BR102020004742A2 - Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual - Google Patents

Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual Download PDF

Info

Publication number
BR102020004742A2
BR102020004742A2 BR102020004742-6A BR102020004742A BR102020004742A2 BR 102020004742 A2 BR102020004742 A2 BR 102020004742A2 BR 102020004742 A BR102020004742 A BR 102020004742A BR 102020004742 A2 BR102020004742 A2 BR 102020004742A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
visually impaired
raspberry
information
processor
assistance
Prior art date
Application number
BR102020004742-6A
Other languages
English (en)
Inventor
Juliano Zerbinato
Original Assignee
Juliano Zerbinato
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Juliano Zerbinato filed Critical Juliano Zerbinato
Priority to BR102020004742-6A priority Critical patent/BR102020004742A2/pt
Publication of BR102020004742A2 publication Critical patent/BR102020004742A2/pt

Links

Images

Classifications

    • GPHYSICS
    • G09EDUCATION; CRYPTOGRAPHY; DISPLAY; ADVERTISING; SEALS
    • G09BEDUCATIONAL OR DEMONSTRATION APPLIANCES; APPLIANCES FOR TEACHING, OR COMMUNICATING WITH, THE BLIND, DEAF OR MUTE; MODELS; PLANETARIA; GLOBES; MAPS; DIAGRAMS
    • G09B21/00Teaching, or communicating with, the blind, deaf or mute
    • G09B21/001Teaching or communicating with blind persons
    • G09B21/006Teaching or communicating with blind persons using audible presentation of the information
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61HPHYSICAL THERAPY APPARATUS, e.g. DEVICES FOR LOCATING OR STIMULATING REFLEX POINTS IN THE BODY; ARTIFICIAL RESPIRATION; MASSAGE; BATHING DEVICES FOR SPECIAL THERAPEUTIC OR HYGIENIC PURPOSES OR SPECIFIC PARTS OF THE BODY
    • A61H3/00Appliances for aiding patients or disabled persons to walk about
    • A61H3/06Walking aids for blind persons

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Educational Administration (AREA)
  • Educational Technology (AREA)
  • Audiology, Speech & Language Pathology (AREA)
  • Theoretical Computer Science (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Pain & Pain Management (AREA)
  • Physical Education & Sports Medicine (AREA)
  • Rehabilitation Therapy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • User Interface Of Digital Computer (AREA)

Abstract

sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual. é descrito um sistema e um método para assistência de portadores de deficiência visual que inclui um boné ou similar ao qual será acoplado um raspberry pi com uma câmera que capta imagens do trajeto do usuário que serão processadas em um processador, permitindo que um deficiente visual "reconheça" objetos e palavras e/ou seja assistido por um terceiro para a realização de suas tarefas diárias.

Description

SISTEMA E MÉTODO PARA ASSISTÊNCIA DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL CAMPO DA INVENÇÃO
[01] A presente patente de invenção descreve um sistema e um método para assistência de portadores de deficiência visual. Mais especificamente compreende um sistema que inclui um boné ou similar ao qual será acoplado um Raspberry PI com uma câmera que capta imagens do trajeto do usuário que serão processadas em um processador, permitindo que um deficiente visual "reconheça" objetos e palavras e/ou seja assistido por um terceiro para a realização de suas tarefas diárias.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[02] Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social" (ATA VII - Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) - Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE) - Secretaria Especial dos Direitos Humanos - Presidência da República).
[03] Dentre as categorias de tecnologia assistiva, será dada ênfase aos auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil para usuários com deficiência visual total, com baixa visão ou visão subnormal.
[04] Barqueiro & Barqueiro (BARQUEIRO, R. R. M.; BARQUEIRO, A. C. Inclusão da pessoa com deficiência visual no mercado de trabalho. In: SAMPAIO et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica/Guanabara.Koogan, 2010. p. 481 494.) mencionam que a informática e outras tecnologias mudaram, de forma radical, as oportunidades de acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência visual em todos os campos: educação, cultura, comunicação, lazer, turismo e, sem dúvida, o mundo do trabalho.
[05] Os sistemas de síntese de voz utilizam softwares e hardware para vocalizar, de forma eletrônica, as informações exibidas na tela, tanto o conteúdo textual (texto de uma mensagem eletrônica) de um arquivo quanto a descrição de sua aparência visual (cor, tamanho, tipo de fontes) e os nomes e detalhes dos objetos de aplicativo, como janelas, menus, caixa de diálogos, entre outros (MORTINER, R. Recursos de informática para a pessoa com deficiência visual. In: SAMPAIO et al. Baixa visão e cegueira: os caminhos para a reabilitação, a educação e a inclusão. Rio de Janeiro: Cultura Médica/Guanabara Koogan, 2010. p. 221-231; GRANDI, A. C. NORONHA, P. Informática e deficiência visual uma relação possível. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2010, 57p. (Série Dorina Nowill)).
[06] Os leitores de impresso (scanner com voz) ou os sistemas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) permitem à pessoa com deficiência visual ter acesso à informação textual contida em material impresso, como livros, jornais e revistas. Esse processo consiste na conversão do texto impresso em texto digital.
[07] O documento CN108335579 descreve uma máquina de leitura de reconhecimento de caracteres, que compreende uma câmera, uma memória que está conectada à câmera, um processador que está conectado à memória e é usado para ler caracteres de análise de imagem, uma placa de som que está conectada ao processador, um microfone conectado à placa de som, placas de sombreamento de luz dispostas nos dois lados da câmera e uma placa de diafragma na câmera. A máquina de leitura de cegos realiza o reconhecimento automático de caracteres, as informações de imagem podem ser convertidas em informações de voz, de modo que materiais de leitura normais possam ser lidos por pessoas cegas.
[08] O documento CN109276418 descreve um sistema de indicação utilizando inteligência artificial para ajudar pessoas cegas a andar. O sistema consiste em uma câmera, um processador e um sensor tátil; e o processador inclui um módulo de processamento de imagem e um módulo de computação baseado em inteligência artificial e é conectado à câmera e ao sensor tátil. Quando o sistema é usado, as informações do percurso podem ser capturadas pela câmera, situações no percurso podem ser obtidas após a computação do processador, e diferentes informações do percurso podem ser transmitidas às pessoas cegas através do sensor tátil.
[09] O documento CN108125776 descreve um óculos de orientação de cegos em que módulos de disparo de câmera, módulos centrais de processamento de informações, módulos de transferência de informações, módulos de navegação interna e módulos de fonte de alimentação são embutidos nas lentes; os módulos centrais de processamento de informações são conectados à câmera fotográfica, aos módulos de transferência de informações e aos módulos de navegação interna. De acordo com os óculos de orientação, através das câmeras instaladas nas duas lentes, o ambiente frontal e o ambiente periférico de um usuário podem ser monitorados, o usuário entende convenientemente o ambiente periférico a tempo, as imagens captadas pelas câmeras podem ser processadas e analisadas para orientar o usuário a percorrer o trajeto, apresentando adicionalmente botões de alarme, sinais de chamada de ajuda podem ser enviados para multidões próximas através de um alto-falante disposto na armação dos óculos, e as informações de chamada de ajuda podem ser enviadas para um número predefinido por meio de cartões SIM.
[010] O documento KR101847764 descreve um sistema de aquisição de informações para pessoas cegas que compreende uma unidade de câmera montada em óculos para obter informações de imagem de um sujeito; um terminal portátil com um mapa para extrair informações de texto das informações de imagem adquiridas e guiar uma caminhada a pé; e uma bengala que possui um meio de entrada/saída para controlar a unidade de câmera e o terminal portátil ou receber as informações emitidas adquiridas através de um sensor de toque do terminal portátil, em que o terminal portátil é configurado para rastrear um caminho de deslocamento de um pedestre e emitir uma frase curta através de um alto-falante quando a frase curta é extraída das informações da imagem adquirida e registrar informações em uma frase curta como um marco nas informações de localização do mapa quando um sinal de registro é inserido pelos meios de entrada/saída.
[011] O documento TW201545739 descreve um método para guiar os cegos, que inclui: um dispositivo de câmera que recebe um sinal enviado de um dispositivo de processamento para adquirir uma imagem de um caminho incluindo um identificador de objeto; o dispositivo de processamento que recebe e analisa a imagem enviada pelo dispositivo da câmera; e o dispositivo de processamento que converte as informações em informações de fala e envia as informações de fala para um alto-falante ou dispositivo de transmissão de informações Bluetooth. O método para guiar os cegos de acordo com a modalidade da presente invenção faz uso de uma bengala-guia para capturar e analisar a imagem incluindo tijolos de piso informativos. As informações analisadas envolvidas no identificador de objeto digital exclusivo são convertidas em informações de fala para serem enviadas ao altofalante ou ao aparelho Bluetooth.
[012] O documento KR20110120626 descreve um método e um sistema para reconhecimento de lugares ao ar livre e assistência ao caminhar dos cegos que compreende um dispositivo de reconhecimento de lugares capaz de analisar um local usando uma imagem inserida em um capacete ou chapéu; uma unidade de reconhecimento incluindo um reconhecedor de indicação; uma unidade de saída de voz que é fornecida com informações de lugar e indicação e fornece as informações em forma de sinal de voz; e um transceptor GPS para transferir informações exatas de direção e distância.
[013] O documento CN109718069 descreve um sistema de orientação para portadores de deficiência visual que inclui uma câmera e um controlador Rasberry Pi conectado à câmera e instalado em um chapéu; um smartphone que carrega um modelo de reconhecimento de objeto e um módulo de solicitação de voz. O controlador raspberry Pi envia as imagens para o telefone e o modelo de reconhecimento de objeto executa o reconhecimento nas imagens e chama o módulo de solicitação de voz de acordo com os resultados do reconhecimento, para que o módulo de solicitação de voz possa reproduzir a voz de solicitação predefinida correspondente.
[014] Em que pese inúmeros sistemas e métodos que utilizam reconhecimento de caracteres e objetos a partir de arquivos de imagem para registro do percurso ou do ambiente de posicionamento do deficiente visual, com a geração de arquivos de áudio, ainda é verificado que nas atividades cotidianas o usuário com deficiência visual necessita da assistência de terceiros, exigindo ferramentas de alto custo, que impossibilitam a universalização.
[015] Dessa forma, é objeto da presente patente de invenção um sistema e método de assistência de portadores de deficiência visual que provê o reconhecimento de caracteres ou objetos a partir da aquisição de imagens, gerando um arquivo de áudio, bem como permitindo o auxílio de terceiros através de uma chamada telefônica, por exemplo, garantindo que o portador de deficiência visual tenha autonomia e independência, mas com segurança.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[016] A figura 1 apresenta o fluxograma do método para assistência de portadores de deficiência visual.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[017] O sistema para assistência de portadores de deficiência visual, objeto da presente patente de invenção, compreende um chapéu ou similar ao qual é acoplado um Raspberry PI dotado de um controlador de vídeo que efetiva a aquisição de imagens do percurso do usuário.
[018] As imagens captadas do percurso do usuário, notadamente da área frontal ou da área para o qual está direcionado o controlador de vídeo, são enviadas para o processador do Raspberry PI onde um programa de computador específico de reconhecimento de objeto e caracteres processa os arquivos de imagem e converte em arquivos de áudio.
[019] Os arquivos de áudio são disponibilizados ao usuário através de uma entrada do Raspberry PI, mediante conexão de fones de ouvido.
[020] Preferentemente, o programa de computador para reconhecimento de objetos e caracteres é o Seeing Al, um aplicativo gratuito da Microsoft® que utiliza inteligência artificial para descrever pessoas, textos e objetos.
[021] As imagens obtidas pelo controlador de vídeo são enviadas de forma contínua ao processador que gera continuamente os arquivos de áudio para o usuário, garantindo o deslocamento do usuário com deficiência visual de forma autônoma.
[022] Caso o retorno do programa de computador de reconhecimento de caracteres/objeto não retorne a informação adequada ao usuário portador de deficiência visual ou não consiga realizar a leitura (como por exemplo, textos manuscritos), o usuário aciona um botão específico em um dispositivo eletrônico móvel, tal como um aparelho celular, de forma que o processador inicia uma rotina, utilizando o aplicativo gratuito “Be My Eyes”, que gera chamadas de vídeo para terceiros previamente cadastrados, de forma a permitir que o portador de deficiência visual receba orientação por áudio deste terceiro, de forma remota.
[023] Opcionalmente, o usuário portador de deficiência visual aciona um botão específico no dispositivo eletrônico móvel que gera mensagens audíveis de solicitação de ajuda, por exemplo, quando necessitar de auxílio em grandes centros urbanos.

Claims (2)

  1. SISTEMA PARA ASSISTÊNCIA DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL caracterizado por compreender um chapéu ou similar ao qual é acoplado um Raspberry PI dotado de um processador com programa de computador de reconhecimento de objetos e caracteres e um controlador de vídeo e um dispositivo eletrônico móvel com acesso remoto e com aplicativo Be My Eyes instalado.
  2. MÉTODO, utilizando o sistema descrito na reivindicação 1, caracterizado por compreender as etapas de:
    • a) imagens captadas pelo controlador de vídeo do Raspberry PI;
    • b) arquivo de imagens enviado para o processador do Raspberry PI;
    • c) programa de computador de reconhecimento de objeto e caracteres processa os arquivos de imagem e converte em arquivos de áudio;
    • d) arquivos de áudio disponibilizados ao usuário através de uma entrada do Raspberry PI;
    • e) caso os arquivos de áudio não sejam gerados, o usuário aciona um botão específico em um dispositivo eletrônico móvel para acionar o aplicativo “Be My Eyes” para gerar chamadas de vídeo para terceiros previamente cadastrados,
    • f) portador de deficiência visual recebe orientação por áudio do terceiro cadastrado, de forma remota.
BR102020004742-6A 2020-03-09 2020-03-09 Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual BR102020004742A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020004742-6A BR102020004742A2 (pt) 2020-03-09 2020-03-09 Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020004742-6A BR102020004742A2 (pt) 2020-03-09 2020-03-09 Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020004742A2 true BR102020004742A2 (pt) 2021-09-21

Family

ID=80038831

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020004742-6A BR102020004742A2 (pt) 2020-03-09 2020-03-09 Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020004742A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN108427910B (zh) 深层神经网络ar手语翻译学习方法、客户端及服务器
US9101459B2 (en) Apparatus and method for hierarchical object identification using a camera on glasses
CN104983511A (zh) 针对全盲视觉障碍者的语音帮助智能眼镜系统
KR102242681B1 (ko) 스마트 웨어러블 디바이스, 이를 사용한 3차원 얼굴과 공간 정보 인식 방법 및 시스템
See et al. A smartphone-based mobility assistant using depth imaging for visually impaired and blind
Arakeri et al. Assistive technology for the visually impaired using computer vision
Prabha et al. Vivoice-Reading Assistant for the Blind using OCR and TTS
CN111611812B (zh) 翻译成盲文
Nosirov et al. Comparative analysis of technologies and devices for the blind and visually impaired
Merugu et al. A review of some assistive tools and their limitations
BR102020004742A2 (pt) Sistema e método para assistência de portadores de deficiência visual
Sankaran et al. A survey report on the emerging technologies on assistive device for visually challenged people for analyzing traffic rules
Jayant Mobileaccessibility: camera focalization for blind and low-vision users on the go
Singh et al. Technical Review of Smart Assistive Devices for Visually Impaired People
Sathana et al. A Soundbite-Based Framework for Text and Object Detection Using OCR and YOLO Technique to Assist Blind and Deaf
CN217740062U (zh) 一种聋哑人辅助器及系统
Nihal P et al. AIoT Smart Specs: An Assistive Technology for the Visually Impaired-A Review.
Rani et al. Visual Information Translator Using Smart Glasses for Blind
Supekar et al. Design and Development of Portable Navigation System for Disabled Person using Image, Text and Audio
Wable et al. Experimental Evaluation of Smart Camera based Reading Assistance for Visually Impaired People using Optical Character Recognition Logic
EP3882894B1 (en) Seeing aid for a visually impaired individual
Kumar et al. Empowering the visually impaired: A YOLO-v5 CNN-based android app for currency recognition and object detection
Gladence et al. Smart assistive system for blind people using raspberry pi
Migkotzidis et al. e-vision: an AI-powered system for promoting the autonomy of visually impaired
Upadhyay et al. eyeRoad–An App that Helps Visually Impaired Peoples

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2725 DE 28-03-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.