BR112012006744B1 - método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de ip local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal e aparelho para transição de situação - Google Patents

método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de ip local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal e aparelho para transição de situação Download PDF

Info

Publication number
BR112012006744B1
BR112012006744B1 BR112012006744-3A BR112012006744A BR112012006744B1 BR 112012006744 B1 BR112012006744 B1 BR 112012006744B1 BR 112012006744 A BR112012006744 A BR 112012006744A BR 112012006744 B1 BR112012006744 B1 BR 112012006744B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
message
local
service request
request message
user equipment
Prior art date
Application number
BR112012006744-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012006744A2 (pt
Inventor
Na Zhou
Shuang LIANG
Jing Wang
Yuzhen Huo
Zaifeng Zong
Original Assignee
Zte Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from CN200910178822.8A external-priority patent/CN102036218B/zh
Application filed by Zte Corporation filed Critical Zte Corporation
Publication of BR112012006744A2 publication Critical patent/BR112012006744A2/pt
Publication of BR112012006744B1 publication Critical patent/BR112012006744B1/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W88/00Devices specially adapted for wireless communication networks, e.g. terminals, base stations or access point devices
    • H04W88/18Service support devices; Network management devices
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W76/00Connection management
    • H04W76/10Connection setup

Abstract

MÉTODO PARA TRANSIÇÃO DE SITUAÇÃO, APLICADO A UM PROCESSO DE CONEXÃO DE ACESSO DE IP LOCAL DE UM ELEMENTO DE REDE LATERAL SEM FIO OU UMA PORTA DE ESTAÇÃO BASE PRINCIPAL E APARELHO PARA TRANSIÇÃO DE SITUAÇÃO. Método e aparelho para transição de situação são providos na revelação, os quais permitem que um elemento de rede lateral sem fio julgue se uma mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação após receber a mensagem de solicitação de serviço, transmitir uma mensagem de equipamento de usuário inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade, e indicar se a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem de equipamento de usuário inicial. O método e o equipamento da revelação resolvem o problema de a entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de fazer um julgamento correto e processamento lógico correspondente, e melhorar a eficiência de processamento do sistema de comunicação móvel efetivamente.

Description

CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A revelação se refere ao campo de comunicação móvel, especificamente a um método e aparelho para transição de situação.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[002] O Sistema de Pacote Desenvolvido (EPS) do Projeto de Parceria para a Terceira Geração (3GPP) é composto de entidade de Rede de Acesso de Rádio Universal Terrestre Desenvolvido (E-UTRAN), Entidade de Gerenciamento de Mobilidade (MME), Porta de Serviço (S-GW), Porta de Rede de Dados de Pacote (P-GW), Servidor de Subscrição Principal (HSS), servidor AAA (Autenticação, Autorização e Contabilidade) de 3GPP, Função de Política e Regras de Cobrança (PCRF) e outros nós de suporte.
[003] A figura 1 é um diagrama esquemático de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 1, uma entidade de gerenciamento de mobilidade é responsável por trabalho relacionado de plano de controle, tal como gerenciamento de mobilidade, processamento de sinalização de estrato de não acesso e gerenciamento de contexto de gerenciamento de mobilidade de usuário e similares. O S-GW é um equipamento de porta de acesso, que conecta com E-UTRAN e dados à frente entre E-UTRAN e P-GW, e é responsável por dados de espera de paginação de “caching” (memória temporária). O P-GW é uma porta limítrofe de EPS e Rede de Dados de Pacote (PDN), e é responsável por funções tais como acesso do PDN, e envio de dados entre o EPS e o PDN e similares. Ambos, o S-GW e o P-GW, pertencem à porta de rede núcleo.
[004] O HeNóB (estação base ou estação base principal) é uma estação base pequena e de baixa energia, que está disposta em locais internos tais como casa, escritório, e similares; a função principal da estação base principal é prover taxa de serviço mais elevada para usuário e reduzir o custo requerido para usar serviço de taxa elevada, e fazer cobertura inadequada de sistema de comunicação sem fio celular distribuído existente. As vantagens de estação de base principal são: economia, conveniência, baixa saída de energia, liga e funciona e similares. No sistema de estação de base principal, a estação de base principal é elemento de rede lateral sem fio.
[005] A figura 2 é um diagrama esquemático II de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 2, uma estação base principal pode acessar uma rede núcleo através de uma porta de estação base principal que é um elemento de rede lógico, e também pode conectar-se a uma rede núcleo diretamente (conforme mostrado na figura 1), onde a função principal da porta de estação de base principal é: verificar a segurança da estação base principal, manusear o registro da estação base principal, executar operação, manutenção e gerenciamento para a estação base principal, configurar e controlar a estação base principal, de acordo com o requerimento do operador, e assumir a responsabilidade pela troca de dados de rede núcleo e estação base principal.
[006] Em adição ao acesso de suporte de rede núcleo móvel, sistema de comunicação móvel (incluindo o sistema de estação base principal) pode também suportar função de acesso de IP local. Sob a condição de que o elemento de rede lateral sem fio tenha a capacidade de acesso de IP local e a subscrição do usuário permita acesso de IP local, acesso local de um terminal a outro equipamento IP de rede principal ou Internet pode ser implementado.
[007] Múltiplas maneiras de estabelecimento de conexão podem ser adotadas para implementar o acesso de IP local: função de acesso de rede núcleo e função de acesso de IP local podem ser implementadas simultaneamente pelo estabelecimento de uma conexão (conforme mostrado na figura 1 e figura 2). Neste momento, a função de porta local não necessita ser adicionada ao elemento de rede lateral sem fio ou à porta de estação base principal.
[008] A figura 3 é um diagrama esquematizado III de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 3, o implemento acima do acesso de IP local pode também prover suporte efetivo à tecnologia de acesso de IP local através da adição da porta local. A porta local, que é tomada como uma porta para acesso local a rede externa (por exemplo, Internet), provê funções tais como designação de endereço, cobrança, filtragem de pacote, controle de estratégia, função de distribuição de dados, controle de estratégia, função de distribuição de dados, NAS/S1-AP/Parte de Aplicação de Rede de Acesso de Rádios (RANAP)/Protocolo de Túnel Geral (GTP)/IP Móvel Proxy (PMIP)/análise de mensagem (MIP) de IP Móvel, Tradução de Endereço de Rede (NAT), roteiro e execução de estratégia de acesso de IP local e similares. A porta local pode ser configurada juntamente com um elemento de rede lateral sem fio.
[009] A figura 4 é um diagrama esquematizado IV de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com tecnologia relacionada; a figura 5 é um diagrama esquematizado V de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada. Na presença de uma porta de estação de base principal, uma porta local não pode apenas ser configurada juntamente com uma estação base principal (conforme mostrado na figura 4), mas também pode ser configurada juntamente com a porta de estação base principal (conforme mostrado na figura 5).
[0010] Portanto, a porta local pode ser uma SGW Local (L-SGW) e uma PGW Local (L- PGW), e também pode ser uma L-PGW individual, ou uma entidade de função de distribuição de dados. Além do mais a porta de estação base principal pode ser configurada juntamente com a estação base principal.
[0011] Para sistema de Rede de Acesso de Rádio Terrestre Universal (UTRAN), porta de rede núcleo pode ser Nó de Suporte GPRS de Serviço (SGSN), ou Nó de Suporte GPRS de Porta (GGSN). Porta local pode ser GGSN Local (L-GGSN) e SGSN Local (L-SGSN), ou também pode ser L-GGSN individual.
[0012] Tomando arquitetura de rede de comunicação móvel de Evolução de Longa Duração (LTE) como um exemplo, a figura 6 é um diagrama esquematizado de corrente de dados I para acesso IP local e conexão de rede núcleo com base no sistema de comunicação sem fio na figura 1 de acordo com a tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 6, a figura 6 mostra corrente de dados esquematizada de acesso IP local e a conexão de rede núcleo no sistema de comunicação sem fio da figura 1. A figura 7 é um diagrama esquematizado de corrente de dados II de acesso IP local e conexão de rede núcleo com base no sistema de comunicação sem fio na figura 2, de acordo com tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 7, a figura 7 mostra corrente de dados esquematizada do acesso de IP local e conexão de rede núcleo no sistema de comunicação sem fio da figura 3.
[0013] A figura 8 é um fluxograma interativo de um terminal de paginação de elemento de rede lateral sem fio de acordo com a tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 8, situação baseada na arquitetura do sistema da figura 3, na qual uma porta de acesso local é uma L-SGW ou/e uma L-PGW, compreendendo as etapas a seguir da etapa S802 até a etapa S808:
[0014] etapa S802: um terminal tem uma conexão de acesso de IP local e uma conexão de rede núcleo após acesso a um sistema de comunicação sem fio, e, então, o terminal entra no estado inerte;
[0015] etapa S804: dados de downlink da conexão de IP local atinge um elemento de rede lateral sem fio/porta local;
[0016] etapa S806: o elemento de rede lateral sem fio inicia uma mensagem de paginação para o terminal;
[0017] etapa S808: o elemento de rede lateral sem fio define um temporizador de espera de paginação.
[0018] A figura 9 é um fluxograma interativo mostrando que um terminal executa processo de solicitação de serviço ao transitar do estado inerte para o estado conectado de acordo com a tecnologia relacionada; conforme mostrado na figura 9, a figura 9 compreendendo as etapas a seguir da etapa S902 até a etapa S912:
[0019] etapa S902: um terminal tem uma conexão de acesso de IP local e uma conexão de rede núcleo após acessar um sistema de comunicação sem fio e, então, o terminal entra no estado inerte;
[0020] etapa S904: o terminal transmite uma mensagem de solicitação de serviço para uma entidade de gerenciamento de mobilidade por meio de um elemento de rede lateral sem fio;
[0021] etapa S906: executar processo de identificação NAS; esta etapa é opcional;
[0022] etapa S908: a entidade de gerenciamento de mobilidade transmite uma mensagem de solicitação de estabelecimento de contexto inicial para o elemento de rede lateral sem fio;
[0023] etapa S910: o elemento de rede lateral sem fio executa processo de estabelecimento de portador de rádio;
[0024] etapa S912: o elemento de rede lateral sem fio responde uma mensagem de término de estabelecimento de contexto inicial para a entidade de gerenciamento de mobilidade.
[0025] Pode ser visto do processo acima que, o temporizador de espera de paginação é definido na etapa S808, mas condições de acionamento para deletar o temporizador não são caracterizadas na figura 9. Simultaneamente, se a mensagem de solicitação de serviço (na etapa S904) for acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio (na etapa S806), então a razão transportada pela mensagem de solicitação de serviço transmitida pelo terminal é resposta de paginação. Sob a condição de que a entidade de gerenciamento de mobilidade não transmite a mensagem de paginação, a entidade de gerenciamento de mobilidade não pode distinguir se a mensagem de solicitação de serviço é acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio (na etapa S806) ou pertence a uma mensagem anormal. Portanto, o significado do código de razão não é claro, dessa maneira resultando no fato da entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de fazer um julgamento correto e a operação de processo correspondente.
[0026] O pedido de patente chinesa CN101242645A descreve um método para o terminal móvel entrar no estado ativo a partir do estado inativo, que é usado em sistemas de evolução de arquitetura do sistema (SAE), incluindo: garantir a entrada no estado ativo para o terminal móvel que estiver em estado inativo, transmitindo informações de contexto do usuário que correspondem ao terminal móvel para a rede de acesso sem fio por meio da solicitação de envio de serviço para controlar a entidade de plano da rede central pela rede de acesso sem fio e recebendo a solicitação de serviço pela entidade de plano de controle da rede central. Enquanto isso, a invenção descreve um sistema que implementa a entrada no estado ativo a partir do estado inativo do terminal móvel, incluindo: terminal móvel, rede de acesso sem fio e entidade de plano de controle da rede central. A invenção elimina a interação de sinalização, reduz o atraso para o terminal móvel entrar no estado ativo a partir do estado inativo e melhora a sensação do usuário em relação ao serviço.
[0027] O pedido de patente chinesa CN101330720A descreve um método de processamento de assinantes de acesso à rede, um sistema de acesso de assinante e uma entidade de gerenciamento de mobilidade e, um servidor de assinante doméstico. O método de processamento compreende as seguintes etapas: transmissão de uma mensagem de solicitação de atualização de localização por meio de uma célula do lado da rede para o servidor de assinante doméstico, a mensagem de solicitação de atualização de localização transportando informações do tipo de atualização de localização determinada de acordo com o tipo de acesso do assinante; e devolver a informação de assinante do servidor de assinante doméstico para a célula do lado da rede de acordo com a informação de tipo de atualização de localização. O método pode indicar a razão para atualizar e acionar a localização do servidor de assinante doméstico de acordo com as diferentes informações transportadas pela solicitação de atualização de localização transmitida para o servidor de assinante ocioso pela célula do lado da rede, de modo que o servidor de assinante oculto possa executar o processamento correspondente de acordo com a indicação para garantir a precisão e integridade do fluxo de processamento de acesso do assinante na rede de comunicação.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0028] A invenção é provida para resolver o problema de uma entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de distinguir se uma mensagem transmitida por um terminal é uma mensagem de solicitação de serviço na qual o código de razão transportado é uma resposta de paginação, ou é uma mensagem anormal, dessa maneira resultando no fato da entidade de gerenciamento de mobilidade não poder fazer um julgamento correto e correspondente operação de processamento. Portanto, o objetivo principal da revelação é prover um método e aparelho para transição de situação para resolver o problema acima.
[0029] Para atingir o objetivo acima, o esquema técnico da revelação é implementado como segue.
[0030] Um método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de IP local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal, compreende: - julgar se uma mensagem de solicitação de serviço é uma resposta de paginação após receber a mensagem de solicitação de serviço transmitida por um terminal, transmitindo uma mensagem de equipamento de usuário inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade, e indicar que a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem de equipamento de usuário inicial.
[0031] O método para indicar que a mensagem de solicitação de serviço é valida compreende: - transportar dados ou sinalização que são considerados como código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa dados ou sinalização iniciados pelo terminal; ou - transportar o código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação executada pelo elemento de rede lateral sem fio; a mensagem de resposta de paginação é uma resposta à paginação do elemento de rede lateral sem fio ou à porta de estação base principal.
[0032] O código de razão é contido em pelo menos uma dentre as seguintes informações: - um código de estabelecimento de controle de recursos de rádio; - uma indicação ou tipo de serviço; - uma nova célula adicionada pela expansão do formato da mensagem existente.
[0033] O método compreende ainda: parar um temporizador de espera de paginação antes de julgar se a mensagem de solicitação de serviço é a mensagem de resposta de paginação.
[0034] O método de julgamento compreende: - determinar se a mensagem de solicitação de serviço é a resposta de paginação na presença de um temporizador de espera de paginação ou quando o elemento de rede lateral sem fio inicia uma mensagem de paginação dentro de um período de tempo predeterminado.
[0035] O método compreende ainda: - julgar se a mensagem de solicitação de serviço não é uma resposta de paginação, determinando a não modificação do código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial.
[0036] A entidade de gerenciamento de mobilidade compreende um dentre os seguintes: - uma unidade de gerenciamento móvel, um centro de comutação móvel e um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de serviço.
[0037] O elemento de rede lateral sem fio compreende um dentre os seguintes: - uma estação base, uma estação base principal, um controlador de rede de rádio e uma porta local.
[0038] A porta local compreende um dentre os seguintes: - uma porta de serviço local e porta de rede de dados de pacote local, uma porta de rede de dados de pacote local, um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de serviço local e nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de porta local, um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de porta local, e uma entidade de função de distribuição de dados.
[0039] A conexão de acesso de IP local compreende um dentre os seguintes: - um acesso de IP local para a rede local de usuário, um acesso de IP local para a rede local da companhia, um acesso de IP local para a Internet, uma operação de distribuição de serviço de Internet, uma distribuição de dados de IP específico.
[0040] Um aparelho para transição de situação, compreende: - um módulo de recebimento, que é configurado para receber uma mensagem de solicitação de serviço de um terminal; - um módulo de julgamento, que é configurado para notificar um módulo de transmissão quando julgar que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação; - o módulo de transmissão, que é configurado para transmitir uma mensagem de equipamento de usuário inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade de acordo com a notificação do módulo de julgamento; onde, a mensagem de equipamento de usuário inicial é usada para indicar que a mensagem de solicitação de serviço é válida.
[0041] O módulo de transmissão compreende: - um primeiro sub-módulo de transporte, que é configurado para transportar dados ou sinalização que são considerados como código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa dados ou sinalização iniciados pelo terminal; - um segundo sub-módulo de transporte, que é configurado para transportar o código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta à paginação executada por um elemento de rede lateral sem fio.
[0042] Através da revelação, a mensagem de solicitação de serviço é adotada para acionar o elemento de rede lateral sem fio para parar o temporizador de espera de paginação, e o elemento de rede lateral sem fio ou a porta de estação base principal notifica a entidade de gerenciamento de mobilidade do código de razão correto, de modo a resolver o problema de a entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de distinguir se uma mensagem transmitida pelo terminal é uma mensagem de solicitação de serviço na qual código de razão transportado é resposta de paginação, ou é uma mensagem anormal, dessa maneira resultando no fato de a entidade de gerenciamento de mobilidade não poder fazer um julgamento correto e a operação de processamento correspondente, portanto melhorando a eficiência de processamento do sistema de comunicação móvel.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0043] Os desenhos em anexo ilustrados aqui são usados para prover uma compreensão adicional da revelação, que constitui uma parte do pedido. As realizações esquematizadas da revelação e a descrição da mesma são usadas para explicar a revelação, e não constituem uma limitação inapropriada da revelação. Nos desenhos em anexo: - a figura 1 é um diagrama esquematizado I de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 2 é um diagrama esquematizado II de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 3 é um diagrama esquematizado III de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 4 é um diagrama esquematizado IV de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 5 é um diagrama esquematizado V de uma arquitetura de sistema EPS de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 6 é um diagrama esquematizado de corrente de dados I de acesso de IP local e conexão de rede núcleo com base no sistema de comunicação sem fio na figura 1 de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 7 é um diagrama esquematizado de corrente de dados II de acesso de IP local e conexão de rede núcleo com base no sistema de comunicação sem fio na figura 2 de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 8 é um fluxograma interativo de um terminal de paginação de elemento de rede lateral sem fio de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 9 é um fluxograma interativo mostrando que um terminal executa processo de solicitação de serviço quando transitando do estado inerte para o estado conectado de acordo com a tecnologia relacionada; - a figura 10 é um fluxograma de um método para transição de situação de acordo com uma realização da revelação; - a figura 11 é um fluxograma interativo mostrando que um terminal executa um processo de solicitação de serviço com base em um sistema E-UTRAN ao transitar do estado inerte para o estado conectado de acordo com uma realização da revelação; - a figura 12 é um fluxograma interativo mostrando que um terminal executa um processo de solicitação de serviço com base em um sistema UTRAN ao transitar do estado inerte para o estado conectado de acordo com uma realização da revelação; - a figura 13 é um diagrama de estrutura de um aparelho para transição de estado de acordo com uma realização da revelação; - a figura 14 é um diagrama de estrutura preferido de um aparelho para transição de situação de acordo com uma realização da revelação.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[0044] Em vista do problema na tecnologia relacionada de uma entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de distinguir se uma mensagem transmitida por um terminal é uma mensagem de solicitação de serviço na qual o código de razão transportado é uma resposta de paginação, ou se é uma mensagem anormal, dessa maneira resultando no fato de uma entidade de gerenciamento de mobilidade não poder fazer um julgamento correto e a operação de processamento correspondente, a revelação provê um esquema de transição de situação. Um elemento de rede lateral sem fio julga se uma mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal após receber a mensagem de solicitação de serviço transmitida por um terminal, transmite uma mensagem de equipamento de usuário inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade, e indica se a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem de equipamento de usuário inicial, de modo a resolver o problema de a entidade de gerenciamento de mobilidade ser incapaz de fazer um julgamento correto e processamento lógico correspondente e melhorar a eficiência de processamento do sistema de comunicação móvel.
[0045] Deve ser observado que, realizações no pedido e características nas realizações podem ser combinadas entre si na ausência de conflito. A revelação será descrita em detalhe com referência aos desenhos em anexo em conjunto com as realizações.
[0046] Um método para transição de situação é provido de acordo com as realizações da revelação. A figura 10 é um fluxograma de um método para transição de situação de acordo com uma realização da revelação, conforme mostrado na figura 10, compreendendo as etapas a seguir da etapa S1002 até a etapa S1004:
[0047] etapa S1002: um elemento de rede lateral sem fio julga se uma mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação após receber a mensagem de solicitação de serviço enviada por um terminal, (isto é, uma solicitação de serviço acionada por paginação de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal); onde o elemento de rede lateral sem fio necessita parar um temporizador de espera de paginação após receber a mensagem de solicitação de serviço e antes de julgar se a mensagem de solicitação de serviço é a mensagem de resposta de paginação, de modo a julgar se a mensagem de solicitação de serviço é a mensagem de resposta de paginação na presença do temporizador de espera de paginação ou quando o elemento de rede lateral sem fio inicia uma mensagem de paginação dentro de um período de tempo predeterminado (onde o tempo predeterminado é o tempo predefinido pelo elemento de rede lateral sem fio); adicionalmente, o elemento de rede lateral sem fio pode ser uma estação base, uma estação base principal, um controlador de rede de rádio ou uma porta local; a entidade de gerenciamento de mobilidade pode ser uma MME, um centro de comutação móvel ou uma SGSN; a porta local pode ser uma L-SGW e L-PGW, também uma L-PGW individual, ou uma entidade de função de distribuição de dados;
[0048] etapa S1004: transmitir uma mensagem de equipamento de usuário inicial para a entidade de gerenciamento de mobilidade se o resultado do julgamento for Sim, e indicar que a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem de equipamento de usuário inicial; além do mais, a indicação não estará contida na mensagem de equipamento de usuário inicial se o resultado do julgamento for Não, isto é, código de razão na S1002 não é adicionado ou modificado.
[0049] Especificamente, indicar que a mensagem de solicitação de serviço é valida na mensagem de equipamento de usuário inicial compreende: transportar dados ou sinalização que é considerada como código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa dados ou sinalização inicializados pelo terminal; ou transporte de código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de execução de paginação para o elemento de rede lateral sem fio (isto é, uma resposta de paginação do elemento de rede lateral sem fio).
[0050] Portanto, o código de razão acima pode ser transportado através da Causa de Estabelecimento de Controle de Recursos de Rádio (causa de estabelecimento RRC) ou causa ou indicação ou tipo de serviço, ou nova célula adicionada pela expansão da mensagem existente. Por exemplo, se a causa de estabelecimento de RRC ou causa ou indicação ou tipo de serviço ou nova célula adicionada pela expansão da mensagem existente forem dados ou sinalização, isto indica que os dados ou sinalização são considerados como os dados ou sinalização que transporta o código de razão.
[0051] Portanto, a entidade de gerenciamento de mobilidade acima compreende uma unidade de gerenciamento móvel, um Centro de Comutação Móvel (MSC) e um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de serviço. O elemento de rede lateral sem fio compreende uma estação base, uma estação base principal, um Controlador de Rede de Rádio (RNC) e uma porta local. A porta local compreende uma L-SGW e uma L-PGW, uma L-PGW, uma L-GGSN e L-SGSN, e um L-GGSN. A conexão de acesso de IP local acima compreende um acesso de IP local à rede local do usuário, um acesso de IP local à rede local da companhia, um acesso de IP local à Internet, uma operação de distribuição de serviço de Internet, e uma distribuição de dados de IP específicos.
[0052] O processo de implementação das realizações da revelação serão descritos em detalhe abaixo em combinação com os exemplos.
Realização 1
[0053] A figura 11 é um fluxograma interativo mostrando que um terminal executa um processo de solicitação de serviço baseado em um sistema E-UTRAN ao transitar do estado inerte para o estado conectado, de acordo com uma realização da revelação. A realização é baseada na situação da arquitetura do sistema da figura 3, na qual uma porta local é uma L-SGW e/ou uma L-PGW, conforme mostrado na figura 11, compreendendo as etapas a seguir, a partir da etapa S1102 até a etapa S1116:
[0054] etapa S1102: um terminal tem uma conexão de acesso de IP local e uma conexão de rede núcleo após acessar um sistema de comunicação sem fio e, então, o terminal entra no estado inerte;
[0055] etapa S1104: o terminal transmite uma mensagem de solicitação de serviço para um elemento de rede lateral sem fio (isto é, a etapa S1002 acima);
[0056] etapa S1106: o elemento de rede lateral sem fio pára um temporizador de espera de paginação;
[0057] etapa S1108: o elemento de rede lateral sem fio transmite uma mensagem de UE inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade.
[0058] Se o elemento de rede lateral sem fio descobre que a solicitação de serviço é acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio, então transporta, na mensagem, dados ou sinalização que são considerados como o código de razão (o código de razão representa dados ou sinalização iniciados pelo terminal), ou uma resposta à paginação de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal, de modo a facilitar que a entidade de gerenciamento de mobilidade determine se a mensagem de solicitação de serviço é válida de acordo com o código de razão. Portanto, os dados de downlink do acesso de IP local são uma paginação para o terminal iniciado pelo elemento de rede lateral sem fio. Por outro lado, o elemento de rede lateral sem fio não necessita notificar a entidade de gerenciamento de mobilidade do código de razão (isto é, a etapa S1004 acima).
[0059] Portanto, o código de razão acima pode ser transportado através da causa de estabelecimento RRC ou causa ou indicação ou tipo de serviço ou nova célula adicionada pela expansão da mensagem existente. Por exemplo, se a causa de estabelecimento RRC ou causa ou indicação ou tipo de serviço ou nova célula adicionada pela expansão da mensagem existente forem dados ou sinalização, isto indica que os dados ou sinalização são considerados como dados ou sinalização que transporta o código de razão.
[0060] Portanto, o método acima para julgar a solicitação de serviço acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio é: o temporizador de espera de paginação é apresentado no elemento de rede lateral sem fio ou o elemento de rede lateral sem fio inicia uma mensagem de paginação dentro de um período de tempo:
[0061] etapa S1110: processo de identificação de Estrato de Não-Acesso (NAS) (autenticação); esta etapa é opcional;
[0062] etapa S1112: a entidade de gerenciamento de mobilidade transmite uma mensagem de solicitação de estabelecimento de contexto inicial para o elemento de rede lateral sem fio;
[0063] etapa S1114: o elemento de rede lateral sem fio estabelece portador de rádio;
[0064] etapa S1116: o elemento de rede lateral sem fio transmite a mensagem de término de estabelecimento de contexto inicial para a entidade de gerenciamento de mobilidade.
Realização 2
[0065] A figura 12 é um fluxograma interativo mostrando que o terminal executa um processo de solicitação de serviço com base em um sistema UTRAN ao transitar do estado inerte para o estado conectado, de acordo com uma realização da revelação. A realização é baseada na situação da arquitetura do sistema da figura 2a, na qual uma porta local é um L-GGSN, conforme mostrado na figura 12, compreendendo as etapas a seguir da etapa S1202 até a etapa S1216:
[0066] etapa S1202: um terminal tem uma conexão de acesso de IP local e uma conexão de rede núcleo após acessar um sistema de comunicação sem fio e, então, o terminal entra no estado inerte.
[0067] etapa S1204: o terminal transmite uma mensagem de solicitação de serviço para um elemento de rede lateral sem fio e transporta um tipo de serviço na mensagem (isto é, a etapa S1002 acima).
[0068] etapa S1206: o elemento de rede lateral sem fio pára um temporizador de espera de paginação.
[0069] etapa S1208: o elemento de rede lateral sem fio transmite uma mensagem UE inicial para uma entidade de gerenciamento de mobilidade.
[0070] Se o elemento de rede lateral sem fio descobre que a solicitação de serviço é acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio, então transporta, na mensagem, dados ou sinalização que são considerados como código de razão (o código de razão representa dados ou sinalização iniciados pelo terminal), ou uma resposta à paginação de um elemento de rede lateral sem fio, ou uma porta de estação base principal, de modo a facilitar que a entidade de gerenciamento de mobilidade determine que a mensagem de solicitação de serviço é válida de acordo com o código de razão. Portanto, os dados de downlink do acesso de IP local é uma paginação para o terminal iniciado pelo elemento de rede lateral sem fio. Por outro lado, o elemento de rede lateral sem fio não necessita notificar a entidade de gerenciamento de mobilidade sobre o código de razão (isto é, a etapa S1004 acima).
[0071] Portanto, o código de razão acima pode ser transportado através da causa de estabelecimento RRC ou causa ou indicação ou tipo de serviço ou nova célula adicionada pela expansão da mensagem existente. Por exemplo, se a causa de estabelecimento de RRC ou causa ou indicação ou tipo de serviço ou célula nova adicionada pela expansão da mensagem existente forem dados ou sinalização, isto indica que os dados ou sinalização são considerados como os dados ou sinalização que transporta o código de razão.
[0072] Portanto, o método acima para julgar a solicitação de serviço acionada pela paginação do elemento de rede lateral sem fio é: o temporizador de espera de paginação é aparentado no elemento de rede lateral sem fio ou o elemento de rede lateral sem fio inicia uma mensagem de paginação dentro de um período de tempo.
[0073] Etapa S1210: a entidade de gerenciamento de mobilidade executa uma função de segurança; esta etapa é opcional.
[0074] Etapa S1212: se o código de razão transportado na etapa S1208 forem dados, a entidade de gerenciamento de mobilidade transmite uma mensagem de solicitação de designação de portador de acesso de rádio para o elemento de rede lateral sem fio.
[0075] Etapa S1214: o elemento de rede lateral sem fio estabelece o portador de rádio.
[0076] Etapa S1216: o elemento de rede lateral sem fio transmite uma mensagem de resposta de designação de portador de acesso de rádio para a entidade de gerenciamento de mobilidade.
[0077] Para simplificar a descrição, quando a estação base ou estação base principal ou o RNC ou a porta de estação base principal for separadamente configurada ou conjuntamente configurada com a porta local, exceto que o elemento de rede lateral sem fio da etapa S1106 e S1108 na figura 11 especificamente se refere à porta local, e a estação base ou estação base principal transmite a mensagem de solicitação de serviço para a porta local após a etapa S1104, gerenciamento do temporizador de paginação, tratamento de transporte de razão na mensagem transmitida para a entidade de gerenciamento de mobilidade, e método para a entidade de gerenciamento de mobilidade para distinguir a mensagem de solicitação de serviço são similares à realização acima na figura 11, e não afetam a descrição da revelação, de modo que é desnecessário prover mais detalhes.
[0078] Para simplificar a descrição, quando a estação base ou a estação base principal ou o RNC ou a porta de estação base principal é separadamente configurada ou conjuntamente configurada com a porta local, exceto que o elemento de rede lateral sem fio da etapa S1206 e S1208 na figura 12 especificamente se refere à porta local, e a estação base ou estação base principal ou RNC transmite a mensagem de solicitação de serviço para a porta local após a etapa S1204, gerenciamento do temporizador de paginação, tratamento de transporte de razão na mensagem transmitida para a entidade de gerenciamento de mobilidade, e o método para a entidade de gerenciamento de mobilidade distinguir a mensagem de solicitação de serviço são similares à realização na figura 12 acima, e não afetam a descrição da revelação, de modo que é desnecessário prover maiores detalhes.
[0079] Adicionalmente, se a estação base ou estação base principal ou o RNC ou a porta da estação base principal for conjuntamente configurada com a porta local, o elemento de rede conjuntamente configurado pode ser o elemento de rede lateral sem fio. Nesta situação, o gerenciamento do temporizador de paginação, o tratamento de transporte de razão na mensagem transmitida para a entidade de gerenciamento de mobilidade e o método para a entidade de gerenciamento de mobilidade distinguir a mensagem de solicitação de serviço são similares às realizações acima, e não afetam a descrição da revelação, de modo que é desnecessário prover mais detalhes.
[0080] Para simplificar a descrição, nas realizações acima, o modo de gerenciamento da conexão de acesso de IP local é descrito apenas tomando a condição da figura 3 como um exemplo. Para o sistema da figura 1, figura 2, figura 4 e figura 5, o gerenciamento do temporizador de paginação e o método para a entidade de gerenciamento de mobilidade distinguir a mensagem de solicitação de serviço são similares às realizações acima, e não afetam a descrição da invenção, de modo que é desnecessário prover maiores detalhes.
[0081] O elemento de rede lateral sem fio pode ser uma estação base, uma estação base principal, um RNC ou uma porta local. A entidade de gerenciamento de mobilidade pode ser uma MME, uma MSC ou um SGSN. A porta local pode ser uma L-SGW e L-PGW, uma L-PGW individual, um L-GGSN e L-SGSN, um L-GGSN individual ou uma entidade de função de distribuição de dados.
[0082] O endereço do elemento de rede lateral sem fio acessado pelo IP local pode ser igual àquele da porta local.
[0083] A conexão de acesso de IP local pode ser um acesso IP local para a rede local de usuário, um acesso de IP local para rede local de companhia, um acesso de IP local à Internet, uma operação de distribuição de serviço de Internet e uma distribuição de dados de IP específicos.
[0084] As realizações da revelação provêem um método de processamento para um terminal para transitar do estado inerte para o estado conectado, de modo a resolver o gerenciamento do temporizador de paginação e o método para a entidade de gerenciamento de mobilidade distinguir a mensagem de solicitação de serviço sob a condição de acesso de IP local.
[0085] Deveria ser observado que, as etapas mostradas no fluxograma dos desenhos podem ser executadas em um sistema de computador tal como um grupo de instruções executáveis por computador, além do mais, embora uma seqüência lógica seja mostrada no fluxograma, as etapas mostradas ou descritas podem ser executadas em uma seqüência diferente da seqüência acima em alguns casos.
[0086] De acordo com uma realização da invenção, um aparelho para transição de situação é provido. O aparelho pode ser configurado para implementar o método acima para transição de situação. A figura 13 é um diagrama de estrutura de um aparelho para transição de situação de acordo com uma realização da revelação; conforme mostrado na figura 13, o aparelho compreende um módulo de recebimento 1301, um módulo de julgamento 1302 e um módulo de transmissão 1303. A estrutura acima é descrita em detalhe abaixo.
[0087] O módulo de recebimento 1301 é configurado para receber uma mensagem de solicitação de serviço transmitida por um terminal; o módulo de julgamento 1302, que é conectado ao módulo de recebimento 1301, é configurado para julgar se a mensagem de solicitação de serviço recebida pelo módulo de recebimento 1301 é uma mensagem de resposta de paginação e notificar o módulo de transmissão 1303 desta condição; o módulo de transmissão 1303, que é conectado ao módulo de julgamento 1302, é configurado para transmitir uma mensagem de equipamento de usuário inicial para a entidade de gerenciamento de mobilidade de acordo com a notificação do módulo de julgamento 1302 e indicar que a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem de equipamento de usuário inicial.
[0088] A figura 14 é um diagrama de estrutura preferido de um aparelho para transição de situação para uma realização da revelação; conforme mostrado na figura 14, o módulo de transmissão 1303 compreende: um primeiro sub-módulo de transporte 1401 e um segundo sub-módulo de transporte 1402. A estrutura acima é descrita em detalhes abaixo.
[0089] O primeiro sub-módulo de transporte 1401 é configurado para transportar dados ou sinalização que são considerados como código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial (o código de razão representa dados ou sinalização iniciados pelo terminal); o segundo sub-módulo de transporte 1402 é configurado para transportar o código de razão na mensagem de equipamento de usuário inicial, onde o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta para paginação executada por um elemento de rede lateral sem fio.
[0090] Para concluir, nas realizações acima da revelação, um método e um aparelho para transição de situação são providos. O elemento de rede lateral sem fio julga se a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação após receber a mensagem de solicitação de serviço, e transmite a mensagem de equipamento de usuário inicial para a entidade de gerenciamento de mobilidade, e indica que a mensagem de solicitação de serviço é valida na mensagem de equipamento de usuário inicial para resolver o problema de que a entidade de gerenciamento de mobilidade é incapaz de fazer um julgamento correto e processamento lógico correspondente, e melhorar a eficiência de processamento do sistema de comunicação móvel.
[0091] Obviamente, aqueles especializados no assunto deveriam compreender que, cada módulo ou cada etapa da revelação acima pode ser implementado por um dispositivo de computação universal, onde os módulos e etapas podem ser concentrados em um dispositivo de computação único ou distribuído em uma rede composta de uma pluralidade de dispositivos de computação; opcionalmente, eles podem ser executados com um código de programa que pode ser executado por um dispositivo de computação, portanto, eles podem ser armazenados em um dispositivo de armazenagem a ser executado por um dispositivo de computação, ou serem, respectivamente, feitos em módulo de circuito integrado cada um, ou módulos ou etapas múltiplos dos mesmos podem ser feitas em um módulo de circuito integrado único. Desta maneira, a revelação não está limitada a qualquer combinação específica de software e hardware.
[0092] A descrição acima refere-se apenas às realizações preferidas da revelação, e não é usada para limitar a invenção. Para aqueles especializados no assunto, a revelação pode ter várias alterações e variações. Qualquer modificação, substituição equivalente, melhoramento e assim por diante dentro do espírito e princípio da revelação deveria ser incluído dentro do escopo de proteção da revelação.

Claims (9)

1. Método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de IP local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta do HeNóB, caracterizado por compreender: - julgar se uma mensagem de solicitação de serviço é uma resposta de paginação após o recebimento da mensagem de solicitação de serviço transmitida por um equipamento de usuário, transmitir uma mensagem inicial do equipamento de usuário para uma entidade de gerenciamento de mobilidade, e indicar se a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem inicial do equipamento de usuário; a indicação de que a mensagem de solicitação de serviço é válida na mensagem inicial do equipamento do usuário compreende: - transporte de “dados” ou “sinalização” que são considerados como código de razão na mensagem inicial do equipamento do usuário, sendo que o código de razão representa que o equipamento do usuário tem dados ou sinalização do usuário pendentes a serem enviados(as), ou - transporte do código de razão na mensagem inicial do equipamento de usuário, sendo que o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação do elemento de rede lateral sem fio ou da porta do HeNóB.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o código de razão está contido em pelo menos uma dentre às informações a seguir: - um código de estabelecimento de controle de recursos de rádio; - uma indicação ou tipo de serviço; - uma nova célula adicionada pela expansão do formato de mensagem existente.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o método compreender ainda: - parar um temporizador de espera de paginação antes de julgar se a mensagem de solicitação de serviço é a mensagem de resposta de paginação.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a determinação sobre se a mensagem de solicitação de serviço é a resposta de paginação na presença de um temporizador de espera de paginação ou quando o elemento de rede lateral sem fio inicia um mensagem de paginação dentro de um período de tempo predeterminado.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o método compreender ainda: - julgar que a mensagem de solicitação de serviço não é uma resposta de paginação, determinando a não modificação do código de razão na mensagem inicial do equipamento de usuário.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado por a entidade de gerenciamento de mobilidade compreende um dentre os seguintes: uma unidade de gerenciamento móvel, um centro de comutação móvel e um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de serviço; o elemento de rede lateral sem fio compreende um dentre os seguintes: uma estação base, um HeNóB, um controlador de rede de rádio e uma porta local.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por a porta local compreende um dentre os seguintes: uma porta de serviço local e porta de rede de dados de pacote local, uma porta de rede de dados de pacote local, um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de serviço local e nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de porta local, um nó de suporte de serviço de rádio de pacote geral de porta local, e uma entidade de função de distribuição de dados.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a conexão de acesso de IP local compreender um dentre os seguintes: - um acesso de IP local à rede de IP doméstico, um acesso de IP local à rede de IP corporativa, um acesso de IP local à Internet, uma operação de distribuição de serviço de Internet, uma distribuição do tráfego do IP selecionado.
9. Aparelho para transição de situação que utiliza o método conforme definido na reivindicação 1, caracterizado por compreender: - um módulo de recebimento, que é configurado para receber uma mensagem de solicitação de serviço de um terminal; - um módulo de julgamento, que é configurado para notificar o módulo de transmissão ao julgar que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta de paginação; - o módulo de transmissão, que é configurado para transmitir uma mensagem inicial de equipamento de usuário para uma entidade de gerenciamento de mobilidade de acordo com a notificação do módulo de julgamento; sendo que, a mensagem inicial do equipamento de usuário é usada para indicar que a mensagem de solicitação de serviço é válida. sendo que o módulo de transmissão compreende: - um primeiro submódulo de transporte, que é configurado para transportar “dados” ou “sinalização” que são considerados como código de razão na mensagem inicial do equipamento do usuário, sendo que o código de razão representa que o equipamento do usuário tem dados ou sinalização pendentes do usuário a serem enviados(as); - um segundo submódulo de transporte, que é configurado para transportar o código de razão na mensagem inicial do equipamento do usuário, sendo que o código de razão representa que a mensagem de solicitação de serviço é uma mensagem de resposta a uma paginação realizada por um elemento de rede lateral sem fio.
BR112012006744-3A 2009-09-27 2009-12-21 método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de ip local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal e aparelho para transição de situação BR112012006744B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CN200910178822.8 2009-09-27
CN200910178822.8A CN102036218B (zh) 2009-09-27 状态转换方法及装置
PCT/CN2009/075770 WO2010145145A1 (zh) 2009-09-27 2009-12-21 状态转换方法及装置

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012006744A2 BR112012006744A2 (pt) 2020-10-13
BR112012006744B1 true BR112012006744B1 (pt) 2021-05-25

Family

ID=43355704

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012006744-3A BR112012006744B1 (pt) 2009-09-27 2009-12-21 método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de ip local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal e aparelho para transição de situação

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8743752B2 (pt)
EP (1) EP2482567B1 (pt)
JP (1) JP5878123B2 (pt)
KR (1) KR101421525B1 (pt)
BR (1) BR112012006744B1 (pt)
WO (1) WO2010145145A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2011034175A1 (ja) * 2009-09-18 2011-03-24 日本電気株式会社 通信システムと通信制御方法
CN102149071B (zh) * 2010-02-08 2014-12-10 中兴通讯股份有限公司 一种对本地ip连接的建立进行控制的方法
EP2638729B1 (en) * 2010-11-14 2016-06-08 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (publ) Circuit switched fallback paging for mobility management entity pool
US10098176B2 (en) 2011-01-06 2018-10-09 Nec Corporation Mobile communications system, control apparatus, policy supply system, state transition control method, and policy supply method
EP2663154A4 (en) 2011-01-06 2016-10-12 Nec Corp RULE DETERMINATION SYSTEM, RULE DETERMINATION METHOD, AND NON-TEMPORARY COMPUTER-READABLE MEDIUM
WO2015005853A2 (en) 2013-07-09 2015-01-15 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Method and apparatus in a telecommunication system
CN105451209A (zh) * 2014-09-24 2016-03-30 中兴通讯股份有限公司 用户信息处理方法、装置、系统、pcrf及rcaf
EP3360374B1 (en) * 2015-10-09 2020-03-25 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) Network node, wireless device and methods performed thereby for the network node to provide information to the wireless device
EP3207823A1 (en) * 2016-02-16 2017-08-23 Braun GmbH Interactive system setup concept
US11457347B2 (en) * 2016-04-29 2022-09-27 Intel Corporation Techniques to manage service requests in a wireless network

Family Cites Families (42)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FI105746B (fi) * 1995-09-29 2000-09-29 Nokia Mobile Phones Ltd Integroitu radioviestintäjärjestelmä
US6693886B1 (en) * 2000-02-07 2004-02-17 Nokia Ip, Inc. Method and apparatus for conducting mobile communication over IP networks
US7415274B2 (en) 2003-02-19 2008-08-19 Nokia Corporation Routing procedure for a communication system
CA2539209C (en) * 2003-05-01 2014-01-28 Interdigital Technology Corporation Method and apparatus for delivery of data-based/voice services over piconets and wireless lans (wlans) coupled to 3gpp devices including protocol architecture and information elements relating to short message service (sms) over wlans
FR2854756B1 (fr) * 2003-05-07 2005-08-12 Evolium Sas Procede pour l'etablissement de connexion dans un systeme de radiocommunications mobiles
DE602004000433T2 (de) * 2004-07-19 2006-08-31 Siemens Ag Verfahren zum Betrieb eines tragbaren Kommunikationsgerätes, und ein tragbares Kommunikationsgerät
US9198156B2 (en) * 2004-08-23 2015-11-24 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Paging mobile stations in a hybrid network
FR2890522B1 (fr) * 2005-09-02 2007-11-30 Nec Technologies Uk Ltd Procede d'acceleration de la recherche d'un reseau de telecommunication par un terminal mobile
EP1764970A1 (en) * 2005-09-19 2007-03-21 Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. Multiple interface mobile node with simultaneous home- and foreign network connection
US20070207806A1 (en) * 2006-01-30 2007-09-06 Interdigital Technology Corporation Wireless communication method and system for performing dual mode paging
US20070287871A1 (en) * 2006-03-20 2007-12-13 Eelko Brevoord Silicoaluminophosphate isomerization catalyst
US20080076425A1 (en) * 2006-09-22 2008-03-27 Amit Khetawat Method and apparatus for resource management
ATE531193T1 (de) * 2007-01-15 2011-11-15 Ericsson Telefon Ab L M Verfahren und anordnungen für das ausrufen eines teilnehmerendgerätes für leitungsvermittelte dienste in einem paketvermittelten lte kommunikationsnetz
CN101242645B (zh) 2007-02-09 2011-02-09 华为技术有限公司 移动终端从空闲态进入激活态的方法及系统
GB2447442A (en) * 2007-02-23 2008-09-17 Ubiquisys Ltd Base station for cellular communication system
TW200843538A (en) * 2007-04-18 2008-11-01 Interdigital Tech Corp Assisted wireless transmit/receive unit paging and call session routing
CN101325583B (zh) 2007-06-15 2012-08-08 华为技术有限公司 注册网关地址的方法及移动性管理实体
CN101330720A (zh) * 2007-06-18 2008-12-24 华为技术有限公司 一种接入用户的处理方法、用户接入系统及设备
CN101355793B (zh) * 2007-07-27 2011-08-31 华为技术有限公司 识别用户设备的方法和装置及临时标识传递和分配方法
EP2046090A1 (en) * 2007-10-02 2009-04-08 Panasonic Corporation Management of session control signaling for multicast/broadcast services
FI20075761A0 (fi) * 2007-10-29 2007-10-29 Nokia Siemens Networks Oy Käyttäjälaitetunnisteen allokointi
JP5065854B2 (ja) 2007-10-29 2012-11-07 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 基地局装置、移動局装置、及びシステム情報送信方法
JP4969421B2 (ja) 2007-11-20 2012-07-04 三菱電機株式会社 受信装置及び通信システム
US9247420B2 (en) * 2007-12-12 2016-01-26 Lg Electronics Inc. Method of managing user equipment capabilities
KR100960124B1 (ko) * 2007-12-18 2010-05-27 한국전자통신연구원 이동단말 및 그 핸드오버방법
EP2076069A1 (en) * 2007-12-27 2009-07-01 Thomson Telecom Belgium Method and system for performing service admission control
US8477811B2 (en) * 2008-02-02 2013-07-02 Qualcomm Incorporated Radio access network (RAN) level keep alive signaling
JP2009200644A (ja) 2008-02-19 2009-09-03 Panasonic Corp 無線基地局の位置登録システム、無線基地局及びgps搭載セルラー端末並びに位置登録方法及び位置情報送信方法
US8780732B2 (en) * 2008-03-18 2014-07-15 Qualcomm Incorporated Method of network management by assistance from terminal using control-plane signaling between terminal and network
GB2458885A (en) * 2008-03-20 2009-10-07 Nec Corp Accepting or rejecting a connection request based upon capability information of a user device
US20090270097A1 (en) * 2008-04-29 2009-10-29 Gallagher Michael D Method and Apparatus for User Equipment Registration Updates Triggered by a Tracking Area Change
KR101556651B1 (ko) * 2008-05-13 2015-10-05 삼성전자주식회사 이동 통신 시스템에서의 음성 호 서비스 제공 방법 및 장치와 그 시스템
EP2429241B1 (en) * 2008-05-19 2013-05-08 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Circuit switched fallback in evolved packet system
US8243725B2 (en) * 2008-08-13 2012-08-14 Interdigital Patent Holdings, Inc. Maintaining circuit switched continuity in an enhanced universal terrestrial radio access network
CN101677455A (zh) * 2008-09-19 2010-03-24 三星电子株式会社 协助网络寻找目的节点的方法
US20100075698A1 (en) * 2008-09-23 2010-03-25 Telefonaktiebolaget L M Ericsson (Publ) Location registration and paging in telecommunications network
KR101472749B1 (ko) * 2008-09-25 2014-12-16 삼성전자주식회사 Home eNB에서 단말의 수락제어 방법 및 장치.
RU2487499C1 (ru) * 2008-10-30 2013-07-10 Панасоник Корпорэйшн Устройство базовой станции, устройство шлюза, способ установки соединения вызова и система беспроводной связи
US9839001B2 (en) * 2009-03-23 2017-12-05 Apple Inc. Methods and apparatus for optimizing paging mechanisms and publication of dynamic paging mechanisms
US8842633B2 (en) * 2009-05-04 2014-09-23 Blackberry Limited Systems and methods for mobile stations to identify radio access technologies
US8559387B2 (en) * 2009-05-04 2013-10-15 Blackberry Limited Indicating radio access technology information to mobile stations system and method
US8442004B2 (en) * 2009-06-29 2013-05-14 Motorola Mobility Llc Service continuity during outbound handover from a home network base station with local internet protocol access

Also Published As

Publication number Publication date
US8743752B2 (en) 2014-06-03
WO2010145145A1 (zh) 2010-12-23
JP2013506323A (ja) 2013-02-21
EP2482567A4 (en) 2014-07-16
KR20120080216A (ko) 2012-07-16
BR112012006744A2 (pt) 2020-10-13
JP5878123B2 (ja) 2016-03-08
EP2482567A1 (en) 2012-08-01
US20120170495A1 (en) 2012-07-05
KR101421525B1 (ko) 2014-07-22
CN102036218A (zh) 2011-04-27
EP2482567B1 (en) 2016-05-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012006744B1 (pt) método para transição de situação, aplicado a um processo de conexão de acesso de ip local de um elemento de rede lateral sem fio ou uma porta de estação base principal e aparelho para transição de situação
EP3641424B1 (en) Method for registering a user equipment with a network slice in a wireless communication system and user equipment therefor
EP3481139B1 (en) Method and device for performing service request procedure in wireless communication system
ES2927540T3 (es) Control de brecha de servicio para un dispositivo inalámbrico
ES2838873T3 (es) Método y aparato para acceder y obtener contexto de equipo de usuario e identidad de equipo de usuario
JP5816743B2 (ja) セルラネットワークとwlanとを統合したネットワーク状況下での通信の方法
US20120300638A1 (en) Method and System for Controlling Establishment of Local IP Access
CN101720115B (zh) 一种重建分组数据网络连接的方法及系统
BR122016000399A2 (pt) Aparelho, método e sistema de comunicação
BRPI0305017B1 (pt) Método, aparelho e equipamento de usuário para suportar uma interação entre uma rede de área local sem fio e uma rede de sistema de telecomunicações móvel universal
JP2006197536A (ja) 無線網制御装置、無線lan中継装置、無線通信システム及び無線通信システムの通信方法
BR112019000582A2 (pt) método para processamento de procedimento de estabelecimento de sessão de pdu e nó de amf
US20070254663A1 (en) Method and architecture for interworking of standardised networks
US10827557B2 (en) Network access control method and apparatus
CN107005843A (zh) 一种无线通信网络中的接入方法、相关装置及系统
CN109429366B (zh) 一种pdu会话处理方法及设备
WO2010124486A1 (zh) 链式连接建立方法、服务网关及分组数据网网关
JP2016504809A (ja) ローカルipアクセス接続を解放する方法および装置、移動管理ユニット、無線側ネットワーク要素
BR112021002769A2 (pt) método para processar mudança na capacidade de rádio de aparelho terminal e aparelho
CN102056145B (zh) 支持本地ip访问的通信系统中隧道连接的释放方法与系统
US20130058312A1 (en) Method, apparatus and system for processing local address in shunt connection
CN102014452B (zh) 一种本地ip访问连接实现移动性的方法和系统
WO2016183775A1 (zh) 一种紧急呼叫方法、装置及设备
WO2011157100A1 (zh) 一种数据缓存的方法和系统
US20150271815A1 (en) Method and Device for Configuring Un Subframe

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B15K Others concerning applications: alteration of classification

Free format text: A CLASSIFICACAO ANTERIOR ERA: H04W 4/00

Ipc: H04W 76/10 (2018.01)

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 21/12/2009, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF