BR112013011105A2 - ''módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo'' - Google Patents

''módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo'' Download PDF

Info

Publication number
BR112013011105A2
BR112013011105A2 BR112013011105-4A BR112013011105A BR112013011105A2 BR 112013011105 A2 BR112013011105 A2 BR 112013011105A2 BR 112013011105 A BR112013011105 A BR 112013011105A BR 112013011105 A2 BR112013011105 A2 BR 112013011105A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
termination module
contacts
modular
support
contact
Prior art date
Application number
BR112013011105-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Guy Metral
Xavier Fasce
Original Assignee
3M Innovative Properties Company
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by 3M Innovative Properties Company filed Critical 3M Innovative Properties Company
Publication of BR112013011105A2 publication Critical patent/BR112013011105A2/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q1/00Details of selecting apparatus or arrangements
    • H04Q1/02Constructional details
    • H04Q1/14Distribution frames
    • H04Q1/142Terminal blocks for distribution frames
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q1/00Details of selecting apparatus or arrangements
    • H04Q1/02Constructional details
    • H04Q1/14Distribution frames
    • H04Q1/146Distribution frames with line protection means
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04QSELECTING
    • H04Q1/00Details of selecting apparatus or arrangements
    • H04Q1/02Constructional details
    • H04Q1/14Distribution frames
    • H04Q1/149Wireguides in connector blocks

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)
  • Coupling Device And Connection With Printed Circuit (AREA)

Abstract

  MÓDULO DE TERMINAÇÃO MODULAR PARA UMA MONTAGEM DE TELECOMUNICAÇÃO A presente invenção refere-se a um módulo de terminação modular 11 para uma montagem de telecomunicação 1 com uma portadora 2 e um módulo de terminação 11, sendo que o módulo de terminação 11 compreende contatos para conectar fios de telecomunicação 10 com os mesmos e um suporte 12 adaptado para ser conectado à portadora 2 da montagem de telecomunicação 1. O suporte 12 compreende · adicionalmente pelo menos uma interface mecânica para engatar tipos diferentes de tiras de contato 17a, 17b que portam os contatos para conectar os fios com os mesmos, sendo . que as tiras de contato 17a, 17b diferem no tipo de contatos que elas portam.

Description

vo 1/18 “MÓDULO DE TERMINAÇÃO MODULAR PARA UMA MONTAGEM DE TELECOMUNICAÇÃO” Antecedentes da Invenção Campo da invenção A invenção refere-se a um módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo.
Antecedentes No campo de telecomunicações, vários clientes ou assinantes são conectados com o comutador de uma empresa de telecomunicações por meio de fios ou linhas de telecomunicações.
O comutador também é denominado de centra! telefônica.
Entre o assinante ' e o comutador, seções de linhas de telecomunicações são conectadas aos módulos de telecomunicações.
Os módulos de telecomunicação estabelecem uma conexão elétrica entre um fio que é preso ao módulo de telecomunicações em um primeiro lado e outro fio que é preso ao módulo de telecomunicações em um segundo lado.
Múltiplos módulos de telecomunicações podem ser colocados juntos em um ponto de distribuição, como um quadro de distribuição principal, um quadro de distribuição intermediário, um gabinete externo ou um ponto de distribuição localizado, por exemplo, em um edifício comercial ou em um andar particular de um edifício comercial.
Para permitir fiação flexível, algumas linhas de telecomunicações são conectadas aos primeiros módulos de telecomunicações de uma maneira a constituir uma conexão permanente.
A flexibilidade é concretizada pelos assim chamados conectores, que conectam de forma flexível os contatos do primeiro módulo de telecomunicações com contatos 7 de um segundo módulo de telecomunicações.
Estes conectores podem ser alterados quando um indivíduo se move, por exemplo, no interior de um edifício comercial de modo a proporcionar ' um telefone diferente (isto é, uma linha telefônica diferente) com um determinado número —telefônicoquea pessoa que se mudou tem a intenção de manter.
Recentemente, a tecnologia ADSL se espalhou no campo de telecomunicações.
Esta tecnologia permite que ao menos dois sinais diferentes sejam transmitidos em uma única linha.
Isto é obtido pela transmissão dos diferentes sinais em frequências distintas ao longo da mesma linha.
Os sinais são combinados em um ponto particular na linha de telecomunicações e divididos em um outro ponto.
Em particular, no lado do assinante, sinais de dados e voz, que são separados, são combinados e enviados a um escritório central da empresa de telecomunicações por meio da mesma linha.
No escritório central, o sinal combinado é dividido.
Para a transmissão dos sinais de voz e dados ao assinante, sinais separados de voz e dados são combinados na estação central, enviados ao assinante e divididos no ponto do assinante.
Após a divisão do sinal, o então chamado sinal POTS (serviço telefônico convencional) pode ser usado para transmitir sinais de voz.
A parte restante do sinal dividido pode ser usada por exemplo, para a transmissão de gd í —— 2/18 ” oO ” dados. Os assim chamados divisores, que são usados para dividir ou combinar o sinal, podem ser dispostos, de maneira geral, em qualquer ponto de distribuição. " : - O documento EP 1 578 145 A1l revela uma montagem para módulos de telecomunicação com contatos para conectar fios com o mesmo. A montagem compreende uma portadora e módulos de telecomunicação bem como um adaptador, em que o adaptador conecta os módulos com a portadora. Cada adaptador é adaptado para portar pelo menos três módulos de telecomunicação. O adaptador permite, adicionalmente, a rotação dos módulos de telecomunicação em relação à portadora.
O documento EP 1 578 144 B1 se refere a uma montagem de módulos de contato . 10 —outelecomunicação com uma portadora e um primeiro módulo de contato que é adaptado para ser montado na portadora. Esse documento se refere, adicionalmente, a um módulo —. funcional que pode compreender um ou mais círcuitos divisores é/ou um óu mais circuitos” ' de monitoração e/ou teste para testar e monitorar linhas de telecomunicação. Um segundo módulo de contato é adaptável ao módulo funcional e pode ser considerado constituir um ladode saída ou entrada da disposição modular.
O documento EP 2 207 362 A1 revela uma montagem de módulos de terminação ou telecomunicação que têm contatos para conectar os fios com o mesmo com uma portadora para portar os módulos de terminação, em que os módulos de terminação são presos de forma articulada à portadora. Os módulos de terminação são presos à portadora —sobreum adaptador pivô que é preso de forma removível à portadora e podem ser presos a outros adaptadores pivô. . O documento EP 1 750 461 B1 revela uma montagem para módulos de telecomunicação com uma portadora e módulos de telecomunicação montados sobre a ' portadora, A montagem compreende pelo menos dois elementos de aterramento, um é —adaptadoao módulo eo outro é adaptador à portadora. Os dois elementos de aterramento estão em contato direto entre si e podem ser articulado um em relação ao outro enquanto mantêm o contato.
As montagens de telecomunicação são necessárias para alcançar uma densidade alta de conexões com linhas de telecomunicação que portam a linha e sinais POTS e DSLAM. Éssas linhas oú fios são conectados côm os contatos da montagem -de —--—- telecomunicação. Ademais, as montagens de telecomunicação são necessárias para fornecer uma quantidade alta de flexibilidade para aplicações diferentes.
Sumário A presente invenção fornece um módulo de terminação modular para uma — montagem de telecomunicação, que compreende contatos para conectar os fios de telecomunicação (isto é, linhas ou portadores de sinal) com o mesmo e um suporte adaptado para ser conectado à montagem de telecomunicação. O suporte central | so 7 7 re | ' 3118 AA. > =— - compreende adicionalmente pelo menos uma interface para engatar com um tipo diferente ne de tiras de contato que portam os contatos para conectar fios com o mesmo, em que as tiras de contato diferem no tipo de contato que elas portam.
Em outras palavras a invenção fornece um módulo de terminação para uma montagem de telecomunicação com um suporte que é adaptado para portar uma variedade de tiras de contato, fornecendo através disso a possibilidade de adaptar os recursos ou propriedades do módulo de terminação de acordo com cada aplicação.
O módulo de terminação modular, de acordo com a invenção pode, portanto, ser usado, por exemplo, em aplicações de divisor, em aplicações de quadro de distribuição principal (MDF) ou em . 10 aplicações de densidade alta (HD). Dependendo da aplicação em que o módulo de o. terminação será usado, a tira de contato apropriada pode ser presa ao suporte.
A interface do ' suporte fornece a base para conectar tipos diferentes de tiras de contato ão suporte e, " construir através disso módulos de terminação que são adaptáveis para aplicações diferentes.
Um módulo de terminação com contatos para conectar fios com o mesmo estabelece uma conexão elétrica entre fios de telecomunicação, por exemplo, entre fios que levam a um assinante e fios que levam a um comutador ou troca de uma empresa de telecomunicação.
Os fios são conectados a contatos diferentes.
Os contatos dentro do módulo de terminação fornecem a conexão elétrica entre os fios.
Os contatos são feitos de material eletricamente condutivo.
As outras partes do módulo de terminação podem ser feitas de material isolante ou de eleticamente não condutivo tal como, por exemplo, plástico.
O módulo de terminação, de acordo com a invenção, é modular.
Em outras . palavras, o módulo de terminação, de acordo com a invenção, compreende diversas partes | que podem ser presas entre si.
Dependendo da aplicação o módulo de terminação pode ser | º construídos com módulos diferentes, por exemplo, tiras de contato diferentes, e através | 25 disso pode fornecer recursos diferentes.
O sistema modular, de acordo com a invenção, é concretizado fornecendo-se um suporte, por exemplo, um suporte central que compreende pelo menos uma interface para engatar a tiras de contato que portam contatos.
As tiras de contato podem diferir nos tipos de contato que elas portam.
Isso significa que os contatos que as tiras de contato portam podem diferir em seu formato, número, extensão, conexão a " 30 outros contatos dentro e/ou fora do módulo, etc.
Ás tiras de contato também fornecem uma oc interface que é adaptada para engatar à interface do suporte.
Com um módulo de terminação, de acordo com a invenção, é, por exemplo, possível construir uma solução de uma aplicação de divisor prendendo-se tiras de contato ao suporte que fornece contatos que são adaptados para transmitir POTS, linha e sinais DSLAM.
Outro exemplo pode ser quadro de distribuição principal ou aplicação de MDF ou uma aplicação de densidade alta HD.
Tais aplicações serão descritas em mais detalhes com referência às figuras. |
—- - a. . 4118 - o = — : ——. Astirasde contato podem compreender um gabinete.
O gabinete pode ser feito | mo de plástico ou qualquer outro material adequado que permite o isolamento elétrico.
O ! gabinete pode ser constituído por um ou mais componentes.
O gabinete serve para acomodar os contatos, para os quais os fios/linhas de telecomunicação ou componentes eletrônicos são conectáveis.
O gabinete também pode ter estruturas específicas para o posicionamento de contatos.
Ademais, o compartimento pode compreender uma ou mais cavidades ou espaços receptores que são adaptados para acomodar os contatos e/ou objetos tal como componentes eletrônicos ou módulos funcionais ou partes dos mesmos. ; A interface do suporte, de acordo com a invenção, pode ser qualquer tipo de | : 10 interface, por exemplo, uma interface mecânica, que fornece a possibilidade de prender | um módulo, tal como, por exemplo uma tira de contato, ao suporte.
A interface é adaptada para acomodar qualquer tipo de estrutura que é necessária para fornecer a funcionalidade do módulo de terminação.
Uma montagem de telecomunicação no sentido da invenção compreende uma portadora que é adaptada para portar ou suportar as tiras de terminação modular de acordo com a invenção.
De acordo com uma modalidade da invenção, o suporte do módulo de terminação modular pode compreender um elemento de articulação adaptado para engatar a um elemento de articulação complementar da montagem de telecomunicação permitindo a rotação do módulo de terminação modular em relação à montagem de telecomunicação.
Aquela disposição permite a rotação do módulo de terminação em relação à montagem de . telecomunicação a partir de uma posição fechada para uma posição aberta.
O módulo de terminação pode compreender contatos no seu lado frontal e no seu lado traseiro.
O lado | frontal é o lado do módulo de terminação que — em uma posição fechada do módulo de terminação - está voltado para longe da montagem de telecomunicação.
O lado traseiro do módulo de terminação é o lado que -— em uma posição fechada do módulo de terminação — está voltado para à portadora.
Na posição fechada do módulo de terminação, os contatos no lado frontal são acessíveis e na posição aberta os contatos no lado traseiro são acessíveis.
Tal montagem simplifica a instalação da montagem de telecomunicação da invenção.
O Ú 30 elemento de articulação pode ter qualquer tipo de geometria conhecida que permite a , rotação do módulo de terminação em relação à montagem de telecomunicação.
A montagem de telecomunicação pode, por exemplo, compreender uma barra com uma seção transversal redonda e o módulo de terminação pode compreender uma estrutura conformada em C que pode ser grampeada à barra após a barra ter sido presa à montagem de telecomunicação.
O módulo de terminação também pode compreender uma estrutura redonda fechada.
Em tal caso a barra precisaria ser empurrada para o interior do elemento : de articulação a partir do lado antes da barra ser presa à montagem de telecomunicação. |
« + 5/18 « 7 De acordo com outra modalidade a interface do suporte para engatar com tiras de contato tem um formato sinuoso. O suporte do módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, pode | compreender duas interfaces para engatar a tipos diferentes de tiras de contato. As interfaces do suporte podem estar voltadas para duas direções opostas. O módulo de terminação modular pode, portanto, fornecer um suporte, em que as interfaces do suporte | engata a duas tiras de contato que estão dispostas em lados opostos do suporte. Tal configuração pode ter contatos no lado frontal e no lado traseiro do módulo de terminação modular com a vantagem de uma densidade alta de contatos dentro do módulo de | 10 terminação, que fornece uma solução de terminação de fio compacta. ' O módulo de terminação modular pode ter um suporte que compreende uma estrutura para portar elementos em ponte eletricamente condutivos para conectar | eletricamente contatos das tiras de contato entre si. Dependendo da aplicação em que o módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, será usado, pode ser necessário —conectaros contatos das tiras de contato, por exemplo os contatos de tiras de contato que são posicionadas nos lados opostos do suporte, entre si. O módulo de terminação modular pode ter um suporte que compreende uma estrutura para portar pelo menos uma placa de circuito impresso (PCB) para conectar eletricamente os contatos das tiras de contato. Usando-se uma placa de circuito impresso para conectar eletricamente os contatos em lados diferentes do suporte oferece a vantagem de ser capaz de integrar todas as conexões elétricas entre os contatos em uma placa. Adicionalmente, é possível personalizar e/ou aprimorar os recursos elétricos do conector modificando-se a placa de circuito impresso. Se uma ou mais placas de | circuito impresso forem usadas para conectar eletricamente os contatos das tiras de contato uma com a outra, as placas de circuito impresso podem compreender pelo menos um elemento funcional adicional tal como, por exemplo, um elemento de compensação de diafonia, sendo capaz, através disso, de atingir um nível superior de desempenho do módulo de terminação. A placa de circuito impresso também poderia ser usada para abrir um circuito por comutador ou por relé, através de ação manual ou remota. A placa de circuito impresso também pode fornecer uma proteção de linha elétrica. Também é possível integrar uma —visualizaçãoda situação de linha, for por exemplo com um LED, na placa de circuito impresso. À placa de circuito impresso pode ter um suprimento de tensão.
O suporte compreende uma estrutura apropriada para acomodar elementos em ponte eletricamente condutivos que estabelecem tal conexão entre os contatos. O suporte pode, por exemplo, fornecer abertura para acomodar os elementos em ponte. O suporte pode —fomecer, adicionalmente, elementos que permitem a fixação dos elementos em ponte dentro do suporte. Os elementos em ponte também podem ter elementos de fixação tal como, por exemplo, ganchos que permitem a fixação dos elementos em ponte em relação ao suporte.
TS rm 2 6/18 ' ' ” o “ “ O módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, pode fomecer, == adicionalmente, um suporte que compreende elementos de orientação de fio. Os elementos de orientação de fio podem, por exemplo, ser conformados em anel. Eles podem ter uma abertura ou uma fenda para introduzir os fios que são orientados pelos elementos. Se os elementos de orientação defioe o suporte forem feitos de uma peça, nenhum elemento adicional precisar ser produzido ou ser montado durante montagem do módulo de terminação modular. Isso fornece uma vantagem de custo do módulo de terminação modular de acordo com a invenção.
O suporte do módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, pode compreender fixar estruturas para fixar gabinetes de orientação de fio com canais de orientação de fio. Um módulo de terminação com gabinetes de orientação de fio adicional - com canais de orientação de fio para um ou um número selecionado de fios pode ser uma solução alternativa ou uma solução adicional àquele já descrito, tem elementos de | : orientação de fio único para um número superior de fios.
O módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, pode compreender adicionalmente um suporte com elementos de retenção correspondentes para fixar módulos de terminação modular adjacentes um ao outro. O suporte pode, por exemplo, fornecer um gancho em um lado e uma abertura correspondente para receber o gancho no lado oposto. Tal disposição permite engatar o gancho de um primeiro suporte com a abertura correspondente de um segundo suporte e fixar através disso o primeiro suporte e o segundo suporte um ao outro. O módulo de terminação modular, de acordo com a invenção, pode compreender um elemento de aterramento que é adaptado ao suporte adjacente a pelo menos uma das tiras de contato. Dependendo da aplicação do módulo de terminação modular, um elemento de aterramento que se estende adjacente a uma tira de contato pode ser necessário, por exemplo em uma aplicação de MDF em que plugues de proteção podem serusados. O suporte pode compreender estruturas de fixação apropriadas, tal como, por exemplo, furos, para receber partes e segurar o elemento de aterramento. A invenção compreende adicionalmente uma montagem de telecomunicação que compreende uma portadora e pelo menos um módulo de terminação modular com um " suporte e pelo menos uma tira de contato conforme descrito acima, em que o suporte — conecta o módulo de terminação modular à portadora. — | To De acordo com uma modalidade da montagem de telecomunicação da invenção, a portadora é em formato de U e compreende uma base e duas porções laterais que se estendem perpendicular à base em dois lados opostos da base. A montagem de telecomunicação, de acordo com a invenção, pode compreender um eixo geométrico giratório que se estende perpendicular às duas porções laterais da portadora em formato de U para prender o pelo menos um módulo de terminação modular. | ms o a 7/8 > " Es A portadora da montagem de telecomunicação pode ser fornecido naforma deuma === calha. Pode ter uma seção transversal conformada em L ou em formato de U. A portadora tem um comprimento, que permite que uma pluralidade de módulos de terminação sejam montados sobre o mesmo. Ademais, os módulos de terminação podem ser montados de formadeslocável, por exemplo, de forma deslizável ao longo do comprimento da portadora.
A portadora pode compreender estruturas adequadas para montar módulos de terminação sobre o mesmo, tal como, por exemplo, um eixo geométrico giratório. A portadora pode ser feita pelo menos parcialmente de um material eletricamente condutivo tal como, por exemplo, metal, para formar parte de uma conexão ao solo. Tal conexão pode ser necessária por diversas razões. Primeiramente, os módulos de terminação podem ser fornecidos com - 2 — Protetores de sobretensão, tal como protetores de surto, que servem para desviar sobretensão, por exemplo, que pode ocorrer no evento de relâmpago, para o solo, Em segundo lugar, osfios- e/ou módulos de telecomunicação conectados com o mesmo podem compreender blindagem a fim de evitar diafonia entre linhas adjacentes. Qualquer corrente que é induzida em quaisquer componentes de blindagem precisa ser desviada para o solo. Ademais, carga eletrostática pode ocorrer, a qual pode ser desviada para o solo. Portanto, para os propósitos mencionados acima, uma conexão elétrica entre o módulo de telecomunicação e o solo é benéfica. Também é possível fazer a portadora a partir de outro material adequado, tal como, por exemplo, plástico, e fornecer elementos de aterramento separados.
Breve descrição dos desenhos A invenção será agora descrita em mais detalhes com referência às seguintes figuras, exemplificando modalidades específicas da invenção: As figuras la e b são vistas em perspectiva de uma montagem de telecomunicação, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção, com uma —portadorae módulos de terminação modular; As figuras lc e d são vistas em perspectiva de uma montagem de telecomunicação, de acordo com duas outras modalidades exemplificadoras da invenção, com uma portadora e módulos de terminação modular; . . 2. A figura 2 é uma vista explodida da montagem de telecomunicação da figura 1; A figura 3 é uma vista parcialmente explodida da montagem de telecomunicação das figuras 1 e 2 com alguns dos módulos de terminação sendo removidos; As figuras 4a a 4b são vistas em perspectiva de um módulo de terminação, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção; As figuras 5a a 5c são vistas em perspectiva de um suporte central do módulo de terminação das figuras 4a e 4b; A figura 5d é uma vista em perspectiva de parte de outra modalidade exemplificadora de um suporte central do módulo de terminação de acordo com a invenção; |
: ” — o - — oO 8/18 i > ao A figura 6 é uma vista em perspectiva de tiras de contato do módulo de terminação das figuras 4a e 4c; A figura 7 é uma vista em perspectiva de um elemento de aterramento do módulo de terminação das figuras 4a e 4c; A figura 8 é uma vista em perspectiva de uma articulação do suporte central do módulo de terminação das figuras 4a a 4b com parte do elemento de aterramento da figura 7; As figuras 9a a 9b são vistas em corte transversal de uma aplicação de divisor do módulo de terminação modular, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção; As figuras 10a a 10b são vistas em corte transversal de uma aplicação de MDF do módulo determinação modular, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção; A figura 11 é uma vista explodida de uma parte do suporte central das figuras 5a —a5cedois elementos em ponte exemplificadores; oO A figura 12 é uma vista em corte transversal de uma aplicação de HD do módulo de terminação modular, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção; A figura 13 é uma vista explodida de uma parte do suporte central das figuras 5a a 5c e quatro elementos em ponte exemplificadores; A figura 14 é uma vista tridimensional de outra modalidade exemplificadora da invenção que mostra um corte transversal de um módulo de terminação modular; A figura 15 é uma vista em perspectiva do suporte central com uma tira frontal e uma placa de circuito impresso da figura 14; e A figura 16 é uma vista esquemática de uma parte da placa de circuito impresso das figuras 14 e 15 que mostram os traços na placa.
Descrição Detalhada das Modalidades Mais adiante neste documento várias modalidades da presente invenção são descritas e mostradas nos desenhos, sendo que elementos semelhantes são dotados de números de referência iguais.
Os termos direcionais tal como “topo”, “fundo”, “direita”, “esquerda”, e outros são usados com referência à orientação da(s) figura(s) sendo descrita(s). A figura 1a é uma vista em perspectiva de uma montagem de telecomunicação 1, de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção.
A montagem de telecomunicação OO 30 1 compreende uma portadora 2. A portadora 2 é em formato de U e compreende uma base basicamente retangular 3 e duas porções laterais 4a e 4b.
As porções laterais 4a e 4b se estendem perpendicular à base 3 e são posicionadas em dois primeiros lados opostos das mesmas.
A base 3 compreende adicionalmente uma porção de gerenciamento de cabo 5 para fixar e organizar os cabos e/ou fios.
Essa porção de gerenciamento de cabo 5 se estende em . um segundo lado da base 3 que se estende entre seus primeiros lados, entre as duas porções laterais 4a e 4b e compreende duas fileiras de cortes ou aberturas.
A primeira fileira compreende cortes fechados 6 e a segunda fileira compreende cortes abertos 7 com uma |
7 : oo i 9/18 Doo —— fenda 8 para empurrar os cabos e/ou fios 10 através da mesma. Também é possível ter duas — fileiras com cortes fechados. A montagem de telecomunicação compreende adicionalmente duas paradas 20 para parar a rotação dos módulos de terminação modular 11 em uma posição aberta, que se estendem perpendicular a partir das porções laterais 4a e 4b. A portadora 2 compreende adicionalmente um eixo geométrico giratório 9 que se | estende entre as duas porções laterais 4a e 4h em uma determinada distância a partir da | base 3. O eixo geométrico giratório 9 é disposto no mesmo lado da portadora 2 como a porção de gerenciamento de cabo 5. Uma pluralidade de módulos de terminação modular | 11 é presa ao eixo geométrico giratório por um suporte central 12. Os módulos de terminação modular 11 compreendem contatos (não mostrados na figura 1) para conectar mm os fios com o mesmo no lado frontal 13a e o lado traseiro 13b (vide figura 2) e serão | descritos em detalhes com referência às figuras 4a a 4c. Os módulos de terminação "1 o podem ser fixados na posição fechada ou horizontal por qualquer tipo de prendedores convencionais tal como, por exemplo, uma abertura na portadora 2 e protuberâncias correspondentes no suporte central 12 dos módulos de terminação 11. Também é possível fornecer uma montagem de telecomunicação | sem paradas, mas com uma segunda barra que é presa à montagem de telecomunicação abaixo e paralelo ao eixo geométrico giratório 9. A segunda barra pode servir para a mesma função de parada. : Os módulos de terminação modular 11 são adaptados para receber plugues a partirdo lado frontal 13a e a partir do lado traseiro 13b, tal como, por exemplo, plugues divisores 14 presos ao lado traseiro 13b conforme pode ser visto nas figuras 1a a 1d, 2e
3. O plugue divisor 14 é inserido a partir do lado traseiro 13b e permite uma troca de fiação fácil a partir do lado frontal 13a sem perturbar o plugue divisor 14. A figura 1b é uma vista em perspectiva da montagem de telecomunicação 1 mostrada na figura 1a com módulos de terminação modular 11 girados parcialmente ao redor do eixo geométrico giratório 9. As figuras 1ce 1d são vistas em perspectiva de montagens de telecomunicação 1, de acordo com duas outras modalidades exemplificadoras da invenção, com uma portadora 2 e módulos de terminação modular 11. Essas modalidades diferem daquela mostrada na figura 1ae1bem que a porção de gerenciamento de cabo 5 da portadora 2 é feita como uma parte = de gerenciamento de cabo separada 115. A parte de gerenciamento de cabo 115 pode ser fixada à portadora 2 por prendedores convencionais. A parte de gerenciamento de cabo 115 pode, por exemplo, ser feita de meta em lâmina conforme mostrado na figura 1c ou pode ser feita de plástico e produzida por moldagem por injeção conforme mostrado na figura 1d. A figura 2 é uma vista explodida da montagem de telecomunicação da figura 1a com os módulos de terminação modular 11 removidos da portadora 2. A figura mostra a portadora em formato de U 2 com sua base 3 e suas duas porções laterais 4a e 4b bem |
10/18 o >? = “ "como o eixo geométrico" giratório 9 que se estende entre as duas porções laterais. Un. —. plugue divisor 14 é disposto dentro da portadora 2. O plugue divisor 14 compreende um gabinete 15 e dois dedos de contato 16 que podem ser inseridos no interior do módulo de terminação modular 11 no lado traseiro 13b do módulo conforme mostrado na figura 1a. A figura 3 é uma vista parcialmente explodida da montagem de telecomunicação das figuras 1a, 1b e 2 com alguns dos módulos de terminação 11 sendo removidos da portadora 2.
As figuras 4a e 4b são vistas em perspectiva do módulo de terminação modular 11 de acordo com uma modalidade da invenção. O módulo de terminação modular 11 compreende um suporte central 12 (mostrado em detalhes na figura 5a a 5c), duas tiras de contato uma tira de contato frontal 17a e uma tira de contato traseira 17b (mostradas em . detalhes na figura 6) e um elemento de aterramento 18 (mostrado em detalhes na figura 7). O suporte central 12 e o gabinete das tiras de contato 17a e 17b são feitos de material EN isolante ou eletricamente não condutivo e os contatos contidos dentro das tiras de contato e do elemento de aterramento 18 são feitos de material eletricamente condutivo. O elemento de aterramento 18 é preso a um lado do módulo de terminação 11.
As figuras 5a a 5c são vistas em perspectiva do suporte central 12 do módulo de terminação modular 11 das figuras 4a e 4b. O suporte central 12 compreende uma porção média 21 e duas porções laterais 24a e 24b. A porção intermediária 21 compreende uma interface frontal 22a e uma interface traseira 22b para engatar a interfaces complementares das tirasde contato 17a e 17b. As interfaces 22a e 22b têm formatos sinuosos que são dispostos de uma forma desalinhada entre si. As interfaces 22a e 22b podem ser, adicionalmente, conectadas através de aberturas 36 (vide as figuras 5b e 5c) uma com a outra. As aberturas 36 fornecem a possibilidade de acomodar, por exemplo, meios para conectar eletricamente contatos da tira frontal 17a a contatos da tira traseira 17b, O suporte central 12 compreende no centroda porção intermediária 21 próximo à interface traseira 22h um gancho 23 para segurar o elemento de aterramento 18 ao módulo de terminação modular em relação à tira de contato 17b. Alternativamente, o gancho 23 também pode estar localizado próximo à interface 22a dependendo da aplicação do módulo de terminação modular 11. . " A primeira porção lateral 24a, que será nomeada como porção giratória 24a a seguir, compreende um elemento de articulação em formato de C 25 para receber o eixo Ú geométrico giratório 9 da montagem de telecomunicação 1 e fornecer a possibilidade de rodar ou girar um módulo de terminação modular 11 em relação à montagem de telecomunicação 1. Essa rotação fornece acesso a contatos do módulo 11 que estão localizados no lado traseiro do módulo e permitem a um indivíduo, por exemplo, adicionar um plugue ou plugues, tais como plugues divisores 14, ao lado traseiro do módulo de terminação. A abertura no elemento de articulação em formato de C 25 fornece à possibilidade de prender os módulos de terminação 12 à montagem de telecomunicação 1 |
! 11/18 " T+ 7 após a barra giratória 9 ter sido presa à montagem de telecomunicação 1. À porção giratória- s 24a do suporte central 12 também fornece dois elementos de orientação de fio essencialmente conformados em anel paralelos 26a que estão localizados em direção ao lado frontal 13a do módulo de terminação modular 11 bem como dois elementos de orientação de fio essencialmente conformados em anel paralelos 26b que estão localizados em direção ao lado traseiro 13b do módulo de terminação modular 11. O elemento de articulação em formato de C 25 é disposto entre os elementos de orientação de fio 26a e 26b. Os elementos de orientação de fio 26a que estão localizados em direção ao lado frontal 13a são mais longos que os elementos de orientação de fio 26b que estão localizados em direção ao lado traseiro 13b. O elemento de articulação em formato de C 25 está, portanto, o .. localizado fora do centro da porção giratória 24a. Uma fenda 28 se estende a partir do == elemento de articulação em formato de C 25 em direção à porção intermediária 21 do suporte central 12 e fornece flexibilidade ao elemento de articulação 25 de modo que possa ser adaptada por encaixe no eixo geométrico giratório 9 da montagem de telecomunicação 1, O elemento de articulação em formato de C 25 fornece adicionalmente um sulco aberto 29 dentro de sua superfície que é direcionado ao eixo geométrico de rotação 9 para receber uma parte de contato 57 do elemento de aterramento 18 para fazer o contato elétrico para o eixo geométrico giratório 9. Um canal 31 se estende a partir do sulco 29 através da porção giratória 24a em direção à porção intermediária 21. O canal 31 é adaptado para receber uma partede conexão 58 do elemento de aterramento 18.
A segunda porção lateral 24b do suporte, que será chamada de porção de etiquetagem 24b a seguir, fornece uma zona de etiquetagem 32 que tem uma superfície plana e permite a etiquetagem dos módulos de terminação modular 11 através de, por exemplo, etiquetas adesivas ou impressão direta, tal como, por exemplo, impressão a laser ejatode tinta, ou até mesmo estampagem e marcação a quente. A porção de etiquetagem 24b fornece adicionalmente dois ganchos pequenos 33 que se estendem em uma direção perpendicular ao suporte central 12. Esses ganchos pequenos 33 podem cooperar com recessos correspondentes 34 de um segundo suporte central 12 e permitem a fixação de dois suportes centrais 12 adjacentes um ao outro e, fornecendo, através disso, a possibilidade de fixar diversos módulos de terminação modular n um ao outro de modo que os módulos possam ser articulados abertos e fechados juntos como uma unidade. O gancho 23 e os recessos 34 estão localizados em lados opostos do suporte. central 12.
Tanto a porção giratória 24a quanto a porção de etiquetagem 24b fornecem entalhes de orientação 35 voltados para a porção intermediária 21 para receber estruturas complementares das tiras de contato 17a e 17b. Durante a montagem do módulo de terminação 11 os entalhes de orientação 35 orientam as tiras de contato em direção ao suporte 12 de modo que as interfaces 22a e 22b do suporte 12 engatem a estruturas |
" ' 12/18 : ' : — correspondêntes 42a, 42b das tiras de contato 17a, 17b.
Os detentores 37 fixam as tiras de : | contato 17a e 17b ao suporte central.
Cada um dos entalhes de orientação 35 tem um corte OS | inferior de modo que os entalhes tenham uma seção transversal essencialmente conformada em L conforme pode ser visto melhor na figura 5b.
Ademais cada entalhe de orientação 35 | fomneceum detentor 37 para reter as tiras de contato 17a, 17b em relação ao suporte 12. | A figura 5d é uma vista em perspectiva de uma parte de outra modalidade exemplificadora de um suporte central 12 do módulo de terminação 11 de acordo com a invenção.
A mesma difere daquela mostrada nas figuras 5a a 5c em que o elemento de articulação 25 tem um formato redondo fechado, Por conta desse formato, os módulos de terminação modular 11 precisam ser posicionados sobre a barra giratória 9 antes da barra Ns : giratória 9 ser fixada no quadro 2 da montagem de telecomunicação 1. A figura 6 é uma vista em perspectiva das tras de contato 17a e 17b do módulo de = terminação das figuras 4a a 4c.
As duas tiras de contato 17a e 17b são idênticas.
Portanto somente a tira de contato frontal 17a será descrita a seguir.
No seu lado frontal 13a, a tira de contato 17a fomece uma pluralidade de fendas paralelas 41. Cada fenda 41 pertence a uma câmara 46 que porta um par de contatos 43 (conforme pode ser visto na interface 42b da tira de contato traseira 17b). Dependendo da aplicação em que o módulo de terminação modular é usado, os contatos ou pares de contato 43 podem ter uma configuração diferente.
Próximos à fenda, os pares de contato fornecem elementos de IDC (não mostrados nos desenhos) para conectar elétrica ou mecanicamente os fios de telecomunicação com o mesmo.
Em oposição ao lado frontal 13a, a tira de contato 17a fornece uma interface 42a para engatar à interface 22a do suporte central 12. A interface 42a tem um formato sinuoso que corresponde ao formato sinuoso da interface 22a do suporte central 12. A tira de contato 17a compreende adicionalmente nas extremidades voltadas para as porções laterais 24a e 24b do suporte central 12 quatro barras 44645,respectivamente duas delas são paralelas entre si.
As barras 44 e 45 interagem com os entalhes de orientação 35 do suporte central 12 (figura 5b) para fixar as tiras de contato 17a e 17b à barra de suporte central.
As duas barras 44 que estão dispostas mais próximas ao lado frontal 13a podem ter uma seção transversal essencialmente conformada em L que mos corresponde à seção transversal conformada em L dos entalhes de orientação 35. As barras 45 são posicionadas separadas das barras 44 de modo que o detentor 37 possa ser colocado entre oo as duas barras para fixar as tiras de contato 17a e 17b ao suporte central 12. A figura 7 é uma vista em perspectiva de um elemento de aterramento exemplificador 18 do módulo de terminação 11 das figuras 4a a 4c.
O elemento de aterramento 18 estabelece uma conexão elétrica entre as tiras de contato 17a ou 17b e um contatocoma terra através de pelo menos o eixo geométrico giratório 9 e a portadora 2 da montagem de telecomunicação 1. Qualquer outra trajetória elétrica através da montagem também é possível.
O elemento de aterramento 18 é feito de material r cs 13/18 ' : eletricamente condutivo, no presente contexto um meta em-lâmina. com atributos de A condutividade apropriados. O mesmo tem uma base essencialmente retangular alongada 51 com uma pluralidade de dedos paralelos 52 que se estendem perpendicular a partir de um lado da base 51. O número de dedos 52 corresponde a metade do número de câmaras 46 na tira de contato 17a ou 17b. O elemento de aterramento 18 compreende adicionalmente em cada uma de sua extremidades uma porção de fixação plana 53 que se estende perpendicular ao plano da base 51 e os dedos 52. Cada porção de fixação 53 tem uma borda estruturada 54 para reter o elemento de aterramento 18 ao suporte central 12.
As porções de fixação 53 engatam a aberturas paralelas 55 no suporte central 12 (vide as figuras 5a a 5c). Cada suporte central 12 compreende quatro aberturas 55 em cada lado.
B Portanto existem quatro posições diferentes para fixar o elemento de aterramento 18 ao suporte central 12. Uma das posições é mostrada nas figuras 4b. Conforme pode ser visto i lá, os dedos 52 do elemento de aterramento 18 se estendem na posição fixada entre as fendas 41 da tira de contato 17b. As tiras de contato 17a e 17b fornecem recessos 56 para —receberos dedos 52 do elemento de aterramento 18 (vide figura 6).
O elemento de aterramento 18 compreende adicionalmente uma parte de contato 57 para fazer contato elétrico com o eixo geométrico giratório. A parte de contato 57 tem um formato arredondado. O elemento de aterramento 18 também compreende uma parte de conexão 58 para conectar a base 51 do elemento de aterramento 18 com sua parte de contato
57.Abase51,a parte de conexão 58 e a parte de contato 57 são todas feitas a partir de um único pedaço de material condutivo. Conforme já descrito com referência à figura 4b a parte de contato 57 é recebida pelo sulco aberto 29 do elemento de articulação em formato de C 25 do suporte central 12 e a parte de conexão 58 é recebida pelo canal 31 do suporte central 12. A figura 8 mostra esse detalhe em uma vista em perspectiva do elemento de articulação em formato de C 25 do suporte central 12 com a parte de conexão 58 e a parte de contato 57 do elemento de aterramento 18. Quando o elemento de articulação em formato de C 25 é posto em engate com o eixo geométrico giratório 9 da montagem de telecomunicação | — como por exemplo é mostrado na figura 1a — a parte de contato 57 do elemento de aterramento 18 é NS “ posta em contato elétrico ou. mecânica com o eixo geométrico giratório 9 e através disso estabelece a trajetória elétrica necessária para aterrar a montagem. . Também é possível fazer = o elemento de aterramento 18 a partir de duas partes dentre uma parte de pente e um contato e uma parte de conexão. Nesse caso a conexão elétrica entre as duas partes poderia ser concretizada por uma perna de mola ou um formato de garfo ou similar.
As figuras 9a e 9b são vistas em corte transversal de uma aplicação do módulo de terminação modular exemplificadora 11 de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção. A aplicação mostrada nesses desenhos é uma aplicação de DSL. O módulo de terminação modular 11 da figura 9a compreende um suporte central 12 e duas tiras de contato
RR |
14/18 ' Ns — 17a€17b. A tira de contáfo frontal 17a compreende dois contatos, um primeiro contato 61a-é — --— adaptado para transmitir um sinal de linha e um segundo contato 61b é adaptado para transmitir um sinal POTS (serviço telefônico convencional). A tira traseira 17b compreende um terceiro contato 61c, que é adaptado para transmitir sinais de dados. A figura 8a mostra adicionalmente | 5 —um plugue divisor 14 que é inserido no interior do módulo de terminação modular 11 a partir do lado traseiro através da tira de contato 17b. Os dedos de contato 16 — que é um PCB nas modalidades mostradas nessa aplicação, mas que também pode ser qualquer tipo de parte apropriada que fomece uma conexão elétrica entre os contatos 61a a 61c ou 61d e o equipamento eletrônico dentro do plugue divisor 14 — do plugue divisor 14 entram em contato comos três contatos (61aa61c)do módulo de terminação modular 11. O plugue divisor 14 | -pode.ser inserido no interior. do módulo de terminação modular 11 de modo que o gabinete 15 . do plugue divisor 14 entre em contato com a tira de contato traseira 17b. Quando o plugue divisor 14 é removido a partir do módulo de terminação modular 11 os contatos 61a, 61b da tira de contato frontal 17a se movem em direção um ao outro até que eles toquem um ao outro, estabelecendo, através disso, uma conexão elétrica. Esse recurso também conhecido como serviço fundamental e fornece um serviço de telefone a um assinante mesmo se o plugue divisor 14 for removido. Um elemento de aterramento 18 é disposto na tira frontal 17a.
O módulo de terminação modular 11 da figura 9h compreende um suporte central 12 e duas tiras de contato 17a e 17b. A tira de contato frontal 17a compreende — como aquela na figura 9a - o primeiro e o segundo contatos 61a, 61b, em que o contato 61a é adaptado para transmitir um sinal de linha e o contato 61b é adaptado para transmitir um sinal POTS (serviço telefônico convencional). A tira traseira 17b compreende um terceiro contato 61c que é adaptado para transmitir sinais de dados e um quarto contato 61d que pode ser usado para simplificar eventos de migração. A figura 9b mostra adicionalmente um plugue divisor 14 que é inserido no interior do módulo de terminação modular 11 a partir do lado traseiro. Os dedos de contato 16 do plugue divisor 14 entram em contato com os quatro contatos (61a a 61d) do módulo de terminação modular 11. O plugue divisor 14 é inserido tanto no módulo de terminação modular 11 que o gabinete 15 do plugue divisor 14 toca a - - tira de contato traseira 17b. A aplicação mostrada na figura 9b também fornece serviço fundamental. Um elemento de aterramento 18 é disposto na tira frontal 17a. " O módulo de terminação 11 das figuras 9a e 9b usa os dedos de contato 16 do plugue 14 para fazer conexão elétrica entre os contatos 61a e 61b da tira de contato frontal 17a e contatos 61c e 61d da tira de contato traseira 17b. Os dedos 16 do plugue 14 atravessam o suporte central 12.
As figuras 10a e 10b são vistas em corte transversal de outra aplicação exemplificadora do módulo de terminação modular 111 de acordo com uma modalidade exemplificadora da invenção. A aplicação mostradas nesses desenhos é para uma |
' 15/18 ' > : — aplicação de MDF ou quadro de distribuição principal.
O módulo de terminação modular — 111 da figura 10a compreende um suporte central 112 e duas tiras de contato 117a e 117b.
A tira de contato frontal 117a compreende o primeiro e o segundo contatos paralelos 161a, 161b.
Esses contatos podem, por exemplo, ser conectados a cabos conectores (não mostrados). A tira traseira 117b compreende um terceiro contato 161c, que pode, por exemplo, ser conectado a um cabo que transmite um sinal de entrada.
A figura 10a mostra adicionalmente um plugue 162, por exemplo, um plugue de proteção que é inserido no interior do módulo de terminação modular 111 a partir do lado traseiro.
O dedo de contato 163 do plugue 162 se conecta ao terceiro contato 161c da tira traseira 117b e fornece proteção à linha conectada ao contato 161c.
O plugue 162 é inserido tanto no módulo de terminação modular 111 que o gabinete 164 do plugue 162 toca o lado traseiro 113b da : tira de contato 117b.
Um elemento de aterramento 118 é disposto na tira traseira 117b.
Para estabelecer uma conexão elétrica entre os contatos 161a, 161b da tira frontal 117a e os contatos 161c, 161d da tira traseira 117b, o suporte central 112 do módulo de terminação modular 111 fornece um elemento em ponte 171. O elemento em ponte 171 é mostrado em mais detalhes na figura 11, que é uma vista parcial da interface frontal 122a do suporte central 112 e dois elementos em ponte extraídos 171. O elemento em ponte 171 é essencialmente conformado em U com uma base 172 e duas pernas 173a e 173b.
A base 172 é arredondada, de modo que um plugue inserido a partir do lado frontalno interior do módulo de terminação modular 111 abra a conexão entre os contatos 161a, 161b e o elemento em ponte 171 pode ser facilmente empurrado entre as duas partes.
A mesma é arredondada em ambos os lados de modo que a conexão elétrica entre os contatos 161a, 161b possam ser facilmente abertos.
O elemento em ponte 171 da figura 10a conecta todos os três contatos 161a a 161c dentro do módulo de terminação modular 111. Os elementos em ponte 171 são posicionados em um estágio montado nas aberturas 136 do suporte central 112. Para fixar os elementos em ponte 171 dentro das aberturas 136 do suporte central 112, os elementos em ponte 171 fornecem espigões 175 em ambos os lados que engatam às paredes de lado das aberturas 136. Um elemento em . ponte 171 pode ser colocado entre cada par de contato no suporte central 112. . O módulo de terminação modular 111 da figura 10b compreende um suporte central " 112 e duas tiras de contato 117a e 117b.
A tira de contato frontal 117a compreende dois contatos 161a, 161b.
Esses contatos 161a, 161b podem, por exemplo, ser conectados a cabos conectores (não mostrados). A tira traseira 117b compreende dois contatos 161c, 161d, que podem, por exemplo, ser conectados a um cabo que transmite um sinal de entrada.
À figura 10b mostra adicionalmente um plugue 162, por exemplo um plugue de proteção que é inserido no interior do módulo de terminação modular 111 a partir do lado traseiro 113b.
Os dedos de contato 163 do plugue 162 se conectam aos contatos 161c, 161d da tira traseira |
- — “17h: O plugue 162 fornece proteção às linhas conectadas aos contatos 161c, 161d-O plugue — — 162 é inserido de tanto no interior do módulo de terminação modular 111 que o gabinete 164 do plugue 162 toca o lado traseiro 113b da tira de contato traseira 117b. Um elemento de aterramento 118 é disposto na tira traseira 117b. O elemento de aterramento 118 é uma opçãoseaproteçãoda montagem de telecomunicação 1 for necessária.
Para estabelecer uma conexão elétrica entre os contatos 161a, 161b da tira frontal 117a e os contatos 161c, 161d da tira traseira 117b, o suporte central 112 do módulo de terminação modular 111 fornece um elemento em ponte 171, semelhante àquele descrito anteriormente, como o módulo de terminação modular 111 da aplicação de MDF mostrada na figura 10a.
- - — A figura 12 é uma vista em corte transversal de uma aplicação exemplificadora do módulo de terminação modular 211 de acordo com outra modalidade exemplificadora da invenção. A aplicação mostrada nesse desenho pode ser usada em aplicações de densidade alta ou HD. O módulo de terminação modular 211 da figura 12 compreende um suporte central 212 e duas tiras de contato 217a e 217b. A tira de contato frontal 217a compreende dois contatos paralelos 261a, 261b. Esses contatos podem ser adaptados para serem conectados a cabos conectores. A tira traseira 217b compreende dois contatos 261c, 261d que podem ser adaptados para serem conectados a cabos que transmitem sinais de entrada. Um elemento de aterramento 218 é disposto na tira frontal 217a. O suporte central 212 do módulo de terminação modular 211 compreende dois elementos em ponte 274a e 274b; um primeiro elemento em ponte 274a está conectando o contato 261a da tira frontal 217a e o contato 261c da tira traseira 217b; um segundo elemento em ponte 274b está conectando o contato 261b da tira frontal 217a ao contato 261d da tira traseira 217b. Os dois elementos em ponte 274a e 274b são conformados em J. Um indivíduo também poderia descrever o formato daqueles elementos por duas metades do u do elemento em ponte 171 mostrado na figura 11, mas com um vão entre as duas metades criando um isolamento entre eles. Sua borda superior é arredondada como o elemento em ponte conformado em U 271 para facilitar a inserção de um Plugue entre os contatos 261 e os elementos em ponte 274a e 274b. Os elementos em ponte conformados em.J 274a e 274b estão localizados nos mesmos locais que os elementos em = .
— ponte conformados em U 171 descritos acima. Adicionalmente, cada um dos elementos em ponte 274a, 274b pode incluir espigões 275 em um ou ambos os lados para engatar às paredes de lado nas aberturas 236.
A figura 14 é uma vista tridimensional de outra modalidade exemplificadora da invenção que mostra uma seção transversal de um módulo de terminação modular 311. À aplicação mostrada nesse desenho também pode ser usada em aplicações de densidade alta ou HD. O módulo de terminação modular 311 da figura 14 compreende um suporte central 312 e duas tiras de contato 317a e 317b. A tira de contato frontal 317a |
| pro ces ed 17/18 e compreende duas fileiras paralelas de contatos 361a e 361b. Esses contatos podem ser = adaptados para serem conectados a cabos conectores. A tira traseira 317b compreende duas fileiras de contatos 361c e 361d que podem ser adaptados para serem conectados a cabos que transmitem sinais de entrada. O suporte central 312 compreende uma placa de circuito impresso 371 que porta traços que são contatos de conexão elétrica da tira frontal 317a com contatos da tira traseira 317b conforme será descrito em detalhes abaixo.
Conforme pode ser visto na figura 15 — que é uma vista em perspectiva de um suporte central 312 com uma tira frontal 317a e uma placa de circuito impresso 371 — a placa de circuito impresso tem um formato retangular. Somente uma placa de circuito impresso é usada para estabelecer todas as conexões necessárias entre os contatos da tira frontal 317a e os contatos da tira traseira 317b. Isso oferece uma grande vantagem durante o processo de montagem do módulo de terminação modular 311, visto que somente uma peça deve ser integrada no módulo de terminação modular 311. Obviamente, também é possível usar diversas placas de circuito impresso dentro de um suporte central 312. As bordas superior e inferior 372a e 372b podem ser afuniladas e podem, através disso, ser empurradas facilmente entre os contatos da tira frontal e traseira 317a e 317b contra uma força de mola dos contatos, fornecendo através disso uma conexão elétrica confiável entre os contatos e traços na placa de circuito impresso 371. A figura 16 é uma vista esquemática de uma parte da placa de circuito impresso 371 das figuras 14 e 15 que mostram os traços 373 na placa. A placa de circuito impresso 371 pode compreender duas ou mais camadas paralelas 372, cada camada pode compreender traços 373 na mesma. A parte superior da placa de circuito impresso conforme mostrada na figura 16 pode estar voltada em direção à tira frontal 317a e a o lado inferior da placa de circuito impresso conforme mostrado na figura 16 pode estar voltada em direção à tira traseira 317b. a, b, c e d podem ser as localizações em que os pares de contato da tira frontal 317a tocama placa de circuito impresso e fazem a conexão elétrica entre os traços 373 da placa de circuito impresso e os contatos da tira. a e b estão localizados em uma primeira camada 372a da placa de circuito impresso; c e d estão localizados em uma segunda camada 372b da placa de circuito impresso. a', b', c' e d' podem ser as localizações em que os pares de contato da tira traseira 371b tocam a placa de circuito impresso e fazem a conexão elétrica entre os *.. 30 traços 373 da placa de circuito impresso e os contatos da tira. a' e b' estão localizados na co primeira camada 372a da placa de circuito impresso; c' e d' estão localizados em uma segunda camada 372b da placa de circuito impresso. A placa de circuito impresso, de acordo com as modalidade mostradas, é projetada de modo que os traços do par de contato a, b (primeira camada) esteja torcido, enquanto que os traços do par de contato c, d (segunda camada) esteja reto, isso significa não torcido. A torção é feita pela comutação do traço que conecta a e a' à segunda camada e de volta, cruzando através disso o traço que conecta b e b'. Os traços para os pares adjacentes são projetados ao contrário: Os traços da primeira | e -.. -.- TO ! 7 18/18 : o . " . camada são mantidos retos, enquanto que os traços da segunda camada são torcidos. Ns Também é possível somente torcer os traços de uma camada, ou a primeira camada ou a segunda camada. A torção dos traços ajuda a compensar a diafonia. Ajustando-se a placa de circuito impresso, categorias superiores de taxas de transmissão podem ser encontradas.
Também é possível ter um ponto de desconexão entre a tira frontal e traseira, inserindo-se um plugue ou equipamento de teste entre os contatos e a placa de circuito impresso. Isso oferece a possibilidade de ter um ponto de medição independente no módulo de terminação modular.
|

Claims (12)

oc 1/2 REIVINDICAÇÕES:
1. Módulo de terminação modular para uma montagem de telecomunicação com uma portadora e módulos de terminação, sendo que o módulo de terminação é CARACTERIZADO por compreender: - contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo; - um suporte adaptado para ser conectado à portadora da montagem de telecomunicação, - o suporte compreende adicionalmente pelo menos duas interfaces para engatar . as interfaces correspondentes de tiras de contato que portam os contatos para conectar fios comos mesmos, sendo que: ' as interfaces do suporte são voltadas para duas direções diferentes.
2. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende um elemento de articulação adaptado para engate com um elemento de articulação complementar da montagem de telecomunicação que permite a rotação do módulo de terminação modular em relação à montagem de telecomunicação.
3. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, CARACTERIZADO pelo fato de que as interfaces do suporte para engatar tiras de contato têm um formato sinuoso.
4. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende uma estrutura para portar pelo ' menos um elemento em ponte eletricamente condutivo para conectar eletricamente os contatos das tiras de contato um com o outro. '
5. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação A, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende uma estrutura para portar pelo menos uma placa de circuito impresso (PCB) para conectar eletricamente os contatos das tiras de contato um com o outro.
6. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o PCB compreende pelo menos um elemento de — compensação de diafonia.
7. Módulo de terminação modular, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende elementos de orientação de fio.
8. Módulo de terminação modular, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a7, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende estruturas de fixação para fixar gabinetes de orientação de fio com canais de orientação de fio.
anoto 2/2
9. Módulo de terminação modular, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende elementos de retenção correspondentes para fixar módulos de terminação modular adjacentes um ao outro.
10. Módulo de terminação modular, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO por compreender um elemento de aterramento que é adaptado ao suporte adjacente a pelo menos uma das tiras de contato.
11. Módulo de terminação modular, de acordo com a reivindicação 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o suporte compreende fixar estruturas para sustentar . o elemento de aterramento.
s ' a ' LA EEN. ”
LARA " LRP IAN EADAAR,.
NAO AAA O TO A AO) 2 RRERAAPOAN VETA . EEE AS EN | Ao A | [TAÇA AE, | WI WE PAZ 48
ORNE À St j e CA” Z | PEDE | | do AZ ú As — 14 2 Y & > F 3
DID SP Id 20 ESA CS A À =. ES (ESSA
ASA RA
E 8 ; ' FIG. 1a |
Í | |
À o o : 2117 ,
PR
FF " AU
Z CTA RARO DA SIA AO SISETA À EM RA | | ENTE | | | E WAS VAO 20 So EA CG OX d£ e Sd — 14 2 MM = E | PS SS 8 UE 20 SS XX 7 | SS JE
N TESS PA 7 8 FIG. 16
| 3/17
ARA ANTON EENEIAA No. e MENTIR DARE ORAÇÃO. dá AIN EA EIN EA ETA Ea... | x ARIANA, SNIS NEN CEEE EPE IgA , - CREA TA) D) 1216 MIA ENC ) ; RA PEA RAAaAH Ji, VU 1 A MORTE EN À VE >” o À CE NET i AA | 4b SU PÃO à 20 SON 0 0” SS RES e | Ja l 2 “ Se JÉ? x >
TE | 4a A Y E?
A ES CX Ss. GAVE XZ
SS LHS —SUAX 115 FHIG. 1c | = =— — — -— ————nl = ooo Vara Co > 1
ASSINE ERR
LITDNADS ELES NDERA NRO " AR BEEDA Pra TEAR EEINEA.. ARES TERA DRE TEA La x Da a OA oo RAS EE AUD ACERAtE Jo ' i)) <& Á ne LEE Ah EE AAEEANA CIT | à / E [8 IADE EAR ANDA IN VA As 2 A vo REA A) ra Da À PRESA DC 1 WI db F IN NINA à | SERES [| ds SS |); 2 io PS
NINE E LEA SW “Dx
TARSO SSAO
D AA OS IAGO
X KAOS 4a A dl So BR) 11
SN AMC A
NES 115 | o FIG. 1d i
Poco. como o 57 | | 1
IEEE ARENA ERA Só ATE EEE, > 1ãa LUNA | " RESETE EEN N) OA OEA DN AN AE DA ALAN |) ARES AE AAAAN) |) Te UCA AA AA ! Ú IES 12—H WS ESTE INV e AD
Á RR VE à A INE P-SZ Ds 13h “a NE rn | UNA +, d A ( | : | Q 20 SN e <T4 “ Ss FW ng 3 i À LEO
DES
DS SEO
SE
NSRISZ SA 7 8 8 FIG. 2 | j
GC À 6/17 o TA 1
CASCA CR, ev, REARAA “y Si JL 2º UU UEL 1" LAGE. E
LA EIA EIA DE A
A NEEPA ESET ELE
CANEOAEACIAEAEARD É h ' REANVY ) db VIU EC | ND! SA. Q—2o e ID o As — 14 ? h & tee 3
EPX D EA 20 SS SS 1 SIE 2 S S/D 22]QO 4a ss. h ADJ
SE
SEX 8 FIG. 3
A 1 1 ma DA Ns 17a 3a ESSA me eee TA W me do Ma Toc E LÁLBEM || o * ' Es ! DS! 13s FIG. 4a o 13: A 0 > 17a agf q T ! | a Ef FM h Ú Aa bp [ ( sie | O D Dr d ? [ Ú D [Z So A io D | ( SE ff Io Ro
TI 176/18 FIG. 46 |
Sm i i 8B/17 oo ' : RO: Vo Too 7 mr oO soco e | Ss 262 E ( | [| PP efe 32 45 2205 SO à Al 1220 EMO A e Tão 25 PM, EU : Dq AS 65 vas * | q ES os 28 6 55 Bm à 2b + : 3 ENE FIG. 5a os 38. i & 32 24b fe | 21 STA f8 36 Si) 65 ' 36 SS SS » 55 Pa SO) Db o FO ad SS E» O NE JS o” SS > GQ x 35 34 IRS BN Ss 248 j É q 25 38
O ES Us ss FIG. 56 * SÃO 31 4º BR fo | 28 » 55 O : | SST | PSD 6 24o o PE EO 2a EE SO PO 380 BO Po 55- É 4 Po 36 ão * HG. .5c b | 2
| | " | | £? O O | W = 4 2) ” . Um Nu! d
TA D 2 E CX 25 26b FIG. 5d o o
' 10/17 NS 13a 48
ANE
SN . NA oo a | va ND a | | 1 UI 0
NA D Dos b|| | £o ” 49; * Ti) JA SI S 42 AS rs di (CÚ 6 << “o à é <o VA | bo io O ST) Pa 3 lo?” Qto <Q |)” In UUARA R RAÇA b IP A 8 7 | [Ig el | D | [JInGPao UI Ml ih O 130 eU [HORA | O ls P Í |)! DRA 56 : o 56 FIG. 6 —
” | ] 11/17 " ns | / TS 53 Ba * o / | 54 52 PS 52 Í [ | ' e n &1 i 54 | h i | : DAE 53 HG. 7
DZ S 54 57 12 18 á| | | N 25 =) | |) EG CX Fr E AZ
DS PASSAR | 31 4 o AX ” E 2 Ss 58 FIG. 8 o o
| ] ' 12/17 ' ES £* FT HE Tá 61a Fi) 861 61a H| 8 sb 1a JA | a | N 1 E HS 1" AN " * HA | ” NI 12 NA HNLA ANAL | 12:
RN NRO A À VAN Ne 616 61c VA | 18 61c VN 176—N| I7h—ANIN 18
RD INR SEN ERA DUNA: DNS
SCNVASS SEN EN à 13b 13b SN Í NÃ É Ná Í | > Do —
HE K NE À Hã | Há H
HE IH NEAR K NE H 1: N o !Y Dl FIG. 9a FIG. 96 pomeme—— > o :
- ! 13/17 * ' » pa pra | 1681a 161b 161a | 161b mm : - « mM 2 Am - — 117a a 7a | | PA 112 112 h | 171 | ( 171 118 | 18 161c 16tc 161 117b 117b NT A | 163 163 E
N 113b 162 113b 162 Xe > 184 164 FIG. 10d FIG. 106 reeee— o o o
: - 14/17 e : 172 173bm ” 1 *“ mo > v. x | | o i | | 175 : — 173a 12 e 122a 173b e. vs f
NX PN É N N TA [1 Y AIR | o nene = EA 3 Ss Ss |
VE | 5 — WE Un eo FIG. 11 a ' |
" ! 15/17 ” mA seo mae - - - - mo = 2 - - : - 213a- - ” - O 3a 261a 261b 217a DAL | 212 774 274 | | | | 2 213 272 261c o | 261d 2742, 2271 275 nm am FHIG.
12 S 275 2746 275 274a 212 275 / 274a 236 236, — NX | d p H 4 LA À A, A A [À = =. FA [A AN E V |V
VN O W D — 7 FIG. 13 1
SA : | | AT A ,
STO E | bi o NM 312 í) 371
W | | fá 317D | UE in) | [o 3610 o À À QU FIG. 14 | o
MN ONO (1 | | | | | "EO | d L] N ND | 312 | <TAMA “UA DA E nao SN | : | S NT As are ". is ; | FIG. 15 A Pr
ME TÍ is d- sm Í : ; o - : TE VIA 1 A / Pa <J 4 2 AO Pr E Feio
BR112013011105-4A 2010-11-08 2011-10-06 ''módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo'' BR112013011105A2 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US41099010P 2010-11-08 2010-11-08
US61/410,990 2010-11-08
PCT/US2011/055039 WO2012064431A1 (en) 2010-11-08 2011-10-06 Modular termination module with contacts for connecting telecommunication wires therewith

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112013011105A2 true BR112013011105A2 (pt) 2020-09-01

Family

ID=45443204

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112013011105-4A BR112013011105A2 (pt) 2010-11-08 2011-10-06 ''módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo''

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP2638703B1 (pt)
CN (1) CN103222278B (pt)
AR (1) AR083754A1 (pt)
BR (1) BR112013011105A2 (pt)
PL (1) PL2638703T3 (pt)
WO (1) WO2012064431A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2804392A1 (en) 2013-05-17 2014-11-19 3M Innovative Properties Company Termination module
DE102018120472A1 (de) * 2018-08-22 2020-02-27 Phoenix Contact Gmbh & Co. Kg Rangierwabe
CN110297282B (zh) * 2019-08-06 2021-11-12 深圳面元智能科技有限公司 地震勘探设备测试仪

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI67506C (fi) * 1975-06-10 1985-04-10 Paraisten Kalkki Oy Vaendform med en sluten konstruktion
DE3623551A1 (de) * 1986-07-12 1988-01-28 Stewing Nachrichtentechnik Trennleiste fuer elektronische vermittlungseinrichtungen insbes. fuer telefonanlagen o. dgl.
ATE397835T1 (de) * 2004-03-18 2008-06-15 3M Innovative Properties Co Eine baueinheit mit drei telekommunikationsmodulen
PL1578144T3 (pl) 2004-03-18 2007-12-31 3M Innovative Properties Co Układ modułowy w dziedzinie telekomunikacji
DE602005014356D1 (de) * 2005-08-05 2009-06-18 3M Innovative Properties Co Anschlussmodul der Telekommunikationstechnik mit schwenkbarem Erdungselement
DE602007007191D1 (de) * 2007-05-14 2010-07-29 3M Innovative Properties Co Telekommunikationsanordnung mit Endmodulen und Drahtführungsgehäusen
EP2207362A1 (en) 2009-01-09 2010-07-14 3M Innovative Properties Company Telecommunication assembly

Also Published As

Publication number Publication date
WO2012064431A1 (en) 2012-05-18
CN103222278A (zh) 2013-07-24
PL2638703T3 (pl) 2018-01-31
EP2638703B1 (en) 2017-09-06
AR083754A1 (es) 2013-03-20
CN103222278B (zh) 2016-04-27
EP2638703A1 (en) 2013-09-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20230223726A1 (en) Managed electrical connectivity systems
CA2249085C (en) Xdsl splitter assembly for main distribution frame
US7361050B2 (en) Cable management device for use in connection with a power center, and cable management system comprising same
US9784936B2 (en) Media patching system with door assembly
BRPI0614117A2 (pt) módulo de proteção contra sobrecarga de tensão e um conjunto de ao menos um módulo de telecomunicações e ao menos um módulo de proteção contra sobrecarga de tensão
TW200402176A (en) Digital switching cross-connect module
BRPI0710633A2 (pt) jack coaxial de alta densidade
BR112013011105A2 (pt) &#39;&#39;módulo de terminação modular com contatos para conectar fios de telecomunicação com o mesmo&#39;&#39;
US7828567B2 (en) Carrier and an assembly including a carrier and a telecommunications module
TWI325268B (en) Termination panel with fanning strips
ES2347011T3 (es) Conjunto de telecomunicaciones con modulos de conexion y cajetines guiahilos.
WO2011094108A1 (en) Bundled wire guide apparatus for carrier and telecommunication module assembly
KR20020079744A (ko) 과전압 보호 매거진
RU5048U1 (ru) Модульная система перекрестного соединения
RU2368098C1 (ru) Телекоммуникационный модуль с шарнирным заземляющим элементом
EP2566181A1 (en) Functional module for a telecommunication strip for a telecommunications system
BRPI0611276A2 (pt) módulo de telecomunicacões e métodos para uso e fabricacão do mesmo
BRPI0608503A2 (pt) módulo de telecomunicações, e, conjunto
US7892046B2 (en) Telecommunications module, combination of a telecommunications module and at least one splitter circuit, and assembly of at least two telecommunications modules
ES2337066T3 (es) Enchufe para telecomunicaciones, un conjunto que incluye un modulo de telecomunicaciones y un enchufe y un metodo de fabricacion de un enchufe.
US6654460B1 (en) High-density telecommunication drawer assembly
ES2290571T3 (es) Disposicion modular en el campo de las telecomunicaciones.
CN219536222U (zh) 一种广电网络机柜用交换机支撑板
CN214479387U (zh) 可左右装的紧凑型线缆管理器
CN216487898U (zh) 一种带有漏电保护装置的断路器

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: CORNING RESEARCH AND DEVELOPMENT CORPORATION (US)

B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE AS 8A E 9A ANUIDADES.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2598 DE 20-10-2020 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.

B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]