BR102019013246A2 - Hidroponia móvel piramidal - Google Patents

Hidroponia móvel piramidal Download PDF

Info

Publication number
BR102019013246A2
BR102019013246A2 BR102019013246-9A BR102019013246A BR102019013246A2 BR 102019013246 A2 BR102019013246 A2 BR 102019013246A2 BR 102019013246 A BR102019013246 A BR 102019013246A BR 102019013246 A2 BR102019013246 A2 BR 102019013246A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
hydroponic
support
fitting
hydroponics
mobile
Prior art date
Application number
BR102019013246-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Alexsandro Oliveira Da Silva
Jenyffer Da Silva Gomes Santos
Daniel Albiero
Original Assignee
Universidade Federal Do Ceará
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal Do Ceará filed Critical Universidade Federal Do Ceará
Priority to BR102019013246-9A priority Critical patent/BR102019013246A2/pt
Publication of BR102019013246A2 publication Critical patent/BR102019013246A2/pt

Links

Images

Landscapes

  • Hydroponics (AREA)

Abstract

hidroponia móvel piramidal o sistema hidropônico consiste em uma técnica onde as plantas são cultivadas sem solo, desta maneira as raízes recebem de forma direta uma solução nutritiva que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da cultura. o pedido de patente de invenção apresentado refere-se a um sistema hidropônico móvel piramidal. a mesma foi desenvolvida para preencher a necessidade de sistemas hidropônicos capazes de se adaptar as mais diversas culturas, oferecendo a oportunidade que variados tipos de plantas como é o caso das hortaliças possam ser cultivadas, sem que para isso seja utilizado mais de um perfil. compreende um dispositivo de hidroponia móvel, o qual permite através de um sistema de encaixes, localizado nos canais de distribuição de solução nutritiva, as trocas para produções de culturas a partir do espaçamento entre as mesmas. o sistema é flexível, possibilitando a regulação da altura, desta maneira se torna possível uma produção tanto caseira como comercial. dispões ainda de regulação na inclinação das canaletas do perfil hidropônico, bem como oportuniza a locomoção de ,todo sistema.

Description

HIDROPONIA MÓVEL PIRAMIDAL CAMPO DA INVENÇÃO
[001] O pedido de patente de invenção apresentado, refere-se a um sistema hidropônico móvel piramidal. A mesma foi desenvolvida para preencher a necessidade de sistemas hidropônicos capazes de se adaptar as mais diversas culturas, oferecendo a oportunidade de produção de variados tipos de plantas como é o caso das hortaliças, sem que para isso seja utilizado um novo sistema.
[002] Técnica que vem sendo empregada por muitos produtores, o sistema hidropônico se refere ao cultivo de plantas em meio a uma solução nutritiva, desta maneira, sem ter contato com o solo elas recebem diretamente em suas raízes os nutrientes que necessitam para seu crescimento e produção nessa solução, se comparado aos sistemas de cultivo tradicionais apresenta uma maior produtividade, tendo dessa forma cada vez mais seu uso difundido. Dentre as principais vantagens deste sistema pode-se citar que a hidroponia oferece um menor uso de recursos hídricos, tendo uma maior eficiência do uso da água, os nutrientes também não têm desperdícios visto que já são dosados exatamente para cada tipo de cultivo, além disso observasse ainda uma maior durabilidade no tempo de prateleira do produto.
[003] O sistema em NFT (Nutrient Film Technique) dentre todas as técnicas hidropônicas é a mais utilizada no Brasil, nela as plantas são cultivadas de maneiro que o sistema radicular se encontra dentro de um canal, onde dependendo da irrigação existirá um fluxo constante da solução nutritiva. O sistema tem um reservatório para armazenar a solução nutritiva que é consumida pela planta, a solução nutritiva é bombeada do reservatório para a parte superior da bancada de cultivo passando pelos canais e recolhida, na parte inferior do leito, retornando ao tanque.
[004] As mudas são colocadas em bancadas de cultivo fixas, é nela que ocorrerá o plantio e o desenvolvimento dos vegetais. A bancada hidropônica possui recomendações específicas de altura, largura, espaçamento dos furos a depender do ciclo de cultivo da planta. As dimensões são consideradas suficientes tanto influenciando nas condições de trabalho, bem como facilitando as operações de transplante, tratos fitossanitários, culturais e colheita. Estas porém são utilizadas na produção de uma cultura específica, logo uma bancada utilizada para cultivo de hortaliças geralmente não pode ser utilizada da mesma maneira para frutíferas devido a possuírem necessidades de dimensionamentos do sistema distintas.
[005] A necessidade de um sistema hidropônico que possua bancada e canaletas móveis se faz necessária para que além de uma efetiva produção se tenha uma melhor utilização do sistema possibilitando uma maior diversidade de culturas a serem utilizadas pelo mesmo sistema. A mobilidade do sistema tem a intenção de possibilitar a redução de gastos, permitindo que ele se adapte a necessidade do cliente. Cada cultura tem um espaçamento ideal de cultivo e esta influência no correto desenvolvimento da planta sem que aja sobreposição.
[006] O objetivo desta patente é desenvolver um equipamento de hidroponia móvel piramidal, que através da elaboração de uma base onde serão colocados os canais dos perfis hidropônico possuem sistemas de encaixes a depender do espaçamento da cultura, bem como de modificação na inclinação da mesma, permitindo o cultivo de variadas plantas atendendo cada uma de maneira específica, possibilitando a alternância de produção e ofertando ainda um equipamento que se adapta em tamanho as necessidades do cliente, dando oportunidade para produção caseira e em larga escala.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[007] O grande desafio na produção de alimentos que tenham qualidade e ofertem um uso eficiente do uso da água é a utilização de técnicas que consigam produzir de maneira eficiente tendo como base o uso racional, sustentável e econômico da água.
[008] O cultivo hidropônico consiste em um conjunto de técnicas de cultivo de plantas sem uso do solo, de forma que os nutrientes minerais essenciais são fornecidos às plantas através de uma solução nutritiva balanceada para atender as necessidades nutricionais das mesmas (NETO & BARRETO, 2011). O cultivo hidropônico de plantas no Brasil tem crescido nos últimos anos, porém, a sua técnica é pouco conhecida por parte dos agricultores tradicionais, o que gera apreensão e insegurança em adotar este sistema de produção (LUZ et al. 2006).
[009] O sistema hidropônico chamado NFT (técnica de nutrientes em filme) tem alcançado destaque na produção desta hortaliça, sendo o preferido dentre os vários sistemas disponíveis pelas vantagens de praticidade e eficácia na produção (Cometti, 2003). No sistema NFT (Técnica do Fluxo Laminar de Nutrientes), a solução nutritiva é bombeada aos canais de cultivo e por gravidade escoa, formando desta maneira uma lâmina de solução que irriga as raízes das plantas sustentadas em orifícios presentes nos canais de cultivo (FURLANI et al., 1999). A técnica de hidroponia exige o fornecimento dos nutrientes de forma adequada e constante, para que se obtenham produtividades satisfatórias. Entretanto, essa ordem e a magnitude de absorção de nutrientes podem ser alteradas por diferentes cultivares e concentrações de nutrientes na solução nutritiva (DALASTRA, 2017).
[010] A maior produtividade normalmente obtida nos sistemas hidropônicos, comparativamente ao cultivo tradicional, deve-se fundamentalmente à ausência de enfermidades radiculares, desde que utilizado material isento de patógenos, e ao melhor controle sobre a nutrição das plantas, através do uso de solução nutritiva adequada à espécie (CALDEVILLA; LOZANO, 1993). Nesse contexto a hidroponia se constitui em uma alternativa, quando viável de ser implementada, para a conservação do solo e preservação dos mananciais de água. (Silva, 2009).
[011] Logo é notória a necessidade da criação de inovações para facilitar o da produção em hidroponia, de forma a tornar o processo mais ágil, com redução dos custos. As diversas patentes existentes no estado da técnica no presente momento que existem e que podem ser relacionadas aos fundamentos desta invenção são apresentadas a baixo, sendo estas discutidas em contraposição aos conceitos da invenção proposta neste documento:
[012] A patente BR 202014015029-9 U2, de 2014, trata-se de uma estrutura tubular portátil com furos, para sistema de hidroponia, passível de adquirir a geometria e dimensões adaptáveis a qualquer tipo de ambiente, sendo abastecida por uma pequena bomba submersa de vazão de uma solução de água e nutrientes, em ciclo contínuo. Através de furos superiores da estrutura são inseridas bandejas aramadas de retenção da raiz das plantas que, dessa forma, recebem a passagem e ação da solução, permitindo assim o cultivo em residências, varandas de apartamentos e em quaisquer ambientes com pequenas áreas de espaço livre ou até mesmo em grandes áreas de cultivo. A presente invenção não se assemelha, nem têm o mesmo potencial de uso com a proposta aqui apresentada, visto que a mesma se trata de uma hidroponia móvel piramidal, onde por meio de uma base serão colocados os canais dos perfis hidropônico possuindo sistemas de encaixes que dependerão do espaçamento da cultura utilizada, bem como de modificação na inclinação da mesma, permitindo o cultivo de variadas plantas atendendo cada uma de maneira específica, possibilitando a alternância de produção e ofertando ainda um equipamento que se adapta em tamanho as necessidades do cliente, dando oportunidade para produção caseira e em larga escala.
[013] A patente BR 202015010847-3 U2, de 2015, trata-se de um modelo de sistema semi-hidropônico para a produção de copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica). Tal sistema é caracterizado pelo cultivo em vasos preenchidos com substrato inerte, fertirrigados pelo sistema espaguete, com condução da solução nutritiva excedida a reservatórios e possibilidade de reutilização para outros fins. O modelo da invenção é composto por uma caixa d'água, que serve como reservatório de solução nutritiva, a qual é bombeada por uma moto-bomba centrífuga. A solução passa por tubos condutores, compostos por canos de PVC, manômetro, registros e mangueiras de irrigação. Nas mangueiras de irrigação estão acoplados os conjuntos de válvulas e gotejadores do tipo espaguete. As plantas são cultivadas em vasos dispostos em fileiras em cima de bancadas, e cada vaso recebe asolução nutritiva através de quatro gotejadores. No fundo de cada vaso é acoplada uma mangueira que conduz a solução nutritiva drenada a um cano, que transporta a solução lixiviada a um reservatório. Essa patente em nada se assemelha à patente ora proposta, posto que esta, refere-se a um sistema hidropônico móvel em forma piramidal, nela tem-se uma base com rodas em sua parte inferior, para facilitar a locomoção da mesma. Ao redor da base estão posicionados os canais de locomoção de solução nutritiva, nestes serão encaixados suportes nos quais se tem as aberturas respeitando os espaçamentos exigidos pelas plantas, os canais podem ainda ter regulação de inclinação, permitindo a alternância de produção, possibilitando produção individual e/ou em grande quantidade.
[014] A patente PI 9806451-7 A2, de 1998 refere-se a um sistema automático para o controle do cutivo hidropônico NFT, onde este é um equipamento eletrônico controlado por computador por meio de um "Software" específico chamado de programa gerenciador, que tem a função de monitorar os fatores ambientais e executar o controle automático da qualidade da solução nutritiva, em um sistema de cultivo hidropônico, do tipo NFT, executando o monitoramento da radiação luminosa, temperatura ambiente, temperatura da solução nutritiva, volume da solução do tonel, condutividade elétrica e pH da solução nutritiva. O equipamento é composto por duas fontes de alimentação, um circuito sensor do nível da solução, um circuito para a leitura da luminosidade, dois circuitos para a leitura das temperaturas, dois circuitos para a leitura do pH, dois circuitos para a leitura da condutividade elétrica, sete circuitos para a conversão tensão freqüência dos sinais dos circuitos sensores, um circuito que faz o acoplamento dos conversores tensão frequência ao computador, um circuito que faz o acoplamento do computador com o circuito atuador e um circuito atuador que promove o controle do pH e condutividade elétrica, ativando ou desativando válvulas solenóides fixas em recipientes plásticos de 20 litros, contendo base (NaOH), ácido (HNO3) e solução nutritiva concentrada, respectivamente. Essa invenção em nada se assemelha com a patente ora proposta, uma vez que a mesma, refere-se a uma hidroponia infixa a qual contêm um sistema de base sobre rodas que receberá a montagem de canaletas para o transporte da solução nutritiva, onde esta têm a possibilidade de mobilizar também a declividade, as canaletas possuem um encaixe para adaptação de suportes a depender da cultura que se vá produzir com a finalidade de respeitar os espaçamentos entre as mesmas, o aparato foi desenvolvido tanto para pequena como grande produção.
[015] A patente BR 102013023990-9 A2, de 2013, trata-se de um sistema de plantio hidropônico, consistindo em uma forma de hidratação de plantas e/ou vegetais (folhas) de qualquer natureza, para uso doméstico, tipo escada, desde que sejam adaptáveis a essa cultura, cultivadas em ambientes não convencionais, cujo conceito inventivo se dá através do bombeamento da água por mangueiras encaixadas em tubos com pequenos berços onde são colocadas as mudas e sementes do plantio, fazendo com que a água percorra por entre eles até retornar ao reservatório onde a bomba está instalada. O Sistema é composto por uma estrutura metálica de sustentação, tipo escada, de tubo horizontais, com diversos orifícios perfilados, também conhecido como berços para plantio das mudas ou semente. Essa patente em nada se assemelha com a patente ora proposta, em virtude desta, trata-se de um aparelho de hidroponia movível, o qual por meio de um sistema de encaixes, localizado nos canais de distribuição de solução nutritiva, permite alteraçõesna produções de culturas, influenciado pelo do espaçamento entre as mesmas. O sistema é flexível, possibilita a regulação da altura do sistema de base, inclinação e comprimento das canaletas, bem como da quantidade destas, com isso oferecendo a possibilidade de produção caseira e comercial.
[016] A patente de invenção TW201831078, de 2018, refere-se a um sistema hidropônico que possui um recipiente armazenado de solução nutritiva e variadas placas de cultivo. O recipiente tem dois lados, sendo estes u dispostos de forma oposta. As canaletas de cultivo são dispostas no recipiente, onde neles podem ser cultivados variados vegetais. Cada canaleta corresponde a uma das etapas de cultivo de um período de desenvolvimento das culturas. Estas são dispostas sequencialmente do primeiro lado ao segundo lado, e também dispostas continuamente ao longo das etapas de cultivo dos vegetais no sistema hidropônico. Essa patente em nada se assemelha com a patente ora proposta, uma vez que esta, trata-se de um sistema de hidroponia volante, que consiste num conjuntoa de canaletas onde estas possuem um sistema de conexão com bases de acoplamento que têm seus orifícios espaçados de maneira variada de forma a corresponder aos diversos tipos de culturas existentes. Os canais de cultivo são colocados ao redor de uma base que possuí sua altura e dimensionamento flexíveis, que também proporciona diversificar a declividades em que os canais serão ajustados. Desta forma oferece a possibilidade de se ter perfis hidropônicos com a capacidade de se ajustar as diversas realidades de produção.
[017] A patente US2018310497, de 2018, refere-se a um sistema hidropônico giratório, que contêm um cilindro móvel que gira em torno de um eixo central para proteger as plantas que estejam sendo cultivadas, onde estrutura da raiz da planta ou a própria planta é substancialmente contida dentro deste cilindro, ono qual as plantas e raízes são regadas ou recebem os nutrientes através de um fluido que pode ser pulverizado dentro do cilindro e as plantas podem desenvolver todas as suas outras partes para o lado externo deste. As diversas formas de realização e métodos do aparato podem permitir que grandes quantidades de plantas sejam cultivadas através de técnicas hidropônicas ou aeropônicas, podendo ser utilizadas em espaços interiores. Essa patente em nada se assemelha com a patente ora proposta, uma vez que esta, trata-se de uma hidroponia não fixa que contêm um sistema de base sobre rodas que receberá a montagem de canaletas para o transporte da solução nutritiva, e sustenta em acima de sua parte inferior o reservatório para reposição da solução nutritiva, ainda disponibiliza a possibilidade de movimentação para regulação da declividade, das canaletas de transporte de solução, estas possuem um encaixe para adaptação de suportes, que variarão conforme as culturas utilizadas, visando de respeitar os espaçamentos entre as mesmas, devido a regulagem o equipamento se adapta também em pequenos e grandes espaços.
[018] A patente US2018310499, de 2018, refere-se simplesmente a uma plantadeira que faz parte de um sistema hidropônico. A plantadeira inclui um corpo extenso definindo pelo menos dois canais de líquido que se estendem longitudinalmente e, pelo menos, dois suportes de planta definidos no corpo, os suportes de planta espaçados na circunferência externa do corpo, cada um dos pelo menos dois suportes de planta em fluxo de fluido com comunicação com um dos canais de líquido que se estendem longitudinalmente. Essa patente em nada se relaciona com a patente ora proposta, posto que esta, refere-se a um sistema hidropônico móvel piramidal, no qual através de uma base serão colocados os canais dos perfis hidropônico que possuem variados encaixes que dependerão do espaçamento das culturas a serem utilizadas, assim como possibilitar modificação na inclinação dos perfis nela conectados, oferecendo a oportunidade para o cultivo de diversas plantas atendendo cada uma de maneira específica, disponibilizando a alternância de produção e possibilitando também um aparato que se adapta em tamanho as necessidades do cliente, podendo ter produção caseira e em larga escala.
[019] A patente US2019029198, de 2019, refere-se a um sistema de cultivo hidropônico que possuí um conjunto configurado para gerenciar o fluxo da solução nutritiva para um ou mais componentes do sistema. Além disso, o aparato pode incluir pelo menos uma calha de crescimento acoplada de modo móvel ao conjunto e configurada para reter uma ou mais plantas. O conjunto de automação é acoplado com, pelo menos, uma calha e configurado para mover a pelo menos uma calha de uma primeira posição no conjunto de calha para uma segunda posição através de um ou mais engate dispositivos. A presente invenção em nada se assemelha com a proposta aqui apresenta, visto que a mesma trata-se de um sistema hidropônico infixo a qual possui um sistema de base sobre discos de locomoção, ao redor desta será montada canaletas para o transporte da solução nutritiva, a qual têm a possibilidade de mobilizar também sua declividade, possuem ainda um encaixe para adaptação de suportes, com variação dependente da cultura que se pretende produzir objetivando-se respeitar os espaçamentos entre as mesmas, o aparato foi desenvolvido tanto para pequena como grande produção.
[020] A patente US2019037788, de 2019, refere-se a um sistema hidropônico que utiliza água do mar para produção de culturas, onde esta é usada para o cultivo hidropônico de plantas tolerantes ao sal. O equipamento é composto por uma bomba de abastecimento de água que succiona a água do mar e a direciona para um reservatório principal para, deste a água bombeada pela bomba de abastecimento é direcionada para os locais de acomodação e cultivo das plantas a serem cultivadas, onde antes passam por uma espécie filtro que remove bactérias e material indesejado, evitando desta maneira a contaminação das culturas e do resto do sistema. A presente invenção em nada se assemelha com a proposta apresentada, pois esta refere-se um sistema de hidroponia volante, que consiste num grupamento de canaletas que possuem variadas conexões com a base de acoplamento que têm os orifícios espaçados de maneira diversa correspondendo aos variantes tipos de culturas existentes. Essas canaletas serão alocadas ao redor de uma suporte de montagem que possuí flexibilidade em altura e dimensionamento, proporcionando também a diversificação da declividade em que os canais serão ajustados. Desta maneira oferecendo perfis hidropônicos capazes ajustar as diversas realidades de produção
[021] A patente WO2018208686, de 2018, refere-se a um sistema de cultivo automatizado de plantas com estruturas de armazém horizontais de múltiplas camadas dispostas verticalmente, cada uma empregando cápsulas de sementes ou de plantas com uma circulação de fluido e rede de iluminação e comunicação controladas por um processador de bordo. É comporto por uma estrutura de depósito tendo cápsulas de sementes/plantas dentro de reservatórios de sementes/plantas alternadamente dispostas entre pelo menos uma fonte de luz substancialmente escondida da visão direta, um canal de fluido que estende-se através de um longo eixo da estrutura do depósito, em que o carregador é adaptado para utilização de cápsulas de sementes/plantas com cultivo de nutrientes em: cultivo hidropônico de crescimento de plantas, métodos de cultivo de plantas aeropônicas ou suas combinações. Essa patente em nada se assemelha com a patente ora proposta, em consequência de que a mesma é um aparelho de hidroponia movível, no qual através de sistemas de encaixes, que se encontram nos canais de distribuição de solução nutritiva, permite alteração nas produções de culturas, a depender do espaçamento, necessário entre elas. Este sistema é considerado flexível, possibilitando a regulação da altura do sistema de base, inclinação, comprimento e quantidade de canaletas, desta forma oferecendo a possibilidade de produção caseira e comercial.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
[022] Trata-se de um sistema de hidroponia volante, que possibilita a flexibilização de todo sistema para adaptação das diversas realidades. O equipamento será montado sobre pelo menos uma base, onde sob esta estarão os discos de locomoção, o qual permite o deslocamento de todo sistema. É formado por um conjuntos de canaletas onde estas possuem um sistema de conexão com bases de acoplamento que têm seus orifícios espaçados de maneira variada de forma a corresponder aos diversos tipos de culturas existentes. Os canais de cultivo são colocados ao redor da base que possuí sua altura e dimensionamento flexíveis, que também proporciona diversificar a declividades em que os canais serão ajustados. Desta forma oferece a possibilidade de se ter perfis hidropônicos com a capacidade de se ajustar as diversas realidades de produção.
[023] O sistema de canaletas é composto por, pelo menos, uma canaleta para colocação das plantas, bem como pelo menos um encaixe de acoplamento, o qual é responsável pelo espaçamento entre as plantas. A inclinação das canaletas do sistema dependerá também da cultura escolhida para ser utilizada. O equipamento contará ainda com, uma base de sustentação que terá os encaixes flexíveis para alocação tanto da quantidade como da inclinação das canaletas. O sistema permitirá que em tempos diferentes ou em calhas diferentes sejam cultivados diferentes plantas, como, por exemplo, em uma primeira canalheta alface e numa segunda couve flor.
[024] O funcionamento do sistema se dá a partir de uma bomba de sucção do sistema que retirará do reservatório a solução nutritiva, estes se encontram sobre a parte inferior do sistema e a direcionará para a parte superior do sistema, onde se tem as canaletas e seus suportes variados que podem ser modificados a depender da cultura a se utilizada, por gravidade a solução passa nas canaletas e retorna ao reservatório. Como a base do sistema é variado a quantidade de canaletas no sistema possuí a possibilidade de ser regulada.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[025] Os desenhos nas figuras a seguir esquematizam o sistema hidropônico móvel piramidal.
[026] Para um melhor entendimento e compreensão do invento apresentado aqui como invenção com potencial contributivo para o âmbito agrícola de produção em hidroponia, é realizada em seguida uma breve descrição de seus desenhos, realizando-se referências aos trabalhos produzidos no estado da técnica encontrados.
[027] Figura 01: A hidroponia móvel piramidal é constituído por, suporte de montagem do sistema (01), condutor de solução nutritiva (02), calhas de suporte hidropônico (03), bomba de circulação (04), armazenador de solução nutritiva (05) e discos de locomoção do sistema (06).
[028] Figura 02: O sistema responsável pelo suporte de culturas é formado por orifício para colocação de culturas (07), conjunto de suporte de culturas (08), suporte para encaixe (09) e encaixe de acoplamento (10).
[029] Figura 03: Para o correto encaixe dos componentes pertencentes ao conjunto de suporte se têm a base para acoplamento (11), sistema de conexão hidropônica (12) e a camada interna do suporte para encaixe (13).
[030] Figura 04: O conjunto de suporte de culturas (08) se encontra sobre a base para acoplamento (11) que é revestida pela camada externa do suporte para encaixe (14).
[031] Figura 05: O sistema de canaletas é composto por encaixe de canaletas (16), encaixe canaleta-sistema (15) e orifício de saída da solução (17).
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[032] De acordo com a presente invenção é proporcionado uma hidroponia móvel piramidal para realizar através das mudanças de suportes o cultivo de diversas culturas em hidroponia.
[033] Figura 01: Representação da vista geral da hidroponia móvel piramidal com seus principais sistemas, onde se têm o suporte de montagem do sistema (01) responsável por receber toda estrutura de montagem do sistema, onde nele se encontra acoplado as calhas de suporte hidropônico (02), as quais tem como função por meio da gravidade conduzir a solução hidropônica, esta chega nas canaletas através do condutor de solução nutritiva (02), este por sua vez recebe a solução nutritiva através bomba de circulação (04) que succiona a solução do armazenador de solução nutritiva (05), todo o sistema é movimentado através dos discos de locomoção do sistema (06).
[034] Figura 02: Retrata a visão do sistema responsável pelo suporte de culturas da hidroponia móvel piramidal, onde se pode observar o orifício para colocação de culturas (07) o qual é o espaço responsável por dar suporte as culturas e as sustentar enquanto as mesmas recebam a solução nutritiva para seu desenvolvimento por dentro do conjunto de suporte de culturas (08), o qual é composto pelo suporte para encaixe (09) o qual é responsável por possibilitar as trocas de encaixes para utilização de diversas culturas e o e encaixe de acoplamento (10), sendo este responsável pelos encaixes entre os conjuntos de suporte.
[035] Figura 03: Para o correto encaixe dos componentes pertencentes ao conjunto de suporte se têm a base para acoplamento (11) a qual é responsável por receber os suportes para encaixe o qual possuí em seu interior camada interna do suporte para encaixe (13) e o sistema de conexão hidropônica (12) que é responsável por permitir que o acoplamento seja feito de maneira satisfatória afim de evitar perda de solução nutritiva durante o processo.
[036] Figura 04: Demonstra o conjunto de suporte de culturas (08) este por sua vez é colocado a base para acoplamento (11) a qual é responsável por realizar a conexão entre o conjunto suporte e a base de sustentação do sistema, é possível observar também a camada externa de suporte para encaixe (14) a qual tem por responsabilidade revestir a base para acoplamento.
[037] Figura 05: Expressa o agrupamento de canaletas e seus principais componentes, sendo estes é composto por encaixe de canaletas (16) tendo este como função realizar o correto acoplamento entre as canaletas pertencentes ao sistema, encaixe canaleta-sistema (15), este permite que a base de suporte e as canaletas se conectem demaneira satisfatória e orifício de saída da solução (17) que é o componente responsável por fazer com que a solução retorne para o reservatório de armazenamento, permitindo a circulação da mesma por todo sistema.

Claims (10)

  1. A hidroponia móvel piramidal permite uma eficiente utilização do sistema hidropônico, disponibilizando mobilidade tanto do sistema como um todo bem como da declividade das canaletas e variação nos tipos de cultivo, desta forma, fazendo com que se possa realizar o cultivo de diversos tipos de culturas sem que aja a necessidade de construção de um novo perfil hidropônico, sendo constituído em sua integridade pelas seguintes partes que garantem seu perfeito funcionamento caracterizado por
  2. Sistema geral caracterizado por montagem do sistema (1) responsável por agir como suporte de toda estrutura de montagem no qual encontra-se acoplado as calhas de suporte hidropônico (02), estas com funcionalidade de condução da solução hidropônica que chega nela através da bomba de circulação (04), a qual por meio de sucção retira a solução nutritiva do armazenador de solução nutritiva (05), todo o sistema é movimentado através dos discos de locomoção do sistema (06)
  3. Sistema de Calhas caracterizado por orifícios para colocação de culturas (07), que têm como função oferecer suporte as culturas durante todo o processo de desenvolvimento das mesmas dentro do conjunto de suporte de culturas (08), onde este é composto pelo suporte de encaixe (09), que torna possível as trocas de encaixes e o encaixe de acoplamento o qual realiza o encaixe entre os conjuntos
  4. Sistema de conjunto de suporte caracterizado por base para acoplamento (11), a qual recebe os suportes para encaixe, este possui em seu interior, a camada interna do suporte para encaixe (13) e o sistema de conexão hidropônica (12), responsáveis por permitir o correto acoplamento do sistema de maneira a evitar perda de solução nutritiva no processo
  5. Sistema de Encaixes caracterizado por conjunto de suporte de culturas (08), o qual é acoplado na base para acoplamento (11), sendo este responsável por conectar o conjunto suporte e a base de sustentação do sistema
  6. A hidroponia móvel piramidal que traz um sistema com maior mobilidade e diversos acoplamentos visando uma produção satisfatória é caracterizado por compreender um sistema geral, constituído por pelo menos um suporte de montagem do sistema (1) que atua como suporte da estrutura de montagem, este é acoplado nas calhas de suporte hidropônico (02) as quais conduzem solução hidropônica que vem por meio da bomba de circulação (04) esta retira a solução por sucção do armazenador de solução nutritiva (05), sendo todo sistema movimentado por meio de discos de locomoção do sistema
  7. A hidroponia móvel piramidal a qual oferecerá dinamismo na produção de hortaliças em sistema hidropônico é caracterizado por pelo menos um sistema de calhas, constituído pelo orifício para colocação de culturas (07), o qual oferece sustentação das culturas durante o processo de desenvolvimento destas, que ocorre dentro do conjunto de suporte de culturas (08), sendo este composto pelo suporte de encaixe (09), o qual faz ser possível as trocas de encaixes e o encaixe de acoplamento, o qual realiza conexão entre os conjuntos
  8. A hidroponia móvel piramidal para regulagem na produção de variadas culturas é caracterizado por compreender um sistema de conjunto de suporte que é formado pela base para acoplamento (11), esta adquiri os suportes para encaixe onde este têm em seu interior a camada interna do suporte para encaixe (13), e o sistema de conexão hidropônica (12), os quais permitem a correta conexão do sistema com a finalidade de evitar perda de solução nutritiva no processo
  9. A hidroponia móvel piramidal responsável por produção de culturas de maneira dinamizada em sistema hidropônico é caracterizado por compreender um sistema de encaixes formado por um conjunto de suporte de culturas (08), este é conectado na base para acoplamento (11), este é encarregado pela conexão entre o conjunto suporte e a base de sustentação do sistema
  10. A hidroponia móvel piramidal para cultivo de diversas culturas é caracterizado por
    • a. Meios para realizar o cultivo de diferentes tipos de plantas, respeitando suas características de cultivo
    • b. Meios de realizar o bombeamento da solução nutritiva por todo o sistema
    • c. Meios para armazenamento da solução nutritiva
    • d. Meios de acionamento do sistema com a finalidade de torna o cultivo hidropônico mais dinâmico
    • e. Meios de realização da atividade com o menor impacto possível ao meio ambiente preservando-o
    • f. Meios de preservação e reutilização do sistema
BR102019013246-9A 2019-06-26 2019-06-26 Hidroponia móvel piramidal BR102019013246A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019013246-9A BR102019013246A2 (pt) 2019-06-26 2019-06-26 Hidroponia móvel piramidal

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019013246-9A BR102019013246A2 (pt) 2019-06-26 2019-06-26 Hidroponia móvel piramidal

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019013246A2 true BR102019013246A2 (pt) 2021-01-05

Family

ID=74235920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019013246-9A BR102019013246A2 (pt) 2019-06-26 2019-06-26 Hidroponia móvel piramidal

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019013246A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN103262783B (zh) 一种立体式无土栽培装置
AU2003221583A1 (en) Plant growth unit
CN203181707U (zh) 水耕植物的潮汐灌溉装置
CN202617890U (zh) 营养液循环立柱式植物种植设备
CN204811371U (zh) 一种营养液水培系统
KR20130021799A (ko) 양액 재배용 베드 구조
KR102124048B1 (ko) 수족관이 구비된 작물 재배 장치
KR102118879B1 (ko) 파이프팜 순환재배장치
KR102124038B1 (ko) 작물 재배 장치
BR102019013246A2 (pt) Hidroponia móvel piramidal
KR20140064011A (ko) 수경재배 장치
KR20130140243A (ko) 플라스틱 파이프를 이용한 수경재배기
CN205266552U (zh) 一种双向立体水培种植装置
KR101357111B1 (ko) 배양액 공급조건의 조정이 가능한 하부급수 방식의 수경재배장치
KR20160049257A (ko) 양액 수위가 상하운동을 반복하는 다층 화분과 조립식 컵 포트를 포함하는 수경재배기
CN102138506B (zh) 一种农作物立体育苗设备
RU194725U1 (ru) Многоярусное устройство для выращивания растений
JP2012000103A (ja) もみ殻ともみ殻くん炭の混合培地を使用した栽培装置
JP3199233U (ja) 木質チップ発酵熱を利用した水耕栽培システム
CN205694554U (zh) 作物栽培大棚
KR20140005388U (ko) 파이프를 이용한 수경재배장치
US20230088090A1 (en) System combining multiple hydroponic culture methods
CN212520317U (zh) 一种水培蔬菜循环种植管道
KR102156723B1 (ko) 수조를 포함하는 작물 재배 장치
CN220157176U (zh) 一种便于控制水量的育种箱

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]