BR102022018340A2 - Sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação - Google Patents

Sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação Download PDF

Info

Publication number
BR102022018340A2
BR102022018340A2 BR102022018340-6A BR102022018340A BR102022018340A2 BR 102022018340 A2 BR102022018340 A2 BR 102022018340A2 BR 102022018340 A BR102022018340 A BR 102022018340A BR 102022018340 A2 BR102022018340 A2 BR 102022018340A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
data
controller
maintenance
tool
fact
Prior art date
Application number
BR102022018340-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Bruno Henrique Vincentim Manoel
Rodrigo Das Neves
Original Assignee
Robert Bosch Limitada
Filing date
Publication date
Application filed by Robert Bosch Limitada filed Critical Robert Bosch Limitada
Publication of BR102022018340A2 publication Critical patent/BR102022018340A2/pt

Links

Abstract

A presente invenção pertence ao campo da engenharia industrial e gestão de produção e refere-se a um sistema e método de monitoramento de manutenção de ferramenta. O sistema compreende pelo menos um meio de armazenamento de dados, um controlador, pelo menos uma rede de transferência de dados comunicante com o pelo menos um meio de armazenamento de dados e o controlador, e pelo menos uma interface de usuário. O método compreende armazenar, transmitir e analisar dados referentes ao pelo menos um ferramental e manutenção, e disponibilizar e avaliar os dados analisados. A invenção traz uma otimização do período entre manutenções preventivas dos ferramentais.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
[001] A presente invenção pertence ao campo da engenharia industrial e gestão de produção e se refere a um sistema e método de monitoramento de manutenção de ferramental. Mais especificamente, a presente invenção se refere a um sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação. A presente invenção pode ser aplicada para uso nos mais diversos tipos de ferramental da indústria, especialmente na indústria automobilística e, mais especialmente, para ferramentais de moldes de injeção e estampagens (também conhecidas por “estampos”).
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] Os ferramentais de máquinas de linhas de produção, como moldes de injeção e estampos, precisam de manutenções preventivas para garantir um bom funcionamento dos equipamentos e produzir peças com a qualidade desejada, no tempo e desempenho planejados, além de não comprometer sua disponibilidade (sem quebras inesperadas dos ferramentais).
[003] Alguns exemplos de manutenções preventivas de ferramentais são: - Lubrificação de partes móveis (conjunto bucha e coluna, gavetas, carrinhos, etc.) a cada 10.000 ciclos; - Conservação de punções e matrizes afiadas -a cada 20.000 ciclos; - Substituição de componentes de desgaste diversos (molas, presilhas, vedações, mangueiras, carimbos, etc.) -a cada 50.000 ciclos; -Limpeza geral das peças com ácido -a cada 100.000 ciclos.
[004] Atualmente, a definição do intervalo de tempo para manutenção preventiva não é estabelecida de forma automatizada para moldes de injeção e estampos. O controle da manutenção preventiva ainda é feito manualmente, sem qualquer sistema automatizado que atue especificamente neste tema, ou seja, o ajuste e otimização de inspeção, troca, e atividades nesse ferramental ainda depende da operação humana.
[005] As máquinas de produção de peças injetadas ou estampadas produzem uma grande quantidade de peças através do uso de moldes. De modo geral, há contadores de ciclos instalados de modo fixo nos ferramentais para fornecer o número de ciclos de carga em moldes e estampos de modo a obter, por exemplo, informações relacionadas aos ferramentais e seus componentes, tais como: tempo de uso, data de início de uso, quantidade de peças trabalhadas em um determinado período de tempo, dentre outras informações.
[006] No entanto, além de os dados armazenados pelos controladores de ciclos não serem suficientes para obter um controle para otimizar as manutenções preventivas de ferramentais, o acompanhamento das informações das manutenções realizadas é feita de forma manual, sendo totalmente dependente de operadores humanos e suscetível a adulterações físicas, o que pode resultar em uma obtenção imprecisa de dados.
[007] Tal obtenção de dados incorreta pode alterar os planos de manutenção preventiva dos ferramentais e trazer danos no processo de estampagem e/ou injeção, incapacidade de manter um estoque de peças desejado, diminuição de vida útil do ferramental entre outros. Vale notar que a operação manual tem uma maior probabilidade de erros, o que reduz a confiabilidade dos dados sobre determinada máquina ou ferramental.
[008] Por fim, a operação manual ainda pode causar um aumento no custo da manutenção desse ferramental, que é diretamente influenciado pela periodicidade correta. Um intervalo otimizado da manutenção evitará uma troca precoce ou atrasada de um ferramental ou componente, pois tanto uma atividade de manutenção realizada precocemente ou tardiamente incorre em custos adicionais de material e trabalho.
[009] Dessa forma, há uma necessidade de resolver o problema de otimizar os períodos entre manutenções de ferramentais de moldes de injeção e estampagens que seja confiável, de baixo custo e fácil de ser implementado.
[010] Algumas referências do estado da técnica buscaram resolver alguns dos problemas supracitados de diversos modos diferentes, levando a soluções distintas.
[011] Como exemplo do estado da técnica, a patente PI1014026-3 B1 descreve um aparelho para contagem de ciclos de um molde em uma máquina com um processador para gerar um tempo de ciclo médio, um percentual de atividade do molde e que possui a funcionalidade de recuperar os dados remotamente ou diretamente do controlador. O aparelho pode gerar um histórico da extensão e do uso do molde para peças particularmente moldadas.
[012] A patente US11262744 B2 se refere a um sistema e método para diagnóstico de uma máquina em operação. Esta invenção permite monitorar o estado de diversas máquinas individualmente e diagnosticar, de forma abrangente, os itens de manutenção necessários de acordo com o estado de cada máquina, fornecendo essas informações ao usuário.
[013] O documento BR112014006750-3 se refere a um método para exibir dados de um ferramental para uso em processo de fabricação por repetição como, por exemplo, um molde de injeção ou estampagem, em uma janela de exibição de uma página da internet. Este documento tem como um dos seus objetivos aprimorar a eficiência de transmissão de dados, bem como limitar o acesso à informação confidencial da OEM.
[014] Como pode ser visto pelos documentos do estado da técnica citados, ainda não há solução capaz de tratar os dados de manutenção de ferramentais, tanto do molde quanto de outros ferramentais, com a capacidade de otimizar de forma automática os períodos de manutenção preventiva.
[015] As soluções reveladas pelos referidos documentos do estado da técnica, embora tenham por objetivo armazenar diversos dados, incluindo dados que de podem ser considerados de manutenção, não são capazes de desempenhar, ou ao menos auxiliar, a otimização das frequências e realizações das manutenções de um ferramental.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[016] É um objetivo da presente invenção fornecer um sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação para ser aplicado em ferramentais de manufatura, em especial para uso em processo de fabricação por ciclos de repetição, tais como processos de injeção termoplástica e estampagem. O sistema e método de monitoramento sendo capaz de otimizar o período entre manutenções preventivas dos ferramentais.
[017] Um outro objetivo da presente invenção é prover um sistema e método de monitoramento de ferramental automatizado que proporcione recomendações de momentos mais adequados para realizar as manutenções em uma ferramenta.
[018] É um outro objetivo da presente invenção obter um sistema e método de monitoramento de ferramental automatizado que proporcione um refinamento automático das recomendações dos momentos mais adequados para realizar as manutenções em uma ferramenta.
[019] Ademais, o objetivo da presente invenção é também reduzir os custos de manutenções preventivas e corretivas, aumentar a eficácia geral do equipamento (do inglês, Overall equipment effectiveness - OEE) e a produtividade peças/homem/hora, bem como aprimorar o controle de vida útil do ferramental.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[020] Os aspectos e as vantagens da invenção serão apresentados, em parte, na seguinte descrição, ou podem ser óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos por meio da prática da invenção.
[021] Os objetivos da presente invenção são atingidos por meio de um sistema automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação que compreende: pelo menos um meio de armazenamento de dados configurado para receber e armazenar dados referentes a pelo menos um ferramental provenientes de um controlador de ciclo, e dados referentes a manutenção do pelo menos um ferramental provenientes de um usuário, um controlador configurado para receber e analisar os dados armazenados no pelo menos um meio de armazenamento, pelo menos uma rede de transferência de dados comunicante com o pelo menos um meio de armazenamento de dados e o controlador, e pelo menos uma interface de usuário para disponibilizar o acesso aos dados do controlador. O controlador, com base na análise dos dados transferidos, fornece um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção e, com base na análise dos dados recebidos, fornece uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta.
[022] De acordo com realizações adicionais ou alternativas do sistema da presente invenção, as seguintes características, e suas possíveis variantes, podem também estar presentes, sós ou em combinação: - o pelo menos um meio de armazenamento de dados pode ser um dentre gateway, etiqueta RFID ou beacon; - o controlador pode ser um dispositivo eletrônico dentre computador, notebook, tablet ou smartphone; - o controlador pode receber dados de diferentes meios de armazenamento de dados de um processo de fabricação; - a pelo menos uma rede de transferência de dados pode ser uma rede local ou internet; - a pelo menos uma interface de usuário pode apresentar os dados em um formato gráfico visual e estar conectada ao controlador por meio da rede de transferência de dados; - o relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção de cada ferramental pode ser gerado ou definido em uma periodicidade selecionada por um usuário habilitado; - a recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos um ferramental pode ser avaliada pelo usuário habilitado; - a transferência de dados através da pelo menos uma rede de transferência de dados pode ser em tempo real; e - os dados provenientes de um controlador de ciclo compreendem data e hora e os itens de desempenho da pelo menos uma ferramenta: tempo de uso da ferramenta, data de início de uso, quantidade de peças trabalhadas em um determinado período de tempo, refugos, ferramental operando acima de uma temperatura limite, dentre outros, e os dados provenientes de um usuário compreendem data e hora e os itens de manutenção: tipo, inspeção, troca e atividade.
[023] Os objetivos da presente invenção também são atingidos por meio de um método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação que compreende as etapas de: armazenar, em pelo menos um meio de armazenamento de dados, dados referentes ao pelo menos um ferramental providos por um controlador de ciclo, e dados referentes a manutenção do pelo menos um ferramental providos por um usuário; transmitir, por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados, os dados armazenados do pelo menos um meio de armazenamento de dados para um controlador; analisar, por meio do controlador, os dados transmitidos do pelo menos um meio de armazenamento de dados; disponibilizar, por meio de pelo menos uma interface de usuário, os dados do controlador para um usuário habilitado, em que a disponibilização dos dados compreende subetapas de gerar, por meio do controlador, um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção da pelo menos uma ferramenta, e uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta; e avaliar a recomendação gerada, em que o usuário habilitado, com base no relatório gerado, aceita ou rejeita a recomendação gerada, ou define manualmente os períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta.
[024] De acordo com realizações adicionais ou alternativas do método da presente invenção, as seguintes características, e suas possíveis variantes, podem também estar presentes, sós ou em combinação: - na etapa de armazenar os dados em pelo menos um meio de armazenamento de dados, o usuário pode inserir dados da manutenção de tipo, inspeção, troca e atividade; - a etapa de transmitir, por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados, pode ser em tempo real; - a etapa de analisar, por meio do controlador, pode compreender dados de diferentes meios de armazenamento de dados de um processo de fabricação; e - a etapa de disponibilizar os dados do controlador para um usuário habilitado pode compreender subetapas adicionais de armazenar a avaliação e refinar as próximas recomendações geradas considerando a avaliação armazenada.
[025] Esses e outros aspectos, funções e vantagens da presente invenção irão se tornar mais bem compreendidos em referência à seguinte descrição e reivindicações anexas. Os desenhos em anexo, que são incorporados e constituem uma parte deste relatório descritivo, ilustram as realizações da invenção e, junto com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[026] A presente invenção é detalhada com base nas figuras abaixo listadas, nas quais: - a Figura 1 ilustra um diagrama de uma concretização do sistema da presente invenção; - a Figura 2 ilustra um fluxograma de uma concretização do método da presente invenção; - a Figura 3 ilustra um fluxograma de uma concretização alternativa do método da presente invenção; e -a Figura 4 mostra uma concretização de uma interface de usuário com um relatório gerado pelo sistema da presente invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[027] Será feita, agora, em detalhes, referência às realizações da invenção, sendo que um ou mais exemplos da mesma são ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido a título de explicação da invenção, sem limitação da invenção. Na verdade, será evidente para aqueles versados na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas na presente invenção, sem que se afaste do escopo ou espírito da invenção. Por exemplo, as funções ilustradas ou descritas como parte de algumas realizações podem ser usadas com outra realização para produzir, ainda, uma realização adicional. Desse modo, a presente invenção deve abranger tais modificações e variações conforme elas são apresentadas no escopo das reivindicações anexas e suas equivalentes.
[028] Como já mencionado, a presente invenção tem o objetivo de solucionar os problemas do estado da técnica no que tange à necessidade de uma solução que possibilite resolver o problema de otimizar os períodos entre manutenções de ferramentais de moldes de injeção e estampagens, que seja confiável, de baixo custo e fácil de ser implementado.
[029] De um modo preferencial, mas não limitativo, a presente invenção se destina aos ferramentais usados em processos de fabricação cíclicos montados em prensas e em injetoras, tais como matrizes de estampagem e moldes para injeção termoplástica ou termoconformagem. No entanto, o conceito da presente invenção pode se estender a qualquer outro tipo de ferramental que possa ser instalado e utilizado em diversos moldes de injeção e estampos.
[030] Vale notar que, apesar de já existirem máquinas que realizam um controle contínuo de alguns parâmetros de operação e, até mesmo, o compartilhamento desses dados por meio de uma rede de transmissão de dados, os valores medidos pela máquina nem sempre são suficientes para obter todos os parâmetros necessários para aferição da saúde do ferramental e definição dos períodos otimizados de manutenção preventiva, sendo necessária a ação humana para definir os momentos de realização dessas manutenções.
[031] De modo geral, a Figura 1 ilustra um diagrama do sistema automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação 100 que compreende pelo menos um meio de armazenamento de dados 10 configurado para receber e armazenar dados referentes ao pelo menos um ferramental provenientes de um controlador de ciclo 20, e dados provenientes de um usuário 30 (operador ou “ferramenteiro”, como é geralmente conhecido) referentes a manutenção da pelo menos uma ferramenta, um controlador 50 configurado para receber e analisar os dados armazenados no pelo menos um meio de armazenamento 10, pelo menos uma rede de transferência de dados 40 comunicante com o pelo menos um meio de armazenamento de dados 10 e o controlador 50; e pelo menos uma interface de usuário 60 para disponibilizar o acesso aos dados do controlador. O controlador 50 do sistema 100, com base na análise dos dados transferidos, pode fornecer um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção e também pode fornecer uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta.
[032] De forma ilustrativa, e não limitativa, a Figura 4 ilustra a interface de usuário 60 com a visualização de um relatório gerado pelo controlador 50. O relatório com os dados do histórico e estado atual fornecido pelo controlador 50, nomeado de maneira ilustrativa como “Nível 1” do sistema 100, compreende informações de data e hora e sobre o ferramental proveniente do controlador de ciclo 20, incluindo: tempo de uso da ferramenta, data de início de uso, quantidade de peças trabalhadas em um determinado período de tempo, refugos, ferramental operando acima de uma temperatura limite etc., e informações sobre as manutenções realizadas e providas pelo usuário 30, que informa, além da data e hora, as atividades realizadas em cada manutenção executada, incluindo: lubrificar partes móveis, afiar punções e matrizes, substituir itens (ferramental ou componente) por desgaste diversos ou quebras, limpeza geral com ácido etc. Os itens de manutenção compreendem quatro parâmetros: tipo, se a manutenção realizada foi preventiva ou corretiva; inspeção, se um determinado ponto do ferramental foi verificado; troca, se houve troca de algum item (ferramental ou componente) por desgaste ou quebra; e atividade, com a descrição de qual atividade foi executada na manutenção e, para as manutenções preventivas, se havia a necessidade da realização naquele momento. Todos esses parâmetros são informados pelo usuário 30. A partir desse relatório, um usuário habilitado 70, aquele que possui permissão (direito de acesso) ao controlador 50 por meio da interface de usuário 60, pode analisar rapidamente as informações mostradas e decidir manter, aumentar ou diminuir a frequência previamente armazenada de itens de manutenção preventiva.
[033] A recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta pode ser customizável para cada usuário, é nomeada de maneira ilustrativa como “Nível 2” do sistema 100 e compreende fornecer uma análise pelo controlador 50 com uma recomendação de intervalos (períodos) da frequência para realização de manutenções preventivas. A recomendação do controlador 50 se baseia no cruzamento dos dados do histórico e estado atual do ferramental provenientes do controlador de ciclo 20 e do usuário 30. A recomendação do controlador 50 pode ser gerada com base nos seguintes fatores: - frequência previamente armazenada (informação pré-definida no controlador de ciclo 20 ou controlador 50): intervalos de tempo (período) entre manutenções preventivas pré-definido para os itens (ferramental ou seus componentes); - execução da manutenção (informação proveniente do usuário 30): qual o tipo de manutenção (preventiva ou corretiva) e quando a manutenção foi realizada, para determinar o intervalo de tempo entre as manutenções realizadas; - inspeção realizada (informação proveniente do usuário 30): qual item (ferramental ou componente) foi avaliado na manutenção; - índice de substituição (informação fornecida pelo controlador 50): quantas vezes o item (ferramental ou componente) foi substituído nas últimas manutenções. Esse fator pode considerar também, de acordo com o interesse do usuário habilitado 70, se a troca foi feita em uma manutenção corretiva, o que caracteriza que o item teve uma vida útil menor do que o esperado; e -informações sobre o ferramental: (informação fornecida pelo controlador de ciclo 20) condição do item (ferramental ou componente). O usuário 30 pode inserir informações complementares da condição do item, se a está de acordo com o esperado pelo tempo de uso e manutenções realizadas.
[034] O relatório com o histórico e o estado atual fornecido pelo controlador 50 pode ser gerado ou definido em uma periodicidade selecionada por um usuário habilitado 70. A recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções do pelo menos um ferramental fornecida pelo controlador 50 pode ser avaliada pelo usuário habilitado 70. Essa avaliação engloba aceitar ou rejeitar a recomendação fornecida. Tanto o relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção quanto a recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções de pelo menos um ferramental possuem informações de data e hora, possibilitando ter um histórico cronológico da vida da ferramenta. O relatório com o histórico e estado atual também pode auxiliar na gestão de inventário dos ferramentais e seus componentes, análise do desempenho dos ferramentais e custos operacionais.
[035] Em realizações alternativas da presente invenção, o pelo menos um meio de armazenamento de dados 10 pode ser um dentre gateway, etiqueta RFID ou beacon (beacon é um dispositivo eletrônico pequeno de comunicação que envia pacotes de dados para um dispositivo eletrônico por meio de sinais de rádio).
[036] Para a presente invenção, o controlador 50 pode ser um dispositivo eletrônico dentre computador, notebook, tablet ou smartphone. O controlador 50 pode receber ainda dados de diferentes meios de armazenamento de dados 10 localizados em diferentes ferramentais em um processo de fabricação. O recebimento dessas informações pode ser realizado através da pelo menos uma rede de transferência de dados 40, que pode ser uma rede local ou internet, e em tempo real. A apresentação das informações, que geralmente é feita em um formato gráfico visual, pode ser realizada por meio da pelo menos uma interface de usuário 60, que pode estar associada fisicamente ou virtualmente ao controlador 50. Por exemplo, o controlador 50 ser um computador e a interface de usuário pode ser a tela do próprio computador ou a tela de um smartphone com acesso remoto ao computador.
[037] Outros módulos de comunicação, sem caráter limitativo, podem ser utilizados na presente invenção como possíveis formas de transferência de dados entre meio de armazenamento de dados 10, controlador 50 e interface de usuário 60. Por exemplo, uma antena WiFi 3, um transmissor bluetooth, um transmissor LoRaWAN 5, transmissor LoRa, adaptador de internet móvel, por exemplo do tipo com SIMcard, possibilitando acesso à rede de dados 3G, 4G ou 5G, ou qualquer outro meio de transmissão de dados do estado da técnica.
[038] Em um outro aspecto da presente invenção, ilustrado na Figura 2, os objetivos são atingidos por meio de um método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação 200 que compreende: armazenar 210, em pelo menos um meio de armazenamento de dados 10, dados referentes ao pelo menos um ferramental providos por um controlador de ciclo 20, e dados referentes a manutenção do pelo menos um ferramental providos por um usuário 30; transmitir 220, por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados 40, os dados armazenados do pelo menos um meio de armazenamento de dados 10 para um controlador 50; analisar 230, por meio do controlador 50, os dados transmitidos do pelo menos um meio de armazenamento de dados 10; disponibilizar 240, por meio de pelo menos uma interface de usuário 60, os dados do controlador 50 para um usuário habilitado 70, em que a disponibilização dos dados compreende subetapas de gerar 241, por meio do controlador 50, um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção da pelo menos uma ferramenta, e gerar 242, por meio do controlador 50, uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta; e avaliar a recomendação gerada 250, em que o usuário habilitado 70, com base no relatório gerado, pode aceitar ou rejeitar a recomendação gerada ou, ainda, definir manualmente os períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta.
[039] Em realizações alternativas do presente método, na etapa de armazenar os dados 210 em pelo menos um meio de armazenamento de dados 10, o usuário 30 pode inserir manualmente os dados da manutenção de tipo, inspeção, troca e atividade. A etapa de transmitir 220, por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados 40, de modo geral é realizada em tempo real. A etapa de analisar 230, por meio do controlador 50, pode compreender dados de diferentes meios de armazenamento de dados 10 instalados em diversos ferramentais de um processo de fabricação.
[040] Ainda, conforme mostrado na Figura 3, a etapa de disponibilizar 240 os dados do controlador 50 para um usuário habilitado 70, por meio de pelo menos uma interface de usuário 60, pode compreender subetapas adicionais de armazenar a avaliação 243 do usuário habilitado 70 referente à recomendação gerada pelo controlador 50, de modo que o controlador 50 possa refinar as próximas recomendações geradas 244 considerando essa avaliação armazenada. Esse refinamento pode ser um processo iterativo, em que cada avaliação armazenada pode ajustar os períodos recomendados pelo controlador 50, associando os fatores utilizados para a recomendação com o período definido pelo usuário habilitado 70 na avaliação 250. Os possíveis resultados da avaliação 250 que podem entrar no processo de refinação são: -aceite da recomendação: o período recomendado é validado e reforça os fatores considerados; ou -rejeição da recomendação e definição manual dos períodos das próximas manutenções preventivas: o período recomendado é descartado e o usuário habilitado 70 define esse período por meio da data da próxima manutenção preventiva. O controlador 50 utiliza essa definição para ajustar as próximas recomendações para as condições atuais do item (ferramental ou componente), aumentando ou diminuindo os períodos recomendados para se aproximar ao período definido manualmente.
[041] Deste modo, a presente invenção pode ser aplicada para uso nos mais diversos tipos de ferramental da indústria e traz uma otimização do período entre manutenções preventivas dos ferramentais. Além disso, possui ainda uma combinação de vantagens de: - proporcionar recomendações de momentos mais adequados para realizar as manutenções preventivas em uma ferramenta; - refinar as recomendações com base na decisão do usuário habilitado; - reduzir os custos de manutenções preventivas e corretivas; - aumentar a eficácia geral do equipamento (do inglês, Overall equipment effectiveness- OEE); - aumentar a produtividade peças/homem/hora; - aprimorar o controle de vida útil do ferramental; - melhorar a qualidade das peças produzidas, uma vez que a manutenção preventiva será otimizada; e - auxiliar a gestão de inventário dos ferramentais e seus componentes, análise de desempenho dos ferramentais e custos operacionais.
[042] É importante ressaltar que a descrição acima tem como único objetivo descrever de forma exemplificativa as possíveis concretizações da invenção em questão. Portanto, torna-se claro que modificações, variações e combinações construtivas dos elementos que exercem a mesma função substancialmente da mesma forma para alcançar os mesmos resultados, continuam dentro do escopo de proteção delimitado pelas reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Sistema automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação (100), CARACTERIZADO pelo fato de que compreende: - pelo menos um meio de armazenamento de dados (10) configurado para receber e armazenar dados referentes ao pelo menos um ferramental provenientes de um controlador de ciclo (20), e dados referentes a manutenção do pelo menos um ferramental provenientes de um usuário (30); - um controlador (50) configurado para receber e analisar os dados armazenados no pelo menos um meio de armazenamento (10); - pelo menos uma rede de transferência de dados (40) comunicante com o pelo menos um meio de armazenamento de dados (10) e o controlador (50); e - pelo menos uma interface de usuário (60) para disponibilizar o acesso aos dados do controlador (50); em que o controlador (50), com base na análise dos dados transferidos, fornece um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção, e em que o controlador (50), com base na análise dos dados recebidos, fornece uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta.
2. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o pelo menos um meio de armazenamento de dados (10) ser um dentre gateway, etiqueta RFID ou beacon.
3. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de o controlador (50) ser um dispositivo eletrônico dentre computador, notebook, tablet ou smartphone.
4. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato de o controlador (50) receber dados de diferentes meios de armazenamento de dados (10) de um processo de fabricação.
5. Sistema, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de a pelo menos uma rede de transferência de dados (40) ser uma rede local ou internet.
6. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de a pelo menos uma interface de usuário (60) apresentar os dados em um formato gráfico visual e estar conectada ao controlador (50) por meio da rede de transferência de dados (40).
7. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de o relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção de cada ferramental ser gerado ou definido em uma periodicidade selecionada por um usuário habilitado (70).
8. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de a recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções do pelo menos um ferramental ser avaliada pelo usuário habilitado (70).
9. Sistema, de acordo com a reivindicação 1 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de a transferência de dados através da pelo menos uma rede de transferência de dados (40) ser em tempo real.
10. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de que: os dados provenientes de um controlador de ciclo (20) compreenderem data e hora e os itens de desempenho da pelo menos uma ferramenta: tempo de uso da ferramenta, data de início de uso, quantidade de peças trabalhadas em um determinado período de tempo, refugos, ferramental operando acima de uma temperatura limite, dentre outros; e os dados provenientes de um usuário (30) compreenderem data e hora e os itens de manutenção: tipo, inspeção, troca e atividade.
11. Método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação (200), CARACTERIZADO pelo fato de compreender as etapas de: - armazenar (210), em pelo menos um meio de armazenamento de dados (10), dados referentes ao pelo menos um ferramental providos por um controlador de ciclo (20), e dados referentes a manutenção do pelo menos um ferramental providos por um usuário (30); - transmitir (220), por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados (40), os dados armazenados do pelo menos um meio de armazenamento de dados (10) para um controlador (50); analisar (230), por meio do controlador (50), os dados transmitidos do pelo menos um meio de armazenamento de dados (10); - disponibilizar (240), por meio de pelo menos uma interface de usuário (60), os dados do controlador (50) para um usuário habilitado (70), em que a disponibilização dos dados compreende subetapas de: gerar (241), por meio do controlador (50), um relatório com o histórico e o estado atual do pelo menos um ferramental e da manutenção da pelo menos uma ferramenta, e gerar (242), por meio do controlador (50), uma recomendação de períodos para realizar as próximas manutenções da pelo menos uma ferramenta, - avaliar a recomendação gerada (250), em que o usuário habilitado (70), com base no relatório gerado: aceita ou rejeita a recomendação gerada, ou define manualmente os períodos para realizar as próximas manutenções preventivas da pelo menos uma ferramenta.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que na etapa de armazenar os dados (210) em pelo menos um meio de armazenamento de dados (10), o usuário (30) insere dados da manutenção de tipo, inspeção, troca e atividade.
13. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de transmitir (220), por meio de pelo menos uma rede de transferência de dados (40), ser em tempo real.
14. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de que a etapa de analisar (230), por meio do controlador (50), compreender dados de diferentes meios de armazenamento de dados (10) de um processo de fabricação.
15. Método, de acordo com a reivindicação 11, CARACTERIZADO pelo fato de a etapa de disponibilizar (240) compreender subetapas adicionais de armazenar a avaliação (243) e refinar as próximas recomendações geradas (244) considerando a avaliação armazenada.
BR102022018340-6A 2022-09-13 Sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação BR102022018340A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022018340A2 true BR102022018340A2 (pt) 2024-03-26

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US11736576B2 (en) Method and system for generating behavior profiles for device members of a network
EP3553613B1 (en) Learning processing and diagnostics method for a plurality of machine tools
EP3318941B1 (en) Industrial automation system machine analytics for a connected enterprise
US20150106912A1 (en) Remote machine monitoring systems and services
JP3780508B2 (ja) 工作機械の異常診断装置、異常診断方法及び異常診断プログラム
JP2018520947A (ja) 車体組立ラインの駆動部モニタリング方法及びその装置
KR20180101815A (ko) 빅데이터 플랫폼을 이용한 스마트 공장 운영 관리 솔루션 서비스 시스템 및 방법
Mori et al. Development of remote monitoring and maintenance system for machine tools
US9189760B2 (en) System, method and computer readable medium for using performance indicators and predictive analysis for setting manufacturing equipment parameters
US20140379626A1 (en) Information platform for industrial automation stream-based data processing
WO2020079860A1 (ja) 機器故障診断支援システムおよび機器故障診断支援方法
KR102120677B1 (ko) Ict기술을 활용한 사출기 성능측정시스템
US20210158220A1 (en) Optimizing accuracy of machine learning algorithms for monitoring industrial machine operation
BR102022018340A2 (pt) Sistema e método automatizado de otimização de manutenção preventiva de ferramentais para processo de fabricação
CN115496408A (zh) 产品质量控制方法、装置、存储介质及电子设备
CN104346667A (zh) 门窗管理系统
US11675347B2 (en) Industrial machine monitoring device
KR102409862B1 (ko) 실시간 로봇 모니터링 서비스 제공 방법, 서버 및 프로그램
US20150026285A1 (en) Systems and methods for an equipment management system
CN109816400A (zh) 一种产品质量追溯管理系统
CN113129027B (zh) 基于区块链的对象管理方法、装置、计算设备和存储介质
DE102020203606A1 (de) Überwachen eines betriebsprozesses unter verwendung eines fehlervorhersagemodells
WO2024084741A1 (ja) 情報処理方法、情報処理装置及びコンピュータプログラム
EP4066176A1 (en) Remote monitoring, troubleshooting and service scheduling of analytical apparatuses
CN117575163A (zh) 数据管理平台、数据采集方法、装置和计算机设备