BR102022015168A2 - Método para bloqueio de cartão sim de celular - Google Patents

Método para bloqueio de cartão sim de celular Download PDF

Info

Publication number
BR102022015168A2
BR102022015168A2 BR102022015168-7A BR102022015168A BR102022015168A2 BR 102022015168 A2 BR102022015168 A2 BR 102022015168A2 BR 102022015168 A BR102022015168 A BR 102022015168A BR 102022015168 A2 BR102022015168 A2 BR 102022015168A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chip
application
blocking
datamob
operator
Prior art date
Application number
BR102022015168-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Paulo Roberto Logemann Saraiva
Paulo Emilio Da Silva Teixeira
Original Assignee
Datamob Sistemas S.A.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Datamob Sistemas S.A. filed Critical Datamob Sistemas S.A.
Priority to BR102022015168-7A priority Critical patent/BR102022015168A2/pt
Publication of BR102022015168A2 publication Critical patent/BR102022015168A2/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05GCONTROL DEVICES OR SYSTEMS INSOFAR AS CHARACTERISED BY MECHANICAL FEATURES ONLY
    • G05G7/00Manually-actuated control mechanisms provided with one single controlling member co-operating with one single controlled member; Details thereof
    • G05G7/02Manually-actuated control mechanisms provided with one single controlling member co-operating with one single controlled member; Details thereof characterised by special provisions for conveying or converting motion, or for acting at a distance
    • G05G7/10Manually-actuated control mechanisms provided with one single controlling member co-operating with one single controlled member; Details thereof characterised by special provisions for conveying or converting motion, or for acting at a distance specially adapted for remote control
    • GPHYSICS
    • G05CONTROLLING; REGULATING
    • G05GCONTROL DEVICES OR SYSTEMS INSOFAR AS CHARACTERISED BY MECHANICAL FEATURES ONLY
    • G05G7/00Manually-actuated control mechanisms provided with one single controlling member co-operating with one single controlled member; Details thereof
    • G06Q50/30
    • G06Q50/32
    • GPHYSICS
    • G16INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS
    • G16ZINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR SPECIFIC APPLICATION FIELDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G16Z99/00Subject matter not provided for in other main groups of this subclass
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04MTELEPHONIC COMMUNICATION
    • H04M99/00Subject matter not provided for in other groups of this subclass

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Automation & Control Theory (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Storage Device Security (AREA)

Abstract

método para bloqueio de cartão sim de celular. o seguinte resumo para invenção se refere ao método para bloqueio de cartão sim (também conhecido no brasil como chip), que consiste em proibir o uso do chip de uma operadora de celular, quando ele já estiver ativado em outro aparelho, de modo a garantir que somente em um dispositivo o chip irá funcionar, impedindo o uso indevido, quando o chip é fornecido para um fim específico.

Description

CAMPO TÉCNICO
[001] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere ao método para bloqueio de cartão SIM (também conhecido no Brasil como chip), que consiste em proibir o uso do chip de uma operadora de celular, quando ele já estiver ativado em outro aparelho, de modo a garantir que somente em um dispositivo o chip irá funcionar, impedindo o uso indevido, quando o chip é fornecido para um fim específico.
[002] Neste relatório, os seguintes nomes são atribuídos a cada serviço específico: - DataMob Operadora é o módulo de serviços desenvolvidos para esta invenção que possui serviços adicionais de comunicação com o chip. Esse módulo pode se comunicar com a DataMob API e com DataMob Chip; - DataMob API é a API da DataMob utilizada para a operadora consultar sempre que desejar se o número de celular passado possui ou não a licença de segurança contratada e ativa. A consulta das bases de dados da DataMob pode ocorrer a pedido da DataMob da operadora ou de um software da DataMob existente no aparelho celular do usuário; e, - DataMob Chip são as funcionalidades adicionadas ao chip para atender esses serviços. Tratam-se de um Arquivo com Registros acessados por APDUs onde armazenam dados importantes como o IMEI (identificação internacional do equipamento móvel) do aparelho que é armazenado após a primeira ativação ou dependendo de cada cenário que será descrito.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[003] O cartão SIM (subscriber identity module) ou módulo de identificação do assinante é também conhecido como chip, consistindo de um circuito impresso do tipo cartão inteligente utilizado para identificar, controlar e armazenar dados de telefones celulares de tecnologia GSM (sistema global para comunicação móvel).
[004] Hoje, os chips podem ser utilizados em qualquer dispositivo, sem que haja restrição de seu uso. Por conta disto, muitas vezes um chip usado para um fim específico e em um aparelho específico, tem sua função original desviada, servido para diversas finalidades diferentes da previamente contratada.
[005] As operadoras de telefonia móvel oferecem serviços adicionais a seus clientes como seguros para seus dispositivos móveis e uma solução de bloqueio de chip, mas restritos para aparelhos Android e somente telefones celulares etc. Um dos serviços de segurança é fornecido em parceria com a DataMob que se trata de criar um PIN secreto. A criação desse PIN secreto ocorre quando o cliente contrata esses serviços com a operadora. Quando isso ocorre, a operadora passa o número do telefone para a DataMob, que gera uma licença de uso desses serviços em sua base de dados.
[006] Quando um aparelho celular é energizado, um dos processos de inicialização é registrar os chips existentes com as operadoras proprietárias deles. Nesse processo, cada operadora identifica o ICCID (identificador de cartão de circuito integrado) de cada chip e o associa ao número do telefone correspondente. É nesse momento que a operadora pode consultar suas bases de dados ou a DataMob, através da DataMob API para saber se esse chip possui essa licença.
PROBLEMA DA TÉCNICA
[007] Garantir que o uso do chip para um fim específico seja utilizado somente para esse fim e no dispositivo designado para isso. E que isso possa funcionar em dispositivos dos mais variados tipos como telefones, modens, alarmes etc.
[008] Este tipo de situação traz diversos benefícios, tais como a utilização em vários tipos de equipamentos; não necessita de um aplicativo ou alteração de firmware de equipamentos; solução limpa sem necessidade de interação com o usuário e solução ideal para mercados corporativos que precisam usar MDM para controlar as ações do usuário, mercado governo garantindo a utilização do serviço sem que haja desvio de uso.
SOLUÇÃO PROPOSTA
[009] O bloqueio é feito desenvolvendo uma aplicação que vai ser instalada no chip (SIM) da operadora, através de seus servidores na hora que é ativado o chip (SIM) a primeira vez. Essa aplicação instalada fica trocando informações com outra aplicação que fica do lado da operadora que também deve ser desenvolvida e a partir dessa troca de informações a aplicação do servidor (DataMob) decide quando é o caso de bloqueio ou liberação, mandando o comando para a aplicação instalada na ativação do chip (DataMob) que realiza a tarefa.
[010] Não é preciso ter um chip específico para instalar a aplicação e essa instalação só pode ser feita no chip nunca usado e é realizada somente na primeira ativação, quando é inserido pela primeira vez no dispositivo.
[011] Quando o chip não possui esse tipo de serviço nem licença com DataMob, o processo de registro seguirá como sempre, pois nada será feito. Mas, quando possui esse tipo de serviço contratado, pode acontecer os seguintes cenários:
[012] Primeiro cenário é a situação que ocorre quando é feita a primeira ativação: Ocorre quando um cliente da operadora compra um chip novo e efetuou o contrato de segurança do chip com a operadora. No momento do registro, a operadora poderá consultar sua base de dados para verificar se tais serviços estão contratados ou consultar a DataMob, através da DataMob API. Quando a DataMob retorna informando que esse chip possui licença, a DataMob Operadora se comunicará com a DataMob Chip para verificar se no registro está gravado o IMEI do aparelho. Por ser a primeira ativação, o IMEI do aparelho não está gravado no chip. Nesse caso, a DataMob Operadora irá gravar o IMEI do aparelho em um registro desse arquivo, habilitar o aparelho para sempre pedir o PIN e efetuar o processo de troca de PIN. O PIN é gerado por um algoritmo secreto e será trocado automaticamente. Após a troca, quando o aparelho irá pedir o PIN, será usado o PIN secreto. Como esse PIN confere o chip será desbloqueado e poderá ser usado normalmente.
[013] Na primeira ativação é necessário verificar a licença pelo ICCID ou outro número acessando a uma base de dados local ou na DataMob API. Se não tem licença, não faz nada. Se tem licença, segue três possibilidades: - Salva o número único (www); - Cria e salva o novo pin a partir de um número único e ativa a necessidade de pedir o PIN (novo PIN); e, - Liberar o uso do Dispositivo liberando utilizando o novo PIN.
[014] Segundo cenário: Ocorre quando um cliente da operadora já possui um chip que fora licenciado, está ativo e no mesmo aparelho onde fora ativado. No momento do registro a operadora poderá consultar sua base de dados para verificar se tais serviços estão contratados ou consultar a DataMob, através da DataMob API. Nesse caso, a DataMob retornará informando que esse chip possui licença, a DataMob Operadora se comunicará com a DataMob Chip para verificar se no registro está gravado o IMEI do aparelho. Nesse caso, o IMEI do aparelho está gravado no chip e confere com o IMEI do aparelho. Como o aparelho está habilitado para sempre pedir o PIN, será usado o PIN secreto. Como esse PIN confere o chip será desbloqueado e poderá ser usado normalmente.
[015] Se não for a primeira ativação, deve-se verificar a licença pelo ICCID ou outro número acessando a uma base de dados local ou na DataMob. Se não tem licença, não faz nada (isso significa que não libera o PIN de forma automática). Se tem licença, ocorre duas possibilidades: - Verificar se o HW é o mesmo utilizado na primeira ativação, através do número único (WWN), libera o uso do dispositivo utilizando o novo PIN salvo; e - Se o HW não é o mesmo utilizado na primeira ativação, não se faz nada e, por estar solicitando PIN, o usuário necessita digitar para liberar o dispositivo, no caso de o usuário não saber o PIN, então ele não pode usar nem o chip nem o dispositivo (função normal quando o chip solicita o PIN).
[016] Terceiro cenário: Ocorre quando um cliente da operadora já possui um chip que fora licenciado que está ativo, mas o usuário o colocou em outro aparelho. No momento do registro, a operadora poderá consultar sua base de dados para verificar se tais serviços estão contratados ou consultar a DataMob, através da DataMob API. Nesse caso, a DataMob retornara informando que esse chip possui licença, a DataMob Operadora se comunicará com a DataMob Chip para verificar se no registro que o IMEI armazenado não confere com o IMEI do aparelho. Isso significa que o usuário trocou de aparelho. Como não é o mesmo aparelho, o PIN não deve ser liberado automaticamente.
[017] Se não for a primeira ativação, verificar a licença pelo ICCID ou outro número acessando a uma base de dados local ou na DataMob. Se não tem licença, não fazer nada. Se tem licença, verifica se o HW é o mesmo utilizado na primeira ativação, através do número único (WWN), mas não consegue obter o número único (WWN). Nesse caso não faz nada e o CHIP funciona de forma normal.
INSTALAÇÃO/ATIVAÇÃO
[018] A aplicação fica armazenada na operadora de telefonia e quando satisfaz o requisito de licença, ela é transferida para o chip (over the air). A partir dessa transferência, que somente ocorre num chip novo (nunca ativado em nenhum dispositivo), a aplicação inicia uma “conversa” com a nossa aplicação que fica do lado do servidor da operadora. Através dessa interação, a aplicação que fica do lado do servidor envia comandos e recebe informações da aplicação que foi instalado no chip fazendo com que a aplicação no chip realize ou não o bloqueio. O bloqueio é feito solicitando um PIN para o usuário que não é conhecido por ele e somente pela aplicação que está instalada no chip. Se o chip estiver no dispositivo, onde ele foi ativado, a solução comanda a liberação do chip de forma automática preenchendo o PIN. Se não for o mesmo dispositivo instalado a solução não preenche o PIN assim não permitindo o uso do chip.

Claims (3)

1- MÉTODO PARA BLOQUEIO DE CARTÃO SIM DE CELULAR, caracterizado por dito bloqueio ser feito por meio de uma aplicação instalada no chip (SIM) da operadora, através de seus servidores na hora que é ativado o chip (SIM) a primeira vez, onde essa aplicação instalada fica trocando informações com outra aplicação que fica do lado da operadora e a partir dessa troca de informações a aplicação do servidor (DataMob) decide quando é o caso de bloqueio ou liberação, mandando o comando para a aplicação instalada na ativação do chip (DataMob) que realiza a tarefa.
2- MÉTODO PARA BLOQUEIO DE CARTÃO SIM DE CELULAR, de acordo com a reivindicação 01 e caracterizado por: - a aplicação ficar armazenada na operadora de telefonia e quando satisfaz o requisito de licença, ela é transferida para o chip, sendo que a partir dessa transferência, que somente ocorre num chip novo, a aplicação inicia a troca de informações com a aplicação que fica do lado do servidor da operadora; e - através dessa interação, a aplicação que fica do lado do servidor envia comandos e recebe informações da aplicação que foi instalado no chip fazendo com que a aplicação no chip realize ou não o bloqueio.
3- MÉTODO PARA BLOQUEIO DE CARTÃO SIM DE CELULAR, de acordo com a reivindicação 02 e caracterizado por o bloqueio ser feito solicitando um PIN para o usuário que não é conhecido por ele e somente pela aplicação que está instalada no chip, de modo que: - se o chip estiver no dispositivo, onde ele foi ativado, a solução comanda a liberação do chip de forma automática preenchendo o PIN; e - se não for o mesmo dispositivo instalado a solução não preenche o PIN assim não permitindo o uso do chip.
BR102022015168-7A 2022-07-29 2022-07-29 Método para bloqueio de cartão sim de celular BR102022015168A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015168-7A BR102022015168A2 (pt) 2022-07-29 2022-07-29 Método para bloqueio de cartão sim de celular

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102022015168-7A BR102022015168A2 (pt) 2022-07-29 2022-07-29 Método para bloqueio de cartão sim de celular

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102022015168A2 true BR102022015168A2 (pt) 2024-02-06

Family

ID=90001593

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102022015168-7A BR102022015168A2 (pt) 2022-07-29 2022-07-29 Método para bloqueio de cartão sim de celular

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102022015168A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8601599B2 (en) Platform security apparatus and method thereof
US9572025B2 (en) Method, server, computer program and computer program product for communicating with secure element
US20140134981A1 (en) Method for changing mno in embedded sim on basis of special privilege, and embedded sim and recording medium therefor
US11064347B1 (en) Electronic subscriber identity module (eSIM) transfer from inactive device
EP1821555A1 (en) Method and system for sharing memory area of mobile terminal
KR20130006258A (ko) 동적 키 생성 기반의 내장 sim의 mno 변경방법 및 그를 위한 내장 sim과 기록매체
BR112012010349B1 (pt) Método para o aprovisionamento automático de um cartão sim
BRPI0309928B1 (pt) sistema e método para o gerenciamento de recursos de módulos de recursos portáteis
US7257822B1 (en) Method and system for address book application programming interface
CN1980459B (zh) 一种网络侧实现信息销毁的方法
WO2013023510A1 (zh) 一种用户信息存储方法及设备
KR102045662B1 (ko) 보안 요소 내의 수 개의 가상 프로파일에 액세스하기 위한 논리 채널을 관리하는 시스템 및 방법
WO2016165444A1 (en) System and method for migrating virtual subscriber identity module (sim) card
US20090030975A1 (en) Application generation system and method
US20140325613A1 (en) Method for modifying rights to security domain for smartcard, and server, smartcard, and terminal for same
BR102022015168A2 (pt) Método para bloqueio de cartão sim de celular
ES2342171T3 (es) Sincronizacion de base de datos.
KR20110104959A (ko) 회로 카드 데이터 보호
EP2452478B2 (en) Method of managing an application embedded in a secured electronic token
ES2299293B1 (es) Sistema de acceso remoto a servici0s de telefonia movil de un equipo movil.
US20070232356A1 (en) Plagiarization-proof function for a SIM card
CN106557372B (zh) 一种应用共享的方法、装置及终端
CN105635132B (zh) 一种用户认证的方法及系统
JP3693587B2 (ja) Icカードのアクセス管理システム
KR101160361B1 (ko) 이동 단말기 서비스 제공 방법

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]