BR112016008284B1 - Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço - Google Patents

Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço Download PDF

Info

Publication number
BR112016008284B1
BR112016008284B1 BR112016008284-2A BR112016008284A BR112016008284B1 BR 112016008284 B1 BR112016008284 B1 BR 112016008284B1 BR 112016008284 A BR112016008284 A BR 112016008284A BR 112016008284 B1 BR112016008284 B1 BR 112016008284B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fluid
well
guar
acid
carboxymethyl
Prior art date
Application number
BR112016008284-2A
Other languages
English (en)
Inventor
D.V. Satyanarayana Gupta
Paul S. Carman
Minh Vo
Original Assignee
Baker Hughes Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baker Hughes Incorporated filed Critical Baker Hughes Incorporated
Publication of BR112016008284B1 publication Critical patent/BR112016008284B1/pt

Links

Images

Abstract

FLUIDOS DE TRATAMENTO DE POÇO CONTENDO UM RETICULADOR DE ZIRCÔNIO E MÉTODOS DE USAR OS MESMOS. Fluido de fraturamento contendo um polímero de viscosificação hidratável e um reticulador de acetilacetonato de zircônio fornece uma alternativa verde para sistemas convencionais. O aceilacetonato de zircônio é dissolvido em álcool benzílico ou em uma mistura de álcool benzílico e 2,2-dimetil-1,3-dioxolan-4(il)-metanol. O pH do fluido de fraturamento pode estar entre a partir de cerca de 3,5 a cerca de 11,5. O fluido de fraturamento pode conter um agente de tamponamento ácido ou um agente de tamponamento básico. O fluido de fraturamento pode ser bombeado em uma cavidade para iniciar ou aumentar uma fratura dentro de uma formação subterrânea penetrada pela cavidade.

Description

ESPECIFICAÇÃO Campo da Descrição
[001] A descrição se refere a um fluido de tratamento de cavida de contendo um polímero hidratável e um reticulador biodegradável de acetilacetonato de zircônio dissolvido em álcool benzílico e a métodos de usar o mesmo.
Antecedente da Descrição
[002] O sucesso de operações de tratamento de poço depende frequentemente da otimização da colocação dos fluidos de fundo de poço. No passado, muito interesse focalizou-se em métodos para melhorar a colocação do fundo do poço de fluidos de tratamento de cavidade usados na estimulação de ácido e operações de fraturamento hidráulico. Ambas destas operações realçam a produção de hidrocar- boneto dentro da formação.
[003] Durante a simulação do ácido, tal como por acidificação de matriz, ácido ou um material de formação de ácido é injetado na formação e o ácido reage com minerais na formação. Como resultado, a permeabilidade próxima à cavidade é melhorada pela abertura de canais ou buracos helicoidais dentro da formação. Tentativas precoces na otimização da colocação de fundo de poço ácido focalizada na injeção de uma solução ácida simples na cavidade. Entretanto, onde a formação tratada continha seções com permeabilidade variada, o ácido injetado tipicamente acidificou a zona dentro da formação que tinha a permeabilidade mais alta e o grau mais alto de saturação de água. Uma comparação da permeabilidade entre as áreas de alta permeabilidade (áreas tratadas) dentro da formação e áreas de baixa permeabilidade (áreas não tratadas) resultou.
[004] Para fornecer a distribuição uniforme do fluido de tratamen to dentro de uma zona tratada, os fluidos de desvio de substância química foram desenvolvidos os quais aumentam a resistência de fluxo dentro da formação e desse modo permitem o fluxo de fluidos de tratamento de permeabilidade superior e/ou seções saturadas com água da formação à permeabilidade inferior ou seções de transporte de óleo.
[005] No fraturamento hidráulico, o fluido de estimulação é injeta do em uma cavidade sob alta pressão. Logo que o gradiente de fratu- ramento do reservatório natural é excedido, o fluido de fraturamento inicia um fraturamento na formação que geralmente continua crescendo durante o bombeamento. O projeto do tratamento geralmente exige o fluido alcançar uma viscosidade máxima quando entra na fratura.
[006] A viscosidade da maioria dos fluidos de estimulação é ge rada usando agentes de viscosificação polímeros hidratáveis. Os agentes de reticulação nestes fluidos aumentam a viscosidade do fluido e desse modo melhoram a estimulação da cavidade tratada. Quando usado como um fluido de fraturamento, o fluido gelificado pode incluir um agente de apoio (isto é, propante). O propante permanece na fratura produzida para prevenir o fechamento completo da fratura e formar um canal condutivo que se estende a partir da cavidade na formação sendo tratada logo que o fluido de estimulação é recuperado.
[007] Os agentes de reticulação convencionais em fluidos de es timulação contêm metais de transição tais como titânio, zircônio, alumínio, ferro e antimônio bem como misturas dos mesmos. Tais agentes de reticulação convencionais incluem oxicloreto de zircônio, acetato de zircônio, lactato de zircônio, malato de zircônio, citrato de zircô- nio, lactato de titânio, malato de titânio, citrato de titânio e similares. Outros reticuladores convencionais incluem compostos de metal de transição tais como complexos de zircônio/trietanolamina.
[008] Enquanto os agentes de reticulação convencionais habilita rem a viscosidade requerida a ser atingida, eles não são particularmente ambientalmente amigáveis. Uma necessidade existe quanto a um agente de reticulação que efetivamente aumentaria a viscosidade do agente de viscosificação polimérico, como um agente de reticula- ção convencional, porém, que é ambientalmente amigável tendo um ou mais dos atributos ou capacidades descritos ou mostrados, ou como pode ficar aparente a partir das outras porções desta patente.
Sumário da Descrição
[009] Em uma modalidade, um fluido de tratamento de cavidade é descrito, o qual contém um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico bem como um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticula- ção de acetilacetonato de zircônio.
[0010] Em outra modalidade, um fluido de tratamento de cavidade é descrito, o qual contém um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de fraturamento da mesma forma contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircô- nio. O pH do fluido está tipicamente entre a partir de cerca de 3,5 a cerca de 11,5.
[0011] Em outra modalidade, um fluido de tratamento de cavidade é descrito, o qual contém um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido também contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. O fluido também contém um agente de tamponamento ácido tal que o pH do fluido está entre a partir de cerca de 4,0 a cerca de 6,5.
[0012] Em outra modalidade, um fluido de tratamento de cavidade é descrito, o qual contém um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido também contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. O fluido também contém um agente de tamponamento básico tal que o pH do fluido está entre a partir de cerca de 8,0 a cerca de 11,0.
[0013] Em outra modalidade, um método de estimular uma forma ção subterrânea penetrada por uma cavidade é fornecido em que um fluido de tratamento de cavidade é bombeado na cavidade, o fluido de tratamento de cavidade contendo um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de tratamento de cavidade contém um polímero hidratável capaz de gelifi- car-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio.
[0014] Em outra modalidade, um método de fraturar uma formação subterrânea penetrada por uma cavidade é fornecido em que um fluido de fraturamento é bombeado na cavidade em uma pressão suficiente para iniciar ou aumentar uma fratura, o fluido de fraturamento contendo um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de fraturamento contém um polímerohidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticu- lação de acetilacetonato de zircônio.
[0015] Em outra modalidade, um método de fraturar uma formação subterrânea penetrada por uma cavidade é fornecido em que um fluido de fraturamento é bombeado na cavidade, o fluido de fraturamento contendo um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de fraturamento contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. O pH do fluido de fratura- mento está tipicamente entre cerca de 3,5 a cerca de 11,5.
[0016] Em outra modalidade, um método de fraturar uma formação subterrânea penetrada por uma cavidade é fornecido em que um fluido de fraturamento é bombeado na cavidade, o fluido de fraturamento contendo um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de fraturamento contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. Além disso, o fluido de fratu- ramento também contém um agente de tamponamento ácido tal que o pH do fluido de fraturamento está entre a partir de cerca de 4,0 a cerca de 6,5.
[0017] Em outra modalidade, um método de fraturar uma formação subterrânea penetrada por uma cavidade é fornecido em que um fluido de fraturamento é bombeado na cavidade, o fluido de fraturamento contendo um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido de fraturamento contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. Além disso, o fluido de fratu- ramento também contém um agente de tamponamento básico tal que o pH do fluido de fraturamento está entre a partir de cerca de 8,0 a cerca de 11,0.
[0018] Em outra modalidade, um método de estimular uma forma ção subterrânea penetrada por cavidade é descrito em que um fluido contendo acetilacetonato de zircônio dissolvido em uma mistura de álcool benzílico é bombeado na cavidade. O fluido de fraturamento também contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. A presença do acetilacetonato de zircônio no fluido atrasa a reticulação do polímero hidratável até que a temperatura dentro da cavidade seja pelo menos 37,78°C (100°F).
[0019] Em outra modalidade, um método de estimular uma forma- ção subterrânea penetrada por cavidade é descrito em que um fluido contendo acetilacetonato de zircônio dissolvido em uma mistura de álcool benzílico é bombeado na cavidade. O fluido de fraturamento também contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. Além disso, o fluido de fraturamento também contém um agente de tamponamento ácido tal que o pH do fluido de fraturamento está entre a partir de cerca de 4,0 a cerca de 6,5. A presença do acetilacetonato de zircônio no fluido atrasa a reticulação do polímero hidratável até que a temperatura dentro da cavidade seja pelo menos 37,78°C(100°F).
[0020] Em outra modalidade, um método de fraturar uma formação subterrânea penetrada por cavidade é descrito em que um fluido contendo acetilacetonato de zircônio dissolvido em uma mistura de álcool benzílico é bombeado na cavidade. O fluido da fratura também contém um polímero hidratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio. Além disso, o fluido de fraturamento também contém um agente de tamponamento básico tal que o pH do fluido de fraturamento está entre a partir de cerca de 8,0 a cerca de 11,0. A presença do acetilacetonato de zircônio no fluido atrasa a reticulação do polímero hidratável até que a temperatura dentro da cavidade seja pelo menos 37,78°C(100°F).
[0021] Em outra modalidade, um método de estimular uma forma ção subterrânea penetrada por uma cavidade com um fluido de tratamento de cavidade é descrito, em que o fluido de tratamento de cavidadecontém um reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico. O fluido contém um polímero hi- dratável capaz de gelificar-se na presença de um agente de reticula- ção de acetilacetonato de zircônio. O pH do fluido está entre a partir de cerca de 3,0 a cerca de 6,5. Depois de bombear um primeiro estágio do fluido de tratamento de cavidade em uma cavidade penetrando a formação subterrânea, estágios subsequentes do fluido de tratamento de cavidade são em seguida bombeados. O fluxo do fluido nos estágios subsequentes é desviado a partir de uma alta permeabilidade ou porção danificada da formação a uma baixa permeabilidade ou porção não danificada da formação.
[0022] Consequentemente, a presente descrição inclui aspectos e vantagens que acreditam permitir avançar o fraturamento de uma formação subterrânea. Características e vantagens da presente descrição descritas acima e aspectos adicionais e benefícios ficarão facilmente evidentes àqueles versados na técnica em consideração a seguintedescrição detalhada de várias modalidades e referindo-se aos desenhos acompanhantes.
Breve Descrição dos Desenhos
[0023] As seguintes figuras fazem parte da presente especifica ção, incluídas para demonstrar certos aspectos de várias modalidades desta descrição e referenciadas na descrição detalhada aqui:
[0024] A figura 1 é um gráfico da viscosidade aparente dos fluidos contendo o reticulador biodegradável da descrição e carboximetil guar em que o fluido é tamponado a um pH de cerca de 10 e também compara um fluido tamponado da técnica anterior contendo um reticulador não biodegradável.
[0025] A figura 2 é um gráfico da viscosidade aparente de fluidos contendo o reticulador biodegradável definido na descrição e carboxi- metil guar em que os fluidos são tamponados para básico bem como condições de pH ácido.
[0026] A figura 3 é um gráfico da viscosidade aparente de fluidos contendo o reticulador biodegradável definido na descrição e carboxi- metil hidroxipropil guar em que os fluidos são tamponados para básico bem como condições de pH ácido.
[0027] A figura 4 é um gráfico da viscosidade aparente de fluidos contendo o reticulado biodegradável definido na descrição e um polí-merohidratável de um copolímero de acrilamido-metil propano sulfo- nato/ácido acrílico (AMPS/AA) e fosfonato de vinila em que os fluidos são tamponados em um pH de 5,5.
Descrição Detalhada das Modalidades Preferidas
[0028] As características e vantagens da presente descrição e as pectos adicionais e benefícios ficarão facilmente evidentes àqueles versados na técnica após consideração da seguinte descrição detalhada das modalidades exemplares da presente descrição e referindo- se às figuras acompanhantes. Deve ser entendido que a descrição aqui e desenhos anexos, sendo de modalidades de exemplo, não são pretendidos limitar as reivindicações desta patente ou qualquer patente ou pedido de patente que reivindicam prioridade até aqui. Pelo contrário, a intenção é abranger todas as modificações, equivalentes e alternativas que se incluem no espírito e escopo das reivindicações. Muitas alterações podem ser feitas às modalidades particulares e detalhes descritos aqui sem afastarem do tal espírito e escopo.
[0029] Quando aqui usado e ao longo de várias porções (e títulos) deste pedido de patente, os termos "descrição", "presente descrição" e variações dos mesmos não são pretendidos significar toda possível modalidade abrangida por esta descrição ou qualquer(quaisquer) rei- vindicação(ções) particular(es). Da mesma forma, o termo "compreendendo" quando aqui usado e nas reivindicações anexas é usado de uma maneira aberto, e desse modo deveria ser interpretado para significar"incluindo, porém não limitado...". O termo "copolímero" quando aqui usado compreenderá um polímero derivado de dois ou mais mo- nômeros e incluirá terpolímeros. Além disso, referência aqui e nas reivindicações anexas aos componentes não necessariamente limitam a presente descrição ou reivindicações anexas a apenas um tal compo- nente ou aspecto, porém, geralmente deve ser interpretadas para significar um ou mais, visto que pode ser adequado.
[0030] Como uma modalidade da presente descrição, uma com posição de fluido de tratamento de cavidade é fornecida em que o agente de reticulação é acetilacetonato de zircônio. O agente de reti- culação é biodegradável em água doce e água salgada. O agente de reticulação é dissolvido em um solvente ambientalmente amigável e pode ser usado em pH baixo bem como fluidos de pH alto usando váriospolímeros hidratáveis capazes de gelificar-se em sua presença.
[0031] Como tal, os fluidos descritos aqui fornecem uma alternati va verde para fluidos de tratamento contendo os agentes de reticula- ção convencionais. A viscosidade dos fluidos tendo acetilacetonato de zircônio biodegradável como agente de reticulação é substancialmente igual à viscosidade dos fluidos contendo agentes de reticulação não biodegradáveis convencionais.
[0032] Os fluidos descritos aqui são particularmente efetivos para uso para estimular uma cavidade, incluindo uma cavidade de gás, cavidade de petróleo, cavidade de água, etc. Em uma modalidade, os fluidos de tratamento de cavidade descritos aqui são usados durante uma operação fraturamento hidráulico ou durante uma operação de acidificação. Neste último, os fluidos são capazes de serem desviados da porção danificada ou de alta permeabilidade da formação para porções não danificadas ou de baixa permeabilidade da formação.
[0033] Os fluidos descritos aqui podem também ser fluidos espu mados especialmente onde é desejado ser usados para cavidades de subpressurizadas ou em zonas sensíveis à água.
[0034] Em uma modalidade, o acetilacetonato de zircônio é dissol vido em álcool benzílico. Em outra modalidade, o solvente pode ser uma mistura de álcool benzílico e 2,2-dimetil-1,3-dioxolan-4(il)- metanol. Onde a mistura é usada, a quantidade de 2,2-dimetil-1,3- dioxolan-4(il)-metanol na mistura pode ser a partir de 10 a 90 por cento de volume, mais tipicamente a partir de cerca de 40 a cerca de 60 por cento de volume.
[0035] Tipicamente, a quantidade de reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido no solvente de álcool benzílico (ou mistura de solvente) é a partir de 6 a 20 por cento em peso, mais tipicamente a partir de cerca de 8 a cerca de 12 por cento em peso. A quantidade de agente de reticulação (dissolvido no álcool benzílico ou mistura de álcoolbenzílico) geralmente é a partir de cerca de 0,18 a cerca de 18 kg por m3(cerca de 1,5 a cerca de 150 libras por 1.000 galões) de fluido de fraturamento aquoso.
[0036] A quantidade do agente de reticulação presente no fluido aquoso é aquela quantidade requerida para efetuar a gelificação ou viscosificação do fluido em ou próximo à temperatura do fundo do poço da área alvejada. Tipicamente, a quantidade de polímero hidratável empregada está entre a partir de cerca de 1,8 a cerca de 6, preferivelmente a partir de cerca de 2,4 a cerca de 3,6 kg por m3(cerca de 15 a cerca de 50, preferivelmente a partir de cerca de 20 a cerca de 30, libras por 1.000 galões) de água no fluido.
[0037] O polímero hidratável para uso no fluido descrito aqui pode ser um polímero sintético ou natural e pode conter um ou mais grupos funcionais, tal como um grupo hidroxila, carboxila, sulfato, sulfonato, amino ou amido. Polímeros sintéticos e naturais preferidos incluem polissacarídeos e derivados dos mesmos, alcoóis polivinílicos, poliacri- latos (incluindo o (met)acrilato), polipirrolidonas, poliacrilamidas (incluindo (met)acrilamidas) bem como 2-acrilamido-2-metilpropano sulfonato e misturas dos mesmos.
[0038] Polissacarídeos adequados e derivados incluem aqueles que contêm uma ou mais unidades de monossacarídeo de galactose, frutose, manose, glicosídeo, glicose, xilose, arabinose, ácido glicurôni- co e piranosil sulfato. Estes incluem gomas guar não derivadas e derivadas, goma de feijão alfarrobeira, goma caraia, tara, xantana, sucino- glicano, escleroglicano e carragenina. Estes polissacarídeos incluem gomas guar e derivados, amidos e gomas de galactomanana.
[0039] Em uma modalidade preferida, o polímero hidratável é uma goma não derivada ou uma goma derivada, tal como uma guar hidro- xialquilada (como hidroxipropil guar), uma carboxialquil guar (como carboximetil guar) ou uma carboxialquilidroxialquil guar (como carbo- ximetilidroxipropila). Preferidas são carboximetil guar, hidroxipropil guar, hidroxietil guar, hidroxibutil guar e carboximetilidroxipropil guar. CMHPG é frequentemente mais preferida devido a sua facilidade de hidratação, disponibilidade e tolerância à água dura.
[0040] Em uma modalidade, o polímero hidratável é uma guar hi- droxialquilada tendo um peso molecular de cerca de 1 a cerca de 3 milhões. O grau de substituição (DS) da guar carboxilada pode ser entre a partir de cerca de 0,08 a cerca de 0,18 e o teor da hidroxipropila da guar hidroxialquilada pode estar entre a partir de cerca de 0,2 a cerca de 0,6.
[0041] Além disso, o polissacarídeo pode ser um derivado celuló sico tal como uma hidroxialquil celulose ou alquilidroxialquil celulose, derivados de carboxialquil celulose tais como hidroxietil celulose, hi- droxipropil celulose, hidroxibutil celulose, hidroxietilmetil celulose, hi- droxipropilmetil celulose, hidroxibutilmetil celulose, metilidroxietil celulose, metilidroxipropil celulose, etilidroxietil celulose, carboxietil celulose, carboximetil celulose e carboximetilidroxietil celulose.
[0042] Polímeros sintéticos adequados são aqueles copolímeros derivados de pelo menos um monômero de uma unidade de acrilamida e um grupo de sal de amônio quaternário, e opcionalmente um acrilato e/ou monômero heterocíclico de nitrogênio. A relação molar da unidade de acrilamida:sal de amônio quaternário no copolímero está geral- mente entre a partir de cerca de 1:5 a cerca de 5:1.
[0043] Exemplos do sal de amônio quaternário usado incluem aqueles obtidos por cationização de um monômero contendo amino terciário tais como N,N-dimetilaminoetil (met)acrilato, N,N-dietilaminoetil (met)acrilato, N,N-dimetilaminopropil (met)acrilato, N,N-dietilaminopropil (met)acrilato, N,N-dimetilaminoetil (met)acrilamida, N,N-dietilaminoetil (met)acrilamida, N,N-dimetilaminopropil (met)acrilamida, N,N- dietilaminopropil (met)acrilamida, p-dimetilaminometilestireno, p- dimetilaminoetilestireno, p-dietilaminometilestireno ou p- dietilaminoetilestireno com agente de cationização, por exemplo, uma alquila halogenada tal como cloreto de metila, brometo de metila ou io- deto de metila, um ácido dialquilsulfúrico tais como ácido dimetilsulfúri- co, um sal de ácido mineral de amina terciária adicionado à epicloroidri- na tal como cloreto de N-(3-cloro-2-hidroxipropil)-N,N,N-trimetilamônio, um sal inorgânico tal como ácido clorídrico, ácido bromídrico ácido sul- fúrico ou ácido fosfórico, ou um ácido carboxílico tal como ácido fórmico, ácido acético ou ácido propiônico.
[0044] Outros incluídos são sais de dialquildialilamônio, sais de polivinil benzil trialquil amônio, sais de poliepicloroidrina quaternizados com trialquil amina, sais de polimetacrilamidoalquiltrialquil amônio, sais de polimetacriloiloxialquiltrialquil amônio, e sais de polimetacriloiloxial- quildialquilidroxialquil amônio em que a alquila é preferivelmente um grupo C1-C3 alquila. Estes incluem sais de polivinil benzil trimetil amô- nio, sais de poliepicloroidrina quaternizados com trimetilamina, sais de polimetacrilamidopropiltrimetil amônio, sais de polimetacriloiloxietiltri- metil amônio, cloreto de poliacrilamidopropiltrimônio e sal de polimeta- criloiloxietil dimetil hidroxietil amônio.
[0045] Sais de amônio quaternário preferidos incluem sais de di- metildialilamônio, tal como cloreto de dimetildialilamônio, e derivados de acrilamida ou ácido acrílico tais como cloreto de acrilamidoetiltrime- tilamônio, sal de cloreto de acrilamida/dimetilaminoetil acrilato metil amônio quaternário, sal de cloreto de poli(acrilamida/dimetilaminoetil metacrilato metil amônio quaternário), cloreto de po- li(acrilamida/diallildimetil amônio), sal de cloreto de poli(dimetilaminoetil acrilato metil amônio quaternário), e sal de cloreto de po- li(dimetilaminoetil metacrilato metil amônio quaternário).
[0046] Em outra modalidade especialmente preferida, o sal de amônio quaternário é da fórmula:
Figure img0001
[0047] em que R é metila ou hidrogênio; R4é um grupo C1 a C6 alquila, opcionalmente substituído com halogênio, hidroxila ou um grupoalcóxi (preferivelmente, etóxi e metóxi); mais preferivelmente R4é - CH2CH2CH2-; X é halogênio, preferivelmente cloro; e R1, R2e R3são independentemente selecionados a partir do grupo que consiste em grupos alquila e alcóxi, preferivelmente grupos metila, etila, metóxi e etóxi, mais preferivelmente R1, R2e R3são cada qual metila.
[0048] Adequados para uso como a unidade de "acrilamida"são acri- lamida, (met)acrilamida, diacetona acrilamida, e N-metilolacrilamida.
[0049] Em uma modalidade alternativa, o copolímero para uso na descrição é um terpolímero de um ácido acrílico, uma acrilamida e sal de amônio quaternário. Adequados como uso para o acrilato são ácido acrílico, ácido (met)acrílico bem como um sal de ácido acrílico ou ácido(meta)acrílico. Tais sais incluem sais de álcali, como sais sódicos. A relação molar do ácido acrílico ou sal do mesmo (quando presente) e a acrilamida está tipicamente entre cerca de 2:1 a cerca de 1:3, preferivelmente 1:1.
[0050] Em ainda outra modalidade alternativa, o copolímero para uso na descrição é um terpolímero de uma acrilamida, sal de amônio quaternário e um composto heterocíclico de nitrogênio. Compostos heterocíclicos de nitrogênio adequados incluem N-vinilpirrolidona, N- vinilformamida, N-vinilacetamida, N-vinilcaprolactama, N-vinilimidazol e N-vinilpiridina. O terpolímero pode também conter um acrilato. Quando presente, a relação molar do composto heterocíclico de nitrogênio e a acrilamida está tipicamente entre cerca de 90:10 a cerca de 10:90. Em uma modalidade preferida, o terpolímero compreende monômeros nas relações molares de 10 a 90 (acrilamida), 5 a 80 (sal de amônio quaternário) e 5 a 80 (composto heterocíclico de nitrogênio) (em que a soma de molar da acrilamida, sal de amônio quaternário e composto de heterocíclico de nitrogênio é 100).
[0051] Outros exemplos não limitantes de polímeros hidratáveis sintéticos úteis incluem álcool polivinílico, ácido poli 2-amino-2-metil propano sulfônico, poliacrilamida, poliacrilamida parcialmente hidroli- sada e copolímeros contendo acrilamida, terpolímeros contendo acri- lamida, um acrilato, e uma terceira espécies. Como definido aqui, poli- acrilamida (PA) é um polímero de acrilamida tendo substancialmente menos do que 1% dos grupos acrilamida na forma de grupos carboxi- lato. Poliacrilamida parcialmente hidrolisada (PHPA) é um polímero de acrilamida tendo pelo menos 1%, porém não 100%, dos grupos acri- lamida na forma de grupos carboxilato.
[0052] Em um modo preferido, o polímero sintético é um polímero de emulsão, tais como copolímeros de ácido acrilamidometilpropano sulfônico (AMPS), tais como copolímeros de AMPS e acrilamida, copolímero de acrilamido-metil propano sulfonato/ácido acrílico (AMPS/AA), copolímero maleico fosfinado (PHOS/MA) ou sal sódio de terpolímeros de ácido poli- maleic/ácido acrílico/acrilamido-metil propano sulfonato (PMA/AMPS) bem como sais dos mesmos e combinações dos mesmos.
[0053] Copolímeros especialmente preferidos são da fórmula:
Figure img0002
[0054] em que m é 2 a 5 e n é 4 a 8. Em uma modalidade, tais co- polímeros de emulsão compreendem uma dispersão de polímero em uma fase de hidrocarboneto. Em outra modalidade, o polímero de emulsão compreende partículas de microemulsão. Em ainda outra modalidade, o polímero de emulsão compreende uma dispersão de polímero líquida. Em uma modalidade, o polímero de emulsão tem uma composição geral de cerca de 20 a 50% de ácido acrilamidome- tilpropano sulfônico (AMPS), cerca de 2 a 5% de ácido acrílico, e cerca de 45 a 78% de acrilamida. Mais preferivelmente, o polímero compreende cerca de 35 a 50% de AMPS.
[0055] Um copolímero preferido para uso na descrição é mencio nado na Patente U.S. No. 8.022.015, aqui incorporada por referência. Tais copolímeros incluem aqueles derivados a cerca de acrilamida, ácido acrilamidometilpropanossulfônico e fosfonato de vinila incluindo aqueles contendo a partir de cerca de 20 a cerca de 90 % em peso de acrilamida, cerca de 9 a cerca de 80 % em peso de ácido acrilamido- metilpropanossulfônico, e cerca de 0,1 a cerca de 20 % em peso de fosfonato de vinila; alternativamente, a partir de cerca de 30 a cerca de 80 % em peso de acrilamida, cerca de 25 a cerca de 60 % em peso de ácido acrilamidometilpropanossulfônico, e cerca de 0,2 a cerca de 10 % em peso de fosfonato de vinila; alternativamente, a partir de cerca de 40 a cerca de 70 % em peso de acrilamida, cerca de 30 a cerca de 40 % em peso de ácido acrilamidometilpropanossulfônico, e cerca de 1 a cerca de 3 % em peso de fosfonato de vinila; ou alternativamente, cerca de 50 % em peso de acrilamida, cerca de 30 % em peso de áci-doacrilamidometilpropanossulfônico, cerca de 2 % em peso de fosfo- nato de vinila, e um restante de copolímeros de acrilamida e ácido acrilamidometilpropanossulfônico.
[0056] O acetil acetonato de zircônio dissolvido no solvente des crito aqui pode também ser tamponado a uma faixa de pH desejada para tornar ácido bem como fluidos básicos. O pH do fluido pode estar entre a partir de cerca de 3,5 a cerca de 11,5. Como tal, os fluidos contendo o agente de reticulação podem ser tamponados com ácido bem como os agentes de tamponamento básicos.
[0057] Geralmente, qualquer tampão de pH capaz de manter um pH ácido ou básico do fluido de tratamento de cavidade dentro da faixa de pH desejado pode ser usado como um componente do fluido. Tampões de pH adequados ficarão evidentes àqueles de experiência na técnica. Por exemplo, tampões de pH exemplares para manter um fluidoácido podem ser ácidos orgânicos fracos e sais associados tais como, por exemplo, ácido acético, ácido acético glacial, acetato de sódio,ácido fórmico e combinações dos mesmos. Tampões de pH adequados para manter um fluido básico podem ser hidróxido de potássio, carbonato de potássio ou uma mistura dos mesmos.
[0058] O tampão de pH pode ser usado em uma concentração que varia a partir de cerca de 1 dm3por m3(1 galão por 1.000 galões) de fluido a cerca de 3 dm3por m3(3 galões por 1.000 galões) de fluido.
[0059] Em uma modalidade, o tampão de pH mantém um pH entre a partir de cerca de 4,0 a cerca de 6,5, tipicamente entre a partir de cerca de 4,5 a cerca de 5,5. Um fluido de pH baixo tamponado é frequentemente de grande benefício na quebra da estrutura polimérica do polímero hidratável. Como tal, o fluido de pH baixo é de grande benefício durante a limpeza. Além disso, os fluidos de pH baixo tampona- dos são tipicamente mais preferidos com formações de arenito de permeabilidade baixa visto que elas causam menos dano de permeabilidade a tais formações. Além disso, eles são frequentemente mais preferidos com reservatórios não despressurizados e cavidades com problemas com argila severos visto que eles mais efetivamente previnem a dilatação da argila e migração da argila. A dilatação e migração da argila podem danificar a condutividade da fratura. Além disso, são mais preferidos naqueles exemplos onde o nitrogênio ou dióxido de carbono é usado com o fluido de fraturamento.
[0060] Em outra modalidade, o tampão de pH pode manter o pH do fluido entre a partir de cerca de 8,0 a cerca de 11,0, tipicamente entre a partir de cerca de 9,0 a cerca de 10,5. Tais fluidos são particu-larmentedesejáveis ao usar os britadores de enzima. Por exemplo, os catalisadores enzimáticos estão frequentemente efetivamente apenas em meio básico. Este é especialmente o caso onde o polímero hidra- tável é uma goma de galactomanana.
[0061] Além do polímero hidratável, o agente de reticulação e pro teção ou agentes de ajuste de pH, vários aditivos podem ser da mesma forma úteis nos fluidos descritos aqui. Os aditivos usados na indústria de petróleo e gás e conhecidos na técnica incluindo, porém, não limitados a, inibidores de corrosão, não emulsificadores, agentes de controle de ferro, aditivos de atraso, suspensórios de lodo, aditivos de refluxo, estabilizador de argila, tensoativos, britadores de gel, agentes de complexação, biocidas, agente de redução de tensão de superfície, inibidores de escala, inibidores de hidrato de gás, ácidos ou misturas dos mesmos. Outros aditivos adequados úteis na presente descrição ficarão evidentes àqueles de experiência na técnica e devem ser considerados dentro do escopo da presente descrição.
[0062] O fluido de tratamento de cavidade descrito aqui é particu larmente efetivo como um fluido de fraturamento em que o fluido é bombeado em uma cavidade que penetra uma formação subterrânea para iniciar ou aumentar uma fratura. O fluido de fraturamento é injetado em uma taxa suficiente para fraturar a formação e colocar o pro- pante na fratura.
[0063] Como um fluido de fraturamento, o tratamento de cavidade pode também conter um propante. Propantes adequados incluem aqueles convencionalmente conhecidos na técnica incluindo grãos de areia de quartzo, contas de vidro, péletes de alumínio, cerâmica, contas de plástico e particulados ultraleves (ULW) tal como cascas moídas ou esmagadas de castanha como noz, coco, pecan, amêndoa, jarina, castanha do Brazil, etc.; cascas de semente moídas e esmagadas (incluindo tulhas de fruta) de sementes de frutas tal como ameixa, azeitona, pêssego, cereja, abricó, etc.; cascas de semente moídas e esmagadas de outras plantas tal como milho (por exemplo, espigas de milho ou grãos de milho), etc.; materiais de madeira processados tais como aqueles derivados de madeiras tais como carvalho, nogueira, noz, álamo, caoba, etc., incluindo tais madeiras que foram processa-das por moagem, cinzelagem, ou outra forma de particalization, pro-cessamento, etc. Além disso, o propante pode incluir cerâmicas porosas ou particulados poliméricos orgânicos. O material de particulado poroso pode ser tratado com um material penetrante não poroso, camada de revestimento ou camada de vidro. Misturas de tais propantes podem da mesma forma ser usadas.
[0064] Quando presente, a quantidade de propante no fluido de tratamento de cavidade está tipicamente entre cerca de 60 a cerca de 1440, preferivelmente entre a partir de cerca de 120 a cerca de 960 Kg de propante por m3de de fluido de tratamento de cavidade (cerca de 0,5 a cerca de 12,0, preferivelmente entre a partir de cerca de 1 a cerca de 8,0, libras de propante por galão de fluido de tratamento de cavidade).
[0065] Além de seu uso como fluidos de fraturamento, os fluidos descritos aqui tendo um pH dentre a partir de cerca de 3,5 a cerca de 6,5 pode também ser usado como um fluido de acidificação na estimulação de uma formação subterrânea penetrada por uma cavidade onde os estágios do fluido podem ser desviados em zonas produtivas de uma formação tendo várias permeabilidades. O fluido é capaz de ser desviado a partir de uma zona de alta permeabilidade a uma zona de baixa permeabilidade de uma formação subterrânea. Considerando que a condutividade é a permeabilidade multiplicada por geometria de injeção, isto é sinônimo à declaração que o fluido de tratamento de cavidade descrito aqui é capaz de ser desviado de uma fratura(s) primá- ria(s) altamente condutiva(s) para fraturas secundárias menos conduti- vas. Além disso, visto que a condutividade é uma função da resistência relativa para o influxo, a referência a uma fratura condutiva quando aqui usada é considerada sinônima a uma área de reservatório condu- tiva.
[0066] Quando usado como um desvio, o fluido pode ser bombea do diretamente à zona de alta permeabilidade da formação da cavidade. A maioria do fluido de desvio entrará na alta permeabilidade ou zona não danificada e formará um tampão "temporário"ou "pílula viscosa" a partir da viscosidade aumentada do fluido enquanto a zona de permeabilidade mais baixa tiver pouca invasão. Esta “pílula viscosa” temporária causa um aumento da pressão e desvia o fluido para uma porção de permeabilidade mais baixa da formação.
[0067] Tipicamente, os fluidos encontram alto cisalhamento en quanto eles estão sendo bombeados pela tubulação que penetra a cavidade.É, portanto, desejável que o fluido tenha um mecanismo de atraso de reticulação para minimizar a fricção, isto é, para evitar ter que bombear um fluido altamente viscoso levando em conta as exigências em cavalo-vapor altas resultantes. Além disso, um atraso na reticulação por um ambiente de cavidade de alto cisalhamento minimi- za a degradação de cisalhamento e perda de viscosidade do fluido. Infelizmente, é muito difícil controlar o atraso dos fluidos de baixo pH, particularmente na adição de dióxido de carbono. Os fluidos definidos aqui desse modo oferecem uma vantagem sobre os fluidos da técnica anterior desde que o agente de reticulação forneça um mecanismo de atraso por interagir com o polímero hidratável.
[0068] O agente de reticulação descrito aqui pode ser combinado com os outros componentes do fluido em um processo de batelada realizado no local do poço usando vasos de misturação ou pode ser miturado em batelada fora do local do poço e transportado ao local do poço. Em uma modalidade preferida, o fluido contendo é preparado rapidamente usando métodos de mistura contínuos no local do poço.
[0069] Todas as porcentagens mencionadas nos Exemplos são dadas em termos de unidades de peso exceto quando puder ser de outra maneira indicado.
EXEMPLOS
[0070] Exemplo 1. Fluidos aquosos foram preparados compreen dendo 2,5 dm3por m3(2,5 galões por mil galões (gpt)) ou 3,75 dm3por m3(3,75 gpt) de uma solução de 10% em peso de acetilacetonato de zircônio (IV) em álcool benzílico, 7,5 dm3por m3(7,5 gpt) de uma suspensão de 480 kg por m3(4 libras por galão (ppg)) de carboximetil guar (CMG) em óleo mineral, 3 dm3por m3(3 gpt) de estabilizador em gel de tiossulfato de sódio, 1 gpt de BF-9L, um tampão de pH alto comercialmente disponível de Baker Hughes Incorporated e 1 gpt de um estabilizador de argila, comercialmente disponível como CLAYTREAT 3CTMde Baker Hughes Incorporated. Em uma comparação, 1,5 dm3por m3(1,5 gpt) de XLW-14, um reticulador de zirconato/trietanolamina descrito na Patente U.S. No. 4.534.870 e disponível de Baker Hughes Incorporated, foi usado no lugar do reticulador imediato, acetilacetonato de zircônio em álcool benzílico. O pH de cada fluido foi aproximadamente 10,0.
[0071] Os fluidos foram em seguida colocados em uma xícara de retenção especial ligada a um viscômetro de Fann50 modelo 50C. Pressão de nitrogênio (2,07 MPa (300 psi)) foi em seguida aplicada na xícara que foi em seguida diminuída em um banho de óleo aquecido. O Fann50 foi em seguida fixado para determinar a viscosidade do fluido de teste em uma taxa de cisalhamento de 100 seg-1. As medidas de viscosidade dos fluidos são ilustradas na figura 1.
[0072] A figura 1 ilustra que os fluidos tamponados de um pH de cerca de 10 e contendo o reticulador biodegradável definido na descrição fornece viscosidade comparável como fluidos de pH similar contendo os reticuladores não biodegradáveis da técnica anterior.
[0073] Exemplo 2. Três fluidos tamponados foram preparados compreendendo uma solução de 10% em peso de acetilacetonato de zircônio (IV) em álcool benzílico e 7,5 dm3por m3(7,5 gpt) de uma suspensão de 480 kg por m3(4 libras por galão (ppg)) de carboximetil guar (CMG) em óleo mineral. 0,5 dm3por m3(0,5 gpt) de BF-9L foi adicionado a duas das soluções e reticulado com 1,5 e 2 dm3por m3 (1,5 e 2 gpt) de solução de reticulador que resultou em pH tamponado de cerca de 10,0 e 9,5, respectivamente. Uso de 2 dm3por m3(2 gpt) de BF-10L, um agente de tamponamento de uma mistura de ácido acético e ácido acético glacial, comercialmente disponíveis de Baker Hughes Incorporated. O terceiro fluido foi reticulado com dm3por m3 (1,5 gpt) de reticulador que resulta em um pH tamponado de cerca de 5,0. O acetilacetonato de zircônio (IV) no fluido tamponado em um pH de 5,0 foi dissolvido em uma mistura de 50:50 em v/v de álcool benzíli- co:2,2-dimetil-1,3-dioxolam-4-metanol.
[0074] Os fluidos foram em seguida colocados em uma xícara de retenção especial ligada a um viscômetro de Fann50 modelo 50C. Pressão de nitrogênio (2,07 MPa (300 psi)) foi em seguida aplicada na xícara que foi em seguida diminuída em um banho de óleo aquecido a 93,33°C(200°F). O Fann50 foi em seguida fixado para determinar a vis-cosidade do fluido de teste em uma taxa de cisalhamento de 100 seg-1. As medidas de viscosidade dos fluidos são ilustradas na figura 2.
[0075] A figura 2 ilustra que o reticulador biodegradável definido na descrição fornece a viscosidade requerida para fluidos de fraturamento tamponados para básico bem como condições de pH ácido.
[0076] Exemplo 3. Três fluidos tamponados foram preparados com preendendo uma solução de 10% em peso de acetilacetonato de zircô- nio (IV) em álcool benzílico e 7,5 dm3por m3(7,5 gpt) de uma suspensão de 480 kg por m3(4 libras por galão (ppg)) de carboximetil hidroxi- propil guar (CMHPG) em óleo mineral. 0,5 dm3por m3(0,5 gpt) de BF- 9L foi adicionado a duas das soluções e reticulado com 1,5 e 2 dm3por m3(1,5 e 2 gpt) de solução de reticulador que resultou em pH tampona- do de cerca de 10,0 e 9,5, respectivamente. Uso de 2 dm3por m3(2 gpt) de BF-10L, um agente de tamponamento de uma mistura de ácido acético e ácido acético glacial, comercialmente disponível de Baker Hughes Incorporated. O terceiro fluido foi reticulado com 2 dm3por m3 (2 gpt) do reticulador que resulta em um pH tamponado de cerca de 5,5 usando BF-10L, um agente de tamponamento de uma mistura de ácido acético e ácido acético glacial, comercialmente disponível de Baker Hughes Incorporated. Os fluidos foram em seguida colocados em uma xícara de retenção especial ligada a um viscômetro de Fann50 modelo 50C. Pressão de nitrogênio (2,07 MPa (300 psi)) foi em seguida aplicada na xícara que foi em seguida diminuída em um banho de óleo aquecido a 93,33°C(200°F). O Fann50 foi em seguida fixado para determinar a viscosidade do fluido de teste em uma taxa de cisalhamento de 100 seg-1. As medidas de viscosidade dos fluidos são ilustradas na figura 3.
[0077] A figura 3 ilustra que o reticulador biodegradável definido na descrição fornece a viscosidade requerida para fluidos de fraturamento tamponados para básico bem como condições de pH ácido.
[0078] Exemplo 4. Fluidos aquosos foram preparados compreen dendo 1,5 dm3por m3(1,5 gpt) de uma solução de 10% em peso de ace- tilacetonato de zircônio (IV) dissolvido em uma mistura de 50:50 em v/v de álcool benzílico:2,2-dimetil-1,3-dioxolam-4-metanol. O fluido também continha 17,5 dm3por m3( 17,5 gpt) de uma emulsão invertida de um copolímero de acrilamido-metil propano sulfonato/ácido acrílico (AMPS/AA) e fosfonato de vinila, descrito na Patente U.S. No. 8.022.015, bem como 1 dm3por m3(1 gpt) de tensoativo (comercialmente disponível como PSA-65L de Baker Hughes Incorporated) e tamponado para um pH de 5,5 com BF-10L. Um dos fluidos também continha 4 dm3por m3(4 gpt) de estabilizador em gel de tiossulfato de sódio.
[0079] Os fluidos foram em seguida colocados em uma xícara de retenção especial ligada a um viscômetro de Fann50 modelo 50C. Pressão de nitrogênio (2,07 MPa (300 psi)) foi em seguida aplicada na xícara que foi em seguida diminuída em um banho de óleo aquecido a 176,67°C(350°F). O Fann50 foi em seguida fixado para determinar a viscosidade do fluido de teste em uma taxa de cisalhamento de 100 seg-1. As medidas de viscosidade dos fluidos são ilustradas na figura 4 que ilustra o fluido para ser uma alternativa aceitável para reticulado- res não biodegradáveis convencionais em fluitos de fraturamento.
[0080] Enquanto modalidades exemplares da descrição foram mostradas e descritas, muitas variações, modificações e/ou mudanças nos fluidos ou nos métodos da presente descrição são possíveis e dentro do escopo das reivindicações anexas e podem ser feitas e usadas por alguém de experiência ordinária na técnica sem afastarem-se do espírito ou ensinamentos da descrição e escopo das reivindicações anexas. Desse modo, todos os assuntos aqui mencionados ou mostrados nos desenhos acompanhantes devem ser interpretados como ilustrativos, e o escopo da descrição e as reivindicações anexas não devem ser limitados às modalidades descritas e mostradas aqui.

Claims (22)

1. Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço, caracterizado pelo fato de que compreende: (A) bombear para dentro do poço um fluido de tratamento de poço, o fluido de tratamento de poço compreendendo: (i) uma solução de reticulação compreendendo reticulador de acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente de álcool benzílico; e (ii) um polímero hidratável capaz de gelificar na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio e selecionado do grupo que consiste em goma de guar, derivados de goma de guar, goma de alfarroba, goma de karaya, um derivado celulósico, álcoolpolivinílico, poli 2-amino ácido-2-metilpropanossulfônico, copolí- meros do ácido acrilamidometilpropanossulfônico (AMPS) e seus sais e suas combinações; e (B) produzir um fluido gelificado reticulado a partir de (i) e (ii) após o bombeamento do fluido de tratamento do poço para o poço e quando a temperatura no poço é de pelo menos 37,8°C (100°F).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o pH do fluido está entre 3,5 e 11,5.
3. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o fluido é um fluido de faturamento, e sendo que ainda o fluido de fraturamento é bombeado ao poço a uma pressão suficiente para iniciar ou ampliar uma fratura na formação subterrânea.
4. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o pH do fluido está entre 8,0 e 11,0.
5. Método, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o pH do fluido está entre 3,5 e 6,5.
6. Método, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o fluido é um fluido de desvio, e sendo que o fluxo do fluido é desviado de uma alta permeabilidade ou porção danificada da formação para uma baixa permeabilidade ou porção não danificada da formação.
7. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o polímero hidratável é selecionado a partir do grupo que consiste em guar subivatizado, guar hidroxipropil, guar carboxime- til, guar carboximetil-hidroxipropil, carboximetil, celulose e carboximetil- hidroxietil celulose e combinações dos mesmos.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a quantidade de reticulador de acetilacetonato de zir- cônio dissolvido no solvente de álcool benzílico é de 6 a 20 por cento em peso.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o solvente compreende ainda 2,2-dimetil-1,3-dioxolan- 4(il)-metanol.
10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a razão de volume de álcool benzílico: 2,2-dimetil-1,3- dioxolan-4(il)-metanol está entre cerca de 10:90 e 90:10.
11. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende: (C) bombear o fluido de tratamento de poço para dentro do poço durante uma operação de acidificação como um primeiro estágio ácido; (D) bombear para dentro do poço um ou mais estágios sub-sequentes do fluido de tratamento de poço após bombear o primeiro estágio ácido para a formação; e (E) desviar o fluxo de um ou mais estágios subsequentes do fluido de tratamento de poço de alta permeabilidade ou porções danificadas da formação para baixa permeabilidade ou porções não danificadas da formação.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o solvente compreende ainda 2,2-dimetil-1,3- dioxolan-4-(il)-metanol.
13. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o fluido é preparado em tempo real.
14. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o fluido é um fluido em espuma, e sendo que ainda o poço é um poço sob pressão, e sendo que o fluido em espuma é bombeado para o poço sob pressão ou para uma zona sensível à água dentro do poço.
15. Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) bombear para dentro do poço um fluido de tratamento de poço compreendendo: (i) acetilacetonato de zircônio dissolvido em uma mistura de álcool benzílico e 2,2-dimetil-1,3-dioxolan-4-(il)-metanol; e (ii) um polímero hidratável capaz de gelificar na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio e selecionado do grupo que consiste em goma de guar, derivados de goma de guar, goma de alfarroba, goma de karaya, um derivado celulósico, álcoolpolivinílico, poli 2- ácido amino-2-metilpropanossulfônico, poliacri- lamida, poliacrilamida parcialmente hidrolisada e copolímeros contendo acrilamida, polímeros e copolímeros de ácido acrilamidometilpropa- nossulfônico (AMPS) e seus sais, copolímero maleico fosfatado (PHOS/MA), sais de ácido polmaleico/ácido acrílico/terpolímeros de acrilamido-metilpropano sulfonato (PMA/AMPS), copolímeros derivados de acrilamida, ácido acrilamidometilpropanossulfônico e fosfonato de vinilo; e combinações dos mesmos; e combinações dos mesmos; e (b) retardar a reticulação do fluido de tratamento do poço até que a temperatura dentro do poço seja de pelo menos 37,8°C (100°F).
16. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o pH do fluido de tratamento de poço está entre 3,5 e 11,5.
17. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o fluido de tratamento de poço compreende ainda um tampão, e sendo que o pH do fluido de tratamento de poço está entre 4,0 a 6,5 ou de 8,0 a 11,0.
18. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o solvente é álcool benzílico, e sendo que ainda a quantidade de acetilacetonato de zircônio dissolvido no solvente álcool benzílico é de 6 a 20% em peso.
19. Método, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pelo fato de que o polímero hidratável é selecionado do grupo que consiste em guar, hidroxipropil guar, carboximetil guar, carboximetil guar, carboximetil-hidroxipropil guar, carboximetil celulose, carboxime- til-hidroxietil celulose, hidroxietil celulose e copolímeros derivados de acrilamida, ácido acrilamidometilpropanossulfônico, fosfonato de vinil e combinações.
20. Método, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que o pH do fluido de tratamento de poço está entre 3,5 e 11,0.
21. Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende: (a) bombear para o poço um fluido de tratamento de poço compreendendo: (i) acetilacetonato de zircônio dissolvido em um solvente que consiste essencialmente em álcool benzílico ou uma mistura de álcool benzílico e 2,2-dimetil-1,3-dioxolan-4-(il)-metanol; e (ii) um polímero hidratável capaz de gelificar na presença de um agente de reticulação de acetilacetonato de zircônio e selecionado do grupo que consiste em goma de guar, derivados de goma de guar, goma de alfarroba, goma de karaya, um derivado celulósico, álcoolpolivinílico, poli 2- ácido amino-2-metilpropanossulfônico, poliacri- lamida, poliacrilamida parcialmente hidrolisada e copolímeros contendo acrilamida, polímeros e copolímeros do ácido acrilamidometilpropa- nossulfônico (AMPS) e seus sais, copolímero maleico fosfatado (PHOS/MA), sais de terpolímeros de ácido polmaleico/ácido acríli- co/acrilamido-metil-propanossulfonato (PMA/AMPS), copolímeros deri-vados de acrilamida, ácido acrilamidometilpropanossulfônico e fosfo- nato de vinil; e combinações dos mesmos; e combinações dos mesmos; e (b) retardar a reticulação do fluido de tratamento do poço até que a temperatura dentro do poço seja de pelo menos 37,8°C (100°F).
22. Método, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado pelo fato de que o polímero hidratável é selecionado do grupo que consiste em guar subivatizado, guar hidroxipropil, guar carboximetil, guar carboximetil-hidroxipropil, carboximetil e carboximetil-hidroxietil celulose.
BR112016008284-2A 2013-10-23 2014-08-27 Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço BR112016008284B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/061,485 2013-10-23

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016008284B1 true BR112016008284B1 (pt) 2021-12-21

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU2014340662B2 (en) Well treatment fluids containing a zirconium crosslinker and methods of using the same
US6227295B1 (en) High temperature hydraulic fracturing fluid
US7888295B2 (en) Crosslinked polymer solutions and methods of use
US20220251440A1 (en) Cross-linked acrylamide polymer or copolymer gel and breaker compositions and methods of use
AU2014340662A1 (en) Well treatment fluids containing a zirconium crosslinker and methods of using the same
US20170335172A1 (en) Aldehydes as a catalyst for an oxidative breaker
US20130025867A1 (en) Method of slickwater fracturing
BRPI1101503B1 (pt) Composições e método para quebra de fluidos de fraturamento hidráulico
US20140066342A1 (en) Low damage seawater based frac pack fluid
US9920241B2 (en) Breakers containing iron compounds and their methods of use
US20090203555A1 (en) Use of Relative Permeability Modifiers in Treating Subterranean Formations
US20190338179A1 (en) Method for Enhancing Productivity of Hydrocarbon Formations Using Fluid Containing Organometallic Crosslinking Agent and Scale Inhibitor
US20140352961A1 (en) Concentrated Borate Crosslinking Solutions For Use In Hydraulic Fracturing Operations
US20170044418A1 (en) High temperature stabilizer for polymer-based treatment fluids
BR112016008284B1 (pt) Método para estimular uma formação subterrânea penetrada por poço
BR112015019169B1 (pt) Método de fraturamento de formações subterrâneas com fluido reticulado
US20140262276A1 (en) Viscosity enhancement of polysaccharide fluids
US20210095188A1 (en) Fulvic acid iron control agent and gel stabilizer