BR102023002948A2 - Cabo óptico e método para a fabricação de um cabo óptico pré-terminado - Google Patents

Cabo óptico e método para a fabricação de um cabo óptico pré-terminado Download PDF

Info

Publication number
BR102023002948A2
BR102023002948A2 BR102023002948-5A BR102023002948A BR102023002948A2 BR 102023002948 A2 BR102023002948 A2 BR 102023002948A2 BR 102023002948 A BR102023002948 A BR 102023002948A BR 102023002948 A2 BR102023002948 A2 BR 102023002948A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
optical cable
tubes
main body
multifiber
termination segment
Prior art date
Application number
BR102023002948-5A
Other languages
English (en)
Inventor
John Shuman
Ian James Griffiths
Original Assignee
Prysmian S.P.A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Prysmian S.P.A filed Critical Prysmian S.P.A
Publication of BR102023002948A2 publication Critical patent/BR102023002948A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/24Coupling light guides
    • G02B6/25Preparing the ends of light guides for coupling, e.g. cutting
    • GPHYSICS
    • G02OPTICS
    • G02BOPTICAL ELEMENTS, SYSTEMS OR APPARATUS
    • G02B6/00Light guides; Structural details of arrangements comprising light guides and other optical elements, e.g. couplings
    • G02B6/24Coupling light guides
    • G02B6/36Mechanical coupling means
    • G02B6/38Mechanical coupling means having fibre to fibre mating means

Abstract

CABO ÓPTICO E MÉTODO PARA A FABRICAÇÃO DE UM CABO ÓPTICO PRÉ-TERMINADO Um cabo óptico inclui um corpo principal e um segmento de terminação que se estende de uma extremidade do corpo principal. O corpo principal inclui porções médias de fibras ópticas. O segmento de terminação inclui porções de extremidade das fibras ópticas e conectores multifibras anexados a porções de extremidade das fibras ópticas. Os conectores multifibra estão escalonados ao longo de um comprimento do segmento de terminação.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] A presente invenção refere-se, geralmente, a cabos ópticos, e, em modalidades específicas, a um cabo óptico com fibras pré-terminadas escalonadas.
ANTECEDENTES
[002] As fibras ópticas são fios de vidro de diâmetro muito pequeno capazes de transmitir um sinal óptico a grandes distâncias em velocidades muito altas e com perda de sinal relativamente baixa em relação às redes de fio de cobre padrão. Cabos ópticos são, portanto, amplamente utilizados em comunicação de longa distância, tendo substituído outras tecnologias, como comunicação por satélite, comunicação por fio padrão etc. Além da comunicação de longa distância, as fibras ópticas são também usadas em muitas aplicações, como medicina, aviação, serviços de dados de computador, etc.
[003] Há uma necessidade crescente em muitas aplicações (por exemplo, computação em hiperescala) para cabos ópticos que são capazes de transferir altas taxas de dados enquanto ocupam um espaço mínimo. Essa necessidade pode surgir em servidores onde o espaço para a fibra óptica é um fator limitante crítico. A instalação de cabos com alta contagem de fibras é muito demorada e cara, devido ao grande número de conexões de fibra que precisam ser preparadas e emendadas/terminadas, exigindo pessoas qualificadas e equipamentos especializados.
[004] Cabos ópticos são frequentemente instalados por empurrão, puxão e/ou soprados em dutos. O tamanho interno do duto determina o diâmetro máximo de um cabo que pode ser instalado em um determinado duto. Cabos ópticos pré-terminados são úteis para se economizar tempo e despesas durante a instalação dos cabos ópticos, mas os conectores de cabos ópticos pré-terminados podem apresentar desafios para instalação através de dutos.
RESUMO DA INVENÇÃO
[005] De acordo com uma modalidade, um cabo óptico inclui: um corpo principal contendo porções intermediárias de uma pluralidade de fibras ópticas, o corpo principal tendo um primeiro diâmetro externo; e um primeiro segmento de terminação que se estende desde uma primeira extremidade do corpo principal, o primeiro segmento de terminação tendo um segundo diâmetro externo igual ou menor que o primeiro diâmetro externo, o segundo diâmetro externo sendo um diâmetro máximo do primeiro segmento de terminação através de qualquer transversal do primeiro segmento de terminação ao longo do comprimento do primeiro segmento de terminação; o primeiro segmento de terminação incluindo: as primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas; e uma primeira pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibra sendo fixado às respectivas primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas, onde a primeira pluralidade de conectores multifibras é escalonada ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação.
[006] Conforme outra modalidade, um cabo óptico inclui: uma pluralidade de tubos, cada uma dessas pluralidades incluindo uma respectiva pluralidade de fibras ópticas; e uma pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da pluralidade de conectores multifibras sendo fixado a uma extremidade de um respectivo tubo da pluralidade de tubos; a pluralidade de conectores multifibra sendo escalonada ao longo de um segmento de terminação do cabo óptico, o segmento de terminação estando na extremidade de um corpo principal do cabo óptico, onde o diâmetro externo maior do segmento de terminação é igual ou menor que o diâmetro externo do corpo principal.
[007] Conforme ainda outra modalidade, um método de fabricação de um cabo óptico pré-terminado inclui: expor uma pluralidade de tubos pela remoção de uma capa externa de um cabo óptico de um segmento de terminação desse cabo, o segmento de terminação estendendo-se do corpo principal do cabo óptico, o corpo principal tendo um primeiro diâmetro externo; definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros; terminar as fibras ópticas da pluralidade de tubos com conectores multifibras; e ligar a pluralidade de tubos e os conectores multifibras no segmento de terminação com um envoltório, onde, após a ligação da pluralidade de tubos e dos conectores multifibras, o segmento de terminação, excluindo o envoltório, terá um segundo diâmetro, o segundo diâmetro sendo igual ou menor que o primeiro diâmetro.
[008] Deve-se entender que tanto a descrição geral anterior quanto a descrição detalhada a seguir são apenas exemplificativas e explicativas, não sendo restritivas da divulgação, conforme reivindicado.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[009] Para uma compreensão mais completa da presente invenção e de suas vantagens, será feita referência às seguintes descrições tomadas em conjunto com os desenhos anexos, nos quais: - As Figuras 1A-1C ilustram um cabo óptico, de acordo com uma modalidade, em que a Figura 1A ilustra uma vista lateral do cabo óptico, a Figura 1B ilustra uma vista em corte transversal através do corpo principal do cabo óptico, e a Figura 1C ilustra uma vista em corte transversal através de um segmento de terminação do cabo óptico; - A Figura 1D ilustra uma vista em corte transversal de um tubo de um cabo óptico, de acordo com uma modalidade; - A Figura 1E ilustra uma vista superior de uma fita flexível de fibras ópticas, de acordo com uma modalidade; - A Figura 1F ilustra uma vista em corte transversal de uma fita flexível de fibras ópticas, de acordo com uma modalidade; - A Figura 1G é um fluxograma de um método de modalidade para fabricação de um cabo óptico; - A Figura 2 ilustra uma vista lateral do cabo óptico, de acordo com uma modalidade; e - As Figuras 3A-3C ilustram um cabo óptico, conforme outra modalidade, em que a Figura 3A ilustra uma vista lateral do cabo óptico, a Figura 3B ilustra uma vista em corte transversal através do corpo principal do cabo óptico, e a Figura 3C ilustra uma vista em corte transversal através de um segmento de terminação do cabo óptico.
[0010] Números e símbolos correspondentes nas diferentes figuras geralmente se referem às partes correspondentes, a menos que indicado de outra forma. As figuras são desenhadas para ilustrar claramente os aspectos relevantes das modalidades e não são necessariamente desenhadas em escala. As arestas dos recursos desenhados nas figuras não indicam necessariamente o término da extensão do recurso.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES ILUSTRATIVAS
[0011] A fabricação e o uso de várias modalidades são discutidos em detalhes abaixo. Deve-se apreciar, no entanto, que as várias modalidades descritas neste documento são aplicáveis em uma ampla variedade de contextos específicos. As modalidades específicas discutidas são meramente ilustrativas de maneiras específicas de se fabricar e usar várias modalidades, e não devem ser interpretadas em um escopo limitado.
[0012] A referência a "uma modalidade" na estrutura da presente descrição destina-se a indicar que uma determinada configuração, estrutura ou característica descrita em relação à modalidade está incluída em, pelo menos, uma modalidade. Portanto, o termo "em uma modalidade", que pode estar presente em um ou mais pontos da presente descrição, não se refere necessariamente a uma e à mesma modalidade. Além disso, conformações, estruturas ou características específicas podem ser combinadas de qualquer maneira adequada em uma ou mais modalidades.
[0013] As referências aqui utilizadas são fornecidas apenas por conveniência e, portanto, não definem a extensão da proteção ou o escopo das modalidades. De acordo com uma ou mais modalidades da presente divulgação, um cabo óptico pré-terminado é fornecido com um corpo principal contendo uma pluralidade de fibras ópticas cercada por uma capa externa e um segmento de terminação no final do corpo principal. O segmento de terminação inclui fibras ópticas pré- terminadas ligadas a conectores multifibras. Os conectores multifibra são dispostos em um padrão escalonado em torno do segmento de terminação, de forma que o diâmetro externo do segmento de terminação é igual ou menor que o diâmetro externo do corpo principal. Uma cobertura de proteção temporária e removível é colocada ao redor do segmento de terminação e do corpo principal, para proteção do cabo óptico durante a instalação. A cobertura de proteção é fina (por exemplo, o aumento de diâmetro causado pelo envoltório temporário é menor que 10%), de modo que não contribua muito no diâmetro adicional do cabo óptico durante o processo de instalação, após o qual, deve ser removido. Isso habilita a instalação do cabo óptico em um mesmo tamanho de duto, como destinado a um cabo óptico sem conectores anexados ou a uma cobertura de proteção.
[0014] É desejável que o diâmetro externo do segmento de terminação seja igual ou menor que o diâmetro externo do corpo principal, para permitir a instalação de cabos ópticos pré-terminados (também chamados de cabos ópticos pré- conectorizados) com altas contagens de fibra óptica (por exemplo, de 144 a 13.824 fibras ópticas por cabo) através de dutos adequados para cabos ópticos sem conectores anexados. Anexar conectores a cabos ópticos antes da instalação para formar cabos ópticos pré-terminados reduz o tempo de instalação dos cabos ópticos significativamente, e os custos de mão-de- obra para instalação podem ser significativamente reduzidos removendo-se a etapa demorada e intensiva de emenda de fibra óptica do processo de instalação. Por exemplo, terminar as fibras ópticas antes da instalação removerá a necessidade de emendar as fibras ópticas durante a instalação. Reduzir o tempo de instalação e a mão de obra necessária para a instalação podem remover custos de capital que não devem ser depreciados. Pelo fato de o diâmetro externo do segmento de terminação do cabo óptico pré-terminado (excluindo-se a cobertura de proteção temporária) ser igual ou menor que o diâmetro externo do corpo principal, o cabo óptico pré-terminado pode ser instalado através dos mesmos dutos usados para cabos ópticos não terminados. Como tal, os dutos existentes podem ser usados para instalar o cabo pré-terminado. Isso atende a uma necessidade significativa do mercado de cabos ópticos de alta contagem de fibras pré-terminadas na computação de hiperescala que, atualmente, não é atendida.
[0015] As Figuras 1A-1C ilustram um cabo óptico 100, conforme algumas modalidades. A Figura 1A ilustra uma vista lateral do cabo óptico 100. A Figura 1B ilustra uma vista em corte transversal ao longo da seção transversal 1B-1B através de um corpo principal 100A do cabo óptico 100, conforme ilustrado na Figura 1A. A Figura 1C ilustra uma vista em corte transversal ao longo da seção transversal 1C-1C através de um segmento de terminação 100B do cabo óptico 100.
[0016] Referindo-se primeiramente à Figura 1A, em uma ou mais modalidades, o cabo óptico 100 inclui um corpo principal 100A e um primeiro segmento de terminação 100B (também chamado de segmento de terminação 100B) em uma ou ambas as extremidades do corpo principal 100A. O segmento de terminação 100B pode ter um comprimento em uma faixa de 0,5 m a 10 m, como 5 m.
[0017] Em algumas modalidades, o cabo óptico 100 inclui uma pluralidade de tubos 112, e cada tubo 112 da pluralidade de tubos 112 inclui uma respectiva pluralidade de fibras ópticas. As fibras ópticas podem ser dispostas em fitas flexíveis (vide abaixo as figuras 1D-1F), em fitas planas, ou podem ser fibras soltas. No corpo principal 100A, a pluralidade de tubos 112 está cercada por uma camada externa 106. No segmento de terminação 100B, a camada externa 106 é removida e uma pluralidade de tubos 112 são expostos. Em algumas modalidades, o cabo óptico 100 inclui um elemento central de resistência (vide abaixo as figuras 3A-3C).
[0018] Em outras modalidades, o cabo óptico 100 é um cabo de tubo central, com um único tubo central que inclui uma pluralidade de fibras ópticas que podem ser dispostas em fitas flexíveis (vide abaixo as figuras 1E-1F), em fitas planas, ou podem ser fibras soltas. Um sistema de resistência pode cercar o tubo central, como uma camada de fios de resistência ou elementos de resistência presos ou embutidos na bainha externa do cabo de tubo central.
[0019] Ainda referindo-se à Figura 1A, no segmento de terminação 100B, cada tubo 112 da pluralidade de tubos 112 está ligado em sua respectiva extremidade a um conector 120 (também chamado de conector multifibra). O conector 120 pode ser qualquer conector multifibra adequado. Em algumas modalidades, o conector 120 pode terminar um número de fibras ópticas em uma faixa de 12 a 144, como 24 fibras ópticas. As fibras ópticas contidas em cada tubo 112 são terminadas no conector 120. As fibras ópticas podem, subsequentemente, ser conectadas, através do conector 120, a outras fibras ópticas ou portas de dados durante a instalação em, por exemplo, uma instalação de computação em hiperescala. Embora a Figura 1A ilustre cada tubo 112 como terminado com um único conector respectivo 120, deve-se apreciar que esse é um exemplo não limitante. Em diversas modalidades, dois ou mais tubos 112 podem ser terminados por conectores simples 120; ou tubos simples 112 podem incluir fibras ópticas terminadas por dois ou mais conectores respectivos 120. O segmento de terminação 100B pode incluir um número total de conectores 120 em uma faixa de 5 a 500.
[0020] Conforme ilustrado na Figura 1A, os conectores 120 estão escalonados ao longo do comprimento do segmento de terminação 100B. Por exemplo, em algumas modalidades os conectores 120 estão posicionados em “n” posições axiais xi (com o índice i variando de 1 a “n”) em torno do segmento de terminação 100B. Deve-se apreciar que, embora a Figura 1A ilustre posições axiais x1 a x6, o segmento de terminação 100B pode se estender além do limite direito da Figura 1A para uma posição axial xn onde “n” é maior que 6. Em algumas modalidades, “n’ está em uma faixa de 10 a 80.
[0021] Os conectores 120 são dispostos em distâncias escalonadas do corpo principal 100a, de modo a manter o diâmetro do segmento de terminação 100B igual a ou menor que o diâmetro do corpo principal 100A. Um conector único 120 e disposto na posição x1 (mais próximo do corpo principal 100A) e dois ou mais conectores 120 são dispostos na posição xn (mais distante do corpo principal 100A). Conforme a distância do corpo principal 100A ao longo do segmento de terminação 100B aumenta, o número de tubos 112 diminui, devido às fibras ópticas dos tubos 112 serem terminadas pelos conectores 120. Isso faz com que o segmento de terminação 100B diminua em espessura com distância crescente do corpo principal 100A. Em diversas modalidades, conectores 120 únicos são dispostos em posições mais próximas ao corpo principal 100A, onde o segmento de terminação 100B é mais espesso, e dois ou mais conectores 120 são dispostos em posições mais distantes do corpo principal 100A, onde o segmento de terminação 100B é mais estreito.
[0022] O segmento de terminação 100B é circundado por um ou mais envoltórios 124 (também chamado(s) de cobertura(s) protetora(s)) que ligam os componentes respectivos do segmento de terminação 100B (por exemplo, a pluralidade de tubos 112 e conectores 120) uns aos outros. Um ou mais envoltórios 124 mantém os componentes respectivos do segmento de terminação 100B unidos durante a instalação do cabo óptico 100, como ao ser empurrado, puxado ou soprado através de um duto. Isso mantém o rastro do segmento de terminação 100B dentro do rastro do corpo principal 100A, o que é vantajoso para a instalação do cabo óptico 100 através de dutos projetados para acomodar cabos ópticos não terminados (em outras palavras, cabos ópticos sem conectores de terminação pré-instalados). Os envoltórios 124 pode ser qualquer material de ligação adequado, como fita adesiva, embalagem, barbante de plástico, trança, malha, bobina etc., ou suas combinações. Em algumas modalidades, os envoltórios 124 são dobras de embrulho para embalagem que ligam os conectores 120 aos tubos adjacentes 112 do segmento de terminação 100B. Em algumas modalidades, os envoltórios 124 incluem um material de embalagem em espiral (por exemplo, uma tira de plástico ou barbante) em torno do segmento de terminação 100B. Em algumas modalidades, um único envoltório 124 é usado para cobrir o segmento de terminação 100B inteiro, por exemplo uma luva protetora como uma luva de plástico fina, uma luva expansível que não desfia, tubo de plástico plano, adesivo termorretrátil, semelhantes ou suas combinações. O envoltório 124 pode ainda incluir uma luva puxadora que é aplicada em torno do cabo óptico 100, incluindo uma alça puxadora em uma extremidade da luva puxadora, de modo a facilitar a instalação do cabo óptico 100 através de um duto.
[0023] Um ou mais envoltórios 124 pode ter uma espessura menor ou igual a 3 mm, como em uma faixa de 1 mm a 3 mm, de forma que o diâmetro do segmento de terminação 100B que inclui um ou mais envoltórios 124 seja não mais que 10% maior que o diâmetro do corpo principal 100A sem um ou mais envoltórios 124. Em algumas modalidades, a extremidade do segmento de terminação 100B oposta ao corpo principal 100A é coberta por um envoltório 124 (por exemplo, tubo plástico) que é selado a quente em uma extremidade para proteger a extremidade do segmento de terminação 100B. Um ou mais envoltórios 124 são temporários, e são removidos após instalação do cabo óptico 100, o que inclui qualquer luva protetora, luva puxadora ou alça puxadora. Em algumas modalidades, uma porção do corpo principal 100A adjacente ao segmento de terminação 100B é coberta por um ou mais envoltórios 124.
[0024] Embora não ilustrado, o cabo óptico 100 pode ainda incluir um segundo segmento de terminação 100B em um lado oposto ao corpo principal 100A a partir do primeiro segmento de terminação 100B. O segundo segmento de terminação 100B pode ter fibras ópticas pré-terminadas por conectores 120, conforme descrito acima, com relação ao primeiro segmento de terminação 100B. No entanto, em algumas modalidades, os conectores 120 não estão escalonados ao longo do comprimento do segundo segmento de terminação 100B. Isso ocorre porque o segundo segmento de terminação 100B não precisa ser instalado através de um duto, já que somente um segmento de terminação do cabo óptico 100 (por exemplo, o primeiro segmento de terminação 100B) precisa passar através de um duto, na maior parte dos procedimentos de instalação.
[0025] A Figura 1B ilustra uma vista em corte transversal ao longo da seção transversal 1B-1B, através do corpo principal 100A do cabo óptico 100, conforme ilustrado na Figura 1A. Conforme mostrado na Figura 1B, no corpo principal 100A, a pluralidade de tubos 112 é circundada por uma camada externa 106. Embora 37 tubos sejam mostrados na Figura 1B, esse número não é, necessariamente, indicativo do número total de tubos 112 que podem ser incluídos no cabo óptico 100. Por exemplo, a pluralidade de tubos 112 pode incluir entre 6 e 72 tubos.
[0026] A pluralidade de tubos 112 encaixa-se dentro de uma camada externa 106 do corpo principal 100A do cabo óptico 100. A camada externa 106 pode incluir um número de camadas, como uma capa externa 118, uma camada de bloqueio de água 108 e um elemento óptico de resistência (não mostrado) ou camada de resistência 110. A capa externa 118 pode incluir poliuretano, polietileno, nylon, ou outro material adequado. Em uma modalidade, a capa externa 118 inclui polietileno de média densidade, com espessura nominal da capa externa de aproximadamente 1 mm, de modo a cumprir as normas para cabos de fibra ótica como Telcordia, GR-20 e ICEA-640. Aditivos retardantes de chama também podem ser incluídos à capa externa 118. A camada de bloqueio de água 108 pode incluir fios de bloqueio de água, fitas de bloqueio de água ou materiais do tipo pó superabsorvente.
[0027] Em algumas modalidades, o corpo principal 100A possui um primeiro diâmetro D1 (também chamado de primeiro diâmetro externo) através da seção transversal 1B-1B em uma faixa de 10 mm a 45 mm, como 40 mm. Isso é vantajoso, para que o cabo óptico 100 possa conter um número suficiente de fibras ópticas para aplicações como computação em hiperescala, enquanto ainda pode ser instalado através de dutos em instalações de computação. O corpo principal 100A com um diâmetro inferior a 6 mm pode ser desvantajoso, por não conter um número suficiente de fibras ópticas. O corpo principal 100A com um diâmetro maior que 60 mm pode ser desvantajoso, por ser muito largo para ser instalado através de dutos em instalações de computação.
[0028] A Figura 1C ilustra uma vista em corte transversal ao longo da seção transversal 1C-1C através do segmento de terminação 100B do cabo óptico 100, conforme ilustrado na Figura 1A. Como exemplo, a seção transversal 1C1C passa através de um conector único 120 mais próximo do corpo principal 100A (vide acima, a Figura 1A). O conector único 120 é anexado a uma pluralidade de tubos 112 por um envoltório 124. Um segundo diâmetro D2 (também chamado de segundo diâmetro externo) é o diâmetro máximo do segmento de terminação 100B através de qualquer seção transversal do segmento de terminação 100B ao longo do comprimento do segmento de terminação 100B. O segundo diâmetro D2 é igual ou menor que o primeiro diâmetro D1 (vide acima, a Figura 1B). Em algumas modalidades, o diâmetro do segmento de terminação 100B não é constante ao longo do segmento de terminação 100B, e o segmento de terminação 100B não é estritamente cilíndrico (por exemplo, devido aos perfis retos dos conectores 120). Como tal, o segundo diâmetro D2 é o diâmetro de um círculo estreito circunscrevendo o segmento de terminação 100B em uma position ao longo do comprimento do segmento de terminação 100B, onde o círculo estreito é maior (excluindo-se um ou mais envoltórios 124). Conforme ilustrado nas Figuras 1A e 1C, o segundo diâmetro D2 passa através do conector único 120 mais próximo ao corpo principal 100A ao longo da seção transversal 1C-1C, mas o segundo diâmetro D2 pode passar através de qualquer seção transversal do segmento de terminação 100B ao longo do comprimento do segmento de terminação 100B, onde o diâmetro do segmento de terminação 100B é maior.
[0029] Em algumas modalidades, o segmento de terminação 100B possui um segundo diâmetro D2 que é igual ou maior que o primeiro diâmetro D1 do corpo principal 100A, onde o segundo diâmetro D2 é o diâmetro máximo do segmento de terminação 100B através de qualquer seção transversal do segmento de terminação 100B ao longo do comprimento do segmento de terminação 100B. Por exemplo, o primeiro diâmetro D1 pode ser 30 mm ou menor, e o segundo diâmetro D2 pode ser 30 mm ou maior, como em uma faixa de 30 mm a 40 mm. Embora o segundo diâmetro D2 possa ser maior que o primeiro diâmetro D1, o segundo diâmetro D2 ainda é pequeno o suficiente para ser instalado através de dutos em instalações de computação.
[0030] Em algumas modalidades, o segundo diâmetro D2 está em uma faixa de 6 mm a 45 mm, como 40 mm. Isso é vantajoso, para que o cabo óptico 100 possa conter um número suficiente de fibras ópticas para aplicações como computação em hiperescala, enquanto ainda pode ser instalado através de dutos em instalações de computação. O segmento de terminação 100B com um diâmetro menor que 6 mm ou próximo pode desvantajoso, por não conter um número suficiente de fibras ópticas. O segmento de terminação 100B com um diâmetro maior que 60 mm pode ser desvantajoso, por ser muito largo para ser instalado através de dutos em instalações de computação.
[0031] O segundo diâmetro D2 igual ou menor que o primeiro diâmetro D1 será desvantajoso para a instalação do cabo óptico 100, que pode ter uma alta contagem de fibras ópticas (por exemplo, 3.000 ou mais fibras ópticas por cabo, como 144 a 10.000 fibras ópticas por cabo), através de dutos projetados para acomodar cabos ópticos não terminados sem conectores pré-fixados. Pré-terminar o cabo óptico 100 terminando suas respectivas fibras ópticas com conectores 120 pode reduzir significativamente o tempo de instalação dos cabos ópticos, como a partir de um tempo de instalação de 3 a 5 semanas para um tempo de instalação de 3 a 5 dias. Os custos de mão-de-obra para instalação podem ser reduzidos significativamente, movendo-se a etapa demorada e intensiva de terminação da fibra óptica do processo de instalação para o processo de fabricação do cabo óptico pré-terminado 100. Por exemplo, o cabo óptico pré-terminado 100 pode não precisar ter suas fibras ópticas emendadas durante a instalação. Dessa forma, reduzindo-se o tempo de instalação e mão de obra necessários para a instalação pode remover custos de capital que não podem ser depreciados.
[0032] O cabo óptico pré-terminado 100 pode ser instalado através dos mesmos dutos ou dutos (por exemplo, em instalações de computação de hiperescala) como os usados para cabos ópticos não terminados com um número igual ou semelhante de fibras ópticas, porque o segundo diâmetro D2 do segmento de terminação 100B do cabo óptico pré-terminado 100 (incluindo os conectores 120) é igual a ou menor que o primeiro diâmetro D1 do corpo principal 100A. Isso permite que o cabo óptico pré- terminado 100 seja instalado em dutos já existentes. O cabo óptico 100 divulgado neste documento atende a uma necessidade significativa do mercado de cabos ópticos de alta contagem de fibras pré-terminadas (por exemplo, 6.912 cabos de fibra óptica) na computação de hiperescala que atualmente não é atendida.
[0033] Embora a técnica anterior tenha incluído cabos ópticos pré-terminados com conectores em comprimentos escalonados do corpo principal do cabo óptico, a presente divulgação é a primeira a divulgar um segmento de terminação 100B de um cabo óptico pré-terminado 100 com um segundo diâmetro D2 que seja igual a ou menor que um primeiro diâmetro D1 do corpo principal 100A do cabo óptico pré-terminado 100. A técnica anterior não divulga esse recurso. Em vez disso, mostra os respectivos segmentos de terminação ou o equivalente com diâmetros mais largos que os corpos principais dos cabos ópticos. Isso é desvantajoso, porque os cabos ópticos pré- terminados da técnica anterior não podem ser instalados através de dutos com larguras projetados para acomodar cabos ópticos não terminados com um número igual ou semelhante de fibras ópticas. O cabo óptico pré-terminado 100 da presente divulgação pode ser instalado nos dutos, diferentemente dos cabos ópticos da técnica anterior.
[0034] A Figura 1D ilustra uma vista em corte transversal de um tubo 112 do cabo óptico 100 (vide acima, as Figuras 1A-1C), conforme algumas modalidades. O tubo 112 inclui uma ou mais fitas flexíveis 125 de fibras ópticas 126 unidas por regiões de ligação intermitente 133 (vide abaixo as figuras 1E-1F) e uma capa de tubo 115 encerrando uma ou mais fitas flexíveis 125. Essa uma ou mais fitas flexíveis 125 correm longitudinalmente ao longo do tubo 112. Em uma modalidade, o tubo 112 pode incluir uma única fita flexível 125. Em outras modalidades, o tubo 112 pode incluir uma pluralidade de fitas flexíveis 125. Em ainda outras modalidades, o tubo 112 pode incluir uma pluralidade de fibras ópticas separadas não unidas a uma fita flexível 125. Em outras palavras, o tubo 112 pode conter fibras ópticas livres do material de ligação que forma regiões de ligação 133 (vide abaixo as figuras 1E-1F).
[0035] Em uma ou mais modalidades, a capa de tubo 115 pode incluir um material flexível como retardantes de chama de policloreto de vinila (PVC), polipropileno (PP), fluoreto de polivinilideno (PVDF), tereftalato de polibutileno (PBT) ou compostos de baixa emissão de fumaça livres de halogênio (LSZH). Em uma ou mais modalidades, a capa de tubo 115 pode incluir um material deformável. A espessura da parede da capa de tubo 115 é mantida, para permitir a flexibilidade da(s) uma ou mais fitas flexíveis 125 dentro do tubo 112. Vantajosamente, embora a capa de tubo 115 possa incluir um material flexível, o uso da fita adesiva em diversas modalidades ajuda a minimizar pontos de pressão na capa de tubo 115 conformando as fitas flexíveis 125 em uma forma quase circular.
[0036] Em uma ou mais modalidades, onde cada um dos tubos 112 inclui uma pluralidade de fitas flexíveis 125, as fitas flexíveis 125 podem ser dispostas de modo a poderem ser conformadas juntas em um único núcleo compacto de fitas flexíveis 125 e, então, embrulhado com fita adesiva. Alternativamente, cada uma das fitas flexíveis 125 dentro do tube 112 pode ser enrolada ou dobrada em núcleos compactos individuais sem fita adesiva e, então, pode ser, posteriormente, enrolada ou dobrada em uma unidade compacta única ou pacote, e embrulhada com fita adesiva.
[0037] A Figura 1E ilustra uma vista superior de um exemplo de fita flexível 125 de fibras ópticas 126, e a Figura 1F ilustra uma vista em corte transversal do exemplo de fita flexível 125 ao longo da seção transversal 1F-1F, conforme mostrado na Figura 1E, de acordo com algumas modalidades. A fita flexível 125 inclui uma matriz de uma pluralidade de fibras ópticas 126. A pluralidade de fibras ópticas 126 é disposta como uma matriz paralela, de modo que a fita flexível 125 possa ser disposta em uma forma substancialmente plana, conforme ilustrado na Figura 1F. Segundo mostrado na Figura 1E, a fita flexível 125 inclui uma pluralidade de fibras ópticas 126 como a primeira, a segunda, a terceira, a quarta, a quinta e a sexta fibras ópticas 127-132. As Figuras 1E e 1F não são indicativas de um número total de fibras ópticas 126, embora somente seis das fibras ópticas sejam mostradas. A fita flexível 125 pode incluir qualquer número adequado de fibras ópticas 126. Por exemplo, a fita flexível 125 pode incluir 12 fibras ópticas em uma ilustração. As fibras ópticas 126 podem ter um diâmetro em uma faixa de 100 mícrons até 300 mícrons em diversas modalidades. Por exemplo, em uma ou mais modalidades, cada fibra óptica em uma fita flexível pode ter um diâmetro de 170 a 190 mícrons, 190 a 210 mícrons, ou 235 a 255 mícrons, como 180 mícrons, 200 mícrons ou 245 mícrons.
[0038] Conforme ilustrado nas Figuras 1E e 1F, regiões de ligação 133 são dispostas ao longo da fita flexível 125 de maneira intermitente, para deixar, seletivamente, uma grande superfície da pluralidade de fibras ópticas 126 livre do material de ligação que forma as regiões de ligação 133.Portanto, cada fibra óptica é fixada a uma primeira fibra óptica vizinha através de regiões de ligação 133, que não se estendem até a segunda fibra óptica vizinha. Consequentemente, a pluralidade de fibras ópticas 126 mantém uma grande liberdade, e a fita flexível 125 pode ser efetivamente dobrada ou enrolada em um pacote compacto, resultando em uma densidade de embalagem melhorada. Adicionalmente, a fita flexível 125 pode ser efetivamente desdobrada e desenrolada em uma configuração substancialmente plana, conforme mostrado na Figura 1E, que pode ser útil para emendas por fusão em massa.
[0039] Em diversas modalidades, as regiões de ligação 133 podem compreender um material de matriz atuando como o agente de ligação entre as fibras ópticas 126 adjacentes. Em uma modalidade, o material de matriz das regiões de ligação 133 pode compreender um adesivo instantâneo fotopolimerizável à base de acrílico, como um material de acrilato curado por UV. Em outra modalidade, o material de matriz das regiões de ligação 133 pode compreender uma resina curada. Em modalidades alternativas, as regiões de ligação 133 podem compreender outros materiais de ligação como um material termoplástico.
[0040] A Figura 1G ilustra um fluxograma de um método 1000 para a fabricação de um cabo óptico pré-terminado 100, conforme algumas modalidades.
[0041] Na etapa 1002, uma pluralidade de tubos 112 são expostos pela remoção de uma capa externa 118 do cabo óptico 100 a partir de um segmento de terminação 100B de um cabo óptico. O segmento de terminação 100B estende-se a partir de um corpo principal 100A do cabo óptico 100 (vide acima, a Figura 1A). O corpo principal tem um primeiro diâmetro externo D1 (vide acima, a Figura 1B).
[0042] Na etapa 1004, comprimentos respectivos da pluralidade de tubos 112 são configurados para serem escalonados um do outro.
[0043] Na etapa 1006, as fibras ópticas 126 (vide acima, as Figuras 1E-1F) da pluralidade de tubos 122 são terminadas com conectores multifibras 120 (vide acima, a Figura 1A). Em algumas modalidades, definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos 112 as serem escalonados um do outro inclui: definir um primeiro tubo da pluralidade de tubos 112 a um primeiro comprimento, o primeiro comprimento sendo mais curto do que os comprimentos dos tubos restantes 112 da pluralidade de tubos 112. Em algumas modalidades, definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros inclui: definir um subconjunto de tubos 112 da pluralidade de tubos 112 a um segundo comprimento, o segundo comprimento sendo maior que o primeiro comprimento e maior que os comprimentos dos tubos restantes 112 da pluralidade de tubos 112.
[0044] Na etapa 1008, a pluralidade de tubos 112 e os conectores multifibra 120 são ligados no segmento de terminação 100B com um ou mais envoltórios 124 (vide acima, a Figura 1A). Após ligar a pluralidade de tubos e os conectores multifibras, o segmento de terminação possui um segundo diâmetro D2 (vide acima, a Figura 1C) que é igual ou menor que o primeiro diâmetro D1.
[0045] A Figura 2 ilustra uma vista lateral do cabo óptico 100 após os envoltórios 124 serem removidos do segmento de terminação 100B, conforme algumas modalidades. Os conectores 120 são anexados aos tubos 112 em comprimentos escalonados a partir da extremidade do corpo principal 100A. Embora, a Figura 2 ilustre cada tubo 112 como terminado com um conector único respectivo 120, deve-se apreciar que esse é um exemplo não limitante. Em diversas modalidades, dois ou mais tubos 112 podem ser terminados por conectores simples 120, ou tubos simples 112 podem incluir fibras ópticas terminadas por dois ou mais conectores respectivos 120. Os envoltórios 124 podem ser removidos após o cabo óptico 100 ser instalado através de um duto (por exemplo, em uma instalação de computação) por um método adequado, como empurrar, puxar ou soprar o cabo óptico 100 através do duto. Uma vez que o cabo óptico 100 é instalado através do duto, os envoltórios 124 são removidos, e os vários tubos pré-terminados 112 ou fitas flexíveis 125 de fibras ópticas 126 (vide acima, as Figuras 1D-1G) podem ser conectados através dos conectores 120 a conectores adequados localizados na instalação de computação.
[0046] Modalidades da presente invenção são aplicáveis a vários tipos de cabos ópticos e destinam-se a serem restritos a um tipo específico de cabo óptico. Especificamente, qualquer tipo de cabo que inclui um segmento de terminação pode incluir as modalidades descritas neste pedido. Isso inclui não somente cabos ópticos, mas também cabos ópticos em diversas modalidades. Uma dessas ilustrações de um cabo óptico 200 é mostrada nas Figuras 3A e 3B, em que uma pluralidade de tubos 112 é formada em torno de um núcleo central.
[0047] As Figuras 3A-3C ilustram um tipo diferente de cabo óptico, conforme outra modalidade da presente divulgação, onde o cabo óptico inclui um elemento central de resistência e uma pluralidade de tubos, incluindo as respectivas pluralidades de fibras ópticas. A Figura 3A ilustra uma vista lateral de um cabo óptico 200 com um núcleo central. A Figura 3B ilustra uma vista em corte transversal através de um corpo principal 200A do cabo óptico 200, ao longo da seção transversal 3B-3B conforme ilustrado na Figura 3A. A Figura 3C ilustra uma vista em corte transversal através de um segmento de terminação 200B do cabo óptico 200, ao longo da seção transversal 3C-3C, conforme ilustrado na Figura 3A.
[0048] O cabo óptico 200 é similar ao cabo óptico 100, conforme descrito acima, com relação às Figuras 1A-2, mas também inclui um núcleo central. Uma região central do cabo óptico 200 inclui um elemento central de resistência 202 circundado por uma capa exterior 204 convencional. O elemento central de resistência 202 fornece integridade mecânica para o cabo óptico 200, ao experimentar forte estresse. Por exemplo, durante a instalação, o cabo óptico 200 pode ser colocado sob pressão significativa. O elemento central de resistência 202 é um material rígido, e é o principal elemento anti-flambagem do cabo óptico 200. O elemento central de resistência 202 resiste à contração do cabo em baixas temperaturas e evita a flambagem da fibra óptica. O elemento central de resistência 202 evita que o cabo óptico 200 seja comprimido, e fornece um ponto de fixação primário para hardware usado para conectar o cabo óptico 200 em gabinetes de roteamento.
[0049] O elemento central de resistência 202 pode incluir elementos metálicos, hastes compostas reforçadas com vidro, hastes compostas reforçadas com aramida ou hastes compostas feitas de algum outro material de expansão de alto módulo e baixo coeficiente como fibra de carbono.
[0050] Em uma ou mais modalidades, o elemento central de resistência 202 pode ser encarrado com uma capa exterior 204. Em outras modalidades, a capa exterior 204 pode ser um material deformável. A capa exterior 204 pode incluir um polímero, como polipropileno, um material semelhante ao material da capa de tubo 113 (vide acima, a Figura 1D), ou outros materiais polimétricos [sic] como polímero de espuma celular, como polipropileno nucleado modificado por impacto celular, por exemplo. A capa exterior 204 funciona mantendo o diâmetro externo adequado do elemento central de resistência 202, necessário para a quantidade e tamanho dos tubos 112 necessários para o cabo óptico 200. A capa exterior 204 também funciona para ajudar a manter a rigidez do cabo dentro de uma faixa razoável e reduz o custo geral do cabo óptico 200. No entanto, a espessura da capa exterior 204 deve ser limitada, para evitar a introdução de estresse térmico sobre o elemento central de resistência 202. Em diversas modalidades, o diâmetro da capa exterior 204 pode ser maior que o diâmetro do elemento central de resistência 202. Em uma ou mais modalidades, o elemento central de resistência 202 pode não incluir uma capa exterior 204, porque os tubos 112 fornecem densidade de embalagem suficiente e alívio do estresse embutido do cabo óptico 200.
[0051] Conforme ilustrado nas Figuras 3A-3C, uma pluralidade de tubos 112 circundam o elemento central de resistência 202 em uma ou mais linhas concêntricas, de modo que os tubos 112 caibam dentro de uma camada externa 106. Embora 30 tubos 112 sejam mostrados circundando o elemento central de resistência 202, isso não é indicativo do número de tubos 112 que pode ser incluído dentro de um cabo óptico 200. Por exemplo, em uma ou mais modalidades, três fileiras concêntricas de tubos 112 de quantidades iguais ou desiguais podem circundar o elemento central de resistência 202. Em uma ou mais modalidades, elementos de resistência adicionais, incluindo o mesmo material como elemento central de resistência 202, podem ser formados concentricamente ao redor do elemento central de resistência 202 entre os tubos 112 em qualquer uma das linhas concêntricas.
[0052] Exemplos de modalidades da divulgação estão resumidos aqui. Outras modalidades também podem ser entendidas a partir da totalidade do relatório descritivo, bem como das reivindicações apresentadas neste documento.
[0053] Exemplo 1. Um cabo óptico incluindo: um corpo principal contendo porções intermediárias de uma pluralidade de fibras ópticas, o corpo principal tendo um primeiro diâmetro externo; e um primeiro segmento de terminação que se estende desde uma primeira extremidade do corpo principal, o primeiro segmento de terminação tendo um segundo diâmetro externo igual ou menor que o primeiro diâmetro externo; o segundo diâmetro externo sendo um diâmetro máximo do primeiro segmento de terminação através de qualquer transversal do primeiro segmento de terminação ao longo do comprimento do primeiro segmento de terminação; o primeiro segmento de terminação incluindo: primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas; e uma primeira pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibra sendo fixado às respectivas primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas, onde a primeira pluralidade de conectores multifibras é escalonada ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação.
[0054] Exemplo 2. O cabo óptico do exemplo 1, onde o primeiro segmento de terminação é cercado por um envoltório.
[0055] Exemplo 3. O cabo óptico do exemplo 2, onde o primeiro segmento de terminação cercado pelo envoltório tem um terceiro diâmetro externo, o terceiro diâmetro externo não sendo mais do que 10% maior que o primeiro diâmetro externo.
[0056] Exemplo 4. O cabo óptico do exemplo 1, onde a primeira pluralidade de conectores multifibras são dispostas em posições distribuídas ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação, onde um único conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibras está disposto em uma primeira posição mais próxima ao corpo principal, e onde dois ou mais conectores multifibras da pluralidade de conectores multifibras estão dispostos em uma segunda posição mais distante do corpo principal.
[0057] Exemplo 5. O cabo óptico do exemplo 1, onde a pluralidade de fibras ópticas inclui mais de 3.000 fibras ópticas.
[0058] Exemplo 6. O cabo óptico do exemplo 1, onde a primeira pluralidade de conectores multifibras inclui 20 ou mais conectores multifibras.
[0059] Exemplo 7. O cabo óptico do exemplo 1, incluindo ainda um segundo segmento de terminação que se estende de uma segunda extremidade do corpo principal à segunda extremidade, sendo oposta à primeira extremidade.
[0060] Exemplo 8. O cabo óptico do exemplo 7, onde o segundo segmento de terminação possui um quarto diâmetro externo igual ou menor que o primeiro diâmetro externo.
[0061] Exemplo 9. O cabo óptico do exemplo 7, onde o segundo segmento de terminação inclui uma segunda pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da segunda pluralidade de conectores multifibras sendo anexado às respectivas segundas porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas.
[0062] Exemplo 10. Um cabo óptico incluindo: uma pluralidade de tubos, cada uma dessas pluralidades incluindo uma respectiva pluralidade de fibras ópticas; e uma pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da pluralidade de conectores multifibras sendo fixado a uma extremidade de um respectivo tubo da pluralidade de tubos; a pluralidade de conectores multifibra sendo escalonada ao longo de um segmento de terminação do cabo óptico; o segmento de terminação estando na extremidade de um corpo principal do cabo óptico, onde o diâmetro externo maior do segmento de terminação é igual ou menor que o diâmetro externo do corpo principal.
[0063] Exemplo 11. O cabo óptico do exemplo 10, onde o cabo óptico inclui um elemento central de resistência.
[0064] Exemplo 12. O cabo óptico do exemplo 10, onde cada respectiva pluralidade de fibras ópticas é disposta em uma ou mais fitas.
[0065] Exemplo 13. O cabo óptico do exemplo 12, onde a fita entre uma ou mais fitas é uma fita flexível.
[0066] Exemplo 14. O cabo óptico do exemplo 13, onde a fita flexível inclui ligações intermitentes entre fibras ópticas adjacentes da fita flexível.
[0067] Exemplo 15. O cabo óptico do exemplo 10, onde a pluralidade de conectores multifibras inclui um subconjunto de conectores multifibras, o subconjunto de conectores multifibras estando a uma primeira distância do corpo principal; a primeira distância sendo medida ao longo dos respectivos tubos da pluralidade de tubos que se estendem entre o corpo principal e cada conector multifibra do subconjunto de conectores multifibras.
[0068] Exemplo 16. O cabo óptico do exemplo 15, onde o restante da pluralidade de conectores multifibras, além do subconjunto de conectores multifibras, possui distâncias respectivas do corpo principal menores que a primeira distância.
[0069] Exemplo 17. O cabo óptico do exemplo 16, onde as respectivas distâncias do corpo principal do restante da pluralidade de conectores multifibras são diferentes umas das outras.
[0070] Exemplo 18. Um método de fabricação de um cabo óptico pré-terminado, o método incluindo: expor uma pluralidade de tubos pela remoção de uma capa externa de um cabo óptico de um segmento de terminação desse cabo, o segmento de terminação estendendo-se do corpo principal do cabo óptico, o corpo principal tendo um primeiro diâmetro; definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros; terminar as fibras ópticas da pluralidade de tubos com conectores multifibras; e ligar a pluralidade de tubos e os conectores multifibras no segmento de terminação com um envoltório, onde, após a ligação da pluralidade de tubos e dos conectores multifibras, o segmento de terminação, excluindo o envoltório, terá um segundo diâmetro, o segundo diâmetro sendo igual ou menor que o primeiro diâmetro.
[0071] Exemplo 19. O método do exemplo 18, onde definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros inclui definir um primeiro tubo da pluralidade de tubos a um primeiro comprimento, o primeiro comprimento sendo mais curto do que os comprimentos dos tubos restantes da pluralidade de tubos.
[0072] Exemplo 20. O método do exemplo 19, onde definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros ainda inclui definir um subconjunto de tubos da pluralidade de tubos a um segundo comprimento, o segundo comprimento sendo maior que o primeiro comprimento e maior que os comprimentos dos tubos restantes da pluralidade de tubos.
[0073] Exemplo 21. Um cabo óptico incluindo: um corpo principal contendo porções intermediárias de uma pluralidade de fibras ópticas; e um primeiro segmento de terminação que se estende desde uma primeira extremidade do corpo principal, o primeiro segmento de terminação incluindo: primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas; e uma primeira pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibra sendo fixado às respectivas primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas, onde a primeira pluralidade de conectores multifibras é escalonada ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação.
[0074] Embora não seja restritivo a nenhuma configuração de cabos ópticos, as modalidades do presente pedido podem ser aplicadas a cabos ópticos de alta densidade, compreendendo tubos tampão deformáveis e fita flexível, por exemplo, conforme descrito nos Pedidos de Patente Americanos Nos. 16/213.491, depositado em 7 de dezembro de 2018, 16/028.264, depositado em 5 de julho de 2018, e 17/649.518, depositado em 31 de janeiro de 2022, estando todos incorporados por referência aqui.
[0075] Embora esta invenção tenha sido descrita com referência a modalidades ilustrativas, esta descrição não se destina ser interpretada de forma limitante. Várias modificações e combinações das modalidades ilustrativas, bem como outras modalidades da invenção, serão evidentes para os versados na técnica mediante referência à descrição. Pretende- se, portanto, que as reivindicações anexas abranjam tais modificações ou modalidades.

Claims (20)

1. CABO ÓPTICO, caracterizado por compreender: - um corpo principal, que compreende porções médias de uma pluralidade de fibras ópticas, o corpo principal tendo um primeiro diâmetro externo; e - um primeiro segmento de terminação que se estende da primeira extremidade do corpo principal, o primeiro segmento de terminação tendo um segundo diâmetro externo igual ou menor que o primeiro diâmetro externo, o segundo diâmetro externo sendo um diâmetro máximo do primeiro segmento de terminação através de qualquer transversal do primeiro segmento de terminação ao longo do comprimento do primeiro segmento de terminação, o primeiro segmento de terminação compreendendo: - as primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas; e - a primeira pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibra sendo fixado às respectivas primeiras porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas, em que a primeira pluralidade de conectores multifibras é escalonada ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação.
2. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo primeiro segmento de terminação ser cercado por um envoltório.
3. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo primeiro segmento de terminação cercado pelo envoltório ter um terceiro diâmetro externo, o terceiro diâmetro externo não sendo mais do que 10% maior que o primeiro diâmetro externo.
4. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira pluralidade de conectores multifibras ser disposta em posições distribuídas ao longo de um comprimento do primeiro segmento de terminação, em que um único conector multifibra da primeira pluralidade de conectores multifibras está disposto em uma primeira posição mais próxima ao corpo principal, e em que dois ou mais conectores multifibras da pluralidade de conectores multifibras estão dispostos em uma segunda posição mais distante do corpo principal.
5. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela pluralidade de fibras ópticas compreender mais de 3.000 fibras ópticas.
6. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pela primeira pluralidade de conectores multifibras compreender 20 ou mais conectores multifibras.
7. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ainda compreender um segundo segmento de terminação, que se estende de uma segunda extremidade do corpo principal à segunda extremidade, sendo oposta à primeira extremidade.
8. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo segundo segmento de terminação ter um quarto diâmetro externo igual ou menor que o primeiro diâmetro externo.
9. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo segundo segmento de terminação compreender a segunda pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da segunda pluralidade de conectores multifibras sendo anexado às respectivas segundas porções de extremidade da pluralidade de fibras ópticas.
10. CABO ÓPTICO, caracterizado por compreender: - uma pluralidade de tubos, cada uma dessas pluralidades compreendendo uma respectiva pluralidade de fibras ópticas; e - uma pluralidade de conectores multifibras, cada conector multifibra da pluralidade de conectores multifibras sendo fixado a uma extremidade de um respectivo tubo da pluralidade de tubos, a pluralidade de conectores multifibra sendo escalonada ao longo de um segmento de terminação do cabo óptico, o segmento de terminação estando na extremidade de um corpo principal do cabo óptico, em que um diâmetro externo maior do segmento de terminação é igual a ou menor que um diâmetro externo do corpo principal.
11. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo cabo óptico compreender um elemento central de resistência.
12. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 10,caracterizado por cada respectiva pluralidade de fibras ópticas ser disposta em uma ou mais fitas.
13. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pela fita entre uma ou mais fitas ser uma fita flexível.
14. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pela fita flexível compreender ligações intermitentes entre fibras ópticas adjacentes da fita flexível.
15. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pela pluralidade de conectores multifibras compreender um subconjunto de conectores multifibras, o subconjunto de conectores multifibras estando a uma primeira distância do corpo principal, a primeira distância sendo medida ao longo dos respectivos tubos da pluralidade de tubos que se estendem entre o corpo principal e cada conector multifibra do subconjunto de conectores multifibras.
16. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo restante da pluralidade de conectores multifibras, além do subconjunto de conectores multifibras, ter distâncias respectivas do corpo principal menores que a primeira distância.
17. CABO ÓPTICO, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelas respectivas distâncias do corpo principal do restante da pluralidade de conectores multifibras serem diferentes umas das outras.
18. MÉTODO PARA A FABRICAÇÃO DE UM CABO ÓPTICO PRÉ- TERMINADO, o método caracterizado por compreender: - expor uma pluralidade de tubos pela remoção de uma capa externa de um cabo óptico de um segmento de terminação desse cabo, o segmento de terminação estendendo-se do corpo principal do cabo óptico, e o corpo principal tendo um primeiro diâmetro; - definir os respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros - terminar as fibras ópticas da pluralidade de tubos com conectores multifibras; e - ligar a pluralidade de tubos e os conectores multifibras no segmento de terminação com um envoltório, em que, após a ligação da pluralidade de tubos e dos conectores multifibras, o segmento de terminação, excluindo-se o envoltório, terá um segundo diâmetro, o segundo diâmetro sendo igual ou menor que o primeiro diâmetro.
19. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 18, caracterizado pela definição dos respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros compreender a definição de um primeiro tubo da pluralidade de tubos a um primeiro comprimento, o primeiro comprimento sendo mais curto do que os comprimentos dos tubos restantes da pluralidade de tubos.
20. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado pela definição dos respectivos comprimentos da pluralidade de tubos a serem escalonados uns dos outros ainda compreender a definição de um subconjunto de tubos da pluralidade de tubos a um segundo comprimento, o segundo comprimento sendo maior que o primeiro comprimento e maior que os comprimentos dos tubos restantes da pluralidade de tubos.
BR102023002948-5A 2022-02-28 2023-02-16 Cabo óptico e método para a fabricação de um cabo óptico pré-terminado BR102023002948A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US17/652,755 2022-02-28

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102023002948A2 true BR102023002948A2 (pt) 2023-09-05

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP1831746B1 (en) Distribution cable having overmolded mid-span access location with preferential bending
ES2795441T3 (es) Cables de fibra óptica y métodos para conformar los mismos
US6785450B2 (en) Self-supporting fiber optic cable
BR102013027185A2 (pt) Cabo de fibra óptica
JPH10260340A (ja) 光ファイバケーブル用の光ユニット
JP2008501151A (ja) 多心光ファイバコネクタを有するあらかじめコネクタ接続加工された光ファイバ配線ケーブル
AU2007223869A1 (en) Fiber optic cable breakout configuration with "Y" block
JPH09243882A (ja) 光ファイバ式電気通信ケーブル用の光学ユニット及びそのようなユニットを有する光ファイバケーブル
US8731363B2 (en) Optical fiber management device
WO2006065574A2 (en) Protective casing for optical fibers and a fan-out assembly using same
AU2008236725B2 (en) Cable assembly with access point
US7756374B2 (en) Cable assembly with access point
US11585999B2 (en) Optical cable having a buffer tube with flexible ribbon
US11300749B2 (en) Preparation of fiber optic cables for duct applications
US20030044142A1 (en) Loose tube ribbon optical cable
BR102023002948A2 (pt) Cabo óptico e método para a fabricação de um cabo óptico pré-terminado
JPS62143008A (ja) 特に医療機器用の光導波路
US11914209B2 (en) Pre-terminated optical cable
US11874500B2 (en) Fusion spliced fiber optic cable assemblies and breakout kits
WO2001084206A2 (en) Fiber optic cable
US6173101B1 (en) Fiber optic cable
US20040184749A1 (en) Fiber optic cable and method of manufacturing same
US11953745B2 (en) Fiber optic cable transition tube
US20230244050A1 (en) Optical fiber cable and cable with connector
WO2022108796A1 (en) High density,low diameter cable with rollable fiber optic ribbon