BR102019021014A2 - estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica - Google Patents

estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica Download PDF

Info

Publication number
BR102019021014A2
BR102019021014A2 BR102019021014-1A BR102019021014A BR102019021014A2 BR 102019021014 A2 BR102019021014 A2 BR 102019021014A2 BR 102019021014 A BR102019021014 A BR 102019021014A BR 102019021014 A2 BR102019021014 A2 BR 102019021014A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
guide structure
composition
load
frame
support
Prior art date
Application number
BR102019021014-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Fernando Lorenzetti
Roberto Abrahão De Carvalho Junior
Original Assignee
Fernando Lorenzetti
Roberto Abrahão De Carvalho Junior
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fernando Lorenzetti, Roberto Abrahão De Carvalho Junior filed Critical Fernando Lorenzetti
Priority to BR102019021014-1A priority Critical patent/BR102019021014A2/pt
Publication of BR102019021014A2 publication Critical patent/BR102019021014A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Rehabilitation Tools (AREA)

Abstract

estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos. trata-se de estrutura guia (10) de carga (20) para composição de aparelhos de ginástica (ap) simuladores de exercícios físicos; dita estrutura guia (10) é compreendida por moldura rígida quadrangular e vazada (11) interligada a um conjunto de pés de apoio (11a) ou base de apoio (11b); dita estrutura (11) é fixada à base (11a) ou (11b) de maneira a manter firme angulação (alfa) em relação ao plano de apoio horizontal (sp); na porção interna e central da região vazada da moldura (11) é instalado um par de barras guias longitudinais (12) paralelas e equidistantes dos perfis laterais (11a) da moldura (11), cujas extremidades livres são encaixadas em orifícios (11d’) praticados na travessa transversal superior (11c) e inferior (11d), sendo que as extremidades inferiores das barras longitudinais (12) são revestidas por coxins (11e); ditas barras guias (12) recebem um carrinho deslizante (13) formado por um par de perfis tubulares (13a) interligados por parede central (13b) de onde se desenvolve projeção tubular ortogonal externa (13c) idealizada para a acomodação da carga (cg) que pode se apresentar na forma de anilhas, enquanto que, em sentido oposto à citada projeção (13c), obedecendo o mesmo eixo (e1), se desenvolve um curto braço em ‘l’ (13d), que configura o manípulo (mp).

Description

ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA CAMPO TÉCNICO DA INVENÇÃO
[001] A presente patente de invenção trata de estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos onde, notadamente, dita estrutura guia de carga apresenta características construtivas inovadas que viabilizam a prática de exercícios físicos pela movimentação de carga por meio de barras guiadas montadas em estrutura angular em relação ao solo, de forma a garantir maior conforto e segurança em relação aos movimentos repetidos e idênticos para a prática dos exercícios físicos.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
[002] A prática regular de exercícios físicos é de extrema importância para a saúde, uma vez que reduz doenças originadas pela obesidade, diabetes tipo '2', doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de contribuir com aquisição de habilidades psicomotoras e melhoria no convívio social.
[003] A "musculação" é conhecida por ser uma atividade física que não requer habilidade específica e cujo treino pode ser efetivado em academias contratadas ou academias instaladas nos ambientes residenciais.
[004] Os exercícios praticados em academias diversas podem ser do tipo executados em aparelhos de ginástica como para aparelho para fortalecimento de panturrilha, estação de musculação, aparelhos elípticos, entre outros, bem como, ditos exercícios físicos podem ser praticados de forma 'livre' através do posicionamento do corpo de forma adequada e movimentação de halteres como, por exemplo, um exercício denominado como crucifixo ou 'fly' , onde o desportista deita numa plataforma elevada reta ou inclinada e movimenta os braços elevados e em direção a porção central do corpo.
[005] O principal inconveniente da execução inadequada dos movimentos livres para a prática do 'crucifixo' consiste no fato do usuário, muitas vezes, adotar uma postura incorreta ou movimentações incorretas como descer os halteres abaixo do peito, ou movimentação apenas parcial pode ocasionar lesões, especialmente, na região dos ombros, além de não promover o fortalecimento dos músculos de forma adequada.
[006] Outro exercício amplamente praticado é denominado como 'remada' que pode ser executada por movimentos livres através da elevação de halteres ou por meio do uso de aparelhos cuja sobrecarga é obtida por meio da disposição de anilhas em hastes articulável em eixo.
[007] Da mesma forma, a prática da elevação de halteres através de movimentos livres pode ser prejudicada se o desportista não receber orientações inadequadas viabilizando a ocorrência de lesões diversos como, por exemplo, na coluna gerada pelo posicionamento incorreto do corpo.
[008] Com relação aos aparelhos previstos no estado da técnica para a prática do exercício físico denominado 'remada', de uma forma geral, os mesmos são constituídos por uma estrutura formada por um conjunto de perfis que sustentam um banco e um apoio para o peitoral, o qual é alinhado centralmente numa estrutura de montagem de uma haste articulável dotada de perfil receptor de anilhas e manípulos para movimentação.
[009] Apesar do aparelho garantir melhor posicionamento do desportista durante a movimentação da carga, dita haste articulável pode ser manipulada de forma incorreta, bem como, pode ser que num descuido do desportista seja jogada em direção ao pavimento viabilizando a danificação do aparelho.
ANÁLISE DO ESTADO DA TÉCNICA
[010] Em pesquisa realizada em bancos de dados especializados foram encontrados documentos referentes à estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos, tal como, apresentado no documento de n°. BR10.2013.006236-7 que trata de aparelho de ginástica para exercícios dos músculos das costas do tipo remada que apresenta uma base com porção frontal dotada de um aclive com superfície provida de meios de travamento; um eixo vertical ascendente disposto na porção posterior da base com porção média dotada da derivação lateral simétrica de um segmento ortogonal com extensão descendente que se fixa no piso, apresentando fixado na porção extrema inferior de cada extensão descendente um braço paralelo à base com porção extrema livre conectada a um segundo braço provido de contrapeso e que descreve um movimento no plano vertical; porção média do eixo vertical apresentando um braço mancalizado que apresenta em uma extremidade um assento e na extremidade oposta um contrapeso, dito braço dotado de um meio de travamento e porção superior do eixo vertical apresentando uma placa sinalizadora com instruções em Braille.
[011] O documento de n°. PI0209898-9 trata de aparelho de exercício reformador deformável uma estrutura de liga alumínio extrusada de modo geral retangular tendo uma extremidade de cabeça e uma extremidade de pé, incluindo um par de membros de trilha paralelos e espaçados entre si, no qual a extremidade de cabeça, a extremidade de pé, e os membros de trilha ou trilho são cada qual formados a partir do material de extrusão de metal. O aparelho inclui um carro móvel feito de uma estrutura rígida que se movimenta ao longo dos membros de trilho entre as extremidades de cabeça e de pé contra um ou mais membros de resistência conectados ao carro e à extremidade de pé da estrutura. Cada um dos membros de trilho inclui uma fenda longitudinal nos mesmos de modo a receber uma montagem de barra de suporte de pé. Os membros de trilho e os membros de extremidade de cabeça e de pé são cada qual de modo geral extrusões de caixa tubular de metal e os membros de trilho se retraem telescopicamente. Rodas de cilindro fixadas ao carro se movimentam ao longo do topo dos membros de trilho e as rodas de guia se movimentam ao longo do lado interno dos membros de trilho. A presente invenção inclui ainda travas de ombro no carro que podem ser ajustadas em uma posição horizontal de modo que o aparelho possa ser armazenado de uma maneira compacta.
[012] Assim, é fato que os documentos citados nos parágrafos acima, apesar de pertencerem ao mesmo campo de aplicação, não apresentam nenhuma das características do objeto ora aperfeiçoado garantindo, assim, que o mesmo atenda aos requisitos legais de patenteabilidade.
OBJETIVOS DA INVENÇÃO
[013] É objetivo da presente invenção apresentar estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos como exercício denominado 'crucifixo' ou 'remada' através da movimentação de carga por anilhas guiadas em um par barras paralelas e verticais instaladas em estrutura rígida na forma de quadro que é posicionada de forma angular em relação ao solo, garantindo que a movimentação de abertura e fechamento dos braços do praticante desenvolvam o exercício com maior conforto e segurança em relação aos movimentos repetidos e idênticos para a prática dos exercícios físicos.
[014] É outro objetivo desta invenção apresentar uma estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos, cujas características construtivas simplificadas permitem sua aplicação em variados modelos de aparelhos de musculação e garantem facilidade para a manutenção.
[015] Outra vantagem da presente patente reside no fato das barras guiadas montadas em estruturas inclinadas garantir o recrutamento de fibras musculares de diferentes grupos, tornando, assim, o exercício ainda mais eficaz.
[016] Outra vantagem reside no fato da possibilidade de soltura involuntária da carga nas barras guiadas, quando da prática de exercícios, inviabilizar possíveis acidentes, uma vez que, a carga desliza nas barras e é limitada por coxins extremos inferiores.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[017] A complementar a presente descrição de modo a obter uma melhor compreensão das características do presente invento e de acordo com uma preferencial realização prática do mesmo, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde, de maneira exemplificada, embora não limitativa, se representou seu funcionamento:
[018] a figura 1 mostra uma vista em perspectiva da estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica simuladores de exercícios físicos com respectivo detalhe ampliado das barras guias e carrinho de carga;
[019] a figura 1A revela uma vista lateral da estrutura guia de carga;
[020] a figura 2 representa uma vista em perspectiva da estrutura guia de carga para a composição de aparelho de ginástica simulador de exercício físico do tipo crucifixo;
[021] a figura 3 revela uma vista frontal;
[022] a figura 3A ilustra uma vista frontal da pratica livre do exercício de crucifixo prevista no estado da técnica, ilustrando possíveis desvios de movimentação quando da elevação da carga através de halteres;
[023] a figura 4 mostra uma vista superior de estruturas guias para a composição do aparelho de ginástica;
[024] as figuras 5 e 5A ilustram vistas em perspectivas de variações de montagem da plataforma do aparelho;
[025] a figura 6 ilustra uma perspectiva da estrutura guia de carga para a composição de outro modelo de aparelho do tipo para a prática de remada; e
[026] a figura 6A ilustra uma vista lateral do aparelho da figura 6, ilustrando a estrutura inclinada em questão.
DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[027] Com referência aos desenhos ilustrados, a presente patente de invenção se refere a "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", mais precisamente trata-se de estrutura guia (10) de carga (20) para composição de aparelhos de ginástica (AP) simuladores de exercícios físicos.
[028] Segundo a presente invenção, dita estrutura guia (10) é compreendida por moldura rígida quadrangular e vazada (11) interligada a um conjunto de pés de apoio (11A) ou base de apoio (11B) (Fig. 6 e 6A); dita estrutura (11) é fixada à base (11A) ou (11B) de maneira a manter firme angulação (α) em relação ao plano de apoio horizontal (SP), preferencialmente de 110°. Na porção interna e central da região vazada da moldura (11) é instalado um par de barras guias longitudinais (12) paralelas e equidistantes dos perfis laterais (11a) da moldura (11), cujas extremidades livres são encaixadas em orifícios (11d') praticados na travessa transversal superior (11c) e inferior (11d), sendo que as extremidades inferiores das barras longitudinais (12) são revestidas por coxins (11e).
[029] Ditas barras guias (12) recebem um carrinho deslizante (13) formado por um par de perfis tubulares (13a) interligados por parede central (13b) de onde se desenvolve projeção tubular ortogonal externa (13c) idealizada para a acomodação da carga (CG) que pode se apresentar na forma de anilhas, enquanto que, em sentido oposto à citada projeção (13c), obedecendo o mesmo eixo (E1), se desenvolve um curto braço em 'L' (13d), que configura o manípulo (MP).
[030] Numa primeira versão construtiva, a estrutura guia de carga (10) (ver Figuras de 2 a 5A) pode ser montada com um par idêntico e de forma espelhada entre si, ambas as estruturas (10) fixadas nas extremidades de uma segunda estrutura metálica (15) que serve de base para a instalação de uma plataforma (PL) de apoio e posicionamento do praticante/usuário, configurando aparelho simulador de exercício livre (APS1) do tipo 'crucifixo', onde a movimentação oblíqua e regular (MR) dos carrinhos (13) de cada estrutura (10), realizada através dos manípulos (MP) juntamente com a carga (CG) e aliada à angularidade (α) das estruturas (10), torna efetivo o trabalho dos músculos como feixe clavicular do peitoral maior, peitoral maior e serrátil anterior.
[031] Dita plataforma (PL) pode ser instalada de forma justaposta e plana na estrutura de apoio (15), bem como, pode ser inclinada (PL1) ou declinada (PL2), (ver figuras 5 e 5A), para execução de exercícios que trabalham os mesmos músculos, porém, de forma diversa.
[032] Numa segunda variação construtiva, uma única estrutura (10) (ver figuras 6 e 6A) prevê que a moldura (11) seja fixada numa base de apoio (11B) formada por um único perfil transversal que, juntamente com um perfil longitudinal central (15A) e perfil oposto transversal (15B), bem como um perfil metálico obliquado (15C) disposto entre a base posterior (15B) e a travessa superior (11c) da moldura (11) conformam, juntamente com um apoio de peitoral (15C), a base de um simulador de exercício (APS2) do tipo 'remada'.
[033] A movimentação oblíqua e regular (MR) do carrinho (13) da estrutura (10) do simulador (APS2), realizada através dos manípulos (MP) juntamente com a carga (CG) e aliada à angularidade (α), torna efetiva o trabalho dos músculos trapézio, infra-espinhal, redondo-menor, redondo-maior, latíssimo do dorso, entre outros.
[034] É certo que quando o presente invento for colocado em pratica, poderão ser introduzidas modificações no que se refere a certos detalhes de construção e forma, sem que isso implique afastar-se dos princípios fundamentais que estão claramente substanciados no quadro reivindicatório, ficando assim entendido que a terminologia empregada não teve a finalidade de limitação.

Claims (5)

  1. "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", mais precisamente trata-se de estrutura guia (10) de carga (20) para composição de aparelhos de ginástica (AP) simuladores de exercícios físicos; caracterizado por estrutura guia (10) ser compreendida por moldura rígida quadrangular e vazada (11) interligada a um conjunto de pés de apoio (11A) ou base de apoio (11B); dita estrutura (11) é fixada à base (11A) ou (11B) de maneira a manter firme angulação (α) em relação ao plano de apoio horizontal (SP); na porção interna e central da região vazada da moldura (11) é instalado um par de barras guias longitudinais (12) paralelas e equidistantes dos perfis laterais (11a) da moldura (11), cujas extremidades livres são encaixadas em orifícios (11d') praticados na travessa transversal superior (11c) e inferior (11d), sendo que as extremidades inferiores das barras longitudinais (12) são revestidas por coxins (11e); ditas barras guias (12) recebem um carrinho deslizante (13) formado por um par de perfis tubulares (13a) interligados por parede central (13b) de onde se desenvolve projeção tubular ortogonal externa (13c) idealizada para a acomodação da carga (CG) que pode se apresentar na forma de anilhas, enquanto que, em sentido oposto à citada projeção (13c), obedecendo o mesmo eixo (E1), se desenvolve um curto braço em 'L' (13d), que configura o manípulo (MP).
  2. "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por angulação (α) ser de 110°.
  3. "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", de acordo com a reivindicação 1 e numa primeira versão construtiva, caracterizado por estrutura guia de carga (10) poder ser montada com um par idêntico e de forma espelhada entre si, ambas as estruturas (10) fixadas nas extremidades de uma segunda estrutura metálica (15) que serve de base para a instalação de uma plataforma (PL) de apoio e posicionamento do praticante/usuário, configurando aparelho simulador de exercício livre (APS1) do tipo 'crucifixo'.
  4. "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por plataforma (PL) poder ser instalada de forma justaposta e plana na estrutura de apoio (15), bem como, pode ser inclinada (PL1) ou declinada (PL2).
  5. "ESTRUTURA GUIA DE CARGA PARA COMPOSIÇÃO DE APARELHOS DE GINÁSTICA SIMULADORES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS", de acordo com a reivindicação 1 e numa segunda variação construtiva, caracterizado por única estrutura (10) prever que a moldura (11) seja fixada numa base de apoio (11B) formada por um único perfil transversal que, juntamente com um perfil longitudinal central (15A) e perfil oposto transversal (15B), bem como um perfil metálico obliquado (15C) disposto entre a base posterior (15B) e a travessa superior (11c) da moldura (11) conformam, juntamente com um apoio de peitoral (15C), a base de um simulador de exercício (APS2) do tipo 'remada'.
BR102019021014-1A 2019-10-07 2019-10-07 estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica BR102019021014A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019021014-1A BR102019021014A2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019021014-1A BR102019021014A2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019021014A2 true BR102019021014A2 (pt) 2021-04-20

Family

ID=75845259

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019021014-1A BR102019021014A2 (pt) 2019-10-07 2019-10-07 estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019021014A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4465274A (en) Hydraulic exercise device
US9358421B2 (en) Integral vertical stepper
US5626548A (en) Lower-body exercise machine
EP3470121A1 (en) Training device for simulating vertical climbing
US20150072843A1 (en) Push-up exercise apparatus
US9682270B2 (en) Apparatus for exercise
US20130252790A1 (en) Upper body exercise device
CN108970010B (zh) 一种多功能力量练习器械
CN215839984U (zh) 一种新型康复科用腿部康复装置
BR102019021014A2 (pt) estrutura guia de carga para composição de aparelhos de ginástica
CN212090679U (zh) 一种用于胸外科的康复锻炼设备
US20040097333A1 (en) Fitness apparatus
ITMI20112184A1 (it) Macchina per esercizi ginnici, particolarmente per l'allenamento dei muscoli addominali.
US11779797B2 (en) Upper posterior development device
RU2525789C2 (ru) Многофункциональный силовой и реабилитационный тренажер
KR200314329Y1 (ko) 복합 벤치프레스
CN107198853B (zh) 深蹲辅助装置
BR102021023171A2 (pt) Kit para prática de exercícios físicos para treinamento individual
ITVI970024A1 (it) Dispositivo per effettuare esercizi ginnici a titolo personale
CN207575674U (zh) 一种可调节的运动器械
US20240066349A1 (en) Physical Workout System and Method
CN220257065U (zh) 一种体育训练用健身辅助器材
BR202021001168U2 (pt) Aparelho multifuncional para exercícios físicos
RU39279U1 (ru) Тренажер для тренировки мышц и суставов
ES2396852B1 (es) Máquina de entrenamiento y valoración de la fuerza específica del kayakista con sistema dinámico de medida.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]