BR112013027607B1 - Terminal móvel, dispositivo de rede e respectivos métodos executados para processar dados em uma rede de comunicação sem fios - Google Patents

Terminal móvel, dispositivo de rede e respectivos métodos executados para processar dados em uma rede de comunicação sem fios Download PDF

Info

Publication number
BR112013027607B1
BR112013027607B1 BR112013027607-0A BR112013027607A BR112013027607B1 BR 112013027607 B1 BR112013027607 B1 BR 112013027607B1 BR 112013027607 A BR112013027607 A BR 112013027607A BR 112013027607 B1 BR112013027607 B1 BR 112013027607B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
control channel
uplink control
resource set
specific
resources
Prior art date
Application number
BR112013027607-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013027607A2 (pt
Inventor
Esa Tapani Tiirola
Timo Erkki Lunttila
Kari Juhani Hooli
Kari Pekka Pajukoski
Original Assignee
Nokia Solutions And Networks Oy
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Solutions And Networks Oy filed Critical Nokia Solutions And Networks Oy
Priority claimed from PCT/EP2011/056867 external-priority patent/WO2012146307A1/en
Publication of BR112013027607A2 publication Critical patent/BR112013027607A2/pt
Publication of BR112013027607B1 publication Critical patent/BR112013027607B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04BTRANSMISSION
    • H04B7/00Radio transmission systems, i.e. using radiation field
    • H04B7/02Diversity systems; Multi-antenna system, i.e. transmission or reception using multiple antennas
    • H04B7/022Site diversity; Macro-diversity
    • H04B7/024Co-operative use of antennas of several sites, e.g. in co-ordinated multipoint or co-operative multiple-input multiple-output [MIMO] systems
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L5/00Arrangements affording multiple use of the transmission path
    • H04L5/003Arrangements for allocating sub-channels of the transmission path
    • H04L5/0032Distributed allocation, i.e. involving a plurality of allocating devices, each making partial allocation
    • H04L5/0035Resource allocation in a cooperative multipoint environment
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/04Wireless resource allocation

Abstract

MÉTODO E DISPOSITIVO PARA PROCESSAR DADOS EM UMA REDE SEM FIOS. Um método para processar dados em uma rede de comunicação sem fios, em que são providenciados pelo menos dois conjuntos de recursos para um canal de controle de ligação ascendente para terminais móveis para uma área geográfica, e em que os terminais móveis na área geográfica usam pelo menos um dos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente. Adicionalmente, sugere-se um correspondente dispositivo e sistema.

Description

A invenção refere-se a um método e a um dispositivo para processar dados em uma rede sem fios.
Tendo em conta a reutilização de frequências altas. p. ex., de um sistema de Evolução a Longo Prazo (LTE), a cobertura do Canal de Controle de Ligação Ascendente Físico (PUCCH) pode ser considerada um fator limitativo para a performance, em particular do dito sistema LTE. A cobertura limitada do PUCCH pode ser causada pela reutilização de altas frequências (p. ex., na LTE, pode ser presumido um apertado esquema de reutilização de frequências como a reutilização=1). Adicionalmente a um tão alto grau de reutilização de frequências, os múltiplos terminais móveis (também designados por equipamentos do utilizador (UEs)) dentro de cada célula podem partilhar a frequência de banda estreita e recursos de tempo do PUCCH.
Na LTE, um canal de controle de ligação ascendente físico (PUCCH) definido (a partir do UE para a estação base) é utilizado também num ambiente de Multiponto Cooperativo (CoMP). Uma célula tem o seu próprio conjunto de recursos PUCCH, que compreende um grupo de sequências PUCCH, uma identificação de célula física e parâmetros de configuração PUCCH relacionados. No entanto, como o ambiente CoMP aumenta significativamente a quantidade de dados de feedback (uma vez que requer o feedback multi-células), a interferência inter-células aumenta, o que tem um impacto negativo no PUCCH, uma vez que os recursos dentro de cada conjunto são limitados.
O problema a resolver é providenciar uma solução eficiente sobre como utilizar os recursos limitados de um canal de controle de ligação ascendente (em particular um PUCCH) num ambiente de comunicação móvel.
Este problema é resolvido de acordo com as características das reivindicações independentes. Das reivindicações dependentes resultam mais versões.
Para superar este problema, é apresentado um método para processar dados em uma rede de comunicação sem fios,- em que são fornecidos pelo menos dois conjuntos de recursos a um canal de controle de ligação ascendente para terminais móveis para uma área geográfica,- em que os terminais móveis em uma área geográfica usam pelo menos um de, pelo menos, dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente.
Por conseguinte, através dos, pelo menos, dois conjuntos de recursos para um canal de controle de ligação ascendente, o terminal móvel pode obter duas configurações, uma baseada em uma informação de sistema e outra através da sinalização de camada superior. A sinalização de camada superior pode compreender um conjunto de recursos PUCCH.
O terminal móvel pode ser configurado para usar apenas um conjunto de recursos, p. ex., o conjunto de recursos sinalizado de camada superior. Além disso, o terminal móvel pode usar vários conjuntos de recursos.
Cada conjunto de recursos compreende, p. ex., canais lógicos e/ou blocos de recursos físicos. É uma opção o fato de cada um dos conjuntos de canais de controle de ligação ascendente ser compatível retrospectivamente (ou seja, pode suportar UEs sucessórios).
A solução apresentada é particularmente aplicável em uma disposição de canal de controle de ligação ascendente físico (PUCCH) no caso da transmissão e/ou recepção CoMP (multiponto cooperativo ou coordenado).
A abordagem apresentada refere-se particularmente a um LTE Avançado e pode fazer parte da Versão LTE 11 ou versões mais recentes.
A solução proposta permite utilizar recursos ortogonais e não ortogonais de forma otimizada. A cobertura PUCCH pode ser mantida quando aumenta significativamente uma carga útil CSI (a qual pode ser um requisito para CoMP). Além disso, o tamanho da área CoMP específica de PUCCH pode ser minimizado, reduzindo assim também o complemento PUCCH. A abordagem pode ser utilizada de forma flexível em vários cenários de projeção CoMP.Em uma versão, a área geográfica é determinada por uma célula ou por um grupo de células.
Note-se que uma célula pode ser associada ou determinada por uma estação base, também designada por eNB. A estação base também pode compreender várias células.
Em outra versão, os, pelo menos, dois conjuntos de recursos compreendem um conjunto de recursos cooperativo específico de multipontos.
Em outra versão, pelo menos um dos dois conjuntos de recursos corresponde a um canal de controle de ligação ascendente específico de células que é derivado da informação de sistema.
Em uma próxima versão, o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente compreende- um canal de controle de ligação ascendente específico de células sobretudo com recursos de canal de controle de ligação ascendente separados atribuídos a diferentes células; e- um canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos com recursos de canal de controle de ligação ascendente comuns atribuídos a múltiplas células.
Dentro dos grupos, os recursos para células podem estar espacialmente separados para não interferirem (substancialmente) entre si. Assim sendo, uma estação móvel pode ser configurada com múltiplas configurações PUCCH para diferentes definições (p. ex., PUCCH específico de células / (área) CoMP específico de PUCCH). Uma vantagem desta abordagem é que, quando aumento o feedback CoMP, devido à separação dos recursos PUCCH, a interferência inter-células não tem um grande impacto. Além disso, pode ser reduzido o complemento de feedback.
É também uma versão o fato de o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos ser determinado para uma área geográfica.
De acordo com outra versão, a supressão do canal de controle de ligação ascendente é utilizada para libertar recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
De acordo com uma versão, um conjunto de recursos correspondente ao canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos é partilhado com pelo menos um dos canais de controle de ligação ascendente específico de células.
De acordo com outra versão,- o canal de controle de ligação ascendente específico de células compreende um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente e- o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos compreende um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente.
Em outra versão ainda, o terminal móvel está configurado com uma das seguintes definições:- o terminal móvel está configurado para utilizar o canal de controle de ligação ascendente específico de células para o conjunto de recursos persistente e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente;- o terminal móvel está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente do canal de controle de ligação ascendente específico de células, e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos;- o terminal móvel está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente e conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
De acordo com a próxima versão, o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente está identificado através de, pelo menos, um dos seguintes atributos:- um grupo de sequências do canal de ligação ascendente pré-definido ou padrão de salto do grupo de sequências; - uma identidade da célula física do canal de controle de ligação ascendente pré- definida, p. ex., para derivar pseudopadrões de salto aleatório.
De acordo com outra versão ainda, um índice modificador é transportado em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente, permitindo- uma modificação ou desvio de um recurso de ligação ascendente atribuído e/ou- uma funcionalidade de comutação entre um recurso específico de células e um recurso cooperativo específico de multipontos.
O recurso específico de células pode ser um conjunto de recursos específico de células, e o recurso cooperativo específico de multipontos pode ser um conjunto de recursos cooperativo específico de multipontos.
Em particular, de modo a obter um equilíbrio entre a ortogonalidade inter-células e o complemento, pode ser exigida uma atribuição de recursos A/N no conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP porque também pode ser utilizado o mesmo recurso A/N em células adjacentes. Isto pode ser conseguido através de um índice modificador A/N dinâmico (DAMI) incluído nas concessões de atribuição de recursos DL. O DAMI é capaz de modificar o recurso A/N implícito fornecido pela concessão de atribuição de recursos DL dentro do conjunto de recursos A/N específico de CoMP. Pode ainda ser utilizado como um comutador entre conjuntos de recursos específicos de células e específicos de CoMP.De acordo com outra versão, o canal de controle de ligação ascendente é um PUCCH.
O problema acima citado é também resolvido por um dispositivo para processar dados em uma rede sem fios, compreendendo uma unidade de processamento disponibilizada- para fornecer pelo menos dois conjuntos de recursos para um canal de controle de ligação ascendente para terminais móveis para uma área geográfica,- para utilizar os, pelo menos dois, conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente através dos terminais móveis na área geográfica.
Note-se que os passos do método aqui citado podem ser exequíveis também nesta unidade de processamento.O dispositivo pode, em especial, ser uma estação base da rede sem fios.
Note-se ainda que a dita unidade de processamento pode compreender pelo menos um, particularmente vários, meios dispostos para executar os passos do método aqui descrito. Os meios podem ser lógica ou fisicamente separados; em especial vários meios logicamente separados podem ser combinados em pelo menos uma unidade física.
A dita unidade de processamento pode compreender pelo menos um dos seguintes: um processador, um microcontrolador, um circuito ligado por cabos, um ASIC, um FPGA, um dispositivo lógico.
A solução fornecida aqui compreende ainda um produto de programa de computador diretamente carregável para uma memória de um computador digital, compreendendo partes de código de software para executar os passos do método conforme aqui descrito.
Além disso, o problema citado acima é resolvido por um meio de leitura informática, p. ex., armazenamento de qualquer tipo, com instruções exequíveis em computador adaptadas para fazer com que um sistema de computador execute o método conforme descrito aqui.
Além disso, o problema citado é resolvido por um sistema de comunicação que compreende pelo menos um dispositivo conforme descrito aqui.
Adicionalmente, o problema acima citado pode ser resolvido por um sistema para processar dados em uma rede sem fios, compreendendo pelo menos uma unidade de processamento ou dispositivo disponibilizado- para fornecer pelo menos dois conjuntos de recursos para um canal de controle de ligação ascendente para terminais móveis para uma área geográfica,- para utilizar pelo menos um dos, pelo menos dois, conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente através dos terminais móveis na área geográfica.
Além disso, o problema acima citado pode ser resolvido por um terminal móvel que compreende pelo menos uma unidade de processamento ou dispositivo disponibilizado- para processar pelo menos dois conjuntos de recursos fornecidos para um canal de controle de ligação ascendente para uma área geográfica,- para utilizar pelo menos um dos, pelo menos dois, conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente na área geográfica.
De acordo com uma versão, pelo menos um dos dois conjuntos de recursos corresponde a um canal de controle de ligação ascendente específico de células que é derivado da informação de sistema.
De acordo com outra versão, um índice modificador é transportado em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente, permitindo- uma modificação ou desvio de um recurso de ligação ascendente atribuído e/ou- uma funcionalidade de comutação entre um recurso específico de células e um recurso cooperativo específico de multipontos.
As versões da invenção são apresentadas e ilustradas nas seguintes figuras:a Fig. 1 mostra um diagrama esquemático que apresenta um esquema de atribuição PUCCH de acordo com a versão 8 a 10 LTE para duas células;a Fig. 2 mostra um diagrama esquemático que compreende diferentes conjuntos de recursos PUCCH para diferentes células e para um conjunto de recursos específico de CoMP;a Fig. 3 mostra um diagrama esquemático que ilustra o princípio da operação DAMI aplicada a PDSCH dinamicamente organizado, onde o espaço dinâmico A/N é partilhado por duas células #1 e #2; a Fig. 4 mostra um diagrama de bloco esquemático que compreende uma estação base (eNB) com uma unidade de processamento e uma estação móvel (UE) com uma unidade de processamento.
Um esquema de comunicação Multiponto Cooperativo (CoMP) refere-se especialmente à transmissão de ligação descendente e/ou recepção de ligação ascendente nos pontos de transmissão e/ou recepção múltiplos que são cooperativos, em que o nível de cooperação pode ir da coordenação de organização livre até à transmissão conjunta e/ou recepção através de múltiplos pontos de transmissão e/ou recepção. Uma transmissão cooperativa e/ou pontos de recepção pode ser geograficamente separada. A área geográfica correspondente ao conjunto de pontos de transmissão e/ou recepção cooperativa é chamada de área de coordenação CoMP. Os esquemas CoMP podem ser categorizados do seguinte modo:
Opção 1:
Neste cenário, cada um dos pontos de transmissão/recepção forma uma célula independente.Todos os utilizadores em todas as células transmitem, no PUCCH utilizado, recursos de frequências nas bordas do espectro de ligação ascendente disponível. É implicitamente obtido algum tipo de média de interferência (ou seja, carga fracionária) quando, p. ex., os recursos PUCCH não são usados devido à informação de controle de ligação ascendente que é transmitida por recursos PUSCH simultaneamente atribuídos, assim como nem todos os índices de Elemento de Canal de Controle (CCE) são utilizados para atribuições DL, mapeando assim para um recurso PUCCH para a sinalização A/N. Neste tipo de cenário, a interferência pode afetar uma transmissão de relatórios do Indicador da Qualidade do Canal (CQI), assim como, mensagens de recepção/não recepção (também designadas por mensagens A/N).
No caso especial da Opção 1, os pontos de transmissão podem ser operados num modo de agregação portadora em vez de terem a mesma frequência portadora. Tendo em conta este caso de utilização da sinalização de agregação portadora para CoMP como uma forma de agregação portadora multilocal de frequência única, a situação é ligeiramente diferente: Apesar de os diferentes pontos de transmissão possuírem, cada um, uma única identificação de células (ID), é somente utilizado um único PUCCH para várias células agregadas, o que causa restrições à capacidade ou complemento alto PUCCH.
Opção 2:
Neste cenário, vários (por exemplo todos os) pontos coordenados de transmissão/recepção fazem parte de uma única célula lógica; para o UE, os pontos de transmissão/recepção podem aparecer como portas de antena eNB nessa célula lógica única.
Todos os UEs partilham o mesmo PUCCH neste cenário e, deste modo, o complemento PUCCH alto será uma questão, uma vez que são exigidos recursos ortogonais para todos eles.
Note-se que diferentes estratégias, p. ex., combinações das ditas opções 1 e 2, podem ser utilizadas na direção de ligação descendente ou ascendente, utilizando assim eficientemente os recursos PUCCH disponíveis.
Sugere-se particularmente aplicar estas opções 1 ou 2 simultaneamente ou por ordem alternada. Isto permite uma utilização otimizada do recurso na direção de ligação ascendente de um ambiente LTE.
A Fig. 1 mostra um diagrama esquemático que apresenta um esquema de atribuição PUCCH de acordo com a versão 8 a 10 LTE para duas células 101, 102. Cada célula 101, 102 tem um conjunto de recursos PUCCH próprio caracterizado por um grupo de sequências PUCCH, a identificação da célula física e parâmetros de configuração PUCCH relacionados. A célula 101 e a célula 102 têm vários conjuntos diferentes de recursos PUCCH, em que a célula 101 tem um número de PUCCHs persistentes 103 e um número de PUCCHs dinâmicos 104. O PUCCH persistente pode ainda ser dividido no PUCCH persistente Formato 2/2a/2b, que é utilizado para relatórios de informação do estado do canal, e no PUCCH persistente Formato 1/1a/1b, que é utilizado para um ACK/NACK persistente e indicador de pedido de organização (não ilustrado na Fig. 1). Correspondentemente, a célula 102 tem um número de PUCCHs persistentes 105 e um número de PUCCHs dinâmicos 106.
Um problema da solução existente é o fato de o PUCCH ser sujeito à interferência inter-célula, que pode deteriorar a cobertura do feedback do Indicador do Estado do Canal (CSI) relacionado com DL CoMP UEs. Note-se que a quantidade de feedback CSI (incluindo o tamanho do feedback CSI) aumenta com base na introdução de DL CoMP (uma vez que é exigido o feedback multi-células).A solução apresentada aqui evita também que o complemento PUCCH se torne demasiado grande.
A solução apresentada proporciona, para uma certa área geográfica (isto é, uma célula ou um grupo de células dependentes, p. ex., da atividade do UE), múltiplos conjuntos de recursos PUCCH (em particular pelo menos dois) aplicáveis aos UEs nessa área geográfica.
O conjunto de recursos PUCCH pode ser identificado por pelo menos um dos seguintes atributos:- Um grupo de sequências PUCCH pré-definido ou um padrão de salto do grupo de sequências;- Uma identidade de célula de camada física PUCCH pré-definida para derivar, p. ex., padrões de salto pseudoaleatórios. Note-se que a identidade de célula de camada física PUCCH pode ser utilizada também para definir um grupo de sequências PUCCH ou um padrão de salto do grupo de sequências.
Os conjuntos de recursos PUCCH disponíveis podem ser configurados utilizando uma sinalização de camada superior. A sinalização de camada superior pode ser específica ao UE e pode conter o grupo de sequências PUCCH e/ou a identidade de célula de camada física PUCCH. A identidade de célula de camada física PUCCH pode ser diferente da identidade de célula contida na informação do sistema. Porém, um dos conjuntos de recursos pode corresponder a um PUCCH específico de células derivado da informação do sistema.
É uma opção o fato de cada um dos conjuntos de recursos PUCCH ser compatível retrospectivamente (ou seja, pode suportar UEs sucessórios).
A Fig. 2 mostra um diagrama esquemático que compreende diferentes conjuntos de recursos PUCCH para diferentes células 201 a 204 e para um conjunto de recursos específico de CoMP 205. O conjunto de recursos PUCCH para as células de 201 a 204 compreende, cada um, PUCCHs persistentes específicos de células 206 e PUCCHs dinâmicos específicos de células 208. O conjunto de recursos específicos de CoMP 205 compreende PUCCHs persistentes 207 e PUCCHs dinâmicos 209.
Por conseguinte, o PUCCH é dividido em duas partes, isto é,- os PUCCHs específicos de células 206, 208 com um conjunto de recursos PUCCH separado atribuído a diferentes células de 201 a 204; e- os PUCCHs específicos de CoMP 207, 209 com um conjunto de recursos PUCCH comum atribuído a múltiplas células. Note-se que os PUCCHs, num cenário de agregação portadora, podem ser encarados como um caso especial seu. Note-se ainda que múltiplos PUCCHS específicos de CoMP podem ser definidos para uma certa área geográfica.
Os recursos PUCCH específicos de células podem ser espacialmente separados entre células para não interferirem uns com os outros. Assim sendo, os UEs podem ser configurados com múltiplas configurações PUCCH para diferentes definições (p. ex., PUCCH específico de células / (área) CoMP específico de PUCCH). Uma vantagem desta abordagem é que, quando aumenta o feedback CoMP, devido à separação dos recursos PUCCH, a interferência inter- células não tem um grande impacto. Além disso, é possível reduzir o complemento PUCCH, isto é, o número de blocos de recursos físicos reservados para o PUCCH.
A supressão de PUCCH (isto é, o sobredimensionamento da região PUCCH persistente específica de células) é configurada de modo adequado em cada uma das células, para dar lugar ao PUCCH persistente específico de CoMP; note-se que a supressão PUCCH pode ser utilizada também para PUCCHs específicos de CoMP, para dar lugar aos PUCCHs persistentes específicos de células, assim como, PUCCHs dinâmicos específicos de células.
A ideia básica da supressão PUCCH é sobredimensionar uma região PUCCH, isto é, atribuir mais recursos/PRBs à utilização de PUCCH do que o estritamente necessário, e deixar os PRBs mais distantes no estado não usado. Deste modo, a largura de banda de UL pode ser reduzida simetricamente no que diz respeito à frequência do centro, para satisfazer, por exemplo, requisitos de um certo operador. Para mais detalhes sobre a supressão PUCCH, faz-se referência ao US 2010/0142467 A1 e às suas referências mencionadas e incorporadas relativamente a isto.
Neste contexto, a supressão PUCCH é aplicada, deixando os PRBs mais próximos no estado por usar em PUCCHs persistentes específicos de células, para dar lugar ao PUCCH persistente específicos de CoMP. Por outro lado, os PRBs mais distantes são deixados no estado por usar no PUCCH persistente específico de CoMP, para dar lugar a PUCCHs persistentes específicos de células. Também os PRBs mais próximos do PUCCH persistente específico de CoMP são deixados no estado por usar, para dar lugar aos PUCCHs dinâmicos específicos de células. Note-se que a supressão dos PRBs PUCCH persistente mais próximos afeta a atribuição de recursos dos recursos de PUCCH persistente formato 1/1a/1b, enquanto a supressão dos PRBs PUCCH persistente mais distantes, considerada na referência anterior, afeta a atribuição de recursos dos recursos de PUCCH persistente formato 2/2a/2b.
De acordo com uma versão, podem ser utilizados parâmetros de configuração PUCCH separados, como "delta_shift", e pode ser utilizada uma posição de partida do PUCCH dinâmico para o PUCCH específico de células e o PUCCH específico de CoMP.
Note-se que um conjunto de recursos é particularmente definido por um grupo de sequências PUCCH e/ou uma identidade de célula de camada física PUCCH. É referido um conjunto de recursos PUCCH quando a atribuição PRB é também combinada com a configuração do conjunto de recursos. Por conseguinte:- o PUCCH específico de CoMP e o PUCCH específico de células podem partilhar o mesmo conjunto de recursos, mas têm recursos separados, uma vez que usam PRBs diferentes;- os conjuntos de recursos específicos de células podem ter diferentes recursos apesar de usarem os mesmos PRBs.
Em outra versão, o conjunto de recursos (isto é, o grupo de sequências PUCCH e a identidade da célula de camada física PUCCH) correspondente ao PUCCH específico de CoMP pode ser partilhado com um dos conjuntos de recursos específicos de células na área CoMP. Isto pode ser aplicável particularmente a uma macro-célula ou um macro-nó, uma vez que se espera que a área de cobertura da macro-célula se sobreponha a (e potencialmente inclua) uma área de cobertura de RRHs.
Utilizando a abordagem conforme sugerido, o UE pode ser configurado com múltiplas configurações PUCCH: (1) O UE pode ser configurado para utilizar um conjunto de recursos PUCCH específico de células tanto para PUCCHs persistentes como dinâmicos PUCCHs (este é o modo de operação para UEs versão 8/9/10).(2) O UE pode ser configurado para utilizar um grupo de sequências PUCCH específicos de células apenas para o PUCCH persistente, enquanto o PUCCH dinâmico segue outra configuração de conjuntos de recursos PUCCH, p. ex., uma configuração específica CoMP ou de cooperação.(3) O UE pode ser configurado para utilizar um conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP tanto para o PUCCH persistente como dinâmico.
Adicionalmente a estas opções de configuração, o UE pode utilizar PUCCHs dinâmicos correspondentes tanto a conjuntos de recursos específicos de células como específicos de CoMP.
O PUCCH específico de células pode utilizar a separação espacial entre UEs. Os mesmos recursos PUCCH podem ser reutilizados em certas áreas geográficas diferentes. Além disso, os mecanismos podem combinar uma capacidade de aleatorização com reutilização espacial. Os atuais mecanismos de reutilização espacial existentes podem ser utilizados para fornecer a necessária aleatoriedade entre recursos PUCCH não ortogonais em diferentes PUCCHs específicos de células.
Para equilibrar a ortogonalidade inter-células e o complemento, pode ser exigida uma flexibilidade adicional para uma atribuição de recursos A/N no conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP devido ao fato de poder ser utilizado o mesmo recurso A/N em células adjacentes também. Esta flexibilidade adicional pode ser conseguida através de um índice modificador A/N dinâmico (DAMI) incluído nas concessões de atribuição de recursos DL. O DAMI é capaz de modificar o recurso A/N implícito fornecido pela concessão de atribuição de recursos DL dentro do recurso A/N específico de CoMP. Pode ainda ser utilizado como um comutador entre recursos específicos de células e específicos de CoMP.O DAMI pode ainda indicar qual o recurso e qual o conjunto de recursos que o UE deve utilizar.
Note-se que, em muitos casos, pode ser suficiente ter o DAMI configurado apenas em certas células que partilham o mesmo conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP (p. ex., para células RRH). Por conseguinte, nesses casos, pode ser mais económico introduzir bits DAMI apenas nas células mais pequenas, utilizando o conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP.
A estratégia PUCCH aplicada pode ser configurada através de camadas mais altas ou através da sinalização da camada dinâmica 1 e de um modo específico a UE. É possível ter parâmetros PUCCH específicos da área CoMP/coordenação incluídos na informação do sistema específico de células.
É uma opção introduzir a separação PRB entre duas partes diferentes PUCCH (específico de células e específico de CoMP).
A Fig. 3 mostra um diagrama esquemático que ilustra o princípio da operação DAMI aplicada a PDSCH dinamicamente organizado, onde o espaço dinâmico A/N é partilhado por duas células #1 e #2.
Neste exemplo, o DAMI consiste de dois bits com valores [-1, 0, 1, 2]. O recurso A/N correspondente à 2a célula #2 pode ser derivado de acordo com o CCE mais baixo do PDCCH do seguinte modo:
Figure img0001
em que«ccE é o número do primeiro CCE utilizado na transmissão da correspondente atribuição da Informação de Controle de Ligação Descendente (DCI);
Figure img0002
é a posição de partida de um espaço A/N secundário configurado por camadas superiores.
Por exemplo, relativamente ao elemento do canal de controle 22 na Fig. 3 está indicado que um UE#5 e um UE#11 requerem ambos recursos A/N, o que pode levar a um conflito - sem usar DAMI. Este conflito é resolvido- atribuindo um recurso PUCCH A/N para a célula #1 para o UE#5 para o índice de recursos 22 e- atribuindo um recurso PUCCH A/N para a célula #2 para o UE#11 para o índice de recursos 23, indicado por um desvio de +1 via DAMI.
Outra realização do DAMI é tal que pelo menos certas entradas atuam como um comutador dentro do conjunto de recursos PUCCH específico de CoMP e uma das entradas indica que, em vez disso, são utilizados recursos específicos de células. Isto permite a adaptação dinâmica da estratégia de atribuição de recursos PUCCH aplicada.
OUTRAS CONSIDERAÇÕES E VANTAGENS:
A Fig. 4 mostra um diagrama de bloco esquemático que compreende uma estação base 402 (eNB) com uma unidade de processamento 406 e uma estação móvel 401 (UE) com uma unidade de processamento 405. A comunicação do UE 401 para o eNB 402 é designada por comunicação de ligação ascendente 403 e a direção oposta é designada por comunicação de ligação descendente 404. Cada uma das comunicações 403, 404 pode compreender dados de carga útil, informação de sinalização e/ou informação de controle. Note-se que vários UEs podem estar presentes dentro de uma área de cobertura do eNB 402. Note-se também que várias estações base podem providenciar várias áreas de cobertura.
Note-se também que a funcionalidade aqui descrita pode ser implementada com as unidades de processamento das estações base e/ou as estações móveis. Adicionalmente, um dispositivo pode providenciar uma funcionalidade combinada ou distribuída.
Note-se que a estrutura de bloco apresentada em qualquer uma das figuras pode ser implementada por um profissional na matéria de várias formas, p. ex., através da provisão de várias unidades físicas. A estação base ou a estação móvel, particularmente as unidades de processamento, pode ser realizada, cada uma, como pelo menos um entidade lógica que pode ser projetada como hardware, código de programa, p. ex., software e/ou firmware, a correr num processador, p. ex., um computador, microcontrolador, ASIC, FPGA e/ou qualquer outro dispositivo lógico.
A funcionalidade descrita aqui pode basear-se num componente existente de uma rede (sem fios), que se estende através de software e/ou hardware. O eNB aqui mencionado também pode ser designado por qualquer estação base de acordo com qualquer padrão de comunicação. Correspondentemente, a estação móvel ou UE pode ser qualquer estação móvel, terminal, dispositivo ou idêntico com uma interface para um sistema de comunicação móvel, em particular uma rede de rádio ou rede de comunicação sem fios.
A solução proposta é compatível com UEs sucessórios. Ela permite utilizar recursos ortogonais e não ortogonais de forma otimizada. A cobertura PUCCH pode ser mantida quando aumenta significativamente a carga útil CSI (o que pode ser um requisito para CoMP). Além disso, o tamanho da área CoMP específica de PUCCH pode ser minimizado, reduzindo assim também o complemento PUCCH. A abordagem pode ser utilizada de forma flexível em vários cenários de projeção CoMP.Lista das abreviaturas:A/N Recepção/Não RecepçãoACK/NACK Recepção/Não RecepçãoCCE Elemento do Canal de ControleCoMP Multiponto CooperativoCQI Indicador da Qualidade do CanalCSI Indicador do Estado do CanalDAMI Índice Modificador A/N DinâmicoDCI Informação de Controle de Ligação DescendenteDL Ligação DescendenteeNB NóB desenvolvido (estação base)ID IdentificaçãoLTE Evolução a Longo PrazoNB NóB (estação base)PRB Bloco de Recursos FísicosPUCCH Canal de Controle de Ligação Ascendente FísicoPUSCH Canal Partilhado de Ligação Ascendente FísicoRB Bloco de Recursos RRH Entrada de Rádio RemotaSC-FDMA Acesso Múltiplo da Divisão por Frequência Portadora ÚnicaUE Equipamento de UtilizadorUL Ligação Ascendente

Claims (22)

1. Terminal móvel (401) para processar dados em uma rede de comunicação sem fios, caracterizado por compreender uma unidade de processamento disponibilizada para:obter da rede de comunicação sem fios, uma configuração para pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente que são fornecidos pela rede de comunicação sem fios para a transmissão de um canal de controle de ligação ascendente do terminal móvel (401) para a rede de comunicação sem fios,em que pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente compreendem:- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células com recursos para o canal do controle de ligação ascendente específico de células; e- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos com recursos comuns do canal de controle de ligação ascendente associados com múltiplas células; ecomutar entre o uso do conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células e o uso do conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos, em resposta a um índice transportado em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente a partir da referida rede de comunicação sem fios.
2. Terminal móvel (401) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células ser configurado via informação de sistema.
3. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por a supressão do canal de controle de ligação ascendente ser utilizada para liberar recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
4. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente correspondente ao conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos ser compartilhado com o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células.
5. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por:- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente; e- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente.
6. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o terminal móvel (401) estar configurado com uma das seguintes definições:- o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente específico de células;- o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente específico de células, e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos;- o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
7. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por cada conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente estar identificado através de pelo menos um dos seguintes atributos:- um grupo de sequências ou um padrão de salto do grupo de sequências;- uma identidade de célula associada a transmissões de camada física.
8. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por o índice permitir uma modificação ou desvio de um bloco de recursos físicos de ligação ascendente atribuído.
9. Terminal móvel (401) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por o canal de controle de ligação ascendente ser um Canal de Controle de Ligação Ascendente Físico (PUCCH).
10. Dispositivo de rede (402) para processar dados em uma rede de comunicação sem fios, caracterizado por compreender uma unidade de processamento disponibilizada para:configurar um terminal móvel (401) na rede de comunicação sem fios com uma configuração para pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente que são fornecidos pela rede de comunicação sem fios para transmissão de um canal de controle de ligação ascendente do terminal móvel (401) para a rede de comunicação sem fios,em que pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente compreendem:- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células com recursos para o canal de controle de ligação ascendente; e- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos com recursos comuns do canal de controle de ligação ascendente associados com múltiplas células; etransportar um índice modificador em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente, permitindo que o terminal móvel (401) realize uma comutação entre usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de célula e usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
11. Dispositivo de rede (402) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender uma unidade de processamento disponibilizada para transmitir um índice em uma mensagem de configuração de recursos para o terminal móvel (401), em que o índice permite que o terminal móvel (401) comute entre usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células e usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
12. Dispositivo de rede (402) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por compreender uma unidade de processamento disponibilizada para configurar o terminal móvel (401) com o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células através de informação de sistema.
13. Dispositivo de rede (402) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado por:- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente; e- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente.
14. Dispositivo de rede (402) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado por compreender uma unidade de processamento disponibilizada para configurar o terminal móvel (401) com uma das seguintes definições: - o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente específico de células;- o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente específico de células, e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos;- o terminal móvel (401) está configurado para utilizar o conjunto de recursos persistente e o conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
15. Dispositivo de rede (402) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizado por cada conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente estar identificado através de pelo menos um dos seguintes atributos:- um grupo de sequências ou um padrão de salto do grupo de sequências;- uma identidade de célula associada a transmissões de camada física.
16. Dispositivo de rede (402) de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 15 caracterizado por o índice permitir uma modificação ou desvio de um bloco de recursos físico de ligação ascendente atribuído.
17. Método executado por um terminal móvel (401) para processar dados em uma rede de comunicação sem fios, caracterizado por compreender:obter da rede de comunicação sem fios, uma configuração para pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente que são fornecidos pela rede de comunicação sem fios para a transmissão de um canal de controle de ligação ascendente do terminal móvel (401) para a rede de comunicação sem fios,em que pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente compreendem:- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células com recursos para o canal do controle de ligação ascendente específico de células; e- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos com recursos comuns do canal de controle de ligação ascendente associados com múltiplas células; ecomutar entre o uso do conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células e o uso do conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos, em resposta a um índice transportado em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente a partir da referida rede de comunicação sem fios.
18. Método de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por cada conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente estar identificado através de pelo menos um dos seguintes atributos:- um grupo de sequências ou um padrão de salto do grupo de sequências;- uma identidade de célula associada a transmissões de camada física.
19. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 ou 18, caracterizado por:- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente; e- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente.
20. Método executado por um dispositivo de rede (402) para processar dados em uma rede de comunicação sem fios, caracterizado por compreender:configurar um terminal móvel (401) na rede de comunicação sem fios com uma configuração para pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente que são fornecidos pela rede de comunicação sem fios para transmissão de um canal de controle de ligação ascendente do terminal móvel (401) para a rede de comunicação sem fios,em que pelo menos dois conjuntos de recursos para o canal de controle de ligação ascendente compreendem:- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de células com recursos para o canal de controle de ligação ascendente; e- um conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos com recursos comuns do canal de controle de ligação ascendente associados com múltiplas células; etransportar um índice modificador em uma mensagem de atribuição de recursos de ligação descendente, permitindo que o terminal móvel (401) realize uma comutação entre usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específico de célula e usar o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo específico de multipontos.
21. Método de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por cada conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente estar identificado através de pelo menos um dos seguintes atributos: - um grupo de sequências ou um padrão de salto do grupo de sequências;- uma identidade de célula associada a transmissões de camada física.
22. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 20 ou 21, caracterizado por:5 - o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente específicode células compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente; e- o conjunto de recursos para o canal de controle de ligação ascendente cooperativo10 específico de multipontos compreender um conjunto de recursos persistente do canal de controle de ligação ascendente e um conjunto de recursos dinâmico do canal de controle de ligação ascendente.
BR112013027607-0A 2011-04-29 Terminal móvel, dispositivo de rede e respectivos métodos executados para processar dados em uma rede de comunicação sem fios BR112013027607B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2011/056867 WO2012146307A1 (en) 2011-04-29 2011-04-29 Method and device for processing uplink control data in a wireless network

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013027607A2 BR112013027607A2 (pt) 2017-02-14
BR112013027607B1 true BR112013027607B1 (pt) 2021-11-09

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10477525B2 (en) Method and device for processing uplink control data in a wireless network
US10932290B2 (en) Uplink reference signal transmitting or receiving method in wireless communication system, and apparatus therefor
KR102439199B1 (ko) 업링크 확인응답 맵핑 및 리소스 할당
US10356762B2 (en) System and method for multiple point communications
US10785010B2 (en) Wireless communications method and apparatus
US8548483B2 (en) Feedback mapping for D2D control signals
US9578628B2 (en) PUCCH resource configuration method, transmission method, device and system
JP5764717B2 (ja) 多重ノードシステムにおけるチャネル状態情報の転送方法及び装置
US11343046B2 (en) Method and device for receiving and sending reference signal, and computer-readable storage medium
US20170238313A1 (en) Data transmission method, device, and system
WO2014084625A1 (ko) 무선 통신 시스템에서 하향링크 제어 신호를 수신 또는 전송하기 위한 방법 및 이를 위한 장치
JP6170112B2 (ja) 無線ネットワークにおけるアップリンク制御データの処理方法及び装置
US10554346B2 (en) Allocating space for a plurality of control sets for HARQ
BR112013027607B1 (pt) Terminal móvel, dispositivo de rede e respectivos métodos executados para processar dados em uma rede de comunicação sem fios
JP6431958B2 (ja) 無線ネットワークにおけるアップリンク制御データの処理方法及び装置