BR112014009934B1 - Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação - Google Patents

Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação Download PDF

Info

Publication number
BR112014009934B1
BR112014009934B1 BR112014009934-0A BR112014009934A BR112014009934B1 BR 112014009934 B1 BR112014009934 B1 BR 112014009934B1 BR 112014009934 A BR112014009934 A BR 112014009934A BR 112014009934 B1 BR112014009934 B1 BR 112014009934B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pressure
sequence
pin
slot
path
Prior art date
Application number
BR112014009934-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112014009934A2 (pt
Inventor
Brad Swenson
Richard T Caminari
Oguzhan Guven
Josh Grosman
James Gregory Braeckel
Ricardo Martinez
Original Assignee
Prad Research And Development Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Prad Research And Development Limited filed Critical Prad Research And Development Limited
Publication of BR112014009934A2 publication Critical patent/BR112014009934A2/pt
Publication of BR112014009934B1 publication Critical patent/BR112014009934B1/pt

Links

Images

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B23/00Apparatus for displacing, setting, locking, releasing or removing tools, packers or the like in boreholes or wells
    • E21B23/004Indexing systems for guiding relative movement between telescoping parts of downhole tools
    • E21B23/006"J-slot" systems, i.e. lug and slot indexing mechanisms

Landscapes

  • Geology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Fluid-Pressure Circuits (AREA)
  • Cutting Tools, Boring Holders, And Turrets (AREA)
  • Machine Tool Positioning Apparatuses (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Paper (AREA)

Abstract

dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para opera uma válvula de fundo de poço posicionada tendo uma tubulação dispositivos indexadores independentes do ciclo de pressão e métodos incluem uma lógica de indexação tendo um caminho de sequência de disparo definindo um evento de pressão (por exemplo, um ou mais eventos de pressão) entre uma fenda de partida e uma fenda de atuação e cada evento de pressão estando localizado entre um ponto de transição de sequência de uma perna de sequência de entrada para uma perna sequência de saída do caminho de sequência de disparo. e um ponto de transição de retorno do caminho de sequência de disparo para um caminho de retorno. a lógica de indexação pode permitir ciclar pressões hidráulicas em um poço sem inadvertidamente ciclar através do caminho de sequência de disparo.

Description

DISPOSITIVO INDEXADOR INDEPENDENTE DE CICLO DE PRESSÃO, FERRAMENTA DE FUNDO DE POÇO, E MÉTODO PARA OPERAR UMA VÁLVULA DE FUNDO DE POÇO POSICIONADA EM UM FURO DE POÇO TENDO UMA TUBULAÇÃO ANTECEDENTES
[0001] Esta seção fornece informações básicas para facilitar uma melhor compreensão dos diversos aspectos da divulgação. Deve ser entendido que as declarações nesta seção deste documento serão lida sob esta luz e não como admissões de estado da técnica.
[0002] Fluidos de hidrocarbonetos, tal como petróleo e gás natural, são obtidos de uma formação geológica subterrânea, denominada reservatório, perfurando um poço que penetra a formação que carrega os hidrocarbonetos. Uma vez que um furo de poço é perfurado formas de componentes de completação de poço podem ser instaladas a fim. de controlar e intensificar a eficiência de produção de fluidos do reservatório. Alguns dos equipamentos que são instalados podem fazer uso de indexadores para controle.
SUMÁRIO
[0003] De acordo com algumas modalidades, um indexador independente de ciclo de pressão inclui um padrão de indexação tendo um caminho de sequência de disparo definindo um evento de pressão (por exemplo, um ou mais eventos de pressão) entre uma fenda de partida e uma fenda de atuação e cada evento de pressão estando localizado entre um ponto de transição de sequência de uma perna de sequência de entrada para uma perna sequência de saída do caminho de sequência de disparo e um ponto de transição de retorno do caminho de sequência de disparo para um caminho de retorno. Em algumas modalidades, cada evento de pressão está associado a uma faixa de pressão entre um primeiro valor de pressão associado com o ponto de transição de sequência e um segundo valor, por exemplo, associado com o ponto de transição de retorno. De acordo com uma modalidade, o padrão de indexação define o caminho de retorno para mover o pino do caminho de sequência de disparo para a fenda de partida, em resposta ao sinal de pressão ultrapassando um valor de pressão de limiar alto e/ou um valor de pressão de limiar baixo.
[0004] Um exemplo de uma ferramenta de fundo de poço de acordo com uma modalidade inclui um elemento de ferramenta operável de uma primeira posição para uma segunda posição e um mandril operativamente acoplado ao elemento de ferramenta, o mandril móvel axialmente em resposta a um sinal de pressão incluindo um sinal de pressão crescente e um sinal de pressão decrescente e um dispositivo indexador acoplado ao mandril, incluindo um pino móvel em resposta ao sinal de pressão ao longo de um padrão de indexação que permite movimento do mandril para operar o elemento de ferramenta para a segunda posição, quando o pino é posicionado em uma fenda de atuação. O padrão de indexação inclui um caminho de sequência de disparo definindo um evento de, pressão entre uma fenda de partida e a fenda de atuação, o evento de pressão definido entre um ponto de transição de sequência de um caminho de sequência de entrada e um caminho de sequência de salda e um ponto de transição de retorno para um caminho de retorno. De acordo com algumas modalidades, a ferramenta de fundo de poço é uma válvula de isolamento de formação operável de uma posição fechada para uma posição aberta. De acordo com algumas modalidades, a ferramenta de fundo de poço indexada independente de ciclo de pressão permite que a pressão no poço, por exemplo, a pressão da tubulação, seja ciciada se inadvertidamente atuar o elemento de ferramenta da primeira posição para a segunda posição Em algumas modalidades, o padrão de indexação define o caminho de retorno para mover o pino para fora do caminho de sequência de disparo, por exemplo, para a fenda de partida, em resposta a um sinal de pressão ultrapassando um valor de pressão de limiar alto e/ou baixo,
[0005] Um exemplo de um método de operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação inclui ciciar sinais de pressão hidráulica na tubulação aumentando a pressão na tubulação e diminuindo a pressão na tubulação; mover um pino ao longo de um padrão indexador operacionalmente acoplado com a válvula de fundo de poço em resposta à ciclagem do sinal de pressão hidráulica; o padrão indexador inclui um caminho de sequência de disparo que se estende desde uma fenda de partida até uma fenda de atuação e definindo um evento de pressão entre um ponto de transição de sequência de uma perna de sequência de entrada e uma perna de sequência de saída e um ponto de transição de retorno para um caminho de retorno; indexar o pino através do caminho de sequência de disparo para a fenda de atuação; e operar a válvula de fundo de poço de uma primeira posição para uma segunda posição em resposta ao pino sendo indexado para a fenda de atuação.
[0006] O precedente delineou alguns dos aspectos e das vantagens técnicas a fim de que a descrição detalhada do indexador independente de ciclo de pressão e os métodos que se segue possam ser mais bem compreendidos. Características e vantagens adicionais do indexador independente de ciclo de pressão e dos métodos serão descritas a seguir, o que formam o objeto das reivindicações da invenção. Este sumário não se destina a identificar características fundamentais ou essenciais da matéria reivindicada, nem é destinado a ser utilizado como uma ajuda para limitar o escopo da matéria reivindicada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0007] A divulgação é mais bem compreendida a partir da seguinte descrição detalhada quando lida com os desenhos anexos. Ressalta-se que, de acordo com a prática padrão na indústria, vários recursos não estão desenhados em escala. De fato, as dimensões das várias características podem ser arbitrariamente aumentadas ou reduzidas, para clareza da discussão.
[0008] Figura 1 ilustra um sistema de poço no qual modalidades de indexadores independentes de ciclo de pressão e métodos podem ser utilizados.
[0009] Figura 2 ilustra um exemplo de uma ferramenta de fundo de poço incorporando um indexador independente de ciclo de pressão de acordo com uma ou mais modalidades.
[0010] Figura 3 ilustra uma vista expandida de um exemplo do indexador independente de ciclo de pressão acoplado com uma ferramenta de fundo de poço de acordo com uma ou mais modalidades.
[0011] Figura 4 ilustra um exemplo de um mandril de ciclo carregando lógica de fenda J de acordo com uma ou mais modalidades de um indexador independente de ciclo de pressão.
[0012] Figuras 5 a 11 são vistas planificadas de um exemplo de lógica de fenda J de acordo com uma ou mais modalidades de um indexador independente de ciclo de pressão.
[0013] Figuras 12 a 17 são vistas planificadas de um exemplo de lógica de fenda J formada em múltiplos mandris de ciclo de acordo com uma ou mais modalidades de um indexador independente de ciclo de pressão.
[0014] Figura 18 ilustra uma vista planificada de um exemplo de lógica de fenda J de acordo com uma ou mais modalidades de um indexador independente de ciclo de pressão.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0015] É para ser entendido que a seguinte descrição proporciona muitas modalidades diferentes, ou exemplos, para implementar diferentes características de várias modalidades. Exemplos específicos de componentes e arranjos são descritos abaixo para simplificar a divulgação. Estes são, é claro, meramente exemplos e não se destinam a ser limitantes. Além disso, a divulgação pode repetir numerais e/ou letras d referência nos diversos exemplos. Esta repetição tem a finalidade de simplicidade e clareza e em si não determina uma relação entre as várias modalidades e/ou configurações discutidas.
[0016] Como usados aqui, os termos "conectar", "conexão", "conectado", "em conexão com" e "conectando" são usados para significar "em conexão direta com" ou "em conexão com via um ou mais elementos"; e o termo "conjunto" é usado para significar "um elemento" ou "mais de um elemento". Além disso, os termos "acoplar", "acoplamento", "acoplado", "acoplado junto" e "acoplado com" são usados para significar "diretamente acoplados juntos" ou "acoplados juntos através de um ou mais elementos". Tal como aqui utilizados, os termos "para cima" e "para baixo"; "superior" e "inferior"; "acima" e "abaixo"; e outros termos semelhantes indicando posições relativas para um dado ponto ou elemento são utilizados para descrever de forma mais clara alguns elementos. Comumente, estes termos se referem a um ponto de referência, tal como a superfície da qual operações de perfuração são iniciadas como sendo o ponto superior e a profundidade total sendo o ponto mais baixo, em que o poço (por exemplo, furo de poço, poço) é vertical, horizontal ou inclinado em relação à superfície.
[0017] Uma válvula de isolamento de formação é um tipo de ferramenta de fundo de poço utilizada pelo menos na completação inferior de poços para isolar a formação da coluna de tubulação. FIVs (válvula de isolamento de formação) são abertas remotamente utilizando ciclos de pressão de tubulação aplicados da superfície. A pressão aplicada age contra uma mola (gás, mecânica, fluido, etc.) na FIV para deslocar axialmente um mandril de ciclo em relação à luva ou alojamento. Quando o mandril de ciclo translada para frente e para trás com cada pressão para cima e para subsequente sangria, um pino e mecanismo de fenda J que são ligados ao mandril de ciclo e luva correspondente "conta" o número de ciclos aplicados. O pino se desloca ao longo das fendas J com cada pressão para cima e sangria. A geometria (isto é, lógica) das fendas J determina a rotação do mandril de ciclo em relação à luva. O mandril de ciclo e a luva têm respectivos olhais que se alinham e apoiam entre si para restringir a translação axial do mandril de ciclo. A última fendas J na sequência de fendas J desalinha os olhais e permite que a força de mola translade o mandril de ciclo ainda mais em uma direção do que na anteriormente permitida e, desse modo, atue a ferramenta de fundo de poço. Isto é conhecido como a "fenda longa" e a atuação (abertura) da FIV ocorre nesta sangria de ciclo de pressão.
[0018] Modalidades de indexadores independentes de ciclo de pressão, métodos, ferramentas e sistemas são reveladas e descritas por meio de exemplos não exclusivos ilustrados nas várias figuras. Com referência às figuras, modalidades de indexadores independentes de ciclo de pressão, geralmente denotados pelo numeral 12, compreendem uma lógica de fenda J 50 (isto é, geometria) tendo um caminho de sequência de disparo 84 que define uma sequência de eventos de pressão PE que deve ser conseguida para atuar a ferramenta de fundo de poço conectada, por exemplo, uma válvula de isolamento de formação. De acordo com algumas modalidades, se a sequência de eventos de pressão não é alcançada, a contagem de evento, ou contagem de ciclo, para a sequência de disparo será rearmada no inicio do caminho de sequência de disparo ou em uma posição no caminho que precede o evento de pressão que falhou.
[0019] De acordo com uma ou mais modalidades, o indexador independente de ciclo de pressão 12 não limita o número máximo de ciclos de pressão que pode ser aplicado após o indexador independente de ciclo de pressão 12 ser implantado no poço (isto é, passagem no furo). Por exemplo, uma lógica de fenda J 50 de um indexador independente de ciclo de pressão 12 tendo um caminho de sequência de disparo definindo uma sequência de quatro eventos de pressão não limita as operações de poço a quatro ou menos eventos de pressão ocorrendo no poço sem que cada indexador independente de ciclo de pressão 12 seja atuado ou tenha que puxar para fora do furo e rearmar o indexador. Assim, modalidades do indexador independente de ciclo de pressão 12 permitem que as operações de poço sejam realizadas sem preocupação de, inadvertidamente, atuar a ferramenta de fundo de poço que é indexada com o indexador independente de ciclo de pressão 12.
[0020] Em algumas modalidades, a lógica de fenda J define um ou mais limiares de pressão de rearme de sequência pelo que a obtenção, por exemplo, ultrapassagem, do limiar de pressão rearma a contagem de evento da sequência de eventos de pressão. De acordo com pelo menos uma modalidade, um limiar de pressão de rearme de sequência é um valor de pressão baixo pelo que a sangria da pressão aplicada abaixo do valor de pressão baixo ultrapassa o limiar de pressão de rearme de sequência e a contagem de evento da sequência de eventos de pressão definida pode ser rearmada para uma posição precedente. Em algumas modalidades, o limiar de pressão de rearme de sequência de lógica de fenda J é um valor de pressão alto. Em algumas modalidades da operação de uma ferramenta de fundo de poço indexada independente de ciclo de pressão, um valor de limiar de rearme pode ser intencionalmente ultrapassado para rearmar a contagem de evento. Por exemplo, pode ser desejável assegurar que a sequência de eventos de pressão não seja inadvertidamente processada ou pode ser desejável assegurar que a contagem de evento esteja em zero a fim de que a sequência de eventos de pressão possa ser iniciada para atuar a ferramenta de fundo de poço indexada independente de ciclo de pressão.
[0021] Em pelo menos uma modalidade do indexador independente de ciclo de pressão 12, toda a lógica de fenda J é formada em um mandril de ciclo tendo um diâmetro de cerca de uma (1) polegada (2,54 cm) ou menos. Em algumas modalidades, toda a lógica de fenda J é formada em um mandril de ciclo tendo um diâmetro maior do que uma polegada. Em algumas modalidades, o indexador independente de ciclo de pressão 12 incorpora a lógica de fenda J e sequência de evento pressão em mais de um mandril ciclo. De acordo com algumas modalidades, a lógica de fenda J pode ser formada em seções em mais do que um mandril de ciclo e/ou em secções axiais de um mandril de ciclo. Em algumas modalidades, por exemplo, a lógica de fenda J independente de ciclo de pressão é formada em dois ou mais mandris de ciclo, tendo cada qual um diâmetro de cerca de uma (1) polegada (2,54 cm) ou menos.
[0022] Figura 1 ilustra um sistema de poço 10 no qual indexadores independentes de ciclo de pressão 12 e métodos podem ser usados. O sistema de poço ilustrado 10 compreende uma completação de poço 14 implantada para uso em um poço 16 tendo um furo de poço 18. O furo de poço 18 pode ser revestido com o revestimento 20, por exemplo, tendo aberturas 22 (por exemplo, canhoneios, liner com fenda, telas), através das quais fluido é capaz de fluir entre a formação circundante 24 e o furo de poço 18. A completação 14 é implantada no furo de poço 18 abaixo de uma cabeça de poço 26 disposta em uma superfície 28 (por exemplo, superfície terrestre, fundo do mar) .
[0023] A completação 14 inclui uma ferramenta de fundo de poço 30 implantada no furo de poço 18, por exemplo, por um transporte 32 (por exemplo, coluna tubular) representado e descrito em algumas modalidades como tubulação 32. A ferramenta de fundo de poço 30 é um dispositivo tendo duas ou mais posições de operação, por exemplo, posições abertas e fechadas, para controlar fluxo de fluido, posições de controle de fluido parcialmente abertas (por exemplo, estranguladas) e posições ligadas e desligadas. Exemplos de ferramentas de fundo de poço 30 incluem, sem limitação, válvulas tais como válvulas de isolamento de formação ("FIV"), dispositivos de controle de fluxo de entrada - fluxo de saída ("ICD") , válvulas de controle de fluxo; ("FCV"), estranguladores e similares, bem como outros dispositivos de fundo de poço. Uma ferramenta de fundo de poço 30, acoplada com ou incorporando lógica de fenda J independente de ciclo de pressão pode ser aqui denominada como uma ferramenta de fundo de poço indexada.
[0024] A ferramenta de fundo de poço 30 é atuada ou movida de uma posição de operação para outra pelo indexador independente de ciclo de pressão 12 operacionalmente conectado à ferramenta de fundo de poço 30. De acordo com algumas modalidades, o indexador independente de ciclo de pressão 12 impede a atuação de uma ferramenta de fundo de poço indexada 30 de uma posição para outra posição, por exemplo, de fechada para aberta, até o indexador independente de ciclo de pressão 12 ser ciciado através da sequência de eventos de pressão definida.
[0025] O indexador independente de ciclo de pressão 12 é atuado em resposta à ciclagem de sinais de pressão hidráulica através de uma sequência de eventos de pressão hidráulica. Como será entendido pelos peritos na arte com o beneficio desta divulgação, sinais de pressão hidráulica podem ser aplicados ao indexador independente de ciclo de pressão 12, por exemplo, por uma fonte hidráulica 34 (por exemplo, bomba), a qual pode estar localizada, por exemplo, na ou acima da superfície 28, por exemplo, em uma plataforma marítima ou embarcação de perfuração. A pressão hidráulica pode ser aplicada ao indexador independente de ciclo de pressão 12, por exemplo, através da tubulação 32 do anular do furo de poço 36 e/ou de uma ou mais linhas de controle 38. Em algumas modalidades, o sinal de pressão hidráulica inclui a aplicação de pressão hidráulica e a remoção de hidráulica e a mudança de pressão é associada com a mudança de direção do sinal de pressão, por exemplo, de aumento de pressão até sangria e de sangria até aumento de pressão.
[0026] Figura 2 ilustra um exemplo de uma ferramenta de fundo de poço 30 representada como uma válvula de isolamento de formação ("FIV"), utilizando um indexador independente de ciclo de pressão 12 de acordo com uma ou mais modalidades. A ferramenta de fundo de poço . 30 inclui um elemento de fechamento de válvula 40 representado como uma esfera. O elemento de fechamento de válvula 40 é ilustrado em uma posição fechada bloqueando fluxo de fluido através do furo axial 42. Fazendo referência às Figuras 1 e 2, a ferramenta de fundo de poço 30 inclui extremidàdes roscadas 44 para conectar à tubulação 32 e formar o furo axial 42 através da tubulação 32 e da ferramenta de fundo de poço 30.
[0027] Com referência às Figuras 2 e 3, uma modalidade de um indexador independente de ciclo de pressão 12 inclui um mandril de ciclo 46 disposto com um alojamento ou luva 48. O mandril de ciclo 46 e a luva 4 8 são operacionalmente conectados por uma lógica de fenda J 50 (isto é, padrão de indexação) e pino de fenda J 52 (por exemplo, retentor, dedo). Na modalidade representada, o mandril de ciclo 46 está conectado a um mandril de operador 54. Referência a mandril de ciclo 46 e luva 48 no singular não limita o ciclo indexador independente de ciclo de pressão 12 ao uso de um único mandril de ciclo 46 e luva 48 operacionalmente conectados por lógica de fenda J 50. Por exemplo, o indexador independente de ciclo de pressão 12 pode incluir dois ou mais mandris de ciclo 4 6 e luvas 48 operacionalmente conectados por lógica de fenda J 50 ou, por exemplo, dois ou mais mandris de ciclo alinhados axialmente dentro de uma luva 48, ou duas ou mais luvas axialmente alinhadas em torno de um único mandril de ciclo. As combinações de mandril de ciclo-luva podem ser posicionadas axialmente uma após a outra e cada uma operada através da lógica de fenda J para completar a sequência de disparo definida e atuar o elemento de ferramenta da ferramenta de fundo de poço indexada 30.
[0028] A pressão hidráulica aplicada à tubulação 32 (Figura 1) é comunicada através do furo axial 42 e ela pode ser comunicada a uma primeira câmara 56. A pressão aplicada age para cima no mandril de ciclo 4 6 no exemplo ilustrado na Figura 3 e contra uma mola 58 (por exemplo, gás, mecânica, hidráulica, etc.), para transladar axialmente o mandril de ciclo 46 em relação à luva 48 e alojamento 60. Por exemplo, quando a pressão hidráulica (isto é, fluido) aplicada na primeira câmara 56 ultrapassa a força da mola 58 (isto é, pressão de referência) , o mandril de ciclo 4 6 se move axialmente em uma primeira direção. Quando a pressão da tubulação 32 é sangrada a força aplicada pela mola 58 faz o mandril de ciclo 46 se mover em uma segunda direção oposta à primeira direção. O deslocamento axial do mandril de ciclo 46 é limitado pela lógica de fenda J 50. O mandril de operador 54 é impedido de movimento axial para engate com o elemento de trava 62 e movimento do elemento de fechamento de válvula 40 até a sequência de eventos de pressão definida pela lógica de fenda J 50 ter sido completada. O indexador independente de ciclo de pressão 12 pode ser utilizado com vários dispositivos e métodos para axialmente transladar o mandril de ciclo 46 em resposta a uma pressão aplicada como será entendido pelos peritos na arte com beneficio desta divulgação.
[0029] Figura 3 é uma ilustração expandida da seção de indexador independente de ciclo dê pressão 12 da ferramenta de fundo de poço 30 representada na Figura 2. Nesta modalidade, a luva 4 8 é rotativamente disposta em torno do mandril de ciclo 46 e rotativamente disposta dentro do alojamento 60. A lógica de fenda J 50 é formada (por exemplo, definida) na superfície externa 64 do mandril de ciclo 46. Na modalidade representada, o pino de fenda J 52 é disposto através da luva 48 para engate com a lógica de fenda J 50, de modo que a translação axial do mandril de ciclo 46 faça a luva 48 girar quando o pino de fenda J 52 se move ao longo da lógica de fenda J 50, conforme descrito mais detalhadamente, por exemplo, com referência às Figuras 5-11. Mediante conclusão do ciclo através da sequência de eventos de pressão definida (por exemplo, caminho de sequência de disparo), os olhais do mandril de ciclo 66 (ou seja, saliências) e os olhais de luva 68 (ou seja, saliências) são desviados entre si permitindo ao mandril de ciclo 46 se mover axialmente para contato operacional com a trava 62 quando a pressão aplicada for sangrada.
[0030] Figura 4 ilustra um. exemplo de uma lógica de fenda J 50 formada na superfície externa 64 de um mandril de ciclo 46 de acordo com uma ou mais modalidades de indexador independente de ciclo de pressão 12. A logica de fenda J 50 é um padrão de indexação formado de uma ou mais fendas, ranhuras ou elevações. Em conformidade com uma ou mais modalidades, o mandril de ciclo 46 tem um diâmetro externo de menos de cerca de uma (1) polegada (2,5 cm) . De acordo com algumas modalidades, o mandril de ciclo 46 tem um diâmetro externo maior do que uma polegada. Em algumas modalidades, a logica de fenda J 50 é formada na sua totalidade circunferencialmente ao longo de uma superfície externa; 64 de um único mandril de ciclo 46. Em algumas modalidades, a lógica de fenda J 50 pode ser formada, por exemplo, com referência às Figuras 11-17, nas seções 150, 250, 350, etc. espaçadas axialmente ao longo de um único mandril de ciclo 4 6 ou em múltiplos mandris de ciclo 146, 246, 346, etc., que são alinhados axialraente entre si.
[0031] Figuras 5-11 são vistas planificadas de um exemplo de lógica de fenda J 50 definindo uma sequência de eventos de pressão PE de acordo com uma ou mais modalidades de um indexador independente ciclo de pressão. A lógica de fenda J 50 é configurada pela fenda J (por exemplo, fendas, ranhuras elevações) formada em um padrão ou pista geométrica, por exemplo, em um mandril de ciclo. A lógica de fenda J 50 tem um caminho de sequência de disparo geralmente denotado pelo numeral 8 4 e pelas setas na Figura 5 que se estendem de uma fenda de partida 7 0 e terminando em uma fenda de atuação 72, também denominada ocasionalmente como uma fenda longa. O caminho de sequência de disparo 84 inclui pernas de sequência de aumento de pressão 78 e pernas de sequência de sangria 80. O pino de fenda J 52 é ilustrado ,na Figura 5 disposto na fenda de partida 70. Esta posição também é denominada como zero na contagem de eventos, também denominada ocasionalmente como a contagem de ciclo. O caminho de sequência de disparo 84 define uma sequência de eventos de pressão PE que deve ser alcançada para ciciar o pino de fenda J 52 da fenda de partida 70 através do caminho de sequência de disparo 84 ilustrado na Figura 5 para a fenda de atuação 72, como ilustrado na Figura 11 para atuar, por exemplo, a válvula de formação indexada 30 (Figuras 2-3), de uma primeira posição para uma segunda posição. A lógica de fenda J 50 inclui caminhos de retorno 82 levando do caminho de sequência de disparo 84 para uma posição anterior ou ponto no caminho de sequência de disparo 84, por exemplo, fenda de partida 70 nesta modalidade.
[0032] A sequência de eventos de pressão, ou assinatura, pode conter qualquer número de combinações de eventos de pressão. O número de eventos de pressão necessários para a sequência de eventos de pressão, ou assinatura, atuar a ferramenta de fundo de poço indexada poderia ser tão pouco quanto um ou tantos como necessário ou desejado. Quanto mais eventos de pressão forem definidos pelo caminho de sequência de disparo 84, mais única a sequência de eventos de pressão e a assinatura da ferramenta de fundo de poço indexada.
[0033] Em algumas modalidades a lógica de fenda J 50 inclui um valor de limiar alto 74 (isto é, valor de pressão) e/ou um valor de limiar baixo 76 (isto é, valor da pressão) . Se o valor de limiar alto 7 4 ou o valor de limiar baixo 7 6 for ultrapassado, então, a contagem de evento será rearmada para zero com o pino de fenda J 52 localizado na fenda de partida 70 no exemplo ilustrado nas Figuras 5-11. Por conseguinte, a contagem de evento pode ser rearmada para zero a qualquer momento antes da sangria final na fenda de atuação 72 da sequência de eventos de pressão. Por exemplo, se o sistema de pressão aplicada de superfície, por exemplo, bomba hidráulica 34, puder fornecer um máximo de 5.000 psi, o valor de limiar alto pode ser ajustado para 4000 psi e o valor de limiar baixo pode ser ajustado para 1000 psil Qualquer pressão aplicada acima de 4.000 psi indexará o pino de fenda J 52 para um caminho de retorno 82 que rearmará a contagem de evento para zero na sangria. Também nesta modalidade, qualquer pressão de sangria abaixo de 1.000 psi indexará o pino de fenda J 52 ao longo de um caminho de retorno que rearmará a contagem de evento para zero. Um requisito para aplicar ou sangrar periodicamente a pressão aplicada da superfície para um valor especifico que ultrapassa pelo menos um do valor de limiar alto 7 4 ou do valor de limiar baixo 76 rearmará a contagem de evento até ser desejado atuar a ferramenta de fundo de poço indexada, em cujo tempo a sequência de eventos pressão será iniciada. A capacidade para rearmar a contagem de eventos, em particular rearmar a contagem de eventos para zero, pode eliminar a necessidade de um operador manter um registro dos ciclos de pressão aplicados.
[0034] De acordo com algumas modalidades, um dispositivo de indexador independente de ciclo de pressão 12 inclui logica de fenda J 50 (isto é, padrão de indexação) e um pino 52 móvel ao longo do padrão de indexação em resposta a um sinal de pressão. O padrão de indexação inclui um caminho de sequência de disparo 84 definindo um ou mais eventos de pressão PE entre uma fenda de partida 70 e uma fenda de atuação 72, e cada evento de pressão sendo localizado entre um ponto de transição de sequência 7 9 de uma perna de sequência de entrada 78, 80 para uma perna de sequência de saída 78, 80 e um ponto de transição de retorno 81 a partir do caminho de sequência de disparo 84 para um caminho de retorno 82. Em algumas modalidades, cada um dos eventos de pressão está associado a uma faixa de pressão entre um primeiro valor de pressão associado com o ponto de transição de sequência e um segundo valor associado, por exemplo, com o ponto de transição de retorno. De acordo com uma modalidade, o padrão de indexação define o caminho de retorno para mover o pino do caminho de sequência de disparo para a fenda de partida, em resposta ao sinal de pressão ultrapassando um valor de pressão de limiar alto e/ou um valor de pressão de limiar baixo.
[0035] Com referência à Figura 5, um exemplo de uma lógica de fenda J 50 compreendendo cinco eventos de pressão, geralmente denotados pela chamada "PE" e individualmente identificados como PE1, PE2, PE3, PE4 , PE5, etc., com respeito à posição do evento de pressão, individual na sequência de eventos de pressão. Por conseguinte, a lógica de fenda J 50 representada nas Figuras 5-11 tem um caminho de sequência de disparo, geralmente denotado pelo numeral 84, definindo um ou mais eventos de pressão PE em uma sequência PE1-PE5 entre a fenda de partida 7 0 e terminando na fenda de atuação 72. O caminho de sequência de disparo 84 é representado pelas setas.
[0036] Cada evento de pressão PE é definido por uma faixa de pressão nas Figuras 5-11, por exemplo, primeiro evento de pressão PE1 é definido entre um valor de pressão alta P1H e um valor de pressão baixa P1L. Para atingir um evento de pressão, a pressão aplicada deve terminar entre o valor de pressão alta P1H e o valor de pressão baixa P1L antes da sequência de sinal de aumento de pressão ou sangria. Por exemplo, para indexar do evento de pressão PE1 para o evento de pressão PE2, a pressão aplicada na sequência de aumento de pressão deve ser maior que P1L e menor que P1H antes de realizar a sequência de sangria para indexar do evento de pressão PE1 para o evento de pressão PE2. A lógica de fenda J 50 representada também define o valor de pressão de limiar alto 74 e o valor de pressão de limiar baixo 76. A lógica de fenda J 50 define caminhos de retorno 82, de modo que o pino de fenda J 52 seja movido do caminho de sequência de disparo 84 para o caminho de retorno 82 quando o sinal aplicado ultrapassar cada um do valor de pressão de limiar alto 74 e da pressão de limiar baixa 76.
[0037] Cada valor de pressão de uma respectiva faixa de pressão de evento de pressão está associado ou a um ponto de transição de sequência, geralmente denotado pelo numeral 79, dentro da lógica de fenda J 50, ou a um ponto de transição de retorno, geralmente denotado pelo numeral 81, dentro da lógica de fenda J 50. O ponto de transição de sequência 7 9 é uma nervura ou porção de parede da lógica de fenda J 50 formada pelo mandril de ciclo 46, separando a perna de sequência de entrada da perna de sequência de saída do caminho de sequência de disparo 84. Por exemplo, cada perna de sequência de aumento de pressão 78 é separada da perna de sequência de sangria seguinte 80 por um ponto de transição de sequência 79. O ponto de transição de retorno 81 é uma nervura ou porção de parede da lógica de fenda J 50 formada pelo mandril de ciclo 4 separando uma perna de sequência 78, 80 (isto é, caminho de sequência de disparo 84) de um caminho de retorno 82 de lógica de fenda J 50.
[0038] Um exemplo de um método para operar uma ferramenta de fundo de poço indexada 30, tal como uma válvula de isolamento de formação indexada 30, em um sistema de poço 10 é agora descrito com referência às Figuras 1-11. De acordo com modalidades, quando a ferramenta de fundo de poço indexada 30 está disposta no furo de poço, sinais de pressão hidráulica podern ser ciciados aumentando e diminuindo a pressão da tubulação sem atuar a ferramenta de fundo de poço. A ciclagem da pressão moverá o pino de fenda J 52 ao longo da lógica de fenda J, contudo, o pino de fenda J 52 não será ciciado ou deslocado através do caminho de sequência de disparo 84 para a fenda de atuação 72, a menos que a sequência de disparo 84 seja atingida pela aplicação da assinatura de evento de pressão de assinatura.
[0039] Na Figura 5, o pino de fenda J 52 está disposto na fenda de partida 70 refletindo que a contagem de evento do caminho de sequência de disparo 84 está em zero. Por exemplo, após implantar a ferramenta de fundo de poço 30 no poço um sinal hidráulico ultrapassando um, valor de limiar 74, 76 pode ser aplicado para mover o pino de fenda J 52 de uma posição no caminho de sequência de disparo 84 para o caminho de retorno 82 e de volta à fenda de partida 70. Iniciando a sequência de assinatura de eventos de pressão PE definida pelo caminho de sequência de disparo 84, um sinal de pressão da superfície é aplicado, por exemplo, pressurizando a tubulação 32 e axialmente transladando o mandril de ciclo 46 e indexando o pino de fenda J 52 ao longo da perna de aumento de pressão 78, a qual é a perna de sequência de pressão de entrada para o evento de pressão PE1, como mostrado pela seta na Figura 5.
[0040] A Figura 6 ilustra o caminho de sequência de disparo de lógica de fenda J 50 após o evento de pressão PE1 ter sido alcançado, ou seja, satisfeito, e a contagem de evento está prosseguindo para o evento de pressão PE2. O pino de fenda J 52 é ilustrado na Figura 6 localizado no evento de pressão PE1 entre o valor de pressão alta P1H associado com o ponto de transição de retorno 81 e P1L· associado com o ponto de transição de sequência 79. O sinal de pressão de entrada é para um valor de pressão dentro da faixa de pressão P1L para P1H do evento de pressão PE1. Mediante sangria de pressão, como mostrado pela seta na Figura 6, o pino de fenda J 52 é movido (por exemplo, dirigido) pelo ponto de transição de sequência 7 9 para a perna de sequência de sangria 80 a qual a perna de sequência de salda em relação ao evento de pressão PE1 e a perna de sequência de entrada em relação ao evento de pressão PE2. Com referência aos eventos de pressão individuais, o pino de fenda J 52 se move para fora em direção ao evento de pressão particular através de uma perna de sequência de entrada a qual pode ser ou uma perna de sequência de aumento de pressão 7 8 ou uma perna de sequência de sangria 80 e se o evento de pressão for alcançado o pino de fenda J 52 se move em uma perna de sequência de saída a qual é a outra de uma perna de sequência de aumento de pressão 7 8 ou uma perna de sangria 80,
[0041] A Figura 7 ilustra um exemplo de evento de pressão PE1 não sendo alcançado e a contagem de eventos de sequência de disparo sendo rearmada para zero. Voltando às Figuras 5 e 6, se o aumento de pressão na tubulação 32 continuar até um valor maior que o valor de pressão alta P1H, então, o pino de fenda J 52 se move (isto é, indexa) perto do ponto de transição de retorno 81 do evento de pressão PE1 e o pino de fenda J 52 é movido para um caminho de retorno 82 de lógica de fenda J 50. Após o sinal de pressão de sangria posterior, o pino de fenda J 52 será dirigido pelo ponto de transição de retorno 81 ao longo do caminho de retorno 82 e para a fenda de partida 70. O movimento ilustrado do pino de fenda J 52 para fora do caminho de sequência de, disparo e para o caminho de retorno 82 pode ser em resposta a uma falha acidental ao atingir o evento de pressão PE1 pela ciclagem de aumento de pressão até sangria dentro da faixa de pressão P1L a P1H ou pela pressurização intencional acima do valor de pressão de P1H ou do valor de limiar de pressão alta 7 4 para rearmar a contagem de evento para zero.
[0042] A Figura 8 ilustra o pino de fenda J 52 localizado dentro da porção de evento de pressão PE2 do caminho de sequência de disparo de lógica de fenda J 50. O sinal de pressão da tubulação de sangria de entrada do evento de pressão PE1 6 encerrado em um valor entre P2L e P2H e um sinal de aumento de pressão subsequente começa movendo o pino de fenda J 52 ao longo da perna de sequência de aumento de pressão 78 em direção ao evento de pressão PE3 como ilustrado pela seta na Figura 8, Se o valor de pressão baixa P2L for ultrapassado na sequência de sangria do evento de pressão PE1 para o segundo evento de pressão PE2, então, o pino de fenda J 52 se moverá pela transição de retorno 81 e estará localizado na fenda de partida 70 nesta modalidade e a contagem de eventos será rearmada para zero.
[0043] A Figura 9 ilustra o pino de fenda J 52 localizado no terceiro evento de pressão PE3 na sequência de eventos de pressão definida pelo caminho de sequência de disparo 84 (Figura 5). Se o valor de pressão alta P3H for ultrapassado na sequência de aumento de pressão entrando do evento de pressão PE2, então, o pino de fenda J 52 se deslocará para um caminho de retorno 82 da lógica de fenda J 50 e mediante a sangria subsequente a contagem de eventos será rearmada para zero quando o pino de fenda J 52 for movido para a fenda de partida 70. No exemplo ilustrado, o evento de pressão PE3 é alcançado e o pino de fenda J 52 sai e se move ao longo de uma perna de sangria 80 em direção ao evento de pressão PE4 quando a pressão da tubulação 32 é sangrada de um valor entre o valor de pressão alta P3H e o valor de pressão baixa P3L.
[0044] A Figura 10 ilustra o evento de pressão PE4 alcançado e o pino de fenda J 52 avançando como mostrado pela seta em resposta a um sinal de aumento de pressão ao longo da perna de sequência de aumento de pressão 78 para o evento de pressão PE5 do caminho de sequência de disparo da lógica de fenda J 50. Figura 11 ilustra o pino de fenda J localizado no evento de pressão PE5 e na fenda de atuação 72 na modalidade representada. No sinal de pressão de sangria do evento de pressão PE5 o pino de fenda J 52 desloca a fenda de atuação 72 a qual é conhecida como a fenda longa. Na fenda de atuação 72, o pino de fenda J 52 é permitido deslocar mais axialmente do que o anteriormente permitido pela lógica de fenda J 50 permitindo ao elemento de ferramenta, por exemplo, elemento de fechamento de válvula 40 (Figura 2), ser atuado de uma primeira posição para uma segunda posição.
[0045] Com referência às Figuras 1-11, um exemplo de um método independente de ciclo de pressão 12 de operar uma válvula de fundo de poço indexada 30 posicionada em um furo de poço 18 tendo uma tubulação 32 inclui ciclar sinais de pressão hidráulica na tubulação aumentando a pressão da tubulação e diminuindo a pressão da tubulação; mover um pino 52 ao longo de um padrão indexador 50 operacionalmente acoplado com a válvula de fundo de poço em resposta a ciciar o sinal de pressão hidráulica, em que o padrão indexador inclui um caminho de sequência de disparo 84 se prolongando de uma fenda de partida 7 0 e uma fenda de atuação 72 e definindo um evento de pressão PE entre um ponto de transição de sequência 7 9 de uma perna de sequência de entrada 78, 80 e uma perna de sequência de saída 78, 80 e um ponto de transição de retorno 81 para um caminho de retorno 82; indexar o pino através do caminho de sequência de disparo para a fenda de atuação; e operar o fundo de poço de uma primeira posição para uma segunda posição em resposta ao pino sendo indexado para a fenda de atuação.
[0046] Com referência agora à Figura 12, uma vista planificada de um exemplo de lógica de fenda J 50 formada em múltiplas seções de acordo com uma ou mais modalidades é ilustrada. No exemplo representado, a lógica de fenda J 50 compreende seções de lógica 150, 250, 350 carregadas respectivamente por três mandris de ciclo 146, 246, 346, ou seções de mandril de ciclo. Com referência ainda às Figuras 13, as seções de lógica 150, 250, 350 podem ser posicionadas axialmente entre si. Cada seção de lógica 150, 250, 350 é acoplada a um respectivo pino de fenda J 152, 252, 352. A lógica de fenda J 50 define um caminho de sequência de disparo 84 que se estende de uma fenda de partida 170, 270, 370 das respectivas seções de lógica, ou sequências, para as respectivas fendas de atuação 172, 272, 372. O caminho de sequência de disparo 84 define uma sequência de eventos depressão, geralmente denotados pela chamada "PE", que devem ser alcançados para ciciar os respectivos pinos de fenda J 152, 252, 352 através do caminho de sequência de disparo 84. De acordo com algumas modalidades, os múltiplos pinos de fenda J são ciciados através do caminho de sequência de disparo 84 em uníssono, do mesmo modo descrito com referência às Figuras 5-11 para ciciar um único pino de fenda J 52 através do caminho de sequência de disparo 84.
[0047] Um método para operar uma ferramenta de fundo de poço 30 de acordo com uma ou mais modalidades do indexador independente de ciclo de pressão 12 é agora descrito com referência às Figuras 1-4 e 12-17. Figuras 13 e 14 ilustram a ciclagem através do primeiro evento de pressão PE1. A contagem de ciclos para a lógica de fenda J 50 e sequência de disparo 84 está em zero, com os pinos de fenda J 152, 252, 352 localizados nas respectivas fendas de partida 170, 270, 370. Na Figura 13, a pressão da tubulação 32 é aplicada correspondendo à faixa de pressão P1L a P1H do primeiro evento de pressão PE1 movendo o pino de fenda J 152 para a primeira seção de evento de pressão PE1 do caminho de sequência de disparo 84 e movendo os pinos de fenda J 252, 352 para os caminhos de retorno 82 das respectivas seções de lógica 250, 350. Mediante sangria de pressão como ilustrado na Figura 14, a pressão da tubulação 32 é reduzida da faixa de pressão P1L para P1H para a faixa de pressão baixa do evento de pressão PE2. Na sangria, o pino de fenda J 152 se move ao longo do caminho de sequência de disparo 8 4 de evento de pressão PE1 para o evento de pressão PE2 e os gatilhos da fenda J 252, 253 se movem ao longo dos caminhos de retorno 82 para as respectivas fendas de partida 270, 370.
[0048] Com referência à Figura 15, o indexador independente de ciclo de pressão 12 é ilustrado sendo ciciado do evento de pressão PE2 para o evento de pressão PE3. A pressão da tubulação 32 é aumentada para a faixa de pressão do evento de pressão PE3 movendo o pino de fenda J 252 para a seção de evento de pressão PE3 do caminho de sequência de disparo 84 definido na seção de lógica 250. O pino de fenda J 352 se move através do evento de pressão PE5 da seção de lógica 350 e para um caminho de retorno 82. A partir da posição ilustrada na Figura 15, a pressão da tubulação 32 é reduzida até o evento de pressão PE4, desse modo conseguindo, isto é, ciciando através do, evento de pressão PE3. Da mesma forma como descrito com as Figuras 5-11, se a pressão do sinal hidráulico aplicada ultrapassar o valor de pressão de limiar alto 74, então, os pinos de fenda J 152, 252, 352 serão ciciados para os caminhos de retorno 82 e movidos para as fendas de partida 170, 270, 370 mediante a sangria de pressão subsequente.
[0049] Com referência à Figura, 16, o indexador independente de ciclo de pressão 12 é ilustrado sendo ciciado do evento de pressão PE4 para o evento de pressão PE5 quando a pressão da tubulação 32 é aumentada de entre P4L e P4H para dentro da faixa de pressão do evento de pressão PE5. A Figura 17 ilustra a sangria da pressão da tubulação 32 do evento de pressão PE5 movendo cada um dos pinos de fenda J 152, 252, 352 para as respectivas fendas de atuação 172, 272, 372, desse modo, atuando a ferramenta de fundo de poço 30 de uma posição para a posição seguinte. Por exemplo, os mandris de ciclo podem se mover em uníssono na forma do mandril de ciclo único 46 ilustrada na Figura 3. De acordo com algumas modalidades, o movimento de um pino de fenda J para um caminho de retorno 82 pode rearmar a sequência ou a contagem de evento para uma posição anterior, mas não necessariamente para zero. Por exemplo, na modalidade representada, após conclusão dos eventos de pressão definidos na seção de lógica 150, a falha em atingir os eventos de pressão subsequentes não rearmará a contagem de eventos para zero, a menos que o limiar de pressão alta 7 4 seja ultrapassado. Por exemplo, se o evento de pressão PE3 não for alcançado, então, o pino de fenda J 252 retornará na sangria para a fenda de partida 270, desse modo, rearmando a contagem de ciclos após o evento de pressão PE2. Por conseguinte, os ciclos de pressão podem ser aplicados no poço sem necessariamente ciciar através do caminho de sequência de disparo e inadvertidamente atuar a ferramenta de fundo de poço indexada.
[0050] A Figura 18 ilustra uma vista planificada de uma lógica de fenda J definindo um caminho de sequência de disparo 84 para atuar um dispositivo de uma primeira posição para uma segunda posição e da segunda j posição para uma terceira posição. Por exemplo, lógica de fenda J 50 pode definir um caminho de sequência de disparo 84 para atuar uma ferramenta de fundo de poço indexada 30, tal como uma válvula, de uma posição aberta para uma posição fechada e de volta para uma posição aberta. O caminho de sequência de disparo 84 é geralmente representado pelas setas se deslocando da fenda de partida 70 através dos eventos de pressão PE1 a PE7 e para a primeira fenda de atuação 72. A pressão da tubulação 32 é sangrada do evento de pressão PE7 através da fenda de atuação 72 para um valor de pressão dentro da faixa de pressão do evento de pressão PE8 na modalidade representada. Durante a sangria de atuação, o pino de fenda J 52 se move através da fenda de atuação 72 para uma próxima fenda de partida 1070. O movimento do pino de fenda J 52 através da fenda de atuação 72 corresponde ao movimento, por exemplo, do mandril de ciclo 46 e do mandril de operador 54 (Figura 3) para atuar o elemento de ferramenta, por exemplo, o elemento de fechamento de válvula 40, de uma primeira posição para uma segunda posição. A pressão da tubulação 32 pode, então, ser ciciada para cima e para baixo para mover o pino de fenda J 52 da fenda de partida 1070 através dos eventos de pressão PE9 a PE14 e nesta modalidade aumento de pressão através do evento de pressão PE14 e valor de pressão de limiar 74 ao longo da fenda de atuação 1072 para atuar a ferramenta de fundo de poço 30 da segunda posição para outra posição, por exemplo, de volta para a primeira posição. A lógica de fenda J 50 representada define um valor de limiar de pressão alta 74 para facilitar movimento do pino de fenda J 52 para fora do caminho de sequência de disparo para um caminho de retorno 82. Em algumas modalidades, o caminho de retorno 82 move o pino de fenda J 52 para uma posição anterior, sem avançar a contagem de eventos da sequência de disparo. O caminho de retorno 82 pode facilitar a extensão do número de ciclos de pressão aplicados em um poço sem inadvertidamente atuar a ferramenta de fundo de poço indexada.
[0051] O precedente delineia características de diversas modalidades de indexadores independentes de ciclo de pressão, métodos, ferramentas e sistemas de modo que aqueles versados na técnica possam melhor compreender os aspectos da divulgação. Aqueles versados na técnica apreciarão que eles podem prontamente utilizar a divulgação como uma base para conceber ou modificar outros processos e estruturas para realizar os mesmos propósitos e/ou conseguir as mesmas vantagens das modalidades aqui apresentadas. Aqueles versados na técnica também perceberão que tais construções equivalentes não se afastam do espirito e escopo da divulgação, e que eles podem fazer várias mudanças, substituições e alterações neste documento sem se afastarem do espírito e escopo da revelação. O escopo da invenção deve ser determinado apenas pela linguagem das reivindicações que se seguem. O termo "compreendendo" nas reivindicações pretende significar "incluindo pelo menos" de tal modo que a lista de elementos recitados em uma reivindicação seja um grupo aberto. Os termos "um", "uma" e outros termos singulares têm a intenção de incluir as formas plurais dos meshos, salvo se especificamente excluídos.

Claims (13)

  1. Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, compreendendo um padrão de indexação (50) e um pino(52) móvel ao longo do padrão de indexação em resposta a um sinal de pressão, o padrão de indexação tendo um caminho de sequência de disparo (84) definindo uma pluralidade de eventos de pressão (PE) ao longo de uma pluralidade de pernas de sequência de aumento de pressão e uma pluralidade de pernas de sequência de sangria entre uma fenda de partida (70) e uma fenda de atuação (72), caracterizado pelo fato de que cada evento de pressão é definido entre um ponto de transição de sequência (79) de uma perna de sequência de aumento de pressão entrada (78, 80) para uma perna de sequência de sangria de saída (78, 80) e um ponto de transição de retorno (81) do caminho de sequência de disparo para um caminho de retorno (82), o padrão de indexação tendo uma lógica incluindo um valor de limiar alto tal que aplicando uma pressão que excede o valor de limiar alto, em qualquer ponto ao longo do caminho de sequência de disparo, força uma transição ao caminho de retorno e um reinicio na fenda de partida.
  2. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o padrão de indexação define o caminho de retorno para mover o pino do caminho de sequência de disparo para a fenda de partida em resposta ao sinal de pressão ultrapassando um valor de pressão de limiar baixo (74).
  3. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que:
    o padrão de indexação compreende uma primeira seção de padrão de indexação (150) e uma segunda seção de padrão de indexação (152); e
    o pino compreende um primeiro pino (152) móvel ao longo da primeira seção de padrão de indexação e um segundo pino (252) móvel ao longo da segunda seção de padrão de indexação.
  4. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o ponto de transição de sequência está associado com um primeiro valor de pressão e o ponto de transição de retorno está associado com um segundo valor de pressão.
  5. Ferramenta de fundo de poço, caracterizada pelo fato de que compreende:
    um elemento de ferramenta (40) operável de uma primeira posição para uma segunda posição;
    um mandril (46) operativamente acoplado ao elemento de ferramenta, o mandril móvel axialmente em resposta a um sinal de pressão compreendendo um sinal de pressão crescente e um sinal de pressão decrescente; e
    um dispositivo indexador (12) acoplado com o mandril incluindo um pino (52) móvel em resposta ao sinal de pressão ao longo de um padrão de indexação (50) que permite movimento do mandril para operar o elemento de ferramenta para a segunda posição quando o pino é posicionado em uma fenda de atuação (72), o padrão de indexação compreendendo:
    um caminho de sequência de disparo (84) definindo uma pluralidade de eventos de pressão (PE) ao longo de uma pluralidade de caminhos de sequência de aumento de pressão e uma pluralidade de caminhos de sequência de sangria entre uma fenda de partida (70) e a fenda de atuação, o evento de pressão sendo definido entre um ponto de transição de sequência (79) de um caminho de sequência de aumento de pressão de entrada (78, 80) para um caminho de sequência de sangria de saída (78, 80) e um ponto de transição de retorno (81) para um caminho de retorno (82), o padrão de indexação tendo uma lógica incluindo um valor de limiar alto tal que aplicando uma pressão que excede o valor de limiar alto, em qualquer localização ao longo do caminho de sequência de disparo, força uma transição ao caminho de retorno e um reinicio na fenda de partida.
  6. Ferramenta de fundo de poço, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o padrão de indexação define o caminho de retorno para mover o pino do caminho de sequência de disparo para a fenda de partida em resposta ao sinal de pressão ultrapassando um valor de pressão de limiar baixo (74).
  7. Ferramenta de fundo de poço, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que:
    o padrão de indexação compreende uma primeira seção de padrão de indexação (150) e uma segunda seção de padrão de indexação (250); e
    o pino compreende um primeiro pino (152) móvel ao longo da primeira seção de padrão de indexação e um segundo pino (252) móvel ao longo da segunda seção de padrão de indexação.
  8. Ferramenta de fundo de poço, de acordo com a reivindicação 5, caracterizada pelo fato de que o elemento de ferramenta é um elemento de fechamento de válvula de uma ferramenta de isolamento de formação operável de uma posição aberta para uma posição fechada.
  9. Ferramenta de fundo de poço, de acordo com a reivindicação 8, caracterizada pelo fato de que:
    o padrão de indexação compreende uma primeira seção de padrão de indexação e uma segunda seção de padrão de indexação; e
    o pino compreende um primeiro pino móvel ao longo da primeira seção de padrão de indexação e um segundo pino móvel ao longo da segunda seção de padrão de indexação.
  10. Método para operar uma válvula de fundo de poço (30) posicionada em um furo de poço (18) tendo uma tubulação (32), caracterizado pelo fato de que compreende:
    ciclar sinais de pressão hidráulica na tubulação aumentando a pressão da tubulação e diminuindo a pressão na tubulação;
    mover um pino (52) ao longo de um padrão de indexador (50) operacionalmente acoplado com a válvula de fundo de poço em resposta à ciclagem do sinal de pressão hidráulica, o padrão de indexador compreendendo um caminho de sequência de disparo (84) se estendendo de uma fenda de partida (70) para uma fenda de atuação (72) e definindo uma pluralidade de eventos de pressão (PE) ao longo de uma pluralidade de pernas de sequência de aumento de pressão e uma pluralidade de pernas de sequência de sangria entre uma fenda de partida e uma fenda de atuação, em que cada evento de pressão é definido entre um ponto de transição de sequência (79) de uma perna de sequência de aumento de pressão de entrada (78, 80) e uma perna de sequência de sangria de saída (78, 80) e um ponto de transição de retorno (81) para um caminho de retorno (82);
    manter seletivamente movimento do pino ao longo de um caminho de sequência de disparo pela aplicação de pressão entre um valor de limiar alto e um valor de limiar baixo ou transmissão do pino ao caminho de retorno ultrapassando o valor de limiar alto ou o valor de limiar baixo;
    indexar o pino através do caminho de sequência de disparo para a fenda de atuação; e
    operar a válvula de fundo de poço de uma primeira posição para uma segunda posição em resposta ao pino sendo deslocado para a fenda de atuação.
  11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o evento de pressão é definido por uma faixa de pressão de tubulação.
  12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que:
    o padrão de indexação compreende uma primeira seção de padrão de indexação (150) e uma segunda seção de padrão de indexação (152); e
    o pino compreende um primeiro pino (152) móvel ao longo da primeira seção de padrão de indexação e um segundo pino (152) móvel ao longo da segunda seção de padrão de indexação.
  13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que compreende ainda:
    mover o pino de uma posição no caminho de sequência de disparo para a fenda de partida em resposta à aplicação de uma pressão de tubulação em excesso de um valor de pressão de limiar; e
    iniciar, depois de mover o pino para a fenda de partida, a indexação do pino através do caminho de sequência de disparo para a fenda de atuação.
BR112014009934-0A 2011-10-27 2012-10-22 Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação BR112014009934B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US201161552283P 2011-10-27 2011-10-27
US61/552,283 2011-10-27
US13/656,480 US9068417B2 (en) 2011-10-27 2012-10-19 Pressure cycle independent indexer and methods
US13/656,480 2012-10-19
PCT/US2012/061260 WO2013062884A1 (en) 2011-10-27 2012-10-22 Pressure cycle independent indexer and methods

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112014009934A2 BR112014009934A2 (pt) 2017-05-02
BR112014009934B1 true BR112014009934B1 (pt) 2020-09-08

Family

ID=48168362

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112014009934-0A BR112014009934B1 (pt) 2011-10-27 2012-10-22 Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9068417B2 (pt)
AU (1) AU2012329125B2 (pt)
BR (1) BR112014009934B1 (pt)
GB (1) GB2513022B (pt)
MY (1) MY172276A (pt)
NO (1) NO345862B1 (pt)
WO (1) WO2013062884A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB201120448D0 (en) * 2011-11-28 2012-01-11 Oilsco Technologies Ltd Apparatus and method
GB2535334A (en) * 2013-10-22 2016-08-17 Halliburton Energy Services Inc Hydraulic control of drill string tools
WO2016003396A1 (en) * 2014-06-30 2016-01-07 Schlumberger Canada Limited Indexing device and method for a dual valve assembly
GB2542953B (en) * 2014-06-30 2021-01-20 Schlumberger Holdings Indexing device and method for a dual valve assembly
CA2963238C (en) * 2014-12-17 2020-10-27 Halliburton Energy Services, Inc. Valve for use with downhole tools
GB2535509A (en) * 2015-02-19 2016-08-24 Nov Downhole Eurasia Ltd Selective downhole actuator
US10100610B2 (en) 2015-07-21 2018-10-16 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Barrier valve closure method for multi-zone stimulation without intervention or surface control lines
GB2545944B (en) * 2015-08-31 2021-03-31 Schlumberger Technology Bv Indexer controlled directional valve system
US10428609B2 (en) 2016-06-24 2019-10-01 Baker Hughes, A Ge Company, Llc Downhole tool actuation system having indexing mechanism and method
GB2574654B (en) * 2018-06-14 2021-05-12 Nov Downhole Eurasia Ltd Downhole tool comprising an indexer
CA3160101A1 (en) * 2019-12-18 2021-06-24 Schlumberger Canada Limited Indexing track and pin
NO20220888A1 (en) 2020-02-18 2022-08-17 Schlumberger Technology Bv Electronic rupture disc with atmospheric chamber
GB2609140A (en) 2020-04-17 2023-01-25 Schlumberger Technology Bv Hydraulic trigger with locked spring force

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7594542B2 (en) * 2006-04-28 2009-09-29 Schlumberger Technology Corporation Alternate path indexing device
US8186439B2 (en) 2007-12-19 2012-05-29 Baker Hughes Incorporated Controller for a hydraulically operated downhole tool
US7730953B2 (en) 2008-02-29 2010-06-08 Baker Hughes Incorporated Multi-cycle single line switch
US8261817B2 (en) 2009-11-13 2012-09-11 Baker Hughes Incorporated Modular hydraulic operator for a subterranean tool
US8691731B2 (en) * 2009-11-18 2014-04-08 Baker Hughes Incorporated Heat generation process for treating oilfield deposits
US8936099B2 (en) * 2011-02-03 2015-01-20 Smith International, Inc. Cam mechanism for downhole rotary valve actuation and a method for drilling

Also Published As

Publication number Publication date
NO20140611A1 (no) 2014-05-16
AU2012329125B2 (en) 2016-10-20
WO2013062884A1 (en) 2013-05-02
MY172276A (en) 2019-11-20
US9068417B2 (en) 2015-06-30
GB201407264D0 (en) 2014-06-11
GB2513022A (en) 2014-10-15
NO345862B1 (no) 2021-09-13
AU2012329125A1 (en) 2014-05-15
GB2513022B (en) 2018-12-05
US20130105172A1 (en) 2013-05-02
BR112014009934A2 (pt) 2017-05-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112014009934B1 (pt) Dispositivo indexador independente de ciclo de pressão, ferramenta de fundo de poço, e método para operar uma válvula de fundo de poço posicionada em um furo de poço tendo uma tubulação
US10156124B2 (en) Balanced piston toe sleeve
US9702222B2 (en) Reverse flow multiple tool system and method
US9617826B2 (en) Reverse flow catch-and-engage tool and method
US10294752B2 (en) Reverse flow catch-and-release tool and method
US10563471B2 (en) Anchor module, casing plug assembly and method for operating a casing plug assembly in a well pipe
US10221654B2 (en) Reverse flow arming and actuation apparatus and method
US10392901B2 (en) Downhole tool method and device
US10184319B2 (en) Reverse flow seat forming apparatus and method
US10240446B2 (en) Reverse flow seat forming apparatus and method
US9689232B2 (en) Reverse flow actuation apparatus and method
BR112013007713B1 (pt) Conjunto de lamina de um bloco obturador de poqo e metodo para cisalhar um tubular de um furo de poqo
US10087712B2 (en) Pressure actuated downhole tool
US20190249504A1 (en) Indexing device and method for a dual valve assembly
US11293264B2 (en) Downhole apparatus and methods
CA3025293C (en) Expandable junk mill
WO2017065747A1 (en) Fire-on-demand remote fluid valve

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/10/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2745 DE 15-08-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.