BR102021021978A2 - Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele. - Google Patents

Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele. Download PDF

Info

Publication number
BR102021021978A2
BR102021021978A2 BR102021021978-5A BR102021021978A BR102021021978A2 BR 102021021978 A2 BR102021021978 A2 BR 102021021978A2 BR 102021021978 A BR102021021978 A BR 102021021978A BR 102021021978 A2 BR102021021978 A2 BR 102021021978A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
honey
dermatitis
psoriasis
cream
skin
Prior art date
Application number
BR102021021978-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Alessandra Barbosa Prando
Original Assignee
Alessandra Barbosa Prando
Filing date
Publication date
Application filed by Alessandra Barbosa Prando filed Critical Alessandra Barbosa Prando
Publication of BR102021021978A2 publication Critical patent/BR102021021978A2/pt

Links

Abstract

Trata-se a presente invenção de uma formulação farmacêutica na forma de creme natural à base de mel da abelha apis mellifera sem uso de corticoides e totalmente ecofriendly a qual poderá ser aplicada na terapêutica humana para tratamento e controle de psoríase, dermatites e afecções de pele.

Description

FORMULAÇÃO FARMACÊUTICA NATURAL À BASE DE MEL NA FORMA DE CREME PARA CONTROLE DE PSORÍASE, DERMATITES E AFECÇÕES DE PELE. Campo da técnica
[001] A presente patente de invenção trata-se de uma composição na indústria farmacêutica na forma de creme, uma formulação natural à base de mel, objetivando seu uso para tratamento e controle de psoríase, dermatites e afecções de pele.
Estado da técnica
[002] A busca e o conhecimento da medicina tradicional que foi transmitido ao longo do tempo, contribuiram para a compreensão das diversas atividades biológicas atribuídas a natureza e sua diversidade, sendo plantas, insetos e também o que os insetos produzem, isso gerou interesse de pesquisadores para os estudos químicos e farmacológicos dos recursos produzidos pela natureza e empregadas na cura de doenças. Dessa forma, a exploração da natureza como fonte de constituintes químicos levou ao isolamento e caracterização de diversos produtos naturais de ação terapêutica, que, desde então, funcionam como uma ferramenta inestimável para o desenvolvimento de novos produtos, formulas e tratamentos. Mesmo nos dias atuais, a maioria das novas descobertas possuidoras de potencial terapêutico são naturais, e o prognóstico é que a natureza permaneça ainda por muitos anos como a principal fonte de substâncias bioativas a serem exploradas. Os produtos naturais continuam desempenhando um papel importante na descoberta de novos medicamentos. Esse papel é relevante, especialmente, no desenvolvimento de agentes antitumorais e anti-infecciosos, mas destacasse também o expressivo número de substâncias naturais ou delas derivadas utilizadas como imunomoduladores e anti-inflamatórios.
[003] A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, que atinge homens e mulheres. Caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, pruriginosas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Pode variar em gravidade de pequena e localizada a cobertura completa do corpo. A lesão para a pele pode desencadear mudanças na pele psoriásica naquele ponto, que é conhecido como fenômeno de Koebner. As principais causas para a contração estão relacionadas a questões genéticas, imunológicas, ambientais, psicológicas, ao uso de certos medicamentos e ingestão de bebidas alcoólicas.
[004] De acordo com o dicionário internacional de doenças a psoríase pode ser classificada em 8 tipos: de placa ou vulgar, ungueal, palmo-plantar, invertida, artropática, pustulosa, gutata e erítrodérmica. A psoríase de placa ou vulgar representa 90% dos casos. Acomete preferencialmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e dorso, e se manifesta através de lesões avermelhadas e elevadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. A psoríase ungueal são lesões aparecem nas unhas das mãos e pés, levando-as a crescerem de forma desigual. As unhas chegam a ficar deformadas e mudam de cor. A psoríase palmo-plantar acontece quando a palma das mãos e a sola dos pés são atingidos pelas placas. A psoríase invertida são lesões avermelhadas que surgem em regiões de dobra, como axilas, embaixo dos seios, virilha e dobra dos joelhos e cotovelos. A psoríase artropática se caracteriza quando a inflamação se espalha por outras partes do corpo além da pele, chegando às articulações. A psoríase pustulosa São as mesmas lesões da versão vulgar, porém acompanhadas de bolhas com pus. A psoríase gutata são lesões em forma de gota. A psoríase eritrodermica o corpo inteiro é acometido por manchas vermelhas que coçam e ardem intensamente, a forma mais grave, porém menos comum.
[005] No mesmo âmbito a dermatite é uma reação da pele que pode ser causada por diferentes fatores, podendo gerar sintomas como vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas cheias de líquido transparente, que podem aparecer em diferentes áreas do corpo. A dermatite pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês, principalmente por alergia ou contato da fralda com a pele, e pode ser causado pelo contato com alguma substância que cause alergia, efeito colateral de algum medicamento, má circulação sanguínea ou pele muito seca, por exemplo.
[006] Existem 6 tipos principais de dermatites: dermatite atópica, dermatite seborreia, dermatite herpetiforme, dermatite ocre, dermatite alérgica e dermatite esfoliativa. A dermatite atópica é um tipo de dermatite crônica da pele caracterizada pelo aparecimento de lesões vermelhas e/ou acinzentadas, que causam coceira e, por vezes, descamação, especialmente em dobras de pele, como atrás dos joelhos, virilhas e dobras dos braços, sendo muito comum em crianças. A dermatite seborreia é um problema de pele que afeta maioritariamente o couro cabeludo e regiões oleosas da pele, como os lados do nariz, orelhas, barba, pálpebras e peito, causando vermelhidão, manchas e descamação. Não se sabe ao certo o que causa a dermatite seborreica, mas parece estar relacionada com o fungo Malassezia, que pode estar presente na secreção oleosa da pele e com uma resposta exacerbada do sistema imune. A dermatite herpetiforme é uma doença de pele auto-imune causada pela intolerância ao glúten, que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas que provocam sensação de queimação intensa e coceira. A dermatite ocre ou dermatite de estase, ocorre geralmente em pessoas com insuficiência venosa crônica e caracteriza-se pelo aparecimento de uma coloração arroxeada ou marrom nas pernas e tornozelos, devido ao acúmulo de sangue, especialmente no caso de varizes. A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, provoca o surgimento de bolhas, coceira e vermelhidão em locais da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritante, como, por exemplo, bijuteria ou produtos cosméticos. A dermatite esfoliativa é uma inflamação grave na pele que provoca descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas, por exemplo. Geralmente, a dermatite esfoliativa é causada por outros problemas crônicos de pele, como psoríase ou eczema, mas também pode ser causado pelo uso excessivo de remédios como penicilina, fenitoína ou barbitúricos, por exemplo.
[007] A psoríase e dermatite são afecções de pele que dispõem de tratamentos. Todavia, os agentes terapêuticos disponiveis no mercado para o tratamento da psoríase e outras inflamações cutâneas frequentemente exibem reações adversas e nem sempre produzem os resultados esperados. Os glicocorticoides, a principal classe de fármacos utilizada no tratamento de distúrbios inflamatórios de pele, podem alcançar a circulação sistêmica e causar efeitos adversos que afetam o metabolismo de lipídeos e carboidratos, ossos, órgãos relacionados ao sistema imunológico, além de olhos, coração, músculos e a própria pele. Estão entre os efeitos adversos dessas drogas os sintomas que caracterizam a síndroma de Cushing, como, por exemplo a redistribuição do tecido adiposo, o que acarreta obesidade e o deslocamento de gordura para a face e para a região dorsocervical, também pode causar hiperglicemia, ocasionada pelo aumento da gliconeogênese, infecções oportunistas devido aos múltiplos efeitos imunossupressores, os quais acarretam ainda a atrofia de órgãos linfoides, como o timo e o baço, além disso pode causar retardo na cicatrização de feridas, em função da diminuição da proliferação de fibroblastos e da síntese de colágeno. Alterações oculares, incluindo cataratas e glaucomas, também úlceras pépticas, miopatias, distúrbios no metabolismo ósseo, supressão e atrofia adrenais, distúrbios cardiovasculares e psiquiátricos, entre outros. Esses efeitos também podem aparecer quando os glicocorticoides são utilizados por via tópica.
[008] É possível concluir que é imperioso persistir na busca de novas formas de tratamento para distúrbios inflamatórios ou afecções cutâneas, é nessa perspectiva que a presente invenção foi desenvolvida.
[009] A presente invenção busca fornecer uma composição à base de mel para o tratamento de psoríase, dermatite e afecções cutâneas isenta de corticoides que tem efeitos sistêmicos negativos ao corpo humano.
Sumario da invenção
[010] A aludida composição é uma formulação natural na forma de creme à base de mel de abelha apis mellifera, conhecida comumente por abelha-europeia dedicada ao tratamento de psoríase, dermatites e afecções de pele, cujo principal objetivo é aliviar por completo os sintomas das doenças cutâneas.
[011] A abelha apis mellifera é conhecida como rainha do mel, e tem como característica principal o ferrão, também é muito famosa por sua atuação comercial já regulamentada, atribuída à alta produtividade de mel, geleia real, cera, própolis e pólen. Muitos a conhecem também pela colaboração com a medicina alternativa (apiterapia) e pelos serviços prestados à agricultura, como polinizadora.
[012] O mel da abelha apis mellifera diferencia-se pela sua viscosidade, pois tem uma taxa de umidade que varia de 17% a 20% em comparação a abelhas sem ferrão onde o mel é mais liquido com umidade de 27%, os méis das abelhas sem ferrão também são menos doce, por ter mais água tem menos açúcar e é mais ácido. Contém ainda um teor natural de bactérias e leveduras, microrganismos que induzem sua fermentação, logo, os méis de abelhas sem ferrão não são tão estáveis quanto o mel da abelha mellifera.
[013] Desde a antiguidade mel é um valioso ingrediente utilizado para tratamento medicinal e cosmético, parte desse poder é atribuído à presença de flavonoides, compostos encontrados principalmente em frutas, folhas e sementes e que possuem funções anti-inflamatórias, antialérgica, antioxidante e até antitumoral. Os flavonoides, classe de compostos fenólicos com ocorrência natural em néctares e pólens, são hidrolisados no estômago das abelhas e posteriormente transferidos para o mel.
[014] A autora da presente invenção tem estudado as ações anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes do mel da abelha apis mellifera para doenças de pele autoimune. Os resultados desses estudos demonstraram uma notável ação anti-inflamatória tópica, o teor de flavonoides daidzeína, apigenina, genistina, luteolina, kaempferol, quercetina e crisina em méis, evidenciou uma ação redutora das inflamações cutâneas.
[015] Devido ao seu potencial e juntamente com outros componentes incluídos na formulação que combinados atuam no tratamento de psoríase, dermatites e afecções de pele, foi depositada uma patente de produto farmacêutico na forma de creme à base de mel. A invenção do creme e o estudo quanto seus efeitos e eficácia no tratamento de doenças cutâneas já foram realizados pela autora da presente invenção.
[016] Devido ás peculiaridades do processo inflamatório e das feridas de pele ocasionadas pela psoríase, dermatites e afecções de pele, somadas ás propriedades do produto, por não conter nível de toxicidade e por ser um produto ecofriendly, a formulação farmacêutica em questão possui o potencial de tomar-se uma alternativa terapêutica dotada de benefícios sem efeitos sistêmicos negativos e sendo um produto ecologicamente correto para tratamento.
[017] Ressalta-se que o cultivo e comercialização da abelha apis mellifera são regulamentados no Brasil, e de fácil multiplicação, visto que a rainha ocupa-se exclusivamente em colocar ovos, cerca de 3 mil por dia, o que toma a produção de mel mais rápida e com maior quantidade, também favorecendo o ecossistema, pois ao transportar pólen de uma flor a outra, as abelhas aumentam a fecundação das plantas e geram um ganho de produtividade.
Descrição completa da invenção
[018] Inicialmente aquecer a água em um recipiente até a temperatura de aproximadamente 75° e 80 °C. Ao atingir essa temperatura, em outro recipiente, aquecer o monoestearato de glicerila, álcool cetilico e ácido esteárico até que se derreta por completo e atinja aproximadamente 75°C e 80°C. Verter a fase oleosa na fase aquosa e colocar em uma agitação forte e constante até se emulsionem. Aquecer o óleo vegetal de copaíba, manteiga de karite e coco babaçu e verter na fase emulsionada. Adicionar extrato glicerinado de barbatimão, Extrato glicerinado de calêndula, Extrato alcoólico de própolis verde, mel apis mellifera, Cúrcuma em pó, Sorbitan Caprylate (Nipaguard SCE), Propanediol (Nipaguard SCE) e Ácido Benzoico (Nipaguard SCE). Por último, adicionar Essência de mel, Essência de laranja lima e Homogeneizar, mediante ação manual ou automática.
Para a preparação da fórmula para o creme utilizar:
Água - 61% a 63%;
Monoestearato de glicerila - 4 a 4,5%;
Ácido Esteárico - 2% a 3%;
Álcool cetilico - 3% a 3,5%;
Manteiga de Karite - 2% a 2,5%;
Óleo vegetal de Coco Babaçu - 6% a 6,5%;
Óleo vegetal de copaiba - 3% a 3,5%;
Extrato glicerinado de barbatimão - 1,5% a 2%;
Extrato glicerinado de calêndula - 1,5% a 2%;
Extrato alcoólico de própolis verde - 6% a 6,5%;
Essência de mel - 2% a 2,5%;
Essência de laranja lima - 1%;
Sorbitan Caprylate (Nipaguard SCE) - 0,52%;
Propanediol (Nipaguard SCE) - 0,16%;
Ácido Benzoico (Nipaguard SCE) - 0,12%;
Mel Apis Melifera - 3% a 3,5%;
Cúrcuma em pó - 2%.
[019] A amostra foi acompanhada em laboratório com temperatura ambiente e fora do alcance da luz por aproximadamente 20 dias e não foi notado alteração de odor, separação de fases ou mesmo mudança de coloração.
[020] Ο creme foi testado em pacientes com psoríase, dermatite e afecções de pele, aplicando o creme sobre a pele afetada com movimentos circulares, se tratando de um creme consistente a pele absorverá com rapidez e agirá de forma cicatrizante, em 15 (quinze) dias notou-se uma melhora, primeiro cessou os sintomas de coceira na pele, após isso a vermelhidão começou a desaparecer juntamente com os hematomas e as escamações, por fim as inflamações e pústulas começaram a ser controladas.

Claims (4)

  1. Formulação farmacêutica uatural à base de mel na forma de creme para controle de Psoríase, Dermatites e Afecções de pele caracterizada por tratar e controlar a psoríase e suas variantes, assim como tratar e controlar dermatites e afecções cutâneas através de uma formula farmacêutica na forma de creme à base de mel de abelha apis mellifera totalmente natural.
  2. Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de Psoríase, Dermatites e Afecções de pele, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por não conter corticoides que tem afetos sistêmicos negativos ao corpo humano.
  3. Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de Psoríase, Dermatites e Afecções de pele, de acordo com a reivindicação 1, 2 e 3, caracterizada por apresentar uma composição que contém:
    Água - 61% a 63%;
    Monoestearato de glicerila - 4 a 4,5%;
    Ácido Esteárico - 2% a 3%;
    Álcool cetilico - 3% a 3,5%;
    Manteiga de Karite - 2% a 2,5%;
    Óleo vegetal de Coco Babaçu - 6% a 6,5%;
    Óleo vegetal de copaíba - 3% a 3,5%;
    Extrato glicerinado de barbatimão - 1,5% a 2%;
    Extrato glicerinado de calêndula - 1,5% a 2%;
    Extrato alcoólico de própolis verde - 6% a 6,5%;
    Essência de mel - 2% a 2,5%;
    Essência de laranja lima - 1%;
    Sorbitan Caprylate (Nipaguard SCE) - 0,52%;
    Propanediol (Nipaguard SCE) - 0,16%;
    Ácido Benzoico (Nipaguard SCE) - 0,12%;
    Mel Apis Melifera - 3% a 3,5%;
    Curcuma em pó - 2%.
  4. Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de Psoríase, Dermatites e Afecções de pele, de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizada por ser um produto que contém uma formula e composição totalmente Ecofriendly.
BR102021021978-5A 2021-11-01 Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele. BR102021021978A2 (pt)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021021978A2 true BR102021021978A2 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Poljšak et al. Vegetable butters and oils in skin wound healing: Scientific evidence for new opportunities in dermatology
Niazi et al. Efficacy of topical Rose (Rosa damascena Mill.) oil for migraine headache: A randomized double-blinded placebo-controlled cross-over trial
Dudek-Makuch et al. Horse chestnut–efficacy and safety in chronic venous insufficiency: an overview
US20050013871A1 (en) Pharmaceutical composition for the treatment of itch
BR102021021978A2 (pt) Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de creme para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele.
BR102021021985A2 (pt) Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de sabonete líquido para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele.
BR102021021988A2 (pt) Formulação farmacêutica natural à base de mel na forma de shampoo líquido para controle de psoríase, dermatites e afecções de pele.
Deka et al. Mechanism of action of wound healing activity of Calendula officinalis: a comprehensive review
Al-Irayfawee et al. Effectiveness of punica granatum and propolis: a new dressing method in management of diabetic foot ulceration
EA033620B1 (ru) Лечебный состав для профилактики и лечения псориаза
US11154583B2 (en) Composition and method of skin relief cream useful for eczema, psoriasis, lipoma, burn wounds, scars, keloids, shingles, dry skin disorders, and skin allergies
Dilovar et al. Development of rational technology of ointment with ichthyol
Shaikh et al. Fabrication and evaluation of herbal ointment formulations of Moringa oleifera for topical delivery
CN105816831B (zh) 一种外用敷贴治疗寒瘀骨痛的中药组合物及制备方法与应用
Kravchuk et al. Justification of the cream composition for symptomatic treatment of psoriasis
RU2810485C1 (ru) Средство для лечения заболеваний суставов и способ его приготовления
de Oliveira et al. Skin Phytotherapy and Pharmacological Aspects: a Brief Review
Nair et al. In-vivo studies to manifest the potent anti-inflammatory and analgesic effect of the topical formulation, Pankajakasthuri ortho-herb cream/thermagel upon single application in Wistar albino rats
RU2535127C1 (ru) Препарат для лечения кожных болезней животных
Alam et al. Effect of coded Unani formulation Unim-401 and Soranil with NB-UV-B therapy in a case of chronic palmo-plantar plaque psoriasis-A Case Study.
Postoy et al. Biologically active substances of Willow bark in treatment of inflammatory processes in joints
Vibhooti et al. Fight psoriasis naturally through ayurveda
WO2011091492A1 (pt) Extrato vegetal promotor de cicatrização da epiderme e das mucosas, para uso tópico e por via oral
KR101052092B1 (ko) 생약재추출물이 함유된 화장료 조성물 및 그 추출방법
RU2571487C1 (ru) Ранозаживляющая мазь "розовое маламо"