BR102022017486A2 - Válvula compacta de abertura rápida e sistema extintor - Google Patents

Válvula compacta de abertura rápida e sistema extintor Download PDF

Info

Publication number
BR102022017486A2
BR102022017486A2 BR102022017486-5A BR102022017486A BR102022017486A2 BR 102022017486 A2 BR102022017486 A2 BR 102022017486A2 BR 102022017486 A BR102022017486 A BR 102022017486A BR 102022017486 A2 BR102022017486 A2 BR 102022017486A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve piston
valve
fluid
assembly
valves
Prior art date
Application number
BR102022017486-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Edgar Roberto Solis Perez
Original Assignee
Edgar Roberto Solis Perez
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Edgar Roberto Solis Perez filed Critical Edgar Roberto Solis Perez
Publication of BR102022017486A2 publication Critical patent/BR102022017486A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A62LIFE-SAVING; FIRE-FIGHTING
    • A62CFIRE-FIGHTING
    • A62C35/00Permanently-installed equipment
    • A62C35/58Pipe-line systems
    • A62C35/68Details, e.g. of pipes or valve systems

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Emergency Management (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Fire-Extinguishing By Fire Departments, And Fire-Extinguishing Equipment And Control Thereof (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Safety Valves (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)

Abstract

“VÁLVULA COMPACTA DE ABERTURA RÁPIDA E SISTEMA EXTINTOR” apresenta um conjunto de válvula (10), em particular para um fluido extintor, que compreende um receptáculo (11) com uma conexão de recipiente (12) para conexão a um recipiente de fluido (20) pressurizado no sentido vertical (H), com uma saída de fluido (13) alinhada substancial e transversalmente à conexão de recipiente (12), que é compacto e pode ser acionado com um mínimo de esforço possível independentemente de uma pressão interna de um recipiente de fluido extintor (20) conectado, em que se apresenta um pistão de válvula (15) móvel em uma direção transversal (Q) entre uma posição de bloqueio e uma posição aberta, na qual de um lado do pistão de válvula (15) oposto à saída de fluido (13) é posicionado um dispositivo de contrapressão (30) que mantém o pistão de válvula (15) na posição de bloqueio, na qual o pistão de válvula (15) é adaptado para assumir a posição aberta por um aumento de pressão na saída de fluido (13) em relação ao dispositivo de contrapressão (30).

Description

VÁLVULA COMPACTA DE ABERTURA RÁPIDA E SISTEMA EXTINTOR
[001] A invenção se refere a um conjunto de válvulas, em particular para um fluido extintor, composto por um receptáculo com uma conexão de recipiente para conectar um recipiente de fluido pressurizado, ao longo de uma direção vertical, com uma saída de fluido alinhada substancial e transversalmente à conexão do recipiente. A invenção está ainda relacionada a um sistema extintor com esse conjunto de válvulas.
[002] Na área de sistemas extintores, as chamadas válvulas são utilizadas em sistemas de extintores estacionários, que podem proporcionar uma extinção pressurizada no menor tempo possível.
[003] Essas válvulas de abertura rápida possuem uma entrada de fluido extintor, uma saída de fluido extintor e uma câmara de fluxo que se estende desde a entrada do fluido extintor até a saída de fluido extintor. Para delimitar entre um estado de repouso do recipiente de fluido extintor e um estado de liberação do recipiente de fluido extintor, as conhecidas válvulas de abertura rápida compreendem um pistão de válvula e um assento de válvula. O pistão de válvula pode ser movido entre uma posição de liberação ou posição aberta e uma posição de bloqueio de tal forma que o pistão de válvula e o assento da válvula estejam em contato, e o estanque do fluido respectivamente estejam na posição de bloqueio e espaçados um do outro na posição aberta. Na posição aberta, a entrada do fluido extintor e a saída de fluido extintor podem ser conectadas uma à outra de forma condutora do fluido.
[004] Nas conhecidas válvulas de abertura rápida, o pistão de válvula é guiado paralelamente ou ao longo de um eixo comum para a saída do agente extintor. Em tal arranjo, o posicionamento do pistão de válvula na posição de bloqueio requer um fornecimento contínuo de uma contra força. Isto significa que é necessária uma força de abertura maior para abrir o pistão de válvula do que a contraforça. Portanto, um esforço maior de energia deve ser gasto para acionar tal válvula de abertura rápida. Essa válvula também é apresentada nos documentos EP 0582041A1 ou EP 2428714A1, em que o pistão de válvula e a conexão de recipiente do recipiente de agente extintor são dispostos em sequência.
[005] A invenção é baseada na tarefa de criar um conjunto de válvulas compacto que pode ser acionado com um menor esforço possível, independentemente da pressão interna de um recipiente de agente extintor conectado.
[006] Esta tarefa é resolvida pelas reinvindicações apresentadas na reinvindicação 1 e na reinvindicação 10. Outras características vantajosas da invenção são descritas nas subseções.
[007] De acordo com uma modalidade da invenção, é fornecido um conjunto de válvula, em particular para um agente extintor. O conjunto de válvulas pode ser projetado preferencialmente como uma válvula axial, cruzada ou como uma válvula radial ou transversal.
[008] O conjunto de válvulas possui um receptáculo com uma conexão de recipiente para conectar a um recipiente de fluido pressurizado ao longo da direção vertical do conjunto de válvulas. Preferencialmente, a direção vertical é congruente com uma extensão alongada do recipiente de fluido. O recipiente de fluido pode ser projetado como um recipiente de agente extintor que contém um agente líquido extintor, gasoso ou em pó, ou um fluido de agente extintor pressurizado.
[009] Além disso, o conjunto de válvulas tem uma saída de fluido que é alinhada essencial e transversalmente à conexão de recipiente. A saída de fluido é conectável à conexão de recipiente através de uma câmara de fluxo pressurizada. É fornecido então um pistão de válvula, no qual o pistão de válvula é projetado para ser móvel no direção transversal entre uma posição de fechamento e uma posição de abertura e, na posição fechada, bloqueia-se a saída de fluido da conexão de recipiente de maneira que estanque o fluido. A direção transversal é preferencialmente alinhada de forma ortogonal com a direção vertical.
[010] Em um lado do pistão de válvula oposto à saída de fluido, é posicionado um dispositivo de contrapressão que mantém o pistão de válvula na posição travada, pelo qual o pistão de válvula é ajustado para assumir a posição (pelo menos parcialmente) aberta por um aumento de pressão na saída de fluido em relação ao dispositivo de contrapressão.
[011] O aumento de pressão pode ser gerado por uma sobre pressão na saída de fluido ou por uma pressão negativa no dispositivo de contrapressão.
[012] O conjunto de válvulas pode ser alternado de forma não destrutiva ou reversível entre a posição fechada e a posição aberta. Não é necessário substituir componentes tais como discos de ruptura.
[013] Uma sobrecarga dentro do recipiente do agente extintor atua em relação ao pistão de válvula, que é disposta transversalmente ao assento do pistão de válvula, em ambos os sentidos, ou seja, à direita e à esquerda. Isso resulta, no total, em uma força no pistão de válvula igual a zero. Em razão dessa medida, somente a força de fricção das vedações de fechamento e a força da mola de retenção ou do dispositivo de contrapressão devem ser superadas para acionar o conjunto de válvulas. Isso permite que o conjunto de válvulas seja acionado com um mínimo de esforço aplicado.
[014] O dispositivo de contrapressão só tem que exercer uma força mínima sobre o pistão de válvula, já que nenhuma força é exercida pelo recipiente de fluido sobre o pistão de válvula na posição de travamento. O dispositivo de contrapressão tem, de preferência, meios de restauração que são configurados para atuar sobre o pistão de válvula, a fim de aplicar uma força de restauração ao pistão de válvula no sentido da posição de bloqueio.
[015] O conjunto de válvulas pode ser particularmente compacto e tecnicamente simples se o pistão de válvula puder ser movido em um orifício ou em um recesso entre uma posição fechada e uma posição aberta. Portanto, não é necessário um lugar definido para o pistão de válvula, que é posicionado em um receptáculo do pistão. O pistão de válvula pode ser disposto diretamente em um orifício no receptáculo do pistão.
[016] De acordo com outra modalidade, o dispositivo de contrapressão é configurado para absorver a pressão de uma tubulação de descarga pressurizada a fim de posicionar o pistão de válvula na posição travada contra uma força de uma mola de retenção. Se ele for acionado, há uma queda de pressão na tubulação de descarga, o que significa que a mola de retenção não pode mais ser pressionada para dentro, como resultado disso o pistão de válvula é movido para uma posição aberta pela mola de retenção.
[017] Como alternativa, o dispositivo de contrapressão tem uma pressão negativa. Para este fim, a saída de fluido também pode ser submetida a uma pressão negativa. Se ocorrer um gatilho, a pressão negativa na saída de fluido é substituída por uma pressão ambiente, por exemplo, por um elemento de ruptura em uma via conectada à saída de fluido, em que o dispositivo de contrapressão não pode mais segurar o pistão de válvula na posição travada e o pistão de válvula é, assim, movido para a posição aberta.
[018] O conjunto de válvulas pode ser realizado de uma maneira tecnicamente simples em que se o pistão de válvula puder ser movido para a posição aberta por meio de uma sobre pressão na saída de fluido, o pistão de válvula pode ser travado na posição aberta por meio de um excesso de pressão de fluxo. Uma vez excedida a força de fricção das vedações no pistão de válvula e a força da mola do dispositivo de contrapressão, a pressão de excesso de fluxo através da câmara de fluxo pode manter o pistão de válvula na posição aberta até que o recipiente de fluido tenha balanceado substancialmente sua sobre pressão com a pressão ambiente. Posteriormente, o pistão de válvula pode ser movido novamente para uma posição de bloqueio através do dispositivo de contrapressão.
[019] De acordo com uma outra modalidade, o pistão de válvula é disposto dentro da câmara de fluxo ou à frente da câmara de fluxo ao longo de uma direção de saída de fluido do agente extintor. Organizando o pistão de válvula dentro da câmara de fluxo, a altura do receptáculo do pistão e o conjunto de válvulas podem ser reduzidas.
[020] O fluido do agente extintor que flui através da câmara de fluxo quando o pistão de válvula está na posição aberta pode escapar com perda particularmente pequena se o pistão de válvula tiver uma área de fluxo que, na posição aberta do pistão de válvula, esteja voltada para a conexão de recipiente. Por exemplo, o pistão de válvula pode ter uma superfície redonda voltada para a conexão de recipiente, em torno da qual o fluido do agente extintor flui na posição aberta. Em particular, a perda de pressão na disposição da válvula pode ser minimizada por esta medida.
[021] O conjunto de válvulas pode ser particularmente seguro se o recipiente ou receptáculo do pistão tiver uma proteção contra sobre pressão, através da qual a conexão de recipiente pode ser conectada à saída de fluido ou a conexão de recipiente pode ser conectada a um meio externo no caso de sobre pressão. A proteção contra sobre pressão pode ser projetada, por exemplo, na forma de uma abertura de sobre pressão com uma válvula de sobre pressão ou um disco de ruptura. A proteção contra sobre pressão pode ser projetada como um dispositivo de segurança contra sobre pressão e pode ainda ser projetada como uma tampa de ruptura, um elemento de ruptura, um parafuso de ruptura, um soquete de ruptura e similares. Se uma pressão predefinida for excedida dentro da câmara de fluxo, dentro da entrada do fluido e/ou dentro da conexão de recipiente, a proteção contra sobre pressão pode acionar ou falhar e expor uma conexão de passagem de fluido ao ambiente. A proteção contra sobre pressão pode agir de preferência independentemente do estado ou da posição do pistão de válvula.
[022] De acordo com uma outra modalidade, uma válvula de respiro e um dispositivo de liberação que controla a válvula de respiro estão dispostos no receptáculo, em que a válvula de respiro e/ou o dispositivo de liberação estão dispostos no receptáculo em direção transversal à conexão de recipiente. Ao posicionar a válvula de respiro e o dispositivo de liberação de tal forma, a altura do conjunto de válvulas pode ser minimizada. Em particular, a válvula de respiro e o dispositivo de liberação podem ser inclinados lateralmente em relação à saída de fluido
[023] O conjunto de válvulas pode ser colocado diretamente em um recipiente de fluido ou em um recipiente de fluido extintor, ou conectado indiretamente ao recipiente de fluido, por exemplo, através de uma conexão de mangueira ou uma conexão de tubulação.
[024] O conjunto de válvulas pode ser conectado de forma particularmente eficiente a um sistema de detecção existente ou sistema de alarme se um dispositivo de alarme estiver disposto no receptáculo, que é configurado para registrar a posição aberta do pistão de válvula para uma perda de pressão na câmara de fluxo ou um aumento de pressão na saída de fluido. Esta medida pode gerar um sinal elétrico ou mecânico, por exemplo, quando o pistão de válvula é movido para a posição aberta. O dispositivo de alarme pode ser, por exemplo, um sensor, um sensor infravermelho ou um sensor fotoelétrico conectado eletronicamente a uma unidade de controle ou a um acionador. A unidade de controle ou acionador pode ser integrada no dispositivo de alarme ou projetada como um dispositivo externo.
[025] De acordo com um outro aspecto da invenção, é fornecido um sistema extintor. O sistema extintor compreende um conjunto de válvulas de acordo com a invenção, no qual um recipiente de agente extintor é conectado a uma conexão de recipiente do conjunto de válvula em uma maneira condutora de fluido. Uma saída de fluido do conjunto de válvulas é conectada a pelo menos uma tubulação de extintores.
[026] O sistema extintor também possui uma tubulação de descarga que é configurada para criar um desequilíbrio entre a pressão no dispositivo de contrapressão e a pressão na saída de fluido, por meio do qual o pistão de válvula pode ser desviado de uma posição fechada para uma posição aberta. Essa medida torna possível fornecer um sistema extintor que pode ser operado de forma eficiente em termos de energia.
[027] O sistema extintor pode ser projetado com um número mínimo de conexões se o dispositivo de contrapressão do conjunto de válvulas for submetido a uma pressão negativa e a tubulação de extintores funcionar como uma tubulação de descarga submetida a uma pressão negativa. Por exemplo, a tubulação de descarga pode ter elementos de ruptura distribuídos localmente que se quebram quando a temperatura sobe. A ruptura de pelo menos um elemento de ruptura cria uma conexão entre a tubulação de extintores atuando como uma tubulação de descarga e o ambiente do sistema extintor, de modo que a pressão na tubulação de extintores e a saída de fluido aumenta. Tal desequilíbrio entre a pressão no dispositivo de contrapressão e a saída de fluido faz com que uma mola de retorno do pistão de válvula o mova para uma posição aberta. Isso permite que o fluido extintor passe do recipiente de fluido para a saída de fluido e para a tubulação de extintores. O líquido extintor pode escapar da tubulação de extintores através do elemento de ruptura rompido ou através de bicos e/ou aspersores previstos para este fim.
[028] O sistema extintor pode funcionar com base em um princípio de operação alternativo se o dispositivo de contrapressão do conjunto de válvulas for pressurizado com uma sobre pressão para comprimir uma mola de retenção de um pistão de válvula, em que o dispositivo de contrapressão é conectado de maneira condutora de fluido a uma tubulação de descarga. Essa medida permite que a tubulação de descarga seja separada da tubulação de extintores, o que permite um encaminhamento mais direcionado do fluido do agente extintor. A tubulação de descarga torna-se vazada, por exemplo, no caso de uma liberação, permitindo que o excesso de pressão no dispositivo de contrapressão escape. Isto faz com que a saída de fluido tenha uma sobre pressão em relação ao dispositivo de contrapressão e pode desviar o pistão de válvula para a posição aberta para permitir que o fluido do agente extintor escape do recipiente de fluido.
[029] Várias modalidades da invenção são explicadas em mais detalhes abaixo com referência aos desenhos. Eles apresentam:
- a Figura 1a, b que é uma vista em corte de um conjunto de válvulas de acordo com uma modalidade da invenção;
- a Figura 2a, b que é uma vista em corte da Figura 1a para ilustrar uma posição aberta e uma posição fechada de um pistão de válvula;
- a Figura 3 que são vistas em corte para ilustrar os detalhes do conjunto de válvulas da Figura 1;
- a Figura 4 que é uma representação esquemática de um sistema extintor com um conjunto de válvulas da Figura 1; e
- a Figura 5 que é uma representação esquemática em corte de um sistema extintor com um conjunto de válvulas de acordo com uma outra modalidade da invenção.
- as Figura 1a e 1b que são vistas em corte de um conjunto de válvulas 10 de acordo com uma modalidade da invenção. Na incorporação mostrada, o conjunto de válvulas 10 é fornecido para um fluido extintor líquido, gasoso ou em pó.
[030] O conjunto de válvulas 10 tem um receptáculo 11 com uma conexão de recipiente 12, que é configurado para conexão a um recipiente de fluido pressurizado 20 ao longo de uma direção vertical H. O conjunto de válvulas 10 é configurada como uma válvula de abertura rápida, em particular como uma válvula radial ou válvula transversal.
[031] Além disso, uma saída de fluido 13 é fornecida sobre o receptáculo 11. A saída de fluido 13 é alinhada essencial e transversalmente à conexão de recipiente 12. A saída de fluido 13 pode correr na direção transversal Q, que aponta transversalmente para a direção vertical H.
[032] A saída de fluido 13 pode ser ligada à conexão de recipiente 12 através de uma câmara de fluxo pressurizada 14. O conjunto de válvulas 10 inclui ainda um pistão de válvula 15 que também está disposto no receptáculo 11. O pistão de válvula 15 é posicionado em um orifício 16 no receptáculo 11 e pode ser posicionado em uma posição de travamento estanque ao fluido através do meio de vedação 17 no lado do receptáculo.
[033] No exemplo ilustrado, o pistão de válvula 15 está disposto em uma posição de bloqueio e, em conjunto com o meio de vedação 17, sela a câmara de fluxo 14, que se estende do recipiente de fluido 20 até a saída de fluido 13. Isso impede o fluxo de fluido do recipiente de fluido 20 para a saída de fluido 13 através da câmara de fluxo 14.
[034] O pistão de válvula 15 é projetado para ser móvel ao longo da direção transversal Q entre a posição fechada e uma posição aberta. Em particular, o pistão de válvula 15 é móvel entre a posição aberta e a posição fechada, de tal forma que o pistão de válvula 15 não requer um lugar definido para a válvula, uma vez que o efeito de vedação é proporcionado pelo meio de vedação 17
[035] No exemplo da modalidade mostrada, o pistão de válvula 15 é projetado como um pistão oco. Dependendo do campo de aplicação, o pistão de válvula 15 também pode ser feito de um produto sólido.
[036] Um dispositivo de contrapressão 30 é posicionado em um lado do pistão de válvula 15 em frente à saída de fluido 13, que mantém o pistão de válvula 15 na posição travada. Para este fim, uma mola de retenção interna 31 no dispositivo de contrapressão 30 pressiona contra o pistão de válvula 15 no direção transversal Q para travá-la na posição travada. A mola de retenção 31 pode pressionar diretamente no pistão de válvula 15 ou transmitir a força para o pistão de válvula 15 através de um pistão intermediário 32.
[037] A fim de evitar uma troca de fluido entre o dispositivo de contrapressão 30 e o recipiente de fluido 20, por exemplo, o pistão de válvula 15 também é vedado do dispositivo de contrapressão 30 através do meio de vedação 17.
[038] A mola de retenção 31 é preferencialmente projetada de tal forma que mesmo com uma pressão de ar regular na saída de fluido 13 permite que o pistão de válvula 15 seja pressionado contra a mola de retenção 31. Assim, o pistão de válvula 15 é configurado para assumir a posição aberta por um aumento de pressão na saída de fluido 13 em relação ao dispositivo de contrapressão 30
[039] A Figura 1b mostra uma vista superior do conjunto de válvulas 10. É ilustrado que um indicador de pressão 33 para a pressão aplicada do recipiente de fluido 20 na câmara de fluxo 14, uma chave de liberação manual 34 e um dispositivo de alarme 35 estão dispostos no receptáculo 11.
[040] O indicador de pressão 33 é, por exemplo, um manômetro de pressão com um display mecânico, por meio do qual uma agulha móvel mostra se há pressão suficiente no recipiente do agente extintor ou no recipiente de fluido 20.
[041] O dispositivo de alarme 35 é configurado para registrar a posição aberta do pistão de válvula 15, uma perda de pressão na câmara de fluxo 14 ou um aumento de pressão na saída de fluido 13. O dispositivo de alarme 35 é configurado como um mecanismo para emitir um alarme caso acionado.
[042] Por exemplo, o dispositivo de alarme 35 é projetado como um sensor de pressão de alarme na forma de um dispositivo mecânico de monitoramento do sensor de posição final. Aqui, por meio de um dispositivo mecânico móvel, é monitorado se a pressão está presente na área de saída ou na saída de fluido 13. Quando o conjunto de válvulas 10 é acionado, ou seja, quando o pistão de válvula 15 abre, o dispositivo de alarme 35 é acionado. A função de acionamento do alarme é monitorada, por exemplo, manual, visual e/ou eletronicamente.
[043] Nas figuras 2a e 2b, são mostradas vistas em corte da Figura 1a para ilustrar uma posição aberta e uma posição fechada do pistão de válvula 15. A Figura 2a mostra o pistão de válvula 15 em posição fechada e Figura 2b em posição aberta.
[044] A Figura 2a ilustra que o pistão de válvula 15 tem uma área de fluxo 18 que fica de frente para a conexão de recipiente 12 quando o pistão de válvula 15 está na posição aberta. No exemplo ilustrado, a área de fluxo 18 é percebida com um extremidade arredondada ou faseamento do pistão de válvula 15.
[045] As figuras 3a, 3b e 3c mostram vistas em corte para ilustrar detalhes do conjunto de válvulas da Figura 1. Nas figuras 3a e 3c é fornecida uma válvula de carga adicional 38, que é protegida contra impurezas externas por um parafuso cego 39.
[046] Se o recipiente de fluido 20 for preenchido com um agente extintor, um gás propulsor pode ser introduzido através da válvula de carga 38 para pressurizar o recipiente de fluido 20. Por exemplo, ar comprimido ou um gás inerte pode ser utilizado como gás propulsor.
[047] Em especial, a Figura 3b mostra um posicionamento de uma válvula de respiro 36 no receptáculo 11 e um dispositivo de liberação controlando a válvula de respiro 36.
[048] O dispositivo de liberação é projetado como uma proteção contra sobre pressão 37, por meio da qual a conexão de recipiente 12 pode ser conectada à saída de fluido 13 ou a conexão de recipiente 12 pode ser conectada a um ambiente externo no caso de uma sobre pressão.
[049] No exemplo ilustrado, a proteção contra sobre pressão 37 é projetada como um disco de ruptura ou elemento de ruptura que é conectado à válvula de respiro 36 a fim de liberar uma sobre pressão para o ambiente externo.
[050] A Figura 4 mostra uma representação esquemática de um sistema extintor 100 com um conjunto de válvulas 10 da Figura 1. O sistema extintor 100 tem um conjunto de válvulas 10 no qual um recipiente de agente extintor 20 é perfeitamente conectado a uma conexão de recipiente 12 do conjunto de válvulas 10. Uma saída de fluido 13 do conjunto de válvulas 10 está conectada a pelo menos uma das tubulações de extintores 110, 111.
[051] No exemplo ilustrado, as tubulações de extintores 110, 111 também são projetadas como tubulação de descarga e têm elementos de ruptura sensíveis ao calor 113 que são dispostos em série com bicos 112 das tubulações de extintores 110, 111.
[052] O dispositivo de contrapressão 30 do conjunto de válvulas 10 está sujeito a uma pressão negativa, e as tubulações de extintores 110, 11 funcionam como uma tubulação de descarga sujeita a uma pressão negativa. A quebra de pelo menos um elemento de ruptura 113 estabelece uma conexão entre as tubulações de extintores 110, 111 atuando como tubulação de descarga e o ambiente do sistema extintor 100 para que a pressão nas tubulações de extintores 110, 111 e a saída de fluido 13 aumente. Tal desequilíbrio entre a pressão no dispositivo de contrapressão 30 e a saída de fluido 13 faz com que a mola de retenção 31 do dispositivo de contrapressão 30 mova o pistão de válvula 15 para a posição aberta. Isso permite que o fluido extintor passe do recipiente de fluido 20 para a saída de fluido 13 e para as tubulações de extintores 110, 111. O líquido extintor pode escapar das tubulações de extintores 110, 111 através do elemento de ruptura 113 ou através de bicos 112 e/ou aspersores previstos para este fim.
[053] Além disso, é ilustrado na Figura 4 que um tubo de imersão 21 está disposto no recipiente de fluido 20, que se abre para a câmara de fluxo 14. O tubo de imersão 21 pode ser rígido ou flexível, dependendo da sua aplicação. Dependendo da posição do recipiente de fluido 20, o tubo de imersão 21 pode seguir o curso ou posição do agente extintor do fluido do recipiente de fluido 20.
[054] As figura 5a e 5b mostram esquemas em corte de um sistema extintor 100 com um conjunto de válvulas 10 de acordo com uma outra modalidade da invenção. Aqui, o conjunto de válvulas 10 na Figura 5b é mostrado em uma posição travada do pistão de válvula 15 e o conjunto de válvulas na Figura 5b é mostrado em uma posição aberta do pistão de válvula 15. Em oposição ao sistema extintor 100 mostrado na Figura 4, a tubulação de extintores 110 e a tubulação de descarga 114 são projetadas separadamente uma da outra.
[055] O dispositivo de contrapressão 30 do conjunto de válvulas 10 é pressurizado com uma sobre pressão a fim de comprimir a mola de retenção 31 do pistão de válvula 15. O dispositivo de contrapressão 30 é conectado à tubulação de descarga 114 para conduzir o fluido. Essa medida permite que a tubulação de descarga 114 seja separada da tubulação de extintores 110. Na Figura 5a, o conjunto de válvulas 10 está em estado fechado ou não acionado, de modo que o pistão de válvula 15 está disposto na posição de bloqueio.
[056] A Figura 5b mostra o sistema extintor 100 com o conjunto de válvulas 10 com o pistão de válvula 15 na posição aberta. A tubulação de descarga 114 vaza, por exemplo, no caso de uma liberação devido ao rompimento de um elemento de ruptura 113 provocada pelo efeito do calor e que causou um vazamento 115. Isto permite que o excesso de pressão no dispositivo de contrapressão 30 escape. Assim, a saída de fluido 13 tem excesso de pressão em relação ao dispositivo de contrapressão 30 e pode desviar o pistão de válvula 15 para a posição aberta contra a mola de retenção 31 para permitir que o fluido extintor escape do recipiente de fluido 20.
[057] Além disso, é ilustrado nas figuras 5a e 5b que o pistão de válvula 15 tem uma área de fluxo 18 alternativa, que é projetada como uma ranhura circunferencial e, na posição aberta do pistão de válvula 15, favorece o escoamento pelo fluido extintor, por exemplo, suprimindo a turbulência.
[058] Lista de referência:
- 100 Sistema extintor;
- 110 Primeira tubulação de extintor;
- 111 Segunda tubulação de extintor;
- 112 Bocais da tubulação de extintores;
- 113 Elemento de ruptura da tubulação de descarga;
- 114 Tubulação de descarga;
- 115 Elemento de ruptura rompido;
- 10 Conjunto de válvulas;
- 11 Receptáculo;
- 12 Conexão de recipiente;
- 13 Saída de fluido;
- 14 Câmara de fluxo;
- 15 Pistão de válvula;
- 16 Orifício no receptáculo;
- 17 Meio de vedação;
- 18 Área de fluxo;
- 20 Recipiente de fluido;
- 21 Tubo de imersão;
- 30 Dispositivo de contrapressão;
- 31 Mola de retenção do dispositivo de contrapressão;
- 32 Pistão intermediário;
- 33 Indicador de pressão;
- 34 Chave de liberação manual;
- 35 Dispositivo de alarme;
- 36 Válvula de respiro;
- 37 Proteção contra sobre pressão;
- 38 Válvula de carga;
- 39 Parafuso cego;
- H Direção vertical;
- Q Direção transversa

Claims (12)

  1. CONJUNTO DE VÁLVULAS (10), em particular para um fluido extintor, tendo um receptáculo (11) com uma conexão de recipiente (12) para conexão a um recipiente de fluido (20) pressurizado na direção vertical (H), com uma saída de fluido (13) alinhada essencial e transversalmente à conexão de recipiente (12), caracterizado pelo fato de a saída de fluido (13) poder ser conectada à conexão de recipiente (12) através de uma câmara de fluxo (14), e com um pistão de válvula (15), o pistão de válvula (15) sendo projetado de tal forma que possa ser movido na direção transversal (Q) entre uma posição de bloqueio e uma posição aberta e, numa posição de bloqueio, fechando a saída de fluido (13) de maneira que estanque o fluido em relação à conexão de recipiente (12), em que um dispositivo de contrapressão (30) é posicionado em um lado do pistão de válvula (15) em frente à saída de fluido (13) e mantém o pistão de válvula (15) na posição de bloqueio, em que o pistão de válvula (15) é disposto para assumir a posição aberta por um aumento de pressão na saída de fluido (13) em relação ao dispositivo de contrapressão (30).
  2. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o pistão de válvula (15) ser móvel em um orifício (16) ou em um encaixe entre uma posição de travamento e uma posição aberta.
  3. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o dispositivo de contrapressão (30) ser disposto para receber uma pressão de uma tubulação de descarga pressurizada (114) a fim de posicionar o pistão de válvula (15) na posição travada contra uma força de uma mola de retenção (31), ou em que o dispositivo de contrapressão (30) tem uma pressão negativa.
  4. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizado pelo fato de o pistão de válvula (15) poder ser movido para a posição aberta por uma sobre pressão na saída de fluido (13), em que o pistão de válvula (15) pode ser travado na posição aberta por uma pressão de vazão excessiva.
  5. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizado pelo fato de o pistão de válvula (15) estar disposto dentro da câmara de fluxo (14) ou à jusante da câmara de fluxo (15) ao longo de um sentido de saída de fluido extintor da câmara de fluxo (14).
  6. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de o pistão de válvula (15) ter uma área de fluxo (18), em que na posição aberta do pistão de válvula (15) a área de fluxo (18) está voltada para a conexão de recipiente (12).
  7. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de o receptáculo (11) compreender uma proteção contra sobre pressão (37) pela qual, em caso de sobre pressão, a conexão de recipiente (12) é conectável à saída de fluido ou a conexão de recipiente (12) é conectável a um ambiente externo.
  8. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 7, caracterizado pelo fato de uma válvula de respiro (36) e um dispositivo de liberação controlando a válvula de respiro (36) estarem dispostos no receptáculo (11), em que a válvula de respiro e/ou o dispositivo de liberação (37) estão dispostos no receptáculo (11) deslocados na direção transversal (Q) em relação à conexão de recipiente (12).
  9. CONJUNTO DE VÁLVULAS, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de um dispositivo de alarme (35) estar disposto no receptáculo (11), que é adaptado para registrar a posição aberta do pistão de válvula (15) ou uma perda de pressão na câmara de fluxo (14) ou um aumento de pressão na saída de fluido (13).
  10. SISTEMA EXTINTOR (100), de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de compreender um conjunto de válvulas (10) em que um recipiente de agente extintor (20) é conectado a uma conexão de recipiente (12) do conjunto de válvulas (10) em uma maneira condutora de fluido, em que uma saída de fluido (13) do conjunto de válvulas (10) é conectada a pelo menos uma tubulação de extintores (110, 111).
  11. SISTEMA EXTINTOR (100), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de um dispositivo de contrapressão (30) do conjunto de válvulas (10) ser submetido a uma pressão negativa e a tubulação de extintores (110, 111) funcionar como uma tubulação de descarga sujeita a uma pressão negativa.
  12. SISTEMA EXTINTOR (100), de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o dispositivo de contrapressão (30) do conjunto de válvulas (10) ser pressurizado para comprimir uma mola de retenção (31) de um pistão de válvula (15), sendo o dispositivo de contrapressão (30) conectado a uma tubulação de descarga (114) em uma maneira condutora de fluido.
BR102022017486-5A 2021-09-20 2022-08-31 Válvula compacta de abertura rápida e sistema extintor BR102022017486A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102021124298.3A DE102021124298A1 (de) 2021-09-20 2021-09-20 Kompaktes Schnellöffnungsventil und Löschsystem
DE102021124298.3 2021-09-20

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022017486A2 true BR102022017486A2 (pt) 2023-04-04

Family

ID=80964432

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022017486-5A BR102022017486A2 (pt) 2021-09-20 2022-08-31 Válvula compacta de abertura rápida e sistema extintor

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP4151283A1 (pt)
KR (1) KR20230042436A (pt)
CN (1) CN114288599B (pt)
BR (1) BR102022017486A2 (pt)
DE (1) DE102021124298A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114992335B (zh) * 2022-08-08 2022-12-23 江苏恒立液压股份有限公司 一种快开阀装置

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4225997C2 (de) 1992-08-06 1996-10-31 Total Feuerschutz Gmbh Schnellöffnungsventil
FI91038C (fi) 1993-01-29 1994-05-10 Goeran Sundholm Suutinpää
FR2772870B1 (fr) * 1997-12-18 2000-02-25 Herve Simoens Valve monostable
FR2840046B1 (fr) * 2002-05-24 2004-07-16 Herve Simoens Dispositif de decharge brusque d'air avec conduite d'ejection amelioree
EP2428714A1 (de) 2010-09-08 2012-03-14 Minimax GmbH & Co. KG Schnellöffnungsventil für einen Löschmittelbehälter
CN201851758U (zh) * 2010-10-18 2011-06-01 宁波三安制阀有限公司 一种压差式活塞密封气瓶阀
CN208619783U (zh) * 2018-07-11 2019-03-19 宁波三安制阀有限公司 一种备压式七氟丙烷瓶头阀
WO2021108147A1 (en) * 2019-11-25 2021-06-03 Sprinkler Stop, Llc Inline valve for sprinkler head replacement

Also Published As

Publication number Publication date
KR20230042436A (ko) 2023-03-28
CN114288599A (zh) 2022-04-08
EP4151283A1 (de) 2023-03-22
CN114288599B (zh) 2024-01-05
DE102021124298A1 (de) 2023-03-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7798165B2 (en) Rupture control system
ES2379134T3 (es) Procedimientos y aparatos de control de riesgos
AU2007256859B2 (en) Dry pipe/deluge valve for automatic sprinkler systems
US6293348B1 (en) Low pressure actuator for dry sprinkler system
JPH0624277U (ja) 破断を指示する破裂板アセンブリ
US9072925B2 (en) Valve
US9199107B2 (en) Sprinkler and method for testing a sprinkler
AU2017201315B2 (en) Methods and apparatus for a fire suppression system
BR102022017486A2 (pt) Válvula compacta de abertura rápida e sistema extintor
US2867234A (en) Pressure regulator safety valve
WO2017074699A1 (en) Methods and apparatus for fire suppression system for transportable container
US6378616B2 (en) Low pressure actuator for dry sprinkler system
GB2252163A (en) Temperature sensing apparatus
CN110944723B (zh) 灭火设施阀以及具有灭火设施阀的灭火设施
WO2020132355A1 (en) Pilot actuator for actuating a control valve
CN217130476U (zh) 先导致动器和灭火系统
RU16024U1 (ru) Автомат аварийного закрытия запорной арматуры магистрального газопровода
US20050092368A1 (en) Fluid control valve
JPS6146305Y2 (pt)
RU215686U1 (ru) Запорно-пусковое устройство для установки пожаротушения
RU215777U1 (ru) Запорно-пусковое устройство для установки пожаротушения
RU219720U1 (ru) Установка пожаротушения с запорно-пусковым устройством
WO2022048722A1 (en) Directional gas leak detector
EP4208703A1 (en) Pressure lock for gas leak detection
CN115427117A (zh) 用于隔膜阀上的干式管道内件的常闭阀

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]