BR112012029011B1 - sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma região de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo - Google Patents

sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma região de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo Download PDF

Info

Publication number
BR112012029011B1
BR112012029011B1 BR112012029011A BR112012029011A BR112012029011B1 BR 112012029011 B1 BR112012029011 B1 BR 112012029011B1 BR 112012029011 A BR112012029011 A BR 112012029011A BR 112012029011 A BR112012029011 A BR 112012029011A BR 112012029011 B1 BR112012029011 B1 BR 112012029011B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
liquid
flow
transponders
monitoring
water
Prior art date
Application number
BR112012029011A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012029011A2 (pt
Inventor
Gary L. Rytlewski
Nitin Y. Vaidya
Original Assignee
Prad Research And Development Limited
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Prad Research And Development Limited filed Critical Prad Research And Development Limited
Publication of BR112012029011A2 publication Critical patent/BR112012029011A2/pt
Publication of BR112012029011B1 publication Critical patent/BR112012029011B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B47/00Survey of boreholes or wells
    • E21B47/10Locating fluid leaks, intrusions or movements
    • E21B47/11Locating fluid leaks, intrusions or movements using tracers; using radioactivity

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Geophysics (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Measuring Volume Flow (AREA)
  • Pipeline Systems (AREA)

Abstract

sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma regiao de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo um sistema de monitoramento de fluxo de líquido passivo inclui um dispositivo de monitoramento feito de um material solúvel em líquido no qual transponders codificados são retidos de modo liberável. o dispositivo de monitoramento pode ser implantado próximo a uma região de interesse em um poço de produção de hidrocarboneto. características de um fluxo de líquido na região de interesse podem ser determinadas com base na detecção de transponders que são liberados do dispositivo de monitoramento quando o dispositivo de monitoramento é exposto ao fluxo de líquido .

Description

SISTEMA PARA MONITORAR UM FLUXO DE LÍQUIDO EM UM POÇO DE HIDROCARBONETO, MÉTODO PARA MONITORAR UM FLUXO DE LÍQUIDO EM UM FURO DE POÇO, MÉTODO PARA MONITORAR UM FLUXO DE ÁGUA EM UMA REGIÃO DE INTERESSE, E DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE LÍQUIDO PASSIVO
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção se refere de uma forma geral ao monitoramento de um fluxo de liquido e, mais particularmente, ao monitoramento de produção de água em um poço de produção de hidrocarboneto.
ANTECEDENTES
Poços de produção de hidrocarbonetos muitas vezes sofrem de uma entrada de água em algum momento durante a sua vida produtiva. Em muitos poços, a água não é produzida inicialmente, mas quando os hidrocarbonetos são removidos do reservatório a água da subsuperficie tende a entrar no furo de poço e migrar para regiões de elevada permeabilidade e fraturas. Depois de um periodo de tempo, se não controlada, a água pode dissolver argilas e canalizar na formação da terra conduzindo à produção de ainda mais água. Eventualmente, a pressão hidrostática da água adicional pode reduzir a pressão da cabeça de poço, resultando na finalização prematura da capacidade para produzir hidrocarbonetos do poço.
Por causa dos efeitos negativos da produção de água, sistemas de poços atuais muitas vezes incluem componentes de completação inteligentes que são implantados dentro do poço para monitorar e controlar o influxo de água e, consequentemente, reduzir a quantidade de água produzida. Estes sistemas de completação inteligentes geralmente incluem sensores eletrônicos que monitoram o influxo de água e transmitem dados para a superfície através de rede fixa ou cabo de fibra óptica. Embora a quantidade de água no líquido produzido possa ser facilmente discernida por meio de medições de superfície, os sensores eletrônicos podem fornecer informação valiosa que pode ser utilizada para identificar os locais de poços ou zonas no poço que estão produzindo água. Com base nesta informação de localização, sinais de controle podem ser gerados pelo sistema de completação inteligente e comunicados dentro do poço para ajustar os vários componentes de completação dentro do poço, tal como válvulas, estranguladores, etc., de uma maneira que reduza a quantidade de água no volume total de líquidos produzidos a partir do poço.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Algumas modalidades da invenção serão a seguir descritas com referência aos desenhos anexos, em que numerais de referência iguais denotam elementos iguais. Deve ser entendido, contudo, que os desenhos em anexo ilustram apenas as várias implementações aqui descritas e não se destinam a limitar o escopo das várias tecnologias aqui descritas. Os desenhos são os seguintes:
A Fig. 1 é um sistema de poço ilustrativo no qual um sistema de monitoramento de fluxo de liquido passivo exemplificative é implantado de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Fig. 2 é uma vista proximal de uma porção do sistema de monitoramento de fluxo liquido implantado no sistema de poço da Fig. 1, de acordo com uma modalidade da invenção.
A Fig. 3 é um transponder exemplificative e sistema de detecção de acordo com uma modalidade da presente invenção.
A Fig. 4 é um fluxograma de uma técnica de monitoramento de fluxo de liquido exemplificativo de acordo com uma modalidade da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Na descrição que se segue, numerosos detalhes são apresentados para proporcionar uma compreensão da presente invenção. No entanto, será entendido pelos técnicos versados no assunto que a presente invenção pode ser praticada sem estes detalhes e que numerosas variações e modificações das modalidades descritas podem ser possíveis.
Na descrição e nas reivindicações anexas: os termos conectar, conexão, conectado, em conexão com e conectando são usados para significar em conexão direta com ou em conexão com outro elemento via e o termo conjunto é usado para significar um elemento ou mais do que um elemento. Como usados aqui, os termos para cima e para baixo, superior e inferior, ascendente e descendente, a montante e a jusante em cima e abaixo, e outros termos semelhantes que indiquem posições relativas acima ou abaixo de um determinado ponto ou elemento são usados nesta descrição para descrever mais claramente algumas modalidades da invenção.
Os sistemas de completação inteligentes em poços produtores de hidrocarboneto geralmente incluem sistemas eletrônicos e mecânicos dentro do poço para monitorar vários parâmetros de poço (por exemplo, temperatura, pressão, fluxo) e controlar a produção de hidrocarbonetos com base em um ou mais dos parâmetros monitorados. Devido à quantidade e complexidade dos componentes, estes sistemas elétricos e mecânicos no poço podem ser caros. Além disso, dado o rigoroso ambiente dentro do poço, a confiabilidade dos componentes eletrônicos e mecânicos tende a diminuir ao longo do tempo, reduzindo assim a capacidade de monitorar e controlar eficazmente as condições, tal como influxo de água, em estágios posteriores da vida do poço de produção de hidrocarboneto. Infelizmente, como o influxo de água geralmente não ocorre durante a parte inicial da vida do poço, um sistema de completação inteligente que utiliza sensores eletrônicos dentro do poço para detectar a produção de água pode estar no seu mais alto nivel de confiabilidade quando ele está no seu nivel mais baixo em termos de valor da informação que ele pode proporcionar. E, nos estágios posteriores da vida do poço quando um sistema de completação inteligente podería fornecer o máximo de benefício em termos de informação e de controle de produção de água, o sistema pode estar no seu mais baixo nivel de confiabilidade e produtividade.
Por conseguinte, modalidades da invenção proporcionam monitoramento de produção de água em um poço que é menos complexo e dispendioso, mas oferece uma mais confiabilidade em longo prazo do que os sistemas de completação inteligentes conhecidos que dependem de sensores eletrônicos e técnicas de monitoramento. Em modalidades exemplificativas da invenção, o monitoramento da produção de água é realizado de uma maneira passiva que não depende de eletrônicos dentro do poço ativos para detectar influxo de água e para transmitir para a superfície dados indicativos dos parâmetros detectados.
Uma modalidade ilustrativa de um sistema de monitoramento de influxo de água passivo exemplificativo é mostrada na Fig. 1. Na Fig. 1, uma completação de poço 100 inclui um furo de furo de poço 101 que se estende a partir de uma superfície 104 para uma formação de terra circundante 106 tendo um reservatório de produção de hidrocarbonetos. Nesta modalidade, o furo de furo de poço
101 é mostrado como um poço horizontal (embora outros tipos de poços incluindo poços verticais e desviados também sejam contemplados) que é compartimentado numa pluralidade de zonas de produção, tal como as zonas 108, 110, 112, e 114, que estão isoladas umas das outras por packers 116, 118, 120, 122 e 124. Como pode ser visto na Fig. 1, o furo de furo de poço 101 se estende horizontalmente através da formação 106 acima de um reservatório de água 126. O fluxo de líquido a partir de cada zona é transferido através de um respectivo componente de completação dentro do poço 128, 130, 132, e 134 (por exemplo, estranguladores variáveis, válvulas ajustáveis, etc.), antes de entrar numa tubulação de produção 102. Uma linha de transmissão de controle ou de dados 136 (por exemplo, um cabo de aço, cabo de fibra óptica, etc.) também é implantada no furo do furo de poço 101. Ά linha de controle 136 é acoplada a uma estação de monitoramento de superfície 138 para a transmissão e recepção de vários sinais de controle, estado e dados dos e para os componentes de completação dentro de poço. Por exemplo, na modalidade mostrada, os sinais de controle para ajustar ou fechar cada uma das válvulas variáveis 128, 130, 132, e 134 podem ser transmitidos através da linha de transmissão 136 para reduzir a quantidade de água produzida a partir de uma zona em particular.
Voltando agora à Fig. 2, uma vista proximal de uma porção da completação de poço 100 da Fig. 1 é mostrada para fornecer uma ilustração de uma modalidade exemplificativa de uma porção de um sistema de monitoramento de produção de água passivo 150 na vizinhança da zona de produção 110. Na Fig. 2, a produção de liquido (tanto hidrocarboneto quanto água) a partir da zona 110 é transferida através da válvula ajustável 130 localizada entre os packers 118 e 120. Nesta modalidade, o sistema de monitoramento passivo 150 inclui uma pluralidade de transponders 152 (por exemplo, etiquetas de memória codificadas, dispositivos de identificação de radiofrequência (na sigla em inglês para Radio Frequency Identification Device, RFID), etc.), que estão incorporados no interior de um material que é pelo menos parcialmente solúvel em água. Na modalidade mostrada, o material solúvel e os transponders embutidos 152 formam um dispositivo de monitoramento de água passivo 154 que está configurado como uma tira alongada, embora outras formas e configurações sejam contempladas, dependendo do ambiente e da localização na qual o dispositivo de monitoramento 154 é implantado. Independentemente da aplicação, o dispositivo de monitoramento 154 é configurado e implementado no ambiente monitorado de modo que os transponders embutidos 152 sejam liberados a partir do material solúvel em água quando o material se dissolve em resposta à exposição a uma corrente de fluxo de água. Em modalidades da invenção, a liberação dos transponders 152 é controlada de modo que a detecção subsequente dos transponders 152 na superfície 104 possa fornecer uma indicação de características de um fluxo de água, tal como a presença, localização e taxa de fluxo de água, no sistema de poço 100. Em modalidades em que várias zonas são monitoradas no sistema de poço 100, a liberação controlada dos transponders 152 também pode fornecer informação sobre qual zona está produzindo a maior parte da água. A informação derivada da liberação dos transponders 152 pode, então, ser utilizada para reduzir a quantidade de água produzida, tal como ajustando ou fechando componentes dentro do poço (por exemplo, a válvula 130). Por exemplo, a estação de monitoramento de superfície 138 pode incluir um sistema de controle 139 para gerar sinais de controle para comunicar aos componentes dentro do poço através da linha de controle 136. Em tais modalidades, o sistema de controle 139 pode incluir vários dispositivos de processamento ou microcontroladores que são configurados para gerar sinais de controle apropriados, em resposta a ou com base nas características do fluxo de água, que são derivados a partir da detecção dos transponders liberados.
Com referência à Fig. 2, numa modalidade o sistema de monitoramento passivo 150 pode incluir um ou mais dispositivos de monitoramento 154 ou tiras que podem ser implantadas no furo de furo de poço 101 próximas das regiões a partir das quais a água pode entrar no furo de furo de poço 101. Por exemplo, o dispositivo de controle 154 pode ser fixado e implantado com a tubulação 102 no momento em que a tubulação 102 é instalada no furo de poço 101. Na modalidade mostrada na Fig, 2, uma tira de monitoramento 154 está implantada em um espaço anular 156 na parte exterior da tubulação de produção 102 entre os packers 118 e 120, de tal modo que uma porção da tira 154 prolonga-se numa corrente de fluxo 157 dos líquidos que entram na tubulação 102 através da válvula 130. Tiras de monitoramento similares 154 podem ser implantadas na proximidade das outras zonas produtoras (por exemplo, zonas 108, 112, 114) do reservatório. Em cada local de implantação, o comprimento da tira de monitoramento 154 pode se estender substancialmente ao longo de toda a distância ou ao longo de apenas uma parte da distância entre os packers adjacentes.
A liberação dos transponders 152 da tira de monitoramento 154 pode ser controlada expondo apenas partes da tira 154 ao fluxo 157 de água de cada vez. Por exemplo, na modalidade exemplificativa da FIG. 2, só uma porção de extremidade 158 da tira 154 é exposta ao caminho de fluxo da válvula 130. À medida que a porção de extremidade 158 da tira 154 dissolve e libera transponders embutidos 152, uma força de desvio exercida sobre a extremidade oposta 160 da tira 154 mantém uma porção não dissolvida na corrente de fluxo 157 entrando no caminho. Na Fig. 2, a força de desvio é fornecida por um elemento de desvio 162, tal como uma mola ou outro dispositivo resiliente. Em outras modalidades, o elemento de desvio 162 pode incluir um pistão. Em tais modalidades, a tira de monitoramento 154 pode ser movida para o caminho de fluxo de escoamento 157 através da criação de uma pressão mais baixa na tubulação 102 do que no espaço anular 156 no qual a tira de monitoramento 154 é armazenada. Geralmente, um diferencial de pressão estará presente devido à restrição de fluxo introduzida pelo estrangulamento ou uma válvula 130. Independentemente da configuração particular, uma vez que o monitoramento passivo é implementado dissolvendo o material solúvel em água para liberar os transponders 152, o comprimento da tira de monitoramento 154 geralmente determinará a vida útil do sistema de monitoramento passivo
150.
Mais particularmente, como mostrado na Fig. 2, um influxo 157 de água entrando na tubulação 102 através da abertura 130 encontra e dissolve a extremidade exposta 158 da tira de monitoramento 154. À medida que a tira 154 dissolve, a força aplicada pelo elemento de desvio 162 move a tira 154 de tal modo que uma extremidade exposta da tira 154 é mantida na corrente de fluxo de líquido 157 entrando na tubulação 102 através da válvula 130. Os transponders embutidos 152 que são liberados para o fluxo de líquido 157 quando a tira dissolve se deslocam através da tubulação de produção 102 para a superfície 104 onde os transponders 152 podem ser detectados na superfície 104, por exemplo, por um sistema de detecção 164 localizado na estação de monitoramento de superfície 138. Por exemplo, como mostrado na Fig. 3, cada transponder 152 pode incluir um identificador codificado ou armazenado 166 e uma antena 168. Um sinal de interrogação 169 do sistema de detecção de superfície 164 pode extrair o identificador 166 de tal modo que ele pode ser recebido e lido na superfície 104.
O identificador detectado 166 pode, então, ser utilizado para determinar características da produção de água no furo de poço 101, tal como a localização do fluxo de água, a taxa de fluxo e/ou a quantidade relativa de água sendo produzida em uma ou mais localizações no furo de poço 101. Como um exemplo, o sistema de monitoramento de produção de água 150 pode incluir uma pluralidade de dispositivos de monitoramento 154, cada um dos quais é implantado próximo a uma zona de produção particular. Neste exemplo, todos os transponders 152 no dispositivo de monitoramento particular 154 podem ser codificados com um identificador 166 que é único para o dispositivo de monitoramento particular 154. Assim, os locais ou zonas do poço que estão produzindo água podem ser facilmente discernidos com base nos identificadores específicos de dispositivo de monitoramento 166 dos transponders liberados 152 que são detectados pelo sistema de detecção 164. Além disso, os transponders 152 em cada dispositivo 154 são dispostos de um modo substancialmente uniforme ao longo do comprimento do dispositivo 154, com a densidade dos transponders 152 sendo substancialmente a mesma para todos os dispositivos 154 implantados no sistema de poço 100. Assim, a taxa de fluxo de liquido numa zona particular e/ou na zona ou zonas que estão produzindo a maior parte da água em relação a outras zonas pode ser determinada com base na frequência com que os transponders das zonas 152 são liberados e detectados por um sistema de detecção 164. Em algumas modalidades, esta informação pode ser usada para gerar sinais de controle para controlar a posição das válvulas 128, 130, 132, 134 nas várias zonas e, assim, reduzir a quantidade de água no volume total de líquidos produzidos a partir do poço.
Em outras modalidades, os identificadores 166 dos transponders 152 podem ainda ser codificados com a informação que indica a posição do transponder 152 na faixa de monitoramento 154. Por exemplo, os transponders 152 embutidos na tira 154 podem ser numerados sequencialmente, com o menor número correspondente ao transponder 152 (ou um subconjunto de transponders 152) localizado na extremidade 158 da tira 154 que está mais próxima da abertura de influxo da válvula 130 e o número mais alto correspondente ao transponder 152 (ou um subconjunto de transponders 152) localizado na extremidade 160 da tira 154 que está mais afastada da abertura de influxo. Pela codificação dos transponders 152 de uma forma sequencial ou dependente da posição, uma indicação do comprimento remanescente (e, assim, a vida útil restante) da tira de monitoramento 154 pode ser fornecida.
O material no qual os transponders 152 são incorporados pode ser qualquer tipo de material solúvel em liquido adequado (quer total ou parcialmente solúvel) que dissolve ou degrada suficientemente no meio liquido de modo que resulte a liberação controlada dos transponders embutidos 152 na corrente de fluxo de liquido. Em algumas modalidades, a liberação controlada dos transpondedores 152 pode ser ajustada e/ou sintonizada ajustando a solubilidade do material embutido. Por exemplo, o material pode ser solúvel em água, mas não solúvel em hidrocarbonetos, tal como óleo ou gás. Em outras modalidades, o material pode ter diferentes graus de solubilidade em líquidos diferentes. Por exemplo, o material pode ser altamente solúvel em água e substancialmente menos solúvel em hidrocarbonetos. Com a introdução de um grau limitado de solubilidade em hidrocarbonetos, uma correspondente liberação limitada de transponders 152 pode ocorrer proporcionando, assim, uma indicação de que o sistema de monitoramento passivo 150 é funcional. Em tais modalidades, a taxa de dissolução entre água e hidrocarbonetos é substancialmente diferente, de modo que as zonas que estão produzindo mais água em relação a outras zonas liberam os transponders 152 com mais frequência. No entanto, além disso, a solubilidade do material embutido pode ser ajustada com base em outros parâmetros. Por exemplo, cada uma das tiras de monitoramento 154 pode ter taxas diferentes de dissolução com base na temperatura do ambiente no qual elas estão implantadas.
Materiais solúveis em líquido adequados nos quais os transponders 152 podem ser incorporados incluem
polímeros solúveis (por exemplo, ácido poliláctico (na
sigla em inglês para polylactic acid, PLA) e
polieteretercetona solúvel (na sigla em inglês para
polyetheretherketone, PEEK)) e metais solúveis (incluindo semimetais) (por exemplo, cálcio, gálio, índio, estanho, antimônio, manganês, tungstênio, molibdênio, cromo, germânio, silício, selênio, telúrio, polônio, arsênio, fósforo, boro, carbono, carbono carboxilado, combinações dos anteriores e semelhantes) incluindo, por exemplo, exemplos de materiais solúveis em líquido identificados na publicação de patente Norte-Americano US 2009/0025940. A solubilidade de tais materiais pode ser quimicamente ajustada como desejado para atingir uma liberação controlada dos transponders 152 na presença de uma corrente de fluxo de líquido tendo características particulares. Por exemplo, PEEK pode ser solubilizada por funcionalização das cadeias de polímero para incluir grupos de ácido sulfônico. A solubilidade de PEEK pode ser aumentada aumentando o grau de sulfonação. Como um exemplo, a sulfonação de PEEK por
168h torna PEEK solúvel em água acima de 80°C. De modo semelhante, a solubilidade de PLA pode ser alterada misturando o PLA com outros polímeros solúveis, tal como álcool polivinilico (na sigla em inglês para polyvinyl alcohol, PVOH). Outras técnicas adequadas também podem ser utilizadas para ajustar a solubilidade do material do dispositivo de monitoramento 154, de modo que a liberação dos transponders 152 seja controlada de uma maneira que forneça informações sobre a corrente de fluxo de líquido na região monitorada.
A Fig. 4 fornece um fluxograma de uma técnica exemplificativa 200 para monitorar uma corrente de fluxo de líquido. Um ou mais dispositivos de monitoramento de líquido 154 tendo transponders incorporados 152 são implantados em um ou mais locais correspondentes em uma região de interesse (bloco 202) . Cada um dos transponders 152 é codificado com um identificador que é único para o dispositivo de monitoramento 154 no qual o transponder 152 está incorporado. O identificador também pode ser único para cada transponder 152 ou subconjunto de transponders 152. 0 dispositivo de monitoramento 154 libera os seus respectivos transponders 152 de uma maneira controlada em resposta à presença de uma corrente de fluxo de líquido no local monitorado. Os transponders liberados são detectados pelo sistema de detecção 164 que extrai os identificadores 166 (bloco 204). Características do fluxo de líquido, tal como a localização da corrente de fluxo de liquido, a taxa de fluxo e/ou os locais que têm a taxa de fluxo de líquido mais elevada podem ser determinadas com base nos identificadores extraídos 166 (bloco 204). Em algumas modalidades, a vida útil restante do dispositivo de monitoramento 154 pode também ser determinada com base nos identificadores extraídos. O fluxo de líquido em uma ou mais regiões controladas pode, então, ser ajustado com base em, ou em resposta às, características determinadas (bloco 206) .
Em algumas modalidades, as técnicas ou porções das técnicas aqui descritas (incluindo a técnica 200 na Fig. 4) podem ser implementadas através da utilização de um dispositivo de processamento (por exemplo, um ou mais microprocessadores, microcontroladores, etc.) para executar o código ou instruções de software armazenado num meio de armazenamento tangível (por exemplo, um dispositivo de memória possuindo elementos de armazenamento não duráveis e/ou duráveis). Deve ser ainda entendido que as técnicas podem incluir etapas adicionais, menos etapas e/ou etapas diferentes daquelas aqui descritas.
Embora as modalidades anteriores tenham sido descritas com relação à produção de água em um poço, deve ser entendido que o sistema de monitoramento e as técnicas também podem ser utilizadas para monitorar a injeção de água em um poço. Além disso, embora as modalidades anteriores tenham sido descritas no contexto de produção de hidrocarbonetos, deve-se entender que o sistema e as técnicas também podem ser usadas em quaisquer outras aplicações em que o monitoramento do fluxo de liquido é 5 desejado.
Embora a presente invenção tenha sido divulgada com relação a um número limitado de modalidades, os técnicos versados no assunto, tendo o beneficio da presente descrição, apreciarão numerosas modificações e variações da 10 mesma. Pretende-se que as reivindicações anexas cubram tais modificações e variações que caiam dentro do verdadeiro espírito e escopo da invenção.

Claims (22)

  1. - REIVINDICAÇÕES -
    1. SISTEMA PARA MONITORAR UM FLUXO DE LÍQUIDO EM UM
    POÇO DE HIDROCARBONETO, caracterizado por compreender:
    um primeiro dispositivo de monitoramento a implantar próximo a uma região de interesse em um furo de poço que se estende de uma superfície, o dispositivo de monitoramento compreendendo uma pluralidade de primeiros transponders retidos de modo liberável em um material que é solúvel em um primeiro líquido;
    um sistema de detecção localizado na superfície para detectar primeiros transponders liberados do material em resposta à exposição do primeiro dispositivo de monitoramento a um fluxo do primeiro líquido na região de interesse; e um dispositivo de desvio para manter uma porção do primeiro dispositivo de monitoramento no fluxo do primeiro líquido quando o primeiro dispositivo de monitoramento é exposto ao fluxo do primeiro líquido e o material dissolve.
  2. 2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um sistema de controle em comunicação com um componente de completação ajustável para seletivamente restringir o fluxo do líquido através do caminho de líquido com base na detecção dos primeiros transponders liberados.
  3. 3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o primeiro líquido compreender água e em
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 8/14
    2 que o material compreende um polímero solúvel em água ou um metal solúvel em água.
  4. 4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender adicionalmente um segundo dispositivo de monitoramento a implantar próximo a uma segunda região de interesse no furo de poço, o segundo dispositivo de monitoramento compreendendo uma pluralidade de segundos transponders retidos de modo liberável em um material que é solúvel no primeiro líquido.
  5. 5. Sistema, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por compreender ainda um sistema de controle em comunicação com um componente de fundo de poço para seletivamente restringir o fluxo do primeiro líquido de pelo menos um dentre a primeira região de interesse e a segunda região de interesse com base em uma taxa detectada de liberação dos primeiros transponders em relação aos segundos transponders.
  6. 6. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os primeiros transponders serem dispostos entre primeira e segunda extremidades não dissolvidas do primeiro dispositivo de monitoramento, e em que o dispositivo de desvio aplica uma força contra a primeira extremidade não dissolvida do primeiro dispositivo de monitoramento para manter a segunda extremidade não dissolvida no fluxo do primeiro líquido.
  7. 7. Sistema, de acordo com a reivindicação 6,
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 9/14 caracterizado por os primeiros transponders serem dispostos de modo substancialmente uniforme entre a primeira e a segunda extremidades não dissolvidas do primeiro dispositivo de monitoramento.
  8. 8. Sistema, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o primeiro dispositivo de monitoramento ser implementado de tal forma que a segunda extremidade não dissolvida se estende para caminho de líquido de um componente de completação ajustável localizado no furo de poço.
  9. 9. MÉTODO PARA MONITORAR UM FLUXO DE LÍQUIDO EM UM FURO DE POÇO, caracterizado por compreender:
    implantar um dispositivo de monitoramento passivo em uma região de interesse no furo de poço, o dispositivo de monitoramento passivo compreendendo uma pluralidade de transponders retidos de modo liberável em um material solúvel em líquido;
    detectar transponders liberados do dispositivo de monitoramento passivo para um fluxo de líquido na região de interesse; e determinar características do fluxo de líquido com base na detecção dos transponders liberados; e manter uma porção não dissolvida do dispositivo de monitoramento passivo em um caminho de fluxo de líquido na região de interesse à medida que os transponders são liberados do material solúvel em líquido.
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 10/14
  10. 10. Método, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender adicionalmente restringir o fluxo de líquido através do caminho de fluxo de líquido com base em uma taxa detectada de liberação de transponders.
  11. 11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o caminho de fluxo de líquido ser uma abertura de entrada de fluxo ajustável de um componente dentro do poço, e em que a restrição do fluxo de líquido compreender comunicar um sinal de controle para ajustar a abertura de entrada de fluxo ajustável.
  12. 12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por o líquido ser água.
  13. 13. MÉTODO PARA MONITORAR UM FLUXO DE ÁGUA EM UMA REGIÃO DE INTERESSE, caracterizado pelo fato de que compreende:
    controlar a liberação de transponders retidos por um dispositivo de monitoramento de fluxo de água em resposta à detecção de um fluxo de água na região de interesse, o dispositivo de monitoramento de fluxo de água feito de um material solúvel em água, em que o controle da liberação dos transponders compreende expor apenas uma porção do dispositivo de monitoramento de fluxo de água ao fluxo de água;
    detectar os transponders liberados; e determinar características do fluxo de água com base na detecção dos transponders liberados.
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 11/14
  14. 14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o controle da liberação dos transponders compreender ajustar uma solubilidade do material solúvel em água.
  15. 15. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por as características compreenderem pelo menos uma de taxa de fluxo e localização de fluxo dentro da região de interesse.
  16. 16. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por o dispositivo de monitoramento de fluxo de água se estender entre uma primeira extremidade não dissolvida e uma segunda extremidade não dissolvida, e em que o controle de liberação dos transponders compreende expor apenas a primeira extremidade não dissolvida do dispositivo de monitoramento de fluxo de água ao fluxo de água.
  17. 17. Método, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado por o controle da liberação dos transponders compreender aplicar uma força de desvio na segunda extremidade não dissolvida do dispositivo de monitoramento de fluxo de água para manter a primeira extremidade não dissolvida no fluxo de água à medida que o material solúvel em água dissolve.
  18. 18. DISPOSITIVO DE MONITORAMENTO DE LÍQUIDO
    PASSIVO, caracterizado por compreender:
    uma faixa de monitoramento formada de um material
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 12/14 tendo uma primeira solubilidade em um primeiro líquido;
    uma pluralidade de transponders retidos de modo liberável no material e dispostos entre a primeira e a segunda extremidades não dissolvidas da faixa de
    monitoramento, a pluralidade de transponders incluindo um identificador que corresponde à faixa de monitoramento na qual os transponders são retidos; e um dispositivo de desvio para exercer uma força na primeira extremidade não dissolvida da faixa de monitoramento para manter a segunda extremidade não dissolvida em um caminho de fluxo de líquido à medida que o material dissolve e os transponders são liberados.
  19. 19. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o identificador corresponder ainda a uma posição do transponder entre a primeira e a segunda extremidades não dissolvidas da faixa de monitoramento.
  20. 20. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o primeiro líquido ser água e o material compreender um polímero solúvel em água ou um metal solúvel em água.
  21. 21. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por os transponders serem dispostos de forma substancialmente uniforme entre a primeira e a segunda extremidades não dissolvidas da faixa de monitoramento.
  22. 22. Dispositivo, de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por a faixa de monitoramento ser implementada
    Petição 870190083160, de 26/08/2019, pág. 13/14 em um poço de produção de hidrocarboneto.
BR112012029011A 2010-05-13 2011-04-21 sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma região de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo BR112012029011B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/779,537 US8464581B2 (en) 2010-05-13 2010-05-13 Passive monitoring system for a liquid flow
PCT/US2011/033493 WO2011142953A1 (en) 2010-05-13 2011-04-21 Passive monitoring system for a liquid flow

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012029011A2 BR112012029011A2 (pt) 2016-07-26
BR112012029011B1 true BR112012029011B1 (pt) 2020-02-04

Family

ID=44910524

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012029011A BR112012029011B1 (pt) 2010-05-13 2011-04-21 sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma região de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo

Country Status (4)

Country Link
US (1) US8464581B2 (pt)
EP (1) EP2569511A4 (pt)
BR (1) BR112012029011B1 (pt)
WO (1) WO2011142953A1 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8584519B2 (en) * 2010-07-19 2013-11-19 Halliburton Energy Services, Inc. Communication through an enclosure of a line
MX2014010851A (es) 2012-03-15 2015-06-02 Inst Energiteknik Medicion de flujo basada en rastreador.
US20150134253A1 (en) * 2012-04-16 2015-05-14 Weatherford/Lamb, Inc. Method and apparatus for monitoring a downhole tool
NO20120628A1 (no) * 2012-05-29 2013-12-02 Scale Prot As Sporingsanordning for nedihulls fluidbehandling
NO335874B1 (no) * 2012-07-02 2015-03-09 Resman As Fremgangsmåte og system for å estimere strømmingsrater for fluider fra hver av flere separate innstrømmingssoner i et flerlags-reservoar til en produksjonsstrømming i en brønn i reservoaret, samt anvendelser av disse.
NO20121197A1 (no) * 2012-10-16 2014-04-17 Sinvent As Tracerpartikkel for overvåking av prosesser i minst en fluidfase, samt fremgangsmåter og anvendelser av denne
US9068439B2 (en) * 2013-02-19 2015-06-30 Halliburton Energy Services, Inc. Systems and methods of positive indication of actuation of a downhole tool
NO347509B1 (en) * 2013-08-30 2023-12-04 Resman As Petroleum well tracer release flow shunt chamber
EP3047098B1 (en) 2013-09-17 2021-03-03 Total E&P Danmark A/S A system and a method for determining inflow distribution in an openhole completed well
WO2015040042A1 (en) * 2013-09-17 2015-03-26 Mærsk Olie Og Gas A/S Detection of a watered out zone in a segmented completion
US20150145688A1 (en) * 2013-11-22 2015-05-28 Therm-O-Disc, Incorporated Pipeline Sensor System and Method
CN105089552A (zh) * 2014-08-13 2015-11-25 兰德伟业科技集团有限公司 一种油(气)田生产井的全智能完井方法
US20160102546A1 (en) * 2014-10-08 2016-04-14 Baker Hughes Incorporated Fluid flow location identification system and method of determining location of flow contributions in a commingled fluid
US10472918B2 (en) * 2015-10-28 2019-11-12 Halliburton Energy Services, Inc. Degradable isolation devices with embedded tracers
US10358894B2 (en) * 2015-12-11 2019-07-23 Dreco Energy Services Ulc System for placing a tracer in a well
GB2566649A (en) * 2016-09-22 2019-03-20 Halliburton Energy Services Inc Methods and systems for downhole telemetry employing chemical tracers in a flow stream
CA2989023C (en) * 2016-12-15 2022-05-24 Ingu Solutions Inc. Sensor device, systems, and methods for determining fluid parameters
US11708758B2 (en) * 2019-10-28 2023-07-25 ExxonMobil Technology and Engineering Comany Hydrocarbon wells and methods of probing a subsurface region of the hydrocarbon wells
US11859449B2 (en) * 2021-12-10 2024-01-02 Saudi Arabian Oil Company Systems for a dissolvable material based downhole tool

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1999057417A2 (en) * 1998-05-05 1999-11-11 Baker Hughes Incorporated Chemical actuation system for downhole tools and method for detecting failure of an inflatable element
US6935425B2 (en) * 1999-05-28 2005-08-30 Baker Hughes Incorporated Method for utilizing microflowable devices for pipeline inspections
US6443228B1 (en) * 1999-05-28 2002-09-03 Baker Hughes Incorporated Method of utilizing flowable devices in wellbores
GB2352042B (en) * 1999-07-14 2002-04-03 Schlumberger Ltd Sensing device
US6324904B1 (en) * 1999-08-19 2001-12-04 Ball Semiconductor, Inc. Miniature pump-through sensor modules
NO20002137A (no) 2000-04-26 2001-04-09 Sinvent As Reservoarovervåkning ved bruk av kjemisk intelligent frigjøring av tracere
US6915848B2 (en) 2002-07-30 2005-07-12 Schlumberger Technology Corporation Universal downhole tool control apparatus and methods
US20040231845A1 (en) * 2003-05-15 2004-11-25 Cooke Claude E. Applications of degradable polymers in wells
US20090107684A1 (en) * 2007-10-31 2009-04-30 Cooke Jr Claude E Applications of degradable polymers for delayed mechanical changes in wells
US7252152B2 (en) * 2003-06-18 2007-08-07 Weatherford/Lamb, Inc. Methods and apparatus for actuating a downhole tool
US20050248334A1 (en) * 2004-05-07 2005-11-10 Dagenais Pete C System and method for monitoring erosion
US7424910B2 (en) 2006-06-30 2008-09-16 Baker Hughes Incorporated Downhole abrading tools having a hydrostatic chamber and uses therefor
US20080024448A1 (en) 2006-07-25 2008-01-31 Yuan-Jung Chang Optical mouse having a light-sheltering device
US20120175109A1 (en) 2006-08-24 2012-07-12 Richard Bennett M Non-intrusive flow indicator
US20080149351A1 (en) 2006-12-20 2008-06-26 Schlumberger Technology Corporation Temporary containments for swellable and inflatable packer elements
US7805248B2 (en) 2007-04-19 2010-09-28 Baker Hughes Incorporated System and method for water breakthrough detection and intervention in a production well
US20080316049A1 (en) * 2007-06-25 2008-12-25 Turbo-Chem International, Inc. RFID Tag Tracer Method and Apparatus
US7757773B2 (en) 2007-07-25 2010-07-20 Schlumberger Technology Corporation Latch assembly for wellbore operations
US20090087912A1 (en) 2007-09-28 2009-04-02 Shlumberger Technology Corporation Tagged particles for downhole application
US7775286B2 (en) * 2008-08-06 2010-08-17 Baker Hughes Incorporated Convertible downhole devices and method of performing downhole operations using convertible downhole devices

Also Published As

Publication number Publication date
EP2569511A1 (en) 2013-03-20
BR112012029011A2 (pt) 2016-07-26
US20110277544A1 (en) 2011-11-17
EP2569511A4 (en) 2018-04-25
WO2011142953A1 (en) 2011-11-17
US8464581B2 (en) 2013-06-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012029011B1 (pt) sistema para monitorar um fluxo de líquido em um poço de hidrocarboneto, método para monitorar um fluxo de líquido em um furo de poço, método para monitorar um fluxo de água em uma região de interesse, e dispositivo de monitoramento de líquido passivo
EP2256290B1 (en) Casing shoes and methods of reverse-circulation cementing of casing
US8833154B2 (en) Tracer identification of downhole tool actuation
AU2013402083B2 (en) Intelligent cement wiper plugs and casing collars
US20130341014A1 (en) Method of placing ball sealers for fluid diversion
US20110061862A1 (en) Instrumented swellable element
NO20161970A1 (en) Multi-zone actuation system using wellbore darts
US20130048291A1 (en) Injection of fluid into selected ones of multiple zones with well tools selectively responsive to magnetic patterns
WO2010088681A4 (en) System and method of monitoring flow in a wellbore
GB2434165A (en) Messenger vessels to indicate downhole conditions
US8820416B2 (en) Actuation assembly for downhole devices in a wellbore
RU2700352C2 (ru) Скважинная клапанная система
US10081987B2 (en) Systems and methods for killing a well
US9309761B2 (en) Communication system for extended reach wells
MX2015003813A (es) Sistemas y metodos de terminacion de multiples zonas de un solo viaje.
US20140251613A1 (en) Inflow Control Valve
US11767729B2 (en) Swellable packer for guiding an untethered device in a subterranean well
NO20191250A1 (en) Multi stage chemical injection
BR112016028013B1 (pt) Conjunto de válvula, sistema de atuação de válvula sem contato, e, método para atuar uma válvula
AU2015401212B2 (en) Position tracking for proppant conveying strings
US20200141201A1 (en) Carrier Device for Downhole Transport
US10260297B2 (en) Subsea well systems and methods for controlling fluid from the wellbore to the surface
US11466526B1 (en) Polymeric sleeve for guiding an untethered measurement device in a Christmas tree valve
WO2012054383A2 (en) Tracer identification of downhole tool actuation
CN109072687B (zh) 用于井下流体感测和与地面通信的pH敏感性化学品

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.