BR102021012551A2 - Dispensador de artefatos - Google Patents

Dispensador de artefatos Download PDF

Info

Publication number
BR102021012551A2
BR102021012551A2 BR102021012551-9A BR102021012551A BR102021012551A2 BR 102021012551 A2 BR102021012551 A2 BR 102021012551A2 BR 102021012551 A BR102021012551 A BR 102021012551A BR 102021012551 A2 BR102021012551 A2 BR 102021012551A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
products
control system
machine
dispenser
rulers
Prior art date
Application number
BR102021012551-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Macarius Boscaini
Maycon Roberto Bertoldi
Lucas Bender
Original Assignee
Macarius Boscaini
Maycon Roberto Bertoldi
Lucas Bender
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Macarius Boscaini, Maycon Roberto Bertoldi, Lucas Bender filed Critical Macarius Boscaini
Priority to BR102021012551-9A priority Critical patent/BR102021012551A2/pt
Publication of BR102021012551A2 publication Critical patent/BR102021012551A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47FSPECIAL FURNITURE, FITTINGS, OR ACCESSORIES FOR SHOPS, STOREHOUSES, BARS, RESTAURANTS OR THE LIKE; PAYING COUNTERS
    • A47F1/00Racks for dispensing merchandise; Containers for dispensing merchandise
    • A47F1/04Racks or containers with arrangements for dispensing articles, e.g. by means of gravity or springs
    • A47F1/12Racks or containers with arrangements for dispensing articles, e.g. by means of gravity or springs dispensing from the side of an approximately horizontal stack
    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07FCOIN-FREED OR LIKE APPARATUS
    • G07F11/00Coin-freed apparatus for dispensing, or the like, discrete articles
    • G07F11/02Coin-freed apparatus for dispensing, or the like, discrete articles from non-movable magazines
    • G07F11/38Coin-freed apparatus for dispensing, or the like, discrete articles from non-movable magazines in which the magazines are horizontal
    • G07F11/42Coin-freed apparatus for dispensing, or the like, discrete articles from non-movable magazines in which the magazines are horizontal the articles being delivered by motor-driven means

Landscapes

  • Warehouses Or Storage Devices (AREA)

Abstract

Dispensador para entrega automatizada de consumíveis, preferencialmente EPIs, MROs, ferramentas, materiais de escritórios, produtos hospitalares, dentre outros. O dispositivo entrega produtos de forma automatizada e inteligente, com gestão e controle completo dos itens entregues. Um sistema de controle faz a gestão de entrega conforme os produtos e funcionários cadastrados respeitando suas respectivas periodicidades. Os usuários solicitam à máquina os produtos informando a ela a posição, e se identificam através de matrícula ou crachá RFID e autenticação via RFID, biometria ou senha. A máquina envia os dados coletados ao sistema de controle que informará a máquina o que, e se deverá ser entregue.
O sistema apresentado tem como diferencial o fuso helicoidal, que possibilita capacidade de armazenamento muito superior em relação aos dispositivos conhecidos na arte, oferecendo ainda flexibilidade de armazenamento para as mais variadas dimensões de produtos. Conta com um sistema de ressuprimento por meio réguas adaptadas especialmente para o fuso helicoidal, fato que garante o ressuprimento veloz. O dispositivo revelado também é equipado com mecanismo antifurto, evitando eventuais perdas, fraudes ou prejuízos.

Description

DISPENSADOR DE ARTEFATOS
[001] A presente inovação se situa no campo da física, especificamente dos instrumentos, mais especificamente dos dispositivos de dispensa ou aluguel de artefatos, exatamente dispensador de artefatos melhorado.
[002] Os dispensadores conhecidos na técnica têm baixa capacidade de armazenamento. Estes dispositivos utilizam molas em forma de aspirais ou esteiras que possuem deficiências no uso industrial, como baixa capacidade de armazenamento; limitações para produtos com variações dimensionais, uma vez que não possuem ajustes horizontais e verticais nas posições de entrega de forma individualizada e; demandam muito tempo para ressuprimento por ser mandatório o abastecimento de item por item.
[003] Frente as dificuldades de entrega, ressuprimento e armazenamento de Epi’s e MRO diversos, percebeu-se a necessidade de alta capacidade de armazenamento, rapidez no ressuprimento e flexibilidade para armazenar produtos de variadas dimensões.
[004] Em pormenorizada análise ao estado da arte, percebe-se uma lacuna no que tange a dispensadores de artefatos dotados da adequada capacidade de armazenamento acima dos milhares de itens e de fácil reposição, em menos de 10 minutos.
[005] No sentido de ilustrar alguma similaridade com o campo de aplicação, o documento US4638922, “Título: Shake compensated hole-punched product vending system” de Stoco Ind Inc, depositado em 06 de junho de 1985, revela um módulo de venda automática helicoidal tendo convoluções de diâmetro duplo e uma máquina de venda automática equipada com uma pluralidade de tais módulos. De preferência, a máquina de venda automática compreende um armário geralmente cúbico, incluindo uma porta de serviço frontal equipada com um painel translúcido que facilita a exposição visual do interior do armário. Um aparelho aceitador de moedas convencional adequado é fornecido para efetuar uma venda quando um produto particular é selecionado por um aparelho de controle convencional, e quando um produto é vendido, a hélice do módulo selecionado irá girar para efetuar uma venda. O produto então cairá para baixo em uma zona de acesso acessível ao cliente. Cada um dos módulos compreende de preferência uma estrutura rígida, geralmente plana, que é adaptada para ser fixada a uma superfície de suporte inclinada dentro da máquina de venda automática. A estrutura do módulo suporta um parafuso helicoidal projetado para fora acoplado a um motor de acionamento associado. A mola inclui convoluções de um primeiro diâmetro predeterminado ao longo de uma porção principal de seu comprimento, e o fuso termina em sua extremidade projetada para fora em convoluções integrais de maior diâmetro. O produto perfurado a ser vendido é disposto entre cada uma das convoluções adjacentes quando a mola está totalmente carregada. Uma placa de cobertura enviesada para trás, geralmente retangular, articulada á estrutura se estende para fora da placa frontal acima da mola. A extremidade terminal da placa de cobertura inclui uma aba integral virada para baixo, que suporta uma barra de segurança que se estende em direção à estrutura do módulo e geralmente penetra coaxialmente pelo menos uma porção das convoluções da mola de maior diâmetro para evitar que os produtos sejam deslocados em resposta à agitação da máquina.
[006] Ainda, a proteção GB 1306500, “Vending machine”, requerida por Schlaf S.O., em 24 de agosto de 1971, apresenta uma máquina de venda automática, que pode ser liberada com moedas, compreende prateleiras de suporte de artigo superior e inferior, um eixo helicoidal tendo convoluções que circundam a prateleira superior e passam adjacentes à prateleira inferior, as convoluções passando entre e separando os artigos em cada prateleira e meios para girar a mola para avançar os artigos ao longo das prateleiras em direção às extremidades de descarga das mesmas. Na modalidade mostrada, a mola é girado por uma unidade de acionamento que inclui um motor elétrico que está conectado aa mola em uma haste de acionamento que se estende ao longo da parte inferior da prateleira superior e se funde em um segmento radial que por sua vez se funde na convolução principal de a mola. As prateleiras são fixadas de forma destacável a um painel de suporte por meio de uma barra de travamento em forma de U cujas pernas passam através de orifícios em um membro de caixa ao qual as prateleiras são fixadas e orifícios correspondentes em um flange de uma placa de montagem fixada ao painel. Uma haste de liberação se estende ao longo da prateleira superior e pode ser girada para impulsionar a barra de travamento para baixo e liberar a unidade de prateleira. A haste de acionamento da mola também é acoplada de forma destacável á unidade de acionamento e, portanto, as prateleiras e a mola podem ser removidas como uma unidade completa. Um braço sensor esgotado com mola é fornecido para a prateleira superior e quando o último artigo nesta prateleira é dispensado, o braço gira e pressiona um êmbolo que atua como um dispositivo de comutação na unidade de acionamento para desativar o motor elétrico. Em outra modalidade, o braço sensor esgotado é posicionado ao longo da parte inferior da prateleira superior para monitorar o conteúdo da prateleira inferior. Para facilitar o carregamento, ambas as prateleiras são acessíveis de pelo menos um dos lados.
[007] Por fim, o documento GB 1072226, “Vending machine, package and method”, de Stanley Orville Schlaf, com prioridade de 09 de fevereiro de 1965, ensina uma máquina de vendas sem moedas compreende um painel no qual é montada uma pluralidade de dispositivos de venda, cada um preso por uma porca, para ser facilmente substituível. Cada unidade compreende uma roda dentada engatada por uma corrente de transmissão comum acionada por um motor elétrico, a roda dentada sendo conectável por uma embreagem operada por solenoide a um fuso helicoidal que passa através de aberturas. no topo dos pacotes de mercadorias. O drive tem um came engatado por chaves de operação do seguidor do came. Na inserção de uma moeda, um relé de venda é energizado e se mantém, o motor de acionamento é energizado e um conjunto de chaves seletoras são energizadas. O cliente pressiona um botão seletor para operar uma chave, que engata a embreagem da unidade selecionada. O seguidor de came dessa unidade fecha uma chave para manter o motor energizado e desenergiza o relé de venda. O motor é energizado e a embreagem engatada até que o seguidor do came abra uma chave fim de curso, após a entrega de um pacote por rotação da mola em uma ou meia rotação, dependendo da construção da mola. Durante um ciclo de vendas, a ranhura para moedas é bloqueada automaticamente. Um membro, de planta alongada em forma de U, repousa sobre a mercadoria, e cai quando a mola está vazia, para operar interruptores que impedem o funcionamento da unidade e resulta na operação de outra unidade armazenando a mesma mercadoria, se houver. A extremidade de entrega da mola pode compreender uma haste fina apoiada no invólucro, a abertura no topo da embalagem sendo moldada de modo que a embalagem não possa cair da mola, mas pode cair da haste fina, por meio do qual a mola é suportado e os pacotes não podem ser sacudidos de seu fim. A mola pode ser de material plano torcido, como mostrado, ou um fio helicoidal com uma haste de suporte correndo ao longo de seu centro, a parte da embalagem acima da abertura sendo mantida entre o fio e a haste.
[008] Ante as lacunas da técnica, propõe-se um dispositivo e seu sistema de controle, por meio da substituição da mola comum já conhecido por um fuso helicoidal capaz de receber réguas de ressuprimento especialmente adaptadas ao dito fuso.
[009] Apresenta-se um dispensador para entrega automatizada de consumíveis, preferencialmente EPIs, MROs, ferramentas, materiais de escritórios, produtos hospitalares, dentre outros. O dispositivo entrega produtos de forma automatizada e inteligente, com gestão e controle completo dos itens entregues. Os produtos são carregados nas máquinas que são distribuídas em locais que minimizem o deslocamento dos usuários dentro da planta do cliente. O sistema de controle faz a gestão de entrega conforme os produtos e funcionários cadastrados respeitando suas respectivas periodicidades. Os usuários solicitam à máquina os produtos informando a ela a posição, e se identificam através de matrícula ou crachá RFID e autenticação via RFID, biometria ou senha. A máquina envia os dados coletados ao sistema de controle que informará a máquina o que, e se deverá ser entregue.
[010] O sistema apresentado tem como diferencial o fuso helicoidal, que possibilita capacidade de armazenamento muito superior em relação aos dispositivos conhecidos na arte, oferecendo ainda flexibilidade de armazenamento para as mais variadas dimensões de produtos. Conta com um sistema de ressuprimento por meio réguas adaptadas especialmente para o fuso helicoidal, fato que garante o ressuprimento veloz. O dispositivo revelado também é equipado com mecanismo antifurto, evitando eventuais perdas, fraudes ou prejuízos.
[011] O novo dispensador é dotado de sistema de regulagem dos fusos (1) helicoidais nos eixos YZ por meio de réguas moveis (15), que permitem ajustes horizontas e verticais, sistema de gaveta com antifurto (2) mecânico não permitindo retirada de produtos de forma indevida, sensor de presença infravermelho (3) que detecta produto no cesto, sensor elétrico de abertura do cesto (4), gabinete (5) e fechamentos laterais (6) em aço com pintura epóxi, placa controladora (7), chicote elétrico (8), microcomputador (9), fonte de alimentação (10) e sensores de monitoramento (11), fusos helicoidais (12) em aço, porta (13) com vidro temperado 8 mm e iluminação em LED (14).
[012] As inovações podem ser mais bem compreendidas com o auxílio das figuras.
[013] A figura 1 apresenta uma vista em perspectiva explodida do fuso helicoidal e de uma das réguas que se adaptam ao fuso.
[014] A figura 2 mostra uma das réguas abastecidas com artefatos.
[015] A figura 3 revela uma vista posterior do dispensador, em posição aberta, demonstrando uma régua em posição de abastecimento.
[016] A figura 4 dispõe um fluxograma do sistema de controle do dispensador, onde: inicio (a), digitar o número do produto (b), digitar matrícula ou aproximar crachá RFid (c), digitar senha ou leitura biométrica (d), Sistema de controle valida os dados informados e verifica se o usuário está habilitado a retirar o produto selecionado (e), máquina efetua entrega e informa a confirmação ao sistema de controle (f), retirada (g).
[017] Em resumo, o novo dispensador de artefatos resolve o problema da capacidade de armazenamento, flexibilidade de armazenamento para as mais variadas dimensões de produtos e da velocidade de ressuprimento.
[018] Esta inovação não se limita às representações aqui comentadas ou ilustradas, devendo ser compreendida em seu amplo escopo. Muitas modificações e outras representações da inovação virão á mente daquele versado na técnica á qual essa inovação pertence, tendo o beneficio do ensinamento apresentado nas descrições anteriores e desenhos anexos. Além disso, é para ser entendido que a inovação não está limitada á forma específica revelada, e que modificações e outras formas são entendidas como inclusas dentro do escopo das reivindicações anexas. Embora termos específicos sejam empregados aqui, eles são usados somente de forma genérica e descritiva e não como propósito de limitação.

Claims (1)

  1. DISPENSADOR caracterizado por ser dotado de sistema de regulagem dos fusos helicoidais (1) nos eixos YZ por meio de réguas moveis (15), sistema de gaveta com antifurto (2) mecânico, sensor de presença infravermelho (3), sensor elétrico de abertura do cesto (4), gabinete (5) e fechamentos laterais (6) em aço com pintura epóxi, placa controladora (7), chicote elétrico (8), microcomputador (9), fonte de alimentação (10), sensores de monitoramento (11), fusos helicoidais (12), porta (13), iluminação em LED (14), réguas (15) e sistema de controle dotado das seguintes etapas: início (a), inserção do número do produto (b), inserção da matrícula ou aproximar crachá RFid (c), inserção da senha ou leitura biométrica (d), validação dos dados informados ao sistema de controle e verificação da habilitação do usuário para retirada dos produtos selecionados (e), entrega e confirmação ao sistema de controle (f) e habilitação da retirada (g).
BR102021012551-9A 2021-06-24 2021-06-24 Dispensador de artefatos BR102021012551A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021012551-9A BR102021012551A2 (pt) 2021-06-24 2021-06-24 Dispensador de artefatos

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102021012551-9A BR102021012551A2 (pt) 2021-06-24 2021-06-24 Dispensador de artefatos

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102021012551A2 true BR102021012551A2 (pt) 2023-01-03

Family

ID=84777725

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102021012551-9A BR102021012551A2 (pt) 2021-06-24 2021-06-24 Dispensador de artefatos

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102021012551A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6328180B1 (en) Apparatus and method for vending products
US9105142B2 (en) Random access and random load dispensing unit
US10957144B2 (en) Storing cabinet
US6513677B1 (en) Apparatus and method for vending products
US3294281A (en) Package vendor with helix shaped delivery spindle
JP5853526B2 (ja) 自動販売機
KR102128770B1 (ko) 포장육 자동판매기
US20110266300A1 (en) Vending Apparatus
US20130151005A1 (en) Pill dispensing apparatus
US10181014B2 (en) Apparatus and methods for storing and dispensing medications
US5553736A (en) Vending apparatus
BR102021012551A2 (pt) Dispensador de artefatos
US2884110A (en) Packaged goods dispensing machine
JP5668545B2 (ja) 商品収納装置
US3549045A (en) Delivery door operating mechanism
US9501889B2 (en) Product storage device
ES2352285B1 (es) Máquina para la venta automática de productos.
US629505A (en) Vending-machine.
US20190147688A1 (en) Apparatus and methods for storing and dispensing medications
KR100624706B1 (ko) 페트병 자동판매기용 랙크
WO2005002997A2 (en) Newspaper vending machine
KR20100058000A (ko) 자동판매기의 상품 반출장치
JP5691963B2 (ja) 自動販売機
US831082A (en) Vending-machine.
JP5668546B2 (ja) 商品収納装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]