesmo subquadro, a seção de controle 101 aloca um diferente recurso para cada terminal alvo de alocação de recurso 200. O recurso de atribuição de informações de controle de downlink é equivalente ao CCH L1/L2 descrito acima. Mencionado de forma diferente, o recurso de atribuição de informações de controle de downlink inclui um ou uma pluralidade de CCEs. Além disso, como descrito acima, quando o PUCCH é indicado de maneira implícita com o uso de um CCE, cada CCE é associado a um recurso de PUCCH de uma região de canal de controle de uplink (região de PUCCH).[0040] The control section 101 allocates a downlink resource for transmitting the control information (downlink control information assignment resource), and a downlink resource for transmitting the downlink data (broadcast data). (downlink data assignment resource) to the resource allocation target terminal 200. The downlink control information assignment resource is selected within the resources corresponding to PDCCH or augmented PDCCH (EPDCCH). Additionally, downlink data assignment resources are selected within the resources that correspond to PDSCH. When a plurality of resource allocation target terminals 200 are present within the same subframe, the control section 101 allocates a different resource to each resource allocation target terminal 200. The downlink control information assignment resource is equivalent to the CCH L1/L2 described above. Mentioned differently, the downlink control information assignment feature includes one or a plurality of CCEs. Furthermore, as described above, when PUCCH is indicated implicitly using a CCE, each CCE is associated with a PUCCH resource of an uplink control channel region (PUCCH region).

[0041] A seção de controle 101 identifica um recurso de PUCCH que corresponde a um CCE ocupado pelo PDCCH que inclui as informações de controle (isto é, a frequência, e o código com o uso na propagação primária/propagação secundária). A seção de controle 101 emite, à seção de controle de sequência 117, as informações em uma sequência ZAC e uma sequência de código ortogonal que pode ser usada para propagar um sinal de PUCCH transmitido a partir do terminal 200 (sinais de ACK/NACK e sinais de referência) (isto é, informações no recurso de PUCCH), e emite as informações na frequência à seção de extração de PUCCH 116.[0041] Control section 101 identifies a PUCCH resource that corresponds to a CCE occupied by the PDCCH that includes the control information (i.e., the frequency, and the code with use in primary propagation/secondary propagation). The control section 101 outputs, to the sequence control section 117, information in a ZAC sequence and an orthogonal code sequence that can be used to propagate a PUCCH signal transmitted from the terminal 200 (ACK/NACK signals and reference signals) (i.e., information on the PUCCH resource), and outputs the information on the frequency to the PUCCH extraction section 116.

[0042] Além disso, a seção de controle 101 determina uma taxa de codificação usada para transmitir as informações de controle ao terminal alvo de alocação de recurso 200 e emite a taxa de codificação de-terminada à seção de codificação de sinal de controle 103. A seção de controle 101 também determina uma taxa de codificação usada para a transmissão de dados de downlink ao terminal alvo de alocação de recurso 200 e emite a taxa de codificação determinada à seção de co-dificação de dados 106.[0042] Furthermore, the control section 101 determines a coding rate used to transmit control information to the resource allocation target terminal 200 and outputs the determined coding rate to the control signal coding section 103. The control section 101 also determines a coding rate used for transmitting downlink data to the resource allocation target terminal 200 and outputs the determined coding rate to the data coding section 106.

[0043] Observa-se que, o volume de dados das informações de controle varia dependendo da taxa de codificação determinada, de modo que a seção de controle 101 aloca o recurso de atribuição de informações de controle de downlink que inclui CCEs suficientes para mapear as informações de controle dessa data volume. A seção de controle 101 emite as informações em um recurso de atribuição de dados de downlink à seção de geração de sinal de controle 102. A seção de controle 101 emite as informações no recurso de atribuição de dados de downlink e no recurso de atribuição de informações de controle de downlink à seção de atribuição de sinal 109.[0043] It is noted that the data volume of the control information varies depending on the determined coding rate, so that the control section 101 allocates the downlink control information assignment resource that includes sufficient CCEs to map the control information for this volume date. The control section 101 outputs the information in a downlink data assignment facility to the control signal generation section 102. The control section 101 outputs the information in the downlink data assignment facility and the information assignment facility. downlink control section to signal assignment section 109.

[0044] Além disso, quando o terminal alvo de alocação de recurso 200 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, a seção de controle 101 emite as informações no nível de repetição (o número de repetições) para cada canal (PDCCH, PDSCH, ou PUCCH) do terminal alvo de alocação de recurso 200 à seção de geração de sinal de controle 102 e à seção de codificação de dados 106.[0044] Additionally, when the resource allocation target terminal 200 is configured with the MTC coverage increase mode, the control section 101 outputs the repetition level information (the number of repetitions) for each channel (PDCCH , PDSCH, or PUCCH) from the resource allocation target terminal 200 to the control signal generation section 102 and the data coding section 106.

[0045] Além disso, a seção de controle 101 instrui a seção de geração de sinal de transmissão 105 a gerar um sinal de transmissão com base em um parâmetro determinado para cada estação base com antecedência.[0045] Furthermore, the control section 101 instructs the transmission signal generation section 105 to generate a transmission signal based on a parameter determined for each base station in advance.

[0046] A seção de controle 101 também gera as informações nos recursos de PUCCH e emite as informações à seção de geração de sinal de controle 102. As informações nos recursos de PUCCH inclui um parâmetro para identificar os recursos de PUCCH usados no terminal de modo normal e no terminal de modo de aumento de cobertura de MTC. Observa-se que, as informações nos recursos de PUCCH podem ser indicadas aos terminais 200 como as informações de transmissão que indicam a um valor de célula específica, e pode ser indicadas aos terminais 200 por maior sinalização de camada.[0046] The control section 101 also generates the information on the PUCCH resources and outputs the information to the control signal generation section 102. The information on the PUCCH resources includes a parameter to identify the PUCCH resources used at the mode terminal normal and in MTC coverage increase mode terminal. It is noted that the information in the PUCCH resources can be indicated to the terminals 200 as the transmission information that indicates a specific cell value, and can be indicated to the terminals 200 by higher layer signaling.

[0047] A seção de geração de sinal de controle 102 gera um sinal de controle com o uso das informações recebidas a partir da seção de controle 101 (isto é, as informações no recurso de atribuição de dados de downlink, as informações no nível de repetição de PUCCH, ou as informações recursos de PUCCH) e emite o sinal de controle à seção de codificação de sinal de controle 103. Quando uma pluralidade terminais de alvo de alocação de recurso 200 estão presentes, o sinal de controle inclui uma ID de terminal de cada terminal de destino com o propósito de identificar cada terminal alvo de alocação de recurso 200. Por exemplo, o sinal de controle inclui os bits de CRC mascarados pelas IDs de terminal de terminais de destino. Quando o terminal alvo de alocação de recurso 200 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, a seção de geração de sinal de controle 102 gera um sinal de repetição de acordo com as informações no nível de repetição recebidas a partir da seção de controle 101. Mais especificamente, quando o nível de repetição de PDCCH é maior que 1, a seção de geração de sinal de controle 102 emite o mesmo sinal de controle por uma pluralidade de subquadros contíguos que correspondem ao nível de repetição à seção de codificação de sinal de controle 103.[0047] The control signal generation section 102 generates a control signal using information received from the control section 101 (i.e., the information in the downlink data assignment facility, the information at the PUCCH repetition, or the PUCCH resource information) and outputs the control signal to the control signal encoding section 103. When a plurality of resource allocation target terminals 200 are present, the control signal includes a terminal ID of each target terminal for the purpose of identifying each resource allocation target terminal 200. For example, the control signal includes the CRC bits masked by the terminal IDs of target terminals. When the resource allocation target terminal 200 is configured with the MTC coverage increase mode, the control signal generation section 102 generates a repeat signal in accordance with the repeat level information received from the control section 102. control 101. More specifically, when the PDCCH repetition level is greater than 1, the control signal generation section 102 outputs the same control signal over a plurality of contiguous subframes that correspond in repetition level to the control encoding section. control signal 103.

[0048] A seção de codificação de sinal de controle 103 codifica o sinal de controle recebido a partir da seção de geração de sinal de controle 102, de acordo com a taxa de codificação recebida a partir da seção de controle 101, e emite o sinal de controle codificado à seção de modulação de sinal de controle 104.[0048] The control signal coding section 103 encodes the control signal received from the control signal generating section 102, according to the coding rate received from the control section 101, and outputs the signal control signal to the control signal modulation section 104.

[0049] A seção de modulação de sinal de controle 104 modula o sinal de controle recebido a partir da seção de codificação de sinal de controle 103 e emite o sinal de controle modulado à seção de atribuição de sinal 109.[0049] The control signal modulation section 104 modulates the control signal received from the control signal encoding section 103 and outputs the modulated control signal to the signal assignment section 109.

[0050] A seção de geração de sinal de transmissão 105 gera um sinal de transmissão de acordo com uma instrução de seção de controle 101 e emite o sinal de transmissão à seção de atribuição de sinal 109. Observa-se que, o sinal de transmissão inclui um sinal para a largura de banda do sistema ou os recursos de PUCCH, por exemplo. O sinal de transmissão pode ser submetido ao processamento de codificação e processamento de modulação.[0050] The transmission signal generation section 105 generates a transmission signal in accordance with a control section instruction 101 and outputs the transmission signal to the signal assignment section 109. It is observed that, the transmission signal includes a signal for system bandwidth or PUCCH resources, for example. The transmission signal can be subjected to coding processing and modulation processing.

[0051] A seção de codificação de dados 106 codifica os dados de transmissão para cada terminal de destino (sequência de bit, isto é, dados de downlink) de acordo com a taxa de codificação recebida a partir da seção de controle 101 e emite os dados de sinal codificados à seção de controle de retransmissão 107. Além disso, quando o terminal alvo de alocação de recurso 200 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, a seção de codificação de dados 106 gera um sinal de repetição de acordo com as informações no nível de repetição recebidas a partir da seção de controle 101. Mais especificamente, quando o nível de repetição de PDSCH é maior que 1, a seção de codificação de dados 106 emite o mesmo sinal de dados à seção de controle de retransmissão 107 por uma pluralidade de subqua- dros contíguos que correspondem a o nível de repetição.[0051] The data coding section 106 encodes the transmission data for each destination terminal (bit sequence, i.e., downlink data) according to the coding rate received from the control section 101 and outputs the coded signal data to the retransmission control section 107. Furthermore, when the resource allocation target terminal 200 is configured with the MTC coverage increase mode, the data coding section 106 generates a repeat signal accordingly. with the repetition level information received from the control section 101. More specifically, when the PDSCH repetition level is greater than 1, the data coding section 106 outputs the same data signal to the retransmission control section 107 by a plurality of contiguous subframes corresponding to the level of repetition.

[0052] A seção de controle de retransmissão 107 mantém os dados de sinal codificados recebidos a partir da seção de codificação de dados 106 e também emite os dados de sinal codificados à seção de modulação de dados 108 para a transmissão inicial. A seção de controle de retransmissão 107 mantém os dados de sinal codificados para cada terminal de destino. Além disso, mediante a recepção de um NACK para o sinal de dados transmitido a partir da seção de determinação 120 a ser descrita a partir desse ponto, a seção de controle de retransmissão 107 emite os dados mantidos correspondentes à seção de modulação de dados 108. Mediante a recepção de um ACK para o sinal de dados transmitido, a seção de controle de retransmissão 107 deleta os dados mantidos correspondentes.[0052] The retransmission control section 107 maintains the encoded signal data received from the data encoding section 106 and also outputs the encoded signal data to the data modulation section 108 for initial transmission. The retransmission control section 107 maintains the encoded signal data for each destination terminal. Furthermore, upon receipt of a NACK for the data signal transmitted from the determination section 120 to be described hereinafter, the retransmission control section 107 outputs the corresponding held data to the data modulation section 108. Upon receipt of an ACK for the transmitted data signal, the retransmission control section 107 deletes the corresponding held data.

[0053] A seção de modulação de dados 108 modula um sinal de dados recebido a partir da seção de controle de retransmissão 107 e emite o sinal de modulação de dados à seção de atribuição de sinal 109.[0053] The data modulation section 108 modulates a data signal received from the retransmission control section 107 and outputs the data modulation signal to the signal assignment section 109.

[0054] A seção de atribuição de sinal 109 mapeia o sinal de controle recebido a partir da seção de modulação de sinal de controle 104, o sinal de transmissão recebido a partir da seção de geração de sinal de transmissão 105, e o sinal de modulação de dados recebido a partir da seção de modulação de dados 108 aos recursos de downlink (como os recursos de atribuição de sinal de dados de downlink ou recursos de atribuição de informações de controle de downlink) e emite os sinais mapeados à seção de IFFT 110. Mais especificamente, a seção de atribuição de sinal 109 mapeia o sinal de controle a um recurso indicado pelo recurso de atribuição de informações de controle de downlink recebidas a partir da seção de controle 101 e também mapeia o sinal de modulação de dados a um recurso indicado pelo recurso de atribuição de dados de downlink recebido a partir da seção de controle 101. Além disso, a seção de atribuição de sinal 109 mapeia o sinal de transmissão a um recurso de tempo e frequência previamente definidos.[0054] The signal assignment section 109 maps the control signal received from the control signal modulation section 104, the transmission signal received from the transmission signal generation section 105, and the modulation signal of data received from the data modulation section 108 to the downlink resources (such as the downlink data signal assignment resources or downlink control information assignment resources) and outputs the signals mapped to the IFFT section 110. More specifically, the signal assignment section 109 maps the control signal to a resource indicated by the downlink control information assignment resource received from the control section 101 and also maps the data modulation signal to a resource indicated by the downlink data assignment facility received from the control section 101. Furthermore, the signal assignment section 109 maps the transmission signal to a previously defined time and frequency resource.

[0055] A seção de IFFT 110 transforma um sinal de domínio de frequência em um sinal de domínio de tempo ao realizar o processamento de IFFT no sinal recebido a partir da seção de atribuição de sinal 109. A seção de IFFT 110 emite o sinal de domínio de tempo à seção de adição de CP 111.[0055] The IFFT section 110 transforms a frequency domain signal into a time domain signal by performing IFFT processing on the signal received from the signal assignment section 109. The IFFT section 110 outputs the signal time domain to the addition section of CP 111.

[0056] A seção de adição de CP 111 adiciona um CP ao sinal recebido a partir da seção de IFFT 110 e emite o sinal de CP adicionado (sinal de OFDM) à seção de transmissão 112.[0056] The CP addition section 111 adds a CP to the signal received from the IFFT section 110 and outputs the added CP signal (OFDM signal) to the transmission section 112.

[0057] A seção de transmissão 112 realiza o processamento frequência de rádio (RF) como a conversão de digital para analógico (D/A) ou conversão ascendente no sinal de OFDM recebido a partir da seção de adição de CP 111 e emite sinal de rádio ao terminal 200 através da antena 113.[0057] The transmission section 112 performs radio frequency (RF) processing such as digital-to-analog (D/A) conversion or upconversion on the OFDM signal received from the CP addition section 111 and outputs signal radio to terminal 200 via antenna 113.

[0058] A seção de recepção 114 realiza o processamento de RF como conversão descendente ou a conversão analógico para digital (A/D) no sinal de rádio recebido a partir da terminal 200 através da antena 113 e emite um sinal recebido obtido assim à seção de remoção de CP 115.[0058] The receiving section 114 performs RF processing such as down conversion or analog to digital (A/D) conversion on the radio signal received from the terminal 200 through the antenna 113 and outputs a received signal thus obtained to the section of CP 115 removal.

[0059] A seção de remoção de CP 115 remove um CP adicionado ao sinal recebido a ser recebido a partir da seção de recepção 114 e emite o Sinal removido de CP à seção de extração de PUCCH 116.[0059] The CP removal section 115 removes a CP added to the received signal to be received from the receive section 114 and outputs the CP removed Signal to the PUCCH extraction section 116.

[0060] A seção de extração de PUCCH 116 extrai um sinal de canal de controle de uplink (PUCCH) recebido a partir da seção de remoção de CP 115 com base nas informações recebidas a partir da seção de controle 101 e emite o PUCCH à seção de redução 118. Quando um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC 200 está presente, a seção de extração de PUCCH 116 realiza a combinação coerente no PUCCH transmitido de maneira repetida por uma pluralidade de subquadros para extrair o PUCCH (sinal combinado).[0060] The PUCCH extraction section 116 extracts an uplink control channel (PUCCH) signal received from the CP removal section 115 based on information received from the control section 101 and outputs the PUCCH to the section reduction mode 118. When an MTC coverage increase mode terminal 200 is present, the PUCCH extraction section 116 performs coherent combining on the repeatedly transmitted PUCCH by a plurality of subframes to extract the PUCCH (combined signal).

[0061] A seção de controle de sequência 117 gera uma sequência ZAC e a sequência de código ortogonal que pode ser usada para propagar os sinais de ACK/NACK e os sinais de referência transmitidos do terminal 200, com base nas informações na sequência ZAC e na sequência de código ortogonal recebida a partir da seção de controle 101. A seção de controle de sequência 117 emite a sequência de código ortogonal à seção de redução 118 e também emite a sequência ZAC à seção de processamento de correlação 119.[0061] Sequence control section 117 generates a ZAC sequence and orthogonal code sequence that can be used to propagate ACK/NACK signals and reference signals transmitted from terminal 200, based on the information in the ZAC sequence and in the orthogonal code sequence received from the control section 101. The sequence control section 117 outputs the orthogonal code sequence to the reduction section 118 and also outputs the ZAC sequence to the correlation processing section 119.

[0062] A seção de não propagação 118 não propaga uma parte do sinal recebido a partir da seção de extração de PUCCH 116 que é uma parte do sinal que corresponde ao sinal de ACK/NACK, com o uso da sequência de código ortogonal recebida a partir da seção de controle de sequência 117 (isto é, a sequência de código ortogonal usada na propagação secundária pelo terminal 200), e emite o sinal não propagado à seção de processamento de correlação 119.[0062] The non-propagation section 118 does not propagate a part of the signal received from the PUCCH extraction section 116 that is a part of the signal that corresponds to the ACK/NACK signal, with the use of the orthogonal code sequence received at from the sequence control section 117 (i.e., the orthogonal code sequence used in secondary propagation by terminal 200), and outputs the unpropagated signal to the correlation processing section 119.

[0063] A seção de processamento de correlação 119 obtém um valor de correlação entre a sequência ZAC recebida como a entrada a partir da seção de controle de sequência 117 (isto é, a sequência ZAC que pode ser usada na propagação primária pelo terminal 200) e o sinal recebido como a entrada a partir da seção de redução 118, e emite o valor de correlação obtido à seção de determinação 120.[0063] The correlation processing section 119 obtains a correlation value between the ZAC sequence received as the input from the sequence control section 117 (i.e., the ZAC sequence that can be used in primary propagation by the terminal 200). and the signal received as the input from the reduction section 118, and outputs the obtained correlation value to the determination section 120.

[0064] A seção de determinação 120 determina se o sinal de ACK/NACK transmitido do terminal 200 indica um ACK ou NACK para os dados transmitidos, com base no valor de correlação recebido a partir da seção de processamento de correlação 119. A seção de determinação 120 emite o resultado de determinação à seção de controle de retransmissão 107.[0064] The determination section 120 determines whether the ACK/NACK signal transmitted from the terminal 200 indicates an ACK or NACK for the transmitted data, based on the correlation value received from the correlation processing section 119. The determination section 120 determination 120 outputs the determination result to the relay control section 107.

Configuração do TerminalTerminal Configuration

[0065] A Figura 9 é um diagrama em blocos que ilustra um configuração do terminal 200 de acordo com a modalidade 1 da presente descrição. Na Figura 9, o terminal 200 inclui a antena 201, a seção de recepção 202, a seção de remoção de CP 203, a seção de transformada rápida de Fourier (FFT) 204, a seção de extração 205, a seção de recepção de sinal de transmissão 206, a seção de demodulação de sinal de controle 207, a seção de decodificação de sinal de controle 208, a seção de determinação 209, o sinal de demodulação de dados 210, sinal de decodificação de dados 211, a seção de CRC 212, a seção de controle 213, a seção de geração de ACK/NACK 214, a seção de modulação 215, a seção de extensão primária 216, a seção de extensão secundária 217, a seção de IFFT 218, a seção de adição de CP 219, e seção de transmissão 220.[0065] Figure 9 is a block diagram illustrating a configuration of terminal 200 in accordance with embodiment 1 of the present description. In Figure 9, terminal 200 includes antenna 201, reception section 202, CP removal section 203, fast Fourier transform (FFT) section 204, extraction section 205, signal reception section transmission section 206, the control signal demodulation section 207, the control signal decoding section 208, the determination section 209, the data demodulation signal 210, data decoding signal 211, the CRC section 212 , the control section 213, the ACK/NACK generation section 214, the modulation section 215, the primary extension section 216, the secondary extension section 217, the IFFT section 218, the CP addition section 219 , and transmission section 220.

[0066] A seção de recepção 202 realiza o processamento de RF como conversão descendente ou a conversão de A/D no sinal de rádio recebido a partir da estação base 100 através da antena 201 para obter um sinal de OFDM com base em banca. A seção de recepção 202 emite o sinal de OFDM à seção de remoção de CP 203.[0066] The receiving section 202 performs RF processing such as downconversion or A/D conversion on the radio signal received from the base station 100 through the antenna 201 to obtain a bank-based OFDM signal. The receiving section 202 outputs the OFDM signal to the CP removal section 203.

[0067] A seção de remoção de CP 203 remove o CP adicionado ao sinal de OFDM recebido a partir da seção de recepção 202 e emite o sinal depois da remoção de CP à seção de FFT 204.[0067] The CP removal section 203 removes the CP added to the OFDM signal received from the receive section 202 and outputs the signal after CP removal to the FFT section 204.

[0068] A seção de FFT 204 realiza o processamento de FFT no sinal recebido a partir da seção de remoção de CP 203 para transformar um sinal de domínio de tempo em um domínio de frequência sinal. A seção de FFT 204 emite o domínio de frequência sinal à seção de extração 205.[0068] The FFT section 204 performs FFT processing on the signal received from the CP removal section 203 to transform a time domain signal into a frequency domain signal. The FFT section 204 outputs the frequency domain signal to the extraction section 205.

[0069] A seção de extração 205 extrai um sinal de transmissão a partir do sinal recebido a partir da seção de FFT 204 e emite o sinal de transmissão à seção de recepção de sinal de transmissão 206. Observa-se que, um recurso ao qual o sinal de transmissão é mape- ado é determinado com antecedência, de modo que a seção de extração 205 obtém o sinal de transmissão ao extrair as informações mapeadas ao recurso. O sinal de transmissão extraído inclui um sinal relacionado à largura de banda do sistema ou um recurso de PUCCH, por exemplo.[0069] The extraction section 205 extracts a transmission signal from the signal received from the FFT section 204 and outputs the transmission signal to the transmission signal receiving section 206. It is noted that, a resource to which The transmission signal is mapped is determined in advance, so the extraction section 205 obtains the transmission signal by extracting the information mapped to the resource. The extracted transmission signal includes a signal related to system bandwidth or a PUCCH resource, for example.

[0070] Além disso, a seção de extração 205 extrai um canal de controle de downlink sinal (sinal de PDCCH) a partir do sinal recebido da seção de FFT 204 e emite o canal de controle de downlink sinal à seção de demodulação de sinal de controle 207. Ainda, a seção de extração 205 extrai os dados de downlink (sinal de PDSCH) a partir do sinal recebido da seção de FFT 204, com base nas informações sobre o recurso de atribuição de dados de downlink destinados ao terminal 200 da seção de extração 205 recebida da seção de determinação 209 e emite os dados de downlink ao sinal de demodulação de dados 210. O sinal de PDCCH inclui as informações nos recurso de atribuição de dados de downlink, as informações no nível de repetição de PUCCH, ou as informações nos recursos de PUCCH, por exemplo.[0070] Furthermore, the extraction section 205 extracts a downlink control channel signal (PDCCH signal) from the signal received from the FFT section 204 and outputs the downlink control channel signal to the signal demodulation section. control 207. Further, the extraction section 205 extracts the downlink data (PDSCH signal) from the signal received from the FFT section 204, based on information about the downlink data assignment resource destined for the terminal 200 of the section of extraction 205 received from the determination section 209 and outputs the downlink data to the data demodulation signal 210. The PDCCH signal includes the information in the downlink data assignment resources, the information in the PUCCH repetition level, or the information in PUCCH resources, for example.

[0071] Além disso, quando o terminal 200 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, e o sinal de PDCCH é transmitido de maneira repetida, a seção de extração 205 realiza a combinação coerente no PDCCH transmitido de maneira repetida por uma pluralidade de subquadros para extrair o PDCCH. Da mesma forma, quando os dados de downlink (sinal de PDSCH) são transmitidos de maneira repetida, a seção de extração 205 realiza a combinação coerente no PDSCH transmitido de maneira repetida por uma pluralidade de subquadros para extrair os dados de downlink.[0071] Furthermore, when the terminal 200 is configured with the MTC coverage increase mode, and the PDCCH signal is transmitted repeatedly, the extraction section 205 performs coherent combining on the PDCCH transmitted repeatedly by a plurality of subframes to extract the PDCCH. Likewise, when the downlink data (PDSCH signal) is transmitted repeatedly, the extraction section 205 performs coherent combining on the repeatedly transmitted PDSCH by a plurality of subframes to extract the downlink data.

[0072] O sinal seção de recepção de transmissão 206 obtém as informações na largura de banda do sistema ou recursos de PUCCH a partir do sinal de transmissão recebido a partir da seção de extração 205. Quando o sinal de transmissão foi submetido ao processamento de codificação e processamento de modulação, a seção de recepção de sinal de transmissão 206 realiza processamento de demodulação e processamento de decodificação no sinal de transmissão. O sinal seção de recepção de transmissão 206 emite o sinal de transmissão obtido à seção de determinação 209 ou à seção de controle 213.[0072] The signal transmit reception section 206 obtains the information on system bandwidth or PUCCH resources from the transmit signal received from the extract section 205. When the transmit signal has undergone encoding processing and modulation processing, the transmission signal receiving section 206 performs demodulation processing and decoding processing on the transmission signal. The signal transmission reception section 206 outputs the obtained transmission signal to the determination section 209 or the control section 213.

[0073] A seção de demodulação do sinal de controle 207 demodu- la o sinal de PDCCH recebido a partir da seção de extração 205 e emite o sinal de PDCCH demodulado à seção de decodificação de sinal de controle 208.[0073] The control signal demodulation section 207 demodulates the PDCCH signal received from the extraction section 205 and outputs the demodulated PDCCH signal to the control signal decoding section 208.

[0074] A seção de decodificação de sinal de controle 208 decodifica o sinal de PDCCH recebido a partir da seção de demodulação de sinal de controle 207 e emite o resultado de decodificação à seção de determinação 209.[0074] The control signal decoding section 208 decodes the PDCCH signal received from the control signal demodulation section 207 and outputs the decoding result to the determination section 209.

[0075] A seção de determinação 209 realiza a determinação às cegas para encontrar se as informações de controle incluídas no resultado de decodificação recebidas a partir da seção de decodificação de sinal de controle 208 são as informações de controle destinadas para o terminal 200. Por exemplo, a seção de determinação 209 realiza o desmascaramento nos bits de CRC pelo ID de terminal do terminal 200 e determina que as informações de controle que resultam emCRC = OK (nenhum erro) como as informações de controle destinadas para o terminal 200. A seção de determinação 209 emite as informações no recurso de atribuição de dados de downlink incluído nas informações de controle destinadas para o terminal 200 à seção de extração 205. Além disso, a seção de determinação 209 identifica um CCE ao qual as informações de controle destinadas para o terminal 200 são mapeadas, e emite as informações de identificação do CCE identificado à seção de controle 213.[0075] The determination section 209 performs blind determination to find whether the control information included in the decoding result received from the control signal decoding section 208 is the control information intended for the terminal 200. For example , the determination section 209 performs unmasking on the CRC bits by the terminal ID of the terminal 200 and determines that the control information that results in CRC = OK (no error) as the control information destined for the terminal 200. The determination section 209 determination 209 outputs the information in the downlink data assignment facility included in the control information destined for the terminal 200 to the extraction section 205. Additionally, the determination section 209 identifies a CCE to which the control information destined for the terminal 200 are mapped, and output the identification information of the identified CCE to the control section 213.

[0076] A seção de demodulação de dados 210 demodula os dados de downlink recebidos a partir da seção de extração 205 e emite os dados de downlink demodulados ao sinal de decodificação de dados 211.[0076] The data demodulation section 210 demodulates the downlink data received from the extraction section 205 and outputs the demodulated downlink data to the data decoding signal 211.

[0077] A seção de decodificação de dados 211 decodifica os dados de downlink recebidas a partir do sinal de demodulação de dados 210 e emite os dados de downlink decodificados à seção de CRC 212.[0077] The data decoding section 211 decodes the downlink data received from the data demodulation signal 210 and outputs the decoded downlink data to the CRC section 212.

[0078] A seção de CRC 212 realiza detecção de erro de CRC nos dados de downlink recebidos a partir do sinal de decodificação de dados 211 e emite o resultado da detecção de erro à seção de geração de ACK/NACK 214. Além disso, a seção de CRC 212 transmite, como os dados recebidos, os dados de downlink que foram determinados como tendo nenhum erro como um resultado da detecção de erro.[0078] The CRC section 212 performs CRC error detection on the downlink data received from the data decoding signal 211 and outputs the error detection result to the ACK/NACK generation section 214. Furthermore, the CRC section 212 transmits, as the received data, downlink data that has been determined to have no error as a result of error detection.

[0079] A seção de controle 213 mantém, com antecedência, as informações em um recurso de PUCCH indicado ao terminal 200 através de um sinal de transmissão, do sinal de PDCCH ou maior sinalização de camada e as informações no nível de repetição.[0079] The control section 213 maintains, in advance, the information on a PUCCH resource indicated to the terminal 200 through a transmit signal, the PDCCH signal or higher layer signaling, and the information at the repetition level.

[0080] A seção de controle 213 usa as informações em um recurso de PUCCH e as informações de identificação de CCE recebidas a partir da seção de determinação 209 e, assim, identifica um recurso de PUCCH que corresponde ao CCE indicado pelas informações de identificação de CCE (isto é, a frequência, e código usado na propagação primária/propagação secundária). Mencionada de forma diferente, a seção de controle 213 identifica um recurso de PUCCH no canal de controle de uplink com base nas informações de identificação de CCE.[0080] The control section 213 uses the information in a PUCCH resource and the CCE identification information received from the determination section 209 and thereby identifies a PUCCH resource that corresponds to the CCE indicated by the identification information. CCE (i.e. the frequency, and code used in primary propagation/secondary propagation). Stated differently, control section 213 identifies a PUCCH resource on the uplink control channel based on CCE identification information.

[0081] Mais especificamente, a seção de controle 213 gera uma sequência ZAC que corresponde a um recurso de PUCCH a ser usado e também determina um valor de alteração cíclica a ser usado, com base no valor de deslocamento cíclico configurado e emite a sequência ZAC e o valor de alteração cíclica à seção de extensão primária 216. Além disso, a seção de controle 213 emite uma sequência de código ortogonal que corresponde ao recurso de PUCCH a ser usado à seção de extensão secundária 217. A seção de controle 213 emite à frequência recurso (subportadoras) que corresponde ao recurso de PUCCH a ser usado à seção de IFFT 218.[0081] More specifically, control section 213 generates a ZAC sequence that corresponds to a PUCCH resource to be used and also determines a cyclic shift value to be used, based on the configured cyclic offset value, and outputs the ZAC sequence and the cyclic change value to the primary extension section 216. Additionally, the control section 213 outputs an orthogonal code sequence corresponding to the PUCCH resource to be used to the secondary extension section 217. The control section 213 outputs the resource frequency (subcarriers) that corresponds to the PUCCH resource to be used in IFFT section 218.

[0082] Além disso, quando o terminal 200 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, a seção de controle 213 emite as informações no nível de repetição de PUCCH à seção de geração de ACK/NACK 214.[0082] Furthermore, when the terminal 200 is configured with the MTC coverage increase mode, the control section 213 outputs the PUCCH repeat level information to the ACK/NACK generation section 214.

[0083] A seção de geração de ACK/NACK 214 gera um sinal de ACK/NACK com base no resultado da detecção de erro recebido a partir da seção de CRC 212. Mais especificamente, a seção de geração de ACK/NACK 214 gera um sinal de NACK quando um erro é detectado, e gera um sinal de ACK quando nenhum erro é detectado. A seção de geração de ACK/NACK 214 emite o sinal de ACK/NACK gerado à seção de modulação 215. Quando o terminal que inclui a seção de geração de ACK/NACK 214 é configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, a seção de geração de ACK/NACK 214 transmite um sinal de repetição de acordo com as informações no nível de repetição recebidas a partir da seção de controle 213. Mais especificamente, a seção de geração de ACK/NACK 214 emite o mesmo sinal de ACK/NACK à seção de modulação 215 por uma pluralidade de subquadros contíguos que correspondem ao nível de repetição.[0083] The ACK/NACK generation section 214 generates an ACK/NACK signal based on the error detection result received from the CRC section 212. More specifically, the ACK/NACK generation section 214 generates a NACK signal when an error is detected, and generates an ACK signal when no error is detected. The ACK/NACK generation section 214 outputs the generated ACK/NACK signal to the modulation section 215. When the terminal including the ACK/NACK generation section 214 is configured with the MTC coverage increase mode, the ACK/NACK generation section 214 transmits a repeat signal in accordance with the repeat level information received from the control section 213. More specifically, the ACK/NACK generation section 214 outputs the same ACK/NACK signal. NACK to the modulation section 215 by a plurality of contiguous subframes corresponding to the repetition level.

[0084] A seção de modulação 215 modula um sinal de ACK/NACK recebido a partir da seção de geração de ACK/NACK 214 e emite o sinal de ACK/NACK modulado à seção de extensão primária 216.[0084] The modulation section 215 modulates an ACK/NACK signal received from the ACK/NACK generation section 214 and outputs the modulated ACK/NACK signal to the primary extension section 216.

[0085] A seção de propagação primária 216 realiza propagação primária do sinal de referência, e o sinal de ACK/NACK recebido a partir da seção de modulação 215, com o uso da sequência ZAC e do valor de alteração cíclica configurado pela seção de controle 213, e emite o sinal de ACK/NACK e o sinal de referência depois da propagação primária à seção de extensão secundária 217.[0085] The primary propagation section 216 performs primary propagation of the reference signal, and the ACK/NACK signal received from the modulation section 215, using the ZAC sequence and the cyclic change value configured by the control section 213, and outputs the ACK/NACK signal and the reference signal after primary propagation to the secondary extension section 217.

[0086] A seção de propagação secundária 217 realiza propagação secundária do sinal de ACK/NACK e do sinal de referência com o uso da sequência de código ortogonal configurada pela seção de controle 213 e emite o sinal depois da propagação secundária à seção de IFFT 218.[0086] The secondary propagation section 217 performs secondary propagation of the ACK/NACK signal and the reference signal using the orthogonal code sequence configured by the control section 213 and outputs the signal after secondary propagation to the IFFT section 218 .

[0087] A seção de IFFT 218 gera um sinal de domínio de tempo ao mapear o sinal de ACK/NACK e o sinal de referência recebida a partir da seção de extensão secundária 217 às subportadoras e ao realizar o processamento de IFFT, com o uso da frequência recurso configurado pela seção de controle 213. A seção de IFFT 218 emite o sinal gerado à seção de adição de CP 219.[0087] The IFFT section 218 generates a time domain signal by mapping the ACK/NACK signal and the reference signal received from the secondary extension section 217 to subcarriers and performing IFFT processing, using of the resource frequency configured by the control section 213. The IFFT section 218 outputs the generated signal to the CP addition section 219.

[0088] A seção de adição de CP 219 adiciona um CP ao sinal recebido a partir da seção de IFFT 218 e transmite o sinal de CP adicionado à seção de transmissão 220.[0088] The CP addition section 219 adds a CP to the signal received from the IFFT section 218 and transmits the added CP signal to the transmission section 220.

[0089] A seção de transmissão 220 realiza o processamento de RF como a conversão D/A ou a conversão ascendente no sinal recebido a partir da seção de adição de CP 219 e transmite o sinal de rádio à estação base 100 através da antena 201. Operação da estação base 100 e Terminal 200[0089] The transmission section 220 performs RF processing such as D/A conversion or upconversion on the signal received from the CP addition section 219 and transmits the radio signal to the base station 100 through the antenna 201. Operation of base station 100 and Terminal 200

[0090] A partir daqui, uma descrição será dada da operação da estação base 100 e do terminal 200 configurados da maneira descrita acima.[0090] From here on, a description will be given of the operation of the base station 100 and the terminal 200 configured in the manner described above.

[0091] A partir daqui, um caso em que um terminal de modo normal e um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC coexistem em uma célula formada pela estação base 100 será descrito.[0091] Hereinafter, a case in which a normal mode terminal and an MTC coverage enhancement mode terminal coexist in a cell formed by base station 100 will be described.

[0092] A estação base 100 de acordo com a modalidade 1 indica as informações em um recurso de PUCCH para cada terminal 200 com antecedência. As informações em um recurso de PUCCH são as informações em um valor de deslocamento usadas para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE e um número máximo de recursos de PUCCH a ser posicionado no bloco de recurso por código multiplexado (RB) em cada região de PUCCH.[0092] The base station 100 according to embodiment 1 indicates the information in a PUCCH resource to each terminal 200 in advance. The information in a PUCCH resource is the information in an offset value used to identify a PUCCH resource number from a CCE number and a maximum number of PUCCH resources to be positioned in the resource block by multiplexed code ( RB) in each PUCCH region.

[0093] Na modalidade 1, o valor de deslocamento mencionado acima é configurado de maneira independente para o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura.[0093] In embodiment 1, the above-mentioned offset value is independently configured for the normal mode terminal and the coverage increase mode terminal.

[0094] Mais especificamente, mediante a recepção de informações de controle de atribuição de downlink (PDCCH ou EPDCCH), o terminal de modo normal determina o número de recurso nPUCCH de um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK para dados de downlink (PDSCH) indicados pelas informações de controle de atribuição correspondentes, com o uso da equação a seguir. npuccH=nccE+NpuccH(1) ... (Equação 1)[0094] More specifically, upon receipt of downlink assignment control information (PDCCH or EPDCCH), the normal mode terminal determines the nPUCCH resource number of a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal to downlink data (PDSCH) indicated by the corresponding assignment control information, using the following equation. npuccH=nccE+NpuccH(1) ... (Equation 1)

[0095] Na Equação 1, "nCCE" representa o número de CCE de um CCE ocupado pelo PDCCH (número inteiro igual a ou maior que 0). Mais especificamente, quando o PDCCH ocupa apenas um CCE, "nCCE" representa o número de CCE do CCE. Enquanto isso, quando PDCCH ocupa uma pluralidade de CCEs, "nCCE" representa o menor número de CCE.[0095] In Equation 1, "nCCE" represents the CCE number of a CCE occupied by the PDCCH (integer equal to or greater than 0). More specifically, when the PDCCH occupies only one CCE, "nCCE" represents the CCE number of the CCE. Meanwhile, when PDCCH occupies a plurality of CCEs, "nCCE" represents the smallest number of CCEs.

[0096] Na Equação 1, "NPUCCH(1)" representa o valor de desloca mento para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE. Por exemplo, em 3GPP versão 11, NPUCCH(1) representa o número de recursos de PUCCH reservados para os recursos de programação semipersistente/solicitação de programação (SPS/SR). "NPUCCH(1)" é um valor comum na célula, por exemplo, e é indicado para o terminal 200 a partir da estação base 100 por um sinal de transmissão ou sinalização de camada mais elevada.[0096] In Equation 1, "NPUCCH(1)" represents the offset value to identify a PUCCH resource number from a CCE number. For example, in 3GPP version 11, NPUCCH(1) represents the number of PUCCH resources reserved for semi-persistent scheduling/scheduling request (SPS/SR) resources. "NPUCCH(1)" is a common value in the cell, for example, and is indicated to the terminal 200 from the base station 100 by a higher layer signaling or transmission signal.

[0097] O terminal de modo normal determina um índice de OC e valor de alteração cíclica pode ser de fato usado, com base no número determinado de recurso de PUCCH "nPUCCH".[0097] The normal mode terminal determines an OC index and cyclic change value can actually be used, based on the determined PUCCH resource number "nPUCCH".

[0098] Enquanto isso, mediante a recepção de informações de controle de atribuição de downlink (PDCCH ou EPDCCH), o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC determina o número de recurso"nPUCCH_MTC" de um recurso de PUCCH para a transmissão dos um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink (PDSCH) indicados pelas informações de controle de atribuição correspondentes, com o uso da equação a seguir. npuccH_MTc=nccE+NpuccH_MTc(1) ... (Equação 2)[0098] Meanwhile, upon receipt of downlink assignment control information (PDCCH or EPDCCH), the MTC coverage enhancement mode terminal determines the "nPUCCH_MTC" resource number of a PUCCH resource for transmitting the an ACK/NACK signal to the downlink data (PDSCH) indicated by the corresponding assignment control information, using the following equation. npuccH_MTc=nccE+NpuccH_MTc(1) ... (Equation 2)

[0099] Na Equação 2, "NPUCCH_MTC(1)" representa um valor de des locamento para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC. Mais especificamente, um valor de deslocamento independente, NPUCCH_MTC(1), que é diferente do valor de deslocamento NPUCCH(1) para o terminal de modo normal, é configurado para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, NPUCCH_MTC(1) pode ser um valor individual (UE específico) dependente no terminal 200, ou pode ser um valor comum aos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[0099] In Equation 2, "NPUCCH_MTC(1)" represents an offset value to identify a PUCCH resource number from a CCE number for the MTC coverage increase mode terminal. More specifically, an independent offset value, NPUCCH_MTC(1), which is different from the NPUCCH(1) offset value for the normal mode terminal, is configured for the MTC coverage increase mode terminal. For example, NPUCCH_MTC(1) may be an individual (specific UE) value dependent on terminal 200, or it may be a common value across MTC coverage increase mode terminals.

[00100] O terminal de modo de aumento de cobertura de MTC determina um índice de OC e o valor de alteração cíclica a ser de fato usado, com base no número determinado de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC".[00100] The MTC coverage increase mode terminal determines an OC index and the cyclic change value to actually be used, based on the determined PUCCH resource number "nPUCCH_MTC".

[00101] A Figura 10 ilustra um exemplo de recursos de PUCCH para o terminal de modo normal e terminal de modo de aumento de cobertura de MTC.[00101] Figure 10 illustrates an example of PUCCH resources for the normal mode terminal and MTC coverage increase mode terminal.

[00102] Na Figura 10, 18 recursos de PUCCH estão disponíveis entre um máximo de 36 recursos de PUCCH para cada RB (RB físico (PRB)) como no caso da Figura 3. Na Figura 10, 54 recursos disponí- veis de PUCCH são atribuídos com os números de recurso de PUCCH (#0 a #53), respectivamente, mais de três RBs.[00102] In Figure 10, 18 PUCCH resources are available among a maximum of 36 PUCCH resources for each RB (physical RB (PRB)) as in the case of Figure 3. In Figure 10, 54 available PUCCH resources are assigned with PUCCH resource numbers (#0 to #53), respectively, more than three RBs.

[00103] Na Figura 10, o valor de deslocamento "NPUCCH(1)" para o terminal de modo normal é igual a 6, e o valor de deslocamento "NPUCCH_MTC(1)" para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é igual a 30.[00103] In Figure 10, the offset value "NPUCCH(1)" for the normal mode terminal is equal to 6, and the offset value "NPUCCH_MTC(1)" for the MTC coverage increase mode terminal is equal to 30.

[00104] Mais especificamente, o terminal de modo normal transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH do número de recurso de PUCCH "nPUCCH=nCCE+6". Enquanto isso, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH do número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC= nCCE+30".[00104] More specifically, the normal mode terminal transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource of PUCCH resource number "nPUCCH=nCCE+6". Meanwhile, the MTC coverage enhancement mode terminal transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource of PUCCH resource number "nPUCCH_MTC= nCCE+30".

[00105] Mencionado de forma diferente, quando configurado com o modo normal, o terminal 200 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH em um grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal, e quando configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, o terminal 200 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH em um grupo de recurso de PUCCH para o aumento de cobertura de MTC dos terminais, que é diferente do grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal.[00105] Mentioned differently, when configured with normal mode, terminal 200 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource in a PUCCH resource group to normal mode terminals, and when configured with the MTC coverage increase mode, the terminal 200 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource in a PUCCH resource group to increase the MTC coverage of the terminals, which is different from the group of PUCCH resource for normal mode terminals.

[00106] Da mesma forma, a estação base 100 recebe um sinal de ACK/NACK transmitido a partir do terminal de modo normal, com o uso de um recurso no grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal, e recebe um sinal de ACK/NACK transmitido a partir do terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, com o uso de um recurso no grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, que é diferente do grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal.[00106] Likewise, the base station 100 receives an ACK/NACK signal transmitted from the normal mode terminal, using a resource in the PUCCH resource group for the normal mode terminals, and receives a signal of ACK/NACK transmitted from the MTC coverage boost mode terminal, using a resource in the PUCCH resource group to the MTC coverage boost mode terminals, which is different from the PUCCH resource group. PUCCH for normal mode terminals.

[00107] Dessa maneira, como ilustrado na Figura 10, o grupo de recurso de PUCCH disponível para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo de aumento de cobertura de MTC ao qual a transmissão de repetição para um sinal de PDCCH, o sinal de PDSCH, e o sinal de ACK/NACK é aplicada é diferente a partir do grupo de recurso de PUCCH disponível para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo normal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada. Mencionado de forma diferente, a região de recurso de PUCCH é dividida em uma região para os terminais de modo normal e uma região para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC ao definir, mutuamente, os valores de deslocamento diferentes para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, cada um dos valores de deslocamento sendo usado para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE.[00107] In this way, as illustrated in Figure 10, the PUCCH resource group available for transmitting an ACK/NACK signal from the MTC coverage enhancement mode terminal to which the repeat transmission for a signal of PDCCH, the PDSCH signal, and the ACK/NACK signal is applied is different from the PUCCH resource group available for transmitting an ACK/NACK signal from the normal mode terminal to which transmission of repetition is not applied. Mentioned differently, the PUCCH resource region is divided into a region for normal mode terminals and a region for MTC coverage increase mode terminals by mutually defining different offset values for normal mode and the MTC coverage increase mode terminals, each of the offset values being used to identify a PUCCH resource number from a CCE number.

[00108] Observa-se que, a Figura 10 ilustra um caso em que os números de CCE disponível para os terminais 200 de cada modo é 24. O número de CCE disponível para os terminais 200 de cada modo, no entanto, não se limita a 24, e pode assumir outro valor. Mais especificamente, os valores de deslocamento "NPUCCH(1)" e "NPUCCH_MTC(1)" podem ser definidos de modo que a região de recurso de PUCCH é dividida em regiões para os terminais 200 dos respectivos modos, dependendo do números de CCE disponíveis.[00108] It is noted that Figure 10 illustrates a case in which the numbers of CCE available for the terminals 200 of each mode is 24. The number of CCE available for the terminals 200 of each mode, however, is not limited to 24, and can take on another value. More specifically, the offset values "NPUCCH(1)" and "NPUCCH_MTC(1)" can be set such that the PUCCH resource region is divided into regions for the terminals 200 of the respective modes, depending on the available CCE numbers. .

[00109] A partir daqui, uma descrição será dada de um caso em que o número de CCE que corresponde ao recurso de PUCCH usado para um sinal de ACK/NACK transmitido no mesmo subquadro é CCE#0 (isto é, nCCE=0) como ilustrado na Figura 5, por exemplo.[00109] Hereinafter, a description will be given of a case in which the CCE number corresponding to the PUCCH resource used for an ACK/NACK signal transmitted in the same subframe is CCE#0 (i.e., nCCE=0) as illustrated in Figure 5, for example.

[00110] Nesse caso, o terminal de modo normal usa um recurso de PUCCH que corresponde a número de recurso de PUCCH "nPUCCH=6(=0+6)" de acordo com a Equação 1.[00110] In this case, the normal mode terminal uses a PUCCH resource that corresponds to PUCCH resource number "nPUCCH=6(=0+6)" according to Equation 1.

[00111] Enquanto isso, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC usa um recurso de PUCCH que corresponde a número de re-curso de PUCCH "nPUCCH_MTC=30(=0+30)" de acordo com a Equação 2.[00111] Meanwhile, the MTC coverage increase mode terminal uses a PUCCH resource that corresponds to PUCCH re-resource number "nPUCCH_MTC=30(=0+30)" according to Equation 2.

[00112] Mais especificamente, quando configurado com o modo normal, o terminal 200 (seção de controle 213) adiciona o valor de deslocamento "NPUCCH(1)" a índice "nCCE" de um CCE usado para PDCCH para calcular o recurso de PUCCH a ser de fato usado para um sinal de ACK/NACK. Além disso, quando configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, o terminal 200 adiciona o valor de deslocamento "NPUCCH_MTC(1)" ao índice "nCCE" de um CCE usado para PDCCH para calcular o recurso de PUCCH a ser de fato usado para um sinal de ACK/NACK. No entanto, o valor de deslocamento "NPUCCH(1)" e o valor de deslocamento "NPUCCH_MTC(1)" são diferentes.[00112] More specifically, when configured with normal mode, terminal 200 (control section 213) adds the offset value "NPUCCH(1)" to index "nCCE" of a CCE used for PDCCH to calculate the PUCCH resource actually be used for an ACK/NACK signal. Additionally, when configured with MTC coverage increase mode, terminal 200 adds the offset value "NPUCCH_MTC(1)" to the "nCCE" index of a CCE used for PDCCH to calculate the PUCCH resource to actually be used for an ACK/NACK signal. However, the offset value "NPUCCH(1)" and the offset value "NPUCCH_MTC(1)" are different.

[00113] Assim, em um caso em que os terminais dos dois modos transmitem, cada um, um sinal de ACK/NACK no mesmo subquadro, mesmo se o número de CCE associado a um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo normal e o número de CCE associado a um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do terminal de modo de aumento de cobertura de MTC sejam ambos CCE#0, os recursos de PUCCH usados pelos respectivos terminais serão diferentes.[00113] Thus, in a case where the terminals of the two modes each transmit an ACK/NACK signal in the same subframe, even if the CCE number associated with a PUCCH resource for transmitting an ACK signal /NACK from the normal mode terminal and the CCE number associated with a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal from the MTC coverage enhancement mode terminal are both CCE#0, the resources PUCCH numbers used by the respective terminals will be different.

[00114] Mencionado de forma diferente, em um caso em que os terminais dos dois modos transmitem, cada um, um sinal de ACK/NACK no mesmo subquadro, mesmo se os números de CCE (menor índice) usado para o PDCCH correspondente, forem os mesmos, uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC pode ser evitada.[00114] Mentioned differently, in a case where the terminals of the two modes each transmit an ACK/NACK signal in the same subframe, even if the CCE (smallest index) numbers used for the corresponding PDCCH are same, a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage boost mode terminal can be avoided.

[00115] Como descrito acima, de acordo com a modalidade 1, os recursos de PUCCH são determinados para o modo normal e os ter-minais de modo de aumento de cobertura de MTC com o uso de valo- res de deslocamento diferentes, respectivamente. Como um resultado, os recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo normal são isolados a partir dos recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Assim, mesmo quando os CCEs ocupados pelo PDCCH usado para a atribuição de dados de downlink que correspondem aos sinais de ACK/NACK a serem transmitidos no mesmo subquadro são iguais, os recursos de PUCCH usados para os sinais de ACK/NACK podem ser diferentes. Assim, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK pode ser evitada.[00115] As described above, according to embodiment 1, the PUCCH resources are determined for the normal mode and the MTC coverage increase mode terminals using different offset values, respectively. As a result, the PUCCH resources available to the normal mode terminals are isolated from the PUCCH resources available to the MTC coverage augmentation mode terminals. Thus, even when the CCEs occupied by the PDCCH used for assigning downlink data corresponding to the ACK/NACK signals to be transmitted in the same subframe are the same, the PUCCH resources used for the ACK/NACK signals may be different. Thus, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals can be avoided.

[00116] Além disso, como descrito acima, uma colisão de recurso de PUCCH é evitada ao definir os valores de deslocamento diferentes para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, cada um dos valores de deslocamento sendo usados para identificar um número de recurso de PUCCH. Em conformidade, não é necessário adicionar quaisquer restrições na alocação de recurso de PDCCH. Por essa razão, a Modalidade 1 não envolve qualquer diminuição na eficiência de utilização de recursos de PUCCH ou qualquer aumento na complexidade de programação.[00116] Additionally, as described above, a PUCCH resource collision is avoided by setting different offset values for the normal mode and MTC coverage boost mode terminals, each of the offset values being used to identify a PUCCH resource number. Accordingly, it is not necessary to add any restrictions on PDCCH resource allocation. For this reason, Modality 1 does not involve any decrease in the efficiency of using PUCCH resources or any increase in programming complexity.

[00117] De acordo com a Modalidade 1, uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de au-mento de cobertura de MTC pode ser evitada sem qualquer diminuição na eficiência de utilização dos recursos de PDCCH ou qualquer aumento na complexidade de programação.[00117] According to Embodiment 1, a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage increase mode terminal can be avoided without any decrease in the efficiency of using the PDCCH resources or any increase in programming complexity.

[00118] Além disso, o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo normal (por exemplo, vide a Equação 1) já foi praticado nos sistemas de LTE. Por essa razão, na Modalidade 1, a estação base 100 ainda indica, ao terminal 200, apenas o valor de deslocamento "NPUCCH_MTC(1)" usado de maneira independente durante o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Assim, não há maior influência na operação dos sistemas atuais.[00118] Furthermore, the PUCCH allocation feature for normal mode terminals (for example, see Equation 1) has already been practiced in LTE systems. For this reason, in Embodiment 1, the base station 100 still indicates to the terminal 200 only the offset value "NPUCCH_MTC(1)" used independently during the PUCCH allocation feature for the coverage increase mode terminals. of TCM. Therefore, there is no greater influence on the operation of current systems.

Modalidade 2Mode 2

[00119] As configurações básicas de uma estação base e um terminal de acordo com a modalidade 2 são similares àquelas na Modalidade 1, de modo que uma descrição será dada abaixo com referência à Figura 8 (estação base 100) e à Figura 9 (terminal 200).[00119] The basic configurations of a base station and a terminal according to Embodiment 2 are similar to those in Embodiment 1, so a description will be given below with reference to Figure 8 (base station 100) and Figure 9 (terminal 200).

[00120] A partir daqui, como na Modalidade 1, uma descrição será dada de um caso em que um terminal de modo normal e um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC coexistem em uma célula formada pela estação base 100.[00120] Hereinafter, as in Embodiment 1, a description will be given of a case in which a normal mode terminal and an MTC coverage enhancement mode terminal coexist in a cell formed by base station 100.

[00121] A estação base 100 de acordo com a modalidade 2 indica informações em um recurso de PUCCH para cada terminal 200 com antecedência. As informações em um recurso de PUCCH são as in-formações em um valor de deslocamento usado para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE e um número máximo de recursos de PUCCH a ser posicionado no bloco de recurso por código multiplexado (RB) em cada região de PUCCH.[00121] The base station 100 according to embodiment 2 indicates information in a PUCCH resource to each terminal 200 in advance. The information in a PUCCH resource is the information in an offset value used to identify a PUCCH resource number from a CCE number and a maximum number of PUCCH resources to be positioned in the resource block by code multiplexed (RB) in each PUCCH region.

[00122] Na modalidade 2, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC são definidos com um valor comum de deslocamento. No entanto, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC são diferentes em suas associações entre os números de CCE e os números de recurso de PUCCH.[00122] In embodiment 2, the normal mode and MTC coverage increase mode terminals are set with a common offset value. However, the normal mode and MTC Coverage Enhancement mode terminals are different in their associations between the CCE numbers and the PUCCH resource numbers.

[00123] Mais especificamente, o terminal de modo normal determina, como na Modalidade 1, o número de recurso "nPUCCH" de um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK, de acordo com a Equação 1, e determina um índice de OC e valor de alteração cíclica a ser de fato usado.[00123] More specifically, the normal mode terminal determines, as in Embodiment 1, the resource number "nPUCCH" of a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal, in accordance with Equation 1, and determines an OC index and cyclic change value to actually be used.

[00124] Enquanto isso, mediante a recepção das informações de controle de atribuição de downlink (PDCCH ou EPDCCH), o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC determina o número de recurso "nPUCCH_MTC" de um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink (PDSCH) indicados pelas informações de controle de atribuição correspondentes, com o uso da equação a seguir. npuccH_MTc= NpuccH(1)-1-nccE ... (Equação 3)[00124] Meanwhile, upon receipt of the downlink assignment control information (PDCCH or EPDCCH), the MTC coverage enhancement mode terminal determines the resource number "nPUCCH_MTC" of a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal to the downlink data (PDSCH) indicated by the corresponding assignment control information, using the following equation. npuccH_MTc= NpuccH(1)-1-nccE ... (Equation 3)

[00125] Na Equação 3, "NPUCCH(1)" representa um valor de deslocamento para identificar um número de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE e é um valor também incluído na Equação 1. Mencionado de forma diferente, o valor de deslocamento "NPUCCH(1)," que é idêntico a "NPUCCH(1)" para os terminais de modo normal é definido para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, a estação base 100 pode indicar "NPUCCH(1)" ao terminal 200 através de um sinal de transmissão ou sinalização de camada mais elevada.[00125] In Equation 3, "NPUCCH(1)" represents an offset value for identifying a PUCCH resource number from a CCE number and is a value also included in Equation 1. Stated differently, the value offset "NPUCCH(1)," which is identical to "NPUCCH(1)" for the normal mode terminals is defined for the MTC coverage boost mode terminals. For example, base station 100 may indicate "NPUCCH(1)" to terminal 200 via a broadcast signal or higher layer signaling.

[00126] O terminal de modo de aumento de cobertura de MTC determina um índice de OC e valor de alteração cíclica a ser de fato usado, com base no número determinado de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC".[00126] The MTC coverage increase mode terminal determines an OC index and cyclic change value to actually be used, based on the determined PUCCH resource number "nPUCCH_MTC".

[00127] Mais especificamente, quando configurado com o modo normal, o terminal 200 (seção de controle 213) adiciona o valor de deslocamento "NPUCCH(1)" ao índice "nCCE" de um CCE usado para PDCCH para calcular o recurso de PUCCH a ser de fato usado para um sinal de ACK/NACK. Enquanto isso, quando configurado com o modo de aumento de cobertura de MTC, o terminal 200 adiciona o valor de deslocamento "NPUCCH_MTC(1)" ao índice "nCCE" de um CCE usado para PDCCH para calcular o recurso de PUCCH a ser de fato usado para um sinal de ACK/NACK.[00127] More specifically, when configured with normal mode, terminal 200 (control section 213) adds the offset value "NPUCCH(1)" to the index "nCCE" of a CCE used for PDCCH to calculate the PUCCH resource actually be used for an ACK/NACK signal. Meanwhile, when configured with the MTC coverage increase mode, the terminal 200 adds the offset value "NPUCCH_MTC(1)" to the "nCCE" index of a CCE used for PDCCH to calculate the PUCCH resource to actually be used for an ACK/NACK signal.

[00128] A Figura 11 ilustra um exemplo de recursos de PUCCH para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00128] Figure 11 illustrates an example of PUCCH resources for normal mode and MTC coverage increase mode terminals.

[00129] Na Figura 11, 18 recursos de PUCCH estão disponíveis entre um máximo de 36 recursos de PUCCH para cada RB como no caso da Figura 10. Na Figura 11, 54 recursos de PUCCH disponíveis são atribuídos aos números de recurso de PUCCH (#0 a #53), respectiva-mente, mais de três RBs.[00129] In Figure 11, 18 PUCCH resources are available out of a maximum of 36 PUCCH resources for each RB as in the case of Figure 10. In Figure 11, 54 available PUCCH resources are assigned to PUCCH resource numbers (# 0 to #53), respectively, more than three RBs.

[00130] Na Figura 11, o valor de deslocamento "NPUCCH(1)" para cada terminal 200 é igual a 30.[00130] In Figure 11, the offset value "NPUCCH(1)" for each terminal 200 is equal to 30.

[00131] Mais especificamente, o terminal de modo normal transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH do número de recurso de PUCCH "nPUCCH=nCCE+30". Enquanto isso, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH do número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC=30-1-nCCE(=29-nCCE)".[00131] More specifically, the normal mode terminal transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource of PUCCH resource number "nPUCCH=nCCE+30". Meanwhile, the MTC coverage enhancement mode terminal transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource of PUCCH resource number "nPUCCH_MTC=30-1-nCCE(=29-nCCE)".

[00132] De maneira específica, como ilustrado na Figura 11, os números de recurso de PUCCH #29 e #30 servem como limites, e os números de recurso de PUCCH #30 e acima são configurados como uma região de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal, enquanto os números de recurso de PUCCH #29 e abaixo são configurados como uma região de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00132] Specifically, as illustrated in Figure 11, PUCCH resource numbers #29 and #30 serve as boundaries, and PUCCH resource numbers #30 and above are configured as a PUCCH resource region for the normal mode terminals, while PUCCH feature numbers #29 and below are configured as a PUCCH region for MTC coverage augmentation mode terminals.

[00133] Em conformidade, como ilustrado na Figura 11, as diferentes regiões de recurso de PUCCH são configuradas para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, respectivamente. Mencionado de forma diferente, a região de recurso de PUCCH é dividida em uma região para os terminais de modo normal e uma região para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC ao definir as diferentes associações (isto é, equações 1 e 3) para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, cada uma das associações sendo usada para identificar um nú- mero de recurso de PUCCH a partir de um número de CCE.[00133] Accordingly, as illustrated in Figure 11, the different PUCCH resource regions are configured for the normal mode and the MTC coverage enhancement mode terminals, respectively. Mentioned differently, the PUCCH resource region is divided into a region for the normal mode terminals and a region for the MTC coverage augmentation mode terminals when defining the different associations (i.e., equations 1 and 3) for the normal mode and MTC coverage enhancement mode terminals, each of the associations being used to identify a PUCCH resource number from a CCE number.

[00134] A partir daqui, uma descrição será dada de um caso em que o número de CCE que corresponde ao recurso de PUCCH usado para um sinal de ACK/NACK transmitido no mesmo subquadro é CCE#0 (isto é, nCCE=0) como ilustrado na Figura 5, por exemplo.[00134] Hereinafter, a description will be given of a case in which the CCE number corresponding to the PUCCH resource used for an ACK/NACK signal transmitted in the same subframe is CCE#0 (i.e., nCCE=0) as illustrated in Figure 5, for example.

[00135] Nesse caso, o terminal de modo normal usa um recurso de PUCCH que corresponde a número de recurso de PUCCH "nPUCCH=30(=0+30)" de acordo com a Equação 1.[00135] In this case, the normal mode terminal uses a PUCCH resource that corresponds to the PUCCH resource number "nPUCCH=30(=0+30)" according to Equation 1.

[00136] Enquanto isso, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC usa um recurso de PUCCH que corresponde a número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC=29(=29-0)" de acordo com a Equação 3.[00136] Meanwhile, the MTC coverage increase mode terminal uses a PUCCH resource that corresponds to PUCCH resource number "nPUCCH_MTC=29(=29-0)" according to Equation 3.

[00137] Mais especificamente, em um caso em que os terminais dos dois modos transmitem, cada um, um sinal de ACK/NACK no mesmo subquadro, mesmo se o número de CCE associado a um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do ter-minal de modo normal e o número de CCE associado a um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK a partir do ter-minal de modo de aumento de cobertura de MTC forem ambos CCE#0, os recursos de PUCCH usados pelos respectivos terminais são diferentes.[00137] More specifically, in a case where the terminals of the two modes each transmit an ACK/NACK signal in the same subframe, even if the CCE number associated with a PUCCH resource for transmitting a signal ACK/NACK from the normal mode terminal and the CCE number associated with a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal from the MTC coverage enhancement mode terminal are both CCE #0, the PUCCH resources used by the respective terminals are different.

[00138] Mencionado de forma diferente, em um caso em que os terminais dos dois modos transmitem, cada um, um sinal de ACK/NACK no mesmo subquadro, mesmo se os números de CCE (menor índice) usados para o PDCCH correspondente forem os mesmos, uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC pode ser evitada.[00138] Mentioned differently, in a case where the terminals of the two modes each transmit an ACK/NACK signal in the same subframe, even if the CCE (smallest index) numbers used for the corresponding PDCCH are the same, a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage boost mode terminal can be avoided.

[00139] Como descrito acima, de acordo com a modalidade 2, os recursos de PUCCH são determinados para o modo normal e os ter- minais de modo de aumento de cobertura de MTC com o uso do dife-rentes associações com CCEs. Como um resultado, os recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo normal são isolados a partir dos recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Assim, mesmo quando os CCEs ocupados pelo PDCCH usado para a atribuição de dados de downlink que correspondem aos sinais de ACK/NACK a serem transmitidos no mesmo subquadro sejam os mesmos, os recursos de PUCCH usados para os sinais de ACK/NACK podem ser diferentes. Assim, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK pode ser evitada.[00139] As described above, according to modality 2, PUCCH resources are determined for normal mode and MTC coverage increase mode terminals using different associations with CCEs. As a result, the PUCCH resources available to the normal mode terminals are isolated from the PUCCH resources available to the MTC coverage augmentation mode terminals. Therefore, even when the CCEs occupied by the PDCCH used for assigning downlink data corresponding to the ACK/NACK signals to be transmitted in the same subframe are the same, the PUCCH resources used for the ACK/NACK signals may be different. . Thus, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals can be avoided.

[00140] Além disso, como descrito acima, uma colisão de recurso de PUCCH é evitada ao definir diferentes associações para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, cada uma das associações sendo usada para identificar um número de recurso de PUCCH. Em conformidade, não é necessário adicionar qualquer restrição à alocação de recurso de PDCCH. Por essa razão, a Modalidade 2 não envolve qualquer diminuição na eficiência de utilização de recursos de PUCCH ou qualquer aumento na complexidade de programação.[00140] Additionally, as described above, a PUCCH resource collision is avoided by defining different associations for the normal mode and MTC coverage boost mode terminals, each of the associations being used to identify a resource number from PUCCH. Accordingly, it is not necessary to add any restrictions to the PDCCH resource allocation. For this reason, Modality 2 does not involve any decrease in the efficiency of using PUCCH resources or any increase in programming complexity.

[00141] De acordo com a Modalidade 2, uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de au-mento de cobertura de MTC pode ser evitada sem qualquer diminuição na eficiência de utilização de recursos de PDCCH ou qualquer aumento na complexidade de programação.[00141] According to Embodiment 2, a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage increase mode terminal can be avoided without any decrease in PDCCH resource utilization efficiency or any increase in programming complexity.

[00142] Além disso, o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo normal (por exemplo, vide a Equação 1) já foi praticado nos sistemas LTE. Além disso, o mesmo parâmetro (valor de deslocamento NPUCCH(1)) que aquele para o terminal de modo normal é usado para recurso de alocação de PUCCH para os terminais de mo- do de aumento de cobertura de MTC. Assim, não há parâmetro a ser adicionado para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por essa razão, não há influência na operação dos sistemas atuais.[00142] Furthermore, the PUCCH allocation feature for normal mode terminals (for example, see Equation 1) has already been practiced in LTE systems. Furthermore, the same parameter (NPUCCH(1) offset value) as that for the normal mode terminal is used for PUCCH allocation resource for the MTC coverage boost mode terminals. Therefore, there is no parameter to be added to the MTC coverage increase mode terminals. For this reason, there is no influence on the operation of current systems.

[00143] As associações para identificar os números de recurso de PUCCH dos números de CCE podem ser revertidas entre o modo normal e o modo de aumento de cobertura de MTC. Em outras palavras, o terminal de modo normal pode determinar um número de recurso de PUCCH com o uso da Equação 3, e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC pode determinar um número de recurso de PUCCH com o uso do Equação 1. Em MTC, os terminais não são prováveis de realizar a comunicação de maneira frequente, de modo que é improvável que os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC usem a região de PUCCH com frequência. Além disso, no uplink, a região de PUSCH (Canal Físico Shard de Uplink) é posicionada em uma região central da faixa de sistema, enquanto as regiões de PUCCH são posicionadas nas extremidades da faixa do sistema. Além disso, os recursos de PUCCH (por exemplo, vide a Figura 11) são atribuídos aos os números de recurso de PUCCH em ordem ascendente em uma direção a partir do lado externo para o lado interno das regiões de PUCCH. Por essa razão, a região de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, que é associada ao uso da Equação 1, e que não é usada com frequência, é posicionada no lado interno da faixa de frequência no uplink. Assim, a região de PUCCH pode ser contígua com os dados de uplink data em uma faixa de frequência. Nessa configuração, quando os recursos de PUCCH não são usados pelos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, esses recursos de PUCCH podem ser usados para os dados de uplink (PUSCH). Além disso, quando a região de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é contígua com a região de PUSCH, uma plura-lidade de subportadoras contíguas pode ser alocada de maneira coletiva a um terminal específico para evitar um aumento na proporção de energia de pico à média (PAPR).[00143] The associations to identify PUCCH resource numbers from CCE numbers can be reversed between normal mode and MTC coverage increase mode. In other words, the normal mode terminal can determine a PUCCH resource number using Equation 3, and the MTC coverage augmentation mode terminal can determine a PUCCH resource number using Equation 1. In MTC, terminals are not likely to communicate frequently, so MTC coverage boost mode terminals are unlikely to use the PUCCH region frequently. Furthermore, in the uplink, the PUSCH (Uplink Shard Physical Channel) region is positioned in a central region of the system range, while the PUCCH regions are positioned at the ends of the system range. Furthermore, PUCCH resources (e.g., see Figure 11) are assigned to PUCCH resource numbers in ascending order in a direction from the outer to the inner side of the PUCCH regions. For this reason, the PUCCH region for the MTC coverage boost mode terminals, which is associated with the use of Equation 1, and which is not frequently used, is positioned on the inner side of the uplink frequency range. Thus, the PUCCH region can be contiguous with the uplink data in a frequency range. In this configuration, when PUCCH resources are not used by the MTC coverage boost mode terminals, these PUCCH resources can be used for uplink data (PUSCH). Furthermore, when the PUCCH region for MTC coverage enhancement mode terminals is contiguous with the PUSCH region, a plurality of contiguous subcarriers can be collectively allocated to a specific terminal to avoid an increase in the ratio. of peak-to-average power (PAPR).

Modalidade 3Mode 3

[00144] As configurações básicas de uma estação base e de um terminal na Modalidade 3 são similares àquelas na Modalidade 1, de modo que uma descrição será dada com referência à Figura 8 (estação base 100) e à Figura 9 (terminal 200).[00144] The basic configurations of a base station and a terminal in Embodiment 3 are similar to those in Embodiment 1, so a description will be given with reference to Figure 8 (base station 100) and Figure 9 (terminal 200).

[00145] A partir daqui, como na Modalidade 1, uma descrição será dada de um caso em que um terminal de modo normal e um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC coexistem em uma célula formada pela estação base 100.[00145] Hereinafter, as in Embodiment 1, a description will be given of a case in which a normal mode terminal and an MTC coverage enhancement mode terminal coexist in a cell formed by base station 100.

[00146] A estação base 100 de acordo com a modalidade 3 indica as informações em um recurso de PUCCH para cada terminal 200 com antecedência. As informações em um recurso de PUCCH são as informações que incluem uma diferença entre os valores de alteração cíclica dos recursos de PUCCH disponíveis e adjacentes um ao outro em uma única sequência ortogonal de recursos de PUCCH (por exemplo, vide a Figura 3), e um número máximo de recursos de PUCCH a ter o código multiplexado por RB a ser posicionada em cada região de PUCCH.[00146] The base station 100 according to embodiment 3 indicates the information in a PUCCH resource to each terminal 200 in advance. The information in a PUCCH resource is information that includes a difference between the cyclic change values of the available PUCCH resources adjacent to each other in a single orthogonal sequence of PUCCH resources (e.g., see Figure 3), and a maximum number of PUCCH resources to have code multiplexed per RB to be positioned in each PUCCH region.

[00147] Além disso, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC são configurados com diferentes regiões de recurso de PUCCH, respectivamente. A partir daqui, uma descrição será dada de um caso em que um recurso de PUCCH é indicado de maneira implícita em conjunto com um número de CCE como o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC podem ser configurados com re- cursos de PUCCH pelo método usado na Modalidade 1 ou 2. Na mo-dalidade 3, no entanto, estação base 100 pode indicar de maneira ex-plícita um recurso de PUCCH ao terminal 200 através da sinalização de camada mais elevada ou similares como o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00147] Additionally, the normal mode and MTC coverage enhancement mode terminals are configured with different PUCCH resource regions, respectively. Hereafter, a description will be given of a case in which a PUCCH resource is implicitly indicated in conjunction with a CCE number as the PUCCH allocation resource for the MTC coverage increase mode terminals. For example, the normal mode and MTC coverage enhancement mode terminals may be configured with PUCCH capabilities by the method used in Mode 1 or 2. In Mode 3, however, base station 100 may indicate from explicit manner a PUCCH resource to the terminal 200 through higher layer signaling or the like as the PUCCH allocation resource to the MTC coverage increase mode terminals.

[00148] Na modalidade 3, uma diferença entre os valores de alteração cíclica é configurada de maneira independente para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00148] In embodiment 3, a difference between the cyclic change values is independently configured for the normal mode and the MTC coverage increase mode terminals.

[00149] A Figura 12 ilustra um exemplo de recursos de PUCCH para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC de acordo com a modalidade 3. A Figura 12 ilustra um total de 72 recursos de PUCCH de 2 RBs, e além dos 72 recursos de PUCCH, 12 recursos de PUCCH são garantidos para SPS/SR, 48 recursos de PUCCH são garantidos para os terminais de modo normal, e os restantes 12 recursos de PUCCH são garantidos para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00149] Figure 12 illustrates an example of PUCCH resources for the normal mode and the MTC coverage increase mode terminals according to embodiment 3. Figure 12 illustrates a total of 72 PUCCH resources of 2 RBs, and in addition to the 72 PUCCH resources, 12 PUCCH resources are guaranteed for SPS/SR, 48 PUCCH resources are guaranteed for normal mode terminals, and the remaining 12 PUCCH resources are guaranteed for coverage enhancement mode terminals of TCM.

[00150] Como descrito acima, os recursos de PUCCH ilustrados na Figura 12 são, cada um, definidos por uma combinação de uma se-quência de código ortogonal (índice de OC) e um valor de alteração cíclica (índice de alteração cíclica) de uma sequência ZAC.[00150] As described above, the PUCCH resources illustrated in Figure 12 are each defined by a combination of an orthogonal code sequence (OC index) and a cyclic change value (cyclic change index) of a ZAC sequence.

[00151] O terminal de modo normal é configurado com uma diferença de valor de alteração cíclica "ΔshiftPUCCH" entre os recursos disponíveis adjacentes um ao outro em uma única sequência de código ortogonal que define um recurso de PUCCH. Por exemplo, na Figura 12, a diferença é definida como ΔshiftPUCCH = 2. Mais especificamente, entre 12 valores de alteração cíclica (índice de alteração cíclica = 0 a 11) de uma única sequência de código ortogonal, um recurso de PUCCH que corresponde a cada outro valor de alteração cíclica está disponível. Em conformidade, 18 recursos de PUCCH estão disponíveis para os terminais de modo normal, além de um máximo de 36 recursos de PUCCH para cada RB (PRB (RB físico)).[00151] The normal mode terminal is configured with a cyclic shift value difference "ΔshiftPUCCH" between available resources adjacent to each other in a single orthogonal code sequence that defines a PUCCH resource. For example, in Figure 12, the difference is defined as ΔshiftPUCCH = 2. More specifically, among 12 cyclic shift values (cyclic shift index = 0 to 11) of a single orthogonal code sequence, a PUCCH feature that corresponds to every other cyclic change value is available. Accordingly, 18 PUCCH resources are available for normal mode terminals, in addition to a maximum of 36 PUCCH resources for each RB (PRB (physical RB)).

[00152] Na Figura 12, mediante a recepção das informações de controle de atribuição de downlink, o terminal de modo normal pode determinar o número de recurso "nPUCCH" de um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink indicados pelas informações de controle de atribuição de downlink correspondentes, de acordo com a Equação 1 (contanto que NPUCCH(1) = 6).[00152] In Figure 12, upon receipt of the downlink assignment control information, the normal mode terminal can determine the "nPUCCH" resource number of a PUCCH resource for transmitting an ACK/NACK signal to the downlink data indicated by the corresponding downlink assignment control information according to Equation 1 (as long as NPUCCH(1) = 6).

[00153] Na Figura 12, começando a partir do recurso de PUCCH #0, 24 recursos de PUCCH de números de recurso de PUCCH #6 a #29 entre os recursos de PUCCH atribuídos os que correspondem, cada um, aos valores de alteração cíclica em cada sequência ortogonal são os recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo normal.[00153] In Figure 12, starting from PUCCH resource #0, 24 PUCCH resources of PUCCH resource numbers #6 to #29 among the assigned PUCCH resources each correspond to the cyclic change values in each orthogonal sequence are the PUCCH resources available to the normal mode terminals.

[00154] Enquanto isso, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é configurado com um valor de alteração cíclica diferença "ΔshiftPUCCH_MTC" entre os recursos disponíveis adjacentes um ao outro em uma única sequência de código ortogonal que define os recursos de PUCCH. Por exemplo, na Figura 12, a diferença é definida como ΔshiftPUCCH_MTC = 1. Mais especificamente, como um diferente valor de alteração cíclica entre os recursos de PUCCH disponíveis, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é configurado com um parâmetro diferente a partir de um parâmetro configurado para o terminal de modo normal. Mais especificamente, "ΔshiftPUCCH_MTC" é menor que "ΔshiftPUCCH".[00154] Meanwhile, the MTC coverage increase mode terminal is configured with a difference cyclical change value "ΔshiftPUCCH_MTC" between the available resources adjacent to each other in a single orthogonal code sequence that defines the PUCCH resources. For example, in Figure 12, the difference is defined as ΔshiftPUCCH_MTC = 1. More specifically, as a different cyclical shift value between the available PUCCH resources, the MTC coverage increase mode terminal is configured with a different parameter a from a parameter configured for the terminal in normal mode. More specifically, "ΔshiftPUCCH_MTC" is smaller than "ΔshiftPUCCH".

[00155] Mais especificamente, entre 12 valores de alteração cíclica (índice de alteração cíclica = 0 a 11) de uma única sequência de código ortogonal, os recursos de PUCCH que correspondem a todos os valores de alteração cíclica contíguos estão disponíveis para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00155] More specifically, among 12 cyclic change values (cyclic change index = 0 to 11) of a single orthogonal code sequence, PUCCH resources that correspond to all contiguous cyclic change values are available to the terminals of MTC coverage increase mode.

[00156] Na Figura 12, mediante a recepção das informações de controle de atribuição de downlink, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC pode determinar o número de recurso "nPUCCH_MTC" de um recurso de PUCCH para a transmissão de um sinal de ACK/NACK para os dados de downlink indicados pelas informações de controle de atribuição de downlink correspondentes, de acordo com a Equação 2 (contanto que NPUCCH_MTC(1)=60).[00156] In Figure 12, upon receipt of the downlink assignment control information, the MTC coverage increase mode terminal can determine the resource number "nPUCCH_MTC" of a PUCCH resource for transmitting a signal. ACK/NACK for the downlink data indicated by the corresponding downlink assignment control information according to Equation 2 (as long as NPUCCH_MTC(1)=60).

[00157] Na Figura 12, começando a partir do recurso de PUCCH #0, 12 recursos de PUCCH de números de recurso de PUCCH #60 a #71 entre os recursos de PUCCH atribuídos aos números que correspondem aos valores contíguos de alteração cíclica em cada sequência ortogonal são os recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00157] In Figure 12, starting from PUCCH resource #0, 12 PUCCH resources of PUCCH resource numbers #60 to #71 among the PUCCH resources assigned numbers corresponding to contiguous cyclic change values in each orthogonal sequence are the PUCCH resources available to MTC coverage boost mode terminals.

[00158] Observa-se que, o terminal 200 determina um índice de OC e o valor de alteração cíclica a ser de fato usado, com base em um número de recurso de PUCCH. A associação entre números de recurso de PUCCH, e índices de OC e valores de alteração cíclica depende de uma diferença entre os valores de alteração cíclica adjacentes. Em conformidade, na Modalidade 3, as associações para identificar índices de OC e valores de alteração cíclica a serem de fato usados a partir de números de recurso de PUCCH são diferentes para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Mais especificamente, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC pode substituir "ΔshiftPUCCH" em uma equação que representa a associação para identificar um índice de OC e valor de alteração cíclica a ser de fato usado, a partir de um número de recurso de PUCCH nos sistemas atuais (a equação não é ilustrada) com ΔshiftPUCCH_MTC e operar.[00158] It is noted that terminal 200 determines an OC index and the cyclic change value to actually be used, based on a PUCCH resource number. The association between PUCCH resource numbers, OC indices and cyclic change values depends on a difference between adjacent cyclic change values. Accordingly, in Embodiment 3, the associations for identifying OC indices and cyclic change values to actually be used from PUCCH resource numbers are different for the normal mode and the MTC coverage increase mode terminals. More specifically, the MTC coverage increase mode terminal can substitute "ΔshiftPUCCH" in an equation representing the association to identify an OC index and cyclic change value to actually be used, from a resource number of PUCCH in current systems (the equation is not illustrated) with ΔshiftPUCCH_MTC and operate.

[00159] Nos sistemas atuais (por exemplo, 3GPP versão 11), os re-cursos de PUCCH para os terminais de modo normal são reservados. Quando um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC está presente nos sistemas atuais, além dos recursos de PUCCH para os terminais de modo normal, os recursos de PUCCH para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC são ainda configurados como ilustrado na Figura 12.[00159] In current systems (e.g., 3GPP version 11), PUCCH resources for normal mode terminals are reserved. When an MTC Coverage Enhancement Mode terminal is present in current systems, in addition to the PUCCH capabilities for the normal mode terminals, the PUCCH capabilities for the MTC Coverage Enhancement Mode terminal are further configured as illustrated in Figure 12.

[00160] Como ilustrado na Figura 12, um número máximo de códigos que podem ser multiplexados em cada RB é identificado pelo número de valores de alteração cíclica disponíveis entre todos os valores de alteração cíclica possíveis. Mais especificamente, o número máximo de códigos que pode ser multiplexado é identificado de acordo com qual enésimo valor de alteração cíclica (em que "n" é um número inteiro maior que 0) é disponível como um recurso de PUCCH (isto é, ΔshiftPUCCH e ΔshiftpucCH_MTC).[00160] As illustrated in Figure 12, a maximum number of codes that can be multiplexed in each RB is identified by the number of available cyclic change values among all possible cyclic change values. More specifically, the maximum number of codes that can be multiplexed is identified according to which nth cyclic shift value (where "n" is an integer greater than 0) is available as a PUCCH resource (i.e., ΔshiftPUCCH and ΔshiftpucCH_MTC).

[00161] Na modalidade 3, o número máximo de códigos que podem ser multiplexados (isto é, a diferença entre os valores de alteração cíclica) é configurado de maneira independente para cada do modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Mais especificamente, entre as combinações das sequências de código ortogonais e valores de alteração cíclica definidas como os recursos de um grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, diferença "ΔshiftPUCCH_MTC" entre os valores de alteração cíclica adjacentes um ao outro na mesma sequência ortogonal é menor que diferença "ΔshiftPUCCH" entre os valores de alteração cíclica adjacentes uns aos outros no mesmo sequência ortogonal entre as combinações das sequências de código ortogonais e valores de alteração cíclica definidas como os recursos de um grupo de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal.[00161] In embodiment 3, the maximum number of codes that can be multiplexed (i.e., the difference between the cyclic change values) is configured independently for each of the normal mode and MTC coverage increase mode terminals. . More specifically, between the combinations of the orthogonal code sequences and cyclic change values defined as the resources of a PUCCH resource group for the MTC coverage increase mode terminals, "ΔshiftPUCCH_MTC" difference between the adjacent cyclic change values each other in the same orthogonal sequence is less than "ΔshiftPUCCH" difference between the cyclic change values adjacent to each other in the same orthogonal sequence between the combinations of the orthogonal code sequences and cyclic change values defined as the resources of a resource group from PUCCH to normal mode terminals.

[00162] Por essa razão, na região de recurso de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, a proporção dos recursos de PUCCH disponíveis para cada uma de todas as regiões de recurso de PUCCH se torna alta em comparação com a região de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal. Mais especifi-camente, como ilustrado na Figura 12, 24 recursos de PUCCH estão disponíveis entre 48 recursos de PUCCH na região de recurso de PUCCH para os terminais de modo normal. Em contraste a isso, todos os 12 recursos de PUCCH estão disponíveis na região de recurso de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Mencionado de forma diferente, o número máximo de códigos que pode ser multiplexado para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC se torna o máximo.[00162] For this reason, in the PUCCH resource region for MTC coverage increase mode terminals, the proportion of PUCCH resources available to each of all PUCCH resource regions becomes high compared to the PUCCH resource region for normal mode terminals. More specifically, as illustrated in Figure 12, 24 PUCCH resources are available among 48 PUCCH resources in the PUCCH resource region for the normal mode terminals. In contrast to this, all 12 PUCCH resources are available in the PUCCH resource region for MTC coverage boost mode terminals. Mentioned differently, the maximum number of codes that can be multiplexed to the MTC coverage boost mode terminals becomes the maximum.

[00163] Mais especificamente, na Modalidade 3, a definição do número máximo de códigos que podem ser multiplexados nos recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC a ser maior que o número máximo de códigos que podem ser multiplexados nos recursos de PUCCH para os terminais de modo normal como descrito acima possibilita reduzir a sobrecarga para os recursos de PUCCH a um nível mínimo ao aumentar o número de recursos de PUCCH disponíveis.[00163] More specifically, in Embodiment 3, defining the maximum number of codes that can be multiplexed into the PUCCH resources for the MTC coverage increase mode terminals to be greater than the maximum number of codes that can be multiplexed into the PUCCH resources for normal mode terminals as described above makes it possible to reduce the overhead for PUCCH resources to a minimum level by increasing the number of available PUCCH resources.

[00164] Por exemplo, a fim de tornar 12 recursos de PUCCH disponíveis, 24 recursos de PUCCH precisam ser garantidos quando ΔshiftPUCCH_MTC=2, mas apenas 12 recursos de PUCCH precisam ser garantidos quando ΔshiftPUCCH_MTC=1. Assim, a definição de "ΔshiftPUCCH_MTC" precisa ser menor que "ΔshiftPUCCH" possibilita reduzir a sobrecarga para os recursos de PUCCH para um nível mínimo quando comparado ao caso em que "ΔshiftPUCCH_MTC" é definido igual à diferença "ΔshiftPUCCH" entre os valores de alteração cíclica configurado para o terminais de modo normal.[00164] For example, in order to make 12 PUCCH resources available, 24 PUCCH resources need to be guaranteed when ΔshiftPUCCH_MTC=2, but only 12 PUCCH resources need to be guaranteed when ΔshiftPUCCH_MTC=1. Therefore, setting "ΔshiftPUCCH_MTC" needs to be less than "ΔshiftPUCCH" makes it possible to reduce the overhead for PUCCH resources to a minimum level when compared to the case where "ΔshiftPUCCH_MTC" is set equal to the "ΔshiftPUCCH" difference between the change values cyclic configured for the normal mode terminals.

[00165] Vale ressaltar que, os recursos de PUCCH não usados na multiplexação de código entre os recursos de PUCCH do mesmo RB contribuem para uma redução na interferência intercódigo devido ao efeito de supressão na interferência intercódigo provocado pela propa gação de código. Por exemplo, como ilustrado na Figura 12, há recursos de PUCCH não usados entre os recursos adjacentes disponíveis de recursos de PUCCH #6 a #29 (recursos de PUCCH não usados na multiplexação de código) entre os recursos de PUCCH para os terminais de modo normal que, por sua vez, contribuem para uma supressão na interferência intercódigo.[00165] It is worth noting that PUCCH resources not used in code multiplexing between PUCCH resources of the same RB contribute to a reduction in intercode interference due to the suppression effect on intercode interference caused by code propagation. For example, as illustrated in Figure 12, there are unused PUCCH resources among the available adjacent resources of PUCCH resources #6 through #29 (PUCCH resources not used in code multiplexing) between the PUCCH resources for the mode terminals. which, in turn, contribute to the suppression of intercode interference.

[00166] Em contraste a isso, como ilustrado na Figura 12, não há recurso de PUCCH que não seja usado na multiplexação de código entre os recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00166] In contrast to this, as illustrated in Figure 12, there is no PUCCH resource that is not used in code multiplexing between the PUCCH resources for the MTC coverage increase mode terminals.

[00167] No entanto, ao levar em consideração as características de tráfego de MTC, é improvável que os terminais em MTC realizem a comunicação com frequência. Em outras palavras, o uso de uma fre-quência de recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é estocasticamente baixo. Por essa razão, mesmo se o número máximo de códigos que possam ser multiplexados for aumentado nos recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC no mesmo RB, a possibilidade de que os recursos que correspondem aos valores de alteração cíclica adjacentes uns aos outros na mesma sequência sendo usada de maneira simultâ-nea, é baixa, pois o número de terminais a ter o código multiplexado de maneira simultânea é pequeno. Mais especificamente, a possibilidade de ocorrência de interferência intercódigo devido ao uso simultâneo de recursos que correspondem aos valores de alteração cíclica adjacentes é pequena, de modo que é improvável que as características de propa-gação dos sinais de ACK/NACK sejam reduzidas.[00167] However, when taking MTC traffic characteristics into consideration, it is unlikely that terminals in MTC will perform communication frequently. In other words, the use of a PUCCH resource frequency for the MTC coverage increase mode terminals is stochastically low. For this reason, even if the maximum number of codes that can be multiplexed is increased in the PUCCH resources for the MTC coverage increase mode terminals in the same RB, the possibility that the resources corresponding to the adjacent cyclic change values each other in the same sequence being used simultaneously, is low, as the number of terminals to have the code multiplexed simultaneously is small. More specifically, the possibility of intercode interference occurring due to the simultaneous use of resources that correspond to adjacent cyclic change values is small, so it is unlikely that the propagation characteristics of ACK/NACK signals will be reduced.

[00168] Além disso, levando em consideração o ambiente de comu-nicação de MTC, é provável que a taxa de codificação das informações de controle para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC seja definida baixa, e que os números de CCE ocupado pelo CCH L1/L2 que formam o PDCCH sejam relativamente grandes. Por essa razão, quando um número de recurso de PUCCH é indicado de maneira implícita ao terminal de modo de aumento de cobertura de MTC por um número de CCE, é bem provável que os CCEs de números adjacentes sejam usados pelo mesmo terminal. Assim, é provável que os recursos de PUCCH de números adjacentes (isto é, os recursos que correspondem a os valores de alteração cíclica adjacentes) sejam usados de maneira simultânea.[00168] Furthermore, taking into consideration the MTC communication environment, it is likely that the coding rate of control information for MTC coverage increase mode terminals will be set low, and that CCE numbers occupied by the CCH L1/L2 that form the PDCCH are relatively large. For this reason, when a PUCCH feature number is implicitly indicated to the MTC coverage enhancement mode terminal by a CCE number, it is very likely that CCEs of adjacent numbers will be used by the same terminal. Therefore, PUCCH features of adjacent numbers (i.e., features that correspond to adjacent cyclic change values) are likely to be used simultaneously.

[00169] Como descrito acima, mesmo se a diferença entre os valores de alteração cíclica adjacentes for definida baixa para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC quando comparados com os terminais de modo normal, praticamente não há redução no desempenho de sinais de ACK/NACK devido a um aumento no número máximo de códigos que pode ser multiplexado. A razão por trás disso é que a probabilidade do uso real na região de recurso de PUCCH é baixa, onde o número máximo de códigos que podem ser multiplexa- dos no mesmo RB é aumentado.[00169] As described above, even if the difference between adjacent cyclic change values is set low for the MTC coverage increase mode terminals when compared to the normal mode terminals, there is virtually no reduction in the performance of MTC coverage signals. ACK/NACK due to an increase in the maximum number of codes that can be multiplexed. The reason behind this is that the probability of actual usage in the PUCCH resource region is low, where the maximum number of codes that can be multiplexed into the same RB is increased.

[00170] Como descrito acima, de acordo com a modalidade 3, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC são configurados com os recursos de PUCCH com o uso do diferenças de valor de alteração cíclica mutuamente diferentes (isto é, o número máximo de códigos que pode ser multiplexado). Assim, é possível reduzir a sobrecarga para os recursos de PUCCH para o nível mínimo no sistema, onde o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC coexistem.[00170] As described above, according to embodiment 3, the normal mode and the MTC coverage increase mode terminals are configured with the PUCCH capabilities with the use of mutually different cyclic change value differences (i.e. , the maximum number of codes that can be multiplexed). Thus, it is possible to reduce the overhead for PUCCH resources to the minimum level in the system, where the normal mode and MTC coverage boost mode terminals coexist.

[00171] Além disso, o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo normal já foi praticado nos sistemas LTE. Assim, a estação base 100 só precisa ainda indicar, ao terminal 200, a diferença "ΔshiftPUCCH_MTC" entre os valores de alteração cíclica de recurso de alocação de PUCCH usados de maneira independente para os termi- nais de modo de aumento de cobertura de MTC. Assim, não há maior influência na operação dos sistemas atuais.[00171] Furthermore, the PUCCH allocation feature for normal mode terminals has already been practiced in LTE systems. Thus, the base station 100 further only needs to indicate to the terminal 200 the difference "ΔshiftPUCCH_MTC" between the PUCCH allocation resource cyclic change values used independently for the MTC coverage increase mode terminals. Therefore, there is no greater influence on the operation of current systems.

[00172] Além disso, de acordo com a modalidade 3, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão de sinais de ACK/NACK podem ser evitada ao definir diferentes recursos de PUCCH usados para a transmissão de sinais de ACK/NACK para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00172] Furthermore, according to embodiment 3, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals can be avoided by setting different PUCCH resources used for the transmission of ACK/NACK signals to the normal mode and MTC coverage increase mode terminals.

[00173] Observa-se que, a Modalidade 3 foi descrita com um caso em que o terminais de modo normal (isto é, os terminais aos quais a repetição não é aplicada) e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC (isto é, os terminais aos quais a repetição é aplicada) são configurados com recursos de PUCCH com o uso do diferentes valor de alteração cíclica diferenças (isto é, o número máximo de códigos que pode ser multiplexado). A Modalidade 3 não se limita a esse caso, no entanto, e os grupos dos terminais na mesma célula (por exemplo, um grupo dos terminais servido pela macro-estação base e um grupo dos terminais servido por uma estação de antena remota na mesma célula) podem ser configurados com recursos de PUCCH com o uso do diferentes valor de alteração cíclica diferenças (isto é, o número máximo de códigos que pode ser multiplexa- do).[00173] It is noted that, Embodiment 3 has been described with a case in which the normal mode terminals (i.e., the terminals to which repetition is not applied) and the MTC coverage increase mode terminals (i.e. that is, the terminals to which repetition is applied) are configured with PUCCH capabilities using different cyclic change value differences (i.e., the maximum number of codes that can be multiplexed). Embodiment 3 is not limited to this case, however, and groups of terminals in the same cell (e.g., a group of terminals served by the macro base station and a group of terminals served by a remote antenna station in the same cell ) can be configured with PUCCH capabilities using different cyclic change value differences (i.e., the maximum number of codes that can be multiplexed).

Modalidade 4Mode 4

[00174] Como descrito acima, os números de CCE e os números de recurso de PUCCH são associados um ao outro em uma correspon-dência de um para um nos sistemas atuais. Mencionado de forma dife-rente, M CCEs são associados aos M recursos de PUCCH (isto é, os números de CCE e o número de recursos de PUCCH são iguais), res-pectivamente. Por exemplo, na Figura 12, para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, CCE#0, CCE#1, CCE#2, e assim por diante, são associados ao recurso de PUCCH #60, recurso de PUCCH #61, recurso de PUCCH #62, e assim por diante, respectiva-mente.[00174] As described above, CCE numbers and PUCCH resource numbers are associated with each other in a one-to-one correspondence in current systems. Said differently, M CCEs are associated with M PUCCH resources (that is, the CCE numbers and the number of PUCCH resources are the same), respectively. For example, in Figure 12, for MTC coverage boost mode terminals, CCE#0, CCE#1, CCE#2, and so on, are associated with PUCCH feature #60, PUCCH feature #61 , PUCCH resource #62, and so on, respectively.

[00175] Além disso, é provável que uma baixa taxa de codificação seja definida para as informações de controle para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC com o propósito de limitar a deterioração do desempenho da taxa de erro. Mais especificamente, os números de CCE ocupados pelo CCH L1/L2 que forma o PDCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é esperado ser relativamente grande. Por exemplo, é provável que um valor maior (4, 8) entre possíveis números de CCEs seja ocupado (pode ser referido como "nível de agregação") (por exemplo, 1, 2, 4, 8) seja definido para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00175] Additionally, it is likely that a low coding rate will be set for the control information to the MTC coverage increase mode terminals for the purpose of limiting error rate performance deterioration. More specifically, the CCE numbers occupied by the L1/L2 CCH that forms the PDCCH for the MTC coverage boost mode terminals are expected to be relatively large. For example, a larger value (4, 8) among possible numbers of CCEs to be occupied (may be referred to as "aggregation level") (e.g., 1, 2, 4, 8) is likely to be set for the terminals of MTC coverage increase mode.

[00176] Como descrito acima, quando CCH L1/L2 ocupa uma pluralidade de CCEs no PDCCH para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC, o terminal transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH que corresponde a um CCE (CCE que tem o menor índice) entre a pluralidade de CCEs. Em conformidade, os recursos de PUCCH que correspondem aos CCEs além do CCE que corresponde ao recurso de PUCCH usado para a transmissão do sinal de ACK/NACK não são usados e desperdiçados. Por exemplo, na Figura 12, quando CCH L1/L2 que forma o PDCCH para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC ocupa quatro CCEs, CCE#0 a CCE#3, o terminal transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de apenas um recurso de PUCCH #60, que corresponde ao menor índice, CCE#0, entre os quatro CCEs. Como um resultado, os recursos físicos do recurso de PUCCH #61 ao recurso de PUCCH #63, que corresponde a CCE#1 a CCE#3, não são usados e, assim, desperdiçados.[00176] As described above, when CCH L1/L2 occupies a plurality of CCEs in the PDCCH for the MTC coverage enhancement mode terminal, the terminal transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource that corresponds to a CCE (CCE that has the lowest index) among the plurality of CCEs. Accordingly, the PUCCH resources that correspond to the CCEs other than the CCE that corresponds to the PUCCH resource used for transmitting the ACK/NACK signal are not used and wasted. For example, in Figure 12, when CCH L1/L2 that forms the PDCCH for the MTC coverage enhancement mode terminal occupies four CCEs, CCE#0 to CCE#3, the terminal transmits an ACK/NACK signal with the use of only one PUCCH #60 resource, which corresponds to the lowest index, CCE#0, among the four CCEs. As a result, the physical resources from PUCCH resource #61 to PUCCH resource #63, which correspond to CCE#1 to CCE#3, are not used and thus wasted.

[00177] No entanto, ao levar em consideração as características de tráfego de MTC, é improvável que os terminais em MTC realizem a comunicação com frequência. Em outras palavras, o uso da frequência de recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de co-bertura de MTC é estocasticamente baixo.[00177] However, when taking MTC traffic characteristics into consideration, it is unlikely that terminals in MTC will perform communication frequently. In other words, the frequency usage of PUCCH resources for the MTC coverage increase mode terminals is stochastically low.

[00178] Com relação a isso, na Modalidade 4, ao invés de associar M CCEs aos M recursos de PUCCH em uma correspondência de um para um para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, M CCEs são associados ao número de recursos de PUCCH menores que M. Em outras palavras, um recurso de PUCCH é associado a uma pluralidade de CCEs para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00178] In this regard, in Embodiment 4, instead of associating M CCEs with the M PUCCH resources in a one-to-one correspondence to the MTC coverage increase mode terminals, M CCEs are associated with the number of resources of PUCCHs less than M. In other words, a PUCCH resource is associated with a plurality of CCEs for the MTC coverage augmentation mode terminals.

[00179] As configurações básicas de uma estação base e um terminal na Modalidade 4 são similares àquelas na Modalidade 1, de modo que uma descrição será dada com referência à Figura 8 (estação base 100) e a Figura 9 (terminal 200).[00179] The basic configurations of a base station and a terminal in Embodiment 4 are similar to those in Embodiment 1, so a description will be given with reference to Figure 8 (base station 100) and Figure 9 (terminal 200).

[00180] A estação base 100 e o terminal 200 mantêm uma associação entre os CCEs e os recursos de PUCCH de acordo com a modalidade 4 com antecedência.[00180] The base station 100 and the terminal 200 maintain an association between the CCEs and the PUCCH resources according to modality 4 in advance.

[00181] A partir daqui, os Métodos 1 e 2 para associar os CCEs e os recursos de PUCCH de acordo com a modalidade 4 serão, cada um, descritos.[00181] From here on, Methods 1 and 2 for associating CCEs and PUCCH resources according to embodiment 4 will each be described.

[00182] Observa-se que, na Modalidade 4, como ilustrado na Figura 12, por exemplo, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC são configurados com diferentes regiões de recurso de PUCCH, respectivamente. Por exemplo, o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC podem ser configurados com recursos de PUCCH, com o uso do mesmo método que aquele da Modalidade 1 ou 2. No entanto, na Modalidade 4, a estação base 100 pode indicar de maneira explícita um recurso de PUCCH para o terminal 200 através da sinalização de camada mais elevada ou similar como o recurso de alocação de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Observa-se que, um valor de alteração cíclica diferença entre os recursos de PUCCH disponíveis para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é definido para 1 (isto é, ΔshiftPUCCH_MTC=1) como na Modalidade 3.[00182] It is observed that, in Embodiment 4, as illustrated in Figure 12, for example, the normal mode and MTC coverage increase mode terminals are configured with different PUCCH resource regions, respectively. For example, the normal mode and MTC coverage enhancement mode terminals may be configured with PUCCH capabilities, using the same method as that of Embodiment 1 or 2. However, in Embodiment 4, the base station 100 may explicitly indicate a PUCCH resource for the terminal 200 through higher layer signaling or similar as the PUCCH allocation resource for the MTC coverage increase mode terminals. It is observed that, a cyclic change value difference between the PUCCH resources available to the MTC coverage increase mode terminals is set to 1 (i.e., ΔshiftPUCCH_MTC=1) as in Mode 3.

[00183] A partir daqui, uma descrição será dada com foco nos recursos de PUCCH (#60 a #71) para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Método 1 (Figura 13)[00183] From here on, a description will be given focusing on the PUCCH features (#60 to #71) for the MTC coverage increase mode terminals. Method 1 (Figure 13)

[00184] O método 1 é um método no qual uma associação entre os números de CCE e os recursos de PUCCH é definida com base em uma proporção de N para 1.[00184] Method 1 is a method in which an association between CCE numbers and PUCCH resources is defined based on an N to 1 ratio.

[00185] Por exemplo, a Figura 13 ilustra um exemplo no qual uma associação entre os números de CCE e os recursos de PUCCH é de-finida com base em uma proporção de N para 1, em que N = 4.[00185] For example, Figure 13 illustrates an example in which an association between CCE numbers and PUCCH resources is defined based on a ratio of N to 1, where N = 4.

[00186] Como ilustrado na Figura 13, quatro CCEs, CCE#0 a CCE#3, são associados ao recurso de PUCCH #60, quatro CCEs, CCE#4 a CCE#7 são associados ao recurso de PUCCH #61, e quatro CCEs, CCE#8 a CCE#11 são associados ao recurso de PUCCH #62.[00186] As illustrated in Figure 13, four CCEs, CCE#0 to CCE#3, are associated with PUCCH resource #60, four CCEs, CCE#4 to CCE#7 are associated with PUCCH resource #61, and four CCEs, CCE#8 to CCE#11 are associated with PUCCH feature #62.

[00187] Por exemplo, quando o CCE do menor índice entre os CCEs ocupados pelo CCH L1/L2 que forma o PDCCH destinado para o terminal 200 é qualquer um de CCE#0 a CCE#3, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite um sinal de ACK/NACK com o uso do recurso de PUCCH #60. Da mesma forma, quando o CCE do menor índice entre os CCEs alocados para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é qualquer uma de CCE#4 a CCE#7, o recurso de PUCCH #61 é usado para a transmissão do sinal de ACK/NACK, e quando o CCE do menor índice é qualquer um de CCE#8 a CCE#11, o recurso de PUCCH #62 é usado para a transmissão do sinal de ACK/NACK.[00187] For example, when the CCE of the lowest index among the CCEs occupied by the CCH L1/L2 that forms the PDCCH destined for terminal 200 is any one from CCE#0 to CCE#3, the coverage increase mode terminal MTC transmits an ACK/NACK signal using PUCCH feature #60. Similarly, when the CCE of the lowest index among the CCEs allocated to the MTC coverage boost mode terminals is any one of CCE#4 to CCE#7, the PUCCH feature #61 is used for signal transmission of ACK/NACK, and when the CCE of the lowest index is any one from CCE#8 to CCE#11, the PUCCH feature #62 is used for transmitting the ACK/NACK signal.

[00188] Por exemplo, o número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC" usado pelos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é determinado de acordo com a equação a seguir. nPUCCH_MTC=floor(nCCE/N)+NPUCCH_MTC(1) ... (Equação 4)[00188] For example, the PUCCH resource number "nPUCCH_MTC" used by MTC coverage increase mode terminals is determined according to the following equation. nPUCCH_MTC=floor(nCCE/N)+NPUCCH_MTC(1) ... (Equation 4)

[00189] Na Equação 4, a função "acesso(X)" representa um função de acesso que retorna um maior número inteiro não maior que X. Além disso, "nCCE" representa o menor número de CCE entre os CCEs ocu-pados pelo PDCCH, e "N" representa os os números de CCE associados a um recurso de PUCCH (por exemplo, N=4 na Figura 13). Além disso, "NPUCCH_MTC(1)" representa um valor de deslocamento para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, NPUCCH_MTC(1)=60 na Figura 13.[00189] In Equation 4, the function "access(X)" represents an access function that returns a largest integer not greater than X. Furthermore, "nCCE" represents the smallest number of CCE among the CCEs occupied by the PDCCH, and "N" represents the CCE numbers associated with a PUCCH resource (for example, N=4 in Figure 13). Additionally, "NPUCCH_MTC(1)" represents an offset value for the MTC coverage increase mode terminals. For example, NPUCCH_MTC(1)=60 in Figure 13.

[00190] De acordo com o Método 1, a região de recurso de PUCCH precisa ser garantida para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é reduzida para 1/N em comparação com o qual caso no qual os números de CCE e os números de recurso de PUCCH são associados um ao outro em uma correspondência de um para um. Mais especificamente, quando os números de CCE e os números de recurso de PUCCH são associados um ao outro em uma correspondência de um para um, 12 recursos de PUCCH precisam ser garantidos para 12 CCEs, mas o método 1 exige que apenas 3 recursos de PUCCH sejam garantidos para 12 CCEs no caso da Figura 13 (em que N=4). Método 2[00190] According to Method 1, the PUCCH resource region needs to be guaranteed for the MTC coverage increase mode terminals is reduced to 1/N compared to which case the CCE numbers and the PUCCH resource numbers are associated with each other in a one-to-one correspondence. More specifically, when CCE numbers and PUCCH resource numbers are associated with each other in a one-to-one correspondence, 12 PUCCH resources need to be guaranteed for 12 CCEs, but method 1 requires that only 3 PUCCH resources are guaranteed for 12 CCEs in the case of Figure 13 (where N=4). Method 2

[00191] O método 2 é um método no qual os números de CCE a serem associados a um recurso de PUCCH são definidos para um valor que pode ser considerado como o número de CCEs ocupados (nível de agregação).[00191] Method 2 is a method in which the CCE numbers to be associated with a PUCCH resource are set to a value that can be considered as the number of occupied CCEs (aggregation level).

[00192] Por exemplo, supondo que os números de CCE ocupados para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC sejam definidos para N (>1) no Método 2.[00192] For example, assuming that the occupied CCE numbers for the MTC coverage increase mode terminals are set to N (>1) in Method 2.

[00193] A Figura 14 ilustra um exemplo de uma associação entre os números de CCE e números de recurso de PUCCH quando N=4, por exemplo.[00193] Figure 14 illustrates an example of an association between CCE numbers and PUCCH resource numbers when N=4, for example.

[00194] Como ilustrado na Figura 14, quatro CCEs, CCE#0 a CCE#3 são associados a recurso de PUCCH #60, quatro CCEs, CCE#4 a CCE#7 são associados a recurso de PUCCH #61, e quatro CCEs, CCE#8 a CCE#11 são associados ao recurso de PUCCH #62. Mais especificamente, um recurso de PUCCH é associado a cada conjunto de N CCEs ocupados.[00194] As illustrated in Figure 14, four CCEs, CCE#0 to CCE#3 are associated with PUCCH resource #60, four CCEs, CCE#4 to CCE#7 are associated with PUCCH resource #61, and four CCEs , CCE#8 to CCE#11 are associated with PUCCH resource #62. More specifically, a PUCCH resource is associated with each set of N occupied CCEs.

[00195] O terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é alocado em CCEs em unidades de quatro CCEs como ilustrado na Figura 14. Por exemplo, quando os CCEs ocupados pelo CCH L1/L2 que formam o PDCCH destinado para o terminal 200 are CCE#0 a CCE#3, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite um sinal de ACK/NACK com o uso do recurso de PUCCH #60. Da mesma forma, quando o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é CCE#4 a CCE#7 alocado, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite o sinal de ACK/NACK com o uso do recurso de PUCCH #61, e quando o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é CCE#8 a CCE#11 alocado, o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC transmite o sinal de ACK/NACK com o uso do recurso de PUCCH #62.[00195] The MTC coverage increase mode terminal is allocated to CCEs in units of four CCEs as illustrated in Figure 14. For example, when the CCEs occupied by CCH L1/L2 that form the PDCCH destined for terminal 200 are CCE#0 to CCE#3, the MTC Coverage Enhancement Mode terminal transmits an ACK/NACK signal using PUCCH feature #60. Similarly, when the MTC coverage boost mode terminal is CCE#4 to CCE#7 allocated, the MTC coverage boost mode terminal transmits the ACK/NACK signal using the PUCCH # feature. 61, and when the MTC coverage boost mode terminal is CCE#8 to CCE#11 allocated, the MTC coverage boost mode terminal transmits the ACK/NACK signal using PUCCH feature #62 .

[00196] Por exemplo, número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC" é determinado de acordo com a equação a seguir. nPUCCH_MTC=nCCE/N+NPUCCH_MTC(1) ... (Equação 5)[00196] For example, PUCCH resource number "nPUCCH_MTC" is determined according to the following equation. nPUCCH_MTC=nCCE/N+NPUCCH_MTC(1) ... (Equation 5)

[00197] Na Equação 5, "nCCE" representa o menor número de CCE entre os CCEs ocupados pelo PDCCH, e "N" representa os números de CCE ocupados para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC (por exemplo, N=4 na Figura 14). Além disso, "NPUCCH_MTC(1)" representa um valor de deslocamento para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Por exemplo, NPUCCH_MTC(1)=60 na Figura 14.[00197] In Equation 5, "nCCE" represents the smallest number of CCEs among the CCEs occupied by the PDCCH, and "N" represents the numbers of CCEs occupied for the MTC coverage increase mode terminals (e.g., N= 4 in Figure 14). Additionally, "NPUCCH_MTC(1)" represents an offset value for the MTC coverage increase mode terminals. For example, NPUCCH_MTC(1)=60 in Figure 14.

[00198] De acordo com o Método 2, a região de recurso de PUCCH a ser garantida para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC é reduzida para 1/N em comparação com o caso no qual os números de CCE e os números de recurso de PUCCH são associados um ao outro em uma correspondência de um para um. Mais especificamente, quando os números de CCE são os números de recurso de PUCCH associados em uma correspondência de um para um, 12 recursos de PUCCH precisam ser garantidos para 12 CCEs, mas o método 2 precisa de apenas 3 recursos de PUCCH para ser garantido entre os 12 CCEs no caso da Figura 14 (em que N=4).[00198] According to Method 2, the PUCCH resource region to be guaranteed for the MTC coverage increase mode terminals is reduced to 1/N compared to the case in which the CCE numbers and the PUCCH resource numbers are associated with each other in a one-to-one correspondence. More specifically, when the CCE numbers are the associated PUCCH resource numbers in a one-to-one correspondence, 12 PUCCH resources need to be guaranteed for 12 CCEs, but method 2 needs only 3 PUCCH resources to be guaranteed between the 12 CCEs in the case of Figure 14 (where N=4).

[00199] Além disso, cada recurso de PUCCH é associado aos CCEs em unidades de CCEs ocupados para cada terminal, de modo que não há chance de que N CCEs associados a um recurso de PUCCH sejam usados de maneira simultânea por uma pluralidade dos terminais.[00199] Furthermore, each PUCCH resource is associated with CCEs in units of occupied CCEs for each terminal, so that there is no chance that N CCEs associated with a PUCCH resource will be used simultaneously by a plurality of terminals.

[00200] Os métodos 1 e 2 foram descritos até então.[00200] Methods 1 and 2 have been described so far.

[00201] Como descrito acima, na Modalidade 4, um recurso de PUCCH é associado a uma pluralidade de CCEs para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC. Assim, é possível evitar um aumento nos recursos a serem reservados como um recurso de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC. Em conformidade, mesmo em um sistema no qual um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC existe (isto é, caso em que um recurso de PUCCH para o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC é ainda configurado), um aumento na sobrecarga para os recursos de PUCCH pode ser evitado.[00201] As described above, in Embodiment 4, a PUCCH resource is associated with a plurality of CCEs for the MTC coverage increase mode terminal. Thus, it is possible to avoid an increase in resources to be reserved as a PUCCH resource for MTC coverage increase mode terminals. Accordingly, even in a system in which an MTC coverage boost mode terminal exists (i.e., in which case a PUCCH resource for the MTC coverage boost mode terminal is still configured), an increase in Overload for PUCCH resources can be avoided.

[00202] Além disso, de acordo com a modalidade 4, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK pode ser evitada ao definir os diferentes recursos de PUCCH usados para a transmissão dos sinais de ACK/NACK para o modo normal e os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC.[00202] Furthermore, according to embodiment 4, a PUCCH resource collision in the transmission of the ACK/NACK signals can be avoided by setting the different PUCCH resources used for the transmission of the ACK/NACK signals to the mode normal and MTC coverage increase mode terminals.

Modalidade 5Mode 5

[00203] A indicação de maneira implícita de um número de recurso de PUCCH em conjunto com um número de CCE para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC da mesma maneira que os sistemas atuais pode causar uma colisão de recurso de PUCCH, pois os sinais de ACK/NACK podem ser transmitidos de maneira simultânea com o uso do mesmo recurso de PUCCH a partir dos terminais quando um terminal configurado com PDCCH e PUCCH de diferentes níveis de repetição existe.[00203] Implicitly indicating a PUCCH resource number in conjunction with a CCE number to MTC coverage increase mode terminals in the same manner as current systems may cause a PUCCH resource collision as ACK/NACK signals can be transmitted simultaneously using the same PUCCH resource from terminals when a terminal configured with PDCCH and PUCCH of different repetition levels exists.

[00204] A Figura 15 ilustra um exemplo do caso em que os recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC colidem um com o outro. Na Figura 15, "NPDCCH" e "NPDSCH" representam os níveis de repetição de PDCCH e PDSCH de cada oter- minal 1 (UE#1) e terminal 2 (UE#2). Além disso, "NPUCCH+αPUCCH" representa o nível de repetição de PUCCH de terminal 1, e "NPUCCH" representa o nível de repetição de PUCCH de terminal 2. Mais especificamente, "NPDCCH" e "NPDSCH" de terminal 1 são idênticos àqueles do terminal 2, mas o nível de repetição de PUCCH do terminal 1 é maior que àquele do terminal 2 por "αPUCCH".[00204] Figure 15 illustrates an example of the case in which the PUCCH resources for the MTC coverage increase mode terminals collide with each other. In Figure 15, "NPDCCH" and "NPDSCH" represent the PDCCH and PDSCH repeat levels of each terminal 1 (UE#1) and terminal 2 (UE#2). Furthermore, "NPUCCH+αPUCCH" represents the terminal 1 PUCCH repeat level, and "NPUCCH" represents the terminal 2 PUCCH repeat level. More specifically, terminal 1 "NPDCCH" and "NPDSCH" are identical to those of terminal 2, but the PUCCH repeat level of terminal 1 is greater than that of terminal 2 by "αPUCCH".

[00205] Na Figura 15, o PDCCH é transmitido ao terminal 1 com o uso do CCE#0 a CCE#3. Enquanto isso, o PDCCH é transmitido ao terminal 2 com o uso do CCE#0 a CCE#3 no subquadro subsequente para o subquadro no qual a transmissão de PDCCH ao terminal 1 foi finalizada. Mencionado de forma diferente, ambos terminais 1 e 2 transmitem um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH associado a CCE#0.[00205] In Figure 15, the PDCCH is transmitted to terminal 1 using CCE#0 to CCE#3. Meanwhile, PDCCH is transmitted to terminal 2 using CCE#0 to CCE#3 in the subsequent subframe for the subframe in which transmission of PDCCH to terminal 1 was completed. Mentioned differently, both terminals 1 and 2 transmit an ACK/NACK signal using a PUCCH resource associated with CCE#0.

[00206] Como ilustrado na Figura 15, o terminal 1 transmite um sinal de ACK/NACK pelos subquadros "NPUCCH+αPUCCH", enquanto o ter minal 2 transmite um sinal de ACK/NACK no subquadro "NPUCCH" sub-sequente ao subquadro no qual o terminal 1 transmitiu um sinal de ACK/NACK em "NPUCCH". Por essa razão, como ilustrado na Figura 15, os recursos de PUCCH para os terminais colidem um com o outro no subquadro que corresponde ao subquadro "αPUCCH" da última metade de repetição de PUCCH do terminal 1 e do subquadro "αPUCCH" da metade de topo de repetição de PUCCH do terminal 2.[00206] As illustrated in Figure 15, terminal 1 transmits an ACK/NACK signal in the "NPUCCH+αPUCCH" subframes, while terminal 2 transmits an ACK/NACK signal in the "NPUCCH" subframe subsequent to the subframe in which terminal 1 transmitted an ACK/NACK signal on "NPUCCH". For this reason, as illustrated in Figure 15, the PUCCH resources for the terminals collide with each other in the subframe corresponding to the "αPUCCH" subframe of the last PUCCH repeat half of terminal 1 and the "αPUCCH" subframe of the top of PUCCH repeat from terminal 2.

[00207] Com relação a isso, na Modalidade 5, um método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão de sinais de ACK/NACK a partir dos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC será descrito.[00207] In this regard, in Embodiment 5, a method for avoiding a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals from the MTC coverage increase mode terminals will be described.

[00208] As configurações básicas de uma estação base e um terminal na Modalidade 5 são similares àquelas na Modalidade 1, de modo que uma descrição será dada com referência à Figura 8 (estação base 100) e a Figura 9 (terminal 200).[00208] The basic configurations of a base station and a terminal in Embodiment 5 are similar to those in Embodiment 1, so a description will be given with reference to Figure 8 (base station 100) and Figure 9 (terminal 200).

[00209] De maneira específica, quando os níveis de repetição de PDCCH e PUCCH são diferentes, o terminal 200 (terminal de modo de aumento de cobertura de MTC) transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH indicado de maneira implícita em conjunto com um número de CCE (isto é, o menor número de CCE) para o número de subquadros que correspondem a o nível de repetição de PDCCH durante a repetição de PUCCH.[00209] Specifically, when the PDCCH and PUCCH repetition levels are different, terminal 200 (MTC coverage increase mode terminal) transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource indicated by implicitly in conjunction with a CCE number (i.e., the smallest CCE number) for the number of subframes that correspond to the PDCCH repetition level during the PUCCH repetition.

[00210] Enquanto isso, o terminal 200 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH alocado de maneira explícita em um subquadro que excede o nível de repetição de PDCCH. O recurso de PUCCH é previamente indicado para o terminal 200 pela estação base 100.[00210] Meanwhile, terminal 200 transmits an ACK/NACK signal using an explicitly allocated PUCCH resource in a subframe that exceeds the PDCCH repetition level. The PUCCH resource is previously indicated to the terminal 200 by the base station 100.

[00211] A Figura 16 ilustra o tempo de transmissão de cada canal na Modalidade 5. Na Figura 16, "NPDCCH" e "NPDSCH" representam os níveis de repetição de PDCCH e PDSCH de cada do terminal 1 (UE#1) e terminal 2 (UE#2) como no caso da Figura 15. Além disso, "NPUCCH+αPUCCH" representa o nível de repetição de PUCCH do terminal 1, e "NPUCCH" representa o nível de repetição de PUCCH do terminal 2. Observa-se que, "NPUCCH" e "NPDCCH" são iguais na Figura 16.[00211] Figure 16 illustrates the transmission time of each channel in Mode 5. In Figure 16, "NPDCCH" and "NPDSCH" represent the PDCCH and PDSCH repetition levels of each of terminal 1 (UE#1) and terminal 2 (UE#2) as in the case of Figure 15. Furthermore, "NPUCCH+αPUCCH" represents the PUCCH repeat level of terminal 1, and "NPUCCH" represents the PUCCH repeat level of terminal 2. Note that, "NPUCCH" and "NPDCCH" are the same in Figure 16.

[00212] Além disso, na Figura 16, o PDCCH é transmitido ao terminal 1 com o uso do CCE#0 a CCE#3. Enquanto isso, o PDCCH é transmitido ao terminal 2 com o uso do CCE#0 a CCE#3 no subquadro subsequente ao subquadro no qual a transmissão de PDCCH ao terminal 1 foi finalizada.[00212] Furthermore, in Figure 16, the PDCCH is transmitted to terminal 1 using CCE#0 to CCE#3. Meanwhile, the PDCCH is transmitted to terminal 2 using CCE#0 to CCE#3 in the subframe subsequent to the subframe in which PDCCH transmission to terminal 1 was completed.

[00213] Nesse caso, como ilustrado na Figura 16, o terminal 1 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH associado a CCE#0 do menor índice entre os CCEs usados para PDCCH, para o número de subquadros NPUCCH que correspondem a o número de subquadros "NPDCCH" entre os subquadros "NPUCCH+αPUCCH" durante a repetição de PUCCH.[00213] In this case, as illustrated in Figure 16, terminal 1 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource associated with CCE#0 of the lowest index among the CCEs used for PDCCH, for the number of subframes NPUCCH that correspond to the number of "NPDCCH" subframes between the "NPUCCH+αPUCCH" subframes during PUCCH repetition.

[00214] Enquanto isso, o terminal 1 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH indicado de maneira explícita em um subquadro "αPUCCH" que excede o subquadro "NPUCCH" entre os subquadros "NPUCCH+αPUCCH".[00214] Meanwhile, terminal 1 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource explicitly indicated in a "αPUCCH" subframe that exceeds the "NPUCCH" subframe among the "NPUCCH+αPUCCH" subframes.

[00215] Além disso, como ilustrado na Figura 16, o terminal 2 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH associado a CCE#0 do menor índice entre os CCEs usados para o PDCCH do subquadro "NPUCCH" subsequente ao subquadro "NPUCCH" no qual terminal 1 transmitiu um sinal de ACK/NACK, durante a repetição de PUCCH.[00215] Furthermore, as illustrated in Figure 16, terminal 2 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource associated with CCE#0 of the lowest index among the CCEs used for the PDCCH of the "NPUCCH" subframe subsequent to the "NPUCCH" subframe in which terminal 1 transmitted an ACK/NACK signal, during the PUCCH repetition.

[00216] Mais especificamente, na Figura 16, os terminais 1 e 2 usam, mutuamente, diferentes recursos de PUCCH no subquadro que corresponde ao subquadro "αPUCCH" da última metade de repetição de PUCCH do terminal 1 e do subquadro "NPUCCH" da metade de topo de repetição de PUCCH do terminal 2. Como um resultado, a colisão de recurso de PUCCH ocorre entre os terminais 1 e 2.[00216] More specifically, in Figure 16, terminals 1 and 2 mutually use different PUCCH resources in the subframe corresponding to the "αPUCCH" subframe of the last PUCCH repeat half of terminal 1 and the "NPUCCH" subframe of the half PUCCH repeat top of terminal 2. As a result, PUCCH resource collision occurs between terminals 1 and 2.

[00217] Como descrito acima, entre uma pluralidade de subquadros usados para transmitir de maneira repetida um sinal de ACK/NACK, o terminal 200 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH associado a um CCE usado no PDCCH entre os recursos de PUCCH para os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, em um subquadro não maior que o nível de repetição de PDCCH, e transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de qualquer um dos recursos de PUCCH previamente configurados, em um subquadro que excede o nível de repetição de PDCCH.[00217] As described above, among a plurality of subframes used to repeatedly transmit an ACK/NACK signal, the terminal 200 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource associated with a CCE used in the PDCCH between the PUCCH resources to the MTC coverage boost mode terminals, in a subframe no greater than the PDCCH repeat level, and transmits an ACK/NACK signal using any of the previously configured PUCCH resources , in a subframe that exceeds the PDCCH repetition level.

[00218] Dessa maneira, em um caso em que um terminal de modo de aumento de cobertura de MTC configurado com PDCCH e PUCCH de diferentes níveis de repetição está presente, mesmo se ocorrer ali um subquadro no qual os sinais de ACK/NAC são transmitidos de maneira simultânea a partir dos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC ao qual o PDCCH foi transmitido com o uso do mesmo CCE, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK a partir dos terminais pode ser evitada.[00218] Thus, in a case where an MTC coverage enhancement mode terminal configured with PDCCH and PUCCH of different repetition levels is present, even if a subframe occurs there in which ACK/NAC signals are transmitted simultaneously from the MTC coverage enhancement mode terminals to which the PDCCH was transmitted using the same CCE, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals from the terminals can be avoided.

[00219] Deve-se observar que, a Modalidade 5 pode ser combinada com a operação das Modalidades 1 a 4. Em outras palavras, a Modalidade 5 pode ser aplicada ao método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, e qualquer uma das Modalidades 1 a 4 pode ser aplicada ao método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC.[00219] It should be noted that, Embodiment 5 can be combined with the operation of Embodiments 1 to 4. In other words, Embodiment 5 can be applied to the method to avoid a PUCCH resource collision between the PUCCH mode terminals. MTC coverage increase, and any of Embodiments 1 to 4 may be applied to the method to avoid a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage increase mode terminal.

Modalidade 6Mode 6

[00220] A Modalidade 5 foi descrita com relação a um terminal con-figurado com PDCCH e PUCCH de diferentes níveis de repetição. A Modalidade 6, por outro lado, será descrita com relação a um caso em que cada terminal é configurado com PDCCH e PUCCH dos mesmos níveis de repetição, mas os níveis de repetição de PDCCH e PUCCH configurados para os terminais são diferentes.[00220] Embodiment 5 was described with respect to a terminal configured with PDCCH and PUCCH of different repetition levels. Embodiment 6, on the other hand, will be described with respect to a case in which each terminal is configured with PDCCH and PUCCH of the same repetition levels, but the PDCCH and PUCCH repetition levels configured for the terminals are different.

[00221] Nesse caso, a indicação de maneira implícita de um número de recurso de PUCCH em conjunto com um número de CCE aos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC da mesma maneira que os sistemas atuais podem causar uma colisão de recurso de PUCCH, pois os sinais de ACK/NACK podem ser transmitidos de maneira simultânea com o uso do mesmo recurso de PUCCH a partir dos terminais.[00221] In this case, implicitly indicating a PUCCH resource number in conjunction with a CCE number to MTC coverage increases mode terminals in the same manner as current systems may cause a PUCCH resource collision , as ACK/NACK signals can be transmitted simultaneously using the same PUCCH resource from the terminals.

[00222] A Figura 17 ilustra um exemplo de um caso em que os recursos de PUCCH usados pelos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC colidem um com o outro. Na Figura 17, os níveis de repetição de PDCCH, PDSCH, e PUCCH para o terminal 1 (UE#1) são 8, e os níveis de repetição de PDCCH, PDSCH, e PUCCH para o terminal 2 (UE#2) são 4.[00222] Figure 17 illustrates an example of a case in which PUCCH resources used by MTC coverage increase mode terminals collide with each other. In Figure 17, the PDCCH, PDSCH, and PUCCH repeat levels for terminal 1 (UE#1) are 8, and the PDCCH, PDSCH, and PUCCH repeat levels for terminal 2 (UE#2) are 4 .

[00223] Na Figura 17, o PDCCH é transmitido ao terminal 1 com o uso do CCE#0 a CCE#3. Enquanto isso, o PDCCH é transmitido ao terminal 2 com o uso do CCE#0 a CCE#3 no subquadro subsequente ao subquadro no qual a transmissão de PDCCH ao terminal 1 foi finalizada. Mencionado de forma diferente, ambos os terminais 1 e 2 transmitem um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH associado a CCE#0.[00223] In Figure 17, the PDCCH is transmitted to terminal 1 using CCE#0 to CCE#3. Meanwhile, the PDCCH is transmitted to terminal 2 using CCE#0 to CCE#3 in the subframe subsequent to the subframe in which PDCCH transmission to terminal 1 was completed. Mentioned differently, both terminals 1 and 2 transmit an ACK/NACK signal using a PUCCH resource associated with CCE#0.

[00224] Como ilustrado na Figura 17, o terminal 1 recebe o PDCCH ao longo de 8 subquadros e recebe o PDSCH ao longo dos próximos 8 subquadros. Enquanto isso, o terminal 2 recebe o PDCCH por 4 subquadros subsequentes ao subquadro no qual terminal 1 finalizou a recepção de PDCCH e recebe o PDSCH ao longo dos próximos 4 subquadros. Mais especificamente, os terminais 1 e 2 finalizam a re-cepção de PDSCH ao mesmo tempo (ou iniciam a transmissão de um sinal de ACK/NACK ao mesmo tempo).[00224] As illustrated in Figure 17, terminal 1 receives the PDCCH over 8 subframes and receives the PDSCH over the next 8 subframes. Meanwhile, terminal 2 receives the PDCCH for 4 subframes subsequent to the subframe in which terminal 1 finished receiving PDCCH and receives the PDSCH over the next 4 subframes. More specifically, terminals 1 and 2 end PDSCH reception at the same time (or start transmitting an ACK/NACK signal at the same time).

[00225] Nesse caso, o terminal 1 transmite um sinal de ACK/NACK por 8 subquadros, e o terminal 2 transmite um sinal de ACK/NACK por 4 subquadros ao mesmo tempo. Como um resultado, como ilustrado na Figura 17, uma colisão de recurso de PUCCH ocorre nos subqua- dros que correspondem aos 4 subquadros da metade de topo da repetição de PUCCH do terminal 1 e dos 4 subquadros que correspondem ao total de subquadros de repetição de PUCCH do terminal 2.[00225] In this case, terminal 1 transmits an ACK/NACK signal for 8 subframes, and terminal 2 transmits an ACK/NACK signal for 4 subframes at the same time. As a result, as illustrated in Figure 17, a PUCCH resource collision occurs in the subframes that correspond to the 4 subframes of the top half of the terminal 1 PUCCH repeat and the 4 subframes that correspond to the total of terminal 1 PUCCH repeat subframes. PUCCH from terminal 2.

[00226] Com relação a isso, a Modalidade 6 será descrita com relação a um método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK a partir dos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC configurados com diferentes níveis de repetição.[00226] In this regard, Embodiment 6 will be described with respect to a method for avoiding a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals from MTC coverage increase mode terminals configured with different levels of repetition.

[00227] As configurações básicas de uma estação base e um terminal na Modalidade 6 são similares àquelas na Modalidade 1, de modo que uma descrição será dada com referência à Figura 8 (estação base 100) e à Figura 9 (terminal 200).[00227] The basic configurations of a base station and a terminal in Embodiment 6 are similar to those in Embodiment 1, so a description will be given with reference to Figure 8 (base station 100) and Figure 9 (terminal 200).

[00228] De maneira específica, o terminal 200 (terminal de modo de aumento de cobertura de MTC) transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH indicado de maneira implícita em conjunto com um número de CCE usado na transmissão de PDCCH (isto é, menor número de CCE) durante a repetição de PUCCH. O terminal 200, no entanto, transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH identificado pelo uso de um valor de deslocamento diferente para cada nível de repetição configurado.[00228] Specifically, terminal 200 (MTC coverage enhancement mode terminal) transmits an ACK/NACK signal using an implicitly indicated PUCCH resource in conjunction with a CCE number used in the transmission of PDCCH (i.e., lower number of CCE) during PUCCH repetition. Terminal 200, however, transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH feature identified by using a different offset value for each configured repetition level.

[00229] Por exemplo, o número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC_4" usado quando o nível de repetição é 4, e o número de recurso de PUCCH "nPUCCH_MTC_8" usado quando o nível de repetição é 8 são determinados de acordo com as equações a seguir. nPUCCH_MTC_8=nCCE+NPUCCH_MTC_8(1) ... (Equação 6) nPUCCH_MTC_4=nCCE+NPUCCH_MTC_4(1) ... (Equação 7)[00229] For example, the PUCCH resource number "nPUCCH_MTC_4" used when the repetition level is 4, and the PUCCH resource number "nPUCCH_MTC_8" used when the repetition level is 8 are determined according to the equations a follow. nPUCCH_MTC_8=nCCE+NPUCCH_MTC_8(1) ... (Equation 6) nPUCCH_MTC_4=nCCE+NPUCCH_MTC_4(1) ... (Equation 7)

[00230] Nas equações 6 e 7, "nCCE" representa o número de CCE (número inteiro não menor que 0) de um CCE ocupado pelo PDCCH. Além disso, "NPUCCH_MTC_8(1)" representa um valor de deslocamento para identificar o número de recurso de PUCCH a partir do número de CCE quando o nível de repetição é 8, enquanto "NPUCCH_MTC_4(1)" representa um valor de deslocamento para identificar o número de recurso de PUCCH a partir do número de CCE quando o nível de repetição é 4 nas equações 6 e 7.[00230] In equations 6 and 7, "nCCE" represents the number of CCE (integer not less than 0) of a CCE occupied by the PDCCH. Additionally, "NPUCCH_MTC_8(1)" represents an offset value to identify the PUCCH resource number from the CCE number when the repetition level is 8, while "NPUCCH_MTC_4(1)" represents an offset value to identify the PUCCH resource number from the CCE number when the repetition level is 4 in equations 6 and 7.

[00231] Diferentes valores são definidos em NPUCCH_MTC_4(1) e NPUCCH_MTC_8(1), respectivamente. Em outras palavras, os recursos de PUCCH disponíveis para o terminal 200 são pelo menos divididos em recursos de PUCCH usados quando o nível de repetição é 4 e recursos de PUCCH usados quando o nível de repetição é 8. Mais especifi-camente, um grupo de recurso de PUCCH disponível para um terminal 200 inclui uma pluralidade de grupos de sub-recurso para os respectivos níveis de repetição para um sinal de ACK/NACK.[00231] Different values are defined in NPUCCH_MTC_4(1) and NPUCCH_MTC_8(1), respectively. In other words, the PUCCH resources available to the terminal 200 are at least divided into PUCCH resources used when the repetition level is 4 and PUCCH resources used when the repetition level is 8. More specifically, a group of PUCCH resource available to a terminal 200 includes a plurality of subresource groups for respective repetition levels for an ACK/NACK signal.

[00232] Observa-se que, a partir desse ponto, uma descrição será dada de um caso em que os níveis de repetição são 4 e 8, mas os níveis de repetição não se limitam a 4 ou 8, e quando um valor diferente é usado, um valor de deslocamento é configurado para o valor da mesma maneira.[00232] It is noted that from this point on, a description will be given of a case in which the repetition levels are 4 and 8, but the repetition levels are not limited to 4 or 8, and when a different value is used, an offset value is set to the value in the same way.

[00233] A Figura 18 ilustra o tempo de transmissão de cada canal na Modalidade 6. Na Figura 18, os níveis de repetição de PDCCH, PDSCH, e PUCCH para o terminal 1 (UE#1) são 8, e os níveis de repetição de PDCCH, PDSCH, e PUCCH para o terminal 2 (UE#2) são 4 como no caso da Figura 17. Além disso, na Figura 18, o PDCCH é transmitido ao terminal 1 com o uso do CCE#0 a CCE#3. Enquanto isso, o PDCCH é transmitido ao terminal 2 com o uso do CCE#0 a CCE#3 no subquadro subsequente ao subquadro no qual a transmissão de PDCCH ao terminal 1 foi finalizada.[00233] Figure 18 illustrates the transmission time of each channel in Mode 6. In Figure 18, the PDCCH, PDSCH, and PUCCH repetition levels for terminal 1 (UE#1) are 8, and the repetition levels of PDCCH, PDSCH, and PUCCH for terminal 2 (UE#2) are 4 as in the case of Figure 17. Furthermore, in Figure 18, the PDCCH is transmitted to terminal 1 using CCE#0 to CCE#3 . Meanwhile, the PDCCH is transmitted to terminal 2 using CCE#0 to CCE#3 in the subframe subsequent to the subframe in which PDCCH transmission to terminal 1 was completed.

[00234] Nesse caso, como ilustrado na Figura 18, o terminal 1 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH que corresponde a nPUCCH_MTC_8=nCCE+NPUCCH_MTC_8(1) de acordo com a Equação 6 durante a repetição de PUCCH, enquanto o terminal 2 transmite um sinal de ACK/NACK com o uso de um recurso de PUCCH que corresponde a nPUCCH_MTC_4=nCCE+NPUCCH_MTC_4(1) de acordo com a Equação 7 durante a repetição de PUCCH.[00234] In this case, as illustrated in Figure 18, terminal 1 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource corresponding to nPUCCH_MTC_8=nCCE+NPUCCH_MTC_8(1) according to Equation 6 during repetition of PUCCH, while terminal 2 transmits an ACK/NACK signal using a PUCCH resource corresponding to nPUCCH_MTC_4=nCCE+NPUCCH_MTC_4(1) according to Equation 7 during PUCCH repetition.

[00235] Como descrito acima, NPUCCH_MTC_4(1) e NPUCCH_MTC_8(1) são diferentes um do outro. Assim, como ilustrado na Figura 18, os terminais 1 e 2 usam, mutuamente, diferentes recursos de PUCCH nos subquadros que correspondem aos 4 subquadros da metade de topo de repetição de PUCCH do terminal 1 e aos 4 subquadros que correspondem à totalidade de subquadros de repetição de PUCCH do terminal 2. Como um resultado, nenhuma colisão de recurso de PUCCH ocorre entre os terminais 1 e 2.[00235] As described above, NPUCCH_MTC_4(1) and NPUCCH_MTC_8(1) are different from each other. Thus, as illustrated in Figure 18, terminals 1 and 2 mutually use different PUCCH resources in the subframes that correspond to the 4 subframes of the PUCCH repeat top half of terminal 1 and the 4 subframes that correspond to the entire subframes of terminal 1. PUCCH retry from terminal 2. As a result, no PUCCH resource collisions occur between terminals 1 and 2.

[00236] Dessa maneira, mesmo se ocorrer ali um subquadro no qual sinais de ACK/NAC são transmitidos de maneira simultânea a partir dos terminais de modo de aumento de cobertura de MTC que são configurados, mutuamente, com diferentes níveis de repetição e ao qual o PDCCH foi transmitido com o uso do mesmo CCE, uma colisão de recurso de PUCCH na transmissão dos sinais de ACK/NACK a partir dos terminais pode ser evitada.[00236] In this way, even if a subframe occurs therein in which ACK/NAC signals are transmitted simultaneously from MTC coverage increase mode terminals that are mutually configured with different repetition levels and to which PDCCH was transmitted using the same CCE, a PUCCH resource collision in the transmission of ACK/NACK signals from the terminals can be avoided.

[00237] Deve-se observar que, a Modalidade 6 pode ser combinada com a operação das Modalidades 1 a 4. Em outras palavras, a Modalidade 6 pode ser aplicada ao método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre os terminais de modo de aumento de cobertura de MTC, e qualquer uma das Modalidades 1 a 4 pode ser aplicada ao método para evitar uma colisão de recurso de PUCCH entre o terminal de modo normal e o terminal de modo de aumento de cobertura de MTC.[00237] It should be noted that, Embodiment 6 can be combined with the operation of Embodiments 1 to 4. In other words, Embodiment 6 can be applied to the method to avoid a PUCCH resource collision between the PUCCH mode terminals. MTC coverage increase, and any of Embodiments 1 to 4 may be applied to the method to avoid a PUCCH resource collision between the normal mode terminal and the MTC coverage increase mode terminal.

[00238] Cada modalidade da presente descrição foi descrita até então.[00238] Each embodiment of the present description has been described so far.

[00239] Observa-se que, embora cada modalidade tenha sido descrita com um exemplo no qual um aspecto dessa descrição é configurado com hardware por meio de exemplo, a presente descrição também pode ser realizada por software em conjunto com hardware.[00239] It is noted that, although each embodiment has been described with an example in which an aspect of that description is configured with hardware by way of example, the present description can also be carried out by software in conjunction with hardware.

[00240] Além disso, os blocos funcionais usados na descrição de cada modalidade são tipicamente implementados como dispositivos LSI, que são circuitos integrados. Os blocos funcionais podem ser formados como chips individuais, ou uma parte de todos os blocos funcionais pode ser integrada em um único chip. O termo "LSI" é usado aqui, mas os termos "IC," "sistema LSI," "super LSI" ou "ultra LSI" podem ser usados, bem como dependendo do nível de integração.[00240] Furthermore, the functional blocks used in describing each embodiment are typically implemented as LSI devices, which are integrated circuits. Functional blocks can be formed as individual chips, or a portion of all functional blocks can be integrated into a single chip. The term "LSI" is used here, but the terms "IC," "system LSI," "super LSI" or "ultra LSI" may be used as well depending on the level of integration.

[00241] Além disso, a integração de circuito não se limita a LSI e pode ser alcançado pelo conjunto de circuitos dedicados ou um processador de propósito geral além de LSI. Depois da fabricação de LSI, um conjunto de porta de campo programável (FPGA), que é programável, ou um processador que pode ser configurado, que permite que a reconfiguração de conexões e definições de células de circuito em LSI possa ser usada.[00241] Furthermore, circuit integration is not limited to LSI and can be achieved by dedicated circuitry or a general purpose processor in addition to LSI. After LSI fabrication, a field programmable gate assembly (FPGA), which is programmable, or a configurable processor, which allows reconfiguration of connections and circuit cell definitions in LSI can be used.

[00242] Caso uma tecnologia de integração de circuito que substitua LSI apareça como um resultado dos avanços na tecnologia de semicondutor e outras tecnologias derivadas a partir da tecnologia, os blocos funcionais podem ser integrados com o uso de tal tecnologia. Outra possibilidade é a aplicação de biotecnologia, por exemplo.[00242] If a circuit integration technology that replaces LSI appears as a result of advances in semiconductor technology and other technologies derived from the technology, the functional blocks can be integrated using such technology. Another possibility is the application of biotechnology, for example.

[00243] Um terminal de acordo com a presente descrição inclui: uma seção de recepção que recebe as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; uma seção de controle que determina um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e uma seção de transmissão que transmite o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso quando o terminal é um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso quando o terminal é um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[00243] A terminal according to the present description includes: a receiving section that receives control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; a control section that determines a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and a transmission section that transmits the response signal using the given resource, wherein: the transmission section transmits the response signal using a resource in a first resource group when the terminal is a first terminal to the which repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and the transmission section transmits the response signal using a resource in a second resource group when the terminal is a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group. resource.

[00244] No terminal de acordo com essa descrição: a seção de controle calcula um recurso usado para o sinal de resposta no primeiro grupo de recurso ao adicionar um primeiro valor de deslocamento a um índice de um elemento de canal de controle (CCE) usado para as informações de controle; a seção de controle calcula um recurso usado para o sinal de resposta no segundo grupo de recurso ao adicionar um segundo valor de deslocamento para o índice do CCE usado para as informações de controle; e o primeiro valor de deslocamento e o segundo valor de deslocamento são diferentes.[00244] In the terminal according to this description: the control section calculates a resource used for the response signal in the first resource group by adding a first offset value to an index of a control channel element (CCE) used for control information; the control section calculates a feature used for the response signal in the second feature group by adding a second offset value to the index of the CCE used for the control information; and the first offset value and the second offset value are different.

[00245] No terminal de acordo com a presente descrição: a seção de controle calcula um recurso usado para o sinal de resposta no primeiro grupo de recurso ao adicionar um valor de deslocamento a um índice de um elemento de canal de controle (CCE) usado para as informações de controle; e a seção de controle calcula um recurso usado para o sinal de resposta no segundo grupo de recurso ao subtrair o índice do CCE usado para as informações de controle a partir do valor de deslocamento.[00245] In the terminal according to the present description: the control section calculates a resource used for the response signal in the first resource group by adding an offset value to an index of a control channel element (CCE) used for control information; and the control section calculates a feature used for the response signal in the second feature group by subtracting the index of the CCE used for the control information from the offset value.

[00246] No terminal de acordo com a presente descrição: o primeiro grupo de recurso e o segundo grupo de recurso incluem, cada um, os recursos respectivamente definidos mediante as combinações cada sendo de uma sequência de código ortogonal e um valor de alteração cíclica; e uma diferença entre os valores de alteração cíclica adjacentes em uma única sequência de código ortogonal entre as combinações definidas como os recursos do primeiro grupo de recurso é menor que uma diferença entre os valores de alteração cíclica adjacentes em uma única sequência de código ortogonal entre as combinações definidas como os recursos do segundo grupo de recurso.[00246] In the terminal according to the present description: the first resource group and the second resource group each include resources respectively defined by combinations each of an orthogonal code sequence and a cyclic change value; and a difference between adjacent cyclic change values in a single orthogonal code sequence between the combinations defined as the features of the first feature group is less than a difference between adjacent cyclic change values in a single orthogonal code sequence between the combinations defined as the resources of the second resource group.

[00247] No terminal de acordo com a presente descrição, cada recurso no primeiro grupo de recurso é associado a uma pluralidade de elemento de canal de controles (CCE) usado para as informações de controle.[00247] In the terminal according to the present description, each resource in the first resource group is associated with a plurality of controls channel element (CCE) used for control information.

[00248] No terminal de acordo com a presente descrição, um número da pluralidade de CCEs é um número de CCE ocupados pelas informações de controle.[00248] In the terminal according to the present description, a number of the plurality of CCEs is a number of CCEs occupied by control information.

[00249] No terminal de acordo com a presente descrição: a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um recurso associado a um elemento de canal de controle (CCE) usado para as informações de controle no primeiro grupo de recurso para um número de subquadros que correspondem a um número de repetições para as informações de controle entre uma pluralidade de subquadros no qual a transmissão de repetição para o sinal de resposta é realizada; e a seção de transmissão transmite o sinal de resposta com o uso de um percurso determinado em um subquadro que excede o número de repetições para as informações de controle entre a pluralidade de subquadros no qual a transmissão de repetição para o sinal de resposta é realizada.[00249] In the terminal according to the present description: the transmit section transmits the response signal using a resource associated with a control channel element (CCE) used for the control information in the first resource group to a number of subframes corresponding to a number of repetitions for the control information among a plurality of subframes in which repetition transmission for the response signal is carried out; and the transmission section transmits the response signal using a path determined in a subframe that exceeds the number of repetitions for the control information among the plurality of subframes in which the repetition transmission for the response signal is performed.

[00250] No terminal de acordo com a presente descrição, o primeiro grupo de recurso inclui uma pluralidade de grupos de sub-recurso, cada um configurado para um número de repetições correspondente para o sinal de resposta.[00250] In the terminal according to the present description, the first resource group includes a plurality of sub-resource groups, each configured for a corresponding number of repetitions for the response signal.

[00251] A estação base de acordo com essa descrição inclui: uma seção de transmissão que transmite as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; uma seção de controle que determina um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e uma seção de recepção que recebe o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: a seção de recepção recebe, com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso, o sinal de resposta transmitido a partir de um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e a seção de recepção recebe, com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso, o sinal de resposta transmitido a partir de um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[00251] The base station according to this description includes: a transmission section that transmits control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; a control section that determines a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and a receiving section that receives the response signal using the given resource, wherein: the receiving section receives, using a resource in a first resource group, the response signal transmitted from a first terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and the receiving section receives, with the use of a resource in a second resource group, the response signal transmitted from a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group.

[00252] Um método de transmissão de acordo com essa descrição inclui: receber as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; determinar um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e transmitir o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: na transmissão do sinal de resposta, o sinal de resposta é transmitido com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso a partir de um primeiro terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e na transmissão do sinal de resposta, o sinal de resposta é transmitido com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso a partir de um segundo terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada, o segundo grupo de recurso sendo diferente do primeiro grupo de recurso.[00252] A transmission method according to this description includes: receiving control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; determining a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and transmitting the response signal using the given resource, wherein: in transmitting the response signal, the response signal is transmitted using a resource in a first resource group from a first terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and in transmitting the response signal, the response signal is transmitted using a resource in a second resource group from a second terminal to which repeat transmission is not applied, the second resource group being different from the first resource group.

[00253] Um método de recepção de acordo com essa descrição in- clui: transmitir as informações de controle que indicam a atribuição de dados de downlink, e os dados de downlink; determinar um recurso usado para um sinal de resposta para os dados de downlink, com base nas informações de controle; e receber o sinal de resposta com o uso do recurso determinado, no qual: na recepção do sinal de resposta, o sinal de resposta transmitido a partir de um primeiro terminal é recebido com o uso de um recurso em um primeiro grupo de recurso, o primeiro terminal sendo um terminal ao qual a transmissão de repetição para as informações de controle, os dados de downlink, e o sinal de resposta é aplicada; e na recepção do sinal de resposta, o sinal de resposta transmitido a partir de um segundo terminal é recebido com o uso de um recurso em um segundo grupo de recurso que é diferente do primeiro grupo de recurso, o segundo terminal sendo um terminal ao qual a transmissão de repetição não é aplicada.[00253] A receiving method in accordance with this description includes: transmitting control information indicating the assignment of downlink data, and the downlink data; determining a resource used for a response signal for the downlink data, based on the control information; and receiving the response signal using the given resource, wherein: upon reception of the response signal, the response signal transmitted from a first terminal is received using a resource in a first resource group, the first terminal being a terminal to which the repeat transmission for the control information, the downlink data, and the response signal is applied; and in receiving the response signal, the response signal transmitted from a second terminal is received using a resource in a second resource group that is different from the first resource group, the second terminal being a terminal to which replay transmission is not applied.

Aplicabilidade IndustrialIndustrial Applicability

[00254] Um aspecto da presente descrição é útil em sistemas de comunicação móvel. Listagem de Referência[00254] One aspect of the present description is useful in mobile communication systems. Reference Listing

[00255] 100 estação base 200 terminal 101, 213 seção de controle 102 seção de geração de sinal de controle 103 seção de codificação de sinal de controle 104 seção de modulação de sinal de controle 105 seção de geração de sinal de transmissão 106 seção de codificação de dados 107 seção de controle de retransmissão 108 seção de modulação de dados 109 seção de atribuição de sinal 110, 218 seção de IFFT 111, 219 seção de adição de CP 112, 220 seção de transmissão 113 antena 114, 202 seção de recepção 115, 203 seção de remoção de CP 116 seção de extração de PUCCH 117 seção de controle de sequência 118 seção de redução 119 seção de processamento de correlação 120, 209 seção de determinação 204 seção de FFT 205 seção de extração 206 seção de recepção de sinal de transmissão 207 seção de demodulação de sinal de controle 208 seção de decodificação de sinal de controle 210 sinal de demodulação de dados 211 sinal de decodificação de dados 212 seção de CRC 214 seção de geração de ACK/NACK 215 seção de modulação 216 seção de extensão primária 217 seção de extensão secundária[00255] 100 base station 200 terminal 101, 213 control section 102 control signal generation section 103 control signal coding section 104 control signal modulation section 105 transmission signal generation section 106 coding section data 107 retransmission control section 108 data modulation section 109 signal assignment section 110, 218 IFFT section 111, 219 CP addition section 112, 220 transmit section 113 antenna 114, 202 receive section 115, 203 CP removal section 116 PUCCH extraction section 117 sequence control section 118 reduction section 119 correlation processing section 120, 209 determination section 204 FFT section 205 extraction section 206 transmission signal reception section 207 control signal demodulation section 208 control signal decoding section 210 data demodulation signal 211 data decoding signal 212 CRC section 214 ACK/NACK generation section 215 modulation section 216 primary extension section 217 secondary extension section

Claims (24)

1. Terminal (200) caracterizado pelo fato de que compre-ende: um receptor (202) que, em operação, recebe informações de controle de downlink e dados de downlink; circuitos (213) que, em operação, determinam, com base nas informações de controle de ligação de downlink, um recurso de canal de controle de uplink usado para transmissão de um sinal de resposta para os dados de downlink; e um transmissor (220) que, em operação, transmite o sinal de resposta usando o recurso de canal de controle de uplink determinado, em que: os circuitos (213), em operação, determinam o recurso do canal de controle de uplink usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de resposta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslo-camento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.1. Terminal (200) characterized by the fact that it comprises: a receiver (202) which, in operation, receives downlink control information and downlink data; circuits (213) that, in operation, determine, based on downlink link control information, an uplink control channel resource used for transmitting a response signal for the downlink data; and a transmitter (220) that, in operation, transmits the response signal using the determined uplink control channel resource, wherein: the circuitry (213), in operation, determines the uplink control channel resource using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode, in which the response signal can be transmitted with repetitions spanning a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is transmitted repeatedly . 2. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o receptor (202), em operação, recebe as informações de controle de downlink transmitidas com repetições em uma pluralidade de subquadros no modo de aprimoramento de cobertura.2. Terminal according to claim 1, characterized by the fact that the receiver (202), in operation, receives the transmitted downlink control information with repetitions in a plurality of subframes in the coverage enhancement mode. 3. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que: uma combinação de uma das sequências ortogonais e uma das mudanças cíclicas é determinada a partir de uma associação do recurso do canal de controle de uplink com a combinação; a associação no modo de aprimoramento de cobertura é di-ferente da associação, que é usada quando o terminal não está confi-gurado no modo de aprimoramento de cobertura.3. Terminal, according to claim 1, characterized by the fact that: a combination of one of the orthogonal sequences and one of the cyclic changes is determined from an association of the uplink control channel resource with the combination; association in coverage enhancement mode is different from association, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode. 4. Terminal, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a associação é baseada em uma diferença entre deslocamentos cíclicos adjacentes combinados com uma das sequên-cias ortogonais e a diferença no modo de aprimoramento de cobertura é configurada independentemente da diferença, que é usada quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura.4. Terminal, according to claim 3, characterized by the fact that the association is based on a difference between adjacent cyclic displacements combined with one of the orthogonal sequences and the difference in coverage enhancement mode is configured independently of the difference, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode. 5. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o transmissor (220), em operação, transmite o sinal de respostas com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros no modo de aprimoramento de cobertura.5. Terminal, according to claim 1, characterized by the fact that the transmitter (220), in operation, transmits the response signal with repetitions that cover a plurality of subframes in coverage enhancement mode. 6. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o transmissor (220), em operação, transmite o sinal de respostas após k subquadros do último subquadro em que os dados de downlink são recebidos no modo de aprimoramento de cobertura.6. Terminal according to claim 1, characterized by the fact that the transmitter (220), in operation, transmits the response signal after k subframes of the last subframe in which the downlink data is received in the coverage enhancement mode . 7. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro deslocamento é específico para o terminal, e o segundo deslocamento é comum em uma célula.7. Terminal, according to claim 1, characterized by the fact that the first displacement is specific to the terminal, and the second displacement is common in a cell. 8. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro deslocamento é comum aos terminais configurados no modo de aprimoramento de cobertura.8. Terminal, according to claim 1, characterized by the fact that the first displacement is common to terminals configured in coverage enhancement mode. 9. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o receptor (202), em operação, recebe pelo menos um dentre o primeiro deslocamento e o segundo deslocamento, que é configurado por uma camada superior.9. Terminal, according to claim 1, characterized by the fact that the receiver (202), in operation, receives at least one of the first displacement and the second displacement, which is configured by an upper layer. 10. Terminal, de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo fato de que o receptor (202), em operação, recebe os dados de downlink transmitidos com repetições abrangendo uma pluralidade de subquadros no modo de aprimoramento de cobertura.10. Terminal according to claim 1, characterized by the fact that the receiver (202), in operation, receives the transmitted downlink data with repetitions covering a plurality of subframes in coverage enhancement mode. 11. Estação base (100) caracterizada pelo fato de que compreende: um transmissor (112) que, em operação, transmite informa-ções de controle de downlink e dados de downlink para um terminal; um receptor (114) que, em operação, recebe um sinal de resposta, que é transmitido a partir do terminal usando um recurso de canal de controle de uplink determinado com base nas informações de controle de downlink, em que: o recurso de canal de controle de uplink é determinado usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de resposta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslo-camento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.11. Base station (100) characterized by the fact that it comprises: a transmitter (112) which, in operation, transmits downlink control information and downlink data to a terminal; a receiver (114) that, in operation, receives a response signal, which is transmitted from the terminal using an uplink control channel resource determined based on the downlink control information, wherein: the uplink control channel resource uplink control is determined using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode, in which the response signal can be transmitted with repetitions spanning a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is transmitted repeatedly . 12. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o transmissor (112), em operação, transmite a informação de controle de downlink com repetições através de uma pluralidade de subquadros para o terminal configurado no modo de aprimoramento de cobertura.12. Base station according to claim 11, characterized by the fact that the transmitter (112), in operation, transmits the downlink control information with repetitions through a plurality of subframes to the terminal configured in the mode of coverage improvement. 13. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca- racterizada pelo fato de que: uma combinação de uma das sequências ortogonais e uma das mudanças cíclicas é determinada a partir de uma associação do recurso do canal de controle de uplink com a combinação; a associação no modo de aprimoramento de cobertura é di-ferente da associação, que é usada quando o terminal não está confi-gurado no modo de aprimoramento de cobertura.13. Base station according to claim 11, characterized by the fact that: a combination of one of the orthogonal sequences and one of the cyclic changes is determined from an association of the uplink control channel resource with the combination ; association in coverage enhancement mode is different from association, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode. 14. Estação base, de acordo com a reivindicação 13, ca-racterizada pelo fato de que a associação é baseada em uma diferença entre deslocamentos cíclicos adjacentes combinados com uma das sequências ortogonais e a diferença no modo de aprimoramento de cobertura é configurada independentemente da diferença, que é usada quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura.14. Base station according to claim 13, characterized by the fact that the association is based on a difference between adjacent cyclic displacements combined with one of the orthogonal sequences and the difference in coverage enhancement mode is configured independently of the difference , which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode. 15. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o receptor (114), em operação, recebe o sinal de respostas transmitido com repetições que abrangem uma plu-ralidade de subquadros do terminal configurado no modo de aprimo-ramento de cobertura.15. Base station, according to claim 11, characterized by the fact that the receiver (114), in operation, receives the response signal transmitted with repetitions that cover a plurality of subframes of the terminal configured in the mode of coverage improvement. 16. Estação base de acordo com a reivindicação 11, carac-terizada pelo fato de que o receptor (114), em operação, recebe, a partir do terminal configurado no modo de aprimoramento de cobertura, o sinal de respostas transmitido após k subquadros do último subquadro em que os dados de downlink são transmitidos.16. Base station according to claim 11, characterized by the fact that the receiver (114), in operation, receives, from the terminal configured in coverage enhancement mode, the response signal transmitted after k subframes of the last subframe in which downlink data is transmitted. 17. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o primeiro deslocamento é específico para o terminal e o segundo deslocamento é comum em uma célula.17. Base station, according to claim 11, characterized by the fact that the first displacement is specific to the terminal and the second displacement is common in a cell. 18. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o primeiro deslocamento é comum aos terminais configurados no modo de aprimoramento de cobertura.18. Base station, according to claim 11, characterized by the fact that the first displacement is common to the terminals configured in coverage enhancement mode. 19. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o transmissor (112), em operação, transmite pelo menos um dentre o primeiro deslocamento e o segundo deslocamento por uma camada superior.19. Base station according to claim 11, characterized by the fact that the transmitter (112), in operation, transmits at least one of the first displacement and the second displacement through an upper layer. 20. Estação base, de acordo com a reivindicação 11, ca-racterizada pelo fato de que o transmissor (112), em operação, transmite os dados de downlink com repetições abrangendo uma plu-ralidade de subquadros para o terminal configurado no modo de apri-moramento de cobertura.20. Base station according to claim 11, characterized by the fact that the transmitter (112), in operation, transmits the downlink data with repetitions covering a plurality of subframes to the terminal configured in the uplink mode. -coverage housing. 21. Método de comunicação executado por um terminal ca-racterizado pelo fato de que compreende as etapas de: receber informações de controle de downlink e dados de downlink; determinar, com base na informação de controle de downlink, um recurso de canal de controle de uplink usado para transmissão de um sinal de resposta para os dados de downlink; e transmitir o sinal de resposta usando o recurso determinado do canal de controle de uplink, em que: o recurso de canal de controle de uplink é determinado usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de resposta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslo-camento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.21. Communication method executed by a terminal characterized by the fact that it comprises the steps of: receiving downlink control information and downlink data; determining, based on the downlink control information, an uplink control channel resource used for transmitting a response signal for the downlink data; and transmitting the response signal using the determined uplink control channel resource, wherein: the uplink control channel resource is determined using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode, in which the response signal may be transmitted with repetitions covering a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is transmitted repeatedly . 22. Método de comunicação executado por uma estação base caracterizado pelo fato de que compreende: transmitir informações de controle de downlink e dados de downlink para um terminal; receber um sinal de resposta, que é transmitido a partir do terminal usando um recurso de canal de controle de uplink determinado com base nas informações de controle de downlink, em que: o recurso de canal de controle de uplink é determinado usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de resposta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslo-camento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.22. Communication method performed by a base station characterized by the fact that it comprises: transmitting downlink control information and downlink data to a terminal; receive a response signal, which is transmitted from the terminal using an uplink control channel resource determined based on the downlink control information, where: the uplink control channel resource is determined using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode in which the response signal can be transmitted with repetitions spanning a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is transmitted repeatedly . 23. Circuito integrado para controlar um processo caracte-rizado pelo fato de que compreende: receber informações de controle de downlink e dados de downlink; determinar, com base na informação de controle de downlink, um recurso de canal de controle de uplink usado para transmissão de um sinal de resposta para os dados de downlink; e transmitir o sinal de resposta usando o recurso determinado do canal de controle de uplink, em que: o recurso de canal de controle de uplink é determinado usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de res- posta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma plurali-dade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslo-camento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.23. Integrated circuit for controlling a process characterized by the fact that it comprises: receiving downlink control information and downlink data; determining, based on the downlink control information, an uplink control channel resource used for transmitting a response signal for the downlink data; and transmitting the response signal using the determined uplink control channel resource, wherein: the uplink control channel resource is determined using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode, in which the response signal may be transmitted with repetitions covering a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is transmitted repeatedly . 24. Circuito integrado para controlar um processo caracte-rizado pelo fato de que compreende: transmitir informações de controle de downlink e dados de downlink para um terminal; receber um sinal de resposta, que é transmitido a partir do terminal usando um recurso de canal de controle de uplink determinado com base nas informações de controle de downlink, em que: o recurso de canal de controle de uplink é determinado usando um primeiro deslocamento quando o terminal é configurado em um modo de aprimoramento de cobertura, no qual o sinal de resposta pode ser transmitido com repetições que abrangem uma pluralidade de subquadros; e o primeiro deslocamento é diferente de um segundo deslocamento, que é usado quando o terminal não está configurado no modo de aprimoramento da cobertura, e o primeiro deslocamento é configurado para cada nível de repetição com o qual o sinal de resposta é transmitido repetidamente.24. Integrated circuit for controlling a process characterized by the fact that it comprises: transmitting downlink control information and downlink data to a terminal; receive a response signal, which is transmitted from the terminal using an uplink control channel resource determined based on the downlink control information, where: the uplink control channel resource is determined using a first offset when the terminal is configured in a coverage enhancement mode in which the response signal can be transmitted with repetitions spanning a plurality of subframes; and the first offset is different from a second offset, which is used when the terminal is not configured in coverage enhancement mode, and the first offset is configured for each repetition level with which the response signal is repeatedly transmitted.
BR112016028073-3A 2014-06-24 TERMINAL, BASE STATION, COMMUNICATION METHOD PERFORMED BY A TERMINAL, COMMUNICATION METHOD EXECUTED BY A BASE STATION, AND INTEGRATED CIRCUIT FOR CONTROLING A PROCESS BR112016028073B1 (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/CN2014/080628 WO2015196368A1 (en) 2014-06-24 2014-06-24 Terminal, base station, transmission method, and reception method

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR112016028073A2 BR112016028073A2 (en) 2017-08-22
BR112016028073A8 BR112016028073A8 (en) 2017-12-26
BR112016028073B1 true BR112016028073B1 (en) 2023-07-25

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11606785B2 (en) Terminal, base station, transmission method, and reception method
US11751202B2 (en) Terminal device, base station device, and uplink response signal transmission method
US11477768B2 (en) Terminal, base station, transmission method, and reception method
BRPI0921477B1 (en) base station apparatus, communication method, terminal apparatus and communication method for a terminal apparatus
US10659202B2 (en) Terminal, base station, transmission method, and reception method
BR112016028073B1 (en) TERMINAL, BASE STATION, COMMUNICATION METHOD PERFORMED BY A TERMINAL, COMMUNICATION METHOD EXECUTED BY A BASE STATION, AND INTEGRATED CIRCUIT FOR CONTROLING A PROCESS