BR112016011035B1 - Dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto - Google Patents

Dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto Download PDF

Info

Publication number
BR112016011035B1
BR112016011035B1 BR112016011035-8A BR112016011035A BR112016011035B1 BR 112016011035 B1 BR112016011035 B1 BR 112016011035B1 BR 112016011035 A BR112016011035 A BR 112016011035A BR 112016011035 B1 BR112016011035 B1 BR 112016011035B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
insert
deformable insert
deformable
deformation
flow
Prior art date
Application number
BR112016011035-8A
Other languages
English (en)
Inventor
James George Oag
Rae Andrew Younger
Simon McKay
Original Assignee
Spex Services Limited
Shell Internationale Research Maatschappij B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Spex Services Limited, Shell Internationale Research Maatschappij B.V. filed Critical Spex Services Limited
Publication of BR112016011035B1 publication Critical patent/BR112016011035B1/pt

Links

Images

Abstract

DISPOSITIVO DE RESTRIÇÃO DE FLUXO, E, MÉTODO PARA RESTRINGIR FLUXO ATRAVÉS DE UM CONDUTO. É descrito um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto. O dispositivo de restrição de fluxo compreende um inserto deformável tendo uma seção de parede que tem uma superfície interna e uma superfície externa e que define um furo passante, a seção de parede tendo propriedades que são conducentes à deformação, o inserto deformável sendo adaptado, em uso, para ser localizado em ou adjacente a um suporte de inserto. O dispositivo de restrição de fluxo compreende adicionalmente pelo menos uma porção de material de geração de pressão adaptada em uso para gerar uma força de deformação em resposta a um sinal de ativação, a força de deformação adaptada para deformar a seção de parede do inserto deformável quando aplicada à superfície externa do inserto de deformação para reduzir uma área em seção transversal do furo passante e pelo menos um gatilho adaptado para gerar o/cada sinal de ativação. Em uso, quando o dispositivo de restrição de fluxo é exposto a uma pressão de furo passante interna, uma força gerada na superfície interna do inserto deformável pela pressão de furo passante (...).

Description

Campo da Invenção
[001] A presente invenção se refere a um dispositivo de restrição defluxo para uso em um furo de poço.
[002] Particularmente, mas não exclusivamente, a presente invençãose refere a um dispositivo de restrição de fluxo para reduzir um diâmetro de furo de poço.
Fundamentos da Invenção
[003] Operações de perfuração e de acabamento para criar um furode poço transportando petróleo e gás de um local de furo descendente para a superfície têm um risco associado de vazamento de hidrocarbonetos no ambiente ou em um pior cenário, uma catástrofe tal como uma explosão e consequente perda de vidas.
[004] Dispositivos de segurança são providos em furos de poços parapermitir que o poço seja fechado e vedado no evento de uma situação de emergência. O dispositivo de segurança mais comumente usado é o controlador preventivo de erupção (BOP) que é montado na cabeça de poço. O BOP tem um número de dispositivos de fechamento tais como aríetes que se juntam quando requerido para formar uma vedação e conter o poço.
[005] Se o BOP falhar ou tiver uma violação abaixo do BOP,hidrocarbonetos podem ser liberados e pode ser muito difícil de recuperar a situação.
[006] Outros métodos de fechamento ou restrição de fluxo através deum furo de poço foram descritos tais como o dispositivo de tubulação interna desmontável descrito no WO2012/058544, os conteúdos do qual estão incorporados aqui como referência. O dispositivo descrito neste documento usa uma carga explosiva localizada atrás do inserto deformável para reduzir ou restringir o diâmetro do furo de poço através da deformação do inserto no furo de poço sob os efeitos da carga explosiva. O inserto deformável descrito no WO'544 tem que ter força suficiente para aguentar a pressão do poço para proteger material explosivo de ser comprimido.
Sumário da Invenção
[007] De acordo com um primeiro aspecto da invenção, é provido um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto, o dispositivo de restrição de fluxo compreendendo:um inserto deformável tendo uma seção de parede que tem uma superfície interna e uma superfície externa e que define um furo passante, a seção de parede tendo propriedades que são conducentes à deformação, o inserto deformável sendo adaptado, em uso, para ser localizado em ou adjacente a um suporte de inserto;pelo menos uma porção de material de geração de pressão adaptada em uso para gerar uma força de deformação em resposta a um sinal de ativação, a força de deformação adaptada para deformar a seção de parede do inserto deformável quando aplicada à superfície externa do inserto de deformação para reduzir uma área em seção transversal do furo passante; epelo menos um gatilho adaptado para gerar o/cada sinal de ativação;em que, em uso, quando o dispositivo de restrição de fluxo é exposto a uma pressão de furo passante interna, uma força gerada na superfície interna do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é substancialmente resistida pelo inserto deformável em combinação com o suporte de inserto de modo que deformação do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é limitada.
[008] Em pelo menos uma modalidade da presente invenção, um dispositivo de restrição de fluxo é provido para uso em um furo de poço e particularmente para reduzir o diâmetro de um furo de poço para restringir o fluxo através do furo de poço no evento de uma emergência. Através da provisão de um suporte de inserto que comporta uma proporção da força gerada pela pressão do furo de poço atuando no inserto deformável, o designer é provido com maior flexibilidade na determinação das propriedades mecânicas do inserto deformável, permitindo ao designer maior liberdade para produzir a deformação de inserto para a restrição de fluxo ser alcançada.
[009] Será entendido que o furo passante pode ter uma seção transversal circular ou não circular.
[0010] O dispositivo de restrição de fluxo pode ser adaptado, em uso, para ser localizado em um conduto.
[0011] Pelo menos em uma modalidade, o conduto define uma parede de conduto.
[0012] Nestas modalidades, o suporte de inserto pode ser a parede de conduto.
[0013] Em algumas modalidades, o conduto pode ser um conduto para hidrocarbonetos.
[0014] O conduto de hidrocarboneto pode ser a tubulação interna do poço. Alternativamente, o conduto de hidrocarboneto pode ser definido por um dispositivo tal como um controlador preventivo de erupção ou um tubo ascendente. O conduto de hidrocarboneto pode ser qualquer dispositivo ou tubular que define um conduto através do qual hidrocarbonetos podem fluir ou através do qual fluidos associados com a produção de hidrocarboneto podem fluir para dentro ou para fora do poço. Nestas modalidades, o inserto deformável pode ser localizado no conduto de hidrocarboneto de modo que o conduto de hidrocarboneto atua como o suporte de inserto e a pressão do furo passante interno é a pressão do poço.
[0015] Alternativamente ou adicionalmente, o dispositivo de restrição de fluxo pode compreender adicionalmente um corpo.
[0016] O corpo pode ser adaptado para receber o inserto deformável.
[0017] O corpo pode definir um rebaixo adaptado para receber o inserto deformável.
[0018] O corpo pode definir um furo passante, o furo passante do corpo sendo substancialmente o mesmo que o furo passante do inserto deformável.
[0019] O inserto deformável pode ser afixável ao corpo.
[0020] O inserto deformável pode ser afixável ao corpo em uma interface.
[0021] O inserto deformável pode ser afixável de modo liberável ao corpo.
[0022] O inserto deformável pode ser afixável de modo vedável ao corpo. Em algumas modalidades, a uma ou mais vedações podem ser providas para garantir que o fluido fluindo através do conduto não desvie o inserto deformável. Em modalidades alternativas, o inserto deformável pode formar um encaixe por interferência ou uma vedação parcial através de contato com o corpo.
[0023] O corpo pode compreender uma porção de corpo, a porção de corpo sendo o suporte de inserto.
[0024] O dispositivo de restrição de fluxo pode definir pelo menos um local de armazenamento de material de geração de pressão.
[0025] O pelo menos um local de armazenamento de material de geração de pressão pode ser uma cavidade.
[0026] O local de armazenamento pode ser pelo menos parcialmente definido ou completamente definido pela seção de parede do inserto deformável.
[0027] Alternativamente ou adicionalmente, o local de armazenamento pode ser definido, em uso, pelo suporte de inserto e pelo inserto deformável.
[0028] Onde o suporte de inserto é uma porção de um corpo de dispositivo restritor de fluxo, o local de armazenamento pode ser definido pelo corpo do dispositivo sozinho ou em combinação com o inserto deformável.
[0029] O local de armazenamento pode estar em comunicação fluida com a seção de parede do inserto deformável.
[0030] O local de armazenamento pode estar em comunicação fluida com a superfície externa da seção de parede do inserto deformável.
[0031] O inserto deformável e/ou o corpo do dispositivo de restrição de fluxo podem definir pelo menos um canal, o/cada canal provendo comunicação fluídica entre o local de armazenamento e a seção de parede.
[0032] O pelo menos um canal pode ser uma estria. O/cada canal pode se estender ao longo da interface entre o corpo do dispositivo e o inserto deformável.
[0033] O/cada canal pode ter um comprimento. O comprimento do um canal pode ser diferente do comprimento do outro canal.
[0034] Em pelo menos uma modalidade, a pelo menos uma porção de material de geração de pressão é combustível.
[0035] Nesta modalidade, a/cada porção de material de geração de pressão entra em combustão em resposta ao sinal de ativação.
[0036] Nesta modalidade, a combustão do material de geração de pressão cria um gás, o gás gerando uma pressão que resulta na força de deformação aplicada à superfície externa do inserto deformável.
[0037] Pelo menos uma da/cada porções de material de geração de pressão pode ser um material propulsor. O material propulsor pode ser perclorato de amônio ou qualquer outro material propulsor conhecido na técnica.
[0038] Alternativamente ou adicionalmente, pelo menos uma da/cada porções de material de geração de pressão pode ser um material explosivo. O material explosivo pode compreender Explosivo de Ponto de Fusão Elevado (HMX), Ciclotrimetilenotrinitramina (RDZ) ou qualquer outro material explosivo adequado conhecido na técnica.
[0039] Em modalidades adicionais ou alternativas, pelo menos uma da/cada porções de material de geração de pressão pode ser um material oxidante. O material oxidante pode ser perclorato de potássio ou qualquer outro material oxidante conhecido na técnica.
[0040] A pelo menos uma porção de material de geração de pressão pode compreender uma pluralidade de porções de material de geração de pressão.
[0041] Onde há uma pluralidade de porções de materiais de geração de pressão, pelo menos uma porção de material de geração de pressão pode gerar uma força de deformação em resposta a um primeiro sinal de ativação e pelo menos outra porção de material de geração de pressão pode gerar uma força de deformação em resposta a um segundo sinal de ativação.
[0042] O segundo sinal de ativação pode ser subsequente ao primeiro sinal de ativação.
[0043] Alternativamente ou adicionalmente, o segundo sinal de ativação pode ser concorrente com o primeiro sinal de ativação.
[0044] Em modalidades alternativas, onde há uma pluralidade de porções de material de geração de pressão, pelo menos uma porção de material de geração de pressão e pelo menos uma geração de pressão pode gerar uma força de deformação em resposta ao mesmo sinal de ativação.
[0045] Será entendido que pode haver qualquer número de sinais de ativação ativando qualquer número de porções de material de geração de pressão, os sinais de ativação ativando os materiais de geração de pressão em qualquer combinação de sequências.
[0046] A força de deformação pode ser adaptada para induzir uma primeira deformação na seção de parede do inserto deformável.
[0047] O dispositivo de restrição pode compreender adicionalmente um mecanismo de deformação adaptado para facilitar uma segunda deformação do inserto deformável.
[0048] O segundo inserto deformável pode ser um desvio.
[0049] O desvio pode ser adaptado para permitir que o fluido fluindo através do conduto flua para um vazio gerado pela primeira deformação e definido pela seção de parede do inserto deformável e o suporte de inserto. Tal arranjo pode facilitar uma segunda deformação devido à força aplicada pelo fluido à superfície externa da parede de inserto, a segunda deformação reduzindo adicionalmente a área de seção transversal do furo passante e dessa forma, reduzindo o fluxo. Em algumas modalidades, quanto mais o fluxo é restrito, mais o fluido flui através do desvio levando a uma maior restrição do fluxo. Isto é, o mecanismo de deformação utiliza o fluxo do fluido para ser restrito para melhorar o efeito de restrição.
[0050] O desvio pode ser aberto pela ação da primeira deformação.
[0051] Em algumas modalidades, o desvio pode ser aberto à medida em que o inserto deformável se deforma.
[0052] Alternativamente ou adicionalmente, o desvio pode compreender um fechamento, o fechamento adaptado para romper sob a ação da força de deformação.
[0053] O dispositivo de restrição de fluxo pode compreender adicionalmente um mecanismo de alívio de pressão para aliviar pressão gerada pelo material de geração de pressão, em uso, entre a superfície externa do inserto deformável e o suporte de inserto. Tal arranjo permite que pressão excessiva aumente atrás do inserto deformável a ser liberado. Isto evita o aumento da pressão de deformar demais a luva e permite fechamento consistente independente da pressão do furo de poço.
[0054] O mecanismo de liberação de pressão pode ser adaptado para romper em uma pressão limite.
[0055] Em pelo menos uma modalidade, o mecanismo de liberação de pressão e o mecanismo de deformação podem ser o mesmo.
[0056] O dispositivo de restrição de fluxo pode compreender adicionalmente uma luva de inserto deformável. A luva de inserto deformável pode ser localizada na superfície interna do inserto deformável.
[0057] A luva de inserto deformável pode ser adaptada para retrair à medida em que o inserto deformável se deforma. Tal arranjo melhora a restrição de fluxo provida pelo inserto deformado à medida em que a luva de inserto retraída forma uma vedação de plástico consigo mesma.
[0058] De acordo com um segundo aspecto da presente invenção, é provido um método para restringir o fluxo através de um conduto, o método compreendendo as etapas de:prover um dispositivo de restrição de fluxo em um conduto, o conduto tendo um furo passante, o dispositivo de restrição de fluxo tendo pelo menos um gatilho, pelo menos um material de geração de pressão, um inserto deformável e um suporte de inserto, o dispositivo de restrição de fluxo sendo arranjado de modo que quando o dispositivo de restrição de fluxo é exposto a uma pressão de furo passante interna, uma força gerada sobre uma superfície interna do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é substancialmente resistida pelo inserto deformável em combinação com o suporte de inserto de modo que deformação do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é limitada; ativar o pelo menos um gatilho para gerar pelo menos um sinal de ativação, o sinal de ativação sendo transmitido à pelo menos uma porção de material de geração de pressão, o/cada material de geração de pressão gerando uma força de deformação em resposta ao sinal de ativação, a força de deformação deformando uma seção de parede de inserto deformável para reduzir a área em seção transversal do furo passante do dispositivo de restrição de fluxo.
[0059] De acordo com um terceiro aspecto da invenção, é provido um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um furo de poço, o dispositivo de restrição de fluxo compreendendo: um inserto deformável tendo uma seção de parede que tem uma superfície interna e uma superfície externa e que define um furo passante, a seção de parede tendo propriedades que são conducentes à deformação, o inserto deformável sendo adaptado, em uso, para ser localizado em ou adjacente a um suporte de inserto;pelo menos uma porção de material de geração de pressão adaptada em uso para gerar uma força de deformação em resposta a um sinal de ativação, a força de deformação adaptada para deformar a seção de parede do inserto deformável quando aplicada à superfície externa do inserto de deformação para reduzir uma área em seção transversal do furo passante; epelo menos um gatilho adaptado para gerar o/cada sinal de ativação;em que, em uso, quando o dispositivo de restrição de fluxo é exposto a uma pressão de poço, uma força gerada na superfície interna do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é substancialmente resistida pelo inserto deformável em combinação com o suporte de inserto de modo que deformação do inserto deformável pela pressão de furo passante interna é limitada.
[0060] Será entendido que características associadas com o primeiro aspecto podem ser igualmente aplicáveis ao segundo e ao terceiro aspectos, mas não foram repetidas para brevidade.
Breve Descrição dos Desenhos
[0061] Modalidades da presente invenção serão descritas agora com referência aos desenhos anexos, nos quais:Figura 1 é uma seção de um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de uma tubulação interna de um furo de poço de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção;Figura 2 é uma vista plana do inserto deformável do dispositivo de restrição de fluxo da Figura 1; Figura 3 é uma seção do dispositivo de restrição de fluxo da Figura 1 após a deformação; Figura 4 é uma seção de um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de uma tubulação interna de um furo de poço de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção;Figura 5 é uma vista plana do inserto deformável do dispositivo de restrição de fluxo da Figura 4;Figura 6 é uma seção de um dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de uma tubulação interna de um furo de poço de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção; eFigura 7 é uma vista plana do inserto deformável do dispositivo de restrição de fluxo da Figura 6;
Descrição Detalhada dos Desenhos
[0062] Referindo-se primeiramente à Figura 1, uma seção de um dispositivo de restrição de fluxo, geralmente indicada pelo número de referência 10, para restringir fluxo através de uma tubulação interna de um furo de poço 12, de acordo com uma primeira modalidade da presente invenção. O dispositivo de restrição de fluxo 10 compreende um inserto deformável 14 tendo uma seção de parede 16 definindo um furo passante 18. O inserto deformável 14 é alojado dentro de um corpo de dispositivo de restrição de fluxo 20. O corpo de dispositivo 20 é conectado de modo rosqueado em uma primeira extremidade do corpo do dispositivo 22 a uma primeira seção de tubulação interna 24 e em uma segunda extremidade do corpo de dispositivo 26 a uma segunda seção de tubulação interna 28. O inserto deformável 14 está localizado dentro de um rebaixo de corpo de dispositivo 44 definido por uma superfície interna 32 do corpo de dispositivo 20.
[0063] O inserto deformável 14 é fabricado a partir de uma peça única de 316 aço inoxidável e compreende uma seção de parede deformável 16, tendo propriedades que são úteis para deformação e uma porção de parede de rebaixo de inserto deformável 54 definindo um rebaixo externo 34 adaptado para receber uma porção de material de geração de pressão 36 na forma de um propulsor, perclorato de amônio. A porção de material de geração de pressão 36 é adaptada, em uso, para gerar uma força de deformação em resposta a um sinal de ativação transmitido para o material de geração de pressão 36 por um gatilho 38 alojado em um vazio 64 criado pela provisão de um rebordo 58 definido pelo corpo de alojamento 20.
[0064] A força de deformação gerada pela porção de material de geração de pressão 36 em resposta ao sinal de atuação é adaptada para deformar a seção de parede deformável 16 para reduzir a área de seção transversal do furo passante 40 e restringir o fluxo através do furo passante 18, como será discutido no devido curso.
[0065] Na configuração não deformada mostrada na Figura 1, pode ser visto que uma superfície externa de seção de parede de inserto 42 está em contato com uma superfície de rebaixo de corpo de dispositivo 32 e vedada em cada extremidade por duas vedações do tipo o-ring 84. Em uso normal, a pressão do furo de poço dentro do conduto 12 gera uma força que atua no inserto deformável 14 e é resistida pelo inserto deformável 14 em combinação com o corpo de dispositivo 20 que atua como um suporte de inserto. O corpo 20 é classificado de modo que a parede de corpo 50 pode substancialmente aguentar a pressão do furo de poço de modo que a deformação do inserto deformável 14 pela pressão do furo de poço é limitada. Tal arranjo provê liberdade para o designer produzir o projeto do inserto deformável 14 e a deformação induzida pelo material de geração de pressão 36 para alcançar a restrição de fluxo requerida.
[0066] Será notado que a espessura de uma porção de parede do rebaixo de inserto deformável 54 atrás da qual o material de geração de pressão 36 é armazenado, é substancialmente mais espessa que a seção de parede deformável 16. Isto é para assegurar que o material de geração de pressão 36 não está comprimido pela parede de rebaixo de inserto deformável 54 deformando sob a pressão do furo de poço para fechar o rebaixo externo 34.
[0067] A seção de parede de inserto de deformação 16 define um rebaixo de furo passante 60 no qual uma luva PEEK sacrifical 62 está localizada. A luva 62 é dimensionada de modo que a superfície interna da luva 64 combina com as superfícies do conduto 12, a parede de rebaixo de inserto 54 e o corpo 14 para prover uma superfície interna de dispositivo 66 e definir o diâmetro do furo passante 44. Tal arranjo reduz desgaste nos componentes do dispositivo de restrição de fluxo 10 à medida em que hidrocarbonetos fluem através do conduto 12. Como será mostrado, durante a deformação da seção de parede 16, a luva 62 deforma com a seção de parede 16 e intensifica o fechamento do furo passante 18 por uma porção do inserto deformável 62 entrando em contato, ou em grande proximidade com outra porção do inserto deformável 62.
[0068] Referindo-se agora à Figura 2, uma vista plana do inserto deformável 14 do dispositivo de restrição de fluxo 10 da Figura 1, pode ser visto que a superfície externa 42 do inserto 14 define uma pluralidade de estrias 56 (também mostradas no esboço quebrado na Figura 1), cada estria 56 provendo um trajeto de fluxo a partir do rebaixo de inserto 34 para a seção de parede deformável 16.
[0069] Referindo-se agora à Figura 3, é mostrada uma vista de seção do dispositivo de restrição de fluxo 10 da Figura 1 após a deformação. Nesta Figura, pode ser visto que a seção de parede 16 do inserto deformável 14 foi deformada para dentro para reduzir a área de seção transversal do furo passante 18. A luva sacrificial 62 se retraiu com a seção de parede 16 para formar uma vedação com ela mesma e adicionalmente restringir o furo passante 18.
[0070] Figura 3 também mostra um desvio 80 que foi aberto na seção de parede 16 pela deformação da seção de parede 16. O desvio 80 permite o fluxo através da seção de parede 16 na direção das setas mostradas na figura 3, em um vazio 82 gerado pela deformação. O fluido fluindo através do desvio 80 é vedado dentro do vazio 82 pelas vedações o-ring 84, aumentado a pressão de fechamento e induzindo uma segunda deformação da seção de parede de inserto deformável 16 reduzindo adicionalmente a área de seção transversal do furo passante e intensificando adicionalmente o efeito de restrição de fluxo.
[0071] A referência é feita agora à Figura 4, uma seção do dispositivo de restrição de fluxo 110 para restringir fluxo através da tubulação interna do furo de poço 112 de acordo com uma segunda modalidade da presente invenção e a Figura 5, uma vista plana do inserto deformável 114 do dispositivo de restrição de fluxo 110 da Figura 4.
[0072] O dispositivo de restrição de fluxo 110 da Figura 4 é em grande parte o mesmo que o dispositivo de restrição de fluido 10 da Figura 1. A diferença primária pode ser vista mais claramente na Figura 5 a partir da qual será notado que as estrias 156 são de comprimentos variados. Tal arranjo permite que o designer alcance um perfil de restrição de fluxo particular no inserto deformável deformada 114.
[0073] Referência é feita agora à Figura 6, uma seção de um dispositivo de restrição de fluxo 210 para restringir fluxo passante através de uma tubulação interna de furo de poço 212 de acordo com uma terceira modalidade da presente invenção, e a Figura 7, uma vista plana do inserto deformável 214 do dispositivo de restrição de fluxo 210 da Figura 5. Nesta modalidade, há estrias 256 em cada extremidade da seção de parede 216 e há duas cavidades 234 contendo dois materiais de geração de pressão 236 separados. Nesta modalidade, os materiais de geração de pressão 236 são acionados em momentos diferentes para induzir um perfil de deformação ainda adicionalmente alternativo. Ambos os materiais de geração de pressão são acionados pelos sinais de ativação enviados pelo gatilho 238 para cada material de geração de pressão 236.
[0074] Várias modificações e melhorias podem ser feitas às modalidades descritas acima sem fugir do escopo da presente invenção. Por exemplo, a luva 62 da primeira modalidade é PEEK. Qualquer plástico de engenharia ou outro material poderia ser usado tal como cerâmica. Adicionalmente, o corpo do dispositivo é afixado ao primeiro e ao segundo condutos por meio de uma conexão rosqueada. Outras formas de conexão podem ser usadas como encaixe por interferência.

Claims (13)

1. Dispositivo de restrição de fluxo (10) para restringir fluxo através de um conduto (12), o dispositivo de restrição de fluxo (10) compreendendo:um inserto deformável (14) tendo uma seção de parede (16) que tem uma superfície interna (32) e uma superfície externa (42) e que define um furo passante (18), a seção de parede (16) tendo propriedades que são conducentes à deformação, o inserto deformável (14) sendo adaptado, em uso, para ser localizado em ou adjacente a um suporte de inserto;pelo menos uma porção de material de geração de pressão (36) adaptada para, em uso, gerar uma força de deformação em resposta a um sinal de ativação, a força de deformação sendo adaptada para deformar a seção de parede (16) do inserto deformável (14) quando aplicada à superfície externa (42) do inserto de deformação para reduzir uma área em seção transversal (40) do furo passante (18); e,pelo menos um gatilho (38) adaptado para gerar o/cada sinal de ativação,onde, em uso, quando o Dispositivo de restrição de fluxo (10) é exposto a uma pressão de furo passante interna, uma força gerada na superfície interna do inserto deformável (14) pela pressão de furo passante interna é resistida pelo inserto deformável (14) em combinação com o suporte de inserto de modo que a deformação do inserto deformável (14) pela pressão de furo passante interna é limitada, onde a força de deformação é adaptada para induzir uma primeira deformação na seção de parede (16) do inserto deformável (14), e onde o dispositivo de restrição de fluxo (10) compreende um mecanismo de deformação adaptado para facilitar uma segunda deformação do inserto deformável (14),caracterizado pelo fato de que a segunda deformação do inserto deformável (14) é um desvio (80).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é adaptado, em uso, para ser localizado em um conduto (12).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o suporte de inserto é a parede do conduto.
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente um corpo (20).
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o corpo (20) é adaptado para receber o inserto deformável (14).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o corpo (20) define um rebaixo (44) adaptado para receber o inserto deformável (14).
7. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o corpo (20) define um furo passante (18), o furo passante (18) do corpo (20) sendo substancialmente o mesmo que o furo passante (18) do inserto deformável (14).
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que o inserto deformável (14) é afixável ao corpo (20).
9. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o inserto deformável (14) é afixável o corpo (20) em uma interface.
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o inserto deformável (14) é afixável de modo liberável ao corpo (20).
11. Dispositivo de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o inserto deformável (14) é afixável de modo vedável ao corpo (20).
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que compreende uma ou mais vedações (84), que são providas para garantir que o fluido fluindo através do conduto (12) não desvie o inserto deformável (14).
13. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o inserto deformável (14) forma um encaixe por interferência ou vedação parcial através de contato com o corpo (20).
BR112016011035-8A 2013-11-19 2014-11-18 Dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto BR112016011035B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB1320435.9 2013-11-19

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016011035B1 true BR112016011035B1 (pt) 2021-11-03

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013008349B1 (pt) barreira anelar para ser expandida em um anel, sistema de barreira anelar, e sistema de fundo de poço
BRPI1100651B1 (pt) montagem de cabeça de poço com um eixo geométrico e método para a instalação de uma montagem de cabeça de poço
BR112019004690B1 (pt) Controlador preventivo de erupção, e, método para fechar um furo transpassante
BR112016010467B1 (pt) Barreira anular, sistema de fundo de poço e método de isolamento de poço
BR112017008752B1 (pt) Barreira anular de fundo de poço com mecanismo de fechamento e sistema de barreira anular de fundo de poço
US20200149369A1 (en) Downhole tool having a shock-absorbing sleeve
US20120273055A1 (en) Annular relief valve
BR102012031579A2 (pt) Aparelho de conjunto de gaveta de cisalhamento, conjunto de preventores (bop) similar a gaveta e método para reduzir a força requerida para cisalhar um tubo de campo petrolífero
BR112014006226A2 (pt) ferramenta de injeção de fundo de poço
BR112015017171B1 (pt) Sistema e método de completação do poço
MX2014006797A (es) Una barrera anular con un dispositivo autoactivado.
US7971639B2 (en) Device for conducting cementing operations and inflow regulation
BR112016011906B1 (pt) válvula de segurança, e, método para atuar uma válvula de segurança
MX2015003118A (es) Sistemas y metodos de presion de fondo del pozo activados.
BRPI0518796A2 (pt) aparelho e mÉtodo para perfurar um furo de poÇo, ferramenta de desvio para uso em perfuraÇço de um furo de poÇo, e, aparelho para perfurar um furo de poÇo e cimentar um tubo interno nele
BR112013027727B1 (pt) dispositivo para operar ferramentas ou equipamentos subaquáticos e método para controlar tal dispositivo
BR112014004627B1 (pt) método para separar um elemento tubular, e, ferramenta de separação de emergência de poço
BR112016011035B1 (pt) Dispositivo de restrição de fluxo para restringir fluxo através de um conduto
CA2910501C (en) Downhole packer
EP3094810B1 (en) Improved tool
WO2015105740A1 (en) Flow restriction device
BR102012008750A2 (pt) bloqueador de tubo e método para bloqueio de uma extremidade de um tubo submarino
BR112014032445B1 (pt) válvula de segurança e método de atuação de uma válvula de segurança
BR102013011564A2 (pt) Ventilação hidrostática à prova de falha
BR112017012787B1 (pt) Dispositivo de contenção de pressão