BR102020009826A2 - Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada - Google Patents

Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada Download PDF

Info

Publication number
BR102020009826A2
BR102020009826A2 BR102020009826-8A BR102020009826A BR102020009826A2 BR 102020009826 A2 BR102020009826 A2 BR 102020009826A2 BR 102020009826 A BR102020009826 A BR 102020009826A BR 102020009826 A2 BR102020009826 A2 BR 102020009826A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pellet
granules
dog
canine
physiological
Prior art date
Application number
BR102020009826-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo Moreno Poulmann
Original Assignee
Ecoenergia Indústria E Comércio Eireli-Me
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ecoenergia Indústria E Comércio Eireli-Me filed Critical Ecoenergia Indústria E Comércio Eireli-Me
Priority to BR102020009826-8A priority Critical patent/BR102020009826A2/pt
Publication of BR102020009826A2 publication Critical patent/BR102020009826A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K1/00Housing animals; Equipment therefor
    • A01K1/01Removal of dung or urine, e.g. from stables
    • A01K1/0107Cat trays; Dog urinals; Toilets for pets
    • A01K1/0114Litter boxes with screens for separating excrement from litter

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Housing For Livestock And Birds (AREA)

Abstract

granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada. para induzir, através de granulado pellet (1) produzido com agente de atração olfativa canina, o cão doméstico à uma caixa sanitária (2) para o ato fisiológico. pelo sistema proposto, após perceber olfativamente o agente de atração olfativa canina, o cão é dirigido e sobe em tampa gradeada (3) da caixa sanitária (2) para o ato fisiológico, sendo urina fezes absorvidos com o contato com o volume do granulado pellet, tendo também anulados os odores. para tanto, o granulado pellet (1) é formado pela mistura de maravalha composta de fibras naturais de madeira, celulose, hemiceluloses e lignina, grama natural e um polímero composto por moléculas de cis-3-hexenol contendo o agente de atração olfativa canina. pelas propriedades do granulado pellet (1) a urina é retida, ocupando espaços vazios (lúmens) das paredes dos grânulos e, após o uso continuado por exemplo por 7 dias, inchando-os e desfazendo-os em pó para que esse volume biodegradável seja descartado de forma ecologicamente correta. opcionalmente, mantendo-se o mesmo sistema, a caixa sanitária (2) pode ser alojada externamente à residência, podendo ser usada, nesse caso, sem a sua tampa gradeada (3).

Description

GRANULADO PELLET COM AGENTE DE ATRAÇÃO OLFATIVA CANINA, PARA SISTEMA DE INDUÇÃO DO CÃO DOMÉSTICO AO LOCAL DE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM CAIXAS COM TAMPA GRADEADA
[001] Refere-se o presente relatório descritivo a um pedido de patente de invenção para um granulado pellet composto basicamente por maravalha de madeira e fibras vegetais e que recebe, durante sua produção por processo de peletização, a adição de agente de atração olfativa canina natural.
[002] Para o uso, após adquirido o granulado é depositado pelo dono do animal em volume adequado em uma caixa sanitária fechada por tampa gradeada, alojada em ponto interno no ambiente da residência onde o cão deverá fazer suas necessidades. Ao ser atraído olfativamente pelo volume do granulado pellet o cão doméstico sobe na tampa gradeada em configuração de piso (comunicante com o volume de pellets acondicionado) e efetua a urina e as fezes que, com o contato, são absorvidas pelos grânulos. Dessa forma, o animal é educado no ambiente doméstico e com sucessivos usos os resíduos do granulado pellet, vão sendo desfeitos em pó biodegradável para serem facilmente descartados, de forma ecologicamente correta.
[003] Em uma outra opção, o granulado é depositado na caixa sanitária para uso em ponto externo, fora do ambiente da residência, podendo, nesse caso, a referida caixa ser usada preferencialmente sem a tampa gradeada.
Comentários da técnica
[004] Os cães domésticos, assim como gatos e outros animais de estimação devem ter o ponto adequado na residência para que possam fazer suas necessidades.
[005] Atualmente, em substituição à areia absorvente (passível de aglutinação) vêm sendo usados granulados pellets de madeira. Apresentam ótimo efeito de absorção ao contato com a urina e fezes, minimizando odores indesejáveis. O autor do pedido a ser descrito mais adiante é depositante de um grânulo obtido por processo de peletização para uso em caixas sanitárias, voltado às necessidades fisiológicas de gatos. Em seu processo de peletização, em dispositivo misturador as matérias-primas utilizadas são misturadas e a massa é levada a uma peletizadora para a obtenção de partículas cilíndricas (grânulos), sendo assim embaladas para a comercialização.
[006] Ocorre que o granulado pellet acima citado é voltado às necessidades fisiológicas de gatos porque, assim como a areia aglutinante, os grânulos não são amigáveis à pisada de cães que, incomodados pelas partículas ‘soltas’ relutam em usar esses volumes absortivos. Evidentemente, se forem adestrados os cães acabam acostumando-se a pisar nos grânulos.
[007] De qualquer forma, o conhecido para o ato fisiológico dos cães é o uso de planos maciços como tapetes, bandejas, gramas sintéticas e similares os quais, porém, não têm sua aprovação totalmente satisfatória. Para citar alguns exemplos, os tapetes higiênicos absorvem a urina e servem como uma região para que se colete as fezes do animal, porém geram muito lixo e não possuem eficiência para a absorção de líquidos, além de não reterem satisfatoriamente os odores. Já os tapetes higiênicos laváveis de tecido necessitam ser lavados com frequência, tornando a limpeza dificultosa e pouco higiênica.
[008] Além das propriedades acima citadas, esses produtos sanitários para animais de estimação, principalmente cães, levam seus proprietários a buscarem elementos sustentáveis, biodegradáveis, atóxicos e de baixo custo. Os produtos existentes atualmente atendem apenas parte dessas características. Por exemplo, quando o produto é biodegradável e atóxico não oferece boa usabilidade na hora da limpeza. Por outro lado, quando atende a característica mais apreciada pelos consumidores, que é a facilidade na limpeza, o produto geralmente ocasiona vazamentos e consequentemente gera mau cheiro no ambiente, além do seu alto custo.
[009] Nesse sentido pode ser citado aqui, apenas a título exemplificativo, um documento de patente pelo qual a estratégia do seu sistema conta com as características olfativas dos cães, sem dúvida seu órgão sensitivo mais aguçado, capaz de distinguir odores e separá-los instintivamente para rastreamento até o ponto onde esteja o motivo dessa atração. Nesse documento BR 10 2013 025772-9 denominado “Kit para adestramento de animais domésticos, com sistema de remoção de odores de fezes e urina, inibição em local indesejado e indução em local desejado”, é pleiteado um sistema que ocorre após o cão efetuar necessidades fisiológicas em ponto impróprio de uma residência. Nessa condição o ponto impróprio é limpo e recebe a aspersão de produto ‘desmarcador olfativo’ decompondo biologicamente quaisquer resquícios para, em seguida, aplicar-se um produto repelente. Ao evitar esse ponto, agora motivo de repulsa, o animal volta o seu olfato a um produto atrativo previamente aplicado em um tapete, bandeja, areia grama ou outro, onde é assim educado a dirigir-se para suas necessidades fisiológicas. Evidentemente esse tipo de sistema é complexo, exige monitoração do dono e tempo para detectar o momento de passagem dos produtos, bem como a compra desses produtos de alto custo (considerando-se o uso diário) e a limpeza constante, podendo-se assim tornar-se inviável dentro da dinâmica da vida moderna.
Objetivo do pedido
[010] Com o objetivo de resolver os problemas de uso dos produtos acima citados e facilitar a limpeza de caixas sanitárias ou locais escolhidos da residência pelo dono/tutor para serem feitas as necessidades fisiológicas dos seus cães de estimação, o inventor criou um granulado pellet pelo qual o animal é atraído através de um agente de atração olfativa canina incorporado em um polímero integrante da composição juntamente com maravalha e grama. Os grânulos assim obtidos graças aos componentes do composto desenvolvido, atraem o cão que efetua o ato fisiológico e, com a urina ou fezes o líquido e os odores são absorvidos. O granulado pellet vais desfazendo-se em pó sem vazamentos pelas bordas da caixa sanitária e sem que o indesejado odor do ato fisiológico se manifeste, formando um inovador sistema educativo (a partir dos pellets) para cães, ainda não alcançado pelos produtos já existentes atualmente no mercado.
[011] Explicado superficialmente passa o granulado pellet a ser melhor detalhado através dos desenhos anexos, onde são apresentados, a título exemplificativo:
Figura 1 - mostra a caixa sanitária, à qual alinham-se seus calços de estruturação da tampa gradeada, nesse caso, de uso interno na residência;
Figura 2 - mostra, segundo figura anterior, a caixa sanitária montada e, no detalhe A, os calços de estruturação da tampa gradeada;
Figura 3 - vista do granulado pellet já adquirido pelo consumidor final, sendo despejado de sua embalagem na caixa sanitária na versão de uso interno na residência;
Figura 4 - mostra segundo figura anterior, o granulado pellet na caixa sanitária antes de ser fechada pela sua tampa gradeada;
Figura 5 - mostra, em sequência, o sistema pretendido, quando o cão sente o odor atrativo do granulado pellet e, farejando, dirige-se à caixa sanitária de uso no interior da residência;
Figura 6 - mostra segundo figura anterior, o cão sobre a tampa gradeada em configuração de piso, urinando. No detalhe B são mostrados os grânulos do granulado pellet;
Figura 7 - mostra a tampa gradeada sendo retirada após o granulado pellet ser desfeito com a absorção sucessiva de urina e fezes;
Figura 8 - mostra a caixa expondo o granulado pellet desfeito em pó;
Figura 9 - mostra o pó decorrente do pellet usado sendo despejado por exemplo no vaso sanitário, para o descarte;
Figura 10 - mostra o granulado pellet sendo farejado pelo cão, porém fora do ambiente interno da residência. Nessa condição de uso externo a caixa sanitária pode estar sem a tampa gradeada se o dono do animal assim o desejar.
[012] Em conformidade com as figuras anexas, o “GRANULADO PELLET COM AGENTE DE ATRAÇÃO OLFATIVA CANINA, PARA SISTEMA DE INDUÇÃO DO CÃO DOMÉSTICO AO LOCAL DE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM CAIXA SANITÁRIA COM TAMPA GRADEADA ”, objetivo desse presente pedido de patente de invenção, constitui-se, em um meio de 100Kg, de maravalha composta por madeira, celulose, hemiceluloses e lignina em 90%, além de grama em 9,5% e, ainda, um polímero composto por moléculas de cis-3-hexenol já incorporando agente de atração olfativa canina em 0,5%. Essas matérias-primas com o peso específico são misturadas em um misturador industrial formando uma massa que é submetida a processo de peletização através de uma peletizadora, transformando-se em granulado pellet (1) atrativo ao olfato canino, com grânulos de 2 a 8 milímetros de comprimento e de 4 a 6 milímetros de espessura, biodegradáveis e atóxicos. Esses grânulos dão pesados em montantes para serem embalados e chegarem ao consumidor final, especificamente dono de cães.
[013] Após adquirido, o granulado pellet (1) é despejado em uma caixa sanitária (2) alojada em local adequado no interior da residência onde o dono do cão doméstico deseja que o animal faça suas necessidades fisiológicas. Essa caixa sanitária (2) é fechada por uma tampa gradeada (3) e deve ser preenchida somente com uma quantidade suficiente, recobrindo o fundo adequadamente para possibilitar o ato fisiológico do cão, devendo o granulado pellet ser substituído a cada 7 dias ou quando todos os grânulos se desfizerem em pó, sendo, porém, um período que pode variar conforme a quantidade de ingestão de água pelo animal, estado de saúde, peso e tamanho. Para que o cão se mantenha satisfeito e utilize a caixa sanitária (2), mostrada especialmente pelas figuras 1 e 2, deve obedecer aos seguintes pontos: tipo de caixa sanitária: ter mais de 4 cm de altura do chão; número de caixas sanitárias: sempre uma caixa sanitária por cão e uma caixa extra; local: longe da água e da comida, em local acessível e reservado; tipo do granulado: granulado pellet (1) contendo o agente de atração olfativa canina; facilidade na sua limpeza e também favorecendo o descarte completo no lixo convencional, no jardim como adubo ou no vaso sanitário, de forma gradativa.
[014] Assim, de posse do granulado peletizado (1) contendo o agente de atração olfativa canina, o consumidor despeja um volume adequado na caixa sanitária (2) como mostram especialmente as figuras 3 e 4, fechando-a com a tampa gradeada (3) e alojando-a no ponto adequado interno de sua residência. No momento em que cão farejar o odor exalado pelo agente de atração olfativa canina, como mostra a sequência da figura 5, irá rastrear a origem e, ao deparar-se com a caixa sanitária (2) sobe na tampa gradeada (3) estruturada por calços como mostra a figura 6 e faz suas necessidades fisiológicas. Nessa condição a urina ou fezes ultrapassam o gradeado da tampa e em contato com o granulado pellet (1) são absorvidas graças às propriedades da maravalha, que neutraliza também o odor. Cada grânulo, graças aos componentes do composto a base de maravalha têm a capacidade de reter, em total absorção de líquidos, cerca de quatro vezes o seu peso.
[015] Com a absorção do líquido e após o uso sucessivo o granulado pellet (1) vai se desfazendo em pó, impedindo, exatamente pelas suas propriedades de absorção, que a urina vaze ou se espalhe e produza odor na caixa sanitária higiênico. Tal efeito decorre da parede celular do grânulo de madeira, predominantemente composta por celulose, hemicelulose e lignina, sendo essas paredes formadas com espaços vazios entre uma molécula de celulose e outra através de ligações de hidrogênio, denominados lúmens. Nesses lúmens (espaços vazios das paredes dos grânulos) ocorre a absorção dando lugar à urina, que precisa ocupar o grânulo provocando o fenômeno de inchá-lo. Esses lúmens dão, portanto, lugar ao líquido que assim é encapsulado além de não propagar odor desagradável no ambiente. Quando o grânulo não tem mais para onde expandir esses os espaços vazios de suas paredes se rompem e transformam-no em pó. Assim a limpeza da caixa sanitária (2) é notavelmente facilitada permitindo que o consumidor, após retirar sua tampa gradeada (3) como mostram as figuras 7 e 8, levá-la ao vaso sanitário como mostra a figura 9 ou embalar esse resíduo em saco de lixo para eliminar, de forma simples o pó formado.
[016] Opcionalmente, mantendo-se o mesmo sistema de atração olfativa canina, a caixa sanitária (2) é alojada em ponto externo da residência, no quintal por exemplo, quando então pode ser ou não, usada sem a tampa gradeada (3), sendo que, nesse caso, o cão deve ser adestrado para acostumar-se a pisar nos grânulos do volume granulado pellet (1), que, igualmente, é descartado de forma ecologicamente correta.

Claims (3)

  1. “GRANULADO PELLET COM AGENTE DE ATRAÇÃO OLFATIVA CANINA ”, formado a partir de um composto para a fabricação de granulado pellet (1) obtido por processo de peletização em peletizadora, caracterizado por, em um volume de 100Kg, os grânulos do granulado pellet (1) serem formados, em sua composição, pela mistura de maravalha composta de fibras naturais de madeira, celulose, hemiceluloses e lignina em 90%, além de grama natural em 9,5% e ainda, um polímero composto por moléculas de cis-3-hexenol incorporando agente de atração olfativa canina em 0,5%.
  2. “SISTEMA DE INDUÇÃO DO CÃO DOMÉSTICO AO LOCAL DE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM CAIXA SANITÁRIA COM TAMPA GRADEADA ”, de acordo com o granulado pellet (1) definido na reivindicação 1, o granulado pellet (1) já de posse do consumidor, ser despejado em quantidade suficiente de modo a recobrir o fundo de uma caixa sanitária (2) com tampa gradeada (3) alojada no interior da residência, em ponto desejado pelo dono onde o mesmo quer que o cão efetue suas necessidades fisiológicas, para efeito de educação, sendo um granulado pellet caracterizado pelos seus grânulos, contendo em seu composto o agente de atração olfativa canina, atraírem o cão doméstico direcionando-o pelo olfato à caixa sanitária (2) para que o referido animal, após subir na tampa gradeada (3) efetue o ato fisiológico e, nessa condição, com a urina ou fezes entrando em contato com o volume de granulado pellet (1) os líquidos sejam absorvidos e neutralizados os odores e assim sucessivamente até que os grânulos desfaçam-se em pó biodegradável e sejam levados para descarte.
  3. “SISTEMA DE INDUÇÃO DO CÃO DOMÉSTICO AO LOCAL DE NECESSIDADES FISIOLÓGICAS EM CAIXA SANITÁRIA” de acordo com o sistema de reivindicação 2, caracterizado por, opcionalmente a caixa sanitária (2) ser alojada em ponto externo da residência, opcionalmente desprovida de sua tampa gradeada (3) sendo o granulado pellet (1) pisado diretamente pelo cão ao efetuar suas necessidades fisiológicas.
BR102020009826-8A 2020-05-15 2020-05-15 Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada BR102020009826A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020009826-8A BR102020009826A2 (pt) 2020-05-15 2020-05-15 Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020009826-8A BR102020009826A2 (pt) 2020-05-15 2020-05-15 Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020009826A2 true BR102020009826A2 (pt) 2021-11-23

Family

ID=90738994

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020009826-8A BR102020009826A2 (pt) 2020-05-15 2020-05-15 Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020009826A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3824887B2 (ja) ペット用トイレ
US5361719A (en) Biodegradable hydrating cat litter
JP3804772B2 (ja) ペット用排泄物処理具
KR0122848B1 (ko) 동물 배설물 흡수 조성물을 배치한 동물의 배설용 깔개상자(litter box) 및 그 상자로부터 동물의 배설물을 제거하는 방법
US4444148A (en) Waste receptacles having odor barriers
US5386803A (en) Animal dross absorbent and method
RU2576304C2 (ru) Приспособление для наполнителя туалета для животных, имеющее устройство фрагментации наполнителя
JPH0530873A (ja) ペツト等の人工敷料及びその製法
JP2007174942A (ja) ペット用排泄物処理材
JP3676787B2 (ja) 動物用トイレ砂及びこれを用いた動物用トイレ
EP2845471B1 (en) Animal litter composition, especially suitable for cats
US20150196004A1 (en) Pet Waste System
US4386580A (en) Animal litter and method for deodorizing animal waste with dried citrus pulp
BR102020009826A2 (pt) Granulado pellet com agente de atração olfativa canina, para sistema de indução do cão doméstico ao local de necessidades fisiológicas em caixas com tampa gradeada
JP2007174943A (ja) ペット用トイレ
US20070283896A1 (en) Litter containment and disposal apparatus
JP2007174918A (ja) ペット用トイレ
US20030070623A1 (en) Bio-degradable pet litter made from coconut coir
US8869745B1 (en) System and element for controlling odors of animal waste
US10251368B1 (en) Animal litter and methods of making and using the same
JPH08172964A (ja) ペット用トイレ及びペット用トイレ砂
US9095121B1 (en) Cage for animal pets employing Zeolite elements to eliminate pet odor
RU2691314C9 (ru) Древесный комкующийся наполнитель
KR100731880B1 (ko) 동물사육용 깔개
BR102018071845A2 (pt) composto natural para a formação de grânulos por processo de peletização, para uso em caixas sanitárias de gatos de estimação

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]