BR112013011706B1 - Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, aparelho e sistema relacionados - Google Patents

Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, aparelho e sistema relacionados Download PDF

Info

Publication number
BR112013011706B1
BR112013011706B1 BR112013011706-0A BR112013011706A BR112013011706B1 BR 112013011706 B1 BR112013011706 B1 BR 112013011706B1 BR 112013011706 A BR112013011706 A BR 112013011706A BR 112013011706 B1 BR112013011706 B1 BR 112013011706B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
change
son
information
parameter
self
Prior art date
Application number
BR112013011706-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112013011706A2 (pt
Inventor
Lars Christoph Schmelz
Mehdi AMIRIJOO
Remco Litjens
John Turk
Andreas Eisenblaetter
Michaela Neuland
Original Assignee
Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg filed Critical Nokia Solutions And Networks Gmbh & Co. Kg
Publication of BR112013011706A2 publication Critical patent/BR112013011706A2/pt
Publication of BR112013011706B1 publication Critical patent/BR112013011706B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W16/00Network planning, e.g. coverage or traffic planning tools; Network deployment, e.g. resource partitioning or cells structures
    • H04W16/18Network planning tools
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/02Arrangements for optimising operational condition
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W24/00Supervisory, monitoring or testing arrangements
    • H04W24/04Arrangements for maintaining operational condition
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W84/00Network topologies
    • H04W84/18Self-organising networks, e.g. ad-hoc networks or sensor networks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Selective Calling Equipment (AREA)
  • Telephonic Communication Services (AREA)

Abstract

TRATAMENTO DE CONFLITO EM REDES DE AUTO-ORGANIZAÇÃO. Um mecanismo para tratar situações de conflito relativas a mudanças de valores de parâmetros de configuração que podem ser feitas por duas ou mais funções de rede de auto-organização diferentes é fornecido. O mecanismo é baseado em armazenamento e manutenção de, pelo menos, informações sobre o histórico de curto prazo nas alterações do valor do parâmetro de configuração (33, 34, 35, 36) e utilizando as informações do histórico para determinar se deve ou não permitir a alteração do valor do parâmetro de configuração.

Description

Os trabalhos que conduziram a esta invenção beneficiaram-se de financiamento do Sétimo Programa de Quadro de trabalho da Comunidade Europeia (FP?/2007-2013), sob 5 acordo de subvenção n °216 284.
CAMPO
A presente invenção refere-se a redes de comunicações e, em particular, a redes de auto-organização.
TÉCNICA ANTECEDENTE
A seguinte descrição da técnica antecedente pode incluir ideias, descobertas, entendimentos ou divulgações, ou associações, juntamente com as divulgações não conhecidas na técnica relevante antes da presente invenção, mas proporcionada pela invenção. Algumas destas contribuições da presente invenção podem ser especialmente salientadas abaixo, enquanto que as outras contribuições da invenção serão evidentes a 15 partir do contexto.
A evolução da tecnologia de comunicação, especialmente a tecnologia de comunicação sem fio, aumentou a complexidade das redes e a quantidade de nós da rede, assim, aumentando tarefas de operação e manutenção, ou seja, tarefas de gerenciamento. Para automatizar pelo menos algumas das tarefas de um conceito chamado de uma rede de 20 auto-organização (SON) é introduzido por redes móveis da próxima geração - Next Generation Mobile Networks (NGMN) Alliance e 3GPP (Third Generation Partnership Project), a ser usado pela primeira vez em rede de acesso de evolução de longa evolução - Long Term Evolution (LTE), e mais tarde em outras redes, tanto em redes de acesso e principais. Uma rede de auto-organização é capaz de se auto-configurável e continuamente 25 auto-otimizável em resposta às mudanças de rede e tráfego. Em tal rede, a rede e/ ou um nó de rede altera automaticamente, sem intervenção humana, seus parâmetros de configuração, como os parâmetros de recepção e/ ou transmissão, por meio de diferentes funções de rede de auto-organização.
Um dos problemas associados com a auto-organização é que um valor de um 30 parâmetro de configuração pode ser alterado pelas diferentes funções da rede de auto- organização dentro de um tempo bastante curto que pode conduzir a oscilações do valor parâmetro e, assim, para uma comportamento instável da rede.
SUMÁRIO
Um objetivo da presente invenção é, portanto, proporcionar um método e um 35 aparelho para a execução do método de forma a ultrapassar o problema acima. O objetivo da invenção é conseguido por meio de métodos, um aparelho, um sistema e um produto de programa de computador que são caracterizados pelo que está estabelecido nas reivindicações independentes. As concretizações preferidas da invenção são divulgadas nas reivindicações dependentes.
A invenção é baseada no armazenamento e manutenção de, pelo menos, informações do histórico de curto prazo em mudanças de valor de parâmetros de configuração e utilizando as informações do histórico para determinar se deve ou não permitir a alteração do valor do parâmetro de configuração.
Uma vantagem da invenção é que ela proporciona um mecanismo para tratar situações de conflito, relativamente às alterações do valor do parâmetro de configuração que podem ser realizadas por duas ou mais funções diferentes.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A seguir, concretizações serão descritas em mais detalhes com referência aos desenhos anexos, nos quais a Figura 1 mostra uma arquitetura simplificada do sistema exemplar;
A Figura 2 é um diagrama de blocos esquemático de um aparelho exemplificative;
A Figura 3 ilustra um conteúdo exemplar de base de dados;
A Figura 4 é um fluxograma que ilustra a funcionalidade de um aparelho de acordo com uma concretização, e
As Figuras 5 e 6 são gráficos de sinalização que ilustram outras concretizações.
DESCRIÇÃO DETALHADA DE ALGUMAS CONCRETIZAÇÕES
As seguintes são concretizações exemplares. Embora a especificação possa referir- se a "um", "uma", ou "algumas" concretização(õess) em vários locais, isso não significa necessariamente que cada referência é a mesma concretização(õess), ou que o recurso se aplica apenas a uma única concretização. Características individuais de diferentes concretizações também podem ser combinadas para fornecer outras concretizações.
A presente invenção é aplicável a qualquer sistema de comunicação ou de qualquer combinação dos diferentes sistemas e redes de comunicação correspondentes e nós da rede que suportam a funcionalidade da rede de auto-organizar. O sistema de comunicações pode ser um sistema de comunicação sem fio ou um sistema de comunicação que utiliza ambas as redes fixas e redes sem fios ou um sistema de comunicação fixo. As especificações dos sistemas de comunicação e redes, especialmente em comunicação sem fio, desenvolvem-se rapidamente. Tal desenvolvimento pode exigir mudanças extras em uma concretização. Portanto, todos os termos e expressões devem ser interpretados de forma ampla e que se destinam a ilustrar, não a limitar, a concretização.
Abaixo um acrônimo SON é usado para significar rede de auto-organização, e o termo "parâmetro" para significar um parâmetro de configuração. A arquitetura geral de um sistema de rede de comunicação 100 fornece funcionalidade de rede de auto-organização está ilustrada na Figura 1. A Figura 1 é uma arquitetura de sistema simplificado mostrando apenas alguns elementos e entidades funcionais, sendo todas as unidades lógicas cuja implementação pode ser diferente do que é mostrado. As ligações apresentadas na Figura 1 são conexões lógicas, as conexões físicas reais podem ser diferentes. É evidente para uma pessoa versada na técnica que os sistemas compreendem também outras funções e estruturas. Deve-se observar que as funções reais e medidas utilizadas nos estruturas, elementos de auto-otimização, auto-configuração e auto-cura, e os protocolos usados em ou para a troca de informações, incluindo informações de controle, e em ou para o gerenciamento de banco de dados, são irrelevantes a invenção real. Portanto, eles não precisam ser discutidos com mais detalhes aqui. A Figura 1 mostra uma solução baseada em uma alocação distribuída de funções SON em que as funções SON estão localizadas em nós da rede 130, 130' configurados para suportar a funcionalidade SON. Além disso, na concretização, uma base de dados SON centralizada 120 e uma função de gerenciamento centralizada SON é usada. Na concretização ilustrada, a função de gerenciamento SON está em outro nó da rede 110 diferente do banco de dados SON.
Os nós de rede 130, 130', contendo as funções SON podem ser nós de rede em uma rede de acesso via rádio ou em uma rede principal, ou um deles é uma rede principal e o outro na rede de acesso via rádio. Um exemplo de um tal nó é uma estação base "plug and play", sem restringir as implementações e concretizações aqui descritas para uma tal solução. As funções SON podem ser chamadas casos de uso SON. Exemplos de funções SON incluem balanceamento de carga de mobilidade, transferência de otimização, gerenciamento de interrupções celular, e optimização robustez de mobilidade. Os nós de rede podem ser qualquer aparelho ou dispositivo de computação configurado para executar a funcionalidade SON e executar as funções SON.
Os nós da rede 110, 120, contendo a função de gerenciamento SON e o banco de dados SON podem localizar-se em uma parte de manutenção de administração de uma rede e fazer parte de um sistema de suporte à operação. No entanto, ele não tem qualquer significado, onde o banco de dados, ou parte dele, ou a função de gerenciamento SON ou funções localizam-se. Por exemplo, a função de gerenciamento SON pode localizar-se no mesmo nó da rede, como o banco de dados SON, e / ou partes do conteúdo do banco de dados SON e / ou partes da função de gerenciamento SON podem ser distribuídas para outros nós da rede, como será descrito a seguir.
Os nós de rede 110, 120, contendo as funções de gerenciamento SON e a base de dados SON podem ser qualquer aparelho ou dispositivo ou equipamento capaz de realizar os processos e / ou armazenar conteúdo, conforme será descrito mais abaixo. O banco de dados SON podem ser de qualquer tipo, qualquer estrutura de armazenamento e possível de ser gerenciado por qualquer sistema de gerenciamento de banco de dados.
Deve ser apreciado que, em vez da solução centralizada, uma solução distribuída ou uma solução híbrida contendo características da solução centralizada e da solução distribuída pode ser aplicada em todas as concretizações. Em outras palavras, concretizações são implementáveis, independentemente de onde as funções SON são implementadas (ao nível do elemento de rede, ao nível do gerenciador de domínio e / ou ao nível da gerenciamento de rede), e a função de gerenciamento SON pode ser implementada em uma ou mais camadas, para exemplo, em um ou mais dos níveis descritos acima, se duas funções SON que interagem são implementadas em diferentes níveis, por exemplo.
A Figura 2 é um diagrama de blocos simplificado de um nó da rede, ou em um aparelho correspondente, ou equipamentos de rede correspondentes, que podem ser utilizados em concretizações. O nó de rede 200 é um dispositivo de computação configurado para executar uma ou mais das funcionalidades descritas nó de rede com uma concretização, e pode ser configurado para executar as funcionalidades de diferentes concretizações. Para este fim, o nó da rede compreende uma unidade de base de dados (DB-U) 20 para armazenamento de informação sobre alterações do valor dos parâmetros e uma unidade de gerenciamento (ManU) 21, para a utilização da informação, para decidir se um valor do parâmetro deve ou não ser mudado. A unidade de gerenciamento pode ser uma unidade separada ou integrada a outra unidade no nó de rede. Em outras concretizações, a unidade de gerenciamento 21, ou uma parte da sua funcionalidade, pode localizar-se em um outro nó da rede da unidade de banco de dados 20 e / ou o conteúdo da unidade de base de dados é dividido entre diferentes nós de rede. Um exemplo do conteúdo da base de dados da unidade 20 é descrito em mais pormenores a seguir com a Figura 3, e a funcionalidade da unidade de gerenciamento 21, é descrita em mais detalhes abaixo com as Figuras 4 e 5. As unidades podem ser software e/ou software, hardware e/ou componentes de firmware (indelevelmente gravado em uma mídia tal como memória somente de leitura ou incorporado em circuitos de computador cabeado).
As técnicas aqui descritas podem ser implementadas de várias maneiras, para que um aparelho que implementa uma ou mais funções de uma entidade correspondente com uma concretização descrita compreende não só os meios da técnica anterior, mas também meios que para implementação das uma ou mais funções de um aparelho correspondente descrito com uma concretização e que podem compreender meios separados para cada função separada, ou os meios podem ser configurados para realizar duas ou mais funções. Por exemplo, estas técnicas podem ser implementadas em hardware (um ou mais aparelhos), firmware (um ou mais aparelhos), software (um ou mais módulos), ou combinações dos mesmos. Para um firmware ou software, a implementação pode ser através de módulos (por exemplo, procedimentos, funções e assim por diante) que desempenham as funções aqui se descreve. Códigos de software podem ser armazenados em qualquer unidade adequada, processador / meio de armazenamento de dados legível por computador ou memória (s) ou objeto (s) de fabricação e executado por um ou mais processadores / computadores.
Um nó de rede, ou um aparelho correspondente, ou equipamentos de rede correspondentes que implementam a funcionalidade ou alguma funcionalidade de acordo com uma concretização pode geralmente incluir um processador (não mostrado na Figura 2), o controlador, a unidade de controle, o micro-controlador, ou semelhantes ligados a uma memória e várias interfaces do aparelho. Geralmente, o processador é uma unidade de processamento central, mas o processador pode ser um processador de operação adicional. A unidade de gerenciamento 21 pode ser configurada como um computador ou um processador, ou um microprocessador, tal como um elemento de computador de chip único, ou como um conjunto de chips, incluindo pelo menos uma memória para proporcionar a área de armazenamento utilizada para a operação aritmética e um processador para a operação de executar a operação aritmética. A unidade de gerenciamento 21 pode compreender um ou mais processadores de computador, circuitos integrados de aplicações específicas (ASIC), processadores de sinais digitais (DSP), dispositivos de processamento de sinais digitais (DSPD), dispositivos lógicos programáveis (PLD), arranjos de portas programáveis em campo (FPGA), e / ou outros componentes de hardware que foram programados de tal maneira para realizar uma ou mais funções de uma ou mais concretizações. Em outras palavras, a unidade de gerenciamento 21 pode ser um elemento que compreende uma ou mais unidades de lógica aritmética, uma série de registradores especiais e circuitos de controle.
Além disso, o nó de rede pode compreender outras unidades, e que é constituído por diversas unidades de interface, tal como uma unidade de recepção 22 para a recepção de diferentes entradas, a informação de controle, os pedidos e respostas, por exemplo, e uma unidade de envio 23 para enviar diferentes saídas de controle, informações, as respostas e pedidos, por exemplo. A unidade receptora e a unidade de transmissão de cada uma fornece uma interface a um aparelho, a interface, incluindo um transmissor e / ou um receptor ou um meio correspondente para receber e / ou transmitir informação, e que desempenha funções necessárias para que o conteúdo, a informação de controle, etc. podem ser recebidos e / ou transmitidos. As unidades de envio e recebimento podem incluir um conjunto de antenas, o número dos quais não está limitado a qualquer número particular.
O nó de rede, ou um aparelho correspondente, ou equipamentos de rede, em geral, podem incluir memória volátil e / ou não-volátil, por exemplo, EEPROM, ROM, PROM, memória RAM, DRAM, SRAM, firmware, lógica programável, etc e, normalmente, armazena conteúdo, dados ou semelhantes. A memória pode armazenar a base de dados 20, dependendo da concretização e da sua aplicação. A memória também pode armazenar o código de programa de computador, tal como o software de aplicativos (por exemplo, para a unidade de gerenciamento) ou os sistemas operacionais, informação, dados, conteúdos, ou semelhantes, para o processador para executar as etapas associadas com a operação do aparelho de acordo com concretizações. A memória, ou parte dele, pode ser, por exemplo, a memória de acesso aleatório, uma unidade de disco rígido, ou outra memória de dados fixa ou dispositivo de armazenamento implementado dentro do processador / nó da rede ou externo para o processador / nó da rede no caso de que ele pode comunicativamente ser acoplado ao processador / nó da rede através de vários meios, como são conhecido na técnica. Um exemplo de uma memória externa inclui uma memória removível destacavelmente ligada ao aparelho.
As diferentes unidades podem ser ligadas à unidade de gerenciamento 21.
Deve ser notado que os aparelhos podem compreender outras unidades utilizadas em ou para a transmissão de informações, em ou para sistemas de gerenciamento de rede, e / ou os sistemas de gerenciamento de base de dados, que armazenam o conteúdo do banco de dados, permitindo a criação e manutenção de dados e pesquisa e outros acessos à obtenção de dados a partir da unidade de banco de dados. No entanto, a invenção não apresenta requisitos específicos para isso e, por isso, eles não necessitam de ser discutidas em mais detalhe aqui.
A Figura 3 ilustra um exemplo do conteúdo de uma base de dados 300. Um parâmetro para o qual a informação é armazenada na base de dados pode ser qualquer parâmetro. Exemplos de parâmetros incluem configurações de potência, parâmetros da antena, listas de célula vizinha, parâmetros de handover, parâmetros de programação e parâmetros de controle de admissão.
No exemplo ilustrado, cada parâmetro 31 está associado com as seguintes informações: - indicações 32 de funções que podem alterar o valor do parâmetro; - Um tempo 33 da última alteração do valor permitida; - Um valor corrente 34 do parâmetro; - Um valor anterior 35 do parâmetro; - Uma indicação 36 da função que realizou a última alteração permitida; - Um conjunto de condições 37 que definem quando uma mudança é permitida; - uma indicação 38 se o valor do parâmetro está bloqueado por uma função, e - A indicação 39 se um sinal está associado ou não com um parâmetro.
As indicações 32 de funções que pode mudar o valor do parâmetro podem ser utilizadas para confirmar que uma função que solicita uma permissão para alterar pertence aquelas que podem mudar o valor. As indicações podem também ser usadas para verificar se é necessária uma análise mais aprofundada: em uma implementação, se apenas uma função pode mudar o valor, nenhuma verificação adicional é necessária e, assim, realizada, mas, se duas ou mais funções, podem mudar o valor, o processo de verificação continua. Deve ser apreciado que, na outra execução, a verificação é realizada também quando a indicação 32 indica uma única função. Em uma implementação adicional, o banco de dados não contém as indicações 32 de funções que podem alterar o valor do parâmetro. Em uma aplicação adicional, o banco de dados contém, em adição ou em alternativa, as indicações de tipos de nós de rede que podem mudar o valor do parâmetro.
O tempo 33 da última alteração de valor permitida pode ser uma marca de tempo, ou a informação correspondente. Ele pode ser usado para determinar há quanto tempo o valor alterou, por exemplo.
O valor atual do parâmetro 34, e um valor anterior 35 do parâmetro podem ser usados para determinar se a alteração anterior aumentou ou diminuiu o valor e quanto este foi aumentado / diminuído. Ao comparar o valor corrente 34, com o valor desejado, pode ser determinado, se a mudança pretendida é uma diminuição ou um aumento. Em outra concretização, o valor anterior é substituído por uma indicação que indica se a alteração anterior diminuiu ou aumentou o valor, e pode conter a indicação de informações sobre o tamanho da alteração.
A indicação 36 da função que realizou a última alteração permitida pode ser necessária em uma condição. Por exemplo, se a mesma função executou a alteração anterior permitida, a mudança pretendida é sempre permitida, mas se fosse uma outra função, existe uma condição relacionada a um tempo ou tamanho da alteração, por exemplo.
O conjunto de condições 37 que define quando uma alteração de um parâmetro específico é permitido compreende uma ou mais das condições / regras utilizadas para decidir se deve ou não uma alteração pretendida ser permitida. O conjunto também é chamado de política. As concretizações não limitam o conteúdo das condições de forma alguma, e eles podem ser livremente definidos. Exemplos de regras diferentes que incluem um valor podem ser alterados depois de um certo período de tempo, o período de tempo que é o mesmo, ou, dependendo da função pedindo permissão para alterar e / ou a função solicitando permissão para alteração e/ou dependendo na direção (aumentar, diminuir) da mudança pretendida e/ou mudança anterior e / ou o tamanho da alteração pretendida e / ou a mudança anterior (es) e / ou o período de tempo pode ser calculada utilizando a informação de histórico como entrada para uma função de cálculo do período de tempo. A informação necessária para o conjunto de condição (ões) pode afetar o conteúdo da base de dados. Por exemplo, se uma regra que determina o período de tempo depende das direções de quatro mudanças anteriores, informações sobre elas devem ser mantidas. Outro exemplo é o que determina se uma regra que o período de tempo depende de um nó de rede ou de um tipo de um nó de rede que executou a modificação anterior, a informação sobre ele necessita ser mantida. Fornecer conjuntos específicos de parâmetro de condições permite levar em conta as funcionalidades relativas a um determinado parâmetro. No entanto, em uma concretização, há um único conjunto de condição (ões) que é aplicado a todos os parâmetros. Por exemplo, um valor de parâmetro pode ser alterado depois de 15 minutos da sua mudança anterior, ou se um valor de parâmetro é aumentado, o tempo que termina antes próxima mudança é de 10 minutos e no caso de uma diminuição, 15 minutos.
A indicação 38 se o valor do parâmetro é bloqueado ou não por uma função indica um estado de bloqueio do parâmetro em implementações suportando bloqueio de parâmetro. O bloqueio pode ser implementado por meio de um comutador de bloqueio. O bloqueio parâmetro pode ser usado como uma condição adicional, e uma função pode ser configurada para bloquear um parâmetro cujo valor não vai mudar enquanto ele está mudando, ou tentando mudar, ou após uma mudança de sucesso, um valor de um outro parâmetro, a fim de impedir que outras funções mudem o valor. Outro exemplo de utilização (e uma possível vantagem proporcionada pelo bloqueio) que é uma função SON é capaz, por meio do bloqueio de assegurar que a função SON pode observar métricas que são influenciadas por este parâmetro bloqueado sem ser perturbado por solicitações de mudança de outras funções SON para este parâmetro. Para evitar que um bloqueio contínuo de um ou de um conjunto de parâmetros, e para permitir uma mudança do parâmetro bloqueado em caso de eventos específicos, tais como alarmes de auto-cura, ou as atividades de auto-configuração, a função de gerenciamento SON pode ser configurada para libertar o bloqueio, após um certo período de tempo após o parâmetro ter sido bloqueado (o período de tempo pode depender de uma função que bloqueou o parâmetro) e / ou em resposta a um evento específico e / ou se as funções SON têm sido associados com informação de prioridade, uma função SON de maior prioridade solicitando uma mudança de parâmetros. A indicação 39 se um sinal está associado ou não com um parâmetro é apresentada no exemplo ilustrado, para indicar um parâmetro cujo valor é (ou acredita-se que seja) frequentemente ou continuamente alterado para assegurar que não há solicitações de mudança simultâneas para o parâmetro em questão são feitas. A indicação 39 pode indicar se uma função SON solicitou um token e, atualmente, possui, e, assim, outras funções não estão autorizadas a realizar a mudança. O token pode ser armazenado na base de dados. Por exemplo, se o sinal é armazenado em lugar da indicação 39, um token faltante indica que este foi solicitado. O token pode ser atribuído pela função de gerenciamento SON em resposta a uma solicitação de uma função SON. O token pode ser devolvido à função de gerenciamento SON ou diretamente no banco de dados depois de uma função SON possuir o token que tenha terminado seu processo de mudança, ou automaticamente após um período de tempo pré-definido.
Deve notar-se que o conteúdo da base de dados depende de detalhes de execução e informações necessárias para determinar se existe ou não uma mudança do valor do parâmetro é admissível, que, por sua vez, depende de uma condição ou condições utilizadas, como é explicado acima. Além disso, as condições (políticas) para a mudança podem ser armazenadas em um banco de dados contendo também outras políticas ou podem ser codificados para a função de gerenciamento SON, por exemplo. Em outras palavras, não há restrições para o conteúdo, desde que algumas informações de histórico são armazenadas / mantidas por pelo menos um parâmetro, informação de histórico, incluindo pelo menos uma das seguintes características: a hora da última alteração de valor permitida (realizada), tempos de duas ou mais mudanças de valor realizadas, um valor atual do parâmetro, um ou mais valores anteriores do parâmetro, o tamanho da última mudança ou duas ou mais últimas alterações, a direção (aumento / diminuição) da última mudança ou duas ou mais últimas mudanças, uma indicação de que a função que realizou a última alteração permitida, indicações das funções que executaram a última e uma ou mais mudanças permitidas. Além disso, o conteúdo da base de dados pode ser diferente para os diferentes parâmetros. Usando as funções da Figura 3, a informação armazenada para a função P6 pode ser apenas o token, por exemplo. Outro exemplo diz respeito a um parâmetro cuja condição é que o valor pode ser alterado, se o parâmetro não é bloqueado, no caso em que a condição pode ser codificada a uma função SON, bem como o bloqueio e a liberação do bloqueio, e a base de dados pode conter, isto é, está relacionada com o parâmetro, apenas se a informação ou o parâmetro não está bloqueado. Deve-se também ter em consideração que pode haver parâmetros utilizados por uma ou mais funções para as quais parâmetros, nenhuma informação SON sobre o histórico é armazenada no banco de dados.
Estas diferentes concretizações são ilustradas utilizando, em vez de um nó de rede e que compreende a execução de (realização) de uma função, a mera função por uma questão de clareza. Assume-se também, por uma questão de clareza, que contém um pedido de alteração de um único parâmetro. No entanto, deve ser apreciado que depende de uma implementação quer um pedido de mudança pode conter um ou mais parâmetros, os valores dos quais são destinados a alterar ou um pedido de mudança separado tem que ser enviado separadamente para cada parâmetro. Uma outra suposição feita a seguir é que o bloqueio e token não são implementados, ou seja, todas as condições de relacionar as informações do histórico.
A Figura 4 é um fluxograma que ilustra uma concretização em que uma função de gerenciamento SON independente é aplicada e em que as funções SON estão configuradas para adicionar a um pedido de mudança de informação sobre a alteração pretendida, e depois de realizar a alteração para transmitir a informação para a alteração para a função de gerenciamento SON. A Figura 4 começa quando a função de gerenciamento SON recebe, na etapa 401, uma solicitação de alteração de parâmetro de uma função SON. Por conseguinte, a função de gerenciamento de SON obtém, na etapa 402, um conjunto de condições relacionadas com o parâmetro. Dependendo de uma execução, o conjunto de condições pode ser obtido a partir da base de dados SON ou de um banco de política, ou a partir de um banco de dados interno. Quando as condições são obtidas, a função de gerenciamento SON determina, na etapa 403, com base na (s) condição de informação necessária para a(s) condição (ões) a partir do banco de dados SON. Em seguida, a função de gerenciamento SON obtém, na etapa 404, a informação de que necessita a partir do banco de dados SON. Em seguida, a função de gerenciamento SON verifica se a condição (ões) é / são cumprida (s) ou não (etapa 405). Se a(s) condição (ões) é / são reunidas (etapa 405), a função de gerenciamento SON envia, na etapa 406, em resposta à informação de função SON que o pedido foi aceito. Em seguida, a função de gerenciamento SON distribui, na etapa 407, a alteração da configuração pretendida (a alteração do valor do parâmetro, neste exemplo) através de uma interface de configuração para o nó de rede (s) em questão e atualizações (ou seja, envia uma atualização), na etapa 408, a base de dados SON. A atualização, de preferência, contém atualizações para as informações necessárias para as condições. A informação sobre a alteração pretendida pode ser uma simples marca de tempo indicando o tempo da mudança que foi realizada, e a base de dados SON pode ser configurada para manter a outra informação, tal como o novo valor pretendido, e se necessário, calcular a alteração de valor antes enviar as informações de atualização.
Se a condição (ões) é / são não preenchidas (etapa 405), o pedido é novamente rejeitado e a função de gerenciamento SON envia, na etapa 409, uma resposta de rejeição à função SON.
Em uma outra concretização da invenção, em que as condições são também a base de dados SON, a função de gerenciamento SON obtém as condições e as informações relacionadas com o parâmetro ao mesmo tempo sem determinar informação necessária para as condições (isto é, as etapas 402 e 404 combinada e a etapa 403 ignorada).
Uma vantagem de ter uma função independente de gerenciamento SON é que ela simplifica o desenvolvimento e melhoria das funções SON individuais, como nem todos os aspectos relacionados com potenciais conflitos com outras funções SON têm de ser levados em conta em uma única função SON.
A Figura 5 é um gráfico de sinalização ilustrando uma concretização em que algumas das funcionalidades de gerenciamento SON são copiadas / transferidas para uma função SON (ou realizadas em cooperação no nó de rede que compreende a função SON para que ele se pareça com o "mundo exterior "como uma função SON). No exemplo, a função SON é um parâmetro especificamente configurado tanto para perguntar da função de gerenciamento de SON em uma rede de uma permissão para mudar, ou para obter informação do banco de dados SON específico. Neste último caso, a função SON compreende uma condição ou um conjunto de condições. Na realização, a função de gerenciamento SON na rede é constituída por conjuntos específicos de parâmetro de condições. Deve ser entendido que também é possível que a informação de permissão ou não para uma mudança é para ser feita é específica da função, ou uma mistura de configurações específicas de função e parâmetro específico.
A Figura 5 começa em uma situação, quando os avisos de função SON (ponto 5-1) a necessidade de alterar um valor de parâmetro, o parâmetro tendo associada uma instrução para pedir permissão para a mudança da função de gerenciamento SON (SON man.). Portanto, a função SON envia um pedido de permissão para alterar o valor do parâmetro na mensagem 5-2.
Em resposta à mensagem 5-2, a função de gerenciamento SON obtém informações de histórico sobre a mudança de parâmetros do banco de dados SON (mensagens 5-3, 5-4), e verifica, no ponto 5-5, com ou sem as condições relativas à mudança do parâmetro são cumpridas. No exemplo ilustrado, eles são cumpridos e o banco de dados de gerenciamento SON envia permissão para alterar a mensagem 5-6.
Quando a autorização for recebida, a função SON realiza, no ponto 5-7, a alteração do valor do parâmetro, e envia informação atualizada relativa à alteração no banco de dados SON em mensagem 5-8. O banco de dados SON é atualizado, ponto 5-9, pela informação recebida.
Os avisos de função SON (ponto 5-10), não precisam mudar o valor do parâmetro, o parâmetro tendo associada uma condição ou condições. Por conseguinte, a função de SON obtém informações sobre a história da mudança de parâmetros do banco de dados SON (mensagens 5-11, 5-12), e verifica, no ponto 5-13, com ou sem a (s) condição(ões) relativa(s) à mudança do parâmetro é / são cumpridas. No exemplo ilustrado, elas são cumpridas e a função SON realiza, no ponto 5-13, a alteração do valor do parâmetro, e envia informação atualizada relativa à alteração no banco de dados SON em mensagem 5- 14. O banco de dados SON é atualizado, ponto 5-15, pela informação recebida.
Em outra aplicação, quando a permissão é necessária, a atualização pode ser feita através da função de gerenciamento SON. Na implementação, a função de gerenciamento SON pode ser configurada para verificar, se ele tem todas as informações relevantes para executar uma atualização adequada, e se não, pedido de mais informação da função SON, e só depois de receber uma resposta com a maior informação, para atualizar o banco de dados SON.
A Figura 6 é um gráfico de sinalização que ilustra uma concretização em que a funcionalidade de gerenciamento de SON descrita acima é transferida para uma função SON. A função SON pode ser uma grande função SON, na qual todas as funções SON menores são integradas.
A função SON notam (ponto 6-1) uma necessidade de alterar um valor de parâmetro. Portanto, a função SON obtém, a partir de um banco de dados contendo políticas SON, condição (ões) relativas à alteração de parâmetros (mensagens 6-2, 6-3) e determina, no ponto 6-4, as informações necessárias para a condição (s). Então, a função SON obtém a informação necessária a partir do banco de dados SON (mensagens 6-5, 6-6), e verifica, no ponto 6-7, se a condição ou não (s) relativa à alteração do parâmetro é / são cumpridas. No exemplo ilustrado, elas são cumpridas e a função SON realiza, no ponto 6-7, a alteração do valor do parâmetro, e envia informação atualizada relativa à alteração no banco de dados SON na mensagem 6-8. O banco de dados SON é atualizado, ponto 6-9, pela informação recebida.
As etapas / pontos, mensagens de sinalização e funções relacionadas acima descritas nas Figuras 4 a 6 são em nenhuma ordem cronológica absoluta e algumas das etapas / pontos podem ser realizados simultaneamente ou em uma ordem diferente da dada uma. Outras funções podem também ser executadas entre as etapas / ou pontos nas etapas / pontos e outras mensagens de sinalização de mensagens enviadas entre as ilustradas. Algumas das etapas/ pontos ou parte das etapas / pontos também podem ser deixadas de fora ou substituídas por uma etapa correspondente / ponto ou parte da etapa / ponto. Por exemplo, se não houver nenhuma circunstância, não há necessidade de executar o resto do processo, mas, em vez disso, simplesmente permitir a alteração. A função de gerenciamento de operações relacionadas SON ilustra um procedimento que pode ser implementado em uma ou mais entidades físicas ou lógicas. As mensagens de sinalização são apenas exemplos e podem mesmo compreender diversas mensagens separadas para transmitir a mesma informação. Além disso, as mensagens podem também conter outra informação.
Será óbvio para uma pessoa versada na técnica que, à medida que tecnologia avança, o conceito inventivo pode ser implementado de diversas formas. A invenção e suas concretizações não são limitadas pelos exemplos descritos acima, mas podem variar dentro do escopo das reivindicações.

Claims (13)

1. Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, em que pelo menos um parâmetro de configuração (31), cujo valor é mutável por uma ou mais funções da rede de auto-organização, onde pelo menos as informações sobre o histórico de curto prazo sobre as mudanças são armazenadas na base de dados, caracterizado pelo fato de que as informações do histórico incluem, pelo menos, uma das seguintes informações: um tempo (33) de uma última variação, um valor corrente (34) do parâmetro, e uma indicação (36) de uma função de rede de auto-organização que realizou a última alteração permitida, e em que uma determinação, por uma função de gerenciamento do SON, permite que um valor do parâmetro de configuração seja alterado mediante uma solicitação de alteração de parâmetro, de uma função de rede de auto-organização, sendo pelo menos baseada em uma condição relacionada às informações do histórico.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: receber uma atualização para as informações do histórico, e atualizar as informações do histórico de acordo com a atualização recebida.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: associar o parâmetro de configuração (31) com pelo menos uma condição predeterminada (37), que utiliza a informação de histórico e/ou com um token de informação e/ou com uma informação de bloqueio, a pelo menos uma condição predeterminada que define quando uma mudança é permitida para ser realizada com base nas informações do histórico.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que compreende: obter, em resposta a uma alteração pretendida para o parâmetro de configuração que é configurável por uma ou mais funções da rede de auto- organização, as informações de histórico sobre as mudanças do parâmetro de configuração; comparar as informações do histórico com uma ou mais condições predeterminadas; e em resposta a uma ou mais condições predeterminadas não estarem satisfeitas, rejeitar a alteração pretendida, caso contrário, permitir a mesma.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: detectar a mudança pretendida em resposta ao recebimento de uma função de auto-organização de um pedido para alterar um valor de parâmetro.
6. Método, de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: detectar que o parâmetro de configuração está bloqueado ou um token é necessário para a mudança e o token é reservado, e rejeitar a alteração pretendida.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende ainda: enviar uma atualização para as informações de histórico em resposta à mudança pretendida estar sendo executada.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 3 a 7, caracterizado pelo fato de que a condição predeterminada (37), utilizando a informação de histórico, compreender pelo menos uma das seguintes características: um valor que pode ser alterado depois de um certo período de tempo, a permissibilidade pode depender da direção da última mudança ou pretendida, o tamanho da mudança pretendida e/ou uma mudança anterior.
9. Aparelho (200) caracterizado pelo fato de que compreende meios para a realização de qualquer uma das etapas do método definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 8.
10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que os meios são configurados para realizar uma ou mais das etapas de método a um nível de elemento de rede, a um nível gerenciador de domínio e/ou a um nível de gerenciamento de rede.
11. Sistema (100) caracterizado pelo fato de que compreende: um primeiro nó de rede (110), que compreende meios para a realização de qualquer uma das etapas do método definido em qualquer uma das reivindicações 4 a 7; e um segundo nó de rede (120), que compreende uma base de dados para armazenar a informação de histórico e meios para realização de qualquer uma das etapas do método definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 3 ou do método definido na reivindicação 8 quando combinado com qualquer uma das reivindicações 1 a 3.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que: o primeiro nó de rede (110) compreende uma função de gerenciamento da rede de auto-organização realizando todas as etapas do método definido em qualquer uma das reivindicações 4 a 7.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 11 ou 12, o sistema caracterizado pelo fato de que compreende ainda um terceiro nó de rede (130, 130’), que compreende uma função de rede de auto-organização configurado para solicitar a partir do primeiro nó de rede (110) permissão para alterar o valor do parâmetro de configuração.
BR112013011706-0A 2010-11-15 2011-11-11 Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, aparelho e sistema relacionados BR112013011706B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP10191226.9 2010-11-15
EP10191226A EP2453691A1 (en) 2010-11-15 2010-11-15 Conflict handling in self-organizing networks
PCT/EP2011/069967 WO2012065923A1 (en) 2010-11-15 2011-11-11 Conflict handling in self-organizing networks

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112013011706A2 BR112013011706A2 (pt) 2016-08-16
BR112013011706B1 true BR112013011706B1 (pt) 2022-12-27

Family

ID=43608308

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013011706-0A BR112013011706B1 (pt) 2010-11-15 2011-11-11 Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, aparelho e sistema relacionados

Country Status (6)

Country Link
US (1) US9357403B2 (pt)
EP (2) EP2453691A1 (pt)
KR (1) KR20130096299A (pt)
CN (1) CN103202049B (pt)
BR (1) BR112013011706B1 (pt)
WO (1) WO2012065923A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105517024B (zh) * 2012-01-30 2019-08-13 华为技术有限公司 自组织网络协调方法、装置与系统
CN103580898B (zh) * 2012-08-01 2016-12-21 华为技术有限公司 网络协调方法和装置
US10506460B2 (en) 2012-08-30 2019-12-10 T-Mobile Usa, Inc. Self-organizing network mechanism for energy saving during an outage
US10499259B2 (en) 2012-08-30 2019-12-03 T-Mobile Usa, Inc. Special events module for self-organizing networks
US10142242B2 (en) 2012-08-30 2018-11-27 T-Mobile Usa, Inc. Network support node traffic reduction for self-organizing networks
US10243794B2 (en) 2012-08-30 2019-03-26 T-Mobile Usa, Inc. Open architecture for self-organizing networks
US10506558B2 (en) 2012-08-30 2019-12-10 T-Mobile Usa, Inc. Performance-based optimization of QoS factors
US9113352B2 (en) 2012-09-25 2015-08-18 Parallel Wireless, Inc. Heterogeneous self-organizing network for access and backhaul
EP2907341B1 (en) 2012-09-25 2020-07-15 Parallel Wireless Inc. Heterogeneous self-organizing network for access and backhaul
WO2014163908A1 (en) 2013-04-02 2014-10-09 Eden Rock Communications, Llc Method and apparatus for self organizing networks
EP3005782B1 (en) * 2013-05-29 2019-11-27 Nokia Solutions and Networks Oy Control of a son-function depending on operator objectives
CN105284145B (zh) * 2013-06-12 2020-04-21 诺基亚通信公司 协调通信网络的方法
JP6115636B2 (ja) 2013-06-17 2017-04-19 日本電気株式会社 Self−OrganizingNetworkのための装置、方法、及びプログラム
US10420170B2 (en) 2013-10-08 2019-09-17 Parallel Wireless, Inc. Parameter optimization and event prediction based on cell heuristics
US10367690B2 (en) 2014-04-30 2019-07-30 Nokia Solutions And Networks Oy Verification in self-organizing networks
WO2015175284A1 (en) * 2014-05-15 2015-11-19 T-Mobile Usa, Inc. Special events module for self-organizing networks
CN104320799B (zh) * 2014-10-16 2017-12-19 京信通信系统(中国)有限公司 一种小区参数配置方法及装置
KR101988994B1 (ko) * 2015-01-09 2019-06-13 노키아 솔루션스 앤드 네트웍스 오와이 자체-조직화 네트워크 기능들의 제어
US10431103B2 (en) * 2017-04-11 2019-10-01 T-Mobile Usa, Inc. Three-dimensional network coverage modeling for UAVs
WO2018194563A1 (en) * 2017-04-18 2018-10-25 Nokia Solutions And Networks Oy Priority and locking mechanism for network modules
WO2020061314A1 (en) * 2018-09-20 2020-03-26 Intel Corporation Systems, methods, and apparatuses for self-organizing networks
KR20220042928A (ko) 2020-09-28 2022-04-05 삼성전자주식회사 복수의 액세스 네트워크 장치들에 대한 자동 구성 네트워크를 구현하는 방법 및 이를 수행하는 전자 장치

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN100345428C (zh) * 2004-07-26 2007-10-24 南京邮电学院 无线自组织网络中的多包分离方法
US8588759B2 (en) * 2007-08-14 2013-11-19 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Cell identifier conflict avoidance
US20110045835A1 (en) * 2009-08-21 2011-02-24 Joey Chou Self-configuration of femtocell access points (fap)

Also Published As

Publication number Publication date
US20130294286A1 (en) 2013-11-07
WO2012065923A1 (en) 2012-05-24
EP2641417B1 (en) 2019-01-02
CN103202049A (zh) 2013-07-10
EP2641417A1 (en) 2013-09-25
BR112013011706A2 (pt) 2016-08-16
CN103202049B (zh) 2017-09-08
KR20130096299A (ko) 2013-08-29
US9357403B2 (en) 2016-05-31
EP2453691A1 (en) 2012-05-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112013011706B1 (pt) Método para resolver conflitos de parâmetros de configuração, aparelho e sistema relacionados
WO2020259134A1 (zh) 一种时钟漂移处理的方法、网络功能网元及存储介质
US9985819B2 (en) Coordination in self-organizing networks
US11734458B2 (en) Extensible layered trusted computing base for computing devices
ES2933426T3 (es) Comunicación con dispositivos de máquina a máquina
CN110972092B (zh) 本地局域网通信方法、设备及系统
US20210168132A1 (en) Cloud-to-device mediator service from services definition
ES2846752T3 (es) Procedimiento de coordinación de red, aparato y programa informático
US11310643B2 (en) Subject matching for distributed access control scenarios
BR112019016900A2 (pt) método, dispositivo, e sistema de atualização de assinatura
ES2479315T3 (es) Método y sistema de optimización automática
US20140026197A1 (en) Coordination between self-organizing networks
US20200067926A1 (en) Access control in an observe-notify network using callback
US20180300403A1 (en) Semantic Validation Method and Apparatus
BR112021001605A2 (pt) métodos em uma função de exposição de rede e em uma função de controle de política, aparelhos de função de exposição de rede e de função de controle de política, e, mídia legível por computador não transitória
CN111327447B (zh) 一种分布式系统、仲裁方法、节点设备及存储介质
WO2020157450A1 (en) Device registration mechanism
ES2828476T3 (es) Método y aparato
BR112020019989A2 (pt) método de envio de informações, método de geração de chave, e aparelho
US10200255B2 (en) Generating function model based on operator objectives
US20200327231A1 (en) Physical edge computing orchestration using vouchers and a root of trust
US11368850B2 (en) Data model visibility in IoT network implementations
CN106717047A (zh) 用于在断电期间节省能源的自组织网络机制
US20230224219A1 (en) Self-organizing network configuration
US20230171630A1 (en) Federated learning device interworking with mobile core system and method thereof

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS GMBH AND CO. KG (DE)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS GMBH AND CO. KG (DE)

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 11/11/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO.