BR102020012885A2 - Sistema de comissionamento elétrico planetário - Google Patents

Sistema de comissionamento elétrico planetário Download PDF

Info

Publication number
BR102020012885A2
BR102020012885A2 BR102020012885-0A BR102020012885A BR102020012885A2 BR 102020012885 A2 BR102020012885 A2 BR 102020012885A2 BR 102020012885 A BR102020012885 A BR 102020012885A BR 102020012885 A2 BR102020012885 A2 BR 102020012885A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
energy
planetary
electrical
systems
increase
Prior art date
Application number
BR102020012885-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Anderson Luiz Tomé Pereira Barbosa
Aloysio Rodrigues Da Cunha
Original Assignee
Aloysio Rodrigues Da Cunha
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aloysio Rodrigues Da Cunha filed Critical Aloysio Rodrigues Da Cunha
Priority to BR102020012885-0A priority Critical patent/BR102020012885A2/pt
Publication of BR102020012885A2 publication Critical patent/BR102020012885A2/pt

Links

Images

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F38/00Adaptations of transformers or inductances for specific applications or functions
    • H01F38/20Instruments transformers
    • H01F38/22Instruments transformers for single phase ac
    • H01F38/28Current transformers
    • H01F38/32Circuit arrangements
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F38/00Adaptations of transformers or inductances for specific applications or functions
    • H01F38/14Inductive couplings
    • H01F2038/143Inductive couplings for signals
    • HELECTRICITY
    • H02GENERATION; CONVERSION OR DISTRIBUTION OF ELECTRIC POWER
    • H02JCIRCUIT ARRANGEMENTS OR SYSTEMS FOR SUPPLYING OR DISTRIBUTING ELECTRIC POWER; SYSTEMS FOR STORING ELECTRIC ENERGY
    • H02J50/00Circuit arrangements or systems for wireless supply or distribution of electric power
    • H02J50/10Circuit arrangements or systems for wireless supply or distribution of electric power using inductive coupling

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Supply And Distribution Of Alternating Current (AREA)

Abstract

sistema de comissionamento elétrico planetário. a presente tecnologia, que se insere no campo técnico de sistemas para fornecimento, distribuição e amplificação de energia, tem como finalidade estabelecer as bases para um modelo definitivo de magnificação de energia elétrica, engendrando assim um aumento na capacidade elétrica instalada planetária. este processo se dará através da captação da energia geradas pelo sistema elétrico por um tc (transformador de corrente) este, por conseguinte, irá encaminhar esta energia as bobinas de tesla que irão funcionar tanto como controladoras de impedância como magnificadoras de energia, proporcionando um aumento significativo na energia que por sua vez retornará ao sistema elétrico direto para os respectivos consumidores. este modelo de sistema energético possui uma grande gama de aplicações, mas sua principal finalidade é a diminuição do excesso de ruídos na rede, possibilitando a utilização de uma capacidade instalada maior em sistemas em que, a priori, seriam insustentáveis, tornando-o indubitavelmente interessante para os meios produtivos atuais.

Description

SISTEMA DE COMISSIONAMENTO ELÉTRICO PLANETÁRIO
[001] Refere-se a presente patente de invenção a um sistema global de magnificação de energia elétrica regulado por um módulo de controle. Inserido no campo técnico de sistemas para fornecimento, distribuição e amplificação de energia, a tecnologia poderá ser aplicada em estruturas geradoras de qualquer escala, através da captação da energia gerada por um transformador de corrente que irá encaminhar esta energia as bobinas de tesla. Estas, por sua vez, irão atuar tanto como controladoras de impedância como magnificadoras de energia, proporcionando um aumento significativo na energia que por sua vez retornará ao sistema elétrico direto para os respectivos consumidores.
Descrição do estado da técnica:
[002] Sistema Elétrico de Potência, em um sentido restrito, é um conjunto definido de linhas e subestações que assegura a transmissão e/ou distribuição de energia elétrica. A análise do fluxo de potência em barramentos permite que os operadores de sistemas de potência em concessionárias de energia tenham um conhecimento acerca das condições de operação e da segurança do sistema.
[003] A necessidade de se obter sistemas elétricos de potência cada vez mais confiáveis e eficientes, tem motivado a evolução dos métodos de análise de fluxos de potência, buscando soluções que facilitem a obtenção de informações referentes às grandezas elétricas.
[004] Algumas propostas viabilizam uma maneira mais rápida e eficiente para a obtenção destes dados, bem como proporcionar ao analista, variações em torno da configuração da subestação.
[005] Uma destas possibilidade é a modelagem da rede no nível de subestação, com implicação da utilização de um sistema agregado de bobinas de tesla para a efetiva compensação de energia que seria desperdiçada pelo sistema, o que a princípio modifica a impedância de chaves e disjuntores tornando-a para os testes computacionais nula ou infinita, porém a utilização de impedâncias suficientemente pequenas para representar disjuntores fechados ou suficientemente grandes para representar disjuntores abertos, sem perda apreciável de precisão, tende a produzir problemas numéricos, tornando este procedimento inviável nas aplicações que se utilizam da modelo da rede.
[006] Mesmo com a dificuldade de se realizar modelamentos matemáticos e analisar o comportamento prévio de sistemas de magnificação de energia, é possível encontrar algumas tecnologias no estado da técnica que visam a utilização do princípio da bobina de tesla para aumentar a eficiência da produção de energia elétrica, entretanto estes se encontram limitados a aplicações específicas e não possuem a versatilidade de ser adaptadas para outros sistemas.
[007] CN105059126 divulga um veículo híbrido no qual a geração de energia solar serve como fonte de alimentação. O sistema de geração de energia compreende uma pluralidade de painéis de geração de energia solar fotovoltaica instalados na parte superior da carroceria do veículo, um conversor fotoelétrico e uma bateria solar fotovoltaica. Todo o conjunto funciona de acordo com o princípio de uma bobina de Tesla, amplificando a potência gerada.
[008] RU2656975 revela um amplificador de potência ressonante a fim de aumentar o fator de eficiência de produção de energia elétrica e reduzir a dependência dos parâmetros do conversor em relação à magnitude da carga.
[009] A presente tecnologia tem como finalidade estabelecer as bases para um modelo definitivo de magnificação de energia elétrica, engendrando assim um aumento na capacidade elétrica instalada planetária. O problema do modelamento foi contornado usando chaves e disjuntores de tal forma que a impedância destes elementos não aparece no modelo matemático da rede. Os resultados para um sistema de geração de energia de 2MW (megawatts), agregado a um sistema secundário formado por bobinas de tesla, podem ser melhor compreendidos pela descrição das figuras abaixo:
A figura 1 refere-se ao modelo de rendimento do sistema de geração aplicado a uma fonte comum de geração através de um sistema cíclico da rede geradora 1:1, o princípio fundamental desta aplicação é a interconexão de polo a polo das fases a um modulo de variação magnética que faz a estabilização da carga do sistema.
A figura 2 representa a integração do módulo de equidade do sistema em um sistema forçado com fluxo em alta demanda de exigência energética, este modelo tem como principal configuração a análise da interferência da rede ao sistema no qual está inserido. E assim poder caracterizar o sinal do meio.
A figura 3 retrata a implementação do modulo de equilíbrio em um sistema real considerando todas as condições de ruídos, fluxo de energia, carga e sistemas de interação externo.
Descrição detalhada da invenção:
[0010] A base do processo de magnificação ocorre por meio da captação da energia gerada pelo sistema elétrico por um TC (transformador de corrente), este enviará um sinal para o módulo de controle, que encaminhará esta energia normalizada as bobinas de tesla, estas por sua vez, funcionam tanto como controladoras de impedância como magnificadoras de energia. Este processo proporciona um aumento significativo na capacidade energética que, por sua vez, retornará ao sistema elétrico direto para os respectivos consumidores.
[0011] O módulo de controle possui um filtro magnético, com sistema de chaveamento capacitivo para fazer a correção de fase e adequação da impedância e da tensão interna, além de um inversor para poder sair para bobina de Tesla.
Exemplos de Aplicação
[0012] O sistema de comissionamento planetário de energia pode ser aplicado em vários sistemas auxiliares a rede elétrica. Deste modo além de funcionar como um auxiliar, poderá também, ser implementado em sistemas de micro e pequena geração, como os motogeradores de fazendas, que poderão substituir o uso de combustíveis fósseis por uma bobina de tesla externa.
[0013] Outra função importante é a diminuição do excesso de ruídos na rede, possibilitando a utilização de uma capacidade instalada maior em sistemas em que, a priori, seriam insustentáveis, tornando-o indubitavelmente interessante para os meios produtivos atuais.

Claims (3)

  1. SISTEMA DE COMISSIONAMENTO ELÉTRICO PLANETÁRIO, para magnificação da capacidade instalada, caracterizado pelo processo ser regulado por um módulo de controle, que receberá o sinal PWM do transformador de corrente que encaminhará esta energia para bobinas de tesla instaladas.
  2. SISTEMA DE COMISSIONAMENTO ELÉTRICO PLANETÁRIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelas bobinas de teslas atuarem como controladoras de impedância e magnificadoras de energia, simultaneamente.
  3. SISTEMA DE COMISSIONAMENTO ELÉTRICO PLANETÁRIO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo módulo de controle possuir um filtro magnético, com sistema de chaveamento capacitivo para fazer a correção de fase e adequação da impedância e da tensão interna, além de um inversor para poder sair para bobina de Tesla.
BR102020012885-0A 2020-06-24 2020-06-24 Sistema de comissionamento elétrico planetário BR102020012885A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020012885-0A BR102020012885A2 (pt) 2020-06-24 2020-06-24 Sistema de comissionamento elétrico planetário

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020012885-0A BR102020012885A2 (pt) 2020-06-24 2020-06-24 Sistema de comissionamento elétrico planetário

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020012885A2 true BR102020012885A2 (pt) 2022-01-04

Family

ID=80053194

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020012885-0A BR102020012885A2 (pt) 2020-06-24 2020-06-24 Sistema de comissionamento elétrico planetário

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020012885A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Wang et al. Dynamic modeling and small signal stability analysis of distributed photovoltaic grid-connected system with large scale of panel level DC optimizers
Tabari et al. Stability of a dc distribution system for power system integration of plug-in hybrid electric vehicles
Yang et al. Application of plug-in electric vehicles to frequency regulation based on distributed signal acquisition via limited communication
Locment et al. DC load and batteries control limitations for photovoltaic systems. Experimental validation
Kumar et al. Development of a control strategy for interconnection of islanded direct current microgrids
Madduri et al. Design and verification of smart and scalable DC microgrids for emerging regions
Guo et al. Control principles of micro-source inverters used in microgrid
Song et al. Cost-based adaptive droop control strategy for VSC-MTDC system
Boujoudar et al. Intelligent controller based energy management for stand‐alone power system using artificial neural network
Xiong et al. Modeling and transient behavior analysis of an inverter-based microgrid
Yu et al. Passivity-based active stabilization for DC microgrid applications
Zhou et al. Small-signal stability assessment of heterogeneous grid-following converter power systems based on grid strength analysis
Leng et al. Small-signal stability assessment and interaction analysis for bipolar DC microgrids
Wang et al. Dynamic stability and transient responses of multiple grid-connected PV systems
Cheah‐Mane et al. Modeling and analysis approaches for small‐signal stability assessment of power‐electronic‐dominated systems
Ahmadi et al. Modeling closed-loop input and output impedances of DC-DC power converters operating inside dc distribution systems
Karunanithi et al. Investigations of standalone PV system with battery-supercapacitor hybrid energy storage system for household applications
Shi et al. Small-signal stability analysis of a microgrid operating in droop control mode
BR102020012885A2 (pt) Sistema de comissionamento elétrico planetário
Muruganantham et al. Solar integrated time series load flow analysis for practical distribution system
Aponte-Roa et al. AC vs DC power efficiency comparison of a hybrid wind/solar microgrid
Liu et al. A bidirectional droop control strategy for the hybrid microgrid with AC/DC distributed generation integration
Polis et al. Voltage stability and robustness for microgrid systems
Dash et al. Optimal control of PV–WS battery-based microgrid using an adaptive water cycle technique
Ma et al. Assessing grid strength of 100% inverter-based power systems

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2740 DE 11-07-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.