BR102023001877B1 - Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas - Google Patents

Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas Download PDF

Info

Publication number
BR102023001877B1
BR102023001877B1 BR102023001877-7A BR102023001877A BR102023001877B1 BR 102023001877 B1 BR102023001877 B1 BR 102023001877B1 BR 102023001877 A BR102023001877 A BR 102023001877A BR 102023001877 B1 BR102023001877 B1 BR 102023001877B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pneumatic
fixed
holes
direct action
lever
Prior art date
Application number
BR102023001877-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102023001877A2 (pt
Inventor
Werner Dieter Schott
Original Assignee
Werner Dieter Schott
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Werner Dieter Schott filed Critical Werner Dieter Schott
Priority to BR102023001877-7A priority Critical patent/BR102023001877B1/pt
Publication of BR102023001877A2 publication Critical patent/BR102023001877A2/pt
Publication of BR102023001877B1 publication Critical patent/BR102023001877B1/pt

Links

Landscapes

  • Vehicle Body Suspensions (AREA)

Abstract

dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas. formado por um corpo (2) em l de configuração espelhada que possibilita sua montagem direita e esquerda no chassi (4) do caminhão, em que o cilindro pneumático (19) de orientação ortogonal perfaz a ligação entre alavanca móvel (12) e alavanca fixa (8), portanto de ação direta não gerando pontos de ajustes, portanto originando um produto mais compacto, robusto e menos suscetível a quebras e manutenções não programadas.

Description

CAMPO DA INOVAÇÃO
[001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de um dispositivo pneumático de desarme, atuado por cilindro pneumático, instalado na carroceira do caminhão, fueiro ou chassi, em lado oposto a catraca tensionadora, dispositivo automático esse que quando acionado remotamente da cabine do caminhão libera o travamento para que, automaticamente, a referida catraca tensionadora entre em operação no sentido de recolher a cinta de amarração sem necessidade de intervenção humana.
CAMPO DE APLICAÇÃO
[002] A invenção pleiteada é voltada à engenharia mecânica, sendo a sua aplicação destinada, fundamentalmente, na área de transportes de cargas de veículos que em movimento perfazem o ajuste automático e contínuo da tensão nas cintas de amarração.
CONVENCIMENTO
[003] É sabido pelos técnicos no assunto que nos veículos de transporte em que a carga necessita de sólida amarração, convencionalmente empregam-se sistema de tensionamento de cintas de amarração ou cabos engastados em catracas simples acionadas manualmente por meio de alavancas removíveis. Uma das extremidades da cinta ou cabo é habitualmente acoplada a um gancho ou barra fixa e na sequência é produzida manual o tensionamento do cabo. Após o atracamento da cinta e findo o percurso do veículo de carga a extremidade do cabo presa ao gancho deve ser desacoplada para iniciar o processo de enrolamento da cinta e liberação da carga. Este processo de desacoplamento da cinta acaba sendo feito manualmente pelo operador, considerando que em um veículo de carga podem ser instalados até algumas dezenas de cintas e catracas, o processo de soltura das cintas se torna onerosamente demorado e inseguro.
[004] Em uma evolução do mecanismo manual são conhecidas as catracas pneumáticas dotadas de atuadores lineares, que devidamente controlados, movimentam uma engrenagem no sentido de autotracionar as cintas de amarrações, por sua vez fixadas, como já comentado, em gatilhos que funcionam como travas, no lado oposto às referidas catracas pneumáticas.
[005] Uma situação de risco se dá quando da utilização de catracas pneumáticas, que geram altas tensões, e gatilhos de liberação manual que pode machucar os operadores. O desarme ou soltura manual em cada ponto de atracamento, devido a existência de vários pontos de amarração, também consome demasiado tempo.
[006] Gatilhos pneumáticos de atuação remota são oferecidos pelo mercado, no entanto são de construção complexa e da baixa eficácia.
[007] Neste contexto, novas tecnologias de dispositivos de desarme pneumático de simples construtividade, compactos e menos suscetíveis a manutenções não programadas são bem-vindas no segmento em questão.
ESTADO DA TÉCNICA
[008] O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre gatilhos utilizados em conjunto com catracas autotensionadoras, como o US 4247235 A intitulado “TENSIONING BAND FASTENING DEVICE” - compreende dispositivo para prender a extremidade livre de uma faixa tensora para prender cargas em um caminhão com o auxílio de um dispositivo tensor. Composto por uma manga que é soldada à viga lateral e um gancho apoiado em um eixo curto que está ligado a um êmbolo de um cilindro pneumático. A carcaça do cilindro é presa à luva e à carcaça da mola. Ao ativar o cilindro pneumático, o êmbolo é pressionado para fora do cilindro para girar o gancho no sentido horário, o anel D sendo solto do gancho. O cilindro pneumático é fornecido com uma mola de retorno interna (não mostrada) que permite que o gancho 5 seja pressionado por mola contra sua posição de travamento.
[009] Na anterioridade acima, o dispositivo utiliza um cilindro pneumático em conjunto com uma mola para efetivar o desarme da cinta de amarração, o que o torna de grande porte, sendo necessários vários ajustes para seu funcionamento adequado, ajustes esses que se desregulam com as vibrações inerentes ao funcionamento dos veículos de carga.
[010] O documento US 2010266360 AA intitulado "AIR RELEASE PNEUMATIC LOAD BINDER” -trata de um liberador automático de cinta de amarração utilizado em transporte rodoviário montado a partir de peças de caminhão padrão como o freio pneumático e braços em geral. A estrutura de encadernação de carga por meio de parafusos. Um cilindro contém um pistão que é acionado para fora por uma mola de modo a compelir o eixo de acionamento com uma força forte para uma posição de repouso totalmente vinculada ao eixo vinculante, totalmente estendida do cilindro. O ar comprimido é introduzido no cilindro diretamente do sistema de frenagem do caminhão ou reboque através de uma entrada, de modo a acionar o eixo para dentro do cilindro de repouso para a posição de folga. O cilindro tem um curso curto e uma forte força de retorno por mola. O braço de alavanca compreende um braço curto e um braço de suporte de carga relativamente mais longo. Após a rotação do braço de alavanca no sentido horário em torno do seu eixo, o braço de suporte de carga é acionado da posição de ligação ou repouso para cima para uma posição frouxa distensionando a cinta de amarração.
[011] O documento de anterioridade se caracteriza por utilizar peças de caminhões na sua montagem e uma série de alavancas e molas, o que torna sua construção complexa e obriga a vários ajustes. Além disso, a parte emborrachada está sujeita a danos decorrentes de contatos mecânicos.
[012] Também são conhecidos os gatilhos atuados pela força da gravidade, os quais são representados por ganchos pivotados, fixados nas laterais das carrocerias dos caminhões, que se elevam quando do tracionamento da cinta de amarração pela catraca pneumática de ajuste automático e contínuo que quando distensionada simplesmente libera o gancho pela ação da gravidade como pode ser constatado no sítio https://youtu.be/5nimuuLibMg.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[013] É objetivo da presente invenção propor um dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas que pelo fato de empregar o cilindro pneumático como meio de ligação entre as alavancas fixa e móvel, únicas existentes, torna o produto mais compacto (o que melhora a maneabilidade na montagem), com menor número de componentes, não necessitando de ajustes como nos gatilhos convencionais.
[014] É objetivo da presente invenção propor um dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas que pelo fato de empregar o cilindro pneumático na vertical e corpo espelhado torna possível utilizar o produto a esquerda e a direita. Isso viabiliza a montagem em locais confinados.
[015] É objetivo da presente invenção propor um dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas que emprega um cilindro pneumático comum com êmbolo e haste, sem partes emborrachadas suscetíveis a danos mecânicos.
[016] É objetivo da presente invenção propor um dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas menos suscetível a falhas.
[017] É objetivo da presente invenção propor um dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas de ótima relação custo x benefício.
DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO
[018] A presente invenção trata de um dispositivo pneumático de desarme, comandado remotamente, de construção compacta cujo cilindro pneumático de orientação vertical é de ação direta pelo fato de perfazer a ligação entre uma alavanca fixa e outra alavanca móvel cuja movimentação atua e retem a haste da trava da cinta de amarração da carga.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[019] A invenção será, a seguir, descrita em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas: FIGURA 1: Vista em perspectiva do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas; FIGURA 2: Vista em perspectiva invertida do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas; FIGURA 3: Vista em perspectiva explodida do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas; FIGURA 4: Vista em perspectiva do corpo do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas; FIGURA 5: Vista lateral do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas, trava aberta; FIGURA 6: Vista lateral do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas, trava fechada; FIGURA 7: Vista esquemática do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas, montada; FIGURA 8: Vista esquemática do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas, montagem direita e esquerda; FIGURA 9: Vista em perspectiva do dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas, montada em uma carroceria.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[020] A “DISPOSITIVO PNEUMÁTICO DE DESARME DE AÇÃO DIRETA PARA SISTEMA DE AMARRAÇÃO DE CARGAS”, objeto desta solicitação de patente de invenção formado por um corpo (2) em “L” de configuração espelhada que possibilita sua montagem direita e esquerda no chassi (4) do caminhão, em que o cilindro pneumático (19) de orientação ortogonal perfaz a ligação entre alavanca móvel (12) e alavanca fixa (8), portanto de ação direta não gerando pontos de ajustes, portanto originando um produto mais compacto, robusto e menos suscetível a quebras e manutenções não programadas.
[021] Mais particularmente, o dispositivo pneumático de desarme (1) consiste de um corpo (2) em “L” cuja aba menor (3) se presta a servir de apoio ao chassi (4) do caminhão onde é fixada, mantendo um ângulo (α) adequado, por meio de parafusos (P) que transpassam pelo menos dois orifícios (5), ao passo que a aba maior (6) tem a configuração espelhada o que possibilita seu posicionamento a esquerda e a direita, com destaque para os orifícios basais (7) para fixação da alavanca fixa (8), as projeções (9) para inserção da mola helicoidal (10), os orifícios intermediários (11) para ancoragem da alavanca móvel (12), igualmente em “L”, e os orifícios superiores (13) onde é pivotada a trava (14) que prende a extremidade (15) da cinta de amarração que toma lugar no vão (16) formado entre a concavidade da parte elevada do corpo (2) e a referida trava (14) cuja extremidade distal (17) ao seu ponto de pivotamento toma assento em um rasgo medial (18) da alavanca móvel (12). A fixação dos componentes nos orifícios (7, 11, 13) supracitados se dá por meio de parafusos (P). A alavanca fixa (8) é ligada diretamente à alavanca móvel (12) por meio de um cilindro pneumático (19) de orientação ortogonal cuja haste (20) é fixada e toma centro em um oblongo (21) na referida alavanca móvel (12), de forma que quando recolhida obriga a movimentação no sentido de rotacionar no orifício intermediário (11) pressionando a mola helicoidal (11) liberando a trava (14).
[022] Em uma exemplificação de emprego da inovação, conforme ilustrado na figura 5, a utilização do dispositivo pneumático de desarme (1) inicia com o sistema na posição (A) - aberto - em que o operador insere a extremidade (15) da cinta de amarração no vão (16) e gira a trava (14) sentido (B), para em seguida a extremidade distal (17) se encaixar no rasgo medial (18) da alavanca móvel (12), conforme ilustrado na figura 6. Concomitantemente, a mola (10) força a alavanca móvel (12) para a posição de trabalho mostrado na posição (C).- travado. A liberação da extremidade (15) da cinta de amarração irá ocorrer com o acionamento do botão de comando da válvula pneumática remota que permite que o ar comprimido passe através do conduto (22) acionando o cilindro pneumático (19) que movimenta a alavanca móvel (2) na direção (A) aberto.

Claims (1)

1) “DISPOSITIVO PNEUMÁTICO DE DESARME DE AÇÃO DIRETA PARA SISTEMA DE AMARRAÇÃO DE CARGAS” - consiste de um corpo (2) em “L” cuja aba menor (3) se presta a servir de apoio ao chassi (4) do caminhão onde é fixada, mantendo um ângulo (α) adequado, por meio de parafusos (P) que transpassam pelo menos dois orifícios (5), caracterizado pela aba maior (6) ter a configuração espelhada o que possibilita seu posicionamento a esquerda e a direita, com destaque para os orifícios basais (7) para fixação da alavanca fixa (8), as projeções (9) para inserção da mola helicoidal (10), os orifícios intermediários (11) para ancoragem da alavanca móvel (12), igualmente em “L”, e os orifícios superiores (13) onde é pivotada a trava (14) que prende a extremidade (15) da cinta de amarração que toma lugar no vão (16) formado entre a concavidade da parte elevada do corpo (2) e a referida trava (14) cuja extremidade distal (17) ao seu ponto de pivotamento toma assento em um rasgo medial (18) da alavanca móvel (12); a fixação dos componentes nos orifícios (7, 11, 13) supracitados se dá por meio de parafusos (P); a alavanca fixa (8) é ligada diretamente à alavanca móvel (12) por meio de um cilindro pneumático (19) de orientação ortogonal cuja haste (20) é fixada e toma centro em um oblongo (21) na referida alavanca móvel (12), de forma que quando recolhida obriga a movimentação no sentido de rotacionar no orifício intermediário (11) pressionando a mola helicoidal (11) liberando a trava (14).
BR102023001877-7A 2023-02-01 2023-02-01 Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas BR102023001877B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102023001877-7A BR102023001877B1 (pt) 2023-02-01 2023-02-01 Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102023001877-7A BR102023001877B1 (pt) 2023-02-01 2023-02-01 Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102023001877A2 BR102023001877A2 (pt) 2023-06-20
BR102023001877B1 true BR102023001877B1 (pt) 2023-10-31

Family

ID=89069106

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102023001877-7A BR102023001877B1 (pt) 2023-02-01 2023-02-01 Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102023001877B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102023001877A2 (pt) 2023-06-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US2824717A (en) Attaching means for load binder or boomer
DE602004010189T2 (de) Selbstspannendes befestigungssystem
US2614861A (en) Trailer hitch
US2628397A (en) Hold down clamp
US6520527B2 (en) Air released fifth wheel assembly
US7896140B2 (en) Handbrake linkage for a railroad freight car
US3482666A (en) Brake setting device
US4977646A (en) Cam assisted load binder
BR102023001877B1 (pt) Dispositivo pneumático de desarme de ação direta para sistema de amarração de cargas
US6935664B2 (en) Fifth wheel release tool
US3722919A (en) Anti-jackknife device
US20080202869A1 (en) Handbrake linkage for a railroad freight car
US1937769A (en) Adjustable hold-down device
US3092368A (en) Winch mechanism for vehicle tie down
US1435064A (en) Towing device
US3077791A (en) Pawl and ratchet mechanism for load binding winch
US4683728A (en) Locking device
US20020195594A1 (en) Spring-loaded winch adaptation for load restraint system
US2848259A (en) Chain securing apparatus
US10926671B2 (en) Tension limiting ratchet mechanism
US2838325A (en) Safety jackknife apparatus
US4540210A (en) Cable release mechanism
US3895538A (en) Slack compensator for brake systems
US2228570A (en) Hand lever
US3740090A (en) Safety lock assembly

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 01/02/2023, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS