BR102019022144A2 - tratador automático para nutrição animal - Google Patents

tratador automático para nutrição animal Download PDF

Info

Publication number
BR102019022144A2
BR102019022144A2 BR102019022144-5A BR102019022144A BR102019022144A2 BR 102019022144 A2 BR102019022144 A2 BR 102019022144A2 BR 102019022144 A BR102019022144 A BR 102019022144A BR 102019022144 A2 BR102019022144 A2 BR 102019022144A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
food
wall
reservoir
automatic
animal nutrition
Prior art date
Application number
BR102019022144-5A
Other languages
English (en)
Inventor
Richard Nixon Calais
Original Assignee
Jacqueline Rose Calais
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Jacqueline Rose Calais filed Critical Jacqueline Rose Calais
Priority to BR102019022144-5A priority Critical patent/BR102019022144A2/pt
Publication of BR102019022144A2 publication Critical patent/BR102019022144A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K5/00Feeding devices for stock or game ; Feeding wagons; Feeding stacks
    • A01K5/02Automatic devices
    • A01K5/0225Gravity replenishment from a reserve, e.g. a hopper

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)

Abstract

A presente invenção refere-se à distribuição automatizada de suplemento mineral e ração para animais, que consiste basicamente em um corpo reservatório de alimento (1), uma pluralidade de suportes de sustentação (6), um mecanismo distribuidor de alimento (20), um sistema de controle(4), e uma fonte de energia (8); o reservatório de alimento (1) é onde fica armazenado o alimento para ser distribuído, e está sustentado pela pluralidade de suportes (6), o corpo do reservatório (1), possui aberturas (3) superior para o seu abastecimento, e inferiores para a saída do alimento, e em seu interior, um mecanismo distribuidor de alimento (20), formado por um tubo cilíndrico, dotado de orifícios (15), ligado a um motor (9). A dispensação do alimento se dá quando o motor (9) é acionado automaticamente pelo sistema de controle (4) ligado a fonte de energia (8), movimentando o tubo cilíndrico (20) que ao girar capta o alimento para dento do seu interior, e dispensa quando os seus orifícios (15) se coincidem com os orifícios dispensadores (14), dispensado no cocho (12) o alimento.

Description

TRATADOR AUTOMÁTICO PARA NUTRIÇÃO ANIMAL CAMPO TÉCNICO
[01] O presente pedido de patente diz respeito a um Tratador Automático para Nutrição Animal, mais particularmente, a presente invenção refere-se à distribuição automatizada de ração e suplemento mineral para animais.
ESTADO DA TÉCNICA
[02] Entre as principais preocupações para aqueles que gerenciam propriedades e instalações rurais de pequeno e grande porte em geral, está na alimentação e nutrição de seus animais. Para criar mais fortes e o mais saudável possível, para isso, bovinos e outros animais exigem quantidades de alimento e suplementação mineral em intervalos precisos durante o dia. Isso se torna problemático pois os custos crescentes com a mão de obra e a dificuldade de se encontrar trabalhadores para atuarem em propriedades rurais estão dificultando a inserção da suplementação recomendada pelas empresas de nutrição animal. Suplementos ou rações para ter um bom resultado devem ser fornecidos diariamente, sempre no mesmo horário, independente do dia da semana (inclusive em finais de semana e feriados), podendo inviabilizar operacionalmente os resultados, ou causar problemas como de ordem trabalhista para o produtor. Além do mais, em propriedades com grandes extensões territoriais, as distâncias impossibilitam a visitação diária de todos os cochos de suplemento ou ração pelos funcionários. Deste modo, muitos produtores optam por fazer o fornecimento em intervalos maiores do que os recomendados pelas empresas de nutrição animal, o que repercute em resultados aquém do esperado, onerando os sistemas de produção.
[03] Outro ponto negativo a se destacar, são as cocheiras mais comuns existentes hoje, na grande maioria são feitas de madeira e coberta de telhas de amianto, ficado extremamente caro e pouco eficiente, podendo ainda ser um grande problema para o meio ambiente, pois é preciso uma grande quantidade de madeira para ser construída (contribuindo assim com o corte excessivo árvores para este fim).
[04] Também vale ressaltar a ineficiência das cocheiras tradicionais no período chuvoso, além de se formar grandes atoleiros em sua volta (por causa do constante pisoteio dos animais), as chuvas de vento, molha o suplemento mineral ou ração, que por sua vez, perde qualidade e aumenta o custo de produção. Podemos destacar ainda produtos fornecidos aos animais que contém uréia (produto muito usado na engorda de bovinos) quando ingerido molhado pode causar intoxicação nos animais, trazendo percas ainda maiores ao produtor.
[05] Existem outros alimentadores automáticos, porém não são eficientes. Observa se que a maioria dos alimentadores automáticos existentes hoje para fornecimento de suplementos minerais (o próprio animal regula o consumo), ficando a cargo do animal seu consumo diário, o que causa consumo acima do recomendado. Para produtos de maior consumo ou que possuam em sua constituição farelos (ex. Milho, farelo de soja, etc...), é necessário regular o consumo por meio do fornecimento diário apenas da quantidade recomendada para aquele dia. Também, existem outros alimentadores automáticos, mas são individuais (um animal consome por vez), o que inviabiliza sua adoção em propriedades com maior número de animais e em condição de pastagem ou confinado. Outros alimentadores automáticos são concebidos apenas para dosar ração granulada, isso inviabiliza a inserção de minerais e ração em pó.
[06] A análise de patentes, revela alguns documentos que apresentam equipamentos automáticos para alimentação de animais, porém o sistema de dosagem revelados por estes equipamentos não são eficientes do ponto de vista de exatidão de dosagem de alimentos.
[07] Neste sentido, podemos citar o documento de patente US20090120369, que apresenta um alimentador automático formado por um barril, em forma de um funil para conduzir os alimentos em um prato giratório onde um eixo gira dentro do funil, para a distribuição do alimento no prato.
[08] Outro documento mostra o modelo de utilidade MU8502718-9, que é constituído por um silo- comedouro para animais confinados, que apresenta um funil de escoamento de ração com regulador de fluxo em suportes, acoplado a um comedouro, constituído de lingueta inserida em alavanca, presa por pinos localizados sob uma capela, com dispositivo interno para movimentação da ração.
[09] Outro documento mostra um alimentador com portão ajustável, divulgado na patente US 5036798, que possui uma porta deslizante que pode ser ajustada manualmente para aumentar ou diminuir a altura da abertura assim quantidade de alimento é dispensada de acordo com o consumo do animal.
[10] Como pode ser verificado nos documentos acima mencionados, os sistemas de dosagem dos equipamentos não foram concebidos para dosar suplemento e ração de forma precisa e automática e coletiva. Portanto, o pedido de patente ora requerido, vem suprir tais deficiências, revelando um Tratador Automático para Nutrição Animal utilizado para estocagem, alimentação e nutrição de animais, revelando ainda um sistema automático e preciso de dosagem e distribuição de alimento.
OBJETIVO E VANTAGENS
[11] O objetivo da presente invenção, é prover um Tratador Automático para Nutrição Animal, que solucione os inconvenientes acima mencionados e outros observados em dosadores convencionais.
[12] Com o Tratador Automático para Nutrição Animal é possível que os funcionários ou o próprio proprietário abasteçam o reservatório com produto e o respectivo irá fornecer diariamente, por meio de mecanização, a quantidade programada e em horário previamente estabelecido. Isso irá melhorar o operacional das propriedades e não será necessário o abastecimento diário ou em finais de semana e feriados, pois o reservatório poderá conter um grande volume de alimento. A não necessidade da visitação diária obtida com o Tratador Automático para Nutrição Animal possibilitará que o proprietário e funcionários da propriedade possam desempenhar outras atividades como manejo geral dos animais, reparos em estruturas e outros. Já o produtor reduzirá possíveis problemas de ordem trabalhistas ou pagamento de horas extras pelo trabalho aos finais de semana e feriados.
[13] Outra grande vantagem que o Tratador Automático para Nutrição Animal proporciona, é que o suplemento ou ração é fornecido na dosagem diária exata recomendadas pelas empresas de nutrição animal, sem que haja desperdício, ou consumo acima do recomendado, isso incrementará a receita das propriedades e proporcionará saúde aos animais.
[14] O Tratador Automático para Nutrição Animal é concebido para dosar vários tipos de alimentos ou suplemento, como por exemplo, alimentos em pó, granulados, farelos e outros, não ficando limitado somente a um tipo de alimento.
[15] O Tratador Automático para Nutrição Animal, traz a grande vantagem de ser um tratador móvel, podendo facilmente ser deslocado para quaisquer áreas da propriedade, isso elimina vários problemas, como por exemplo, economia ao produtor, por não precisar construir novas cocheiras; elimina também, o grande problema dos atoleiros que se forma em torno das cocheiras convencionais (pelo constante pisoteio dos animais no período chuvoso); e ainda contribui, de forma positiva com o meio ambiente, evitando corte de árvores para novas construções.
[16] Mais uma grande vantagem da presente invenção Tratador Automático para Nutrição Animal, é que ele pode ser produzido em diversos materiais, como por exemplo plástico reciclado, e outros materiais que não agridem o meio ambiente, e de baixo custo, sendo acessível inclusive aos pequenos produtores.
[17] Positivamente destaca-se o reservatório onde o alimento está armazenado, ficando o alimento totalmente protegido das chuvas, poeira e até mesmo de roedores que podem transmitir doenças aos animais, fornecendo sempre um alimento seco, limpo, e garantindo saúde e o bem-estar os animais.
[18] O Tratador Automático para Nutrição Animal usa energia solar para o acionamento do mecanismo que distribui o suplemento e ração na hora programada, transformando os raios solares em energia limpa e renovável.
[19] O Tratador Automático para Nutrição Animal possui ainda um bip, que alerta o gado e o usuário quando o dosador é ligado e o alimento está sendo despejado no cocho, evitando que o alimento venha a molhar, e evitando ainda o desperdício e a contaminação do alimento.
[20] O Tratador Automático para Nutrição Animal, é concebido para tratar de vários animais ao mesmo tempo, e para aguentar a rusticidade dos mesmos ao se alimentarem.
[21] O Tratador Automático para Nutrição Animal, possui ainda um cocho com regulador de altura, que facilita a regulagem a uma altura conveniente, para que todos os animais possam facilmente ter acesso ao alimento.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[22] Figura 1- apresenta uma vista em perspectiva da presente invenção.
[23] Figura 2- apresenta uma vista frontal da presente invenção, expondo o par de rodas removíveis.
[24] Figura 3- apresenta uma vista da lateral direita da presente invenção, com a porta do painel de controle aberta, expondo os elementos eletrônicos em seu interior.
[25] Figura 4- apresenta uma vista em perspectiva da presente invenção, mostrando a lateral esquerda e expondo o engate.
[26] Figura 5- apresenta uma vista superior da presente invenção, com as tampas de abastecimento abertas, expondo parte do seu interior.
[27] Figura 6- apresenta uma vista inferior da presente invenção, sem a calha receptora de alimentos, expondo a calha dispensadora e a sua pluralidade de orifícios passantes.
[28] Figura 7- apresenta uma vista frontal da presente invenção, sem a parede frontal, expondo o interior do reservatório, mostrando o mecanismo de distribuição de alimentos, e a parede interior vibratória.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[29] Todas as ilustrações dos desenhos têm o propósito de descrever versões selecionadas da presente invenção e não pretendem limitar o escopo da presente invenção. A presente invenção deve ser descrita em detalhe e é fornecida de uma maneira que estabelece uma compreensão completa da presente invenção. Podem existir aspectos na presente invenção que podem ser praticados ou utilizados sem a implementação de algumas características conforme são descritas. Deve ser entendido que alguns detalhes não foram descritos detalhadamente para não obscurecer desnecessariamente o foco da invenção.
[30] A presente invenção é um Tratador Automático para Nutrição Animal, que facilita a nutrição e o tratamento dos animais. Referindo as Figuras de (1-7), a presente invenção compreende geralmente um corpo reservatório de alimento (1), uma pluralidade de suportes de sustentação (6), um mecanismo distribuidor de alimentos (20), um sistema de controle (4) e uma fonte de energia (8).
[31] A presente invenção é formada basicamente por um corpo reservatório de alimento (1) onde fica armazenado o alimento para ser distribuído, o corpo do reservatório(1) está sustentado por uma pluralidade de suportes (6) formando quatro ou mais pés, onde uma cobertura superior (2) é ligada ao corpo do reservatório (1), a cobertura superior (2), possui aberturas de abastecimento (3), e por cima das aberturas uma porta (5) usadas para o abastecimento do reservatório (1), que por seu formato inclinado e convergente encaminha o produto ao tubo cilíndrico rotativo (20),que está dotado de uma pluralidade de orifícios (15) posicionados em formato helicoidal, este tubo cilíndrico (20) está ligado ao motor (9), e acomodado em cima da calha dispensadora (22), que por sua vez está ligada terminalmente ao fundo do reservatório(1), esta calha dispensadora (22), possui uma pluralidade de orifícios passantes (14). E quando o motor (9) é acionado, o tubo cilíndrico (20) se movimenta captando o alimento para dento do seu interior, e quando os orifícios (15) do tubo (20) se coincidem com os orifícios passantes (14) da calha dispensadora (22), o produto é dispensado no cocho (12) que de forma simples e precisa leva o alimento aos animais.
[32] Várias formas de realização podem ser compreendidas, a estrutura do corpo do reservatório pode assumir muitas formas variadas. No entanto, numa forma de realização, a seção transversal do corpo do reservatório (1) tem um formato inclinado e convergente, assemelhando-se a um prisma triangular. Assim, o corpo do reservatório (1) pode ainda compreender uma pluralidade de paredes. Em algumas formas de realização, o reservatório de alimento é definido e envolvido pela pluralidade de paredes. Compreende uma primeira parede lateral (33), uma segunda parede lateral (36), uma parede frontal (34), uma parede traseira (35), uma parede inferior (22). E pelo menos uma parede interna (31), e uma parede superior (2), denominada, tampa superior móvel (2). Em outras formas de realização, a pluralidade de paredes pode ter configurações alternativas.
[33] A primeira parede lateral (33) e a segunda parede lateral (36) estão posicionadas opostas uma à outra lateralmente ao longo do corpo do reservatório (1). A parede frontal (34), a parede traseira (35), também estão posicionadas opostas uma à outra, e pelo menos uma parede inferior (22), sendo todas terminalmente ligadas, formando o corpo do reservatório de alimento. E a parede interna (31) sendo ligada internamente a parede (33) e a parede (36). Ainda aberturas de abastecimento (3), atravessa tampa superior móvel (2), e por cima das aberturas de abastecimento (3), existem portas de abastecimento (5), que podem ser ligadas a tampa superior móvel (2) por meio de dobradiças ou um mecanismo deslizante, ou qualquer outro meio conhecido na técnica. As portas de abastecimento (5) permitem ao utilizador o abastecimento do reservatório de alimento (1) com alimento desejado para os animais.
[34] A pluralidade de suportes de sustentação (6), está ligada a um lado inferior do corpo do reservatório (1), de modo que o corpo do reservatório (1) é suspenso do chão ou de outra superfície de suporte em que a presente invenção é colocada. A pluralidade de suportes de sustentação (6) é distribuída em torno do corpo do reservatório (1) de uma maneira que conduz à funcionalidade acima mencionada dos suportes. Na forma de realização preferida, a pluralidade de suportes de sustentação (6) compreende quatro ou mais suportes, cada um deles ligado a um canto diferente do corpo do reservatório (1). Em algumas formas de realização, cada um da pluralidade de suportes de sustentação (6) compreende em vários orifícios (7), que atravessa lateralmente cada um dos vários suportes (6) alternativamente, para a regulagem de altura da calha receptora (12) para facilitar a alimentação dos animais; além disso, a pluralidade de suportes de sustentação (6) pode ainda compreender em vários orifícios (24) na parte inferior, para a fixação no solo, podendo ser por meio de hastes fixadoras ou outro meio conveniente.
[35] Ainda a presente invenção em muitas formas de realização pode ser configurada para ser rebocada por um veículo ou trator, com a ligação de engate (10), e um par de rodas removíveis (13). A ligação de engate (10) está ligada ao cocho (12) na parte inferior, oposta ao corpo do reservatório (1) entre o primeiro par de suportes laterais (25). O par de rodas removíveis (13) está ligado ao segundo par de suportes laterais (26). Em algumas formas de realização, o par de rodas removíveis (13) está ligado diretamente ou indiretamente aos suportes laterais (26), podendo ser removida para a fixação dos suportes de sustentação no solo.
[36] Várias formas de realização podem ser contempladas, o mecanismo distribuidor de alimento pode assumir muitas formas variadas. No entanto, em uma forma de realização, o mecanismo distribuidor de alimento é formado por um tubo cilíndrico rotativo (20), que está dotado de uma pluralidade de orifícios (15) espaçados simetricamente entre si, posicionados em formato helicoidal, permitindo que o alimento entre para o seu interior, e somente é liberado ao coincidir com os orifícios dispensadores (14). O tubo cilíndrico (20) tem ainda uma de suas extremidades encaixadas por um encaixe rodante (28) propositalmente ligado parede lateral (36), e a outra extremidade passando por um orifício na parede (33) onde é conectado ao motor (9), na parte externa do corpo do reservatório (1). O tubo cilíndrico (20), está posicionado ao longo do corpo do reservatório (1) e acomodado em cima da calha dispensadora (22), onde se movimenta sem impedimentos.
[37] E m várias formas de realização, a presente invenção pode ainda compreender uma parede interior vibratória para descompactação do alimento, a parede vibratória (31), é compreendida por ter uma pluralidade de palhetas (27), quando posicionado em contato com o tubo cilíndrico (20), que ao girar faz com que a parede (31) vibre, impedindo que o alimento fique compactado. Ainda a parede (31) pode compreender por ter orifícios passantes (40) para a melhor circulação do alimento,
[38] Compreende ainda como calha dispensadora de alimento (22) a parede inferior do corpo do alimentador (1), que possui uma forma circular, aberto para dentro do reservatório (1), para acomodar o tubo cilíndrico (20), possui ainda uma pluralidade de orifícios passantes (14) alinhados linearmente e espaçados simetricamente entre si na parte inferior, para a saída do alimento.
[39] E m algumas formas de realização, a presente invenção pode ainda compreender uma calha de retenção de alimento. Esta calha é compreendida por ser um cocho (12), que é o componente que retém a alimentação que foi dispensada pelos orifícios dispensadores (14). O cocho (12) pode ser ligado do primeiro par de suportes laterais (25), ao segundo par de suportes laterais (26) pelos seus orifícios (7), de preferência regulado a uma altura tal, que os animais possam facilmente ter acesso ao alimento que foi distribuído dentro do cocho (12).
[40] Ainda a presente invenção em muitas formas de realização compreende ainda um painel de controle (4) que é conectada externamente ao corpo do reservatório (1), onde podem estar armazenados, uma bateria (19), um sistema de controle (17) e um dispositivo emissor de som (18). O sistema de controle (17) pode ser qualquer unidade ou combinação de unidades que facilite o controle dos componentes elétricos e eletrônicos da presente invenção. O sistema de controle (17) pode compreender, mas não está limitado a: um microprocessador, relê, ou quaisquer outros componentes eletrônicos úteis ou necessários para operar as capacidades eletrônicas da presente invenção para a distribuição automática do alimento. O sistema de controle (17) é conectado eletronicamente à fonte de energia (8), conectado ainda ao motor (9) e ao dispositivo emissor de som (18).
[41] A fonte de energia (8) está eletricamente conectada ao motor (9). A fonte de energia (8) pode ser qualquer fonte de energia elétrica, tal como, mas não limitada a baterias (19), uma ligação de energia por cabo com fios, um painel solar ou uma ou mais das fontes de energia acima mencionadas em combinação. Na forma de realização desejada, a fonte de energia (8) compreende ou pode utilizar um painel solar (8) ligado no topo da tampa superior (2). O painel solar (8) converte a energia do sol em energia elétrica a ser utilizada para a automatização do presente invento. Um ou mais painéis solares (8) podem ser utilizados. A fonte de energia (8) pode ainda compreender uma bateria (19) carregada pelo painel solar (8) para operação quando a luz solar não está disponível.
[42] E m algumas formas de realização, a presente invenção compreende ainda pelo menos um dispositivo emissor de som (18). O dispositivo emissor de som (18) pode ser conectado externamente ao corpo do painel de controle (4), ou pode ser interno ao corpo do alimentador (1). O dispositivo emissor de som (18) pode ainda ser eletronicamente conectado ao sistema de controle (17). O dispositivo emissor de som (18) pode ser programado em conjunto com o motor (9) do mecanismo distribuidor de alimento (20) para alertar o gado na área de circulação para a distribuição de alimento.
[43] A dispensação do alimento se dá de uma forma muito simples, quando o motor (9) é acionado pelo sistema de controle (17), já pré-programado, o tubo cilíndrico (20) se movimenta captando o alimento para dento do seu interior, que ao girar os seus orifícios (15) se coincidem com os orifícios passantes (14) da calha dispensadora (22), dispensado o alimento no cocho (12) que de forma simples e precisa, leva o alimento aos animais.
[44] Embora a invenção tenha sido explicada em relação à sua forma de realização desejada, é para ser entendido que muitas outras modificações e variações possíveis podem ser feitas sem se afastar do espírito e âmbito da invenção como reivindicado a seguir.

Claims (16)

  1. Tratador Automático para Nutrição Animal, é composto basicamente por um corpo reservatório de alimento(1), uma pluralidade de suportes de sustentação (6), um mecanismo distribuidor de alimento(20), um painel de controle(4), uma fonte de energia (8), um dispositivo emissor de som(18); o corpo do reservatório é caracterizado por ser um reservatório de alimento(1), por conter uma parede vibratória interna(31), uma calha dispensadora de alimento(22),uma calha receptora de alimento(12), uma cobertura superior(2), aberturas de abastecimento(3), e portas de abastecimento(5); as aberturas de abastecimento(3) atravessando a cobertura superior(2) para o reservatório de alimento(1); as portas de abastecimento(5) sendo conectadas as aberturas de abastecimento(3); uma parede vibratória(31) sendo conectada internamente ao corpo do reservatório(1); a calha dispensadora de alimento (22) estando conectada ao reservatório(1) para a saída do alimento; o mecanismo distribuidor de alimento(20) estando operacionalmente posicionado por cima da calha dispensadora(22) no reservatório de alimento(1) para controlar a distribuição do alimento para os animais a partir do reservatório de alimento(1); a pluralidade de suportes de sustentação(6) estando ligadas ao corpo do reservatório de alimento(1), em que o corpo do reservatório de alimento(1) é suspenso por esta pluralidade de suportes de sustentação(6); a pluralidade de suportes de sustentação(6) sedo distribuídos ao redor do corpo reservatório de alimento(1); o painel de controle(4) sendo eletronicamente conectados ao mecanismo distribuidor de alimento(20); e a fonte de energia(8) sendo eletricamente conectada ao mecanismo distribuidor de alimento(20) e ao painel de controle(4); e o dispositivo emissor de som(18) sendo eletricamente conectado a fonte de energia(8) e ao painel de controle(4).
  2. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um corpo reservatório de alimento(1), compreende ainda uma pluralidade de paredes, em que o reservatório de alimento(1) é definido pela pluralidade de paredes; a pluralidade de paredes compreende uma primeira parede lateral(33), uma segunda parede lateral(36), uma parede frontal(34), uma parede traseira(35), uma parede superior(2); uma parede inferior(22), e polo menos uma parede interna(31); a primeira parede lateral(33) e a segunda parede lateral(36) estando posicionadas opostas uma à outra ao longo do corpo do reservatório de alimento(1); a parede frontal(34), a parede traseira(35) estando posicionadas opostas uma à outra ao longo do corpo do reservatório de alimento(1); a parede superior(2), estando conectada a parede frontal(34), a parede traseira(35), a primeiras paredes laterais(33) e a segunda parede lateral(36); a parede inferior (22) com orifícios passantes(14) para a saída do alimento, estando conectada terminalmente entre a parede frontal(34), a parede traseira(35), a primeiras paredes laterais(33) e a segunda parede lateral(36) do corpo reservatório de alimento(1); a parede interna(31) estando conectada a primeiras paredes laterais(33) e a segunda parede lateral(36); e as aberturas de abastecimento(3) atravessando pelo menos uma parede superior(2); a parede lateral(33) possuindo um orifício que atravessa a parede(33) para a passagem do tudo cilíndrico(20).
  3. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma pluralidade de suportes de sustentação (6); a pluralidade de suportes de sustentação(6) sendo distribuídos ao redor do corpo reservatório de alimento(1).
  4. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma pluralidade de suportes de sustentação(6); compreendido por ter ainda uma pluralidade de orifícios reguladores de altura (7) para a calha receptora, que atravessa lateralmente cada um da pluralidade de suportes de sustentação(6)
  5. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado por uma pluralidade de suportes de sustentação(6); compreendido por ter ainda uma pluralidade de orifícios (24),que atravessa a parte inferior de cada um da pluralidade de suportes de sustentação(6), para fixação solo, ou qualquer outra superfície desejada.
  6. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1,3, caracterizado por uma pluralidade de suportes de sustentação(6),compreende uma conexão de engate(10), e um par de rodas removíveis(13); a pluralidade de suportes de sustentação(6) compreende um primeiro par de suportes laterais(25) e um segundo par de suportes laterais(26); O primeiro par de suportes laterais(25) estando ligado ao corpo do reservatório de alimento(1) por uma primeira parede lateral(36) do corpo do reservatório(1); o segundo par de suportes laterais(26) estando ligado ao corpo do reservatório(1) a uma segunda parede lateral(33) do corpo do reservatório(1); a conexão do engate(10) sendo conectado à calha receptora(12) oposta ao corpo do reservatório(1) entre o primeiro par de suportes laterais(25); e o par de rodas removíveis(13) sendo conectado ao segundo par de suportes laterais(26).
  7. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1 e 4, caracterizado por calha receptora de alimento(12), a calha receptora de alimento(12) sendo conectada ao primeiro par de suportes laterais(25) e ao segundo par de suportes laterais(26), opostos ao corpo do reservatório de alimento(1).
  8. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma fonte de energia(8), compreende um painel solar(8), e uma bateria (19); o painel solar(8) sendo conectado em cima do corpo do reservatório de alimento(1); a bateria(19) sendo posiciona dentro do painel de controle(4).
  9. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um painel de controle(4); o painel de controle(4) sendo conectado externamente ao corpo do reservatório(1); e uma porta(23) sendo ligada ao painel de controle; e o painel de controle(4) sendo eletronicamente conectado ao sistema de controle(17); e o painel de controle(4) sendo eletricamente conectado à fonte de energia(8).
  10. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um mecanismo distribuidor de alimento(20); compreende um tubo cilíndrico(20) compreendido por ter uma pluralidade de orifícios (15), posicionados em formato helicoidal, que passam para o seu interior; o tubo cilíndrico(20) está encaixado a um motor rotativo(9).
  11. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1,10, caracterizado por um mecanismo distribuidor de alimento(20), é compreendido ainda por ter uma de suas extremidades encaixada internamente ao corpo do reservatório(1) por um encaixe rodante(28).
  12. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por encaixe rodante(28), podendo ser compreendido por um rolamento, uma bucha, ou qualquer outro que facilite encaixar e girar, o mecanismo distribuidor de alimento(20).
  13. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1,10, caracterizado por um mecanismo distribuidor de alimento(20); compreende um motor(9) de girar o tubo cilíndrico(20); o motor(9) sendo encaixado ao tubo cilíndrico (20); e sendo conectado na parte exterior do corpo do reservatório(1); ligado ao sistema de controle(17), e a fonte de energia(8).
  14. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por uma calha dispensadora de alimento(22); a calha dispensadora de alimento(22), está ligada a parte inferior do corpo do reservatório de alimento(1); compreende ainda uma pluralidade de orifícios dispensadores(14),que atravessa a calha dispensadora(22).
  15. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por um dispositivo emissor de som(18); o dispositivo de emissor de som(18) sendo conectado ao painel de controle(4); o dispositivo emissor de som(18) sendo eletricamente conectado à fonte de energia(8); e o dispositivo emissor de sons(18) sendo eletronicamente conectado ao sistema de controle(17).
  16. Tratador Automático para Nutrição Animal de acordo com a reivindicação 1,2, caracterizado por uma parede vibratória (31); a parede vibratória(31),está conectada internamente ao corpo do reservatório(1) por encaixes(29); possui ainda uma pluralidade de orifícios passantes(40),que atravessa lateralmente a parede vibratória(31);caraterizada ainda por ter uma pluralidade de palhetas(27)ligadas a parede vibratória(31).
BR102019022144-5A 2019-10-22 2019-10-22 tratador automático para nutrição animal BR102019022144A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019022144-5A BR102019022144A2 (pt) 2019-10-22 2019-10-22 tratador automático para nutrição animal

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019022144-5A BR102019022144A2 (pt) 2019-10-22 2019-10-22 tratador automático para nutrição animal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019022144A2 true BR102019022144A2 (pt) 2021-05-04

Family

ID=75920458

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019022144-5A BR102019022144A2 (pt) 2019-10-22 2019-10-22 tratador automático para nutrição animal

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019022144A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7753000B1 (en) Controlled hay feeder
US8651053B2 (en) Gravity fed automatic rotary vein dispenser
CN205596856U (zh) 一种动物自动喂食器
US10548295B2 (en) Automatic livestock feeder
US20060137617A1 (en) Regulating feeder for a horse
CN213756194U (zh) 一种牛羊畜牧养殖用喂食槽
US5622138A (en) Multi-crate pig farrowing facility
KR20060084427A (ko) 양돈용 습식 급이기
BR102019022144A2 (pt) tratador automático para nutrição animal
US6659040B1 (en) Self-metering feed dispensing system
CN210298995U (zh) 一种畜牧业养殖用牧草投喂装置
CN209047217U (zh) 智能化育肥猪饲养设备
BR102013022569A2 (pt) alimentador automático para peixes entre outros animais de produção
KR200420512Y1 (ko) 애완 동물용 자동 급이기
CN205250079U (zh) 养猪场自动给料食槽装置
CN211746102U (zh) 一种便于小群饲喂的舒适便捷型犊牛舍
CN213127566U (zh) 牧畜定时定量喂料器
BR202016025429U2 (pt) dispositivo automático para alimentação de animais à distância
CN107711546A (zh) 一种便于幼兔饲养的分体式兔子饲养装置
CN210275532U (zh) 一种养鸡用的投食设备
US20220287269A1 (en) Animal feeder
CN213153410U (zh) 一种畜牧养殖饲料投送机
CN210987631U (zh) 一种畜牧用饲养槽
RU28950U1 (ru) Автоматический кормораздатчик, в частности, для свиней
CN207589844U (zh) 一种鸡舍自动喂料装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B350 Update of information on the portal [chapter 15.35 patent gazette]

Free format text: REALIZADA A DESTITUICAO DE PROCURADOR, CONFORME SOLICITADO NA PETICAO 870240023577, DE 19/03/2024