BR102020008492B1 - Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal - Google Patents

Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal Download PDF

Info

Publication number
BR102020008492B1
BR102020008492B1 BR102020008492-5A BR102020008492A BR102020008492B1 BR 102020008492 B1 BR102020008492 B1 BR 102020008492B1 BR 102020008492 A BR102020008492 A BR 102020008492A BR 102020008492 B1 BR102020008492 B1 BR 102020008492B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sanitization
pedal
valve
activated
liquid product
Prior art date
Application number
BR102020008492-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102020008492A2 (pt
Inventor
Jose Josafa Reboucas De Lima
Original Assignee
José Josafá Rebouças De Lima
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by José Josafá Rebouças De Lima filed Critical José Josafá Rebouças De Lima
Priority to BR102020008492-5A priority Critical patent/BR102020008492B1/pt
Publication of BR102020008492A2 publication Critical patent/BR102020008492A2/pt
Publication of BR102020008492B1 publication Critical patent/BR102020008492B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Apparatus For Disinfection Or Sterilisation (AREA)

Abstract

a presente invenção se refere a um sistema dispensador de líquidos para sanitização, higienização e limpeza, capaz de ser utilizado em estruturas móveis e imóveis, embarcando reservatórios, de pequenos ou, notadamente, grandes volumes, que estão dispostos nas proximidades das estruturas de fixação. o sistema é acionado pressionando o pedal com os pés, que tensionam mecanicamente um conjunto de cordoalhas fixadas nele e no acionador de uma ou várias válvulas, organizadas em arranjos e disposições possíveis para atendimento de lugares de grande demanda e de grande circulação, as quais, quando acionadas, geram um vácuo que transporta uma porção do líquido que, retirado do reservatório, passa pelo tubo e é lançado para fora do dispositivo por um ou mais orifício de uma ou mais válvulas, sem nenhum contato manual..

Description

ÁREA DA INVENÇÃO
[001] Refere-se o presente pedido de patente de invenção a um sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] A partir da crise epidemiológica da COVID-19, causada pelo Novo Coronavírus (SARS-CoV-2), microorganismo responsável por esta pandemia que, iniciada na cidade de Wuhan, na China, em pouco tempo atingiu todos os continentes do mundo, contaminando humanos e animais, obrigando algumas nações a decretarem quarentena como forma de impedimento do rápido contágio, fatores que ocasionaram o aumento da necessidade de higienização, principalmente das mãos, na rotina da população mundial.
[003] Tendo em vista que a proliferação viral aconteceu em tempos diferentes nos países e nos continentes, o período de quarentena e o de retomada às atividades locais (fase posterior ao fim do isolamento) não coincide em todos os países que registraram casos de contaminação do COVID-19. Com isto, a partir das experiências de países que estão na etapa mais avançada (a da retomada das atividades locais), tem-se aprendido que é preciso fortalecer e expandir a implementação de equipamentos facilitadores e que deem praticidade ao processo de limpeza e sanitização de pessoas, de animais e de coisas (como, por exemplo, objetos, ambientes, equipamentos e alimentos), em estabelecimentos e locais de acesso público que estão sendo reabertos e voltando a funcionar, paulatinamente, na fase pós-quarentena.
[004] Somado a isto, mesmo quando a transmissão desse vírus deixar de ser epidêmica, novas rotinas e novas relações pessoais serão estabelecidas, principalmente no que tange ao contato físico, ao cuidado com a própria higienização e, também, com os objetos, animais, alimentos, equipamentos e ambientes que estão inseridos no dia a dia da existência humana em sociedade.
[005] Neste contexto, prestadores de serviços autônomos, empreendimentos (pequenos, médios e grandes negócios), aeroportos, rodoviárias e aeroportos, condomínios residenciais e comerciais e outros tipos de estabelecimentos, principalmente os de grande circulação, passaram, e passarão cada vez mais, a implementar cuidados mais rigorosos e minuciosos na higienização de transeuntes, no uso de ambientes públicos e demais equipamentos e objetos manuseados por pessoas.
[006] Além desses novos cuidados evidenciados pelo Coronavírus, deve ser ressaltada também uma realidade verificada muito anterior ao aparecimento deste vírus, e cada vez mais numéricos em quantidade de casos, nos ambientes hospitalares que é o caso de Infecções nosocomiais ou hospitalares (HAIs), transmitidas aos pacientes internados, principalmente os que se sujeitam à cirurgias, procedimento, injeções ou qualquer tipo de procedimento médico, por profissionais de saúde.
[007] Estes cuidados foram inicial e principalmente implementados aos usuários através da disponibilização de álcool em gel e sabão líquido, em dispensadores manuais, ou até mesmo o através do próprio recipiente com válvula tipo pump.
[008] As desvantagens no uso dos dispensadores mencionados acima é que se faz necessário pressionar com a palma da mão, ou com os dedos da mão oposta, o acionador da válvula para que o produto seja liberado através do orifício do equipamento e, somente após este contato direto com o objeto de manuseio público, o usuário consegue fazer a adequada higienização dos seus membros superiores, ou em outras partes que desejar.
[009] Já válvulas tipo pump das embalagens, que podem ser vendidas no mercado originalmente já com líquidos de viscosidade média, como álcool em gel, sabonete líquido, detergente líquido e shampoo, ou mesmo vazios para serem preenchidos algum desses tipos de líquidos, também precisam ser pressionadas pela palma ou pelos dedos da mão para que haja a liberação do produto.
[010] Devido a necessidade do uso das mãos, ambos recipientes tornam-se objetos de fácil proliferação e contágio de vírus quando usado por mais de uma pessoa.
[011] Alguns vídeos em plataformas online de compartilhamento de vídeos, como Youtube, demonstram e descrevem o desenvolvimento de estruturas como as (11) e (2), que, para garantir estabilidade e funcionamento do sistema indicado, precisam ser feitas de forma fixa que envolvam geometricamente o dispositivo, podendo ter profundidade ou não, a depender da necessidade, servindo apenas para a higienização de mãos humanas e de pequenos objetos. Além disto, estes manuais excluem o uso de repositórios de grandes volumes, determinando o uso apenas de recipientes de tamanhos tradicionais, obrigando que a válvula pump esteja conectada diretamente ao frasco de armazenamento, tornando a utilização limitada. Além do mais, estes produtos, pela troca constante dos recipientes que, em sua maioria, são feitos de plásticos, vão de encontro com a sustentabilidade da natureza, com o descarte de tantos polímeros.
[012] Por último, tais dispositivos incentivam apenas a utilização de álcool em gel como líquido, excluindo a possibilidade de repositórios de grandes volumes para sabonetes e detergentes líquidos a serem usados na higienização em locais de grande circulação, impedindo também que o dispositivo seja utilizado por mais de um usuário simultaneamente.
[013] Alguns documentos revelam dispositivos dispensadores, como o documento BR 202018007217-5 U2 intitulado de TOTEM PUBLICITÁRIO E DISPENSADOR DE AMOSTRAS GRÁTIS DE PRODUTOS que apresenta um dispositivo dispensador de doses do produto acionado por sensor de aproximação (fotocélula); por uma placa de publicitária sobre a qual fica disposto o dispensador; por uma placa-suporte, na qual ficam montados o dispensador e a placa de publicidade; por uma coluna na qual fica mantida a placa-suporte; e por uma base, na qual fica apoiada a coluna. O dispositivo dispensador é acoplado ao totem, e não parte integrante dele. O sensor de aproximação que requer o uso de pilhas alcalinas, uma vez que utiliza 6 pilhas alcalinas para uma duração média de 20.000 acionamentos.
[014] O dito dispensador não é adaptado para o uso em ambientes públicos de grandes circulações e obrigatório manuseio, como é o caso do cenário do desenvolvimento da presente invenção, que difere daquela em dois pontos. O primeiro é que trata-se, esta, de acionamento mecânico, haja vista necessitar apenas da pressão feita com um dos pés do usuário, não havendo necessidade de pilhas ou de energia externa, fator que limita o uso e torna-o inviável em ambientes de constante aplicação do material nele depositado. O segundo é que, por conta do primeiro, a invenção se torna economicamente mais barata quanto à sua aplicação comercial, haja vista que em um cenário pós-pandêmico, deverá, o equipamento aqui tratado, tornar-se essencial e obrigatório à reabertura de locais de uso e circulação públicos.
[015] O documento BR 102018015529-6 A2, denominado EQUIPAMENTO DISPENSADOR DE PRODUTOS COM CONTROLE DE UTILIZAÇÃO, prevê um dispensador de produtos do tipo convencional, o qual pode ser fixado a uma parede ou outro anteparo adequado. O dispensador apresenta uma estrutura principal na qual fica acomodado um recipiente (refil) ou meio de envase de produtos cremosos, dito dispensador inclui, ainda de modo convencional, um sistema de acionamento baseado em um botão, tecla ou alavanca de acionamento que ao ser manuseada promove a liberação de uma dosagem da substância, sendo que o referido dispensador inova por incorporar um meio de travamento eletromagnético que bloqueia ou libera seu botão, tecla ou alavanca de acionamento mediante comando de uma central eletrônica que atua como unidade de controle que é associada e ligada por cabo ao dispensador.
[016] O inconveniente do dispensador acima detalhado refere-se à necessidade da troca do recipiente (refil), necessitando do recorrente manuseio para reposição de envases, o que além de economicamente mais caro que repositórios de grandes volumes, como é o caso da invenção ora descrita, não é razoável para ambientes em que se transitam muitas pessoas, o que pode algo oposto da praticidade e segurança sanitária que se pretende reivindicar.
[017] Outros inconvenientes do documento mencionado, referem-se ao manuseio de alavancas para o acionamento e, também, o uso de dispositivos eletromagnéticos na sua composição, o que encarece os custos de fabricação e, em último caso, pode limitar o acesso da sociedade a este dispositivo.
[018] O documento BR 112019011204-9 A2, denominado DISPOSITIVO DE DISPENSAÇÃO, E, SISTEMA PARA DISPENSAR UM FLUIDO OU UM LÍQUIDO, refere-se à dispensação de fluidos ou líquidos. Em particular, a presente invenção refere-se à dispensação de fluidos ou líquidos e a um dispositivo de distribuição adequado para dispensá-los. Ainda mais, a presente invenção refere-se a um dispositivo de dispensação do tipo adequado para ser acoplado a um recipiente adequado para manter o fluido ou líquido a ser dispensado, por exemplo, adequado para ser fixado ao gargalo de um recipiente na forma de uma garrafa ou uma forma semelhante.
[019] Embora este dispositivo (e sistema) seja eficiente ao proporcionar um dispositivo de dispensação de fluidos ou líquidos do tipo com o bocal dispensador comutador, que possibilita evitar fugas de líquido ou fluido quando o bocal está na sua posição de não dispensação, o inconveniente deste documento é que, quanto ao dispositivo em si, este não é capaz de fixar uma ou mais de uma válvula pump; além de requerer, quanto ao sistema, o manuseio da própria válvula do para que o este seja acionado, não funcionando da mesma maneira que a invenção ora trabalhada o faz.
[020] Os documentos supracitados, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, diferenciam-se do presente invento em questão, uma vez que a simplicidade de fabricação do dispositivo e/ou a redução no número de peças que compõem o dispositivo são essenciais a esta invenção, como se verá adiante, garantindo, assim, que o mesmo atende plenamente aos requisitos legais de patenteabilidade.
[021] Os detalhes de um ou mais exemplos são apresentados nos desenhos anexos e na descrição abaixo. Outros recursos e vantagens serão evidentes a partir da descrição, dos desenhos e das reivindicações.
Objetivo da Invenção
[022] É objetivo da presente invenção apresentar um equipamento dispensador para higienização de toda natureza, inicialmente com finalidade para uso durante o período pandêmico do Novo Coronavírus, mas que terá amplitude crescente na fase do posterior à crise epidemiológica, quando houver um maior afrouxamento das medidas de isolamento social e, portanto, as preocupações quanto ao contato se tornarão mais evidentes no cotidiano das pessoas em todo o mundo, momento em que haverá uma global mudança de comportamento quanto a hábitos de higiene. O equipamento pode ser móvel e diferencia-se por ser capaz de embarcar grandes quantidades de produto higienizador e sanitizantes (de coisas, de animais e de pessoas), evitando assim que haja o uso e descarte de vários frascos de menores quantidades de substâncias químicas, o que atende aos pré-requisitos do ecologicamente correto e colabora, ao se fazer o uso consciente do descarte de polímeros, com a preservação do meio-ambiente.
[023] É objetivo da presente invenção atender às mudanças de hábitos e culturais de higiene e de contato físico decorrentes do COVID-19, inclusive no que tange ao aumento significativo de produção de polímeros que são embalagens de produtos do tipo álcool líquido e álcool em gel;
[024] É objetivo da presente invenção permitir a limpeza, pontual e em larga escala, de humanos, animais, objetos, ambientes, equipamentos e alimentos através pelo uso de pedal (evitando o uso das mãos) em locais de grande circulação;
[025] É objetivo da presente invenção o uso de tubos e de mangueiras de diversos tamanhos e materiais como forma de conectar os dois extremos da tecnologia. Em uma das extremidades, por onde o líquido sairá, estará a válvula tipo pump, que poderá ser de vários formatos e tamanhos, fixada por uma base rosqueada; na outra extremidade, estará o recipiente onde o líquido estará armazenado, e que também poderá ser de diversos tamanhos. Este tubo serve para que não seja preciso que a(s) referida(s) válvula(s) esteja(m) obrigatoriamente conectada(s) diretamente ao recipiente onde se encontra o produto de limpeza a ser utilizado. Essa versatilidade permite o uso dos diversos tamanhos de recipientes e de válvulas tipo pump, bem como possibilita que o reservatório do produto líquido possa estar distante das saídas a depender do objetivo da higienização e do tamanho do tubo;
[026] É objetivo da presente invenção um arranjo de várias válvulas, que podem estar conectadas ao mesmo recipiente ou a recipientes diferentes com produtos líquidos distintos, indicando que mais de um usuário poderá usar simultaneamente o equipamento higienizador, indicando, assim, a sua viabilidade para lugares de passagem pública;
[027] É objetivo da presente invenção ser adaptável para diversos tipos de estabelecimentos, superfícies, estruturas e necessidades, como: estruturas simples, disponíveis em saídas e entradas dos estabelecimentos públicos e privados, para uso do álcool em gel ou quaisquer outras substâncias químicas para higienização humana; pias e chuveiros de banho, em seus diversos formatos e tamanhos, para higienização com sabonete líquido, shampoo e condicionador, seja em ambientes privados ou em vestuários de ginásios, estádios e academias, lavatórios públicos (como de rodoviárias e terminais de ônibus) e privados (pontos comerciais de “beira de estrada” que cobram pelo uso do banheiro); pias em geral para limpeza com detergentes líquidos, utensílios de cozinha (domésticos e industriais), animais domésticos e selvagens (para casos de banhos em clínicas e hospitais veterinários, pet shops, etc.); para lavatórios de estabelecimentos como salões de beleza e barbearia; higienização de alimentos, equipamentos, ambientes, embalagens, e máquinas de estabelecimentos, como indústrias, galpões, armazéns, estoques, “chãos de fábrica”, restaurantes, lanchonetes, comércios em geral, entre outros.
Breve Descrição dos Desenhos
[028] Outros objetivos, características e vantagens aparecerão a partir da seguinte descrição detalhada de várias modalidades da invenção com referência aos desenhos, nos quais:A Figura 1 mostra, em perspectiva isométrica, lateral e principal, a parte externa de uma estrutura fixa de acionamento mecânico, através de um pedal de um aplicador de álcool em gel nas mãos humanas sem contato que tem sido utilizada comumente no mercado.A Figura 2 mostra uma perspectiva explodida das partes internas da Figura 1.A Figura 3 mostra uma visão frontal da disposição dos itens para que o sistema para acionamento mecânico do dispensador opere a partir da pressão de um pedal.A Figura 4 mostra detalhes internos do sistema dispensador.A Figura 5A mostra um arranjo alternativo com 4 válvulas pump de acordo com a inveção.A Figura 5B mostra um arranjo alternativo com 3 válvulas pump de acordo com a inveção.
Descrição da Invenção
[029] A referida invenção se refere a um sistema dispensador que poderá ser utilizada para higienização humana, para limpeza de coisas (objetos, ambientes, equipamentos, alimentos) e de animais (domésticos e selvagens que estão em situação de cuidados por algum zoológico, instituto, hospitais veterinários) com produtos líquidos de limpeza em geral e produtos que sirvam como sanitizantes (como, por exemplo, shampoo, detergente líquido, álcool em gel, sabonete líquido, entre outros), principalmente, em grande volume, acionado por pedal, cujo objetivo é eliminar o risco de contaminação por contato, uma vez que compreende um mecanismo capaz de fazer o líquido transcorrer do recipiente de grandes volumes para partes do corpo humano, para o animal ou objetos e coisas desejados, que tem como comodidade poder ter várias saídas do líquido, limpando em larga escala, através de válvulas, a depender da necessidade, e que, por isso, poderá atender ambientes de grande circulação de pessoas, bem como estabelecimentos que precisam higienizar animais, objetos, ambientes, alimentos ou equipamentos de grande porte ou em grande quantidade.
[030] O SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, objeto deste pedido refere-se a um dispensador D para uso de produtos líquidos, de pequeno a grande volume, acionado por pedal 12, de modo que o referido dispensador D possa despejar com facilidade e praticidade fluidos de limpeza, sanitização e higienização.
[031] O funcionamento do dispensador D se inicia quando o pedal 12, ao ser pressionado, tensiona um conjunto de cordoalhas 4, fixadas no pedal por um extremo e, no outro extremo, na peça de fixação do acionador da válvula 5.
[032] Um acionador de válvula 8 está preso, por uma porca, à peça de fixação 5, que, ao ser tensionado pelas cordoalhas 4, faz com que este acionador 8 pressione a válvula pump 9 para baixo.
[033] Ao ser pressionada pelo acionador de válvula 8, a válvula pump 9 gera um vácuo no tubo 3 que provoca o transporte de uma porção de líquido, através deste mesmo tubo 3, que está conectado, de um lado, ao reservatório 1, e, do outro lado, à válvula 9, dispensando o líquido armazenado pelo orifício da válvula.
[034] Após retirar a força exercida no pedal 12 para acionamento do dispositivo dispensador D, a mola 7 gera uma força que faz com que a peça de fixação 5 e o acionador de válvula 8 retornem a suas posições iniciais. A válvula pump 9 em si possui uma mola interna responsável por seu retorno à posição inicial, deixando o dispositivo dispensador pronto para outro acionamento.
[035] A válvula tipo pump 9, é assentada por uma base de fixação 10, que, além de estabilizá-la, permite que uma ou mais válvulas possam ser fixadas.
[036] Para que sejam inseridas quantidades e tamanhos variados de válvulas, possibilitando diferentes arranjos conforme figuras 5A e 5B, a base de fixação 10 deverá ser composta de material resistente à pressão e deverá ter sua superfície adaptada ao tamanho das válvulas a serem inseridas e possuir orifícios na mesma quantidade de válvulas pump.
[037] A peça de fixação do acionador de válvula 5 pode ser de natureza metálica ou qualquer outro material que atenda às características técnicas, e ancorar mais de um acionador de válvula 8.
[038] O uso do tubo 3 permite que o recipiente de armazenamento do líquido possa estar próximo ou distante da válvula 9, dependendo do tamanho deste tudo, que, poderá ser de diversos materiais, diâmetro, comprimentos e espessuras, desde que não seja deteriorável e não danifique o produto a ser transportado, exequível aos tipos e tamanhos diversos de válvulas pump (9) e recipientes (1).
[039] Esta possibilidade de distanciamento entre as partes do sistema aceita que a válvula 9 esteja disposta em diferentes alturas, como a altura de chuveiros por exemplo, podendo ser adaptada para uso de limpeza de animais e de seres humanos de grande porte e de altura elevada, bem como para uso de sanitizantes em imensos objetos e ambientes.
[040] Este mesmo espaço entre a válvula 9 e o recipiente, conferido pelo tubo 3, facilita a disposição de várias válvulas 9, conforme figura 5A e 5B, sendo cada uma acionada por único pedal 12, conectadas a um único recipiente 1. Também é possível que cada válvula 9 de um arranjo múltiplo esteja ligada a um único recipiente 1, possibilitando o uso de diversos produtos de limpeza e de diversos sanitizantes na mesma estrutura.
[041] Embora a presente invenção seja descrita acima com referência às suas modalidades ilustradas nos desenhos, ela não está limitada às modalidades ilustradas nos desenhos e descritas em detalhes aqui abaixo. Pelo contrário, o escopo da presente invenção abrange todas as variantes das modalidades ilustradas nos desenhos e descritas em detalhes aqui, que parecem ser óbvias para os especialistas na técnica.

Claims (11)

1. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA, ativado por um pedal (12) e dotado de um sistema de acionamento 100% mecânico, o dispensador compreendendo também uma cordoalha (4) de acionamento, uma válvula pump (9), molas (7), e um tubo (3), o dispensador sendo caracterizado por compreender ainda uma base de fixação (10) da válvula pump (9), um acionador de válvula (8) e uma peça de fixação do acionador da válvula (5).
2. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por permitir que vários tipos de estrutura, seja móvel ou fixa (11), sem perder suas funcionalidades, possam ser desenvolvidas ou adaptadas para utilização de pequenos e, principalmente, grandes volumes de líquido depositados em um recipiente (1), ou mais recipientes, podendo ser disponibilizado em arranjos de uma válvula (FIG 1), ou arranjos com mais válvulas tipo pump (FIG 5B) (FIG 5A), que podem ser acionadas simultaneamente e pelos seus respectivos pedais, através do sistema de tensionamento de cordoalhas (4) que puxam o acionador de válvula (8), causando pressão na válvula pump (9), o que gera um vácuo, permitindo que o líquido, depositado no reservatório (1), seja transportado pelo tubo (3) e saia pelo orifício da válvula (9).
3. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por uma base de fixação (10), que é capaz de fixar uma ou mais de uma válvula pump (9).
4. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por uma peça de fixação de acionador de válvula (5), que pode ter natureza metálica ou qualquer outro material que atenda às características técnicas, e ancorar mais de um acionador de válvula (8).
5. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelo fato de haver um tubo (3) interligando a extremidade onde se encontra o recipiente à outra extremidade onde se encontra a válvula tipo pump (9).
6. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pelos reservatórios serem dispostos nas proximidades das estruturas de fixação (11), onde o tubo (3) transporta o líquido do reservatório até as válvulas pump (5A) (5B) por ativação mecânica.
7. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL de acordo com a Reivindicação 5, caracterizado pelo referido tubo (3) poder ser de diversos materiais, diâmetro, comprimentos e espessuras, desde que não seja deteriorável e não danifique o produto a ser transportado, exequível aos tipos e tamanhos diversos de válvulas pump (9) e recipientes (1).
8. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 5, caracterizado pela possibilidade de adaptação do tamanho do tubo (3) ao recipiente (1), o que lhe permite ser de grandes volumetrias, a depender da aplicação do dispositivo dispensador (D), estando também a variadas distâncias do pedal (12) e da saída do líquido através da conexão feita pela válvula(9).
9. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado pelo acionamento da válvula pump (9), através da pressão do acionador da válvula (8), que retorna à sua posição inicial pela expansão da mola (7), estando aquela válvula (9) fixada à peça de fixação do acionador da válvula (5), puxada pelo conjunto de cordoalhas (4), que interliga o acionador (8) ao operador do pedal (12).
10. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 4, caracterizado pelas possíveis disposições das partes que compõem a invenção, que são capazes de serem organizadas em formatos e arranjos distintos das válvulas tipo pump (FIG 5B) (FIG 5A), acionáveis pelos seus respectivos sistemas mecânicos de pedais (12) individualmente, capazes de serem acionados também simultaneamente.
11. SISTEMA DISPENSADOR DE PRODUTOS LÍQUIDOS PARA SANITIZAÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E LIMPEZA ATIVADO POR UM PEDAL, de acordo com a Reivindicação 4, caracterizada pelas possibilidades de adequação a diversas válvulas (FIG 5B) (FIG 5A), que poderão estar em conexão a um único tubo (3) ou a diversos tubos, ligando-as ao mesmo reservatório ou à reservatórios distintos, capaz de armazenar líquidos diferentes, ou iguais.
BR102020008492-5A 2020-04-28 2020-04-28 Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal BR102020008492B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020008492-5A BR102020008492B1 (pt) 2020-04-28 2020-04-28 Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020008492-5A BR102020008492B1 (pt) 2020-04-28 2020-04-28 Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102020008492A2 BR102020008492A2 (pt) 2021-02-23
BR102020008492B1 true BR102020008492B1 (pt) 2021-09-14

Family

ID=74647658

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020008492-5A BR102020008492B1 (pt) 2020-04-28 2020-04-28 Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020008492B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102020008492A2 (pt) 2021-02-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP6243405B2 (ja) 調整可能な用量を有する流体ディスペンサー
US8684228B2 (en) Sanitizing wipe dispensing system
US7338646B2 (en) Method and apparatus for disinfecting items
AU2008262456B2 (en) Device to promote hand sanitization
CN111936019B (zh) 用于分配液体产品的装置
US20080011782A1 (en) Hand pump dispenser and holder for dispensing liquid gels and paper towels
US20140231460A1 (en) Focusing location of antimicrobial additives in fluid dispensers
TW200924687A (en) Counter-mounted solution dispenser with counter-protective platform
US20080290112A1 (en) Soap dispenser and method for helping assure clean hands
US11089915B2 (en) Dispenser for use with refill cartridge
BR102020008492B1 (pt) Sistema dispensador de produtos líquidos para sanitização, higienização e limpeza ativado por um pedal
US20060013739A1 (en) Portable and mountable liquid or gel dispenser
Austin Ikechukwu et al. Design and characterization of automatic hand washing and drying machine
BR0215568B1 (pt) Dispositivo dosador, e, método para fornecer um dispositivo dosador para um líquido
US20100155420A1 (en) Dispensing System for Cleaning Devices
US20170044747A1 (en) Continuous flow fluid dispensing system and method, and batch diluting system therefor
BR202020010437U2 (pt) Disposição tecnica introduzida em display para higienização
BR202020010182U2 (pt) Disposição aplicada em dispensador de álcool, álcool em gel, sabonete, detergente ou outro líquido desinfetante
CA2234136A1 (en) Improved apparatus and method for dispensing a liquid hand treatment
US20050216293A1 (en) Method for a business to operate including the step of providing packets of sanitizer to customers and/or employees
IT202000011095A1 (it) dispositivo autoportante per l’erogazione di liquidi con azionamento a pedale
IT202000002461U1 (it) dispositivo autoportante per l’erogazione di liquidi con azionamento a pedale
FI12740Y1 (fi) Nestemäisen käsien desinfiointiaineen annostelulaite
BR202020017205U2 (pt) Disposição introduzida em dispensador automatizado de gel antisséptico
WO2022077081A1 (pt) Disposição aplicada em dispensador de produtos sanitizantes com acionamento ascendente por pedal

Legal Events

Date Code Title Description
B03B Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 28/04/2020, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B24D Patent annual fee: restoration after fee payment