BR102020008136A2 - sulfato de polimixina a - Google Patents
sulfato de polimixina a Download PDFInfo
- Publication number
- BR102020008136A2 BR102020008136A2 BR102020008136-5A BR102020008136A BR102020008136A2 BR 102020008136 A2 BR102020008136 A2 BR 102020008136A2 BR 102020008136 A BR102020008136 A BR 102020008136A BR 102020008136 A2 BR102020008136 A2 BR 102020008136A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- treatment
- polymyxin
- administration
- sulfate
- topical administration
- Prior art date
Links
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K38/00—Medicinal preparations containing peptides
- A61K38/04—Peptides having up to 20 amino acids in a fully defined sequence; Derivatives thereof
- A61K38/12—Cyclic peptides, e.g. bacitracins; Polymyxins; Gramicidins S, C; Tyrocidins A, B or C
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61K—PREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
- A61K9/00—Medicinal preparations characterised by special physical form
- A61K9/0012—Galenical forms characterised by the site of application
- A61K9/0019—Injectable compositions; Intramuscular, intravenous, arterial, subcutaneous administration; Compositions to be administered through the skin in an invasive manner
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A61—MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
- A61P—SPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
- A61P31/00—Antiinfectives, i.e. antibiotics, antiseptics, chemotherapeutics
- A61P31/04—Antibacterial agents
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y02—TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
- Y02A—TECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE
- Y02A50/00—TECHNOLOGIES FOR ADAPTATION TO CLIMATE CHANGE in human health protection, e.g. against extreme weather
- Y02A50/30—Against vector-borne diseases, e.g. mosquito-borne, fly-borne, tick-borne or waterborne diseases whose impact is exacerbated by climate change
Landscapes
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Public Health (AREA)
- Veterinary Medicine (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Pharmacology & Pharmacy (AREA)
- Animal Behavior & Ethology (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Epidemiology (AREA)
- Communicable Diseases (AREA)
- Gastroenterology & Hepatology (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
- Immunology (AREA)
- Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
- Dermatology (AREA)
- Oncology (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- General Chemical & Material Sciences (AREA)
- Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
Abstract
“SULFATO DE POLIMIXINA “A” A presente Patente de Invenção refere-se a Sulfato de Polimixina A, refere-se à área da Farmacologia, mais especificamente à indústria farmacêutica, desenvolvido para ser utilizado por administração injetável, administração tópica ou administração oral no tratamento de infeções agudas causadas por cepas gram negativas; infecções do trato urinário, meninges e sangue; pela Administração Tópica em Infecção secundária, como trauma/queimadura e ferida operatória, osteomielite, artrite, cistite, conjuntivite, queratite (incluindo úlcera de cómea), otite média e sinusite, esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia; sendo a Administração Injetável em infeções agudas causadas por cepas gram negativas e infecções do trato urinário, meninges e sangue; e pela Administração Oral e Tópica na esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia.
Description
001 O presente relatório descritivo de Patente de Invenção refere-se a Sulfato de Polimixina A, foi desenvolvido para ser utilizado por administração injetável, administração tópica ou administração oral no tratamento de infeções agudas causadas por cepas gram negativas; infecções do trato urinário, meninges e sangue; Infecção secundária, como trauma/queimadura e ferida operatória, osteomielite, artrite, cistite, conjuntivite, queratite (incluindo úlcera de cómea), otite média e sinusite e esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia.
002 O campo de aplicação do Sulfato de Polimixina A refere-se à área da Farmacologia, mais especificamente à indústria farmacêutica.
003 O Sulfato de Polimixina A tem como finalidade o tratamento de infecções causadas por bactérias do tipo Acinetobacter baumanniiEnterococcus faecalis; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus; Vibrio cholerae; V. parahemolyticus e Bacillus subtilis.
004 As polimixinas compõem um grupo de antimicrobianos específicos contra bactérias gram-negativas. Cepas de Bacillus polimyxa deram origem ao nome desses antibióticos. No total, são cinco substâncias semelhantes, que recebem o nome de polimixina A, B, C, D e E. Em especial, a polimixina E é chamada de colistina, pois é produzida pelo Bacillus colistinus. Como são muito tóxicas, apenas as polimixinas B e E são utilizadas na prática clínica.
005 A polimixina B tem excelente atividade contra Acinetobacter spp, Pseudomonas aeruginosa, Citrobacter spp, E. coli e Klebsiella spp. Possui sensibilidade mais variável a outras bactérias gram-negativas.
006 As polimixinas não possuem atividade contra bactérias gram-positivas e fungos. Desde sua introdução clínica, sua atividade bactericida permaneceu praticamente sem alterações, porém já existem relatos de resistência à esse grupo de antibióticos.
007 As polimixinas atuam nas membranas externas e citoplasmáticas das bactérias, sendo moléculas antipáticas (possuem região hidrofílica e região hidrofóbica), atuando semelhantemente a detergentes catiônicos simples.
008 As bactérias gram-negativas são um tipo específico de bactéria com características únicas, em sua maioria podem causar infecções em todo o corpo sendo as zonas de infecção mais frequentes os pulmões, o trato urinário, a corrente sanguínea, o sistema nervoso e os tecidos moles, as feridas cirúrgicas também podem ser infectadas com bactérias gram-negativas.
009 Normalmente, existem bactérias em todo o corpo, incluindo a pele e os intestinos, quando permanecem em equilíbrio podem ajudar o corpo a funcionar normalmente, no entanto, quando há desequilíbrio na composição bacteriana ou quando ocorre a passagem destas para lugares onde não havia colonização bacteriana previa, podem ocasionar uma infecção caso haja grande quantidade de bactérias, se estas forem agressivas ou se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.
010 As formas usuais pelas quais as bactérias passam em partes vulneráveis do corpo incluem o uso de dispositivos médicos que entram no corpo, como cateteres vesicais ou linhas intravenosas, feridas abertas ou contato com alguém que apresente bactérias gram-negativas ou que foi exposto a elas.
011 Do acima exposto, constata-se que todos os estudos, documentos e bibliografia referem-se a Polimixina B e Polimixina E e chamada de Colistina, mas há poucos estudos referentes a Polimixina A.
012 Da análise dos problemas e bibliografia encontrada e visando a colocação no mercado de um produto dotado com características próprias de desenvolvimento, pesquisas de anterioridades foram realizadas junto ao Banco de Dados do INPI e foi encontrado o documento a seguir: - BR 11 2017 014670 3 A2 depositado em 15/01/2016 sob o titulo de "DERIVADO DE POLIMIXINA E USOS DO MESMO", Trata-se de um derivado de polimixina de fórmula (I) e sais farmaceuticamente aceitáveis do mesmo. A invenção se refere adicionalmente ao uso dos mesmos no tratamento de uma infecção bacteriana, em particular, infecções causadas por bactérias Gram- negativas. - PI 0715095-4 BI depositado em 10/08/2007 sob o titulo de "DERIVADO DE POLIMIXINA DA FÓRMULA GERAL (I); PRODUTO DE COMBINAÇÃO; COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA; MÉTODO PARA O TRATAMENTO, ALÍVIO OU MELHORA DE UMA INFECÇÃO, EM UM PACIENTE, CAUSADA POR UMA BACTÉRIA GRAM- NEGATIVA; MÉTODO PARA SE SENSIBILIZAR BACTÉRIAS GRAM- NEGATIVAS A UM AGENTE ANTIBACTERIANO; MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANTIBIÓTICOSINÉDITOS; MÉTODO PARA A REDUÇÃO DA TOXICIDADE DE POLIMIXINAS, OCTAPEPTINAS NATURAIS E SEUS DERIVADOS DURANTE A APLICAÇÃO DAS MESMAS NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES EM UM INDIVÍDUO; MÉTODO PARA MELHORARAS PROPRIEDADES FARMACOCINÉTICAS, E POLIMIXINAS, OCTAPEPTINAS NATURAIS E SEUS DERIVADOS; MÉTODO PARA A SENSIBILIZAÇÃO DE BACTÉRIAS GRAN- NEGATIVAS CLINICAMENTE IMPORTANTES A UM COMPLEMENTO DE MECANISMO DE DEFESA PRESENTE NO SORO; USO DE UM DERIVADO E PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE UM DERIVADO DE POLIMIXINA DA FÓRMULA (I)", A presente invenção se refere a um derivado de polimixina em RI, R2 e R3 são opcionais e RI, R2, R3, R5, R8, R9 são resíduos de aminoácidos catiônicos ou neutros selecionados de modo tal que o número total de cargas positivas a um pH fisiológico seja pelo menos dois, mas não acima de três; e a um produto de combinação que compreende pelo menos dois tais derivados. A invenção se refere ainda a um método para o tratamento, alívio ou melhora de uma infecção em um paciente, causada por uma bactéria Gram- negativa pela administração de uma quantidade terapeuticamente efetiva de um derivado de acordo coma presente invenção; a um método para se sensibilizar as bactérias Gram-negativas a um agente antibacteriano por administração, simultaneamente ou em sequência, em qualquer ordem, de uma quantidade terapeuticamente efetiva do agente antibacteriano e de um derivado de acordo com a presente invenção ao paciente; a métodos para se desenvolver antibióticos inéditos para reduzir a nefrotoxicidade, para se melhorar as propriedades farmacocinéticas de polimixinas e octapeptinas naturais; e para a sensibilização de bactérias clinicamente importantes a um complemento de mecanismo de defesa de hospedeiro presente no soro. Finalmente, a presente invenção se refere a um processo para a preparação de tais derivados de polimixina. - PP 1100279-4 Bl depositado em 16/04/1997 sob o titulo de "CONJUGADOS DE POLIMIXINA B", A presente invenção refere-se a novos conjugados de polimixina B e a métodos para a utilização desses novos conjugados.
013 Da análise comparativa dos documentos encontrados, constata-se que os mesmos referem-se a estudos realizados em relação a Polimixina B e tão somente reflete o estado geral da técnica, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos para a concessão do privilégio ora solicitado.
014 O surgimento de bactérias gram-negativas multirresistentes e a falta de novos antibióticos para combatê-las levaram ao ressurgimento das polimixinas, uma antiga classe de antibióticos catiônicos e polipeptídicos cíclicos.
015 A polimixina A é ativa contra bactérias gram- negativas selecionadas, incluindo as espécies Acinetobacter baumannii Enterococcus faecalis; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus; Vibrio cholerae; V. parahemolyticus e Bacillus subtilis.
016 A presente invenção refere-se a composição farmacêutica para Sulfato de Polimixina A e tem como finalidade o tratamento de infecções causadas por bactérias do tipo Acinetobacter baumanniiEnterococcus faecalis; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus; Vibrio cholerae; V. parahemolyticus e Bacillus subtilis.
017 O Sulfato de Polimixina A é apresentado em pó, pó estéril, solução, creme vaginal, óvulo vaginal, supositório ou comprimido, e as possíveis soluções para diluição são solução fisiológica, água destilada para injeção, água purificada estéril e água pra injetáveis.
018 A concentração, em Unidades Internacionais, varia da seguinte maneira: - Pó ou Pó Estéril Concentração de 250.000 UI; 500.000 UI e 1.000.000 UI; - Solução Concentração de 1.000 UI/mL; 10.000 UI/mL; 25.000 UI/mL; 50.000 UI/mL e 100.000 UI/mL; - Creme vaginal ou óvulo ou supositório Concentração de 1.000 UI; 10.000 UI; 25.000 UI; 50.000 UI; 100.000 UI e 1.000.000 UI. - Comprimido Concentração de 1.000.000
019 As indicações para uso do Sulfato de Polimixina A consistem em: - Administração Injetável i. Infeções agudas causadas por cepas gram negativas. ii. Infecções do trato urinário, meninges e sangue. - Administração Tópica i. Infecção secundária, como trauma/queimadura e ferida operatória, osteomielite, artrite, cistite, conjuntivite, queratite (incluindo úlcera de cómea), otite média e sinusite, esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia. - Administração Oral i. Esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia.
020 Verifica-se por tudo aquilo que foi descrito e ilustrado que se trata de Sulfato de Polimixina A, o qual se enquadra perfeitamente dentro das normas que regem a Patente de Invenção merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o privilégio solicitado.
Claims (2)
1)“SULFATO DE POLIMIXINA “A”, refere-se à área da Farmacologia, mais especificamente à indústria farmacêutica, sendo caracterizado pela Administração Injetável em infeções agudas causadas por cepas gram negativas e infecções do trato urinário, meninges e sangue, pela Administração Tópica em infecção secundária, como trauma/queimadura e ferida operatória, osteomielite, artrite, cistite, conjuntivite, queratite (incluindo úlcera de cómea), otite média e sinusite e pela Administração Oral ou ainda tópica na esterilização intestinal durante o tratamento de leucemia.
2)“SULFATO DE POLIMIXINA “A”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo tratamento de infecções causadas por bactérias do tipo Acinetobacter baumanniiEnterococcus faecalis; Escherichia coli; Pseudomonas aeruginosa, Klebsiella pneumoniae; Staphylococcus aureus; Vibrio cholerae; V. parahemolyticus e Bacillus subtilis.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102020008136-5A BR102020008136A2 (pt) | 2020-04-24 | 2020-04-24 | sulfato de polimixina a |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102020008136-5A BR102020008136A2 (pt) | 2020-04-24 | 2020-04-24 | sulfato de polimixina a |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102020008136A2 true BR102020008136A2 (pt) | 2020-09-15 |
Family
ID=72964360
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102020008136-5A BR102020008136A2 (pt) | 2020-04-24 | 2020-04-24 | sulfato de polimixina a |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102020008136A2 (pt) |
-
2020
- 2020-04-24 BR BR102020008136-5A patent/BR102020008136A2/pt not_active Application Discontinuation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
Falagas et al. | Intraventricular or intrathecal use of polymyxins in patients with Gram-negative meningitis: a systematic review of the available evidence | |
GONZALEZ III et al. | Aminoglycosides: a practical review | |
Ciresi et al. | Failure of antiseptic bonding to prevent central venous catheter-related infection and sepsis. | |
Falagas et al. | Fosfomycin: use beyond urinary tract and gastrointestinal infections | |
Hollender et al. | A multicentric study of netilmicin once daily versus thrice daily in patients with appendicitis and other intra-abdominal infections | |
Jawetz | Infections with Pseudomonas aeruginosa treated with polymyxin B | |
Bryer et al. | Aureomycin: experimental and clinical investigations | |
Woodley et al. | The treatment of severe staphylococcal infections with vancomycin | |
CN105189607A (zh) | 胺官能性聚酰胺 | |
Smith et al. | In-vitro activity of carbenicillin and results of treatment of infections due to Pseudomonas with carbenicillin singly and in combination with gentamicin | |
PC | Vancomycin: report on treatment of patients with severe staphylococcal infections. | |
BRPI0713080A2 (pt) | formulação injetável de antibiótico e solução para administração intravenosa da mesma | |
JP2008534224A (ja) | デバイス内細菌感染処置用の改良された方法及び装置 | |
CN115869306A (zh) | Iowh-032用于制备抗革兰氏阳性细菌感染药物中的应用 | |
Finland et al. | Demethylchlortetracycline | |
BR102020008136A2 (pt) | sulfato de polimixina a | |
EP3585399B1 (en) | Antiseptic composition comprising polyvinylpyrrolidone and unithiol and use of the composition | |
Winkler et al. | Clinical efficacy of perioperative antimicrobial prophylaxis in neurosurgery–A prospective randomized study involving 159 patients | |
Neu et al. | Intravenous/oral ciprofloxacin therapy of infections caused by multiresistant bacteria | |
BR102019024094A2 (pt) | Sulfato de polimixina b | |
Meyers et al. | Bacteriological, pharmacological, and clinical studies of carbenicillin | |
Murk | Bacitracin and gramicidin | |
Dirksen et al. | Imipeneni as monotherapy in the treatment of intensive care patients with severe infections | |
CN112438989B (zh) | 一种非抗生素类抗菌组合物及其应用 | |
Clumeck et al. | Ceftazidime as a single agent in the treatment of severe Pseudomonas aeruginosa infections |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03B | Publication of an application: publication anticipated [chapter 3.2 patent gazette] | ||
B11A | Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing | ||
B11Y | Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette] |