BR112016009924B1 - Sistema para tratamento da cabeça de um usuário, e, método de tratamento da cabeça de um usuário mediante o uso de um dispositivo de tratamento - Google Patents

Sistema para tratamento da cabeça de um usuário, e, método de tratamento da cabeça de um usuário mediante o uso de um dispositivo de tratamento Download PDF

Info

Publication number
BR112016009924B1
BR112016009924B1 BR112016009924-9A BR112016009924A BR112016009924B1 BR 112016009924 B1 BR112016009924 B1 BR 112016009924B1 BR 112016009924 A BR112016009924 A BR 112016009924A BR 112016009924 B1 BR112016009924 B1 BR 112016009924B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
head
treatment
guide
treatment device
Prior art date
Application number
BR112016009924-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Robert Godlieb
Harry Broers
Arnoldus Werner Johannes Oomen
Original Assignee
Koninklijke Philips N.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Koninklijke Philips N.V. filed Critical Koninklijke Philips N.V.
Publication of BR112016009924B1 publication Critical patent/BR112016009924B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • B26B19/3873Electric features; Charging; Computing devices
    • B26B19/388Sensors; Control
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B21/00Razors of the open or knife type; Safety razors or other shaving implements of the planing type; Hair-trimming devices involving a razor-blade; Equipment therefor
    • B26B21/40Details or accessories
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B21/00Razors of the open or knife type; Safety razors or other shaving implements of the planing type; Hair-trimming devices involving a razor-blade; Equipment therefor
    • B26B21/40Details or accessories
    • B26B21/4081Shaving methods; Usage or wear indication; Testing methods

Abstract

SISTEMA PARA TRATAMENTO DE UMA PARTE DE UM CORPO A SER TRATADA, E, MÉTODO DE TRATAMENTO DE UMA PARTE DE UM CORPO A SER TRATADA MEDIANTE O USO DE UM DISPOSITIVO DE TRATAMENTO A presente invenção se refere a um sistema para tratamento de uma parte de um corpo a ser tratada. Em particular, a presente invenção se refere a um sistema (10) para cortar cabelos em uma parte de um corpo a ser tratada. O sistema (10) tem um dispositivo de tratamento portátil (20) tendo uma unidade de tratamento (24). O sistema tem, também, um módulo de imageamento (30) configurado para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento (20) em relação à parte do corpo a ser tratada, com base em uma imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento (20). O sistema também tem uma face da guia (26) configurada para espaçar a unidade de tratamento (24) em relação à parte do corpo a ser tratada durante o uso do sistema. Um controlador (40) é configurado para alterar uma distância entre a unidade de tratamento e a face da guia, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento (30). O presente pedido se refere, também, a um método para tratamento de uma parte de (...).

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção se refere a um sistema para tratamento da cabeça de um usuário. Em particular, a presente invenção se refere a um sistema para cortar cabelos na cabeça de um usuário. A presente invenção se refere, também, a um método para tratamento da cabeça de um usuário.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Dispositivos para tratar uma parte de um corpo, por exemplo, cortar os cabelos de uma parte de um corpo a ser tratada, incluem dispositivos portáteis energizados que são colocados contra uma parte do corpo de um usuário e deslocados sobre áreas onde os cabelos serão cortados, por exemplo, um aparador. Esses dispositivos incluem dispositivos mecânicos para cortar cabelos. O usuário seleciona um comprimento de corte ajustando ou selecionando uma guia, como um pente, que se estende sobre uma lâmina de corte e então seleciona as áreas dos cabelos a serem cortadas e as áreas a não serem cortadas posicionando e deslocando o dispositivo adequadamente.
[003] Para cortar os cabelos de um usuário, ou os cabelos de outra pessoa, é necessário habilidade para criar um estilo específico ou para fornecer um resultado apresentável. Ainda que seja possível usar um aparador para cortar os cabelos, esse dispositivo em geral corta os cabelos com um comprimento consistente por toda a cabeça. Esses dispositivos são difíceis de posicionar adequadamente sobre a cabeça do usuário, por exemplo. A precisão do tratamento proporcionado pelo dispositivo depende da habilidade e da mão firme do usuário. Além disso, o dispositivo, bem como a mão e o braço do usuário, pode impedir a visão do usuário dificultando, assim, o posicionamento e o movimento adequados do dispositivo. São conhecidos sistemas que usam uma unidade que pode ser montada na cabeça de um usuário para proporcionar orientação posicional a um dispositivo de corte, entretanto, esses sistemas são, em geral, pouco práticos e desconfortáveis para um usuário.
[004] Algumas informações sobre antecedentes podem ser encontradas nos documentos WO2013/011380 e DK2012 00292.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005] É um objetivo da invenção apresentar um sistema e um método para tratamento da cabeça de um usuário, que substancialmente aliviam ou superam os problemas mencionados acima.
[006] De acordo com a presente invenção, é apresentado um sistema para tratamento da cabeça de um usuário, que compreende um dispositivo de tratamento portátil tendo uma unidade de tratamento, um módulo de imageamento configurado para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à da cabeça do usuário, com base em uma imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento, e uma face da guia configurada para espaçar o dispositivo de tratamento em relação à da cabeça do usuário, em que um controlador é configurado para alterar uma distância entre a unidade de tratamento e a face da guia, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
[007] Portanto, o sistema funciona de modo a determinar a posição do dispositivo de tratamento em relação à da cabeça do usuário, com base em uma imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento. Isso minimiza o número de componentes que são necessários. Com essa disposição, é possível alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia para ajudar o desempenho do dispositivo de tratamento quando o dispositivo de tratamento é usado na cabeça de um usuário, por exemplo, para cortar o cabelo. Isso permite que a distância entre a unidade de tratamento e a parte do corpo a ser tratada seja alterada usando um módulo de imageamento sem a necessidade de montar quaisquer componentes ou indicadores no usuário.
[008] Com essa disposição, é possível ajustar a distância entre a unidade de tratamento e a cabeça do usuário e, assim, variar o tratamento aplicado à cabeça do usuário. Por exemplo, com uma disposição para cortar cabelos, a distância de corte é alterável para permitir que sejam cortados diferentes comprimentos de cabelo. O controlador é capaz de ajustar dinamicamente a distância entre a unidade de tratamento e a cabeça do usuário com base nas informações geradas pelo módulo de imageamento. Portanto, a distância é capaz de ser automaticamente alterada para fornecer diferentes características de tratamento fornecidas pela unidade de tratamento dependendo da distância.
[009] A imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento pode ser uma imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento, em que o módulo de imageamento pode ser configurado para detectar uma direção do olhar da cabeça do usuário, com base na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento.
[0010] O módulo de imageamento pode ser configurado para detectar a direção do olhar da cabeça do usuário, com base na detecção de um ou mais objetos na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento e, opcionalmente, com base na detecção do nariz e/ou das orelhas do usuário na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento.
[0011] Com essa disposição, o módulo de imageamento é capaz de fornecer, com precisão, informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à cabeça do usuário, mediante a detecção de um ou mais objetos facilmente identificáveis, como características da cabeça. Adicionalmente, mediante a detecção do nariz e/ou das orelhas do usuário na imagem da cabeça do usuário, é possível identificar facilmente a direção do olhar e/ou determinar a localização de outras partes da cabeça do usuário, devido ao fato de que o nariz e/ou as orelhas do usuário estão em uma localização fixa em relação a outras partes da cabeça do usuário. Será reconhecido, também, que o nariz e/ou as orelhas do usuário são facilmente determináveis por um módulo de imageamento, devido aos objetos que se projetam a partir do restante da cabeça. Ainda que o nariz e/ou as orelhas do usuário sejam facilmente determináveis por um módulo de imageamento, será também reconhecido que pode ser determinada a posição de outras características, por exemplo os olhos e/ou a boca de um usuário devido ao seu contraste com o restante da face do usuário.
[0012] O sistema para tratar a cabeça de um usuário pode ser um sistema para cortar cabelos na cabeça de um usuário, o dispositivo de tratamento pode ser um dispositivo de corte, e a unidade de tratamento pode ser uma unidade de corte.
[0013] Com essa disposição, é possível fornecer um sistema para cortar cabelos que permite que diferentes estilos sejam produzidos alterando-se a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento durante o uso do sistema. Portanto, é possível ajustar automática e dinamicamente a distância, à medida que muda a posição do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada, por exemplo a cabeça de um usuário.
[0014] O dispositivo de tratamento pode compreender um corpo principal. A face da guia pode estar no corpo principal e a unidade de tratamento pode ser móvel em relação ao corpo principal, para ajustar a distância entre a face da guia e a unidade de tratamento.
[0015] Com essa disposição, é possível ajustar a distância entre a unidade de tratamento e a parte do corpo a ser tratada, quando o dispositivo de tratamento é disposto contra a parte do corpo a ser tratada, sem ajustar a distância entre o corpo principal do dispositivo de tratamento e a parte do corpo a ser tratada. Portanto, é possível minimizar qualquer movimento percebido do dispositivo de corte em relação à parte do corpo devido a um ajuste entre a face da guia e a unidade de tratamento. Adicionalmente, falhas mecânicas devido a uma tentativa do usuário de resistir a um movimento de um componente do dispositivo de tratamento podem ser minimizadas.
[0016] A unidade de tratamento no corpo principal e a face da guia podem ser móveis em relação ao corpo principal para ajustar a distância entre a face da guia e a unidade de tratamento.
[0017] Portanto, é possível simplificar a disposição da unidade de corte e o corpo principal minimizando o movimento da unidade de corte na direção favorável e contrária ao corpo principal. Isso pode ajudar a fabricar o dispositivo.
[0018] A unidade de tratamento compreende adicionalmente um atuador, sendo que o controlador pode ser configurado para ajustar o atuador dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento para alterar a distância entre a unidade de tratamento e a unidade da guia.
[0019] A imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento pode ser uma imagem da parte do corpo a ser tratada e do dispositivo de tratamento.
[0020] Portanto, a precisão do sistema pode ser maximizada devido ao fato de a imagem ser uma imagem da parte a ser tratada. Adicionalmente, a disposição do sistema é simplificada porque o módulo de imageamento é capaz de fornecer informações diretas sobre a parte do corpo a ser tratada.
[0021] O módulo de imageamento pode compreender uma câmera de alcance.
[0022] Portanto, o módulo de imageamento é capaz de ser configurado para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento de forma direta.
[0023] O sistema pode compreender adicionalmente uma unidade de medição inercial configurada para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento.
[0024] Portanto, é possível maximizar a precisão das informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento que é fornecido como parte do sistema. Além disso, o módulo de navegação inercial pode permitir informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento a serem fornecidas ao controlador, caso o módulo de imageamento não consiga fornecer essas informações. Isso também proporciona um nível de redundância contra falha no módulo de imageamento.
[0025] O controlador pode ser configurado para alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia do dispositivo de tratamento dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento e pela unidade de medição inercial.
[0026] Com essa disposição, é possível maximizar a precisão da posição determinada do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada.
[0027] O controlador pode ser configurado para alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia do dispositivo de tratamento dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento e pela unidade de medição inercial quando o dispositivo de tratamento está fora da zona de detecção óptica do módulo de imageamento.
[0028] Portanto, é possível ajudar a manter e/ou maximizar a precisão das informações geradas pelo módulo de imageamento quando o dispositivo de tratamento está fora de uma zona de detecção óptica do módulo de imageamento.
[0029] O controlador pode ser configurado para calibrar a unidade de medição inercial com base nas informações geradas pelo módulo de imageamento.
[0030] Com essa disposição, é possível maximizar a precisão das informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento durante a operação do sistema. Em particular, essa disposição ajuda a contrabalancear o desvio das leituras do sistema de navegação inercial ao longo do tempo, acumulando, assim, um erro de posicionamento.
[0031] O módulo de imageamento pode ser configurado para gerar informações indicativas da orientação do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada com base em uma imagem da parte do corpo e do dispositivo de tratamento.
[0032] Nesse caso, o módulo de imageamento também é capaz de determinar as informações indicativas da orientação do dispositivo de tratamento. Isso pode ajudar a maximizar a precisão do tratamento. Além disso, o módulo de imageamento determinando as informações indicativas da orientação do dispositivo de tratamento permite que uma distância entre a unidade de tratamento e a face da guia do dispositivo de tratamento seja alterada dependendo das informações da orientação do dispositivo de tratamento gerado pelo módulo de imageamento.
[0033] Com a geração das informações indicativas da orientação do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada também é possível determinar o ângulo no qual a unidade de tratamento é disposta contra a parte do corpo a ser tratada.
[0034] O controlador pode ser configurado para determinar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia em uma posição relativa com base em uma distância predefinida entre a unidade de tratamento e a face da guia para essa posição relativa.
[0035] A distância entre a unidade de tratamento e a face da guia pode ser uma primeira característica operacional que o controlador é configurado para alterar, o controlado pode ser configurado para alterar uma segunda característica operacional do dispositivo de tratamento dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
[0036] Portanto, é possível que uma ou mais características adicionais operacionais do dispositivo de tratamento sejam alteradas para ajudar o sistema a fornecer um tratamento melhorado para a parte do corpo a ser tratada.
[0037] De acordo com um outro aspecto da invenção, é fornecido dispositivo de tratamento configurado para ser usado em um sistema, conforme descrito acima. De acordo com um outro aspecto da presente invenção, é apresentado um método de tratamento da cabeça de um usuário usando o dispositivo de tratamento compreendendo a geração de informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à cabeça do usuário, com base em uma imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento, usando um módulo de imageamento, em que a imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento é uma imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento, em que o módulo de imageamento é configurado para detectar uma direção do olhar da cabeça do usuário com base na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento, e alterar a distância entre a unidade de tratamento e uma face da guia do dispositivo de tratamento, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
[0038] Com esse método, é possível determinar a posição do dispositivo de tratamento com base apenas em uma imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de tratamento. Isso minimiza o número de etapas que são necessárias para alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia do dispositivo de tratamento com base em objetos, como características, da cabeça de um usuário. Com essa disposição, é possível alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia quando o dispositivo de tratamento é usado na cabeça de um usuário, por exemplo, cortando o cabelo.
[0039] Esses e outros aspectos da invenção ficarão evidentes e serão elucidados com referência às modalidades doravante descritas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0040] As modalidades da invenção serão agora descritas, somente a título de exemplo, com referência aos desenhos em anexo, nos quais: a Figura 1 mostra uma vista esquemática de um sistema para cortar cabelos, a Figura 2 mostra uma vista esquemática de um dispositivo de corte, e a Figura 3 mostra um diagrama esquemático do sistema, de acordo com a Figura 1.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES
[0041] As modalidades aqui descritas descrevem um sistema para cortar cabelos. Com referência à Figura 1, um sistema para cortar cabelos 10 é mostrado. O sistema para cortar cabelos 10 atua como um sistema para tratar uma parte de um corpo a ser tratada. O sistema 10 compreende um dispositivo de corte 20 e uma câmera 30. A câmera 30 atua como um módulo de imageamento. A câmera 30, atuando como um módulo de imageamento, é um identificador de posição configurado para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada. Ou seja, um identificador de posição é capaz de gerar informações indicativas da posição de um ou mais objetos. O sistema compreende, adicionalmente, um controlador 40. O controlador 40 é configurado para operar o dispositivo de corte 20.
[0042] Nas modalidades aqui descritas, o sistema 10 é descrito por referência ao usuário do sistema 10 sendo a pessoa sendo tratada. Ou seja, o usuário está usando o sistema para tratar a si mesmo. Entretanto, ficará entendido que, em uma modalidade alternativa, o usuário é uma pessoa usando o sistema 10 para aplicar o tratamento usando o sistema 10 para uma outra pessoa.
[0043] A câmera 30 e o controlador 40 formam parte de uma unidade de base 50. Alternativamente, a câmera 30 e o controlador 40 são dispostos separadamente. O controlador 40 pode ser no dispositivo de corte 20. A câmera 30 pode ser no dispositivo de corte 20. A câmera 30, o controlador 40 e o dispositivo de corte 20 se comunicam entre si. Na presente modalidade, a câmera 30 e o controlador 40 se comunicam através de uma conexão com fio 60. O controlador 40 e o dispositivo de corte 20 se comunicam através de uma conexão sem fio 70. Disposições alternativas são consideradas. Por exemplo, o controlador 40 e o dispositivo de corte 20 podem ser conectados por uma conexão com fio, e/ou o controlador 40 e a câmera 30 podem ser conectados por uma conexão sem fio. Módulos sem fio, por exemplo, transmissor de rádio ou infravermelho e receptores, atuam para conectar os diferentes componentes sem fio. Ficará entendido que as tecnologias WiFi (TM) e Bluetooth (TM) podem ser usadas.
[0044] A unidade de base 50 na presente modalidade é uma parte dedicada do sistema 10. Entretanto, ficará entendido que a unidade de base 50 pode ser um dispositivo tendo um módulo de imageamento e/ou um controlador, entre outros componentes. Por exemplo, a unidade de base 50 pode ser ou compreender um telefone celular, um computador tablet ou um laptop, um outro dispositivo móvel ou um dispositivo não móvel, como um monitor de computador ou estação de acoplamento com uma câmera embutida ou fixa. A unidade de base pode ser formada como duas ou mais unidades secundárias distintas.
[0045] Com referência às Figuras 1 e 2, o dispositivo de corte 20 é um dispositivo elétrico portátil para aparar cabelos. Entretanto, entende-se que o dispositivo de corte 20 pode ter disposições alternativas. Por exemplo, o dispositivo de corte pode ser um dispositivo de barbear elétrico portátil. O dispositivo de corte 20 atua como um dispositivo de tratamento. O dispositivo de corte 20 é deslocado sobre uma pele 80 de uma parte do corpo de um usuário, por exemplo sua cabeça 81, para aparar cabelos nessa parte do corpo. O dispositivo de corte 20 compreende um corpo principal 21 e uma cabeça de corte 22 em uma extremidade do corpo principal 21. O corpo principal 21 define uma porção de cabo 23. O corpo 21 e a cabeça de corte 22 são dispostos de modo que o usuário possa segurar a porção de cabo 23.
[0046] A cabeça de corte 22 tem uma unidade de corte 24. A unidade de corte 24 é configurada para aparar o cabelo. A unidade de corte 24 atua como uma unidade de tratamento. A unidade de corte 24 tem um ou mais elementos de tratamento estacionários (não mostrados) e um ou mais elementos de tratamento móveis que se deslocam em relação a um ou mais elementos de tratamento estacionários. Os fios de cabelo se projetam além do elemento de tratamento estacionário e são cortados pelo elemento de tratamento móvel. Em particular, em uma modalidade, a unidade de corte 24 compreende uma lâmina estacionária, atuando como um elemento de tratamento estacionário, e uma lâmina móvel, atuando como um elemento de tratamento móvel. A lâmina estacionária tem uma borda estacionária que compreende uma primeira matriz de dentes. A lâmina móvel tem uma borda móvel que compreende uma segunda matriz de dentes. A borda estacionária e a borda móvel são alinhadas paralelamente uma à outra. A lâmina móvel é móvel em uma forma reciprocante em relação à lâmina estacionária em um engate de corte de cabelos. Portanto, a segunda matriz de dentes é disposta para se deslocar em um movimento reciprocante em relação à primeira matriz de dentes. Na presente modalidade, o elemento de tratamento estacionário e o elemento de tratamento móvel formam partes mecânicas de corte cooperantes (não mostrado).
[0047] Ainda que uma unidade de corte seja descrita acima, ficará entendido que a cabeça de corte 22 pode compreender duas ou mais unidades de corte. Ainda que na presente disposição a unidade de corte compreenda um ou mais elementos de tratamento estacionários e um ou mais elemento de tratamento móvel, ficará entendido que disposições de corte alternativas são consideradas. Por exemplo, a unidade de corte 24 pode compreender uma chapa (não mostrada) através da qual os fios de cabelo se projetam e uma lâmina móvel (não mostrada) que se desloca sobre a chapa.
[0048] A unidade de corte 24 é acionada por um acionador 29. O acionador 29 atua para acionar a unidade de corte 24 em uma ação de acionamento. Na presente modalidade, o acionador 29 é um motor elétrico. O acionador 29 aciona o elemento ou elementos móveis em relação ao elemento ou elementos estacionários em um movimento reciprocante. A unidade de acionamento 29 é controlada por meio de um controlador 40.
[0049] A cabeça de corte 22 tem um guia 25. A cabeça de corte 25 tem uma face da guia 26. A face da guia 26 forma uma superfície de extremidade. A face da guia 26 é configurada para ser disposta contra a parte do corpo a ser tratada. A face da guia 26 é espaçada em relação à unidade de corte 24. Entretanto, em uma modalidade, a cabeça de corte 22 pode ser ajustável de modo que a face da guia 26 e a unidade de corte 24 fiquem planas uma com a outra. A face da guia 26 é disposta para espaçar a cabeça de corte 22 em relação à parte do corpo a ser aparada, por exemplo, a pele 80 da cabeça de um usuário.
[0050] Na presente modalidade, a guia 25 é um pente. A guia 25 tem uma pluralidade de dentes de pente paralelos, mas espaçados 27. Os dentes de pente espaçados 27 permitem a passagem de fios de cabelo entre os mesmos para que sejam expostos à unidade de corte 24 a ser cortada pela unidade de corte. A superfície distal de cada dente do corpo principal 21 forma a face da guia 26. A guia 25 é montada no corpo principal 21. A guia 25 é montada de modo removível no corpo principal 21. Isso permite que a unidade de corte 24 seja limpa, e a guia 25 seja intercambiável com e/ou substituída por uma outra guia.
[0051] A cabeça de corte 25 tem uma borda principal. (anterior) A borda anterior é alinhada com a borda móvel do elemento de tratamento móvel, mas é espaçada em relação ao mesmo. A borda anterior forma uma borda com a face da guia 26. A borda anterior é definida pelas extremidades dos dentes do pente 27. A borda anterior define uma interseção entre a face da guia 26 da guia 25 e uma face frontal da guia 25.
[0052] A distância entre a face da guia 26 e a unidade de corte 24 é ajustável. Ou seja, a face da guia 26 e a unidade de corte 24 são móveis na direção favorável e contrária uma da outra. A distância entre a face da guia 26 e a unidade de corte 24 atua como uma primeira característica operacional. Na presente modalidade, a guia 25 é montada de modo fixo ao corpo principal 21. Ou seja, a guia 25 é impedida de se deslocar na direção favorável ou contrária ao corpo principal 21. Entretanto, a guia 25 pode pivotar ao redor do corpo principal 21. A unidade de corte 24 é montada de maneira móvel no corpo principal 21. Ou seja, a unidade de corte 24 é móvel na direção favorável e contrária à face da guia 26. A unidade de corte 24 também pode ser pivotante em relação ao corpo principal 21. Um atuador 28 atua sobre a unidade de corte 24. Um atuador 28 se estende na cabeça de corte 22. O atuador 28 funciona de modo a mover a unidade de corte 24 em relação à face da guia 26. O atuador 28 é um atuador linear e pode ser um atuador mecânico ou um atuador eletromagnético, por exemplo.
[0053] A unidade de corte 24 dessa modalidade é montada sobre o atuador 28 que é configurado para mover a unidade de corte 24 em uma direção linear favorável ou contrária à da face da guia 26 e, portanto, da pele 80 do usuário durante o uso. O atuador 28 move a unidade de corte 24 em resposta a comandos do controlador 40.
[0054] Dependendo do tipo de atuador usado, a unidade de corte 24 pode ser montada sobre uma guia deslizante ou trilho linear, de modo que a unidade de corte 24 se desloque, sob a influência do atuador 28, e permaneça paralela à face da guia 26. O movimento pode ser em uma direção perpendicular à face da guia 26, ou pode ser em ângulo.
[0055] Com a disposição acima, a unidade de corte 24 se move em relação à face da guia 26. Portanto, a face da guia 26 é mantida em uma posição estacionária em relação ao corpo principal 21. Isso significa que a distância entre a face da guia 26 e o cabo não muda durante o uso do dispositivo de corte 20. Portanto, não há movimento percebido do dispositivo de corte 20 na mão de um usuário.
[0056] A distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 é variável de modo que o dispositivo de corte 20 está em ou entre uma condição mínima, na qual a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 está em um valor mínimo, e a condição máxima na qual a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 está em um valor máximo.
[0057] O dispositivo de corte 20 da modalidade presente é configurado para ter uma condição máxima de cerca de 100 mm. Entretanto, ficará entendido que faixas alternativas são possíveis. Por exemplo, um barbeador para aparar pelos faciais pode ser configurado para definir uma condição máxima de 10 mm. Essa faixa reduzida pode aumentar a precisão do dispositivo de corte 20.
[0058] Ainda que na modalidade acima descrita a unidade de corte 24 seja móvel em relação à face da guia 26, em uma modalidade alternativa, a guia 25 e, portanto, a face da guia 26, é móvel em relação à unidade de corte 24. A unidade de corte 24 pode ser montada de modo fixo ao corpo principal 21 e a guia 25 pode ser móvel em relação ao corpo principal 21. Em tal modalidade, o atuador atua na guia 25. A face da guia 26 é móvel na direção favorável e contrária à unidade de corte 24. A guia 25 pode ser deslizável sobre um ou mais trilhos para deslizar em relação à unidade de corte 24. Com tal modalidade, a disposição da unidade de corte 24 é simplificada.
[0059] Na disposição descrita acima, a distância entre a face da guia 26 e a unidade de corte 24 é ajustável por meio da operação do atuador. Entretanto, em uma modalidade, a distância entre a face da guia 26 e a unidade de corte 24 é também ajustável manualmente por um usuário.
[0060] A câmera 30, atuando como um módulo de imageamento, é uma câmera de profundidade ou de alcance. Ou seja, a câmera 30 usa o imageamento de alcance para determinar a posição dos elementos dentro do campo de visão, ou zona de detecção óptica 31, da câmera 30.
[0061] A câmera 30 produz uma imagem bidimensional com um valor da distância de elementos dentro da zona de detecção óptica 31 a partir de uma posição específica, como o próprio sensor da câmera. Na presente modalidade, a câmera 30 é configurada para empregar uma técnica de luz estruturada para determinar a posição, incluindo a distância, dos elementos dentro da zona de detecção óptica 31 da câmera 30. Essa técnica ilumina o campo de visão com um padrão de luz especialmente projetado. Uma vantagem dessa modalidade é que a profundidade pode ser determinada em qualquer tempo determinado usando apenas uma única imagem da luz refletida. Alternativamente, a câmera 30 é configurada para empregar uma técnica de tempo de voo para determinar a posição, incluindo a distância, dos elementos dentro do campo de visão da câmera 30. Uma vantagem dessa modalidade é que o número de peças em movimento é minimizado. Outras técnicas incluem tecnologias ecográficas, triangulação estéreo, folhas de triangulação de luz, interferometria e abertura codificada.
[0062] A câmera 30 é uma câmera digital capaz de gerar dados de imagem representando uma cena recebida pelo sensor da câmera. Os dados de imagem podem ser usados para captar uma sucessão de quadros como dados de vídeo. A zona de detecção óptica 31 é o campo de visão dentro do qual ondas ópticas refletidas de ou emitidas por objetos são detectadas pelos sensores da câmera. A câmera 30 detecta luz na parte visível do espectro, mas pode também ser uma câmera infravermelha.
[0063] A câmera 30, que atua como o módulo de imageamento, é configurada para gerar informações indicativas da posição de elementos dentro da zona de detecção óptica 31. A câmera 30 gera as informações com base nos dados de imagem gerados pelo sensor da câmera.
[0064] Na presente modalidade, a câmera 30, atuando como o módulo de imageamento, gera uma imagem visual com profundidade, por exemplo, um mapa RGB-D. A câmera 30 gera uma imagem visual com mapa de profundidade dos elementos dentro da zona de detecção óptica 31 da câmera 30. Meios alternativos para gerar informações indicativas da posição dos elementos dentro da zona de detecção óptica 31 são contemplados. Por exemplo, a câmera 30 pode gerar uma imagem de profundidade (mapa D) dos elementos dentro da zona de detecção óptica 31.
[0065] A câmera 30 é configurada para gerar uma imagem visual com um mapa de profundidade com 30 quadros por minuto. Além disso, a câmera 30 tem uma resolução de 640 x 480. A faixa de profundidade é entre 0,4 m e 1,5 m. O ângulo do campo de visão fica entre 40 graus e 50 graus. Isso fornece uma área adequada para um usuário ser posicionado dentro da zona de detecção óptica 31. A resolução de profundidade é configurada para ser cerca de 1,5 mm dentro da zona de detecção óptica 31.
[0066] Enquanto os parâmetros acima foram considerados suficientes para a determinação precisa da posição para cortar o cabelo, ficará entendido que parâmetros alternativos podem ser usados. Por exemplo, um filtro (não mostrado) pode ser usado para melhorar a precisão da resolução disponível.
[0067] A Figura 3 mostra um diagrama esquemático do sistema, de acordo com a Figura 10. O sistema 10 tem um dispositivo de corte 20, a câmera 30 e o controlador 40. O sistema 10 também tem uma entrada de usuário 90, memória 100, RAM 110, um ou mais módulos de retroinformação, por exemplo, incluindo um alto-falante 120 e/ou uma tela 130 e uma fonte de alimentação 140. Além disso, o sistema 10 tem uma unidade de medição inercial (UMI) 150.
[0068] A memória 100 pode ser uma memória não- volátil, como uma memória somente de leitura (ROM), uma unidade de disco rígido (HDD) ou uma unidade de estado sólido (SDD). A memória 100 armazena, entre outras coisas, um sistema operacional. A memória 100 pode ser posicionada remotamente. O controlador 40 pode ser capaz de consultar um ou mais objetos, como um ou mais perfis, armazenados pela memória 100 e carregar o um ou mais objetos armazenados na RAM 110.
[0069] A RAM 110 é usada pelo controlador 40 para armazenamento temporário de dados. O sistema operacional pode conter um código que, quando executado pelo controlador 40 juntamente com a RAM 110, controla a operação de cada dos componentes de hardware do sistema 10. O controlador 40 pode ser capaz de fazer com que um ou mais objetos, como um ou mais perfis, sejam armazenados remota ou localmente pela memória 100 e/ou pela RAM 110.
[0070] A fonte de alimentação 140 pode ser uma bateria. As unidades de fonte de alimentação separadas 140a, 140b da fonte de alimentação podem alimentar separadamente a unidade de base 50 e o dispositivo de corte 20. Alternativamente, uma unidade de fonte de alimentação pode fornecer energia para ambos, a unidade de base 50 e o dispositivo de corte 20. Nas presentes modalidades, a ou cada unidade de fonte de alimentação é uma bateria recarregável embutida, entretanto, ficará entendido que meios de fonte de alimentação alternativos são possíveis, por exemplo, um cabo de alimentação que conecta o dispositivo a uma fonte de eletricidade externa.
[0071] O controlador 40 pode assumir qualquer forma adequada. Por exemplo, o controlador 40 pode ser um microcontrolador, vários controladores, um processador ou vários processadores. O controlador 40 pode ser formado de um ou múltiplos módulos.
[0072] O sistema 10 também compreende alguma forma de interface de usuário. Opcionalmente, o sistema 10 inclui controles e/ou mostradores adicionais para ajustar algumas características operacionais do dispositivo, como potência ou altura do corte e/ou informações para o usuário sobre um estado atual do dispositivo.
[0073] Um alto-falante 120 está disposto na unidade de base 50. Alternativamente, o alto-falante pode ser sobre o dispositivo de corte 20 ou disposto separadamente. Em tal disposição, o alto-falante ficará disposto próximo à cabeça de um usuário para permitir que sinais audíveis gerados pelo alto-falante 120 sejam facilmente ouvidos por um usuário. O alto-falante 120 funciona em resposta a sinais do controlador 40, de moco a produzir sinais audíveis ao usuário. Ficará entendido que, em algumas modalidades, o alto-falante 120 pode ser omitido.
[0074] O mostrador 130 está disposto na unidade de base 50. Alternativamente, o mostrador 130 pode ser disposto sobre o dispositivo de corte 20 ou disposto separadamente. O alto-falante 130 funciona em resposta a sinais do controlador 40, de modo a produzir indicadores ou sinais visuais ao usuário. Ficará entendido que, em algumas modalidades, o mostrador 130 pode ser omitido.
[0075] O módulo de retroinformação, ou um dos módulos de retroinformação, pode incluir também um motor de vibração, por exemplo, para fornecer retroinformação tátil a um usuário.
[0076] Os dados inseridos pelo usuário 90 na presente modalidade incluem uma ou mais chaves de hardware (não mostradas) como um botão ou um interruptor. Os dados inseridos pelo usuário 90 são dispostos na unidade de base 50, mas ficará entendido que os dados inseridos pelo usuário 90 podem ser no dispositivo de corte 20, ou em uma combinação dos mesmos. A entrada de dados pelo usuário 90 funciona, por exemplo, de modo a permitir que um usuário selecione um modo operacional, ative o sistema 10 e/ou desative o sistema 10. A entrada de dados pelo usuário 90 pode incluir, também, meios mecânicos para permitir o ajuste manual de um ou mais elementos do sistema 10.
[0077] A unidade de medição inercial 150 está no dispositivo de corte 20. Na presente disposição, a UMI 150 é recebida no corpo principal 21 do dispositivo de corte 20. UMIs são conhecidas e, assim, uma descrição detalhada será omitida na presente invenção. A UMI 150 é configurada para fornecer as leituras de seis eixos de movimento relativo (translação e rotação). A UMI 150 é configurada para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de corte 20. As informações geradas pela UMI 150 são fornecidas para o controlador 40.
[0078] O sistema 10 da Figura 1 é operacional através do posicionamento da unidade de base 50 em um local adequado para cortar o cabelo. Ou seja, a unidade de base 50 é posicionada de modo que o usuário seja capaz de posicionar a parte do corpo a ser tratada, por exemplo, a cabeça, dentro da zona de detecção óptica 31. Por exemplo, a câmera 30 está disposta ao redor de uma altura na qual a cabeça do usuário será posicionada durante o funcionamento do sistema 10. Em uma modalidade na qual a câmera 30 é separada da unidade de base 50, ou a unidade de base é omitida, a câmera 30 é posicionada, conforme necessário. O dispositivo de corte portátil 20 é segurado pelo usuário.
[0079] O sistema 10 é atuado por um usuário operando os dados inseridos pelo usuário 90. O controlador 40 controla o acionador 29 para operar a unidade de corte 24 em um modo de corte. Ficará entendido que a unidade de corte 24 pode ter mais de um modo de tratamento. O controlador 40 controla o atuador 28 para determinar a posição da unidade de corte 24 em relação à face da guia 26.
[0080] Quando o sistema é atuado, o dispositivo de corte 20 fica em ou entre uma condição mínima, na qual a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 está em um valor mínimo, e a condição máxima na qual a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 está em um valor máximo. O controlador 40 se move inicialmente em uma condição máxima, de modo que os cabelos não possam ser cortados acidentalmente a um comprimento mais curto que o desejado.
[0081] O usuário usa o sistema 10 segurando o dispositivo de corte portátil 20 e movendo o dispositivo de corte 20 sobre áreas da parte do corpo onde os cabelos serão cortados. A face da guia 26 da cabeça de corte 22 é colocada plana contra a pele, e os pelos sendo recebidos através da guia 25 e interagindo com a unidade de corte 24 são cortados. Por exemplo, para aparar cabelos na área do couro cabeludo da cabeça do usuário 81, o usuário posiciona a face da guia 26 contra o couro cabeludo e move o dispositivo de corte 20 sobre a pele 81 a partir da qual se projetam os cabelos a serem aparados. O usuário pode mover o dispositivo de corte 20 ao redor da superfície do couro cabeludo. Os cabelos sendo cortados à medida que o dispositivo de corte 20 se move sobre a pele 81 dependerão do tamanho e do formato da face da guia 26 da guia 25, que é disposta próxima à pele, e também do tamanho, do formato e da disposição da unidade de corte 24 da cabeça de corte 22.
[0082] Com um aparador convencional, a extensão da ação de cortar do aparador é difícil de prever e controlar, e o usuário depende de sua habilidade e firmeza na mão para mover o dispositivo da forma adequada. Além disso, o comprimento dos cabelos a serem cortados depende de um usuário controlar uma distância entre a face da guia do dispositivo e a pele do usuário, como o comprimento aparado dos cabelos sendo cortados, ou mover a guia para uma posição desejada para configurar o comprimento do corte. Pode ser difícil fazer isso enquanto se está segurando o dispositivo, já que qualquer movimento indevido da pele ou da mão pode causar um erro. Além disso, o dispositivo e/ou a mão ou o braço do usuário podem bloquear a visão do usuário quando o dispositivo está em uso e, como resultado, o dispositivo pode se mover de maneira indesejada e provocar imprecisões ou erros. Portanto, é difícil usar tal dispositivo para se obter um corte preciso de cabelos.
[0083] A invenção, conforme definida nas reivindicações, apresenta um sistema para tratamento da cabeça de um usuário, incluindo corte de cabelos, que permite variações no tratamento, como cortar cabelos, aplicado a uma parte do corpo a ser tratada, dependendo da posição do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada. O sistema funciona de modo a fornecer informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada e alterar a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 do dispositivo de tratamento dependendo das informações fornecidas.
[0084] O método de como o sistema 10 é usado compreende uma etapa inicial do usuário que pode ser cortar cabelos em uma parte de seu próprio corpo, ou do corpo de um outro usuário, posições do dispositivo de corte 20 em relação à parte do corpo na qual os cabelos devem ser cortados, por exemplo, a cabeça do usuário. A câmera 30, atuando como um módulo de imageamento, funciona de modo a gerar informações indicativas da posição do dispositivo de corte 20, assim como da parte do corpo a ser tratada. Na presente modalidade, a câmera 30 gera dados de imagem representando uma cena recebida pelo sensor da câmera dentro da zona de detecção óptica 31. Com essa modalidade, a câmera 30 produz um mapa de profundidade, por exemplo, uma imagem visual com mapa de profundidade dos objetos dentro da zona de detecção óptica 31.
[0085] A câmera 30 funciona de modo a gerar informações indicativas da parte do corpo a ser tratada, com base na imagem produzida de objetos dentro da zona de detecção óptica 31. Por exemplo, a câmera 30 funciona de modo a gerar informações indicativas da cabeça do usuário, com base nas imagens produzidas dentro da zona de detecção óptica 31 que inclui a cabeça do usuário. A câmera 30 é configurada para gerar informações indicativas da posição e/ou da orientação da cabeça do usuário. Para determinar de modo eficaz a localização da cabeça do usuário do mapa disponível de objetos dentro da zona de detecção óptica 31, as características da cabeça do usuário são identificadas.
[0086] Em tal modalidade, a câmera 30 é configurada para detectar uma direção de olhar da cabeça do usuário. Ou seja, a direção na qual a cabeça é direcionada em relação à câmera 30. A detecção da direção do olhar da cabeça do usuário é feita com base na direção de um ou mais objetos na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento e, opcionalmente, com base na detecção do nariz e/ou das orelhas do usuário na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento. Descobriu-se que o nariz e/ou as orelhas de um usuário são facilmente localizáveis em uma imagem produzida de objetos na zona de detecção óptica 31. Como o nariz e orelhas de um usuário se projetam a partir do restante da cabeça do usuário, a câmera 30, descobriu-se que um ou mais desses objetos são facilmente localizáveis em uma imagem incluindo a cabeça do usuário.
[0087] As características da cabeça do usuário, por exemplo, o nariz e/ou as orelhas do usuário, são identificadas pela câmera 30. Descobriu-se que o nariz e as orelhas podem ser detectados rápida e continuamente no mapa de profundidade produzido pela câmera 30, atuando como o módulo de imageamento, usando um método de detecção conhecido, por exemplo, correlacionamento de padrão 3D. Ainda que na presente disposição a câmera 30 seja configurada para identificar o nariz e/ou as orelhas do usuário, ficará entendido que a câmera 30 pode ser configurada para detectar uma ou mais características alternativas da parte do corpo na zona de detecção óptica 31. Por exemplo, a câmera 30 pode ser configurada para detectar o formato da cabeça, olhos, lábios, manchas, cicatrizes, sinais e/ou outras características faciais. Essas características podem ser identificadas pela câmera 30 e armazenadas pelo controlador 40 na memória 100 para referência durante o uso do sistema 10 ou durante o uso futuro do sistema 10.
[0088] Uma vantagem da câmera 30 ser configurada para detectar uma direção no olhar da cabeça do usuário com base na detecção dos olhos e orelha do usuário na imagem da cabeça do usuário é que em geral duas ou mais dessas três características serão identificadas na imagem da parte do corpo, independentemente da direção do olhar da cabeça do usuário. Portanto, a partir da posição e orientação geral dessas três características, é possível gerar informações indicativas da posição da cabeça por uma variedade de diferentes posições de cabeça em relação à câmera 30. Portanto, os movimentos da cabeça podem ser acomodados durante o uso do sistema.
[0089] A câmera 30 funciona de modo a gerar informações indicativas do dispositivo de corte 20, atuando como um dispositivo de tratamento. O formato do dispositivo de corte 20 é conhecido e pode ser armazenado, por exemplo, pela memória 100, a ser consultada durante a operação da câmera 30. A posição do dispositivo de corte 20 é determinado de modo similar ao da parte do corpo a ser tratada. Para determinar de modo eficaz a localização do dispositivo de corte 20 do mapa disponível de objetos dentro da zona de detecção óptica 31, as características do dispositivo de corte 20 são identificadas. O dispositivo de corte 20 pode ser fornecido com marcas (não mostradas) que são facilmente reconhecíveis pela câmera 30.
[0090] A câmera 30 é configurada para acomodar parte do dispositivo de corte 20 sendo ocultado na imagem produzida de objetos dentro da zona de detecção óptica 31. Ou seja, a câmera 30 é configurada para identificar duas ou mais características do dispositivo de corte 20 de modo que a câmera é capaz de determinar a localização do dispositivo de corte 20 do mapa disponível de objetos dentro da zona de detecção óptica 31, mesmo quando uma ou mais das características do dispositivo de corte 20 são obstruídas por um outro objeto, por exemplo, uma mão do usuário, na imagem produzida dos objetos dentro da zona de detecção óptica 31.
[0091] Ainda que na modalidade acima a imagem da parte do corpo a partir da qual uma imagem é produzida corresponda à imagem da parte do corpo a ser tratada, ficará entendido que a invenção não se limita à mesma. Por exemplo, a câmera 30 pode gerar dados de imagem incluindo dados representativos de uma parte inferior da cabeça do usuário, e o sistema 10 pode extrapolar esses dados para gerar informações indicativas da parte superior da cabeça do usuário.
[0092] Ainda que a câmera 30 seja capaz de determinar a posição do dispositivo de corte 20 a partir do mapa disponível de objetos dentro da zona de detecção óptica 31 quando ao menos uma dentre as características do dispositivo de corte 20 é identificada na imagem produzida de objetos dentro da zona de detecção óptica 31, descobriu- se que o dispositivo de corte 20 pode ser completamente obstruído na imagem, por exemplo, quando o dispositivo de corte 20 é disposto para tratar a parte posterior da cabeça do usuário e a direção do olhar do usuário é na direção da câmera 30.
[0093] Quando a câmera 30 é incapaz de fornecer informações indicativas da posição do dispositivo de corte 20, ou indica que o dispositivo de tratamento 20 não está dentro dos dados de imagem representando uma cena recebida pelo sensor da câmera dentro da zona de detecção óptica 31, o controlador 40 é configurado para consultar as informações indicativas da posição do dispositivo de corte 20 fornecidas pela UMI 150. A UMI 150 está disposta no dispositivo de corte 20 e pode estar em funcionamento durante todo o uso do sistema 10, ou apenas quando acionada pelo controlador 40, por exemplo quando a câmera 30 não for capaz de detectar o dispositivo de corte 20, que está fora da zona de detecção óptica 31 da câmera 30.
[0094] A UMI 150 é configurada para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de corte 20 com base na própria posição da UMI no dispositivo de corte 20. A UMI 150 fornece leituras de seis eixos de movimento relativo, translação e rotação.
[0095] O controlador 40 pode ser configurado para calibrar a UMI 150 com base nas informações geradas pela câmera 30 quando o dispositivo de corte 20 está dentro da zona de detecção óptica 31. Isso ajuda a remover os erros de posicionamento devido às leituras da UMI 150 ao longo do tempo.
[0096] Ainda que na presente modalidade o controlador 40 seja configurado para consultar as informações geradas pela UMI 150, quando o dispositivo de tratamento está fora de uma zona de detecção óptica do módulo de imageamento, ficará entendido que o controlador 40 pode ser configurado para consultar as informações geradas pelo módulo de imageamento e o módulo de sistema de navegação inercial por todo o uso do sistema 10. Em uma modalidade alternativa, a UMI 150 pode ser omitida. Em tal modalidade, as informações indicativas da posição do dispositivo de corte em relação à parte do corpo a ser tratada podem ser determinadas pela extrapolação dos dados de imagem representando uma cena recebida pelo sensor da câmera dentro da zona de detecção óptica 31. Alternativamente, o controlador 40 pode ser configurado para fornecer retroinformação a um usuário, por exemplo, através de sinais de áudio, para guiar o usuário na alteração da direção de seu olhar em relação à câmera 30, de modo que o dispositivo de corte 20 esteja dentro da zona de detecção óptica 31, e a câmera possa gerar dados de imagem representando uma cena recebida pelo sensor da câmera dentro da zona de detecção óptica 31.
[0097] Com a posição da parte do corpo a ser tratada, nesse caso a cabeça do usuário, e o dispositivo de corte 20 conhecido da câmera 30 atuando como o módulo de imageamento, é possível determinar a posição do dispositivo de corte 20 em relação à parte do corpo a ser tratada com base na imagem de uma parte do corpo e do dispositivo de corte 20. As posições relativas podem ser calculadas com base na subtração do vetor. Portanto, as posições relativas podem ser facilmente determinadas.
[0098] Ainda que na modalidade acima descrita as posições relativas do dispositivo de corte 20 e a parte da cabeça do usuário a ser tratada sejam determinadas pela câmera 30, ficará entendido que as informações geradas pela câmera 30 indicativas da posição do dispositivo de corte 20 e a parte da cabeça do usuário a ser tratada podem ser fornecidas ao controlador 40 ou a um outro componente do sistema 10, que é configurado para determinar as posições relativas do dispositivo de corte 20 e a parte da cabeça do usuário com base nas informações fornecidas.
[0099] Quando o usuário posiciona o dispositivo de corte 20 contra a cabeça do usuário e move o dispositivo sobre a cabeça do usuário, o sistema 10 é capaz de determinar as posições relativas do dispositivo de corte 20 em relação à parte do corpo a ser tratada com base nos dados de imagem gerados pela câmera 30 da parte do corpo e do dispositivo de corte. O controlador 40 recebe dados da câmera 30 e o controlador 40 é configurado para ajustar uma característica operacional em resposta aos dados recebidos. Nessa modalidade, a característica operacional é a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26.
[00100] Ainda que na presente modalidade a característica operacional que é alterada pelo controlador 40 é a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26, ficará entendido que outras características operacionais do dispositivo de corte 20 também podem ser alteradas. Ficará entendido que uma segunda característica operacional do dispositivo que é alterada depende do propósito e da função do dispositivo, e da invenção, conforme definido nas reivindicações, e não se limita a qualquer tipo específico de dispositivo para tratar os cabelos e/ou a pele. Portanto, o controlador pode ser configurado para alterar qualquer característica do dispositivo dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
[00101] O controlador 40 é configurado para consultar um perfil de referência da parte do corpo a ser tratada. O perfil de referência pode ser armazenado em uma tabela de consulta. O perfil de referência pode ser armazenado pela memória 100. Em tal disposição, o controlador 40 é configurado para consultar a memória 100 para acessar o perfil de referência.
[00102] O perfil de referência fornece informações de uma configuração desejada da característica operacional a ser alterada pelo controlador, nesse caso, a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26, para cada posição do dispositivo de corte 20 em relação à parte do corpo a ser tratada. Tais informações são transmitidas e armazenadas em relação a um sistema coordenado. Uma dessas configurações usa um sistema de coordenadas polares no qual cada posição da parte do corpo a ser tratada é determinada por uma distância entre um ponto fixo e um ângulo de uma direção fixa. Uma outra configuração usa um sistema de coordenadas cartesianas. Para cada ponto, uma condição, como um valor, da característica operacional, é fornecido. Alternativamente, o perfil de referência pode definir um mapa da parte do corpo do usuário a ser tratada que é dividida em áreas predefinidas e uma condição da característica operacional é fornecida para cada área.
[00103] Ainda que em uma disposição uma condição da característica operacional possa ser atribuída a cada posição possível, em uma modalidade alternativa, um número limitado de posições recebe uma condição, e o controlador 40 é configurado para extrapolar e interpolar a condição para outras posições com base no um ou mais dados números limitados de posições. Em tal disposição, uma alteração na condição de uma posição determinada pode ser uma alteração na etapa. Alternativamente, o controlador 40 pode configurar a alteração para ser contínua e gradual. Uma vantagem de tal abordagem é que pode ser obtido um corte de cabelos uniforme.
[00104] O controlador 40 é configurado para ajustar as configurações de distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 comparando as informações fornecidas indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à parte do corpo a ser tratada com informações de referência fornecidas pelo perfil de referência e ajustando a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 para corresponder aos dados de referência.
[00105] O controlador 40 opera o atuador 28 para ajustar a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26. À medida que a unidade de corte 24 se move sobre a parte do corpo a ser tratada, o controlador é configurado para alterar a distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 dependendo da posição determinada do dispositivo de corte 20 em relação à parte do corpo a ser tratada. Ficará entendido que tanto a unidade de corte 24 quanto a face da guia 26 terão uma zona operacional sobre a qual o tratamento será fornecido. Ou seja, a unidade de corte 24 terá uma zona de tratamento que, quando posicionada sobre uma seção da parte do corpo a ser tratada, afetará o tratamento, por exemplo, o corte de cabelo, em tal seção. Portanto, a zona de tratamento pode se sobrepor a duas ou mais posições tendo diferentes condições desejadas da primeira característica operacional. Para ajudar a evitar o tratamento indesejado, como que os cabelos sejam cortados muito curtos, nessa situação o controlador 40 é configurado para selecionar a condição mais próxima de uma condição padrão. Por exemplo, na modalidade presente, o controlador 40 é configurado para selecionar a maior distância entre a unidade de corte 24 e a face da guia 26 fornecida pelas duas ou mais condições desejadas. A outra condição ou condições serão obtidas subsequentemente passando- se repetidamente, mas de modo ligeiramente diferente, o dispositivo de corte 20 sobre a parte do corpo a ser tratada.
[00106] Depois que uma linha transversal completa da parte do corpo a ser tratada for concluída, o usuário pode mover o dispositivo de corte 20 na direção contrária à parte do corpo a ser tratada. Ficará entendido que o dispositivo de corte 20 pode ser deslocado na direção contrária à parte do corpo a ser tratada durante o tratamento, e o sistema 10 poderá continuar a operar quando o dispositivo de corte 20 for deslocado de volta na direção da parte do corpo a ser tratada.
[00107] Ainda que na modalidade acima descrita um perfil de referência seja usado, ficará entendido que o controlador 40 pode ser configurado para selecionar dentre dois ou mais perfis de referência em resposta a uma entrada do usuário ou em resposta às informações geradas pela câmera com base em uma imagem de uma parte do corpo. Por exemplo, o controlador 40 pode ser configurado para selecionar um perfil de referência com base em um tamanho da cabeça do usuário, conforme determinado pela câmera 30.
[00108] Em uma modalidade alternativa não mostrada nas figuras, o controlador não ajusta o desempenho de um atuador dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento, mas, em vez disso, informa o usuário sobre o dispositivo de corte através de um ou mais módulos de retroinformação, por exemplo, o alto-falante 120 e/ou o mostrador 130. Por exemplo, enquanto o dispositivo de corte está em uso, o controlador vai alterar uma característica operacional da unidade de retroinformação para informar ao usuário, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento, de modo que a ação adequada possa ser tomada. O módulo de retroinformação pode fornecer um sinal acústico, sob a forma de um sinal sonoro, como um bipe. Alternativamente, o módulo de retroinformação pode fornecer retroinformação tátil sob a forma de vibrações que são sentidas pelo usuário através do manuseio do dispositivo. Alternativamente, o módulo de retroinformação pode fornecer um sinal óptico, como uma luz piscando ou outro indicador óptico. Ficará entendido que o módulo de retroinformação pode também fornecer mais de um dos sinais mencionados acima dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
[00109] Ainda que nas modalidades acima descritas a câmera seja uma câmera de profundidade, ficará entendido que módulos de imageamento alternativos podem ser usados. Por exemplo, sistemas de visão alternativos atuando como um módulo de imageamento podem ser usados. Tal sistema de visão alternativo pode incluir uma câmera de não alcance, por exemplo, usando uma técnica de reconstrução de objeto, ou visão estéreo, análise temporal de vídeo para reconstruir dados de alcance e detectar a posição da cabeça e a posição do dispositivo de corte, análise das imagens térmicas da câmera, análise de dados dos sensores ultrassônicos e/ou análises de dados dos sensores capacitativos.
[00110] Ficará entendido que o sistema e/ou o método, conforme definidos nas reivindicações, podem ser usados para qualquer método de tratamento dos cabelos ou da pele. Por exemplo, o dispositivo pode ser um depilador, um barbeador, um aparador, um esfoliante, um dispositivo de corte de cabelos ou pelos a laser, um hidratante ou qualquer outro dispositivo energizado que interage com os cabelos e/ou a pele de um usuário. Alternativamente, o dispositivo pode aplicar uma substância, como um agente de coloração, xampu, substância médica ou qualquer outra substância aos cabelos ou à pele do usuário. Possíveis usos alternativos incluem sistemas que incorporam um ou mais tratamentos não- invasivos ou invasivos, como uma escova de dentes, um barbeador, tipos alternativos de remoção de pelos ou cabelos que não sejam através de corte, limpeza de pele, bronzeamento de pele e/ou rejuvenescimento de pele. Em tais modalidades, o tratamento de uma parte do corpo pode incluir aplicação de luz, aplicação de uma loção ou outros fluidos e/ou perfuração.
[00111] O dispositivo pode ter duas ou mais unidades de corte. Em tal disposição, o controlador pode ser configurado para ajustar uma característica operacional das diferentes unidades de corte de diferentes formas. Por exemplo, em uma disposição com duas unidades de corte, a altura do corte de uma das unidades de corte pode ser alterada independentemente da outra dentre as unidades de corte. Portanto, será entendido que há muitas formas pelas quais o controlador é capaz de ajustar uma característica operacional de um dispositivo que tem múltiplas unidades de corte.
[00112] Será entendido que o verbo “compreender” não exclui outras unidades ou etapas, e que o artigo indefinido “um” ou “uma” não exclui uma pluralidade. Qualquer sinal de referência nas reivindicações não deve ser interpretado como limitador do escopo das mesmas.

Claims (14)

1. SISTEMA (10) PARA TRATAMENTO DACABEÇA DE UM USUÁRIO, caracterizado por compreender um dispositivo de tratamento portátil (20) tendo uma unidade de tratamento (24), um módulo de imageamento (30) configurado para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à cabeça do usuário, com base em uma imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento, em que a imagem é uma imagem da cabeça de um usuário (81) e do dispositivo de tratamento, em que o módulo de imageamento (30) é configurado para detectar uma direção do olhar da cabeça do usuário com base na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento, e uma face da guia (26) configurada para espaçar a unidade de tratamento em relação à cabeça do usuário, em que o controlador (40) é configurado para alterar uma distância entre a unidade de tratamento e a face da guia, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
2. SISTEMA (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo sistema para tratamento da cabeça de um usuário ser um sistema para cortar cabelos na cabeça de um usuário, em que o dispositivo de tratamento (20) é um dispositivo de corte e a unidade de tratamento (24) é uma unidade de corte.
3. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo dispositivo de tratamento compreender um corpo principal (21), em que a face da guia (26) está no corpo principal e a unidade de tratamento (24) é móvel em relação ao corpo principal para ajustar a distância entre a face da guia e a unidade de tratamento.
4. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo dispositivo de tratamento (20) compreender um corpo principal (21), em que a unidade de tratamento (24) está no corpo principal (21) e a face da guia (26) é móvel em relação ao corpo principal para ajustar a distância entre a face da guia e a unidade de tratamento.
5. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pela unidade de tratamento (24) compreender, adicionalmente, um atuador (28), em que o controlador (40) é configurado para ajustar o atuador dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento (30), de modo a alterar a distância entre a unidade de tratamento e a face da guia (26).
6. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pela imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento (20) ser uma imagem da parte do corpo a ser tratada e do dispositivo de tratamento.
7. SISTEMA (10), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo módulo de imageamento (30) ser configurado para detectar a direção do olhar da cabeça do usuário (81) com base na detecção de um ou mais objetos na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento (20) e, opcionalmente, com base na detecção do nariz e/ou das orelhas do usuário na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento.
8. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por compreender, adicionalmente, uma unidade de medição inercial (150) configurada para gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento (20).
9. SISTEMA (10), de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo controlador (40) ser configurado para alterar a distância entre a unidade de tratamento (24) e a face da guia (26), dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento (30) e pela unidade de medição inercial (150).
10. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 8 ou 9, caracterizado pelo controlador (40) ser configurado para calibrar a unidade de medição inercial (150) com base nas informações geradas pelo módulo de imageamento (30).
11. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo módulo de imageamento (30) ser configurado para gerar informações indicativas da orientação do dispositivo de tratamento (20) em relação à cabeça do usuário, com base na imagem da cabeça do usuário.
12. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo controlador (40) ser configurado para determinar a distância entre a unidade de tratamento (24) e a face da guia (26) em uma posição relativa, com base em uma distância predefinida entre a unidade de tratamento e a face da guia para aquela posição relativa.
13. SISTEMA (10), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pela distância entre a unidade de tratamento (24) e a face da guia (26) ser uma primeira característica operacional que o controlador (40) é configurado para alterar, em que o controlado é configurado para alterar uma segunda característica operacional do dispositivo de tratamento (20) dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
14. MÉTODO DE TRATAMENTO DA CABEÇA DE UM USUÁRIO MEDIANTE O USO DE UM DISPOSITIVO DE TRATAMENTO (20), conforme definido em qualquer uma das reivindicações anteriores, o método caracterizado por compreender: gerar informações indicativas da posição do dispositivo de tratamento em relação à cabeça do usuário, com base em uma imagem da cabeça de um usuário e do dispositivo de tratamento, mediante o uso de um módulo de imageamento (30), em que a imagem é uma imagem da cabeça de um usuário (81) e do dispositivo de tratamento, sendo o módulo de imageamento (30) configurado para detectar uma direção do olhar da cabeça do usuário com base na imagem da cabeça do usuário e do dispositivo de tratamento, e alterar uma distância entre a unidade de tratamento (24) e uma face da guia (26) configurada para espaçar a unidade de tratamento em relação à cabeça do usuário, dependendo das informações geradas pelo módulo de imageamento.
BR112016009924-9A 2013-11-06 2014-11-05 Sistema para tratamento da cabeça de um usuário, e, método de tratamento da cabeça de um usuário mediante o uso de um dispositivo de tratamento BR112016009924B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13191726.2 2013-11-06
EP13191726 2013-11-06
PCT/EP2014/073767 WO2015067634A1 (en) 2013-11-06 2014-11-05 A system and a method for treating a part of a body

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016009924B1 true BR112016009924B1 (pt) 2021-04-13

Family

ID=49517419

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016009924-9A BR112016009924B1 (pt) 2013-11-06 2014-11-05 Sistema para tratamento da cabeça de um usuário, e, método de tratamento da cabeça de um usuário mediante o uso de um dispositivo de tratamento

Country Status (8)

Country Link
US (1) US11433561B2 (pt)
EP (1) EP3065919B1 (pt)
JP (1) JP6563917B2 (pt)
CN (1) CN105745052B (pt)
BR (1) BR112016009924B1 (pt)
MX (1) MX2016005753A (pt)
RU (1) RU2683170C2 (pt)
WO (1) WO2015067634A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3003652B1 (en) * 2013-05-30 2019-08-28 Koninklijke Philips N.V. Device and system for treating hair and/or skin
JP6563917B2 (ja) 2013-11-06 2019-08-21 コーニンクレッカ フィリップス エヌ ヴェKoninklijke Philips N.V. 身体部位を処置するためのシステム及び方法
BR112018016910A2 (pt) * 2016-02-19 2018-12-26 Koninklijke Philips Nv sistema de tratamento, método para determinar a posição de um dispositivo de tratamento de um sistema de tratamento, e produto de programa de computador
WO2017148941A1 (en) * 2016-03-01 2017-09-08 Koninklijke Philips N.V. System and method for automated hairstyle processing and hair cutting device
US10596716B2 (en) 2016-07-07 2020-03-24 Koninklijke Philips N.V. Generating a guidance indicator and indicator signal
JP7414259B2 (ja) * 2017-03-03 2024-01-16 オートライフ リミテッド ヘア・スカルプター
EP3381630A1 (en) * 2017-03-28 2018-10-03 Koninklijke Philips N.V. System, appliance and method for automated hair processing procedures
US10646022B2 (en) 2017-12-21 2020-05-12 Samsung Electronics Co. Ltd. System and method for object modification using mixed reality
WO2019133287A1 (en) 2017-12-28 2019-07-04 Colgate-Palmolive Company Systems and methods for estimating a three-dimensional pose of an oral hygiene device with visual markers
JP7351852B2 (ja) 2018-05-21 2023-09-27 ビック・バイオレクス・エス・エー シェービング作業でユーザーを支援するように構成されているシステム、シェービング作業でユーザーを支援するための方法
US11529745B2 (en) 2018-06-08 2022-12-20 BIC Violex Single Member S.A. Smart shaving accessory
EP3829836B1 (en) 2018-07-31 2022-07-13 BIC Violex Single Member S.A. Apparatus for assessing the condition of a shaving razor cartridge
US11396106B2 (en) * 2020-10-29 2022-07-26 Hsu Kai Yang Hair cutting device adapted for cutting one's own hair

Family Cites Families (30)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1023542A (en) 1910-09-14 1912-04-16 Winter Kunststoff Heinr J Instrument for measuring bodies.
US2032792A (en) 1933-05-08 1936-03-03 Chulanovsky Theodore Hair clipper
US2103418A (en) 1934-01-19 1937-12-28 Hagebeuker Karl Device for regulating cutting height
US2708942A (en) 1953-11-17 1955-05-24 John C Fiddyment Hair clipper with mechanical means to regulate the length of cut
US2765796A (en) 1955-02-14 1956-10-09 Chester D Guenther Hair cutting apparatus
US2919702A (en) 1958-03-03 1960-01-05 Anton P Olivo Method of cutting hair
US2972351A (en) 1959-01-23 1961-02-21 Harry B Morgan Hair cutting machine
FR1257104A (fr) 1960-02-16 1961-03-31 Machine à couper les cheveux
US3413985A (en) 1962-11-28 1968-12-03 Iit Res Inst Hair cutting apparatus having means for cutting hair in accordance with predetermined hair styles as a function of head shape
US4602542A (en) * 1984-03-26 1986-07-29 Alfred Natrasevschi Automatic hair cutting apparatus
JP3981360B2 (ja) * 2003-05-27 2007-09-26 孝典 田中 理容用具
EP1778044B1 (en) * 2004-07-06 2008-10-08 Radiancy Inc. Electric shaver with debris removal element related applications
DE602005002457T2 (de) * 2005-07-07 2008-06-12 Faco S.A. Haarschneidegerät mit motorisierter Schnittführungseinrichtung
DE102006006475A1 (de) * 2006-02-10 2007-08-16 Lkt Gmbh Einrichtung und Verfahren zur Nachverfolgung der Bewegung eines Werkzeuges einer Handhabungseinheit
US8560047B2 (en) * 2006-06-16 2013-10-15 Board Of Regents Of The University Of Nebraska Method and apparatus for computer aided surgery
JP5034623B2 (ja) * 2007-04-06 2012-09-26 富士通株式会社 画像処理方法、画像処理装置、画像処理システム及びコンピュータプログラム
JP4730353B2 (ja) * 2007-08-28 2011-07-20 パナソニック電工株式会社 バリカン
CN201161398Y (zh) * 2008-01-30 2008-12-10 徐一渠 带镜电动剃须刀
EP2108489A1 (fr) * 2008-04-08 2009-10-14 Faco S.A. Tondeuse avec guide de coupe
JP5227110B2 (ja) * 2008-08-07 2013-07-03 株式会社トプコン Gps付全方位カメラ及び空間データ収集装置
US20110018985A1 (en) * 2009-07-23 2011-01-27 Zhu Linlin C Hair-cutting systems with visualization devices
WO2011018781A1 (en) * 2009-08-13 2011-02-17 May Patents Ltd. Electric shaver with imaging capability
WO2011128766A2 (en) * 2010-04-13 2011-10-20 Picard Frederic Methods and systems for object tracking
US8938884B2 (en) * 2011-03-18 2015-01-27 Spectrum Brands, Inc. Electric hair grooming appliance including touchscreen
US8928747B2 (en) 2011-07-20 2015-01-06 Romello J. Burdoucci Interactive hair grooming apparatus, system, and method
US9925676B2 (en) * 2011-12-21 2018-03-27 Matthew W. Krenik Automated hair cutting system and method of operation thereof
DK177610B1 (en) * 2012-05-01 2013-12-02 Klaus Lauritsen Holding Aps Programmable hair trimming system
US20140137883A1 (en) * 2012-11-21 2014-05-22 Reagan Inventions, Llc Razor including an imaging device
CN203106119U (zh) * 2012-12-28 2013-08-07 郭卓群 智能理发机
JP6563917B2 (ja) 2013-11-06 2019-08-21 コーニンクレッカ フィリップス エヌ ヴェKoninklijke Philips N.V. 身体部位を処置するためのシステム及び方法

Also Published As

Publication number Publication date
JP6563917B2 (ja) 2019-08-21
RU2016122063A3 (pt) 2018-09-03
RU2683170C2 (ru) 2019-03-26
MX2016005753A (es) 2016-09-28
US20160257009A1 (en) 2016-09-08
CN105745052B (zh) 2019-05-03
US11433561B2 (en) 2022-09-06
EP3065919B1 (en) 2020-01-08
CN105745052A (zh) 2016-07-06
WO2015067634A1 (en) 2015-05-14
EP3065919A1 (en) 2016-09-14
JP2017500906A (ja) 2017-01-12
RU2016122063A (ru) 2017-12-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016009924B1 (pt) Sistema para tratamento da cabeça de um usuário, e, método de tratamento da cabeça de um usuário mediante o uso de um dispositivo de tratamento
JP6495267B2 (ja) 身体部位を処置するためのシステム及び方法
JP6568064B2 (ja) 身体部位を処置するためのシステム及び方法
JP6297687B2 (ja) シェービング処理中に利用者をガイドするためのシステム及び方法
RU2690733C2 (ru) Устройство для обработки части тела человека
EP3416788B1 (en) A system and method for treating a part of a body

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 05/11/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2747 DE 29-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.