BR112013016885A2 - método e dispositivos para terminar comunicação entre um nó e uma portadora - Google Patents

método e dispositivos para terminar comunicação entre um nó e uma portadora Download PDF

Info

Publication number
BR112013016885A2
BR112013016885A2 BR112013016885-4A BR112013016885A BR112013016885A2 BR 112013016885 A2 BR112013016885 A2 BR 112013016885A2 BR 112013016885 A BR112013016885 A BR 112013016885A BR 112013016885 A2 BR112013016885 A2 BR 112013016885A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
node
communication
carrier
control member
communication link
Prior art date
Application number
BR112013016885-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013016885B1 (pt
Inventor
Stephen James Coulston
James Joseph Freeman
Javid A. Majid
Original Assignee
Baker Hughes Incorporated
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Baker Hughes Incorporated filed Critical Baker Hughes Incorporated
Publication of BR112013016885A2 publication Critical patent/BR112013016885A2/pt
Publication of BR112013016885B1 publication Critical patent/BR112013016885B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH DRILLING; MINING
    • E21BEARTH DRILLING, e.g. DEEP DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/12Means for transmitting measuring-signals or control signals from the well to the surface, or from the surface to the well, e.g. for logging while drilling

Abstract

MÉTODO E DISPOSITIVOS PARA TERMINAR COMUNICAÇÃO ENTRE UM NÓ E UMA PORTADORA. A presente invenção refere-se a aparelhos e métodos para terminar a comunicação em uma linha de comunicação entre uma portadora e pelo menos um nó localizado em uma localização de subsuperfície. O aparelho pode incluir um membro de controle configurado para iniciar a terminação de comunicação em resposta a um sinal controlado. O aparelho pode também incluir uma ligação de comunicação configurada para terminar a comunicação de uma maneira que não possa ser restaurada remotamente em resposta ao membro de controle. O aparelho pode também incluir uma fonte de energia para manter energia para a operação de terminação de ligação de comunicação. O aparelho pode ser configurado para usar energia da linha de comunicação para fazer com que a ligação de comunicação termine a comunicação. O aparelho pode ser configurado para usar uma ligação de comunicação que é pelo menos consumível parcialmente. O método inclui o uso do aparelho.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO E
DISPOSITIVOS PARA TERMINAR COMUNICAÇÃO ENTRE UM NÓ E ] UMA PORTADORA".
CAMPO DA DESCRIÇÃO A presente invenção refere-se a controlar comunicação de sinal entre uma portadora e pelo menos um nó posicionado em uma localização de subsuperfície.
ANTECEDENTES DA DESCRIÇÃO Frequentemente, dispositivos hidráulicos e eletrônicos podem estar situados em localizações inacessíveis. Essa inacessibilidade pode ser problemática quando é desejável isolar um ou mais desses dispositivos de um sistema maior. Por exemplo, durante exploração de hidrocarboneto e ' operações de recuperação, é comum que dispositivos hidráulicos e eletrôni- cos estejam operando em uma perfuração de poço em uma formação terres- tre. Esses dispositivos ou nós podem estar em comunicação com outros dis- positivos e operações de superfície. Muitos nós podem estar funcionando em paralelo, de tal modo que uma falha de um dispositivo pode gerar a falha de todo o sistema. Durante operações, pode se tornar desejável que a co- municação com um ou mais dispositivos seja terminada enquanto o(s) dis- positivo(s) está(ão) em sua localização de subsuperfície. A terminação de comunicação pode ser usada para apagar uma falha de todo sistema gerada por um ou mais dos nós. A presente descrição endereça a terminação da comunicação com um ou mais de tais nós.
SUMÁRIO DA DESCRIÇÃO Em aspectos, a presente descrição refere-se a métodos e apare- lhos para controlar a comunicação entre uma portadora e pelo menos um nó em uma localização de subsuperfície. Uma modalidade de acordo com a presente descrição pode in- cluir um método de controlar comunicação ao longo de uma portadora, com- preendendo: posicionar uma ligação de comunicação e pelo menos um nó em uma localização de subsuperfície, o pelo menos um nó se comunicando com a portadora através da ligação de comunicação; e terminar a comunica-
: ção entre a portadora e o pelo menos um nó usando um sinal controlado, em que o pelo menos um nó destrói pelo menos uma parte da ligação de comu- ' nicação ao receber o sinal controlado. Outra modalidade de acordo com a presente descrição pode in- cluirum aparelho para controlar comunicação, compreendendo: uma porta- dora; e pelo menos um nó configurado para ser posicionado em uma locali- zação de subsuperfície, o pelo menos um nó incluindo uma ligação de co- municação para se comunicar com a portadora, o pelo menos um nó sendo configurado para terminar a comunicação com a portadora através da des- truição de pelo menos uma parte da ligação de comunicação ao receber um sinal controlado. Exemplos de características mais importantes da descrição fo- ' ram resumidos de modo amplo a fim de que a descrição detalhada dos mesmos que segue possa ser melhor entendida e a fim de que as contribui- ções que eles representam para a técnica possam ser apreciadas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS Para um entendimento detalhado da presente descrição, refe- rência deve ser feita à descrição detalhada a seguir das modalidades, feita em conjunto com os desenhos anexos, nos quais elementos similares foram designados com numerais similares, em que: A Figura 1 mostra um diagrama de outro nó de subsuperfície po- sicionado em uma perfuração de poço em alto-mar de acordo com uma mo- dalidade da presente descrição; A Figura 2 mostra um diagrama de outro nó de subsuperfície po- —sicionado em uma perfuração de poço em alto-mar de acordo com uma mo- dalidade da presente descrição; A Figura 3 mostra um diagrama de circuito equivalente do nó de subsuperfície de acordo com uma modalidade da presente descrição; A Figura 4 mostra um diagrama de circuito equivalente do nó de —subsuperfície de acordo com outra modalidade da presente descrição; e A Figura 5 mostra um diagrama de circuito equivalente do nó de subsuperfície de acordo com outra modalidade da presente descrição.
: DESCRIÇÃO DETALHADA Essa descrição refere-se a controlar a comunicação entre uma ] portadora e pelo menos um nó posicionado em uma localização inacessível, tal como uma localização de subsuperfície. Como usado aqui, o termo "sub- superfície" refere-se a abaixo da superfície da terra e/ou de um corpo de á- gua, por exemplo, localizações submersas ou subterrâneas. Na discussão abaixo, é feita referência aos poços de produção de hidrocarboneto. Deve ser entendido que os ensinamentos da presente descrição podem ser apli- cados a diversas situações fora da indústria de óleo e gás. Por exemplo, os ensinamentos da presente descrição podem ser aplicados a dispositivos ou estruturas de subsuperfície associadas com poços geotermais, poços de produção de água, oleodutos, túneis, furos de mineração de mineral, etc. Ú Referindo-se inicialmente à Figura 1, um furo de poço ou uma perfuração de poço 20 é mostrado em um poço de produção usando disposi- tivos ou nós 60 em comunicação com uma linha de comunicação 42 em uma portadora 26. A portadora 26 pode comunicar dados e/ou energia dentro da perfuração de poço 20. A portadora 26 pode ser rígida ou não rígida. Por exemplo, a portadora pode ser portadora não rígida tal como um cabo en- capsulado de tubos de produção. A portadora também pode ser uma porta- dora rígida tal como um tubo de perfuração "com fio". A portadora 26 pode ser configurada para transmitir sinais entre a superfície e os nós 60 posicio- nados no fundo (por exemplo, um cabo encapsulado de tubos de produção). Aqui, sinais podem incluir, mas não são limitados a, sinais para transmitir informação e/ou energia. Sinais ilustrativos, mas não exaustivos, incluem sinais eletromagnéticos, sinais acústicos, pulsos de pressão, sinais ópticos, etc. Aqui, informação pode incluir dados brutos e dados processados. A per- furação de poço 20 pode incluir zonas de produção múiltiplas 24a-d. Os em- baladores 52, que podem ser embalagens recuperáveis, podem ser usados para proporcionar isolamento zonal para cada uma das zonas de produção 24a-d.
Cada zona 24a-d pode incluir um ou mais nós 60. Aqui, um nó pode ser qualquer dispositivo que transmita sinais a e/ou recebe sinais da
: portadora 26. Os nós 60 podem incluir, mas não são limitados a, um ou mais de: equipamento de término de poço inteligente, sensores ambientais (por ' exemplo, pressão, temperatura, taxas de fluxo, etc.), injetores, dispositivos de controle de fluxo tais como válvulas, restringidor, vedações, etc. que são configurados para ajustar, variar e controlar fluxo a partir da formação dentro dos tubos de produção, atuadores hidráulicos/elétricos, dispositivos de co- municação (por exemplo, transmissores, receptores, pulsadores, etc.) e ge- radores de energia no fundo.
Assim, um nó pode transmitir informação gera- da, receber informação (por exemplo, instruções), receber energia e/ou transmitir energia gerada através da portadora 26. O nó 60 pode ser configu- rado para ser posicionado em uma localização inacessível.
Uma localização inacessível pode ser uma localização onde a intervenção para reparar ou restaurar comunicação não é possível ou possui custo proibitivo.
Uma locali- zação pode estar inacessível devido a distanciamento, condições de perigo, i 15 restrições dimensionais, etc.
Localizações inacessíveis podem incluir locali- zações de subsuperfície (submarinas, subterrâneas, etc.). Enquanto a Figura 1 mostra os nós 60 como equipamento de término de poço, a presente des-
crição não é limitada ao equipamento usado em um processo de término.
Em algumas modalidades, um ou mais dos nós 60 podem incluir um terminador de nó 64 configurado para terminar pelo menos um aspecto da comunicação de sinal entre o nó 60 e a portadora 26. Por exemplo, a transmissão bidirecional ou unidirecional dos sinais entre um nó 60 e a por- tadora 26 pode ser terminada através da ativação um terminação de nó 64, que pode ser parte do nó 60. Aqui, o termo "terminar" é usado para descre- veradiminuição ou obstruir o fluxo de sinais a um grau que sinais fluindo ao longo da portadora 26 não influenciam o fluxo de sinais ao longo da portado- ra 26. Assim, nas modalidades onde a portadora 26, os nós 60 e outros dis- positivos constituem um sistema, a ativação do terminador de nó 64 pode isolar operacionalmente um ou mais nós 60 do resto do sistema.
Em algu- mas modalidades, um terminador de nó 64 pode ser configurado para termi- nar ou acionar a terminação da comunicação para mais do que um nó 60. Após a terminação de nó 64 ser ativada, o nó 60 pode ser isolado de algum
- ou todos os sinais da portadora 26. Nas modalidades, um sinal controlado pode ser usado para ati- ' var o terminador de nó 64. Aqui, um sinal controlado é um sinal iniciado pela superfície e/ou inteligência de fundo (por exemplo, um microprocessador programado adequadamente ou operador humano). Assim, o sinal controla- do é um sinal transmitido deliberadamente, enquanto oposto a um sinal er- rante, que pretende causa uma resposta específica do nó 60. O sinal contro- lado pode ser gerado na superfície, subsuperfície, na perfuração de poço ou no próprio nó.
O sinal controlado pode ser produzido por um controlador (não mostrado) que pode estar localizado em um de: (a) uma localização de superfície, (li) uma localização de subsuperfície e (iii) o nó 60. O terminador de nó 64 pode devolver o nó 60 operacionalmente ' não responsivo para sinais transmitidos ao longo da portadora 26 após co- municação ter sido terminada, de tal modo que a comunicação não possa i 15 ser restaurada enviando um segundo sinal controlado.
Além disso, a termi- nação pode ser tal que o nó 60 pode apenas readquirir a capacidade de transmissão de sinal por reparação in situ ou por restauração da localização inacessível para reparo.
A Figura 2 mostra uma modalidade de alto-mar de acordo com a presente descrição.
Uma sonda de perfuração 210 pode ser suportada por uma plataforma 220. Uma coluna de ascensão 230 pode incluir uma porta- dora 26, que pode se estender abaixo do leito do mar 240 para dentro de uma perfuração de poço na formação de terra 250. Nós 60 podem ser posi- cionados ao longo da coluna de ascensão 230 e/ou dentro da perfuração de —poço20.Como discutido acima, os nós 60 podem estar em comunicação de sinal com a portadora 26, pelo menos em parte, através de um terminador de nó 64. Os aspectos do terminador de nó 64 são ilustrados na Figura 3, que mostra um diagrama de circuito de uma modalidade de um terminador de nó64 que termina o fluxo de sinal com a portadora 26 ao receber um si- nal controlado.
O terminador de nó 64 pode incluir uma ligação de comuni- cação 310 que pode permitir tanto direta quanto indiretamente comunicação
: de sinal entre o nó 60 e a portadora 26. A ligação de comunicação 310 pode ser instalada na linha com a linha de comunicação 320 entre a portadora 26 ' e o nó 60. A linha de comunicação 320 pode ser configurada para transpor- tar sinais, por exemplo, elétricos, hidráulicos, etc.
O nó 60 pode incluir um membro de controle 330 configurado para iniciar um fluxo de energia para a ligação de comunicação 310. O membro de controle 330 pode estar posício- nado entre a linha de comunicação 320 e um terreno 350, tal como um cabo ou blindagem de portadora.
Aqui, "membro de controle" é usado para des- crever geralmente um dispositivo de comutação usado para controlar ener- gia tanto de uma fonte de energia ou da portadora.
O membro de controle 330 pode ser configurado para ter pelo menos dois estados, que podem in- cluir um circuito aberto e um circuito fechado entre a linha de comunicação ' 320 e terreno 350. O membro de controle 330 pode também ser configurado para mudar os estados em resposta a um sinal controlado na linha de sinal | 15 340. Em algumas modalidades, o membro de controle 330 pode ser configu- rado para mudar o estado permanentemente (tal como um relé de trava) in- dependente da energia fornecida para o membro de controle em resposta ao sinal controlado.
Em outras modalidades, o membro de controle 330 pode requerer uma fonte de energia para manter seu estado.
Membros de contro- leadequados podem incluir relés de trava, transistores de efeito de campo e outros dispositivos comutáveis conhecidos por aqueles versados a técnica com o benefício dessa descrição.
Em algumas modalidades, o terminador de nó 64 termina a co- municação de sinal entre o nó 60 e a portadora 26 através da destruição da ligação de comunicação 310. Aqui, "destruído" significa que algum aspecto da ligação de comunicação 310, por exemplo, um material condutivo, é con- vertido ou transformado em um estado que previne que a ligação de comu- nicação 310 permita comunicação de sinal, pelo menos com a mesma eficá- cia de antes de ser convertido/transformado.
Isso é, por exemplo, a ligação de comunicação 310 pode ser convertida/transformada de um estado de transmissão de sinal para um estado de transmissão de não sinal.
Por e- xemplo, o material constituindo uma porção da ligação de comunicação 310
- pode ser desintegrado de modo que o material não mais transmite sinais ' elétricos. Um elemento adequado não limitante é um elemento "consumível". ' Aqui, um elemento que é "consumido" geralmente significa um elemento que passa por uma vez por transformação ou conversão não reversível de um estado para o outro (por exemplo, substancialmente condutivo para substan- cialmente não condutivo). Elementos consumíveis adequados para a ligação de comunicação 310 podem incluir, pelo menos em parte, fusíveis, ligações de fusível, discos de ruptura e outros elementos que são transformados para um estado desejado através da aplicação de energia mecânica (por exem- plo, pressão), energia elétrica, energia termal, etc. Ligações de comunicação que não possuem um componente consumível incluem dispositivos que são retornados para uma posição funcional (por exemplo, condição de transmis- ' são de sinal) através de uma operação externa (por exemplo, um relé de trava ou uma válvula de trava). Operações externas ilustrativas incluem res- | 15 tauração a partir da localização de subsuperfície ou uma intervenção de po- ço usando ferramentas transportadas para dentro do poço para operações in situ.
Em operação, os sinais podem fluir através de ligação de comu- nicação 310 até um sinal controlado ser recebido pelo membro de controle 330 na linha 340. Ao receber o sinal controlado, o membro de controle 330 pode fechar, resultando em um circuito curto entre a linha de comunicação 320 e terreno 350. Em algumas modalidades, o membro de controle 330 po- de ser suprido com energia através de parte ou toda operação de descone- xão. Quando circuito curto é formado, energia suficiente da linha de comuni- cação 320 irá fluir para a ligação de comunicação 310 resultando no consu- mo de pelo menos parte da ligação de comunicação 31 e terminando a co- municação. O consumo de pelo menos parte da ligação de comunicação 310 pode terminar direta ou indiretamente o fluxo de sinais entre o nó 64 e a por- tadora 26. Deve ser apreciado que os parâmetros de energia (por exemplo, voltagem ou pressão) associados à linha de comunicação 320 não tiveram que ser ajustados ou preparados a fim de isolar o nó 60 da portadora 26. Ou
- seja, a terminação da comunicação não depende necessariamente em uma ' mudança de pressão ou voltagem da linha de comunicação 320. Assim, o nó º 60 pode ser isolado em uma operação que é independente da operação da portadora 26.
A Figura 4 mostra um diagrama de circuito de outra modalidade do terminador de nó 64 que usa uma fonte de energia 420 e membros de controle duplo 330, 430. Nessa modalidade, o membro de controle 330 inicia indiretamente um fluxo de energia para destruir pelo menos parte da ligação de comunicação 310 através do uso do membro de controle 430. Aqui, o membro de controle 330 recebe um sinal controlado na linha de sinal 340 e está em comunicação elétrica com o segundo membro de controle 430 e uma fonte de energia 420. O segundo membro de controle 430 pode estar ' posicionado entre a linha de comunicação 320 e terreno 350. O segundo membro de controle 430 pode ser configurado para ter pelo menos dois es- i 15 tados, que podem incluir um circuito aberto e um circuito fechado entre a linha de comunicação 320 e terreno 350. Em algumas modalidades, um re- sistor 410 pode ser acoplado entre o membro de controle 330 e o segundo membro de controle 430 para dissipar energia da fonte de energia 420 para o terreno 350. A fonte de energia 420 pode ser qualquer dispositivo de ar- —mazenamento de energia, incluindo, mas não limitado a, um de: (i) uma ba- teria, (ii) um reservatório, (ili) um capacitor e (iv) um indutor.
Em operação, os sinais podem fluir através de ligação de comu- nicação 310 até o nó 60 receber um sinal controlado. O sinal controlado po- de ser recebido pelo membro de controle 330 na linha de sinal 340. Ao rece- berosinal controlado, o membro de controle 330 pode fechar resultando em um circuito curto entre a fonte de energia 420 e o segundo membro de con- trole 430. A energia da fonte de energia 420 pode então ativar o segundo membro de controle 430 fazendo um circuito curto entre linha de comunica- ção 320 e terreno 350. Em algumas modalidades, os membros de controle 330,430 podem ser supridos com energia através de parte ou toda opera- ção de desconexão. Quando o circuito curto é formado, energia suficiente da linha de comunicação 320 irá fluir para a ligação de comunicação 310 resul-
- tando no consumo de pelo menos parte da ligação de comunicação 310 e ' terminar a comunicação. O consumo de pelo menos parte da ligação de co- municação 310 pode ser uma causa indireta ou direta da terminação da co- municação.
A Figura 5 mostra um diagrama de circuito de outra modalidade do terminador de nó 64 de acordo com a presente descrição usando um se- gundo elemento consumível. O membro de controle 330 pode estar em co- municação elétrica com um elemento 510 e uma fonte de energia 520. O elemento 510 pode incluir, pelo menos em parte, um elemento consumível no elemento 510 do mesmo tipo ou diferente do elemento consumível na ligação de comunicação 310. A fonte de energia 520 pode ser configurada para armazenar e liberar energia suficiente para consumir pelo menos parte do elemento 510. O elemento 510 pode estar em comunicação elétrica com o membro de controle 330 e terreno 350. O segundo membro de controle 430 em comunicação elétrica com a linha de comunicação 320 e terreno
350. O segundo membro de controle 430 pode estar configurado para ter pelo menos dois estados, que podem incluir um circuito aberto e um circuito fechado entre a linha de comunicação 320 e terreno 350. Em algumas mo- dalidades, o segundo membro de controle 430 pode ser energizado pela fon- tede energia 520. Em algumas modalidades, um elemento de fluxo de um caminho 530 (por exemplo, diodo, válvula de retenção) e um elemento resis- tivo 540 pode ser acoplado e posicionado entre a linha de comunicação 320 e elemento 510.
Em operação, os sinais podem fluir através da ligação de comu- —nicação310 até um sinal controlado ser recebido pelo membro de controle 330 na linha de sinal 340. Ao receber o sinal controlado, o membro de con- trole 330 pode fechar resultando em um circuito curto entre a fonte de ener- gia 520 e o segundo membro de controle 430 e entre a fonte de energia 520 e o elemento 510. A energia suficiente da fonte de energia 520 pode então fluirparao elemento 510 resultando no consumo de pelo menos parte do elemento 510 e formando um circuito aberto. Com um circuito aberto forma- do, o segundo membro de controle 430 não pode mais ser mantido no terre-
' no 350 através do elemento 510 e pode ser energizado pela fonte de energia 520 e/ou pela linha de comunicação 320. O segundo elemento de controle 430 pode ativar e causar um circuito curto entre a linha de comunicação 320 e terreno 350. O circuito curto pode resultar em energia suficiente para fluir dalinhade comunicação 320 para a ligação de comunicação 310 para con- sumir pelo menos parte da ligação de comunicação 310. O consumo de pelo menos parte da ligação de comunicação 310 pode ser uma causa direta ou indireta da terminação da comunicação. Em algumas modalidades, os mem- bros de controle 330, 430 podem ser supridos com energia através de parte —outoda operação de desconexão.
Enquanto a descrição antecedente é direcionada para uma das modalidades de modo da descrição, várias modificações se tornarão aparen- tes para aqueles versados na técnica. Pretende-se que todas as variações sejam incluídas pela descrição antecedente.

Claims (22)

REIVINDICAÇÕES
1. Método para controlar comunicação ao longo de uma portado- ra, compreendendo: posicionar uma ligação de comunicação e pelo menos um nó em uma localização de subsuperfície, o pelo menos um nó se comunicando com a portadora através de uma ligação de comunicação; e terminar a comunicação entre a portadora e o pelo menos um nó usando um sinal controlado, em que o pelo menos um nó destrói pelo menos uma parte da ligação de comunicação ao receber o sinal controlado.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a comunica- ção com o pelo menos um nó não pode ser restabelecida pela transmissão de um segundo sinal controlado ao pelo menos um nó.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, ainda compreen- dendo manter o pelo menos um nó na isolação de sinal substancial da por- tadora após a terminação e enquanto o pelo menos um nó está na localiza- ção de subsuperfície.
4. Método de acordo com a reivindicação 1, em que o pelo me- nos um nó é operacionalmente não responsivo aos sinais transportados ao longo da portadora após a comunicação ser terminada.
5. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a termina- ção de comunicação causa uma redução no fluxo, entre a portadora e o pelo menos um nó, de pelo menos um de: (i) energia, (ii) informação e (iii) radia- ção.
6. Método de acordo com a reivindicação 1, em que a portadora é acopladaa um sistema e em que a terminação de comunicação isola ope- racionalmente o pelo menos um nó do sistema.
7. Método de acordo com a reivindicação 1, em que pelo menos parte da ligação de comunicação é configurada para ser consumida.
8. Método de acordo com a reivindicação 7, em que aplicar fluxo de energia suficiente da portadora consome o elemento.
9. Método de acordo com a reivindicação 1, em que o pelo me- nos um nó inclui um membro de controle configurado para iniciar um fluxo de energia para a ligação de comunicação, e ainda compreende ativar o mem- bro de controle usando o sinal controlado.
10. Método de acordo com a reivindicação 9, em que o pelo me- nos um nó inclui um segundo membro de controle configurado para formar um circuito que permite que o fluxo de energia tenha energia suficiente para destruir pelo menos parte da ligação de comunicação, e ainda compreende ativar o segundo membro de controle usando o membro de controle.
11. Método de acordo com a reivindicação 1, ainda compreen- dendo usar a portadora para comunicar pelo menos um de: (1) energia elétrica e (ii) energia hidráulica.
12. Aparelho para controlar comunicação, compreendendo: uma portadora; e pelo menos um nó configurado para ser posicionado em uma lo- calização de subsuperfície, o pelo menos um nó incluindo uma ligação de comunicação para se comunicar com a portadora, o pelo menos um nó sen- do configurado para terminar a comunicação com a portadora através da destruição de pelo menos uma parte da ligação de comunicação ao receber um sinal controlado.
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 12, a ligação de comunicação inclui um elemento consumível.
14. Aparelho de acordo com a reivindicação 13, em que o ele- mento consumível é selecionado de pelo menos um de: (i) um fusível, (ii) uma ligação de fusível e (iii) um disco de ruptura.
15. Aparelho de acordo com a reivindicação 12, em que o pelo menos um nó incluium membro de controle configurado para iniciar um fluxo de energia para destruir pelo menos parte da ligação de comunicação.
16. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, em que o mem- bro de controle compreende pelo menos um de: (i) um relé, (ii) um relé de trava de polo duplo, (iii) um relé de trava de polo único, (iv) um transistor, (v) umtransistor de efeito de campo, e (vi) uma válvula.
17. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, em que o pelo menos um nó inclui um segundo membro de controle configurado para for-
mar um circuito que permite que o fluxo de energia tenha energia suficiente para destruir pelo menos parte da ligação de comunicação. ' 18. Aparelho de acordo com a reivindicação 17, em que o pelo menos um nó inclui uma fonte de energia, e em que o membro de controle ativao segundo membro de controle usando a fonte de energia.
19. Aparelho de acordo com a reivindicação 18, em que o pelo menos um nó inclui um elemento de controle prevenindo a fonte de energia de ativar o segundo membro de controle, e em que o membro de controle é configurado para desativar o elemento de controle para ativar o segundo membro de controle.
20. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, em que o fluxo de energia inclui pelo menos um de: (i) energia elétrica e (ii) energia hidráuli- ca.
21. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, em que o fluxo deenergia é da portadora.
22. Aparelho de acordo com a reivindicação 12, ainda compre- endendo um controlador para transmitir o sinal controlado, o controlador sendo posicionado em um de: (i) uma localização de superfície, (li) uma lo- calização de subsuperfície, (iii) uma localização submarina, e (iv) o pelo me- nosumnó.
BR112013016885-4A 2010-12-30 2011-10-31 Método e aparelho para terminar comunicação entre um nó e uma portadora BR112013016885B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/982,116 2010-12-30
US12/982,116 US9074463B2 (en) 2010-12-30 2010-12-30 Method and devices for terminating communication between a node and a carrier
PCT/US2011/058592 WO2012091791A2 (en) 2010-12-30 2011-10-31 Method and devices for terminating communication between a node and a carrier

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013016885A2 true BR112013016885A2 (pt) 2020-11-10
BR112013016885B1 BR112013016885B1 (pt) 2021-06-01

Family

ID=46380277

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013016885-4A BR112013016885B1 (pt) 2010-12-30 2011-10-31 Método e aparelho para terminar comunicação entre um nó e uma portadora

Country Status (7)

Country Link
US (1) US9074463B2 (pt)
EP (1) EP2659091B1 (pt)
AU (1) AU2011353073B2 (pt)
BR (1) BR112013016885B1 (pt)
DK (1) DK2659091T3 (pt)
MY (1) MY184178A (pt)
WO (1) WO2012091791A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB2580229B (en) * 2017-08-04 2022-03-30 Baker Hughes A Ge Co Llc System for deploying communication components in a borehole
CN117125756B (zh) * 2023-09-22 2024-01-26 中科华鲁土壤修复工程有限公司 一种黑臭水体原位修复系统

Family Cites Families (37)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3773109A (en) * 1970-10-29 1973-11-20 Kerr Mc Gee Chem Corp Electrical cable and borehole logging system
US4208593A (en) 1978-02-13 1980-06-17 U.S. Energy Conservation Systems, Inc. Method and system of selective disconnection of loads from a power source
US4329685A (en) 1980-06-09 1982-05-11 Burroughs Corporation Controlled selective disconnect system for wafer scale integrated circuits
US4523194A (en) 1981-10-23 1985-06-11 Trw, Inc. Remotely operated downhole switching apparatus
US4674454A (en) 1985-08-22 1987-06-23 Donald Phairr Remote control engine starter
DE3687400T2 (de) * 1985-11-04 1993-07-15 Ibm Digitale nachrichtenuebertragungsnetzwerke und aufbau von uebertragungswegen in diesen netzwerken.
US6055213A (en) * 1990-07-09 2000-04-25 Baker Hughes Incorporated Subsurface well apparatus
US5579283A (en) 1990-07-09 1996-11-26 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for communicating coded messages in a wellbore
US5188909A (en) 1991-09-12 1993-02-23 Eveready Battery Co., Inc. Electrochemical cell with circuit disconnect device
US5959547A (en) 1995-02-09 1999-09-28 Baker Hughes Incorporated Well control systems employing downhole network
US6816082B1 (en) * 1998-11-17 2004-11-09 Schlumberger Technology Corporation Communications system having redundant channels
US6798338B1 (en) 1999-02-08 2004-09-28 Baker Hughes Incorporated RF communication with downhole equipment
US6269683B1 (en) * 1999-10-18 2001-08-07 Schlumberger Technology Corporation System and method for pressure testing the fittings and seals associated with the communication lines of a well tool
GB2374623B (en) * 1999-12-03 2004-03-10 Wireline Engineering Ltd Downhole device
US6374913B1 (en) * 2000-05-18 2002-04-23 Halliburton Energy Services, Inc. Sensor array suitable for long term placement inside wellbore casing
US6488093B2 (en) * 2000-08-11 2002-12-03 Exxonmobil Upstream Research Company Deep water intervention system
US6819260B2 (en) * 2001-03-07 2004-11-16 Halliburton Energy Services, Inc. Synchronous CDMA telemetry system for use in a wellbore
US7035202B2 (en) * 2001-03-16 2006-04-25 Juniper Networks, Inc. Network routing using link failure information
US20030067874A1 (en) 2001-10-10 2003-04-10 See Michael B. Central policy based traffic management
GB2401295B (en) * 2003-04-28 2005-07-13 Schlumberger Holdings Redundant systems for downhole permanent installations
US7096961B2 (en) * 2003-04-29 2006-08-29 Schlumberger Technology Corporation Method and apparatus for performing diagnostics in a wellbore operation
US7154413B2 (en) * 2003-12-11 2006-12-26 Schlumberger Technology Corporation Fused and sealed connector system for permanent reservoir monitoring and production control
US8264369B2 (en) 2005-05-21 2012-09-11 Schlumberger Technology Corporation Intelligent electrical power distribution system
ES2338030T3 (es) * 2005-08-23 2010-05-03 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Reserva de recursos acumulados para flujo de datos.
US7787614B2 (en) * 2005-10-11 2010-08-31 Corning Cable Systems Llc Sealing current terminator for inhibiting oxidation and methods therefor
US20090090513A1 (en) * 2006-08-22 2009-04-09 Harold Steven Bissonnette System and Method for Conveying a Wired Coiled Assembly
US7711488B2 (en) * 2006-12-28 2010-05-04 Schlumberger Technology Corporation Methods and apparatus to monitor contamination levels in a formation fluid
US7757551B2 (en) * 2007-03-14 2010-07-20 Baker Hughes Incorporated Method and apparatus for collecting subterranean formation fluid
US8863833B2 (en) 2008-06-03 2014-10-21 Baker Hughes Incorporated Multi-point injection system for oilfield operations
US20100016034A1 (en) * 2008-06-10 2010-01-21 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Power supply method and apparatus for radio access network nodes/sites
US8082993B2 (en) * 2009-03-12 2011-12-27 Halliburton Energy Services, Inc. One trip gravel pack assembly
US8430162B2 (en) 2009-05-29 2013-04-30 Schlumberger Technology Corporation Continuous downhole scale monitoring and inhibition system
NO338554B1 (no) * 2009-07-03 2016-09-05 Sinvent As Generator for elektrisk kraft
US8636062B2 (en) * 2009-10-07 2014-01-28 Halliburton Energy Services, Inc. System and method for downhole communication
EP2569603B1 (en) * 2010-05-13 2017-01-18 Halliburton Energy Services, Inc. Determining the order of devices in a downhole string
BR112013001772A2 (pt) * 2010-09-16 2016-05-31 Halliburton Energy Services Inc ferramenta de avaliação de formação através de revestimento, e, método de avaliação de formação através de revstimento, e de formação através de revestimento
US20120086460A1 (en) * 2010-10-12 2012-04-12 Baker Hughes Incorporated System and method for operating monitoring elements and single use elements with a common cable

Also Published As

Publication number Publication date
US20120169509A1 (en) 2012-07-05
DK2659091T3 (en) 2018-06-14
EP2659091A4 (en) 2016-04-13
BR112013016885B1 (pt) 2021-06-01
EP2659091B1 (en) 2018-03-28
AU2011353073A1 (en) 2013-06-13
AU2011353073B2 (en) 2016-08-18
WO2012091791A3 (en) 2012-08-23
WO2012091791A2 (en) 2012-07-05
US9074463B2 (en) 2015-07-07
MY184178A (en) 2021-03-24
EP2659091A2 (en) 2013-11-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11041380B2 (en) Method of pressure testing
AU2017271008B2 (en) Well with pressure activated acoustic or electromagnetic transmitter
US8151904B2 (en) Method for improved well control with a downhole device
US9249559B2 (en) Providing equipment in lateral branches of a well
US10480283B2 (en) Electric sub-surface safety valve (ESSSV)
US9175560B2 (en) Providing coupler portions along a structure
OA12390A (en) Electro-hydraulically pressurized downhole valve actuator.
CA3114557C (en) A well in a geological structure
BRPI0913461B1 (pt) Sistema e método para atuar seletivamente de uma localização remota múltiplas ferramentas de poço dentro do poço em um poço
NO20111409A1 (no) System og fremgangsmåte for induktiv signal- og kraftoverføring fra ROV til verktøy i stigerør
US11078745B2 (en) Apparatuses and methods for enabling multistage hydraulic fracturing
GB2335215A (en) Extraction of fluids from wells
NO323531B1 (no) System for kontrollerbar ruting av kommunikasjon og elektrisk kraft gjennom en rorstruktur, petroleumsbronn for bruk av systemet, og fremgangsmate for a produsere petroleumsprodukter fra en slik petroleumsbronn
BR102012021056A2 (pt) Método de manutenção de um sistema de poço, sistema para uso em um poço, e método
US20200190954A1 (en) Downhole flow control apparatus
BR102012023893A2 (pt) Método, e sistema
DK181179B1 (en) Electric safety valve with annulus/section pressure activation
CN108350730A (zh) 具有感应系统的环状屏障完井系统
BR102015026785A2 (pt) módulo de produção de fundo de poço inteligente recuperável sem fio
US10605038B2 (en) Latch assembly using on-board miniature hydraulics for RCD applications
BR112013016885A2 (pt) método e dispositivos para terminar comunicação entre um nó e uma portadora
US20240035349A1 (en) Electric actuator bus system
OA19015A (en) Method of pressure testing.

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 31/10/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.