BR102020012907A2 - Sistema gravitacional de geração de energia - Google Patents
Sistema gravitacional de geração de energia Download PDFInfo
- Publication number
- BR102020012907A2 BR102020012907A2 BR102020012907-4A BR102020012907A BR102020012907A2 BR 102020012907 A2 BR102020012907 A2 BR 102020012907A2 BR 102020012907 A BR102020012907 A BR 102020012907A BR 102020012907 A2 BR102020012907 A2 BR 102020012907A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- water
- generation system
- energy generation
- turbine
- gravitational energy
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02E—REDUCTION OF GREENHOUSE GAS [GHG] EMISSIONS, RELATED TO ENERGY GENERATION, TRANSMISSION OR DISTRIBUTION
- Y02E10/00—Energy generation through renewable energy sources
- Y02E10/20—Hydro energy
Landscapes
- Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
Abstract
sistema gravitacional de geração de energia. o seguinte resumo para invenção se refere ao desenvolvimento de um sistema gravitacional de geração de energia, que emprega reservatórios de água preferencialmente cilíndricos (1), de modo que possam ser deslocados ao longo de determinado trajeto, sendo ditos reservatórios dotado de divisão interna (2) que separa seu volume em metades, onde se pode armazenar água (3) em uma destas metades, cuja construção permite que esta água armazenada possa escorrer por uma turbina (5), fazendo a turbina gerar energia elétrica. o deslocamento do reservatório ao longo da trajetória (6) permite que sempre tenha água na parte superior do contentor (3), de modo que, por gravidade esta água escorra para a parte inferior gerando energia de modo sistemático.
Description
[001] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere ao desenvolvimento de um sistema gravitacional de geração de energia, que emprega reservatórios de água preferencialmente cilíndricos, de modo que possam ser deslocados ao longo de determinado trajeto, sendo ditos reservatórios dotado de divisão interna que separa seu volume em metades, onde se pode armazenar água em uma destas metades, cuja construção permite que esta água armazenada possa escorrer por uma turbina, fazendo a turbina gerar energia elétrica. O deslocamento do reservatório ao longo da trajetória permite que sempre tenha água na parte superior do contentor, de modo que, por gravidade esta água escorra para a parte inferior gerando energia de modo sistemático.
[002] São conhecidos diversos documentos de patente que mencionam a geração de eletricidade a partir do uso da energia potencial da água. Como a energia é uma grandeza conservativa, a água é empregada para ceder sua energia potencial na forma de energia cinética para fazer tocar um gerador, onde ocorre a conversar desta energia cinética em energia elétrica. Um dos exemplos mais clássicos disto são as hidrelétricas, onde a grande energia potencial acumulada na água dos reservatórios é cedida às turbinas que se movimentam à grande velocidade e convertem esta energia cinética em elétrica.
[003] Também, são conhecidos muitos documentos que mostram maneiras singulares de aproveitar esta característica da água para gerar eletricidade, onde não muito difícil se pode encontrar um motocontínuo.
[004] Fugindo desta característica singular que violaria as leis da termodinâmica, outras formas de geração de energia elétrica, empregando a água como meio de tocar turbinas, podem ser vistas em usinas flutuantes, mare motriz, por diferenças térmicas da água do mar, etc.
[005] O grande inconveniente da geração de energia com base na energia potencial da água, é a necessidade desta água ter energia potencial acumulada e a capacidade que se tem de extrai-la, onde sempre se deve ter diferenças de altura para que a água possa fluir de um potencial mais alto para um potencial mais baixo, utilizando apenas a gravidade como força atuante. Nestes casos, não se torna viável uma usina destas em um ambiente com pouca água ou com pouca diferença de nível.
[006] Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido, e com o objetivo de solucionar os inconvenientes relatados, é proposto um sistema gravitacional de geração de energia com base na energia potencial acumulada pela água, quando está em uma posição mais elevada em relação ao plano de referência com potencial mais baixo.
[007] Deste modo, foi desenvolvido um sistema que emprega um ou mais reservatórios cilíndricos, onde o movimento destes reservatórios permite aproveitar a energia potencial que foi acumulada na água para girar uma turbina.
[008] A caracterização da presente invenção é feita por meio de desenhos representativos do sistema gravitacional de geração de energia elétrica, de tal modo que produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.
[009] A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde a mesma esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.
[0010] Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.
[0011] Neste caso se tem que:
- - A FIGURA 01 mostra o modelo padrão de gerador, onde se tem um tanque cilíndrico divido ao meio, com uma turbina;
- - A FIGURA 02 mostra um detalhe da turbina;
- - A FIGURA 03 mostra um gerador com duas turbinas;
- - A FIGURA 04 mostra um arranjo contendo um gerador que pode ser rolado em um trilho por meio de um trator;
- - A FIGURA05 mostra como este gerador pode substituir as turbinas eólicas;
- - A FIGURA 06 mostra um arranjo do sistema que emprega um plano inclinado para gerar eletricidade;
- - A FIGURA 07 mostra um arranjo com múltiplos geradores e múltiplos tratores; e
- - A FIGURA 08 mostra um arranjo com dois tratores em um circuito contínuo de geração.
[0012] O gerador proposto emprega um tanque circular, preferencialmente cilíndrico (1) dividido em metades (2), contendo uma destas metades com água (3) e a outra vazia (4), sendo que estas metades são comunicantes entre si, de modo que a água contida na parte superior possa escorrer por gravidade até a parte inferior vazia, sendo que esta vazão passa por uma turbina (5) conectada no bocal de passagem da água na divisão entre a parte superior (3) e a inferior (4), sendo que este tanque repousa sobre trilhos (6), de tal modo que possa ser rolado de um lado para o outro, alterando a posição da parte do reservatório que contenha a água.
[0013] Dita turbina (5) está fixada ao tanque por intermédio de uma base (7), sendo que a turbina (5) contém um rotor aletado (8) que gira pela passagem da água da parte superior (3), fazendo girar o gerador (9) que produz eletricidade.
[0014] O gerador (1) pode ser rebocado por um trator (10) sobre um trilho (11), de modo que se possa produzir energia de modo sistemático, deslocando o gerador de um lado para o outro, de modo que a água contida na parte superior possa sempre escorrer para a inferior por gravidade, passando pela turbina.
[0015] O gerador (1) pode ser posicionado sobre uma estrutura que possa ser inclinada (12), através de sistemas laterais de variação de ângulo (13), de modo que se possa deslocar o dito reservatório (1) de uma extremidade da estrutura para a outra, de modo a aproveitar a diferença de altura para gerar eletricidade.
[0016] (Bioturbina parte 1: tanque): o tanque da bioturbina tem a forma circular e é feito de chapa a partir de 20mm dividido, sempre em umas das duas extremidades capacita uma grande quantidade de água (ex. 10 mil litros) e após realizar o primeiro movimento a direita na base executa o fenômeno chamado vazão, através do seu orifício central impulsionando o eixo do motor elétrico sucessivamente (direita e esquerda) e isso pelo tempo desejado de geração de energia.
[0017] (Bioturbina parte 2: núcleo): existe um orifício ou canal lateral na chapa central do tanque da bioturbina e é por ele que se encaixa o eixo do motor elétrico e se realiza a primeira e a segunda vazão de água, após o movimento impulsionando o eixo e isso pelo tempo desejado de geração de energia.
[0018] (Bioturbina parte 3: base): a base ou trilho é um componente fundamental da bioturbina pois é ela que alivia o peso do tanque permitindo seu melhor avanço (direita e esquerda) com mais equilíbrio e menos preção diminuindo o desgaste de peças e acessórios como motor.
[0019] (Bioturbina parte 4: com motor eólico portátil e sem vento): um motor eólico é um gerador elétrico que depende da impulsão dos ventos para produzir energia e a bioturbina descarta essa força da natureza utilizando apenas a força da gravidade da água para mover e impulsionar eixos e motores e isso pelo tempo desejado de geração de energia.
[0020] (Bioturbina parte 5: nível): em uma região muito remota da terra (desertos) aonde não existem recursos mecânicos (motores) podemos impulsionar a bioturbina através do sistema chamado nível que é uma base com macacos hidráulicos laterais que acionados permitem o avanço e o recuo do tanque de água e isso pelo tempo desejado de geração de energia.
[0021] (Bioturbina parte 6: usina): da mesma forma que vimos que a bioturbina pode impulsionar (puxar) um tanque de água através de um motor a combustão também podemos aumentar infinitamente sua produção de energia colocando vários tanques (14) centrais atrelados a correntes e tratores (15) laterais produzindo força inesgotável pelo tempo desejado de produção de energia.
[0022] (Bioturbina parte 7: transmissão): todo um sistema complexo de cabos aéreos e postes intercalados (16) devem sempre estar interligados aos motores da bioturbina para garantir a extração, a condução e o suprimento de energia elétrica para toda a população das cidades.
Claims (6)
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, caracterizado por emprega um tanque circular, preferencialmente cilíndrico (1) dividido em metades (2), contendo uma destas metades com água (3) e a outra vazia (4), sendo que estas metades são comunicantes entre si, de modo que a água contida na parte superior possa escorrer por gravidade até a parte inferior vazia, sendo que esta vazão passa por uma turbina (5) conectada no bocal de passagem da água na divisão entre a parte superior (3) e a inferior (4), sendo que este tanque repousa sobre trilhos (6), de tal modo que possa ser rolado de um lado para o outro, alterando a posição da parte do reservatório que contenha a água.
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado pela dita turbina (5) estar fixada ao tanque por intermédio de uma base (7), sendo que a turbina (5) contém um rotor aletado (8) que gira pela passagem da água da parte superior (3), fazendo girar o gerador (9) que produz eletricidade.
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, de acordo com a reivindicação 2 e caracterizado pelo gerador (1) poder ser rebocado por um trator (10) sobre um trilho (11).
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, de acordo com a reivindicação 3 e caracterizado pelo gerador (1) poder ser posicionado sobre uma estrutura que possa ser inclinada (12), através de sistemas laterais de variação de ângulo (13), de modo que se possa deslocar o dito reservatório (1) de uma extremidade da estrutura para a outra.
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado por permitir aumentar infinitamente sua produção de energia colocando vários tanques (14) centrais atrelados a correntes e tratores (15) laterais.
- SISTEMA GRAVITACIONAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado por contar com um sistema complexo de cabos aéreos e postes intercalados (16) que devem sempre estar interligados aos motores do gerador.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102020012907-4A BR102020012907A2 (pt) | 2020-06-24 | 2020-06-24 | Sistema gravitacional de geração de energia |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102020012907-4A BR102020012907A2 (pt) | 2020-06-24 | 2020-06-24 | Sistema gravitacional de geração de energia |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102020012907A2 true BR102020012907A2 (pt) | 2022-01-04 |
Family
ID=80053195
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102020012907-4A BR102020012907A2 (pt) | 2020-06-24 | 2020-06-24 | Sistema gravitacional de geração de energia |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102020012907A2 (pt) |
-
2020
- 2020-06-24 BR BR102020012907-4A patent/BR102020012907A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
CN203822526U (zh) | 模块化海洋能发电装置 | |
JP3187842U (ja) | 運動エネルギー生産装置 | |
KR101347230B1 (ko) | 공기부양식 소수력 발전장치 | |
BRMU9001534U2 (pt) | dispositivo para geração de energia hidrelétrica a fio d' água | |
BRPI0613517A2 (pt) | transferência de energia cinética para e de fluidos | |
Zaman et al. | Design of a water wheel for a low head micro hydropower system | |
CN204283716U (zh) | 小型滚筒式风力、水力双功能发电机 | |
CN103291527A (zh) | 垂直轴水力发电装置 | |
KR20120109933A (ko) | 부양식 원통형 수차를 이용한 다중 수력발전 시스템 | |
BR102020012907A2 (pt) | Sistema gravitacional de geração de energia | |
Shahrukh Adnan et al. | Comprehensive review on the wind energy technology | |
CN106762345B (zh) | 一种发电机水轮结构 | |
TWM543294U (zh) | 可調式水力發電機 | |
JP2006132494A (ja) | 水力発電機 | |
CN207598414U (zh) | 潮汐及水流量级发电系统 | |
KR101634637B1 (ko) | 가이드베인을 장착한 수력발전장치 및 이를 이용한 하이브리드형 발전장치 | |
JP2020186721A (ja) | リフト機能を有する往復式水力発電機構 | |
CN203297027U (zh) | 垂直轴水力发电装置 | |
CN102155347A (zh) | 活板箱式平流水轮发电装置 | |
BR102015030624A2 (pt) | grupo gerador de energia elétrica - transforma o movimento de energia potêncial gravitacional e cinética de um corpo sólido ou fluído em energia elétrica através da força multiplicadora dos atuadores (hidráulicos, pneumáticos, elétricos) por sistema eletromecânico | |
CN205638772U (zh) | 悬浮式水力发电机 | |
Upadhya et al. | Science-based technologies for sustainable and adequate energy for India: Wind and Tidal Energy Sector | |
Ali et al. | Mini Hydel Power Generation From Over Head Tanks Using Pelton Turbine | |
US20130175808A1 (en) | Water column generator for generating electricity | |
BR102018013405A2 (pt) | turbina aceleradora cinética, eletro-eletrônica-magnética-mecânica |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2740 DE 11-07-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |