BR102021019838A2 - Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos - Google Patents

Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos Download PDF

Info

Publication number
BR102021019838A2
BR102021019838A2 BR102021019838-9A BR102021019838A BR102021019838A2 BR 102021019838 A2 BR102021019838 A2 BR 102021019838A2 BR 102021019838 A BR102021019838 A BR 102021019838A BR 102021019838 A2 BR102021019838 A2 BR 102021019838A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
energy
electrical
reverse
capacitor
power
Prior art date
Application number
BR102021019838-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102021019838A8 (pt
Inventor
Nilson Barbosa
Original Assignee
Nilson Barbosa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nilson Barbosa filed Critical Nilson Barbosa
Priority to BR102021019838A priority Critical patent/BR102021019838A8/pt
Publication of BR102021019838A2 publication Critical patent/BR102021019838A2/pt
Publication of BR102021019838A8 publication Critical patent/BR102021019838A8/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01GCAPACITORS; CAPACITORS, RECTIFIERS, DETECTORS, SWITCHING DEVICES, LIGHT-SENSITIVE OR TEMPERATURE-SENSITIVE DEVICES OF THE ELECTROLYTIC TYPE
    • H01G4/00Fixed capacitors; Processes of their manufacture
    • H01G4/38Multiple capacitors, i.e. structural combinations of fixed capacitors
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J3/00Circuit arrangements for ac mains or ac distribution networks
    • H02J3/01Arrangements for reducing harmonics or ripples
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J3/00Circuit arrangements for ac mains or ac distribution networks
    • H02J3/18Arrangements for adjusting, eliminating or compensating reactive power in networks
    • HELECTRICITY
    • H03ELECTRONIC CIRCUITRY
    • H03HIMPEDANCE NETWORKS, e.g. RESONANT CIRCUITS; RESONATORS
    • H03H3/00Apparatus or processes specially adapted for the manufacture of impedance networks, resonating circuits, resonators
    • H03H3/007Apparatus or processes specially adapted for the manufacture of impedance networks, resonating circuits, resonators for the manufacture of electromechanical resonators or networks
    • H03H3/02Apparatus or processes specially adapted for the manufacture of impedance networks, resonating circuits, resonators for the manufacture of electromechanical resonators or networks for the manufacture of piezoelectric or electrostrictive resonators or networks

Landscapes

  • Control Of Electrical Variables (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se a uma nova aplicação para uso dos circuitos ressonantes, aqui descrito como, para uso na obtenção simultânea de energia ativa reversa e energia reativa reversa pelo lado alternado da rede elétrica. Esses “sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas” são alimentados por uma fonte primária de energia elétrica externa e consomem dessa fonte primária uma ínfima demanda de potência ativa direta. Esses sistemas, objetos da presente invenção, aumentam a eficiência da rede elétrica por excepcionalmente permitirem o perfeito uso do fenômeno de ressonância em rede elétrica alternada, agora de maneira original permite fornecer energia ativa reversa e energia reativa reversa, simultaneamente. A presente invenção se refere ainda a um “método de uso” que aumenta a eficiência energética do circuito elétrico.

Description

SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS E MÉTODO DE USO DE AMBOS Campo Técnico
[001] A presente invenção refere-se a uma nova aplicação para uso dos circuitos ressonantes, aqui descrito como, para uso na obtenção simultânea de energia ativa reversa e energia reativa reversa pelo lado alternado da rede elétrica. Esses “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” são alimentados por uma fonte primária de energia elétrica externa e consomem dessa fonte primária uma ínfima demanda de potência ativa direta. Esses sistemas, objetos da presente invenção, aumentam a eficiência da rede elétrica por excepcionalmente permitirem o perfeito uso do fenômeno de ressonância em rede elétrica alternada, agora de maneira original permite fornecer energia ativa reversa e energia reativa reversa, simultaneamente. A presente invenção se refere ainda a um “MÉTODO DE USO” que aumenta a eficiência energética do circuito elétrico.
Antecedentes da Técnica
[002] Não são conhecidos equipamentos eletromagnéticos estáticos qualificados como circuitos ressonantes LC e/ou RLC - sistemas de circuito fechado que são alimentados por uma fonte primária de energia elétrica - que são capazes de provocar transferência de energia ativa reversa através de vibrações que geram oscilações senoidais em regime permanente mantendo amplitude (seja da carga, corrente e/ou tensão) alcançando permanentemente o efeito de ressonância capaz de fornecer ou transferir simultaneamente energia ativa reversa e energia reativa reversa para os receptores de cargas ligados em qualquer parte da extensão do circuito elétrico. Todavia, com base em um desenho, divulgado pela mídia, que mostra uma espaçonave que faz uso de banco de capacitores como parte de um circuito de obtenção e armazenamento de energia, pode-se pensar que, provavelmente, Nikola Tesla tenha alcançado ο efeito técnico apresentado neste pedido de patente.
Estado da Técnica Os bancos de capacitores
[003] Os bancos de capacitores, nas instalações elétricas, têm como objetivo corrigir o fator de potência do sistema reduzindo o cosseno (cos φ) do ângulo. Para resolver a questão do fator de potência é instalado os bancos de capacitores em paralelo com essas cargas não-lineares, podendo ocasionar indesejavelmente a ressonância serie ou paralela.
Ressonância
[004] A ressonância, é uma condição característico de qualquer circuito elétrico, ocorre sempre que a reatância capacitiva se iguala a reatância indutiva em dada frequência, conhecida como frequência de ressonância.
[005] A ressonância serie ocorre quando a reatância capacitiva e igual a reatância indutiva, o caminho por onde a corrente circula apresenta baixa impedância, logo para aquela frequência de ressonância teremos alta corrente, isso não é benéfico. A ressonância série ocorre usualmente quando a associação de transformador com um banco de capacitores formando um circuito sintonizado na frequência gerada por fontes harmônicas do sistema, constituindo um caminho de baixa impedância para o fluxo de uma dada corrente de frequência harmônicas, mesmo que a tensão da harmônica seja pequena, pode ocorrer uma elevada corrente, provocar surto de corrente na frequência harmônica, isso pode trazer sérios problemas para a rede e/ou para os bancos de capacitores. Quando a rede da concessionaria entra em ressonância com o banco de capacitores, constituindo um caminho de baixa impedância na frequência de ressonância da corrente de harmônica que produz um surto de corrente naquela frequência de harmonia que pode danificar o banco de capacitores.
[006] A ressonância paralela ocorre quando a indutância equivalente do sistema supridor da concessionária e um banco de capacitores da instalação consumidora entram em ressonância em uma frequência próxima a gerada por uma fonte de harmônicos, constituindo um caminho de alta impedância para o fluxo de determinada corrente harmônica, mesmo uma pequena corrente harmônica pode dar origem a uma sobretensão significativa na frequência ressonante.
[007] O efeito de ressonância em redes elétricas alternada é algo indesejável quando danificam banco de capacitores e outros equipamentos no caminho da ressonância.
Estudiosos da Universidade de São Paulo apresentaram conteúdo relacionado ao tema deste pedido de patente.
[008] Considerando um circuito com um indutor puro e um capacitor puro ligados em série, em que o capacitor está carregado no instante t=0. Como inicialmente o capacitor está com a carga máxima, a corrente será igual a zero; à medida que o capacitor se descarrega a corrente vai aumentando, até o capacitor se descarregar completamente e a corrente atingir seu valor máximo. Quando a carga é máxima e a corrente é igual a zero, toda a energia estará armazenada no campo elétrico do capacitor. Quando a carga é nula e a corrente é máxima toda a energia estará armazenada no campo magnético do indutor. Como o circuito é ideal (imaginário), ou seja, capacitor e indutor ideais e resistência nula, a carga e a corrente vão oscilar indefinidamente, e, como não há resistência, não há dissipação de energia. Portanto, ele é um sistema conservativo: a energia que ele continha inicialmente, associada à carga do capacitor, mantém-se sempre no sistema. A análise algébrica desse comportamento está na aula 3 das anotações de aula do curso de FAP-212, assim como nas demais referências sugeridas no início desta apostila.
[009] É importante lembrar aqui que, quando qualquer sistema (mecânico, elétrico, acústico, nuclear, etc) capaz de oscilar, for excitado (retirado de sua condição de equilíbrio) esse sistema vai oscilar sozinho em uma (pode também ser mais de uma) freqüência particular que se chama freqüência natural do sistema.
[0010] Ao se introduzir uma resistência elétrica no circuito LC ideal, a cada oscilação, parte da energia é perdida na resistência, de tal forma, que o sistema (carga, corrente e tensões) continua oscilando, mas as amplitudes, ou valores de pico, tanto da carga, quanto da corrente, ou tensões, vão diminuindo, até se anularem. Tal sistema é dito amortecido. Quando existe um amortecimento a freqüência com que o sistema vai oscilar até parar, é menor que sua freqüência natural de oscilação. Quão menor vai depender basicamente da intensidade do amortecimento.
[0011] Uma maneira de se manter as oscilações num sistema amortecido é fornecer energia periodicamente através de um gerador, que vai executar um trabalho positivo sobre o sistema. A aplicação de uma tensão externa alternada vai produzir nesse sistema uma oscilação forçada. O importante é que o sistema vai oscilar (carga, corrente e tensões) na mesma freqüência com que o gerador fornece energia, mas, em geral, com pequena amplitude. Se a amplitude de oscilação (seja da carga, qP, corrente, ip, tensão no capacitor, VCP, ou tensão no indutor, VLP, onde o índice P quer dizer “de pico”) for pequena, isso significa que pouca energia está sendo transferida do gerador para o circuito RLC.
[0012] Na verdade, as oscilações num sistema RLC forçado (o mesmo vale para qualquer sistema que oscile) serão de pequena amplitude sempre que a freqüência de oscilação do gerador for diferente da freqüência natural do sistema. Se o gerador permitir a variação contínua da freqüência, pode-se notar que, à medida que a freqüência do gerador se aproxima da freqüência natural do sistema, a amplitude de oscilação (seja da carga, qP, corrente, ip, VLP ou VCP) aumenta dramaticamente. Quando a freqüência do gerador for idêntica à freqüência natural do sistema, a amplitude de oscilação atinge o valor máximo e essa condição é conhecida como ressonância. E a freqüência natural do sistema é também conhecida como freqüência de ressonância. A condição de ressonância é a condição em que a energia é mais eficientemente transferida do gerador para o sistema ou para o circuito RLC, no caso. Isso quer dizer que, na ressonância, a maior parte da energia disponível em cada ciclo vai ser armazenada ora no campo elétrico do capacitor (como carga), ora no campo magnético do indutor (como corrente), pouca ou nenhuma energia será devolvida ao gerador, embora uma parte seja sempre perdida na resistência. Quanto menor a resistência do circuito, maior será a amplitude de oscilação (seja da carga, qP, ou da corrente, ip, ou de VLP ou de VCP) na ressonância, além disso, mais rapidamente essa amplitude aumenta ou cai quando se varia a freqüência do gerador em torno da freqüência de ressonância.
[0013] A ressonância é de fundamental importância na compreensão de um grande número de fenômenos mecânicos, eletromagnéticos, acústicos, atômicos, nucleares e outros.”
[0014] USP. Circuito RLC série. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/239561/mod resource/content/l/RL C caos.pdf. Acesso em 28 de mar. 2021
[0015] Apesar do amplo conhecimento do estado da técnica sobre os circuitos ressonantes, ainda não é conhecida a configuração construtiva de um circuito ressonante eficaz para uso em escala industrial capaz de alcançar o efeito técnico proposto no referido pedido de patente.
[0016] O referido pedido de patente revela como transformar um circuito ressonante teoricamente ideal (imaginário) em um circuito real prático, eficiente e escalável, que aumenta a eficiencia da rede elétrica alternada com a compensação de energia reativa reversa com fornecimento original de energia ativa reversa simultaneamente.
Objetivos da Invenção
[0017] O objetivo da presente invenção é alcançado com uso dos circuitos ressonantes agora configurados como “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS”, sistemas esses que são alimentados por uma fonte primária de tensão e usam a energia da fonte primária para provocar oscilação forçada, mantendo as vibrações e oscilações em regime permanente com amplitude, alcançando constantemente a condição de ressonância. Os referidos objetos da presente invenção são simplesmente mantidos ligados, preferentemente ligados no circuito primário e/ou secundário, para alcançarem o efeito de ressonância.
[0018] Os objetos da presente invenção são alcançados com a configuração dos “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” e inclui nas configurações dos referidos objetos da invenção pelo menos um reator (2) e/ou pelo menos um indutor (3), associados com pelo menos um resistor (4), associados com pelo menos um capacitor filtrante (5), associados com pelo menos um conjunto capacitor ou banco de capacitores (7), sendo que cada banco de capacitor é obrigatoriamente configurado através da associação de múltiplos capacitores, sendo cada capacitor, preferentemente, com a capacitância de 0,5 μF a 5 μF, sendo cada banco de capacitor (7) da associação configurado dentro da faixa de capacitância de 0,5 μF a 300 μF preferentemente dentro da faixa de capacitância de 20 a 270 microfarads. Podem existir no circuito interno dos referidos sistemas, preferentemente entre o indutor (3) e o banco de capacitores (7), tomada/s para alimentação de cargas indutivas que são constituídas por componentes ativos (poderá ocorrer o desacoplamento parcial ou total do efeito de ressonância). Os “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” também podem ser desprovidos do uso de dispositivo/s resistor/es (4) e do/s dispositivo/s capacitor/es filtrante/s (5) em seu circuito interno. Os objetos da presente invenção podem ser alojados por invólucros de acordo com o grau de proteção desejado. Os objetos da presente invenção podem ser do tipo monofásicos, bifásicos e/ou trifásicos, de baixa, de média, de alta ou de ultra alta potência. Os objetos da presente invenção podem ser configurados com a inclusão de dispositivos de proteção e controles de potência, incluindo instrumentos de medições, incluindo softwares adequados para monitorar o uso do método através do comportamento das potências elétricas presentes na rede elétrica. Podendo esses sistemas objetos da presente invenção serem programados e/ou configurados como sistemas de potência fixa e/ou programável semiautomático ou automático.
[0019] Como efeito técnico novo e vantajoso, os “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” usam energia da fonte primária para provocar oscilação forçada, mantendo as vibrações e oscilações em regime permanente com amplitude, alcançando constantemente a condição de ressonância, com transferência em regime permanente e simultâneo de potência ativa reversa e reativa reversa para o circuito. Ainda como efeito técnico novo e vantajoso, a potência ativa direta consumida pela/s a/s carga/s conectada/s entre o indutor (3) e o banco de capacitor (7) retorna/m como potência ativa reversa para alimentação de carga/s conectada/s no circuito elétrico externo.
[0020] Outro objetivo da presente invenção é alcançado com a utilização de um “MÉTODO DE USO” que aumenta a eficiência das rede elétricas por fornecer, simultaneamente, energia reativa e especialmente energia ativa reversa, com ínfimo consumo de energia elétrica ativa direta proveniente da fonte primária fornecedora de energia elétrica, através do uso dos “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” que são instalados e mantidos ligados, por tempo determinado ou indeterminado, como se fossem cargas instaladas em locais estratégicos da rede elétrica de baixa, média, alta ou ultra tensão, preferentemente no final das linhas dos circuitos de distribuição primária e/ou linhas de distribuição secundária, ou ainda, instalados no final das linhas de transmissões de energia em locais, preferentemente distantes das fontes de geração de energia.
[0021] É vantajoso fazer compensação de energia reativa com uso dos objetos da presente invenção porque o sistema fornece simultaneamente potência ativa reversa e reativa reversa em ressonância, com resistência nula, provocando um aumento da eficiência da rede elétrica.
[0022] Vantajosamente, as grandezas elétricas ativas reversas e reativas reversas interagem de forma diretamente proporcional com a impedância. O aumento da impedância na rede elétrica aumenta o fator de potência negativo e aumenta o fornecimento de potência ativa reversa para o circuito elétrico.
[0023] Vantajosamente, agora pode ser feito com segurança o uso do efeito de ressonância em redes elétricas de tensão e corrente alternada.
[0024] Vantajosamente, os objetos da presente invenção também alcançar altas potências - através de uma configuração escalável - com incremento de múltiplas associações dos “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS”.
Breve descrição dos desenhos
[0025] A presente invenção será, a seguir, descrita com auxílio de algumas imagens e desenhos, mas que não são absolutamente limitativos, onde podem ser observados outros detalhes e vantagens da presente invenção.
[0026] A Figura 1 mostra uma representação não limitativa de um circuito elétrico multifilar.
[0027] A Figura 2 mostra uma imagem superior do filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico, o qual consiste em um dos filtros utilizados para construção do protótipo do objeto da presente invenção.
[0028] A Figura 3 mostra uma imagem lateral do filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico.
[0029] A Figura 4 mostra uma imagem lateral do filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico.
[0030] A Figura 5 mostra um lado superior dos filtros trifásicos formados por resistores, capacitores filtrantes e indutores de bobinas horizontais.
[0031] A Figura 6 mostra uma imagem lateral dos filtros trifásicos formados por resistores, capacitores filtrantes e indutores de bobinas horizontais.
[0032] A Figura 7 mostra uma imagem do medidor de energia utilizado nas medições.
Descrição dos Desenhos e Imagens.
[0033] A figura 1 mostra um circuito alternativo, nesse caso o mesmo circuito utilizado para montagem do protótipo descrito do “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS” proposto pela presente invenção.
[0034] A figura 1 mostra o ponto de entrada de energia direta e saída de energia reversa (1) do objeto da presente invenção.
[0035] A figura 1 mostra a representação de um conjunto de bobinas trifásico reator (2), mais especificamente configurado como um filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico.
[0036] A figura 1 (6 e 6.1) mostra os conjuntos de bobinas, associados com resistores (4 e 4.1), capacitores (5 e 5.1), mais especificamente configurado como filtros puramente indutivos de bobinas horizontal trifásico (3 e 3.1).
[0037] A figura 1 (4, 5, e 4.1 e 5.1) mostra arranjos de ligação em série entre filtro capacitivo e resistores.
[0038] A figura 1 (7 e 7.1) mostra os bancos de capacitores trifásicos quádruplo triângulo.
[0039] A figura 2 mostra o lado superior do reator (2 da figura 1), filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico.
[0040] A figura 3 e 4 mostram a lateral do reator (2 da figura 1), filtro puramente indutivo de bobina vertical trifásico.
[0041] A figura 5 mostra o lado superior dos filtros trifásicos (6 e 6.1 da figura 1) formados por resistores (4 e 4.1 da figura 1), capacitores filtrantes (5 e 5.1 da figura 1) e indutores de bobinas horizontais (3 e 3.1 da figura 1).
[0042] A figura 6 mostra a lateral dos filtros trifásicos (6 e 6.1 da figura 1) formados por resistores (4 e 4.1 da figura 1), capacitores filtrantes (5 e 5.1 da figura 1) e indutores de bobinas horizontais (3 e 3.1 da figura 1).
[0043] A figura 7 mostra o medidor de energia utilizado nas medições.
[0044] Um exemplo extremamente não limitativo e alternativo simplificado para configuração e construção dos objetos da presente invenção revela “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS”, sistema trifásico 380V CA, que fornece energia reativa e especialmente energia ativa reversa, que executa o método objeto da presente invenção, construído para efetivação de medições mostradas a seguir, compreendendo, em seu circuito de entrada (1) foi instalado dispositivo de proteção associado em série para alimentação do reator (2) -filtro puramente indutivo de entrada trifásico 7,5 kW 380V AC, com indutância de aproximadamente 0,598 mH cada bobina, que está interligado em série com filtro indutivo (6 e 6.1) - de saída de onda senoidal tipo EMC trifásico, com indutância de aproximadamente 1,829 mH cada bobina, que está ligado aos resistores (4 e 4.1) e capacitores filtrantes (5 e 5.1), sendo estes ligados em associação dupla estrela série - sendo a configuração do referido filtro (6 e 6.1): Ur 300-520V AC, Ir 16A , Lr =3 mH +/- 10%, Rtyp = 37,5 m Ω+- 5%, fm = 0....100 Hz, fp = 3 ....10 kHz, que estão interligados em associação com banco de capacitor trifásico (7 e 7.1) com ligação em quádmplo triângulo 3 x 20 (μF) microfarads, isolação 600V CA, configurado com total de 12 capacitores, sendo 4 capacitores de 5 μF microfarads, 600V CA, por fase. O alcance do fenômeno de ressonância permanente pode ser facilmente alcançado quando é ligado em paralelo dois “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELÉTRICAS”, conforme exemplo mostrado na Figura 1.
[0045] Nas medições abaixo foi utilizado o instrumento de medição, mostrado na figura (7), que afere em quatro quadrantes, que usa tecnologia de transdutores de grandezas elétricas, que atende as seguintes normas: IEC 61000-4-2, IEC 61000-4-6, IEC 61000-4-3, IEC 610 00-4-8, IEC 61000-4-4, IEC 61000-4-11, IEC 61000-4-5 e CISPR 11.
[0046] O medidor foi instalado no ponto de entrada de energia direta e saída de energia reversa (1) do objeto da presente invenção. Período de medição: 720 horas ininterruptas. Multimedidor de energia konect, com TC incorporado (medição direta) foi instalado na rede de distribuição trifásica 380V CA. O sinal de tensão entre as fases foi obtido pelo medidor configurado em TL: T-48 - Trifásico Delta (3F) / TP: 1.0 / TI: 15 / TC 1.0 / Seq. PE: F2,F1,F0, EXP.
Figure img0001
[0047] Observa-se no resultado das medições realizadas com o uso do “SISTEMAS COMPENSADORES RESSONADORES DE CARGAS ELETRICAS”, objeto da presente invenção, que iniciou dia 13/08/2021 às 10:49h até as 10:49 horas do dia 13/09/2021, que foi consumido da rede fornecedora de energia elétrica EA+ = 18,67 kWh de energia ativa direta, foi fornecido para mesma rede de energia elétrica EA- = 2274,69 kWh de energia ativa reversa e ER- = 5181,33 kVArh de energia reativa. A demanda aparente mostra DA = 0,00 Kw; porém foram mantidos alimentados por 720 horas três refletores de Led, total de 640 Watts ligados em triângulo e alimentados entre ο indutor (3) e ο banco de capacitores (7). Durante as medições também foi constatado que a potência direta consumida pela/s carga/s (refletores de led), conectada/s entre o indutor (3) e o banco de capacitor (7), retorna/m como potência ativa reversa para alimentação de outra/s carga/s conectadas no circuito elétrico externo, fora do circuito interno do objeto da presente invenção. As demais potências foram fornecidas para os equipamentos ligados e localizados por toda extensão do circuito da unidade consumidora e/ou fornecidas ainda para as demais unidades consumidoras.
[0048] Embora a presente invenção tenha sido descrita com referência à modalidade preferida e aplicações práticas da mesma, é evidente que para aqueles versados na técnica que existem uma variedade de tipos, formatos, modelos e gêneros de materiais, componentes e/ou equipamentos que podem serem usados na construção e/ou montagem dos circuitos do sistema objeto da presente invenção, além de modificações e mudanças que podem ser feitas sem se afastar do escopo da presente invenção.

Claims (6)

  1. Método de uso, caracterizado pelo fato de que aumenta a eficiência das rede elétricas por fornecer, simultaneamente, energia reativa e especialmente energia ativa reversa, com ínfimo consumo de energia elétrica ativa direta proveniente da fonte primária fornecedora de energia elétrica, através do uso dos sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas que são instalados e mantidos ligados, por tempo determinado ou indeterminado, como se fossem cargas instaladas em locais estratégicos da rede elétrica de baixa, média, alta ou ultra tensão, preferentemente no final das linhas dos circuitos de distribuição primária e/ou linhas de distribuição secundária, ou ainda, instalados no final das linhas de transmissões de energia em locais, preferentemente distantes das fontes de geração de energia.
  2. Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas de acordo com as reivindicações 1, 3, 4 e 5, caracterizado pelo fato de que inclui nas configurações dos referidos objetos da invenção pelo menos um reator (2) e/ou pelo menos um indutor (3), associados com pelo menos um resistor (4), associados com pelo menos um capacitor filtrante (5), associados com pelo menos um conjunto capacitor ou banco de capacitores (7), sendo que cada banco de capacitor é obrigatoriamente configurado através da associação de múltiplos capacitores, sendo cada capacitor, preferentemente, com a capacitância de 0,5 μF a 5 μF, sendo cada banco de capacitor (7) da associação configurado dentro da faixa de capacitância de 0,5 μF a 300 μF preferentemente dentro da faixa de capacitância de 20 a 270 microfarads.
  3. Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas de acordo com as reivindicações 1, 2 e 4, caracterizado pelo fato de que ser para fornecimento simultâneo especialmente de potência ativa reversa e de energia reativa reversa.
  4. Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas de acordo com as reivindicações 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de que serem para execução do método definido na reivindicação 1.
  5. Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo fato de que usar energia da fonte primária para provocar oscilação forçada, mantendo as vibrações e oscilações em regime permanente com amplitude, alcançando constantemente a condição de ressonância, com transferência em regime permanente e simultâneo de potência ativa reversa e reativa reversa para o circuito.
  6. Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas de acordo com as reivindicações 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo como efeito técnico novo e vantajoso, a potência ativa direta consumida pela/s a/s carga/s conectada/s entre o indutor (3) e o banco de capacitor (7) retoma/m como potência ativa reversa para alimentação de carga/s conectada/s no circuito elétrico externo.
BR102021019838A 2021-10-03 2021-10-03 Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos BR102021019838A8 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021019838A BR102021019838A8 (pt) 2021-10-03 2021-10-03 Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020021416-0 2020-10-19
BR102021019838A BR102021019838A8 (pt) 2021-10-03 2021-10-03 Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102021019838A2 true BR102021019838A2 (pt) 2023-03-21
BR102021019838A8 BR102021019838A8 (pt) 2023-04-18

Family

ID=85601365

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102021019838A BR102021019838A8 (pt) 2021-10-03 2021-10-03 Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102021019838A8 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102021019838A8 (pt) 2023-04-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Zhang et al. Principle and robust impedance-based design of grid-tied inverter with LLCL-filter under wide variation of grid-reactance
BRPI1103075A2 (pt) sistema de controle de energia elÉtrica e usina de energia elÉtrica compreendendo o sistema de controle de energia elÉtrica
Lidozzi et al. Sinusoidal voltage shaping of inverter-equipped stand-alone generating units
Masand et al. Control strategies for distribution static compensator for power quality improvement
Damor et al. Comparison of different fact devices
Liu et al. Application of a C-type filter based LCFL output filter to shunt active power filters
Obulesu et al. A% THD analysis of industrial power distribution systems with active power filter-case studies
CN111566917A (zh) 变压电路相位控制功率参数调整方法及应用装置
Luo et al. A new unbalanced voltage compensation method based on hopf oscillator for three-phase dc/ac inverters with unbalanced loads
Hu et al. Comparison study of power system small signal stability improvement using SSSC and STATCOM
BR102021019838A2 (pt) Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas e método de uso de ambos
Singh et al. Load compensation with DSTATCOM and BESS
WO2022082283A1 (pt) Sistemas compensadores ressonadores de cargas elétricas" e "método de uso" de ambos
Heskes et al. Harmonic distortion and oscillatory voltages and the role of negative impedance
Damor et al. Improving power system transient stability by using facts devices
Sundararaju et al. Cascaded control of multilevel converter based STATCOM for power system compensation of load variation
Kmail Investigation of shunt active power filter for power quality improvment
Khan et al. Intelligent control of fixed capacitor-thyristor controlled reactor for power quality improvement
Kadam et al. Application of DSTATCOM for Improvement of Power Quality using MATLAB Simulation
Yoon et al. Three-phase current balancing strategy with distributed static series compensators
Pasupuleti Research Article Design of an Almost Harmonic-free TCR
Sundararaju et al. Cascaded and Feedforwarded Control of Multilevel Converter Based STATCOM for Power System Compensation
Jin et al. Admittance Model for Three-phase AC Micro-grid with Unbalanced Load Compensated by the Multi-functional Grid-connected Inverter
Zeng et al. Analysis on controller of grid-connected inverter by using virtual circuit
Haddad et al. A Lyapunov-based current control strategy of three phase Shunt Active Power Filter for harmonic elimination, power-factor correction, and load unbalance compensation

Legal Events

Date Code Title Description
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDA A PETICAO NO 870210110150 DE 28/11/2021 EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 219, INCISO II DA LPI.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: EVOLUCOES CIENTIFICAS E TECNOLOGICAS LTDA (BR/MA)