BR112012007063B1 - um método e aparelho para controlar programação - Google Patents

um método e aparelho para controlar programação Download PDF

Info

Publication number
BR112012007063B1
BR112012007063B1 BR112012007063-0A BR112012007063A BR112012007063B1 BR 112012007063 B1 BR112012007063 B1 BR 112012007063B1 BR 112012007063 A BR112012007063 A BR 112012007063A BR 112012007063 B1 BR112012007063 B1 BR 112012007063B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
base station
user equipment
uplink
scheduling
transmission
Prior art date
Application number
BR112012007063-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012007063A2 (pt
Inventor
Claudio Rosa
Troels Emil Kolding
Benoist Pierre Sebire
Original Assignee
Nokia Solutions And Networks Oy
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nokia Solutions And Networks Oy filed Critical Nokia Solutions And Networks Oy
Publication of BR112012007063A2 publication Critical patent/BR112012007063A2/pt
Publication of BR112012007063B1 publication Critical patent/BR112012007063B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/12Wireless traffic scheduling
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W72/00Local resource management
    • H04W72/20Control channels or signalling for resource management
    • H04W72/21Control channels or signalling for resource management in the uplink direction of a wireless link, i.e. towards the network
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W28/00Network traffic management; Network resource management
    • H04W28/02Traffic management, e.g. flow control or congestion control
    • H04W28/06Optimizing the usage of the radio link, e.g. header compression, information sizing, discarding information
    • H04W72/1284

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Small-Scale Networks (AREA)
  • Communication Control (AREA)

Abstract

UM MÉTODO E APARELHO PARA CONTROLAR PROGRAMAÇÃO Um método para programação de recursos em uma ligação de comunicações, na qual solicitações de programação são transmitidas a partir de uma primeira entidade para uma segunda entidade compreendendo determinar se qualquer das seguintes condições: o tempo decorrido desde a última solicitação de programação excede um tempo designado, o requisito de ligação ascendente excede um nível pré-determinado; ou a programação semi-persistente existe; e se assim for, suprimir a transmissão e/ou ativação das solici-tações de programação.

Description

Descrição
Esta divulgação diz respeito a programação dos dados entre os elementos da rede, como nos sistemas de comunicação e tem aplicação particular, mas não exclusiva para o controle de transmissão dos solicitações de programação entre um equipamento do usuário (UE) e uma estação base nos sistemas de comunicação celular.
Um sistema de comunicação é uma facilidade que facilita a comunicação entre duas ou mais entidades tais como dispositivos de comunicação, entidades de rede e outros nós. Um sistema de comunicação pode ser fornecido por um mais interligado net-obras. Um dispositivo de comunicação pode ser entendido como um dispositivo dotado de uma comunicação adequada e capacidades de controle para permitir o uso do mesmo para comunicação com as outras partes. A comunicação pode compreender, por exemplo, a comunicação de voz, correio eletrônico (email), mensagens de texto, dados, multimídia e assim por diante. Um dispositivo de comunicação normalmente permite que um usuário do dispositivo receba e transmita a comunicação através de um sistema de comunicação e pode, assim, ser utilizado para acessar várias aplicações de serviço.
Nos sistemas celulares, uma entidade de rede sob a forma de uma estação base fornece um nó para comunicação com dispositivos móveis, em uma ou mais células. Uma estação base é, muitas vezes, referida como um “nó B”. Existem muitas técnicas diferentes para o processamento de sinais para transmissão entre a estação base e o equipamento do usuário. Tipicamente, a operação de um aparelho de estação base e outros aparelhos de um sistema de acesso necessário para a comunicação é controlada por uma entidade de controle em particular. A entidade de controle normalmente é interligada com outras entidades de controle da rede de comunicação em particular.
Um exemplo não limitativo de um tipo de arquitetura de acesso é um conceito conhecido como acesso de rádio terrestre universal evolvido (E-UTRA), que faz parte do padrão evolução de longo prazo do projeto de parceria de terceira geração (3GPP LTE).
A invenção tem aplicação particular, mas não exclusiva para transmissão de programação de solicitação (SR) de um equipamento do usuário de uma estação base, por exemplo para um nó B evolvido (ENB), por exemplo com a finalidade de solicitar recursos e agendar pacotes de uplink. Em sistemas de E-UTRA, um SR é transmitido no canal de controle de Uplink físico (PUCCH), utilizando recursos dedicados que são atribuídos a um Equipamento de Usuário (UE), como uma estação móvel, em uma base regular (ou seja, com uma certa periodicidade). O SR é transmitido como um resultado do equipamento do usuário que deseja transmitir dados em uplink.
Além disso, os sistemas E-UTRA, um relatório de estado de armazenamento temporário (BSR) é acionado no UE, se os dados chegam em seu armazenamento temporário que tem uma prioridade maior do que os dados previamente disponíveis para a transmissão, ou se novos dados chegam em um armazenamento temporário vazio. De acordo com a metodologia atual, se o UE não tem alocação disponível no canal compartilhado de Uplink físico (para transmitir dados de uplink) para o intervalo de Transmissão em Tempo (TTI), onde o BSR é acionado, em seguida, um SR é acionado. Quando o tráfego de dados de uplink é muito "rajado", caracterizado pela transmissão frequente de pequenos pacotes, por exemplo, em aplicações de voz, o equipamento de usuário pode quase continuamente transmitir SRs. Elevados níveis de transmissão de SRs causam problemas, tal como indicado a seguir.
Concretizações superam os problemas acima mencionados para proporcionar o controle eficiente de solicitação de programação.
Em uma concretização da invenção é proporcionado um método de recursos de programação de um link de comunicações, em que solicitações de programação são transmitidas a partir de uma primeira entidade para uma segunda entidade compreendendo: determinar se qualquer das seguintes condições existe: o tempo decorrido desde a última solicitação de programação excede um determinado período, a exigência de uplink excede um nível pré-determinado, ou concessão de programação semi-persistente está configurada, ou dados chegam em um canal lógico e um parâmetro de mascaramento está definido, e em caso afirmativo, suprimir a transmissão e/ou acionamento das solicitações de programação.
O elemento de rede pode ser um primeiro equipamento do usuário e a segunda entidade pode ser uma estação base.
Determinar se a exigência de uplink excede um determinado nível pode compreender a identificação dos períodos de início e/ou fim de surtos de dados no tráfego em rajadas. O tráfego em rajadas pode ser tráfego de voz ou pacotes de dados de VoIP.
A solicitação de programação pode ser suprimida se o número de intervalos de transmissão de tempo ou sub-quadros que se passaram desde a concessão de Uplink anterior é menor do que um valor inteiro predeterminado.
A solicitação de programação pode ser suprimida se o número de intervalos de transmissão de tempo ou sub-quadros que se passaram desde que a solicitação de programação anterior é menor do que um valor inteiro predeterminado.
O valor inteiro pode variar de acordo com o tipo de tráfego, a estação base, ou carga de célula ou a periodicidade do relatório do estado de armazenamento temporário.
Suprimir as solicitações de programação pode compreender não transmitir e/ou acionar uma solicitação de programação ou de forma intermitente ligar / desligar o transceptor da referida primeira entidade.
Em outra concretização da invenção é proporcionado um programa de computador que compreende meios de código de programa adaptados para realizar as etapas de qualquer um dos métodos acima, quando o programa é executado em um processador e um meio legível por computador que compreende um tal programa de computador.
Em uma concretização da invenção é proporcionado um elemento de rede, ou processador para o mesmo, adaptado para transmitir ou receber solicitações de programação de um link de comunicação, e tendo meios para suprimir o acionamento de transmissão ou recepção das solicitações de programação se qualquer uma das seguintes condições: o tempo decorrido desde a solicitação da última programação exceder um período designado, a exigência de uplink excede um determinado nível pré-determinado; concessão de programação semi-persistente está configurada, ou, os dados chegam em um canal lógico e um parâmetro de mascaramento está definido.
O elemento de rede pode ser um equipamento de usuário ou estação base e pode dispor de meios para enviar / receber solicitações de programação através do Canal de Controle de Uplink Físico de um sistema E-UTRA.
O elemento de rede pode ter meios para analisar o padrão de tráfego de uplink para identificar exigência de uplink e/ou meios para identificar o início e/ou o final de surtos de dados no tráfego em rajadas. O tráfego em rajadas pode ser tráfego de voz ou os pacotes de dados de VoIP.
O elemento de rede pode ter meios para suprimir solicitações de programação se o número de intervalos de transmissão de tempo ou sub-quadros que se passaram desde a última concessão de Uplink é menor do que um valor inteiro predeterminado.
O elemento de rede ou o processador para o mesmo, pode dispor de meios para suprimir solicitações de programação, se o número de intervalos de transmissão de tempo ou sub-quadros que se passaram desde que a solicitação de programação anterior é menor do que um valor inteiro predeterminado.
Os meios para suprimir solicitações de programação compreende meios para transformar de forma intermitente seu transceptor.
O valor inteiro pode variar de acordo com o tipo de tráfego, estação base, ou carga de célula ou a periodicidade dos relatórios de estado de armazenamento temporário.
Para uma melhor compreensão da presente invenção e como a mesma pode ser levada a efeito, referência irá agora ser feita por meio de exemplo apenas nos desenhos anexos, nos quais:
A Figura 1 mostra uma apresentação esquemática de um sistema de comunicação em que a invenção pode ser incorporada;
A Figura 2 mostra uma vista secionada de equipamento do usuário de comunicação;
A Figura 3 ilustra uma concretização particular da redução do volume de SRs;
A Figura 4 ilustra uma outra concretização para reduzir o volume de SRs; e, A Figura 5 ilustra uma outra concretização como SRs pode ser suprimido.
Antes de explicar em pormenores algumas poucas concretizações exemplificativas, uma breve explicação de acesso sem fio é dada com referência à Figura 1, mostrando um sistema de comunicação, assegurando a comunicação sem fio para uma pluralidade de dispositivos de comunicação 1. Um dispositivo de comunicação 1, por exemplo um dispositivo de usuário móvel, ou equipamento ou um nó de retransmissão, pode ser usado para acessar aos vários serviços e/ou aplicações fornecidas através do sistema de comunicação sem fio. Um dispositivo de comunicação pode tipicamente ter acesso sem fio a um sistema de comunicação através de pelo menos um transmissor sem fio e/ou nó receptor 10 de um sistema de acesso. Exemplos não limitativos de nós de acesso são uma estação base de um sistema celular, por exemplo um nó B 3G WCDMA, um nó B (ENB) aperfeiçoado ou nó de retransmissão de 3GPP LTE (evolução de longo prazo), uma estação base de uma rede de área local sem fio (sem fio) e uma estação de satélite de um sistema de comunicações por satélite. Os dispositivos de comunicação 1 também pode se comunicar diretamente uns com os outros.
As comunicações podem ser dispostas de várias maneiras com base em uma tecnologia apropriada de acesso rádio ou tecnologias. O acesso é fornecido através de canais de rádio também conhecido como canais de acesso. Cada dispositivo de comunicação 1 pode ter um ou mais canais de rádio abertos ao mesmo tempo. Cada dispositivo de comunicação pode ser ligado a mais de uma estação base 10 ou entidade similar. Além disso, uma pluralidade de dispositivos de comunicação pode se comunicar com uma estação base, ou similar, e/ou tentativa de acessar ao sistema de comunicação através da mesma estação base. Uma pluralidade de dispositivos de comunicação pode também compartilhar um canal. Por exemplo, para iniciar as comunicações ou para ligar a um novo sistema de acesso, uma pluralidade de dispositivos de comunicação pode tentar fazer o contato inicial através de um único canal, por exemplo através de um canal de acesso aleatório (RACH). As tentativas de acesso podem ser feitas substancialmente ao mesmo tempo.
A estação base 10 do sistema de acesso pode ser ligada a outras partes do sistema de comunicação através de ligações adequadas, por um ou mais nós de gateway apropriados. Estes não são mostrados para maior clareza. Uma estação base é tipicamente controlada por pelo menos um aparelho controlador apropriado (isto é verdade para o GSM e WCDMA. No entanto, em LTE e WiMAX não há mais controlador, mas a funcionalidade de controle é distribuída para os elementos da rede adequados, tais como nós de acesso geral, as estações de base , nós B , eNBs, AP) geralmente indicado por 11 na Figura 1. O aparelho controlador 11 pode ser fornecido para a gestão da operação da estação base e/ou comunicações através da estação base. O aparelho controlador é tipicamente fornecido com capacidade de memória e, pelo menos, um processador de dados. Várias entidades funcionais podem ser proporcionados no controlador por meio da capacidade de processamento de dados das mesmas. As entidades funcionais previstas no controlador da estação base podem fornecer funções relacionadas com o controle de recursos de rádio, controle de acesso, controle de contexto de dados de pacote, controle de relê e assim por diante.
Um dispositivo de comunicação 1 pode ser usado para várias tarefas, como fazer e receber chamadas telefônicas, receber e enviar dados de e para uma rede de dados e para experimentar, por exemplo, conteúdo multimídia ou outro. Por exemplo, um dispositivo de comunicação pode acessar aplicativos fornecidos através de uma rede de telefone e/ou uma rede de dados, como aplicações que são fornecidas com base no Protocolo Internet (IP) ou qualquer outro protocolo apropriado. Um dispositivo de comunicação móvel adequado pode ser fornecido por qualquer dispositivo capaz de, pelo menos, enviar e/ou receber sinais sem fio a partir do sistema de acesso. Exemplos não-limitantes incluem uma estação móvel (MS), tais como um telefone celular ou um smartphone, um computador portátil equipado com uma placa de interface sem fio ou outras instalações de interface sem fio, assistente de dados pessoais (PDA) equipado com capacidades de comunicação sem fio, ou qualquer combinações destes ou semelhantes.
Como mostrado na Figura 2, um dispositivo de comunicação 1 é tipicamente fornecido com o aparelho para processamento de dados adequado, tal como pelo menos um processador de dados 5. Pelo menos um dispositivo de memória 6 também é tipicamente fornecido. O processamento de dados e entidades de armazenamento podem ser fornecidos a uma placa de circuito apropriado e/ou em chipsets. Diferentes funções e operações podem ser fornecidos por chips diferentes. Alternativamente, pelo menos chips integrados parcialmente podem ser utilizados. Os meios de antena 4, uma tela de exibição 2, e/ou um teclado 3 pode também ser proporcionado.
De uma perspectiva de atraso, seria preferível ter ocorrências SR muito frequentes (isto é, periodicidade de SR baixa) para melhorar o tempo de resposta de programador de uplink. Isto poderia ser visto como o tempo entre a chegada de um pacote de dados para o armazenamento temporário do UE e a primeiro transmissão (por exemplo, HARQ) do pacote de dados sobre o mesmo canal de uplink compartilhado físico (PUSCH). O pacote de dados pode ser, por exemplo, um pacote de VoIP em aplicações VoIP. Por outro lado, a periodicidade de SR baixa conduz a utilização alta dos recursos de PUCCH limitados. Além disso, a transmissão de um SR quando necessário, através do programador de pacote de uplink provoca interferência desnecessária na região PUCCH SR (tanto intra e inter-célula).
Métodos conhecidos de lidar com estas questões (impedindo a transmissão de SRs desnecessariamente) incluem variação da periodicidade de SR em que não é definido um número máximo de SRs que pode ser acionado sem receber uma concessão de UL, designado dsr-TransMax. Ao diminuir as ocorrências de SR, pode-se reduzir a sobrecarga de SR, mas, ao mesmo tempo, isso aumenta o tempo de resposta do programador de uplink, por exemplo, no início de um períodos em que há alta / frequente transmissão de pacotes de dados, tais como durante os períodos de atividade de voz em caso de aplicação VoIP. Isto pode fazer com que (por exemplo, a voz) a qualidade caia abaixo de um nível aceitável. Por outro lado, o parâmetro DSR-TransMax é fornecido para evitar que uma UE perca a sincronização UL a partir de transmissão continuamente SRs em uplink. Portanto, quando dsr-TransMax é atingido e nenhuma concessão UL para transmissão de dados em Pusch foi recebida, o UE libera recursos de PUCCH (SR) e inicia um procedimento de acesso aleatório, portanto, não variando a periodicidade de SR nem dsr-TransMax supera todos os problemas.
Como mencionado na introdução, aplicações de dados de "rajadas" são problemáticas na medida em que podem fazer com que o equipamento do usuário quase continuamente acionem e transmitam SRs. Um exemplo típico de um aplicativo de dados de "rajada" é aquele em que há uma transmissão frequente de pequenos pacotes, tais como Voz sobre IP (VoIP). O programador de pacote de uplink tem informações gerais sobre o padrão de tráfego VoIP em uplink (por exemplo, um pacote VoIP de bits de aproximadamente N pode ser gerado a cada 20ms), onde N dependeria da Multi taxa adaptiva (AMR), a taxa de codec, o tipo de método de compressão de cabeçalho IP, etc Portanto, com tais aplicações como tráfego VoIP, o programador de uplink|(localizado no eNode B) apenas, em princípio, precisa saber quando um período de atividade de voz começa e quando termina, de modo que durante períodos de inatividade, os recursos de rádio podem ser alocados para outros usuários. Embora o início de um período silencioso (por exemplo, períodos de inatividade de voz) pode ser determinado, por exemplo, por controle adequado de atividade de voz, um SR transmitido pelo UE também pode identificar o início de um período de atividade de voz.
Enviar SRs durante, por exemplo períodos de atividade de voz, não é muito útil. Pode presumir-se que durante os períodos de atividade de voz haverá sempre dados a serem programados. Por exemplo, o programador de pacote de uplink (por exemplo, localizado no nó B) apenas necessita receber um SR no início de um período de atividade de voz, a fim de identificar o início / fim de um período de atividade de voz.
As concretizações da invenção impõem várias restrições sobre o acionamento / transmissão e/ou recepção de um SR em uplink, e são a seguir geralmente denominadas supressão de transmissão / recepção de SR.
Exemplo 1
Em uma concretização, uma restrição é imposta na transmissão e acionamento de solicitações de programação de tal forma que um novo SR não pode ser transmitida (ou serão ignoradas) se um SR foi previamente transmitido na PUCCH dentro dos últimos NT Intervalos tempo de transmissão (TTI) ou sub -quadros, onde NT é um inteiro.
Nesta concretização, um elemento de rede (por exemplo, o equipamento do usuário) vai manter um registro de quando a SR última foi transmitida / recebida e irá determinar o número de TTIs que se passaram desde então. Se este número excede um certo valor inteiro NT, em seguida, uma SR pode ser acionada e transmitida em uplink. Se não, então, o equipamento do usuário não enviará qualquer SRs. Em outras palavras, SR são suprimidos, mesmo sob condições onde SR seriam convencionalmente enviados.
O inteiro NT pode ser pré-definido ou pode ser dinamicamente variado de acordo com vários fatores, como recursos, estação base, carga, etc. Pode ser definido pelo equipamento do usuário ou a estação base (ENB) ou um controlador de rede.
A Figura 3 mostra uma representação esquemática ilustrando um exemplo desta concretização. Um certo número de TTIs 31 são mostrados em relação ao canal de PUCCH. Deve ser notado que os recursos SR podem não estar disponível em PUCCH em cada sub- quadro, a periodicidade SR mínima é de 5 ms em E-UTRA Rel'8. No primeiro TTI, um SR é transmitido por um equipamento do usuário, tal como indicado pela seta para cima 32. Após 8 TTIs ter decorrido, no tempo 33, certas condições fazem com que um UE decida enviar um SR. Isto pode ser, por exemplo, fazer com que um relatório do estado de armazenamento temporário seja acionado e em que o UE não tem nenhuma atribuição disponível no PUSCH. No exemplo, o valor de NT é 5, que é o número de TTI que têm de ter decorrido desde o último SR foi enviado, antes de uma outra poder ser enviada. No ponto de tempo 33, como pelo menos 5 TTIs foram decorridos antes do último SR ter sido enviado, assim um SR 32 pode ser enviado.
Em 34, as condições são tais que, sob circunstâncias normais, um outro SR seria enviado. No entanto, como apenas 3 TTIs se passaram desde o último SR foi enviado, o equipamento do usuário não envia outro SR. A seta pontilhada 35 representa um SR que não é transmitido, apesar do fato de que teria sido transmitido não deve ter sido a restrição no lugar.
Com tais concretizações, uma periodicidade baixa (isto é, o tempo de latência / resposta baixo) pode ser conseguida, reduzindo simultaneamente a transmissão efetiva de SRs. Anteriormente a periodicidade SR foi aumentada apenas controlando a periodicidade das ocorrências SR.
Exemplo 2
Em algumas concretizações, os períodos de transmissão de tráfego de dados / alta são identificados; (por exemplo, fluxos de tráfego em rajadas, tais como no tráfego de voz).
Isto pode ser para um equipamento do usuário particular. Nessas ocasiões, a transmissão do SRS para aquele equipamento do usuário é suprimida. As vantagens de tais concretizações são que em tais condições, um equipamento do usuário e/ou estação base será impedida de dedicar tempo para SRs de transmissão /recepção. Geralmente, o padrão de transmissão de dados, que pode ser geralmente já conhecido por elementos de rede, pode ser utilizado para determinar se SRs devem ser suprimidos (por exemplo, através da identificação do início / fim de períodos de tráfego elevado). Por exemplo, o tempo de início e fim de surtos de voz em VoIP pode ser detectado, durante estes períodos de transmissão SRs são suprimidos.
O perito estaria ciente dos vários métodos específicos que podem conseguir isso. Por exemplo, nas circunstâncias acima mencionadas, durante os períodos de transmissão de dados alta, mais recursos seriam alocados, por exemplo, mediante a emissão de mais concessões UL. Em uma concretização particular, portanto, uma supressão de SRs pode ser imposta se houve frequentes concessões UL. Por exemplo, um SR não pode ser acionado / transmitido se uma concessão de uplink foi emitida para um equipamento do usuário particular dentro dos últimos Intervalos de Tempo de Transmissão (TTIs), onde NG é um número inteiro. Um elemento de rede, geralmente este seria o equipamento do usuário, pode manter um registro de quando a última concessão de uplink foi emitida ou postas em prática e uma contagem é feita do número de TTIs que se passaram desde essa época. Se este número é inferior a um número inteiro NG designado, em seguida, um SR vai ser impedido de ser transmitido pelo equipamento do usuário. A restrição imposta por esta concretização significa que o eNodeB pode, por exemplo, evitar o acionamento e transmissão de um SR por um UE durante os períodos de atividade de voz em caso de recursos para VoIP estarem programados usando programação dinâmica. Em programação dinâmica, o UE transmite o SR mas o eNodeB pode evitar o disparo de um SR no UE por apropriado ajuste de parâmetros. A programação dinâmica significa que os recursos são alocados em Pusch usando PDCCH (canal de controle de downlink físico) em uma base de subquadro. Isso está em contraste com programação semi-persistente onde os recursos de Pusch são semi-persistentemente alocados (ou seja, para um período mais longo do que um sub-quadro) através de uma concessão de UL em PDCCH.
A Figura 4 mostra uma representação esquemática ilustrando um exemplo de uma tal concretização. Um certo número de TTIs 41 são mostrados como antes. A linha inferior mostra a linha do tempo em relação às concessões de uplink 44, 45, designados por setas grossas. A linha superior indica o PUCCH como antes. No primeiro TTI (TTI1) uma concessão de uplink 44 foi emitida. Após 10 TTIs terem decorrido no ponto 43, as condições são tais que fazem com que um SR seja transmitido (mais uma vez um exemplo pode ser que o relatório do estado de armazenamento temporário é disparado, bem como os novos dados que chegam em um armazenamento temporário vazio). Neste exemplo NG, o número de TTIs que deve ter decorrido desde a última concessão de Uplink antes de uma SR adicional poder ser transmitido é fixado a um valor de 8. Como 10 TTIs se passaram desde a último concessão de uplink tenha sido emitida para o UE em particular, e este é maior que 8, portanto, um SR 42 pode ser enviado. Em uma altura em 45, outra concessão Uplink é emitido. No ponto de tempo 40, as condições estão novamente no lugar de tal forma que um SR seria transmitido. No entanto, como o número de TTIs decorridos tem uma vez que este ponto é 4, sendo esta menor é do que o 8 necessário, um SR ainda não é transmitido, neste ponto, o SR não transmitido mostrado pela seta pontilhada 46.
Mais uma vez, o valor de NG pode ser definido ou pode variar dinamicamente de acordo com as condições prevalecentes, tais como recursos de estações base disponíveis, o tipo de tráfego, carga de célula, etc Esta concretização é útil em aplicações de VoIP, por exemplo, onde, em efeito, a transmissão de SRs é desligada durante os períodos de atividade de voz, onde é claro para o programador de uplink que decidiu emitir concessões de uplink frequentes devido às exigências de transmissão de dados.
Eficazmente, informações sobre o padrão de tráfego podem ser utilizada (por exemplo, pelo programador) para determinar se um SR está para ser suprimido. Se for decidido que há muito tráfego a partir de um equipamento de usuário em particular, mais recursos serão alocados (por exemplo, mediante a emissão de mais concessões UL), e sob essas circunstâncias circunstâncias, tempo e recurso não serão dedicados à transmissão / aceitar SR ou alocação de recursos para serem enviados.
As vantagens das concretizações é que elas levamn a uma diminuição na interferência gerada (tanto intra e inter-célula). Outra vantagem potencial da aplicação de tal restrição para aplicações de VoIP é a maior recepção de Downlink descontínua (DRX) ganho quando DRX é implantada na presença de tráfego VoIP. A invenção, contudo, não está limitada a aplicações VoIP.
Em uma concretização adicional, onde um SR está para ser suprimida, o transceptor de um equipamento do usuário pode ser desativado / desligado durante alguns períodos curtos. Em outras palavras, a função transceptor pode ser intermitente e não utilizada durante esses tempos de supressão SR.
A Figura 5 mostra uma outra concretização ilustra de forma intermitente de ligar / desligar o transceptor para suprimir a transmissão das solicitações de programação. O exemplo mostrado é em relação à supressão da SR, por exemplo, durante os períodos de atividade de voz de uma chamada VoIP, mas o princípio pode ser aplicado a quaisquer transmissões de dados. Em 51, um pacote VoIP chega em um armazenamento temporário vazio. Em 52, um SR é transmitido. Em 53, a alocação de UL é feita e o pacote VoIP é transmitido em uplink. Após este momento, não há mais necessidade de transmitir todos os pacotes novos. Em 56, há uma ocorrência SR mas desde que não haja dados no armazenamento temporário, não é transmitido SR. Isto é evitado pelo transceptor sendo desligado durante este período. O SR é suprimido pelo transceptor UE sendo desligado ou desativado durante este período. Em outras palavras um pacote SR pode ser impedido de ser transmitido pelo uso de um "temporizador de proibição de SP ". Em 54, um pacote VoIP novo chega em um armazenamento temporário UE vazio e, portanto, em 55, outro SR é feito sobre PUCCH. O intervalo de tempo entre os pacotes que chegam no armazenamento temporário do UE é de 20 milissegundos. Durante os períodos de 51, 52, 53, 54, o transceptor UE está ligado (como indicado pelas caixas), em outras vezes, é desligado. No ponto 56, o UE pode ter enviado SRs, mas como já foi determinado que estes são desnecessários, o transceptor UE é desligado.
Exemplo 3
A programação Semi-persistente (SPS) é uma técnica onde um recurso de transmissão periódica UL é alocado, por exemplo, durante os períodos em que há uma certa quantidade de tráfego de uplink, tais como "rajadas de conversa" durante tráfego em rajadas. O mesmo recurso é atribuído a cada tempo. A alocação de recursos está ligada durante cada um dos surtos de conversação e entre as rajadas de conversa. Desta maneira, a sinalização explícita para solicitar uma atribuição, e para conceder uma atribuição VoIP particular não é necessária.
Em uma concretização, um SR não deve ser transmitido enquanto uma concessão SPS é configurada, ou seja, durante os períodos designados com o tráfego elevado (por exemplo, durante as rajadas de voz). Nestas concretizações, essa restrição atinge os mesmos resultados que antes.
Seja ou não o UE tem de aplicar essa restrição pode ser configurável pelo eNodeB. Exemplo 4
Em uma concretização alternativa, SRs podem ser suprimidos por mascaramento de SR em uma base de canal lógico. Para cada canal lógico que é configurado pelo ENB, um novo parâmetro é introduzido, que conta o UE se um SR deve ser acionado quando novos dados chegam no canal lógico. Quando os dados chegam em um canal lógico (e os dados são de maior prioridade do que os dados que já aguardavam a transmissão em outros canais lógicos) um relatório de estado do armazenamento temporário é acionado. Se o UE não tem recursos de uplink para enviar relatório de estado de armazenamento temporário uma solicitação de programação é acionada. Em uma concretização, um mecanismo é adicionado ajustando uma condição de que o canal lógico é também permitido a acionar um SR. A condição pode ser definida como um parâmetro. Nos exemplos abaixo, o parâmetro é designado como SPS-SRmask
O seguinte é um exemplo de uma tal concretização. A Solicitação de Programação (SR) é utilizada para solicitar recursos UL-SCH para a nova transmissão. Quando uma SR é acionada, deve ser considerado como pendente até que seja cancelada. Todas a(s) SR pendente (s) devem ser canceladas quando o PDU MAC é montado e esea PDU inclui um BSR que contém o estado do armazenamento temporário até (e incluindo) o último evento que desencadeou uma BSR ou quando a concessão UL pode acomodar todos os dados pendentes disponíveis para a transmissão. De acordo com uma concretização se o seguinte procedimento for adoptado:
Se uma SR é disparada e não há outras SR pendente, o UE deve definir o SR-COUNTER para 0.
Enquanto uma SR está pendente, o UE deve, para cada TTI: - Se não houver recursos UL-SCH disponíveis para uma transmissão neste TTI: - Se o UE não tem recursos PUCCH válidos para SR configurada em qualquer TTI: iniciar um procedimento de acesso aleatório (ver subitem 5.1) e cancelar todas as SRs pendente; - Caso contrário, se o UE tem um recurso válido para PUCCH SR configurado para este TTI e se este TTI não é parte de uma lacuna de medição: - Se SR_COUNTER <dsr-TransMax: - incrementar SR_COUNTER em 1; - SPS-se SRmask é definida como verdadeira e uma concessão de Programação de uplink semi-persistente não está configurada; - Ou se SPS-SRmask não está definido como verdadeiro: - Instruir a camada física para sinalizar o SR em PUCCH; - caso contrário: - Notificar RRC para lançar PUCCH / SRS; - Apagar quaisquer atribuições de downlink configuradas e concessões de uplink; - Iniciar um procedimento de acesso aleatório (ver subitem 5.1) e cancelar todas as SRs pendentes.
Até que os relatórios de estado armazenamento temporário sejam configurado, em uma concretização o seguinte procedimento pode ser adoptado de acordo com uma outra concretização como se segue:
Se o procedimento de relato de armazenamento temporário determina que pelo menos um BSR tenha sido acionado desde a última transmissão de um BSR ou se esta é a primeira vez que pelo menos um BSR é acionado: - Se o UE tem recursos UL alocados para nova transmissão para este TTI: - Instruir o procedimento de Multiplexação e montagem para gerar um elemento de controle BSR MAC; - Iniciar ou reiniciar periodicBSR-Timer, exceto quando o BSR é um BSR truncado; - Iniciar ou reiniciar retxBSR-Timer. - Ou, se um BSR regular foi acionado: - Se o gatilho foi só os dados tornados disponíveis para a transmissão: - Se para pelo menos um canal lógico pelo qual os dados se tornaram disponíveis para a transmissão logicalÇhannel SRmask não está definido como verdadeiro: - Uma solicitação de programação deve ser acionada. - Caso contrário: - Um solicitação de programação deve ser acionada.
As funções acima descritas podem ser fornecidas por meio de software apropriado e um aparelho de processamento de dados. As funções podem ser incorporadas em qualquer elemento de rede apropriado ou sistema de gestão e podem ser fornecidas por meio de um ou mais processadores de dados. O processador de dados pode ser fornecido por meio de, por exemplo, pelo menos, um chip. O processamento de dados apropriado pode ser fornecido em uma unidade de processamento fornecida em associação com um dispositivo de comunicação, por exemplo uma estação móvel. O processamento de dados pode ser distribuído através de vários módulos de processamento de dados. As funções acima descritas podem ser fornecidas por processadores separados ou através de um processador integrado. Um produto de código de programa de computador apropriadamente ou adaptado ou produtos podem ser utilizados para implementar as concretizações, quando carregado em um aparelho apropriado para processamento de dados. O produto de código de programa para proporcionar a operação pode ser armazenado em e fornecido por meio de um meio transportador apropriado. Um programa de computador apropriado pode ser incorporado em um meio de registro legível em computador. Uma possibilidade é baixar o código do produto programa para um dispositivo de comunicação através de uma rede de dados.
É também de se notar que, embora certas concretizações foram descritas acima por meio de exemplo com referência a certas arquiteturas exemplificativas para redes sem fios, as tecnologias e padrões, concretizações podem ser aplicadas a quaisquer outras formas adequadas de sistemas de comunicação do que as ilustradas e descritas aqui.
É também de se notar aqui que, enquanto o acima descreve exemplificando concretizações da invenção, há muitas variações e modificações que podem ser feitas para a solução revelada sem se afastar do escopo da presente invenção.

Claims (11)

1. Método caracterizado por compreender: determinar se um tempo decorrido desde uma última transmissão de um pedido de agendamento de um equipamento de usuário para uma estação base excede um primeiro período designado, NT, ou se um tempo decorrido desde uma última transmissão de uma concessão de uplink de uma estação base para um equipamento de usuário excede um segundo período designado, NG, e suprime a transmissão ou acionamento de solicitações de programação se for determinado que o tempo decorrido desde a última transmissão de uma solicitação de programação do equipamento de usuário para a estação base não excede o referido primeiro período designado, NT , ou se for determinado que o tempo decorrido desde a última transmissão de uma concessão de uplink da estação base para o equipamento do usuário excede o referido segundo período designado, NG.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por as solicitações de programação serem transmitidas através do canal de controle de uplink físico de um sistema de telecomunicações móveis universais evoluído sistema de acesso por rádio terrestre.
3. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o referido primeiro período designado, NT, poder variar de acordo com os recursos ou carga da estação base.
4. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por o referido segundo período designado, NG, poder variar de acordo com o tipo de tráfego, estação base ou carga de célula ou a periodicidade dos relatórios de status do buffer.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a etapa de suprimir a transmissão ou o acionamento dos pedidos de programação compreender ligar / desligar intermitentemente o transceptor do referido equipamento de usuário.
6. Um equipamento de usuário ou uma estação base, caracterizado por compreender: meios para determinar se um tempo decorrido desde a última transmissão de um pedido de agendamento do equipamento do usuário para uma estação base excede um período designado, NT ou se um tempo decorrido desde a última transmissão de uma concessão de uplink de uma estação base para um equipamento do usuário excede um segundo período designado, NG, e meios para suprimir o acionamento de solicitações de programação se for determinado que o tempo decorrido desde a última transmissão de uma solicitação de programação do equipamento do usuário para a estação base não excede um período de tempo designado, NT , ou se for determinado que o tempo decorrido desde a última transmissão de uma concessão de uplink da estação base para o equipamento do usuário excede o referido segundo período designado, NG.
7. Um equipamento de usuário ou uma estação base, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por ter meios para enviar ou receber solicitações de agendamento através de um canal de controle de uplink físico de um sistema de telecomunicações móveis universais evoluído sistema de acesso por rádio terrestre.
8. Um equipamento de usuário ou uma estação base, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 ou 7, caracterizado por incluir meios para analisar um padrão de tráfego de uplink para identificar um requisito de uplink.
9. Um equipamento de usuário ou uma estação base, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 8, caracterizado por ter meios para identificar um início e / ou fim de rajadas de dados em tráfego intenso.
10. Um equipamento de usuário ou uma estação base, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o tráfego em rajadas ser o tráfego de voz ou pacotes de dados de protocolo de voz sobre internet
11. Um equipamento de usuário ou uma estação base, de acordo com qualquer uma das reivindicações 6 a 10, caracterizado por os meios para suprimir os pedidos de agendamento compreenderem meios para ligar / desligar intermitentemente um transceptor do equipamento do usuário ou uma estação base.
BR112012007063-0A 2009-10-01 2009-10-01 um método e aparelho para controlar programação BR112012007063B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/EP2009/062773 WO2011038768A1 (en) 2009-10-01 2009-10-01 A method and apparatus to control scheduling

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012007063A2 BR112012007063A2 (pt) 2016-04-19
BR112012007063B1 true BR112012007063B1 (pt) 2021-05-04

Family

ID=42229267

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012007063-0A BR112012007063B1 (pt) 2009-10-01 2009-10-01 um método e aparelho para controlar programação

Country Status (14)

Country Link
US (1) US8805387B2 (pt)
EP (1) EP2484168B1 (pt)
JP (1) JP6207837B2 (pt)
KR (1) KR101339022B1 (pt)
CN (1) CN102550110A (pt)
AU (1) AU2009353421B2 (pt)
BR (1) BR112012007063B1 (pt)
CA (1) CA2775952C (pt)
IN (1) IN2012DN02506A (pt)
MX (1) MX2012003969A (pt)
PL (1) PL2484168T3 (pt)
PT (1) PT2484168T (pt)
RU (1) RU2504126C1 (pt)
WO (1) WO2011038768A1 (pt)

Families Citing this family (39)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6347799B1 (en) 1999-04-01 2002-02-19 Tyco Electronics Corporation Cavity sealing article having improved sag resistance
KR101623977B1 (ko) 2009-10-09 2016-05-24 삼성전자주식회사 이동통신 시스템에서 스케줄링 요청 신호를 전송하는 방법 및 장치
JP5425679B2 (ja) * 2010-03-24 2014-02-26 シャープ株式会社 移動局装置、基地局装置、通信システム、通信方法、集積回路および移動局装置の制御プログラム
EP2651169B1 (en) * 2011-01-07 2018-12-19 Huawei Technologies Co., Ltd. Terminal device and method thereof for reducing intra-device interference
US20120236805A1 (en) * 2011-03-14 2012-09-20 Innovative Sonic Corporation Method and apparatus for providing information to determine a cause of low quality of service in a wireless communication system
US9232482B2 (en) 2011-07-01 2016-01-05 QUALOCOMM Incorporated Systems, methods and apparatus for managing multiple radio access bearer communications
US9167472B2 (en) 2011-07-01 2015-10-20 Qualcomm Incorporated Methods and apparatus for enhanced UL RLC flow control for MRAB calls
US9591593B2 (en) 2011-07-22 2017-03-07 Qualcomm Incorporated Systems, methods and apparatus for radio uplink power control
US9930569B2 (en) 2011-08-04 2018-03-27 Qualcomm Incorporated Systems, methods and apparatus for wireless condition based multiple radio access bearer communications
US9686046B2 (en) 2011-09-13 2017-06-20 Qualcomm Incorporated Systems, methods and apparatus for wireless condition based multiple radio access bearer communications
WO2013044497A1 (en) 2011-09-30 2013-04-04 Nokia Corporation Selection between random access and dedicated scheduling request resources
CN103875298B (zh) * 2011-10-04 2018-04-20 瑞典爱立信有限公司 通信基站的调度
WO2013067677A1 (en) * 2011-11-07 2013-05-16 Renesas Mobile Corporation Methods, devices and computer program products for enhanced scheduling request transmission to improve resource efficiency
US10028295B2 (en) 2012-03-29 2018-07-17 Nokia Solutions And Networks Oy Method and an apparatus to control scheduling
US9609552B2 (en) 2012-04-04 2017-03-28 Qualcomm Incorporated Apparatus and method for improving device handover during a call
WO2013191360A1 (ko) * 2012-06-20 2013-12-27 엘지전자 주식회사 신호 송수신 방법 및 이를 위한 장치
JP6065026B2 (ja) 2013-02-13 2017-01-25 日本電気株式会社 通信システム、割当装置、及び割当方法
JP6143211B2 (ja) * 2013-03-29 2017-06-07 ▲ホア▼▲ウェイ▼技術有限公司Huawei Technologies Co.,Ltd. 上りリンクグラントリソース要求を制御するための方法、ユーザ機器、および基地局
EP3050347B1 (en) * 2013-09-26 2019-02-27 LG Electronics Inc. Method for triggering and reporting a buffer status and device therefor
RU2666620C1 (ru) 2014-08-08 2018-09-11 Хуавей Текнолоджиз Ко., Лтд. Способ и устройство для сообщения отчета о состоянии буфера
CN105453670B (zh) * 2014-08-08 2019-07-26 联发科技股份有限公司 用户设备及其时序提前值更新方法
PL3611986T3 (pl) 2014-09-01 2022-03-21 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Warunkowe wykorzystanie zasobów radiowych łącza wstępującego w sieci komórkowej
US10764912B2 (en) * 2014-10-13 2020-09-01 Qualcomm Incorporated Scheduling request modes for enhanced component carriers
CN107079469B (zh) * 2014-11-05 2020-05-19 Lg 电子株式会社 在d2d通信系统中取消通过侧链路缓冲器状态报告触发的调度请求的方法及其设备
CN104507173B (zh) * 2015-01-19 2019-05-14 中国人民解放军国防科学技术大学 一种面向3g/4g移动通信网络的语音业务上行资源半持续调度方法及装置
JP6113768B2 (ja) * 2015-02-16 2017-04-12 ノキア ソリューションズ アンド ネットワークス オサケユキチュア スケジューリングを制御するための方法及び装置
WO2017026939A1 (en) 2015-08-13 2017-02-16 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Conditional buffer status reporting
US10218474B2 (en) * 2015-09-02 2019-02-26 Htc Corporation Device and method of handling scheduling request transmission
CN106557336A (zh) * 2015-09-28 2017-04-05 中兴通讯股份有限公司 一种网页加载方法及装置
US10244490B2 (en) * 2016-04-05 2019-03-26 Qualcomm Incorporated Scheduling request transmission to request resources for a buffer status report
US10764917B2 (en) 2016-06-02 2020-09-01 Lg Electronics Inc. Method and apparatus for transmitting scheduling request in wireless communication system
US10342038B2 (en) * 2016-10-04 2019-07-02 Qualcomm Incorporated Method and apparatus for scheduling multiple uplink grants of different types
WO2018072844A1 (en) * 2016-10-21 2018-04-26 Nokia Technologies Oy Random access for nr
WO2018202907A1 (en) 2017-05-05 2018-11-08 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) A method and device in a radio network
SG11202007570UA (en) * 2018-02-09 2020-09-29 Beijing Xiaomi Mobile Software Co Ltd Trigger hold method and trigger hold apparatus
CA3108244A1 (en) 2018-05-10 2019-11-14 Guangdong Oppo Mobile Telecommunications Corp., Ltd. Communication method and terminal device
US12016011B2 (en) * 2021-01-15 2024-06-18 Samsung Electronics Co., Ltd. Handling scheduling request failure in a network
RU2762254C1 (ru) * 2021-05-31 2021-12-17 Бейджин Сяоми Мобайл Софтвеа Ко., Лтд. Способ сохранения возможности запуска и аппарат для сохранения возможности запуска
WO2024007153A1 (en) * 2022-07-05 2024-01-11 Nokia Shanghai Bell Co., Ltd. Report triggering

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RU2305372C2 (ru) * 2004-11-05 2007-08-27 Самсунг Электроникс Ко., Лтд. Способ и устройство для планирования передачи данных по обратной линии связи, использующей идентификатор оборудования пользователя, в системе мобильной связи, поддерживающей службу пакетной передачи данных по обратной линии связи
US7564815B2 (en) 2005-11-10 2009-07-21 Research In Motion Limited Apparatus and method for providing notification of allocation of communication resources by using a temporary flow set indicator
US8073454B2 (en) 2005-12-20 2011-12-06 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Resource scheduling in a cellular system
WO2007112762A1 (en) 2006-03-31 2007-10-11 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Scheduling radio resources in a multi-carrier tdma mobile communication system
US9420603B2 (en) * 2006-09-08 2016-08-16 Qualcomm Incorporated Recovery from resource mismatch in a wireless communication system
GB0702325D0 (en) * 2007-02-07 2007-03-21 Siemens Ag Uplink allocation strategies
JP5102356B2 (ja) 2007-06-19 2012-12-19 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) 電気通信システムにおける資源スケジューリングの方法とシステム
CN101340618B (zh) 2007-07-05 2012-06-20 中国移动通信集团公司 资源调度方法、基站控制器、终端及资源调度系统
EP2028890B1 (en) * 2007-08-12 2019-01-02 LG Electronics Inc. Handover method with link failure recovery, wireless device and base station for implementing such method
WO2009026739A1 (en) * 2007-08-24 2009-03-05 Alcatel Shanghai Bell Co., Ltd. Method for scheduling resource, network element and user equipment
US8483146B2 (en) * 2008-02-01 2013-07-09 Lg Electronics Inc. Method for performing efficient BSR procedure using SPS resource
US8665804B2 (en) * 2008-03-19 2014-03-04 Qualcomm Incorporated Filtering semi-persistent scheduling false alarms
KR101595992B1 (ko) 2008-03-21 2016-02-22 코닌클리케 필립스 엔.브이. 통신하는 방법 및 그것을 위한 무선국
EP2129173B1 (en) * 2008-05-30 2011-07-20 Alcatel Lucent Method and base station for controlling beam forming in a mobile cellular network

Also Published As

Publication number Publication date
AU2009353421B2 (en) 2013-10-17
AU2009353421A1 (en) 2012-04-19
CA2775952C (en) 2016-01-12
BR112012007063A2 (pt) 2016-04-19
PL2484168T3 (pl) 2022-03-28
CA2775952A1 (en) 2011-04-07
CN102550110A (zh) 2012-07-04
US8805387B2 (en) 2014-08-12
US20120190376A1 (en) 2012-07-26
KR101339022B1 (ko) 2013-12-09
RU2012116624A (ru) 2013-11-10
IN2012DN02506A (pt) 2015-08-28
EP2484168B1 (en) 2021-12-08
WO2011038768A1 (en) 2011-04-07
RU2504126C1 (ru) 2014-01-10
EP2484168A1 (en) 2012-08-08
JP2013506364A (ja) 2013-02-21
KR20120073320A (ko) 2012-07-04
MX2012003969A (es) 2012-05-22
PT2484168T (pt) 2022-02-02
JP6207837B2 (ja) 2017-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012007063B1 (pt) um método e aparelho para controlar programação
US10602394B2 (en) Method and apparatus for handling prohibit timer for scheduling request (SR) in a wireless communication system
US10028295B2 (en) Method and an apparatus to control scheduling
JP5350517B2 (ja) 電気通信システムにおける資源スケジューリングの方法とシステム
US8982780B2 (en) Method and apparatus for improving uplink transmission in a wireless communication system
EP2169871B1 (en) Method and apparatus of handling a timer for triggering buffer status report
US8582514B2 (en) Prohibiting unnecessary scheduling requests for uplink grants
ES2784476T3 (es) Método y disposición en un sistema de comunicaciones inalámbrico
JP5701059B2 (ja) 電気通信システムにおける方法及び構成
US8649320B2 (en) Method and related device of scheduling request behavior in a wireless communication system
CN112369103A (zh) 用于无线系统中的逻辑信道优先级排序和业务成形的方法
EP2364053A1 (en) Method and related device for synchronizing semi-persistent scheduling data delivery and semi-persistent scheduling resource arrival in a wireless communication system
US20220232618A1 (en) Methods, communications devices, and infrastructure equipment
BR112020016557A2 (pt) Primeiro nó de comunicação configurado para operar em uma rede de comunicações sem fio, método realizado por um primeiro nó de comunicação e meio de armazenamento legível por computador
WO2020222215A1 (en) Transmission prioritisation
US11711800B2 (en) Enhanced scheduling request handling procedure
JP6113768B2 (ja) スケジューリングを制御するための方法及び装置

Legal Events

Date Code Title Description
B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: NOKIA SOLUTIONS AND NETWORKS OY (FI)

B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 72/12

Ipc: H04W 72/12 (2009.01), H04W 28/06 (2009.01)

B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/05/2021, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.