BR112016025955B1 - Métodos e aparelho para sinalizar alocações de usuário em redes de comunicação sem fio de múltiplos usuários - Google Patents
Métodos e aparelho para sinalizar alocações de usuário em redes de comunicação sem fio de múltiplos usuários Download PDFInfo
- Publication number
- BR112016025955B1 BR112016025955B1 BR112016025955-6A BR112016025955A BR112016025955B1 BR 112016025955 B1 BR112016025955 B1 BR 112016025955B1 BR 112016025955 A BR112016025955 A BR 112016025955A BR 112016025955 B1 BR112016025955 B1 BR 112016025955B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- field
- various embodiments
- signal field
- zone
- message
- Prior art date
Links
Classifications
-
- H04W72/1289—
-
- H—ELECTRICITY
- H04—ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
- H04W—WIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
- H04W84/00—Network topologies
- H04W84/02—Hierarchically pre-organised networks, e.g. paging networks, cellular networks, WLAN [Wireless Local Area Network] or WLL [Wireless Local Loop]
- H04W84/10—Small scale networks; Flat hierarchical networks
- H04W84/12—WLAN [Wireless Local Area Networks]
Abstract
MÉTODOS E APARELHO PARA SINALIZAR ALOCAÇÕES DE USUÁRIO EM REDES DE COMUNICAÇÃO SEM FIO DE MÚLTIPLOS USUÁRIOS Trata-se de um método para comunicação sem fio de alta eficiência. Em um aspecto, um método de comunicação sem fio de alta eficiência inclui gerar, em um ponto de acesso, uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O segundo campo de sinal tem um comprimento com base em um tamanho de alocação mínima. O método inclui adicionalmente transmitir a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
Description
[0001] Determinados aspectos da presente revelação geralmente referem-se a comunicações sem fio e, mais particularmente, a métodos e aparelho para comunicação sem fio que utilizam projeto de campo de sinal eficiente em pacotes sem fio de alta eficiência (HEW).
[0002] Em muitos sistemas de telecomunicação, são usadas redes de comunicação para trocar mensagens entre diversos dispositivos de interação separados espacialmente. As redes podem ser classificadas de acordo com o escopo geográfico, que pode ser, por exemplo, uma área metropolitana, uma área local ou uma área pessoal. Tais redes podem ser projetadas, respectivamente, como uma rede de área ampla (WAN), uma rede de área metropolitana (MAN), uma rede de área local (LAN) ou uma rede de área pessoal (PAN). As redes também diferem de acordo com a técnica de comutação/roteamento usada para interconectar os diversos nós de rede e dispositivos (por exemplo, comutação de circuito versus comutação de pacote), o tipo de meio físico empregado para transmissão (por exemplo, com fio versus sem fio) e o conjunto de protocolos de comunicação usados (por exemplo, conjunto de protocolos de Internet, SONET (Conjunto de Redes Ópticas Síncronas), Ethernet, etc.).
[0003] As redes sem fio são frequentemente preferenciais quando os elementos de rede são móveis e, assim, têm necessidades de conectividade dinâmicas, ou se a arquitetura de rede for formada em uma topologia para esta finalidade, ao invés de afixada. As redes sem fio empregam meios físicos intangíveis em um modo de propagação não guiado com o uso de ondas eletromagnéticas nas faixas de frequência de rádio, micro-ondas, infravermelha, óptica, etc. As redes sem fio facilitam de modo vantajoso a mobilidade de usuário e implantação de campo rápida, em comparação às redes com fio afixadas.
[0004] Conforme o volume e a complexidade de informações comunicadas sem fio entre múltiplos dispositivos continua a aumentar, a largura de banda de sobrecarga necessária para sinais de controle de camada física continua a aumentar, pelo menos linearmente. A quantidade de bits utilizados para transportar informações de controle de camada física se tornou uma porção significativa de sobrecarga necessária. Dessa forma, com recursos de comunicação limitados, é desejável reduzir a quantidade de bits necessária para transportar essas informações de controle de camada física, especialmente conforme múltiplos tipos de tráfego são enviados simultaneamente a partir de um ponto de acesso para múltiplos terminais. Por exemplo, quando um ponto de acesso envia comunicações de enlace descendente para múltiplos terminais, é desejável minimizar a quantidade de bits necessária para controlar o enlace descendente de todas as transmissões. Dessa forma, há uma necessidade de um protocolo aprimorado para transmissões para e formar múltiplos terminais.
[0005] Várias implantações de sistemas, métodos e dispositivos abrangidos pelo escopo das reivindicações anexas têm, cada uma, diversos aspectos, em que nenhum dos mesmos é exclusivamente responsável pelos atributos desejáveis descritos no presente documento. Sem limitar o escopo das reivindicações anexas, algumas características proeminentes são descritas no presente documento.
[0006] Detalhes de uma ou mais implantações da matéria descrita nesse relatório descritivo são apresentados nos desenhos anexos e na descrição abaixo. Outros recursos, aspectos e vantagens podem se tornar aparentes a partir da descrição, dos desenhos e das reivindicações. Nota-se que as dimensões relativas das Figuras a seguir podem não estar desenhadas em escala.
[0007] Um aspecto da presente revelação fornece um método de comunicação sem fio. O método inclui gerar, em um ponto de acesso, uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O método inclui adicionalmente transmitir a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
[0008] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0009] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0010] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0011] Outro aspecto fornece um aparelho configurado para comunicação sem fio. O aparelho inclui um processador configurado para gerar uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente um transmissor configurado para transmitir a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
[0012] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o processador pode ser adicionalmente configurado para determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0013] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0014] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0015] Outro aspecto fornece um aparelho para comunicação sem fio. O aparelho inclui meios para gerar uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente meios para transmitir a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
[0016] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0017] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0018] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0019] Outro aspecto fornece um meio legível por computador não transitório. O meio inclui um código que, quando executado, faz com que um aparelho gere uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho transmita a mensagem a um ou mais dispositivos sem fio.
[0020] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho determine um tamanho de alocação mínima fixo.
[0021] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0022] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0023] Outro aspecto fornece outro método de comunicação sem fio. O método inclui receber, em um dispositivo sem fio, uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O método inclui adicionalmente determinar uma atribuição de canal com base na mensagem.
[0024] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0025] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0026] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0027] Outro aspecto fornece outro aparelho configurado para comunicação sem fio. O aparelho inclui um receptor configurado para receber uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente um processador configurado para determinar uma atribuição de canal com base na mensagem.
[0028] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o processador pode ser adicionalmente configurado para determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0029] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0030] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0031] Outro aspecto fornece outro aparelho para comunicação sem fio. O aparelho inclui meios para receber uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente meios para determinar uma atribuição de canal com base na mensagem.
[0032] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
[0033] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0034] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0035] Outro aspecto fornece outro meio legível por computador não transitório.
[0036] O meio inclui um código que, quando executado, faz com que um aparelho receba uma mensagem através de pelo menos um canal. A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho determine uma atribuição de canal com base na mensagem.
[0037] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho determine um tamanho de alocação mínima fixo.
[0038] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
[0039] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
[0040] Um aspecto da presente revelação fornece um método para comunicar sem fio um pacote que inclui uma primeira porção para transmissão através de pelo menos um canal de um primeiro tipo de transmissão e uma segunda porção para transmissão através de pelo menos um canal de um segundo tipo de transmissão. O método inclui gerar, em um ponto de acesso, um primeiro campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao primeiro tipo de transmissão. O método inclui adicionalmente gerar um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao segundo tipo de transmissão. O método inclui adicionalmente transmitir, em conjunto, o primeiro campo de sinal duplicado através de cada um dentre o primeiro tipo de transmissão e o segundo campo de sinal duplicados através de cada canal do segundo tipo de transmissão.
[0041] Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO). Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA), e o segundo tipo de transmissão pode incluir OFDMA. Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO) e o segundo tipo de transmissão pode incluir MU- MIMO.
[0042] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente gerar um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento do primeiro campo de sinal. O método pode incluir adicionalmente transmitir o terceiro campo de sinal, duplicado através de cada canal do primeiro tipo de transmissão e através de cada canal do segundo tipo de transmissão, que antecede o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal.
[0043] Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que duas zonas. Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que uma única zona, em que o primeiro tipo de tecnologia e o segundo tipo de tecnologia compreendem o mesmo tipo de tecnologia. Em várias modalidades, pelo menos uma atribuição de canal pode incluir um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo.
[0044] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar as atribuições de canal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente atribuir pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos canais, do mesmo tipo de transmissão, de modo a formar uma zona.
[0045] Em várias modalidades, pelo menos um dentre o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal inclui uma indicação de tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA). Em várias modalidades, um tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) é implicitamente baseado em uma largura de banda de uma zona de OFDMA.
[0046] Outro aspecto fornece um dispositivo configurado para comunicar sem fio um pacote que inclui uma primeira porção para transmissão através de pelo menos um canal de um primeiro tipo de transmissão e uma segunda porção para transmissão através de pelo menos um canal de um segundo tipo de transmissão. O dispositivo inclui um processador configurado para gerar um primeiro campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao primeiro tipo de transmissão. O processador é configurado adicionalmente para gerar um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao segundo tipo de transmissão. O dispositivo inclui adicionalmente um transmissor configurado para transmitir, em conjunto, o primeiro campo de sinal duplicado através de cada um dentre o primeiro tipo de transmissão e o segundo campo de sinal duplicados através de cada canal do segundo tipo de transmissão.
[0047] Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO). Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir OFDMA. Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO) e o segundo tipo de transmissão pode incluir MU- MIMO.
[0048] Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para gerar um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento do primeiro campo de sinal. O transmissor pode ser configurado adicionalmente para transmitir o terceiro campo de sinal, duplicado através de cada canal do primeiro tipo de transmissão e através de cada canal do segundo tipo de transmissão, que antecede o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal.
[0049] Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que duas zonas. Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que uma única zona, em que o primeiro tipo de tecnologia e o segundo tipo de tecnologia compreendem o mesmo tipo de tecnologia. Em várias modalidades, pelo menos uma atribuição de canal pode incluir um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo.
[0050] Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para determinar as atribuições de canal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para atribuir pelo menos um dispositivo sem fio para múltiplos canais, do mesmo tipo de transmissão, de modo a formar uma zona.
[0051] Em várias modalidades, pelo menos um dentre o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal inclui uma indicação de tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA). Em várias modalidades, um tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) é implicitamente baseado em uma largura de banda de uma zona de OFDMA.
[0052] Outro aspecto fornece um aparelho para comunicar sem fio um pacote que inclui uma primeira porção para transmissão através de pelo menos um canal de um primeiro tipo de transmissão e uma segunda porção para transmissão através de pelo menos um canal de um segundo tipo de transmissão. O aparelho inclui meios para gerar, em um ponto de acesso, um primeiro campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao primeiro tipo de transmissão. O aparelho inclui adicionalmente meios para gerar um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao segundo tipo de transmissão. O aparelho inclui adicionalmente meios para transmitir, em conjunto, o primeiro campo de sinal duplicado através de cada um dentre o primeiro tipo de transmissão e o segundo campo de sinal duplicados através de cada canal do segundo tipo de transmissão.
[0053] Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO). Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir OFDMA. Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO) e o segundo tipo de transmissão pode incluir MU- MIMO.
[0054] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para gerar um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento do primeiro campo de sinal. O aparelho pode incluir adicionalmente maios para transmitir o terceiro campo de sinal, duplicado através de cada canal do primeiro tipo de transmissão e através de cada canal do segundo tipo de transmissão, que antecede o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal.
[0055] Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que duas zonas. Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que uma única zona, em que o primeiro tipo de tecnologia e o segundo tipo de tecnologia compreendem o mesmo tipo de tecnologia. Em várias modalidades, pelo menos uma atribuição de canal pode incluir um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo.
[0056] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para determinar as atribuições de canal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para atribuir pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos canais, do mesmo tipo de transmissão, de modo a formar uma zona.
[0057] Em várias modalidades, pelo menos um dentre o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal inclui uma indicação de tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA). Em várias modalidades, um tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) é implicitamente baseado em uma largura de banda de uma zona de OFDMA.
[0058] Outro aspecto fornece um meio legível por computador não transitório. O meio inclui um código que, quando executado, faz com que um aparelho gere, em um ponto de acesso, um primeiro campo de sinal de um pacote que inclui uma primeira porção para transmissão através de pelo menos um canal de um primeiro tipo de transmissão e uma segunda porção para transmissão através de pelo menos um canal de um segundo tipo de transmissão, em que o primeiro campo de sinal é indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao primeiro tipo de transmissão. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal ao segundo tipo de transmissão. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho transmita, em conjunto, o primeiro campo de sinal duplicado através de cada um dentre o primeiro tipo de transmissão e o segundo campo de sinal duplicados através de cada canal do segundo tipo de transmissão.
[0059] Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO). Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) e o segundo tipo de transmissão pode incluir OFDMA. Em várias modalidades, o primeiro tipo de transmissão pode incluir Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas de Múltiplos Usuários (MU-MIMO) e o segundo tipo de transmissão pode incluir MU- MIMO.
[0060] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento do primeiro campo de sinal. O meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho transmita o terceiro campo de sinal, duplicado através de cada canal do primeiro tipo de transmissão e através de cada canal do segundo tipo de transmissão, que antecede o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal.
[0061] Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que duas zonas. Em várias modalidades, o pacote pode incluir não mais do que uma única zona, em que o primeiro tipo de tecnologia e o segundo tipo de tecnologia compreendem o mesmo tipo de tecnologia. Em várias modalidades, pelo menos uma atribuição de canal pode incluir um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo.
[0062] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho determine as atribuições de canal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho atribua pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos canais, do mesmo tipo de transmissão, de modo a formar uma zona.
[0063] Em várias modalidades, pelo menos um dentre o primeiro campo de sinal e o segundo campo de sinal inclui uma indicação de tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA). Em várias modalidades, um tamanho de unidade de alocação de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA) é implicitamente baseado em uma largura de banda de uma zona de OFDMA.
[0064] Um aspecto da presente revelação fornece um método de comunicação sem fio. O método inclui gerar, em um ponto de acesso, uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de subcanal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O método inclui adicionalmente gerar uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o terceiro campo de sinal mais um comprimento do segundo campo de sinal. A segunda mensagem inclui adicionalmente o segundo campo de sinal. O método inclui adicionalmente transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, a um ou mais dispositivos sem fio.
[0065] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente modular o terceiro campo de sinal repetido através de uma pluralidade de subcanais não primários. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente definir o comprimento do segundo campo de sinal para um comprimento padrão dependendo de uma largura de banda de canal de transmissão. Em várias modalidades, o comprimento da primeira mensagem é igual ao comprimento da segunda mensagem.
[0066] Em várias modalidades, cada um dentre o primeiro e terceiro campos de sinal inclui um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
[0067] Outro aspecto fornece um aparelho configurado para realizar comunicação sem fio. O aparelho inclui um processador configurado para gerar uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de subcanal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O processador é configurado adicionalmente para gear uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o terceiro campo de sinal mais um comprimento do segundo campo de sinal. A segunda mensagem inclui adicionalmente o segundo campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente um transmissor configurado para transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, para um ou mais dispositivos sem fio.
[0068] Em várias modalidades, o transmissor pode ser configurado para modular o terceiro campo de sinal repetido através de uma pluralidade de subcanais não primários. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado para definir o comprimento do segundo campo de sinal como um comprimento padrão dependendo de uma largura de banda de canal de transmissão. Em várias modalidades, o comprimento da primeira mensagem é igual ao comprimento da segunda mensagem.
[0069] Em várias modalidades, cada um dentre o primeiro e terceiro campos de sinal inclui um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
[0070] Outro aspecto fornece um aparelho para comunicação sem fio. O aparelho inclui meios para gerar uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de subcanal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O aparelho inclui adicionalmente meios para gerar uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o terceiro campo de sinal mais um comprimento do segundo campo de sinal. A segunda mensagem inclui adicionalmente o segundo campo de sinal. O aparelho inclui adicionalmente meios para transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, a um ou mais dispositivos sem fio.
[0071] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para modular o terceiro campo de sinal repetido através de uma pluralidade de subcanais não primários. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para definir o comprimento do segundo campo de sinal para um comprimento padrão dependendo de uma largura de banda de canal de transmissão. Em várias modalidades, o comprimento da primeira mensagem é igual ao comprimento da segunda mensagem.
[0072] Em várias modalidades, cada um dentre o primeiro e terceiro campos de sinal inclui um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
[0073] Outro aspecto fornece um meio legível por computador não transitório. O meio inclui um código que, quando executado, faz com que um aparelho gere uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui adicionalmente um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de subcanal, em que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o terceiro campo de sinal mais um comprimento do segundo campo de sinal. A segunda mensagem inclui adicionalmente o segundo campo de sinal. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho transmita a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, para um ou mais dispositivos sem fio.
[0074] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho module o terceiro campo de sinal repetido através de uma pluralidade de subcanais não primários. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho defina o comprimento do segundo campo de sinal como um comprimento padrão dependendo de uma largura de banda de canal de transmissão. Em várias modalidades, o comprimento da primeira mensagem é igual ao comprimento da segunda mensagem.
[0075] Em várias modalidades, cada um dentre o primeiro e terceiro campos de sinal inclui um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
[0076] Outro aspecto fornece outro método de comunicação sem fio. O método inclui gerar, em um ponto de acesso, uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O método inclui adicionalmente gerar uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o primeiro campo de sinal. A segunda mensagem inclui, adicionalmente, um quarto campo de sinal, indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O método inclui adicionalmente transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, a um ou mais dispositivos sem fio.
[0077] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal em combinação através do subcanal primário e do pelo menos um subcanal não primário. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal separadamente através de subcanais diferentes. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com o mesmos conteúdo.
[0078] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com conteúdos diferentes. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente duplicar o segundo campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma primeira zona. O método pode incluir adicionalmente duplicar o quarto campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma segunda zona.
[0079] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente gerar o segundo campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um primeiro dispositivo sem fio. O método pode incluir adicionalmente gerar o quarto campo de sinal que indica a atribuição de subcanal para um segundo dispositivo sem fio, diferente do primeiro dispositivo sem fio.
[0080] Em várias modalidades, as atribuições de canal incluem um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar as atribuições de subcanal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente atribuir pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos subcanais. Em várias modalidades, a primeira mensagem pode incluir adicionalmente um quinto campo de sinal indicativo de pelo menos um modo de transmissão.
[0081] Outro aspecto fornece outro aparelho configurado para realizar comunicação sem fio. O aparelho inclui um processador configurado para gerar uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O processador é configurado adicionalmente para gear uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o primeiro campo de sinal. A segunda mensagem inclui, adicionalmente, um quarto campo de sinal, indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O aparelho inclui adicionalmente um transmissor configurado para transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, para um ou mais dispositivos sem fio.
[0082] Em várias modalidades, o transmissor pode ser configurado adicionalmente para modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal em combinação através do subcanal primário e o pelo menos um subcanal não primário. Em várias modalidades, o transmissor pode ser configurado adicionalmente para modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal separadamente através de diferentes subcanais. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com o mesmo conteúdo.
[0083] Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com conteúdos diferentes. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para duplicar o segundo campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma primeira zona. O processador pode ser configurado adicionalmente para duplicar o quarto campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma segunda zona.
[0084] Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para gerar o segundo campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um primeiro dispositivo sem fio. O processador pode ser configurado adicionalmente para gerar o quarto campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um segundo dispositivo sem fio, diferente do primeiro dispositivo sem fio.
[0085] Em várias modalidades, as atribuições de canal incluem um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para determinar as atribuições de subcanal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o processador pode ser configurado adicionalmente para atribuir pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos subcanais. Em várias modalidades, a primeira mensagem pode incluir adicionalmente um quinto campo de sinal indicativo de pelo menos um modo de transmissão.
[0086] Outro aspecto fornece outro aparelho para comunicação sem fio. O aparelho inclui meios para gerar uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O aparelho inclui adicionalmente meios para gerar uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o primeiro campo de sinal. A segunda mensagem inclui, adicionalmente, um quarto campo de sinal, indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O aparelho inclui adicionalmente meios para transmitir a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, a um ou mais dispositivos sem fio.
[0087] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal em combinação através do subcanal primário e do pelo menos um subcanal não primário. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para modular o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal separadamente através de subcanais diferentes. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com o mesmo conteúdo.
[0088] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para gerar o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com conteúdos diferentes. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para duplicar o segundo campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma primeira zona. O aparelho pode incluir adicionalmente meios para duplicar o quarto campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma segunda zona.
[0089] Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para gerar o segundo campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um primeiro dispositivo sem fio. O aparelho pode incluir adicionalmente meios para gerar o quarto campo de sinal que indica a atribuição de subcanal para um segundo dispositivo sem fio, diferente do primeiro dispositivo sem fio.
[0090] Em várias modalidades, as atribuições de canal incluem um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para determinar as atribuições de subcanal com base em uma atribuição de canal livre. Em várias modalidades, o aparelho pode incluir adicionalmente meios para atribuir pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos subcanais. Em várias modalidades, a primeira mensagem pode incluir adicionalmente um quinto campo de sinal indicativo de pelo menos um modo de transmissão.
[0091] Outro aspecto fornece outro meio legível por computador não transitório.
[0092] O meio inclui um código que, quando executado, faz com que um aparelho gere uma primeira mensagem para transmissão através de um subcanal primário. A primeira mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. A primeira mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere uma segunda mensagem para transmissão através de pelo menos um subcanal não primário. A segunda mensagem inclui um terceiro campo de sinal indicativo de um comprimento da segunda mensagem após o primeiro campo de sinal. A segunda mensagem inclui, adicionalmente, um quarto campo de sinal, indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. O meio inclui adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho transmita a primeira e a segunda mensagens, em conjunto, para um ou mais dispositivos sem fio.
[0093] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho module o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal em combinação através do subcanal primário e do pelo menos um subcanal não primário. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho module o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal separadamente através de diferentes subcanais. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com o mesmo conteúdo.
[0094] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere o segundo campo de sinal e o quarto campo de sinal com conteúdos diferentes. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho duplique o segundo campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma primeira zona. O meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho duplique o quarto campo de sinal através de uma pluralidade de subcanais dentro de uma segunda zona.
[0095] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere o segundo campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um primeiro dispositivo sem fio. O meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho gere o quarto campo de sinal que indica uma atribuição de subcanal para um segundo dispositivo sem fio, diferente do primeiro dispositivo sem fio.
[0096] Em várias modalidades, as atribuições de canal incluem um ou mais dentre: uma ou mais identificações de associação, uma ou mais identificações de associação parciais e uma ou mais identificações de grupo. Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho determine as atribuições de subcanal com base em uma atribuição de canal livre.
[0097] Em várias modalidades, o meio pode incluir adicionalmente um código que, quando executado, faz com que o aparelho atribua pelo menos um dispositivo sem fio a múltiplos subcanais. Em várias modalidades, a primeira mensagem pode incluir adicionalmente um quinto campo de sinal indicativo de pelo menos um modo de transmissão.
[0098] A Figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio no qual aspectos da presente revelação podem ser empregados.
[0099] A Figura 2 ilustra diversos componentes que podem ser utilizados em um dispositivo sem fio que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio da Figura 1.
[00100] A Figura 3 ilustra uma alocação de canal para canais disponíveis para sistemas de 802,11.
[00101] A Figura 4 e 5 ilustram formatos de pacote de dados para vários padrões de IEEE 802,11 atualmente existentes.
[00102] A Figura 6 ilustra um formato de quadro para o padrão de IEEE 802,11ac atualmente existente.
[00103] A Figura 7 ilustra uma estrutura exemplificativa de um pacote de camada física que pode ser usado para possibilitar comunicações sem fio de acesso múltiplo compatível com versões anteriores.
[00104] A Figura 8 ilustra uma porção de uma estrutura exemplificativa de outro pacote de camada física de acordo com uma modalidade.
[00105] A Figura 9A a 9F ilustram porções de outras estruturas exemplificativas do pacote de camada física da Figura 8, de acordo com várias modalidades.
[00106] A Figura 10 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicações sem fio, de acordo com uma modalidade.
[00107] A Figura 11 é um diagrama de blocos de um sistema de comunicações sem fio misturado, de acordo com uma modalidade.
[00108] A Figura 12 é um diagrama de um formato de pacote de unidade de dados de camada física misturada (PPDU), que inclui porções de OFDMA e MU-MIMO, de acordo com uma modalidade.
[00109] A Figura 13 ilustra porções de estruturas exemplificativas de um pacote de camada física de acordo com uma modalidade.
[00110] A Figura 14 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal, de acordo com uma modalidade.
[00111] A Figura 15 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal, de acordo com outra modalidade.
[00112] A Figura 16 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal, de acordo com outra modalidade.
[00113] A Figura 17 a 18 mostram tamanhos exemplificativos de um campo de alocações de usuário, de acordo com várias combinações de modalidades.
[00114] A Figura 19 mostra um fluxograma para um método de comunicação sem fio exemplificativo que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio da Figura 1.
[00115] A Figura 20 mostra outro fluxograma para um método de comunicação sem fio exemplificativo que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio da Figura 1.
[00116] Diversos aspectos dos sistemas, aparelhos e métodos inovadores são descritos mais completamente doravante no presente documento com referência aos desenhos anexos. Entretanto, os ensinamentos revelados podem ser incorporados de muitas formas diferentes e não deve ser interpretada como limitada a qualquer estrutura específica ou função apresentada ao longo de toda esta revelação. Em vez disso, esses aspectos são fornecidos de modo que a presente revelação seja minuciosa e completa, e transmita plenamente o escopo da revelação para as pessoas versadas na técnica. Com base nos ensinamentos no presente documento, uma pessoa versada na técnica deve apreciar que o escopo da revelação é destinado a cobrir qualquer aspecto dos sistemas, aparelhos e métodos inovadores revelados no presente documento, sejam os mesmos implantados independentemente de, ou combinados com qualquer outro aspecto da invenção. Por exemplo, um aparelho pode ser implantado ou um método pode ser praticado com o uso de qualquer quantidade dos aspectos apresentados no presente documento. Além disso, o escopo da invenção se destina a cobrir tal aparelho ou método que é praticado com o uso de outra estrutura, funcionalidade ou estrutura e funcionalidade adicionalmente ou que não sejam os vários aspectos da invenção apresentados no presente documento. Deve ser compreendido que qualquer aspecto revelado no presente documento pode ser incorporado por um ou mais elementos de uma reivindicação.
[00117] Embora aspectos particulares sejam descritos no presente documento, muitas variações e permutações desses aspectos são abrangidos pelo escopo da revelação. Embora alguns benefícios e vantagens dos aspectos preferenciais sejam mencionados, o escopo da revelação não está destinado a ser limitado a benefícios, usos ou objetivos particulares. Em vez disso, os aspectos da revelação destinam-se a ser amplamente aplicáveis a diferentes tecnologias sem fio, configurações de sistema, redes e protocolos de transmissão, alguns dos quais são ilustrados a título de exemplo nas Figuras e na descrição a seguir dos aspectos preferenciais. A descrição detalhada e desenhos são meramente ilustrativos da revelação em vez de limitantes, sendo que o escopo da revelação é definido pelas reivindicações anexas e equivalentes das mesmas.
[00118] As tecnologias de rede sem fio populares podem incluir diversos tipos de redes de área local sem fio (WLANs). Uma WLAN pode ser usada para interconectar dispositivos próximos juntos, empregando protocolos de rede amplamente usados. Os diversos aspectos descritos no presente documento podem se aplicar a qualquer padrão de comunicação, como WiFi ou, mais geralmente, qualquer membro da família IEEE 802,11 de protocolos sem fio. Por exemplo, os vários aspectos descritos no presente documento podem ser usados como parte de um protocolo 802,11 de IEEE, como um protocolo 802,11 que suporta comunicações de acesso múltiplo de divisão de frequência ortogonal (OFDMA).
[00119] Pode ser benéfico permitir que múltiplos dispositivos, como STAs, se comuniquem com um AP ao mesmo tempo. Por exemplo, isso pode permitir que múltiplas STAs recebam uma resposta do AP em menos tempo e possa transmitir e receber dados do AP com menos atraso. Isso também pode permitir que um AP se comunique com uma quantidade maior de dispositivos em geral e pode tornar o uso de largura de banda mais eficiente. Com o uso de múltiplas comunicações de acesso, o AP pode ter capacidade para multiplexar símbolos de OFDM, por exemplo, para quatro dispositivos de uma vez através de uma largura de banda de 80 MHz, em que cada dispositivo utiliza uma largura de banda de 20 MHz. Dessa forma, um acesso múltiplo pode ser benéfico em alguns aspectos, visto que pode permitir que o AP faça um uso mais eficiente do espectro disponível para o mesmo.
[00120] Foi proposto implantar tais protocolos de acesso múltiplo em um sistema de OFDM como a família 802,11 atribunindo-se diferentes subportadoras (ou tons) de símbolos transmitidos entre o AP e as STAs para STAs diferentes. Dessa forma, um AP pode se comunicar com múltiplas STAs com um único símbolo de OFDM transmitido, em que diferentes tons do símbolo foram decodificados e processados por diferentes STAs, permitindo, assim, a transferência de dados simultânea para múltiplas STAs. Esses sistemas, por vezes, são denominados sistemas de OFDMA.
[00121] Esse esquema de alocação de tom é chamado, no presente documento, de sistema de "alta eficiência" (HE) e pacotes de dados transmitidos em tal sistema de alocação de múltiplos tons podem ser chamados de pacotes de alta eficiência (HE). Várias estruturas de tais pacotes, que incluem campos de preâmbulo compatível com versões anteriores são descritas em detalhes abaixo.
[00122] Diversos aspectos dos sistemas, aparelhos e métodos inovadores são descritos mais completamente a partir deste ponto no presente documento com referência aos desenhos anexos. Entretanto, a presente revelação pode ser incorporada de várias maneiras diferentes e não deve ser interpretada como limitada a qualquer estrutura ou função específica apresentada ao longo de toda a presente revelação. Em vez disso, esses aspectos são fornecidos de modo que a presente revelação seja minuciosa e completa, e transmita plenamente o escopo da revelação para as pessoas versadas na técnica. Com base nos ensinamentos no presente documento, uma pessoa versada na técnica deve apreciar que o escopo da revelação é destinado a cobrir qualquer aspecto dos sistemas, aparelhos e métodos inovadores revelados no presente documento, sejam os mesmos implantados independentemente de, ou combinados com qualquer outro aspecto da invenção. Por exemplo, um aparelho pode ser implantado ou um método pode ser praticado com o uso de qualquer quantidade dos aspectos apresentados no presente documento. Além disso, o escopo da invenção se destina a cobrir tal aparelho ou método que é praticado com o uso de outra estrutura, funcionalidade ou estrutura e funcionalidade adicionalmente ou que não sejam os vários aspectos da invenção apresentados no presente documento. Deve ser compreendido que qualquer aspecto revelado no presente documento pode ser incorporado por um ou mais elementos de uma reivindicação.
[00123] Embora aspectos particulares sejam descritos no presente documento, muitas variações e permutações desses aspectos são abrangidos pelo escopo da revelação. Embora alguns benefícios e vantagens dos aspectos preferenciais sejam mencionados, o escopo da revelação não está destinado a ser limitado a benefícios, usos ou objetivos particulares. Em vez disso, os aspectos da revelação destinam-se a ser amplamente aplicáveis a diferentes tecnologias sem fio, configurações de sistema, redes e protocolos de transmissão, alguns dos quais são ilustrados a título de exemplo nas Figuras e na descrição a seguir dos aspectos preferenciais. A descrição detalhada e desenhos são meramente ilustrativos da revelação em vez de limitantes, sendo que o escopo da revelação é definido pelas reivindicações anexas e equivalentes das mesmas.
[00124] As tecnologias de rede sem fio populares podem incluir diversos tipos de redes de área local sem fio (WLANs). Uma WLAN pode ser usada para interconectar dispositivos próximos juntos, empregando protocolos de rede amplamente usados. OS vários aspectos descritos no presente documento podem se aplicar a qualquer padrão de comunicação, como um protocolo sem fio.
[00125] Em alguns aspectos, sinais sem fio podem ser transmitidos de acordo com um protocolo 802,11. Em algumas implantações, uma WLAN inclui diversos dispositivos que são os componentes que acessam a rede sem fio. Por exemplo, podem haver dois tipos de dispositivos: pontos de acesso (APs) e clientes (também chamados de estações ou STAs). De modo geral, um AP pode servir como um concentrador ou estação-base para a WLAN e uma STA serve como um usuário da WLAN. Por exemplo, uma STA pode ser um computador do tipo laptop, um assistente digital pessoal (PDA), um telefone móvel, etc. Em um exemplo, um STA se conecta a um AP por meio de um enlace sem fio em conformidade com WiFi para obter conectividade geral à Internet ou a outras redes de área ampla. Em algumas implantações, uma STA também pode ser usada como um AP.
[00126] Um ponto de acesso (AP) também pode compreender, ser implantado como ou conhecido como uma estação-base, ponto de acesso sem fio, nó de acesso ou uma terminologia similar.
[00127] Uma estação "STA" também pode compreender, ser implantada como ou ser conhecida como um terminal de acesso (AT), uma estação de assinante, uma unidade de assinante, uma estação móvel, uma estação remota, um terminal remoto, um terminal de usuário, um agente de usuário, um dispositivo de usuário, um equipamento de usuário ou alguma outra terminologia. Consequentemente, um ou mais aspectos ensinados no presente documento podem ser incorporados a um telefone (por exemplo, um telefone celular ou telefone inteligente), um computador (por exemplo, um computador do tipo laptop), um dispositivo portátil de comunicação, um fone de ouvido com microfone, um dispositivo portátil de comunicação (por exemplo, um assistente de dados pessoal), um dispositivo de entretenimento (por exemplo, um dispositivo de música ou de vídeo ou um rádio por satélite), um dispositivo ou sistema de jogo, um dispositivo de sistema de posicionamento global ou qualquer outro dispositivo adequado que seja configurado para comunicação de rede por meio de um meio sem fio.
[00128] Conforme discutido acima, alguns dos dispositivos descritos no presente documento podem implantar um padrão de 802,11, por exemplo. Tais dispositivos, sejam os mesmos usados como uma STA ou um AP ou outro dispositivo, podem ser usados para a medição inteligente ou em uma rede de grade inteligente. Tais dispositivos podem fornecer aplicações de sensor ou ser usados em automação doméstica. Os dispositivos podem, em vez ou além disso, ser usados em um contexto de serviços de saúde, por exemplo, para serviços de saúde pessoais. Os mesmos também podem ser usados para vigilância, para permitir a conectividade com a Internet de faixa estendida (por exemplo, para uso com pontos de acesso) ou para implantar comunicações máquina para máquina.
[00129] A Figura 1 ilustra um exemplo de um sistema de comunicação sem fio 100 no qual aspectos da presente revelação podem ser empregados. O sistema de comunicação sem fio 100 pode operar em conforme um padrão sem fio, por exemplo, pelo menos um dentre os padrões 802,11ah, 802,11ac, 802,11n, 802,11g e 802,11b. O sistema de comunicação sem fio 100 pode operar de acordo com um padrão sem fio de alta eficiência, por exemplo, o padrão 802,11ax. O sistema de comunicação sem fio 100 pode incluir um AP 104, que se comunica com as STAs 106A a 106D (que podem ser genericamente chamadas, no presente documento, de STA(s) 106).
[00130] Uma variedade de processos e métodos podem ser usados para transmissões no sistema de comunicação sem fio 100 entre o AP 104 e as STAs 106A a 106D. Por exemplo, os sinais podem ser enviados e recebidos entre o AP 104 e as STAs 106A a 106D de acordo com técnicas de OFDM/OFDMA. Se for o caso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser chamado de um sistema de OFDM/OFDMA. Alternativamente, os sinais podem ser enviados e recebidos entre o AP 104 e as STAs 106A a 106D de acordo com técnicas de acesso múltiplo por divisão de código (CDMA). Se for o caso, o sistema de comunicação sem fio 100 pode ser chamado de um sistema de CDMA.
[00131] Um enlace de comunicação que facilite a transmissão a partir do AP 104 até uma ou mais das STAs 106A a 106D pode ser chamado de um enlace descendente (DL) 108 e um enlace de comunicação que facilite a transmissão a partir de uma ou mais das STAs 106A a 106D até o AP 104 pode ser chamado de um enlace ascendente (UL) 110. De modo alternativo, um enlace descendente 108 pode ser chamado de um enlace progressivo ou um canal progressivo e um enlace ascendente 110 pode ser chamado de um enlace regressivo ou um canal regressivo.
[00132] O AP 104 pode atuar como uma estação- base e fornecer cobertura de comunicação sem fio em uma área de serviço básico (BSA) 102. O AP 104 junto com as STAs 106A a 106D associadas ao AP 104 e aquele uso do AP 104 para comunicação pode ser chamado de um conjunto de serviços básicos (BSS). Pode ser observado que o sistema de comunicação sem fio 100 pode não ter um AP central 104, mas pode, ao invés disso, funcionar como uma rede ponto a ponto entre as STAs 106A a 106D. Consequentemente, as funções do AP 104 descrito no presente documento pode ser realizado de modo alternativo por uma ou mais das STAs 106A a 106D.
[00133] Em alguns aspectos, uma STA 106 pode ser necessária de se associar ao AP 104 a fim de enviar comunicações e/ou receber comunicações do AP 104. Em um aspecto, informações para associação são incluídas em uma difusão pelo AP 104. Para receber tal difusão, a STA 106 pode, por exemplo, executar uma ampla busca de cobertura sobre uma região de cobertura. Uma busca também pode ser executada pela STA 106 varrendo-se uma região de cobertura em um modo farol, por exemplo. Após receber as informações para associação, a STA 106 pode transmitir um sinal de referência, como uma prova ou solicitação de associação, para o AP 104. Em alguns aspectos, o AP 104 pode usar serviços de backhaul, por exemplo, para se comunicar com uma rede maior como a Internet ou uma rede de telefone comutada pública (PSTN).
[00134] Em uma modalidade, o AP 104 inclui um controlador sem fio de alta eficiência (HEW) de AP 154. O HEW de AP 154 pode realizar uma parte ou todas as operações descritas no presente documento para possibilitar as comunicações entre o AP 104 e as STAs 106A a 106D com o uso do protocolo 802,11. A funcionalidade do HEW de AP 154 é descrita em maiores detalhes abaixo em relação às Figuras 4 a 20.
[00135] Alternativa ou adicionalmente, as STAs 106A a 106D podem incluir um HEW de STA 156. O HEW de STA 156 pode realizar uma parte ou todas as operações descritas no presente documento para possibilitar as comunicações entre as STAs 106A a 106D e o AP 104 com o uso do protocolo 802,11. A funcionalidade do HEW de STA 156 é descrita em maiores detalhes abaixo em relação às Figuras 2 a 11.
[00136] A Figura 2 ilustra diversos componentes que podem ser utilizados em um dispositivo sem fio 202 que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio 100 da Figura 1. O dispositivo sem fio 202 é um exemplo de um dispositivo que pode ser configurado para implantar os diversos métodos descritos no presente documento. Por exemplo, o dispositivo sem fio 202 pode incluir o AP 104 ou uma dentre as STAs 106A a 106D.
[00137] O dispositivo sem fio 202 pode incluir um processador 204 que controla a operação do dispositivo sem fio 202. O processador 204 também pode ser chamado de uma unidade de processamento central (CPU) ou processador de hardware. A memória 206, que pode incluir tanto a memória somente de leitura (ROM) quanto a memória de acesso aleatório (RAM), pode fornecer instruções e dados para o processador 204. Uma porção da memória 206 também pode incluir uma memória de acesso aleatório não volátil (NVRAM). O processador 204 desempenha tipicamente as operações lógicas e aritméticas com base em instruções de programa armazenadas dentro da memória 206. As instruções na memória 206 podem ser executáveis para implantar os métodos descritos no presente documento.
[00138] O processador 204 pode incluir ou ser um componente de um sistema de processamento implantado com um ou mais processadores. Os um ou mais processadores podem ser implantados com qualquer combinação de microprocessadores, microcontroladores, processadores de sinal digital (DSPs), arranjo de portas programável em campo (FPGAs), dispositivos lógicos programáveis (PLDs), controladores, máquinas de estado, lógica ligada por circuito, componentes de hardware discretos, máquinas de estado finito de hardware dedicado, para propósitos gerais ou quaisquer outras entidades adequadas que podem realizar cálculos ou outras manipulações de informações. O processador 204 ou o processador 204 e a memória 206 podem corresponder ao gerador de pacote 124 da Figura 1, que pode ser utilizado para gerar um pacote que compreende um valor em um campo de tipo de pacote e para alocar uma pluralidade de bits do pacote para cada um dentre uma pluralidade de campos subsequentes com base pelo menos em parte no valor no campo de tipo de pacote, como pode ser descrito em maiores detalhes abaixo.
[00139] O sistema de processamento também pode incluir meios legíveis por máquina não transitórios para armazenar software. O software deverá ser interpretado amplamente para atribuir o significado de qualquer tipo de instruções, tanto chamadas de software, firmware, middleware, microcódigo, linguagem de descrição de hardware como de outro modo. As instruções podem incluir um código (por exemplo, formato de código em fonte, formato de código binário, formato de código executável ou qualquer outro formato de código adequado). As instruções, quando executadas pelos um ou mais processadores, fazem com que o sistema de processamento desempenhe as várias funções descritas no presente documento.
[00140] O dispositivo sem fio 202 também pode incluir um alojamento 208 que pode incluir um transmissor 210 e um receptor 212 para permitir transmissão e recepção de dados entre o dispositivo sem fio 202 e um local remoto. O transmissor 210 e receptor 212 podem ser combinados em um transceptor 214. Uma antena 216 pode ser anexada ao alojamento 208 e eletricamente acoplada ao transceptor 214. O dispositivo sem fio 202 também pode incluir (não mostrado) múltiplos transmissores, múltiplos receptores, múltiplos transceptores e/ou múltiplas antenas, que podem ser utilizadas durante comunicações de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO), por exemplo.
[00141] O dispositivo sem fio 202 também pode incluir um detector de sinais 218 que pode ser usado em um esforço para detectar e quantificar o nível de sinais recebidos pelo transceptor 214. O detector de sinais 218 pode detectar tais sinais como energia total, energia por subportadora por símbolo, densidade espectral de potência e outros sinais. O dispositivo sem fio 202 também pode incluir um processador de sinal digital (DSP) 220 para uso no processamento de sinais. O DSP 220 pode ser configurado para gerar uma unidade de dados para transmissão. Em alguns aspectos, a unidade de dados pode incluir uma unidade de dados de camada física (PPDU). Em alguns aspectos, a PPDU é chamada de um pacote.
[00142] O dispositivo sem fio 202 pode compreender adicionalmente uma interface de usuário 222 em alguns aspectos. A interface de usuário 222 pode incluir um teclado numérico, um microfone, um viva-voz e/ou um visor. A interface de usuário 222 pode incluir qualquer elemento ou componente que forneça informações a um usuário do dispositivo sem fio 202 e/ou receba entrada a partir do usuário.
[00143] Os diversos componentes do dispositivo sem fio 202 podem ser acoplados juntos por um sistema de barramento 226. O sistema de barramento 226 pode incluir um barramento de dados, por exemplo, assim como um barramento de potência, um barramento de sinal de controle e um barramento de sinal de situação adicionalmente ao barramento de dados. As pessoas versadas na técnica podem observar que os componentes do dispositivo sem fio 202 podem ser acoplados juntos ou aceitar ou fornecer entradas um ao outro com o uso de algum outro mecanismo.
[00144] Embora diversos componentes separados sejam ilustrados na Figura 2, as pessoas versadas na técnica podem observar que um ou mais dos componentes podem ser combinados ou implantados comumente. Por exemplo, o processador 204 pode ser usado para implantar não apenas a funcionalidade descrita acima em relação ao processador 204, mas também implantar a funcionalidade descrita acima em relação ao detector de sinais 218 e/ou o DSP 220. Adicionalmente, cada um dos componentes ilustrados na Figura 2 pode ser implantado com o uso de uma pluralidade de elementos separados.
[00145] Conforme discutido acima, o dispositivo sem fio 202 pode incluir o AP 104 ou uma dentre as STAs 106A a 106D e pode ser usado para transmitir e/ou receber comunicações. As comunicações trocadas entre dispositivos em uma rede sem fio podem incluir unidades de dados que pode incluir pacotes ou quadros. Em alguns aspectos, as unidades de dados podem incluir quadros de dados, quadros de controle e/ou quadros de gerenciamento. Os quadros de dados podem ser usados para transmitir dados de um AP e/ou uma STA para outros APs e/ou STAs. Os quadros de controle podem ser usados juntamente com quadros de dados para realizar várias operações e para entregar confiavelmente os dados (por exemplo, recibo de confirmação de dados, concentração de APs, operações de desobstrução de área, aquisição de canal, funções de manutenção de detecção de portadora, etc.). Os quadros de gerenciamento podem ser usados para várias funções de supervisão (por exemplo, para se unir e se separar de redes sem fio, etc.).
[00146] A Figura 3 ilustra uma alocação de canal para canais disponíveis para sistemas de 802,11.
[00147] Vários sistemas de 802,11 de IEEE suportam inúmeros tamanhos diferentes de canais, como canais de 5, 10, 20, 40, 80 e 160 MHz. Por exemplo, um dispositivo de 802,11ac pode suportar recepção e transmissão de largura de banda de canal de 20, 40, e 80 MHz. Um canal maior pode compreender dois canais menores adjacentes. Por exemplo, um canal de 80 MHz pode compreender dois canais de 40 MHz adjacentes. Nos sistemas de 802,11 de IEEE atualmente implantados, um canal de 20 MHz contém 64 subportadoras, separadas entre si por 312,5 kHz. Dentre essas subportadoras, uma quantidade menor pode ser usada para portar dados. Por exemplo, um canal de 20 MHz pode conter transmitir subportadoras enumeradas de - 1 a - 428 e 1 a 428, ou 56 subportadoras. Algumas dessas portadoras também podem ser usadas para transmitir sinais piloto.
[00148] A Figura 4 e 5 ilustram formatos de pacote de dados para vários padrões de IEEE 802,11 atualmente existentes. Voltando-se primeiro para a Figura 4, um formato de pacote para IEEE 802,11a, 11b e 11g é ilustrado. Esse quadro inclui um campo de treinamento curto 422, um campo de treinamento longo 424 e um campo de sinal 426. Os campos de treinamento não transmitem dados, mas permitem a sincronização entre o AP e as STAs de recepção para decodificar os dados no campo de dados 428.
[00149] O campo de sinal 426 entrega informações a partir do AP para as STAs a respeito da natureza do pacote que é entregue. Em dispositivos de IEEE 802.11a/b/g, esse campo de sinal tem um comprimento de 424 bits e é transmitido como um único símbolo de OFDM a uma taxa de 6 Mb/s com o uso de modulação de BPSK e uma taxa de código de ^. As informações no campo de SIG 426 incluem 4 bits que descrevem o esquema de modulação dos dados no pacote (por exemplo, BPSK, 16QAM, 64QAM, etc.) e 12 bits para o comprimento de pacote. Essas informações são usadas por um STA para decodificar os dados no pacote quando o pacote é destinado à STA. Quando um pacote não é destinado para uma STA particular, a STA pode deferir quaisquer tentativas de comunicação durante o período de tempo definido no campo de comprimento do símbolo de SIG 426 e pode, para economizar potência, entrar em um modo de inatividade durante o período de pacote de até 5,5 ms.
[00150] Conforme recursos foram adicionados ao IEEE 802.11, alterações no formato dos campos de SIG em pacotes de dados foram desenvolvidas para fornecer informações adicionais às STAs. A Figura 5 mostra a estrutura de pacote para o pacote de IEEE 802.11n. A adição de 11n ao padrão de IEEE.802,11 adicionou funcionalidade de MIMO a dispositivos compatíveis com IEEE.802.11. Para fornecer compatibilidade com versões anteriores para sistemas que contêm tanto dispositivo de IEEE 802,11a/b/g quanto dispositivo de IEEE 802,11n, o pacote de dados para sistemas de IEEE 802,11n também inclui os campos de STF, LTF e de SIG desses sistemas anteriores, notados como L-STF 422, L- LTF 424 e L-SIG 426 com um prefixo L para denotar que esses são campos "herdados" (legacy). Para fornecer as informações necessárias às STAs em um ambiente de IEEE 802,11n, dois símbolos de sinal adicionais 440 e 442 foram adicionados ao pacote de dados de IEEE 802.11n. Em contrapartida com o campo de SIG e o campo de L-SIG 426, entretanto, esses campos de sinal usavam modulação de BPSK roteada (também chamada de modulação de QBPSK). Quando um dispositivo herdado configurado para operar com IEEE 802,11a/b/g recebe tal pacote, o mesmo pode receber e decodificar o campo de L-SIG 426 como um pacote de 11a/b/g normal. Entretanto, conforme o dispositivo continua a decodificar bits adicionais, os mesmos podem não ser decodificados de modo bem-sucedido visto que o formato do pacote de dados após o campo de L-SIG 426 é diferente do formato de um pacote de 11a/b/g e a verificação de CRC realizada pelo dispositivo durante esse processo pode falhar. Isso faz com que os dispositivos herdados interrompam o processamento do pacote, porém, ainda defiram quaisquer operações adicionais até o decorrer de um período de tempo definido pelo campo de comprimento no L-SIG inicialmente decodificado. Em contrapartida, novos dispositivos compatíveis com IEEE 802,11n poderiam detectar a modulação roteada nos campos de HT-SIG e processar o pacote como um pacote de 802,11n. Ademais, em 11n dispositivo pode perceber que um pacote é destinado para um dispositivo de 11a/b/g visto que se o mesmo detectar qualquer modulação diferente de QBPSK no símbolo após o L-SIG 426, pode ignorar o mesmo como um pacote de 11a/b/g. Após os símbolos de HT- SIG1 e SIG2, os campos de treinamento adicionais adequados para comunicação de MIMO são fornecidos seguido dos dados 428.
[00151] A Figura 6 ilustra um formato de quadro para o padrão de IEEE 802,11ac existente atualmente, que adicionou funcionalidade de MIMO de múltiplos usuários à família de IEEE 802,11. De modo similar a IEEE 802,11n, um quadro de 802,11ac contém o mesmo campo de treinamento curto (L-STF) 422 e o campo de treinamento longo (L-LTF) 424 herdados. Um quadro de 802,11ac também contém um campo de sinal herdado L-SIG 426 conforme descrito acima.
[00152] Em seguida, um quadro de 802,11ac inclui um campo de Sinal de Produtividade Muito Alta (VHT-SIG- Al 450 e A2 452) com dois símbolos de comprimento. Esse campo de sinal fornece informações de configuração adicionais relacionadas a recursos de 11ac que não estão presentes em dispositivos de 11a/b/g e 11n. O primeiro símbolo de OFDM 450 do VHT-SIG-A pode ser modulado com o uso de BPSK, de modo que qualquer dispositivo de 802,11n que escute o pacote possa acreditar que o pacote é um pacote de 802,11a e possa deferir para o pacote pela duração do comprimento de pacote conforme definido no campo de comprimento do L-SIG 426. Os dispositivos configurados de acordo com 11a/g podem esperar um campo de serviço e cabeçalho de MAC após o campo de L-SIG 426. Quando tentam decodificar o mesmo, uma falha de CRC pode ocorrer de uma maneira similar ao procedimento quando um pacote de 11n é recebido por um dispositivo de 11a/b/g e os dispositivos de 11a/b/g também podem deferir pelo período definido no campo de L-SIG 426. O segundo símbolo 452 do VHT-SIG-A é modulado com um BPSK roteado a 90 graus. Esse segundo símbolo roteado permite que um dispositivo de 802,11ac identifique o pacote como um pacote de 802,11ac. Os campos de VHT- SIGA1 450 e A2 452 contêm informações sobre um modo de largura de banda, esquema de modulação e codificação (MCS) para o caso de usuário único, quantidade de fluxos de espaço-tempo (NSTS) e outras informações. O VHT-SIGA1 450 e A2 452 também podem conter uma quantidade de bits reservados que são definidos como "1". Os campos herdados e os campos VHT-SIGA1 e A2 podem ser duplicados através de cada 20 MHz da largura de banda disponível.
[00153] Após o VHT-SIG-A, um pacote de 802,11ac pode conter um VHT-STF, que é configurado para aprimorar uma estimativa de controle de ganho automático em uma transmissão de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO). Os próximos campos 1 a 8 de um pacote de 802,11ac podem ser VHT-LTFs. Esses podem ser usados para estimar o canal de MIMO e, então, equalizar o sinal recebido. A quantidade de VHT-LTFs enviados pode ser maior ou igual à quantidade de fluxos espaciais por usuário. Por fim, o último campo no preâmbulo antes de o campo de dados é o VHT-SIG-B 454. Esse campo é modulado por BPSK e fornece informações a respeito do comprimento dos dados úteis no pacote e, no caso de um pacote de MIMO de múltiplos usuários (MU) fornecer MCS. Em um caso de usuário único (SU), essas informações de MCS são, em vez disso, contidas no VHT-SIGA2. Após o VHT-SIG-B, os símbolos de dados são transmitidos.
[00154] Embora 802,11ac tenha introduzido uma variedade de novos recursos à família 802,11 e tenha incluído um pacote de dados com um projeto de preâmbulo compatível com versões anteriores com 11a/g/n e, também, tenha fornecido informações necessária para implantar novos recursos de 11ac, as informações de configuração para alocação de tom de OFDMA para acesso múltiplo não são fornecidas pelo projeto de pacote de dados 11ac. Novas configurações de preâmbulo são desejadas para implantar tais recursos em qualquer versão futura de IEEE 802,11 ou qualquer outro protocolo de rede sem fio com o uso de subportadoras de OFDM.
[00155] A Figura 7 ilustra uma estrutura exemplificativa de um pacote de camada física que pode ser usado para possibilitar comunicações sem fio de acesso múltiplo compatível com versões anteriores. No presente pacote de camada física exemplificativo, um preâmbulo herdado que inclui o L-STF 422, L-LTF 426 e o L-SIG 426 são incluídos. Em várias modalidades, cada um dos L-STF 422, L- LTF 426 e L-SIG 426 pode ser transmitido com o uso de 20 MHz e múltiplas cópias podem ser transmitidos para cada 20 MHz de espectro que o AP 104 (Figura 1) usa. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00156] Esse pacote também contém um símbolo de HE-SIG0 455 e um ou mais símbolos de HE-SIG1 457 (que podem ter o comprimento variável) e um símbolo de HE-SIGB opcional 459 (que pode ser análogo ao campo de VHT-SIGB 454 da Figura 4). Em várias modalidades, a estrutura desses campos pode ser compatível com versões anteriores com os dispositivos de IEEE 802,11a/b/g/n/ac e também podem sinalizar aos dispositivos de HE de OFDMA que o pacote é um pacote de HE. Para ser compatível com versões anteriores de dispositivos de IEEE 802,11a/b/g/n/ac, uma modulação adequada pode ser usada em cada um desses símbolos. Em algumas implantações, o campo de HE-SIG0 455 pode ser modulado com modulação de BPSK. Isso pode ter o mesmo efeito sobre dispositivos de 802,11a/b/g/n como é atualmente o caso com pacotes de 802,11ac que também têm seu primeiro símbolo de SIG modulado por BPSK. Para esses dispositivos, não importa qual modulação está nos símbolos de HE-SIG subsequentes 457. Em várias modalidades, o campo de HE-SIG0 455 pode ser modulado e repetido através de múltiplos canais.
[00157] Em várias modalidades, o campo de HE- SIG1 457 pode ser modulado por BPSK ou QBPSK. Se for modulado por BPSK, um dispositivo de 11ac pode assumir que o pacote é um pacote de 802,11a/b/g e pode interromper o processamento do pacote e pode deferir pelo tempo definido pelo campo de comprimento do L-SIG 426. Se for modulado por QBPSK, um dispositivo de 802,11ac pode produzir um erro de CRC durante o processamento de preâmbulo e também pode interromper o processamento do pacote e pode deferir pelo tempo definido pelo campo de comprimento do L-SIG. Para sinalizar aos dispositivos de HE que esse é um pacote de HE, pelo menos o primeiro símbolo de HE-SIG1 457 pode ser modulado por QBPSK.
[00158] As informações necessárias para estabelecer uma comunicação de acesso múltiplo de OFDMA podem ser colocadas nos campos de HE-SIG 455, 457, e 459 em uma variedade de posições. Em várias modalidades, o HE-SIG0 455 pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de largura de banda (que pode ser, por exemplo, 2 bits), uma ID de cor de BSS (que pode ser, por exemplo, de 3 bits), uma indicação de UL/DL (que pode ser, por exemplo, um sinalizador de 1 bit), uma verificação por redundância cíclica (CRC) (que pode ser, por exemplo, de 4 bits) e uma indicação de avaliação de canal livre (CCA) (que pode ser, por exemplo, de 2 bits).
[00159] Em várias modalidades, o campo de HE- SIG1 457 pode incluir informações de alocação de tom para operação de OFDMA. O exemplo da Figura 7 pode permitir que quatro usuários diferentes sejam, cada um, atribuídos a uma sub-banda específica de tons e uma quantidade específica de fluxos de espaço-tempo de MIMO. Em várias modalidades, 12 bits de informações de fluxo de espaço-tempo permitem três bits para cada um dentre quatro usuários de modo que 1 a 8 fluxos possam ser atribuídos a cada um. Dados do tipo de modulação de 16 bits permitem quatro bits para cada um dentre quatro usuários, de modo a permitir a atribuição de qualquer um dentre 16 esquemas de modulação diferentes (16QAM, 64QAM, etc.) para cada um dentre quatro usuários. 12 bits de dados de alocação de tom permitem que sub-bandas específicas sejam atribuídas a cada um dentre os quatro usuários.
[00160] Um esquema de campo de SIG exemplificativo para alocação de sub-banda (também chamado, no presente documento, de subcanal ou canal) inclui um campo de ID de Grupo de 6 bits assim como 10 bits de informações para alocar tons de sub-banda para cada um dentre os quatro usuários. A largura de banda usada para entregar um pacote pode ser alocada para STAs em múltiplos de algum número de MHz. Por exemplo, a largura de banda pode ser alocada para as STAs em múltiplos de B MHz. O valor de B pode ser um valor como 1, 2, 5, 10, 15 ou 20 MHz. Os valores de B podem ser fornecidos por um campo de granularidade de alocação de dois bits. Por exemplo, o HE-SIG 457 pode conter um campo de dois bits, o que permite quatro valores possíveis de B. Por exemplo, os valores de B podem ser 5, 10, 15 ou 20 MHz, correspondentes aos valores de 0 a 3 no campo de granularidade de alocação. Em alguns aspectos, um campo de k bits pode ser usado para sinalizar o valor de B, que define uma quantidade de 0 a N, em que 0 representa a opção menos flexível (maior granularidade) e um alto valor de N representa a opção mais flexível (menor granularidade). Cada porção de B MHz pode ser chamada de uma sub-banda.
[00161] O HE-SIG1 457 pode usar adicionalmente 2 bits por usuário para indicar a quantidade de sub-bandas alocadas para cada STA. Isso permite que 0 a 3 sub-bandas sejam alocadas para cada usuário. A id de grupo (G_ID) pode ser usada a fim de identificar as STAs, que podem receber dados em um pacote de OFDMA. Essa ID_G de 6 bits pode identificar até quatro STAs, em uma ordem particular, no presente exemplo.
[00162] Os campos de treinamento e dados que são enviados após os símbolos de HE-SIG podem ser entregues pela AP de acordo com os tons alocados para cada STA. Essas informações podem ser potencialmente em forma de feixe. Realizar a formação de feixe nessas informações pode ter determinadas vantagens, como permitir uma decodificação mais precisa e/ou fornecer uma faixa maior do que transmissões sem forma de feixe.
[00163] Dependendo dos fluxos de espaço-tempo atribuídos a cada usuário, os usuários diferentes podem usar uma quantidade diferente de HE-LTFs 465. Cada STA pode usar uma quantidade de HE-LTFs 465 que permita a estimativa de canal para cada fluxo espacial associado àquela STA, que pode ser geralmente igual ou maior do que a quantidade de fluxos espaciais. Os LTFs também podem ser usados para estimativa de deslocamento de frequência e sincronização de tempo. Visto que diferentes STAs podem receber uma quantidade diferente de HE-LTFs, os símbolos podem ser transmitidos a partir do AP 104 (Figura 1) que contém informações de HE-LTF a respeito de alguns tons e dados sobre outros tons.
[00164] Em alguns aspectos, enviar tanto as informações de HE-LTF quanto os dados no mesmo símbolo de OFDM pode ser problemático. Por exemplo, isso pode aumentar a razão entre pico e potência média (PAPR) para um nível muito alto. Dessa forma, pode ser benéfico, em vez disso, transmitir os HE- LTFs 465 em todos os tons dos símbolos transmitidos até que cada STA tenha recebido pelo menos a quantidade necessária de HE-LTFs 465. Por exemplo, cada STA pode precisar receber um HE-LTF 465 por fluxo espacial associado à STA. Dessa forma, o AP pode ser configurado para transmitir inúmeros HE-LTFs 465 para cada STA igual à maior quantidade de fluxos espaciais atribuídas a qualquer STA. Por exemplo, se três STAs forem atribuídas a um único fluxo espacial, porém, a quarta STA for atribuída a três fluxos espaciais, nesse aspecto, o AP pode ser configurado para transmitir quatro símbolos de informações de HE-LTF para cada uma dentre as quatro STAs antes de transmitir símbolos que contém dados de carga.
[00165] Não é necessário que os tons atribuídos a nenhuma determinada STA sejam adjacentes. Por exemplo, em algumas implantações, as sub-bandas das diferentes STAs de recepção podem ser intercaladas. Por exemplo, se cada um dentre o usuário-1 e o usuário-2 receber três sub-bandas, ao passo que o usuário-4 recebe duas sub-bandas, essas subbandas podem ser intercaladas ao longo de toda a largura de banda de AP. Por exemplo, essas sub-bandas podem ser intercaladas em uma ordem como 1,2,4,1,2,4,1,2. Em alguns aspectos, outros métodos para intercalar as sub-bandas também podem ser usados. Em alguns aspectos, intercalar as sub-bandas pode reduzir os efeitos negativos de interferências ou o efeito de recepção insatisfatória de um dispositivo particular em uma sub-banda particular. Em alguns aspectos, o AP pode transmitir para as STAs nas subbandas que a STA prefere. Por exemplo, determinadas STAs podem ter uma melhor recepção em algumas sub-bandas do que em outras. O AP, portanto, pode transmitir para as STAs com base pelo menos em parte em quais sub-bandas a STA pode ter uma melhor recepção. Em alguns aspectos, as sub-bandas também pode não ser intercaladas. Por exemplo, as sub-bandas, em vez disso, podem ser transmitidas como 1,1,1,2,2,2,4,4. Em alguns aspectos, pode ser pré-definido se as sub-bandas são ou não intercaladas.
[00166] No exemplo da Figura 7, a modulação de símbolo de HE-SIG0 455 pode ser usada para sinalizar aos dispositivos de HE que o pacote é um pacote de HE. Outros métodos para sinalizar dispositivos de HE que o pacote é um pacote de HE também podem ser usados. No exemplo da Figura 7, o L-SIG 426 pode conter informações que instruem os dispositivos de HE a respeito do fato de que um preâmbulo de HE pode seguir o preâmbulo herdado. Por exemplo, o L-SIG 426 pode conter um código de 1 bit de baixa energia no Q-rail que indica a presença de um preâmbulo de HE subsequente aos dispositivos de HE com sensibilidade ao sinal de Q durante o L-SIG 426. Um sinal de Q com amplitude muito baixa pode ser usado devido ao fato de que o sinal de bit único pode ser disperso através de todos os tons usados pelo AP para transmitir o pacote. Esse código pode ser usado por dispositivos de alta eficiência para detectar a presença do preâmbulo de HE/pacote. A sensibilidade de detecção de L-SIG 426 de dispositivos herdados não precisa ser significativamente impactada por esse código de energia baixa no Q-rail. Dessa forma, esses dispositivos podem ter a capacidade de ler o L-SIG 426 e não perceber a presença do código, ao passo que os dispositivos de HE podem ter a capacidade para detectar a presença do código. Nessa implantação, todos os campos de HE-SIG podem ser modulados por BPSK se for desejado e qualquer uma das técnicas descritas no presente documento relacionadas à compatibilidade herdada pode ser usada em conjunto com essa sinalização de L-SIG.
[00167] Em várias modalidades, qualquer campo de HE-SIG 455 a 159 pode conter bits que definem um tipo de modulação específica de usuário para cada usuário multiplexado. Por exemplo, o campo de HE- SIGB 459 opcional pode conter bits que definem o tipo de modulação específica de usuário para cada usuário multiplexado.
[00168] Com referência novamente à Figura 1, em várias modalidades, o sistema sem fio 100 pode ser configurado para servir uma grande quantidade de estações. Conforme a quantidade de estações em um sistema sem fio 100 aumenta, a quantidade de bits de sinalização usados para alocação de tom também pode aumentar. Em várias modalidades, uma quantidade estática de bits pode ser usada para alocação de tom. Em algumas modalidades, o AP 104 pode enviar apenas dados para uma quantidade pequena de estações. Consequentemente, os bits de alocação de tom em uma alocação estática podem não ser usados, de modo a aumentar a sobrecarga de sinalização. Dessa forma, os sistemas e métodos eficazes para alocar tons em sistemas de múltiplos usuários são desejados. Em várias modalidades, um campo de SIG (como o campo de HE- SIG1 457 da Figura 7) pode ter um comprimento variável a fim de diminuir a sobrecarga de sinalização. Os sistemas e métodos para indicar o comprimento do campo de SIG de comprimento variável são discutidos no presente documento.
[00169] A Figura 8 ilustra uma porção de uma estrutura exemplificativa de outro pacote de camada física 800 de acordo com uma modalidade. Conforme mostrado na Figura 8, o pacote 800 inclui uma pluralidade de campos de HE-SIG0 855, uma pluralidade de campos de HE-SIG1A 857 e uma pluralidade de campos adicionais 870, em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência. Em várias modalidades, o pacote 800 pode ser similar a um ou mais dentre os pacotes discutidos acima em relação às Figuras 4 e 7. Por exemplo, os campos de HE-SIG0 855 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG0 455 da Figura 7, os campos de HE-SIG1 857 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG1 457 da Figura 7 e os campos adicionais 870 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação aos campos HE-STF 428, HE-LTF 465, HE- SIGB 459 e campo de dados da Figura 7. Embora o pacote 800 seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106A a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 800 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00170] Na modalidade ilustrada, o pacote 800 pode ter uma duração X entre o final dos campos de HE-SIG0 855 e o final dos campos adicionais 870. Em várias modalidades, a duração X pode incluir a duração de outras partes do pacote 800 como, por exemplo, uma duração entre o início do pacote 800 e o final do pacote 800, etc. Em várias modalidades, a duração X pode ser indicada em unidades de tempo (TUs), quantidade de símbolos, um múltiplo ou fração de segundos, etc.
[00171] O pacote 800 também pode ter uma duração Y entre o final dos campos de HE-SIG0 855 e o final dos campos de HE-SIG1A 857. Em várias modalidades, a duração Y pode incluir a duração de outras partes do pacote 800 como, por exemplo, uma duração entre o início dos campos de HE- SIG0 855 e o sinal dos campos de HE-SIG1A 857, etc. Em várias modalidades, a duração Y pode ser indicada em unidades de tempo (TUs), quantidade de símbolos, um múltiplo ou fração de segundos, etc.
[00172] Na modalidade ilustrada, os campos de HE-SIG0 855 podem ser separadamente modulados através de uma pluralidade de subcanais de frequência. Na modalidade ilustrada, os campos de HE-SIG0 855 incluem uma indicação de duração D. Em várias modalidades, a indicação de duração D pode indicar uma duração do pacote 800 como, por exemplo, a duração X. Na modalidade ilustrada, a indicação de duração D pode variar através de subcanais de frequência.
[00173] Conforme mostrado, pelo menos um campo de HE-SIG0 855A inclui uma indicação de duração D que identifica a duração X. Conforme mostrado, o pelo menos um campo de HE-SIG0 855A está no subcanal primário, embora em outras modalidades, o pelo menos um campo de HE-SIG0 855A possa ser transmitido em um ou mais canais diferentes. Os campos de HE-SIG0 855 remanescentes incluem uma indicação de duração D que identifica a duração X, mais a duração Y. Consequentemente, uma STA 106 que recebe o pacote 800 através do subcanal primário e um ou mais subcanais não primários (ou secundários) pode determinar a duração Y subtraindo-se a duração D indicada nos subcanais não primários da duração D indicada no subcanal primário. Dessa forma, a STA 106 pode determinar o comprimento do campo de HE-SIG1A de comprimento variável 857 como Y.
[00174] Em uma modalidade, o AP 104 pode detectar que todos os subcanais estão livres. Por exemplo, o AP 104 pode detectar que todos os subcanais em uso são livres de sinais de interferência intensos, através de uma medição de qualidade de sinal de limiar, são aprovados em uma verificação de CCA, etc. Após detectar que todos os subcanais são livres, o AP 104 pode transmitir o HE-SIG0 855A no subcanal primário e pode transmitir os campos de HE-SIG0 remanescentes 855 nos subcanais não primários.
[00175] A STA 106A, que pode ser uma STA em conformidade com HEW, pode receber o HE-SIG0 855A no subcanal primário e pode receber um ou mais campos de HE-SIG0 remanescentes 855 através de um ou mais subcanais não primários. Em uma modalidade, a STA 106A pode combinar os campos de HE-SIG0 remanescentes 855 para ganho de diversidade. Embora a CRC para os campos de HE-SIG0 855 provavelmente irá falhar devido à incompatibilidade em indicações de duração D, a STA 106A pode determinar Y com base na incompatibilidade, por exemplo, subtraindo-se a menor duração da maior duração. A STA 106A também pode determinar a duração X (pela qual a STA 106A pode deferir se for adequado) como a menor dentre as indicações de duração D. Em outras modalidades, D, X e Y, podem ter uma relação matemática diferente como, por exemplo, subtração e/ou podem incluir uma ou mais constantes.
[00176] De modo similar, a STA 106B, que pode ser uma STA em não conformidade com HEW, pode receber o HE- SIG0 855A no subcanal primário e pode receber um ou mais campos de HE-SIG0 remanescentes 855 através de apenas um dos subcanais. Dessa forma, a STA 106B, mediante a detecção de que o pacote 800 não é compatível, pode deferir para a indicação de duração D, que pode ser igual tanto à duração X quanto à duração X mais a duração Y, dependendo do subcanal através do qual a STA 106B recebe o HE-SIG0 855. Consequentemente, em algumas modalidades, a STA 106B pode continuar a deferir após o pacote 800 ser finalizado, por exemplo, para símbolos de Y após o pacote 800 ser sinalizado
[00177] Em algumas modalidades, a STA 106B pode combinar o HE-SIG0 855 através de todos os subcanais. Consequentemente, a CRC provavelmente irá falhar. Em várias modalidades, a STA 106B pode ser configurada para deferir para uma duração indicada em um campo de L-SIG quando a CRC falhar.
[00178] Em uma modalidade, o AP 104 pode ter uma largura de banda de canal de 20 MHz. Em algumas modalidades, quando a largura de banda de canal é menor do que um limiar (como, por exemplo, 20 MHz), o AP 104 pode definir o comprimento do campo de HE-SIG1A 857 como um padrão (como, por exemplo, 2 símbolos). Em algumas modalidades, ao definir o comprimento do campo de HE-SIG1A 857 como um padrão, o AP 104 pode omitir o adicional da duração Y para a indicação de duração D nos campos de HE-SIG0 855. De modo similar, em algumas modalidades, as STAs 106A a 106D podem detectar a largura de banda de canal abaixo do limiar e podem evitar de realizar uma computação de duração separada. Em vez disso, as STAs 106A a 106D podem usar o comprimento de padrão do campo de HE-SIG1A 857 para decodificar o pacote 800.
[00179] As Figuras 9A a 9E ilustram porções de outras estruturas exemplificativas do pacote de camada física 800 (Figura 8), de acordo com várias modalidades. Conforme mostrado na Figura 9A, o pacote 900A inclui uma pluralidade de campos de HE-SIG0 955, em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência (porém, o conteúdo pode ser repetido). O pacote 900A inclui adicionalmente um único campo de HE-SIG1A 957A que pode ser modulado através de um canal inteiro (ou uma pluralidade de subcanais). Em várias modalidades, o pacote 900A pode ser similar a um ou mais dentre os pacotes discutidos acima em relação às Figuras 4 e 7. Por exemplo, os campos de HE-SIG0 955 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG0 455 da Figura 7 e o campo de HE-SIG1 957A pode incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG1 457 da Figura 7. Embora o pacote 900A seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106A a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00180] Em uma modalidade, o AP 104 pode codificar e transmitir o campo de HE-SIG1A 957A com o uso de uma CRC comum através de todo a largura de banda de canal. Consequentemente, o AP 104 pode incluir mais bits de dados na mesma duração de campo, em comparação com os pacotes 900B e 900C discutidos abaixo. Em uma modalidade, a STA 106A pode receber e decodificar o HE-SIG1A 957A através de toda a largura de banda de canal (ou uma pluralidade de subcanais). Em algumas modalidades, a interferência em um único subcanal pode fazer com que a STA 106A falhe na decodificação do HE- SIG1A 957A.
[00181] Conforme mostrado na Figura 9B, o pacote 900B inclui uma pluralidade de campos de HE-SIG0 955, em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência (porém, o conteúdo pode ser repetido). O pacote 900B inclui adicionalmente uma pluralidade de campos de HE-SIG1A 957B em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência. Em várias modalidades, o pacote 900B pode ser similar a um ou mais dentre os pacotes discutidos acima em relação às Figuras 4 e 7. Por exemplo, os campos de HE-SIG0 955 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG0 455 da Figura 7 e os campos de HE-SIG1 957B podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG1 457 da Figura 7. Embora o pacote 900B seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106B a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00182] Em uma modalidade, o AP 104 pode codificar e transmitir os campos de HE-SIG1A 957B repetidos através de todos os subcanais. Consequentemente, o conteúdo dos campos de HE-SIG1A 957B pode ser igual em cada subcanal. Consequentemente, o AP 104 pode fornecer ganho de diversidade em transmissão através de múltiplos subcanais. Em uma modalidade, a STA 106B pode receber, combinar e decodificar os campos de HE-SIG1A 957B através de um ou mais subcanais (ou todos os subcanais). Em algumas modalidades, as STAs 106 podem decodificar informações destinadas para outras STAs 106.
[00183] Conforme mostrado na Figura 9C, o pacote 900C inclui uma pluralidade de campos de HE-SIG0 955, em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência (porém, o conteúdo pode ser repetido). O pacote 900C inclui adicionalmente campos de HE- SIG1A 957C que podem ser separadamente modulados através de subcanais de frequência. Em várias modalidades, o pacote 900C pode ser similar a um ou mais dentre os pacotes discutidos acima em relação às Figuras 4 e 7. Por exemplo, os campos de HE-SIG0 955 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG0 455 da Figura 7 e os campos de HE-SIG1 957C podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG1 457 da Figura 7. Embora o pacote 900C seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106C a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00184] Em uma modalidade, o AP 104 pode codificar e transmitir separadamente os campos de HE-SIG1A 957C através de todos os subcanais. Consequentemente, o conteúdo dos campos de HE-SIG1A 957C pode ser diferente em um ou mais subcanais. Em várias modalidades, o AP 104 pode determinar uma ou mais STAs 106 em cada subcanal e pode codificar informações específicas a cada STA 106 no subcanal correspondente. Por exemplo, o AP 104 pode codificar alocações específicas de estação como identificadores de grupo (GIDs), identificadores de associação (AIDs), AIDs parciais (PAIDs), etc. Consequentemente, o AP 104 pode fornecer menos ganho de diversidade em comparação com o pacote 900B discutido acima. Em uma modalidade, a STA 106B pode receber e decodificar os campos de HE-SIG1A 957B em um único subcanal (ou uma pluralidade dos mesmos). Em algumas modalidades, as STAs 106 podem decodificar informações em todos os subcanais.
[00185] Conforme discutido acima, em várias modalidades, o AP 104 pode codificar um AID ou PAID em cada HE-SIG1 957C a fim de identificar destinatários de mensagens para tal subcanal. Em várias modalidades, por exemplo, cada HE-SIG1 957C pode incluir uma indicação de estação como um AID de 12 bits, um PAID de 9 bits, um AID codificado (com o uso, por exemplo, de criptação de Huffman), etc. Em várias modalidades, a indicação de estação pode indicar uma ou mais STAs 106 que são destinatários para uma zona de OFDMA. Em várias modalidades, pode haver 4 ou 8 destinatários para uma zona de OFDMA. Consequentemente, cada STA 106 pode determinar uma alocação de subcanal sem a complexidade de gerenciamento de GID.
[00186] Em uma modalidade, cada STA 106 pode decodificar o HE-SIGIA 957C em todo o subcanal. Cada STA 106 pode determinar se seu indicador de estação é indicado em cada subcanal. Para subcanais que portam um HE-SIGIA 957C que indica a STA 106, a STA 106 pode determinar que esses subcanais são alocados à STA 106. Em várias modalidades, o AP 104 pode determinar se cada subcanal está livre para cada STA de destino 106 e pode atribuir subcanais livres com o uso das indicações de estação no HE-SIGIA 957C. Em algumas modalidades, o AP 104 pode codificar um bit em cada HE-SIGIA 957C para indicar se o subcanal em que o mesmo é transmitido é destinado a MU-MIMO ou OFDMA. De modo similar, a STA 106 pode codificar o bit em cada HE-SIGIA 957C para determinar se o subcanal em que o mesmo é transmitido é destinado a MU- MIMO ou OFDMA. Os detalhes adicionais de alocação de canal são discutidos abaixo em relação às Figuras 9D a 9E.
[00187] Conforme mostrado na Figura 9D, o pacote 900D inclui os campos de HE-SIG0 955 e os campos de HE-SIGIA 957C discutido acima em relação à Figura 9C. Embora o pacote 900C seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106C a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00188] Em uma modalidade, o AP 104 pode determinar um ou mais subcanais para transmissão para as STAs 106. Por exemplo, o AP 104 pode determinar que o subcanal de HE-SIG1-A1 é livre para estações U1, U2, e U3, o subcanal de HE-SIG1-A2 é livre para estações U3 e U4, em que o subcanal de HE-SIG1-A3 é livre para estações U5, U6, e U7 e o subcanal de HE-SIG1-A4 é livre para estações U8, U9 e U10. Consequentemente, o AP 104 pode codificar identificadores de estação (como AIDs) para U1, U2 e U3 no HE-SIG1-A1 e similares.
[00189] Ademais, o AP 104 pode determinar uma largura de banda de zona para as STAs 106 e pode codificar a largura de banda de zona nos campos de HE-SIG1A 957C. Por exemplo, o AP 104 pode determinar que a estação U3 pode usar tanto o subcanal de HE-SIG1-A1 e o subcanal de HE-SIG1-A2. De modo semelhante, a estação U3 pode decodificar o HE-SIG1- A1 e o HE-SIG1-A2 e determinar sua largura de banda de zona de OFDMA conforme mostrado na Figura 9D. De modo similar, em modalidades que incluem um campo de HE-SIGB (por exemplo, HE-SIGB 459 da Figura 7), o campo pode ser combinado através de subcanais para transmissões de MU-MIMO, conforme discutido abaixo em relação à Figura 9E.
[00190] Conforme mostrado na Figura 9E, o pacote 900E inclui os campos de HE-SIG0 955 e os campos de HE-SIG1A 957C discutidos acima em relação à Figura 9C. Embora o pacote 900C seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106C a 106E do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00191] Em uma modalidade, o AP 104 pode determinar um ou mais subcanais para transmissão para as STAs 106. Por exemplo, o AP 104 pode determinar que o subcanal de HE-SIG1-A1 é livre para estações U1, U2, e U3, o subcanal de HE-SIG1-A2 é livre para estações U1, U2 e U3, em que o subcanal de HE-SIG1-A3 é livre para estações U5, U6, e U7 e o subcanal de HE-SIG1-A4 é livre para estações U8, U9 e U10. Consequentemente, o AP 104 pode codificar identificadores de estação (como AIDs) para U1, U2 e U3 no HE-SIG1-A1 e similares.
[00192] Ademais, o AP 104 pode codificar as mesmas informações de HE-SIG1A através de uma pluralidade de subcanais usados para MU-MIMO. Por exemplo, na modalidade ilustrada, o subcanal de topo do HE-SIG1-A1 957C é igual ao subcanal de fundo do HE-SIG1-A1 957C. Em algumas modalidades, o AP 104 pode codificar um campo de HE-SIG1B comum 959C para subcanais de MU-MIMO adjacentes, reduzindo, assim, a sobrecarga. Em várias modalidades, o campo HE-SIG1B 959C é opcional.
[00193] Em algumas modalidades, os campos de HE- SIG-1A 957C podem ser repetidos através de cada sub-banda (por exemplo, cada 20 MHz) de cada zona, independentemente do tipo de cada zona. Os campos de HE-SIG-1A 957C podem ser independentes através de zonas (por exemplo, através de dois ou mais MU-MIMO e/ou zonas de OFDMA). Um exemplo de tal modalidade é ilustrada na Figura 9F.
[00194] Conforme mostrado na Figura 9F, o pacote 900F inclui os campos de HE-SIG0 955 e os campos de HE-SIG1A 957C discutidos acima em relação à Figura 9C. Embora o pacote 900C seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106C a 106E do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 900 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00195] Em uma modalidade, o AP 104 pode determinar um ou mais subcanais para transmissão para as STAs 106. Por exemplo, o AP 104 pode determinar que os subcanais HE-SIG1-A1 957C de uma primeira zona (Zona 1) são usados para estações de sinal U4, U5 e U6 e que o subcanal HE-SIG1-A2 957C de uma segunda zona (Zona 2) são usadas para estações de sinal U1, U2 e U3. Consequentemente, o AP 104 pode codificar identificadores de estação (como AIDs) para U4, U5 e U6 no HE-SIG1-A1 957C e similares.
[00196] Em várias modalidades, o AP 104 pode escolher qualquer maneira para particionar as informações de SIG de usuários através de duas (ou mais) zonas. Por exemplo, na modalidade ilustrada da Figura 9F, o AP 104 escolhe incluir informações de SIG para U1, U2 e U3 na Zona 2 e informações para U4, U5 e U6 em Zona 2. Entretanto, isso não significa necessariamente que dados de U1, U2 e U3 serão enviados na banda de 40 MHz inferior e dados de U4, U5 e U6 serão enviados na banda de 40 MHz superior. Em algumas modalidades, o AP 104 pode particionar as informações de SIG de cada usuário de modo diferente de seus dados.
[00197] Ademais, o AP 104 pode codificar as mesmas informações de HE-SIG1A através de uma pluralidade de subcanais em cada zona. Por exemplo, na modalidade ilustrada, o HE-SIG1-A1 957C sobre o canal de 20 MHz da Zona 1 é igual ao HE-SIG1- A1 957C no subcanal de 20 MHz de fundo da Zona 1. De modo similar, o HE-SIG1-A2 957C sobre o subcanal de 20 MHz da Zona 2 é igual ao HE-SIG1-A2 957C no subcanal de 20 MHz de fundo da Zona 2. Embora duas 40 MHz zonas sejam mostradas, em que cada um inclui dois subcanais de 20 MHz, outros tamanhos de zona, tamanhos de subcanal e quantidades diferentes de subcanais por zona são contemplados dentro do escopo da presente revelação. Ademais, as zonas podem ser qualquer combinação de MU-MIMO e zonas de OFDMA. Entretanto, na modalidade da Figura 9F, cada campo de HE-SIG-IA 957C dentro de cada zona contém as mesmas informações através de subcanais da zona.
[00198] A título de consistência da discussão, vários campos discutidos no presente documento recebem nomes específicos como, por exemplo, HE-SIG0, HE-SIG1-A e HE-SIG1- B. Será observado, entretanto, que tais campos podem ser chamados por outros nomes. Por exemplo, em várias modalidades, o campo de HE-SIG0 pode ser chamado de HE-SIG- B0, HE-SIG1-A pode ser chamado de HE-SIG-B1 e o HE-SIG1-B pode ser chamado de HE-SIG-B2 e similares.
[00199] A Figura 10 é um diagrama de blocos de um ponto de acesso 104 e estações 106 em um sistema de OFDMA de acordo com uma modalidade. Conforme mostrado na Figura 10 e em conjunto com a Figura 1, o AP 104 e as STAs 106A a 106D são parte de um BSS de 80 MHz. Na modalidade ilustrada, as STAs 106A a 106D são localizadas na borda do BSS e têm um canal de 20 MHz disponível. O AP 104 pode enviar às STAs 106A a 106A uma transmissão de OFDMA através dos canais de 20 MHz (isto é, transmissões de OFDMA 301A a 301D). A largura de banda de 60 MHz remanescente pode estar indisponível devido à interferência de conjunto de serviço básico sobreposto (OBSS).
[00200] Determinados aspectos da presente revelação suportam misturar técnicas de MU-MIMO e OFDMA no domínio de frequência em uma mesma PPDU. Em algumas modalidades, uma primeira porção da largura de banda de PPDU pode ser transmitida como uma dentre pelo menos uma transmissão de MU-MIMO e uma transmissão de OFDMA. Uma segunda porção da largura de banda de PPDU pode ser transmitida como uma dentre pelo menos uma transmissão de MU-MIMO e uma transmissão de OFDMA. Em várias modalidades, cada porção pode ser chamada de uma "zona". Dessa forma, em várias modalidades, a primeira e a segunda porções podem incluir qualquer combinação como MU-MIMO/OFDMA, MU-MIMO/MU- MIMO, OFDMA/OFDMA e OFDMA/OFDMA. Em algumas modalidades, a largura de banda de PPDU pode incluir mais do que duas porções ou zonas. Em algumas modalidades, a largura de banda de PPDU pode ser limitada a uma única zona ou um máximo de duas zonas. Por exemplo, a Figura 11 ilustra uma configuração de duas zonas que inclui transmissões de MU-MIMO 1101A a 1101C e transmissões de OFDMA 1001A a 1001D. Nessas modalidades, as transmissões de MU-MIMO ou de OFDMA podem ser enviadas simultaneamente a partir de um AP para múltiplas STAs e podem criar eficácias em comunicação sem fio.
[00201] A Figura 11 é um diagrama de blocos do AP 104 e as STAs 106A a 106D e 160X a 160Z em um sistema de MU-MIMO e OFDMA misturados, de acordo com uma modalidade. Na modalidade ilustrada, as STAs 106A a 106D têm um canal de 20 MHz que está disponível como na Figura 10 e o AP 104 pode enviar transmissões de OFDMA 1001A a 1001D às STAs 106A a 106D através do canal de 20 MHz. Nesse aspecto, o AP 104 também pode enviar transmissões de MU-MIMO 1101A a 1101C para as STAs 106X a 106Z que estão próximas ao AP 104 através da porção de 60 MHz remanescente da largura de banda. Enviando-se um pacote de MU-MIMO para as STAs 106X a 106Z através da porção de 60 MHz não usada anteriormente da largura de banda, o AP 104 pode aumentar a produtividade com o uso de uma combinação de transmissões de OFDMA e MU-MIMO.
[00202] A Figura 12 é um diagrama de um formato de pacote de unidade de dados de camada física misturada (PPDU) 1200, que inclui porções de OFDMA e MU-MIMO, de acordo com uma modalidade. Tal PPDU misturada pode ser transmitida por um dispositivo sem fio, como um AP 104. A PPDU 1200 pode incluir uma porção herdada, que inclui os campos herdados: campo de treinamento curto herdado (L-STF) 1202; campo de treinamento longo herdado (L-LTF) 1204; e campo de sinal herdado (L-SIG) 1206. Os campos herdados 1202, 1204 e 1206 podem ser duplicados em todos os canais de 20 MHz.
[00203] A PPDU 1200 também pode incluir um campo de sinal de alta eficiência (HE-SIG) 1208, que contém determinadas informações de sinalização para a PPDU 1200. Em algumas modalidades, o HE-SIG 1208 pode conter um bit para indicar que a PPDU 1200 contém porções tanto de MU-MIMO quanto de OFDMA. O HE-SIG 1208 também pode conter informações de alocação de fluxo (para STAs de MU-MIMO) e alocação de tom (para STAs de OFDMA).
[00204] Conforme mostrado na Figura 12, a porção de MU-MIMO do pacote de PPDU 1200 está no 60 MHz de topo da largura de banda e a porção de MU-MIMO contém um campo de STF/LTFs 1210 e uma porção de dados de MU-MIMO 1214. A porção de OFDMA do pacote de PPDU 1200 está no 20 MHz de fundo da largura de banda e contém um campo de STF/LTFs 1212 e uma porção de dados de OFDMA 1216. Embora os canais de 20 MHz sejam ilustrados, com a largura de banda total dividida entre MU-MIMO e OFDMA ilustrados como uma divisão de 60 MHz/20 MHz, diferentes larguras e divisões de canal são contempladas. Por exemplo, em algumas modalidades, as zonas podem ser qualquer número múltiplo de número inteiro de uma largura de canal como 20 MHz, 40 MHz, 60 MHz, etc.
[00205] Embora a Figura 12 ilustra que o campo de STF/LTFs 1212 é maior do que o campo de STF/LTFs 1210, qualquer um dentre os campos STF/LTFs 1210 ou 1212 pode ter qualquer tamanho, de modo que, em algumas modalidades, o campo de STF/LTFs 1210 possa ser maior ou igual ao campo de STF/LTFs 1212. Ao transmitir um pacote de PPDU 1200, um AP 104 pode alocar parte de sua largura de banda para transmitir a porção de MU-MIMO (campos 1210 e 1214) e a largura de banda remanescente pode ser usada para transmitir a porção de OFDMA (campos 1212 e 1216).
[00206] Conforme discutido em relação à Figura 12, um campo de HE-SIG 1208 pode sinalizar a alocação de STAs através das porções de MU-MIMO e de OFDMA da largura de banda de pacote de PPDU 1200. Em algumas modalidades, o campo de HE-SIG 1208 pode incluir um campo de dois bits para indicar a largura de banda de pacote. O campo de HE-SIG 1208 também pode incluir um campo de um bit para indicar se o pacote é uma mistura de MU-MIMO e OFDMA ou não. O campo de HE-SIG 1208 também pode incluir um campo de um bit para indicar se a porção de MU-MIMO é a porção de topo da largura de banda ou não. O campo de HE-SIG 1208 também pode incluir um campo de quatro bits para indicar a largura de banda da porção de MU-MIMO do pacote. Em algumas modalidades, a porção de MU-MIMO pode ser qualquer uma entre 20 e 160 MHz e a largura de banda remanescente pode ser alocada para a porção de OFDMA. Em algumas modalidades, a largura de banda das porções de MU-MIMO e de OFDMA da PPDU pode ser múltiplos de 20 MHz. O campo de HE-SIG 1208 também pode incluir um campo de identificador de grupo de seis bits (GID) para indicar o grupo de STAs para a porção de MU-MIMO e um campo de GID de seis bits para indicar o grupo de STAs para a porção de OFDMA.
[00207] Conforme discutido acima, por exemplo, em relação à Figura 1, em várias modalidades, o sistema sem fio 100 pode ser configurado para servir uma grande quantidade de estações. Conforme a quantidade de estações em um sistema sem fio 100 aumenta, a quantidade de bits de sinalização usados para alocação de tom ou fluxo também pode aumentar. Em várias modalidades, uma quantidade estática de bits pode ser usada para alocação de tom. Em algumas modalidades, o AP 104 pode enviar apenas dados para uma quantidade pequena de estações. Consequentemente, os bits de alocação de tom em uma alocação estática podem não ser usados, de modo a aumentar a sobrecarga de sinalização. Dessa forma, os sistemas e métodos eficazes para alocar tons em sistemas de múltiplas zonas são desejados. Em várias modalidades, um campo de SIG (como o campo de HE-SIG1A 457 da Figura 7) pode ter um comprimento variável a fim de diminuir a sobrecarga de sinalização. Por exemplo, em várias modalidades, os campos de HE-SIG 1208 da Figura 12 podem incluir HE-SIG0, HE-SIG1A, e/ou HE-SIG1B campos, conforme discutido acima em relação à Figura 7.
[00208] A Figura 13 ilustra porções de estruturas exemplificativas de um pacote de camada física 1300, de acordo com uma modalidade. Conforme mostrado na Figura 13, o pacote 1300 inclui uma pluralidade de campos de HE-SIG0 1355, em que cada um dos mesmos pode ser separadamente modulado através de subcanais de frequência (porém, o conteúdo pode ser repetido). O pacote 1300 inclui adicionalmente um único campo de HE-SIG1A 1357 que pode ser modulado através de um canal inteiro (ou uma pluralidade de subcanais). Em várias modalidades, o pacote 1300 pode ser similar a um ou mais dentre os pacotes discutidos acima em relação às Figuras 4 e 7. Por exemplo, os campos de HE-SIG0 1355 podem incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG0 455 da Figura 7 e o campo de HE- SIG1 1357 pode incluir um ou mais campos discutidos acima em relação ao campo de HE-SIG1 457 da Figura 7. De modo semelhante, a porção do pacote 1300 mostrada na Figura 13 pode corresponder, por exemplo, aos campos de HE-SIG 1308 mostrados na Figura 1. Embora o pacote 1300 seja descrito abaixo em relação ao AP 104 e às STAs 106A a 106D do sistema sem fio 100 da Figura 1, o pacote 1300 pode ser gerado, decodificado, transmitido e/ou recebido por qualquer outro dispositivo de acordo com várias modalidades. Uma pessoa de habilidade comum na técnica pode observar que o pacote de camada física ilustrado pode incluir campos adicionais, os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados, e o conteúdo de cada campo variado.
[00209] Em uma modalidade, o AP 104 pode codificar e transmitir separadamente os campos de HE-SIG1A 1357 através de todos os subcanais. Consequentemente, o conteúdo dos campos de HE-SIG1A 1357 pode ser diferente em um ou mais subcanais. Em várias modalidades, o AP 104 pode determinar uma ou mais STAs 106 em cada subcanal e pode codificar informações específicas a cada STA 106 no subcanal correspondente. Por exemplo, o AP 104 pode codificar alocações específicas de estação como identificadores de grupo (GIDs), identificadores de associação (AIDs), AIDs parciais (PAIDs), etc. Em uma modalidade, a STA 106B pode receber e decodificar os campos de HE-SIG1A 1357B em um único subcanal (ou uma pluralidade dos mesmos). Em algumas modalidades, as STAs 106 podem decodificar informações em todos os subcanais.
[00210] Conforme discutido acima, em várias modalidades, o AP 104 pode codificar um AID ou PAID em cada HE-SIG11357 a fim de identificar destinatários de mensagens para tal subcanal. Em várias modalidades, por exemplo, cada HE-SIG11357 pode incluir uma indicação de estação como um AID de 12 bits, um PAID de 11 bits, um AID codificado (com o uso, por exemplo, de codificação de Huffman), etc. Em várias modalidades, a indicação de estação pode indicar uma ou mais STAs 106 que são destinatários para uma zona de OFDMA. Em várias modalidades, pode haver 4 ou 8 destinatários para uma zona de OFDMA. Consequentemente, cada STA 106 pode determinar uma alocação de subcanal sem a complexidade de gerenciamento de GID.
[00211] Em uma modalidade, cada STA 106 pode decodificar o HE-SIG1A 1357 em todo o subcanal. Cada STA 106 pode determinar se seu indicador de estação é indicado em cada subcanal. Para subcanais que portam um HE-SIG1A 1357 que indica a STA 106, a STA 106 pode determinar que esses subcanais são alocados à STA 106. Em várias modalidades, o AP 104 pode determinar se cada subcanal está livre para cada STA de destino 106 e pode atribuir subcanais livres com o uso das indicações de estação no HE-SIG1A 1357. Em algumas modalidades, o AP 104 pode codificar um bit em cada HE-SIG1A 1357 para indicar se o subcanal em que o mesmo é transmitido é destinado a MU-MIMO ou OFDMA. De modo similar, a STA 106 pode codificar o bit em cada HE-SIG1A 1357 para determinar se o subcanal em que o mesmo é transmitido é destinado a MU- MIMO ou OFDMA.
[00212] Em uma modalidade, o AP 104 pode determinar um ou mais subcanais para transmissão para as STAs 106. Por exemplo, o AP 104 pode determinar que um subcanal de um HE-SIG1-A1 de zona de MU-MIMO é livre para estações U1, U2, U3 e U4 e que um subcanal de uma zona de OFDMA HE-SIG1-A2 é livre para estações U5 e U6. Consequentemente, o AP 104 pode codificar identificadores de estação (como AIDs) para U1, U2, U3 e U4 no HE-SIG1-A1 e similares. O AP 104 pode repetir as informações de alocação através de cada subcanal para cada zone, por exemplo, criptando-se um campo de HE-SIG1B comum 1357 para subcanais de zona adjacentes. Dessa forma, embora qualquer STA particular possa receber alocações em pelo menos um subcanal em uma zona, embora possa não ter capacidade para receber alocações em todos os subcanais.
[00213] A título de exemplo, o AP 104 pode determinar que uma STA U4 está em uma zona de MU-MIMO primária. Dessa forma, o AP 104 pode codificar o AID de U4 no HE-SIG1-A1 1357, que pode ser duplicado através de ambos os subcanais da zona de MU-MIMO. A STA U4 pode decodificar todos os subcanais no HE-SIG1-A 1357. Para os subcanais em que a STA U4 pode decodificar o HE-SIG1-A 1357 e em que o AID do STA U4 está presente, a STA U4 pode determinar que aquela zona porta dados para a mesma. Em várias modalidades, essa abordagem pode reduzir a sinalização de gerenciamento e aumentar a flexibilidade de canal a uma base de pacote por pacote.
[00214] Em algumas modalidades, o AP 104 pode codificar os campos de HE-SIG1-A 1357 através de toda a largura de banda para zonas de OFDMA, em vez de codificar separadamente campos duplicados através de cada subcanal conforme ilustrado. Por exemplo, o AP 104 pode codificar o HE-SIG1-A2 1357 através de toda a largura de banda da zona de OFDMA. Em algumas modalidades, essa abordagem pode fazer com que um campo de SIG1-A de ODFMA finalize antes de um campo de HE-SIG1-A de MU-MIMO. Em outras modalidades com duas zonas de OFDMA, o campo de SIG1-A para ambas as zonas pode ser finalizado ao mesmo tempo.
[00215] Conforme discutido acima, em várias modalidades, os campos de HE-SIG1 podem ser codificados através da largura de banda de canal de diferentes formas. Por exemplo, em relação à Figura 9D, o HE-SIG1-A1 957C pode ser codificado com diferentes informações de sinalização em cada sub-banda (que, na modalidade ilustrada, são, cada um, 20 MHz). Em contrapartida, em relação à Figura 13, o HE- SIG1-A1 1357 pode ser codificado separadamente em cada zona e sub-bandas individuais dentro de uma zona podem incluir as mesmas informações de sinalização. Em qualquer uma dessas modalidades, o campo de HE-SIG0 pode incluir as mesmas informações em cada sub-banda. As Figuras 14 a 16 ilustram o conteúdo dos campos de HE-SIG0 e de HE-SIG1, de acordo com várias modalidades.
[00216] A Figura 14 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal 1400, de acordo com uma modalidade. O campo de sinal 1400 ilustrado é um campo de SIG0 e pode corresponder a qualquer um dentre o campo de HE- SIG0 455 (Figura 7), o campo de HE-SIG0 855 (Figura 8), o campo de HE-SIG0 955 (Figuras 9A a 9E), o campo de HE-SIG 1208 (Figura 12) e o campo de HE-SIG0 1355 (Figura 13). Em várias modalidades, qualquer dispositivo descrito no presente documento ou outro dispositivo compatível, pode transmitir o campo de HE-SIG0 1400 como, por exemplo, o AP 104 (Figura 1), uma STA 106A a 106D (Figura 1) e/ou o dispositivo sem fio 202 (Figura 2).
[00217] Na modalidade ilustrada, o campo de HE- SIG0 1400 inclui um campo de duração 1410, um campo de largura de banda (BW) 1420, um indicador de tamanho de PAID 1430, uma ID de BSS 1440 e um campo de avaliação de canal livre (CCA) mais verificação por redundância cíclica (CRC) 1450 (CCA+CRC). Uma pessoa que tem uma habilidade comum na técnica irá observar que o campo de HE-SIG0 1400 pode incluir campos adicionais e os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados. Por exemplo, em várias modalidades, o campo de HE-SIG0 1400 pode incluir adicionalmente um intervalo de guarda curto (GI), um indicador de UL/DL, etc.
[00218] O campo de duração 1410 serve para indicar uma duração de pacote. O campo de BW 1420 serve para indicar uma largura de banda de canal, por exemplo, em múltiplos de 20 MHz. Em várias modalidades, o campo de BW 1420 pode ter 2 bits de comprimento. O indicador de tamanho de PAID 1430 serve para indicar uma quantidade de bits usados para cada PAID. Em várias modalidades, o indicador de tamanho de PAID 1430 pode ter de 3 a 10 bits de comprimento. Em várias modalidades, cada PAID pode ter de 3 a 10 bits de comprimento.
[00219] O campo de ID de BSS 1440 serve para indicar uma identificação do BSS. Em várias modalidades, o campo de ID de BSS 1440 pode ter 4 bits de comprimento. Em várias modalidades, o campo de ID de BSS 1440 pode incluir um indicador de UL/DL. O campo de CCA+CRC 1450 serve para fornecer uma CRC e/ou CCA para o pacote. Em várias modalidades, o campo de CCA+CRC 1450 pode ter 6 bits de comprimento. Em várias modalidades, o campo de HE-SIG0 1400 pode incluir adicionalmente um intervalo de guarda curto (GI), que pode ter 1 bit de comprimento.
[00220] A Figura 15 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal 1500, de acordo com outra modalidade. O campo de sinal 1500 ilustrado é um campo de SIG1 e pode corresponder a qualquer um dentre o campo de HE-SIG1 457 (Figura 7), o campo de HE-SIG1A 857 (Figura 8), o campo de HE-SIG1A 957 (Figuras 9A a 9E), o campo de HE-SIG 1208 (Figura 12) e o campo de HE-SIG1-A1 1357 (Figura 13). Em várias modalidades, qualquer dispositivo descrito no presente documento ou outro dispositivo compatível, pode transmitir o campo de HE-SIG1A 1500 como, por exemplo, o AP 104 (Figura 1), uma STA 106A a 106D (Figura 1) e/ou o dispositivo sem fio 202 (Figura 2).
[00221] Na modalidade ilustrada, o campo de HE- SIG1A 1500 inclui um campo de tipo de zona 1510, um campo de largura de banda de zona 1520, um campo de contagem de usuário 1530, uma lista de PAID 1540, um campo de alocação mínima 1550, um campo de alocação de usuário 1560 e um campo de parâmetros de usuário 1570. Uma pessoa que tem uma habilidade comum na técnica irá observar que o campo de HE- SIG1A 1500 pode incluir campos adicionais e os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados. Por exemplo, em várias modalidades, o campo de alocação mínima 1550 pode ser omitido, etc.
[00222] O campo de tipo de zona 1510 serve para indicar um tipo de zona para a transmissão. Em várias modalidades, o campo de tipo de zona 1510 pode ser um sinalizador de 1 bit que indica tanto uma zona de OFDMA quanto uma zona de MU-MIMO. Em várias modalidades, o campo de tipo de zona 1510 pode indicar um tipo de zona para um subcanal específico ou para um grupo de um ou mais subcanais dentro de uma zona. Por exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, o campo de tipo de zona 1510 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar um tipo de zona para o subcanal para tal HE-SIG1-A1 957C. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, o campo de tipo de zona 1510 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar um tipo de zona para toda a zona para tal HE-SIG1-A1 1357.
[00223] O campo de largura de banda de zona 1520 serve para indicar uma largura de banda para a zona transmissão. Em várias modalidades, o campo de largura de banda de zona 1520 pode ser um campo de 3 bits que indica uma largura de banda de zona de um dentre: 20 MHz, 40 MHz, 60 MHz, 80 MHz ou 160 MHz. Por exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, o campo de largura de banda de zona 1520 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar uma largura de banda de zona de 40 MHz para a zona de OFDMA de topo e 20 MHz para o fundo de duas zonas de OFDMA. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, o campo de largura de banda de zona 1520 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar uma largura de banda de zona de 40 MHz para a zona de MU-MIMO e 40 MHz para a zona de OFDMA.
[00224] O campo de contagem de usuário 1530 serve para indicar uma quantidade de usuários servidos no subcanal. Em várias modalidades, o campo de contagem de usuário 1530 pode ser um campo de 2 bits que indica 1 a 4 usuários por subcanal de 20 MHz. Por exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, o campo de contagem de usuário 1530 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar três usuários no subcanal de topo, dois usuários no subcanal seguinte, três usuários no subcanal seguinte e três usuários no subcanal de fundo. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, o campo de contagem de usuário 1530 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar quatro usuários em cada subcanal da zona de MU-MIMO e dois usuários em cada subcanal da zona de OFDMA.
[00225] A lista de PAID 1540 serve para indicar uma lista de usuários alocados para o subcanal.
[00226] Em várias modalidades, a lista de PAID 1540 pode incluir 3 a 9 bits por usuário. Em várias modalidades, a lista de PAID 1540 pode ser comprimida, por exemplo, em que PAIDs são selecionados pelo AP 104. Na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, a lista de PAID 1540 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar PAIDs de usuários U1, U2 e U3 no subcanal de topo, usuários U3 e U4, no subcanal seguinte, usuários U5, U6 e U7 no subcanal seguinte e usuários U8, U9, e U10 no subcanal de fundo. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, a lista de PAID 1540 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar os PAIDs de usuários U1 a U4 em cada subcanal da zona de MU-MIMO e usuários U5 a U6 em cada subcanal da zona de OFDMA. A lista de PAID 1540 pode ser ordenada, por exemplo, para corresponder às alocações de usuário em outro campo.
[00227] O campo de alocação mínima 1550 pode indicar um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o campo de alocação mínima 1550 pode ser um campo de 2 bits que indica um dentre os seguintes tamanhos de alocação mínima: 2,5 MHz, 5 MHz, 10 MHz ou 20 MHz. Em algumas modalidades, o campo de alocação mínima 1550 pode ser omitido e os tamanhos de alocação mínima podem ser implicitamente determinados com base em uma alocação e/ou um subcanal, zona e/ou largura de banda de canal.
[00228] O campo de alocação de usuário 1560 pode indicar alocações de largura de banda aos usuários listados na lista de PAID 1540. Em várias modalidades, o campo de alocação de usuário 1560 pode ter um tamanho variável com base na quantidade de usuários N, na largura de banda de zona ZBW e no tamanho de alocação mínima MA. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 pode ser dimensionado de acordo com a Equação 1 abaixo. Dessa forma, para uma zona de 20 MHz, com um tamanho de alocação mínima de 5 MHz e 3 usuários, o campo de alocação de usuário 1560 teria 4 bits de comprimento.
[00229] Em modalidades em que o campo de HE-SIG1A 1500 não é repetido dentro de uma zona e cada subcanal (por exemplo, 20 MHz) dentro de uma zona porta diferentes informações de HE-SIG1, então, a ZBW pode ser substituída pela largura de banda de subcanal. Em outras palavras, a largura de banda de zona pode ser substituída com uma largura de banda de subcanal em modalidades em que as informações de alocação de usuário não são repetidas através dos subcanais em uma zona. Por exemplo, em modalidades relacionadas à Figura 9D discutida acima, a ZBW pode se referir à largura de banda de subcanal (SCBW) em vem da largura de banda da zona. Dessa forma, em algumas modalidades, o campo de alocação de usuário 1560 pode ser dimensionado de acordo com a Equação 2 abaixo.
[00230] Em uma modalidade, o campo de alocação de usuário 1560 pode indicar, para cada um dentre os usuários na lista de PAID 1540, um múltiplo do tamanho de alocação mínima 1550 atribuído àquele usuário. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 pode indicar que o primeiro usuário na lista de PAID 1540 é atribuído duas vezes ao campo de alocação mínima 1550 e que o segundo usuário na lista de PAID 1540 é atribuído uma vez ao campo de alocação mínima 1550 e similares. Em uma modalidade, o campo de alocação de usuário 1560 pode omitir o múltiplo para o último usuário na lista de PAID 1540, visto que pode ser implícito que o último usuário seja alocado à largura de banda remanescente. Em uma modalidade, cada múltiplo indicado no campo de alocação de usuário 1560 pode indicar uma alocação sequencial, por exemplo, a começar no topo (ou fundo) da zona.
[00231] O campo de parâmetros de usuário 1570 pode incluir um ou mais campos de parâmetro adicional como, por exemplo, um código de bloco de espaço-tempo (STBC), por exemplo, de 1 bit por usuário, uma codificação de convolução binária (BCC) e/ou verificação de paridade de densidade baixa (LDPC), por exemplo, de 2 bits por usuário, um esquema de modulação e codificação (MCS), por exemplo, de 4 bits por usuário e uma quantidade de fluxos espaciais (NSS), por exemplo, de 2 bits por usuário. Em várias modalidades, o campo de parâmetros de usuário 1570 pode ter um tamanho variável, por exemplo, com base na quantidade de usuários indicada no campo de contagem de usuário 1530.
[00232] A título de exemplo, em uma modalidade, a indicação de tamanho de PAID 1430 do SIG0 1400 (Figura 14) pode ser 0b11, que indica um tamanho de PAID de 3 bits. O campo de tipo de zona 1510 pode ser 0b1, que indica uma zona de OFDMA. O campo de largura de banda de zona 1520 pode ser 0b000, que indica uma zona de 20 MHz. O campo de contagem de usuário 1530 pode ser 0b11, que indica 3 usuários. A lista de PAID 1540 pode ser Ob110 010 111, que indica que os usuários U4, U2 e U7 são atribuídos ao subcanal. O campo de alocação mínima 1550 pode ser 0b01, que indica que o tamanho de alocação mínima é 5 MHz. O campo de alocação de usuário 1560 pode ser 0b01 01, que indica que o usuário U4 é atribuído a 1 vez 5 MHz de topo na zona, o usuário U2 é atribuído à próxima 1 vez 5 MHz na zona e indica implicitamente que o usuário U3 é atribuído à largura de banda remanescente de zona (10 MHz).
[00233] A Figura 16 mostra uma porção exemplificativa de um campo de sinal 1600, de acordo com outra modalidade. O campo de sinal 1600 ilustrado é um campo de SIG1 e pode corresponder a qualquer um dentre o campo de HE-SIG1 457 (Figura 7), o campo de HE-SIG1A 857 (Figura 8), o campo de HE-SIG1A 957 (Figuras 9A a 9E), o campo de HE-SIG 1208 (Figura 12) e o campo de HE-SIG1-A1 1357 (Figura 13). Em várias modalidades, qualquer dispositivo descrito no presente documento ou outro dispositivo compatível, pode transmitir o campo de HE-SIG1A 1600 como, por exemplo, o AP 104 (Figura 1), uma STA 106A a 106D (Figura 1) e/ou o dispositivo sem fio 202 (Figura 2).
[00234] Na modalidade ilustrada, o campo de HE- SIG1A 1600 inclui um campo de tipo de zona 1610, um campo de largura de banda de zona 1620, um campo de alocação de usuário 1660, uma lista de PAID 1640, um campo de alocação mínima 1650 e um campo de parâmetros de usuário 1670. Uma pessoa que tem uma habilidade comum na técnica irá observar que o campo de HE-SIG1A 1600 pode incluir campos adicionais e os campos podem ser redispostos, removidos e/ou redimensionados. Por exemplo, em várias modalidades, o campo de alocação mínima 1650 pode ser omitido, etc.
[00235] O campo de tipo de zona 1610 serve para indicar um tipo de zona para a transmissão. Em várias modalidades, o campo de tipo de zona 1610 pode ser um sinalizador de 1 bit que indica tanto uma zona de OFDMA quanto uma zona de MU-MIMO. Em várias modalidades, o campo de tipo de zona 1610 pode indicar um tipo de zona para um subcanal específico ou para um grupo de um ou mais subcanais dentro de uma zona. Por exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, o campo de tipo de zona 1610 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar um tipo de zona para o subcanal para tal HE-SIG1-A1 957C. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, o campo de tipo de zona 1610 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar um tipo de zona para toda a zona para tal HE-SIG1-A1 1357.
[00236] O campo de largura de banda de zona 1620 serve para indicar uma largura de banda para a zona transmissão. Em várias modalidades, o campo de largura de banda de zona 1620 pode ser um campo de 3 bits que indica uma largura de banda de zona de um dentre: 20 MHz, 40 MHz, 60 MHz, 80 MHz ou 160 MHz. Por exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, o campo de largura de banda de zona 1620 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar uma largura de banda de zona de 40 MHz para a zona de OFDMA de topo e 20 MHz para o fundo de duas zonas de OFDMA. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, o campo de largura de banda de zona 1620 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar uma largura de banda de zona de 40 MHz para a zona de MU-MIMO e 40 MHz para a zona de OFDMA.
[00237] O campo de contagem de usuário 1530 (Figura 15) pode ser omitido do campo de campo de HE-SIG1 1600. Por exemplo, a quantidade de usuários pode ser determinada implicitamente a partir da quantidade de 1s nas alocações de usuário 1660. De modo semelhante, em várias modalidades, o campo de contagem de usuário 1530 (Figura 15) pode ser omitido do campo de HE-SIG1 1500 da Figura 15. De modo similar, em várias modalidades, o campo de HE-SIG1 1600 pode incluir um campo de contagem de usuário similar ou igual ao campo de contagem de usuário 1530 descrito acima em relação à Figura 15.
[00238] A lista de PAID 1640 serve para indicar uma lista de usuários alocados para o subcanal.
[00239] Em várias modalidades, a lista de PAID 1640 pode incluir 3 a 9 bits por usuário. Em várias modalidades, a lista de PAID 1640 pode ser comprimida, por exemplo, em que PAIDs são selecionados pelo AP 104. Na modalidade discutida acima em relação à Figura 9D, a lista de PAID 1640 em cada HE-SIG1-A1 957C pode indicar PAIDs de usuários U1, U2 e U3 no subcanal de topo, usuários U3 e U4, no subcanal seguinte, usuários U5, U6 e U7 no subcanal seguinte e usuários U8, U9, e U10 no subcanal de fundo. Como outro exemplo, na modalidade discutida acima em relação à Figura 13, a lista de PAID 1640 em cada HE-SIG1-A1 1357 pode indicar os PAIDs de usuários U1 a U4 em cada subcanal da zona de MU-MIMO e usuários U5 a U6 em cada subcanal da zona de OFDMA. A lista de PAID 1640 pode ser ordenada, por exemplo, para corresponder às alocações de usuário em outro campo.
[00240] O campo de alocação mínima 1650 pode indicar um tamanho de alocação mínima. Em várias modalidades, o campo de alocação mínima 1650 pode ser um campo de 2 bits que indica um dentre os seguintes tamanhos de alocação mínima: 2,5 MHz, 5 MHz, 10 MHz ou 20 MHz. Em algumas modalidades, o campo de alocação mínima 1650 pode ser omitido e os tamanhos de alocação mínima podem ser implicitamente determinados com base em uma alocação e/ou um subcanal, zona e/ou largura de banda de canal.
[00241] O campo de alocação de usuário 1660 pode indicar alocações de largura de banda aos usuários listados na lista de PAID 1640. Em várias modalidades, o campo de alocação de usuário 1660 pode ter um tamanho variável com base na largura de banda de zona ZBW e no tamanho de alocação mínima MA. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1660 pode ser dimensionado de acordo com a Equação 3 abaixo. Dessa forma, para uma zona de 20 MHz, com um tamanho de alocação mínima de 5 MHz, as alocações de usuário preenchidas 1660 teriam 4 bits de comprimento.
[00242] Em modalidades em que o campo de HE-SIG1A 1600 não é repetido dentro de uma zona e cada subcanal (por exemplo, 20 MHz) dentro de uma zona porta diferentes informações de HE-SIG1, então, a ZBW pode ser substituída pela largura de banda de subcanal. Em outras palavras, a largura de banda de zona pode ser substituída com uma largura de banda de subcanal em modalidades em que as informações de alocação de usuário não são repetidas através dos subcanais em uma zona. Por exemplo, em modalidades relacionadas à Figura 9D discutida acima, a ZBW pode se referir à largura de banda de subcanal (SCBW) em vem da largura de banda da zona. Dessa forma, em algumas modalidades, o campo de alocação de usuário 1560 pode ser dimensionado de acordo com a Equação 2 abaixo.
[00243] Em uma modalidade, o campo de alocação de usuário 1660 pode indicar, para cada um dentre os usuários na lista de PAID 1640, um múltiplo do tamanho de alocação mínima 1650 atribuído àquele usuário. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1660 pode indicar que o primeiro usuário na lista de PAID 1640 é atribuído duas vezes ao campo de alocação mínima 1650 e que o segundo usuário na lista de PAID 1640 é atribuído uma vez ao campo de alocação mínima 1650 e similares. Em uma modalidade, o campo de alocação de usuário 1660 pode ser um mapa de bits que indica uma atribuição de usuário para cada alocação mínima em uma zona. Por exemplo, cada bit no campo de alocação de usuário 1660 pode corresponder a uma alocação do tamanho indicado no campo de alocação mínima 1650. Cada 1 que aparece no campo de alocação de usuário 1660 pode corresponder a um usuário na lista de PAID 1640 e a posição de cada 1 pode corresponder a uma alocação de início para o usuário correspondente. Quaisquer 0s que apareçam após um 1 podem corresponder a alocações adicionais para o usuário que corresponde ao 1 anterior. Embora bits avaliados sejam chamados alternativamente, no presente documento, de 1s, uma pessoa versada na técnica observaria que bits avaliados podem ser comutados com 0s no presente documento sem perda de generalidade.
[00244] A título de exemplo, em uma modalidade, a indicação de tamanho de PAID 1430 do SIG0 1400 (Figura 14) pode ser 0b11, que indica um tamanho de PAID de 3 bits. O campo de tipo de zona 1610 pode ser 0b1, que indica uma zona de OFDMA. O campo de largura de banda de zona 1620 pode ser 0b000, que indica uma zona de 20 MHz. O campo de alocação mínima 1650 pode ser 0b01, que indica que o tamanho de alocação mínima é 5 MHz. A lista de PAID 1640 pode ser Ob110 010 111 001, que indica que os usuários U4, U2, U7 e U1 são atribuídos ao subcanal. O campo de alocação de usuário 1660 pode ser Ob1111. O primeiro 1 indica que o usuário U4 (o primeiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao primeiro 5 MHz na zona. O segundo 1 indica que o usuário U2 (o segundo listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao segundo 5 MHz na zona. O terceiro 1 indica que o usuário U7 (o primeiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao terceiro 5 MHz na zona. O quarto 1 indica que o usuário U1 (o quarto listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao quarto 5 MHz na zona.
[00245] Em outro exemplo, a lista de PAID 1640 pode ser Ob110 010 111, que indica que os usuários U4, U2 e U7 são atribuídos ao subcanal. O campo de alocação de usuário 1660 pode ser Ob101. O primeiro 1 indica que o usuário U4 (o primeiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao primeiro 5 MHz na zona. O segundo 1 indica que o usuário U2 (o segundo listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao segundo 5 MHz na zona. O 0 após o segundo 1 indica que o usuário U2 (correspondente ao 1 anterior no mapa de bits de alocações de usuário 1660) também é atribuído ao terceiro 5 MHz na zona. O terceiro 1 indica que o usuário U7 (o terceiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao quarto 5 MHz na zona. O quarto 1 indica que o usuário U1 (o quarto listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao quarto 5 MHz na zona.
[00246] Em outro exemplo, a lista de PAID 1640 pode ser Ob110 010, que indica que os usuários U4 e U2 são atribuídos ao subcanal. O campo de alocação de usuário 1660 pode ser Ob100. O primeiro 1 indica que o usuário U4 (o primeiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao primeiro 5 MHz na zona. O segundo 1 indica que o usuário U2 (o segundo listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao segundo 5 MHz na zona. Os dois 0's após o segundo 1 indicam que o usuário U2 (correspondente ao 1 anterior no mapa de bits de alocações de usuário 1660) também é atribuído ao terceiro e quarto 5 MHz na zona.
[00247] Em outro exemplo, a lista de PAID 1640 pode ser Ob110, que indica que o usuário U4 é atribuído ao subcanal. O campo de alocação de usuário 1660 pode ser 0b1000. O primeiro 1 indica que o usuário U4 (o primeiro listado na lista de PAID 1640) é atribuído ao primeiro 5 MHz na zona. Os três 0s após o primeiro 1 indicam que o usuário U2 (correspondente ao 1 anterior no mapa de bits de alocações de usuário 1660) também é atribuído ao segundo, terceiro e quarto 5 MHz na zona.
[00248] O campo de parâmetros de usuário 1670 pode incluir um ou mais campos de parâmetro adicional como, por exemplo, um código de bloco de espaço-tempo (STBC), por exemplo, de 1 bit por usuário, uma codificação de convolução binária (BCC) e/ou verificação de paridade de densidade baixa (LDPC), por exemplo, de 2 bits por usuário, um esquema de modulação e codificação (MCS), por exemplo, de 4 bits por usuário e uma quantidade de fluxos espaciais (NSS), por exemplo, de 2 bits por usuário. Em várias modalidades, o campo de parâmetros de usuário 1670 pode ter um tamanho variável, por exemplo, com base na quantidade de usuários indicada no campo de contagem de usuário 1630.
[00249] As Figuras 17 a 18 mostram tamanhos exemplificativos de um campo de alocações de usuário, de acordo com várias combinações de modalidades. A Figura 17 mostra tamanhos exemplificativos dos campos de alocações de usuário de acordo com o esquema de alocação por subcanal discutido acima, por exemplo, em relação à Figura 9D, tanto de acordo com o campo de HE-SIG1 1500 da Figura 15 e o campo de HE-SIG1 1600 da Figura 16 quanto de acordo com vários tamanhos de alocação mínima fixos e um tamanho dinâmico de alocação mínima e vários números de usuários. A Figura 18 mostra tamanhos exemplificativos dos campos de alocações de usuário de acordo com o esquema de alocação por zona discutido acima, por exemplo, em relação à Figura 13, tanto de acordo com o campo de HE-SIG1 1500 da Figura 15 e o campo de HE-SIG1 1600 da Figura 16 quanto de acordo com vários tamanhos de alocação mínima fixos e um tamanho dinâmico de alocação mínima e vários números de usuários.
[00250] A Figura 19 mostra um fluxograma 1900 para um método de comunicação sem fio exemplificativo que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio 100 da Figura 1. O método pode ser implantado completamente ou em parte pelos dispositivos descritos no presente documento, como o dispositivo sem fio 202 mostrado na Figura 2. Embora o método ilustrado seja descrito no presente documento com referência ao sistema de comunicação sem fio 100 discutido acima em relação à Figura 1, os pacotes 900A a 900E e 13 discutidos acima em relação às Figuras 9A a 9E e 13 e os campos de HE-SIG 1400, 1500 e 1600 discutidos acima em relação às Figuras 14 a 16, uma pessoa que tem habilidade comum na técnica irá observar que o método ilustrado pode ser implantado por outro dispositivo descrito no presente documento ou qualquer outro dispositivo adequado. Embora o método ilustrado seja descrito no presente documento em referência a uma ordem particular, em diversas modalidades, os blocos no presente documento podem ser realizados em uma ordem diferente ou omitida e blocos adicionais podem ser adicionados.
[00251] Primeiro, no bloco 1902, um ponto de acesso gera uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal. Por exemplo, o AP 104 pode gerar, por meio do processador 204, um pacote como o pacote 800 (Figura 8) ou 1200 (Figura 12). A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. Por exemplo, a mensagem pode incluir qualquer um dentre os campos de HE-SIG0 855, 955, 1355 e 1400. A mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. Por exemplo, a mensagem pode incluir qualquer um dentre os campos de HE-SIG1A 857, 957, 1357 e 1500. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 e/ou 1660 pode ter por base um tamanho dinâmico de alocação mínima 1550 e/ou 1660 ou um tamanho de alocação mínima estático, fixo, armazenado ou predeterminado.
[00252] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Por exemplo, o campo de HE-SIG0 1400 pode incluir o campo de duração 1410, o campo de largura de banda (BW) 1420 o um indicador de tamanho de PAID 1430, uma ID de BSS 1440 e/ou o campo de avaliação de canal livre (CCA) mais a verificação por redundância cíclica (CRC) 1450 (CCA+CRC) discutidos acima em relação à Figura 14.
[00253] Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Por exemplo, o campo de HE-SIG1A 1500 pode incluir o campo de tipo de zona 1510, o campo de largura de banda de zona 1520, o campo de contagem de usuário 1530, a lista de PAID 1540, o campo de alocação mínima 1550, o campo de alocação de usuário 1560 e/ou o campo de parâmetros de usuário 1570 discutidos acima em relação à Figura 16. Como outro exemplo, o campo de HE-SIG1A 1600 pode incluir o campo de tipo de zona 1610, o campo de largura de banda de zona 1620, a lista de PAID 1640, o campo de alocação mínima 1650, o campo de alocação de usuário 1660 e/ou o campo de parâmetros de usuário 1670 discutidos acima em relação à Figura 16.
[00254] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar um tamanho de alocação mínima fixo. Por exemplo, em modalidades em que o campo de HE-SIG1A não inclui um campo de alocação mínima, o AP 104 pode recuperar um tamanho de alocação mínima predefinido, predeterminado ou fixo a partir de uma memória. Em várias modalidades, o tamanho de alocação mínima pode ser determinado implicitamente a partir de uma ou mais dentre uma largura de banda de zona e uma quantidade de usuários servidos.
[00255] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 pode incluir uma lista de múltiplos correspondentes a cada estação na lista de PAID 1540, conforme discutido acima em relação à Figura 15.
[00256] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1660 pode incluir um mapa de bits que indica atribuições de canal correspondentes a cada estação na lista de PAID 1640, conforme discutido acima em relação à Figura 16.
[00257] Em seguida, no bloco 1904, o ponto de acesso transmite a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio. Por exemplo, o AP 104 pode transmitir, por meio do transmissor 210, o pacote para qualquer uma dentre as STAs 106. O AP 104 pode transmitir o pacote através de um canal, com determinadas porções duplicadas entre subcanais ou zonas e determinadas porções separadamente codificadas, de acordo com as várias modalidades discutidas no presente documento.
[00258] Em uma modalidade, o método mostrado na Figura 19 pode ser implantado em um dispositivo sem fio que pode incluir um circuito de geração e um circuito de transmissão. Os elementos versados na técnica irão observar que um dispositivo sem fio pode ter mais componentes do que o dispositivo sem fio simplificado descrito no presente documento. O dispositivo sem fio descrito no presente documento inclui apenas os componentes úteis para descrever alguns recursos proeminentes de implantações dentro do escopo das reivindicações.
[00259] O circuito de geração pode ser configurado para gerar uma mensagem. Em algumas modalidades, o circuito de geração pode ser configurado para realizar pelo menos o bloco 1902 da Figura 19. O circuito de geração pode incluir um ou mais dentre o processador 204 (Figura 2), a memória 206 (Figura 2) e o DSP 220 (Figura 2). Em algumas implantações, os meios para geração podem incluir o circuito de geração.
[00260] O circuito de transmissão pode ser configurado para transmitir a mensagem. Em algumas modalidades, o circuito de transmissão pode ser configurado para realizar pelo menos o bloco 1904 da Figura 19. O circuito de transmissão pode incluir um ou mais dentre o transmissor 210 (Figura 2), a antena 216 (Figura 2) e o transceptor 214 (Figura 2). Em algumas implantações, os meios para transmissão podem incluir o circuito de transmissão.
[00261] A Figura 20 mostra outro fluxograma 2000 para um método de comunicação sem fio exemplificativo que pode ser empregado dentro do sistema de comunicação sem fio 100 da Figura 1. O método pode ser implantado completamente ou em parte pelos dispositivos descritos no presente documento, como o dispositivo sem fio 202 mostrado na Figura 2. Embora o método ilustrado seja descrito no presente documento com referência ao sistema de comunicação sem fio 100 discutido acima em relação à Figura 1, os pacotes 900A a 900E e 13 discutidos acima em relação às Figuras 9A a 9E e 13 e os campos de HE-SIG 1400, 1500 e 1600 discutidos acima em relação às Figuras 14 a 16, uma pessoa que tem habilidade comum na técnica irá observar que o método ilustrado pode ser implantado por outro dispositivo descrito no presente documento ou qualquer outro dispositivo adequado. Embora o método ilustrado seja descrito no presente documento em referência a uma ordem particular, em diversas modalidades, os blocos no presente documento podem ser realizados em uma ordem diferente ou omitida e blocos adicionais podem ser adicionados.
[00262] Primeiro, no bloco 2002, uma estação recebe uma mensagem através de pelo menos um canal. Por exemplo, a STA 106A pode receber, por meio do receptor 212, um pacote como o pacote 800 (Figura 8) ou 1200 (Figura 12). A mensagem inclui um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento da primeira mensagem após o primeiro campo de sinal. Por exemplo, a mensagem pode incluir qualquer um dentre os campos de HE-SIG0 855, 955, 1355 e 1400. A mensagem inclui, adicionalmente, um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal. Por exemplo, a mensagem pode incluir qualquer um dentre os campos de HE- SIG1A 857, 957, 1357 e 1500. O segundo campo de sinal pode ter um comprimento variável, que pode ser indicado tanto explícita quanto implicitamente através de várias técnicas. Por exemplo, o mesmo pode ser codificado no primeiro campo de sinal. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 e/ou 1660 pode ter por base um tamanho dinâmico de alocação mínima 1550 e/ou 1660 ou um tamanho de alocação mínima estático, fixo, armazenado ou predeterminado.
[00263] Em várias modalidades, o primeiro campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor definida de serviço básico, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre. Por exemplo, o campo de HE-SIG0 1400 pode incluir o campo de duração 1410, o campo de largura de banda (BW) 1420 o um indicador de tamanho de PAID 1430, uma ID de BSS 1440 e/ou o campo de avaliação de canal livre (CCA) mais a verificação por redundância cíclica (CRC) 1450 (CCA+CRC) discutidos acima em relação à Figura 14.
[00264] Em várias modalidades, o segundo campo de sinal pode incluir um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona, uma quantidade de estações servidas, lista de identificadores de estação e um tamanho de alocação mínima. Por exemplo, o campo de HE-SIG1A 1500 pode incluir o campo de tipo de zona 1510, o campo de largura de banda de zona 1520, o campo de contagem de usuário 1530, a lista de PAID 1540, o campo de alocação mínima 1550, o campo de alocação de usuário 1560 e/ou o campo de parâmetros de usuário 1570 discutidos acima em relação à Figura 16. Como outro exemplo, o campo de HE-SIG1A 1600 pode incluir o campo de tipo de zona 1610, o campo de largura de banda de zona 1620, a lista de PAID 1640, o campo de alocação mínima 1650, o campo de alocação de usuário 1660 e/ou o campo de parâmetros de usuário 1670 discutidos acima em relação à Figura 16.
[00265] Em várias modalidades, o método pode incluir adicionalmente determinar um tamanho de alocação mínima fixo. Por exemplo, em modalidades em que o campo de HE-SIG1A não inclui um campo de alocação mínima, a STA 106A pode recuperar um tamanho de alocação mínima predefinido, predeterminado ou fixo a partir de uma memória. Em várias modalidades, o tamanho de alocação mínima pode ser determinado implicitamente a partir de uma ou mais dentre uma largura de banda de zona e uma quantidade de usuários servidos.
[00266] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1560 pode incluir uma lista de múltiplos correspondentes a cada estação na lista de PAID 1540, conforme discutido acima em relação à Figura 15.
[00267] Em várias modalidades, a atribuição de canal pode incluir um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, o mapa de bits pode incluir um bit correspondente a cada alocação mínima dentro de uma largura de banda de zona. Em várias modalidades, cada bit definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, do tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação. Em várias modalidades, cada bit não definido no mapa de bits pode indicar uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits. Por exemplo, o campo de alocação de usuário 1660 pode incluir um mapa de bits que indica atribuições de canal correspondentes a cada estação na lista de PAID 1640, conforme discutido acima em relação à Figura 16.
[00268] Em seguida, no bloco 2002, o dispositivo sem fio determina uma alocação de canal com base na mensagem. Por exemplo, a STA 106A pode decodificar a lista de PAID 1540 e/ou 1640 em um ou mais subcanais, pode determinar se um PAID associado à STA 106A está incluído na lista de PAID. Se for o caso, a STA 106A pode decodificar as alocações de usuário 1560 e/ou 1660, em conjunto com a lista de PAID 1540 e/ou 1640 e/ou o tamanho de alocação mínima 1550 e/ou 1650, a fim de determinar uma ou mais porções do canal alocadas para a STA 106A.
[00269] Em uma modalidade, o método mostrado na Figura 20 pode ser implantado em um dispositivo sem fio que pode incluir um circuito de recepção e um circuito de determinação. Os elementos versados na técnica irão observar que um dispositivo sem fio pode ter mais componentes do que o dispositivo sem fio simplificado descrito no presente documento. O dispositivo sem fio descrito no presente documento inclui apenas os componentes úteis para descrever alguns recursos proeminentes de implantações dentro do escopo das reivindicações.
[00270] O circuito de recepção pode ser configurado para receber a mensagem. Em algumas modalidades, o circuito de recepção pode ser configurado para realizar pelo menos o bloco 2002 da Figura 20. O circuito de transmissão pode incluir um ou mais dentre o receptor 212 (Figura 2), a antena 216 (Figura 2) e o transceptor 214 (Figura 2). Em algumas implantações, os meios para receber podem incluir o circuito de recepção.
[00271] O circuito de determinação pode ser configurado para determinar a alocação com base na mensagem. Em algumas modalidades, o circuito de determinação pode ser configurado para realizar pelo menos o bloco 2002 da Figura 20. O circuito de determinação pode incluir um ou mais dentre o processador 204 (Figura 2), a memória 206 (Figura 2) e o DSP 220 (Figura 2). Em algumas implantações, os meios para determinação podem incluir o circuito de determinação.
[00272] Um indivíduo de habilidade comum na técnica compreenderia que informações e sinais podem ser representados através do uso de qualquer de uma variedade de diferentes tecnologias e técnicas. Por exemplo, dados, instruções, comandos, informações, sinais, bits, símbolos, e circuitos integrados que podem ser referenciados por toda a descrição acima podem ser representados por tensões, correntes elétricas, ondas eletromagnéticas, partículas ou campos magnéticos, partículas ou campos ópticos ou qualquer combinação dos mesmos.
[00273] Várias modificações para as implantações descritas nesta revelação podem ser prontamente evidentes para aqueles versados na técnica, e os princípios genéricos definidos no presente documento podem ser aplicados a outras implantações sem que se afaste do espírito ou escopo desta revelação. Assim, a revelação não se destina a ser limitada às implantações mostradas no presente documento, porém deve ser compatível com o mais amplo escopo consistente com as reivindicações, os princípios e as características inovadoras reveladas no presente documento. A palavra "exemplificativa" é usada exclusivamente no presente documento para atribuir o significado de "servir como um exemplo, uma ocorrência, ou ilustração". Qualquer implantação descrita no presente documento como "exemplificativa" não deve ser necessariamente interpretada como preferencial ou vantajosa em relação às outras implantações.
[00274] Certas características que são descritas nesse relatório descritivo no contexto de separar implantações também podem ser implementadas em combinação em uma única implantação. Inversamente, várias características que são descritas no contexto de uma única implantação também podem ser implementadas em múltiplas implantações separadamente ou em qualquer subcombinação adequada. Além disso, embora os recursos possam ser descritos acima como agir em certas combinações e mesmo inicialmente reivindicado como tal, um ou mais recursos de uma combinação reivindicada podem, em alguns casos, ser removidos da combinação e a combinação reivindicada pode ser direcionada para uma subcombinação ou variação de uma subcombinação.
[00275] As diversas operações de métodos descritos acima podem ser realizadas por quaisquer meios adequados com capacidade para realizar as operações, como diversos componentes de hardware e/ou software, circuitos e/ou módulo (ou módulos). Em geral, quaisquer operações ilustradas nas Figuras podem ser realizadas por meios funcionais correspondentes com capacidade para realizar as operações.
[00276] Os vários blocos lógicos, módulos e circuitos descritos em conjunto com a presente revelação podem ser implantados ou realizados com um processador de propósito geral, um processador de sinal digital (DSP), um circuito integrado para aplicação específica (ASIC), um sinal de matriz de portas programáveis de campo (FPGA) ou outro dispositivo lógico programável (PLD), porta distinta ou lógica de transístor, componentes de hardware distintos ou qualquer combinação dos mesmos projetada para realizar as funções aqui descritas. Um processador de propósito geral pode ser um microprocessador, porém na alternativa, o processador pode ser qualquer processador, controlador, microcontrolador ou máquina de estado disponíveis para comercialização. Um processador também pode ser implementado como uma combinação de dispositivos de computação, por exemplo, uma combinação de um DSP e um microprocessador, uma pluralidade de microprocessadores, um ou mais microprocessadores em conjunto com um DSP núcleo ou qualquer outra tal configuração.
[00277] Em um ou mais aspectos, as funções descritas podem ser implantadas em hardware, software, firmware ou qualquer combinação dos mesmos. Caso implantadas em software, as funções podem ser armazenadas em, ou transmitidas sobre, como uma ou mais instruções ou código em um meio legível por computador. Os meios legíveis por computador incluem tanto meio de armazenamento de computador quanto meio de comunicação que incluem qualquer meio que pode ser habilitado para transferir um programa de computador proveniente de um local para outro. Um meio de armazenamento pode ser qualquer meio disponível que pode ser acessado por um computador. A título de exemplo, e não de limitação, tais meios legíveis por computador podem incluir RAM, ROM, EEPROM, CD-ROM ou outro armazenamento de disco óptico, armazenamento de disco magnético ou outros dispositivos de armazenamento magnético, ou qualquer outro meio que possa ser usado para carregar ou armazenar o código de programa desejado na forma de instruções ou estruturas de dados e que possa ser acessado por um computador. Além disso, qualquer conexão é apropriadamente denominada um meio legível por computador. Por exemplo, se o software for transmitido a partir de um sítio da Web, servidor ou outra fonte remota com o uso de um cabo coaxial, cabo de fibra óptica, par trançado, linha de assinante digital (DSL) ou tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e micro-onda, então, o cabo coaxial, o cabo de fibra óptica, o par trançado, a DSL ou as tecnologias sem fio tais como infravermelho, rádio e micro-onda, estão incluídos na definição do meio. Disco magnético e disco óptico, conforme usado no presente documento, incluem disco compacto (CD), disco laser, disco óptico, disco versátil digital (DVD), disquete e disco Blu-ray, em que os discos magnéticos reproduzem frequentemente os dados de modo magnético, enquanto os discos ópticos reproduzem os dados de modo óptico com lasers. Dessa forma, em alguns aspectos, um meio legível por computador pode incluir um meio legível por computador não transitório (por exemplo, meios tangíveis). Além disso, em alguns aspectos, um meio legível por computador pode inclui um meio legível por computador transitório (por exemplo, um sinal). As combinações dos supracitados também devem ser abrangidas pelo escopo de meios legíveis por computador.
[00278] Os métodos revelados no presente compreendem uma ou mais etapas ou ações para alcançar o método descrito. As etapas e/ou ações do método podem ser intercambiadas entre si sem se afastar do escopo das reivindicações. Em outras palavras, a menos que uma ordem específica das etapas e ações seja especificada, a ordem e/ou o uso das etapas e/ou ações específicas pode ser modificada sem se afastar do escopo das reivindicações.
[00279] Adicionalmente, pode ser observado que módulos e/ou outros meios apropriados para executar os métodos e técnicas descritos no presente documento podem ser transferidos por download e/ou, de outro modo, obtidos por um terminal de usuário e/ou estação-base conforme aplicável. Por exemplo, tal dispositivo pode ser acoplado a um servidor para facilitar a transferência de meios para executar os métodos descritos no presente documento. Alternativamente, vários métodos descritos no presente documento podem ser fornecidos por meio de meios de armazenamento (por exemplo, RAM, ROM, um meio de armazenamento físico como um disco compacto (CD) ou um disquete, etc.), de modo que um terminal de usuário e/ou estação-base possa obter os vários métodos mediante acoplamento ou fornecimento dos meios de armazenamento para o dispositivo. Além disso, qualquer outra técnica adequada para fornecer os métodos e técnicas descritos no presente documento para um dispositivo pode ser utilizada.
[00280] Embora o supracitado seja direcionado aos aspectos da presente revelação, outras modalidades e modalidades adicionais da revelação adicionais podem ser criadas sem se afastar do escopo básico das mesmas, e o escopo das mesmas é determinado pelas reivindicações a seguir.
Claims (15)
1. Método (1900) de comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: gerar (1902), em um ponto de acesso, uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal, sendo que a mensagem compreende: um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento de uma primeira mensagem após o primeiro campo de sinal; e um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, sendo que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável, em que o segundo campo de sinal compreende: um número de estações servidas e uma lista de identificadores de estação, e em que a pelo menos uma atribuição de canal compreende um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação; e transmitir (1904) a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o primeiro campo de sinal compreende um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor de conjunto de serviços básicos, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o segundo campo de sinal compreende adicionalmente um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona e um tamanho de alocação mínima.
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
5. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a atribuição de canal compreende um múltiplo do tamanho de alocação mínimo correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a atribuição de canal compreende um múltiplo do tamanho de alocação mínima para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação, o que exclui um último identificador de estação.
7. Método, de acordo com a reivindicação l, caracterizado pelo fato de que o mapa de bits compreende um bit correspondente a cada alocação mínima em uma largura de banda de zona.
8. Método, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que cada bit definido no mapa de bits indica uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínimo, para um identificador de estação correspondente na lista de identificadores de estação.
9. Método, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que cada bit não definido no mapa de bits indica uma atribuição de canal, de tamanho de alocação mínima, para um identificador de estação correspondente a um bit anterior no mapa de bits.
10. Aparelho para comunicação sem fio, caracterizado pelo fato de que compreende: meios para gerar uma mensagem para transmissão através de pelo menos um canal, sendo que a mensagem compreende: um primeiro campo de sinal indicativo de um comprimento de uma primeira mensagem após o primeiro campo de sinal; e um segundo campo de sinal indicativo de pelo menos uma atribuição de canal, sendo que o segundo campo de sinal tem um comprimento variável, em que o segundo campo de sinal compreende: um número de estações servidas e uma lista de identificadores de estação, e em que a pelo menos uma atribuição de canal compreende um mapa de bits que indica uma atribuição de canal para cada identificador de estação na lista de identificadores de estação; e meios para transmitir a mensagem para um ou mais dispositivos sem fio.
11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro campo de sinal compreende adicionalmente um ou mais dentre: uma indicação de duração, uma indicação de tamanho para um identificador de estação, uma indicação de largura de banda, uma identificação de cor de conjunto de serviços básicos, um sinalizador de enlace ascendente/enlace descendente, uma verificação por redundância cíclica e uma indicação de atribuição de canal livre.
12. Aparelho, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o segundo campo de sinal compreende adicionalmente um ou mais dentre: um tipo de zona, uma largura de banda de zona e um tamanho de alocação mínima.
13. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente meios para determinar um tamanho de alocação mínima fixo.
14. Aparelho, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que a atribuição de canal compreende um múltiplo do tamanho de alocação mínima correspondente a pelo menos um identificador de estação na lista de identificadores de estação.
15. Memória legível por computador caracterizada pelo fato de que compreende instruções armazenadas na mesma que, quando executadas, fazem com que um computador realize o método conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9.
Applications Claiming Priority (4)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
US61/989,992 | 2014-05-07 | ||
US62/020,243 | 2014-07-02 | ||
US62/141,593 | 2015-04-01 | ||
US14/704,878 | 2015-05-05 |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112016025955B1 true BR112016025955B1 (pt) | 2023-07-18 |
Family
ID=
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CA2945197C (en) | Methods and apparatus for signaling user allocations in multi-user wireless communication networks | |
US10582026B2 (en) | Methods and apparatus for packet acquisition in mixed-rate wireless communication networks | |
KR102091408B1 (ko) | 믹싱-레이트 무선 통신들에서 신호 반복을 통한 강건한 조기 검출 | |
US10050750B2 (en) | Training field tone plans for mixed-rate wireless communication networks | |
US20150365923A1 (en) | Methods and apparatus for signaling user allocations in mixed multi-user wireless communication networks | |
US20160119453A1 (en) | Methods and apparatus for guard interval indication in wireless communication networks | |
US10171202B2 (en) | Diversity repetition in mixed-rate wireless communication networks | |
BR112016025955B1 (pt) | Métodos e aparelho para sinalizar alocações de usuário em redes de comunicação sem fio de múltiplos usuários |