BR102021026686A2 - Equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros - Google Patents

Equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros Download PDF

Info

Publication number
BR102021026686A2
BR102021026686A2 BR102021026686-4A BR102021026686A BR102021026686A2 BR 102021026686 A2 BR102021026686 A2 BR 102021026686A2 BR 102021026686 A BR102021026686 A BR 102021026686A BR 102021026686 A2 BR102021026686 A2 BR 102021026686A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
semen
equipment
training
bird
species
Prior art date
Application number
BR102021026686-4A
Other languages
English (en)
Inventor
Fagner Rodrigo Racki Bubiak
Original Assignee
Inovare Empreendimentos Ltda
Fagner Rodrigo Racki Bubiak
Filing date
Publication date
Application filed by Inovare Empreendimentos Ltda, Fagner Rodrigo Racki Bubiak filed Critical Inovare Empreendimentos Ltda
Publication of BR102021026686A2 publication Critical patent/BR102021026686A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K15/00Devices for taming animals, e.g. nose-rings or hobbles; Devices for overturning animals in general; Training or exercising equipment; Covering boxes
    • A01K15/02Training or exercising equipment, e.g. mazes or labyrinths for animals ; Electric shock devices ; Toys specially adapted for animals
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K45/00Other aviculture appliances, e.g. devices for determining whether a bird is about to lay

Abstract

A presente Patente de Invenção refere-se a método para treinamento de reprodutores e coleta colaborativa de sêmen de pássaros, com aplicação nos campos da criação de pássaros, inseminação artificial, melhoramento genético, análises de sêmen, preservação de sêmen, comercialização de sêmen, formação de bancos de sêmen, recuperação de espécies ameaçadas e proteção da biodiversidade, aplicável às espécies de pássaros em que a fêmea adota postura corporal específica para a cópula, sejam da fauna silvestre brasileira, exótica ou doméstica, estejam em cativeiro ou fora de cativeiro, caracterizado pela utilização de um equipamento que simula uma fêmea na postura corporal de cópula da espécie.

Description

EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS Campo da invenção
[001] Trata a presente solicitação de patente de invenção de método para treinamento de reprodutores e coleta de sêmen de pássaros através de um equipamento capaz de simular uma fêmea na postura corporal de cópula, com aplicação no treinamento e preparação de reprodutores, reprodução, inseminação artificial, melhoramento genético, análises de sêmen, preservação de sêmen, comercialização de sêmen, formação de bancos de sêmen, recuperação de espécies ameaçadas e proteção da biodiversidade, aplicável em todas as espécies de pássaros em que a fêmea adota postura corporal específica para a cópula, sejam espécies da fauna silvestre brasileira, exótica ou doméstica, estejam em cativeiro ou fora de cativeiro.
Fundamentos da invenção
[002] Na reprodução de animais, a inseminação artificial é uma técnica de reprodução assistida que proporciona um melhor aproveitamento do material genético, com finalidades comerciais e/ou conservacionistas.
[003] Porém, para a aplicação da técnica de inseminação artificial, a disponibilidade de sêmen de boa qualidade é uma condição limitante para o trabalho. Com isso, a etapa de coleta de sêmen assume uma condição primordial.
[004] Em aves, a coleta do sêmen pode ser realizada por métodos colaborativos ou não colaborativos.
[005] Os métodos não colaborativos demandam a contenção e manuseio da ave para obtenção do sêmen. Dentre os métodos não colaborativos os mais utilizados são a massagem dorso abdominal e a eletroestimulação. O método da massagem dorso abdominal é geralmente empregado em espécies da ordem galiformes, em especial nas galinhas e perus. Já o método da eletroestimulação tem sido aplicado principalmente em aves aquáticas, pombos e alguma espécies da ordem psitaciformes, porém além da contenção, geralmente é necessária a sedação da ave e o sêmen obtido muitas vezes é contaminado com excretas.
[006] Para as aves de rapina e psitacídeos, além dos métodos não colaborativas citados, consegue-se por vezes a liberação do sêmen de alguns espécimes de forma espontânea, colaborativa. Isso se deve pelo fato de alguns indivíduos serem criados desde filhotes pelos humanos, numa rotina de vida muito próxima, podendo acabar reconhecendo seus cuidadores como parceiros reprodutivos e com isso, por vezes, consegue-se coletar o sêmen desses sem a necessidade de contenção e manuseio, com o auxílio de um chapéu, casaco ou objeto ao qual o animal foi acostumado a conviver na sua rotina diária.
[007] Quando o assunto são pássaros, por suas características, em especial o tamanho e fragilidade, a limitação do estado da técnica para a coleta de sêmen é ainda maior. Na criação de algumas espécies de pássaros, por vezes criadores empregam um método de coleta de sêmen não colaborativo e extremamente invasivo, de baixa eficiência e alto risco para a ave, através na inserção de um tubo capilar ou outro micro tubo pela cloaca, e com a realização de movimentos desse micro tubo tenta-se a estimulação e liberação do sêmen. Na maioria das tentativas, além da situação de stress gerada à ave, não se consegue estimular a liberação do sêmen. Quando se consegue, este quase sempre está contaminado com resíduos de excretas. Além da baixa eficiência, também expõe o indivíduo ao risco de uma perfuração interna e/ou lesão pela excessiva imobilização necessária.
[008] Em síntese, os métodos de coleta de sêmen não colaborativos em aves apresentam resultados positivos limitados à algumas espécies. Quando empregadas ações invasivas, geralmente obtêm-se um sêmen de baixa qualidade, devido à contaminações. Com relação aos métodos colaborativos de coleta de sêmen de aves, utilizados no estado da arte, estes estão limitados a aplicação em indivíduos submetidos ao imprinting pela convivência com humanos.
[009] O método colaborativo para coleta de sêmen de pássaros desenvolvido e apresentado neste requerimento de patente não demanda o imprinting dos indivíduos e pode ser aplicado no treinamento de reprodutores e na coleta de sêmen de todas as espécies de pássaros em que o macho é estimulado para o coito ao avistar a fêmea adotando postura corporal específica da espécie para a cópula. O método é seguro, não demanda a contenção, além de possibilitar a obtenção de sêmen sem contaminações.
[0010] O invento possibilitará avanços no desenvolvimento de trabalhos de preservação de muitas espécies, além de alavancar trabalhos de melhoramento genético e outras aplicabilidades nos campos da biologia, da zootecnia, da medicina veterinária, da biotecnologia e de todas as áreas que possuem inter-relação. Com o aproveitamento de tecnologias já conhecidas, como as que envolvem a criopreservação, possibilitará novos estudos para o desenvolvimento de bancos de sêmen aplicáveis na recuperação de espécies ameaçadas, preservação da diversidade genética e até o desenvolvimento da comercialização de sêmen de espécies criadas com propósito comercial, por exemplo.
[0011] Com relação aos modelos do equipamento exemplificados nas figuras desta solicitação de patente de invenção, utilizamos como exemplo a espécie Oryzoborus maximiliani, conhecida popularmente pelo nome de bicudo, passeriforme da fauna nativa brasileira considerado em extinção em muitas das localidades de ocorrência da espécie. Sua criação ex-situ é bem difundida e é considero o pássaro mais aristocrático da fauna brasileira, o que desperta grande interesse como animal de estimação e valor comercial entre os criadores. Assim, essa espécie torna-se um ótimo exemplo da aplicabilidade do invento em trabalhos voltados tanto para a preservação ambiental quanto para a criação comercial de pássaros.
[0012] Uma das estratégias da disponibilização comercial deste invento será pautada em licenças de uso individuais e especificas. Apenas a título de exemplificação, a modalidade de licença de uso direcionada a um criador comercial de passeriformes poderá autorizar a posse e uso do equipamento de preparação de reprodutores e coleta de sêmen de aves exclusivamente dentro do seu criadouro, enquanto a modalidades de licença de uso do invento poderão ter outras condições de uso.
Breve descrição das figuras
[0013] Convém esclarecer que os modelos aqui apresentados são ilustrados em caráter demonstrativo e não restritivo, cuja concepção pode variar quanto às dimensões, materiais, equipagem e espécie alvo, sem fugir, logicamente, do escopo principal criativo do objeto cuja proteção é reivindicada, que consiste na simulação de uma fêmea na postura corporal de cópula da espécie. Figura 1: apresenta uma vista lateral de modelo do equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros da espécie Oryzoborus maximilliani. Figura 2 e 3: ilustra um modelo do equipamento com articulação entre uma postura corporal cotidiana (Figura 2) e uma postura corporal de cópula (Figura 3), em vista lateral, para treinamento e coleta de sêmen de pássaros da espécie Cyanocompsa brissonii Figura 4: apresenta uma vista lateral de modelo do equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros da espécie Saltator similis. Figura 5: apresenta uma vista lateral de modelo do equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros da espécie Sporophila caruelescens.
Descrição da invenção
[0014] Esse requerimento de patente de invenção trata de um equipamento e um método inovador para o treinamento de reprodutores e coleta de sêmen de pássaros de forma colaborativa e segura, independente de imprinting e aplicável às espécies de pássaros nas quais as fêmeas adotam postura específica para o coito, caracterizada geralmente pela elevação do rabo e do bico ao mesmo tempo, estimulando a aproximação do macho para a realização da cópula, momento em que ocorre a justaposição entre as cloacas de ambos para a transferência do sêmen. Durante a fase reprodutiva dos pássaros, esse estímulo visual proporcionado pela fêmea nessa postura corporal é o ponto determinante para atração do macho para a realização da cópula.
[0015] O método desenvolvido consiste em estimular o macho através da apresentação de um equipamento que simula a fêmea da espécie alvo na postura corporal para a cópula.
[0016] A fixação do equipamento pode ser sobre um poleiro ou qualquer outra base adequada, como um comedor ou no próprio chão do recinto.
[0017] Ao visualizar o equipamento o macho é instigado a se aproximar e realizar a cópula, deixando o seu sêmen depositado na superfície do equipamento, nas proximidades da suposta cloaca da fêmea simulada.
[0018] Em seguida, o sêmen depositado pelo macho na superfície do equipamento pode ser coletado com o auxílio de um tubo capilar, uma pipeta ou outro objeto apropriado e seguir para a finalidade pretendida, que pode envolver estudos, análises, preservação do sêmen ou a inseminação artificial com sêmen fresco.
[0019] Para o sucesso da reprodução e da coleta de sêmen é fundamental que o macho esteja maduro sexualmente e ativo para a reprodução. Machos novos ou inexperientes normalmente possuem dificuldade para realizar a cópula. Existe uma curva de aprendizagem que varia de indivíduo para indivíduo. Nesse contexto, o invento deste requerimento de patente também é aplicável na preparação e treinamento de pássaros machos para a reprodução e coleta de sêmen.
Exemplos de concretizações da invenção
[0020] Para as concretizações da invenção, no que diz respeito à construtibilidade do equipamento, a característica fundamental dos modelos possíveis é a capacidade de simular uma fêmea na postura corporal de cópula da espécie, caracterizado principalmente pela elevação do rabo e do bico. A técnica construtiva empregada pode ser qualquer uma capaz de moldar material simulando uma fêmea nessa postura corporal.
[0021] Para atender necessidade de emprego do método em coletas de sêmen que não seja rotineira ou que não exija um manuseio intensivo, a utilização de modelos do equipamento confeccionados pela técnica da taxidermia são satisfatórios.
[0022] Para a utilização em coletas de sêmen rotineiras e preparação de reprodutores, com necessidade de manuseio intenso do equipamento, como em criadouros, a melhor alternativa está na utilização de modelos construídos em materiais sintéticos.
[0023] Modelos articulados, nos quais o equipamento é capaz de alternar entre posições corporais cotidianas e a postura corporal de cópula da espécie, podem melhorar o estímulo dos machos para aplicação do método, em especial para os indivíduos em treinamento.
[0024] Todos os modelos também podem ser equipados com dispositivo capaz de emitir sons.
[0025] Para facilitar a coleta do sêmen todos os modelos também podem ser equipados com dispositivo impermeável na região da suposta cloaca, para que o sêmen depositado durante a coleta não penetre no material utilizado para confeccionar o equipamento.
[0026] Com relação ao método de coleta de sêmen de pássaros reivindicado neste requerimento de patente de invenção, ele consiste em mostrar ao macho alvo da coleta o equipamento, dando acesso para que ele se aproxime e tente realizar a cópula, deixando o seu sêmen depositado na superfície do equipamento, próximo a região onde seria a cloaca da suposta fêmea. Na sequência, o sêmen poderá ser captado da superfície do equipamento com o auxílio de um tubo capilar, uma pipeta ou outro dispositivo que seja capaz, levando em consideração o pequeno volume.
[0027] Com relação ao método de treinamento dos machos para a reprodução e coleta de sêmen reivindicado neste requerimento de patente de invenção, ele consiste em permitir ao macho visualizações momentâneas do equipamento simulando a fêmea na postura corporal de cópula característica da espécie. Após o macho estar demonstrando satisfatoriamente interesse por copular, o que é facilmente identificado pela sua excitação comportamental, poderá ser dado livre acesso ao equipamento de coleta, sequenciando o treinamento para a preparação de reprodutores e coleta de sêmen.

Claims (8)

  1. Um “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS”, caracterizado por simular uma fêmea na postura corporal de cópula da espécie.
  2. “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser articulável entre uma ou múltiplas posturas corporais e a postura corporal de cópula da espécie.
  3. “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS”, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por ser equipado com dispositivo para emissão de sons atrativos para a espécie.
  4. “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por ser equipado com dispositivo acoplado na região da suposta cloaca com a finalidade de melhorar a retenção do sêmen.
  5. Um método para preparação de reprodutores, caracterizado por utilizar “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS” definido em qualquer uma das reinvindicações 1 a 4.
  6. uso do método para preparação de reprodutores, de acordo com a reinvindicação 5, caracterizado por utilizar “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS” definido em qualquer uma das reinvindicações 1 a 4.
  7. Um método para coleta de sêmen de pássaros, caracterizado por utilizar “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS” definido em qualquer uma das reinvindicações 1 a 4.
  8. uso do método para coleta de sêmen de pássaros, de acordo com a reinvindicação 7, caracterizado por utilizar “EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E COLETA DE SÊMEN DE PÁSSAROS” definido em qualquer uma das reinvindicações 1 a 4.
BR102021026686-4A 2021-12-28 Equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros BR102021026686A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021026686A2 true BR102021026686A2 (pt) 2023-07-04

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Bures et al. Techniques and basic experiments for the study of brain and behavior
Seigel et al. Snakes: ecology and evolutionary biology
Byrne Machiavellian intelligence
Amanat et al. Marsupial locomotion
BR102021026686A2 (pt) Equipamento para treinamento e coleta de sêmen de pássaros
Krasheninnikova Means-end reasoning
Kumar Microsatellite marker
Singh et al. Modern synthesis
Magnus Behaviour of the pet rabbit: what is normal and why do problems develop?
Mishra Messenger RNA
Rossato et al. Müllerian mimicry
Todorov Marsupial cognition
Gibson Ducks, Geese, and Swans
Smith Notes on the habits of the long-tailed harvest mouse
Damaraju et al. Megachiroptera locomotion
Newman et al. Mustelidae Cognition
Day et al. Mustelidae Navigation
Pareek Model fitting
Ghosh et al. Mutualism
Bewig et al. Wildlife
Agnew What made these tracks
Kaplan Mimicry
Beran Michael J. Beran
Kushwaha Methylation
Pethusamy et al. Melanin