BR112016015575B1 - Obtenção de informações relacionadas a bandas de frequência suportadas adicionais de células vizinhas em uma célula de serviço de um equipamento de usuário - Google Patents

Obtenção de informações relacionadas a bandas de frequência suportadas adicionais de células vizinhas em uma célula de serviço de um equipamento de usuário Download PDF

Info

Publication number
BR112016015575B1
BR112016015575B1 BR112016015575-0A BR112016015575A BR112016015575B1 BR 112016015575 B1 BR112016015575 B1 BR 112016015575B1 BR 112016015575 A BR112016015575 A BR 112016015575A BR 112016015575 B1 BR112016015575 B1 BR 112016015575B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
frequency bands
measurement report
list
cell
user equipment
Prior art date
Application number
BR112016015575-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Woonhee Hwang
Eric Drury
Original Assignee
Nokia Solutions And Networks Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Solutions And Networks Oy filed Critical Nokia Solutions And Networks Oy
Publication of BR112016015575B1 publication Critical patent/BR112016015575B1/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/10Scheduling measurement reports ; Arrangements for measurement reports
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W36/00Hand-off or reselection arrangements
    • H04W36/0005Control or signalling for completing the hand-off
    • H04W36/0083Determination of parameters used for hand-off, e.g. generation or modification of neighbour cell lists

Abstract

OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES RELACIONADAS A BANDAS DE FREQUÊNCIA SUPORTADAS ADICIONAIS DE CÉLULAS VIZINHAS EM UMA CÉLULA DE SERVIÇO DE UM EQUIPAMENTO DE USUÁRIO Trata-se de um Equipamento de Usuário (UE) que lê um Bloco do Tipo de Informações de Sistema SIB1 a partir de uma célula vizinha e, assim, recupera informações de lista de bandas de frequência difundidas através da dita célula vizinha, a saber "freqBandlndicator" e "multiBandlnfoList"; o Equipamento de Usuário (UE), em seguida, relata as ditas informações de lista de bandas de frequência, a saber, a "multiBandlnfoList", para a célula de serviço incluída em um relatório de medição, por exemplo, em objetos de "MeasResultEUTRA" ou "MeasResultUTRA".

Description

[001] REFERÊNCIA CRUZADA AOS PEDIDOS RELACIONADOS
[002] O presente pedido reivindica a prioridade do Pedido no US14/156.846, depositado em 16 de janeiro de 2014. Todos os conteúdos de tal pedido depositado anteriormente estão incorporados no presente documento, a título de referência, em sua totalidade.
[003] ANTECEDENTES
[004] CAMPO DA TÉCNICA
[005] As modalidades da invenção geralmente se referem a redes de comunicações sem fio como a Evolução de Longo Prazo (LTE) da Rede de Acesso por Rádio Terrestre (UTRAN) do Sistema de Telecomunicações Móvel Universal (UMTS) e UTRAN Evoluída (E-UTRAN). Por exemplo, algumas modalidades se referem a redes de auto-organização (SON) e Relação Vizinha Automática (ANR).
[006] DESCRIÇÃO DA TÉCNICA RELACIONADA
[007] A Rede de Acesso por Rádio Terrestre (UTRAN) do Sistema de Telecomunicações Móvel Universal (UMTS) se refere a uma rede de comunicações que incluem estações de base ou Nós-B e controladores de rede por rádio (RNC). A UTRAN permite a conectividade entre o equipamento de usuário (UE) e a rede de núcleo. A RNC fornece funcionalidades de controle para um ou mais Nós B. O RNC e seus Nós B correspondentes são chamados de Subsistema de Rede por Rádio (RNS).
[008] A Evolução de Longo Prazo (LTE) se refere a aprimoramentos do UMTS através de eficácia e serviços aprimorados, custos mais baixos e uso de novas oportunidades de espectro. Em particular, a LTE é um padrão de Projeto de Parceria da 3â Geração (3GPP) que fornece taxas de pico de enlace ascendente de pelo menos 50 megabits por segundo (Mbps) e taxas de pico de enlace descendente de pelo menos 100 Mbps. A LTE suporta larguras de banda de portadora escalável a partir de 20 MHz até 1,4 MHz e suporta tanto Duplexação de Divisão de Frequência (FDD) e Duplexação de Divisão de Tempo (TDD).
[009] Como mencionado acima, a LTE aprimora a eficácia espectral em redes de comunicação, de modo a permitir que portadoras forneçam mais serviços de dados e de voz através de uma largura de banda fornecida. Portanto, a LTE é projetada para satisfazer as necessidades futuras para transporte de dados e mídia de alta velocidade além de suporte de voz de alta capacidade. As vantagens de LTE incluem uma alta rentabilidade, baixa latência, suporte para FDD e TDD na mesma plataforma, uma experiência para usuário final aprimorada e uma arquitetura simples que resulta em baixos custos de operação. Além disso, a LTE é uma rede totalmente com base em protocolo de internet (IP), que suporta tanto IPv4 quanto IPv6.
[010] Uma rede de auto-organização (SON) é uma tecnologia destinada para tornar a configuração, gerenciamento e otimização de redes móveis de acesso por rádio mais simples e rápidas. A funcionalidade de SON foi inicialmente especificada na Liberação 8 de 3GPP e especificações subsequentes. A tecnologia inicial que usa os recursos de SON é a LTE, porém, a SON também foi adaptada às tecnologias de acesso por rádio anteriores, como UMTS. A especificação de LTE suporta recursos de SON como detecção de Relação Vizinha Automática (ANR).
[011] SUMÁRIO
[012] Uma modalidade é direcionada a um método que compreende ler, através de um equipamento de usuário, uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. O método pode compreender adicionalmente relatar a lista de bandas de frequência a uma célula que serve o equipamento de usuário.
[013] Outra modalidade é direcionada a um aparelho que compreende pelo menos um processador e pelo menos uma memória que inclui um código de programa de computador. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador são configurados, com o pelo menos um processador, para fazer com que o aparelho pelo menos leia uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha e para relatar a lista de bandas de frequência a uma célula que serve o equipamento de usuário.
[014] Outra modalidade é direcionada a um aparelho, que pode incluir meios de leitura para ler uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha e meios de relatório para relatar a lista de bandas de frequência a uma célula que serve o equipamento de usuário.
[015] Outra modalidade é direcionada a um programa de computador incorporado a um meio legível por computador. O programa de computador é configurado para controlar um processador para realizar um processo que compreende ler uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha e relatar a lista de bandas de frequência a uma célula que serve o equipamento de usuário.
[016] Outra modalidade é direcionada a um método que compreende receber, através de uma célula de serviço, um relatório de medição a partir de um equipamento de usuário que pode ler e relatar uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. A lista de bandas de frequência compreende números de banda de frequência que a pelo menos uma célula vizinha suporta e o relatório de medição compreende um elemento de informações que compreende os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha.
[017] Outra modalidade é direcionada a um aparelho que compreende pelo menos um processador e pelo menos uma memória que inclui um código de programa de computador. A pelo menos uma memória e o código de programa de computador são configurados, com o pelo menos um processador, para fazer com que o aparelho pelo menos receba um relatório de medição a partir de um equipamento de usuário que pode ler e relatar uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. A lista de bandas de frequência compreende números de banda de frequência que a pelo menos uma célula vizinha suporta e o relatório de medição compreende um elemento de informações que compreende os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha.
[018] Outra modalidade é direcionada a um aparelho, que pode incluir receber meios para receber um relatório de medição a partir de um equipamento de usuário que pode ler e relatar uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. A lista de bandas de frequência compreende números de banda de frequência que a pelo menos uma célula vizinha suporta e o relatório de medição compreende um elemento de informações que compreende os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha.
[019] Outra modalidade é direcionada a um programa de computador incorporado a um meio legível por computador. A programa de computador é configurada para controlar um processador para realizar um processo que compreende receber um relatório de medição a partir de um equipamento de usuário que pode ler e realizar uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. A lista de bandas de frequência compreende números de banda de frequência que a pelo menos uma célula vizinha suporta e o relatório de medição compreende um elemento de informações que compreende os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha.
[020] BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[021] Para um entendimento adequado da invenção, deve ser feita referência aos desenhos anexos, em que:
[022] A Figura 1 ilustra um exemplo de bloco de informações de sistema 1 (SIB1), de acordo com uma modalidade;
[023] A Figura 2 ilustra um exemplo de um elemento de informações (IE) MultibandlnfoList que inclui indicadores de banda de frequência, de acordo com uma modalidade;
[024] A Figura 3a ilustra um exemplo de um relatório MeasResultEUTRA, de acordo com uma modalidade;
[025] A Figura 3b ilustra um exemplo de um MeasResultUTRA, de acordo com uma modalidade;
[026] A Figura 4 ilustra um exemplo de um relatório de medição que inclui um parâmetro lateNonCriticalExtension, de acordo com uma modalidade;
[027] A Figura 5 ilustra um exemplo de um sistema, de acordo com uma modalidade;
[028] A Figura 6a ilustra um exemplo de um aparelho, de acordo com uma modalidade;
[029] A Figura 6b ilustra um exemplo de um aparelho, de acordo com outra modalidade; e
[030] A Figura 7 ilustra um exemplo de um fluxograma de um método, de acordo com uma modalidade.
[031] DESCRIÇÃO DETALHADA
[032] Ficará prontamente entendido que os componentes da invenção, como geralmente descrito e ilustrado nas Figuras no presente documento, pode ser disposto e projetado em uma ampla variedade de diferentes configurações. Dessa forma, a seguinte descrição detalhada das modalidades de sistemas, métodos, aparelhos e produtos de programa de computador para obter bandas suportadas adicionais de células vizinhas através de ANR, como representado nas figuras anexas, não se destina a limitar o escopo da invenção, mas é meramente representativo de modalidades selecionadas da invenção.
[033] Os recursos, estruturas ou características da invenção descritos ao longo do presente relatório descritivo podem ser combinados de qualquer maneira em uma ou mais modalidades. Por exemplo, o uso das frases "determinadas modalidades", "algumas modalidades" ou outra linguagem similar ao longo do presente relatório descritivo se refere ao fato de que um recurso, estrutura ou característica particulares descritos em relação à modalidade pode ser incluído em pelo menos uma modalidade da presente invenção.
[034] Dessa forma, os aparecimentos das frases "em determinadas modalidades", "em algumas modalidades", "em outras modalidades" ou outra linguagem similar ao longo do presente relatório descritivo não se referem todos, necessariamente, ao mesmo grupo de modalidades descritos e os recursos, estruturas, ou características podem ser combinados de qualquer maneira adequada em uma ou mais modalidades. Adicionalmente, se for desejado, as diferentes funções discutidas abaixo podem ser realizadas em uma ordem diferente e/ou simultaneamente umas com as outras. Ademais, se for desejado, uma ou mais dentre as funções descritas podem ser opcionais ou podem ser combinadas. Desse modo, a seguinte descrição deve ser considerada como meramente ilustrativa de princípios, ensinamentos e modalidades da presente invenção e não de limitação da mesma.
[035] Algumas modalidades da invenção são aplicáveis a LTE/UMTS e, em particular, pode se referir a SON e ANR no caso de célula(s) vizinha(s) suportar(em) múltiplas bandas de frequência.
[036] Para LTE e UMTS, as bandas de frequência física com um número de banda diferente podem se sobrepor total ou parcialmente. Portanto, uma célula pode suportar múltiplas bandas. Como um recurso independente de liberação, o 3GPP adicionou uma sinalização de indicador de banda de múltiplas frequências (MFBI) em vários locais. Por exemplo, em LTE como representado na Figura 1, a parte de legado de bloco de informações de sistema 1 (SIB1) difunde seu número de banda nativo, por exemplo, freqBandlndicator 100 e se o número de banda nativo estiver em uma faixa estendida, por exemplo, freqBandindicator-v9e0 101, porém, a célula pode difundir números de banda adicionais que a célula suporta, por exemplo, multiBandlnfoList 105 e se os números de banda adicionais estiverem em uma faixa estendida, multiBandlnfol_ist-v9e0 106.
[037] Adicionalmente, para a sinalização associada a UE, se uma célula suportar a banda 5 e a banda 26, por exemplo e o UE indicar apenas a banda 26, mas não a banda 5 em sua capacidade, a rede precisar confirmar se todas as mensagens dedicadas estão configuradas com base na banda 26 em vez da banda 5. Além disso, durante a transferência, o eNB de origem decide a frequência-alvo para o UE, considerando a capacidade de UE e a(s) banda(s) suportadas na célula-alvo. Dessa forma, no caso acima, a rede precisa saber se as células vizinhas suportam funcionalidade de MFBI.
[038] A fim de informar as vizinhas da célula quais bandas de frequência adicionais, se houver, são suportadas pelas células, a interface X2 (especificada por 3GPP TS 36.423) pode incluir a lista de bandas de frequência adicionais que uma célula suporta na Solicitação de Configuração X2, Resposta de Configuração X2 e/ou mensagens de Atualização de Configuração de eNB.
[039] O elemento de informações (IE) de MultibandlnfoList contém os indicadores de banda de frequência adicionais ao quais uma célula pertence listados em ordem de preferência decrescente, como representado na Figura 2 (consulte o 3GPP TS 36.423). Entretanto, a interface X2 não está sempre disponível entre eNBs na rede de LTE e não está disponível para o caso de inter-RAT (tecnologia de acesso por rádio). Portanto, as informações a respeito de quais bandas de frequência adicionais, se houver, que a célula vizinha suporta não estão disponíveis para a célula de serviço nos casos mencionados anteriormente. Para esses cenários, as operações e manutenção (O&M) precisam configurar essas informações, ou o MFBI não pode ser considerado durante a decisão de mobilidade. As modalidades da invenção solucionam pelo menos esse problema.
[040] O recurso de ANR é definido de uma maneira a permitir a célula de serviço para solicitar que o UE leia e relate a Identidade de Célula Global, código de área de rastreamento (LAC) e Identidades de Rede Móvel Terrestre Pública (ld(s) de PLMN) de uma célula vizinha. As modalidades da invenção podem estender essa funcionalidade de ANR de modo que o UE também possa ler a Lista de Bandas de Frequência que uma célula vizinha difunde em SIB1 no sistema de LTE e SIB5/5bis no sistema UMTS e relatar a mesma para a célula de serviço.
[041] De acordo com uma modalidade, os parâmetros necessários (por exemplo, multiBandlnfoList) para indicar a lista de bandas de frequência da(s) célula(s) vizinha(s) podem ser adicionados ao relatório de MeasResultEUTRA e/ou MeasResultUTRA. A Figura 3a ilustra um exemplo de um relatório de MeasResultEUTRA que inclui o parâmetro multiBandlnfoList-rxx 300. A Figura 3b ilustra um exemplo de um relatório de MeasResultUTRA que inclui o parâmetro de multiBandlnfoListUMTS-rxx 301.
[042] Alternativamente, em outra modalidade, um novo parâmetro pode ser incluído no parâmetro de lateNonCriticalExtension 400 de um relatório de medição, como ilustrada na Figura 4.
[043] De acordo com uma modalidade, a multiBandlnfoList pode ser incluída no MeasurementReport se: • O MeasurementReport foi para uma medição de reportCGI; • O UE pode relatar a Lista de Bandas de Frequência à célula de serviço no MeasurementReport; e/ou • A célula vizinha suporta bandas de frequência adicionais (por exemplo, a mesma difunde o IE de multiBandlnfoList e/ou multiBandlnfoList- v9e0 em SIB1).
[044] Em uma modalidade, a célula de serviço pode precisar saber se uma ausência de multiBandlnfoList-rxx no relatório de medição foi devido ao fato de que a célula vizinha não difundiu a multiBandlnfoList, ou devido ao fato de que o UE não pôde ler e/ou relatar a mesma. Isso pode ser alcançado através de diversos métodos de acordo com determinadas modalidades.
[045] Por exemplo, em uma modalidade, um novo bit de Indicador de Grupo de Recursos (FGI) pode ser definido indicando-se a possibilidade de o UE ter suportado essa funcionalidade. Essa abordagem permite que a célula de serviço escolha, de modo proativo, UEs que podem realizar a medição de reportCGI, em vez de determinar, com base no MeasurementReport, se o UE teve capacidade para relatar as bandas de frequência adicionais suportadas pela célula vizinha.
[046] Em outra modalidade, para LTE, o FGI31 é usado para indicar se o UE suporta/foi testado quanto à função de MFBI ou não. Um bit de capacidade de UE é definido para o mesmo propósito no UMTS. Dessa forma, na presente modalidade, a definição de FGI31 em LTE e a capacidade em UMTS pode ser estendida para incluir o suporte da funcionalidade de ANR estendida.
[047] De acordo com ainda outra modalidade, um novo IE de capacidade de UE pode ser definido para indicar se o UE suporta essa funcionalidade de ANR estendida. Ademais, a funcionalidade pode se tornar obrigatória para que o UE inicie em uma liberação de 3GPP particular.
[048] De acordo com outra modalidade, uma variante do IE de multiBandlnfoList-rxx pode ser definida para o relatório de medição que permitiu 0 para casos de maxMultiBands de FreqBandlndicator-r11, em vez de 1 para casos de maxMultiBands de FreqBandlndicator-r11. Com essa abordagem, se o IE de multiBandlnfoList-rxx for incluído no relatório de medição, mas estiver vazio (isto é, o mesmo incluía 0 casos de FreqBandlndicator-r11), isso indica que a célula vizinha não suporta bandas de frequência adicionais; se o IE de multiBandlnfoList-rxx não for incluído, isso indica que o UE não teve capacidade para ler e/ou relatar a multiBandlnfoList- rxx da célula vizinha.
[049] A Figura 5 ilustra um exemplo de um sistema em que as modalidades da invenção podem ser aplicáveis. A Figura 5 ilustra um sistema exemplificativo, porém, as modalidades podem ser aplicáveis de modo similar a outros sistemas ou configurações. Como ilustrado na Figura 5, o sistema pode incluir o UE 500, a célula de serviço 505 e a célula vizinha 510. Como mencionado acima, o UE 500 pode ser configurado para ler/receber a Lista de Bandas de Frequência que a célula vizinha 510 difunde, por exemplo, em SIB1 e relatar a mesma para a célula de serviço 505.
[050] A Figura 6a ilustra um exemplo de um aparelho 10 de acordo com uma modalidade. Em uma modalidade, o aparelho 10 pode ser um dispositivo móvel ou UE. Ademais, deve ser observado que um elemento de habilidade comum na técnica, iria entender que o aparelho 10 pode incluir componentes ou recursos não mostrados na Figura 6a. Apenas os componentes ou recursos necessários para ilustração da invenção são representados na Figura 6a.
[051] Como ilustrado na Figura 6a, o aparelho 10 inclui um processador 22 para processar informações e executar instruções ou operações. O processador 22 pode ser qualquer tipo de processador de propósito geral ou específico. Ao passo de que um processador único 22 é mostrado na Figura 6a, múltiplos processadores podem ser utilizados de acordo com outras modalidades. Na realidade, o processador 22 pode incluir um ou mais dentre computadores de propósito geral, computadores de propósito especial, microprocessadores, processadores de sinal digital (DSPs), matrizes de porta programável em campo (FPGAs), circuitos integrados específicos quanto à aplicação (ASICs) e processadores com base em uma arquitetura de processador de múltiplos núcleos como exemplos.
[052] O aparelho 10 inclui adicionalmente uma memória 14 que pode ser acoplada ao processador 22 para armazenar informações e instruções que podem ser executadas através do processador 22. A memória 14 pode ser uma ou mais memórias e de qualquer tipo adequado ao ambiente de aplicação local, e pode ser implementada com o uso de qualquer tecnologia de armazenamento de dados volátil ou não volátil adequada como um dispositivo de memória com base em semicondutor, um dispositivo e sistema de memória magnéticos, um dispositivo e sistema de memória ópticos, memória fixa e memória removível. Por exemplo, a memória 14 pode compreender qualquer combinação de memória de acesso aleatória (RAM), memória apenas de leitura (ROM), armazenamento estático como um disco magnético ou óptico ou qualquer outro tipo de meio legível por computador ou máquina não transitório. As instruções armazenadas na memória 14 podem incluir instruções de programa ou código de programa de computador que, quando executado através do processador 22, possibilitam que o aparelho 10 realize tarefas como descrito no presente documento.
[053] O aparelho 10 também pode incluir uma ou mais antenas 25 para transmitir e receber sinais e/ou dados para e a partir do aparelho 10. O aparelho 10 pode incluir adicionalmente um transceptor 28 configurado para transmitir e receber informações. Por exemplo, o transceptor 28 pode ser configurado para modular informações para uma forma de onda portadora para transmissão através da(s) antena(s) 25 e demodular informações recebidas através da(s) antena(s) 25 para um processamento adicional através de outros elementos do aparelho 10. Em outras modalidades, o transceptor 28 pode transmitir e receber sinais ou dados diretamente.
[054] O processador 22 pode realizar funções associadas à operação do aparelho 10 que incluem, sem limitações, pré-codificação de parâmetros de ganho/fase de antena, codificação e decodificação de bits individuais que formam uma mensagem de comunicação, formatação de informações e controle geral do aparelho 10, inclusive processos relacionados ao gerenciamento de recursos de comunicação.
[055] Em uma modalidade, a memória 14 armazena módulos de software que fornecem funcionalidade quando executados pelo processador 22. Os módulos podem incluir, por exemplo, um sistema operacional que fornece operacional funcionalidade de sistema operacional para o aparelho 10. A memória também pode armazenar um ou mais módulos funcionais, como uma aplicação ou programa, para fornecer funcionalidade adicional para o aparelho 10. Os componentes do aparelho 10 podem ser implementados em hardware ou como qualquer combinação adequada de hardware e software.
[056] Em uma modalidade, o aparelho 10 pode ser uma estação móvel ou um UE. Nessa modalidade, o aparelho 10 pode ser controlado através da memória 14 e do processador 22 para ler/receber uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha e para relatar a lista de bandas de frequência para uma célula (por exemplo, eNB) que serve o equipamento de usuário. O aparelho 10 pode ser adicionalmente controlado através da memória 14 e do processador 22 para adicionar um elemento de informações que compreende a lista de bandas de frequência a um relatório de medição e para enviar o relatório de medição que compreende o elemento de informações para a célula de serviço. Em uma modalidade, o elemento de informações compreende um elemento de informações de multiBandlnfoList.
[057] De acordo com uma modalidade, o aparelho 10 pode ser adicionalmente controlado através da memória 14 e do processador 22 para adicionar um novo parâmetro em lateNonCriticalExtension do relatório de medição. Por exemplo, em uma modalidade, o relatório de medição pode ser um MeasResultEUTRA ou MeasResultUTRA. Em uma modalidade, o aparelho 10 pode ser adicionalmente controlado através da memória 14 e o processador 22 para adicionar o elemento de informações ao relatório de medição quando o relatório de medição for para uma medição de reportCGI, quando o equipamento de usuário puder relatar a lista de bandas de frequência para a célula de serviço no relatório de medição e/ou quando a célula vizinha suportar bandas de frequência adicionais.
[058] A Figura 6b ilustra um exemplo de um aparelho 20 de acordo com outra modalidade. Em uma modalidade, o aparelho 20 pode ser uma estação de base ou eNB, como uma estação de base de serviço ou eNB de serviço. Deve ser observado que um elemento de habilidade comum na técnica, iria entender que o aparelho 20 pode incluir componentes ou recursos não mostrados na Figura 6b. Apenas os componentes ou recursos necessários para ilustração da invenção são representados na Figura 6b.
[059] Como ilustrado na Figura 6b, o aparelho 20 inclui um processador 32 para processar informações e executar instruções ou operações. O processador 32 pode ser qualquer tipo de processador de propósito geral ou específico. Ao passo de que um processador único 32 é mostrado na Figura 6b, múltiplos processadores podem ser utilizados de acordo com outras modalidades. Na realidade, o processador 32 pode incluir um ou mais dentre computadores de propósito geral, computadores de propósito especial, microprocessadores, processadores de sinal digital (DSPs), matrizes de porta programável em campo (FPGAs), circuitos integrados específicos quanto à aplicação (ASICs) e processadores com base em uma arquitetura de processador de múltiplos núcleos como exemplos.
[060] O aparelho 20 inclui adicionalmente uma memória 34 que pode ser acoplada ao processador 32 para armazenar informações e instruções que podem ser executadas através do processador 32. A memória 34 pode ser uma ou mais memórias e de qualquer tipo adequado ao ambiente de aplicação local, e pode ser implementada com o uso de qualquer tecnologia de armazenamento de dados volátil ou não volátil adequada como um dispositivo de memória com base em semicondutor, um dispositivo e sistema de memória magnéticos, um dispositivo e sistema de memória ópticos, memória fixa e memória removível. Por exemplo, a memória 34 pode compreender qualquer combinação de memória de acesso aleatória (RAM), memória apenas de leitura (ROM), armazenamento estático como um disco magnético ou óptico ou qualquer outro tipo de meio legível por computador ou máquina não transitório. As instruções armazenadas na memória 34 podem incluir instruções de programa ou código de programa de computador que, quando executado através do processador 32, possibilitam que o aparelho 20 realize tarefas como descrito no presente documento.
[061] O aparelho 20 também pode incluir uma ou mais antenas 35 para transmitir e receber sinais e/ou dados para e a partir do aparelho 20. O aparelho 20 pode incluir adicionalmente um transceptor 38 configurado para transmitir e receber informações. Por exemplo, o transceptor 38 pode ser configurado para modular informações para uma forma de onda portadora para transmissão através da(s) antena(s) 35 e demodular informações recebidas através da(s) antena(s) 35 para um processamento adicional através de outros elementos do aparelho 20. Em outras modalidades, o transceptor 38 pode transmitir e receber sinais ou dados diretamente.
[062] O processador 32 pode realizar funções associadas à operação do aparelho 20 que incluem, sem limitações, pré-codificação de parâmetros de ganho/fase de antena, codificação e decodificação de bits individuais que formam uma mensagem de comunicação, formatação de informações e controle geral do aparelho 20, inclusive processos relacionados ao gerenciamento de recursos de comunicação.
[063] Em uma modalidade, a memória 34 armazena módulos de software que fornecem funcionalidade quando executados pelo processador 32. Os módulos podem incluir, por exemplo, um sistema operacional que fornece operacional funcionalidade de sistema operacional para o aparelho 20. A memória também pode armazenar um ou mais módulos funcionais, como uma aplicação ou programa, para fornecer funcionalidade adicional para o aparelho 20. Os componentes do aparelho 20 podem ser implementados em hardware ou como qualquer combinação adequada de hardware e software.
[064] Como mencionado acima, de acordo com uma modalidade, o aparelho 20 pode ser uma estação de base de serviço ou eNB. Nessa modalidade, o aparelho 20 pode ser controlado através da memória 34 e do processador 32 para receber um relatório de medição de um UE que pode ler e relatar uma lista de bandas de frequência difundida através de pelo menos uma célula vizinha. A lista de bandas de frequência pode compreender números de banda de frequência que a pelo menos uma célula vizinha suporta e o relatório de medição pode compreender um elemento de informações que compreende os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha. Em uma modalidade, o elemento de informações pode compreender um elemento de informações de multiBandlnfoList-rxx.
[065] De acordo com uma modalidade, o aparelho 20 pode ser adicionalmente controlado através da memória 34 e do processador 32 para definir um indicador para indicar se o equipamento de usuário pode ler e relatar os números de banda de frequência suportados por meio da pelo menos uma célula vizinha. Em uma modalidade, o indicador pode compreender um indicador de grupo de recursos (FGI) e/ou um elemento de informações sobre a capacidade do equipamento de usuário. Em algumas modalidades, por exemplo, para LTE, o FGI pode ser o FGI31 usado para indicar se o UE suporta a funcionalidade de MFBI ou não.
[066] Em uma modalidade, o elemento de informações de multiBandlnfoList-rxx permite 0 para casos de maxMultiBands de FreqBandlndicator-r11. Quando o elemento de informações de multiBandlnfoList-rxx compreende 0 casos de FreqBandlndicator-r11, é uma indicação de que a pelo menos uma célula vizinha não suporta bandas de frequência adicionais.
[067] A Figura 7 ilustra um exemplo de um fluxograma de um método de acordo com uma modalidade. Em uma modalidade, o método da Figura 7 pode ser realizado através de um UE. O método pode incluir, em 700, ler ou receber uma lista de bandas de frequência difundida através de célula(s) vizinha(s). Em algumas modalidades, o método pode incluir adicionalmente, em 710, adicionar um elemento de informações que compreende a lista de bandas de frequência a um relatório de medição. O método pode incluir adicionalmente, em 720, enviar o relatório de medição que inclui a lista de bandas de frequência para uma célula de serviço do equipamento de usuário.
[068] Em algumas modalidades, a funcionalidade de qualquer um dos métodos descritos no presente documento, com a ilustrada na Figura 7 discutida acima, pode ser implementada através de software e/ou código de programa de computador armazenado na memória ou outro meio legível por computador ou meio tangível e executada através de um processador. Em outras modalidades, a funcionalidade pode ser realizada através de hardware, por exemplo, através do uso de um circuito integrado específico quanto à aplicação (ASIC), uma matriz de porta programável (PGA), uma matriz de porta programável em campo (FPGA) ou qualquer outra combinação de hardware e software.
[069] Um elemento com habilidade comum na técnica irá entender prontamente que a invenção como discutida acima pode ser praticada com etapas em uma ordem diferente e/ou com elementos de hardware em configurações que são diferentes das que são reveladas. Portanto, embora a invenção tenha sido descrita com base em tais modalidades preferenciais, deve ser evidente ao elemento versado na técnica que determinadas modificações, variações e construções alternativas são claras, ao passo que permanecem abrangidas pelo espírito e escopo da invenção. A fim de determinar as limitações da invenção, portanto, deve ser feita referência às reivindicações anexas.

Claims (7)

1. Método caracterizado por compreender: ler, através de um equipamento de usuário, uma lista de bandas de frequência difundida através de uma célula vizinha, em que a lista bandas de frenquências compreende bandas de frequência adicionais suportadas pela dita célula vizinha; relatar, para uma célula de serviço do equipamento do usuário, a lista de bandas de frequência compreendendo as bandas de frequência suportadas pela dita célula vizinha; e adicionar um elemento de informações que compreende a lista de bandas de frequência para um relatório de medição e em que o relatório compreende enviar o relatório de medição compreendendo o elemento de informações para a célula de serviço, em que a adição ainda compreende adicionar o elemento de informações para um relatório de medição quando o relatório de medição for para uma medição reportCGI, quando o equipamento do usuário for capaz de relatar a lista de bandas de frequência para a célula de serviço no relatório de medição, e quando a célula vizinha suporta bandas de frequência adicionais.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a adição compreender ainda adicionar um novo parâmetro em lateNonCriticalExtension do relatório de medição.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o relatório de medição compreender MeasResultEUTRA ou MeasResultUTRA.
4. Aparelho caracterizado por compreender: pelo menos um processador configurado para fazer com que o aparelho pelo menos leia uma lista de banda de frequência transmitida por uma célula vizinha, em que a lista de banda de frequência compreende bandas de frequência adicionais suportadas pela dita célula vizinha; relate, para uma célula de serviço do aparelho, a lista de bandas de frequência compreendendo as bandas de frequência suportadas pela dita célula vizinha; e adicione um elemento de informações que compreende a lista de bandas de frequência para um relatório de medição e em que o relatório compreende enviar o relatório de medição compreendendo o elemento de informações para a célula de serviço, em que pelo menos um processador é ainda configurado para fazer com que o aparelho pelo menos adicione o elemento de informações ao relatório de medição quando o relatório de medição for para uma medição reportCGI, quando o aparelho for capaz de relatar a lista de bandas de frequência para a célula de serviço no relatório de medição, e quando a célula vizinha suporta bandas de frequência adicionais.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o aparelho ser um equipamento de usuário.
6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o pelo menos um processador ser configurado para fazer com que o aparelho ao menos adicione um novo parâmetro em lateNonCriticalExtension do relatório de medição.
7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por o relatório de medição compreender MeasResultEUTRA ou MeasResultUTRA.
BR112016015575-0A 2014-01-16 2015-01-15 Obtenção de informações relacionadas a bandas de frequência suportadas adicionais de células vizinhas em uma célula de serviço de um equipamento de usuário BR112016015575B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/156,846 2014-01-16

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016015575B1 true BR112016015575B1 (pt) 2023-08-01

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR102546852B1 (ko) 무선 단말 및 그 방법
US20190364443A1 (en) Obtaining additional supported bands of neighbor cells via automatic neighbor relation (anr)
CN110730489B (zh) 用于无线通信系统中的系统信息获取的方法和设备
ES2958834T3 (es) Método y aparato para campo de notificación de medición y medio legible por ordenador
ES2959852T3 (es) Identificación de un haz para acceder a una celda de destino de un traspaso inalámbrico
ES2819205T3 (es) Evitar discordancia de claves en tratamiento de seguridad para banda de multifrecuencia
BR112016022044B1 (pt) Método em um dispositivo sem fio para executar acesso aleatório a um nó de rede, método em um nó de rede para suportar acesso aleatório a partir de um dispositivo sem fio, dispositivo sem fio, nó de rede, e, sistema de comunicação sem fio
EP3721655A1 (en) Communication method, device and computer readable storage medium for relay device
BR102014024663B1 (pt) Dispositivo e meio legível por computador não transitório
JP6916274B2 (ja) 無線通信ネットワークにおける接続を処理するためのネットワーク、ネットワークノード、およびその方法
ES2964755T3 (es) Configuración de la señal de referencia de movilidad de dos niveles
US10880760B2 (en) Identification of neighboring network nodes in a wireless communication network
US10517023B2 (en) Methods and arrangements for supporting mobility of a communication device in a wireless communication network
BR112016015575B1 (pt) Obtenção de informações relacionadas a bandas de frequência suportadas adicionais de células vizinhas em uma célula de serviço de um equipamento de usuário
US20170127299A1 (en) Radio network nodes and methods for updating external cell information